Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Aparecida de Goiânia, Go,
Faculdade Alfredo Nasser Auditoria II CCN7
Professor: Reginaldo Lopes
Nomes: JOSIELEN DE SENA OLIVEIRA SOUZA.
1) Em se tratando de obrigações, estas serão classificadas no balanço patrimonial em que grupo de contas? Quando considerado no grupo de “não circulante”, justificar sua resposta.
Sao classificadas as obrigacoes nos grupos do passivo circulante e no passivo nao circulante as obrigacoes que irao vencer apos o fim do exercicio social seguinte ou depois de um ano.
2) No procedimento de auditoria nas contas de Obrigações, quais as NBCTgs deverão ser considerados para a validação a ser realizada pelo Auditor.
 NBCTG 00 Estrutura conceitual 
NBCTG 12 Ajuste a Valor presente
 NBCTG 48 Instrumentos financeiros
NBCTG 25 Provisões, Passivos Contigentes e Ativos Contingentes
3) Em se tratando de procedimentos de auditoria é correto afirmar que a conta de IRPJ e CSLL deverá ser circularizada e a conta de fornecedores não? Justifique sua resposta. Caso a resposta seja negativa, qual então será o procedimento de auditoria que deverá ser adotado em cada caso?
 A conta de fornecedor que devera ser circularizada e nao a de IRPJ e CSLL, os impostos (IRPJ e CSLL) sao contabilizados de acordo com o lucro que a empresa gerou e sao calculados no percentual sob o regime tributario que a empresa se aplica, seja ele real ou pressumido. Seria apropriado prepara um papel de trabalho com as seguintes informacoes: Saldo no inicio do periodo, ajuste da provisao do ano anterior compensacao com antecipacao e duodecimos, pagamentos do imposto de renda incidente sobre o lucro do ano anterior, provisao constituida sobre o lucro do ano auditado e saldo no fim do periodo. Não cabe circularização para esse procedimento de auditoria.
Fornecedores: obter uma relacao dos fornecedores a pagar, verificar as notas fiscais ou duplicatas dos fornecedores, confira os saldos dessa relacao, qualuqer divergencia sera investigada, obtenha cartas para confirmacao dos saldos ( circularizao) que devera se enviada aos fornecedores.
4) Em que momento as aquisições de bens ou serviços deverão ser contabilizadas no grupo de fornecedores a pagar? Em se tratando de procedimentos de auditoria, cite os principais procedimentos de auditoria a serem aplicados na conta de fornecedores e explicando analiticamente pelo menos três procedimentos.
Devem ser contabilizadas no momento em que deve ser reconhecida a obrigacão, ocorre quando a empresa recebe a prestacao de servico ou quando o ativo passa para sua propriedade ou seja quando a empresa assume os riscos e beneficios dos bens. 
Os procedimentos de auditoria, conferencia de calculo, validando a contrapartida no caso estoque , Carta de circularizacao enviar a carta para fornecedor para confirmacao dos saldos, e exame de documentos originais os externos sao fornecidosa terceiros por exemplo: nota fiscais, faturas e duplicatas de fornecedores.
5) Empresa optante pelo Lucro Real Anual, que aufere lucro no decorrer do ano, de janeiro a setembro, caso não tenha prejuízos fiscais a compensar deve contabilizar o IRPJ e CSLL devido sobre este lucro? Quais contas serão utilizadas para contabilização em sua resposta sendo positiva, justifique sua resposta. O auditor para validar esta conta, quais documentos deverá solicitar a empresa auditada?
 As despesas do imposto de renda e contribuição social deve ser contabilizada no excercicio social em que a empresa gerou lucro, devem lançar nas contas: Despesa de 
D - imposto de renda
C - Provisao para Imposto sobre o lucro 
D – CSLL
C- Procisao para imposto sobre o lucro
D- Provisao para Imposto sobre o lucro
D- Banco
Balancete, razão e DRE 
6) Em procedimento de auditoria de uma empresa optante pelo Lucro Real com recolhimento de IRPJ e CSLL com base em balancete redução suspensão, o auditor detecta os seguintes pontos:
a) Não foi constituído PRC (perda de recebimento de credito) para o ano calendário (há indícios de históricos de inadimplência).
b) As depreciações de setembro a dezembro do exercício não haviam sido contabilizadas;
c) A provisão e pagamento para IRPJ e CSLL durante todo ano foi contabilizada tendo como contrapartida as contas de despesa de IRPJ e CSLL e IRPJ e CSLL a pagar.
d) Duas notas de fornecedores de matéria prima não haviam sido contabilizadas na competência devida.
Para cada item, analisar os fatos, levantando os pontos de auditoria, as conseqüências e as recomendações para correção dos erros.
 a) Como não foi constituido as provisoes pra perda de recebimento de credito, a empresa nao podera deduzir essa despesa da base de calculo do IRPJ assim perdendo creditos.
Recomenda-se fazer o levantamento das perdas de recebimento de credito, assim podendo aproveitar a despesa como deducão na base de calculo do IRPJ.
 
b) A empresa deixando de contabilizar a depreciacao do trimeste, nao pode usar essa despesa dedutivel na base de calculo do IRPJ e CSLL.
Recomenda-se correção imediata das depreciacoes, e incluir nas despesas dedutiveis da base de calculo do IRPJ e CSLL.
c) Se a empresa optou por pagamento dos impostos anual, esta fazendo a contabilizacao de maneira errada sendo somente na despesa também tem que contabilizar no ativo.
Recomenda-se correção imediata do lancamento sendo: 
D- IRPJ pago por estimativa (Ativo Circulante)
C- Banco (Ativo Circulante) 
D- CSLL pago por estimativa ( Ativo Circulante)
C – Banco ( ativo Circulante) 
D- Provisao para Imposto de renda (conta resultado)
C- IRPJ A Pagar ( Passivo Circulante)
D- Provisao para CSLL (conta resultado)
C- CSLL A Pagar ( Passivo Circulante)
d) Como duas notas de fornecedor de materia prima não foram contabilizada na competencia correta ocorreu o descunprimento do  regime de competência ferindo assim o princípio contábil de competecia, afetando as contas do ativo e do passivo, como caixa e etc, afetando apuração do resultado. Recomenda-se a correção imediata.
7) O auditor ao analisar as guias de IRPJ e CSLL da empresa acima citada, descobriu que o pagamento das três primeiras guias do ano calendário, foram feitos com o código de contribuinte optante pelo “lucro presumido”. Quais os pontos de auditoria, conseqüências e recomendações?
Consequencia: a empresa nao vai mais se enquadrar no lucro real nesse ano, e sim no lucro presunido.
Recomendacao: Deverar fazer um levantamento se o recolhimento dos valores estao corretos, alterar as aliquotas e se adequar para o novo regime tributario, e no proximo ano ele pode voltar ao lucro real.
8) A auditoria das contas de resultado consiste em quais objetivos? As receitas são testadas para superavaliação ou subavaliação?, justifique sua resposta.
A adutoria nas contas de resultado tem o objetivo de verificar se as receitas e despesas e os custos são pertinentes as atividades da empresa e estao suportadas por documentação. As Contas credoras( Receita) sao testadas para subavaliacao
9) Em procedimento de auditoria nas contas de resultado, o auditor testando as despesas com viagens ao exterior detecta que muitos dos valores registrados naquela conta, tratavam de viagens particulares dos acionistas, de férias com familiares, porém foram pagos com dinheiro da companhia. Os valores são significativos e interferem no resultado na empresa, inclusive na base de cálculo de IRPJ e CSLL. Pergunta-se, quais os pontos de auditoria? Quais contas do balanço serão afetadas? Quais as conseqüências e quais as recomendações?
Uso de valores da empremsa para consumo particular de assinonista caracterizando uma despesa falsa afetando apuração de resultado inclusive na base de cálculo de IRPJ e CSLL. gerando assim uma fralde. Afentando assim as seguintes contas do balanco, Diposnivel, BANCO, CAIXA, IMPOSTOS A RESCOLHER, CSLL A RECOLER, IRPJ, LUCRO OU PREJUIZO ACUMULADO. Arienta-se que não se regitre valores referentes a gasto particulares de acionistas nas contas da empresa e correção imediata do erro ja identificado. 
10) Em se tratando de despesas com impostos (diretosou Indiretos), cite três destes e comente os procedimentos de auditoria que deverão ser utilizados, bem como os testes e quais os objetivos.
Imposto Indireto: e aquele que incide sobre o produto e não sobre a renda PIS, COFINS, ICMS e IPI(quando referente a mercadoria destinada ao consulmidor). 
Imposto Direto e aquele que incide sobre o patrimonio e receitas obtidas ao londo do periodo com IRPJ, CSSL e IPTU 
Procedimento de auditoria: observancia, inspeção, investigação e confirmação, conferencia de calculo, conferencia da exatidão de documento comprobatorios.
Teste de auditoria: existência – se o componente patrimonial existe em certa data;
 direitos e obrigações – se efetivamente existentes em certa data;
 ocorrência – se a transação de fato ocorreu;
 abrangência – se todas as transações estão registradas; e
 mensuração, apresentação e divulgação – se os itens estão avaliados, divulgados, classificados e descritos de acordo com os Princípios Fundamentais de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade.
11) O auditor ao analisar o LALUR – Livro de Apuração do Lucro Real da Cia Tudo Certo S.A, identificou que foram consideradas como despesas dedutíveis multas de transito, perfazendo uma monta de R$250.000,00.
Estão contempladas as seguintes informações no LALUR.
a) Resultado do período, compreendido de janeiro a dezembro de 2X11, R$1.000.000,00, estampado no Lado “A” do Lalur e conferido com o balancete já auditado do período.
b) Não há prejuízos fiscais no Lado B do Lalur.
c) IPRJ, + Adicional de IRPJ e CSLL somam R$316.000,00 (Sendo R$150.000,00 de IRPJ, R$76.000,00 de Adicional de IRPJ e R$90.000,00 de CSLL).
Pede-se:
1- O auditor deverá encontrar o valor devido de IRPJ, Adicional de IRPJ e CSLL do período, considerando que irá adicionar o valor de R$250.000,00 no LALUR, para constar em seu memorando para apresentar ao cliente;
2- Informar quais serão as contas afetadas assim que o auditor apresentar os novos valores dos tributos.
3- Para o ponto identificado, quais as conseqüências e quais as recomendações do auditor para a Cia Ta bo m S.A.?
1ª Despesas Dedutiveis 250.000,00
Lurco 1.000.000,00
Resultado IRPJ 150.000,00 + 76.000,00
Resultado CSLL 90.000,00 
1.000.000,0+-250.000,00 = 1.250.000,00
Novo imposto 
IRPJ 1.250.000,00*15%= 187.500,00 CSLL 1.250.000,00*9% = 112.500,00
Com o adicional de : 101.000,00
2ª Tera que alterar as contas: 
IRPJ pago por estimativa (Ativo Circulante)
CSLL pago por estimativa ( Ativo Circulante)
Provisao para Imposto de renda (conta resultado)
 IRPJ A Pagar ( Passivo Circulante)
 Provisao para CSLL (conta resultado)
CSLL A Pagar ( Passivo Circulante)
3ª Consequencias: por ter deduzindo um valor indevido na base de calculo a empresa poderia sofrer uma fiscalização e ser penalizada por tal ação.
Recomendacao: esta sempre atento na lei para ver o que realmente e dedutivel na base de calculo, para nao terem problemas com fiscalização.
É surpreendente o quanto você pode realizar se não estiver preocupado em saber quem receberá os elogios.
“Abraham Lincoln”
Livro, o coração de um Líder, Ken Blanchard, pág. 122
1

Mais conteúdos dessa disciplina