Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

ACADÊMICO
	Fabiana Bittencourt Rezende Cardoso
	R.A
	17035915
	DISCIPLINA
	Teoria da literatura
	Curso
	Letras
O caso da vara
Personagens:
Lucrécia; Sofria castigos de sua patroa, Rita, tinha uma cicatriz e uma queimadura, era magra, tossia para dentro (redondo).
João Carneiro; Mantinha um suposto relacionamento com Rita, padrinho de Damião, amigo do falecido de Rita, era uma pessoa inútil sem autonomia, era julgado por ser um moleirão sem vontade (secundário).
Sinhá Rita; Uma senhora autoritária de respeito, bem apessoada, era bordadeira e dividia sua sabedoria com suas criadas, escravas, viúva e impunha castigos com vara a quem se atrevesse a lhe desobedecer ( redondo).
Damião; Um jovem egoista, que fugira do seminário por não querer seguir a carreira sacerdotal, do qual era obrigado a seguir por desejo de seu pai (protagonista).
O conto de Machado de Assis, narrado em terceira pessoa, se passa no sec. XIX, os fatos ocorridos no enredo são cronológicos.
Machado de Assis conta a história de um jovem, chamado Damião , que era obrigado pelo seu pai a segui a carreira sacerdotal, sabendo que não tinha vocação para tal, decidiu por fugir do seminário e ir para casa de Sinhá Rita, pois, se voltasse para casa seu pai, o mesmo o obrigaria a voltar. Rita era conhecida da familia, a mesma mantinha um relacionamento com seu padrinho João Carneiro.Sinhá Rita vivia de ensinar bordados e rendas para suas criadas neginhas, que se ao final do dia o trabalho exigido por ela não fosse cumprido seriam castigadas levando varadas. Depois de muita insistência, Damião consegue convencer a Rita a ajudá-lo a não voltar para o ceminário, já mais calmo, Damião conta algumas histórias engraçadas e acaba atrapalhando o trabalho de uma das criadas , Lucrécia, Sinhá Rita vendo que se distraíra ameaçou-a com a vara . Percebendo que Lucrécia poderia ser castigada decidiu por defendê-la caso não conseguisse terminar seus trabalhos.
No final do dia Lucrecia foi à única que não havia terminado a tarefa, então Sinhá Rita segurou a negrinha fortemente pela orelha para lhe bater. Lucrecia chorava e implorava para não apanha, mas Sinhá Rita estava irredutível e pediu para o Damião que lhe passasse a vara. Ao invés dele interferir em defesa da menina como já havia jurado a ela, simplesmente pegou a vara e a entregou para Sinhá Rita.
O climax ocorre no momento em que ao entardecer sinha Rita recolhe os trabalhos de suas criadas, e vê que Lucrécia não terminou conforme deveria, Rita fica furiosa segurando-a pela orelha prometendo castigá-la.
O autor realça no conto a relação entre negros e brancos , pessoas com interesses próprios (egoismo) , com atitudes rígidas típicas daquela época de escravidão, revela a mesquinhes de quem tem poder.Machado de Assis destaca entre seus personagens valores éticos e morais. Fica evidente os maus tratos que os negros sofriam nas casas dos senhores naquela época , as mascas no corpo de Lucrécia revelam os castigos sofridos por uma criança de apenas onze anos, na qual naquele momento nem podia sorrir que logo já era repreendida , evidenciando a violência psicologica.
Com isso, percebemos que desde os antepassados , o homem sempre agiu conforme seus interesses, Damião é o exemplo que Machado de Assis nos deu , ele frusta nossas expectativas no final do conto, quando pega a vara e entrega a Rita para castiga Lucrécia, sendo que havia prometido protegê-la.

Mais conteúdos dessa disciplina