Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Rogério de lima
PRIMEIRA SEMIPRESENCIAL - TEOLOGIA PASTORAL E ACONSELHAMENTO
Atividade referente à disciplina: Teologia Pastoral e Aconselhamento - Prof.ª Blanches de Paula, Prof.º Márcio Divino de Oliveira 4° ano, período noturno, do Curso de Bacharel em Teologia da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista — Universidade Metodista de São Paulo. 
 
 São Bernardo do Campo — agosto de 2019
Texto 1: SATHLER-ROSA, Ronaldo. Cuidado Pastoral em Tempos de Insegurança. São Paulo, Aste, 2004. Páginas 53-69. SATHLER-ROSA, Ronaldo
 Ronaldo Shater-Rosa demonstra que toda ação pastoral parte de uma somatória de mobilizações das comunidades de fé fundamentadas em suas tradições teológicas do pastorei, com intenção de colocar em atividade. No cuidado pastoral deve haver maior inclusividade, os fiéis devem ser chamados a viver sua fé de forma ampla, sendo assim uma teologia e ação pastoral dedicada a vida pública é requerida.
 A ação pastoral e teologia da ação são destacadas, onde, a ação pastoral procura trazer a verdade do Cristo para vida concreta, construindo assim pontes entre a religião e a vida. Desta maneira a ação pastoral reflete o Reino de Deus e sua busca por justiça Depois de discutir sobre a relação entre a ação pastoral e a teologia, surge a teologia prática. Para o autor teologia prática tem como função aprofundar de maneira crítica a relação do processo de formação teológico-pastoral com a vida da igreja e das sociedades, cabendo a ela a análise crítica da linguagem eclesial e sua eficácia na comunicação das Boas-Novas. 
Já a teologia pastoral é o estudo teológico da ação da Igreja na sua própria vida e na direção da sociedade, em resposta a atividade de Deus.
 O Autor Ronaldo Shater-Rosa traz uma nova perspectiva de atuação para pastores pastoras e agentes pastorais, não só fornecendo aparato teológico substancial na área da teologia prática, mas apontando novos caminhos a serem traçados por aqueles que deseja exercer o cuidado pastoral.
Texto 2: Teologia Prática: identidade passada e atual. FARRIS, James.
O texto do Autor James Farris busca dialogar sobre a identidade da teologia prática em relação a essas disciplinas clássicas, ou tradicionais, onde a argumentação do ensaio é que a teologia prática tem sua própria identidade nos sentidos históricos e modernos. Para Ele tudo tem uma História, tudo existe em um contexto vivo onde todas as coisas se orientem para o futuro onde ele coloca que até mesmo uma pedra tem um passado, presente e futuro, como também as pessoas, instituições e ideias são muito mais complexas do que as pedras.
 O autor tem como objetivo de pesquisa tentar resumir a história e o estado atual da teologia pratica e buscar apresentar suas contribuições para que possamos enfrentar os desafios dos séculos vindouros e assim entendermos o que e do que se trata a teologia pratica. No decorrer de sua análise ele nos mostra e reconhece que a teoria e a prática são entrelaçadas e envolvem pessoas e ideias que estão em evolução constantes. No entanto a teologia pratica é um campo de estudo não muito compreendido e essa falta de entendimento tem muitos níveis onde Ele examina e nos apresenta dois deles que são: as dúvidas culturais sobre o lugar e a função da teologia, em geral e da teologia pratica especificamente, e outro que seria a falta de clareza dentro da disciplina da teologia em termos do lugar e da função da teologia pratica. 
Um outro fato abordado no texto seria que tais ações de se entender ou interpretar e aplicar não são diferentes pois estão intimamente relacionados onde a prática é interligada com a teoria e assim se desenvolvem juntas e relacionadas interiormente.
Outras questões trazidas em sua análise são que toda teologia pratica é pratica porque podemos refletir no auto entendimento histórico de uma tradição religiosa especifica como um meio de construir significados dentro uma situação concreta, refletimos em nossos mitos, símbolos e histórias não como verdades absolutas ou contos de fadas socialmente construídos, mas como mecanismos de receber, interpretar e aplicar a revelação de Deus no meio da vida. Podemos assim entender que a teologia histórica é raiz, a sistemática é o troco e os galhos e a prática são as folhas ou coroas da arvore e essa visão geral destas disciplinas teológicas dominaram as relações entre diversas escolas de teologias algo bem recente que foi até mesmo uma das convicções iniciais da igreja primitiva onde a visão dos crentes deveriam ser orientados por uma visão básica do mundo baseado no conceito onde Paulo deveria ter a mente de Cristo e desenvolver os frutos do espirito. A meta da teologia prática é descrever, analisar, interpretar e propor ação com a meta de construir para a vinda do reino de Deus ou para a formação da mente de cristo.

Mais conteúdos dessa disciplina