Logo Passei Direto
Buscar

Cabeamento de Redes + Gabarito

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Segundo a norma técnica para cabeamento estruturado NBR 14565, a velocidade máxima de operação e o comprimento máximo recomendado para o cabo UTP Cat5e, incluindo o cabeamento extra para ligações em ambas as pontas, são, respectivamente,
1 Gbps e 100 m.
1 Gbps e 100 m.
1 Gbps e 90 m.
100 Mbps e 90 m.
100 Mbps e 100 m.
100 Mbps e 200 m.

O usuário de um computador do Tribunal informou ao setor de suporte que o acesso à rede não estava funcionando. O Técnico designado para verificar o problema tomou a decisão de identificar se os sinais elétricos do cabo com conector RJ45 que conecta o computador estavam adequados.
Considerando que o cabo foi construído de acordo com o padrão de terminação T568B, para verificar o sinal RX o Técnico deve acessar, no conector RJ45, os pinos de números
3 e 6.
3 e 4.
1 e 3.
1 e 2.
4 e 5.

A Norma brasileira ABNT NBR 14565:2013 tem como escopo especificar “um sistema de cabeamento estruturado para uso nas dependências de um único edifício ou um conjunto de edifícios comerciais em um campus, bem como para a infraestrutura de cabeamento estruturado de data centers”.
Ao especificar o desempenho dos cabos para data centers, a Norma recomenda que o desempenho mínimo de cabeamento para par trançado seja de categoria
5e, para garantir banda passante de até 200 MHz.
5, para garantir a velocidade Ethernet padrão 802.3u a 1 Gbit/s para par trançado.
6a, para garantir a velocidade Ethernet a 10 Gbit/s para par trançado.
6, para garantir a velocidade Ethernet padrão 802.3z a 100 Mbit/s para par trançado.
3, para garantir banda passante de até 160 MHz.

No processo de crescimento de uma rede de dados de 100 Mbps dentro de um edifício, verificou-se a necessidade da criação de uma conexão a um outro prédio, distante 1,5km. Para manter igual velocidade, com total imunidade a interferências elétricas e eletromagnéticas, e com o menor custo possível, a indicação para o meio físico dessa conexão é o uso de:
cabo blindado de par trançado;
cabo blindado de par trançado;
cabo coaxial;
fibra ótica monomodo;
fibra ótica multimodo;
transmissores de rádio (wireless).

Em um projeto de cabeamento estruturado baseado na norma ABNT NBR 14565:2013 foi especificado que o cabeamento horizontal da instalação deve suportar o padrão tecnológico 10GBASE-T e a frequência máxima de operação de 500 MHz. Para atender tal especificação, o cabo trançado deve ser
CAT8.1.
CAT8.1.
CAT7.
CAT6A.
CAT5e.
CAT7A.

No que diz respeito ao cabeamento estruturado, observe a figura e o quadro abaixo, referentes, respectivamente, à sequência de cores no conector RJ-45, denominado CM8V pela Norma NBR 14565, e às cores correspondentes a cada borne.
De acordo com a NBR 14565 e o padrão T568-B, as cores identificadas no quadro acima como I, II, III e IV, referentes aos pares de transmissão (2) e de recepção (3), são, respectivamente,
Branco Verde (B-V) – Verde (V) – Branco Azul (B-A) – Azul (A)
Branco Laranja (B-L) – Laranja (L) – Branco Verde (B-V) – Verde (V)
Branco Verde (B-V) – Verde (V) – Branco Laranja (B-L) – Laranja (L)
Branco Laranja (B-L) – Laranja (L) – Branco Azul (B-A) – Azul (A)
Branco Azul (B-A) – Azul (A) – Branco Laranja (B-L) – Laranja (L)

Com relação à norma ABNT NBR 14565 são apresentadas as seguintes afirmativas:
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. A versão atual é a ABNT NBR 14565:2013.
2. A versão ABNT NBR 14565:2013 trata somente de cabeamento ótico.
3. Esta norma especifica diretamente, ou via referência, requisitos de desempenho para enlaces e canais individuais de cabeamento.
4. A norma ABNT NBR 14565:2013 trata de cabeamento de telecomunicações para edifícios comerciais e data centers.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.

Atualmente se usa no projeto de redes de transmissão de dados uma técnica conhecida pelo nome de cabeamento estruturado, que segue normas internacionais e brasileiras (ANSI/TIA/ETA/568 e NBR 14565). Para tanto são definidos subsistemas para cada parte do projeto.
Das alternativas abaixo qual NÃO é um dos subsistemas do cabeamento estruturado?
Área de trabalho (pontos de rede).
Cabeamento horizontal.
Rede elétrica de baixa e alta tensão.
Sala de equipamentos.

O par trançado é um meio guiado de transmissão para interligar um dispositivo a outro através da modulação de sinais elétricos. Sobre cabos de par trançado, analise as afirmacoes abaixo e identifique as corretas:
Estão corretas apenas as afirmativas:
1- São construídos por dois pares de fios de cobre envoltos por uma proteção plástica azul (cabo direto) ou amarela (cabo cruzado).
2- Em função da ausência ou presença de blindagem metálica, os cabos de par trançado classificam-se em UTP e STP respectivamente.
3- O conector utilizado chama-se RJ-45.
4- O cabeamento de par trançado está especificado somente para 100 Mbps e 1 Gbps.
5- Comparado à fibra óptica, o par trançado tem menor banda passante e menor imunidade à interferência eletromagnética; contudo, seu custo é mais baixo.
2 – 3 – 5.
1 – 3 – 4.
1 – 2 – 3.
1 – 2 – 5.
2 – 4 – 5.

São elementos constitutivos de um projeto de cabeamento interno secundário, de acordo com a NBR 14565:2000:
Assinale a alternativa que indica todos os itens corretos.
1. Painéis de conexão
2. Blocos de conexão
3. Conversores de mídia
4. Cabos e emendas dos cabos
5. Tomadas de telecomunicações
São corretos apenas os itens 1, 2 e 3.
São corretos apenas os itens 1, 4 e 5.
São corretos apenas os itens 2, 3 e 4.
São corretos apenas os itens 3, 4 e 5.
São corretos apenas os itens 1, 2 e 5.

Considere que cabeamento estruturado da rede do Datacenter do Tribunal foi instalado de acordo com a Norma NBR 14565 e o Técnico foi incumbido de estudar a rede no processo de aprendizagem e de aquisição de conhecimento.
Durante esse processo o Técnico encontrou o seguinte diagrama de rede: No diagrama, o elemento (2) é identificado como
Distribuidor de Backbone − BD.
Ponto de Distribuição Local − LDP.
Distribuidor Secundário − SD.
Distribuidor de Zona − ZD.
Distribuidor de Backbone − BD.

De acordo com a norma NBR 14565/2007, o cabeamento estruturado é formado por diversos elementos funcionais, dos quais fazem para o distribuidor de campus (CD), distribuidor de edifício (BD), distribuidor de piso (FD), ponto de consolidação (CP) e tomada (TD).
Em relação a esses elementos, indique a afirmativa com as MELHORES PRÁTICAS recomendadas pela norma.
Em um edifício com vários andares utiliza-se um BD por andar. Os BDs são conectados através do CD. Os FD e CP são opcionais, e são usados apenas em estruturas com piso elevado, em que o cabeamento é embutido no piso.
Em um edifício com múltiplos andares é obrigatório utilizar um distribuidor por andar. Pode-se utilizar mais distribuidor caso a área seja grande.
A norma recomenda que tomadas sejam instaladas em toda a parte da área utilizável do piso e recomenda que os comprimentos dos cordões da área de trabalho sejam os menores possíveis.
A norma não regula a quantidade de tomadas que o edifício deve ter, uma vez que isso depende da finalidade de uso do edifício.
O cabeamento horizontal conecta as tomadas ao distribuidor de piso. A distância máxima entre qualquer tomada e o distribuidor mais próximo não deve exceder a 200 metros. O comprimento total dos cabos desde a entrada no campus até a tomada não deve exceder a 2000 metros.

Com relação ao cabeamento estruturado, analise as afirmativas a seguir:
Está correto somente o que se afirma em:
I. Segundo NBR 14565, o cabeamento da rede secundária deve adotar a topologia barramento.
II. Link canal é a ligação entre a tomada da área de trabalho e o patch panel localizado no armário de telecomunicações, com distância máxima de 90m.
III. Rede primária é aquela que interliga o Distribuidor Geral de Telecomunicações aos Distribuidores Intermediários e/ou Distribuidores Secundários.
I e III.
I;
III;
II;
II e III;

Em uma situação hipotética, um Analista de Suporte em Tecnologia da Informação foi incumbido de estabelecer a segmentação da rede local (LAN) do Tribunal Superior do Trabalho − TST implementada com tecnologia Ethernet de cabo de pares trançados (1000Base-TX) para melhorar o desempenho global da rede utilizando um dispositivo de rede que opera na camada 2 do modelo de referência OSI.
Nessas condições, o dispositivo que deve ser utilizado é
Roteador.
Gateway.
Switch.
Bridge.
Repetidor.

A Norma ABNT NBR 14565 especifica um sistema de cabeamento estruturado para uso nas dependências de um único edifício ou um conjunto de edifícios comerciais em um campus, bem como para a infraestrutura de cabeamento estruturado de data centers.
Segundo essa norma, o equipamento terminal da área de trabalho se conecta ao sistema de cabeamento genérico por meio do(a)
distribuidor de piso.
ponto de consolidação.
tomada de telecomunicações.
distribuidor de campus.

A respeito dos equipamentos de interconexão de redes de computadores e do cabeamento estruturado, julgue o item a seguir. O cabo de par trançado realiza transmissão tanto analógica quanto digital.
Falso
Verdadeiro

Um Técnico está instalando o cabeamento horizontal da empresa onde trabalha, utilizando cabos UTP de 4 pares constituídos por fios sólidos com bitola de 24 AWG e impedância nominal de 100 ohms. Ele está instalando o cabo do ponto de conexão mecânica no armário de telecomunicações até o ponto de telecomunicações na área de trabalho, que deve ter distância máxima de até
40 metros.
150 metros.
90 metros.
220 metros.
190 metros.

Segundo a proposta da NBR 14565, norma que trata de cabeamento estruturado, “o espaço destinado à transição entre o caminho primário e secundário, com conexão cruzada, podendo abrigar equipamento ativo” se refere:
Área de Trabalho (ATR)
Sala de Equipamentos (SEQ)
Distribuidor Secundário (DS)
Armário de Telecomunicação (AT)
Ponto de Consolidação de Cabos (PCC)

Quando se utiliza cabos UTP Cat5 na conexão dos dispositivos, a extensão do cabo não pode ser superior a:
73 metros.
100 metros.
10 metros.
50 metros.
28 metros.

Conforme a NBR 14565 da ABNT e o padrão EIA/TIA 568A, os fios nas cores branco/verde, verde, branco/laranja e laranja são padronizados para uso nos pares de guias de transmissão e de recepção, respectivamente, identificados na figura por:
1 - 2 / 3 - 4.
2 - 4 / 5 - 7.
1 - 3 / 5 - 7.
1 - 2 / 3 - 6.
2 - 4 / 6 - 8.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Segundo a norma técnica para cabeamento estruturado NBR 14565, a velocidade máxima de operação e o comprimento máximo recomendado para o cabo UTP Cat5e, incluindo o cabeamento extra para ligações em ambas as pontas, são, respectivamente,
1 Gbps e 100 m.
1 Gbps e 100 m.
1 Gbps e 90 m.
100 Mbps e 90 m.
100 Mbps e 100 m.
100 Mbps e 200 m.

O usuário de um computador do Tribunal informou ao setor de suporte que o acesso à rede não estava funcionando. O Técnico designado para verificar o problema tomou a decisão de identificar se os sinais elétricos do cabo com conector RJ45 que conecta o computador estavam adequados.
Considerando que o cabo foi construído de acordo com o padrão de terminação T568B, para verificar o sinal RX o Técnico deve acessar, no conector RJ45, os pinos de números
3 e 6.
3 e 4.
1 e 3.
1 e 2.
4 e 5.

A Norma brasileira ABNT NBR 14565:2013 tem como escopo especificar “um sistema de cabeamento estruturado para uso nas dependências de um único edifício ou um conjunto de edifícios comerciais em um campus, bem como para a infraestrutura de cabeamento estruturado de data centers”.
Ao especificar o desempenho dos cabos para data centers, a Norma recomenda que o desempenho mínimo de cabeamento para par trançado seja de categoria
5e, para garantir banda passante de até 200 MHz.
5, para garantir a velocidade Ethernet padrão 802.3u a 1 Gbit/s para par trançado.
6a, para garantir a velocidade Ethernet a 10 Gbit/s para par trançado.
6, para garantir a velocidade Ethernet padrão 802.3z a 100 Mbit/s para par trançado.
3, para garantir banda passante de até 160 MHz.

No processo de crescimento de uma rede de dados de 100 Mbps dentro de um edifício, verificou-se a necessidade da criação de uma conexão a um outro prédio, distante 1,5km. Para manter igual velocidade, com total imunidade a interferências elétricas e eletromagnéticas, e com o menor custo possível, a indicação para o meio físico dessa conexão é o uso de:
cabo blindado de par trançado;
cabo blindado de par trançado;
cabo coaxial;
fibra ótica monomodo;
fibra ótica multimodo;
transmissores de rádio (wireless).

Em um projeto de cabeamento estruturado baseado na norma ABNT NBR 14565:2013 foi especificado que o cabeamento horizontal da instalação deve suportar o padrão tecnológico 10GBASE-T e a frequência máxima de operação de 500 MHz. Para atender tal especificação, o cabo trançado deve ser
CAT8.1.
CAT8.1.
CAT7.
CAT6A.
CAT5e.
CAT7A.

No que diz respeito ao cabeamento estruturado, observe a figura e o quadro abaixo, referentes, respectivamente, à sequência de cores no conector RJ-45, denominado CM8V pela Norma NBR 14565, e às cores correspondentes a cada borne.
De acordo com a NBR 14565 e o padrão T568-B, as cores identificadas no quadro acima como I, II, III e IV, referentes aos pares de transmissão (2) e de recepção (3), são, respectivamente,
Branco Verde (B-V) – Verde (V) – Branco Azul (B-A) – Azul (A)
Branco Laranja (B-L) – Laranja (L) – Branco Verde (B-V) – Verde (V)
Branco Verde (B-V) – Verde (V) – Branco Laranja (B-L) – Laranja (L)
Branco Laranja (B-L) – Laranja (L) – Branco Azul (B-A) – Azul (A)
Branco Azul (B-A) – Azul (A) – Branco Laranja (B-L) – Laranja (L)

Com relação à norma ABNT NBR 14565 são apresentadas as seguintes afirmativas:
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. A versão atual é a ABNT NBR 14565:2013.
2. A versão ABNT NBR 14565:2013 trata somente de cabeamento ótico.
3. Esta norma especifica diretamente, ou via referência, requisitos de desempenho para enlaces e canais individuais de cabeamento.
4. A norma ABNT NBR 14565:2013 trata de cabeamento de telecomunicações para edifícios comerciais e data centers.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.

Atualmente se usa no projeto de redes de transmissão de dados uma técnica conhecida pelo nome de cabeamento estruturado, que segue normas internacionais e brasileiras (ANSI/TIA/ETA/568 e NBR 14565). Para tanto são definidos subsistemas para cada parte do projeto.
Das alternativas abaixo qual NÃO é um dos subsistemas do cabeamento estruturado?
Área de trabalho (pontos de rede).
Cabeamento horizontal.
Rede elétrica de baixa e alta tensão.
Sala de equipamentos.

O par trançado é um meio guiado de transmissão para interligar um dispositivo a outro através da modulação de sinais elétricos. Sobre cabos de par trançado, analise as afirmacoes abaixo e identifique as corretas:
Estão corretas apenas as afirmativas:
1- São construídos por dois pares de fios de cobre envoltos por uma proteção plástica azul (cabo direto) ou amarela (cabo cruzado).
2- Em função da ausência ou presença de blindagem metálica, os cabos de par trançado classificam-se em UTP e STP respectivamente.
3- O conector utilizado chama-se RJ-45.
4- O cabeamento de par trançado está especificado somente para 100 Mbps e 1 Gbps.
5- Comparado à fibra óptica, o par trançado tem menor banda passante e menor imunidade à interferência eletromagnética; contudo, seu custo é mais baixo.
2 – 3 – 5.
1 – 3 – 4.
1 – 2 – 3.
1 – 2 – 5.
2 – 4 – 5.

São elementos constitutivos de um projeto de cabeamento interno secundário, de acordo com a NBR 14565:2000:
Assinale a alternativa que indica todos os itens corretos.
1. Painéis de conexão
2. Blocos de conexão
3. Conversores de mídia
4. Cabos e emendas dos cabos
5. Tomadas de telecomunicações
São corretos apenas os itens 1, 2 e 3.
São corretos apenas os itens 1, 4 e 5.
São corretos apenas os itens 2, 3 e 4.
São corretos apenas os itens 3, 4 e 5.
São corretos apenas os itens 1, 2 e 5.

Considere que cabeamento estruturado da rede do Datacenter do Tribunal foi instalado de acordo com a Norma NBR 14565 e o Técnico foi incumbido de estudar a rede no processo de aprendizagem e de aquisição de conhecimento.
Durante esse processo o Técnico encontrou o seguinte diagrama de rede: No diagrama, o elemento (2) é identificado como
Distribuidor de Backbone − BD.
Ponto de Distribuição Local − LDP.
Distribuidor Secundário − SD.
Distribuidor de Zona − ZD.
Distribuidor de Backbone − BD.

De acordo com a norma NBR 14565/2007, o cabeamento estruturado é formado por diversos elementos funcionais, dos quais fazem para o distribuidor de campus (CD), distribuidor de edifício (BD), distribuidor de piso (FD), ponto de consolidação (CP) e tomada (TD).
Em relação a esses elementos, indique a afirmativa com as MELHORES PRÁTICAS recomendadas pela norma.
Em um edifício com vários andares utiliza-se um BD por andar. Os BDs são conectados através do CD. Os FD e CP são opcionais, e são usados apenas em estruturas com piso elevado, em que o cabeamento é embutido no piso.
Em um edifício com múltiplos andares é obrigatório utilizar um distribuidor por andar. Pode-se utilizar mais distribuidor caso a área seja grande.
A norma recomenda que tomadas sejam instaladas em toda a parte da área utilizável do piso e recomenda que os comprimentos dos cordões da área de trabalho sejam os menores possíveis.
A norma não regula a quantidade de tomadas que o edifício deve ter, uma vez que isso depende da finalidade de uso do edifício.
O cabeamento horizontal conecta as tomadas ao distribuidor de piso. A distância máxima entre qualquer tomada e o distribuidor mais próximo não deve exceder a 200 metros. O comprimento total dos cabos desde a entrada no campus até a tomada não deve exceder a 2000 metros.

Com relação ao cabeamento estruturado, analise as afirmativas a seguir:
Está correto somente o que se afirma em:
I. Segundo NBR 14565, o cabeamento da rede secundária deve adotar a topologia barramento.
II. Link canal é a ligação entre a tomada da área de trabalho e o patch panel localizado no armário de telecomunicações, com distância máxima de 90m.
III. Rede primária é aquela que interliga o Distribuidor Geral de Telecomunicações aos Distribuidores Intermediários e/ou Distribuidores Secundários.
I e III.
I;
III;
II;
II e III;

Em uma situação hipotética, um Analista de Suporte em Tecnologia da Informação foi incumbido de estabelecer a segmentação da rede local (LAN) do Tribunal Superior do Trabalho − TST implementada com tecnologia Ethernet de cabo de pares trançados (1000Base-TX) para melhorar o desempenho global da rede utilizando um dispositivo de rede que opera na camada 2 do modelo de referência OSI.
Nessas condições, o dispositivo que deve ser utilizado é
Roteador.
Gateway.
Switch.
Bridge.
Repetidor.

A Norma ABNT NBR 14565 especifica um sistema de cabeamento estruturado para uso nas dependências de um único edifício ou um conjunto de edifícios comerciais em um campus, bem como para a infraestrutura de cabeamento estruturado de data centers.
Segundo essa norma, o equipamento terminal da área de trabalho se conecta ao sistema de cabeamento genérico por meio do(a)
distribuidor de piso.
ponto de consolidação.
tomada de telecomunicações.
distribuidor de campus.

A respeito dos equipamentos de interconexão de redes de computadores e do cabeamento estruturado, julgue o item a seguir. O cabo de par trançado realiza transmissão tanto analógica quanto digital.
Falso
Verdadeiro

Um Técnico está instalando o cabeamento horizontal da empresa onde trabalha, utilizando cabos UTP de 4 pares constituídos por fios sólidos com bitola de 24 AWG e impedância nominal de 100 ohms. Ele está instalando o cabo do ponto de conexão mecânica no armário de telecomunicações até o ponto de telecomunicações na área de trabalho, que deve ter distância máxima de até
40 metros.
150 metros.
90 metros.
220 metros.
190 metros.

Segundo a proposta da NBR 14565, norma que trata de cabeamento estruturado, “o espaço destinado à transição entre o caminho primário e secundário, com conexão cruzada, podendo abrigar equipamento ativo” se refere:
Área de Trabalho (ATR)
Sala de Equipamentos (SEQ)
Distribuidor Secundário (DS)
Armário de Telecomunicação (AT)
Ponto de Consolidação de Cabos (PCC)

Quando se utiliza cabos UTP Cat5 na conexão dos dispositivos, a extensão do cabo não pode ser superior a:
73 metros.
100 metros.
10 metros.
50 metros.
28 metros.

Conforme a NBR 14565 da ABNT e o padrão EIA/TIA 568A, os fios nas cores branco/verde, verde, branco/laranja e laranja são padronizados para uso nos pares de guias de transmissão e de recepção, respectivamente, identificados na figura por:
1 - 2 / 3 - 4.
2 - 4 / 5 - 7.
1 - 3 / 5 - 7.
1 - 2 / 3 - 6.
2 - 4 / 6 - 8.

Prévia do material em texto

INÍCIO (HTTP://JKOLB.COM.BR/)
1.ENGENHARIA DE SOFTWARE (HTTP://JKOLB.COM.BR/ENGENHARIA-DE-SOFTWARE-2/)
2.GERENCIAMENTO DE PROJETOS (HTTP://JKOLB.COM.BR/GERENCIAMENTO-DE-PROJETOS/)
3.GOVERNANÇA (HTTP://JKOLB.COM.BR/GOVERNANCA/)
4.GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS (HTTP://JKOLB.COM.BR/GERENCIAMENTO-DE-SERVICOS/)
5.QUALIDADE (HTTP://JKOLB.COM.BR/QUALIDADE/)
6.SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO (HTTP://JKOLB.COM.BR/SEGURANCA-DA-INFORMACAO/)
7.PROCESSOS DE NEGÓCIO (HTTP://JKOLB.COM.BR/GERENCIAMENTO-DE-PROCESSOS/)
8.ARQUITETURA DE COMPUTADORES (HTTP://JKOLB.COM.BR/ARQUITETURA-DE-COMPUTADORES/)
9. REDES DE COMPUTADORES (HTTP://JKOLB.COM.BR/9-REDES-DE-COMPUTADORES-EM-ELABORACAO/)
10. SISTEMAS OPERACIONAIS (HTTP://JKOLB.COM.BR/10-SISTEMAS-OPERACIONAIS-EM-ELABORACAO/)
11.SIMULADOS ON-LINE (HTTP://JKOLB.COM.BR/CONCURSOS/)
SOBRE (HTTP://JKOLB.COM.BR/ABOUT/)
COMPARTILHANDO
(HTTP://JKOLB.COM.BR/)
 
Teste 1: Cabeamento de Redes
 Juliana Jenny Kolb (http://jkolb.com.br/author/jkolb/) Fevereiro 10, 2018
(http://jkolb.com.br/teste-1-cabeamento-de-redes/)
Juliana Jenny Kolb
Home (http://jkolb.com.br/) > Simulados on-line 
(http://jkolb.com.br/concursos/) > Questões de Concursos
(http://jkolb.com.br/concursos/16221-2/) > Tecnologia da
Informação (TI) (http://jkolb.com.br/concursos/16221-
2/questoes-de-concursos/) > Questões Redes de Computadores
(http://jkolb.com.br/questoes-redes-de-
computadores/)> Questões Cabeamento de Redes
(http://jkolb.com.br/questoes-cabeamento-de-redes/)
Selecione o idioma ▼ (javascript:vo
Teste 1: Cabeamento de Redes
Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de
certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.
Seu resultado: 4/30 ou 13.33%
Compartilhe seu resultado
(http://www.facebook.com/sharer/sharer.php?
u=http://jkolb.com.br/teste-1-cabeamento-de-
redes/&title=Teste 1: Cabeamento de Redes) 
(https://twitter.com/intent/tweet?
screen_name=harmonic_design&text=I scored 4/30 on the
Teste 1: Cabeamento de Redes quiz. Can you beat me?
http://jkolb.com.br/teste-1-cabeamento-de-redes/)
Questão #1: (COPEVE-UFAL – UFAL/2016)
Segundo a norma técnica para cabeamento
estruturado NBR 14565, a velocidade máxima
de operação e o comprimento máximo
recomendado para o cabo UTP Cat5e,
incluindo o cabeamento extra para ligações
em ambas as pontas, são, respectivamente, 
 1 Gbps e 100 m.
 1 Gbps e 90 m.
 100 Mbps e 90 m.
 100 Mbps e 100 m.
 100 Mbps e 200 m.
Questão #2: (FCC – TRF – 5ª REGIÃO/2017) O
usuário de um computador do Tribunal
informou ao setor de suporte que o acesso à
rede não estava funcionando. O Técnico
designado para veri�car o problema tomou a
decisão de identi�car se os sinais elétricos do
cabo com conector RJ45 que conecta o
computador estavam adequados.
Considerando que o cabo foi construído de
acordo com o padrão de terminação T568B,
para veri�car o sinal RX o Técnico deve
acessar, no conector RJ45, os pinos de
números 
 3 e 6.
 3 e 4.
 1 e 3.
 1 e 2.
 4 e 5.
Questão #3: (FCC – PGE-MT/2016) A Norma
brasileira ABNT NBR 14565:2013 tem como
escopo especi�car “um sistema de
cabeamento estruturado para uso nas
dependências de um único edifício ou um
conjunto de edifícios comerciais em
um campus, bem como para a infraestrutura
de cabeamento estruturado de data centers”.
Ao especi�car o desempenho dos cabos
para data centers, a Norma recomenda que o
desempenho mínimo de cabeamento para par
trançado seja de categoria 
 5e, para garantir banda passante de até 200 MHz.
 5, para garantir a velocidade Ethernet padrão 802.3u a 1
Gbit/s para par trançado.
 6a, para garantir a velocidade Ethernet a 10 Gbit/s para par
trançado.
 6, para garantir a velocidade Ethernet padrão 802.3z a 100
Mbit/s para par trançado.
 3, para garantir banda passante de até 160 MHz.
Questão #4: (FGV – IBGE/2016) No processo
de crescimento de uma rede de dados de 100
Mbps dentro de um edifício, veri�cou-se a
necessidade da criação de uma conexão a um
outro prédio, distante 1,5km. Para manter
igual velocidade, com total imunidade a
interferências elétricas e eletromagnéticas, e
com o menor custo possível, a indicação para
o meio físico dessa conexão é o uso de:
 cabo blindado de par trançado;
 cabo coaxial;
 fibra ótica monomodo;
 fibra ótica multimodo;
 transmissores de rádio (wireless).
Questão #5: (FCC – TRE-SP/2017) Em uma
situação hipotética, um Técnico do TRE-SP foi
incumbido de identi�car a categoria do cabo
de rede de pares trançados utilizada no
Tribunal e veri�car a necessidade de
atualização. Ao observar a terminação do
cabo, próxima a um conector e considerando
a Norma NBR 14565:2013, o Técnico concluiu
que aquele cabo era de Categoria
 6a, pois apresentava blindagem em cada um dos 4 pares de
fios do cabo.
 3, pois apresentava blindagem que envolvia todos os quatro
pares ao mesmo tempo.
 5, pois utilizava blindagem eletromagnética em cada um
dos 4 pares de fios.
 6, pois utilizava 6 pares de fios blindados no cabo.
 5e, pois apresentava blindagem em cada um dos 5 pares de
fios do cabo.
Questão #6: (FCC – TRF – 5ª REGIÃO/2017)  Em
um projeto de cabeamento estruturado
baseado na norma ABNT NBR 14565:2013 foi
especi�cado que o cabeamento horizontal da
instalação deve suportar o padrão tecnológico
10GBASE-T e a frequência máxima de
operação de 500 MHz. Para atender tal
especi�cação, o cabo trançado deve ser 
 CAT8.1.
 CAT7.
 CAT6A.
 CAT5e.
 CAT7A.
Questão #7: (CESGRANRIO – Petrobras/2011)
No que diz respeito ao cabeamento
estruturado, observe a �gura e o quadro
abaixo, referentes, respectivamente, à
sequência de cores no conector RJ-45,
denominado CM8V pela Norma NBR 14565, e
às cores correspondentes a cada borne.  
(http://jkolb.com.br/wp-
content/uploads/2017/02/sequencia.png) De
acordo com a NBR 14565 e o padrão T568-B,
as cores identi�cadas no quadro acima como
I, II, III e IV, referentes aos pares de
transmissão (2) e de recepção (3), são,
respectivamente,
 Branco Verde (B-V) – Verde (V) – Branco Azul (B-A) – Azul
(A)
 Branco Laranja (B-L) – Laranja (L) – Branco Verde (B-V) –
Verde (V)
 Branco Verde (B-V) – Verde (V) – Branco Laranja (B-L) –
Laranja (L)
 Branco Laranja (B-L) – Laranja (L) – Branco Azul (B-A) –
Azul (A)
 Branco Azul (B-A) – Azul (A) – Branco Laranja (B-L) –
Laranja (L)
Questão #8: (FEPESE – MPE-SC/2014) Com
relação à norma ABNT NBR 14565 são
apresentadas as seguintes a�rmativas:   
 1. A versão atual é a ABNT NBR 14565:2013.   
 2. A versão ABNT NBR 14565:2013 trata
somente de cabeamento ótico.   
 3. Esta norma especi�ca diretamente, ou via
referência, requisitos de desempenho para
enlaces e canais individuais de cabeamento.  
 4. A norma ABNT NBR 14565:2013 trata de
cabeamento de telecomunicações para
edifícios comerciais e data centers.   
 Assinale a alternativa que indica todas as
a�rmativas corretas.
 São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
 São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
 São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
 São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
 São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
Questão #9: (FMP Concursos – MPE-AC/2013)
Atualmente se usa no projeto de redes de
transmissão de dados uma técnica conhecida
pelo nome de cabeamento estruturado, que
segue normas internacionais e brasileiras
(ANSI/TIA/ETA/568 e NBR 14565). Para tanto
são de�nidos subsistemas para cada parte do
projeto. Das alternativas abaixo qual NÃO é
um dos subsistemas do cabeamento
estruturado?
 Área de trabalho (pontos de rede).
 Cabeamento horizontal.
 Rede elétrica de baixa e alta tensão.
 Sala de equipamentos.
 Armário de telecomunicações.
Questão #10: (CONSULPLAN – Prefeitura de
Cascavel – PR/2016) O cabeamento
estruturado tem como objetivo principala
organização e a uni�cação das instalações de
cabos existentes, assim como dos novos
sistemas de cabeamento em edi�cações
comerciais e prediais, de modo que se torne
um sistema padrão para referência no
desenvolvimento de novos produtos, assim
como soluções para o segmento de redes. No
Brasil a norma para cabeamento estrutura é a
Norma ABNT-NBR 14565, na qual é
determinada uma estrutura básica para um
sistema de cabeamento estruturado. Na
estrutura proposta pela Norma 14565 está
de�nido um espaço destinado à transição
entre o caminho primário e o secundário, com
conexão cruzada, podendo abrigar
equipamento ativo. Acerca dessa de�nição,
assinale a alternativa correta.
 Ponto de Consolidação de Cabos (PCC).
 Distribuidor Secundário (DS).
 Área de Trabalho (ATR).
 Distribuidor Intermediário (DI).
 Armário de Telecomunicações (AT).
Questão #11: (FURB – ISSBLU/2015) O par
trançado é um meio guiado de transmissão
para interligar um dispositivo a outro através
da modulação de sinais elétricos. Sobre cabos
de par trançado, analise as a�rmações abaixo
e identi�que as corretas: 
1- São construídos por dois pares de �os de
cobre envoltos por uma proteção plástica azul
(cabo direto) ou amarela (cabo cruzado). 
2- Em função da ausência ou presença de
blindagem metálica, os cabos de par trançado
classi�cam-se em UTP e STP respectivamente. 
3- O conector utilizado chama-se RJ-45. 
4- O cabeamento de par trançado está
especi�cado somente para 100 Mbps e 1
Gbps. 
5- Comparado à �bra óptica, o par trançado
tem menor banda passante e menor
imunidade à interferência eletromagnética;
contudo, seu custo é mais baixo. 
Estão corretas apenas as a�rmativas:
 2 – 3 – 5.
 1 – 3 – 4.
 1 – 2 – 3.
 1 – 2 – 5.
 2 – 4 – 5.
Questão #12: (FEPESE – Prefeitura de Lages-
SC/2016) São elementos constitutivos de um
projeto de cabeamento interno secundário, de
acordo com a NBR 14565:2000:  
 1. Painéis de conexão  
 2. Blocos de conexão  
 3. Conversores de mídia  
 4. Cabos e emendas dos cabos  
 5. Tomadas de telecomunicações  
 Assinale a alternativa que indica todos os
itens corretos.
 São corretos apenas os itens 1, 2 e 3.
 São corretos apenas os itens 1, 4 e 5.
 São corretos apenas os itens 2, 3 e 4.
 São corretos apenas os itens 3, 4 e 5.
 São corretos apenas os itens 1, 2 e 5.
Questão #13: (FCC – TRF – 5ª REGIÃO/2017)
Assinale a alternativa correta.Considere que
cabeamento estruturado da rede
do Datacenter do Tribunal foi instalado de
acordo com a Norma NBR 14565 e o Técnico
foi incumbido de estudar a rede no processo
de aprendizagem e de aquisição de
conhecimento. Durante esse processo o
Técnico encontrou o seguinte diagrama de
rede:  
 
(http://jkolb.com.br/wp-
content/uploads/2017/02/cabeamento1.png)   
No diagrama, o elemento (2) é identi�cado
como 
 Distribuidor de Backbone − BD.
 Ponto de Distribuição Local − LDP.
 Distribuidor Secundário − SD.
 Distribuidor de Zona − ZD.
 Distribuidor de Backbone − BD.
Questão #14: (PUC-PR – TJ-MS/2017) De
acordo com a norma NBR 14565/2007, o
cabeamento estruturado é formado por
diversos elementos funcionais, dos quais
fazem para o distribuidor de campus (CD),
distribuidor de edifício (BD), distribuidor de
piso (FD), ponto de consolidação (CP) e
tomada (TD). Em relação a esses elementos,
indique a a�rmativa com as MELHORES
PRÁTICAS recomendadas pela norma. 
 Em um edifício com vários andares utiliza-se um BD por
andar. Os BDs são conectados através do CD. Os FD e CP são
opcionais, e são usados apenas em estruturas com piso
elevado, em que o cabeamento é embutido no piso.
 Em um edifício com múltiplos andares é obrigatório utilizar
um distribuidor por andar. Pode-se utilizar mais distribuidor
caso a área seja grande.
 A norma recomenda que tomadas sejam instaladas em toda
a parte da área utilizável do piso e recomenda que os
comprimentos dos cordões da área de trabalho sejam os
menores possíveis.
 A norma não regula a quantidade de tomadas que o edifício
deve ter, uma vez que isso depende da finalidade de uso do
edifício.
 O cabeamento horizontal conecta as tomadas ao
distribuidor de piso. A distância máxima entre qualquer
tomada e o distribuidor mais próximo não deve exceder a 200
metros. O comprimento total dos cabos desde a entrada no
campus até a tomada não deve exceder a 2000 metros.
Questão #15: (FGV – IBGE/2017) Com relação
ao cabeamento estruturado, analise as
a�rmativas a seguir:  
 I. Segundo NBR 14565, o cabeamento da rede
secundária deve adotar a topologia
barramento.  
 II. Link canal é a ligação entre a tomada da
área de trabalho e o patch panel localizado no
armário de telecomunicações, com distância
máxima de 90m.  
 III. Rede primária é aquela que interliga o
Distribuidor Geral de Telecomunicações aos
Distribuidores Intermediários e/ou
Distribuidores Secundários.  
 Está correto somente o que se a�rma em:
 I e III.
 I;
 III;
 II;
 II e III;
Questão #16: (INSTITUTO AOCP –
EBSERH/2015) Sobre infraestrutura de redes,
a norma brasileira para cabeamento
estruturado é de�nida como
 NBR 14565.
 NBR 15565.
 NBR 13568.
 NBR 14568.
 NBR 17565.
Questão #17: (FCC – TST/2017) Em uma
situação hipotética, um Analista de Suporte
em Tecnologia da Informação foi incumbido
de estabelecer a segmentação da rede local
(LAN) do Tribunal Superior do Trabalho − TST
implementada com tecnologia Ethernet de
cabo de pares trançados (1000Base-TX) para
melhorar o desempenho global da rede
utilizando um dispositivo de rede que opera
na camada 2 do modelo de referência OSI.
Nessas condições, o dispositivo que deve ser
utilizado é 
 Roteador.
 Gateway.
 Switch.
 Bridge.
 Repetidor.
Questão #18: (FEPESE – Prefeitura de Lages-
SC/2016) O comprimento máximo dos cabos
de rede UTP categoria 5, conforme de�nido
pela NBR 14565:2000, para implementação
em Rede Primária e Rede Secundária,
respectivamente, é de (em metros):
 100 e 100.
 80 e 100.
 80 e 80.
 80 e 90.
 90 e 90.
Questão #19: (FUNRIO – IF-BA/2016) A Norma
ABNT NBR 14565 especi�ca um sistema de
cabeamento estruturado para uso nas
dependências de um único edifício ou um
conjunto de edifícios comerciais em um
campus, bem como para a infraestrutura de
cabeamento estruturado de data centers.  
 Segundo essa norma, o equipamento
terminal da área de trabalho se conecta ao
sistema de cabeamento genérico por meio
do(a)
 distribuidor de piso.
 ponto de consolidação.
 tomada de telecomunicações.
 distribuidor de campus.
Questão #20: (CESGRANRIO – FINEP/2011)
Com o objetivo de criar uma referência técnica
para a elaboração de projetos de cabeamento
estruturado para redes de voz e dados, a
ABNT (Associação Brasileira de Normas
Técnicas) desenvolveu a NBR 14565. Com
base nessa Norma, a distância máxima, em
metros, para cabos UTP, categoria 5, na rede
secundária, é
 80
 90
 100
 110
 120
Questão #21: (Quadrix – COFECI/2017)  A
respeito dos equipamentos de interconexão
de redes de computadores e do cabeamento
estruturado, julgue o item a seguir.  
O cabo de par trançado realiza transmissão
tanto analógica quanto digital.
 Falso
 Verdadeiro
Questão #22: (FCC – DPE-RS/2017) Um
Técnico está instalando o cabeamento
horizontal da empresa onde trabalha,
utilizando cabos UTP de 4 pares constituídos
por �os sólidos com bitola de 24 AWG e
impedância nominal de 100 ohms. Ele está
instalando o cabo do ponto de conexão
mecânica no armário de telecomunicações até
o ponto de telecomunicações na área de
trabalho, que deve ter distância máxima de
até 
 40 metros.
 150 metros.
 90 metros
 220 metros.
 190 metros.
Questão #23: (CS-UFG – DEMAE – GO/2017)
Um técnico de suporte é designado para fazer
a crimpagem de um cabo par trançado. Para
isso, ele deve 
 escolher o padrãoT568A ou o padrão T568B para que haja
conectividade.
 fazer a crimpagem na forma cross-over, caso queira ligar
um computador a um switch.
 usar conectores RJ-11.
 usar um alicate de blindagem.
Questão #24: (FCC – TST/2017) Um projeto de
implantação de rede de computadores deve
considerar o tipo de cabeamento a ser
utilizado, uma vez que essa escolha pode
determinar o desempenho da rede. Sobre os
tipos de cabeamento, o cabo  
 de par trançado UTP é imune à interferência
eletromagnética.
 coaxial apresenta velocidade de transmissão maior que o
cabo de par trançado UTP.
 coaxial é utilizado para implementar uma rede com
topologia física em estrela.
 de fibra ótica multimodo alcança distâncias maiores que a
fibra ótica monomodo.
 de fibra ótica monomodo é utilizado para implementar uma
rede com topologia barramento.
Questão #25: (IBFC – EBSERH/2016) Segundo
a proposta da NBR 14565, norma que trata de
cabeamento estruturado, “o espaço destinado
à transição entre o caminho primário e
secundário, com conexão cruzada, podendo
abrigar equipamento ativo” se refere:
 a Área de Trabalho (ATR)
 a Sala de Equipamentos (SEQ)
 Distribuidor Secundário (DS)
 ao Armário de Telecomunicação (AT)
 ao Ponto de Consolidação de Cabos (PCC)
Questão #26: (INAZ do Pará – CFF/2017) O
cabeamento estruturado requer a observação
de alguns critérios e normas durante a
implantação de uma rede. Quando se utiliza
cabos UTP Cat5 na conexão dos dispositivos, a
extensão do cabo não pode ser superior a:
 73 metros.
 100 metros.
 10 metros.
 50 metros.
 28 metros.
Questão #27: (FGV- BADESC/2010) A �gura a
seguir destaca as guias do conector RJ-45,
utilizado na implementação de redes de
computadores 10/100 Mbps. 
(http://jkolb.com.br/wp-
content/uploads/2017/02/Imagem-
002.jpg) Conforme a NBR 14565 da ABNT e o
padrão EIA/TIA 568A, os �os nas cores
branco/verde, verde, branco/laranja e laranja
são padronizados para uso nos pares de guias
de transmissão e de recepção,
respectivamente, identi�cados na �gura por:
 1 - 2 / 3 - 4.
 2 - 4 / 5 - 7.
 1 - 3 / 5 - 7.
 1 - 2 / 3 - 6.
 2 - 4 / 6 - 8.
Questão #28: (FAU – UNICENTRO – Câmara de
Ibiporã- 2016) Em relação aos tipos mais
comuns de cabeamento as características:
cabo coaxial grosso, 500 metros de segmento
? ()
máximo, 100 nós/segundo e cabo original
atualmente obsoleto. Corresponde a quais
opções abaixo?
 100Base-T
 10Base2
 10Base-T
 10Base5
 10Base-F
Questão #29: (FCC – TRE-SP/2017) Um
Analista de Sistemas está projetando o
cabeamento estruturado de uma rede local
baseado na Norma NBR 14565:2013.
O projeto apresenta a especi�cação de uso de
cabo de par trançado para 1000 Base-T. Para
atender à especi�cação, o Analista escolheu o
cabo Cat6, pois este cabo apresenta banda
passante, em MHz, de até
 1.000.
 500.
 100.
 250.
 600.
Questão #30: (CESPE – TRE-RS/2015) A
normatização de cabeamento estruturado no
Brasil é discutida na NBR 14565. Com
referência aos conceitos e às noções básicas
de cabeamento estruturado, assinale a opção
correta.
 A perda de conversão longitudinal é a relação entre a
potência de sinal de modo comum e a potência injetada do
sinal de modo diferencial.
 As classificações de categorias EIA/TIA especificam a
frequência mínima que o cabo deve suportar com atenuação
excessiva.
© Compartilhando
POSTED IN Concursos em Andamento (http://jkolb.com.br/category/concursos-
em-andamento/)
← PREVIOUS (HTTP://JKOLB.COM.BR/TESTE-17-REDES-DE-
COMPUTADORES/)
NEXT → (HTTP://JKOLB.COM.BR/TESTE-2-CABEAMENTO-DE-REDES/)
 Perda de transferência de conversão longitudinal é a relação
entre as correntes de modo diferencial e comum, medidas
entre os pares adjacentes na mesma extremidade de um cabo.
 Preenchimento total de núcleo é o método de medição da
largura de banda das fibras multímodo. Nesse método, o
equipamento de medição simula um LED, no qual existem
todos os modos da fibra, o que permite a medição de sua
largura da banda.
 Patch cord é definido como o painel com várias tomadas,
usado para a distribuição dos subsistemas de cabeamento.
TAGGED Teste 1: Cabeamento de Redes (http://jkolb.com.br/tag/teste-1-cabeamento-
de-redes/). BOOKMARK THE permalink (http://jkolb.com.br/teste-1-cabeamento-de-
redes/).
Ver Resultado

Mais conteúdos dessa disciplina