Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

PROCEDIMENTO METODOLÓGICO
Quanto aos objetivos:
O método desta pesquisa é exploratório e busca preencher as lacunas que costumam aparecer em um estudo. Gonçalves em seu estudo dita que: “A pesquisa exploratória visa à descoberta, o achado, a elucidação de fenômenos ou a explicação daqueles que não eram aceitos apesar de evidentes. A exploração representa, atualmente, um importante diferencial competitivo em termos de concorrência” (Gonçalves, 2014).
Esse tipo de pesquisa exploratória “estabelece critérios, métodos e técnicas para a elaboração de uma pesquisa e visa oferecer informações sobre o objeto desta e orientar a formulação de hipóteses” (Cervo e Silva, 2006).
Assim, como o tema deste trabalho trata dos reflexos das recentes interpretações e decisões judiciais diante das instituições familiares, para o desenvolvimento desse método de pesquisa, serão utilizados estudos das seguintes fontes: jurídicas, doutrinárias, legislação nacional pertinente, jurisprudência e decisões relevantes e recentes. O material será obtido por meio de livros jurídicos, periódicos especializados e acórdãos publicados na internet. Sendo feito pesquisa legislativa e jurisprudencial sobre o tema.
Quanto aos procedimentos técnicos:
O trabalho busca como suporte a pesquisa bibliográfica, proporcionando um novo enfoque ou abordagem, com o objetivo de reunir as informações e dados que servirão de base para a construção da investigação proposta pelo tema escolhido para estudo desse trabalho.
A pesquisa bibliográfica é então feita com o intuito de levantar um conhecimento disponível sobre teorias, a fim de analisar, produzir ou explicar um objeto sendo investigado. A pesquisa bibliográfica visa então analisar as principais teorias de um tema, e pode ser realizada com diferentes finalidades. (CHIARA, KAIMEN, et al., 2008).
Sabe-se que o levantamento bibliográfico é normalmente feito a partir da análise de fontes secundárias que abordam, de diferentes maneiras, o tema. Nessa pesquisa, se desenvolverá da seguinte forma: 1) Levantamento e estudo bibliográfico referente a cada um dos objetivos propostos; 2) Levantamento e análise da legislação nacional pertinente ao tema; 3) Analisar artigos em revistas jurídicas; 4) Estudo crítico de matéria doutrinária e legislativa e dos acórdãos jurisprudenciais; 
 
Métodos de abordagem 
O método de abordagem do trabalho é hipotético-dedutivo, esse método é caracterizado pela descoberta de um problema e sua descrição clara e precisa. O “método hipotético-dedutivo se inicia pela percepção de uma lacuna nos conhecimentos, acerca da qual formula hipóteses e, pelo processo de inferência dedutiva, testa a predição da ocorrência de fenómenos abrangidos pela hipótese;” (MARCONI & LAKATOS, p. 106, 2007). 
Esse trabalho possui também enfoque quantitativo no qual utiliza-se uma “coleta de dados para testar hipóteses com base na medição numérica e na análise estatística para estabelecer padrões de comportamento.” (HERNÁNDEZ, FERNÁNDEZ & BAPTISTA, p. 5, 2006)

Mais conteúdos dessa disciplina