Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Prévia do material em texto

ATENÇÃO FLUTUANTE – GABRIELA ROCHA PSICANALISTA
“ Imagine que você está esperando ver o peixe pular na superfície de uma lagoa, aí você fica olhando para um ponto fixo, esperando aquele peixe pular naquele ponto fixo. É bem provável que se você fizer isso, você perca o peixe pulando porquê o peixe nunca pula no lugar, na parte da superfície que a gente tá esperando que ele pule, então é sempre do lado estranho que ele pula. Quando você tá com a atenção voltada para o todo, e aí quando você tem essa percepção voltada para o todo, parecendo que tem um olhar meio anestesiado, um olhar meio perdido na coisa, você consegue pegar esse peixe, porque você não está fixado olhando para um ponto fixo, você está com o olhar no todo, então fica mais fácil de você pegar o peixe. O peixe nunca vai pular no lugar que você pressupõe que ele pule, e quando eu falo desse peixe, eu falo do discurso do paciente quando ele chega na clínica.
 Quando o paciente chega na clínica, ele vai falar um monte de coisa e esses peixes que eu tô falando, eles aparecem ao longo da fala do paciente, né? Durante a linguagem, ele vai dando pulos em instantes, os peixes aparecem em instantes.
Então, as vezes o analista tá lá, parece que as vezes ele nem está prestando atenção, o psicanalista tá lá mexendo em alguma coisa, em algum cubinho, numa bolinha de espelho, em alguma coisa e parece que ele não está prestando atenção, mas na verdade, isso na psicanalise se chama Atenção Flutuante, ele está no todo, o psicanalista está lá captando o todo, se ele fixar em um pontinho só do que o paciente tá trazendo, aí ele não vai pegar os peixes que pulam, né? Porque é essa a questão do lago que falei, nunca vai vir a coisa do lado que você quer que ela venha, ela sempre vem de uma forma diferente, de uma forma estranha, de um lado que você não esperava que viesse, então você está com esse olhar analítico expandido. A verdade é sempre a pedra que faz a pessoa tropeçar e a verdade são esses peixes. Então existe uma verdade naquela linguagem toda que vem pro set, então esses peixinhos são as manifestações do inconsciente. A mente, 90% dela é inconsciente, pouquíssima parte da nossa mente funciona no consciente, então a Atenção Flutuante é deixar livre a imaginação, ouvir com o terceiro ouvido e abrir o inconsciente pro inconsciente que está vindo do paciente, é essa expansão, estar em todo lugar, em todo aquele ambiente analítico.
Então é isso pessoal, eu falei hoje sobre Atenção Flutuante e espero vocês no próximo vídeo.”

Mais conteúdos dessa disciplina