Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

SE BEBER, NÃO DIRIJA.
Por: Maxine Diana, Otto Morais e Henrique Cruz
Primeiro periodo - Cinema e audiovisual - PUC minas
O anúncio, que não tem objetivo comercial, e sim serve como propaganda de conscientização, foi produzido com financiamento da Fiat e do trabalho do designer gráfico Leo Burnett. A imagem, que tem foco no uso e perigo causado pelo álcool enquanto se dirige, tem um impacto direto na persona comercial e então na reputação da Fiat, que deseja, como toda companhia de automóveis, se distanciar dos perigos causados por seus produtos. Foram criados três banners distintos, uma série, que podem ser distribuídos por meios físicos e digitais, em sites ou como imagens largas nas paredes de locais urbanos. 
O estilo visual é minimalista, com apenas duas cores formando a imagem em si: branco e dourado - cores elegantes, cores chamativas, que, mesmo não tendo um viés monetário, ainda assim associam a marca patrocinadora com a luxúria. O uso de superfícies reflexivas e um contraste notável entre uma luz vinda do topo da imagem e a sombra projetada na parte inferior da imagem servem para ressaltá-la para qualquer audiência que possa estar passando sem muita atenção. Em sua totalidade, a estrutura visual serve para que o elemento visual seja o foco imediato, junto ao logo da Fiat, vermelho e audacioso no canto inferior. 
Todos os banners da série são construídos por duas imagens repetidas quase idênticas em cada um, mas com ângulos levemente alterados, para criar um pouco de variedade. Uma imagem repetida leva ao observador a desejar encontrar as diferenças entre as cópias, como nos jogos de jornal onde se deve caçar um certo número de divergências em um desenho. O elemento que é observado por último, mas que é o centro da ideia transmitida, é aquele que se altera - o texto e a imagem refletida. Usando da mesma estratégia que um quadrinho, a propaganda cria uma narrativa sequencial usando a forma física do objeto lata, que é explicado mais especificamente pela legenda, se o observador deseja as ler.
O ato físico de abrir uma tampa é feito sinergético com a criação de um buraco na imagem. A velocidade, a facilidade, o som da liberação do gás, todos os aspectos físicos são conectados na sua mente ao processo de criar um vazio, assim adicionando um impacto emocional na narrativa de dois paineis. A vida se vai tão facilmente quanto se abre uma tampa de cerveja, ela diz. As legendas entram juntas na criação de sentido: “Agora você vê” e “Agora não”. O buraco é a perda de visão correta, um dos efeitos associados ao consumo de bebidas - e ninguém quer ver um buraco sombrio no lugar da realidade, o símbolo do abismo, da morte. 
Agora, analisando a narrativa construída por cada uma das três imagens. Na primeira temos um pedestre caminhando para o outro lado da rua, que é o agente do anúncio - a sua transformação em um buraco negro é evocativa da sua morte; para o observador ele que é esse homem, que teme ser atropelado por um lunatico bebado. Na segunda temos um ciclista, que ao se mover em direção ao observador cria a impressão de que é visto pelos olhos de um motorista, a sua aniquilação assim ativa o instinto de não querer perder informação importante enquanto dirige. Na terceira imagem não se encontra uma figura humana e assim o observador é feito ainda mais se ver como o ponto de vista do motorista invisível - o sinal de trânsito que desaparece é a perda de certeza, mais um efeito causado pelo álcool.
Em conclusão, o anúncio usa das ansiedades causadas pelo uso do álcool, em conjunção com cenas de desastres de tráfego que já são do inconsciente comum, para ecoar uma mensagem já tão reproduzida que se torna um slogan universal: “Se beber, não dirija”, por cima do logo da Fiat, que fez a comissão. 
	Referencias:
BURNETT, L. Agora você vê. Agora não.* 2012
CENTRO DE INFORMAÇOES SOBRE SAÚDE E ALCOOL, Álcool e trânsito, disponivel em: 
https://cisa.org.br/pesquisa/artigos-cientificos/artigo/item/79-alcool-e-transito
JORNAL DA USP, Álcool e direção são responsáveis por mais de 10 mil mortes no trânsito no País, disponivel em: 
https://jornal.usp.br/radio-usp/alcool-e-direcao-sao-responsaveis-por-mais-de-10-mil-mortes-no-transito-no-pais/
TRANSITO IDEAL, Os efeitos do álcool no organismo, disponivel em: https://transitoideal.com/artigo/os-efeitos-do-alcool-no-organismo/
*: Imagem disponivel abaixo
image1.png