Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Ressonância aeroelastica - Flutter
Segundo Försching (1979 apud TAVARES: EDUARDO, 2009), a aeroelásticidade é uma áera relacionada com o estudo do movimento de um corpo flexível de um fluido. Os fenômenos aeroelásticos podem ser classificados como fenômenos de estabilidade ou de resposta, e estes divididos em fenômenos estáticos e dinâmicos. Problemas aeroelásticos de estabilidade surgem quando deformações estruturais, que ocorrem em um corpo flexivel em movimento em um fluido, induzem forças aerodinâmicas adicionais, que produzem novas deformações que induzirão novas forças aerodinâmicas que, por sua vez, provocarão maiores deformações e assim sucessivamente.
Flutter é um fenômeno aerolelástico dinâmico de estabilidade ou seja, a velocidade crítica do Flutter é a divisão entre a estabilidade e instabilidade de um sistema aeroelástico.
Quando o Flutter alcança a velocidade crítica o sistema aeroelástico faz com que ele se auto excite com aplintudes maiores e frequência constante. Em velocidades menores não há excitação e qualquer oscilação é amortecida ao longo do tempo. Quando fica acima da velocidade crítica as oscilações ficam instavéis e resultam em falhas de estruturas e perda de velocidade. De uma forma geral, o flutter ocorre quando um corpo apresenta caracteristica oscilatória e autoexcitada a partir de uma determinada velocidade.
Modelo Experimental para Ensaios de Flutter de uma Seção Tipica Aeroelástica ( Eduardo Jesus Tavares, 2009 - Tese)
TAVARES, Eduardo Jesus. Modelo Experimental para Ensaios de uma Seção Típica Aeroelástica. 2009. 101 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Escola de Engenharia de São Carlos, São Paulo, 2009.