Logo Passei Direto
Buscar

Exercícios OBJETIVA 2 - Química de Coordenação

User badge image
Bolt Bolt

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o excerto de texto: "Muitos elementos metálicos, principalmente os metais de transição, como V, Mn, Fe, Co, Ni, Cu, Zn e Mo, estão presentes em diversos sistemas biológicos, exercendo funções essenciais para a manutenção da vida nos organismos. De fato, muitas proteínas precisam se ligar a um ou mais íons metálicos para desempenhar suas funções, sendo chamadas de metaloproteínas. Podemos citar como exemplos de metaloproteínas a hemoglobina (uma metaloproteína de ferro) e a vitamina B12 (uma metaloproteína de cobalto). Uma característica comum dessas biomoléculas é que o íon metálico se encontra coordenado a um ligante macrociclo. A hemoglobina (Hb), por exemplo, é uma proteína presente em nosso sangue (...). Essa proteína apresenta quatro subunidades conectadas entre si. O centro ativo dessas proteínas, ou seja, a espécie responsável por sua atividade, é um complexo de ferro, denominado grupo heme, presente em cada uma das quatro subunidades da Hb e responsável pela cor vermelha de nosso sangue."
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Química inorgânica de coordenação analise as seguintes alternativas sobre a função de alguns metais de transição em sistemas biológicos:
I. O manganês auxilia na síntese de dopamina.
II. O ferro encontrado na hemoglobina tem como função biológica o transporte e armazenamento de oxigênio molecular.
III. O cobalto presente na coenzima vitamina B12 ajuda na transferência de grupos etila.
IV. O cobre contribui no transporte de gás carbônico.
V. O cobalto contribui para a desidrogenação.
A - I e II
B - I, II e V
C - I e V
D - II, III e IV
E - III e IV

Leia o trecho de texto: "As reações de formação de complexos são geralmente estudadas em solução, principalmente com a utilização de água como solvente. Como sabemos, em solução aquosa, os íons metálicos estão hidratados. As espécies aquosas podem ser representadas como M+2(aq) o que frequentemente representa o íon hexaaqua, [M(OH2)6]+2. As moléculas do solvente competem pelo íon metálico central, e a formação do complexo com outro ligante é uma reação de substituição, pois o ligante que se coordena ao metal desloca o outro ligante já coordenado - nesse caso, a molécula de água. Essas reações de substituição podem gerar produtos com diferentes colorações e são úteis para identificar íons metálicos. A estabilidade de complexos em solução refere-se ao grau de associação entre duas espécies envolvidas em um estado de equilíbrio. O estudo quantitativo de estabilidade de complexos pode ser feito pelo uso da constante de formação – Kf – às vezes, chamada de constante de estabilidade. As constantes de formação descrevem o comportamento termodinâmico dos complexos em solução."
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Química inorgânica de coordenação analise as seguintes alternativas sobre a constante de formação:
I. Se o valor da constante de formação for elevado, o ligante que entra liga-se mais fortemente que o solvente H2O.
II. O valor de Kf indica a força da ligação do ligante em relação a água.
III. Caso o valor de Kf por pequeno significa que o ligante que entra se liga com menos intensidade em relação a ligação com a água.
IV. Ao somar equações químicas, a constante da reação global corresponde ao somatório das constantes de cada etapa.
V. Os valores de Kf podem variar em um amplo intervalo e por esse motivo é frequente expressar por seu cologaritmo, sendo – log Kf.
A - I e II
B - I, II e III
C - I e V
D - II, III e IV
E - III e V

Leia o excerto de texto: "Um objetivo antigo da química é organizar as reações usando modelos que representam as tendências e fazer uma introspecção sobre quais propriedades dos reagentes são pré-requisitos para uma alteração química. Analisando as tendências entre reações semelhantes, é possível descobrir relações estruturais-funcionais (por exemplo, como a geometria molecular e a estrutura eletrônica influenciam a reatividade?) e orientar a criação de moléculas para uso prático. Classificar as substâncias como ácidos e bases é algo importante desde os tempos antigos. Os alquimistas usaram a neutralização – reação de um ácido e uma base formando sal mais água – para compilar as observações sobre diferentes substâncias envolvidas em reações semelhantes. Sem as modernas ferramentas de análise estrutural, como a cristalografia de raios X e a espectroscopia por RMN, os alquimistas usavam seus sentidos: eles observaram os sabores dos ácidos (azedos) e das bases (amargas) e as alterações de cor dos indicadores."
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Química inorgânica de coordenação analise as assertivas a seguir acerca dos ácidos e bases e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).
I. ( ) Na reação HCl(g) + H2O(l) --> H3O+(aq) + Cl-(aq) a água faz papel de base de Brönsted-Lowry.
II. ( ) Um ácido de Brönsted-Lowry é uma base para Lewis.
III. ( ) A teoria de Brönsted-Lowry é pautada na transferência de próton e a de Lewis no compartilhamento de par eletrônico.
IV. ( ) Na reação NH3(g) + H2O(l) --> NH4+(aq) + OH-(aq) a água atua como uma base de Brönsted-Lowry.
V. ( ) O equilíbrio que envolve a transferência de prótons entre ácidos e bases é rápido e dinâmico.
A - V – F – V – F – V.
B - F – V – F – V – V.
C - F – V – V – V – F.
D - V – V – F – V – F.
E - F – F – V – F – V.

Leia o excerto de texto: "Paramagnetismo e diamagnetismo representam apenas dois tipos de magnetismo. Essas substâncias tornam-se magnetizadas somente quando colocadas em um campo magnético externo. No entanto, quando a maioria das pessoas pensa em ímãs, por exemplo, aqueles que se prendem ao ferro, estão imaginando um campo magnético persistente sem a exigência de um campo aplicado externamente. Isso é chamado de ferromagnetismo. Em um ferromagneto, os momentos magnéticos para cada partícula componente (por exemplo, cada átomo de ferro) estão alinhados na mesma direção como resultado da ordem de longo alcance no sólido. Esses momentos magnéticos se acoplam formando um campo magnético. Ferromagnetos comuns incluem os metais ferro, níquel e cobalto, bem como ligas (soluções sólidas) desses metais. Antiferromagnetismo é o resultado de um arranjo alternado de longo alcance desses momentos magnéticos, onde momentos adjacentes alinham-se em direções opostas. O metal cromo é antiferromagnético, mas esta propriedade é mais comumente observada em óxidos metálicos (por exemplo, NiO)."
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Química inorgânica de coordenação analise as assertivas a seguir sobre os tipos de magnetismo presentes em compostos de coordenação e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).
I. ( ) O diamagnetismo tem origem na carga do elétron.
II. ( ) O movimento angular orbital e de spin dos elétrons em átomos individuais geram o paramagnetismo.
III. ( ) O ferromagnetismo surge da interação cooperativa entre os momentos magnéticos dos átomos individuais.
IV. ( ) O diamagnetismo depende do campo magnético externo.
V. ( ) O antiferromagnetismo surge do spin dos elétrons em átomos individuais.
A - V – F – V – F – V.
B - F – V – F – F – V.
C - V – V – F – F – F.
D - F – F – V – F – F.
E - V – V – V – F – F.

Leia o trecho de texto: "Diversas abordagens teóricas para a estrutura eletrônica de compostos de coordenação foram desenvolvidas. Discutiremos três desses modelos da ligação. Teoria do campo cristalino - Esta é uma abordagem eletrostática, usada para descrever a divisão nas energias do orbital d metálico dentro de um ambiente octaédrico. Ela fornece uma descrição aproximada dos níveis de energia eletrônicos frequentemente responsáveis pelo espectro visível e ultravioleta de compostos de coordenação, mas não descreve a ligação metal-ligante. Teoria do campo ligante. Esta é uma descrição da ligação em termos de interações de orbitais de fronteira entre metal e ligante para formar orbitais moleculares. Ela usa parte da terminologia da teoria do campo cristalino, mas concentra-se em interações orbitais em vez de atrações entre os íons. Método de sobreposição angular. Este é um método para estimar as magnitudes relativas das energias orbitais moleculares dentro de compostos de coordenação. Leva em conta explicitamente os orbitais responsáveis pela ligação do ligante, bem como a orientação relativa dos orbitais de fronteira. A química computacional moderna possibilitou que se façam cálculos."
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Química inorgânica de coordenação analise as seguintes alternativas sobre a teoria do campo cristalino (TCC):
I. A TCC baseia-se na interação de caráter puramente eletrodinâmico da ligação metal-ligante.
II. Os principais fatores que determinam a força do campo cristalino são a natureza dos ligantes, a natureza dos metais e o estado de oxidação dos metais.
III. As propriedades dos compostos de coordenação podem ser justificadas pelo efeito de desdobramento dos orbitais d em níveis de energia diferentes.
IV. A presença dos elétrons emparelhados determina as propriedades magnéticas dos compostos e divide-os em diamagnético e paramagnético.
V. Compostos de coordenação de campo forte favorecem uma configuração de spin alto.
A - I e V
B - II e III

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o excerto de texto: "Muitos elementos metálicos, principalmente os metais de transição, como V, Mn, Fe, Co, Ni, Cu, Zn e Mo, estão presentes em diversos sistemas biológicos, exercendo funções essenciais para a manutenção da vida nos organismos. De fato, muitas proteínas precisam se ligar a um ou mais íons metálicos para desempenhar suas funções, sendo chamadas de metaloproteínas. Podemos citar como exemplos de metaloproteínas a hemoglobina (uma metaloproteína de ferro) e a vitamina B12 (uma metaloproteína de cobalto). Uma característica comum dessas biomoléculas é que o íon metálico se encontra coordenado a um ligante macrociclo. A hemoglobina (Hb), por exemplo, é uma proteína presente em nosso sangue (...). Essa proteína apresenta quatro subunidades conectadas entre si. O centro ativo dessas proteínas, ou seja, a espécie responsável por sua atividade, é um complexo de ferro, denominado grupo heme, presente em cada uma das quatro subunidades da Hb e responsável pela cor vermelha de nosso sangue."
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Química inorgânica de coordenação analise as seguintes alternativas sobre a função de alguns metais de transição em sistemas biológicos:
I. O manganês auxilia na síntese de dopamina.
II. O ferro encontrado na hemoglobina tem como função biológica o transporte e armazenamento de oxigênio molecular.
III. O cobalto presente na coenzima vitamina B12 ajuda na transferência de grupos etila.
IV. O cobre contribui no transporte de gás carbônico.
V. O cobalto contribui para a desidrogenação.
A - I e II
B - I, II e V
C - I e V
D - II, III e IV
E - III e IV

Leia o trecho de texto: "As reações de formação de complexos são geralmente estudadas em solução, principalmente com a utilização de água como solvente. Como sabemos, em solução aquosa, os íons metálicos estão hidratados. As espécies aquosas podem ser representadas como M+2(aq) o que frequentemente representa o íon hexaaqua, [M(OH2)6]+2. As moléculas do solvente competem pelo íon metálico central, e a formação do complexo com outro ligante é uma reação de substituição, pois o ligante que se coordena ao metal desloca o outro ligante já coordenado - nesse caso, a molécula de água. Essas reações de substituição podem gerar produtos com diferentes colorações e são úteis para identificar íons metálicos. A estabilidade de complexos em solução refere-se ao grau de associação entre duas espécies envolvidas em um estado de equilíbrio. O estudo quantitativo de estabilidade de complexos pode ser feito pelo uso da constante de formação – Kf – às vezes, chamada de constante de estabilidade. As constantes de formação descrevem o comportamento termodinâmico dos complexos em solução."
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Química inorgânica de coordenação analise as seguintes alternativas sobre a constante de formação:
I. Se o valor da constante de formação for elevado, o ligante que entra liga-se mais fortemente que o solvente H2O.
II. O valor de Kf indica a força da ligação do ligante em relação a água.
III. Caso o valor de Kf por pequeno significa que o ligante que entra se liga com menos intensidade em relação a ligação com a água.
IV. Ao somar equações químicas, a constante da reação global corresponde ao somatório das constantes de cada etapa.
V. Os valores de Kf podem variar em um amplo intervalo e por esse motivo é frequente expressar por seu cologaritmo, sendo – log Kf.
A - I e II
B - I, II e III
C - I e V
D - II, III e IV
E - III e V

Leia o excerto de texto: "Um objetivo antigo da química é organizar as reações usando modelos que representam as tendências e fazer uma introspecção sobre quais propriedades dos reagentes são pré-requisitos para uma alteração química. Analisando as tendências entre reações semelhantes, é possível descobrir relações estruturais-funcionais (por exemplo, como a geometria molecular e a estrutura eletrônica influenciam a reatividade?) e orientar a criação de moléculas para uso prático. Classificar as substâncias como ácidos e bases é algo importante desde os tempos antigos. Os alquimistas usaram a neutralização – reação de um ácido e uma base formando sal mais água – para compilar as observações sobre diferentes substâncias envolvidas em reações semelhantes. Sem as modernas ferramentas de análise estrutural, como a cristalografia de raios X e a espectroscopia por RMN, os alquimistas usavam seus sentidos: eles observaram os sabores dos ácidos (azedos) e das bases (amargas) e as alterações de cor dos indicadores."
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Química inorgânica de coordenação analise as assertivas a seguir acerca dos ácidos e bases e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).
I. ( ) Na reação HCl(g) + H2O(l) --> H3O+(aq) + Cl-(aq) a água faz papel de base de Brönsted-Lowry.
II. ( ) Um ácido de Brönsted-Lowry é uma base para Lewis.
III. ( ) A teoria de Brönsted-Lowry é pautada na transferência de próton e a de Lewis no compartilhamento de par eletrônico.
IV. ( ) Na reação NH3(g) + H2O(l) --> NH4+(aq) + OH-(aq) a água atua como uma base de Brönsted-Lowry.
V. ( ) O equilíbrio que envolve a transferência de prótons entre ácidos e bases é rápido e dinâmico.
A - V – F – V – F – V.
B - F – V – F – V – V.
C - F – V – V – V – F.
D - V – V – F – V – F.
E - F – F – V – F – V.

Leia o excerto de texto: "Paramagnetismo e diamagnetismo representam apenas dois tipos de magnetismo. Essas substâncias tornam-se magnetizadas somente quando colocadas em um campo magnético externo. No entanto, quando a maioria das pessoas pensa em ímãs, por exemplo, aqueles que se prendem ao ferro, estão imaginando um campo magnético persistente sem a exigência de um campo aplicado externamente. Isso é chamado de ferromagnetismo. Em um ferromagneto, os momentos magnéticos para cada partícula componente (por exemplo, cada átomo de ferro) estão alinhados na mesma direção como resultado da ordem de longo alcance no sólido. Esses momentos magnéticos se acoplam formando um campo magnético. Ferromagnetos comuns incluem os metais ferro, níquel e cobalto, bem como ligas (soluções sólidas) desses metais. Antiferromagnetismo é o resultado de um arranjo alternado de longo alcance desses momentos magnéticos, onde momentos adjacentes alinham-se em direções opostas. O metal cromo é antiferromagnético, mas esta propriedade é mais comumente observada em óxidos metálicos (por exemplo, NiO)."
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Química inorgânica de coordenação analise as assertivas a seguir sobre os tipos de magnetismo presentes em compostos de coordenação e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).
I. ( ) O diamagnetismo tem origem na carga do elétron.
II. ( ) O movimento angular orbital e de spin dos elétrons em átomos individuais geram o paramagnetismo.
III. ( ) O ferromagnetismo surge da interação cooperativa entre os momentos magnéticos dos átomos individuais.
IV. ( ) O diamagnetismo depende do campo magnético externo.
V. ( ) O antiferromagnetismo surge do spin dos elétrons em átomos individuais.
A - V – F – V – F – V.
B - F – V – F – F – V.
C - V – V – F – F – F.
D - F – F – V – F – F.
E - V – V – V – F – F.

Leia o trecho de texto: "Diversas abordagens teóricas para a estrutura eletrônica de compostos de coordenação foram desenvolvidas. Discutiremos três desses modelos da ligação. Teoria do campo cristalino - Esta é uma abordagem eletrostática, usada para descrever a divisão nas energias do orbital d metálico dentro de um ambiente octaédrico. Ela fornece uma descrição aproximada dos níveis de energia eletrônicos frequentemente responsáveis pelo espectro visível e ultravioleta de compostos de coordenação, mas não descreve a ligação metal-ligante. Teoria do campo ligante. Esta é uma descrição da ligação em termos de interações de orbitais de fronteira entre metal e ligante para formar orbitais moleculares. Ela usa parte da terminologia da teoria do campo cristalino, mas concentra-se em interações orbitais em vez de atrações entre os íons. Método de sobreposição angular. Este é um método para estimar as magnitudes relativas das energias orbitais moleculares dentro de compostos de coordenação. Leva em conta explicitamente os orbitais responsáveis pela ligação do ligante, bem como a orientação relativa dos orbitais de fronteira. A química computacional moderna possibilitou que se façam cálculos."
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Química inorgânica de coordenação analise as seguintes alternativas sobre a teoria do campo cristalino (TCC):
I. A TCC baseia-se na interação de caráter puramente eletrodinâmico da ligação metal-ligante.
II. Os principais fatores que determinam a força do campo cristalino são a natureza dos ligantes, a natureza dos metais e o estado de oxidação dos metais.
III. As propriedades dos compostos de coordenação podem ser justificadas pelo efeito de desdobramento dos orbitais d em níveis de energia diferentes.
IV. A presença dos elétrons emparelhados determina as propriedades magnéticas dos compostos e divide-os em diamagnético e paramagnético.
V. Compostos de coordenação de campo forte favorecem uma configuração de spin alto.
A - I e V
B - II e III

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Química de Coordenação 
 Ler em voz alta 
Leia o excerto de texto: 
“Muitos elementos metálicos, principalmente os metais de transição, como V, Mn, Fe, Co, Ni, Cu, Zn e 
Mo, estão presentes em diversos sistemas biológicos, exercendo funções essenciais para a manutenção 
da vida nos organismos. De fato, muitas proteínas precisam se ligar a um ou mais íons metálicos para 
desempenhar suas funções, sendo chamadas de metaloproteínas. Podemos citar como exemplos de 
metaloproteínas a hemoglobina (uma metaloproteína de ferro) e a vitamina B12 (uma metaloproteína 
de cobalto). Uma característica comum dessas biomoléculas é que o íon metálico se encontra 
coordenado a um ligante macrociclo. A hemoglobina (Hb), por exemplo, é uma proteína presente em 
nosso sangue (...). Essa proteína apresenta quatro subunidades conectadas entre si. O centro ativo 
dessas proteínas, ou seja, a espécie responsável por sua atividade, é um complexo de ferro, denominado 
grupo heme, presente em cada uma das quatro subunidades da Hb e responsável pela cor vermelha de 
nosso sangue.” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DURNDELL, V. C. S.; 
ANTONANGELO, A. R. Química inorgânica de coordenação. Curitiba: Intersaberes, 2020 – BVP. p. 183. 
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Química inorgânica de coordenação 
analise as seguintes alternativas sobre a função de alguns metais de transição em sistemas biológicos: 
I. O manganês auxilia na síntese de dopamina. 
II. O ferro encontrado na hemoglobina tem como função biológica o transporte e armazenamento de 
oxigênio molecular. 
III. O cobalto presente na coenzima vitamina B12 ajuda na transferência de grupos etila. 
IV. O cobre contribui no transporte de gás carbônico. 
V. O cobalto contribui para a desidrogenação. 
 
Estão corretas as assertivas: 
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão 
 
A 
 
I e II 
As assertivas corretas são I e II, pois o manganês auxilia na síntese de dopamina e o ferro encontrado na hemoglobina tem como 
função biológica o transporte e armazenamento de oxigênio molecular. As assertivas III, IV e V são falsas, pois o cobalto presente na 
coenzima vitamina B12 ajuda na transferência de grupos metila, o cobre contribui no transporte e armazenamento de oxigênio 
molecular e o cobalto contribui para a desalogenação (livro base, p.185). 
 
B 
 
I, II e V 
 
C 
 
I e V 
javascript:void(0)
Você assinalou essa alternativa (C) 
 
D 
 
II, III e IV 
 
E 
 
III e IV 
 
Questão 2/10 - Química de Coordenação 
 Ler em voz alta 
 Leia o trecho de texto: 
“As reações de formação de complexos são geralmente estudadas em solução, principalmente com a 
utilização de água como solvente. Como sabemos, em solução aquosa, os íons metálicos estão 
hidratados. As espécies aquosas podem ser representadas como M+2(aq) o que frequentemente 
representa o íon hexaaqua, [M(OH2)6]+2. As moléculas do solvente competem pelo íon metálico central, e 
a formação do complexo com outro ligante é uma reação de substituição, pois o ligante que se coordena 
ao metal desloca o outro ligante já coordenado - nesse caso, a molécula de água. Essas reações de 
substituição podem gerar produtos com diferentes colorações e são úteis para identificar íons metálicos. 
A estabilidade de complexos em solução refere-se ao grau de associação entre duas espécies envolvidas 
em um estado de equilíbrio. O estudo quantitativo de estabilidade de complexos pode ser feito pelo uso 
da constante de formação – Kf – às vezes, chamada de constante de estabilidade. As constantes de 
formação descrevem o comportamento termodinâmico dos complexos em solução. “ 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DURNDELL, V. C. S.; 
ANTONANGELO, A. R. Química inorgânica de coordenação. Curitiba: Intersaberes, 2020 – BVP. p. 166. 
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Química inorgânica de coordenação 
analise as seguintes alternativas sobre a constante de formação: 
I. Se o valor da constante de formação for elevado, o ligante que entra liga-se mais fortemente que o 
solvente H2O. 
II. O valor de Kf indica a força da ligação do ligante em relação a água. 
III. Caso o valor de Kf por pequeno significa que o ligante que entra se liga com menos intensidade em 
relação a ligação com a água. 
IV. Ao somar equações químicas, a constante da reação global corresponde ao somatório das constantes 
de cada etapa. 
V. Os valores de Kf podem variar em um amplo intervalo e por esse motivo é frequente expressar por seu 
cologaritmo, sendo – log Kf. 
 
 
Estão corretas as assertivas: 
Nota: 10.0 
javascript:void(0)
 
A 
 
I e II 
 
B 
 
I, II e III 
Você assinalou essa alternativa (B) 
Você acertou! 
As assertivas corretas são I, II e III, pois se o valor da constante de formação for elevado, o ligante que entra liga-se mais fortemente 
que o solvente H2O. O valor de Kf indica a força da ligação do ligante em relação a água. Caso o valor de Kf por pequeno significa que o 
ligante que entra se liga com menos intensidade em relação a ligação com a água. As assertivas IV e V são falsas, pois a constante de 
equilíbrio da reação global é o produto das constantes de cada etapa e os valores de Kf podem variar em um amplo intervalo e por 
esse motivo é frequente expressar por seu logaritmo, sendo log Kf (livro base, p.166 a 169). 
 
C 
 
I e V 
 
D 
 
II, III e IV 
 
E 
 
III e V 
 
Questão 3/10 - Química de Coordenação 
 Ler em voz alta 
Leia o excerto de texto: 
“Um objetivo antigo da química é organizar as reações usando modelos que representam as tendências 
e fazer uma introspecção sobre quais propriedades dos reagentes são pré-requisitos para uma alteração 
química. Analisando as tendências entre reações semelhantes, é possível descobrir relações estruturais-
funcionais (por exemplo, como a geometria molecular e a estrutura eletrônica influenciam a 
reatividade?) e orientar a criação de moléculas para uso prático. Classificar as substâncias como ácidos e 
bases é algo importante desde os tempos antigos. Os alquimistas usaram a neutralização – reação de um 
ácido e uma base formando sal mais água – para compilar as observações sobre diferentes substâncias 
envolvidas em reações semelhantes. Sem as modernas ferramentas de análise estrutural, como a 
cristalografia de raios X e a espectroscopia por RMN, os alquimistas usavam seus sentidos: eles 
observaram os sabores dos ácidos (azedos) e das bases (amargas) e as alterações de cor dos indicadores. 
“ 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MIESSLER, Gary L.; 
FISCHER, Paul J.; TARR, Donald A. Química inorgânica. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014. p. 
355. 
javascript:void(0)
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Química inorgânica de coordenação 
analise as assertivas a seguir acerca dos ácidos e bases e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F). 
I. ( ) Na reação HCl(g) + H2O(l) --> H3O+(aq) + Cl-(aq) a água faz papel de base de Brönsted-Lowry. 
II. ( ) Um ácido de Brönsted-Lowry é uma base para Lewis. 
III. ( ) A teoria de Brönsted-Lowry é pautada na transferência de próton e a de Lewis no 
compartilhamento de par eletrônico. 
IV. ( ) Na reação NH3(g) + H2O(l) --> NH4
+(aq) + OH-(aq) a água atua como uma base de Brönsted-Lowry. 
V. ( ) O equilíbrio que envolve a transferência de prótons entre ácidos e bases é rápido e dinâmico. 
 
Agora, assinale a alternativa que corresponde a sequência correta: 
Nota: 10.0 
 
A 
 
V – F – V – F – V. 
Você assinalou essa alternativa (A) 
Você acertou! 
A sequência correta é V – F – V – F – V, pois a reação HCl(g) + H2O(l) ? H3O+(aq) + Cl-(aq) a água faz papel de base de Brönsted-Lowry, 
ao receber um próton. Um ácido de Brönsted-Lowry pode ser um ácido para Lewis, desde que a carga positivaatraia o par eletrônico. 
A teoria de Brönsted-Lowry é baseada na transferência de próton e a de Lewis no compartilhamento de par eletrônico. Na reação 
NH3(g) + H2O(l) ? NH4
+(aq) + OH-(aq) a água atua como um ácido de Brönsted-Lowry, pois doa o próton para a amônia. O equilíbrio que 
envolve a transferência de prótons entre ácidos e bases é rápido e dinâmico (livro base, p.159 a 162). 
 
B 
 
F – V – F – V – V. 
 
C 
 
F – V – V – V – F. 
 
D 
 
V – V – F – V – F. 
 
E 
 
F – F – V – F – V. 
 
Questão 4/10 - Química de Coordenação 
 Ler em voz alta 
Leia o excerto de texto: 
“Paramagnetismo e diamagnetismo representam apenas dois tipos de magnetismo. Essas substâncias 
tornam-se magnetizadas somente quando colocadas em um campo magnético externo. No entanto, 
quando a maioria das pessoas pensa em ímãs, por exemplo, aqueles que se prendem ao ferro, estão 
javascript:void(0)
imaginando um campo magnético persistente sem a exigência de um campo aplicado externamente. 
Isso é chamado de ferromagnetismo. Em um ferromagneto, os momentos magnéticos para cada 
partícula componente (por exemplo, cada átomo de ferro) estão alinhados na mesma direção como 
resultado da ordem de longo alcance no sólido. Esses momentos magnéticos se acoplam formando um 
campo magnético. Ferromagnetos comuns incluem os metais ferro, níquel e cobalto, bem como ligas 
(soluções sólidas) desses metais. Antiferromagnetismo é o resultado de um arranjo alternado de longo 
alcance desses momentos magnéticos, onde momentos adjacentes alinham-se em direções opostas. O 
metal cromo é antiferromagnético, mas esta propriedade é mais comumente observada em óxidos 
metálicos (por exemplo, NiO). “ 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MIESSLER, Gary L.; 
FISCHER, Paul J.; TARR, Donald A. Química inorgânica. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014. p. 
354. 
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Química inorgânica de coordenação 
analise as assertivas a seguir sobre os tipos de magnetismo presentes em compostos de coordenação e 
classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F). 
 
I. ( ) O diamagnetismo tem origem na carga do elétron. 
II. ( ) O movimento angular orbital e de spin dos elétrons em átomos individuais geram o 
paramagnetismo. 
III. ( ) O ferromagnetismo surge da interação cooperativa entre os momentos magnéticos dos átomos 
individuais. 
IV. ( ) O diamagnetismo depende do campo magnético externo. 
V. ( ) O antiferromagnetismo surge do spin dos elétrons em átomos individuais. 
 
Agora, assinale a alternativa que corresponde a sequência correta: 
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão 
 
A 
 
V – F – V – F – V. 
 
B 
 
F – V – F – F – V. 
Você assinalou essa alternativa (B) 
 
C 
 
V – V – F – F – F. 
 
D 
 
F – F – V – F – F. 
 
E 
 
V – V – V – F – F. 
A sequência correta é V – V – V – F – F, pois o diamagnetismo é originado na carga do elétron. O movimento angular orbital e de spin 
dos elétrons em átomos individuais geram o paramagnetismo. E o ferromagnetismo surge da interação cooperativa entre os 
momentos magnéticos dos átomos individuais. O diamagnetismo independe do campo magnético externo e o antiferromagnetismo 
surge da interação cooperativa entre os momentos magnéticos dos átomos individuai (livro base, p.239). 
 
Questão 5/10 - Química de Coordenação 
 Ler em voz alta 
 Leia o trecho de texto: 
“Diversas abordagens teóricas para a estrutura eletrônica de compostos de coordenação foram 
desenvolvidas. Discutiremos três desses modelos da ligação. Teoria do campo cristalino - Esta é uma 
abordagem eletrostática, usada para descrever a divisão nas energias do orbital d metálico dentro de um 
ambiente octaédrico. Ela fornece uma descrição aproximada dos níveis de energia eletrônicos 
frequentemente responsáveis pelo espectro visível e ultravioleta de compostos de coordenação, mas 
não descreve a ligação metal-ligante. Teoria do campo ligante. Esta é uma descrição da ligação em 
termos de interações de orbitais de fronteira entre metal e ligante para formar orbitais moleculares. Ela 
usa parte da terminologia da teoria do campo cristalino, mas concentra-se em interações orbitais em vez 
de atrações entre os íons. Método de sobreposição angular. Este é um método para estimar as 
magnitudes relativas das energias orbitais moleculares dentro de compostos de coordenação. Leva em 
conta explicitamente os orbitais responsáveis pela ligação do ligante, bem como a orientação relativa dos 
orbitais de fronteira. A química computacional moderna possibilitou que se façam cálculos “ 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MIESSLER, Gary L.; 
FISCHER, Paul J.; TARR, Donald A. Química inorgânica. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014. p. 
355. 
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Química inorgânica de coordenação 
analise as seguintes alternativas sobre a teoria do campo cristalino (TCC): 
I. A TCC baseia-se na interação de caráter puramente eletrodinâmico da ligação metal-ligante. 
II. Os principais fatores que determinam a força do campo cristalino são a natureza dos ligantes, a 
natureza dos metais e o estado de oxidação dos metais. 
III. As propriedades dos compostos de coordenação podem ser justificadas pelo efeito de 
desdobramento dos orbitais d em níveis de energia diferentes. 
IV. A presença dos elétrons emparelhados determina as propriedades magnéticas dos compostos e 
divide-os em diamagnético e paramagnético. 
V. Compostos de coordenação de campo forte favorecem uma configuração de spin alto. 
 
Estão corretas as assertivas: 
Nota: 10.0 
javascript:void(0)
 
A 
 
I e V 
 
B 
 
II e III 
Você assinalou essa alternativa (B) 
Você acertou! 
As assertivas corretas são II e III, pois os principais fatores que determinam a força do campo cristalino são a natureza dos ligantes, a 
natureza dos metais e o estado de oxidação dos metais e as propriedades dos compostos de coordenação podem ser justificadas pelo 
efeito de desdobramento dos orbitais d em níveis de energia diferentes. As assertivas falsas são I, IV e V, pois a teoria do campo 
cristalino baseia-se na interação de caráter puramente eletrostático da ligação metal-ligante. A presença dos elétrons 
desemparelhados determina as propriedades magnéticas dos compostos e divide-os em diamagnético e paramagnético. Compostos 
de coordenação de campo forte favorecem uma configuração de spin baixo (livro base, p. 245). 
 
C 
 
I e V 
 
D 
 
II, III e V 
 
E 
 
III e IV 
 
Questão 6/10 - Química de Coordenação 
 Ler em voz alta 
 Leia o trecho de texto: 
“Nesse sentido, o rápido avanço na área de química bioinorgânica tem permitido o desing e a síntese de 
fármacos para os mais variados tipos de doenças que afetam a população. Catálise. Os catalisadores são 
substâncias que aumentam a velocidade das reações. Assim, um catalisador apresenta-se como uma 
alternativa energeticamente favorável se comparado a uma rota não catalítica, permitindo, assim, que os 
processos sejam realizados no âmbito industrial sob condições favoráveis de temperatura e pressão, 
fatores que tendem a trazer benefícios tanto técnicos como ambientais e econômicos. Cerca de 90% dos 
produtos da indústria química são obtidos por meio de processo catalíticos. Nesse cenário, os compostos 
de coordenação exercem um papel fundamental na indústria química, como catalisadores para a geração 
de inúmeros produtos de extrema importância para a sociedade moderna. Mas quais são os motivos 
para que os compostos de coordenação sejam considerados catalisadores ideais? Podemos afirmar que 
isso se deve principalmente a três fatores. ” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DURNDELL, V. C. S.; 
ANTONANGELO, A. R. Química inorgânica de coordenação. Curitiba: Intersaberes, 2020 – BVP. p.189. 
javascript:void(0)
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Química inorgânica de coordenação 
analise as assertivas a seguir sobre os fatores que fazem com que os compostos de coordenação sejam 
considerados catalisadores ideais e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F). 
I. ( ) O número de coordenação fixo para um ligante faz com que determinado substrato se transforme 
mais facilmente em produto. 
II. ( ) O número de oxidação ser variável permite a mobilidade dos elétrons no decorrer do ciclo 
catalítico. 
III. ( ) A estereoquímica variável determina os ângulos das reações entre os intermediários de reação 
que podem ser transformados no decorrer do ciclo catalítico. 
IV. ( ) Sob a ótica da química inorgânica o catalisador desenvolve todo o processo de transformação do 
substrato em produto. 
V. ( ) O processo catalítico ocorre em pelo menos três etapas. 
 
Agora, assinale a alternativa que corresponde a sequência correta: 
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão 
 
A 
 
V – F – V – V – F. 
 
B 
 
F – V – F – F – V. 
Você assinalou essa alternativa (B) 
 
C 
 
F – V – V – V – V. 
A sequência correta é F – V – V – V – V, pois o número de coordenação variável permite ligações entre o catalisador e os reagentes 
(intermediários da reação), levando à transformação de substratos em produtos e liberando-os ao final do ciclo. O número de 
oxidação ser variável permite a mobilidade dos elétrons no decorrer do ciclo catalítico, a estereoquímica variável determina os 
ângulos das reações entre os intermediários de reação que podem ser transformados no decorrer do ciclo catalítico, sob a ótica da 
química inorgânica o catalisador desenvolve todo o processo de transformação do substrato em produto e o processo catalítico ocorre 
em pelo menos três etapas (livro base, p.190). 
 
D 
 
V – V – F – V – F. 
 
E 
 
F – F – V – V – V. 
 
Questão 7/10 - Química de Coordenação 
 Ler em voz alta 
Leia o excerto de texto: 
javascript:void(0)
“ Mostramos que os diferentes complexos octaédricos de cobalto(Ill) com amônia exibem colorações 
variadas (...). A maioria dos complexos de metais de transição é colorida tanto no estado sólido como em 
solução. O estudo de cores nesses complexos tem exercido papel importante no desenvolvimento de 
modelos modernos para a ligação metal-ligante, (...). Mas por que vemos essas cores? Para explicar as 
cores nesses compostos, primeiramente vamos rever o conceito de absorção de luz. Para que um 
composto seja colorido, ele deve absorver luz na parte visível do espectro eletromagnético. Quando uma 
espécie absorve luz, o que vemos é a soma das cores que não foram absorvidas, ou seja, as cores que 
são refletidas ou transmitidas pela espécie. (...). As cores observadas para determinados compostos 
podem ser explicadas por meio do conceito de cores complementares. Quando um composto absorve 
um fóton de luz visível, na verdade a cor que vemos é a sua cor complementar. “ 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DURNDELL, V. C. S.; 
ANTONANGELO, A. R. Química inorgânica de coordenação. Curitiba: Intersaberes, 2020 – BVP. p. 154. 
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Química inorgânica de coordenação 
analise as seguintes alternativas sobre a luz visível do espectro eletromagnético e as cores 
complementares: 
I. Ao absorver no vermelho, a emissão é na cor verde. 
II. O amarelo tem comprimento de onda entre 620 e 580 nm. 
III. Para uma luz transmitida na cor violeta a absorção ocorreu na faixa do amarelo. 
IV. Quando o comprimento de onda de absorção for entre 430 e 380 nm ocorrerá a emissão na cor azul. 
V. A cor complementar do azul é o violeta. 
 
 
Estão corretas as assertivas: 
Nota: 10.0 
 
A 
 
I e II 
 
B 
 
I e III 
Você assinalou essa alternativa (B) 
Você acertou! 
As assertivas correta são I e III, pois ao absorver no vermelho, a emissão é na cor verde e para uma luz transmitida na cor violeta a 
absorção ocorreu na faixa do amarelo. As assertivas II, IV e V são falsas, pois o amarelo tem comprimento de onda entre 580 e 560 
nm. Quando o comprimento de onda de absorção for entre 430 e 380 nm ocorrerá a emissão na cor amarelo e a cor complementar do 
azul é a laranja (livro base, p.154 e 155). 
 
C 
 
II, III e IV. 
 
D 
 
II e V 
 
E 
 
III e V 
 
Questão 8/10 - Química de Coordenação 
 Ler em voz alta 
Leia o extrato de texto: 
“Um dos tipos mais importantes de reação ocorre entre ácidos e bases. O TÓPICO 6A explora essas 
reações e apresenta a visão moderna de que a reação entre ácidos e bases é essencialmente a 
transferência de um próton (o núcleo de um átomo de hidrogênio) de uma espécie química para outra. 
Um dos aspectos principais de uma solução de um ácido ou uma base em água é, portanto, a 
concentração de prótons. Quando os químicos percebem que as reações de muitas substâncias têm 
características comuns, eles tentam definir uma classe de substâncias que caracterize esse padrão. 
Quando uma substância pertence a essa classe, eles imediatamente inferem muito de seu 
comportamento. Classificações desse tipo abrem a porta para a compreensão, reduzindo a necessidade 
de memorizar propriedades de cada substância encontrada. As reações das substâncias chamadas de 
“ácidos” e “bases” são uma excelente ilustração dessa abordagem. O comportamento dessas reações foi 
inicialmente identificado nos estudos de soluções de ácidos e bases em água que levaram às definições 
de Arrhenius de ácidos e bases (Fundamentos J). Entretanto, como reações semelhantes ocorrem em 
soluções não aquosas e mesmo na ausência de um solvente, os químicos perceberam que as definições 
originais deveriam ser substituídas por definições mais gerais. ” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ATKINS, P.; JONES, L. 
LAVERMAN, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 7.ed. Porto 
Alegre: Bookman, 2018. p. 445. 
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Química inorgânica de coordenação 
analise as seguintes alternativas sobre a teoria ácido-base de Lewis: 
I. A ligação que ocorre entre um ácido e uma base de Lewis leva a formação de um complexo ou também 
chamado de aduto. 
II. O ácido de Lewis fornece o orbital molecular ocupado de maior de energia para se ligar a base. 
III. A base de Lewis fornece o orbital molecular desocupado de menor energia para se ligar ao ácido. 
IV. A ligação que ocorre entre o ácido e a base de Lewis é denominada dativa ou coordenada. 
V. A formação da ligação entre um ácido e uma base de Lewis leva a um aumento da energia do sistema. 
 
Estão corretas as assertivas: 
Nota: 10.0 
javascript:void(0)
 
A 
 
I e V 
 
B 
 
I e IV 
Você assinalou essa alternativa (B) 
Você acertou! 
As assertivas corretas são I e IV, pois a ligação que ocorre entre um ácido e uma base de Lewis leva a formação de um complexo ou 
também chamado de aduto e essa ligação é denominada dativa ou coordenada. As assertivas II, III e V são falsas, pois o ácido de Lewis 
fornece o orbital molecular desocupado de menor de energia para se ligar à base de Lewis, que fornece o orbital molecular ocupado 
de maior energia para se ligar ao ácido. A formação da ligação entre um ácido e uma base de Lewis leva a um abaixamento da energia 
total do sistema (livro base, p.162). 
 
C 
 
II e III 
 
D 
 
II, III e V 
 
E 
 
III e IV 
 
Questão 9/10 - Química de Coordenação 
 Ler em voz alta 
Leia o extrato de texto: 
“Van Vleck foi também responsável pelo desenvolvimento da teoria do magnetismo aplicada aos 
compostos de coordenação, incorporando os conceitos da TCC e promovendo seu uso para os químicos. 
Como a TCC se baseia na interação de caráter puramente eletrostático da ligação M-L, alguns resultados 
são aproximados para os casos em que a ligação M-L seja substancialmentecovalente, visto que ligações 
coordenadas resultam da doação de um par de elétrons. Contudo, você ficará surpreso com a forma pela 
qual os conceitos da TCC conseguem explicar de uma maneira simples as propriedades distintas dos 
compostos de coordenação, tais como cor, estabilidade e magnetismo. Isso está relacionado ao fato de 
que a TCC também está baseada nos conceitos de simetria, assim como a TCL e a teoria dos orbitais 
moleculares (TOM). As propriedades dos compostos de coordenação podem ser justificadas pelo efeito 
de desdobramento dos orbitais d em níveis de energia diferentes e, para que possamos compreender 
seus efeitos, precisamos conhecer o arranjo espacial desses orbitais. Existem várias maneiras de 
representar os cinco orbitais d.” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DURNDELL, V. C. S.; 
ANTONANGELO, A. R. Química inorgânica de coordenação. Curitiba: Intersaberes, 2020 – BVP. p. 208. 
Curitiba: Intersaberes, 2020 – BVP. p. 208. 
javascript:void(0)
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Química inorgânica de coordenação 
analise as assertivas a seguir sobre os orbitais d e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F). 
I. ( ) Os cinco orbitais d em um íon metálico livre, na fase gasosa apresentam um mesmo nível de 
energia e são, por isso, denominados degenerados. 
II. ( ) Os orbitais dxy, dxz e dyz apresentam regiões de maior densidade eletrônica entre os eixos nos quais 
os ligantes estão localizados. 
III. ( ) Os orbitais de menor energia são chamados de eg. 
IV. ( ) O formato dos orbitais d são baseados nas representações das funções de onda. 
V. ( ) Um orbital representa uma região do espaço de maior probabilidade de se encontrar o elétron em 
uma região do espaço. 
 
Agora, assinale a alternativa que corresponde a sequência correta: 
Nota: 10.0 
 
A 
 
V – F – V – V – F. 
 
B 
 
F – V – F – V – F. 
 
C 
 
F – V – V – V – V. 
 
D 
 
V – V – F – V – V. 
Você assinalou essa alternativa (D) 
Você acertou! 
A sequência correta é V – V – F – V – V, pois os cinco orbitais d em um íon metálico livre, na fase gasosa apresentam um mesmo nível 
de energia e são, por isso, denominados degenerados e os orbitais dxy, dxz e dyz apresentam regiões de maior densidade eletrônica 
entre os eixos nos quais os ligantes estão localizados. Os orbitais de maior energia são chamados de eg. Os formatos dos orbitais d são 
baseados nas representações das funções de onda e um orbital representa uma região do espaço de maior probabilidade de se 
encontrar o elétron em uma região do espaço (livro base, p. 208 a 212). 
 
E 
 
F – F – V – V – F. 
Questão 10/10 - Química de Coordenação 
 Ler em voz alta 
Leia o excerto de texto: 
“De maneira geral, praticamente todos os metais de transição podem atuar como catalisadores e vêm 
sendo extensivamente investigados na busca por alternativas sustentáveis aos processos já estabelecidos 
pela indústria. (...). Esses processos levam à formação de produtos como os fármacos, os combustíveis, 
javascript:void(0)
os produtos alimentícios, os plásticos em geral etc. (...). Após a Segunda Guerra Mundial, houve um 
interesse na produção de polímeros com matéria-prima oriunda do petróleo, principalmente o 
polietileno, pois se trata de um material bastante resistente e durável. Nessa época, desenvolveu-se o 
processo Ziegler e Natta com a utilização de um catalisador à base de titânio (Ti) e alumínio (Al). 
Atualmente, esse processo ainda é aplicado para a produção de polietileno, contudo foram dados os 
primeiros passos para a substituição desse tipo de material, em virtude do nível elevado de poluição 
gerado como consequência de sua utilização excessiva. “ 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DURNDELL, V. C. S.; 
ANTONANGELO, A. R. Química inorgânica de coordenação. Curitiba: Intersaberes, 2020 – BVP. p. 191. 
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Química inorgânica de coordenação 
analise as seguintes alternativas sobre a função de alguns metais de transição como catalisadores em 
reações: 
I. A prata e o ródio são utilizados em reações de oxidação. 
II. O níquel e a platina podem ser catalisadores em reações de hidrogenação. 
III. O rutênio e o tungstênio são utilizados em isomerizações. 
IV. O tungstênio, o molibdênio e o titânio são utilizados em desoxigenação. 
V. O cobre e o rutênio são utilizados em reações de hidroformilação. 
 
Estão corretas as assertivas: 
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão 
 
A 
 
I e II 
Você assinalou essa alternativa (A) 
 
B 
 
I, II e III 
As assertivas corretas são I, II e III, pois a prata e o ródio são utilizados em reações de oxidação, o níquel e a platina podem ser 
catalisadores em reações de hidrogenação para reações de isomerizações podem ser usados rutênio e tungstênio. As assertivas IV e V 
são falsas, pois o tungstênio, o molibdênio e o titânio são utilizados em redução seletiva e cobalto e o ródio são utilizados em reações 
de hidroformilação (livro base, p.192). 
 
C 
 
I e V 
 
D 
 
II, III e V 
 
E 
 
III e IV

Mais conteúdos dessa disciplina