Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Marque a resposta correta : O Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem (CONIMA) é uma entidade que tem como objetivo principal congregar e representar as entidades de mediação e arbitragem. Entre as suas funções NÂO encontramos :
Congregar e representar as entidades de mediação e arbitragem
Determinar as soluções que a mediação pode gerar para as partes
Estimular a criação de novas instituições de Arbitragem
Observar a qualidade no desenvolvimento da mediação
Estimular a criação de novas instituições de Mediação

Durante um procedimento de mediação, restaurada a comunicação entre os mediandos, percebeu o mediador que as partes estavam indecisas em relação aos termos do acordo. Com o objetivo de ajudá-los e dar por finalizado o processo, propõe soluções alternativas. Com esta atitude, deixou mediador de observar o princípio:
da Autonomia da vontade das partes
da Confidencialidade
da Informalidade
da Credibilidade
da Oralidade

No que concerne ao Princípio da Diligência, assinale a alternativa correta:
I - O mediador deverá manter sigilo sobre todas as informações obtidas na mediação.
II- O cuidado e a prudência na observância da regularidade, por parte do mediador, que deve assegurar a qualidade do processo e cuidar ativamente de todos os seus princípios fundamentais.
III- O mediador deve ser imparcial, no sentido de evitar qualquer privilégio a uma das partes em detrimento da outra ao longo de todo o processo.
IV- É o cuidado e o zelo do mediador, na condução da mediação, primando pela observância de seus princípios.
Somente as alternativas I e III estão corretas.
Somente as alternativas II e IV estão corretas.
Somente as alternativas I, II e III estão corretas.
Somente a alternativa I está correta.
Somente a alternativa III está correta.

Marque a resposta correta : Entre os atributos do mediador não encontramos :
avaliação e determinação das melhores soluções para os conflitos entre as partes
qualificação e aperfeiçoamento, contínuo, de suas atitudes
conhecimento e treinamento específico de técnicas próprias da mediação
aprimoramento de suas habilidades profissionais
preservação da ética e da credibilidade da mediação

Duas pessoas estão participando de uma pré-mediação. Neste procedimento, ficaram sabendo que o mediador que estava realizando este processo não seria o mesmo que faria a mediação porque não estava qualificado para aquele tipo de mediação. Este princípio da mediação é chamado de:
Competência
Imparcialidade
Diligência
Confidencialidade
Credibilidade

Segundo o CONIMA, a credibilidade da mediação no Brasil como processo eficaz para solução de controvérsias vincula-se diretamente ao respeito que os Mediadores vierem a conquistar.
Assim, frente às partes, deve o mediador observar, dentre outros, os seguintes critérios, EXCETO:
Utilizar a prudência e a veracidade, abstendo-se de promessas e garantias a respeito dos resultados.
Esclarecer quanto aos honorários, custas e forma de pagamento.
Dialogar separadamente com uma das partes, somente quando for dado o conhecimento e igual oportunidade à outra.
Forçar a aceitação de um acordo e tomar decisões pelas partes.
Garantir às partes a oportunidade de entender e avaliar as implicações e o desdobramento do processo e de cada item negociado nas entrevistas preliminares e no curso da Mediação.

Segundo o CONIMA, a credibilidade da mediação no Brasil como processo eficaz para solução de controvérsias vincula-se diretamente ao respeito que os Mediadores vierem a conquistar.
Quanto ao mediador frente a sua nomeação, assinale a opção errada:
O mediador irá avaliar a aplicabilidade ou não da mediação ao caso.
O mediador embora perceba que tem interesse e concorda com o posicionamento de uma das partes, não deve mencionar isso às partes, deixando para fazê-lo somente quando terminar a sessão de mediação.
O mediador obriga-se a aceitar a nomeação e a seguir os termos convencionados.
O mediador somente aceitará o encargo se estiver imbuído do propósito de atuar de acordo com os Princípios Fundamentais estabelecidos e Normas Éticas, mantendo íntegro o processo de Mediação.
O mediador revelará antes de aceitar a indicação, interesse ou relacionamento que possa afetar a imparcialidade, para que as partes tenham elementos de avaliação e decisão sobre sua continuidade.

Segundo o CONIMA, com frequência os Mediadores também têm obrigações frente a outros códigos éticos (de advogados, psicólogos, assistentes sociais, entre outros).
De acordo com os princípios que regem o Código de Ética do mediador:
As duas primeiras frases estão parcialmente corretas.
O texto está integralmente correto.
A primeira frase do texto está errada e a segunda frase está correta.
O texto está integralmente errado.
A primeira frase do texto está correta e a segunda frase está errada.

Muitas pessoas, tanto jurídicas quanto físicas, têm optado pela mediação de conflitos, justamente pelo caráter sigiloso do processo.
Esta afirmação diz respeito ao princípio:
da Autonomia da vontade das partes, que deve nortear todo o procedimento.
da Imparcialidade do mediador, não poderá tomar qualquer atitude que possa sugerir parcialidade ou favorecimento em relação a uma das partes em detrimento da outra.
da Competência, que exige do mediador qualificação técnica necessária para assegurar qualidade à condução do processo.
da Confidencialidade, que deve ser observado por todos os que participaram do procedimento.
da Credibilidade, que o mediador deve construir e manter perante os mediandos.

Duas pessoas estão participando de uma mediação judicial. No decorrer da mediação, uma das partes comentou com uma pessoa conhecida sobre a independência, franqueza e coerência com que o mediador agia na mediação.
Este princípio da mediação é chamado de:
Diligência.
Confidencialidade.
Competência.
Credibilidade.
Imparcialidade.

Considerando a atuação do mediador frente à sua nomeação, assinale a opção ERRADA:
Avaliará a aplicabilidade ou não de Mediação no caso.
Obrigar-se-á a seguir os termos convencionados.
Revelerá, antes de aceitar a indicação, interesse ou relacionamento que possa afetar a imparcialidade, suscitar aparência de parcialidade ou quebra de independência, para que as partes tenham elementos de avaliação e decisão sobre sua continuidade.
Fornecerá às partes, ao final, sua posição sobre a resolução do conflito.
Aceitará o encargo somente se estiver imbuído do propósito de atuar de acordo com os Princípios Fundamentais estabelecidos e Normas Éticas, mantendo íntegro o processo de Mediação.

O Código de Ética tem por objetivo fixar os requisitos éticos e deontológicos da mediação de conflitos, em benefício da sua credibilidade e qualidade técnica. Assinale a opção a seguir que NÃO corresponde a tais princípios:
O Código de Ética estabelece os princípios e as normas que orientam a mediação e a ação do mediador, quer nas relações deste com pessoas singulares ou coletivas, quer entre mediadores e outros profissionais.
A inobservância destas regras de ética pelo mediador não é passível de responsabilidade disciplinar para garantir direito da livre manifestação do pensamento.
As regras do Código de Ética aplicam-se aos mediadores de conflitos e destinam-se a garantir o pleno cumprimento da missão do mediador.
O mediador aceitará o encargo somente se estiver imbuído do propósito de atuar de acordo com os Princípios Fundamentais estabelecidos e Normas Éticas, mantendo íntegro o processo de Mediação.
Nenhuma disposição do Código de Ética do mediador substitui ou anula as regras de conduta e os Códigos a que os mediadores estejam sujeitos quando no exercício de outras atividades profissionais.

O CONIMA (Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem) é uma entidade que tem como objetivo principal:
congregar e representar as entidades de mediação e arbitragem, visando a excelência de sua atuação, assim como o desenvolvimento e credibilidade de todos os órgão relacionados ao Judiciário e os demais poderes da Administração Pública sempre observando as normas técnicas.
congregar e representar as entidades de mediação e arbitragem, visando a excelência de sua atuação, assim como o desenvolvimento e credibilidade da Justiça sempre observando as normas éticas.
congregar e representar as entidades de mediação e arbitragem, visando a excelência de sua atuação, assim como o desenvolvimento e credibilidade dos MESCs (Métodos Extrajudiciais de Solução de Controvérsias), sem observância de quaisquer normas técnicas ou éticas.
congregar e representar as entidades de mediação e arbitragem, visando a excelência de sua atuação, assim como o desenvolvimento e credibilidade dos MESCs (Métodos Extrajudiciais de Solução de Controvérsias), sempre observando as normas técnicas e, sobretudo, a ética.
congregar e representar as entidades de mediação e arbitragem, visando a excelência de sua atuação, assim como o desenvolvimento e credibilidade da Justiça sempre observando as normas técnicas.

Dentre os princípios que regem a atuação do mediador, identifique o que determina que o mediador tem o dever de possuir qualificação que o habilite a exercer esta função.
Imparcialidade.
Consensualidade.
Confidencialidade.
Informalidade.
Competência.

Segundo o CONIMA, a credibilidade da mediação no Brasil como processo eficaz para solução de controvérsias vincula-se diretamente ao respeito que os Mediadores vierem a conquistar, por meio de um trabalho de alta qualidade técnica, embasado nos mais rígidos princípios éticos. Qual das opções abaixo corresponde ao que se espera de um mediador frente às partes?
Assegurar-se de que as partes tenham suficientes informações para avaliar e decidir.
Esclarecer a parte, ao finalizar uma sessão em separado, quais os pontos sigilosos e quais aqueles que podem ser do conhecimento da outra parte.
Dialogar separadamente com uma parte apenas e sem igual oportunidade à outra.
Recomendar à apenas uma parte a revisão legal do acordo antes de subscrevê-lo.
Esclarecer quanto ao pagamento dos honorários, custas e forma de pagamento para uma das partes.

Marque a resposta incorreta: Para o CONIMA, a credibilidade da mediação no Brasil como processo eficaz para solução de controvérsias vincula-se diretamente ao respeito que os Mediadores vierem a conquistar com um trabalho de excelência técnica, amparado em princípios éticos rígidos. Assim de acordo com o Código de Ética, a atuação do mediador frente ao processo poderá:
Prosseguir com o processo, mesmo que encontre qualquer impedimento ético ou legal.
Assegurar a qualidade do processo, utilizando todas as técnicas disponíveis e capazes de levar a bom termo os objetivos da Mediação.
Esclarecer quanto ao sigilo.
Descrever o processo da Mediação para as partes.
Definir, com os mediandos, todos os procedimentos pertinentes ao processo.

Marque a resposta incorreta: O caráter voluntário do processo da Mediação garante:
a liberdade de tomar as próprias decisões durante ou ao final do processo.
o poder das partes de administrá-lo.
a autonomia da vontade das partes.
a posição decisória do mediador frente às partes.
o estabelecimento de diferentes procedimentos.

Por Diligência do mediador entende-se:
Que a mediação deverá ser conduzida pelo mediador, unicamente, com imparcialidade.
Que o mediador deverá construir e manter sua credibilidade perante as partes, uma vez que a atividade que exerce, pressupõe relação de confiança personalíssima.assim o poder de decisão dos mediandos.
Que o mediador deverá atuar em conformidade com a vontade dos mediandos e, consequentemente, assegurar a voluntariedade do processo e poder decisório dos mesmos.
Que a mediação deverá ser pautada pelo cuidado e prudência do mediador, pela observância dos princípios que regem este procedimento e pela qualidade do processo e excelência dos serviços por ele prestados.
Que o mediador deverá atuar com liberdade, sem sofrer qualquer tipo de pressão, interna ou externa.

Leia com atenção o texto abaixo: Segundo o CONIMA, com frequência os Mediadores também têm obrigações frente a outros códigos éticos (de advogados, psicólogos, assistentes sociais, entre outros). Este CÓDIGO adiciona critérios específicos a serem observados pelos profissionais no desempenho da Mediação. No caso de profissionais vinculados a instituições ou entidades especializadas, somam-se suas normativas a esse instrumento. O mediador revelará, antes de aceitar a indicação, interesse ou relacionamento que possa afetar a imparcialidade ou quebra de independência, para que as partes tenham elementos de avaliação e decisão sobre o início da mediação. O mediador avaliará a aplicabilidade ou não da mediação ao caso relatado.
De acordo com os princípios que regem o Código de Ética do mediador :
A primeira frase do texto está correta e a segunda frase está errada.
As duas primeiras frases estão parcialmente corretas.
A primeira frase do texto está errada e a segunda frase está correta.
O texto está integralmente correto.
O texto está integralmente errado.

Duas pessoas estão participando de uma mediação judicial. Ao término da mediação, que não obteve acordo, o mediador foi convocado como testemunha por uma das partes.
Esta situação fere o princípio:
Da competência
Da confidencialidade
Da imparcialidade
Da diligência
Da credibilidade

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Marque a resposta correta : O Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem (CONIMA) é uma entidade que tem como objetivo principal congregar e representar as entidades de mediação e arbitragem. Entre as suas funções NÂO encontramos :
Congregar e representar as entidades de mediação e arbitragem
Determinar as soluções que a mediação pode gerar para as partes
Estimular a criação de novas instituições de Arbitragem
Observar a qualidade no desenvolvimento da mediação
Estimular a criação de novas instituições de Mediação

Durante um procedimento de mediação, restaurada a comunicação entre os mediandos, percebeu o mediador que as partes estavam indecisas em relação aos termos do acordo. Com o objetivo de ajudá-los e dar por finalizado o processo, propõe soluções alternativas. Com esta atitude, deixou mediador de observar o princípio:
da Autonomia da vontade das partes
da Confidencialidade
da Informalidade
da Credibilidade
da Oralidade

No que concerne ao Princípio da Diligência, assinale a alternativa correta:
I - O mediador deverá manter sigilo sobre todas as informações obtidas na mediação.
II- O cuidado e a prudência na observância da regularidade, por parte do mediador, que deve assegurar a qualidade do processo e cuidar ativamente de todos os seus princípios fundamentais.
III- O mediador deve ser imparcial, no sentido de evitar qualquer privilégio a uma das partes em detrimento da outra ao longo de todo o processo.
IV- É o cuidado e o zelo do mediador, na condução da mediação, primando pela observância de seus princípios.
Somente as alternativas I e III estão corretas.
Somente as alternativas II e IV estão corretas.
Somente as alternativas I, II e III estão corretas.
Somente a alternativa I está correta.
Somente a alternativa III está correta.

Marque a resposta correta : Entre os atributos do mediador não encontramos :
avaliação e determinação das melhores soluções para os conflitos entre as partes
qualificação e aperfeiçoamento, contínuo, de suas atitudes
conhecimento e treinamento específico de técnicas próprias da mediação
aprimoramento de suas habilidades profissionais
preservação da ética e da credibilidade da mediação

Duas pessoas estão participando de uma pré-mediação. Neste procedimento, ficaram sabendo que o mediador que estava realizando este processo não seria o mesmo que faria a mediação porque não estava qualificado para aquele tipo de mediação. Este princípio da mediação é chamado de:
Competência
Imparcialidade
Diligência
Confidencialidade
Credibilidade

Segundo o CONIMA, a credibilidade da mediação no Brasil como processo eficaz para solução de controvérsias vincula-se diretamente ao respeito que os Mediadores vierem a conquistar.
Assim, frente às partes, deve o mediador observar, dentre outros, os seguintes critérios, EXCETO:
Utilizar a prudência e a veracidade, abstendo-se de promessas e garantias a respeito dos resultados.
Esclarecer quanto aos honorários, custas e forma de pagamento.
Dialogar separadamente com uma das partes, somente quando for dado o conhecimento e igual oportunidade à outra.
Forçar a aceitação de um acordo e tomar decisões pelas partes.
Garantir às partes a oportunidade de entender e avaliar as implicações e o desdobramento do processo e de cada item negociado nas entrevistas preliminares e no curso da Mediação.

Segundo o CONIMA, a credibilidade da mediação no Brasil como processo eficaz para solução de controvérsias vincula-se diretamente ao respeito que os Mediadores vierem a conquistar.
Quanto ao mediador frente a sua nomeação, assinale a opção errada:
O mediador irá avaliar a aplicabilidade ou não da mediação ao caso.
O mediador embora perceba que tem interesse e concorda com o posicionamento de uma das partes, não deve mencionar isso às partes, deixando para fazê-lo somente quando terminar a sessão de mediação.
O mediador obriga-se a aceitar a nomeação e a seguir os termos convencionados.
O mediador somente aceitará o encargo se estiver imbuído do propósito de atuar de acordo com os Princípios Fundamentais estabelecidos e Normas Éticas, mantendo íntegro o processo de Mediação.
O mediador revelará antes de aceitar a indicação, interesse ou relacionamento que possa afetar a imparcialidade, para que as partes tenham elementos de avaliação e decisão sobre sua continuidade.

Segundo o CONIMA, com frequência os Mediadores também têm obrigações frente a outros códigos éticos (de advogados, psicólogos, assistentes sociais, entre outros).
De acordo com os princípios que regem o Código de Ética do mediador:
As duas primeiras frases estão parcialmente corretas.
O texto está integralmente correto.
A primeira frase do texto está errada e a segunda frase está correta.
O texto está integralmente errado.
A primeira frase do texto está correta e a segunda frase está errada.

Muitas pessoas, tanto jurídicas quanto físicas, têm optado pela mediação de conflitos, justamente pelo caráter sigiloso do processo.
Esta afirmação diz respeito ao princípio:
da Autonomia da vontade das partes, que deve nortear todo o procedimento.
da Imparcialidade do mediador, não poderá tomar qualquer atitude que possa sugerir parcialidade ou favorecimento em relação a uma das partes em detrimento da outra.
da Competência, que exige do mediador qualificação técnica necessária para assegurar qualidade à condução do processo.
da Confidencialidade, que deve ser observado por todos os que participaram do procedimento.
da Credibilidade, que o mediador deve construir e manter perante os mediandos.

Duas pessoas estão participando de uma mediação judicial. No decorrer da mediação, uma das partes comentou com uma pessoa conhecida sobre a independência, franqueza e coerência com que o mediador agia na mediação.
Este princípio da mediação é chamado de:
Diligência.
Confidencialidade.
Competência.
Credibilidade.
Imparcialidade.

Considerando a atuação do mediador frente à sua nomeação, assinale a opção ERRADA:
Avaliará a aplicabilidade ou não de Mediação no caso.
Obrigar-se-á a seguir os termos convencionados.
Revelerá, antes de aceitar a indicação, interesse ou relacionamento que possa afetar a imparcialidade, suscitar aparência de parcialidade ou quebra de independência, para que as partes tenham elementos de avaliação e decisão sobre sua continuidade.
Fornecerá às partes, ao final, sua posição sobre a resolução do conflito.
Aceitará o encargo somente se estiver imbuído do propósito de atuar de acordo com os Princípios Fundamentais estabelecidos e Normas Éticas, mantendo íntegro o processo de Mediação.

O Código de Ética tem por objetivo fixar os requisitos éticos e deontológicos da mediação de conflitos, em benefício da sua credibilidade e qualidade técnica. Assinale a opção a seguir que NÃO corresponde a tais princípios:
O Código de Ética estabelece os princípios e as normas que orientam a mediação e a ação do mediador, quer nas relações deste com pessoas singulares ou coletivas, quer entre mediadores e outros profissionais.
A inobservância destas regras de ética pelo mediador não é passível de responsabilidade disciplinar para garantir direito da livre manifestação do pensamento.
As regras do Código de Ética aplicam-se aos mediadores de conflitos e destinam-se a garantir o pleno cumprimento da missão do mediador.
O mediador aceitará o encargo somente se estiver imbuído do propósito de atuar de acordo com os Princípios Fundamentais estabelecidos e Normas Éticas, mantendo íntegro o processo de Mediação.
Nenhuma disposição do Código de Ética do mediador substitui ou anula as regras de conduta e os Códigos a que os mediadores estejam sujeitos quando no exercício de outras atividades profissionais.

O CONIMA (Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem) é uma entidade que tem como objetivo principal:
congregar e representar as entidades de mediação e arbitragem, visando a excelência de sua atuação, assim como o desenvolvimento e credibilidade de todos os órgão relacionados ao Judiciário e os demais poderes da Administração Pública sempre observando as normas técnicas.
congregar e representar as entidades de mediação e arbitragem, visando a excelência de sua atuação, assim como o desenvolvimento e credibilidade da Justiça sempre observando as normas éticas.
congregar e representar as entidades de mediação e arbitragem, visando a excelência de sua atuação, assim como o desenvolvimento e credibilidade dos MESCs (Métodos Extrajudiciais de Solução de Controvérsias), sem observância de quaisquer normas técnicas ou éticas.
congregar e representar as entidades de mediação e arbitragem, visando a excelência de sua atuação, assim como o desenvolvimento e credibilidade dos MESCs (Métodos Extrajudiciais de Solução de Controvérsias), sempre observando as normas técnicas e, sobretudo, a ética.
congregar e representar as entidades de mediação e arbitragem, visando a excelência de sua atuação, assim como o desenvolvimento e credibilidade da Justiça sempre observando as normas técnicas.

Dentre os princípios que regem a atuação do mediador, identifique o que determina que o mediador tem o dever de possuir qualificação que o habilite a exercer esta função.
Imparcialidade.
Consensualidade.
Confidencialidade.
Informalidade.
Competência.

Segundo o CONIMA, a credibilidade da mediação no Brasil como processo eficaz para solução de controvérsias vincula-se diretamente ao respeito que os Mediadores vierem a conquistar, por meio de um trabalho de alta qualidade técnica, embasado nos mais rígidos princípios éticos. Qual das opções abaixo corresponde ao que se espera de um mediador frente às partes?
Assegurar-se de que as partes tenham suficientes informações para avaliar e decidir.
Esclarecer a parte, ao finalizar uma sessão em separado, quais os pontos sigilosos e quais aqueles que podem ser do conhecimento da outra parte.
Dialogar separadamente com uma parte apenas e sem igual oportunidade à outra.
Recomendar à apenas uma parte a revisão legal do acordo antes de subscrevê-lo.
Esclarecer quanto ao pagamento dos honorários, custas e forma de pagamento para uma das partes.

Marque a resposta incorreta: Para o CONIMA, a credibilidade da mediação no Brasil como processo eficaz para solução de controvérsias vincula-se diretamente ao respeito que os Mediadores vierem a conquistar com um trabalho de excelência técnica, amparado em princípios éticos rígidos. Assim de acordo com o Código de Ética, a atuação do mediador frente ao processo poderá:
Prosseguir com o processo, mesmo que encontre qualquer impedimento ético ou legal.
Assegurar a qualidade do processo, utilizando todas as técnicas disponíveis e capazes de levar a bom termo os objetivos da Mediação.
Esclarecer quanto ao sigilo.
Descrever o processo da Mediação para as partes.
Definir, com os mediandos, todos os procedimentos pertinentes ao processo.

Marque a resposta incorreta: O caráter voluntário do processo da Mediação garante:
a liberdade de tomar as próprias decisões durante ou ao final do processo.
o poder das partes de administrá-lo.
a autonomia da vontade das partes.
a posição decisória do mediador frente às partes.
o estabelecimento de diferentes procedimentos.

Por Diligência do mediador entende-se:
Que a mediação deverá ser conduzida pelo mediador, unicamente, com imparcialidade.
Que o mediador deverá construir e manter sua credibilidade perante as partes, uma vez que a atividade que exerce, pressupõe relação de confiança personalíssima.assim o poder de decisão dos mediandos.
Que o mediador deverá atuar em conformidade com a vontade dos mediandos e, consequentemente, assegurar a voluntariedade do processo e poder decisório dos mesmos.
Que a mediação deverá ser pautada pelo cuidado e prudência do mediador, pela observância dos princípios que regem este procedimento e pela qualidade do processo e excelência dos serviços por ele prestados.
Que o mediador deverá atuar com liberdade, sem sofrer qualquer tipo de pressão, interna ou externa.

Leia com atenção o texto abaixo: Segundo o CONIMA, com frequência os Mediadores também têm obrigações frente a outros códigos éticos (de advogados, psicólogos, assistentes sociais, entre outros). Este CÓDIGO adiciona critérios específicos a serem observados pelos profissionais no desempenho da Mediação. No caso de profissionais vinculados a instituições ou entidades especializadas, somam-se suas normativas a esse instrumento. O mediador revelará, antes de aceitar a indicação, interesse ou relacionamento que possa afetar a imparcialidade ou quebra de independência, para que as partes tenham elementos de avaliação e decisão sobre o início da mediação. O mediador avaliará a aplicabilidade ou não da mediação ao caso relatado.
De acordo com os princípios que regem o Código de Ética do mediador :
A primeira frase do texto está correta e a segunda frase está errada.
As duas primeiras frases estão parcialmente corretas.
A primeira frase do texto está errada e a segunda frase está correta.
O texto está integralmente correto.
O texto está integralmente errado.

Duas pessoas estão participando de uma mediação judicial. Ao término da mediação, que não obteve acordo, o mediador foi convocado como testemunha por uma das partes.
Esta situação fere o princípio:
Da competência
Da confidencialidade
Da imparcialidade
Da diligência
Da credibilidade

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	
	Marque a resposta correta : O Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem (CONIMA)é uma entidade que tem como objetivo principal congregar e representar as entidades de mediação e arbitragem . Entre as suas funções NÂO encontramos :
	
	
	Congregar e representar as entidades de mediação e arbitragem
	 
	Determinar as soluções que a mediação pode gerar para as partes
	
	Estimular a criação de novas instituições de Arbitragem
	
	Observar a qualidade no desenvolvimento da mediação
	
	Estimular a criação de novas instituições de Mediação
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Durante um procedimento de mediação, restaurada a comunicação entre os mediandos, percebeu o mediador que as partes estavam indecisas em relação aos termos do acordo. Com o objetivo de ajudá-los e dar por finalizado o processo, propõe soluções alternativas. Com esta atitude, deixou mediador de observar o princípio
	
	
	da Oralidade
	
	da Confidencialidade;
	
	da Credibilidade
	 
	da Autonomia da vontade das partes
	
	da Informalidade
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Marque a resposta correta:
A credibilidade da mediação no Brasil vincula-se diretamente ao respeito que os mediadores vierem a conquistar frente as partes. Quanto ao Código de Ética podemos afirmar :
	
	 
	O mediador deve garantir às partes a oportunidade de entender e avaliar as implicações e o desdobramento do processo e de cada item negociado nas entrevistas preliminares e no curso da mediação.
	
	O mediador deve decidir, ao finalizar uma sessão em separado, quais os pontos sigilosos e quais os pontos que devem ser do conhecimento da outra parte.
	
	A escolha do mediador pressupõe relação de confiança personalissima, não podendo ser substituído , mesmo que haja consentimento expresso dos mediados.
	
	O mediador deverá definir e determinar , para os mediados, todos os procedimentos pertinentes ao processo e a ordem dos assuntos a serem tratados para a resolução do conflito. 
	
	O mediador deve evitar que as partes tenham voz e legitimidade no processo, uma vez que poderá trazer desequilíbrio na condução das sessões de mediação.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	No que concerne ao Princípio da Diligência, assinale a alternativa correta: I - O mediador deverá manter sigilo sobre todas as informações obtidas na mediação. II- O cuidado e a prudência na observância da regularidade, por parte do mediador, que deve assegurar a qualidade do processo e cuidar ativamente de todos os seus princípios fundamentais. III- O mediador deve ser imparcial, no sentido de evitar qualquer privilégio a uma das partes em detrimento da outra ao longo de todo o processo. IV- É o cuidado e o zelo do mediador , na condução da mediação, primando pela observância de seus princípios.
	
	
	Somente a alternativa III está correta.
	
	Somente a alternativa I está correta.
	
	Somente as alternativas I, II e III estão corretas.
	 
	Somente as alternativas II e IV estão corretas.
	
	Somente as alternativas I e III estão corretas.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Marque a resposta correta :
Entre os atributos do mediador não encontramos :
	
	
	preservação da ética e da credibilidade da mediação
	 
	avaliação e determinação das melhores soluções para os conflitos entre as partes
	
	aprimoramento de suas habilidades profissionais
	
	conhecimento e treinamento específico de técnicas próprias da mediação
	
	qualificação e aperfeiçoamento, contínuo, de suas atitudes
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Duas pessoas estão participando de uma pré-mediação. Neste procedimento, ficaram sabendo que o mediador que estava realizando este processo não seria o mesmo que faria a mediação porque não estava qualificado para aquele tipo de mediação. Este princípio da mediação é chamado de
	
	
	Credibilidade
	
	Confidencialidade
	
	Diligência
	 
	Competência
	
	Imparcialidade
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Segundo o CONIMA, a credibilidade da mediação no Brasil como processo eficaz para solução de controvérsias vincula-se diretamente ao respeito que os Mediadores vierem a conquistar, por meio de um trabalho de alta qualidade técnica, embasado nos mais rígidos princípios éticos. Assim, frente às partes, deve o mediador observar, dentre outros, os seguintes critérios, EXCETO:
	
	
	Dialogar separadamente com uma das partes, somente quando for dado o conhecimento e igual oportunidade à outra.
	
	Esclarecer quanto aos honorários, custas e forma de pagamento.
	
	Utilizar a prudência e a veracidade, abstendo-se de promessas e garantias a respeito dos resultados.
	 
	Forçar a aceitação de um acordo e tomar decisões pelas partes.
	
	Garantir às partes a oportunidade de entender e avaliar as implicações e o desdobramento do processo e de cada item negociado nas entrevistas preliminares e no curso da Mediação.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Segundo o CONIMA, a credibilidade da mediação no Brasil como processo eficaz para solução de controvérsias vincula-se diretamente ao respeito que os Mediadores vierem a conquistar, por meio de um trabalho de alta qualidade técnica, embasado nos mais rígidos princípios éticos. Quanto ao mediador frente a sua nomeação, assinale a opção errada:
	
	
	O mediador irá avaliar a aplicabilidade ou não da mediação ao caso.
	 
	O mediador embora perceba que tem interesse e concorda com o posicionamento de uma das partes, não deve mencionar isso às partes, deixando para fazê-lo somente quando terminar a sessão de mediação.
	
	O mediador obriga-se a aceitar a nomeação e a seguir os termos convencionados.
	
	O mediador somente aceitará o encargo se estiver imbuído do propósito de atuar de acordo com os Princípios Fundamentais estabelecidos e Normas Éticas, mantendo íntegro o processo de Mediação.
	
	O mediador revelará antes de aceitar a indicação, interesse ou relacionamento que possa afetar a imparcialidade, para que as partes tenham elementos de avaliação e decisão sobre sua continuidade.
	
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Leia com atenção o texto abaixo: Segundo o CONIMA, com frequência os Mediadores também têm obrigações frente a outros códigos éticos (de advogados, psicólogos, assistentes sociais, entre outros). Este CÓDIGO adiciona critérios específicos a serem observados pelos profissionais no desempenho da Mediação. No caso de profissionais vinculados a instituições ou entidades especializadas, somam-se suas normativas a esse instrumento. O mediador revelará, antes de aceitar a indicação, interesse ou relacionamento que possa afetar a imparcialidade ou quebra de independência, para que as partes tenham elementos de avaliação e decisão sobre o início da mediação. O mediador avaliará a aplicabilidade ou não da mediação ao caso relatado. De acordo com os princípios que regem o Código de Ética do mediador :
	
	
	As duas primeiras frases estão parcialmente corretas.
	 
	O texto está integralmente correto.
	
	A primeira frase do texto está errada e a segunda frase está correta.
	
	O texto está integralmente errado
	
	A primeira frase do texto está correta e a segunda frase está errada.
	
Explicação:
A leitura do enunciado da questão está correto, conforme se depreende do texto da Aula 10,a seguir:
A prática da mediação requer conhecimento e treinamento específico de técnicas próprias, vistas em nossas aulas. Além disso, o mediador deve qualificar-se e aperfeiçoar-se, melhorando suas atitudes e suas habilidades profissionais continuamente. O mediador, no desempenho de suas funções, deve proceder de forma a preservar os princípios éticos, ou seja, deve preservar a ética e a credibilidade do instituto da mediação por meio de sua conduta.
Com frequência, os mediadores também têm obrigações frente a outros códigos éticos (dos advogados, dos psicólogos, dos contadores etc.). O código de cada profissão adiciona critérios específicos a serem observados pelos profissionais no desempenho da mediação. Quando ele está vinculado a instituições ou entidades especializadas, as determinações delas devem ser somadas aos preceitos éticos dos mediadores. Uma outra questão que não deve ser esquecida é a das declarações públicas e atividades promocionais, nas quais o mediador deve se restringir a assuntos que esclareçam e informem o público por meio de mensagens de fácil entendimento.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Muitas pessoas, tanto jurídicas quanto físicas, têm optado pela mediação de conflitos, justamente pelo caráter sigiloso do processo, pois não desejam que terceiros tenham conhecimento do conflito que estão a gerenciar e muito menos das soluções que alcançaram com o método. Esta afirmação diz respeito ao princípio:
	
	
	da Autonomia da vontade das partes, que deve nortear todo o procedimento;
	
	da Imparcialidade do mediador, não poderá tomar qualquer atitude que possa sugerir parcialidade ou favorecimento em relação a uma das partes em detrimento da outra.;
	
	da Competência, que exige do mediador qualificação técnica necessária para assegurar qualidade à condução do processo;
	 
	da Confidencialidade, que deve ser observado por todos os que participaram do procedimento;
	
	da Credibilidade, que o mediador deve construir e manter perante os mediandos;
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Duas pessoas estão participando de uma mediação judicial. No decorrer da mediação , uma das partes comentou com uma pessoa conhecida sobre a independência, franqueza e coerência com que o mediador agia na mediação. Este princípio da mediação é chamado de
	
	
	Diligência
	 
	Credibilidade
	
	Confidencialidade
	
	Imparcialidade
	
	Competência
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Considerando a atuação do mediador frente à sua nomeação, assinale a opção ERRADA:
	
	 
	Fornecerá às partes, ao final, sua posição sobre a resolução do conflito.
	
	Revelerá, antes de aceitar a indicação, interesse ou relacionamento que possa afetar a imparcialidade, suscitar aparência de parcialidade ou quebra de independência, para que as partes tenham elementos de avaliação e decisão sobre sua continuidade.
	
	Avaliará a aplicabilidade ou não de Mediação no caso.
	
	Obrigar-se-á  a seguir os termos convencionados.
	
	Aceitará o encargo somente se estiver imbuído do propósito de atuar de acordo com os Princípios Fundamentais estabelecidos e Normas Éticas, mantendo íntegro o processo de Mediação.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O Código de Ética tem por objetivo fixar os requisitos éticos e deontológicos da mediação de conflitos, em benefício da sua credibilidade e qualidade técnica. Assinale a opção a seguir que NÃO corresponde a tais princípios:
	
	 
	A inobservância destas regras de ética pelo mediador não é passível de responsabilidade disciplinbar para garantir direito da livre manifestação do pensamento.
	
	O Código de Ética estabelece os princípios e as normas que orientam a mediação e a ação do mediador, quer nas relações deste com pessoas singulares ou coletivas, quer entre mediadores e outros profissionais.
	
	Nenhuma disposição do Código de Ética do mediador substitui ou anula as regras de conduta e os Códigos  a que os mediadores estejam sujeitos quando no exercício de outras atividades profissionais.
	
	As regras do Código de Ética aplicam-se aos mediadores de conflitos e destinam-se a garantir o pleno cumprimento da missão do mediador.
	
	 O mediador aceitará o encargo somente se estiver imbuído do propósito de atuar de acordo com os Princípios Fundamentais estabelecidos e Normas Éticas, mantendo íntegro o processo de Mediação
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O CONIMA (Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem) é uma entidade que tem como objetivo principal:
	
	
	congregar e representar as entidades de mediação e arbitragem, visando a excelência de sua atuação, assim como o desenvolvimento e credibilidade de todos os órgão relacionados ao Judiciário e os demais poderes da Administração Pública sempre observando as normas técnicas.
	
	congregar e representar as entidades de mediação e arbitragem, visando a excelência de sua atuação, assim como o desenvolvimento e credibilidade dos MESCs (Métodos Extrajudiciais de Solução de Controvérsias), sem observância de quaisquer normas técnicas ou éticas.
	
	congregar e representar as entidades de mediação e arbitragem, visando a excelência de sua atuação, assim como o desenvolvimento e credibilidade da Justiça sempre observando as normas técnicas.
	
	congregar e representar as entidades de mediação e arbitragem, visando a excelência de sua atuação, assim como o desenvolvimento e credibilidade da Justiça sempre observando as normas éticas.
	 
	congregar e representar as entidades de mediação e arbitragem, visando a excelência de sua atuação, assim como o desenvolvimento e credibilidade dos MESCs (Métodos Extrajudiciais de Solução de Controvérsias), sempre observando as normas técnicas e, sobretudo, a ética.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Considerando os princípios fundamentais da conduta do mediador, o que se entende como diligência ?
	
	
	O Mediador deve construir e manter a credibilidade perante as partes, sendo independente, franco e coerente.
	
	Os fatos, situações e propostas ocorridos durante a Mediação são sigilosos e privilegiados. Aqueles que participarem do processo devem obrigatoriamente manter o sigilo sobre todo conteúdo a ele referente, não podendo ser testemunhas do caso, respeitado o princípio da autonomia da vontade das partes, nos termos por elas convencionados, desde que não contrarie a ordem pública.
	 
	Cuidado e a prudência para a observância da regularidade, assegurando a qualidade do processo e cuidando ativamente de todos os seus princípios fundamentais.
	
	capacidade para efetivamente mediar a controvérsia existente. Por isso, o Mediador somente deverá aceitar a tarefa quando tiver as qualificações necessárias para satisfazer as expectativas razoáveis das partes.
	
	Condição fundamental ao Mediador. Não pode existir qualquer conflito de interesses ou relacionamento capaz de afetar sua imparcialidade; deve procurar compreender a realidade dos mediados, sem que nenhum preconceito ou valores pessoais venham a interferir no seu trabalho.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Leia com atenção o texto:
A mediação fundamenta-se na autonomia da vontade das partes, devendo o mediador centrar sua atuação nesta premissa. O caráter voluntário da mediação garante o poder das partes de administrá-la, estabelecer diferentesprocedimentos e a liberdade de tomar suas próprias decisões durante ou ao final do processo.
De acordo com os princípios que regem o Código de Ética dos mediadores podemos afirmar que :
	
	
	A primeira frase do texto está errada e a segunda frase está certa.
	 
	O texto está integralmente certo.
	
	O texto está integralmente errado.
	
	O texto está parcialmente correto.
	
	A primeira frase do texto está correta e a segunda frase está errada.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	No que diz respeito ao mediador e a comunicação, nas declarações públicas e atividades promocionais, o mediador deve :
	
	 
	restringir-se a assuntos que esclareçam e informem o público por meio de mensagens de fácil entendimento
	
	relatar sobre os critérios estabelecidos pela mediação e os acordos realizados pelos conciliadores nesta área
	
	afirmar os benefícios da mediação e a postura do mediador como um julgador das melhores decisões para as partes
	
	manter uma linguagem técnica e científica de forma a manter o sigilo em relação a este procedimento
	
	esclarecer as mediações realizadas e os acordos determinados através deste procedimento
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Dentre os princípios que regem a atuação do mediador, identifique o que determina que o mediador tem o dever de possuir qualificação que o habilite a exercer esta função.
	
	
	Imparcialidade;
	 
	Competência;
	
	Confidencialidade;
	
	Consensualidade;
	
	Informalidade;
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Segundo o CONIMA, a credibilidade da mediação no Brasil como processo eficaz para solução de controvérsias vincula-se diretamente ao respeito que os Mediadores vierem a conquistar, por meio de um trabalho de alta qualidade técnica, embasado nos mais rígidos princípios éticos. Qual das opções abaixo corresponde ao que se espera de um mediador frente às partes.
	
	 
	Assegurar-se de que as partes tenham suficientes informações para avaliar e decidir.
	
	Recomendar à apenas uma parte a revisão legal do acordo antes de subscrevê-lo.
	
	Dialogar separadamente com uma parte apenas e sem igual oportunidade à outra.
	
	Esclarecer quanto ao pagamento dos honorários, custas e forma de pagamento para uma das partes
	
	Esclarecer a parte, ao finalizar uma sessão em separado, quais os pontos sigilosos e quais aqueles que podem ser do conhecimento da outra parte.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	 
Marque a resposta incorreta:
Para o CONIMA, a credibilidade da mediação no Brasil como processo eficaz para solução de controvérsias vincula-se diretamente ao respeito que os Mediadores vierem a conquistar com um trabalho de excelência técnica, amparado em princípios éticos rígidos. Assim de acordo com o Código de Ética, a atuação do mediador frente ao processo  poderá:
	
	
	Esclarecer quanto ao sigilo.
	
	Definir, com os mediandos, todos os procedimentos pertinentes ao processo.
	
	Descrever o processo da Mediação para as partes.
	
	Assegurar a qualidade do processo, utilizando todas as técnicas disponíveis e capazes de levar a bom termo os objetivos da Mediação.
	 
	Prosseguir com o processo, mesmo que encontre qualquer impedimento ético ou legal.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Marque a resposta incorreta:
O caráter voluntário do processo da Mediação garante
	
	
	a autonomia da vontade das partes
	 
	a posição decisória do mediador frente às partes
	
	o poder das partes de administrá-lo
	
	o estabelecimento de diferentes procedimentos
	
	a liberdade de tomar as próprias decisões durante ou ao final do processo
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Por Diligência do mediador entende-se:
	
	
	Que o mediador deverá atuar em conformidade com a vontade dos mediandos e, consequentemente, assegurar a voluntariedade do processo e poder decisório dos mesmos.
	
	Que o mediador deverá construir e manter sua credibilidade perante as partes, uma vez que a atividade que exerce, pressupõe relação de confiança personalíssima.assim o poder de decisão dos mediandos.
	
	Que a mediação deverá ser conduzida pelo mediador, unicamente, com imparcialidade.
	 
	Que a mediação deverá ser pautada pelo cuidado e prudência do mediador, pela observância dos princípios que regem este procedimento e pela qualidade do processo e excelência dos serviços por ele prestados
	
	Que o mediador deverá atuar com liberdade, sem sofrer qualquer tipo de pressão, interna ou externa.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Poderá funcionar como mediador extrajudicial qualquer pessoa capaz que tenha a confiança das partes e seja capacitada para fazer mediação, independentemente de integrar qualquer tipo de conselho, entidade de classe ou associação, ou nele inscrever-se. Por sua vez, para ser mediador judicial, de acordo com o que estabelece a Lei n. 13.140/15 é necessário cumprir os seguintes requisitos:
	
	
	ser pessoa relativamente incapaz, graduada há pelo menos um ano em curso de ensino superior de instituição reconhecida pelo Ministério da Educação e que tenha obtido capacitação em escola ou instituição de formação de mediadores, reconhecida pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados - ENFAM ou pelos tribunais, observados os requisitos mínimos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Justiça em conjunto com o Ministério da Justiça.
	
	ser pessoa relativamente capaz, graduada há pelo menos dois anos em curso de ensino superior de instituição reconhecida pelo Ministério da Educação e que tenha obtido capacitação em escola ou instituição de formação de mediadores, reconhecida pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados - ENFAM ou pelos tribunais, observados os requisitos mínimos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Justiça em conjunto com o Ministério da Justiça.
	
	ser pessoa física, graduada há pelo menos quatro anos em curso de ensino superior de instituição reconhecida pelo Ministério da Educação e que tenha obtido capacitação em escola ou instituição de formação de mediadores, reconhecida pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados - ENFAM ou pelos tribunais, observados os requisitos mínimos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Justiça em conjunto com o Ministério da Educação.
	
	ser pessoa relativamente incapaz, graduada há pelo menos três anos em curso de ensino superior de instituição reconhecida pelo Ministério da Educação e que tenha obtido capacitação em escola ou instituição de formação de mediadores, reconhecida pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados - ENFAM ou pelos tribunais, observados os requisitos mínimos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Justiça em conjunto com o Ministério da Justiça.
	 
	ser pessoa capaz, graduada há pelo menos dois anos em curso de ensino superior de instituição reconhecida pelo Ministério da Educação e que tenha obtido capacitação em escola ou instituição de formação de mediadores, reconhecida pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados - ENFAM ou pelos tribunais, observados os requisitos mínimos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Justiça em conjunto com o Ministério da Justiça.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.8a Questão
	
	
	
	
	Leia com atenção o texto abaixo: Segundo o CONIMA, com frequência os Mediadores também têm obrigações frente a outros códigos éticos (de advogados, psicólogos, assistentes sociais, entre outros). Este CÓDIGO adiciona critérios específicos a serem observados pelos profissionais no desempenho da Mediação. No caso de profissionais vinculados a instituições ou entidades especializadas, somam-se suas normativas a esse instrumento. O mediador revelará, antes de aceitar a indicação, interesse ou relacionamento que possa afetar a imparcialidade ou quebra de independência, para que as partes tenham elementos de avaliação e decisão sobre o início da mediação. O mediador avaliará a aplicabilidade ou não da mediação ao caso relatado. De acordo com os princípios que regem o Código de Ética do mediador :
	
	 
	O texto está integralmente correto.
	
	A primeira frase do texto está errada e a segunda frase está correta.
	
	A primeira frase do texto está correta e a segunda frase está errada.
	
	As duas primeiras frases estão parcialmente corretas.
	
	O texto está integralmente errado
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Duas pessoas estão participando de uma mediação judicial. Ao término da mediação, que não obteve acordo, o mediador foi convocado como testemunha por uma das partes. Esta situação fere o princípio
	
	
	Da imparcialidade
	
	Da competência
	
	Da diligência
	
	Da credibilidade
	 
	Da confidencialidade
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Considerando o aumento da atividade empresarial e a necessidade dos empresários resolverem seus conflitos de maneira efetiva sem, contudo, romper as relações previamente estabelecidas, a mediação se apresenta como o melhor instrumento a ser aplicado. Neste sentido, assinale a opção errada, considerando as vantagens que esse meio alternativo de resolução de conflitos proporciona.
	
	
	Redução de custos legais
	
	Sigilo
	
	Redução de tempo
	
	Eliminação de dúvidas
	 
	Publicidade
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Leia com atenção este conceito: O Mediador somente deverá aceitar a tarefa quando tiver as qualificações necessárias para satisfazer as expectativas razoáveis das partes. Marque a resposta correta :
	
	
	Credibilidade
	 
	Competência
	
	Diligência
	
	Imparcialidade
	
	Confidencialidade
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Marque a alternativa CORRETA:
A Resolução 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça dispõe sobre:
(Curso de Mediação Judicial - Escola Nacional de Mediação e Conciliação - 2013)
	
	
	Diretrizes para Resolução Facultativa de Conflitos de interesses no Judiciário.
	
	A obrigatoriedade da utilização da mediação pré-processual.
	
	Política Judiciária para a mediação como método alternativo de resolução de conflitos de interesse.
	
	Reforma Judiciária Nacional de Tratamento de Conflitos.
	 
	Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A respeito da Resolução 125 do CNJ e suas disposições acerca das responsabilidades e sanções do mediador, assinale a alternativa incorreta.
	
	
	O mediador fica absolutamente impedido de prestar serviços profissionais, de qualquer natureza, aos envolvidos em processo de mediação sob sua condução.
	 
	Não se aplicam aos mediadores os motivos de impedimento e suspeição dos juízes, devendo, quando constatados, serem informados aos envolvidos, com a interrupção da sessão e a substituição daqueles.
	
	O mediador deve exercer sua função com lisura, respeitar os princípios e regras deste Código, assinar, para tanto, no início do exercício, termo de compromisso e submeter-se às orientações do Juiz Coordenador da unidade a que esteja vinculado.
	
	Apenas poderão exercer suas funções perante o Poder Judiciário mediadores devidamente capacitados e cadastrados pelos Tribunais, aos quais competirá regulamentar o processo de inclusão e exclusão no cadastro.
	
	No caso de impossibilidade temporária do exercício da função, o mediador deverá informar com antecedência ao responsável para que seja providenciada sua substituição.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Silvio e Sueli são casados. As desavenças entre o casal culminaram com a saída de Silvio de casa. Logo após, Eliane postou nas redes sociais, que o marido havia abandonado o lar para viver com outra mulher. Silvio e Eliane foram orientados a procurar o Núcleo de Mediação da sua comunidade. Após o segundo encontro, Silvio passou a exigir que a mulher publicasse nas redes sociais, que havia faltado com a verdade sobre o motivo de sua saída de casa. O mediador observando o comportamento do casal, principalmente a agressividade e prepotência do marido, aconselhou a mulher a não publicar o desmentido, já que estava coberta de razão. Com este comportamento, o mediador violou o princípio da
	
	 
	Imparcialidade;
	
	Competência;
	
	Confidencialidade;
	
	Credibilidade
	
	Autonomia da vontade das partes;
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O mediador que, durante o procedimento de Mediação, se deixa levar por seus valores ou preconceitos, não atua com observância a um dos princípios fundamentais que regem a atuação do mediador. Assinale a resposta correta:
	
	
	Diligência;
	 
	Imparcialidade;
	
	Credibilidade;
	
	Consensualidade;
	
	Competência;
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Leia com atenção este conceito: O mediador deve procurar compreender a realidade dos mediados, sem que nenhum preconceito ou valores pessoais venham a interferir no seu trabalho. Marque a resposta correta :
	
	
	Confidencialidade
	
	Competência
	
	Diligência
	
	Credibilidade
	 
	Imparcialidade
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Leia com atenção este conceito: O Mediador somente deverá aceitar a tarefa quando tiver as qualificações necessárias para satisfazer as expectativas razoáveis das partes. Marque a resposta correta :
	
	
	Credibilidade
	
	Imparcialidade
	
	Diligência
	 
	Competência
	
	Confidencialidade
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Segundo o CONIMA, a credibilidade da mediação no Brasil como processo eficaz para solução de controvérsias vincula-se diretamente ao respeito que os Mediadores vierem a conquistar, por meio de um trabalho de alta qualidade técnica, embasado nos mais rígidos princípios éticos. Qual das opções abaixo corresponde ao que se espera de um mediador frente às partes.
	
	
	Recomendar à apenas uma parte a revisão legal do acordo antes de subscrevê-lo.
	
	Esclarecer quanto ao pagamento dos honorários, custas e forma de pagamento para uma das partes
	
	Esclarecer a parte, ao finalizar uma sessão em separado, quais os pontos sigilosos e quais aqueles que podem ser do conhecimento da outra parte.
	 
	Assegurar-se de que as partes tenham suficientesinformações para avaliar e decidir.
	
	Dialogar separadamente com uma parte apenas e sem igual oportunidade à outra.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O mediador que, durante o procedimento de Mediação, se deixa levar por seus valores ou preconceitos, não atua com observância a um dos princípios fundamentais que regem a atuação do mediador. Assinale a resposta correta:
	
	 
	Imparcialidade;
	
	Diligência;
	
	Competência;
	
	Credibilidade;
	
	Consensualidade;
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Marque a resposta correta : Quanto ao mediador frente à sua nomeação ,após a pré-mediação,e aceita a mediação, podemos afirmar que
	
	
	Descreverá o processo de mediação para as partes
	 
	Interromperá o processo frente a qualquer impedimento ético ou legal
	
	Definirá, com os mediados, todos os procedimentos pertinentes ao processo
	
	Esclarecerá quanto ao sigilo
	
	Avaliará a aplicabilidade ou não de Mediação ao caso
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Marque a resposta CORRETA:
A mediação no Brasil, como processo eficaz para a solução de controvérsias, vincula-se a um trabalho de alta qualidade técnica, embasado nos mais rígidos princípios éticos. Desta forma, o mediador frente ao procedimento deverá :
	
	
	evitar encaminhar questões a especialistas, pois cabe ao mediador devidamente habilitado prestar esclarecimentos para a manutenção da equanimidade.
	
	assegurar a qualidade do processo, utilizando todas as técnicas disponíveis e capazes de induzir para chegar a um acordo na mediação.
	
	empenhar-se em  forçar a aceitação de um acordo e/ou tomar decisões pelas partes, pensando no melhor interesse delas na solução do conflito
	 
	suspender ou finalizar a mediação quando concluir que a sua continuação possa prejudicar qualquer dos mediados ou quando houver solicitação das partes
	
	zelar pelo sigilo dos procedimentos, não se responsabilizando por eventuais falhas da equipe técnica no manuseio e arquivamento dos dados.
	
Explicação:
De acordo com o enunciado da questão, a única alternativa correta é:
suspender ou finalizar a mediação quando concluir que a sua continuação possa prejudicar qualquer dos mediados ou quando houver solicitação das partes.
Quanto à demais alternativas:
O mediador tem resposabilidades quanto ao sigilo, ao manuseio e posterior arquivamento de dados e informações relativas aos mediandos.
Na mediação, não indução às partes.
O mediador deve atender as partes, caso entendam a necessidade de conhecimento de opinião ou parecer de especialistas no tema do conflito em tela.
O mediador não toma decisões pelas partes.
 
 
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Identifique o princípio da mediação que consiste no cuidado e na prudência do mediador, assegurando a qualidade do processo, cuidando ativamente de todos os seus princípios fundamentais e ao mesmo tempo primando por manter o devido aprofundamento quando exigido pelas pessoas, evitando de seguir ao próximo momento sem que o anterior esteja concluído.
	
	
	Independência.
	 
	Diligência.
	
	Imparcialidade.
	
	Confidencialidade.
	
	Sigilo.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Identifique o princípio que garante as partes serem autoras da escolha da Mediação, como recurso para a solução de seu conflito. Quer dizer, a decisão das mesmas em permanecer ou não no processo, e de serem co-autoras das soluções de suas controvérsias:
	
	
	Informalidade;
	 
	Autonomia de vontade;
	
	Confidencialidade;
	
	Isonomia;
	
	Imparcialidade;
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Duas pessoas estão participando de uma mediação judicial. Ao término da mediação, que não obteve acordo, o mediador foi convocado como testemunha por uma das partes. Esta situação fere o princípio
	
	
	Da imparcialidade
	
	Da diligência
	
	Da credibilidade
	 
	Da confidencialidade
	
	Da competência
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	 1a Questão
	
	
	
	Leia com atenção o texto abaixo: Segundo o CONIMA, com frequência os Mediadores também têm obrigações frente a outros códigos éticos (de advogados, psicólogos, assistentes sociais, entre outros). Este CÓDIGO adiciona critérios específicos a serem observados pelos profissionais no desempenho da Mediação. No caso de profissionais vinculados a instituições ou entidades especializadas, somam-se suas normativas a esse instrumento. O mediador revelará, antes de aceitar a indicação, interesse ou relacionamento que possa afetar a imparcialidade ou quebra de independência, para que as partes tenham elementos de avaliação e decisão sobre o início da mediação. O mediador avaliará a aplicabilidade ou não da mediação ao caso relatado. De acordo com os princípios que regem o Código de Ética do mediador :
	
	 
	O texto está integralmente correto.
	
	As duas primeiras frases estão parcialmente corretas.
	
	A primeira frase do texto está errada e a segunda frase está correta.
	
	A primeira frase do texto está correta e a segunda frase está errada.
	
	O texto está integralmente errado
	
Explicação:
A leitura do enunciado da questão está correto, conforme se depreende do texto da Aula 10, a seguir:
A prática da mediação requer conhecimento e treinamento específico de técnicas próprias, vistas em nossas aulas. Além disso, o mediador deve qualificar-se e aperfeiçoar-se, melhorando suas atitudes e suas habilidades profissionais continuamente. O mediador, no desempenho de suas funções, deve proceder de forma a preservar os princípios éticos, ou seja, deve preservar a ética e a credibilidade do instituto da mediação por meio de sua conduta.
Com frequência, os mediadores também têm obrigações frente a outros códigos éticos (dos advogados, dos psicólogos, dos contadores etc.). O código de cada profissão adiciona critérios específicos a serem observados pelos profissionais no desempenho da mediação. Quando ele está vinculado a instituições ou entidades especializadas, as determinações delas devem ser somadas aos preceitos éticos dos mediadores. Uma outra questão que não deve ser esquecida é a das declarações públicas e atividades promocionais, nas quais o mediador deve se restringir a assuntos que esclareçam e informem o público por meio de mensagens de fácil entendimento.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	 
Marque a resposta incorreta:
Para o CONIMA, a credibilidade da mediação no Brasil como processo eficaz para solução de controvérsias vincula-se diretamente ao respeito que os Mediadores vierem a conquistar com um trabalho de excelência técnica, amparado em princípios éticos rígidos. Assim de acordo com o Código de Ética, a atuação do mediador frente ao processo  poderá:
	
	 
	Prosseguir com o processo, mesmo que encontre qualquer impedimento ético ou legal.
	
	Descrever o processo da Mediação para as partes.
	
	Esclarecer quanto ao sigilo.
	
	Assegurar a qualidade do processo, utilizando todas as técnicas disponíveis e capazes de levar a bom termo os objetivos da Mediação.
	
	Definir, com os mediandos, todos os procedimentos pertinentes ao processo.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Marque a resposta CORRETA:
A mediação noBrasil, como processo eficaz para a solução de controvérsias, vincula-se a um trabalho de alta qualidade técnica, embasado nos mais rígidos princípios éticos. Desta forma, o mediador frente ao procedimento deverá :
	
	
	empenhar-se em  forçar a aceitação de um acordo e/ou tomar decisões pelas partes, pensando no melhor interesse delas na solução do conflito
	
	evitar encaminhar questões a especialistas, pois cabe ao mediador devidamente habilitado prestar esclarecimentos para a manutenção da equanimidade.
	 
	suspender ou finalizar a mediação quando concluir que a sua continuação possa prejudicar qualquer dos mediados ou quando houver solicitação das partes
	
	assegurar a qualidade do processo, utilizando todas as técnicas disponíveis e capazes de induzir para chegar a um acordo na mediação.
	
	zelar pelo sigilo dos procedimentos, não se responsabilizando por eventuais falhas da equipe técnica no manuseio e arquivamento dos dados.
	
Explicação:
De acordo com o enunciado da questão, a única alternativa correta é:
suspender ou finalizar a mediação quando concluir que a sua continuação possa prejudicar qualquer dos mediados ou quando houver solicitação das partes.
Quanto à demais alternativas:
O mediador tem resposabilidades quanto ao sigilo, ao manuseio e posterior arquivamento de dados e informações relativas aos mediandos.
Na mediação, não indução às partes.
O mediador deve atender as partes, caso entendam a necessidade de conhecimento de opinião ou parecer de especialistas no tema do conflito em tela.
O mediador não toma decisões pelas partes.
 
 
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Marque a resposta correta :
Entre os atributos do mediador não encontramos :
	
	
	aprimoramento de suas habilidades profissionais
	
	qualificação e aperfeiçoamento, contínuo, de suas atitudes
	
	conhecimento e treinamento específico de técnicas próprias da mediação
	
	preservação da ética e da credibilidade da mediação
	 
	avaliação e determinação das melhores soluções para os conflitos entre as partes
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Leia com atenção o texto abaixo: Segundo o CONIMA, com frequência os Mediadores também têm obrigações frente a outros códigos éticos (de advogados, psicólogos, assistentes sociais, entre outros). Este CÓDIGO adiciona critérios específicos a serem observados pelos profissionais no desempenho da Mediação. No caso de profissionais vinculados a instituições ou entidades especializadas, somam-se suas normativas a esse instrumento. O mediador revelará, antes de aceitar a indicação, interesse ou relacionamento que possa afetar a imparcialidade ou quebra de independência, para que as partes tenham elementos de avaliação e decisão sobre o início da mediação. O mediador avaliará a aplicabilidade ou não da mediação ao caso relatado. De acordo com os princípios que regem o Código de Ética do mediador :
	
	
	A primeira frase do texto está errada e a segunda frase está correta.
	
	As duas primeiras frases estão parcialmente corretas.
	
	O texto está integralmente errado
	 
	O texto está integralmente correto.
	
	A primeira frase do texto está correta e a segunda frase está errada.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Poderá funcionar como mediador extrajudicial qualquer pessoa capaz que tenha a confiança das partes e seja capacitada para fazer mediação, independentemente de integrar qualquer tipo de conselho, entidade de classe ou associação, ou nele inscrever-se. Por sua vez, para ser mediador judicial, de acordo com o que estabelece a Lei n. 13.140/15 é necessário cumprir os seguintes requisitos:
	
	
	ser pessoa física, graduada há pelo menos quatro anos em curso de ensino superior de instituição reconhecida pelo Ministério da Educação e que tenha obtido capacitação em escola ou instituição de formação de mediadores, reconhecida pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados - ENFAM ou pelos tribunais, observados os requisitos mínimos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Justiça em conjunto com o Ministério da Educação.
	 
	ser pessoa capaz, graduada há pelo menos dois anos em curso de ensino superior de instituição reconhecida pelo Ministério da Educação e que tenha obtido capacitação em escola ou instituição de formação de mediadores, reconhecida pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados - ENFAM ou pelos tribunais, observados os requisitos mínimos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Justiça em conjunto com o Ministério da Justiça.
	
	ser pessoa relativamente incapaz, graduada há pelo menos três anos em curso de ensino superior de instituição reconhecida pelo Ministério da Educação e que tenha obtido capacitação em escola ou instituição de formação de mediadores, reconhecida pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados - ENFAM ou pelos tribunais, observados os requisitos mínimos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Justiça em conjunto com o Ministério da Justiça.
	
	ser pessoa relativamente capaz, graduada há pelo menos dois anos em curso de ensino superior de instituição reconhecida pelo Ministério da Educação e que tenha obtido capacitação em escola ou instituição de formação de mediadores, reconhecida pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados - ENFAM ou pelos tribunais, observados os requisitos mínimos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Justiça em conjunto com o Ministério da Justiça.
	
	ser pessoa relativamente incapaz, graduada há pelo menos um ano em curso de ensino superior de instituição reconhecida pelo Ministério da Educação e que tenha obtido capacitação em escola ou instituição de formação de mediadores, reconhecida pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados - ENFAM ou pelos tribunais, observados os requisitos mínimos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Justiça em conjunto com o Ministério da Justiça.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Marque a resposta correta : O Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem (CONIMA)é uma entidade que tem como objetivo principal congregar e representar as entidades de mediação e arbitragem . Entre as suas funções NÂO encontramos :
	
	
	Estimular a criação de novas instituições de Arbitragem
	
	Observar a qualidade no desenvolvimento da mediação
	 
	Determinar as soluções que a mediação pode gerar para as partes
	
	Congregar e representar as entidades de mediação e arbitragem
	
	Estimular a criação de novas instituições de Mediação
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Leia com atenção o texto:
A mediação fundamenta-se na autonomia da vontade das partes, devendo o mediador centrar sua atuação nesta premissa. O caráter voluntário da mediação garante o poder das partes de administrá-la, estabelecer diferentes procedimentos e a liberdade de tomar suas próprias decisões durante ou ao final do processo.
De acordo com os princípios que regem o Código de Ética dos mediadores podemos afirmar que :
	
	
	A primeira frase do texto está correta e a segunda frase está errada.
	
	O texto está parcialmente correto.
	
	A primeira frase do texto está errada e a segunda frase está certa.
	 
	O texto está integralmente certo.
	
	O texto está integralmente errado.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Identifique o princípio da mediação que consiste no cuidado e na prudência do mediador, assegurando a qualidade do processo, cuidando ativamente de todos os seusprincípios fundamentais e ao mesmo tempo primando por manter o devido aprofundamento quando exigido pelas pessoas, evitando de seguir ao próximo momento sem que o anterior esteja concluído.
	
	
	Independência.
	
	Imparcialidade.
	 
	Diligência.
	
	Sigilo.
	
	Confidencialidade.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Qual é o princípio da mediação, que determina que o mediador não poderá tomar qualquer atitude que possa sugerir parcialidade ou favorecimento em relação a uma das partes em detrimento da outra. Para que isso ocorra deverá cuidar do equilíbrio de poder entre elas e jamais receber presentes, favores ou outros itens de valor a não ser os honorários de sua prestação de serviço.
	
	
	Sigilo.
	 
	Imparcialidade.
	
	Credibilidade.
	
	Competência.
	
	Autonomia da vontade das partes.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Marque a resposta incorreta:
O caráter voluntário do processo da Mediação garante
	
	
	a liberdade de tomar as próprias decisões durante ou ao final do processo
	
	a autonomia da vontade das partes
	
	o poder das partes de administrá-lo
	
	o estabelecimento de diferentes procedimentos
	 
	a posição decisória do mediador frente às partes
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Marque a resposta correta : Quanto ao caráter voluntário do processo da mediação podemos afirmar que
	
	
	Garante o estabelecimento da dependência das partes aos advogados
	
	Garante o poder de decisão do mediador sobre as partes
	
	Garante que o acordo seja realizado apenas com uma das partes
	
	Garante a participação das partes a partir da determinação do juiz
	 
	Garante o poder às partes de administrar este processo
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Leia com atenção o texto abaixo:
O mediador revelará, antes de aceitar a indicação, interesse ou relacionamento que possa afetar a imparcialidade ou quebra de independência, para que as partes tenham elementos de avaliação e decisão sobre o início da mediação. O mediador avaliará a aplicabilidade ou não da mediação ao caso relatado.
De acordo com os princípios que regem o Código de Ética do mediador :
	
	
	O texto está integralmente errado
	 
	O texto está integralmente correto.
	
	As duas frases estão parcialmente corretas.
	
	A primeira frase do texto está correta e a segunda frase está errada.
	
	A primeira frase do texto está errada e a segunda frase está correta.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Leia atentamente as afirmativas abaixo: I - O mediador fica impedido, pelo prazo de um ano, contado do término da última audiência em que atuou, de assessorar, representar ou patrocinar qualquer das partes. II - O mediador não poderá atuar como árbitro nem funcionar como testemunha em processos judiciais ou arbitrais pertinentes a conflito em que tenha atuado como mediador. III - O mediador e todos aqueles que o assessoram no procedimento de mediação, quando no exercício de suas funções ou em razão delas, são equiparados a servidor público, para os efeitos da legislação penal. IV - Considera-se instituída a mediação na data para a qual for marcada a primeira reunião de mediação.
	
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Somente a alternativa I está correta.
	
	Somente as alternativas II e III estão corretas.
	
	Todas as alternativas estão incorretas.
	
	Somente as alternativas I e IV estão corretas.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A respeito da Resolução 125 do CNJ e suas disposições acerca das responsabilidades e sanções do mediador, assinale a alternativa incorreta.
	
	 
	Não se aplicam aos mediadores os motivos de impedimento e suspeição dos juízes, devendo, quando constatados, serem informados aos envolvidos, com a interrupção da sessão e a substituição daqueles.
	
	Apenas poderão exercer suas funções perante o Poder Judiciário mediadores devidamente capacitados e cadastrados pelos Tribunais, aos quais competirá regulamentar o processo de inclusão e exclusão no cadastro.
	
	O mediador fica absolutamente impedido de prestar serviços profissionais, de qualquer natureza, aos envolvidos em processo de mediação sob sua condução.
	
	No caso de impossibilidade temporária do exercício da função, o mediador deverá informar com antecedência ao responsável para que seja providenciada sua substituição.
	
	O mediador deve exercer sua função com lisura, respeitar os princípios e regras deste Código, assinar, para tanto, no início do exercício, termo de compromisso e submeter-se às orientações do Juiz Coordenador da unidade a que esteja vinculado.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Silvio e Sueli são casados. As desavenças entre o casal culminaram com a saída de Silvio de casa. Logo após, Eliane postou nas redes sociais, que o marido havia abandonado o lar para viver com outra mulher. Silvio e Eliane foram orientados a procurar o Núcleo de Mediação da sua comunidade. Após o segundo encontro, Silvio passou a exigir que a mulher publicasse nas redes sociais, que havia faltado com a verdade sobre o motivo de sua saída de casa. O mediador observando o comportamento do casal, principalmente a agressividade e prepotência do marido, aconselhou a mulher a não publicar o desmentido, já que estava coberta de razão. Com este comportamento, o mediador violou o princípio da
	
	
	Credibilidade
	
	Autonomia da vontade das partes;
	
	Confidencialidade;
	
	Competência;
	 
	Imparcialidade;
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Leia com atenção este conceito: O mediador deve procurar compreender a realidade dos mediados, sem que nenhum preconceito ou valores pessoais venham a interferir no seu trabalho. Marque a resposta correta :
	
	
	Diligência
	
	Competência
	
	Credibilidade
	 
	Imparcialidade
	
	Confidencialidade
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Considerando o aumento da atividade empresarial e a necessidade dos empresários resolverem seus conflitos de maneira efetiva sem, contudo, romper as relações previamente estabelecidas, a mediação se apresenta como o melhor instrumento a ser aplicado. Neste sentido, assinale a opção errada, considerando as vantagens que esse meio alternativo de resolução de conflitos proporciona.
	
	 
	Publicidade
	
	Redução de custos legais
	
	Sigilo
	
	Eliminação de dúvidas
	
	Redução de tempo
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Marque a resposta CORRETA:
A mediação no Brasil, como processo eficaz para a solução de controvérsias, vincula-se a um trabalho de alta qualidade técnica, embasado nos mais rígidos princípios éticos. Desta forma, o mediador frente ao procedimento deverá :
	
	
	evitar encaminhar questões a especialistas, pois cabe ao mediador devidamente habilitado prestar esclarecimentos para a manutenção da equanimidade.
	
	assegurar a qualidade do processo, utilizando todas as técnicas disponíveis e capazes de induzirpara chegar a um acordo na mediação.
	 
	suspender ou finalizar a mediação quando concluir que a sua continuação possa prejudicar qualquer dos mediados ou quando houver solicitação das partes
	
	empenhar-se em  forçar a aceitação de um acordo e/ou tomar decisões pelas partes, pensando no melhor interesse delas na solução do conflito
	
	zelar pelo sigilo dos procedimentos, não se responsabilizando por eventuais falhas da equipe técnica no manuseio e arquivamento dos dados.
	
Explicação:
De acordo com o enunciado da questão, a única alternativa correta é:
suspender ou finalizar a mediação quando concluir que a sua continuação possa prejudicar qualquer dos mediados ou quando houver solicitação das partes.
Quanto à demais alternativas:
O mediador tem resposabilidades quanto ao sigilo, ao manuseio e posterior arquivamento de dados e informações relativas aos mediandos.
Na mediação, não indução às partes.
O mediador deve atender as partes, caso entendam a necessidade de conhecimento de opinião ou parecer de especialistas no tema do conflito em tela.
O mediador não toma decisões pelas partes.
 
 
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Dentre os princípios que regem a atuação do mediador, identifique o que determina que o mediador tem o dever de possuir qualificação que o habilite a exercer esta função.
	
	
	Informalidade;
	
	Confidencialidade;
	 
	Competência;
	
	Consensualidade;
	
	Imparcialidade;
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Marque a resposta correta:
A credibilidade da mediação no Brasil vincula-se diretamente ao respeito que os mediadores vierem a conquistar frente as partes. Quanto ao Código de Ética podemos afirmar :
	
	
	O mediador deve decidir, ao finalizar uma sessão em separado, quais os pontos sigilosos e quais os pontos que devem ser do conhecimento da outra parte.
	
	A escolha do mediador pressupõe relação de confiança personalissima, não podendo ser substituído , mesmo que haja consentimento expresso dos mediados.
	
	O mediador deve evitar que as partes tenham voz e legitimidade no processo, uma vez que poderá trazer desequilíbrio na condução das sessões de mediação.
	
	O mediador deverá definir e determinar , para os mediados, todos os procedimentos pertinentes ao processo e a ordem dos assuntos a serem tratados para a resolução do conflito. 
	 
	O mediador deve garantir às partes a oportunidade de entender e avaliar as implicações e o desdobramento do processo e de cada item negociado nas entrevistas preliminares e no curso da mediação.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Marque a resposta correta :
Entre os atributos do mediador não encontramos :
	
	
	preservação da ética e da credibilidade da mediação
	 
	avaliação e determinação das melhores soluções para os conflitos entre as partes
	
	qualificação e aperfeiçoamento, contínuo, de suas atitudes
	
	aprimoramento de suas habilidades profissionais
	
	conhecimento e treinamento específico de técnicas próprias da mediação
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Identifique o princípio que garante as partes serem autoras da escolha da Mediação, como recurso para a solução de seu conflito. Quer dizer, a decisão das mesmas em permanecer ou não no processo, e de serem co-autoras das soluções de suas controvérsias:
	
	
	Isonomia;
	 
	Autonomia de vontade;
	
	Imparcialidade;
	
	Informalidade;
	
	Confidencialidade;
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Duas pessoas estão participando de uma pré-mediação. Neste procedimento, ficaram sabendo que o mediador que estava realizando este processo não seria o mesmo que faria a mediação porque não estava qualificado para aquele tipo de mediação. Este princípio da mediação é chamado de
	
	
	Credibilidade
	
	Imparcialidade
	
	Confidencialidade
	
	Diligência
	 
	Competência
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Poderá funcionar como mediador extrajudicial qualquer pessoa capaz que tenha a confiança das partes e seja capacitada para fazer mediação, independentemente de integrar qualquer tipo de conselho, entidade de classe ou associação, ou nele inscrever-se. Por sua vez, para ser mediador judicial, de acordo com o que estabelece a Lei n. 13.140/15 é necessário cumprir os seguintes requisitos:
	
	
	ser pessoa relativamente incapaz, graduada há pelo menos um ano em curso de ensino superior de instituição reconhecida pelo Ministério da Educação e que tenha obtido capacitação em escola ou instituição de formação de mediadores, reconhecida pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados - ENFAM ou pelos tribunais, observados os requisitos mínimos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Justiça em conjunto com o Ministério da Justiça.
	
	ser pessoa física, graduada há pelo menos quatro anos em curso de ensino superior de instituição reconhecida pelo Ministério da Educação e que tenha obtido capacitação em escola ou instituição de formação de mediadores, reconhecida pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados - ENFAM ou pelos tribunais, observados os requisitos mínimos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Justiça em conjunto com o Ministério da Educação.
	
	ser pessoa relativamente incapaz, graduada há pelo menos três anos em curso de ensino superior de instituição reconhecida pelo Ministério da Educação e que tenha obtido capacitação em escola ou instituição de formação de mediadores, reconhecida pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados - ENFAM ou pelos tribunais, observados os requisitos mínimos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Justiça em conjunto com o Ministério da Justiça.
	
	ser pessoa relativamente capaz, graduada há pelo menos dois anos em curso de ensino superior de instituição reconhecida pelo Ministério da Educação e que tenha obtido capacitação em escola ou instituição de formação de mediadores, reconhecida pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados - ENFAM ou pelos tribunais, observados os requisitos mínimos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Justiça em conjunto com o Ministério da Justiça.
	 
	ser pessoa capaz, graduada há pelo menos dois anos em curso de ensino superior de instituição reconhecida pelo Ministério da Educação e que tenha obtido capacitação em escola ou instituição de formação de mediadores, reconhecida pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados - ENFAM ou pelos tribunais, observados os requisitos mínimos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Justiça em conjunto com o Ministério da Justiça.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Marque a alternativa CORRETA:
A Resolução 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça dispõe sobre:
(Curso de Mediação Judicial - Escola Nacional de Mediação e Conciliação - 2013)
	
	
	Política Judiciária para a mediação como método alternativo de resolução de conflitos de interesse.
	
	A obrigatoriedade da utilização da mediação pré-processual.
	
	Reforma Judiciária Nacional de Tratamento de Conflitos.
	
	Diretrizes para Resolução Facultativa de Conflitos de interesses no Judiciário.
	 
	Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.3a Questão
	
	
	
	
	A respeito da Resolução 125 do CNJ e suas disposições acerca das responsabilidades e sanções do mediador, assinale a alternativa incorreta.
	
	
	O mediador deve exercer sua função com lisura, respeitar os princípios e regras deste Código, assinar, para tanto, no início do exercício, termo de compromisso e submeter-se às orientações do Juiz Coordenador da unidade a que esteja vinculado.
	 
	Não se aplicam aos mediadores os motivos de impedimento e suspeição dos juízes, devendo, quando constatados, serem informados aos envolvidos, com a interrupção da sessão e a substituição daqueles.
	
	O mediador fica absolutamente impedido de prestar serviços profissionais, de qualquer natureza, aos envolvidos em processo de mediação sob sua condução.
	
	Apenas poderão exercer suas funções perante o Poder Judiciário mediadores devidamente capacitados e cadastrados pelos Tribunais, aos quais competirá regulamentar o processo de inclusão e exclusão no cadastro.
	
	No caso de impossibilidade temporária do exercício da função, o mediador deverá informar com antecedência ao responsável para que seja providenciada sua substituição.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Segundo o CONIMA, a credibilidade da mediação no Brasil como processo eficaz para solução de controvérsias vincula-se diretamente ao respeito que os Mediadores vierem a conquistar, por meio de um trabalho de alta qualidade técnica, embasado nos mais rígidos princípios éticos. Assim, frente às partes, deve o mediador observar, dentre outros, os seguintes critérios, EXCETO:
	
	 
	Forçar a aceitação de um acordo e tomar decisões pelas partes.
	
	Dialogar separadamente com uma das partes, somente quando for dado o conhecimento e igual oportunidade à outra.
	
	Utilizar a prudência e a veracidade, abstendo-se de promessas e garantias a respeito dos resultados.
	
	Garantir às partes a oportunidade de entender e avaliar as implicações e o desdobramento do processo e de cada item negociado nas entrevistas preliminares e no curso da Mediação.
	
	Esclarecer quanto aos honorários, custas e forma de pagamento.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Segundo o CONIMA, a credibilidade da mediação no Brasil como processo eficaz para solução de controvérsias vincula-se diretamente ao respeito que os Mediadores vierem a conquistar, por meio de um trabalho de alta qualidade técnica, embasado nos mais rígidos princípios éticos. Quanto ao mediador frente a sua nomeação, assinale a opção errada:
	
	
	O mediador somente aceitará o encargo se estiver imbuído do propósito de atuar de acordo com os Princípios Fundamentais estabelecidos e Normas Éticas, mantendo íntegro o processo de Mediação.
	
	O mediador revelará antes de aceitar a indicação, interesse ou relacionamento que possa afetar a imparcialidade, para que as partes tenham elementos de avaliação e decisão sobre sua continuidade.
	
	O mediador obriga-se a aceitar a nomeação e a seguir os termos convencionados.
	 
	O mediador embora perceba que tem interesse e concorda com o posicionamento de uma das partes, não deve mencionar isso às partes, deixando para fazê-lo somente quando terminar a sessão de mediação.
	
	O mediador irá avaliar a aplicabilidade ou não da mediação ao caso.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Marque a resposta correta : O Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem (CONIMA)é uma entidade que tem como objetivo principal congregar e representar as entidades de mediação e arbitragem . Entre as suas funções NÂO encontramos :
	
	
	Estimular a criação de novas instituições de Arbitragem
	
	Congregar e representar as entidades de mediação e arbitragem
	 
	Determinar as soluções que a mediação pode gerar para as partes
	
	Observar a qualidade no desenvolvimento da mediação
	
	Estimular a criação de novas instituições de Mediação
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	��
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Leia com atenção o texto abaixo: Segundo o CONIMA, com frequência os Mediadores também têm obrigações frente a outros códigos éticos (de advogados, psicólogos, assistentes sociais, entre outros). Este CÓDIGO adiciona critérios específicos a serem observados pelos profissionais no desempenho da Mediação. No caso de profissionais vinculados a instituições ou entidades especializadas, somam-se suas normativas a esse instrumento. O mediador revelará, antes de aceitar a indicação, interesse ou relacionamento que possa afetar a imparcialidade ou quebra de independência, para que as partes tenham elementos de avaliação e decisão sobre o início da mediação. O mediador avaliará a aplicabilidade ou não da mediação ao caso relatado. De acordo com os princípios que regem o Código de Ética do mediador :
	
	
	A primeira frase do texto está errada e a segunda frase está correta.
	
	A primeira frase do texto está correta e a segunda frase está errada.
	 
	O texto está integralmente correto.
	
	O texto está integralmente errado
	
	As duas primeiras frases estão parcialmente corretas.
	
Explicação:
A leitura do enunciado da questão está correto, conforme se depreende do texto da Aula 10, a seguir:
A prática da mediação requer conhecimento e treinamento específico de técnicas próprias, vistas em nossas aulas. Além disso, o mediador deve qualificar-se e aperfeiçoar-se, melhorando suas atitudes e suas habilidades profissionais continuamente. O mediador, no desempenho de suas funções, deve proceder de forma a preservar os princípios éticos, ou seja, deve preservar a ética e a credibilidade do instituto da mediação por meio de sua conduta.
Com frequência, os mediadores também têm obrigações frente a outros códigos éticos (dos advogados, dos psicólogos, dos contadores etc.). O código de cada profissão adiciona critérios específicos a serem observados pelos profissionais no desempenho da mediação. Quando ele está vinculado a instituições ou entidades especializadas, as determinações delas devem ser somadas aos preceitos éticos dos mediadores. Uma outra questão que não deve ser esquecida é a das declarações públicas e atividades promocionais, nas quais o mediador deve se restringir a assuntos que esclareçam e informem o público por meio de mensagens de fácil entendimento.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	 
Marque a resposta incorreta:
Para o CONIMA, a credibilidade da mediação no Brasil como processo eficaz para solução de controvérsias vincula-se diretamente ao respeito que os Mediadores vierem a conquistar com um trabalho de excelência técnica, amparado em princípios éticos rígidos. Assim de acordo com o Código de Ética, a atuação do mediador frente ao processo  poderá:
	
	
	Descrever o processo da Mediação para as partes.
	 
	Prosseguir com o processo, mesmo que encontre qualquer impedimento ético ou legal.
	
	Esclarecer quanto ao sigilo.
	
	Assegurar a qualidade do processo, utilizando todas as técnicas disponíveis e capazes de levar a bom termo os objetivos da Mediação.
	
	Definir, com os mediandos, todos os procedimentos pertinentes ao processo.
	
	 
	
	
 
 
 1a Questão
Leia com atenção o texto abaixo: Segundo o CONIMA, com frequência os Mediadores também têm obrigações frente a outros códigos éticos (de advogados, psicólogos, assistentes sociais, entre outros). Este CÓDIGO adiciona critérios específicos a serem observados pelos profissionais no desempenho da Mediação. No caso de profissionais vinculados a instituições ou entidades especializadas, somam-se suas normativas a esse instrumento. O mediador revelará, antes de aceitar a indicação, interesse ourelacionamento que possa afetar a imparcialidade ou quebra de independência, para que as partes tenham elementos de avaliação e decisão sobre o início da mediação. O mediador avaliará a aplicabilidade ou não da mediação ao caso relatado. De acordo com os princípios que regem o Código de Ética do mediador :
A primeira frase do texto está correta e a segunda frase está errada.
A primeira frase do texto está errada e a segunda frase está correta.
As duas primeiras frases estão parcialmente corretas.
O texto está integralmente errado
 
O texto está integralmente correto.
��
Gabarito Coment.
��
Gabarito Coment.
 
 2a Questão
Leia atentamente as afirmativas abaixo: I - O mediador fica impedido, pelo prazo de um ano, contado do término da última audiência em que atuou, de assessorar, representar ou patrocinar qualquer das partes. II - O mediador não poderá atuar como árbitro nem funcionar como testemunha em processos judiciais ou arbitrais pertinentes a conflito em que tenha atuado como mediador. III - O mediador e todos aqueles que o assessoram no procedimento de mediação, quando no exercício de suas funções ou em razão delas, são equiparados a servidor público, para os efeitos da legislação penal. IV - Considera-se instituída a mediação na data para a qual for marcada a primeira reunião de mediação.
Somente a alternativa I está correta.
 
Todas as alternativas estão corretas.
Somente as alternativas I e IV estão corretas.
Todas as alternativas estão incorretas.
Somente as alternativas II e III estão corretas.
��
Gabarito Coment.
��
Gabarito Coment.
��
Gabarito Coment.
 
 3a Questão
A mediação, instrumento efetivo de pacificação social é norteada por princípios que formam a consciência dos terceiros facilitadores (mediadores), como profissionais, e representam imperativos de sua conduta. Assim, identifique, dentre as condutas abaixo, aquela que representa o princípio da imparcialidade.
Dever de estimular os interessados a aprenderem a melhor resolverem seus conflitos futuros em função da experiência de justiça vivenciada na autocomposição.
Dever de possuir qualificação que o habilite à atuação judicial, com capacitação na forma desta Resolução, observada a reciclagem periódica obrigatória para formação continuada.
Dever de velar para que eventual acordo entre os envolvidos não viole a ordem pública, nem contrarie as leis vigentes
 
Dever de agir com ausência de favoritismo, preferência ou preconceito, assegurando que valores e conceitos pessoais não interfiram no resultado do trabalho, compreendendo a realidade dos envolvidos no conflito e jamais aceitando qualquer espécie de favor ou presente.
Dever de manter o jurisdicionado plenamente informado quanto aos seus direitos e ao contexto fático no qual está inserido.
��
Gabarito Coment.
 
 4a Questão
O Código de Ética tem por objetivo fixar os requisitos éticos e deontológicos da mediação de conflitos, em benefício da sua credibilidade e qualidade técnica. Assinale a opção a seguir que NÃO corresponde a tais princípios:
O Código de Ética estabelece os princípios e as normas que orientam a mediação e a ação do mediador, quer nas relações deste com pessoas singulares ou coletivas, quer entre mediadores e outros profissionais.
 
A inobservância destas regras de ética pelo mediador não é passível de responsabilidade disciplinbar para garantir direito da livre manifestação do pensamento.
 O mediador aceitará o encargo somente se estiver imbuído do propósito de atuar de acordo com os Princípios Fundamentais estabelecidos e Normas Éticas, mantendo íntegro o processo de Mediação
As regras do Código de Ética aplicam-se aos mediadores de conflitos e destinam-se a garantir o pleno cumprimento da missão do mediador.
Nenhuma disposição do Código de Ética do mediador substitui ou anula as regras de conduta e os Códigos  a que os mediadores estejam sujeitos quando no exercício de outras atividades profissionais.
��
Gabarito Coment.
 
 5a Questão
Duas pessoas estão participando de uma mediação judicial. Ao término da mediação, que não obteve acordo, o mediador foi convocado como testemunha por uma das partes. Esta situação fere o princípio
Da credibilidade
Da competência
Da imparcialidade
Da diligência
 
Da confidencialidade
��
Gabarito Coment.
��
Gabarito Coment.
��
Gabarito Coment.
 
 6a Questão
Duas pessoas estão participando de uma mediação judicial. No decorrer da mediação , uma das partes comentou com uma pessoa conhecida sobre a independência, franqueza e coerência com que o mediador agia na mediação. Este princípio da mediação é chamado de
Competência
Diligência
Imparcialidade
 
Credibilidade
Confidencialidade
��
Gabarito Coment.
��
Gabarito Coment.
���
Gabarito Coment.
 
 7a Questão
Leia com atenção o texto:
A mediação fundamenta-se na autonomia da vontade das partes, devendo o mediador centrar sua atuação nesta premissa. O caráter voluntário da mediação garante o poder das partes de administrá-la, estabelecer diferentes procedimentos e a liberdade de tomar suas próprias decisões durante ou ao final do processo.
De acordo com os princípios que regem o Código de Ética dos mediadores podemos afirmar que :
A primeira frase do texto está correta e a segunda frase está errada.
 
O texto está integralmente certo.
O texto está parcialmente correto.
O texto está integralmente errado.
A primeira frase do texto está errada e a segunda frase está certa.
���
Gabarito Coment.
 
 8a Questão
Considerando os princípios fundamentais da conduta do mediador, o que se entende como diligência ?
capacidade para efetivamente mediar a controvérsia existente. Por isso, o Mediador somente deverá aceitar a tarefa quando tiver as qualificações necessárias para satisfazer as expectativas razoáveis das partes.
Os fatos, situações e propostas ocorridos durante a Mediação são sigilosos e privilegiados. Aqueles que participarem do processo devem obrigatoriamente manter o sigilo sobre todo conteúdo a ele referente, não podendo ser testemunhas do caso, respeitado o princípio da autonomia da vontade das partes, nos termos por elas convencionados, desde que não contrarie a ordem pública.
O Mediador deve construir e manter a credibilidade perante as partes, sendo independente, franco e coerente.
 
Cuidado e a prudência para a observância da regularidade, assegurando a qualidade do processo e cuidando ativamente de todos os seus princípios fundamentais.
Condição fundamental ao Mediador. Não pode existir qualquer conflito de interesses ou relacionamento capaz de afetar sua imparcialidade; deve procurar compreender a realidade dos mediados, sem que nenhum preconceito ou valores pessoais venham a interferir no seu trabalho.
���
Gabarito Coment.
���
Gabarito Coment.
���
Gabarito Coment.

Mais conteúdos dessa disciplina