Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O aumento das exportações é um dos caminhos apontados por economistas para tirar o Brasil da crise. Com um câmbio mais favorável do que em anos passados, os produtos brasileiros vêm ganhando competitividade no exterior, mas apesar da melhora recente nas vendas para o exterior, os empresários apontam problemas para exportar.
O texto exposto apresenta alguns empecilhos para o crescimento das exportações brasileiras. Quais são esses empecilhos?
Baixa eficiência governamental no apoio à superação das barreiras às exportações.
Leis conflitantes, complexas e pouco efetivas.
Excesso e complexidade dos documentos de exportação.

Um dos aspectos mais proeminentes do mundo globalizado e da atual ordem mundial é a formação dos acordos regionais, mais conhecidos como blocos econômicos, que, ao invés de se estabelecerem como um contraponto à integração mundial da globalização, atuaram no sentido de intensificá-la.
Como se classifica um acordo considerado pela OMC de livre comércio?

Ludwick Marishane, de 22 anos de idade, estudante da Universidade de Cape Town, na África do Sul, desenvolveu um gel de banho que não exige água e sabão. Para divulgar o produto, ele também criou uma empresa.
Suponha que uma empresa comercial que atue com a distribuição de diversos produtos resolva introduzir o gel criado por Marishane no seu portfólio de produtos. Nessa situação, em qual dos quadrantes da Matriz BCG o gel estaria posicionado?
a. Como pontos de interrogação, pois é um novo produto que ainda não tem participação de mercado, embora seja introduzido em um mercado em crescimento.
b. Como estrelas, pois é indicado para uso durante viagens de avião de longa distância.
c. Como vacas leiteiras, pois tem grande potencial de vendas em um mercado crescente.
d. Como vira-latas ou abacaxis, pois como o mercado e o produto são novos, tanto a participação quanto o crescimento do mercado são pequenos.
e. Como estrelas, pois tem grande participação no mercado e será introduzido em um mercado em crescimento constante.

Em razão da valorização do Real diante do Dólar, fomentada por superavits comerciais consecutivos, muitos produtores no Brasil estão preocupados com a impossibilidade de manutenção de suas exportações em 2006 e 2007, passando a rever os volumes a serem produzidos.
Como se pode observar pelo gráfico, existiram diversos ciclos de câmbio no Brasil no período de 1980 a 2006, com cotações diferenciadas. O ciclo de maior estabilidade cambial foi o período de:
a. 1994 em diante, em razão da implantação do Plano Real, com controle da taxa de câmbio até 1999.
b. 1982 a 1986, no qual os brasileiros assistiram ao ajuste da economia e ao crescimento do preço do petróleo importado.
c. 1986 a 1989, no qual foi implantado o Plano Cruzado, com busca de estabilidade inflacionária e cambial.
d. 1990 a 1991, no qual foi implantado o Plano Collor, também com busca de estabilidade inflacionária e cambial.
e. 1992 a 1994, no qual o Brasil viveu um período sem planos econômicos.

Legisladores do mundo se comprometem a alcançar os objetivos da Rio+20. Reunidos na cidade do Rio de Janeiro, 300 parlamentares de 85 países se comprometeram a ajudar seus governantes a alcançar os objetivos estabelecidos nas conferências Rio+20 e Rio 92.
O compromisso assumido pelos legisladores, explicitado no texto acima, é condizente com o fato de que:
a. os acordos internacionais relativos ao meio ambiente são autônomos, não exigindo de seus signatários a adoção de medidas internas de implementação para que sejam revestidos de exigibilidade pela comunidade internacional.
b. a Lei de Mudança Climática aprovada recentemente no México não impacta o alcance de resultados dos compromissos assumidos por aquele país de reduzir as emissões de gases do efeito estufa, de evitar o desmatamento e de se adaptar aos impactos das mudanças climáticas.
c. a mera assinatura de chefes de Estado em acordos internacionais não garante a implementação interna dos termos de tais acordos, sendo imprescindível, para isso, a efetiva participação do Poder Legislativo de cada país.
d. as metas estabelecidas na Conferência Rio 92 foram cumpridas devido à propositura de novas leis internas, incremento de verbas orçamentárias destinadas ao meio ambiente e monitoramento da implementação da agenda do Rio pelos respectivos governos signatários.
e. a atuação dos parlamentos dos países signatários de acordos internacionais restringe-se aos mandatos de seus respectivos governos, não havendo relação de causalidade entre o compromisso de participação legislativa e o alcance dos objetivos definidos em tais convenções.

A globalização é o estágio supremo da internacionalização. O processo de intercâmbio entre países, que marcou o desenvolvimento do capitalismo desde o período mercantil dos séculos 17 e 18, expande-se com a industrialização.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I - O processo de desregulação dos mercados financeiros norte-americano e europeu levou à formação de uma bolha de empréstimos especulativos e imobiliários, a qual, ao estourar em 2008, acarretou um efeito dominó de quebras nos mercados.
II - As políticas neoliberais marcam o enfraquecimento e a dissolução do poder dos Estados nacionais, bem como asseguram poder aos aglomerados financeiros que não atuam nos limites geográficos dos países de origem.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

A motivação dessas empresas passou a ser a busca por novos mercados, e considerando vários elementos, dos quais um pode ser identificado nas alternativas a seguir.
a. A relação no comércio exterior é simplificada.
b. Facilidade em adaptação das exigências.
c. Aproveitamento de benefícios fiscais
d. A concorrência é menor no mercado externo.
e. Benefício dos sistemas operacionais locais.

Quais são os fatores deste crescimento estão em quatro categorias principais?
a. População, recursos, materiais e serviços.
b. Produção, inovação, distribuição e receita.
c. Exportação, importação, finanças e cooperação.
d. Custos, Concorrência, Mercado e Tecnologia.
e. Contribuição, expansão, inovação e preço.

Dessa maneira, na exportação, as empresas brasileiras encaminham mercadorias para o exterior e os compradores enviam para o Brasil de que forma os pagamentos?
a. Moeda transcontinental.
b. Moedas conversíveis.
c. Créditos internacionais.
d. Carta conversível.
e. Trocas internacionais.

Dentre as alternativas a seguir qual das organizações é um desses exemplos?
a. Organização do Tratado do Atlântico Norte.
b. Banco Central Mundial.
c. Fundo Monetário Internacional.
d. Banco Nacional de Desenvolvimento Social.
e. Sistema de trocas Internacionais.

Qual seria a alternativa adequada a esta pergunta: para onde exportar?
a. Primeiro a empresa deve diversificar seus produtos.
b. Primeiro a empresa deve contratar um agente.
c. Primeiro a empresa deve participar de associações.
d. Primeiro a empresa deve fazer parcerias externas.
e. Primeiro a empresa deve analisar no mercado de destino.

A existência de acordos indica o que?
a. A satisfação em comercializar no mercado externo.
b. A predisposição dos países facilita o comércio entre eles.
c. A determinação de unir-se a outro país para ajudá-lo.
d. O acesso a informações privilegiadas no comércio.
e. A produção exclusiva para determinada região.

Outra alternativa na exportação ativa seria qual?
a. O coligado.
b. O importador.
c. O representador.
d. O distribuidor.
e. O franchising.

Qual outra forma de obtenção de informações sobre oportunidades comerciais, pode ser observada nas alternativas a seguir?
a. Associações mercantis.
b. Livros fiscais.
c. Câmaras de comércio.
d. Listas telefônicas.
e. Sindicatos.

Encontra-se no capítulo 02 p. 40 do livro base. Essas entidades, que representam o interesse de pessoas jurídicas no âmbito do direito privado, prestam orientações jurídicas, culturais, aduaneiras, buscam parceiros, consultam sobre a idoneidade de potenciais clientes, oferecem pesquisas de mercado.
O que é conhecido como entidades que representam o interesse de pessoas jurídicas no âmbito do direito privado?
a. Associações mercantis.
b. Livros fiscais.
c. Câmaras de comércio
d. Listas telefônicas.
e. Sindicatos.

Encontra-se no capítulo 03 p. 64 do livro base. O PROGEX conta com o apoio da FINEP (Ministério da Ciência e Tecnologia) e adota a metodologia do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas).
O programa nacional de apoio tecnológico para adaptar um produto para atender às exigências do mercado externo quanto à melhoria de qualidade, atendimento às normas técnicas, pré-qualificação do produto para certificação, adaptação de design e embalagem, é conhecido por?
a. PROGEX.
b. SISCOMEX.
c. CACEX.
d. SISBACEN.
e. COMEX.

Encontra-se na vídeo-aula 06. Em geral as exportações devem compreender os excessos de produção e quando o mercado interno não corresponde as demandas do produto, caso o produto tenha demanda local este deve ser dado prioridade para as vendas.
Antes de um produto ser exportado, os governos locais exigem a apresentação de determinados documentos que comprovem o que se está exportando. Em geral estas determinações são tomadas com o intuito de proteger o que?
a. Comércio produtivo.
b. Comércio bilateral.
c. Comércio internacional.
d. Comércio interno.
e. Comércio exterior.

Encontra-se no capítulo 05 p. 90 do livro base. Portanto, quando falamos em livre mercado, estamos falando de maior entrada de produtos em nosso país.
Abrir a economia para os produtos estrangeiros, reduzindo a taxação dos produtos importados. Isso significa que o país facilita a entrada de produtos estrangeiros e, se negociar, tem facilitada a entrada de seus produtos em outros mercados. Este conceito refere-se a que?
a. Acordo institucional.
b. Livre comércio.
c. Comércio paralelo.
d. Incoterm.
e. Pacto internacional.

Encontra-se no capítulo 05 p. 90 do livro base. Tentando identificar os interesses que o beneficiam e os que são contrários aos acordos. Dizer que um acordo é bom ou ruim, em essência, não acrescenta nada de produtivo.
A história dos acordos internacionais de comércio pode ser contada sob vários enfoques: do Direito Internacional, da Economia Internacional, das Relações Internacionais, da História da Política externa brasileira. Independentemente do enfoque escolhido, a questão central será?
a. Um contato internacional que compreende a concorrência.
b. Um contrato que ambas as partes só têm a ganhar.
c. Um elemento transitório de trocas mutuas.
d. Um benefício fiscal para um e um custo para outro.
e. Um acordo de comércio é os benefícios que trará ao país.

Encontra-se no capítulo 03 p. 50 do livro base. Classificação fiscal de mercadoria e sua relação com a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM).
As pesquisas sobre oportunidades comerciais no exterior podem ser acessadas inserindo-se a classificação fiscal de mercadorias nos diversos sistemas disponíveis para tanto. A classificação fiscal de mercadoria no Mercosul é representada por qual das siglas?
a. MCC
b. NCM
c. MMM
d. CFM
e. CBM

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O aumento das exportações é um dos caminhos apontados por economistas para tirar o Brasil da crise. Com um câmbio mais favorável do que em anos passados, os produtos brasileiros vêm ganhando competitividade no exterior, mas apesar da melhora recente nas vendas para o exterior, os empresários apontam problemas para exportar.
O texto exposto apresenta alguns empecilhos para o crescimento das exportações brasileiras. Quais são esses empecilhos?
Baixa eficiência governamental no apoio à superação das barreiras às exportações.
Leis conflitantes, complexas e pouco efetivas.
Excesso e complexidade dos documentos de exportação.

Um dos aspectos mais proeminentes do mundo globalizado e da atual ordem mundial é a formação dos acordos regionais, mais conhecidos como blocos econômicos, que, ao invés de se estabelecerem como um contraponto à integração mundial da globalização, atuaram no sentido de intensificá-la.
Como se classifica um acordo considerado pela OMC de livre comércio?

Ludwick Marishane, de 22 anos de idade, estudante da Universidade de Cape Town, na África do Sul, desenvolveu um gel de banho que não exige água e sabão. Para divulgar o produto, ele também criou uma empresa.
Suponha que uma empresa comercial que atue com a distribuição de diversos produtos resolva introduzir o gel criado por Marishane no seu portfólio de produtos. Nessa situação, em qual dos quadrantes da Matriz BCG o gel estaria posicionado?
a. Como pontos de interrogação, pois é um novo produto que ainda não tem participação de mercado, embora seja introduzido em um mercado em crescimento.
b. Como estrelas, pois é indicado para uso durante viagens de avião de longa distância.
c. Como vacas leiteiras, pois tem grande potencial de vendas em um mercado crescente.
d. Como vira-latas ou abacaxis, pois como o mercado e o produto são novos, tanto a participação quanto o crescimento do mercado são pequenos.
e. Como estrelas, pois tem grande participação no mercado e será introduzido em um mercado em crescimento constante.

Em razão da valorização do Real diante do Dólar, fomentada por superavits comerciais consecutivos, muitos produtores no Brasil estão preocupados com a impossibilidade de manutenção de suas exportações em 2006 e 2007, passando a rever os volumes a serem produzidos.
Como se pode observar pelo gráfico, existiram diversos ciclos de câmbio no Brasil no período de 1980 a 2006, com cotações diferenciadas. O ciclo de maior estabilidade cambial foi o período de:
a. 1994 em diante, em razão da implantação do Plano Real, com controle da taxa de câmbio até 1999.
b. 1982 a 1986, no qual os brasileiros assistiram ao ajuste da economia e ao crescimento do preço do petróleo importado.
c. 1986 a 1989, no qual foi implantado o Plano Cruzado, com busca de estabilidade inflacionária e cambial.
d. 1990 a 1991, no qual foi implantado o Plano Collor, também com busca de estabilidade inflacionária e cambial.
e. 1992 a 1994, no qual o Brasil viveu um período sem planos econômicos.

Legisladores do mundo se comprometem a alcançar os objetivos da Rio+20. Reunidos na cidade do Rio de Janeiro, 300 parlamentares de 85 países se comprometeram a ajudar seus governantes a alcançar os objetivos estabelecidos nas conferências Rio+20 e Rio 92.
O compromisso assumido pelos legisladores, explicitado no texto acima, é condizente com o fato de que:
a. os acordos internacionais relativos ao meio ambiente são autônomos, não exigindo de seus signatários a adoção de medidas internas de implementação para que sejam revestidos de exigibilidade pela comunidade internacional.
b. a Lei de Mudança Climática aprovada recentemente no México não impacta o alcance de resultados dos compromissos assumidos por aquele país de reduzir as emissões de gases do efeito estufa, de evitar o desmatamento e de se adaptar aos impactos das mudanças climáticas.
c. a mera assinatura de chefes de Estado em acordos internacionais não garante a implementação interna dos termos de tais acordos, sendo imprescindível, para isso, a efetiva participação do Poder Legislativo de cada país.
d. as metas estabelecidas na Conferência Rio 92 foram cumpridas devido à propositura de novas leis internas, incremento de verbas orçamentárias destinadas ao meio ambiente e monitoramento da implementação da agenda do Rio pelos respectivos governos signatários.
e. a atuação dos parlamentos dos países signatários de acordos internacionais restringe-se aos mandatos de seus respectivos governos, não havendo relação de causalidade entre o compromisso de participação legislativa e o alcance dos objetivos definidos em tais convenções.

A globalização é o estágio supremo da internacionalização. O processo de intercâmbio entre países, que marcou o desenvolvimento do capitalismo desde o período mercantil dos séculos 17 e 18, expande-se com a industrialização.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I - O processo de desregulação dos mercados financeiros norte-americano e europeu levou à formação de uma bolha de empréstimos especulativos e imobiliários, a qual, ao estourar em 2008, acarretou um efeito dominó de quebras nos mercados.
II - As políticas neoliberais marcam o enfraquecimento e a dissolução do poder dos Estados nacionais, bem como asseguram poder aos aglomerados financeiros que não atuam nos limites geográficos dos países de origem.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

A motivação dessas empresas passou a ser a busca por novos mercados, e considerando vários elementos, dos quais um pode ser identificado nas alternativas a seguir.
a. A relação no comércio exterior é simplificada.
b. Facilidade em adaptação das exigências.
c. Aproveitamento de benefícios fiscais
d. A concorrência é menor no mercado externo.
e. Benefício dos sistemas operacionais locais.

Quais são os fatores deste crescimento estão em quatro categorias principais?
a. População, recursos, materiais e serviços.
b. Produção, inovação, distribuição e receita.
c. Exportação, importação, finanças e cooperação.
d. Custos, Concorrência, Mercado e Tecnologia.
e. Contribuição, expansão, inovação e preço.

Dessa maneira, na exportação, as empresas brasileiras encaminham mercadorias para o exterior e os compradores enviam para o Brasil de que forma os pagamentos?
a. Moeda transcontinental.
b. Moedas conversíveis.
c. Créditos internacionais.
d. Carta conversível.
e. Trocas internacionais.

Dentre as alternativas a seguir qual das organizações é um desses exemplos?
a. Organização do Tratado do Atlântico Norte.
b. Banco Central Mundial.
c. Fundo Monetário Internacional.
d. Banco Nacional de Desenvolvimento Social.
e. Sistema de trocas Internacionais.

Qual seria a alternativa adequada a esta pergunta: para onde exportar?
a. Primeiro a empresa deve diversificar seus produtos.
b. Primeiro a empresa deve contratar um agente.
c. Primeiro a empresa deve participar de associações.
d. Primeiro a empresa deve fazer parcerias externas.
e. Primeiro a empresa deve analisar no mercado de destino.

A existência de acordos indica o que?
a. A satisfação em comercializar no mercado externo.
b. A predisposição dos países facilita o comércio entre eles.
c. A determinação de unir-se a outro país para ajudá-lo.
d. O acesso a informações privilegiadas no comércio.
e. A produção exclusiva para determinada região.

Outra alternativa na exportação ativa seria qual?
a. O coligado.
b. O importador.
c. O representador.
d. O distribuidor.
e. O franchising.

Qual outra forma de obtenção de informações sobre oportunidades comerciais, pode ser observada nas alternativas a seguir?
a. Associações mercantis.
b. Livros fiscais.
c. Câmaras de comércio.
d. Listas telefônicas.
e. Sindicatos.

Encontra-se no capítulo 02 p. 40 do livro base. Essas entidades, que representam o interesse de pessoas jurídicas no âmbito do direito privado, prestam orientações jurídicas, culturais, aduaneiras, buscam parceiros, consultam sobre a idoneidade de potenciais clientes, oferecem pesquisas de mercado.
O que é conhecido como entidades que representam o interesse de pessoas jurídicas no âmbito do direito privado?
a. Associações mercantis.
b. Livros fiscais.
c. Câmaras de comércio
d. Listas telefônicas.
e. Sindicatos.

Encontra-se no capítulo 03 p. 64 do livro base. O PROGEX conta com o apoio da FINEP (Ministério da Ciência e Tecnologia) e adota a metodologia do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas).
O programa nacional de apoio tecnológico para adaptar um produto para atender às exigências do mercado externo quanto à melhoria de qualidade, atendimento às normas técnicas, pré-qualificação do produto para certificação, adaptação de design e embalagem, é conhecido por?
a. PROGEX.
b. SISCOMEX.
c. CACEX.
d. SISBACEN.
e. COMEX.

Encontra-se na vídeo-aula 06. Em geral as exportações devem compreender os excessos de produção e quando o mercado interno não corresponde as demandas do produto, caso o produto tenha demanda local este deve ser dado prioridade para as vendas.
Antes de um produto ser exportado, os governos locais exigem a apresentação de determinados documentos que comprovem o que se está exportando. Em geral estas determinações são tomadas com o intuito de proteger o que?
a. Comércio produtivo.
b. Comércio bilateral.
c. Comércio internacional.
d. Comércio interno.
e. Comércio exterior.

Encontra-se no capítulo 05 p. 90 do livro base. Portanto, quando falamos em livre mercado, estamos falando de maior entrada de produtos em nosso país.
Abrir a economia para os produtos estrangeiros, reduzindo a taxação dos produtos importados. Isso significa que o país facilita a entrada de produtos estrangeiros e, se negociar, tem facilitada a entrada de seus produtos em outros mercados. Este conceito refere-se a que?
a. Acordo institucional.
b. Livre comércio.
c. Comércio paralelo.
d. Incoterm.
e. Pacto internacional.

Encontra-se no capítulo 05 p. 90 do livro base. Tentando identificar os interesses que o beneficiam e os que são contrários aos acordos. Dizer que um acordo é bom ou ruim, em essência, não acrescenta nada de produtivo.
A história dos acordos internacionais de comércio pode ser contada sob vários enfoques: do Direito Internacional, da Economia Internacional, das Relações Internacionais, da História da Política externa brasileira. Independentemente do enfoque escolhido, a questão central será?
a. Um contato internacional que compreende a concorrência.
b. Um contrato que ambas as partes só têm a ganhar.
c. Um elemento transitório de trocas mutuas.
d. Um benefício fiscal para um e um custo para outro.
e. Um acordo de comércio é os benefícios que trará ao país.

Encontra-se no capítulo 03 p. 50 do livro base. Classificação fiscal de mercadoria e sua relação com a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM).
As pesquisas sobre oportunidades comerciais no exterior podem ser acessadas inserindo-se a classificação fiscal de mercadorias nos diversos sistemas disponíveis para tanto. A classificação fiscal de mercadoria no Mercosul é representada por qual das siglas?
a. MCC
b. NCM
c. MMM
d. CFM
e. CBM

Prévia do material em texto

QUESTÃO A
 O aumento das exportações é um dos caminhos apontados por economistas para tirar o Brasil da crise. Com um câmbio mais favorável do que em anos passados, os produtos brasileiros vêm ganhando competitividade no exterior, mas apesar da melhora recente nas vendas para o exterior, os empresários apontam problemas para exportar. Mas falta de cultura exportadora significa que o Brasil não desenvolveu uma cultura voltada para o exterior pelo fato do país ser muito grande além de possuir apenas um idioma oficial e predominante. Terrenos férteis uma ampla quantidade de recursos naturais a imensa costa marítima a grande quantidade de rios caudalosos propícios para a pesca, o clima tropical a grande quantidade de área planas propicias para a pecuária.  O câmbio valorizado, o real forte faz com que os produtos brasileiros percam competitividade de preço no exterior.
  As exportações representam a saúde financeira do país estimula a geração do emprego e o aumento da renda, é o que coloca o país em rota de crescimento, o Brasil tem hoje uma participação irrisória nas exportações, apesar do grande potencial produtor o texto exposto apresenta alguns empecilhos para o crescimento das exportações brasileira baixa eficiência governamental no apoio à superação das barreiras às exportações”, terceiro maior obstáculo, é um problema ainda maior para as empresas pequenas, segundo dados da pesquisa. Elas são mais dependentes de apoio para as operações complexas envolvidas na exportação, por isso sentem mais as barreiras tarifárias. Outros entraves ligados à burocracia e ao governo estão nas primeiras posições. Há reclamações sobre “leis conflituosas, complexas e pouco efetivas” e “excesso e complexidade dos documentos de exportação Entre os alvos preferenciais dos exportadores brasileiros para os próximos anos, os Estados Unidos se destacam como destino preferido. O mercado é o mais desejado entre exportadores, que cobram do governo um acordo comercial para a redução de barreiras alfandegárias.
 
QUESTÃO B
 Um dos aspectos mais proeminentes do mundo globalizado e da atual ordem mundial é a formação dos acordos regionais, mais conhecidos como blocos econômicos, que, ao invés de se estabelecerem como um contraponto à integração mundial da globalização, atuaram no sentido de intensificá-la. Hoje em dia, existem diferentes tipos de blocos econômicos que se organizam em diferentes denominações e níveis de integração entre os seus países-membros. Dessa forma, como existem diferentes objetivos e distintos níveis de avanço em termos econômicos entre os acordos regionais, adota-se uma classificação dos blocos econômicos a fim de melhor estudá-los. Sendo assim, eles são postos em uma hierarquia que vai desde a zona de preferências tarifárias até uma união econômica e monetária. Um acordo é considerado pela OMC de livre comercio quando abarca ao menos 80% dos bens comercializados entre os membros do grupo é também chamada de área ou zona de livre comércio essa é a segunda etapa de integração pode ser definida como o processo em que as barreiras ao comercio de bens entre países membros são eliminadas, mas esses países continuam mantendo a sua autonomia, 
Zona de livre comércio - quando as barreiras ao comércio de bens entre países membros são eliminadas, mas estes mantêm autonomia na sua política comercial. 
União aduaneira - a circulação em terra de bens e serviços é livre, a política comercial é uniformizada e os países usam uma tarifa externa comum 
Mercado comum - são abolidas não apenas as restrições sobre os produtos negociados, mas também sobre os fatores de produção (capital e trabalho). Ex: 26 países africanos formaram em 2008 uma zona de mercado comum.
União econômica - incorpora todas as características do mercado comum mais uma harmonização das políticas econômicas (fiscal e monetária). 
Integração econômica total - passa-se a adotar uma política monetária, física, social e anticíclica uniforme, bem como se delega a uma autoridade supranacional poderes para elaborar políticas.
Comentários
Comentário:
Olá Abdha tudo bem?
Muito boas as suas respostas, bem completas, parabéns! Isso demonstra que você conseguiu entender bem o assunto estudado!
Nota questão A 100,0 
Nota questão B 100,0
Bons estudos
Prof. Sérgio Vinicius
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
(ENADE 2012) Ludwick Marishane, de 22 anos de idade, estudante da Universidade de Cape Town, na África do Sul, desenvolveu um gel de banho que não exige água e sabão. Para divulgar o produto, ele também criou uma empresa. A ideia de Marishane é útil principalmente para lugares onde não há água adequada ou suficiente para o banho.
O gel promete eliminar bactérias, hidratar a pele e deixar um cheiro de banho tomado, bastando esfregá-lo sobre o corpo. Marishane acredita que seus principais clientes não estarão apenas em lugares onde não há água potável. A empresa diz que vai vender o gel para passageiros que farão voos de longa duração, para hotéis e locais onde existem guerras ou situações de conflitos. A criação de Marishane, extremamente parecida com o álcool gel, pode ajudar a reduzir doenças em áreas rurais causadas pela falta de água e higiene. A composição do gel mistura biocidas, bioflavonoides e hidratantes.
Com o gel, Marishane ganhou o prêmio máximo do Global Student Entrepreneur Awards de 2011. Agora, além de uma empresa, ele já detém a patente e a marca registrada do gel. Cada unidade do gel será vendida por US$ 0,50 para comunidades rurais e por US$ 1,50 para empresas. Segundo o estudante, uma unidade é suficiente para limpar todo o corpo e matar 99,9% dos germes.
DARAYA, V. Estudante cria forma de tomar banho sem água. Disponível em: . Acesso em: 17 jul. 2012 (adaptado).
A figura abaixo representa a Matriz BCG (Boston Consulting Group) de participação de mercado. 
|Suponha que uma empresa comercial que atue com a distribuição de diversos produtos resolva introduzir o gel criado por Marishane no seu portfólio de produtos. Nessa situação, em qual dos quadrantes da Matriz BGC o gel estaria posicionado?
Escolha uma:
a. Como pontos de interrogação, pois é um novo produto que ainda não tem participação de mercado, embora seja introduzido em um mercado em crescimento.
Como pontos de interrogação, pois é um novo produto que ainda não tem participação de mercado, embora seja introduzido em um mercado em crescimento.
b. Como estrelas, pois é indicado para uso durante viagens de avião de longa distância.
c. Como vacas leiteiras, pois tem grande potencial de vendas em um mercado crescente.
d. Como vira-latas ou abacaxis, pois como o mercado e o produto são novos, tanto a participação quanto o crescimento do mercado são pequenos.
e. Como estrelas, pois tem grande participação no mercado e será introduzido em um mercado em crescimento constante.
Feedback
A resposta correta é: Como pontos de interrogação, pois é um novo produto que ainda não tem participação de mercado, embora seja introduzido em um mercado em crescimento..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
(ENADE 2006) Em razão da valorização do Real diante do Dólar, fomentada por superavits comerciais consecutivos, muitos produtores no Brasil estão preocupados com a impossibilidade de manutenção de suas exportações em 2006 e 2007, passando a rever os volumes a serem produzidos. O gráfico abaixo apresenta a evolução do câmbio real no Brasil versus o Dólar, considerando-se que neles a taxa é corrigida pelo IPCA , Índice de Preços ao Consumidor, e deduzido o CPI, Índice de Preço ao Consumidor Americano.
Como se pode observar pelo gráfico, existiram diversos ciclos de câmbio no Brasil no período de 1980 a 2006, com cotações diferenciadas. O ciclo de maior estabilidade cambial foi o período de
Escolha uma:
a. 1994 em diante, em razão da implantação do Plano Real, com controle da taxa de câmbio até 1999.
b. 1982 a 1986, no qual os brasileiros assistiram ao ajuste da economia e ao crescimento do preço do petróleo importado.c. 1986 a 1989, no qual foi implantado o Plano Cruzado, com busca de estabilidade inflacionária e cambial.
d. 1990 a 1991, no qual foi implantado o Plano Collor, também com busca de estabilidade inflacionária e cambial.
e. 1992 a 1994, no qual o Brasil viveu um período sem planos econômicos.1999.
1992 a 1994, no qual o Brasil viveu um período sem planos econômicos.1999.
Feedback
A resposta correta é: 1992 a 1994, no qual o Brasil viveu um período sem planos econômicos.1999..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
(ENADE 2012)
Legisladores do mundo se comprometem a alcançar os objetivos da Rio+20
Reunidos na cidade do Rio de Janeiro, 300 parlamentares de 85 países se comprometeram a ajudar seus governantes a alcançar os objetivos estabelecidos nas conferências Rio+20 e Rio 92, assim como a utilizar a legislação para promover um crescimento mais verde e socialmente inclusivo para todos.
Após três dias de encontros na Cúpula Mundial de Legisladores, promovida pela GLOBE International — uma rede internacional de parlamentares que discute ações legislativas em relação ao meio ambiente —, os participantes assinaram um protocolo que tem como objetivo sanar as falhas no processo da Rio 92.
Em discurso durante a sessão de encerramento do evento, o vice-presidente do Banco Mundial para a América Latina e o Caribe afirmou: “Esta Cúpula de Legisladores mostrou claramente que, apesar dos acordos globais serem úteis, não precisamos esperar. Podemos agir e avançar agora, porque as escolhas feitas hoje nas áreas de infraestrutura, energia e tecnologia determinarão o futuro”.
Disponível em: <www.worldbank.org/pt/news/2012/06/20>.
O compromisso assumido pelos legisladores, explicitado no texto acima, é condizente com o fato de que{
Escolha uma:
a. os acordos internacionais relativos ao meio ambiente são autônomos, não exigindo de seus signatários a adoção de medidas internas de implementação para que sejam revestidos de exigibilidade pela comunidade internacional.
b. a Lei de Mudança Climática aprovada recentemente no México não impacta o alcance de resultados dos compromissos assumidos por aquele país de reduzir as emissões de gases do efeito estufa, de evitar o desmatamento e de se adaptar aos impactos das mudanças climáticas.
c. a mera assinatura de chefes de Estado em acordos internacionais não garante a implementação interna dos termos de tais acordos, sendo imprescindível, para isso, a efetiva participação do Poder Legislativo de cada país.
a mera assinatura de chefes de Estado em acordos internacionais não garante a implementação interna dos termos de tais acordos, sendo imprescindível, para isso, a efetiva participação do Poder Legislativo de cada país.
d. as metas estabelecidas na Conferência Rio 92 foram cumpridas devido à propositura de novas leis internas, incremento de verbas orçamentárias destinadas ao meio ambiente e monitoramento da implementação da agenda do Rio pelos respectivos governos signatários.
e. a atuação dos parlamentos dos países signatários de acordos internacionais restringe-se aos mandatos de seus respectivos governos, não havendo relação de causalidade entre o compromisso de participação legislativa e o alcance dos objetivos definidos em tais convenções.
Feedback
A resposta correta é: a mera assinatura de chefes de Estado em acordos internacionais não garante a implementação interna dos termos de tais acordos, sendo imprescindível, para isso, a efetiva participação do Poder Legislativo de cada país..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
(ENADE 2012) A globalização é o estágio supremo da internacionalização. O processo de intercâmbio entre países, que marcou o desenvolvimento do capitalismo desde o período mercantil dos séculos 17 e 18, expande-se com a industrialização, ganha novas bases com a grande indústria nos fins do século 19 e, agora, adquire mais intensidade, mais amplitude e novas feições. O mundo inteiro torna-se envolvido em todo tipo de troca: técnica, comercial, financeira e cultural. A produção e a informação globalizadas permitem a emergência de lucro em escala mundial, buscado pelas firmas globais, que constituem o verdadeiro motor da atividade econômica.
SANTOS, M. O país distorcido. São Paulo: Publifolha, 2002 (adaptado).
No estágio atual do processo de globalização, pautado na integração dos mercados e na competitividade em escala mundial, as crises econômicas deixaram de ser problemas locais e passaram a afligir praticamente todo o mundo. A crise recente, iniciada em 2008, é um dos exemplos mais significativos da conexão e interligação entre os países, suas economias, políticas e cidadãos.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I - O processo de desregulação dos mercados financeiros norte-americano e europeu levou à formação de uma bolha de empréstimos especulativos e imobiliários, a qual, ao estourar em 2008, acarretou um efeito dominó de quebras nos mercados. PORQUE
II - As políticas neoliberais marcam o enfraquecimento e a dissolução do poder dos Estados nacionais, bem como asseguram poder aos aglomerados financeiros que não atuam nos limites geográficos dos países de origem.
|A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Feedback
A resposta correta é: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
(ENADE 2012) Um estudo de uma empresa de consultoria americana mostra que sete em cada dez empresários do mundo buscam alguma iniciativa de colaboração com outras empresas. O alvo preferencial são companhias com as quais já existe algum tipo de relacionamento, como fornecedores e clientes. “São vários os motivos para parcerias, desde a necessidade de adquirir conhecimento em áreas novas até simplesmente cortar custos”, afirma o responsável pela pesquisa. Assim, para ganhar competitividade, muitas empresas passaram a ver mais vantagens do que problemas em dividir informações estratégicas. É cada vez maior o número de empresas que criam projetos em conjunto para dividir custos e riscos. A parceria pode ser entre concorrentes ou entre empresas de mercados totalmente distintos, como nos modelos que seguem.
Modelo I - Para abrir mercados: o custo de chegar a uma nova região pode inviabilizar a investida. Convidar outra empresa ajuda a dividir os custos.
Modelo II - Para cortar custos: empresas gastam muito com atividades que não são sua especialidade, como transporte. Aliar-se a um especialista pode ser uma saída.
Modelo III - Para inovar: projetos de inovação são caros e incertos por natureza. Para reduzir os custos, cada vez mais empresas criam projetos para prospectar novas tecnologias.
SIMÕES, R. O inimigo virou sócio. Exame, São Paulo, ano 46, n. 1019, p. 109-110, 27 jun. 2012 (adaptado).
Considere a seguinte situação hipotética.
Três fabricantes de produtos distintos — uma de adereços e utilidades femininos; outra de meias para mulheres e lingeries; e uma terceira de produtos diversos com design não convencional —, atuantes de maneira isolada por meio de lojas próprias e franquias em cidades com mais de 500 mil habitantes, conceberam uma nova proposta de loja para cidades com até 250 mil habitantes, caracterizada pela venda conjunta dos itens das três marcas.
|De acordo com a proposta de modelos de parceria apresentada pela empresa de consultoria americana, a situação descrita acima enquadra-se no(s) modelo(s)
Escolha uma:
a. III, apenas.
b. I, II e III.
c. I e II, apenas.
d. I, apenas.I, apenas.
e. II e III, apenas.
Feedback
A resposta correta é: I, apenas..
Observa-se que um número considerável de empresas de porte médio e pequeno, e até microempresas, começaram a participar do comércio exterior brasileiro. A motivação dessas empresas passou a ser a busca por novos mercados, e considerando vários elementos, dos quais um pode ser identificado nas alternativas a seguir.
Escolha uma:
a. A relação no comércio exterior é simplificada. 
b. Facilidade em adaptação das exigências. 
c. Aproveitamento de benefícios fiscais 
d. A concorrência e menor no mercado externo. 
Resposta encontra-se no capítulo 01 p. 09 do livro base. A legislação brasileira desonera a empresa exportadora de alguns tributos e contribuições, objetivando estimular a prática da exportação.
e. Benefício dos sistemas operacionais locais. 
Feedback
A resposta correta é: Aproveitamento de benefícios fiscais.
Questão 2
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Acredita-se que muitas explicações podem ser dadas para o crescimento do Comércio Internacional. Assim como muitas empresas tiveram de expandir mercados e outras por necessitarem comprar suprimentos e matérias primas de outros Países. Por assim dizer, podemos determinar que os fatores deste crescimento estão em quatro categorias principais. Quais são?
Escolha uma:
a. População, recursos, materiais e serviços. 
b. Produção, inovação, distribuição e receita. 
c. Exportação, importação, finanças e cooperação. 
Encontra-se na videoaula 01. Custo, no caso de empresas que precisam maiores investimentos de capital, seja este em fábricas e máquinas, uma alternativa é procurar por novos mercados diluindo os custos sendo um dos principais a mão de obra. Concorrência, pode ser impulsionada pela determinada expansão de um setor produtivo. Mercado, com a explosão do turismo internacional, os interesses dos consumidores tornaram-se cada vez mais globais, assim como seus gostos e preferências. Tecnologia, pelo fato de que cada vez mais as pessoas têm acesso ao mercado internacional através da internet e dos meios de comunicação.
d. Custos, Concorrência, Mercado e Tecnologia. 
e. Contribuição, expansão, inovação e preço. 
Feedback
A resposta correta é: Custos, Concorrência, Mercado e Tecnologia..
Questão 3
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Percebemos que a exportação é boa para a empresa e também para o país que a estimula. No caso do Brasil, que possui o real como moeda, há a necessidade de se fazer o câmbio. O real não é uma moeda aceita internacionalmente. Dessa maneira, na exportação, as empresas brasileiras encaminham mercadorias para o exterior e os compradores enviam para o Brasil de que forma os pagamentos?
Escolha uma:
a. Moeda transcontinental. 
b. Moedas conversíveis. 
c. Créditos internacionais. 
d. Carta conversível. 
e. Trocas internacionais. 
Encontra-se no capítulo 01 p. 11 do livro base. O real não é uma moeda conversível, como o dólar americano, o euro e o iene japonês. Moedas conversíveis, são depositadas no Banco Central do Brasil e trocadas por reais para serem creditados na conta do exportador.
Feedback
A resposta correta é: Moedas conversíveis..
Questão 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
O desenvolvimento do Comércio Internacional teve, ao longo de todos esses anos vários pontos críticos, até possibilitar uma adequação aos dias atuais. Tais pontos críticos podem ser considerados importantes, pois ocasionaram algumas ratificações de tratados internacionais e o estabelecimento de algumas organizações com o intuito de serem facilitadoras e conduzir um apoio aos Negócios Internacionais. Dentre as alternativas a seguir qual das organizações é um desses exemplos?
Escolha uma:
a. Organização do Tratado do Atlântico Norte. 
Resposta encontra-se na vídeo-aula 01. FMI foi órgão que estabelece um sistema monetário de pagamento e introduziu taxas de câmbio entre moedas estáveis.
b. Banco Central Mundial. 
c. Fundo Monetário Internacional. 
d. Banco Nacional de Desenvolvimento Social. 
e. Sistema de trocas Internacionais. 
Feedback
A resposta correta é: Fundo Monetário Internacional..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Podemos dizer que a infraestrutura compõe, as instalações, serviços e recursos básicos, assim como, transporte e comunicações, as quais são necessárias para o funcionamento de uma comunidade ou sociedade. Não seria novidade dizer que a infraestrutura que mais afeta a logística seria a infraestrutura?
Escolha uma:
a. Dos custos. 
b. Dos transportes. 
Encontra-se na videoaula 02. Vale lembrar que se não entendermos a infraestrutura de transporte determinada localidade podemos cometer erros básicos em atividades como embalagens, atrasos ou mesmo a deterioração da carga.
c. Dos armazéns. 
d. Das associações. 
e. Das normalizações. 
Feedback
A resposta correta é: Dos transportes..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Todo negócio visa à obtenção de lucro, que o viabiliza. Na exportação, a conquista do mercado geralmente é mais lenta, porque exige maior condição de preparação e maior necessidade de obtenção de informação do mercado de destino. Desta forma observamos que um dos motivos pelas empresas não entrarem no mercado externo, é por terem um aspecto que às representa ter...
Escolha uma:
a. Uma posição desfavorável. 
b. Uma visão imediatista. 
Encontra-se no capítulo 01 p. 12 do livro base. Quando falamos do mercado externo, a empresa se defronta com situações desconhecidas em termos de concorrência, normas de defesa do consumidor, padrões culturais e outras, que exige da empresa um tempo maior de observação e estudo do mercado, o que leva um certo tempo de adaptação.
c. Uma situação precária. 
d. Uma gestão defasada. 
e. Uma economia precária. 
Feedback
A resposta correta é: Uma visão imediatista..
Questão 7
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Tendo em vista a superação dos elementos que atrapalham o país a vender para o exterior, podemos identificar aspectos que respondem a seguinte questão: para onde exportar? Qual seria a alternativa adequada a esta pergunta?
Escolha uma:
a. Primeiro a empresa deve diversificar seus produtos. 
b. Primeiro a empresa deve contratar um agente. 
Encontra-se no capítulo 01 p. 16 do livro base. Uma empresa que tenha se conscientizado da importância da exportação, e tenha superado as barreiras iniciais para tanto, poderá começar a analisar mercados de destinos, verificando as possibilidades de negócios existentes.
c. Primeiro a empresa deve participar de associações. 
d. Primeiro a empresa deve fazer parcerias externas. 
e. Primeiro a empresa deve analisar no mercado de destino. 
Feedback
A resposta correta é: Primeiro a empresa deve analisar no mercado de destino..
Questão 8
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A existência de acordos comerciais entre países propicia desoneração dos impostos de importação, com a consequente rebaixa dos preços para o importador. Os acordos são do tipo multilaterais como os da Organização Mundial do Comércio, regionais como os dos blocos econômicos, Mercosul, Nafta e União Europeia e bilaterais entre dois países, como os acordos entre Chile-China, Estados Unidos-Austrália. A existência de acordos indica o que?
Escolha uma:
a. A satisfação em comercializar no mercado externo. 
b. A predisposição dos países facilita o comércio entre eles. 
c. A determinação de unir-se a outro país para ajudá-lo. 
Encontra-se no capítulo 01 p. 21 do livro base. Praticando o livre comércio, ou comércio sem barreiras proporciona uma redução do imposto de importação em determinados países.
d. O acesso a informações privilegiadas no comércio. 
e. A produção exclusiva para determinada região. 
Feedback
A resposta correta é: A predisposição dos países facilita o comércio entre eles..
Questão 9
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Quando uma empresa percebe que quer explorar as possibilidades de vendas no exterior e decide envolver-se na atividadede exportação, surgem diversas alternativas para o conceito de “exportação ativa”. Neste caso o agente que costuma ser uma pequena empresa ou pessoa física, e geralmente localiza-se no país importador tem em seu papel o de representar o fabricante para o importador. Portanto, o agente não detém a posse das mercadorias que vende, mas ganha uma comissão sobre as vendas. Outra alternativa na exportação ativa seria qual?
Escolha uma:
a. O coligado. 
b. O importador. 
Encontra-se na videoaula 03. Em geral é uma firma localizada no país importador ou, em raros casos, em um país vizinho, que compra mercadorias do exportador, assumindo a posse das mercadorias que vende e obtém lucro pelas vendas que faz.
c. O representador. 
d. O distribuidor. 
e. O franchising. 
Feedback
A resposta correta é: O distribuidor..
Questão 10
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
De 1945 para cá podemos observar um período de franco desenvolvimento de corporações multinacionais, beneficiadas pela abertura econômica das grandes economias mundiais e pela busca de novos mercados consumidores, em um ambiente favorecido pelos acordos firmados a partir a partir de que acordo?
Escolha uma:
a. Acordo de Berna. 
b. Contrato Intercontinental. 
Encontra-se no capítulo 02 p. 28 do livro base. Bretton Woods definiu uma nova ordem internacional, caracterizada pelo estabelecimento de um novo padrão monetário internacional e pelo início das operações do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial (BIRD), além dos acordos de comércio no âmbito do GATT (Acordo Geral de Tarifas e Comércio, sigla em inglês).
c. Pacto Andino. 
d. Conferência de Genebra. 
e. Conferência de Bretton Woods. 
Feedback
A resposta correta é: Conferência de Bretton Woods..
Parte superior do formulário
Entenda que, sempre que uma empresa se envolve em operações internacionais, faz-se necessário estabelecer uma série de contratos, sejam eles escritos ou subentendidos, e por consequência com diversos parceiros, alguns deles localizados no exterior. Exemplos de contratos podem ser observados, nas alternativas a seguir qual seria correto?
Escolha uma:
a. Contrato de internacionalização de produtos raros. 
b. Contrato de leniência sobre os produtos perigosos. 
c. Contrato de divisão de custos internacionais. 
Encontra-se na vídeo-aula 04.Todo contrato é formado sob disposições tradicionais de diversas fontes, sejam elas locais, sob acordos governamentais ou tratados internacionais.
d. Contrato de produção individual sobre exclusividade. 
e. Contrato de seguro entre o exportador ou o importador. 
Feedback
A resposta correta é: Contrato de seguro entre o exportador ou o importador..
Questão 2
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Podemos dizer que cada país é formado por diversos sistemas políticos e legais, os quais determinam significativos desafios para as estratégias e o desempenho corporativo. Para tanto o administrador deve compreender as leis e regulamentações que regem as transações comerciais. Como exemplo destas regulamentações, qual está correta nas alternativas a seguir?
Escolha uma:
a. Pedágios. 
Encontra-se na vídeo-aula 05. São impostas por um governo e que levam muitas organizações a ingressar em mercados estrangeiros por meio do investimento direto externo em vez da exportação.
b. Multas associativas. 
c. Taxas prediais. 
d. Imposto sistemático. 
e. Tarifas de importação. 
Feedback
A resposta correta é: Tarifas de importação..
Questão 3
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A participação em feiras internacionais no Brasil e no exterior é um primeiro passo para se iniciar no mercado estrangeiro. A participação inicial pode ser realizada como visitante, e posteriormente como expositor. O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior disponibiliza o calendário brasileiro de feiras e exposições em seu site. Qual outra forma de obtenção de informações sobre oportunidades comerciais, pode ser observada nas alternativas a seguir?
Escolha uma:
a. Associações mercantis. 
b. Livros fiscais. 
c. Câmaras de comércio 
d. Listas telefônicas. 
Encontra-se no capítulo 02 p. 40 do livro base. Essas entidades, que representam o interesse de pessoas jurídicas no âmbito do direito privado, prestam orientações jurídicas, culturais, aduaneiras, buscam parceiros, consultam sobre a idoneidade de potenciais clientes, oferecem pesquisas de mercado.
e. Sindicatos. 
Feedback
A resposta correta é: Câmaras de comércio.
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O programa nacional de apoio tecnológico para adaptar um produto para atender às exigências do mercado externo quanto à melhoria de qualidade, atendimento às normas técnicas, pré-qualificação do produto para certificação, adaptação de design e embalagem, é conhecido por?
Escolha uma:
a. PROGEX. 
Encontra-se no capítulo 03 p. 64 do livro base. O PROGEX conta com o apoio da FINEP (Ministério da Ciência e Tecnologia) e adota a metodologia do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas).
b. SISCOMEX. 
c. CACEX. 
d. SISBACEN. 
e. COMEX. 
Feedback
A resposta correta é: PROGEX..
Questão 5
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Se temos dificuldades em relacionamentos entre pessoas e empresas no próprio país, o que diríamos dos negócios internacionais? A forma de encarar o mundo condiciona a forma de agir; os valores condicionam as ações. O objetivo a ser atingido esta pautado nas relações, as características pessoais de cada um. E um fator deve ser levado em conta, qual seria correto em afirmar?
Escolha uma:
a. Determinação. 
Encontra-se no capítulo 04 p. 73 do livro base. A confiança é um processo que se origina a partir do relacionamento e está ligada à credibilidade e à previsibilidade, ninguém gosta de surpresas desagradáveis. A manutenção da palavra é uma qualidade que não pertence a todos os homens e mulheres.
b. Superação. 
c. Incentivo. 
d. Manutenção. 
e. Confiança. 
Feedback
A resposta correta é: Confiança..
Questão 6
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
O volume de documentos que fazem parte do comércio exterior é muito vasto, sendo até muito maior do que em uma transação doméstica. Podemos observar que alguns documentos são exigidos pelo país exportador e outros apenas pelo país importador, além é claro daqueles que os bancos envolvidos nas intermediações entre as partes exigem. Também podemos incluir as empresas encarregadas do transporte entre outros. Podemos observar que, a maioria dos documentos deve ser coletada pelo exportador, sendo demandada conforme a escolha de que?
Escolha uma:
a. A Mercadoria. 
Encontra-se na vídeo-aula 06. Pois se refere aos termos comerciais internacionais acordados entre as partes.
b. O valor. 
c. O Incoterm. 
d. O País. 
e. A transportadora. 
Feedback
A resposta correta é: O Incoterm..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Enfim fica relativamente claro que uma documentação precisa e informações apropriadas são parte essencial dos negócios internacionais para a transferência de bens do exportador para o importador. Como exemplo dos documentos envolvidos podemos identificar a seguir?
Escolha uma:
a. Taxa de iluminação e saneamento. 
b. Certificados fitossanitários e de origem. 
Encontra-se na vídeo-aula 06. Em geral estes documentos incluem certificações, licenças e contratos de diversos órgãos anuentes no país de origem.
c. IR e Documento Único do Transporte. 
d. DPVAT e IPTU. 
e. BACEN e BNDES. 
Feedback
A resposta correta é: Certificados fitossanitários e de origem..
Questão 8
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Antes de um produto ser exportado, os governos locais exigem a apresentação de determinados documentos que comprovem o que se está exportando. Em geral estas determinações são tomadas com o intuito de proteger o que?
Escolha uma:
a. Comércio produtivo. 
b. Comércio bilateral. 
c. Comércio internacional. 
Encontra-se na vídeo-aula 06. Em geral as exportações devem compreender os excessos de produçãoe quando o mercado interno não corresponde as demandas do produto, caso o produto tenha demanda local este deve ser dado prioridade para as vendas.
d. Comércio interno. 
e. Comércio exterior. 
Feedback
A resposta correta é: Comércio interno..
Questão 9
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Abrir a economia para os produtos estrangeiros, reduzindo a taxação dos produtos importados. Isso significa que o país facilita a entrada de produtos estrangeiros e, se negociar, tem facilitada a entrada de seus produtos em outros mercados. Este conceito refere-se a que?
Escolha uma:
a. Acordo institucional. 
b. Livre comércio. 
c. Comércio paralelo. 
d. Incoterm. 
e. Pacto internacional. 
Encontra-se no capítulo 05 p. 90 do livro base. Portanto, quando falamos em livre mercado, estamos falando de maior entrada de produtos em nosso país.
Feedback
A resposta correta é: Livre comércio..
Questão 10
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A história dos acordos internacionais de comércio pode ser contada sob vários enfoques: do Direito Internacional, da Economia Internacional, das Relações Internacionais, da História da Política externa brasileira. Independentemente do enfoque escolhido, a questão central será?
Escolha uma:
a. Um contato internacional que compreende a concorrência. 
b. Um contrato que ambas as partes só têm a ganhar. 
c. Um elemento transitório de trocas mutuas. 
d. Um benefício fiscal para um e um custo para outro. 
Encontra-se no capítulo 05 p. 90 do livro base. Tentando identificar os interesses que o beneficiam e os que são contrários aos acordos. Dizer que um acordo é bom ou ruim, em essência, não acrescenta nada de produtivo.
e. Um acordo de comércio é os benefícios que trará ao país. 
Feedback
A resposta correta é: Um acordo de comércio é os benefícios que trará ao país..
Parte inferior do formulário
Terminar revisão
As pesquisas sobre oportunidades comerciais no exterior podem ser acessadas inserindo-se a classificação fiscal de mercadorias nos diversos sistemas disponíveis para tanto. A classificação fiscal de mercadoria no Mercosul é representada por qual das siglas?
Escolha uma:
a. MCC 
b. NCM 
c. MMM 
Encontra-se no capítulo 03 p. 50 do livro base. Classificação fiscal de mercadoria e sua relação com a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM).
d. CFM 
e. CBM 
Feedback
A resposta correta é: NCM.
Questão 2
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A exportação direta ou filial de vendas podem ser substituídas por um representante no exterior. O representante pode ser indicado por uma câmara de comércio, e pode ser exclusivo ou não. A vantagem de um representante é o conhecimento que esta pessoa tem do mercado de destino, o que pode facilitar em termos de definição de tendências, preço, barreiras, distribuição. Em particular este é indicado mais para um tipo de setor comercial, qual é?
Escolha uma:
a. Setor agrícola e manufatureiro. 
Encontra-se no capítulo 02 p. 32 do livro base. Neste caso, o representante também pode prestar o serviço de pós-venda e assistência técnica.
b. Setor de serviços e consultoria. 
c. Setor de commodities. 
d. Setor extrativo e animal. 
e. Setor de máquinas e equipamentos. 
Feedback
A resposta correta é: Setor de máquinas e equipamentos..
Questão 3
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Na prática percebemos que nem sempre é claro se um contrato de vendas é “internacional”, os tribunais geralmente usam dois critérios para decidir: O critério econômico, que se envolve na transferência de mercadorias de um país para outro e com retorno monetário. E o outro critério qual é?
Escolha uma:
a. Critério judicial. 
b. Critério mercantil. 
Encontra-se na vídeo-aula 04. Este critério é baseado nos termos da transação comercial com as leis dos diferentes países envolvidos.
c. Critério internacional. 
d. Critério produtivo. 
e. Critério legislativo. 
Feedback
A resposta correta é: Critério judicial..
Questão 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Uma questão sensível em um contrato internacional, diz respeito ao término da vigência deste contrato. Entendemos que todos os contratos devem conter uma cláusula de termino que deve indicar dois pontos importantes. Primeiro, uma notificação prévia ao termino que especifica quantos dias o exportador deve dar ao agente ou distribuidor antes do efetivo termino do contrato. E outro ponto a que se refere?
Escolha uma:
a. A destruição de sobras de produtos. 
b. A compensação pelo termino do contrato. 
c. A determinação de retorno da licença. 
d. A retribuição de impostos pelo importador. 
e. A escolha do tribunal responsável pelo contrato. 
Encontra-se na vídeo-aula 04. Frequentemente chamada em inglês por “goodwill”, ou seja, de boa vontade. E isto equivale às receitas que o agente ou distribuidor teria obtido ao longo de certo período. Essa compensação pode variar de um valor muito baixo ou inexistente, ou mesmo a valores correspondente as vendas de dois anos.
Feedback
A resposta correta é: A compensação pelo termino do contrato..
Questão 5
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Quando nos referimos à exposição de uma perda em potencial ou a efeitos contrários sobre as operações e a lucratividade de uma empresa, os quais são causados por segmentações no ambiente político ou legal de um país. Esta citação se refere a que?
Escolha uma:
a. Risco-país. 
b. Risco-geral. 
c. Risco-mercado. 
d. Risco-econômico. 
e. Risco-político. 
Encontra-se na vídeo-aula 05. Embora o motivo imediato de um risco país seja um fator político ou legal, pode se estender a problemas econômicos, sociais ou tecnológicos.
Feedback
A resposta correta é: Risco-país..
Questão 6
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
No que se refere à regulamentação e ao controle dos negócios, os sistemas políticos podem variar, tendo como base o controle estatal de empreendimentos econômicos e do comércio interno, seguindo para a intervenção governamental mínima nas atividades comerciais. Se olharmos um pouco a história recente das nações, poderemos distinguir três principais tipos de sistema político, os quais encontra-se em qual alternativa?
Escolha uma:
a. Imperialismo, ditatório e simplificado. 
b. Monárquico, comunista e múltiplo. 
Encontra-se na vídeo-aula 05.Regime totalitarista, o estado tenta regular a maior parte dos aspectos de conduta pública e privada. Socialista, é no qual o capital e a riqueza devem ser apropriados pelo Estado e servem basicamente como meio de produção para uso e não visando lucro. Sistema democrático direito privado à propriedade, onde a posse de propriedades e ativos e a base de acúmulo de riqueza particular.
c. Militar, cívico e popular. 
d. Totalitarismo, socialismo e democracia. 
e. Dominador, livre e flexível. 
Feedback
A resposta correta é: Totalitarismo, socialismo e democracia..
Questão 7
Não respondido
Marcar questão
Texto da questão
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) é um dos mais atuantes ministérios brasileiros para o fomento da prática de exportação. Entre os serviços oferecidos por este ministério na área de comércio exterior, quais estão corretos nas alternativas a seguir?
Escolha uma:
a. Descontos de comércio exterior e faturas de comércio exterior. 
b. Agenciamento de carga e armazenamento internacional. 
c. Materiais de comércio exterior e empregos no comércio exterior. 
d. Contratos internacionais e seguros internacionais. 
e. Estatísticas de comércio exterior e encontros de comércio exterior. 
Feedback
A resposta correta é: Estatísticas de comércio exterior e encontros de comércio exterior..
Questão 8
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Negociar é uma arte das mais antigas na história da humanidade. Formar preço é uma das maiores dificuldades para o empresário brasileiro, principalmente para os pequenos empresários, devido à dificuldade em acompanhar a legislação tributária que envolve o que fatores?
Escolha uma:
a. Identificar os clientes efornecedores. 
b. Identificar colaboradores e regras. 
c. Identificar mercados e demandas. 
d. Identificar materiais e processos. 
Encontra-se no capítulo 04 p. 71 do livro base. Cada região, cada país e cada localidade podem apresentar características culturais que influenciam o modo de pensar, a forma de se posicionar, a forma de expressar os sinais da concordância e da discordância, a agilidade na resposta e nos atos, o meio adequado para fechar um negócio.
e. Identificar os custos e definir o lucro. 
Feedback
A resposta correta é: Identificar os custos e definir o lucro..
Questão 9
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Quando o país protege sua economia da concorrência estrangeira, dificultando a entrada de produtos importados, seja por cobrar alta tarifa de importação, seja por criar obstáculos não tarifários ou exigências de várias naturezas. Denominamos este regime como?
Escolha uma:
a. Complexidade. 
b. Obrigatoriedade. 
c. Cooperativismo. 
Encontra-se no capítulo 05 p. 90 do livro base. Assim, falar em fechar ou proteger, abrir ou liberalizar a economia tem relação com o fluxo de entrada de mercadorias em determinado país.
d. Ditadura. 
e. Protecionismo. 
Feedback
A resposta correta é: Protecionismo..
Questão 10
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A história dos acordos internacionais de comércio pode ser contada sob vários enfoques: do Direito Internacional, da Economia Internacional, das Relações Internacionais, da História da Política externa brasileira. Independentemente do enfoque escolhido, a questão central será?
Escolha uma:
a. Um benefício fiscal para um e um custo para outro. 
b. Um acordo de comércio é os benefícios que trará ao país. 
c. Um contrato que ambas as partes só têm a ganhar. 
d. Um contato internacional que compreende a concorrência. 
Encontra-se no capítulo 05 p. 90 do livro base. Tentando identificar os interesses que o beneficiam e os que são contrários aos acordos. Dizer que um acordo é bom ou ruim, em essência, não acrescenta nada de produtivo.
e. Um elemento transitório de trocas mutuas. 
Feedback
A resposta correta é: Um acordo de comércio é os benefícios que trará ao país..
O ideal da globalização é que haja o livre comércio em escala global, justamente para aumentar o mercado consumidor de empresas globais. No entanto, cada país procura proteger setores que não se encontram em condições globais de competitividade. Se estes setores não forem protegidos, o que acontecerá?
Escolha uma:
a. Reduzirão. 
Resposta encontra-se no capítulo 05 p. 91 do livro base. O consumidor não age pensando em ajudar a empresa ou o país “A” ou “B”; o consumidor busca o melhor e o mais barato.
b. Progredirão. 
c. Neutralizarão. 
d. Aumentarão. 
e. Extinguirão. 
Feedback
A resposta correta é: Extinguirão..
Questão 2
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A integração regional envolve processo pelos quais economias nacionais distintas se tornam economicamente vinculadas e interdependentes por meio da movimentação de bens, serviços e fatores de produção entre suas fronteiras. A integração econômica permite aos Estados membros utilizar recursos de que forma?
Escolha uma:
a. Com menor lucro. 
b. Com mens parceria. 
c. Com mais precariedade. 
Resposta encontra-se na vídeo-aula 07. Sendo que a produção total da área integrada se torna maior do que aquela que poderia ser obtida individualmente pelos Estados.
d. Com maior eficácia. 
e. Com maiores impostos. 
Feedback
A resposta correta é: Com maior eficácia..
Questão 3
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Com todos estes fatores apresentados de atração para os mercados emergentes, fica claro que estimar o real potencial de demanda destes mercados pode apresentar alguns desafios. Quando os administradores avaliam o potencial de mercado de um país, geralmente começam por examinar os dados agregados, tais como produto nacional bruto (PNB) ou o PIB per capita. Porém os mercados emergentes exibem certos riscos que afetam a viabilização para alguns negócios internacionais. A seguir podemos identificar um desses riscos qual é?
Escolha uma:
a. Redução de carga tributária. 
b. Ausência matéria prima. 
c. Aumento da população. 
Resposta encontra-se na vídeo-aula 08. Esta instabilidade política, pode estar associada à corrupção e a estruturas jurídicas fracas, que desestimulam o investimento interno e o desenvolvimento de um ambiente confiável de negócios.
d. Redução de fabricas locais. 
e. Ausência de um governo confiável. 
Feedback
A resposta correta é: Ausência de um governo confiável..
Questão 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
O papel do governo, é a entidade jurídica que assina os acordos, e considera os impactos positivos e negativos que um acordo trará para a economia de um país. Não podemos falar, em essência, que quanto mais acordos um país assina e ratifica, melhores são as condições de vida neste país. O que podemos dizer é que, quanto mais um país faz acordos, o que pode ocorrer?
Escolha uma:
a. Menor produção local e mais externa. 
b. Maior arrecadação de impostos. 
Resposta encontra-se no capítulo 05 p. 90 do livro base. Com um desempenho maior na corrente de comércio exportações mais importações.
c. Maior interação das pessoas no comércio. 
d. Menor observação de lucratividade. 
e. Maior será o volume de comércio. 
Feedback
A resposta correta é: Maior será o volume de comércio..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A importação corresponda a uma das atividades mais importantes no mundo globalizado, os benefícios podem ser observados de várias formas, porém nos deparamos com uma questão singular. Qual seria de fato os benefícios que a importação traz para a economia de um país? Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Acesso a novas tecnologias, procura por maior qualidade, escassez do produto no mercado doméstico. 
Resposta encontra-se na vídeo-aula 10. Podemos observar que a importação está relacionada vários fatores de desenvolvimento de uma nação, aos quais a forma adequada de obtenção de vantagens deve ser sempre ponderada às necessidades locais.
b. Menor complexidade no comércio, suprimentos melhores, distribuição mais fácil e menos burocracia. 
c. Economia estrutural, redução de problema com o mercado, mais chance de sucesso e livre concorrência. 
d. Lucros maiores para as empresas, menos investimentos em maquinário, utilização de matéria prima mais barata. 
e. Menor utilização de mão de obra, maior probabilidade de acerto, troca de informação entre os concorrentes. 
Feedback
A resposta correta é: Acesso a novas tecnologias, procura por maior qualidade, escassez do produto no mercado doméstico..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Por ser um País relativamente novo em Comércio Exterior, o Brasil, tem as reformulações do sistema com constante alterações, tornando as funções administrativas um dos gargalos da burocracia, sem contar com a insegurança para as empresas que já exportam e para as que iniciam esta atividade. De acordo com as normas, nenhuma empresa brasileira poderá exportar sem o devido registro em qual sistema?
Escolha uma:
a. SISCOMEX. 
Resposta encontra-se na vídeo-aula 11. Sistema Integrado de Comércio Exterior, O órgão responsável pelo registro é a Receita Federal.
b. DECEX. 
c. COMEX. 
d. SISBACEN 
e. PROEX. 
Feedback
A resposta correta é: SISCOMEX..
Questão 7
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Se a empresa não se considera suficientemente preparada para negociar com o exterior ou mesmo não deseja se empenhar muito nas negociações com o exterior, por não acreditar muito que seria uma boa ideia, esta poderá utilizar-se de um método especifico para exportar. Qual seria este método?
Escolha uma:
a. Negociação fixa. 
b. Venda qualificada. 
c. Método indireto. 
d. Comércio paralelo. 
e. Distribuição direta. 
Resposta encontra-se na vídeo-aula 11. Também chamado de Venda Interna Equiparada à Exportação (VIEE) pois oferece os mesmosincentivos fiscais à empresa produtora, como se fosse uma exportadora, igual no método direto.
Feedback
A resposta correta é: Método indireto..
Questão 8
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A exportação, assim como outras atividades organizacionais, deve ser compreendida e planejada em todos seus aspectos administrativos e operacionais. Pois entendemos que o principal objetivo em um plano de exportação é a maximização das vendas nos mercados externos, como consequência direta o aumento nos lucros. E para que um plano de exportação seja adequado, devemos observar alguns pontos fundamentais. Um plano de exportação deve conter primeiramente, um estudo do mercado externo, avaliando as reais possibilidades de prosperar. Não esqueçamos do método de vendas, dos quais seria certo afirmar?
Escolha uma:
a. O método que o país utiliza na produção, características dos concorrentes e tamanho do país. 
b. Qual plano estará atrelado, seja por um representante, um agente, um distribuidor. 
c. A forma de negociar as mercadorias, seja por quantidade, por qualidade ou por localidade. 
d. O tipo de produto vendido no mercado local, sendo pouco aprimorado no exterior. 
e. Qual a meta que a empresa procura atingir, regional, local, global ou mesmo sem interação. 
Resposta encontra-se na vídeo-aula 11. Como já visto algumas vezes em outros encontros, o estudo da legislação dos países com os quais se quer negociar, isto é muito importante.
Feedback
A resposta correta é: Qual plano estará atrelado, seja por um representante, um agente, um distribuidor..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Algumas diferenças devem ser observadas na gestão de recursos humanos doméstica em relação a internacional. Uma destas diferenças, é relacionada a novas responsabilidades de RH, algumas atividades não são encontradas necessariamente no mercado doméstico, tais como:
Escolha uma:
a. Associações especiais para compras e diferenciação de taxas alfandegárias. 
b. Tributação internacional, serviços internacionais de mudança e orientação. 
Resposta encontra-se na vídeo-aula 13. Percebe-se também uma necessidade de perspectiva internacional mais ampla na política de remuneração. Também é importante salientar que deve haver um maior envolvimento na vida dos trabalhadores, pois deve-se preocupar com o bem-estar dos expatriados e suas famílias.
c. Diferenciação de benefícios sociais em relação aos colaboradores locais. 
d. Exclusividade na manutenção dos postos de trabalho em relação ao pessoal local. 
e. Contribuição internacional, refeições importadas e assistência técnica. 
Feedback
A resposta correta é: Tributação internacional, serviços internacionais de mudança e orientação..
Questão 10
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Podemos observar que historicamente a terceirização envolvia a aquisição de matérias primas, peças e componentes de fornecedores independentes. Mas recentemente, a terceirização foi estendida na inclusão de prestação de serviços. A empresa pode terceirizar serviços tais como?
Escolha uma:
a. Experiência de mercado, patentes e propriedade intelectual. 
b. Competências essenciais ou que envolvem a utilização de conhecimento. 
c. Gestão direta de recursos, direção e toda a administração. 
Resposta encontra-se na vídeo-aula 12. Podemos observar que historicamente a terceirização envolvia a aquisição de matérias primas, peças e componentes de fornecedores independentes. Mas recentemente, a terceirização foi estendida na inclusão de prestação de serviços.
d. Contabilidade, pagamentos e algumas funções de recursos humanos. 
e. Setores ligados a qualidade, produtividade e segredos comerciais. 
Feedback
A resposta correta é: Contabilidade, pagamentos e algumas funções de recursos humanos..

Mais conteúdos dessa disciplina