Logo Passei Direto
Buscar

Atividade 2

User badge image
Patrícia

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A Reforma Luterana e sua mensagem exerceram impacto imediato em seu contexto histórico, tanto do lado dos partidários de Lutero quanto de seus opositores (SILVA, Saulo Henrique Justiniano. Transformações Religiosas na Modernidade. História Moderna, Unidade II, UniFATECIE, 2020).
Sobre este movimento, assinale a alternativa correta:
a. A vida de Lutero foi marcada por uma produção literária de grandes proporções, tendo sido ele o responsável por traduzir a própria Bíblia Sagrada para o Alemão em 1534, um fato inédito, visto que muitos leigos não conseguiam lê-la por não conhecerem o latim.
b. Na Dieta de Wörms, Lutero reafirmou seus posicionamentos, fez sua autodefesa e a encerrou com os dizeres: “Que Deus me ajude. Amém.” Tendo mantido o ascetismo e o celibato característicos de seu estilo de vida monástico, morreu em Eisleben em 1546.
c. Lutero foi formalmente excomungado da Igreja em 1521 com a bula “Decet Romanum Pontificem”, expedida por Leão X, em virtude das declarações de sua obra “Sobre a Autoridade Secular”, as quais eram uma afronta direta à autoridade política da Igreja.
d. Foi necessário que se passassem 15 anos até que os monarcas da Dinamarca, Suécia, Noruega e Transilvânia aderissem todos à reforma e erigissem igrejas luteranas pautadas sobre os princípios fundamentais da justificação pela fé e do sacerdócio universal.
e. Impossibilitada de forçar Lutero a comparecer em Roma para o seu julgamento, a Igreja presidiu com o consentimento de Frederico III uma reunião (Dieta) em Leipzig, na Alemanha, contando com a presença de representantes do clero e da nobreza, como os Habsburgos.

A seguinte frase é atribuída ao artista Michelangelo Buonarroti (1475-1564): “Em cada bloco de mármore vejo uma estátua; vejo tão claramente como se estivesse na minha frente, moldada e perfeita na pose e no efeito. Tenho apenas de desbastar as paredes brutas que aprisionam a adorável aparição para revelá-la a outros olhos como os meus já a veem”.
Sendo assim, dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que responde corretamente ao seguinte questionamento: o que os dizeres acima sugerem acerca dos valores comuns ao Renascimento?
a. O artista assume desde o início que a sua percepção da realidade é completamente distinta da de seus contemporâneos, afirmando, assim, o princípio básico da perspectiva árabe.
b. O artista defende uma abordagem estritamente empírica para o seu trabalho artístico, pois recorre aos sentidos da visão e do tato para conceitualizar o andamento de sua prática.
c. O artista faz um apelo à direção divina para que seja guiado no processo de retirar da pedra a forma que deseja obter em sua escultura, reconhecendo a sua dependência de Deus.
d. O artista exibe a convicção partilhada pelos renascentistas de que a arte deve alcançar uma representação bela e fiel da realidade, cuja perfeição se iguale à da própria natureza.
e. O artista demonstra possuir uma marcada preocupação com a percepção de seu público, o que demonstra o status baixo que era concedido aos de seu ofício na Itália do século XV.

A conquista da cidade de Ceuta em 1415 pelos portugueses no norte da África representou um marco histórico, pois inaugurou o período das grandes navegações (PIRES, Herculanum Ghirello. Humanismo, Renascimento e Estado Moderno. História Moderna, Unidade I, UniFATECIE, 2020).
Sobre esse fenômeno histórico oportunizado pelas inovações tecnológicas da época e sua importância, leia atentamente as assertivas abaixo:
I – Dentre outros fatores, o domínio do comércio no Mediterrâneo pelos venezianos e genoveses e o monopólio dos árabes em certos produtos fizeram com que os portugueses e os espanhóis se interessassem em encontrar um caminho alternativo para as Índias.
II – Já no século XV, a Europa criou laços comerciais e expandiu o seu poderio comercial ao Novo Mundo, de modo que a América veio a se tornar um espaço recém-colonizado que rivalizava com os usos europeus pelo tamanho de sua demanda pelos produtos exóticos.
III – Os gêneros de consumo tropicais correspondiam às vontades e desejos da burguesia e de apenas parte da aristocracia europeia, sendo de uso exclusivo da própria classe comerciante, uma vez que a nobreza nem sempre podia arcar com os custos das mercadorias.
IV – Os insumos procurados nas Índias ou no Oriente Próximo atuavam tanto como produtos que serviam às mesas, aos hábitos e usos dos europeus, como um elemento de diferenciação social, o que explica o porquê de a busca por esses artigos ter se tornado cada vez maior.
a. II e III, apenas.
b. I e IV, apenas.
c. II e IV, apenas.
d. III, apenas.
e. I, apenas.

Como já indica o próprio termo, no Antropocentrismo, um dos pilares do Humanismo, o ser humano passa a se colocar no centro do mundo, com todas as implicações trazidas por essa ruptura com os antigos padrões do pensamento medieval (PIRES, Herculanum Ghirello. Humanismo, Renascimento e Estado Moderno. História Moderna, Unidade I, UniFATECIE, 2020).
Sendo assim, sobre o Antropocentrismo e suas características, leia atentamente as proposições abaixo e classifique-as corretamente como verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Com o Antropocentrismo, as perguntas partiam do próprio ser humano e não mais dos dogmas da Igreja, de modo que agora ele delegava todas as escolhas de seu destino à sabedoria clássica, pois viu que era incapaz de escolher por si mesmo.
( ) Com o Antropocentrismo, o homem adquiriu sua liberdade para pensar, para fazer seus movimentos, suas técnicas e sua arte. Como sugere a obra “O Homem Vitruviano”, de Leonardo Da Vinci, ele passou a ser visto como a medida de todas as coisas.
( ) Com o Antropocentrismo, o ser humano teve a oportunidade de investigar questões que interpretavam a vida segundo o ponto de vista de sua própria condição metafísica, o que desenvolveu o seu senso histórico, mas suprimiu a emergência do indivíduo.
( ) Com o Antropocentrismo e sua ênfase nas vontades e desejos pessoais do homem, em certo sentido, dá-se a invenção do psicológico, uma vez que até então a Igreja pregava a ideia de que o ser humano não era dotado de uma mente, mas sim de uma alma.
a. F, V, F, F.
b. V, V, V, F.
c. V, V, F, F.
d. F, F, F, V.
e. V, F, V, F.

A Baixa Idade Média, identificada com os séculos que sucederam o século XI na Europa, foi marcada por fatores como o renascimento urbano e o surgimento da burguesia (SILVA, Saulo Henrique Justiniano. Transformações Religiosas na Modernidade. História Moderna, Unidade II, UniFATECIE, 2020).
Sobre as circunstâncias sociais e econômicas deste período, assinale a alternativa correta:
a. O comércio de longa distância desenvolveu rotas de navegação entre o Mediterrâneo e o Mar Cáspio, chegando a Constantinopla (ou Bizâncio), o principal ponto de acesso às especiarias do Oriente. Contudo, houve grandes prejuízos por conta da fase de chuvas intensas que ocasionaram perda significativa da produção alimentícia na época.
b. O auge das transformações que vieram com a Baixa Idade Média deu-se no século XIV. Várias das estruturas sociais começavam a germinar na sociedade europeia, preparando-se para atingir sua maturidade no século XVI, tais como a aliança entre a burguesia e a nobreza: uma com suas pretensões mercantis, outra com o desejo de consumir bens estrangeiros.
c. A superabundância da produção agrícola diminuiu consideravelmente o preço dos alimentos básicos da dieta do homem medieval, como o trigo utilizado na fabricação de pães. O excedente do meio rural era comercializado por mercadores em grande escala, suprindo a grande demanda vindo de novos citadinos e camponeses nos centros urbanos.
d. O aumento demográfico verificado durante a Baixa Idade Média foi impressionante. Começando a partir do século XI, chegou a 50% da população antes de parar de forma abrupta entre os anos de 1200 e 1300. Em 1100, o número de habitantes na Europa era de aproximadamente 35 milhões de pessoas. Em 1200, já era de 50 milhões.
e. Na Baixa Idade Média, as antigas relações de servidão no interior do feudo, pautadas no ideal de Suserania e Vassalagem, dão lugar à vida mercantil marcada pela possibilidade de ascensão econômica. Nos centros urbanos, o renascimento comercial foi possibilitado pelo desenvolvimento de certas inovações tecnológicas produtivas no campo.

Entender a figura do aragonês Rodrigo Bórgia, arcebispo de Valência que se tornou Papa em 1492 com o nome de “Alexandre VI” ou Papa Bórgia, como foi chamado por seus contemporâneos, pode mostrar ao aprendiz um exemplo da crise moral pela qual também passava a instituição da Igreja Católica (SILVA, Saulo Henrique Justiniano. Transformações Religiosas na Modernidade. História Moderna, Unidade II, UniFATECIE, 2020).
Sobre ele, leia atentamente as seguintes assertivas:
I – Em sua mansão, conhecida como “Palazzo Bórgia”, eram realizadas festas suntuosas marcadas por banquetes, bailes e jantares com talheres de ouro, iguarias e dançarinas exóticas. Apesar de já possuir uma esposa oficial mediante o direito clerical ao casamento, Rodrigo mantinha muitas amantes.
II – Rodrigo Bórgia se elegeu Papa por meio das grandes riquezas que possuía, as quais possibilitaram infindáveis compras de votos. Uma de suas primeiras ações foi a nomeação de seu filho César ao título de “Cardeal Arcebispo de Valência”, tendo também levado para o Vaticano as suas festas e orgias.
III – Os mais famosos familiares de Bórgia foram César, seu filho, e Lucrécia, sua irmã. Com sua postura violenta e inescrupulosa, o primeiro inspirou diretamente a obra “O Príncipe”, de Maquiavel; já a segunda ficou conhecida por ter mantido relações carnais incestuosas com Bórgia durante seu papado.
IV – Após ter iniciado sua carreira eclesiástica em 1490, Rodrigo Bórgia estudou Direito na Faculdade de Bolonha e foi ordenado vice-chanceler por Pio II, um cargo de suma importância que só estava abaixo do Papa. Como exímio político e competente nos negócios, aumentou exponencialmente sua fortuna.
a. III e IV, apenas.
b. II, apenas.
c. I e II, apenas.
d. IV, apenas.
e. I e III, apenas.

Sobre as novas descobertas científicas realizadas entre os séculos XVI e XVII, sabe-se que: “o diferencial dessas descobertas era que elas eram produzidas de maneira empírica: através da observação e de uma possível experimentação. Ao contrário dos dogmas da Igreja” (PIRES, Herculanum Ghirello. Humanismo, Renascimento e Estado Moderno. História Moderna, Unidade I, UniFATECIE, 2020, p. 9).
Sobre a divergência explicada acima e seu contexto histórico, assinale a alternativa correta:
a. Em 1543, Nicolau Copérnico e Johannes Kepler desenvolveram o tomo “Sobre a revolução dos orbes celestes”, cujos cálculos matemáticos suscitaram um escândalo com a Igreja da época, que obrigou-lhes a se retratar e a repudiar publicamente os seus achados.
b. No século XVII, Galileu Galilei foi capaz de aperfeiçoar o telescópio e por meio dele comprovar as observações astronômicas de Ptolomeu, segundo as quais os planetas moviam-se em torno do sol em órbitas elípticas, e não circulares, como antes se acreditava.
c. Com o empirismo, dá-se início à ciência moderna. Modelos como os do heliocentrismo, que diz que a Terra gira em torno do Sol, e o do geocentrismo, que diz que a Terra é redonda e não plana, se empenharam em fornecer novas explicações do funcionamento da realidade.
d. O conflito entre uma abordagem empírica e os dogmas da Igreja surge por conta de os dogmas possuírem a pretensão de já terem as respostas oriundas de uma fonte divina, as quais podem diferir das conclusões de um experimento qualquer, por exemplo.
e. O impacto sentido pela racionalidade científica na educação foi o de uma ênfase no ideal de um homem universal, cheio de cultura e erudição, cuja completude seria atingida pela conciliação entre o estudo das obras da antiguidade clássica e da Bíblia Sagrada.

Na segunda metade do século XVI, o grande êxito da Reforma Protestante sentido por toda a Europa atingiu grandes patamares, e diferentemente do que pensavam os seus detratores, seus efeitos foram irreversíveis (SILVA, Saulo Henrique Justiniano. Transformações Religiosas na Modernidade. História Moderna, Unidade II, UniFATECIE, 2020).
Sobre as diversas tensões presentes na situação política na Europa pós-Reforma e seus efeitos, assinale a alternativa correta:
a. Na “confissão de Augsburgo” de 1530 eram apresentados de forma clara os preceitos da fé reformada. O texto foi adotado pelas comunidades da Alemanha que aderiram à nova fé, e os príncipes protestantes formaram em 1531 a “Liga da Escamada”, um governo autônomo que foi instaurado com o rompimento deliberado da Paz de Nuremberg proposta por Carlos V.
b. O “Saque de Roma” foi o desfecho trágico do momento delicado ao qual haviam chegado as disputas entre as famílias de Valois e Habsburgo. Em retaliação contra o Papa por não ter apoiado o monarca francês em seu momento de maior necessidade, Carlos V ordenou que seus soldados invadissem a cidade e pilhassem o centro da cristandade e as suas riquezas.
c. O sucesso da Reforma não foi devido à força desta como uma frente de oposição à Igreja, mas sim ao conjunto de lutas políticas que assolavam a Europa, principalmente a ameaça dos Turcos Otomanos, o que contribuiu para que a fé católica acabasse se perdendo entre as classes populares, embora fosse mais simples e compreensível do que o credo protestante.
d. A Dieta de Wörms de 1521 obrigou a expulsão de Lutero e seus seguidores dos territórios do Império. Tal decisão veio a ser anulada pela Dieta de Espira em 1526, mas recolocada em vigor em 1529. Alguns príncipes e governantes que já haviam assumido a posição luterana não aderiram à nova determinação, e tal atitude os deixou conhecidos como “Protestantes”.
e. Embora Carlos V fosse a autoridade máxima dentro do Sagrado Império Romano Germânico, o território era um conglomerado de principados com algumas características feudais onde o imperador legislava sobre questões locais por intermédio dos príncipes. Em questões religiosas, cabia ao Vaticano assegurar a fé católica pela persuasão ou pela força.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A Reforma Luterana e sua mensagem exerceram impacto imediato em seu contexto histórico, tanto do lado dos partidários de Lutero quanto de seus opositores (SILVA, Saulo Henrique Justiniano. Transformações Religiosas na Modernidade. História Moderna, Unidade II, UniFATECIE, 2020).
Sobre este movimento, assinale a alternativa correta:
a. A vida de Lutero foi marcada por uma produção literária de grandes proporções, tendo sido ele o responsável por traduzir a própria Bíblia Sagrada para o Alemão em 1534, um fato inédito, visto que muitos leigos não conseguiam lê-la por não conhecerem o latim.
b. Na Dieta de Wörms, Lutero reafirmou seus posicionamentos, fez sua autodefesa e a encerrou com os dizeres: “Que Deus me ajude. Amém.” Tendo mantido o ascetismo e o celibato característicos de seu estilo de vida monástico, morreu em Eisleben em 1546.
c. Lutero foi formalmente excomungado da Igreja em 1521 com a bula “Decet Romanum Pontificem”, expedida por Leão X, em virtude das declarações de sua obra “Sobre a Autoridade Secular”, as quais eram uma afronta direta à autoridade política da Igreja.
d. Foi necessário que se passassem 15 anos até que os monarcas da Dinamarca, Suécia, Noruega e Transilvânia aderissem todos à reforma e erigissem igrejas luteranas pautadas sobre os princípios fundamentais da justificação pela fé e do sacerdócio universal.
e. Impossibilitada de forçar Lutero a comparecer em Roma para o seu julgamento, a Igreja presidiu com o consentimento de Frederico III uma reunião (Dieta) em Leipzig, na Alemanha, contando com a presença de representantes do clero e da nobreza, como os Habsburgos.

A seguinte frase é atribuída ao artista Michelangelo Buonarroti (1475-1564): “Em cada bloco de mármore vejo uma estátua; vejo tão claramente como se estivesse na minha frente, moldada e perfeita na pose e no efeito. Tenho apenas de desbastar as paredes brutas que aprisionam a adorável aparição para revelá-la a outros olhos como os meus já a veem”.
Sendo assim, dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que responde corretamente ao seguinte questionamento: o que os dizeres acima sugerem acerca dos valores comuns ao Renascimento?
a. O artista assume desde o início que a sua percepção da realidade é completamente distinta da de seus contemporâneos, afirmando, assim, o princípio básico da perspectiva árabe.
b. O artista defende uma abordagem estritamente empírica para o seu trabalho artístico, pois recorre aos sentidos da visão e do tato para conceitualizar o andamento de sua prática.
c. O artista faz um apelo à direção divina para que seja guiado no processo de retirar da pedra a forma que deseja obter em sua escultura, reconhecendo a sua dependência de Deus.
d. O artista exibe a convicção partilhada pelos renascentistas de que a arte deve alcançar uma representação bela e fiel da realidade, cuja perfeição se iguale à da própria natureza.
e. O artista demonstra possuir uma marcada preocupação com a percepção de seu público, o que demonstra o status baixo que era concedido aos de seu ofício na Itália do século XV.

A conquista da cidade de Ceuta em 1415 pelos portugueses no norte da África representou um marco histórico, pois inaugurou o período das grandes navegações (PIRES, Herculanum Ghirello. Humanismo, Renascimento e Estado Moderno. História Moderna, Unidade I, UniFATECIE, 2020).
Sobre esse fenômeno histórico oportunizado pelas inovações tecnológicas da época e sua importância, leia atentamente as assertivas abaixo:
I – Dentre outros fatores, o domínio do comércio no Mediterrâneo pelos venezianos e genoveses e o monopólio dos árabes em certos produtos fizeram com que os portugueses e os espanhóis se interessassem em encontrar um caminho alternativo para as Índias.
II – Já no século XV, a Europa criou laços comerciais e expandiu o seu poderio comercial ao Novo Mundo, de modo que a América veio a se tornar um espaço recém-colonizado que rivalizava com os usos europeus pelo tamanho de sua demanda pelos produtos exóticos.
III – Os gêneros de consumo tropicais correspondiam às vontades e desejos da burguesia e de apenas parte da aristocracia europeia, sendo de uso exclusivo da própria classe comerciante, uma vez que a nobreza nem sempre podia arcar com os custos das mercadorias.
IV – Os insumos procurados nas Índias ou no Oriente Próximo atuavam tanto como produtos que serviam às mesas, aos hábitos e usos dos europeus, como um elemento de diferenciação social, o que explica o porquê de a busca por esses artigos ter se tornado cada vez maior.
a. II e III, apenas.
b. I e IV, apenas.
c. II e IV, apenas.
d. III, apenas.
e. I, apenas.

Como já indica o próprio termo, no Antropocentrismo, um dos pilares do Humanismo, o ser humano passa a se colocar no centro do mundo, com todas as implicações trazidas por essa ruptura com os antigos padrões do pensamento medieval (PIRES, Herculanum Ghirello. Humanismo, Renascimento e Estado Moderno. História Moderna, Unidade I, UniFATECIE, 2020).
Sendo assim, sobre o Antropocentrismo e suas características, leia atentamente as proposições abaixo e classifique-as corretamente como verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Com o Antropocentrismo, as perguntas partiam do próprio ser humano e não mais dos dogmas da Igreja, de modo que agora ele delegava todas as escolhas de seu destino à sabedoria clássica, pois viu que era incapaz de escolher por si mesmo.
( ) Com o Antropocentrismo, o homem adquiriu sua liberdade para pensar, para fazer seus movimentos, suas técnicas e sua arte. Como sugere a obra “O Homem Vitruviano”, de Leonardo Da Vinci, ele passou a ser visto como a medida de todas as coisas.
( ) Com o Antropocentrismo, o ser humano teve a oportunidade de investigar questões que interpretavam a vida segundo o ponto de vista de sua própria condição metafísica, o que desenvolveu o seu senso histórico, mas suprimiu a emergência do indivíduo.
( ) Com o Antropocentrismo e sua ênfase nas vontades e desejos pessoais do homem, em certo sentido, dá-se a invenção do psicológico, uma vez que até então a Igreja pregava a ideia de que o ser humano não era dotado de uma mente, mas sim de uma alma.
a. F, V, F, F.
b. V, V, V, F.
c. V, V, F, F.
d. F, F, F, V.
e. V, F, V, F.

A Baixa Idade Média, identificada com os séculos que sucederam o século XI na Europa, foi marcada por fatores como o renascimento urbano e o surgimento da burguesia (SILVA, Saulo Henrique Justiniano. Transformações Religiosas na Modernidade. História Moderna, Unidade II, UniFATECIE, 2020).
Sobre as circunstâncias sociais e econômicas deste período, assinale a alternativa correta:
a. O comércio de longa distância desenvolveu rotas de navegação entre o Mediterrâneo e o Mar Cáspio, chegando a Constantinopla (ou Bizâncio), o principal ponto de acesso às especiarias do Oriente. Contudo, houve grandes prejuízos por conta da fase de chuvas intensas que ocasionaram perda significativa da produção alimentícia na época.
b. O auge das transformações que vieram com a Baixa Idade Média deu-se no século XIV. Várias das estruturas sociais começavam a germinar na sociedade europeia, preparando-se para atingir sua maturidade no século XVI, tais como a aliança entre a burguesia e a nobreza: uma com suas pretensões mercantis, outra com o desejo de consumir bens estrangeiros.
c. A superabundância da produção agrícola diminuiu consideravelmente o preço dos alimentos básicos da dieta do homem medieval, como o trigo utilizado na fabricação de pães. O excedente do meio rural era comercializado por mercadores em grande escala, suprindo a grande demanda vindo de novos citadinos e camponeses nos centros urbanos.
d. O aumento demográfico verificado durante a Baixa Idade Média foi impressionante. Começando a partir do século XI, chegou a 50% da população antes de parar de forma abrupta entre os anos de 1200 e 1300. Em 1100, o número de habitantes na Europa era de aproximadamente 35 milhões de pessoas. Em 1200, já era de 50 milhões.
e. Na Baixa Idade Média, as antigas relações de servidão no interior do feudo, pautadas no ideal de Suserania e Vassalagem, dão lugar à vida mercantil marcada pela possibilidade de ascensão econômica. Nos centros urbanos, o renascimento comercial foi possibilitado pelo desenvolvimento de certas inovações tecnológicas produtivas no campo.

Entender a figura do aragonês Rodrigo Bórgia, arcebispo de Valência que se tornou Papa em 1492 com o nome de “Alexandre VI” ou Papa Bórgia, como foi chamado por seus contemporâneos, pode mostrar ao aprendiz um exemplo da crise moral pela qual também passava a instituição da Igreja Católica (SILVA, Saulo Henrique Justiniano. Transformações Religiosas na Modernidade. História Moderna, Unidade II, UniFATECIE, 2020).
Sobre ele, leia atentamente as seguintes assertivas:
I – Em sua mansão, conhecida como “Palazzo Bórgia”, eram realizadas festas suntuosas marcadas por banquetes, bailes e jantares com talheres de ouro, iguarias e dançarinas exóticas. Apesar de já possuir uma esposa oficial mediante o direito clerical ao casamento, Rodrigo mantinha muitas amantes.
II – Rodrigo Bórgia se elegeu Papa por meio das grandes riquezas que possuía, as quais possibilitaram infindáveis compras de votos. Uma de suas primeiras ações foi a nomeação de seu filho César ao título de “Cardeal Arcebispo de Valência”, tendo também levado para o Vaticano as suas festas e orgias.
III – Os mais famosos familiares de Bórgia foram César, seu filho, e Lucrécia, sua irmã. Com sua postura violenta e inescrupulosa, o primeiro inspirou diretamente a obra “O Príncipe”, de Maquiavel; já a segunda ficou conhecida por ter mantido relações carnais incestuosas com Bórgia durante seu papado.
IV – Após ter iniciado sua carreira eclesiástica em 1490, Rodrigo Bórgia estudou Direito na Faculdade de Bolonha e foi ordenado vice-chanceler por Pio II, um cargo de suma importância que só estava abaixo do Papa. Como exímio político e competente nos negócios, aumentou exponencialmente sua fortuna.
a. III e IV, apenas.
b. II, apenas.
c. I e II, apenas.
d. IV, apenas.
e. I e III, apenas.

Sobre as novas descobertas científicas realizadas entre os séculos XVI e XVII, sabe-se que: “o diferencial dessas descobertas era que elas eram produzidas de maneira empírica: através da observação e de uma possível experimentação. Ao contrário dos dogmas da Igreja” (PIRES, Herculanum Ghirello. Humanismo, Renascimento e Estado Moderno. História Moderna, Unidade I, UniFATECIE, 2020, p. 9).
Sobre a divergência explicada acima e seu contexto histórico, assinale a alternativa correta:
a. Em 1543, Nicolau Copérnico e Johannes Kepler desenvolveram o tomo “Sobre a revolução dos orbes celestes”, cujos cálculos matemáticos suscitaram um escândalo com a Igreja da época, que obrigou-lhes a se retratar e a repudiar publicamente os seus achados.
b. No século XVII, Galileu Galilei foi capaz de aperfeiçoar o telescópio e por meio dele comprovar as observações astronômicas de Ptolomeu, segundo as quais os planetas moviam-se em torno do sol em órbitas elípticas, e não circulares, como antes se acreditava.
c. Com o empirismo, dá-se início à ciência moderna. Modelos como os do heliocentrismo, que diz que a Terra gira em torno do Sol, e o do geocentrismo, que diz que a Terra é redonda e não plana, se empenharam em fornecer novas explicações do funcionamento da realidade.
d. O conflito entre uma abordagem empírica e os dogmas da Igreja surge por conta de os dogmas possuírem a pretensão de já terem as respostas oriundas de uma fonte divina, as quais podem diferir das conclusões de um experimento qualquer, por exemplo.
e. O impacto sentido pela racionalidade científica na educação foi o de uma ênfase no ideal de um homem universal, cheio de cultura e erudição, cuja completude seria atingida pela conciliação entre o estudo das obras da antiguidade clássica e da Bíblia Sagrada.

Na segunda metade do século XVI, o grande êxito da Reforma Protestante sentido por toda a Europa atingiu grandes patamares, e diferentemente do que pensavam os seus detratores, seus efeitos foram irreversíveis (SILVA, Saulo Henrique Justiniano. Transformações Religiosas na Modernidade. História Moderna, Unidade II, UniFATECIE, 2020).
Sobre as diversas tensões presentes na situação política na Europa pós-Reforma e seus efeitos, assinale a alternativa correta:
a. Na “confissão de Augsburgo” de 1530 eram apresentados de forma clara os preceitos da fé reformada. O texto foi adotado pelas comunidades da Alemanha que aderiram à nova fé, e os príncipes protestantes formaram em 1531 a “Liga da Escamada”, um governo autônomo que foi instaurado com o rompimento deliberado da Paz de Nuremberg proposta por Carlos V.
b. O “Saque de Roma” foi o desfecho trágico do momento delicado ao qual haviam chegado as disputas entre as famílias de Valois e Habsburgo. Em retaliação contra o Papa por não ter apoiado o monarca francês em seu momento de maior necessidade, Carlos V ordenou que seus soldados invadissem a cidade e pilhassem o centro da cristandade e as suas riquezas.
c. O sucesso da Reforma não foi devido à força desta como uma frente de oposição à Igreja, mas sim ao conjunto de lutas políticas que assolavam a Europa, principalmente a ameaça dos Turcos Otomanos, o que contribuiu para que a fé católica acabasse se perdendo entre as classes populares, embora fosse mais simples e compreensível do que o credo protestante.
d. A Dieta de Wörms de 1521 obrigou a expulsão de Lutero e seus seguidores dos territórios do Império. Tal decisão veio a ser anulada pela Dieta de Espira em 1526, mas recolocada em vigor em 1529. Alguns príncipes e governantes que já haviam assumido a posição luterana não aderiram à nova determinação, e tal atitude os deixou conhecidos como “Protestantes”.
e. Embora Carlos V fosse a autoridade máxima dentro do Sagrado Império Romano Germânico, o território era um conglomerado de principados com algumas características feudais onde o imperador legislava sobre questões locais por intermédio dos príncipes. Em questões religiosas, cabia ao Vaticano assegurar a fé católica pela persuasão ou pela força.

Prévia do material em texto

Iniciado em
	terça, 28 out 2025, 16:02
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	terça, 28 out 2025, 16:24
	Tempo empregado
	22 minutos 33 segundos
	Avaliar
	0,50 de um máximo de 0,50(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Completo
Atingiu 0,05 de 0,05
Marcar questão
Texto da questão
A Reforma Luterana e sua mensagem exerceram impacto imediato em seu contexto histórico, tanto do lado dos partidários de Lutero quanto de seus opositores (SILVA, Saulo Henrique Justiniano. Transformações Religiosas na Modernidade. História Moderna, Unidade II, UniFATECIE, 2020).
 
Sobre este movimento, assinale a alternativa correta:
a.
Foi necessário que se passassem 15 anos até que os monarcas da Dinamarca, Suécia, Noruega e Transilvânia aderissem todos à reforma e erigissem igrejas luteranas pautadas sobre os princípios fundamentais da justificação pela fé e do sacerdócio universal.
b.
Impossibilitada de forçar Lutero a comparecer em Roma para o seu julgamento, a Igreja presidiu com o consentimento de Frederico III uma reunião (Dieta) em Leipzig, na Alemanha, contando com a presença de representantes do clero e da nobreza, como os Habsburgos.
c.
Lutero foi formalmente excomungado da Igreja em 1521 com a bula “Decet Romanum Pontificem”, expedida por Leão X, em virtude das declarações de sua obra “Sobre a Autoridade Secular”, as quais eram uma afronta direta à autoridade política da Igreja.
d.
A vida de Lutero foi marcada por uma produção literária de grandes proporções, tendo sido ele o responsável por traduzir a própria Bíblia Sagrada para o Alemão em 1534, um fato inédito, visto que muitos leigos não conseguiam lê-la por não conhecerem o latim.
e.
Na Dieta de Wörms, Lutero reafirmou seus posicionamentos, fez sua autodefesa e a encerrou com os dizeres: “Que Deus me ajude. Amém.” Tendo mantido o ascetismo e o celibato característicos de seu estilo de vida monástico, morreu em Eisleben em 1546.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 2
Completo
Atingiu 0,05 de 0,05
Marcar questão
Texto da questão
A seguinte frase é atribuída ao artista Michelangelo Buonarroti (1475-1564): “Em cada bloco de mármore vejo uma estátua; vejo tão claramente como se estivesse na minha frente, moldada e perfeita na pose e no efeito. Tenho apenas de desbastar as paredes brutas que aprisionam a adorável aparição para revelá-la a outros olhos como os meus já a veem”
 
Fonte: https://www.frasesfamosas.com.br/blogue/2016/09/09/michelangelo-a-vida-numa-estatua
 
Sendo assim, dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que responde corretamente ao seguinte questionamento: o que os dizeres acima sugerem acerca dos valores comuns ao Renascimento?
a.
O artista faz um apelo à direção divina para que seja guiado no processo de retirar da pedra a forma que deseja obter em sua escultura, reconhecendo a sua dependência de Deus.
b.
O artista assume desde o início que a sua percepção da realidade é completamente distinta da de seus contemporâneos, afirmando, assim, o princípio básico da perspectiva árabe.
c.
O artista demonstra possuir uma marcada preocupação com a percepção de seu público, o que demonstra o status baixo que era concedido aos de seu ofício na Itália do século XV.
d.
O artista exibe a convicção partilhada pelos renascentistas de que a arte deve alcançar uma representação bela e fiel da realidade, cuja perfeição se iguale à da própria natureza.
e.
O artista defende uma abordagem estritamente empírica para o seu trabalho artístico, pois recorre aos sentidos da visão e do tato para conceitualizar o andamento de sua prática.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 3
Completo
Atingiu 0,05 de 0,05
Marcar questão
Texto da questão
A conquista da cidade de Ceuta em 1415 pelos portugueses no norte da África representou um marco histórico, pois inaugurou o período das grandes navegações (PIRES, Herculanum Ghirello. Humanismo, Renascimento e Estado Moderno. História Moderna, Unidade I, UniFATECIE, 2020). Sobre esse fenômeno histórico oportunizado pelas inovações tecnológicas da época e sua importância, leia atentamente as assertivas abaixo:
I – Dentre outros fatores, o domínio do comércio no Mediterrâneo pelos venezianos e genoveses e o monopólio dos árabes em certos produtos fizeram com que os portugueses e os espanhóis se interessassem em encontrar um caminho alternativo para as Índias.
II – Já no século XV, a Europa criou laços comerciais e expandiu o seu poderio comercial ao Novo Mundo, de modo que a América veio a se tornar um espaço recém-colonizado que rivalizava com os usos europeus pelo tamanho de sua demanda pelos produtos exóticos.
III – Os gêneros de consumo tropicais correspondiam às vontades e desejos da burguesia e de apenas parte da aristocracia europeia, sendo de uso exclusivo da própria classe comerciante, uma vez que a nobreza nem sempre podia arcar com os custos das mercadorias.
IV – Os insumos procurados nas Índias ou no Oriente Próximo atuavam tanto como produtos que serviam às mesas, aos hábitos e usos dos europeus, como um elemento de diferenciação social, o que explica o porquê de a busca por esses artigos ter se tornado cada vez maior.
É correto o que se diz em:
a.
II e III, apenas.
b.
I e IV, apenas.
c.
II e IV, apenas.
d.
III, apenas.
e.
I, apenas.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 4
Completo
Atingiu 0,05 de 0,05
Marcar questão
Texto da questão
Como já indica o próprio termo, no Antropocentrismo, um dos pilares do Humanismo, o ser humano passa a se colocar no centro do mundo, com todas as implicações trazidas por essa ruptura com os antigos padrões do pensamento medieval (PIRES, Herculanum Ghirello. Humanismo, Renascimento e Estado Moderno. História Moderna, Unidade I, UniFATECIE, 2020).
Sendo assim, sobre o Antropocentrismo e suas características, leia atentamente as proposições abaixo e classifique-as corretamente como verdadeiras (V) ou falsas (F).
(         ) Com o Antropocentrismo, as perguntas partiam do próprio ser humano e não mais dos dogmas da Igreja, de modo que agora ele delegava todas as escolhas de seu destino à sabedoria clássica, pois viu que era incapaz de escolher por si mesmo.
 (        ) Com o Antropocentrismo, o homem adquiriu sua liberdade para pensar, para fazer seus movimentos, suas técnicas e sua arte. Como sugere a obra “O Homem Vitruviano”, de Leonardo Da Vinci, ele passou a ser visto como a medida de todas as coisas.
(         ) Com o Antropocentrismo, o ser humano teve a oportunidade de investigar questões que interpretavam a vida segundo o ponto de vista de sua própria condição metafísica, o que desenvolveu o seu senso histórico, mas suprimiu a emergência do indivíduo.
 (        ) Com o Antropocentrismo e sua ênfase nas vontades e desejos pessoais do homem, em certo sentido, dá-se a invenção do psicológico, uma vez que até então a Igreja pregava a ideia de que o ser humano não era dotado de uma mente, mas sim de uma alma.
a.
V, F, V, F.
b.
V, V, F, F.
c.
V, V, V, F.
d.
F, V, F, F.
e.
F, F, F, V.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 5
Completo
Atingiu 0,05 de 0,05
Marcar questão
Texto da questão
A Baixa Idade Média, identificada com os séculos que sucederam o século XI na Europa, foi marcada por fatores como o renascimento urbano e o surgimento da burguesia (SILVA, Saulo Henrique Justiniano. Transformações Religiosas na Modernidade. História Moderna, Unidade II, UniFATECIE, 2020).
 
Sobre as circunstâncias sociais e econômicas deste período, assinale a alternativa correta:
a.
O comércio de longa distância desenvolveu rotas de navegação entre o Mediterrâneo e o Mar Cáspio, chegando a Constantinopla (ou Bizâncio), o principal ponto de acesso às especiarias do Oriente. Contudo, houve grandes prejuízos por conta da fase de chuvas intensas que ocasionaram perda significativa da produção alimentícia na época.
b.
O auge das transformações que vieram com a Baixa Idade Média deu-se no século XIV. Várias das estruturas sociais começavam a germinar na sociedade europeia, preparando-se para atingir sua maturidade no século XVI, tais como a aliança entre a burguesia e anobreza: uma com suas pretensões mercantis, outra com o desejo de consumir bens estrangeiros.
c.
A superabundância da produção agrícola diminuiu consideravelmente o preço dos alimentos básicos da dieta do homem medieval, como o trigo utilizado na fabricação de pães. O excedente do meio rural era comercializado por mercadores em grande escala, suprindo a grande demanda vindo de novos citadinos e camponeses nos centros urbanos.
d.
O aumento demográfico verificado durante a Baixa Idade Média foi impressionante. Começando a partir do século XI, chegou a 50% da população antes de parar de forma abrupta entre os anos de 1200 e 1300. Em 1100, o número de habitantes na Europa era de aproximadamente 35 milhões de pessoas. Em 1200, já era de 50 milhões.
e.
Na Baixa Idade Média, as antigas relações de servidão no interior do feudo, pautadas no ideal de Suserania e Vassalagem, dão lugar à vida mercantil marcada pela possibilidade de ascensão econômica. Nos centros urbanos, o renascimento comercial foi possibilitado pelo desenvolvimento de certas inovações tecnológicas produtivas no campo.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 6
Completo
Atingiu 0,05 de 0,05
Marcar questão
Texto da questão
Entender a figura do aragonês Rodrigo Bórgia, arcebispo de Valência que se tornou Papa em 1492 com o nome de “Alexandre VI” ou Papa Bórgia, como foi chamado por seus contemporâneos, pode mostrar ao aprendiz um exemplo da crise moral pela qual também passava a instituição da Igreja Católica (SILVA, Saulo Henrique Justiniano. Transformações Religiosas na Modernidade. História Moderna, Unidade II, UniFATECIE, 2020). Sobre ele, leia atentamente as seguintes assertivas:
I – Em sua mansão, conhecida como “Palazzo Bórgia”, eram realizadas festas suntuosas marcadas por banquetes, bailes e jantares com talheres de ouro, iguarias e dançarinas exóticas. Apesar de já possuir uma esposa oficial mediante o direito clerical ao casamento, Rodrigo mantinha muitas amantes.
II – Rodrigo Bórgia se elegeu Papa por meio das grandes riquezas que possuía, as quais possibilitaram infindáveis compras de votos. Uma de suas primeiras ações foi a nomeação de seu filho César ao título de “Cardeal Arcebispo de Valência”, tendo também levado para o Vaticano as suas festas e orgias.
III – Os mais famosos familiares de Bórgia foram César, seu filho, e Lucrécia, sua irmã. Com sua postura violenta e inescrupulosa, o primeiro inspirou diretamente a obra “O Príncipe”, de Maquiavel; já a segunda ficou conhecida por ter mantido relações carnais incestuosas com Bórgia durante seu papado.
IV – Após ter iniciado sua carreira eclesiástica em 1490, Rodrigo Bórgia estudou Direito na Faculdade de Bolonha e foi ordenado vice-chanceler por Pio II, um cargo de suma importância que só estava abaixo do Papa. Como exímio político e competente nos negócios, aumentou exponencialmente sua fortuna.
É correto o que se diz em:
a.
I e II, apenas.
b.
IV, apenas.
c.
I e III, apenas.
d.
II, apenas.
e.
III e IV, apenas.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 7
Completo
Atingiu 0,05 de 0,05
Marcar questão
Texto da questão
Uma parte importante dos desenvolvimentos históricos relativos ao Renascimento foi o contato dos europeus com os árabes e seu aparato intelectual, possibilitado pelas cruzadas (PIRES, Herculanum Ghirello. Humanismo, Renascimento e Estado Moderno. História Moderna, Unidade I, UniFATECIE, 2020). Assim, sobre os árabes e seu impacto exercido no Ocidente neste contexto, leia atentamente as assertivas abaixo:
I – Por não estarem submetidos aos dogmas da Igreja, os árabes encontraram um terreno fértil para o aperfeiçoamento da matemática, geometria e astronomia em glorificação a Alá.
II – Alhazen (965 – 1040) revolucionou a ótica antiga ao criar a câmera escura, uma espécie de aparelho óptico que consiste no recebimento de luz e reprodução de uma imagem.
III – A ideia da perspectiva impactou radicalmente os renascentistas, pois até então lhes fora impossível duplicar uma representação humana devido à proibição do estudo da anatomia.
IV – Averróis (1126 - 1198), um importante filósofo árabe, teceu comentários à obra de Epicuro e Parmênides que, em seguida, viriam a ser usados na Europa e por cristãos.
É correto o que se diz em:
a.
II e IV, apenas.
b.
I e III, apenas.
c.
I e IV, apenas.
d.
I e II, apenas.
e.
II e III, apenas.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 8
Completo
Atingiu 0,05 de 0,05
Marcar questão
Texto da questão
Na cidade de Genebra, João Calvino foi o iniciador da chamada “Reforma Calvinista”, que veio a ser tão importante quanto a de Lutero (SILVA, Saulo Henrique Justiniano. Transformações Religiosas na Modernidade. História Moderna, Unidade II, UniFATECIE, 2020). Sobre as características de sua teologia e os desenvolvimentos históricos ligados a ele, leia atentamente as seguintes assertivas:
I – Calvino teria se convertido à fé protestante em 1533 e foi acusado de ter sido autor do discurso proferido por Nicholas Corp em defesa da fé reformada, o que o levou a fugir para a cidade de Angoulême. Mais tarde, em 1536, terminou a sua obra prima: “Instituição da Religião Cristã”, onde se encontra uma parte significativa de suas convicções religiosas.
II – O protestantismo calvinista foi responsável por ter firmado os princípios do que viria a ser chamado por Max Weber de “Espírito do Capitalismo”, pois segundo os seus ideais de trabalho e riqueza, as aquisições financeiras advêm de Deus através do empenho do homem no exercício de suas funções – uma postura distinta da Igreja Católica, que condenava o lucro.
III – As divergências entre Lutero e Calvino estavam na rigidez de suas doutrinas. Calvino defendia a extrema reverência nas celebrações, a ausência de devoção a imagens, a abdicação das bebidas e jogos, a assistência aos pobres, a proibição das danças e trocas públicas de carícias e a restrição ao uso do órgão como único instrumento musical em celebrações.
IV – A partir de 1541, Calvino tornou-se o homem mais importante de Estrasburgo, onde atuou como pastor por dois anos junto com Guillaume Farel buscando transformá-la num estado onde o governo teria a exclusiva finalidade de fazer a população observar a prática de sua religião. Os cidadãos deveriam fazer uma profissão de fé e viver de acordo com a mesma.
É correto o que se diz em:
a.
III e IV, apenas.
b.
I e IV, apenas.
c.
II e IV, apenas.
d.
II e III, apenas.
e.
I e II, apenas.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 9
Completo
Atingiu 0,05 de 0,05
Marcar questão
Texto da questão
Sobre as novas descobertas científicas realizadas entre os séculos XVI e XVII, sabe-se que: “o diferencial dessas descobertas era que elas eram produzidas de maneira empírica: através da observação e de uma possível experimentação. Ao contrário dos dogmas da Igreja” (PIRES, Herculanum Ghirello. Humanismo, Renascimento e Estado Moderno. História Moderna, Unidade I, UniFATECIE, 2020, p. 9).
Sobre a divergência explicada acima e seu contexto histórico, assinale a alternativa correta:
a.
Em 1543, Nicolau Copérnico e Johannes Kepler desenvolveram o tomo “Sobre a revolução dos orbes celestes”, cujos cálculos matemáticos suscitaram um escândalo com a Igreja da época, que obrigou-lhes a se retratar e a repudiar publicamente os seus achados.
b.
No século XVII, Galileu Galilei foi capaz de aperfeiçoar o telescópio e por meio dele comprovar as observações astronômicas de Ptolomeu, segundo as quais os planetas moviam-se em torno do sol em órbitas elípticas, e não circulares, como antes se acreditava.
c.
Com o empirismo, dá-se início à ciência moderna. Modelos como os do heliocentrismo, que diz que a Terra gira em torno do Sol, e o do geocentrismo, que diz que a Terra é redonda e não plana, se empenharam em fornecer novas explicações do funcionamento da realidade.
d.
O conflito entre uma abordagem empírica e os dogmas da Igreja surge por conta de os dogmas possuírem a pretensão de já terem as respostas oriundas de uma fonte divina, as quais podem diferir das conclusões de um experimento qualquer, por exemplo.
e.
Oimpacto sentido pela racionalidade científica na educação foi o de uma ênfase no ideal de um homem universal, cheio de cultura e erudição, cuja completude seria atingida pela conciliação entre o estudo das obras da antiguidade clássica e da Bíblia Sagrada.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 10
Completo
Atingiu 0,05 de 0,05
Marcar questão
Texto da questão
Na segunda metade do século XVI, o grande êxito da Reforma Protestante sentido por toda a Europa atingiu grandes patamares, e diferentemente do que pensavam os seus detratores, seus efeitos foram irreversíveis (SILVA, Saulo Henrique Justiniano. Transformações Religiosas na Modernidade. História Moderna, Unidade II, UniFATECIE, 2020).
Sobre as diversas tensões presentes na situação política na Europa pós-Reforma e seus efeitos, assinale a alternativa correta:
a.
O “Saque de Roma” foi o desfecho trágico do momento delicado ao qual haviam chegado as disputas entre as famílias de Valois e Habsburgo. Em retaliação contra o Papa por não ter apoiado o monarca francês em seu momento de maior necessidade, Carlos V ordenou que seus soldados invadissem a cidade e pilhassem o centro da cristandade e as suas riquezas.
b.
Na “confissão de Augsburgo” de 1530 eram apresentados de forma clara os preceitos da fé reformada. O texto foi adotado pelas comunidades da Alemanha que aderiram à nova fé, e os príncipes protestantes formaram em 1531 a “Liga da Escamada”, um governo autônomo que foi instaurado com o rompimento deliberado da Paz de Nuremberg proposta por Carlos V.
c.
Embora Carlos V fosse a autoridade máxima dentro do Sagrado Império Romano Germânico, o território era um conglomerado de principados com algumas características feudais onde o imperador legislava sobre questões locais por intermédio dos príncipes. Em questões religiosas, cabia ao Vaticano assegurar a fé católica pela persuasão ou pela força.
d.
A Dieta de Wörms de 1521 obrigou a expulsão de Lutero e seus seguidores dos territórios do Império. Tal decisão veio a ser anulada pela Dieta de Espira em 1526, mas recolocada em vigor em 1529. Alguns príncipes e governantes que já haviam assumido a posição luterana não aderiram à nova determinação, e tal atitude os deixou conhecidos como “Protestantes”.
e.
O sucesso da Reforma não foi devido à força desta como uma frente de oposição à Igreja, mas sim ao conjunto de lutas políticas que assolavam a Europa, principalmente a ameaça dos Turcos Otomanos, o que contribuiu para que a fé católica acabasse se perdendo entre as classes populares, embora fosse mais simples e compreensível do que o credo protestante.
Feedback
Sua resposta está correta.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina