Prévia do material em texto
"C:\Users\EJ38\Downloads\estagio karla obrigatorio.doc""C:\Users\EJ38\Downloads\estagio karla obrigatorio.doc""C:\Users\EJ38\Downloads\estagio karla obrigatorio.doc""C:\Users\EJ38\Downloads\estagio karla obrigatorio.doc""C:\Users\EJ38\Downloads\estagio karla obrigatorio.doc""C:\Users\EJ38\Downloads\estagio karla obrigatorio.doc" KARLA CRISTINA PAIVA DE CASTRO DO NASCIMENTO PRISCILA PAULA GUILHERME MENDES RELATÓRIO DO ESTÁGIO EDUCAÇÃO INFANTIL UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR ANHANGUERA PEDAGOGIA MACAÉ 2023 MACAÉ 2023 RELATÓRIO DO ESTÁGIO EDUCAÇÃO INFANTIL Relatório apresentado à Universidade Pitágoras Unopar, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de Estágio de Educação Infantil de Pedagogia. SUMÁRIO 1 RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS ......................................................... 5 2 RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) ............ 7 3 RELATO DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA ..................... 9 4 RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTEErro! Indicador não definido. 5 RELATO DO LEVANTAMENTO DE MATERIAIS DE APOIO ESPECÍFICOS PARA ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS ... 11 6 RELATO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA ........... 12 7 RELATO DA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR ............................................................................................. 1 8 RELATO DA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA ............................................................... 2 9 RELATO DA OBSERVAÇÃO ................................................................................ 3 10 PLANOS DE AULA ............................................................................................... 4 11 RELATO DA APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE AULA O PROFESSOR ...... 10 12 RELATO DA REGÊNCIA .................................................................................... 11 13 VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO ........................................................................... 14 CONSIDERAÇÕES FINAIS ...................................................................................... 16 REFERÊNCIAS ......................................................................................................... 17 INTRODUÇÃO Ao longo da faculdade somos apresentados a teorias pedagógicas cotidianamente, mas apesar de grande parte das estudantes de Pedagogia já trabalharem na área de educação, durante o Estágio Supervisionado tivemos a oportunidade de observar e aplicar pela primeira vez oficialmente toda a teoria que vimos até então, a prática da sala de aula. Regulamentado pela Lei n° 11.788 de 25/09/2008, o Estágio Supervisionado vem nos permitir identificar onde a teoria e a prática se encontram, assim como afirmam Pimenta e Lima (2008: Pode-se [...] pensar o estágio em propostas que concebem o percurso formativo, alternando os momentos de formação dos estudantes na universidade e no campo de estágio. Essas propostas consideram que teoria e prática estão presentes tanto na universidade quanto nas instituições- campo. (PIMENTA; LIMA 2008) Assim, conseguimos desenvolver e aprimorar as nossas próprias práticas, conhecer novos métodos e a realidade da sala de aula ao observar os profissionais já formados exercendo a função, além de trocar experiências e aprendizados. Nesse ano de 2023, desde o quadro sobre a situação excepcional devido ao COVID-19, podemos ainda presenciar como os professores se adaptam para a era digital, desenvolvendo plataformas de ensino digital para complementar o desenvolvimento e a imaginação da criança e fazendo o melhor que podem para dar continuidade a busca pelo conhecimento de seus alunos. O presente estágio foi realizado no SEMENTINHA DO SABER LTDA/CENTRO EDUCACIONAL SABER , localizado no Granja dos Cavaleiros Macaé RJ. Teve seu início de maneira presencial no dia 31 de Julho de 2023 e fora finalizado de maneira presencial no dia 21 de Agosto de 2023. Ao todo foram concluídas 150 horas de estágio supervisionado da Educação Infantil. 1 RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS O texto de Juliana Campregher Pasqualini intitulado “PAPEL DO PROFESSOR E DO ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A PERSPECTIVA DE VIGOTSKI, LEONTIEV E ELKONIN”, procura apresentar o que é desenvolvimento infantil e em que aspectos da educação escolar podem atuar em auxílio, tendo como foco os papeis do professor e ensino. É uma que a autora realizou um estudo de natureza teórico-conceitual que tem finalidade de avaliar e investigar as relações entre desenvolvimento infantil e ensino da faixa etária de 0 a 6 anos. O texto aponta conceitos sobre o desenvolvimento infantil e em que aspectos a educação escolar pode atuar em seu auxílio, tendo como foco os papéis do educador e do ensino, esclarecidos por Vigotski, Leontiev e Elkonin. Em primeiro lugar a autora aponta que a educação infantil teve função assistencialista e que a primeiramente a educação da criança pequena implicava a negação e o invalidação dos laços com o modelo escolar de atendimento educacional. Entende-se ainda que o ensino não devesse fazer parte do atendimento ofertado à criança até os 6 anos. Para essa perspectiva teórica, a Educação Infantil faz parte da educação básica, mas não tem como objetivo o ensino e, sim, a educação das crianças pequenas. Ou seja, Educação Infantil, não estaria nos processos de ensino-aprendizagem, mas nas chamadas relações educativo-pedagógicas. O ensino, assim, é negado quando se trata da Educação Infantil. Sabemos que antigamente a educação infantil era pouco considerada no mundo todo, quando surgiram as instituições de educação infantil eram resumidamente um “depósito de crianças”, onde só cuidavam e não educavam, ou seja, as crianças não tinham contato algum com o conhecimento, não tinham ensino-aprendizagem, era um lugar onde as crianças passavam o tempo enquanto suas mães trabalhavam. Em consequências de várias lutas e vitórias a educação infantil passou a ser vista com outros olhos, e passou a ter objetivos educacionais explícitos, com propostas pedagógicas, onde começaram a seguir parâmetros e normas, trabalhando em prol à educação, e ao ensino-aprendizagem, os alunos têm acesso ao conhecimento, e ao pleno desenvolvimento. Na perspectiva da psicologia histórico-cultural, que é do que se trata o texto o educador não pode ser visto como alguém que apenas estimula e acompanha a criança em seu desenvolvimento. O professor é compreendido como aquele que transmite à criança os resultados do desenvolvimento histórico, explicita os traços da atividade humana cristalizada nos objetos da cultura – mediando sua apropriação – e organiza a atividade da criança, promovendo assim seu desenvolvimento psíquico. Então nesse contexto, vemos que Vygotsky, Leontiev e Elkonin apontam o desenvolvimento infantil como fenômeno histórico não determinado por leis naturais universais, mas intimamente ligado às condições objetivas da organização social, sendo fundamental considerar o lugar ocupado pela criança nas relações sociais. O professor por sua vez é compreendido como aquele que transmite à criança os resultados do desenvolvimento histórico, explicita os traços da atividade humana cristalizada nos objetos da cultura – mediando sua apropriação – e organiza a atividade da criança, promovendo assim seu desenvolvimento psíquico. 2 RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) O Centro Educacional Saber objetiva sua ação educativa, fundamentada nos princípios da formação para exercício da cidadania e sucesso nas ações educativas futuras.A proposta é de uma Escola de qualidade, democrática, participativa, aberta a comunidade, com capacidade para um pensar reflexivo, onde seja permitido o prazer do contato com o outro e consigo mesmo. O CES é uma instituição de caráter confessional e concebe uma educação baseada nos 7 princípios bíblicos: Caráter, Mordomia, Auto-governo, Semear e colher, União, Individualidade e Soberania. Compreendendo o educando como ser de vontade própria, capaz e competente para construir conhecimentos e interagir na sociedade. Uma escola que ofereça um espaço de formação cultural, possibilitando o acesso às diversas formas de expressão artística, desenvolvendo assim a imaginação e a percepção. É bom lembrar que a palavra projeto traz em sua etimologia, o significado de lançar- se para adiante em direção ao futuro. O Colégio acredita que nele contém os fundamentos e princípios que garantirão a todos, a identidade que eles pretendem consolidar na prática pedagógica. Tem sua organização do currículo por disciplina, com matriz curricular. Seu processo de avaliação na área da educação infantil acontecera mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento, sem objetivo de promoção, será realizado dentro das situações do dia a dia em sala de aula, como: • Integração com outras crianças; • Capacidade de lidar com os materiais utilizados durante a execução das atividades proposta; • Participação durante as brincadeiras, jogos e atividades que remetem a expressão corporal. Na Educação Infantil, a avaliação será constante, baseada em pautas de observação, sendo as sínteses registradas trimestralmente, em forma de relatórios aos pais, explicitando os objetivos alcançados nas atividades proposta, podendo ser utilizados vários tipos de instrumentos, elaborado pelo professor sob a supervisão do Coordenador Pedagógico. Caso haja necessidade no decorrer do trimestre, poderão ser fornecidas informações solicitadas pelos pais ou responsáveis e/ou especialistas que acompanham o aluno. Entre as funções do conselho de classe, destacam-se: Analisar o desempenho dos alunos em cada disciplina; Identificar e discutir os problemas enfrentados pelos alunos e pelos professores; Propor soluções para os problemas identificados; Definir estratégias para melhorar o desempenho dos alunos e a qualidade do ensino; Avaliar o projeto pedagógico da escola; Os projetos pedagógicos, como os que o Escola Educação elabora, possuem o objetivo de ensinar conteúdos específicos, por isso, são um convite a um mergulho profundo em conteúdos singulares, que trabalham, além de datas comemorativas, assuntos relacionados a sociedade e ao mundo. O projeto de Alimentação saudável que a escola propõe é bem interessante, cada criança leva uma fruta todos os dias no final da aula a professora corta cada fruta e oferece numa bandeja assim todos podem ter a experiencia de experimentar frutas que nunca comeram. A escola tenta sempre incluir que os pais seja presente nas etapas de evolução de seus filhos, tem reuniões, festas e apresentações, teve um projeto que cada dia um familiar iria à escola e contasse uma história, fizesse uma brincadeira. O Colégio tem formas de inclusão com alunos que tem necessidade especial, com parceria externa com os pais, TEO, psicopedagoga, cada aluno faz atividade de acordo com sua necessidade, com plano de aula adaptado. 3 RELATO DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA A escola tem muita variedade de material didático disponíveis para os educadores, para serem utilizado de apoio para aprimoramento e incentivo dos alunos para que eles tenham muitas vivencias e experiencias. A escola tem uma sala reservada para guardar, e organizar os materiais a serem utilizados, a utilização desses materiais varia com qual aula será aplicada. Os educadores têm bastante materiais disponíveis para o uso em cada aula, como: • Cartazes, Desenhos, DVDs, Filme, Cartas, Tabelas, Gráficos, Gravuras, Histórias em quadrinhos, Ilustrações, Jornais, Letreiros, Livros, Mapas, Maquete, Modelos, Mural, Museus, Revistas, Slides, Textos, Jogo, Projetor, Caixas de som, TV. A origem do material é de recurso próprio, a professora planeja a aula apresenta para coordenadora, verifica se tem algo para complementar, e aplica em sala de aula. A frequência de uso de cada material é feita por um agendamento, para evitar que duas salas precisem usar o mesmo material no mesmo horário, a forma de uso dos materiais é para base de aula. O uso dos materiais é feito tanto em sala de aula ou com em outro espaço. Na escolha do recurso, o professor considera: • o conteúdo e o grau de desenvolvimento, interesse e necessidades dos alunos; • a adequação às habilidades que se quer desenvolver (cognitivas, afetivas ou psicomotoras); • a qualidade e a atração (despertam a curiosidade). Seu processo para alunos com necessidades educativas especiais, eles fazem uma sondagem para ver a necessidade do aluno de inclusão para assim poder fazer um currículo adaptado. A escola tem uma equipe multidisciplinar constituída, responsável e pela organização e uso dos recursos. 4 RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE Em entrevista com a professora Daiana da silva Barcelos, se formou 26/02/2015. Ela tenta ao máximo fazer cursos para se qualificar cada vez mais, recentemente fez dois cursos, porque somos apaixonados pela educação e congresso de educadores. A visão de ensino dela, é a proposta jeito de ensinar com amor, vendo o aluno como único tanto como no cognitivo, como não está formando só acadêmico e sim para vida. Acredita na qualidade do ser humano. Tem uma rotina muito extensa, faz entrada de alunos, visita pedagógicas, acompanhamento de intervalo, orientação para alunos e professores, atendimentos aos pais e profissionais de saúde. Ela desenvolve atividades com vídeos motivacionais, palestras, traz profissionais para capacitações. Faz projetos, elabora junto com a equipe pedagógica e comunidade escolar. Não recebe matérias de apoio enviados pela Secretaria Estadual de Educação ou Secretaria Municipal de Educação pois se trata de uma rede particular. Trabalha em cima dos parâmetros da BNCC, também o sistema do Livro da rede UNO. Possui alunos laudados, a adaptação é feita após uma sondagem com a criança, e depois é feita uma conversa multidisciplinar é elaborado um plano adaptado atendendo a necessidade do aluno, lembrando sempre que cada adaptação é feita para cada aluno nunca igual para todos. 5 RELATO DO LEVANTAMENTO DE MATERIAIS DE APOIO ESPECÍFICOS PARA ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS A escola trabalha com os seguintes temas: •Saúde: cuidado com o próprio corpo, escovação após o lanche, comer saudável, fazer atividades físicas. Por meio da aula se torna o meio de educar as crianças a terem hábitos saudáveis, e o autocuidado com seu corpo. •Meio ambiente: por meio de atividade individual e coletiva, projeto institucional. Promovendo o ensino a preservação do meio ambiente e da sociedade, o consumo sustentável e a conservação ambiental. •Ciência e Tecnologia: Laboratório, sala de informática, mesa digital. A unidade realiza alguns projetos institucionais trimestrais sobre o meio ambiente, alimentação saudável e tecnologia, que auxiliam os alunos em sue protagonismo e na ampliação de seu aprendizado sobre o mundo. 6 RELATO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA Em 2017 houve uma capacitação com profissionais da rede de ensino Pitágoras afim de estudar toda a proposta da BNCC. O professor em cada atividade que planeja eles colocam as competências que ele quer desenvolver de acordo naquela tarefa pedagógica. A frequência as formações paraconhecimento do documento têm ocorrido os estudos quando há dúvidas em determinado proposta, pois o estudo em 20 foi amplo. O material didático adotado pela escola está atualizado para atender às diretrizes da BNCC, o educador recebe formação sobre o material adotado, e são instruídos como implementá-lo. Na prática está sendo o processo de atualização do PPP da escola a fim de alinhá-lo às diretrizes da BNCC, os professores têm sido envolvidos no processo de revisão curricular dos componentes curriculares em que atuam, com o intuito de adequá-los às competências e habilidades apresentadas, são feitas capacitações para ampliar seu repertorio de ensino. A equipes docentes e gestora pensaram em mudanças nos instrumentos avaliativos com o intuito de adequá-los aos direcionamentos, passou a usar o método sistemas socio interacionista, que avalia o aluno pra sua individualização, a introdução da BNCC ocorreu através de estudos, e cursos complementares. 7 RELATO DA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR Dos métodos avaliativos realizados pelo professor regente, ela realiza pauta de observação diariamente através das atividades realizadas. Os instrumentos utilizados pelo professor regente são feitos em relatórios da vivência de cada criança e de seus aprendizados. Não existente quantidades de instrumentos avaliativos, pois tudo que é proposto é avaliado e observado. Na educação infantil não há notas, dentro da proposta é avaliado individualmente e trabalhado a partir do conhecimento seguindo a BNCC. No seu processo de validação pela equipe pedagógica, eles verificam o que irá ser feito dão suporte para que seja realizado da melhor maneira. Os educadores compartilham seu conhecimento, eles têm grupo de estudos que é compartilhado as experiencias vivenciadas e aplicadas em sala de aula, e trocas de conhecimento, e cria se um plano de trabalho de ação em conjunto. 8 RELATO DA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA O acompanhamento da equipe pedagógica, e composta pela coordenação e direção, tem papel importante para prática pedagógica docente. A coordenação atua dando suporte aos professores, auxiliando na elaboração dos planejamentos de acordo com Plano Político Pedagógico (PPP), e a Diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), utilizando ainda, outros dispositivos como as diretrizes para Educação Infantil. Conduzindo as práticas pedagógicas dos professores regentes, visando a qualidade do ensino. Depois dos planejamentos prontos pelos professores, a coordenação avalia e valida proporcionando alinhamento nas condutas deles. Com os planos avaliados pela coordenação, os professores aplicam em sala de aula envolvendo os conhecimentos que serão trabalhados. A função social da escola se resume em responsabilidade de todos os integrantes da escola. Conselho de classe e detalhado em observação ficar atento nas dificuldades de cada aluno. Professor precisa mostrar respeito com os alunos, demostrando interesse e cooperação no aprendizado do estudante. Ampliando o conteúdo, ilustrando as aulas com resultados de pesquisa. 9 RELATO DA OBSERVAÇÃO A atividade de participação de em sala de aula, foi realizada no SEMENTINHA DO SABER LTDA/CENTRO EDUCACIONAL SABER, na turma Pré1, sob acompanhamento da professora. Onde o objetivo é compreender a interação do educador com os alunos e entender o ambiente de aprendizado. Atende desde o BERÇARIO até 5º ano do fundamental, período INTEGRAL.A professora regente, possui uma postura acolhedora e gentil. As aulas iniciam às 13:00, onde a docente já está na sala de aula aguardando para receber os alunos, conforme vão chegando, eles próprios já vão pendurando a mochila nos cabides com nome de cada aluno disposto na parede. Cada aluno trás de casa sua garrafa de água com identificação do seu nome. Assim que entrar retiram da mochila a agenda escolar é colocam dentro da caixa que já fica separada para facilitar os recados que possam ser colados. As crianças já vão se acomodando em suas mesas, e cadeiras no primeiro momento a professora disponibiliza blocos de montar para aguardar a entrada de todos os alunos. Assim que todos chegam à mesma começa a fazer a rotina do dia, faz a contagem de quantos alunos vieram no dia, pedindo sempre ajuda para aluno da sala, contando quantas meninas e meninos estão em sala de aula. Na roda de conversa todos se sentam em roda no chão é um momento de conversa com cada aluno até mesmo cantigas de roda. Sala de aula é organizada com espaços para leitura, artes e jogos pedagógicos, com materiais educacionais disponíveis para uso, sob orientação do docente. Essas informações ocorreram dentro do período do dia 31/07/2023 ao 21/09/2023. 10 PLANOS DE AULA PLANO DE AULA IDENTIFICAÇÃO ESCOLA: Sementinha do saber PROFESSOR REGENTE: Daiana Da Silva Barcelos PROFESSOR ESTAGIÁRIO: Priscila Paula Guilherme CAMPO DE EXPERIÊNCIA: SÉRIE: Pré 1 TURMA: PERÍODO: VESPERTINO CONTEÚDO: Hábitos Alimentares OBJETIVOS: METODOLOGIA * A aula terá início com uma roda de conversa, onde os alunos serão questionados sobre o que é alimentação saudável e quais são os cuidados que eles precisam ter para ter uma boa alimentação. Em seguida, será explicado sobre a importância em cuidar da saúde, falando sobre os alimentos que devem ser consumidos e quais precisam ser evitados. Após a conversa, acontecerá um piquenique ao ar livre com alimentos saudáveis previamente preparados e encaminhados pelos pais dos alunos. Durante o piquenique, espera se que os alunos reconheçam os alimentos e percebam que comidas saudáveis são saborosas e podem ser consumidas tais como qualquer outro alimento. Ao voltar para a sala, os alunos irão fazer um desenho sobre quais alimentos saudáveis eles mais gostaram. RECURSOS: Alimentos trazidos de casa pelos alunos, folha A4, caneta hidrocor e lápis de cor. AVALIAÇÃO: A avaliação será feita através da observação da professora em relação a participação e atenção dos alunos na atividade. PLANO DE AULA IDENTIFICAÇÃO ESCOLA: Sementinha Do Saber PROFESSOR REGENTE: Daiana Da Silva Barcelos PROFESSOR ESTAGIÁRIO: Priscila Paula Guilherme CAMPO DE EXPERIÊNCIA: SÉRIE: Pré 1 TURMA: PERÍODO: VESPERTINO CONTEÚDO: Coordenação motoro ampla OBJETIVOS: OBJETIVO GERAL: Corpo gesto e movimento OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Desenvolver a coordenação motora, Ampliar o equilíbrio Trabalhar o muscular com os alunos METODOLOGIA Espaço adequado colar fitas/elásticos/ A ideia e criar um ambiente com vários fios presos e cruzados. Objetivo e deixar a criança atravessar a cama de gato até o fim, buscar cartaz com seu nome e voltar novamente pela cama de gato. RECURSOS: Fita adesiva ou fita crepe Cadeiras e mesas da sala de aula. AVALIAÇÃO: Atividade “cama de gato”, reparamos que alguns alunos tiveram domínio do equilíbrio PLANO DE AULA IDENTIFICAÇÃO ESCOLA: Sementinha Do Saber PROFESSOR REGENTE: Daiana da Silva Barcelos PROFESSOR ESTAGIÁRIO: Priscila Paula Guilherme CAMPO DE EXPERIÊNCIA: SÉRIE: Pré 1 TURMA: PERÍODO: VESPERTINO CONTEÚDO: Números de 1 a 10 OBJETIVOS: OBJETIVO GERAL: Espaços, tempos, quantidade relações e transformações. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: *Adquirir noções de quantidade *Treinar o tempo de cada atividade METODOLOGIA * Conversar com as crianças sobre a importância dos números * Iniciar uma contagem a partir do número 1 * Pedir paraos alunos mostrem com as mãos ao alto números de palitos de picolé correspondente. RECURSOS: Pregadores de roupa Palitos de picolé Folhas de atividade AVALIAÇÃO: Distribuir diversos números coloridos, folha de atividade. PLANO DE AULA IDENTIFICAÇÃO ESCOLA: Sementinha Do Saber PROFESSOR REGENTE: Daiana Da Silva Barcelos PROFESSOR ESTAGIÁRIO: Priscila Paula Guilherme CAMPO DE EXPERIÊNCIA: SÉRIE: Pré 1 TURMA: PERÍODO: VESPERTINO CONTEÚDO: Conhecer os seus sentimentos. Falar sobre os sentimentos. OBJETIVOS: OBJETIVO GERAL: Estimular os alunos a conhecer os sentimentos de tristeza, raiva, medo e alegria por meio do filme e assim identificar como eles se expressão OBJETIVOS ESPECÍFICOS: (MÍNIMO TRÊS) *Expressar suas ideias, emoções, sentimentos e pensamentos. *Criar com rosto formas diversificadas de expressar os sentimentos. *Demostrar qual sentimento que está vivenciando METODOLOGIA 1º Os alunos irão olhar filme divertidamente 2º Após o filme será perguntada para os alunos qual parte do filme e sentimento que eles mais gostam. 3º Após o relato irão se expressar com seus rostos os sentimentos descritos no filme, tristeza, raiva, nojo, medo e alegria. 4º Depois de se expressarem os alunos irão desenhar qual o sentimento que estão vivenciando no momento. 5º Por fim os trabalhos dos alunos vão ser colocados em cartaz e exposto na sala de aula. RECURSOS: Filme Divertidamente Televisão Folha Lápis de cor Papel pardo Cola AVALIAÇÃO: Os alunos irão se expressar com seus sentimentos, após irão desenhar qual o sentimento que estão sentindo no momento. PLANO DE AULA IDENTIFICAÇÃO ESCOLA: Sementinha Do Saber PROFESSOR REGENTE: Daiana Da Silva Barcelos PROFESSOR ESTAGIÁRIO: Priscila Paula Guilherme m CAMPO DE EXPERIÊNCIA: SÉRIE: Pré 1 TURMA: PERÍODO: VESPERTINO CONTEÚDO: Corpo, gesto e movimento. Traços, sons, cores e formas Escuta, fala, pensamento e imaginação OBJETIVOS: OBJETIVO GERAL: Interação e brincadeiras, explorando a imaginação e criatividade, através de ritmos e expressões. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: * Explorar formas de deslocamento nos espaços pular, saltar, dançar combinando movimentos. *Fazer uso de suas potencialidades corporais, ao se envolver em atividades de diferentes naturezas. *Expressar-se por meio de linguagem como a do desenho, da música e movimento corporal. METODOLOGIA Contação de História Explorando a imaginação e a criatividade Observando o desenvolvimento motor e cognitivo Formas de brincar apresentando de forma simples as cores e formas. RECURSOS: Caixa de som Música infantil AVALIAÇÃO: Movimento concentração equilíbrio PLANO DE AULA IDENTIFICAÇÃO ESCOLA: Sementinha Do Saber PROFESSOR REGENTE: Daiana Da Silva Barcelos PROFESSOR ESTAGIÁRIO: Priscila Paula Guilherme CAMPO DE EXPERIÊNCIA: SÉRIE: Pré 1 TURMA: PERÍODO: VESPERTINO CONTEÚDO: Linguagem teatral OBJETIVOS: OBJETIVO GERAL: Escuta, fala, pensamento e imaginação OBJETIVOS ESPECÍFICOS: *Recontar histórias ouvidas *saber lidar com roteiro * definir personagens e a criatividade através da encenação METODOLOGIA *Contar história dos três porquinhos com auxílio de imagens de um livro *Pedir para os alunos para recontar a história, (fazendo perguntas). *Dividir a turma em 3 grupos e cada m deles ficara responsável por decorar a casinha. RECURSOS: Livro de história “Os três porquinhos”, Palitos de picolé Papel vermelho Papel pardo AVALIAÇÃO: Avaliar a habilidade das crianças de recontarem uma história através da linguagem teatral enquanto forma de expressão. 10 RELATO DA APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE AULA AO PROFESSOR Após concluir os Planos de Aula, foram apresentados a professora regente, a fim de garantir o alinhamento de objetivos, reforçando a importância de seguir as orientações da BNCC e planos adequados para a faixa etária, da educação infantil. Estabelecendo suporte contínuo aos professores eliminado dúvidas, e aplicando feedback construtivo. O colégio, valoriza a comunicação entre os professores e a coordenação a fim de fortalecer a implementação de planos de qualidade. Valoriza-se ainda a participação de todos os professores, definindo práticas pedagógicas eficazes. Incluindo a parte lúdica a professora sempre inclui um momento de brincadeira e interação, adequando sempre o plano ao conteúdo a ser trabalhado no caso meio ambiente. Todos os planos foram analisados e revisados pela professora regente, a parte de avaliação, e feita por anotações pontuais relatando as aprendizagens vivenciadas por cada aluno ao longo do trimestre. Por fim, o resultado e o compartilhamento dos objetivos e alinhamento entre os professores. Promovendo um ambiente de aprendizagem eficaz, e incentivando o desenvolvimento dos alunos na educação infantil. Nesse segmento, os planos de aula foram aprovados e a regência aconteceram nos dias 24/08/2023, 30/08/2023, 01/09/2023, 06/09/2023,08/09/2023 e 13/09/2023. 11 RELATO DA REGÊNCIA Na Educação Infantil, surge para a criança a chance de explorar novos espaços, conhecer novas pessoas e interagir com diferentes faixas etárias, além de seu constante desenvolvimento total que começa a ser trabalhado intencionalmente. Assim, enquanto na infância o sujeito vive um período natural de pensamento egocêntrico, no qual percebe o mundo como extensão de si mesmo, ao iniciar na Educação Infantil, aprende a deslocar-se de si mesmo, reconhecendo e interagindo com o outro e com o meio ambiente. Os meios lúdicos são os principais utilizados durante este período, assim como permitir a criança que pesquise e seja parte ativa em todo o processo. Como afirma Aquino (2015): Nos primeiros anos de vida, a brincadeira tem um papel fundamental, pois proporciona a “ação na esfera imaginativa, [...] a criação das intenções voluntárias e a formação dos planos da vida real e motivações volitivas” (VYGOTSKY, 1989, p. 117). Através da brincadeira, a criança lida com imaginação e regra ao mesmo tempo, variando a forma como estas se apresentam ao longo do desenvolvimento da brincadeira infantil. (AQUINO, 2015). O Escola Sementinha Do Saber,tem um espaço lúdico de aprendizagem, de forma a ampliar as experiências, valorizar a iniciativa e curiosidade, contribuindo para a construção do conhecimento, aquisição de hábitos e atitudes que levem à formação de cidadão autônomos, criativos, éticos, críticos e reflexivos, conscientes de suas responsabilidades na construção de um mundo mais justo, democrático, autossustentável e feliz. A aprendizagem acontece de forma continuada e as professoras acompanham os alunos nas duas fases da Educação Infantil. No Pré 1 do período da tarde, a professora auxiliar Alcileia chegava cerca de dez minutos antes do horário da entrada para organizar a sala e começar a receber os alunos. As crianças são sempre estimuladas a retirar sua garrafa de água e agenda escolar da mochila, deixando cada um em seu lugar específico e então irem se sentar nas mesas agrupadas para aguardar a chegada dos outros colegas e da professora. Nesse momento, geralmente ficam nas mesas agrupadas massinhas, peças de montar ou livros de história para que possam brincar. A sala é grande e bem arejada, cada aluno possui sem próprio escaninho onde guarda seu estojo, toalhinhas de rosto, ficha com nome, blusa para pintura e as atividades já realizadas durante o trimestre. Existem ainda diversos brinquedos e espaços diferentes para que as 18 crianças explore e se sinta acolhida na sala de aula, assim como uma grande janela de vidro onde são expostosos trabalhinhos realizados durante a semana. Às 13:00 horas, a professora Daiana chega e dá início a aula, convidando os alunos para se sentarem em roda no chão. Durante o momento da “rodinha”, as crianças possuem a oportunidade de contar as novidades e como estão se sentindo; nas segundas-feiras é perguntado ainda como foi o fim de semana e o que fizeram de legal. Após a fala de todas as crianças, eles cantavam uma música de acolhida, faziam a chamadinha e a professora contava o que seria trabalhado com eles durante o dia. É um momento importante para que as crianças se expressem, recordem suas memórias e retornem os acontecimentos, permitindo ainda que as professoras conheçam e observem mais da individualidade de cada aluno. Para Benjamin (1984): “O adulto, ao narrar uma experiência, alivia seu coração dos horrores, goza novamente uma felicidade. A criança volta para si o fato vivido, começa mais uma vez do início [...] toda e qualquer experiência mais profunda deseja insaciavelmente, até o final de todas as coisas, repetição e retorno, restabelecimento de uma situação primordial da qual nasceu o impulso primeiro” (BENJAMIN, 1984, 74-75). Após a roda, a professora coloca a rotina no quadro e dá início as atividades. As atividades são sempre diversas e lúdicas, buscando desenvolver a criança em sua totalidade, utilizando diversas linguagens, materiais diversificados, e partindo de situações concretas para proporcionar esse encontro da criança com o fazer criativo.A turma é muito esperta e estavam sempre dispostos e curiosos para as atividades apresentadas, enquanto as professoras estavam constantemente os motivando e os incentivando com palavras de encorajamento, além do apoio contínuo na realização das atividades. A hora do lanche acontece por volta das 14:30 horas, quando as professoras começam a liberar os alunos para irem higienizar as mãos; como a pia para a lavagem das mãos é adaptada para altura das crianças e fica perto da sala de aula, uma das professoras observava da porta da sala enquanto os alunos iam lavar as mãos “sozinhos”, trabalhando bastante sua independência e autonomia. Durante o lanche, eles ainda se sentam agrupados e interagem bastante uns com os outros. Por vezes, após o lanche, as crianças são levadas para o parque, onde podem brincar nos brinquedos como escorregadores e balanços, além de aproveitarem o gramado e as árvores para brincarem de pique e qualquer outra brincadeira que possam gastar suas energias. Nesses momentos acontecem ainda bastante interação entre as crianças das diferentes turmas, permitindo que interajam com as outras faixas etárias. Além disso, acontecem ainda aulas extras de inglês,Crosskids,música e Futebol onde a professora auxiliar acompanha a turma. Assim, as crianças, trabalham sua parte motora, sua coordenação, trabalham sua autoestima e autoimagem, complementando ainda mais o trabalho já realizado pelas professoras. Aconteciam ainda o conta-conto, realizado pelas professoras auxiliares envolvendo contação de histórias, teatros e brincadeiras. O espaço escolar é muito bem explorado, por vezes as crianças são levadas ao pátio para atividades com giz branco, como amarelinha por exemplo. Uma atividade que me chamou bastante atenção foi a “Expedição das Letras” (fotos anexas), onde eu escondi as vogais na horta da escola e as crianças, junto com suas lupas, foram levadas para procurar onde essas letrinhas foram escondidas. Foi uma experiência muito gostosa, ver as crianças tão entretidas e buscando em cada cantinho da escola onde as vogais tinham ido parar. Nos dias de segunda-feira acontecia o “dia do brinquedo”, momento que as crianças ficavam sempre animadas para mostrar os seus brinquedos e brincar junto com os seus colegas. O horário de saída era e as 17:30, quando os pais chegavam e aguardavam na porta enquanto a professora chamava os alunos um por um para irem embora. A professora também saia ao 17:30, enquanto a professora Daiana ficava até por volta das 18h horas para esperar até a última criança ir embora. Durante as aulas, pude perceber que as professoras ainda utilizavam de recursos lúdicos e muita criatividade para dar continuidade a construção de conhecimento e desenvolvimento de seus alunos. As professoras possuíam total domínio da turma e demonstravam entender sempre o que as crianças sentiam e queriam expressar. A Educação Infantil é um espaço essencial para o desenvolvimento integral da criança, e no Sementinha do Saber as professoras realmente buscavam trabalhar em busca disso. Ao término do estágio, a turma contava com 18 alunos. As brincadeiras, histórias, a exploração do ambiente e o contato com a natureza foram sempre muito marcantes para mim e para a minha experiência como estagiária, além do carinho que recebi das professoras. 12 VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO CONSIDERAÇÕES FINAIS A realização do Estágio Supervisionado foi de grande aprendizagem e uma experiência muito importante para minha formação. Por meio dele, pude presenciar uma nova realidade escolar e a junção da teoria aprendida na graduação e a prática dentro da sala de aula, além de proporcionar certo amadurecimento profissional e pessoal. As atividades realizadas no ambiente escolar, permitiu que eu conhecesse as diferentes práticas e formas de dar aula, turma e aluno. Me fez refletir sobre o fato de que, apesar de cada professor ser diferente e ter seus métodos e metodologias, tive a sorte de estagiar com profissionais que colocam o conhecimento e o desenvolvimento de seus alunos como prioridade e tentam fazer desses momentos de aprendizagem uma prática saudável e interessante para seus alunos. Pude presenciar, ainda, como os profissionais dos diferentes segmentos de ensino se transformaram e renovaram mais uma vez para atender cada aluno desde o período causado pelo COVID-19. Além disso, reforçou a importância da relação família x escola, pois desde então mais do que nunca foi preciso o apoio e a ajuda dos familiares para passar por esse período tão delicado sem deixar que a educação de suas crianças fosse prejudicada. Através do Estágio Supervisionado I, me encontrei por vezes repensando meu papel como futura pedagoga, qual profissional pretendo ser e quais caminhos seguir após finalizar a graduação. Mas, mais do que isso, me encantei mais uma vez pela profissão que escolhi, pela educação e pela oportunidade de poder fazer diferença na vida e na formação de cada aluno que um dia irá passar por mim. Pois, assim como afirma Freire (1996), “a alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria”, pretendo um dia ser capaz de proporcionar a boniteza e a alegria da procura, da busca; o prazer do ensinar e aprender. REFERÊNCIAS AQUINO, Ligia. Contribuições da teoria histórico-cultural para uma educação infantil como lugar das crianças e das infâncias. In: Fractal: Revista de Psicologia, v.27, n.1. Niterói, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1984-0292/1353. Acesso em: 19 jun. 2020. BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Summus, 1984. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. GUIMARÃES, Elisabeth da Fonseca. Epistemologia e cidadania: o ensino de Sociologia na Educação Básica. In: VIEIRA, José Glebson; CUNHA (Org.). Desafios e perspectivas do ensino e da formação de professores de Sociologia para o Ensino Médio. Mossoró/RN: UERN, 2014, p. 17-33. LEITE, S. A. da S.; TASSONI, E. C. M. A afetividade em sala de aula: as condições de ensino e a mediação do professor. In.: AZZI, R. G.; SADALLA, A . M. F. de A. (orgs). Psicologia e Formação docente: desafios e conversas. São Paulo: Casa do Psicólogo,2002. PEREIRA, Lucia Helena Pena. Bioexpressão: a caminho de uma educação lúdica para a formação de educadores. Rio de Janeiro: Mauad X: Bapera, 2005. PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2008.