Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Crédito Tributário
A) Constituição do Crédito Tributário – Lançamento
O crédito tributário é constituído por meio do lançamento, que é um ato administrativo previsto no art. 142 do Código Tributário Nacional (CTN). Esse ato tem a função de:
· Determinar o valor do tributo devido (quantificação da dívida);
· Identificar quem é o devedor (qualificação do sujeito passivo).
Assim, o lançamento declara a existência da obrigação tributária a partir da ocorrência do fato gerador, formalizando a criação do crédito tributário. Esse processo tem dupla natureza jurídica: reconhece a obrigação e constitui o crédito.
B) Tipos de Lançamento
O lançamento pode ocorrer de três formas, conforme o modo como a Administração Pública atua na constituição do crédito:
i) Lançamento de Ofício: Realizado diretamente pela autoridade fiscal, sem participação do contribuinte. É comum em casos como impostos sobre a propriedade (ex: IPTU) ou quando há descumprimento de obrigações pelo contribuinte.
ii) Lançamento por Declaração: O contribuinte fornece à autoridade fiscal informações necessárias (como receitas, bens, etc.), e com base nesses dados a Administração realiza o lançamento. Exemplo: imposto de renda de pessoas físicas.
iii) Lançamento por Homologação: O contribuinte apura, declara e paga o tributo antecipadamente, e a autoridade fiscal apenas homologa esse lançamento posteriormente. É o caso de tributos como ICMS, IPI e contribuições sociais.
Crédito Tributário é o valor que o governo tem a receber de um contribuinte, formalizado após o lançamento.
Suspensão da Exigibilidade do Crédito Tributário: São situações em que o contribuinte não é obrigado a pagar o tributo de imediato, como:
 Moratória – prazo extra para pagar.
 Depósito do montante integral – depósito em juízo do valor total.
 Reclamações e recursos administrativos – enquanto estiver em discussão no processo.
 Concessão de medida liminar ou tutela antecipada – decisão judicial que suspende a cobrança.
 Parcelamento – quando o débito é dividido e o pagamento está em dia.
A extinção do crédito tributário acontece quando a obrigação de pagar o tributo chega ao fim. Isso pode ocorrer por pagamento, compensação, perdão da dívida (remissão), prescrição, decisão judicial, entre outros meios previstos em lei.
 Pagamento / Compensação / Remissão (perdão da dívida) / Prescrição e decadência / Conversão de depósito em renda / Pagamento antecipado e homologação / Decisão judicial definitiva / Dação em pagamento (bens imóveis)

Mais conteúdos dessa disciplina