Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
Curso e turma
 
RESULTADOS OBTIDOS
METODOLOGIA
CONCLUSÕES
Protozoários são organismos que habitam na água e no solo, se alimentam de bactérias e pequenas partículas de nutrientes, alguns fazem parte da população microbiana normal dos animais. Entre estes há muitas variações na estrutura de suas células, das quase 20 mil espécies, poucos são causadores de doenças.(Tortora, et al.,2005) 
Esses organismos de vida livre de água doce são os ciliados, as amebas com e sem carapaça, os heliozoários e os flagelados. Em ambientes aquáticos os protozoários fazem parte de uma rede alimentar complexa, atuando basicamente como elos de ligação entre a produção bacteriana e os produtores secundários. (Porter, et al. 1985, Berninger, et al., 1993)
Nos principais açudes do Campus foram coletadas amostras dos açudes (figura 1) utilizando a rede de zooplâncton (figura 2) e depositadas em frascos de vidro (figura 3). Foram montadas lâminas e observadas no aumento 100x. Fotografias foram tiradas dos principais espécies encontradas. Os organismos encontrados foram identificados e classificados com o auxílio bibliográfico.
Após a análise pôde-se concluir que os protozoários encontrados pertencem a dois grandes grupos: Ciliata e Rhyzopoda:
 
9
 A prática laboratorial é capaz de surpreender positivamente o aprendiz, pois proporciona uma nova e ampla forma de interpretar a natureza e seus fenômenos. Os protozoários representam um grupo pouco conhecido pelos estudantes, e a partir desta prática foi possível observar e compreender o quão rico pode ser a biodiversidade contida em apenas uma gota de água.
Título 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Difflugia Urceolata
Netzelia corona 
Os protozoários de vida livre estão presentes em diversos ambientes: solo, água e em lugares supostamente inacessíveis. Eles funcionam como elos de ligação nas redes tróficas de ambientes aquáticos, já que participam do ciclo do carbono e reciclam nutrientes inorgânicos e controlam população, principalmente de algas e bactérias. além disso estão envolvidos em atividades de bioindicação e biomonitoramento de poluição. verificou-se a predominância dos protozoários Bentônicos sobre os Planctônicos, talvez por um erro de amostragem.
Bentônicos
Pseudópodes
Figura 1: Açudes analizados .
Figura 2: Amostra coletada.
Figura 3: Rede de captação de zooplâncton.
Paramecium SP
Litonotus SP
Vorticella SP
Planctônicos

Mais conteúdos dessa disciplina