Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A formulação de políticas públicas constitui programas e ações (o que fazer), metas e objetivos (aonde chegar) e estratégias de ação (como fazer) que devem produzir resultados ou mudanças no mundo real. O planejamento de programas, ações, metas e objetivos constituem também objeto de estudo da própria Administração Pública, entendida como atividade do Estado que deve organizar o funcionamento dos serviços públicos prestados à sociedade.
No que diz respeito ao conceito de Políticas Públicas, é correta a alternativa:
São ações e responsabilidades do Estado a partir das demandas da sociedade que envolvem órgãos públicos, agentes sociais e entidades políticas
Esfera da sociedade que concentra e manifesta relações e conflitos sociais de classe
Conjunto de projetos que uma parcela da sociedade propõe para a sociedade como um todo
O Estado Por meio de programas sociais mantém sob controle parcelas da população não inseridas no processo produtivo
O Estado atuando como regulador das relações sociais a serviço da manutenção das relações capitalistas em seu conjunto

O neoliberalismo defende a pouca intervenção do governo no mercado de trabalho, a política de privatização de empresas estatais, a livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização, a abertura da economia para a entrada de multinacionais, a adoção de medidas contra o protecionismo econômico, a diminuição dos impostos e tributos excessivos etc.
O neoliberalismo defende:
mínima participação do governo na economia e nas relações do mercado de trabalho
política de estatização das empresas privadas e desburocratização do Estado
política de privatização de empresas estatais e intervenção direta do Estado na economia
mínima participação do estado na economia e circulação de mercadorias regulamentada pelo poder público
máxima participação do governo na economia e nas relações de mercado de trabalho

A implantação do modelo neoliberal visou encontrar saídas para o enfrentamento da crise por meio de adoção de medidas de contenção de gastos com políticas sociais, contrapondo-se ao estágio anterior de Bem-Estar Social, cujo objetivo era reduzir a pobreza absoluta e proporcionar diminuição de desigualdades. O Neoliberalismo tinha como princípios básicos aspectos como: O Estado deveria ter a mínima interferência na economia e atuar apenas como regulador, políticas de privatizações e abertura econômica.
Podemos afirmar que o neoliberalismo é o mesmo liberalismo clássico acrescido de novos elementos básicos como:
intervenção estatal na economia, privatização das empresas e incremento do benefício do seguro desemprego
altos investimentos em saúde e educação, desregulamentação das relações trabalhistas e presença forte dos sindicatos
desregulamentação das relações trabalhistas, privatização de empresas estatais e abertura comercial aos países estrangeiros
investimento do Produto Interno Bruto em políticas sociais, abertura dos portos e intervenção do Estado na economia
abertura comercial aos países estrangeiros, altos investimentos públicos em saúde e educação e desregulamentação das leis fiscais

Com o surgimento do Neoliberalismo, os direitos conquistados pela estrutura do Estado de Bem Estar Social entram em crise e são transformados em mercadorias adquiríveis no mercado. O novo modelo defendia a privatização dos serviços públicos, como educação, saúde e previdência, de forma a aliviar o Estado e tornar esses serviços competitivos.
Qual crise está relacionada à construção de um novo modelo de capitalismo que, no afã de recuperar a lucratividade, contrapõe direito a investimentos e acumulação de capitais, e é responsável pela condução da reforma do Estado que tem provocado cortes substanciais no orçamento das políticas sociais dos países periféricos em benefício dos países centrais.
Crise Financeira
Crise Mundial
Crise Neoliberal
Crise do Conservadorismo
Crise do Estado de bem-estar social

A implantação do modelo neoliberal teve como principal objetivo encontrar saídas para o enfrentamento da crise por meio de adoção de medidas de contenção de gastos com políticas sociais, contrapondo-se ao estágio de Bem-Estar Social, cujo objetivo era reduzir a pobreza absoluta e proporcionar diminuição de desigualdades. Dentre as medidas adotadas pelo neoliberalismo, estavam as privatizações, visando à diminuição de gastos públicos e à criação de mercado competitivo.
A crise do Estado Social gerou um novo modelo de Estado que propôs a diminuição considerável da prestação de serviços públicos a fim de assegurar a manutenção do padrão econômico. Qual foi esse modelo?
Liberal
Neoliberalista
Do Bem Estar Social
Moderno
De direito

A atuação do Estado a fim de que acontecesse a reformulação das concepções liberais deu origem a uma doutrina denominada Neoliberalismo, cujas premissas básicas eram controlar o mercado financeiro e o consumo através do aumento ou redução das taxas de juros, políticas cambiais e privatizações. O Neoliberalismo impulsionou a economia baseada no livre jogo das forças do mercado, o que garantiria o crescimento econômico, o desenvolvimento social e propiciaria as relações econômicas internacionais.
Os princípios liberais do início do século XX afirmavam que a economia e a política do Estado Keynesiano, baseada no pleno emprego, altos salários e nos direitos sociais, impediam o controle da inflação e o corte de custos, tanto no governo quanto nas empresas privadas. Para eles, só o livre mercado seria capaz de fomentar a distribuição da riqueza e da renda. Estamos nos referindo aos:
Capitalistas
Fordistas
Tayloristas
Socialistas
Neoliberais

De acordo com MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001, "[...] Os educadores de 1932 que assinaram o manifesto diziam que a escola tradicional estava instalada para uma concepção burguesa, deixando o indivíduo numa autonomia isolada e estéril. O documento defendia ainda: educação como uma função essencialmente pública; a escola deve ser única e comum, sem privilégios econômicos de uma minoria; todos os professores devem ter formação universitária; o ensino deve ser laico, gratuito e obrigatório. A democracia no Brasil era um dos pontos importantes abordado no manifesto de 1932. A educação era vista como instrumento de reconstrução da democracia, permitindo a integração dos diversos grupos sociais. Nesse sentido, o governo federal deveria defender bases e princípios únicos para a educação, mas sem ignorar as características regionais de cada comunidade.
Assinale a alternativa que melhor corresponde aos objetivos defendidos pelos signatários do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932).
Fortalecimento da autoridade do professor em sala de aula, como detentor do saber e responsável pela transmissão dos conhecimentos.
Uma escola que respeitasse o tempo e o limite de cada aluno, assegurando condições necessárias para concluir todo o processo de escolarização.
Escola pública e única, onde predominassem as concepções de laicidade, gratuidade, obrigatoriedade e coeducação.
Educação bancária e tecnicista, onde os alunos poderiam aprender um ofício para a vida profissional desde cedo, ofício este direcionado a partir do desejo da família.
Uma maior centralização do poder educacional através das entidades governamentais, a fim de garantir um modelo que estivesse de acordo com os planos de governo.

Falar de políticas públicas passou a ser assunto obrigatório no contexto educacional brasileiro.
No que se refere a esse assunto, analise as afirmativas a seguir:
I. O termo políticas públicas surge no contexto da política e da administração e significa um modo de orientação para tomada de decisões coletivas. Ainda que este termo se origine dessas duas áreas, ele vem sendo aplicado nos mais diversos contextos.
II. As políticas públicas podem ser entendidas como o Estado em ação. Isso significa a implantação de um projeto governamental, por meio de diretrizes e programas que se voltam para os diversos setores de uma sociedade.
III. Por políticas públicas compreende-se o conjunto de ações coletivas voltadas para a garantia dos direitos sociais, configurando um compromisso público que visa dar conta de determinada demanda, em diversas áreas.
IV. As políticas públicas expressam a transformação daquilo que é do âmbito privado em ações coletivas no espaço privado.
Todas as afirmativas são verdadeiras.
Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
Nenhuma afirmativa é verdadeira.
Somente a afirmativa I é verdadeira.

O paradigma fordista é entendido como um regime de acumulação capitalista que associa um padrão tecnológico a um modelo político, isto é, a uma forma específica de regulação estatal: o Estado de Bem Estar Social. O Estado de Bem-estar Social assegura, com o desenvolvimento de políticas sociais, que produção em massa do fordismo possa ser consumida, mantendo elevados os níveis de lucratividade e, por conseguinte, garante a continuidade do processo de acumulação capitalista. O Estado de bem-estar desenvolvia uma política de pleno emprego e oferecia uma ampla rede de serviços sociais. Ele foi o responsável pela distribuição de benefícios sociais e criou as condições de possibilidade de universalização dos direitos sociais de cidadania.
Após a segunda guerra mundial um novo formato estatal se consolida no mundo capitalista. Um Estado que realiza de modo sistemático o planejamento e a administração econômica do país e desenvolve uma política de pleno emprego e políticas sociais para todos (tais como: saúde, habitação, educação, previdência social, etc) Este formato estatal é denominado de Estado:
De Bem Estar Social
Mínimo
Nacional
Liberal
Neoliberal

Considerado pelos neoliberais como o vilão da crise, o bem-estar social foi colocado em questão. Os neoliberais entendiam que a crise era fruto da atuação do Estado de Bem-estar Social. Viam o Bem-estar como o grande culpado. O neoliberalismo propõe a eliminação da intervenção do Estado na economia e a realização de cortes nas políticas sociais, como forma de desativar os mecanismos de negociação e os direitos adquiridos, necessários ao incremento da competição e individualismo. Acreditam que a esfera do bem-estar social deve permanecer no âmbito privado da família, da comunidade e dos serviços privados, com intervenção estatal minimizada e atuando apenas na dimensão do alívio da pobreza ou dos serviços pouco interessantes para o setor privado.
Para os neoliberais a crise dos anos 1970 tinha um responsável: o Estado de Bem-estar social. Os neoliberais afirmavam que a economia e a política do Estado de Bem Estar Social, baseada no pleno emprego, altos salários e nos direitos sociais, impediam o controle da inflação e o corte de custos, tanto no governo quanto nas empresas privadas. Para os neoliberais a saída para a crise e para o crescimento econômico era:
uma elevação dos impostos que contribuiria para uma melhor distribuição de renda
a regulação geral da economia que manteria o equilíbrio econômico
o aumento das políticas sociais que traria maior qualidade de vida para as classes trabalhadoras
a ausência de intervenção estatal, que garantiria o livre mercado
o pleno emprego que asseguraria o aumento do rendimento das elites

Na maioria dos países de capitalismo avançado são então implementadas reformas estatais orientadas pelos argumentos neoliberais em defesa da liberdade individual e do mercado, determinando maior responsabilização individual e por parte da sociedade civil pelo atendimento às demandas sociais.
Esse modelo de governo tentou substituir as regras impostas pelo mercado que dominavam a sociedade, compensando suas fraquezas e riscos, fortalecendo os movimentos de trabalhadores, assegurando os direitos sociais e estendendo seus benefícios sociais a todas as áreas de distribuição vital para o bem-estar da sociedade. O fragmento acima representa qual forma de governo?
Globalização
Reducionista
Liberal
Estado do Bem Estar Social
Neoliberal

O neoliberalismo defende:
mínima participação do estado na economia e circulação de mercadorias regulamentada pelo poder público
máxima participação do governo na economia e nas relações de mercado de trabalho
política de estatização das empresas privadas e desburocratização do Estado
mínima participação do governo na economia e nas relações do mercado de trabalho
política de privatização de empresas estatais e intervenção direta do Estado na economia

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A formulação de políticas públicas constitui programas e ações (o que fazer), metas e objetivos (aonde chegar) e estratégias de ação (como fazer) que devem produzir resultados ou mudanças no mundo real. O planejamento de programas, ações, metas e objetivos constituem também objeto de estudo da própria Administração Pública, entendida como atividade do Estado que deve organizar o funcionamento dos serviços públicos prestados à sociedade.
No que diz respeito ao conceito de Políticas Públicas, é correta a alternativa:
São ações e responsabilidades do Estado a partir das demandas da sociedade que envolvem órgãos públicos, agentes sociais e entidades políticas
Esfera da sociedade que concentra e manifesta relações e conflitos sociais de classe
Conjunto de projetos que uma parcela da sociedade propõe para a sociedade como um todo
O Estado Por meio de programas sociais mantém sob controle parcelas da população não inseridas no processo produtivo
O Estado atuando como regulador das relações sociais a serviço da manutenção das relações capitalistas em seu conjunto

O neoliberalismo defende a pouca intervenção do governo no mercado de trabalho, a política de privatização de empresas estatais, a livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização, a abertura da economia para a entrada de multinacionais, a adoção de medidas contra o protecionismo econômico, a diminuição dos impostos e tributos excessivos etc.
O neoliberalismo defende:
mínima participação do governo na economia e nas relações do mercado de trabalho
política de estatização das empresas privadas e desburocratização do Estado
política de privatização de empresas estatais e intervenção direta do Estado na economia
mínima participação do estado na economia e circulação de mercadorias regulamentada pelo poder público
máxima participação do governo na economia e nas relações de mercado de trabalho

A implantação do modelo neoliberal visou encontrar saídas para o enfrentamento da crise por meio de adoção de medidas de contenção de gastos com políticas sociais, contrapondo-se ao estágio anterior de Bem-Estar Social, cujo objetivo era reduzir a pobreza absoluta e proporcionar diminuição de desigualdades. O Neoliberalismo tinha como princípios básicos aspectos como: O Estado deveria ter a mínima interferência na economia e atuar apenas como regulador, políticas de privatizações e abertura econômica.
Podemos afirmar que o neoliberalismo é o mesmo liberalismo clássico acrescido de novos elementos básicos como:
intervenção estatal na economia, privatização das empresas e incremento do benefício do seguro desemprego
altos investimentos em saúde e educação, desregulamentação das relações trabalhistas e presença forte dos sindicatos
desregulamentação das relações trabalhistas, privatização de empresas estatais e abertura comercial aos países estrangeiros
investimento do Produto Interno Bruto em políticas sociais, abertura dos portos e intervenção do Estado na economia
abertura comercial aos países estrangeiros, altos investimentos públicos em saúde e educação e desregulamentação das leis fiscais

Com o surgimento do Neoliberalismo, os direitos conquistados pela estrutura do Estado de Bem Estar Social entram em crise e são transformados em mercadorias adquiríveis no mercado. O novo modelo defendia a privatização dos serviços públicos, como educação, saúde e previdência, de forma a aliviar o Estado e tornar esses serviços competitivos.
Qual crise está relacionada à construção de um novo modelo de capitalismo que, no afã de recuperar a lucratividade, contrapõe direito a investimentos e acumulação de capitais, e é responsável pela condução da reforma do Estado que tem provocado cortes substanciais no orçamento das políticas sociais dos países periféricos em benefício dos países centrais.
Crise Financeira
Crise Mundial
Crise Neoliberal
Crise do Conservadorismo
Crise do Estado de bem-estar social

A implantação do modelo neoliberal teve como principal objetivo encontrar saídas para o enfrentamento da crise por meio de adoção de medidas de contenção de gastos com políticas sociais, contrapondo-se ao estágio de Bem-Estar Social, cujo objetivo era reduzir a pobreza absoluta e proporcionar diminuição de desigualdades. Dentre as medidas adotadas pelo neoliberalismo, estavam as privatizações, visando à diminuição de gastos públicos e à criação de mercado competitivo.
A crise do Estado Social gerou um novo modelo de Estado que propôs a diminuição considerável da prestação de serviços públicos a fim de assegurar a manutenção do padrão econômico. Qual foi esse modelo?
Liberal
Neoliberalista
Do Bem Estar Social
Moderno
De direito

A atuação do Estado a fim de que acontecesse a reformulação das concepções liberais deu origem a uma doutrina denominada Neoliberalismo, cujas premissas básicas eram controlar o mercado financeiro e o consumo através do aumento ou redução das taxas de juros, políticas cambiais e privatizações. O Neoliberalismo impulsionou a economia baseada no livre jogo das forças do mercado, o que garantiria o crescimento econômico, o desenvolvimento social e propiciaria as relações econômicas internacionais.
Os princípios liberais do início do século XX afirmavam que a economia e a política do Estado Keynesiano, baseada no pleno emprego, altos salários e nos direitos sociais, impediam o controle da inflação e o corte de custos, tanto no governo quanto nas empresas privadas. Para eles, só o livre mercado seria capaz de fomentar a distribuição da riqueza e da renda. Estamos nos referindo aos:
Capitalistas
Fordistas
Tayloristas
Socialistas
Neoliberais

De acordo com MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001, "[...] Os educadores de 1932 que assinaram o manifesto diziam que a escola tradicional estava instalada para uma concepção burguesa, deixando o indivíduo numa autonomia isolada e estéril. O documento defendia ainda: educação como uma função essencialmente pública; a escola deve ser única e comum, sem privilégios econômicos de uma minoria; todos os professores devem ter formação universitária; o ensino deve ser laico, gratuito e obrigatório. A democracia no Brasil era um dos pontos importantes abordado no manifesto de 1932. A educação era vista como instrumento de reconstrução da democracia, permitindo a integração dos diversos grupos sociais. Nesse sentido, o governo federal deveria defender bases e princípios únicos para a educação, mas sem ignorar as características regionais de cada comunidade.
Assinale a alternativa que melhor corresponde aos objetivos defendidos pelos signatários do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932).
Fortalecimento da autoridade do professor em sala de aula, como detentor do saber e responsável pela transmissão dos conhecimentos.
Uma escola que respeitasse o tempo e o limite de cada aluno, assegurando condições necessárias para concluir todo o processo de escolarização.
Escola pública e única, onde predominassem as concepções de laicidade, gratuidade, obrigatoriedade e coeducação.
Educação bancária e tecnicista, onde os alunos poderiam aprender um ofício para a vida profissional desde cedo, ofício este direcionado a partir do desejo da família.
Uma maior centralização do poder educacional através das entidades governamentais, a fim de garantir um modelo que estivesse de acordo com os planos de governo.

Falar de políticas públicas passou a ser assunto obrigatório no contexto educacional brasileiro.
No que se refere a esse assunto, analise as afirmativas a seguir:
I. O termo políticas públicas surge no contexto da política e da administração e significa um modo de orientação para tomada de decisões coletivas. Ainda que este termo se origine dessas duas áreas, ele vem sendo aplicado nos mais diversos contextos.
II. As políticas públicas podem ser entendidas como o Estado em ação. Isso significa a implantação de um projeto governamental, por meio de diretrizes e programas que se voltam para os diversos setores de uma sociedade.
III. Por políticas públicas compreende-se o conjunto de ações coletivas voltadas para a garantia dos direitos sociais, configurando um compromisso público que visa dar conta de determinada demanda, em diversas áreas.
IV. As políticas públicas expressam a transformação daquilo que é do âmbito privado em ações coletivas no espaço privado.
Todas as afirmativas são verdadeiras.
Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
Nenhuma afirmativa é verdadeira.
Somente a afirmativa I é verdadeira.

O paradigma fordista é entendido como um regime de acumulação capitalista que associa um padrão tecnológico a um modelo político, isto é, a uma forma específica de regulação estatal: o Estado de Bem Estar Social. O Estado de Bem-estar Social assegura, com o desenvolvimento de políticas sociais, que produção em massa do fordismo possa ser consumida, mantendo elevados os níveis de lucratividade e, por conseguinte, garante a continuidade do processo de acumulação capitalista. O Estado de bem-estar desenvolvia uma política de pleno emprego e oferecia uma ampla rede de serviços sociais. Ele foi o responsável pela distribuição de benefícios sociais e criou as condições de possibilidade de universalização dos direitos sociais de cidadania.
Após a segunda guerra mundial um novo formato estatal se consolida no mundo capitalista. Um Estado que realiza de modo sistemático o planejamento e a administração econômica do país e desenvolve uma política de pleno emprego e políticas sociais para todos (tais como: saúde, habitação, educação, previdência social, etc) Este formato estatal é denominado de Estado:
De Bem Estar Social
Mínimo
Nacional
Liberal
Neoliberal

Considerado pelos neoliberais como o vilão da crise, o bem-estar social foi colocado em questão. Os neoliberais entendiam que a crise era fruto da atuação do Estado de Bem-estar Social. Viam o Bem-estar como o grande culpado. O neoliberalismo propõe a eliminação da intervenção do Estado na economia e a realização de cortes nas políticas sociais, como forma de desativar os mecanismos de negociação e os direitos adquiridos, necessários ao incremento da competição e individualismo. Acreditam que a esfera do bem-estar social deve permanecer no âmbito privado da família, da comunidade e dos serviços privados, com intervenção estatal minimizada e atuando apenas na dimensão do alívio da pobreza ou dos serviços pouco interessantes para o setor privado.
Para os neoliberais a crise dos anos 1970 tinha um responsável: o Estado de Bem-estar social. Os neoliberais afirmavam que a economia e a política do Estado de Bem Estar Social, baseada no pleno emprego, altos salários e nos direitos sociais, impediam o controle da inflação e o corte de custos, tanto no governo quanto nas empresas privadas. Para os neoliberais a saída para a crise e para o crescimento econômico era:
uma elevação dos impostos que contribuiria para uma melhor distribuição de renda
a regulação geral da economia que manteria o equilíbrio econômico
o aumento das políticas sociais que traria maior qualidade de vida para as classes trabalhadoras
a ausência de intervenção estatal, que garantiria o livre mercado
o pleno emprego que asseguraria o aumento do rendimento das elites

Na maioria dos países de capitalismo avançado são então implementadas reformas estatais orientadas pelos argumentos neoliberais em defesa da liberdade individual e do mercado, determinando maior responsabilização individual e por parte da sociedade civil pelo atendimento às demandas sociais.
Esse modelo de governo tentou substituir as regras impostas pelo mercado que dominavam a sociedade, compensando suas fraquezas e riscos, fortalecendo os movimentos de trabalhadores, assegurando os direitos sociais e estendendo seus benefícios sociais a todas as áreas de distribuição vital para o bem-estar da sociedade. O fragmento acima representa qual forma de governo?
Globalização
Reducionista
Liberal
Estado do Bem Estar Social
Neoliberal

O neoliberalismo defende:
mínima participação do estado na economia e circulação de mercadorias regulamentada pelo poder público
máxima participação do governo na economia e nas relações de mercado de trabalho
política de estatização das empresas privadas e desburocratização do Estado
mínima participação do governo na economia e nas relações do mercado de trabalho
política de privatização de empresas estatais e intervenção direta do Estado na economia

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	No que diz respeito ao conceito de Políticas Públicas, é correta a alternativa:
		
	 
	São ações e responsabilidades do Estado a partir das demandas da sociedade que envolvem órgãos públicos, agentes sociais e entidades políticas
	
	Esfera da sociedade que concentra e manifesta relações e conflitos sociais de classe
	
	Conjunto de projetos que uma parcela da sociedade propõe para a sociedade como um todo
	
	O Estado Por meio de programas sociais mantém sob controle parcelas da população não inseridas no processo produtivo
	
	O Estado atuando como regulador das relações sociais a serviço da manutenção das relações capitalistas em seu conjunto
	
Explicação:
A formulação de políticas públicas constitui programas e ações (o que fazer), metas e objetivos (aonde chegar) e estratégias de ação (como fazer) que devem produzir resultados ou mudanças no mundo real. O planejamento de programas, ações, metas e objetivos constituem também objeto de estudo da própria Administração Pública, entendida como atividade do Estado que deve organizar o funcionamento dos serviços públicos prestados à sociedade.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O neoliberalismo defende:
		
	 
	mínima participação do governo na economia e nas relações do mercado de trabalho
	
	política de estatização das empresas privadas e desburocratização do Estado
	
	política de privatização de empresas estatais e intervenção direta do Estado na economia
	
	mínima participação do estado na economia e circulação de mercadorias regulamentada pelo poder público
	
	máxima participação do governo na economia e nas relações de mercado de trabalho
	
Explicação:
O neoliberalismo defende a pouca intervenção do governo no mercado de trabalho, a política de privatização de empresas estatais, a livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização, a abertura da economia para a entrada de multinacionais, a adoção de medidas contra o protecionismo econômico, a diminuição dos impostos e tributos excessivos etc.
 
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Podemos afirmar que o neoliberalismo é o mesmo liberalismo clássico acrescido de novos elementos básicos como:
		
	
	intervenção estatal na economia, privatização das empresas e incremento do benefício do seguro desemprego
	
	altos investimentos em saúde e educação, desregulamentação das relações trabalhistas e presença forte dos sindicatos
	 
	desregulamentação das relações trabalhistas, privatização de empresas estatais e abertura comercial aos países estrangeiros
	
	investimento do Produto Interno Bruto em políticas sociais, abertura dos portos e intervenção do Estado na economia
	
	abertura comercial aos países estrangeiros, altos investimentos públicos em saúde e educação e desregulamentação das leis fiscais
	
Explicação:
A implantação do modelo neoliberal visou  encontrar saídas para o enfrentamento da crise por meio de adoção de medidas de contenção de gastos com políticas sociais, contrapondo-se ao estágio anterior de Bem-Estar  Social, cujo objetivo era reduzir a pobreza absoluta e proporcionar diminuição de desigualdades. O Neoliberalismo tinha como princípios básicos aspectos como: O Estado deveria ter a mínima interferência na economia e atuar apenas como regulador, políticas de privatizações e abertura econômica.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Qual crise está relacionada à construção de um novo modelo de capitalismo que, no afã de recuperar a lucratividade, contrapõe direito a investimentos e acumulação de capitais, e é responsável pela condução da reforma do Estado que tem provocado cortes substanciais no orçamento das políticas sociais dos países periféricos em benefício dos países centrais.
		
	
	Crise Financeira
	
	Crise Mundial
	
	Crise Neoliberal
	
	Crise do Conservadorismo
	 
	Crise do Estado de bem-estar social
	
Explicação:
Com o surgimento do Neoliberalismo, os direitos conquistados pela estrutura do Estado de Bem Estar Social  entram em crise e são transformados  em mercadorias adquiríveis no mercado. O novo modelo  defendia a privatização dos serviços públicos, como educação, saúde e previdência, de forma a aliviar o Estado e tornar esses serviços competitivos.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A crise do Estado Social gerou um novo modelo de Estado que propôs a diminuição considerável da prestação de serviços públicos a fim de assegurar a manutenção do padrão econômico. Qual foi esse modelo?
		
	
	Liberal
	 
	Neoliberalista
	
	Do Bem Estar Social
	
	Moderno
	
	De direito
	
Explicação:
A implantação do modelo neoliberal teve como principal objetivo   encontrar saídas para o enfrentamento da crise por meio de adoção de medidas de contenção de gastos com políticas sociais, contrapondo-se ao estágio de Bem-Estar  Social, cujo objetivo era reduzir a pobreza absoluta e proporcionar diminuição de desigualdades. Dentre as medidas adotadas pelo neoliberalismo, estavam as privatizações,  visando à diminuição de gastos públicos e à criação de mercado  competitivo.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Os princípios liberais do início do século XX afirmavam que a economia e a política do Estado Keynesiano, baseada no pleno emprego, altos salários e nos direitos sociais, impediam o controle da inflação e o corte de custos, tanto no governo quanto nas empresas privadas. Para eles, só o livre mercado seria capaz de fomentar a distribuição da riqueza e da renda. Estamos nos referindo aos:
		
	
	Capitalistas
	
	Fordistas
	
	Tayloristas
	
	Socialistas
	 
	Neoliberais
	
Explicação:
A atuação do Estado a fim de que acontecesse a reformulação das concepções liberais deu origem a uma doutrina denominada Neoliberalismo, cujas premissas básicas  eram controlar o mercado financeiro e o consumo através do aumento ou redução das taxas de juros, políticas cambiais e privatizações. O Neoliberalismo impulsionou a economia baseada no livre jogo das forças do mercado, o que garantiria o crescimento econômico,  o desenvolvimento social  e  propiciaria as relações econômicas internacionais.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	No Brasil, o Neoliberalismo foi adotado abertamente nos dois governos consecutivos do presidente Fernando Henrique Cardoso. Em seus dois mandatos presidenciais houve várias desestatizações de empresas. Muito do dinheiro arrecadado foi usado para manter a cotação da nova moeda brasileira, o Real, equivalente a do dólar. O neoliberalismo defendia:
		
	
	Recursos adicionais para a criação dos filhos
	
	A garantia de serviços públicos
	
	O Estado como agente regulamentador
	 
	A privatização dos serviços públicos
	
	Auxilio para a saúde e educação
	
Explicação:
Nos dois períodos consecutivos dos governos de Fernando Henrique Cardoso (1995 a 1998 e 1999 a 2002), foram implantadas reformas consideradas essenciais para modernizar o país e garantir a estabilidade econômica. Assim, foi lançado um conjunto de medidas para controlar a inflação e modernizar o Estado, dentre elas a privatização , venda das empresas estatais que não se relacionavam com as atividades específicas do Estado.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Quem afirmava que: A economia e a política do Estado Keynesiano, baseada no pleno emprego, altos salários e nos direitos sociais, impediam o controle da inflação e o corte de custos, tanto no governo quanto nas empresas privadas. Para eles, só o livre mercado seria capaz de fomentar a distribuição da riqueza e da renda.Quem
		
	
	Os Socialistas
	 
	Os neoliberais
	
	Os Anarquistas
	
	Os Conservadores
	
	Os Republicamos
	
Explicação:
Dentre as medidas adotadaspelo Neoliberalismo, estavam as privatizações,   diminuição de gastos públicos e  criação de mercado  competitivo, por meio da  livre circulação de capitais internacionais e da  ênfase à globalização.
	
	1a Questão
	
	
	
	"O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova é o resultado dos anseios por reformas educacionais, acreditando que para que haja uma mudança na estrutura de um país, antes é necessário realizar uma mudança no modelo educacional. (...) Desta maneira, o Manifesto representa não apenas uma síntese dos ideais de reconstrução educacional, mas também um impulso à tentativa de avanço sobre novas propostas de educação". (http://escolanova.net/pages/manifesto.htm) Assinale a alternativa que melhor corresponde aos objetivos defendidos pelos signatários do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932).
		
	
	Fortalecimento da autoridade do professor em sala de aula, como detentor do saber e responsável pela transmissão dos conhecimentos.
	
	Uma escola que respeitasse o tempo e o limite de cada aluno, assegurando condições necessárias para concluir todo o processo de escolarização.
	 
	Escola pública e única, onde predominassem as concepções de laicidade, gratuidade, obrigatoriedade e coeducação.
	
	Educação bancária e tecnicista, onde os alunos poderiam aprender um ofício para a vida profissional desde cedo, ofício este direcionado a partir do desejo da família.
	
	Uma maior centralização do poder educacional através das entidades governamentais, a fim de garantir um modelo que estivesse de acordo com os planos de governo.
	
Explicação:
De acordo com MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001, 
"[...] Os educadores de 1932 que assinaram o manifesto diziam que a escola tradicional estava instalada para uma concepção burguesa, deixando o indivíduo numa autonomia isolada e estéril. O documento defendia ainda: educação como uma função essencialmente pública; a escola deve ser única e comum, sem privilégios econômicos de uma minoria; todos os professores devem ter formação universitária; o ensino deve ser laico, gratuito e obrigatório.
A democracia no Brasil era um dos pontos importantes abordado no manifesto de 1932. A educação era vista como instrumento de reconstrução da democracia, permitindo a integração dos diversos grupos sociais. Nesse sentido, o governo federal deveria defender bases e princípios únicos para a educação, mas sem ignorar as características regionais de cada comunidade."
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Falar de políticas públicas passou a ser assunto obrigatório no contexto educacional brasileiro. No que se refere a esse assunto, analise as afirmativas a seguir:
I. O termo políticas públicas surge no contexto da política e da administração e significa um modo de orientação para tomada de decisões coletivas. Ainda que este termo se origine dessas duas áreas, ele vem sendo aplicado nos mais diversos contextos. 
II. As políticas públicas podem ser entendidas como o Estado em ação. Isso significa a implantação de um projeto governamental, por meio de diretrizes e programas que se voltam para os diversos setores de uma sociedade. 
III. Por políticas públicas compreende-se o conjunto de ações coletivas voltadas para a garantia dos direitos sociais, configurando um compromisso público que visa dar conta de determinada demanda, em diversas áreas.
IV. As políticas públicas expressam a transformação daquilo que é do âmbito privado em ações coletivas no espaço privado.
Assinale a alternativa correta: 
		
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	Nenhuma afirmativa é verdadeira.
	 
	Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
	
	Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
	
	Somente a afirmativa I é verdadeira.
	
Explicação:
Políticas públicas são conjuntos de programas, ações e decisões tomadas pelos governos (nacionais, estaduais ou municipais) com a participação, direta ou indireta, de entes públicos ou privados que visam assegurar determinado direito de cidadania para vários grupos da sociedade ou para determinado segmento social, cultural, étnico ou econômico. Ou seja, correspondem a direitos assegurados na Constituição.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Modelo de estado provedor que organiza a política e a economia de um país, encarregando-se da promoção e garantia de serviços públicos e proteção para toda a população.
		
	 
	Estado do Bem Estar Social
	
	Capitalismo
	
	Globalização
	
	Presidencialismo
	
	Democracia
	
Explicação:
O Estado de Bem-estar Social visava ao  campo social e econômico, tendo como principais objetivos a  distribuição de renda para a população e a prestação de serviços públicos básicos, as quais eram vistas como formas de combater as desigualdades sociais. Assim, o Estado era o agente que promovia e organizava a vida social e econômica, proporcionando aos indivíduos bens e serviços essenciais durante toda sua vida.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Após a segunda guerra mundial um novo formato estatal se consolida no mundo capitalista. Um Estado que realiza de modo sistemático o planejamento e a administração econômica do país e desenvolve uma política de pleno emprego e políticas sociais para todos (tais como: saúde, habitação, educação, previdência social, etc)
Este formato estatal é denominado de Estado:
		
	 
	De Bem Estar Social
	
	Mínimo
	
	Nacional
	
	Liberal
	
	Neoliberal
	
Explicação:
O paradigma fordista é entendido como um regime de acumulação capitalista que associa um padrão tecnológico a um modelo político, isto é, a uma forma específica de regulação estatal: o Estado de Bem Estar Social.
O Estado de Bem-estar Social assegura, com o desenvolvimento de políticas sociais, que produção em massa do fordismo possa ser consumida, mantendo elevados os níveis de lucratividade e, por conseguinte, garante a continuidade do processo de acumulação capitalista. O Estado de bem-estar desenvolvia uma política de pleno emprego e oferecia uma ampla rede de serviços sociais. Ele foi o responsável pela distribuição de benefícios sociais e criou as condições de possibilidade de universalização dos direitos sociais de cidadania.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Para os neoliberais a crise dos anos 1970 tinha um responsável: o Estado de Bem-estar social.
Os neoliberais afirmavam que a economia e a política do Estado de Bem Estar Social, baseada no pleno emprego, altos salários e nos direitos sociais, impediam o controle da inflação e o corte de custos, tanto no governo quanto nas empresas privadas. Para os neoliberais a saída para a crise e para o crescimento econômico era:
		
	
	uma elevação dos impostos que contribuiria para uma melhor distribuição de renda
	
	a regulação geral da economia que manteria o equilíbrio econômico
	
	o aumento das políticas sociais que traria maior qualidade de vida para as classes trabalhadoras
	 
	a ausência de intervenção estatal, que garantiria o livre mercado
	
	o pleno emprego que asseguraria o aumento do rendimento das elites
	
Explicação:
Considerado pelos neoliberais como o vilão da crise, o bem-estar social foi colocado em questão. Os neoliberais entendiam que a crise era fruto da atuação do Estado de Bem-estar Social. Viam o Bem-estar como o grande culpado
O neoliberalismo propõe a eliminação da intervenção do Estado na economia e a realização de cortes nas políticas sociais, como forma de desativar os mecanismos de negociação e os direitos adquiridos, necessários ao incremento da competição e individualismo. Acreditam que a esfera do bem-estar social deve permanecer no âmbito privado da família, da comunidade e dosserviços privados, com intervenção estatal minimizada e atuando apenas na dimensão do alívio da pobreza ou dos serviços pouco interessantes para o setor privado.
Na maioria dos países de capitalismo avançado são então implementadas reformas estatais orientadas pelos argumentos neoliberais em defesa da liberdade individual e do mercado, determinando maior responsabilização individual e por parte da sociedade civil pelo atendimento às demandas sociais.
Assim, os sistemas de proteção social do Estado de bem-estar foram duramente criticados pelos neoliberais que rompem com os benefícios concedidos à classe trabalhadora, por meio de corte nas políticas sociais (saúde, habitação, educação, etc) e de corte ao apoio aos sindicatos. Desta forma, os novos Estados Neoliberais ou Mínimos que se constituíram passam a desmontar as estruturas criadas pelo Estado de Bem-estar Social
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Esse modelo de governo tentou substituir as regras impostas pelo mercado que dominavam a sociedade, compensando suas fraquezas e riscos, fortalecendo os movimentos de trabalhadores, assegurando os direitos sociais e estendendo seus benefícios sociais a todas as áreas de distribuição vital para o bem-estar da sociedade. O fragmento acima representa qual forma de governo?
		
	
	Globalização
	
	Reducionista
	
	Liberal
	 
	Estado do Bem Estar Social
	
	Neoliberal
	
Explicação:
O ¿Estado de Bem-estar Social¿ visava ao  campo social e econômico, tendo como principais objetivos a  distribuição de renda para a população e a prestação de serviços públicos básicos, as quais eram vistas como formas de combater as desigualdades sociais. Assim, o Estado era o agente que promovia e organizava a vida social e econômica, proporcionando aos indivíduos bens e serviços essenciais durante toda sua vida.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	No que diz respeito ao conceito de Políticas Públicas, é correta a alternativa:
		
	
	O Estado atuando como regulador das relações sociais a serviço da manutenção das relações capitalistas em seu conjunto
	
	O Estado Por meio de programas sociais mantém sob controle parcelas da população não inseridas no processo produtivo
	
	Conjunto de projetos que uma parcela da sociedade propõe para a sociedade como um todo
	
	Esfera da sociedade que concentra e manifesta relações e conflitos sociais de classe
	 
	São ações e responsabilidades do Estado a partir das demandas da sociedade que envolvem órgãos públicos, agentes sociais e entidades políticas
	
Explicação:
A formulação de políticas públicas constitui programas e ações (o que fazer), metas e objetivos (aonde chegar) e estratégias de ação (como fazer) que devem produzir resultados ou mudanças no mundo real. O planejamento de programas, ações, metas e objetivos constituem também objeto de estudo da própria Administração Pública, entendida como atividade do Estado que deve organizar o funcionamento dos serviços públicos prestados à sociedade.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O neoliberalismo defende:
		
	
	política de privatização de empresas estatais e intervenção direta do Estado na economia
	
	política de estatização das empresas privadas e desburocratização do Estado
	
	máxima participação do governo na economia e nas relações de mercado de trabalho
	
	mínima participação do estado na economia e circulação de mercadorias regulamentada pelo poder público
	 
	mínima participação do governo na economia e nas relações do mercado de trabalho
	
Explicação:
O neoliberalismo defende a pouca intervenção do governo no mercado de trabalho, a política de privatização de empresas estatais, a livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização, a abertura da economia para a entrada de multinacionais, a adoção de medidas contra o protecionismo econômico, a diminuição dos impostos e tributos excessivos etc.

Mais conteúdos dessa disciplina