Logo Passei Direto
Buscar
Material
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Capitulo 1. 
1 Explique os seguintes conceitos :
Comercialização agrícola: A comercialização agrícola tem um papel fundamental na economia, pois vincula o setor produtivo e consumidor final, ela não consiste apenas na venda da produção em um determinado mercado, mais do que isso, caracteriza-se como um processo continuo e organizado de encaminhamento da produção agrícola ao longo de um canal de comercialização, no qual sofre transformação, diferenciação e agregação de valor. 
Os quatro períodos (ou fases) da comercialização: Entre as varias situações de uma implementação de sistema agrícola estão as fases de :consumo, produção e os mercados internos e externos.
Economia e o significado de escassez: é o termo que descreve uma disparidade entre a quantidade demandada de um produto ou serviço e o montante fornecido(oferta) no mercado.
Utilidade intangível: tem como características a sua imaterialidade, características da prestação de serviços.
O papel da comercialização: Ao sinalizar e transmitir eficientemente aos produtores os preços que os consumidores estão dispostos a pagar, assume o papel de orientar e coordenar a produção, uma vez que o aumento de preço de um produto estimulará o aumento da quantidade ofertada, e vice-versa. 
5 Analisando um produto agrícola qualquer, identifique os diferentes níveis do sistema de comercialização entre a propriedade rural e o consumidor final. Verifique a ocorrência de funções de comercialização (trocas, tempo, lugar e forma) à medida que o produto caminha ao longo do sistema de comercialização.
R= Ao analisar uma agricultura familiar na cidade de Camaquã, temos pequenos produtores de fumo que compram os insumos em uma loja local Afubra, plantam e colhem o produto (produção) e vendem esse produto para a agroindústria de Fumos Camaquense que faz o processamento deste produto, classificando-os e realizando a embalagem do mesmo, feito isso a indústria cuida do armazenamento do produto e logística de distribuição para o comércio que repassará ao consumidor final o produto acabado. 
Capitulo 2.
1 Diferencie os seguintes termos :
Agricultura tradicional e agricultura moderna: A primeira está ligado a agricultura familiar, aquele produtor que produz o seu próprio alimento e comercializa o excesso, ou seja, o que sobra do seu consumo próprio, já a agricultura moderna é que aquela que cujo a produção é tecnificada, focada na exportação. 
Dualismo e paralelismo nas atividades de comercialização: significa uma melhor estruturação da comercialização, quando se divide as atividades em agricultura tradicional e agricultura moderna. A soja e o feijão são bons exemplos, a soja, um produto mais voltado pro mercado externo, relativamente ao feijão, então isso possibilita que no nível de comercialização a soja seja vendida em grandes lotes permitindo mais eficiência na venda, já o feijão produzido por pequenos produtores com baixa tecnologia é comercializado em pequenos lotes por um grande número de intermediários, mais ineficientes e com maior margem de comercialização. Isto está relacionado a estrutura de mercado. 
Discuta sobre a relação positiva entre o desenvolvimento econômico e a importância da comercialização.
R= O desenvolvimento econômico vincula-se à distribuição do produto, com a melhoria da qualidade de vida, do bem-estar e com o grau de utilização da capacidade produtiva de um país , ou seja, ele denota a utilização crescente da potencialidade produtiva de um país, e o sistema comercialização é um importante fator para que isso ocorra pois ela potencializa a capacidade produtiva, a pratica de preços baixos dos alimentos, geração de emprego e renda, maior desenvolvimento tecnológico e organização empresarial como: setor industrial-atacadista-varegista tornam-se mais separados.

Mais conteúdos dessa disciplina