Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

CAIQUE PASSOS GOMES GAMALHO GUIMARÃES MIRELLA SASSENBURGO FREITAS
RENATA SANTOS VAGO
THAIS FERNANDA DOS SANTOS CARVALHO YASMINN VIEIRA PORTO DA SILVA
APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO MOTOR PARKINSON
VILA VELHA/ES 2024
CAIQUE PASSOS GOMES GAMALHO GUIMARÃES MIRELLA SASSENBURGO FREITAS
RENATA SANTOS VAGO
THAIS FERNANDA DOS SANTOS CARVALHO YASMINN VIEIRA PORTO DA SILVA
APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO MOTOR PARKISON
Trabalho desenvolvido na matéria de Aprendizagem e Desenvolvimento Motor no curso de Fisioterapia na Universidade Vila Velha.
Professora: Valéria Rosseto Lemos
.
VILA VELHA/ES 2024
INFORMAÇÕES SOBRE O GRUPO
Caique Passos Gomes Gamalho Guimarães
Curso: Fisioterapia Matrícula: 202195494
Mirella Sassenburgo Freitas
Curso: Fisioterapia Matrícula: 202309296
Renata Santos Vago Curso: Fisioterapia Matrícula: 202307761
Thais Fernanda dos Santos Carvalho
Curso: Fisioterapia Matrícula: 202309178
Yasminn Vieira Porto da Silva
Curso: Fisioterapia Matrícula: 2023082
ATIVIDADES PROPOSTAS
1. Dissociação de Cíngulos
Grupos musculares envolvidos: Membros Superiores: bíceps braquial, braquial, tríceps, deltoides, trapézio, romboides, tríceps, esternocleidomastoideo, escalenos. Tronco: Reto abdominal, oblíquos, eretores da espinha, gluteos. Membros Inferiores: Quadríceps, isquiotibiais, gastrocnêmio, sóleo. 
Objetivo: melhorar a mobilidade, o equilíbrio e a capacidade de realizar movimentos amplos e coordenados, controle postural, coordenação e dissociação de movimentos.
Material: bamboles e dois suportes.
Desenvolvimento: Uma certa quantidade de bambolês será colocada no chão, um sobre o outro e no centro deles, o paciente será posicionado. Além disso, dois suportes são posicionados ao lado do paciente (um à direita e outro à esquerda) a uma distância que a pessoa possa alcançar ao estender o braço. Esses suportes servirão para que o paciente coloque os bambolês.
Execução do exercício:
• O paciente deve iniciar o exercício posicionado dentro do bambolê central.
• Ele deve se abaixar para pegar um dos bambolês com as duas mãos e levar em direção à cabeça. Logo após, direcionar o bambolê para o suporte à sua direita ou à sua esquerda sem deslocar os pés e deixar cair.
• A cada vez que pegar um bambolê, ele deve alternar o lado para o qual o direciona, estimulando o movimento de dissociação de cíngulos e a coordenação entre os lados do corpo.
2. Escada no chão com Chapéu Chinês
Grupo musculares envolvidos: Membros Superiores: deltoides. Tronco: Reto abdominal, oblíquos, eretores da espinha, paravertebrais, gluteos. Membros Inferiores: Quadríceps, isquiotibiais, gastrocnêmio, sóleo. 
Material: Escada no chão e chapéu chinês.
Objetivo: melhorar o equilíbrio, estabilidade, fortalece os MMII, estimula o controle postural, a coordenação e o controle motor.
Desenvolvimento: O paciente começa no primeiro quadrado da escada, com ambos os pés (apoio bipodal) dentro do quadrado. Ele se inclina levemente para puxar um chapéu chinês em direção à escada com o pé, permanecendo em apoio unipodal (um pé no chão) enquanto realiza o movimento. Após trazer o chapéu para próximo da escada, o paciente avança para o próximo quadrado e repete o movimento com o próximo chapéu. Depois de percorrer toda a escada, ele realiza o exercício inverso: empurra o chapéu chinês para longe da escada, novamente alternando entre apoio bipodal (dentro do quadrado) e unipodal (ao empurrar o chapéu)
3. Coordenação e Equílibrio com Bones e Bola
Grupo musculares envolvidos: Membros Superiores: deltoides, bíceps, tríceps.
Tronco: Eretores da espinha, oblíquos, reto abdominal.
Membros Inferiores: Quadríceps, isquiotibiais, gastrocnêmio, sóleo, tibial anterior, glúteos.
Objetivo: melhorar a mobilidade, o equilíbrio e a capacidade de realizar movimentos amplos e coordenados, controle postural, coordenação e dissociação de movimentos.
Material: Cones e bola. 
Desenvolvimento: Paciente em pé ao atrás do primeiro cone, segurando a bola nas duas mãos, com os pés afastados. Agachar-se até a altura do cone e coloque a bola em cima do cone com as duas mãos. Em seguida, retorne à posição ereta. Depois, coloque o pé direito em cima do cone e depois o esquerdo. Repita o processo para cada cone, até chegar ao último da linha.
	
4. Mini Circuito
Grupos musculares envolvidos: MMSS- deltóides, bíceps, tríceps, extensores e flexores. Tronco- reto abdominal, oblíquos, transverso, eretores da espinha, romboides. 
MMII- glúteos, quadríceps, isquiotibiais, gastrocnêmio e sóleo. 
Objetivos: Aprimorar a coordenação motora, o controle postural, o equilíbrio dinâmico e a precisão dos movimentos, a dissociação de movimentos entre os membros superiores e inferiores, além de estimular a concentração e a capacidade de adaptação motora.
Material: Cones, bastão, chapéu chinês.
Desenvolvimento: Sete cones em linha reta. O paciente deve ficar no início da linha, segurando um bastão. Atrás do primeiro cone, terá um chapéu japonês. A primeira parte do exercício consiste em o paciente empurrar o chapéu japonês com o bastão, contornando cada cone em ziguezague, até chegar ao último cone. Ao final do percurso, ele vai passar para a segunda parte do exercício. O fisioterapeuta deve colocar uma argola em uma das extremidades do bastão. O paciente deve agora segurar o bastão de modo que a argola fique equilibrada em sua ponta e, andar até o cone. Irá caminhar até se posicionar entre dois cones e posteriormente deve colocar a argola sobre o cone homolateral.
5. Cruzado Superior
Grupos musculares envolvidos: Membros Superiores: deltóide, bíceps braquial, tríceps braquial e músculos do manguito rotador, flexores do Punho e Dedos, extensores do Punho e Dedos.
Tronco: Reto Abdominal Oblíquos, Transverso Abdominal, Eretores da Espinha, Trapézio, Romboides, Peitoral.
Membros Inferiores: Glúteos, quadríceps, isquiotibiais, Gastrocnêmio e Sóleo.
Objetivo: Melhorar a coordenação motora, o controle postural, mobilidade, fortalecimento do tronco, o equilíbrio e a amplitude de movimento dos braços.
Material: Cones e bola.
Desenvolvimento: 2 cones alinhados lado a lado à frente do paciente, que deve estar em pé, segurando a bola com uma das mãos. O exercício começa com o paciente abaixando-se levemente para encostar a bola em cima do cone oposto ao braço em que a bola está. Em seguida, ele deve levantar-se e elevar o braço, estendendo-o acima da cabeça com a bola em mãos. Após 6 elevações, o paciente troca a bola de mão e repete o movimento com o braço oposto, levando a bola ao outro cone.
REFERÊNCIAS
MARTINS, Edson Santos; FORLEPA, Eugênia Boteon; FERRAZ, Henrique Bertolino. Fisioterapia na doença de Parkinson. São Paulo: Manole, 2014. 
KISNER, Carolyn; COLBY, Lynn Allen. Exercício terapêutico: fundamentos e técnicas. 6. ed. São Paulo: Manole, 2019.
MOORE, K. L.; DALLEY, A. F.; AGUR, A. M. R. Anatomia orientada para a clínica. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.
image1.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina