Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Em relação à manutenção das estruturas metálicas, é correto afirmar, EXCETO:
a) Os problemas de corrosão podem ser corrigidos, se observados em tempo hábil. b) A manutenção da estrutura deve ser feita de maneira periódica e inspecionada por profissional capacitado. c) A manutenção da estrutura deve ser prevista ainda no projeto, de forma que o acesso às instalações seja facilitado. d) Os gastos com a manutenção da estrutura são totalmente compensados pelos custos adicionais de proteção contra a corrosão. e) A vida útil das estruturas metálicas sempre são superiores a 40 anos, necessitando apenas de manutenção corretiva.

A desagregação do concreto é um fenômeno que, normalmente, ocorre em conjunto com a fissuração. Entre as causas diretas da desagregação, NÃO é correto citar:
a) a calcinação do concreto. b) a movimentação das formas na concretagem. c) a corrosão das armaduras. d) a variação da temperatura na concretagem. e) o ataque biológico.

As argamassas de revestimento podem sofrer algumas patologias. Elas estão descritas nas alternativas abaixo. Assinale a alternativa que não condiz com uma dessas patologias.
a) Eflorescência. b) Bolor. c) Vesículas. d) Retração.

As estruturas de concreto armado podem sofrer agressões químicas, físicas ou biológicas. As patologias das estruturas provocam a corrosão das armaduras com o consequente desplacamento e desagregação do concreto, levando à perda da estabilidade e segurança estrutural. O Estudo das patologias das estruturas se ocupa das origens, formas de manifestação, consequências e mecanismos de ocorrência das falhas e dos seus sistemas de degradação. No que concerne aos principais fenômenos que causam as patologias no concreto, assinale a afirmação verdadeira.
a) A carbonatação do concreto é uma reação entre o monóxido de carbono (CO) presente na atmosfera e os produtos gerados durante a hidratação do cimento. O monóxido de carbono penetra nos poros do concreto através de difusão e reage com o hidróxido de cálcio no interior do concreto levando à formação de bicarbonato de sódio. b) A corrosão das armaduras no interior do concreto é um processo eletroquímico onde ocorre simultaneamente uma reação de oxidação, uma de redução e a circulação de íons através do eletrólito. Dessa forma, pode-se concluir que somente oxigênio é consumido para que ocorra a formação de ferrugem nas armaduras. c) Em elementos comprimidos, as fissuras e o desplacamento do concreto reduzem a área da seção transversal, porém mantém sua capacidade de carga. Em elementos submetidos à flexão, a perda de seção nas armaduras comprimidas torna-se mais importante. d) Ao atingir as armaduras, os cloretos poderão romper a camada passivante que protege o concreto e causar sua corrosão caso haja a presença de dióxido de carbono e ausência de umidade. Com a formação das camadas de ferrugem surgem forças de tensão no interior do concreto que ocasionam trincas e fissuras.

As fundações permitem a transmissão de cargas de estruturas ao solo. As patologias em fundações podem surgir em diversas fases; entre essas fases, figuram a produção de materiais e componentes e a construção, ou utilização.
Essa figura apresenta um caso típico de patologia de fundações do tipo a) ruptura de solo sob sapata. b) recalques diferenciais pela sobreposição de tensões no solo abaixo da fundação. c) estaca escavada com defeito construtivo. d) estaca rompida por cisalhamento. e) estaca rompida por compressão centrada.

As fissuras em uma construção representam manifestações patológicas que podem ser graves ou apenas resultar em inconvenientes estéticos. Abaixo, estão arrolados cinco tipos de fissuras. Identifique com G as fissuras graves e com IE as que apresentam apenas algum inconveniente estético.
( ) Fissura causada por movimento diferencial do solo ( ) Fissura causada por movimentos diferenciais na junção de dois materiais ( ) Fissura causada pela debilitação das fundações ( ) Fissura causada por corrosão de armaduras ( ) Fissura causada pela retração do concreto A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

A ABNT NBR 15575-1:2013 define Manifestação Patológica como
a) irregularidade que se manifesta no produto em função de falhas no projeto, na fabricação e na execução, na montagem, no uso ou na manutenção, bem como problemas que decorram do envelhecimento natural. b) irregularidade que se manifesta no produto em função de falhas no projeto. c) manifestação no produto em função de falhas no projeto. d) defeitos no produto em função de falhas de projeto. e) irregularidade que se manifesta no produto em função de falhas no projeto, na fabricação, na instalação, na execução, na montagem, no uso ou na manutenção, bem como problemas que não decorram do envelhecimento natural.

De acordo com a Norma NBR 15575-1:2013, retrofit é:
A remodelação para atender a requisitos de sustentabilidade.
B reforma e atualização do edifício.
C reforma do edifício, visando a diminuir os custos de manutenção e atender a aspectos de sustentabilidade.
D remodelação e atualização do edifício ou dos seus sistemas.
E remodelação ou atualização do edifício ou de sistemas, através da incorporação de novas tecnologias e conceitos, normalmente visando à valorização do imóvel, mudança de uso, aumento da vida útil e eficiência operacional e energética.

Com base na Norma ABNT NBR 15575-1:2013, os requisitos do usuário são
a) Segurança, Habitabilidade e Sustentabilidade. b) Desempenho, Estanqueidade e Conforto. c) Desempenho global, Manutenibilidade e Impacto Ambiental. d) Sustentabilidade, Saúde e Desempenho Lumínico. e) Habitabilidade, Segurança contra o fogo e Desempenho Térmico.

A NBR 15575-1:2013 (Edificações habitacionais – Desempenho – Parte 1: Requisitos gerais) estabelece que a vida útil de projeto (VUP) do sistema estrutura, em anos, deve ser igual ou superior a
a) 10 b) 20 c) 30 d) 40 e) 50 teórico para a vida útil de projeto (VUP) para cada um dos sistemas que o compõem e esse valor não deve ser inferior ao estabelecido pela Norma ABNT NBR 15575-1:2013. Assim, o projeto deve ser elaborado para que os sistemas tenham uma durabilidade potencial compatível com a vida útil de projeto (VUP). Desse modo, a VUP mínima, em anos, para o sistema de vedação externa, o sistema de vedação interna e o sistema cobertura devem ser, respectivamente, a) VUP ≥ 65; VUP ≥ 20 e VUP ≥ 20 b) VUP ≥ 50; VUP ≥ 25 e VUP ≥ 20 c) VUP ≥ 45; VUP ≥ 20 e VUP ≥ 20 d) VUP ≥ 40; VUP ≥ 20 e VUP ≥ 20 e) VUP ≥ 60; VUP ≥ 20 e VUP ≥ 20.

Todo projeto de edificação deve especificar o valor teórico da Vida Útil de Projeto (VUP) previsto para cada um dos sistemas que o compõem. Na ausência de indicação em projeto da VUP dos sistemas, serão adotados os prazos estabelecidos pela NBR 15575- 1:2013 relativos ao desempenho mínimo. Assim, de acordo com essa norma, a Vida Útil de Projeto do sistema de pisos internos, em anos, deve ser, no mínimo, igual a
a) 13 b) 15 c) 18 d) 21 e) 24.

Dentre as inúmeras manifestações patológicas que afetam as construções, acontecem com frequência trincas e/ou fissuras em estruturas de concreto e/ou revestimentos, elas correspondem a descontinuidades mecânicas resultantes da concentração de esforços e podem ser classificadas, em função do seu comportamento mecânico, em estáticas ou dinâmicas. São exemplos de trincas estáticas
a) as ocorridas em pisos contínuos sem o uso de juntas de movimentação/dilatação e sob vãos das janelas, em consequência da ausência de contravergas. b) as ocorridas nos últimos pavimentos, decorrentes da dilatação térmica da laje de cobertura, e no encontro das esquadrias com o revestimento. c) as decorrentes da retração da argamassa do reboco pela ausência de cura, principalmente em locais ventilados e de calor excessivo. d) as originadas pela infiltração de água de chuva no peitoril e aquelas ocorridas em consequência das movimentações dos revestimentos ou da estrutura.

Alvenaria não armada é um tipo de alvenaria que não recebe graute, mas utiliza os reforços de aço (barras, fios e telas) apenas por razões construtivas, como vergas de portas, vergas e contravergas de janelas e outros reforços construtivos utilizados em aberturas para evitar patologias futuras, do tipo trincas e fissuras, provenientes de
a) acomodação das instalações, movimentação por efeitos térmicos, de vento e concentração de serviços. b) acomodação da estrutura, movimentação por efeitos térmicos, de vento e concentração de tensões. c) aplicação de cargas distribuídas, variação térmica e concentração de esforços. d) aplicação de cargas pontuais, variação térmica e concentração de tensões.

A patologia do revestimento cerâmico de fachada que se apresenta através de uma série de aberturas inferiores a um mm e que ocorrem na superfície esmaltada das placas, dando a ela uma aparência de teia de aranha, recebe o nome de
a) vesícula. b) fissura. c) gretamento. d) eflorescência. e) trincas.

A respeito de patologia e recuperação das construções, julgue os itens que se seguem. As trincas em alvenarias podem ser classificadas em trincas ativas, aquelas que variam ao longo do tempo em função da variação de temperatura, e trincas passivas, aquelas que, ao contrário das ativas, não variam nessas condições.
CERTO ( ) ERRADO ( )

No que diz respeito à realização de alvenarias de vedação, analise as proposições a seguir.
I. No processo executivo da alvenaria, as vergas e contravergas são fundamentais para combater as trincas ou fissuras nos cantos dos vãos de janela. As vergas e contravergas devem exceder a largura do vão de janela em, pelo menos, 15cm de cada lado e ter altura mínima de 10cm. II. Na execução da alvenaria, com a finalidade de facilitar o prumo e o alinhamento na execução das paredes, é indicado que os tijolos sejam assentados do canto para o meio. III. As alvenarias apoiadas em alicerces devem ser executadas, no mínimo, 24 horas após a impermeabilização dos alicerces. IV. Na execução das alvenarias deve-se utilizar o escantilhão como guia das juntas horizontais. V. Na execução de alvenaria com juntas a prumo é obrigatória a utilização de armaduras longitudinais, situadas na argamassa de assentamento distanciadas cerca de 40cm na altura. Estão CORRETAS as proposições

Quando numa edificação em concreto armado, no que num elemento estrutural surjam fissuras, o conhecimento da evolução do seu estado de fissuração passa pelo registro que abrange
a) as medidas da abertura, a extensão, a hora do dia, a umidade ambiente e a temperatura.
b) as medidas da abertura, o contraste entre as cores externa e interna na borda de cada fissura, a medições feitas em horas não repetidas.
c) a largura da fissura medida apenas nas extremidades de sua extensão, a temperatura média ao longo dia.
d) as medidas feitas no mínimo quatro vezes por dia, a temperatura e a umidade média ambientes, ao longo do dia.
e) a largura da fissura medida apenas nas extremidades de sua extensão, a temperatura média ao longo dia e as cores externa e interna na borda de cada fissura, medições feitas em horas não repetidas.

As figuras a seguir, identificadas com os números I, II, III e IV, mostram esquematicamente a localização de fissuras na lateral de uma viga bi-apoiada de concreto armado com carga distribuída ao longo de seu comprimento. Assinale a alternativa que identifica corretamente a natureza das fissuras constantes nas figuras I, II, III e IV, nesta ordem.
a) esforços de cisalhamento – retração térmica – esforços de flexão – fluência do concreto
b) esforços de flexão – esforços de cisalhamento – retração térmica – corrosão de armaduras
c) esforços de flexão – retração térmica – esforços de cisalhamento – corrosão de armaduras
d) esforços de cisalhamento – esforços de flexão – corrosão de armaduras – fluência do concreto
e) esforços de flexão – esforços de cisalhamento – fluência do concreto – retração térmica

Analisando os dados da figura, é correto afirmar que o padrão de trincamento apresentado pode ser atribuído ao
a) excesso de armadura de tração.
b) fato de que o material sobre o qual a parede está apoiada cedeu na região central desta.
c) recalque uniforme da parede ao longo da sua base.
d) fato de que o material sobre o qual a parede está apoiada cedeu nas extremidades desta.
e) excesso de armadura de cisalhamento.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Em relação à manutenção das estruturas metálicas, é correto afirmar, EXCETO:
a) Os problemas de corrosão podem ser corrigidos, se observados em tempo hábil. b) A manutenção da estrutura deve ser feita de maneira periódica e inspecionada por profissional capacitado. c) A manutenção da estrutura deve ser prevista ainda no projeto, de forma que o acesso às instalações seja facilitado. d) Os gastos com a manutenção da estrutura são totalmente compensados pelos custos adicionais de proteção contra a corrosão. e) A vida útil das estruturas metálicas sempre são superiores a 40 anos, necessitando apenas de manutenção corretiva.

A desagregação do concreto é um fenômeno que, normalmente, ocorre em conjunto com a fissuração. Entre as causas diretas da desagregação, NÃO é correto citar:
a) a calcinação do concreto. b) a movimentação das formas na concretagem. c) a corrosão das armaduras. d) a variação da temperatura na concretagem. e) o ataque biológico.

As argamassas de revestimento podem sofrer algumas patologias. Elas estão descritas nas alternativas abaixo. Assinale a alternativa que não condiz com uma dessas patologias.
a) Eflorescência. b) Bolor. c) Vesículas. d) Retração.

As estruturas de concreto armado podem sofrer agressões químicas, físicas ou biológicas. As patologias das estruturas provocam a corrosão das armaduras com o consequente desplacamento e desagregação do concreto, levando à perda da estabilidade e segurança estrutural. O Estudo das patologias das estruturas se ocupa das origens, formas de manifestação, consequências e mecanismos de ocorrência das falhas e dos seus sistemas de degradação. No que concerne aos principais fenômenos que causam as patologias no concreto, assinale a afirmação verdadeira.
a) A carbonatação do concreto é uma reação entre o monóxido de carbono (CO) presente na atmosfera e os produtos gerados durante a hidratação do cimento. O monóxido de carbono penetra nos poros do concreto através de difusão e reage com o hidróxido de cálcio no interior do concreto levando à formação de bicarbonato de sódio. b) A corrosão das armaduras no interior do concreto é um processo eletroquímico onde ocorre simultaneamente uma reação de oxidação, uma de redução e a circulação de íons através do eletrólito. Dessa forma, pode-se concluir que somente oxigênio é consumido para que ocorra a formação de ferrugem nas armaduras. c) Em elementos comprimidos, as fissuras e o desplacamento do concreto reduzem a área da seção transversal, porém mantém sua capacidade de carga. Em elementos submetidos à flexão, a perda de seção nas armaduras comprimidas torna-se mais importante. d) Ao atingir as armaduras, os cloretos poderão romper a camada passivante que protege o concreto e causar sua corrosão caso haja a presença de dióxido de carbono e ausência de umidade. Com a formação das camadas de ferrugem surgem forças de tensão no interior do concreto que ocasionam trincas e fissuras.

As fundações permitem a transmissão de cargas de estruturas ao solo. As patologias em fundações podem surgir em diversas fases; entre essas fases, figuram a produção de materiais e componentes e a construção, ou utilização.
Essa figura apresenta um caso típico de patologia de fundações do tipo a) ruptura de solo sob sapata. b) recalques diferenciais pela sobreposição de tensões no solo abaixo da fundação. c) estaca escavada com defeito construtivo. d) estaca rompida por cisalhamento. e) estaca rompida por compressão centrada.

As fissuras em uma construção representam manifestações patológicas que podem ser graves ou apenas resultar em inconvenientes estéticos. Abaixo, estão arrolados cinco tipos de fissuras. Identifique com G as fissuras graves e com IE as que apresentam apenas algum inconveniente estético.
( ) Fissura causada por movimento diferencial do solo ( ) Fissura causada por movimentos diferenciais na junção de dois materiais ( ) Fissura causada pela debilitação das fundações ( ) Fissura causada por corrosão de armaduras ( ) Fissura causada pela retração do concreto A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

A ABNT NBR 15575-1:2013 define Manifestação Patológica como
a) irregularidade que se manifesta no produto em função de falhas no projeto, na fabricação e na execução, na montagem, no uso ou na manutenção, bem como problemas que decorram do envelhecimento natural. b) irregularidade que se manifesta no produto em função de falhas no projeto. c) manifestação no produto em função de falhas no projeto. d) defeitos no produto em função de falhas de projeto. e) irregularidade que se manifesta no produto em função de falhas no projeto, na fabricação, na instalação, na execução, na montagem, no uso ou na manutenção, bem como problemas que não decorram do envelhecimento natural.

De acordo com a Norma NBR 15575-1:2013, retrofit é:
A remodelação para atender a requisitos de sustentabilidade.
B reforma e atualização do edifício.
C reforma do edifício, visando a diminuir os custos de manutenção e atender a aspectos de sustentabilidade.
D remodelação e atualização do edifício ou dos seus sistemas.
E remodelação ou atualização do edifício ou de sistemas, através da incorporação de novas tecnologias e conceitos, normalmente visando à valorização do imóvel, mudança de uso, aumento da vida útil e eficiência operacional e energética.

Com base na Norma ABNT NBR 15575-1:2013, os requisitos do usuário são
a) Segurança, Habitabilidade e Sustentabilidade. b) Desempenho, Estanqueidade e Conforto. c) Desempenho global, Manutenibilidade e Impacto Ambiental. d) Sustentabilidade, Saúde e Desempenho Lumínico. e) Habitabilidade, Segurança contra o fogo e Desempenho Térmico.

A NBR 15575-1:2013 (Edificações habitacionais – Desempenho – Parte 1: Requisitos gerais) estabelece que a vida útil de projeto (VUP) do sistema estrutura, em anos, deve ser igual ou superior a
a) 10 b) 20 c) 30 d) 40 e) 50 teórico para a vida útil de projeto (VUP) para cada um dos sistemas que o compõem e esse valor não deve ser inferior ao estabelecido pela Norma ABNT NBR 15575-1:2013. Assim, o projeto deve ser elaborado para que os sistemas tenham uma durabilidade potencial compatível com a vida útil de projeto (VUP). Desse modo, a VUP mínima, em anos, para o sistema de vedação externa, o sistema de vedação interna e o sistema cobertura devem ser, respectivamente, a) VUP ≥ 65; VUP ≥ 20 e VUP ≥ 20 b) VUP ≥ 50; VUP ≥ 25 e VUP ≥ 20 c) VUP ≥ 45; VUP ≥ 20 e VUP ≥ 20 d) VUP ≥ 40; VUP ≥ 20 e VUP ≥ 20 e) VUP ≥ 60; VUP ≥ 20 e VUP ≥ 20.

Todo projeto de edificação deve especificar o valor teórico da Vida Útil de Projeto (VUP) previsto para cada um dos sistemas que o compõem. Na ausência de indicação em projeto da VUP dos sistemas, serão adotados os prazos estabelecidos pela NBR 15575- 1:2013 relativos ao desempenho mínimo. Assim, de acordo com essa norma, a Vida Útil de Projeto do sistema de pisos internos, em anos, deve ser, no mínimo, igual a
a) 13 b) 15 c) 18 d) 21 e) 24.

Dentre as inúmeras manifestações patológicas que afetam as construções, acontecem com frequência trincas e/ou fissuras em estruturas de concreto e/ou revestimentos, elas correspondem a descontinuidades mecânicas resultantes da concentração de esforços e podem ser classificadas, em função do seu comportamento mecânico, em estáticas ou dinâmicas. São exemplos de trincas estáticas
a) as ocorridas em pisos contínuos sem o uso de juntas de movimentação/dilatação e sob vãos das janelas, em consequência da ausência de contravergas. b) as ocorridas nos últimos pavimentos, decorrentes da dilatação térmica da laje de cobertura, e no encontro das esquadrias com o revestimento. c) as decorrentes da retração da argamassa do reboco pela ausência de cura, principalmente em locais ventilados e de calor excessivo. d) as originadas pela infiltração de água de chuva no peitoril e aquelas ocorridas em consequência das movimentações dos revestimentos ou da estrutura.

Alvenaria não armada é um tipo de alvenaria que não recebe graute, mas utiliza os reforços de aço (barras, fios e telas) apenas por razões construtivas, como vergas de portas, vergas e contravergas de janelas e outros reforços construtivos utilizados em aberturas para evitar patologias futuras, do tipo trincas e fissuras, provenientes de
a) acomodação das instalações, movimentação por efeitos térmicos, de vento e concentração de serviços. b) acomodação da estrutura, movimentação por efeitos térmicos, de vento e concentração de tensões. c) aplicação de cargas distribuídas, variação térmica e concentração de esforços. d) aplicação de cargas pontuais, variação térmica e concentração de tensões.

A patologia do revestimento cerâmico de fachada que se apresenta através de uma série de aberturas inferiores a um mm e que ocorrem na superfície esmaltada das placas, dando a ela uma aparência de teia de aranha, recebe o nome de
a) vesícula. b) fissura. c) gretamento. d) eflorescência. e) trincas.

A respeito de patologia e recuperação das construções, julgue os itens que se seguem. As trincas em alvenarias podem ser classificadas em trincas ativas, aquelas que variam ao longo do tempo em função da variação de temperatura, e trincas passivas, aquelas que, ao contrário das ativas, não variam nessas condições.
CERTO ( ) ERRADO ( )

No que diz respeito à realização de alvenarias de vedação, analise as proposições a seguir.
I. No processo executivo da alvenaria, as vergas e contravergas são fundamentais para combater as trincas ou fissuras nos cantos dos vãos de janela. As vergas e contravergas devem exceder a largura do vão de janela em, pelo menos, 15cm de cada lado e ter altura mínima de 10cm. II. Na execução da alvenaria, com a finalidade de facilitar o prumo e o alinhamento na execução das paredes, é indicado que os tijolos sejam assentados do canto para o meio. III. As alvenarias apoiadas em alicerces devem ser executadas, no mínimo, 24 horas após a impermeabilização dos alicerces. IV. Na execução das alvenarias deve-se utilizar o escantilhão como guia das juntas horizontais. V. Na execução de alvenaria com juntas a prumo é obrigatória a utilização de armaduras longitudinais, situadas na argamassa de assentamento distanciadas cerca de 40cm na altura. Estão CORRETAS as proposições

Quando numa edificação em concreto armado, no que num elemento estrutural surjam fissuras, o conhecimento da evolução do seu estado de fissuração passa pelo registro que abrange
a) as medidas da abertura, a extensão, a hora do dia, a umidade ambiente e a temperatura.
b) as medidas da abertura, o contraste entre as cores externa e interna na borda de cada fissura, a medições feitas em horas não repetidas.
c) a largura da fissura medida apenas nas extremidades de sua extensão, a temperatura média ao longo dia.
d) as medidas feitas no mínimo quatro vezes por dia, a temperatura e a umidade média ambientes, ao longo do dia.
e) a largura da fissura medida apenas nas extremidades de sua extensão, a temperatura média ao longo dia e as cores externa e interna na borda de cada fissura, medições feitas em horas não repetidas.

As figuras a seguir, identificadas com os números I, II, III e IV, mostram esquematicamente a localização de fissuras na lateral de uma viga bi-apoiada de concreto armado com carga distribuída ao longo de seu comprimento. Assinale a alternativa que identifica corretamente a natureza das fissuras constantes nas figuras I, II, III e IV, nesta ordem.
a) esforços de cisalhamento – retração térmica – esforços de flexão – fluência do concreto
b) esforços de flexão – esforços de cisalhamento – retração térmica – corrosão de armaduras
c) esforços de flexão – retração térmica – esforços de cisalhamento – corrosão de armaduras
d) esforços de cisalhamento – esforços de flexão – corrosão de armaduras – fluência do concreto
e) esforços de flexão – esforços de cisalhamento – fluência do concreto – retração térmica

Analisando os dados da figura, é correto afirmar que o padrão de trincamento apresentado pode ser atribuído ao
a) excesso de armadura de tração.
b) fato de que o material sobre o qual a parede está apoiada cedeu na região central desta.
c) recalque uniforme da parede ao longo da sua base.
d) fato de que o material sobre o qual a parede está apoiada cedeu nas extremidades desta.
e) excesso de armadura de cisalhamento.

Prévia do material em texto

QUESTÃO 1: 
Ano: 2013 Banca: UFLA Órgão: UFLA Prova: Engenheiro Civil 
Em relação à manutenção das estruturas metálicas, é correto 
afirmar, EXCETO: 
a) Os problemas de corrosão podem ser corrigidos, se observados em 
tempo hábil. 
b) A manutenção da estrutura deve ser feita de maneira periódica e 
inspecionada por profissional capacitado. 
c) A manutenção da estrutura deve ser prevista ainda no projeto, de forma 
que o acesso às instalações seja facilitado. 
d) Os gastos com a manutenção da estrutura são totalmente compensados 
pelos custos adicionais de proteção contra a corrosão. 
e) A vida útil das estruturas metálicas sempre são superiores a 40 anos, 
necessitando apenas de manutenção corretiva. 
QUESTÃO 2: 
Ano: 2014 Banca: FCC Órgão: TRF - 3ª REGIÃO Prova: Analista Judiciário - 
Engenharia Civil 
A desagregação do concreto é um fenômeno que, normalmente, ocorre em 
conjunto com a fissuração. Entre as causas diretas da desagregação, NÃO 
é correto citar 
 
a) a calcinação do concreto. 
b) a movimentação das formas na concretagem. 
c) a corrosão das armaduras. 
d) a variação da temperatura na concretagem. 
e) o ataque biológico. 
 
QUESTÃO 3: 
Ano: 2016 Banca: IBFC Órgão: SES-PR Prova: Engenheiro Civil 
As argamassas de revestimento podem sofrer algumas patologias. 
Elas estão descritas nas alternativas abaixo. Assinale a alternativa 
que não condiz com uma dessas patologias. 
 
a) Eflorescência. 
b) Bolor. 
c) Vesículas. 
d) Retração. 
 
 
QUESTÃO 4: 
Ano: 2018 Banca: UECE-CEV Órgão: DETRAN-CE Prova: Analista de 
Trânsito e Transporte - Engenharia Civil 
As estruturas de concreto armado podem sofrer agressões químicas, físicas 
ou biológicas. As patologias das estruturas provocam a corrosão das 
armaduras com o consequente desplacamento e desagregação do concreto, 
levando à perda da estabilidade e segurança estrutural. O Estudo das 
patologias das estruturas se ocupa das origens, formas de manifestação, 
consequências e mecanismos de ocorrência das falhas e dos seus sistemas 
de degradação. No que concerne aos principais fenômenos que causam as 
patologias no concreto, assinale a afirmação verdadeira. 
a) A carbonatação do concreto é uma reação entre o monóxido de carbono 
(CO) presente na atmosfera e os produtos gerados durante a hidratação 
do cimento. O monóxido de carbono penetra nos poros do concreto 
através de difusão e reage com o hidróxido de cálcio no interior do concreto 
levando à formação de bicarbonato de sódio. 
b) A corrosão das armaduras no interior do concreto é um processo 
eletroquímico onde ocorre simultaneamente uma reação de oxidação, uma 
de redução e a circulação de íons através do eletrólito. Dessa forma, pode-
se concluir que somente oxigênio é consumido para que ocorra a formação 
de ferrugem nas armaduras. 
c) Em elementos comprimidos, as fissuras e o desplacamento do concreto 
reduzem a área da seção transversal, porém mantém sua capacidade de 
carga. Em elementos submetidos à flexão, a perda de seção nas 
armaduras comprimidas torna-se mais importante. 
d) Ao atingir as armaduras, os cloretos poderão romper a camada passivante 
que protege o concreto e causar sua corrosão caso haja a presença de 
dióxido de carbono e ausência de umidade. Com a formação das camadas 
de ferrugem surgem forças de tensão no interior do concreto que 
ocasionam trincas e fissuras. 
 
QUESTÃO 5: 
Ano: 2014 Banca: UFMT Órgão: UFMT Prova: Engenheiro Civil 
Sobre o tema patologia dos revestimentos cerâmicos, assinale a afirmativa 
correta. 
a) As tensões nos revestimentos originadas pela retração das argamassas 
não produzem patologias. 
b) A estabilidade do revestimento pode ser comprometida ao não se 
executar juntas de movimentação. 
c) Os agentes mecânicos de degradação dos revestimentos de piso são 
temperatura baixa, excesso de cargas e impactos. 
d) Ocorre eflorescência assentando-se pisos cerâmicos secos sobre 
contrapiso também seco, empregando argamassa colante. 
 
QUESTÃO 6: 
Ano: 2015 Banca: MPE-RS Órgão: MPE-RS Prova: Engenheiro Civil 
As fundações permitem a transmissão de cargas de estruturas ao solo. As 
patologias em fundações podem surgir em diversas fases; entre essas 
fases, figuram a produção de materiais e componentes e a construção, ou 
utilização. 
A esse respeito, observe a figura abaixo. 
 
Fonte: Adaptado de MILITITSKY, J.; CONSOLI, N. C; SCHNAID, F. 
Patologia das Fundações, Oficina de Textos, 2005. 
Essa figura apresenta um caso típico de patologia de fundações do tipo 
 
a) ruptura de solo sob sapata. 
b) recalques diferenciais pela sobreposição de tensões no solo abaixo da 
fundação. 
c) estaca escavada com defeito construtivo. 
d) estaca rompida por cisalhamento. 
e) estaca rompida por compressão centrada. 
 
 
 
 
 
QUESTÃO 7: 
Ano: 2015 Banca: MPE-RS Órgão: MPE-RS Prova: Engenheiro Civil 
As fissuras em uma construção representam manifestações patológicas que 
podem ser graves ou apenas resultar em inconvenientes estéticos. 
Abaixo, estão arrolados cinco tipos de fissuras. Identifique com G as 
fissuras graves e com IE as que apresentam apenas algum inconveniente 
estético. 
( ) Fissura causada por movimento diferencial do solo 
( ) Fissura causada por movimentos diferenciais na junção de dois materiais 
( ) Fissura causada pela debilitação das fundações 
( ) Fissura causada por corrosão de armaduras 
( ) Fissura causada pela retração do concreto 
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, 
é 
a) G – IE– G – G – IE. 
b) G – G – G – IE– IE. 
c) G – IE– IE– IE– G. 
d) IE– G – G – IE– G. 
e) IE– G – IE– G – IE. 
 
QUESTÃO 8: 
Ano: 2015 Banca: UFES Órgão: UFES Prova: Engenheiro Civil 
A ABNT NBR 15575-1:2013 define Manifestação Patológica como 
a) irregularidade que se manifesta no produto em função de falhas no 
projeto, na fabricação e na execução, na montagem, no uso ou na 
manutenção, bem como problemas que decorram do envelhecimento 
natural. 
b) irregularidade que se manifesta no produto em função de falhas no 
projeto. 
c) manifestação no produto em função de falhas no projeto. 
d) defeitos no produto em função de falhas de projeto. 
e) irregularidade que se manifesta no produto em função de falhas no 
projeto, na fabricação, na instalação, na execução, na montagem, no 
uso ou na manutenção, bem como problemas que não decorram do 
envelhecimento natural. 
 
 
 
QUESTÃO 9: 
Ano: 2015 Banca: UFES Órgão: UFES Prova: Engenheiro Civil 
De acordo com a Norma NBR 15575-1:2013, retrofit é 
a) remodelação para atender a requisitos de sustentabilidade. 
b) reforma e atualização do edifício. 
c) reforma do edifício, visando a diminuir os custos de manutenção e 
atender a aspectos de sustentabilidade. 
d) remodelação e atualização do edifício ou dos seus sistemas. 
e) remodelação ou atualização do edifício ou de sistemas, através da 
incorporação de novas tecnologias e conceitos, normalmente visando à 
valorização do imóvel, mudança de uso, aumento da vida útil e eficiência 
operacional e energética. 
 
QUESTÃO 10: 
Ano: 2015 Banca: UFES Órgão: UFES Prova: Engenheiro Civil 
Com base na Norma ABNT NBR 15575-1:2013, os requisitos do usuário 
são 
a) Segurança, Habitabilidade e Sustentabilidade. 
b) Desempenho, Estanqueidade e Conforto. 
c) Desempenho global, Manutenibilidade e Impacto Ambiental. 
d) Sustentabilidade, Saúde e Desempenho Lumínico. 
e) Habitabilidade, Segurança contra o fogo e Desempenho Térmico. 
 
QUESTÃO 11: 
A NBR 15575-1:2013 (Edificações habitacionais– Desempenho – Parte 1: 
Requisitos gerais) estabelece que a vida útil de projeto (VUP) do sistema 
estrutura, em anos, deve ser igual ou superior a 
a) 10 
b) 20 
c) 30 
d) 40 
e) 50 
 
 
 
 
 
QUESTÃO 12: 
Ano: 2015 Banca: UFES Órgão: UFES Prova: Engenheiro Civil 
O projeto deve especificar o valor teórico para a vida útil de projeto (VUP) 
para cada um dos sistemas que o compõem e esse valor não deve ser 
inferior ao estabelecido pela Norma ABNT NBR 15575-1:2013. Assim, o 
projeto deve ser elaborado para que os sistemas tenham uma durabilidade 
potencial compatível com a vida útil de projeto (VUP). Desse modo, a VUP 
mínima, em anos, para o sistema de vedação externa, o sistema de 
vedação interna e o sistema cobertura devem ser, respectivamente, 
a) VUP ≥ 65; VUP ≥ 20 e VUP ≥ 20 
b) VUP ≥ 50; VUP ≥ 25 e VUP ≥ 20 
c) VUP ≥ 45; VUP ≥ 20 e VUP ≥ 20 
d) VUP ≥ 40; VUP ≥ 20 e VUP ≥ 20 
e) VUP ≥ 60; VUP ≥ 20 e VUP ≥ 20 
QUESTÃO 13: 
Ano: 2014 Banca: CS-UFG Órgão: CELG/D-GO Prova: Analista Técnico - 
Engenheiro Civil 
Todo projeto de edificação deve especificar o valor teórico da Vida Útil de 
Projeto (VUP) previsto para cada um dos sistemas que o compõem. Na 
ausência de indicação em projeto da VUP dos sistemas, serão adotados os 
prazos estabelecidos pela NBR 15575- 1:2013 relativos ao desempenho 
mínimo. Assim, de acordo com essa norma, a Vida Útil de Projeto do sistema 
de pisos internos, em anos, deve ser, no mínimo, igual a 
a) 13 
b) 15 
c) 18 
d) 21 
e) 24 
 
 
 
 
 
 
 
QUESTÃO 14: 
Ano: 2015 Banca: COMPERVE Órgão: UFRN Prova: Engenheiro/Engenharia 
Civil 
Dentre as inúmeras manifestações patológicas que afetam as construções, 
acontecem com frequência trincas e/ou fissuras em estruturas de concreto 
e/ou revestimentos , elas correspondem a descontinuidades mecânicas 
resultantes da concentração de esforços e podem ser classificadas, em 
função do seu comportamento mecânico, em estáticas ou dinâmicas. São 
exemplos de trincas estáticas 
a) as ocorridas em pisos contínuos sem o uso de juntas de 
movimentação/dilatação e sob vãos das janelas, em consequência da 
ausência de contravergas. 
b) as ocorridas nos últimos pavimentos, decorrentes da dilatação térmica 
da laje de cobertura, e no encontro das esquadrias com o revestimento. 
c) as decorrentes da retração da argamassa do reboco pela ausência de 
cura, principalmente em locais ventilados e de calor excessivo. 
d) as originadas pela infiltração de água de chuva no peitoril e aquelas 
ocorridas em consequência das movime ntações dos revestimentos ou 
da estrutura. 
 
QUESTÃO 15: 
Ano: 2013 Banca: FUNCERN Órgão: IF-RN Prova: Engenheiro Civil 
Alvenaria não armada é um tipo de alvenaria que não recebe graute, mas 
utiliza os reforços de aço (barras, fios e telas) apenas por razões construtivas, 
como vergas de portas, vergas e contravergas de janelas e outros reforços 
construtivos utilizados em aberturas para evitar patologias futuras, do tipo 
trincas e fissuras, provenientes de 
a) acomodação das instalações, movimentação por efeitos térmicos, de 
vento e concentração de serviços. 
b) acomodação da estrutura, movimentação por efeitos térmicos, de vento e 
concentração de tensões. 
c) aplicação de cargas distribuídas, variação térmica e concentração de 
esforços. 
d) aplicação de cargas pontuais, variação térmica e concentração de 
tensões. 
 
 
 
 
QUESTÃO 16 
Ano: 2017 Banca: IF-PE Órgão: IF-PE Prova: Engenheiro Civil 
A patologia do revestimento cerâmico de fachada que se apresenta através 
de uma série de aberturas inferiores a um mm e que ocorrem na superfície 
esmaltada das placas, dando a ela uma aparência de teia de aranha, recebe 
o nome de 
a) vesícula. 
b) fissura. 
c) gretamento. 
d) eflorescência. 
e) trincas. 
 
QUESTÃO 17 
Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: MPE-PI Prova: Analista Ministerial - 
Engenharia Civil 
A respeito de patologia e recuperação das construções, julgue os itens que se 
seguem. 
As trincas em alvenarias podem ser classificadas em trincas ativas, aquelas 
que variam ao longo do tempo em função da variação de temperatura, e 
trincas passivas, aquelas que, ao contrário das ativas, não variam nessas 
condições. 
CERTO ( ) ERRADO ( ) 
QUESTÃO 18 
Ano: 2017 Banca: IF-PE Órgão: IF-PE Prova: Engenheiro Civil 
No que diz respeito à realização de alvenarias de vedação, analise as 
proposições a seguir. 
I. No processo executivo da alvenaria, as vergas e contravergas são 
fundamentais para combater as trincas ou fissuras nos cantos dos vãos de 
janela. As vergas e contravergas devem exceder a largura do vão de janela 
em, pelo menos, 15cm de cada lado e ter altura mínima de 10cm. 
II. Na execução da alvenaria, com a finalidade de facilitar o prumo e o 
alinhamento na execução das paredes, é indicado que os tijolos sejam 
assentados do canto para o meio. 
III. As alvenarias apoiadas em alicerces devem ser executadas, no mínimo, 
24 horas após a impermeabilização dos alicerces. 
IV. Na execução das alvenarias deve-se utilizar o escantilhão como guia das 
juntas horizontais. 
V. Na execução de alvenaria com juntas a prumo é obrigatória a util ização de 
armaduras longitudinais, situadas na argamassa de assentamento 
distanciadas cerca de 40cm na altura. 
Estão CORRETAS as proposições 
a) I, III e V. 
b) I, II e V. 
c) I, II e IV. 
d) II, IV e V. 
e) II, III e IV. 
 
QUESTÃO 19 
Ano: 2011 Banca: CESPE Órgão: TRE-ES Prova: Analista - Engenharia Civil 
Uma das patologias mais comuns em estruturas de concreto são as 
fissuras; o plano de manutenção predial deve contemplar o reparo 
desse problema. Em relação à identificação do tipo de fissura e às 
técnicas empregadas no reparo dessa patologia, julgue os itens que 
se subseguem. 
Recomenda-se o fechamento de fissuras passivas com material aderente e 
resistente. 
CERTO ( ) ERRADO ( ) 
 
QUESTÃO 20 
Ano: 2014 Banca: UNIRIO Órgão: UNIRIO Prova: Engenheiro Civil 
Quando numa edificação em concreto armado, no que num elemento 
estrutural surjam fissuras, o conhecimento da evolução do seu estado de 
fissuração passa pelo registro que abrange 
a) as medidas da abertura, a extensão, a hora do dia, a umidade ambiente 
e a temperatura. 
b) as medidas da abertura, o contraste entre as cores externa e interna na 
borda de cada fissura, a medições feitas em horas não repetidas. 
c) a largura da fissura medida apenas nas extremidades de sua extensão, 
a temperatura média ao longo dia. 
d) as medidas feitas no mínimo quatro vezes por dia, a temperatura e a 
umidade média ambientes, ao longo do dia. 
e) a largura da fissura medida apenas nas extremidades de sua extensão, 
a temperatura média ao longo dia e as cores externa e interna na borda 
de cada fissura, medições feitas em horas não repetidas. 
 
QUESTÃO 21 
Ano: 2015 Banca: MPE-RS Órgão: MPE-RS Prova: Engenheiro Civil 
As figuras a seguir, identificadas com os números I, II, III e IV, mostram 
esquematicamente a localização de fissuras na lateral de uma viga bi-
apoiada de concreto armado com carga distribuída ao longo de seu 
comprimento. 
 
Assinale a alternativa que identifica corretamente a natureza das fissuras 
constantes nas figuras I, II, III e IV, nesta ordem. 
 
a) esforços de cisalhamento – retração térmica – esforços de flexão – 
fluência do concreto 
b) esforços de flexão – esforços de cisalhamento – retração térmica – 
corrosão de armaduras 
c) esforços de flexão – retração térmica – esforços de cisalhamento –corrosão de armaduras 
d) esforços de cisalhamento – esforços de flexão – corrosão de armaduras 
– fluência do concreto 
e) esforços de flexão – esforços de cisalhamento – fluência do concreto – 
retração térmica 
 
 
 
 
QUESTÃO 22 
Ano: 2011 Banca: FCC Órgão: INFRAERO Prova: Engenheiro Civil - 
Estruturas - Edificações 
A figura abaixo representa de forma esquematizada uma série de trincas 
que surgiu em uma parede de alvenaria. 
 
 
 
Analisando os dados da figura, é correto afirmar que o padrão de 
trincamento apresentado pode ser atribuído ao 
a) excesso de armadura de tração. 
b) fato de que o material sobre o qual a parede está apoiada cedeu na 
região central desta. 
c) recalque uniforme da parede ao longo da sua base. 
d) fato de que o material sobre o qual a parede está apoiada cedeu nas 
extremidades desta. 
e) excesso de armadura de cisalhamento. 
QUESTÃO 23 
Ano: 2015 Banca: NC-UFPR Órgão: COPEL Prova: Engenheiro Civil Júnior 
Em um emboço aplicado sobre blocos cerâmicos, é comum 
o surgimento de manifestações patológicas caracterizadas por fissuras 
com formas variadas e distribuídas por toda a superfície do 
revestimento. Tal manifestação patológica é causada principalmente 
por: 
a) recalque de fundação. 
b) contaminação do agregado por pirita. 
c) retração por secagem. 
d) presença de sais solúveis. 
e) expansibilidade do óxido de cálcio. 
 
QUESTÃO 24 
Ano: 2013 Banca: CS-UFG Órgão: IF-GO Prova: Engenheiro Civil 
O concreto é um material que apresenta longa durabilidade, mas não pode 
ser considerado perene, pois pode sofrer desgastes com o tempo em 
consequência da ação de agentes físicos, químicos e biológicos. Entre essas 
ações, uma delas provoca eflorescência no concreto devido à percolação de 
água em fissuras ou à alta permeabilidade do concreto, causando a 
dissolução dos componentes da pasta de cimento. Essa patologia é 
denominada 
a) cavitação. 
b) erosão. 
c) carbonatação. 
d) lixiviação. 
 
QUESTÃO 25 
Ano: 2015 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: EBSERH Prova: Engenheiro 
Civil (HE-UFPEL) 
No concreto, o mecanismo responsável por dissolver e carrear os 
compostos hidratados da pasta de cimento por ação de águas puras, 
carbônicas agressivas, ácidas e outras é conhecido como 
a) expansão por sulfato. 
b) reação álcali-agregado. 
c) lixiviação. 
d) despassivação por carbonatação. 
e) despassivação por ação de cloretos. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
GABARITO 
1 – D; 
2 – D; 
3 – D; 
4 – B; 
5 – B; 
6 – D; 
7 – A; 
8 – E; 
9 – E; 
10 – A; 
11 – E; 
12 – D; 
13 – A; 
14 – C; 
15 – B; 
16 – C; 
17 – ERRADO; 
18 – E; 
19 – CERTO; 
20 – A; 
21 – B; 
22 – B; 
23 – C; 
24 – D; 
25 - C

Mais conteúdos dessa disciplina