Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do título de especialista em _________ (Nome do curso) – ____ (ano da defesa) 
	
Desempenho da maior rede de pet shop do Brasil: Petz
nome completo aluno¹*; nome completo orientador2
1 Nome da Empresa ou Instituição (opcional). Titulação ou função ou departamento. Endereço completo (pessoal ou profissional) – Bairro; 00000-000 Cidade, Estado, País 
2 Professor, Mestre em Controladoria e Finanças. Rua Alexandre Herculano, 120 – T6 – Vila Monteiro, 13418-445 Piracicaba, São Paulo, Brasil.
*autor correspondente: nome@email.com
Desempenho da maior rede de pet shop do Brasil: Petz
Resumo (ou Sumário Executivo)
O resumo é uma descrição geral do trabalho, apresentando de forma sucinta todas as seções do TCC. No caso do curso de MBA em Gestão de Projetos, em função das particularidades do trabalho – que pode ser um plano de projeto – é facultado aos alunos o uso do termo Sumário Executivo. Essa seção deve ser escrita de forma clara e objetiva, informando ao leitor em que consiste o TCC a fim de despertar o seu interesse para a leitura de todo o trabalho. Os termos Resumo (ou Sumário Executivo) e Palavras-chave devem ser grafados em negrito, alinhados à esquerda com apenas a primeira letra da palavra em letra maiúscula. O Resumo ou Sumário Executivo deve conter no máximo 250 palavras, sendo redigido em um único parágrafo, em espaçamento simples e no tempo verbal pretérito perfeito do indicativo (passado). O início da seção deve conter uma curta apresentação sobre a importância/justificativa (contextualização do tema) do trabalho. Em seguida, é necessário apresentar o objetivo geral, que deve ser redigido de maneira sucinta e direta. Ademais, a seção deve conter uma breve descrição da metodologia empregada na pesquisa, abordando os aspectos mais importantes para o entendimento do TCC. É importante destacar os principais resultados obtidos a partir da pesquisa, apresentando relações e/ou considerações que chamem a atenção do avaliador e do público em geral. O final do resumo (ou sumário executivo) deve conter uma conclusão geral (com uma ou duas frases). Deve-se ter cuidado para não repetir a descrição dos resultados nessa seção.
Palavras-chave: (inserir até cinco palavras diferentes das contidas no título, separadas por ponto-e-vírgula).
Atenção: antes de enviar o arquivo para o Move - Sistema de TCCs, remova todas as instruções originais que estão abaixo do conteúdo dos tópicos.
Título em inglês ou espanhol (opcional)
Abstract ou Resumen (opcional)
...................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Keywords ou Palabras Clave: (opcional)
Introdução
O setor pet brasileiro ocupa posição de destaque no cenário internacional, tanto pelo tamanho de seu mercado quanto pela taxa de crescimento nos últimos anos. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação [ABINPET], ressaltou no ano de 2024, que o país abriga aproximadamente 167,6 milhões de animais de estimação, sendo 67,8 milhões de cães e 33,6 milhões de gatos. 
Essa expressiva população de pets coloca o Brasil entre os maiores mercados consumidores do mundo, atrás apenas de nações como Estados Unidos e China. Segundo a Comissão de Animais de Companhia [COMAC] em 2022, 565 domicílios possui ao menos um cão ou gato, evidenciando o potencial e a solidez do setor.
O crescimento dessa indústria está fortemente associado a transformações socioculturais que redefiniram a relação entre humanos e animais, os pets deixaram de ser vistos apenas como animais de companhia para assumir papel de membros da família.
Desta forma, esse comportamento impulsionou a demanda por produtos e serviços de maior qualidade, abrangendo desde alimentação balanceada e medicamentos até itens de higiene, acessórios e atendimento veterinário especializado, tal cenário também tem favorecido a diversificação do portfólio das empresas, incluindo serviços como banho, tosa, consultas clínicas e hotelaria (Albuquerque, 2013).
Nesse ambiente competitivo, a gestão financeira assume papel estratégico, pois permite avaliar a viabilidade de investimentos, controlar custos e antecipar riscos operacionais (Assaf Neto, 2015). A análise de indicadores de lucratividade, estrutura de capital, liquidez e geração de caixa é fundamental para a tomada de decisões assertivas, contribuindo para a sustentabilidade e a expansão das empresas do segmento (Marion, 2019).
Segundo Matarazzo (2007) a análise das demonstrações financeiras representa instrumento fundamental para a avaliação da saúde econômico-financeira das empresas, permitindo compreender sua capacidade de gerar valor, adaptabilidade a cenários adversos e sustentabilidade no longo prazo.
Por isso, a análise financeira torna-se ainda mais estratégica nesse setor, permitindo que os gestores compreendam a viabilidade de novos investimentos, identifiquem gargalos operacionais e controlem os custos com precisão (Albuquerque, 2013). Através da análise detalhada de demonstrativos contábeis, como o Balanço Patrimonial [BP], a Demonstração do Resultado do Exercício [DRE] e a Demonstração do Fluxo de Caixa [DFC] e o Fluxo de Caixa, torna-se possível identificar pontos fortes e fragilidades financeiras, prever cenários, orientar decisões estratégicas e garantir a sustentabilidade do negócio ao longo do tempo (Do Monte et al. 2009).
Justificou-se este estudo pelo fato de que, apesar do crescimento expressivo do setor pet no Brasil, muitos empreendimentos ainda enfrentam dificuldades para manter um controle financeiro eficaz, comprometendo sua competitividade e longevidade. Ao investigar a performance econômico-financeira de uma empresa consolidada no mercado, é possível gerar informações relevantes para compreender quais práticas gerenciais podem servir de referência para outras organizações do segmento.
Diante desse contexto, colocou-se o seguinte problema de pesquisa: como a análise das demonstrações financeiras da Pet Center Comércio e Participações S.A. [Petz] pode contribuir para identificar fatores determinantes de seu desempenho e orientar estratégias para manter sua competitividade no mercado pet brasileiro?
Este trabalho tem como objetivo central analisar as demonstrações financeiras da empresa Pet Center Comércio e Participações S.A., listada na Brasil, Bolsa e Balcão [B3], no período de 2021 a 2024. A análise enfocará os principais indicadores de lucratividade, estrutura de capital, geração de caixa e eficiência operacional, com o intuito de compreender os fatores que influenciam o desempenho da empresa e identificar potenciais vulnerabilidades, como contextualização, busca-se também relacionar os resultados da Petz com o cenário de crescimento do setor pet no Brasil.
Metodologia 
	
O presente estudo teve como objeto de pesquisa a Pet Center Comércio e Participações S.A. [Petz], sociedade anônima listada na B3 S.A. – Brasil, Bolsa e Balcão [B3]. A escolha da Petz fundamenta-se em dois fatores principais, sendo na sua significativa representatividade no mercado pet brasileiro, sendo a maior rede de pet shops do país em número de lojas, segundo dados da Revista Exame em sua matéria publicada em 2025, no qual traz dados expressivos sobre o mercadopet brasileiro, enfatizando cerca de um movimento financeiro de R$77 bilhões no ano de 2024.
A pesquisa adota uma metodologia quantitativa, com enfoque descritivo e exploratório, visando analisar dados financeiros da empresa Petz. Segundo Mattar e Ramos (2021), a pesquisa quantitativa, se caracteriza pela coleta e análise de dados numéricos, permitindo mensurar, comparar e identificar padrões estatísticos de forma objetiva. Com enfoque descritivo, os autores descrevem que esse tipo de pesquisa busca apresentar as características de determinado fenômeno financeiro.
A metodologia exploratória, visa compreender melhor o comportamento de variáveis financeiras e tendências de mercado, possibilitando a formulação de hipóteses e a identificação de padrões iniciais que fundamentem análises mais aprofundadas (Mattar e Ramos, 2021).
O período de análise compreendeu os exercícios financeiros de 2021 a 2024, com enfoque na avaliação da evolução do desempenho econômico-financeiro da empresa e sua relação com o cenário de crescimento do setor pet no Brasil.
As demonstrações financeiras anuais da Petz foram obtidas diretamente do site da B3, garantindo a fidedignidade e autenticidade das informações. Os documentos analisados incluem: Balanço Patrimonial [BP], Demonstração do Resultado do Exercício [DRE] e Demonstração dos Fluxos de Caixa [DFC], todos com valores apresentados em milhares de reais.
Para o tratamento e organização dos dados, foi utilizada planilha eletrônica [Microsoft Excel], permitindo a padronização das informações e a aplicação de cálculos de forma sistemática. A análise baseou-se em indicadores de liquidez, utilizados para mensurar a capacidade da empresa em honrar seus compromissos de curto e longo prazos. Entre os indicadores empregados estão: liquidez imediata, liquidez seca, liquidez corrente e liquidez geral.
A avaliação do desempenho operacional de uma empresa exige a utilização de ferramentas que permitam interpretar, de forma sistemática, os resultados obtidos e as variações ocorridas ao longo do tempo. Nesse contexto, a análise horizontal consiste em comparar valores de um mesmo item contábil ao longo de diferentes períodos, evidenciando variações absolutas e percentuais (Cruz e Andrich, 2024).
Esse procedimento possibilita identificar tendências, crescimento ou retração em determinadas contas, servindo como base para decisões estratégicas, já a análise vertical, por sua vez, avalia a representatividade de cada item dentro de um demonstrativo, geralmente em relação ao total do grupo a que pertence, permitindo verificar a estrutura de composição de receitas, custos, despesas e ativos (Da Silva, 2022). 
A análise por meio de índices complementa as anteriores ao transformar informações contábeis em indicadores numéricos que evidenciam a liquidez, a rentabilidade e a estrutura de capital, oferecendo um panorama quantitativo da situação econômico-financeira. Na análise da gestão de caixa, destacam-se os índices de prazos médios, que medem a eficiência na rotação dos estoques, no recebimento de clientes e no pagamento a fornecedores, essa métrica permite avaliar a dinâmica financeira da empresa e o equilíbrio entre entradas e saídas de recursos (Marion, 2019).
A análise do capital de giro investiga a disponibilidade de recursos para sustentar as operações, evidenciando a capacidade de financiar a produção e comercialização sem recorrer excessivamente a capital de terceiros. Complementarmente, a análise do fluxo de caixa demonstra de forma cronológica as movimentações financeiras, permitindo identificar períodos de maior ou menor disponibilidade, o que auxilia na programação de pagamentos e investimentos (Matarazzo, 2007).
Segundo Da Silva (2002) a análise da gestão do lucro, a compreensão da alavancagem financeira é essencial, pois este conceito descreve como o uso de recursos de terceiros pode potencializar o retorno sobre o capital próprio, esse efeito é mensurado por meio de diferentes taxas de retorno, como o retorno sobre o ativo [ROA] e o retorno sobre o patrimônio líquido [ROE]. O desdobramento das taxas de retorno, conhecido como análise DuPont, detalha a contribuição de fatores como margem líquida, giro do ativo e estrutura de capital para o resultado, permitindo identificar com precisão quais aspectos operacionais e financeiros influenciam o desempenho global da organização.
Este procedimento metodológico possibilita uma avaliação objetiva e comparativa da situação financeira da Petz ao longo do período estudado, oferecendo subsídios para a interpretação dos resultados e para a formulação de conclusões fundamentadas.
Resultados e Discussão
Em 2024, o faturamento total do mercado pet superou R$ 75,4 bilhões, refletindo um crescimento de 9,6% em relação ao ano anterior [2023], segundo dados da empresa Panorama PetVet (2025). Segundo a análise da Genial (2025), a Petz detém cerca de 8% do market share[footnoteRef:1] no varejo pet brasileiro, como demonstrado os dados na Tabela 1 aplicando a participação de mercado ao faturamento total: [1: Participação de uma empresa no total de vendas de um mercado específico, geralmente expressa em porcentagem.] 
Tabela 1 – Faturamento da Petz
	Métrica
	Valor estimado
	Faturamento total do setor
Market share estimado da Petz
Receita aproximada da Petz
	R$ 75,4 bilhões (2024)
8%
R$ 6,03 bilhões
Fonte: Resultados originais da pesquisa, 2025
Isso mostra que a Petz tem uma presença significativa no setor. Analisando os dados financeiros da empresa, a liquidez imediata segundo Marion (2019), é um indicador financeiro que mede a capacidade de uma empresa pagar suas dívidas de curto prazo usando apenas os recursos que estão imediatamente disponíveis em caixa ou em aplicações financeiras de liquidez imediata [que podem ser convertidas em dinheiro sem perda significativa de valor]. A fórmula é dada pela equação:
Usando os dados da Tabela 2 no qual remete aos dados usados para o cálculo da liquidez imediata, os resultados são:
Tabela 2 – Resultado da Liquidez Imediata
	Ano
	Caixa e Equivalentes (R$ mil)
	Aplicações Financeiras (R$ mil)
	Passivo Circulante (R$ mil)
	Liquidez Imediata
	2024
	76.559
	281.944
	823.961
	0,43
	2023
	56.225
	370.230
	760.020
	0,56
	2022
	185.411
	0
	737.213
	0,25
	2021
	673.672
	14.532
	699.604
	0,98
Fonte: Resultados originais da pesquisa, 2025
Observa-se nos resultados que em 2024, para cada R$ 1,00 de dívida de curto prazo, a empresa tinha R$ 0,43 disponíveis de liquidez imediata — um indicador baixo, que gera dependência de recebimentos futuros ou estoques para cobrir obrigações imediatas. Em 2021 foi o melhor ano, com índice próximo de 1,00, indicando quase equivalência entre dívidas de curto prazo e recursos financeiros imediatamente disponíveis. Nota-se que houve queda contínua da liquidez imediata após 2021, exceto uma leve melhora em 2023, mas sem atingir níveis confortáveis (acima de 1).
Dentro dos cálculos da liquidez seca, no qual Da Silva (2022) enfatiza ser um índice utilizado para verificar a aptidão de uma empresa em quitar seus compromissos de curto prazo sem recorrer à comercialização de seus estoques, dada pela fórmula: 
Através dos dados coletados pelos demonstrativos financeiros, a Petz apresentou conforme a Tabela 3, os seguintes resultados:
Tabela 3 – Resultados da Liquidez Seca
	Ano
	Ativo Circulante (AC)
	Estoques (E)
	Passivo Circulante (PC)
	Liquidez Seca (LS)
	2024
	1.377.991
	473.207
	823.961
	1,10
	2023
	1.378.657
	441.509
	760.020
	1,23
	2022
	1.089.232
	428.092
	737.213
	0,90
	2021
	1.362.704
	334.524
	699.604
	1,47
Fonte: Resultados originais da pesquisa, 2025
No ano de 2021, os resultados da empresa foram considerados positivos, a mesma portava recursos líquidos (sem contar estoques) suficientes para cobrir plenamente as obrigações de curto prazo, com folga. No ano de 2022 houve uma queda significativa, indicando que a companhia dependia de venda de estoques ou outros ativos menos líquidos para honrar seus compromissos.
Em 2023, obteve-se uma recuperação,com indicadores acima de 1, o que mostra um retorno à maior solidez financeira e no ano de 2024, manteve-se a posição saudável, com capacidade de pagamento confortável, ainda que ligeiramente inferior ao ponto máximo de 2021.
Dentro da análise de liquidez corrente, o autor Marion (2019) traz ser um indicador financeiro que mede a capacidade da empresa de honrar todas as suas obrigações de curto prazo [passivo circulante] utilizando seus ativos de curto prazo [ativo circulante].
É considerado um dos índices mais utilizados para avaliar a solvência de curto prazo de um negócio, representado pela fórmula:
Dentro da empresa Petz, os dados de liquidez corrente são descritos na Tabela 4:
Tabela 4 – Resultados da Liquidez Corrente
	Ano
	Ativo Circulante (AC)
	Passivo Circulante (PC)
	Liquidez Corrente (LC)
	2024
	1.377.991
	823.961
	1,67
	2023
	1.378.657
	760.020
	1,81
	2022
	1.089.232
	737.213
	1,48
	2021
	1.362.704
	699.604
	1,95
Fonte: Resultados originais da pesquisa, 2025
A análise da liquidez corrente da Petz, no período de 2021 a 2024, evidencia que a empresa manteve, de forma consistente, capacidade satisfatória para honrar suas obrigações de curto prazo, apresentando índices sempre superiores a 1,0 — patamar mínimo considerado saudável. Em 2021, o índice atingiu 1,95, demonstrando uma folga financeira significativa, com quase o dobro de ativos circulantes em relação às dívidas exigíveis no curto prazo. 
No entanto, em 2022, houve redução para 1,48, possivelmente em decorrência de aumento das obrigações ou redução no volume de ativos circulantes, o que indica menor, mas ainda confortável, margem de segurança. Em 2023, observa-se recuperação, com o indicador subindo para 1,81, sugerindo melhora na gestão de recursos de curto prazo e recomposição da folga financeira. 
Em 2024, o índice recuou levemente para 1,67, ainda acima do patamar considerado adequado, refletindo equilíbrio entre solvência e eficiência no uso dos recursos disponíveis. No geral, a trajetória demonstra que a Petz preservou ao longo do período uma posição de liquidez sólida, sem excessos que pudessem indicar recursos ociosos, mas com suficiente segurança para enfrentar obrigações imediatas.
A liquidez geral é um indicador financeiro que mede a capacidade de uma empresa de cumprir todas as suas obrigações, tanto de curto prazo [exigíveis em até 12 meses] quanto de longo prazo, utilizando todos os seus ativos circulantes e realizáveis a longo prazo (De Sousa et al. 2023). A fórmula se dá:
A empresa Petz, durante os anos analisados, apresentou a liquidez geral conforme a Tabela 5:
Tabela 5 - Resultados da Liquidez Geral
	Ano
	Dados do cálculo
	Liquidez Geral (LG)
	2024
	(1.377.991 + 179.302) ÷ (823.961 + 1.409.812)
	0,70
	2023
	(1.378.657 + 150.978) ÷ (760.020 + 1.426.498)
	0,70
	2022
	(1.089.232 + 108.010) ÷ (737.213 + 1.069.344)
	0,66
	2021
	(1.362.704 + 59.080) ÷ (699.604 + 988.487)
	0,84
Fonte: Resultados originais da pesquisa, 2025
A Liquidez Imediata da Petz, que mede a capacidade da empresa de honrar obrigações de curto prazo apenas com o disponível em caixa e equivalentes, apresentou comportamento relativamente estável, mas em patamar baixo, no período analisado. Em 2021, o índice foi de 0,12, significando que, para cada R$ 1,00 de dívida de curto prazo, a empresa possuía R$ 0,12 imediatamente disponíveis. 
Em 2022, houve leve queda para 0,11, sugerindo menor folga de caixa frente às obrigações imediatas. No ano de 2023, o indicador manteve-se em 0,12, demonstrando estabilidade, mas ainda refletindo uma posição conservadora em termos de liquidez imediata. Já em 2024, o índice recuou novamente para 0,11, reforçando que a empresa opera com baixa capacidade de quitação instantânea de passivos, confiando fortemente no giro de estoques e recebíveis para cobrir suas dívidas no curto prazo.
Essa constância em patamares reduzidos indica que a Petz adota uma política de caixa enxuta, possivelmente para otimizar a aplicação de recursos em outras áreas do negócio, contudo, essa prática, apesar de eficiente sob a ótica do capital de giro, eleva a dependência da manutenção de receitas regulares e de uma boa gestão dos prazos médios de recebimento e pagamento, para evitar riscos de descasamento de caixa.
Ao efetuar os cálculos do ROA e ROE, no qual Barros e Dreon (2021), citam sobre o ROE uma métrica que mede o quanto os acionistas estão ganhando sobre o capital que investiram na empresa, ou seja, quanto maior, melhor o retorno para os sócios, e o ROA que mostra a eficiência da empresa em gerar lucro a partir de todos os seus ativos, independentemente de financiamento externo. A fórmula de ambos consiste em:
A Tabela 6 demonstra os dados utilizados nos cálculos dos indicadores, bem como os valores encontrados após os respectivos cálculos:
Tabela 6 – Resultados ROE e ROA 
	Ano
	Ativo Circulante
	Ativo Realizável a LP
	Ativo Total
	Passivo Circulante
	Passivo Não Circulante
	Patrimônio Líquido
	Lucro Líquido
	ROE (%)
	ROA (%)
	2024
	1.377.991
	179.302
	3.895.459
	823.961
	1.409.812
	1.661.686
	-42.756
	-2,57
	-1,10
	2023
	1.378.657
	150.978
	3.995.411
	760.020
	1.426.498
	1.808.893
	16.349
	0,90
	0,41
	2022
	1.089.232
	108.010
	3.647.129
	737.213
	1.069.344
	1.840.572
	50.590
	2,75
	1,39
	2021
	1.362.704
	59.080
	3.447.347
	699.604
	988.487
	1.759.256
	75.036
	4,27
	2,18
Fonte: Resultados originais da pesquisa, 2025
O ROA da Petz apresentou uma queda contínua ao longo do período de 2021 a 2024, passando de 2,18% em 2021 para -1,10% em 2024, no qual esse indicador mostra a eficiência da empresa em gerar lucro a partir de seus ativos totais, e a tendência negativa emerge que a capacidade de a empresa transformar seus ativos em lucro foi diminuindo gradualmente.
Em 2021, o ROA era de 2,18%, indicando que os ativos da empresa geraram retorno positivo e que a operação era relativamente eficiente. Já em 2022, o ROA caiu para 1,39%, mostrando uma redução na eficiência da utilização dos ativos, embora ainda positivo, o valor mostra que os ativos começaram a gerar menos lucro proporcionalmente.
No ano de 2023, o ROA reduziu para apenas 0,41%, refletindo que a empresa praticamente não gerou lucro em relação ao total de ativos, esse resultado traz que os custos operacionais ou despesas financeiras começaram a impactar significativamente a rentabilidade dos ativos.
Em 2024, o ROA tornou-se negativo, registrando -1,10%, ou seja, a empresa não apenas deixou de gerar lucro com seus ativos, mas também apresentou prejuízo, evidenciando uma redução significativa na eficiência operacional. A trajetória decrescente do ROA ao longo desses quatro anos sinaliza que a Petz enfrentou desafios crescentes na utilização de seus recursos para gerar retorno financeiro, podendo estar relacionada a aumento de despesas, custos operacionais elevados ou impactos financeiros adversos.
No conjunto, a análise do ROA mostra que a eficiência da empresa na geração de lucro a partir de seus ativos deteriorou-se gradualmente, culminando em prejuízo no último ano analisado.
A reportagem do Economic News Brasil publicada em marco de 2025 evidencia que a Petz enfrentou um desempenho financeiro desafiador no quarto trimestre de 2024, registrando prejuízo líquido de R$ 43,1 milhões, em contraste com o lucro de R$ 5,1 milhões obtido no mesmo período de 2023. 
O resultado ficou abaixo das expectativas do mercado, que projetavam um lucro em torno de R$ 20 milhões, gerando preocupação entre investidores, no acumulado do ano, a companhia também apresentou prejuízo de R$ 27 milhões, revertendo o lucro de R$ 35,9 milhões registrado em 2023.
Apesar do resultado negativo, o Ebitda[footnoteRef:2] ajustado do trimestre cresceu 24,8%, atingindo R$ 83,3 milhões, o que indica uma melhora na eficiência operacional da empresa, entretanto, fatores contábeis não recorrentes, como o impairment[footnoteRef:3] de ativos adquiridos e a reavaliação das projeções de longo prazo das aquisições da Cão Cidadão e da Zee.Dog, impactaram negativamente o lucro líquido, com efeitosde R$ 36,6 milhões no resultado e R$ 55,4 milhões no Ebitda. [2: Lucro da empresa antes de juros, impostos, depreciação e amortização, usado para medir a eficiência operacional.] [3: Redução contábil do valor de um ativo quando seu valor recuperável cai abaixo do valor registrado no balanço.] 
Além disso, houve um impacto cambial negativo de R$ 12,8 milhões decorrente de um swap[footnoteRef:4] relacionado à dívida em dólar, que também contribuiu para o prejuízo, embora sem afetar o fluxo de caixa da companhia. [4: Contrato financeiro em que duas partes trocam fluxos de pagamentos futuros para proteger-se de variações de taxas de juros ou câmbio.] 
No desempenho operacional, a Petz apresentou crescimento nas vendas das lojas físicas, com aumento de 11,4% na base anual e SSS de 5,1%, impulsionado pelas categorias de Higiene e Beleza e Acessórios. Por outro lado, o canal digital apresentou desaceleração, com crescimento de 6,4%, influenciado por uma base comparativa mais forte e ajustes estratégicos.
Assim, em resumo, a Petz demonstra capacidade de gerar crescimento em segmentos específicos e melhora na eficiência operacional, mas os resultados contábeis e fatores estratégicos indicam a necessidade de ajustes para retomar a rentabilidade de forma consistente.
O ROE da Petz apresentou uma trajetória de queda ao longo do período de 2021 a 2024, indicando uma diminuição progressiva da rentabilidade sobre o patrimônio líquido da empresa. Em 2021, o retorno sobre o capital próprio estava em 4,27%, mostrando que os acionistas estavam obtendo um ganho positivo e razoável em relação ao investimento realizado.
Em 2022, o ROE caiu para 2,75%, sugerindo que a eficiência da empresa em gerar lucro a partir do patrimônio líquido diminuiu, embora o resultado ainda fosse positivo. No ano seguinte, 2023, o ROE reduziu-se significativamente para 0,90%, indicando que o lucro gerado foi muito pequeno em relação ao capital dos acionistas, o que já sinalizava uma tendência de fragilidade na rentabilidade.
Em 2024, o ROE tornou-se negativo, alcançando -2,57%, refletindo o prejuízo líquido registrado no período, esse resultado demonstra que o patrimônio líquido dos acionistas não apenas deixou de gerar retorno, como também sofreu impacto negativo devido às perdas da companhia.
No conjunto, a análise do ROE mostra que a Petz perdeu capacidade de gerar lucro sobre o capital próprio ao longo dos quatro anos, o que evidencia a necessidade de ajustes estratégicos e operacionais para restaurar a rentabilidade e aumentar a confiança dos investidores.
Considerações Finais
O título da seção Conclusão(ões) ou Considerações Finais deve ser alinhado à esquerda e grafado em negrito. Fica a critério do aluno e do orientador a escolha de qual termo melhor se adequa ao trabalho. Esta seção deve conter frases curtas, apresentando as conclusões e inferências elaboradas a partir da discussão dos resultados. É importante que estas frases não sejam construídas como meras reproduções dos resultados, respondendo aos objetivos propostos no trabalho. Os autores não devem, em hipótese alguma, mencionar, citar ou reproduzir resultados de outros estudos na(s) Conclusão(ões) ou Considerações Finais do TCC. Por fim, salienta-se que essa seção não deve conter tabelas ou figuras, sendo redigida de forma sucinta.
Atenção: antes de enviar o arquivo para o Move - Sistema de TCCs, remova todas as instruções originais que estão abaixo do conteúdo dos tópicos.
Agradecimento 
	O título da seção Agradecimentos deve ser alinhado à esquerda e grafado em negrito, com a primeira letra da palavra grafada em letra maiúscula. Trata-se de uma seção opcional, de no máximo três linhas, na qual o autor agradece àqueles que contribuíram de maneira relevante para o desenvolvimento do trabalho e elaboração do TCC, mas que não tiveram o envolvimento intelectual necessário à atribuição de coautoria. O autor deve se abster da menção ou citação dos nomes das empresas, instituições ou pessoas que permitiram ou contribuíram com o desenvolvimento do trabalho, a menos que esteja documentalmente autorizado a fazê-lo.
Referências
Albuquerque, A.A. 2013. Alavancagem financeira e investimento: um estudo nas empresas brasileiras não financeiras de capital aberto. Tese [Doutorado em Administração de Organizações] - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-28032013-100346/publico/AndreiAAlbuquerqueCorrigida.pdf. Acesso em: 28 março 2025.
Mattar, J., & Ramos, D. K. 2021. Metodologia da pesquisa em educação: abordagens qualitativas, quantitativas e mistas. Edições 70. 
Assaf Neto, A. 2015. Estrutura e análise de balanços: um enfoque econômico-financeiro. 11ed. E-book. [online]. Atlas, São Paulo, SP, Brasil. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788597000146. Acesso em: 27 março 2025.
Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação [Abinpet]. 2023. O setor Pet e seus números. Disponível em: https://abinpet.org.br/informacoes-gerais-do-setor/. Acesso em: 30 março 2025.
Panorama PetVet. 2025. Faturamento do mercado pet em 2024. Disponível em: https://panoramapetvet.com.br/faturamento-do-mercado-pet-em-2024/. Acesso em: 14 ago. 2025.
Genial Investimentos. 2025. Petz [PETZ3]. Assumindo Cobertura: Oportunidade ou Armadilha. Disponível em: https://analisa.genialinvestimentos.com.br/setores/varejo/petz-petz3-assumindo-cobertura-oportunidade-ou-armadilha/. Acesso em: 14 ago. 2025.
Exame. 2025. Petz e Cobasi querem 'abocanhar' mercado pet no Brasil com gigante de R$ 6,9 bilhões. Disponível em: https://exame.com/invest/mercados/petz-e-cobasi-querem-abocanhar-mercado-pet-no-brasil-com-gigante-de-r-69-bilhoes-vai-dar-certo/. Acesso em: 14 ago. 2025.
Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação [ABINPET]. Indústria pet cresce 17,2% e fatura R$ 41,9 bilhões em 2022. Disponível em: https://agrorevenda.com.br/falando-de-bichos/industria-pet-cresce-172-e-fatura-r-419-bilhoes-em-2022/. Acesso em: 30 março 2025.
Cruz, J.A.W.; Andrich, E.G. 2024. Gestão Financeira Moderna: Uma abordagem prática. Intersaberes, Cidade, Sigla do Estado, Brasil. 
Da Silva, M.C.; de Oliveira, E.J.; dos Santos Celestino, M.; de Holanda, V.B. 2025. Balanço Patrimonial Público: qual a estrutura adequada?. International Journal of Scientific Management and Tourism, 11[1], e1281-e1281.
Da Silva, T.S. 2022. A aplicabilidade gerencial dos indicadores de liquidez no balanço patrimonial da análise dinâmica. Organização Sistêmica, 2 [1], 156-170.
De Andrade Vieira, E.A. 2023. A contribuição do controle interno na gestão financeira das organizações. Humanidades & Inovação, 10 [1], 302-315.
Do Monte, P.A.; Araujo Neto, P.L.; Rêgo, T.F. 2009. Avaliação de empresas pelo Método do Fluxo de Caixa Descontado: o caso da Aracruz Celulose S/A. Revista Contemporânea de Contabilidade, 9[11], 37-58. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/contabilidade/article/view/2175-8069.2009v6n11p37/11604. Acesso em: 31 março 2025.
Instituto Assaf. 2025. Disponível em: https://www.institutoassaf.com.br/indicadores-e-demonstracoes-financeiras/nova-metodologia/demonstracoes-financeiras-das-companhias/. Acesso em: 31 março 2025.
Marion, J.C. 2019. Análise das demonstrações contábeis. 8ed. E-book. [online]. Atlas, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788597021264. Acesso em: 31 março 2025.
Matarazzo, D.C. 2007. Análise financeira de balanços: abordagem básica e gerencial. 6ed. Atlas, São Paulo, SP, Brasil. Disponível em: https://www.estantevirtual.com.br/livro/analise-financeira-de-balancos-abordagem-basica-e-gerencial-livro-texto-7AS-4571-000-BK. Acesso em: 02 abril 2025.
Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas [SEBRAE]. 2024. Crescimento do mercado pet e oportunidade de negócio. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/al/artigos/crescimento-do-mercado-pet-e-oportunidade-de-negocio,021731b7fe057810VgnVCM1000001b00320aRCRD.Acesso em: 30 março 2025.
De Souza Lopes, J. C., Wendt, B. Z., De Oliveira Gomes, T. E., Cristian, I., Vargas, S. V., MOURA, R. R. D. M., & Cescon, J. A. 2023. Índices de Liquidez e Solvência: A relevância da análise para empresas do setor de turismo listadas na B3. Revista do Centro de Ciências da Economia e Informática, 26[42]. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Jose-Cescon/publication/389485364_INDICES_DE_LIQUIDEZ_E_SOLVENCIA_A_relevancia_da_analise_para_empresas_do_setor_de_turismo_listadas_na_B3/links/67cad5dcd75970006506aa38/INDICES-DE-LIQUIDEZ-E-SOLVENCIA-A-relevancia-da-analise-para-empresas-do-setor-de-turismo-listadas-na-B3.pdf. Acesso em 08 de Agosto de 2025.
Barros, E. C., Dreon, F. R. 2021. Análise financeira: enfoque empresarial: Uma abordagem prática para executivos não financeiros. Escola de Gestão Aquila.
Economic News Brasil. 2025. Petz registra prejuízo de R$43 mi e surpreende investidores no 4T24. Disponível em: https://economicnewsbrasil.com.br/2025/03/21/petz-registra-prejuizo-de-r43-mi-e-surpreende-investidores-no-4t24/. Acesso em: 14 ago. 2025.
Apêndice 
Tabela 2 – Demonstração do Resultado do Exercício dos anos de 2021-2024
	Demonstração de Resultado do Exercício - Consolidado (R$ mil)
	2024
	2023
	2022
	2021
	Receita de Venda de Bens e/ou Serviços
	3.322.608
	3.173.241
	2.834.533
	2.097.525
	Custo dos Bens e/ou Serviços Vendidos
	-1.763.310
	-1.691.453
	-1.483.961
	-1.084.659
	Resultado Bruto
	1.559.298
	1.481.788
	1.350.572
	1.012.866
	Despesas/Receitas Operacionais
	-1.496.309
	-1.353.701
	-1.214.902
	-850.662
	Resultado Antes do Resultado Financeiro e dos Tributos
	62.989
	128.087
	135.670
	162.204
	Resultado Financeiro
	-146.703
	-101.578
	-61.231
	-67.343
	Resultado Antes dos Tributos sobre o Lucro
	-83.714
	26.509
	74.439
	94.861
	Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro
	40.958
-42.756
	-10.160
	-23.849
	-19.825
	Resultado Líquido das Operações Continuadas
	
	16.349
	50.590
	75.036
	Resultado Líquido de Operações Descontinuadas
	0
	0
	0
	0
	Lucro/Prejuízo Consolidado do Período
	-42756
	16.349
	50.590
	75.036
	Lucro por Ação - (Reais / Ação)
	0,00000
	0,00000
	0,00000
	0,00000
	
	
	
	
	
Fonte: Resultados originais da pesquisa, 2025
Tabela 3 – Demonstração do Fluxo de Caixa Petz de 2021-2024
	Demonstração do Fluxo de Caixa - Consolidado (R$ mil)
	2024
	2023
	2022
	2021
	Caixa Líquido Atividades Operacionais
	460.541
	429.095
	202.790
	194
	Caixa Líquido Atividades de Investimento
	-80.530
	-616.532
	-396.406
	-312.656
	Caixa Líquido Atividades de Financiamento
	-359.677
	120.319
	-294.645
	377.377
	Variação Cambial s/ Caixa e Equivalentes
	0
	-62.068
	0
	0
	Aumento (Redução) de Caixa e Equivalentes
	20.334
	-129.186
	-488.261
	229.915
Fonte: Resultados originais da pesquisa, 2025
Tabela 4 – Balanço Patrimonial da Petz de 2021-2024
	Balanço Patrimonial - Ativo - Consolidado (R$ mil)
	2024
	2023
	2022
	2021
	Ativo Total
	3.895.459
	3.995.411
	3.647.129
	3.447.347
	Ativo Circulante
	1.377.991
	1.378.657
	1.089.232
	1.362.704
	Caixa e Equivalentes de Caixa
	76.559
	56.225
	185.411
	673.672
	Aplicações Financeiras
	281.944
	370.230
	0
	14.532
	Contas a Receber
	386.664
	364.273
	328.299
	259.605
	Estoques
	473.207
	441.509
	428.092
	334.524
	Ativos Biológicos
	0
	0
	0
	0
	Tributos a Recuperar
	124.332
	119.798
	121.212
	68.193
	Despesas Antecipadas
	0
	0
	0
	0
	Outros Ativos Circulantes
	35.285
	26.622
	26.218
	12.178
	Ativo Não Circulante
	2.517.468
	2.616.754
	2.557.897
	2.084.643
	Ativo Realizável a Longo Prazo
	179.302
	150.978
	108.010
	59.080
	Investimentos
	0
	0
	0
	0
	Imobilizado
	1.636.093
	1.714.769
	1.744.660
	1.401.390
	Intangível
	702.073
	751.007
	705.227
	624.173
	Passivo Total
	3.895.459
	3.995.411
	3.647.129
	3.447.347
	Passivo Circulante
	823.961
	760.020
	737.213
	699.604
	Obrigações Sociais e Trabalhistas
	91.075
	84.560
	76.078
	74.957
	Fornecedores
	408.843
	409.066
	366.585
	339.433
	Obrigações Fiscais
	59.004
	52.203
	42.988
	27.543
	Empréstimos e Financiamentos
	63.096
	47.023
	86.269
	128.268
	Outras Obrigações
	201.943
	167.168
	165.293
	129.403
	Provisões
	0
	0
	0
	0
	Passivos sobre Ativos Não-Correntes a Venda e Descontinuados
	0
	0
	0
	0
	Passivo Não Circulante
	1.409.812
	1.426.498
	1.069.344
	988.487
	Empréstimos e Financiamentos
	404.369
	387.685
	26.832
	97.813
	Outras Obrigações
	981.879
	1.023.308
	1.026.418
	884.498
	Tributos Diferidos
	0
	0
	0
	0
	Provisões
	23.564
	15.505
	16.094
	6.176
	Passivos sobre Ativos Não-Correntes a Venda e Descontinuados
	0
	0
	0
	0
	Lucros e Receitas a Apropriar
	0
	0
	0
	0
	Patrimônio Líquido Consolidado
	1.661.686
	1.808.893
	1.840.572
	1.759.256
	Capital Social Realizado
	1.725.427
	1.725.427
	1.724.444
	1.578.065
	Reservas de Capital
	85.830
	61.246
	106.005
	79.186
	Reservas de Reavaliação
	0
	0
	0
	0
	Reservas de Lucros
	21.814
	151.814
	139.717
	102.005
	Lucros/Prejuízos Acumulados
	-42.756
	0
	0
	0
	Ajustes de Avaliação Patrimonial
	-128.629
	-129.594
	-129.594
	0
	Ajustes Acumulados de Conversão
	0
	0
	0
	0
	Outros Resultados Abrangentes
	0
	0
	0
	0
	Participação dos Acionistas Não Controladores
	0
	0
	0
	0
Fonte: Resultados originais da pesquisa, 2025
4
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina