Logo Passei Direto
Buscar

ESTÁGIO ED INFANTIL

Relatório de estágio em Educação Infantil (150 h) no Centro Educacional Sementinha do Saber, Granja dos Cavaleiros, Macaé-RJ (31/07–21/08/2023). Inclui relatos de leituras, análise do PPP, materiais didáticos, implantação da BNCC, observação, planos de aula e referências.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

"C:\Users\EJ38\Downloads\estagio karla obrigatorio.doc""C:\Users\EJ38\Downloads\estagio karla 
obrigatorio.doc""C:\Users\EJ38\Downloads\estagio karla obrigatorio.doc""C:\Users\EJ38\Downloads\estagio 
karla obrigatorio.doc""C:\Users\EJ38\Downloads\estagio karla 
obrigatorio.doc""C:\Users\EJ38\Downloads\estagio karla obrigatorio.doc" 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
KARLA CRISTINA PAIVA DE CASTRO DO NASCIMENTO 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
PRISCILA PAULA GUILHERME MENDES 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
RELATÓRIO DO 
ESTÁGIO EDUCAÇÃO INFANTIL 
 
UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR ANHANGUERA 
 PEDAGOGIA 
 
MACAÉ 
2023 
 
 
MACAÉ 
2023 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
RELATÓRIO DO 
ESTÁGIO EDUCAÇÃO INFANTIL 
 
 
Relatório apresentado à Universidade 
Pitágoras Unopar, como requisito parcial para o 
aproveitamento da disciplina de Estágio de 
Educação Infantil de Pedagogia. 
 
 
SUMÁRIO 
1 RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS ......................................................... 5 
2 RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) ............ 7 
3 RELATO DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA ..................... 9 
4 RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTEErro! Indicador não definido.
5 RELATO DO LEVANTAMENTO DE MATERIAIS DE APOIO ESPECÍFICOS 
PARA ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS ... 11 
6 RELATO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA ........... 12 
7 RELATO DA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS 
PELO PROFESSOR ............................................................................................. 1 
8 RELATO DA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO 
ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA ............................................................... 2 
9 RELATO DA OBSERVAÇÃO ................................................................................ 3 
10 PLANOS DE AULA ............................................................................................... 4 
11 RELATO DA APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE AULA O PROFESSOR ...... 10 
12 RELATO DA REGÊNCIA .................................................................................... 11 
13 VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO ........................................................................... 14 
CONSIDERAÇÕES FINAIS ...................................................................................... 16 
REFERÊNCIAS ......................................................................................................... 17 
 
 
 
 
INTRODUÇÃO 
 
 
Ao longo da faculdade somos apresentados a teorias pedagógicas cotidianamente, 
mas apesar de grande parte das estudantes de Pedagogia já trabalharem na área 
de educação, durante o Estágio Supervisionado tivemos a oportunidade de observar 
e aplicar pela primeira vez oficialmente toda a teoria que vimos até então, a prática 
da sala de aula. Regulamentado pela Lei n° 11.788 de 25/09/2008, o Estágio 
Supervisionado vem nos permitir identificar onde a teoria e a prática se encontram, 
assim como afirmam Pimenta e Lima (2008: 
 
Pode-se [...] pensar o estágio em propostas que concebem o 
percurso formativo, alternando os momentos de formação 
dos estudantes na universidade e no campo de estágio. 
Essas propostas consideram que teoria e prática estão 
presentes tanto na universidade quanto nas instituições-
campo. (PIMENTA; LIMA 2008) 
 
 
Assim, conseguimos desenvolver e aprimorar as nossas próprias práticas, conhecer 
novos métodos e a realidade da sala de aula ao observar os profissionais já 
formados exercendo a função, além de trocar experiências e aprendizados. Nesse 
ano de 2023, desde o quadro sobre a situação excepcional devido ao COVID-19, 
podemos ainda presenciar como os professores se adaptam para a era digital, 
desenvolvendo plataformas de ensino digital para complementar o desenvolvimento 
e a imaginação da criança e fazendo o melhor que podem para dar continuidade a 
busca pelo conhecimento de seus alunos. O presente estágio foi realizado no 
SEMENTINHA DO SABER LTDA/CENTRO EDUCACIONAL SABER , localizado no 
Granja dos Cavaleiros Macaé RJ. Teve seu início de maneira presencial no dia 31 
de Julho de 2023 e fora finalizado de maneira presencial no dia 21 de Agosto de 
2023. Ao todo foram concluídas 150 horas de estágio supervisionado da Educação 
Infantil. 
 
1 RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS 
 
 
O texto de Juliana Campregher Pasqualini intitulado “PAPEL DO 
PROFESSOR E DO ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A PERSPECTIVA 
DE VIGOTSKI, LEONTIEV E ELKONIN”, procura apresentar o que é 
desenvolvimento infantil e em que aspectos da educação escolar podem atuar 
em auxílio, tendo como foco os papeis do professor e ensino. É uma que a 
autora realizou um estudo de natureza teórico-conceitual que tem finalidade 
de avaliar e investigar as relações entre desenvolvimento infantil e ensino da 
faixa etária de 0 a 6 anos. 
O texto aponta conceitos sobre o desenvolvimento infantil e em que aspectos 
a educação escolar pode atuar em seu auxílio, tendo como foco os papéis do 
educador e do ensino, esclarecidos por Vigotski, Leontiev e Elkonin. 
Em primeiro lugar a autora aponta que a educação infantil teve função 
assistencialista e que a primeiramente a educação da criança pequena 
implicava a negação e o invalidação dos laços com o modelo escolar de 
atendimento educacional. Entende-se ainda que o ensino não devesse fazer 
parte do atendimento ofertado à criança até os 6 anos. Para essa perspectiva 
teórica, a Educação Infantil faz parte da educação básica, mas não tem como 
objetivo o ensino e, sim, a educação das crianças pequenas. Ou seja, 
Educação Infantil, não estaria nos processos de ensino-aprendizagem, mas 
nas chamadas relações educativo-pedagógicas. O ensino, assim, é negado 
quando se trata da Educação Infantil. 
Sabemos que antigamente a educação infantil era pouco considerada no 
mundo todo, quando surgiram as instituições de educação infantil eram 
resumidamente um “depósito de crianças”, onde só cuidavam e não 
educavam, ou seja, as crianças não tinham contato algum com o 
conhecimento, não tinham ensino-aprendizagem, era um lugar onde as 
crianças passavam o tempo enquanto suas mães trabalhavam. 
Em consequências de várias lutas e vitórias a educação infantil passou a ser 
vista com outros olhos, e passou a ter objetivos educacionais explícitos, com 
propostas pedagógicas, onde começaram a seguir parâmetros e normas, 
trabalhando em prol à educação, e ao ensino-aprendizagem, os alunos têm 
acesso ao conhecimento, e ao pleno desenvolvimento. 
 
Na perspectiva da psicologia histórico-cultural, que é do que se trata o texto o 
educador não pode ser visto como alguém que apenas estimula e acompanha 
a criança em seu desenvolvimento. O professor é compreendido como aquele 
que transmite à criança os resultados do desenvolvimento histórico, explicita 
os traços da atividade humana cristalizada nos objetos da cultura – mediando 
sua apropriação – e organiza a atividade da criança, promovendo assim seu 
desenvolvimento psíquico. 
Então nesse contexto, vemos que Vygotsky, Leontiev e Elkonin apontam o 
desenvolvimento infantil como fenômeno histórico não determinado por leis 
naturais universais, mas intimamente ligado às condições objetivas da 
organização social, sendo fundamental considerar o lugar ocupado pela 
criança nas relações sociais. O professor por sua vez é compreendido como 
aquele que transmite à criança os resultados do desenvolvimento histórico, 
explicita os traços da atividade humana cristalizada nos objetos da cultura – 
mediando sua apropriação – e organiza a atividade da criança, promovendo 
assim seu desenvolvimento psíquico. 
 
2 RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) 
O Centro Educacional Saber objetiva sua ação educativa, fundamentada nos 
princípios da formação para 
exercício da cidadania e sucesso nas ações educativas futuras.A proposta é de uma Escola de qualidade, democrática, participativa, aberta a 
comunidade, com 
capacidade para um pensar reflexivo, onde seja permitido o prazer do contato com o 
outro e consigo 
mesmo. O CES é uma instituição de caráter confessional e concebe uma educação 
baseada nos 7 
princípios bíblicos: Caráter, Mordomia, Auto-governo, Semear e colher, União, 
Individualidade e 
Soberania. Compreendendo o educando como ser de vontade própria, capaz e 
competente para construir 
conhecimentos e interagir na sociedade. 
Uma escola que ofereça um espaço de formação cultural, possibilitando o acesso às 
diversas formas de 
expressão artística, desenvolvendo assim a imaginação e a percepção. 
É bom lembrar que a palavra projeto traz em sua etimologia, o significado de lançar-
se para adiante em direção ao futuro. O Colégio acredita que nele contém os 
fundamentos e princípios que garantirão a todos, a identidade que eles pretendem 
consolidar na prática pedagógica. 
Tem sua organização do currículo por disciplina, com matriz curricular. Seu processo 
de avaliação na área da educação infantil acontecera mediante acompanhamento e 
registro do desenvolvimento, sem objetivo de promoção, será realizado dentro das 
situações do dia a dia em sala de aula, como: 
 • Integração com outras crianças; 
 • Capacidade de lidar com os materiais utilizados durante a execução das 
atividades proposta; 
• Participação durante as brincadeiras, jogos e atividades que remetem a expressão 
corporal. 
Na Educação Infantil, a avaliação será constante, baseada em pautas de 
observação, sendo as sínteses registradas trimestralmente, em forma de relatórios 
aos pais, explicitando os objetivos alcançados nas atividades proposta, podendo ser 
 
utilizados vários tipos de instrumentos, elaborado pelo professor sob a supervisão do 
Coordenador Pedagógico. Caso haja necessidade no decorrer do trimestre, poderão 
ser fornecidas informações solicitadas pelos pais ou responsáveis e/ou especialistas 
que acompanham o aluno. 
Entre as funções do conselho de classe, destacam-se: 
 
 Analisar o desempenho dos alunos em cada disciplina; 
 Identificar e discutir os problemas enfrentados pelos alunos e pelos 
professores; 
 Propor soluções para os problemas identificados; 
 Definir estratégias para melhorar o desempenho dos alunos e a qualidade 
do ensino; 
 Avaliar o projeto pedagógico da escola; 
 
 Os projetos pedagógicos, como os que o Escola Educação elabora, 
possuem o objetivo de ensinar conteúdos específicos, por isso, são um 
convite a um mergulho profundo em conteúdos singulares, que trabalham, 
além de datas comemorativas, assuntos relacionados a sociedade e ao 
mundo. O projeto de Alimentação saudável que a escola propõe é bem 
interessante, cada criança leva uma fruta todos os dias no final da aula a 
professora corta cada fruta e oferece numa bandeja assim todos podem ter a 
experiencia de experimentar frutas que nunca comeram. A escola tenta 
sempre incluir que os pais seja presente nas etapas de evolução de seus 
filhos, tem reuniões, festas e apresentações, teve um projeto que cada dia um 
familiar iria à escola e contasse uma história, fizesse uma brincadeira. 
 O Colégio tem formas de inclusão com alunos que tem necessidade 
especial, com parceria externa com os pais, TEO, psicopedagoga, cada aluno 
faz atividade de acordo com sua necessidade, com plano de aula adaptado. 
 
 
 
 
 
 
 
3 RELATO DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA 
 
A escola tem muita variedade de material didático disponíveis para 
os educadores, para serem utilizado de apoio para aprimoramento e incentivo dos 
alunos para que eles tenham muitas vivencias e experiencias. 
A escola tem uma sala reservada para guardar, e organizar os 
materiais a serem utilizados, a utilização desses materiais varia com qual aula será 
aplicada. 
Os educadores têm bastante materiais disponíveis para o uso em 
cada aula, como: 
 
• Cartazes, Desenhos, DVDs, Filme, Cartas, Tabelas, Gráficos, 
Gravuras, Histórias em quadrinhos, Ilustrações, Jornais, Letreiros, Livros, Mapas, 
Maquete, Modelos, Mural, Museus, Revistas, Slides, Textos, Jogo, Projetor, Caixas 
de som, TV. 
 
A origem do material é de recurso próprio, a professora planeja a 
aula apresenta para coordenadora, verifica se tem algo para complementar, e aplica 
em sala de aula. A frequência de uso de cada material é feita por um agendamento, 
para evitar que duas salas precisem usar o mesmo material no mesmo horário, a 
forma de uso dos materiais é para base de aula. O uso dos materiais é feito tanto em 
sala de aula ou com em outro espaço. 
Na escolha do recurso, o professor considera: 
• o conteúdo e o grau de desenvolvimento, interesse e necessidades 
dos alunos; 
• a adequação às habilidades que se quer desenvolver (cognitivas, 
afetivas ou psicomotoras); 
• a qualidade e a atração (despertam a curiosidade). 
Seu processo para alunos com necessidades educativas especiais, 
eles fazem uma sondagem para ver a necessidade do aluno de inclusão para assim 
poder fazer um currículo adaptado. 
A escola tem uma equipe multidisciplinar constituída, responsável e 
pela organização e uso dos recursos.
 
4 RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE 
 
Em entrevista com a professora Daiana da silva Barcelos, se formou 
26/02/2015. 
Ela tenta ao máximo fazer cursos para se qualificar cada vez mais, 
recentemente fez dois cursos, porque somos apaixonados pela educação e 
congresso de educadores. 
A visão de ensino dela, é a proposta jeito de ensinar com amor, 
vendo o aluno como único tanto como no cognitivo, como não está formando só 
acadêmico e sim para vida. Acredita na qualidade do ser humano. 
Tem uma rotina muito extensa, faz entrada de alunos, visita 
pedagógicas, acompanhamento de intervalo, orientação para alunos e professores, 
atendimentos aos pais e profissionais de saúde. 
Ela desenvolve atividades com vídeos motivacionais, palestras, traz 
profissionais para capacitações. Faz projetos, elabora junto com a equipe 
pedagógica e comunidade escolar. 
Não recebe matérias de apoio enviados pela Secretaria Estadual de 
Educação ou Secretaria Municipal de Educação pois se trata de uma rede particular. 
Trabalha em cima dos parâmetros da BNCC, também o sistema do 
Livro da rede UNO. Possui alunos laudados, a adaptação é feita após uma 
sondagem com a criança, e depois é feita uma conversa multidisciplinar é elaborado 
um plano adaptado atendendo a necessidade do aluno, lembrando sempre que cada 
adaptação é feita para cada aluno nunca igual para todos. 
 
 
 
 
 
 
 
5 RELATO DO LEVANTAMENTO DE MATERIAIS DE APOIO ESPECÍFICOS 
PARA ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS 
 
A escola trabalha com os seguintes temas: 
 
•Saúde: cuidado com o próprio corpo, escovação após o lanche, 
comer saudável, fazer atividades físicas. Por meio da aula se torna o meio de educar 
as crianças a terem hábitos saudáveis, e o autocuidado com seu corpo. 
 
•Meio ambiente: por meio de atividade individual e coletiva, projeto 
institucional. Promovendo o ensino a preservação do meio ambiente e da sociedade, 
o consumo sustentável e a conservação ambiental. 
 
•Ciência e Tecnologia: Laboratório, sala de informática, mesa digital. 
A unidade realiza alguns projetos institucionais trimestrais sobre o 
meio ambiente, alimentação saudável e tecnologia, que auxiliam os alunos em sue 
protagonismo e na ampliação de seu aprendizado sobre o mundo. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
6 RELATO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA 
 
Em 2017 houve uma capacitação com profissionais da rede de 
ensino Pitágoras afim de estudar toda a proposta da BNCC. O professor em cada 
atividade que planeja eles colocam as competências que ele quer desenvolver de 
acordo naquela tarefa pedagógica. 
A frequência as formações paraconhecimento do documento têm 
ocorrido os estudos quando há dúvidas em determinado proposta, pois o estudo em 
20 foi amplo. 
O material didático adotado pela escola está atualizado para atender 
às diretrizes da BNCC, o educador recebe formação sobre o material adotado, e são 
instruídos como implementá-lo. 
Na prática está sendo o processo de atualização do PPP da escola a 
fim de alinhá-lo às diretrizes da BNCC, os professores têm sido envolvidos no 
processo de revisão curricular dos componentes curriculares em que atuam, com o 
intuito de adequá-los às competências e habilidades apresentadas, são feitas 
capacitações para ampliar seu repertorio de ensino. 
A equipes docentes e gestora pensaram em mudanças nos 
instrumentos avaliativos com o intuito de adequá-los aos direcionamentos, passou a 
usar o método sistemas socio interacionista, que avalia o aluno pra sua 
individualização, a introdução da BNCC ocorreu através de estudos, e cursos 
complementares. 
 
 
 
 
7 RELATO DA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS 
PELO PROFESSOR 
 
Dos métodos avaliativos realizados pelo professor regente, ela 
realiza pauta de observação diariamente através das atividades realizadas. Os 
instrumentos utilizados pelo professor regente são feitos em relatórios da vivência de 
cada criança e de seus aprendizados. 
Não existente quantidades de instrumentos avaliativos, pois tudo 
que é proposto é avaliado e observado. Na educação infantil não há notas, dentro da 
proposta é avaliado individualmente e trabalhado a partir do conhecimento seguindo 
a BNCC. 
No seu processo de validação pela equipe pedagógica, eles 
verificam o que irá ser feito dão suporte para que seja realizado da melhor maneira. 
Os educadores compartilham seu conhecimento, eles têm grupo de 
estudos que é compartilhado as experiencias vivenciadas e aplicadas em sala de 
aula, e trocas de conhecimento, e cria se um plano de trabalho de ação em conjunto. 
 
 
 
 
 
 
 
 
8 RELATO DA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO 
ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA 
 
 
O acompanhamento da equipe pedagógica, e composta pela 
coordenação e direção, tem papel importante para prática pedagógica docente. 
A coordenação atua dando suporte aos professores, auxiliando na 
elaboração dos planejamentos de acordo com Plano Político Pedagógico (PPP), e a 
Diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), utilizando ainda, outros 
dispositivos como as diretrizes para Educação Infantil. Conduzindo as práticas 
pedagógicas dos professores regentes, visando a qualidade do ensino. 
Depois dos planejamentos prontos pelos professores, a 
coordenação avalia e valida proporcionando alinhamento nas condutas deles. 
Com os planos avaliados pela coordenação, os professores aplicam 
em sala de aula envolvendo os conhecimentos que serão trabalhados. A função 
social da escola se resume em responsabilidade de todos os integrantes da escola. 
Conselho de classe e detalhado em observação ficar atento nas 
dificuldades de cada aluno. 
Professor precisa mostrar respeito com os alunos, demostrando 
interesse e cooperação no aprendizado do estudante. 
Ampliando o conteúdo, ilustrando as aulas com resultados de 
pesquisa. 
 
9 RELATO DA OBSERVAÇÃO 
 
A atividade de participação de em sala de aula, foi realizada no 
SEMENTINHA DO SABER LTDA/CENTRO EDUCACIONAL SABER, 
na turma Pré1, sob acompanhamento da professora. Onde o objetivo é compreender 
a interação do educador com os alunos e entender o ambiente de aprendizado. 
 Atende desde o BERÇARIO até 5º ano do fundamental, período INTEGRAL.A 
professora regente, possui uma postura acolhedora e gentil. As aulas iniciam às 
13:00, onde a docente já está na sala de aula aguardando para receber os alunos, 
conforme vão chegando, eles próprios já vão pendurando a mochila nos cabides 
com nome de cada aluno disposto na parede. Cada aluno trás de casa sua garrafa 
de água com identificação do seu nome. 
 Assim que entrar retiram da mochila a agenda escolar é colocam 
dentro da caixa que já fica separada para facilitar os recados que possam ser 
colados. 
 As crianças já vão se acomodando em suas mesas, e cadeiras no 
primeiro momento a professora disponibiliza blocos de montar para aguardar a 
entrada de todos os alunos. 
 Assim que todos chegam à mesma começa a fazer a rotina do dia, 
faz a contagem de quantos alunos vieram no dia, pedindo sempre ajuda para aluno 
da sala, contando quantas meninas e meninos estão em sala de aula. Na roda de 
conversa todos se sentam em roda no chão é um momento de conversa com cada 
aluno até mesmo cantigas de roda. 
 Sala de aula é organizada com espaços para leitura, artes e jogos 
pedagógicos, com materiais educacionais disponíveis para uso, sob orientação do 
docente. 
 Essas informações ocorreram dentro do período do dia 31/07/2023 
ao 21/09/2023. 
 
10 PLANOS DE AULA 
 
 
 
PLANO DE AULA 
 
 
 
IDENTIFICAÇÃO 
ESCOLA: Sementinha do saber 
PROFESSOR REGENTE: Daiana Da Silva Barcelos 
PROFESSOR ESTAGIÁRIO: Priscila Paula Guilherme 
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: 
 
SÉRIE: Pré 1 
TURMA: 
 
PERÍODO: VESPERTINO 
CONTEÚDO: Hábitos Alimentares 
 
 
OBJETIVOS: 
 
 
 
 
METODOLOGIA 
 
* A aula terá início com uma roda de conversa, onde os alunos serão 
questionados sobre o que é alimentação saudável e quais são os cuidados que 
eles precisam ter para ter uma boa alimentação. Em seguida, será explicado 
sobre a importância em cuidar da saúde, falando sobre os alimentos que devem 
ser consumidos e quais precisam ser evitados. 
 
 Após a conversa, acontecerá um piquenique ao ar livre com alimentos 
saudáveis previamente preparados e encaminhados pelos pais dos alunos. 
Durante o piquenique, espera  se que os alunos reconheçam os alimentos e 
percebam que comidas saudáveis são saborosas e podem ser consumidas tais 
como qualquer outro alimento. Ao voltar para a sala, os alunos irão fazer um 
desenho sobre quais alimentos saudáveis eles mais gostaram. 
 
 
RECURSOS: Alimentos trazidos de casa pelos alunos, folha A4, caneta hidrocor e lápis de cor. 
AVALIAÇÃO: A avaliação será feita através da observação da professora em relação a 
participação e atenção dos alunos na atividade. 
 
 
PLANO DE AULA 
 
 
 
IDENTIFICAÇÃO 
ESCOLA: Sementinha Do Saber 
PROFESSOR REGENTE: Daiana Da Silva Barcelos 
PROFESSOR ESTAGIÁRIO: Priscila Paula Guilherme 
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: 
 
SÉRIE: Pré 1 
TURMA: 
 
PERÍODO: VESPERTINO 
CONTEÚDO: Coordenação motoro ampla 
 
 
OBJETIVOS: 
OBJETIVO GERAL: Corpo gesto e movimento 
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 
 Desenvolver a coordenação motora, 
Ampliar o equilíbrio 
Trabalhar o muscular com os alunos 
 
 
 
METODOLOGIA 
 Espaço adequado colar fitas/elásticos/ 
A ideia e criar um ambiente com vários fios presos e cruzados. 
Objetivo e deixar a criança atravessar a cama de gato até o fim, buscar cartaz com 
seu nome e voltar novamente pela cama de gato. 
 
 
RECURSOS: Fita adesiva ou fita crepe 
Cadeiras e mesas da sala de aula. 
AVALIAÇÃO: Atividade “cama de gato”, reparamos que alguns alunos tiveram domínio do 
equilíbrio 
 
 
PLANO DE AULA 
 
 
 
IDENTIFICAÇÃO 
ESCOLA: Sementinha Do Saber 
PROFESSOR REGENTE: Daiana da Silva Barcelos 
PROFESSOR ESTAGIÁRIO: Priscila Paula Guilherme 
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: 
 
SÉRIE: Pré 1 
TURMA: 
 
PERÍODO: VESPERTINO 
CONTEÚDO: Números de 1 a 10 
 
 
OBJETIVOS: 
OBJETIVO GERAL: Espaços, tempos, quantidade relações e transformações. 
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 
*Adquirir noções de quantidade 
*Treinar o tempo de cada atividade 
 
 
 
 
METODOLOGIA 
 
* Conversar com as crianças sobre a importância dos números 
 * Iniciar uma contagem a partir do número 1 
 * Pedir paraos alunos mostrem com as mãos ao alto números de palitos de picolé 
correspondente. 
 
 
 
RECURSOS: Pregadores de roupa 
Palitos de picolé 
Folhas de atividade 
AVALIAÇÃO: Distribuir diversos números coloridos, folha de atividade. 
 
PLANO DE AULA 
 
 
 
IDENTIFICAÇÃO 
ESCOLA: Sementinha Do Saber 
PROFESSOR REGENTE: Daiana Da Silva Barcelos 
PROFESSOR 
ESTAGIÁRIO: 
Priscila Paula Guilherme 
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: 
 
SÉRIE: Pré 1 
TURMA: 
 
PERÍODO: VESPERTINO 
CONTEÚDO: Conhecer os seus sentimentos. 
 Falar sobre os sentimentos. 
 
 
OBJETIVOS: 
OBJETIVO GERAL: Estimular os alunos a conhecer os sentimentos de tristeza, 
raiva, medo e alegria por meio do filme e assim identificar como eles se 
expressão 
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: (MÍNIMO TRÊS) 
*Expressar suas ideias, emoções, sentimentos e pensamentos. 
*Criar com rosto formas diversificadas de expressar os sentimentos. 
*Demostrar qual sentimento que está vivenciando 
 
 
METODOLOGIA 
1º Os alunos irão olhar filme divertidamente 
2º Após o filme será perguntada para os alunos qual parte do filme e sentimento 
que eles mais gostam. 
3º Após o relato irão se expressar com seus rostos os sentimentos descritos no 
filme, tristeza, raiva, nojo, medo e alegria. 
4º Depois de se expressarem os alunos irão desenhar qual o sentimento que 
estão vivenciando no momento. 
5º Por fim os trabalhos dos alunos vão ser colocados em cartaz e exposto na 
sala de aula. 
 
RECURSOS: Filme Divertidamente 
Televisão 
Folha 
Lápis de cor 
Papel pardo 
Cola 
AVALIAÇÃO: Os alunos irão se expressar com seus sentimentos, após irão desenhar qual o 
sentimento que estão sentindo no momento. 
 
 
 
PLANO DE AULA 
 
 
 
IDENTIFICAÇÃO 
ESCOLA: Sementinha Do Saber 
PROFESSOR REGENTE: Daiana Da Silva Barcelos 
PROFESSOR ESTAGIÁRIO: Priscila Paula Guilherme m 
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: 
 
SÉRIE: Pré 1 
TURMA: 
 
PERÍODO: VESPERTINO 
CONTEÚDO: Corpo, gesto e movimento. 
 Traços, sons, cores e formas 
 Escuta, fala, pensamento e imaginação 
 
 
OBJETIVOS: 
OBJETIVO GERAL: Interação e brincadeiras, explorando a imaginação e 
criatividade, através de ritmos e expressões. 
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 
* Explorar formas de deslocamento nos espaços pular, saltar, dançar combinando 
movimentos. 
*Fazer uso de suas potencialidades corporais, ao se envolver em atividades de 
diferentes naturezas. 
*Expressar-se por meio de linguagem como a do desenho, da música e movimento 
corporal. 
 
 
METODOLOGIA 
 Contação de História 
 Explorando a imaginação e a criatividade 
 Observando o desenvolvimento motor e cognitivo 
 Formas de brincar apresentando de forma simples as cores e formas. 
 
 
RECURSOS: Caixa de som 
Música infantil 
AVALIAÇÃO: Movimento concentração equilíbrio 
 
 
 
 
PLANO DE AULA 
 
 
 
IDENTIFICAÇÃO 
ESCOLA: Sementinha Do Saber 
PROFESSOR REGENTE: Daiana Da Silva Barcelos 
PROFESSOR ESTAGIÁRIO: Priscila Paula Guilherme 
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: 
 
SÉRIE: Pré 1 
TURMA: 
 
PERÍODO: VESPERTINO 
CONTEÚDO: Linguagem teatral 
 
 
OBJETIVOS: 
OBJETIVO GERAL: Escuta, fala, pensamento e imaginação 
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 
*Recontar histórias ouvidas 
*saber lidar com roteiro 
* definir personagens e a criatividade através da encenação 
 
 
 
METODOLOGIA 
 
 *Contar história dos três porquinhos com auxílio de imagens de um livro 
 *Pedir para os alunos para recontar a história, (fazendo perguntas). 
 *Dividir a turma em 3 grupos e cada m deles ficara responsável por decorar a 
casinha. 
 
 
 
 
RECURSOS: Livro de história “Os três porquinhos”, 
Palitos de picolé 
Papel vermelho 
Papel pardo 
AVALIAÇÃO: Avaliar a habilidade das crianças de recontarem uma história através da linguagem 
teatral enquanto forma de expressão. 
 
10 RELATO DA APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE AULA AO PROFESSOR 
 
 
Após concluir os Planos de Aula, foram apresentados a professora 
regente, a fim de garantir o alinhamento de objetivos, reforçando a importância de 
seguir as orientações da BNCC e planos adequados para a faixa etária, da 
educação infantil. 
Estabelecendo suporte contínuo aos professores eliminado dúvidas, 
e aplicando feedback construtivo. 
O colégio, valoriza a comunicação entre os professores e a 
coordenação a fim de fortalecer a implementação de planos de qualidade. 
Valoriza-se ainda a participação de todos os professores, definindo 
práticas pedagógicas eficazes. 
Incluindo a parte lúdica a professora sempre inclui um momento de 
brincadeira e interação, adequando sempre o plano ao conteúdo a ser trabalhado no 
caso meio ambiente. 
Todos os planos foram analisados e revisados pela professora 
regente, a parte de avaliação, e feita por anotações pontuais relatando as 
aprendizagens vivenciadas por cada aluno ao longo do trimestre. 
Por fim, o resultado e o compartilhamento dos objetivos e 
alinhamento entre os professores. Promovendo um ambiente de aprendizagem 
eficaz, e incentivando o desenvolvimento dos alunos na educação infantil. 
Nesse segmento, os planos de aula foram aprovados e a regência 
aconteceram nos dias 24/08/2023, 30/08/2023, 01/09/2023, 06/09/2023,08/09/2023 
e 13/09/2023. 
 
11 RELATO DA REGÊNCIA 
 
Na Educação Infantil, surge para a criança a chance de explorar 
novos espaços, conhecer novas pessoas e interagir com diferentes faixas etárias, 
além de seu constante desenvolvimento total que começa a ser trabalhado 
intencionalmente. Assim, enquanto na infância o sujeito vive um período natural de 
pensamento egocêntrico, no qual percebe o mundo como extensão de si mesmo, ao 
iniciar na Educação Infantil, aprende a deslocar-se de si mesmo, reconhecendo e 
interagindo com o outro e com o meio ambiente. Os meios lúdicos são os principais 
utilizados durante este período, assim como permitir a criança que pesquise e seja 
parte ativa em todo o processo. Como afirma Aquino (2015): 
Nos primeiros anos de vida, a brincadeira tem um papel 
fundamental, pois proporciona a “ação na esfera imaginativa, [...] 
a criação das intenções voluntárias e a formação dos planos da 
vida real e motivações volitivas” (VYGOTSKY, 1989, p. 117). 
Através da brincadeira, a criança lida com imaginação e regra ao 
mesmo tempo, variando a forma como estas se apresentam ao 
longo do desenvolvimento da brincadeira infantil. (AQUINO, 
2015). 
 
O Escola Sementinha Do Saber,tem um espaço lúdico de 
aprendizagem, de forma a ampliar as experiências, valorizar a iniciativa e 
curiosidade, contribuindo para a construção do conhecimento, aquisição de hábitos 
e atitudes que levem à formação de cidadão autônomos, criativos, éticos, críticos e 
reflexivos, conscientes de suas responsabilidades na construção de um mundo mais 
justo, democrático, autossustentável e feliz. A aprendizagem acontece de forma 
continuada e as professoras acompanham os alunos nas duas fases da Educação 
Infantil. No Pré 1 do período da tarde, a professora auxiliar Alcileia chegava cerca de 
dez minutos antes do horário da entrada para organizar a sala e começar a receber 
os alunos. As crianças são sempre estimuladas a retirar sua garrafa de água e 
agenda escolar da mochila, deixando cada um em seu lugar específico e então irem 
se sentar nas mesas agrupadas para aguardar a chegada dos outros colegas e da 
professora. Nesse momento, geralmente ficam nas mesas agrupadas massinhas, 
peças de montar ou livros de história para que possam brincar. A sala é grande e 
bem arejada, cada aluno possui sem próprio escaninho onde guarda seu estojo, 
toalhinhas de rosto, ficha com nome, blusa para pintura e as atividades já realizadas 
 
durante o trimestre. Existem ainda diversos brinquedos e espaços diferentes para 
que as 18 crianças explore e se sinta acolhida na sala de aula, assim como uma 
grande janela de vidro onde são expostosos trabalhinhos realizados durante a 
semana. Às 13:00 horas, a professora Daiana chega e dá início a aula, convidando 
os alunos para se sentarem em roda no chão. Durante o momento da “rodinha”, as 
crianças possuem a oportunidade de contar as novidades e como estão se sentindo; 
nas segundas-feiras é perguntado ainda como foi o fim de semana e o que fizeram 
de legal. Após a fala de todas as crianças, eles cantavam uma música de acolhida, 
faziam a chamadinha e a professora contava o que seria trabalhado com eles 
durante o dia. É um momento importante para que as crianças se expressem, 
recordem suas memórias e retornem os acontecimentos, permitindo ainda que as 
professoras conheçam e observem mais da individualidade de cada aluno. Para 
Benjamin (1984): 
“O adulto, ao narrar uma experiência, alivia seu coração dos 
horrores, goza novamente uma felicidade. A criança volta para si 
o fato vivido, começa mais uma vez do início [...] toda e qualquer 
experiência mais profunda deseja insaciavelmente, até o final de 
todas as coisas, repetição e retorno, restabelecimento de uma 
situação primordial da qual nasceu o impulso primeiro” 
(BENJAMIN, 1984, 74-75). 
 
Após a roda, a professora coloca a rotina no quadro e dá início as 
atividades. As atividades são sempre diversas e lúdicas, buscando desenvolver a 
criança em sua totalidade, utilizando diversas linguagens, materiais diversificados, e 
partindo de situações concretas para proporcionar esse encontro da criança com o 
fazer criativo.A turma é muito esperta e estavam sempre dispostos e curiosos para 
as atividades apresentadas, enquanto as professoras estavam constantemente os 
motivando e os incentivando com palavras de encorajamento, além do apoio 
contínuo na realização das atividades. A hora do lanche acontece por volta das 
14:30 horas, quando as professoras começam a liberar os alunos para irem 
higienizar as mãos; como a pia para a lavagem das mãos é adaptada para altura 
das crianças e fica perto da sala de aula, uma das professoras observava da porta 
da sala enquanto os alunos iam lavar as mãos “sozinhos”, trabalhando bastante sua 
independência e autonomia. Durante o lanche, eles ainda se sentam agrupados e 
interagem bastante uns com os outros. Por vezes, após o lanche, as crianças são 
levadas para o parque, onde podem brincar nos brinquedos como escorregadores e 
 
balanços, além de aproveitarem o gramado e as árvores para brincarem de pique e 
qualquer outra brincadeira que possam gastar suas energias. Nesses momentos 
acontecem ainda bastante interação entre as crianças das diferentes turmas, 
permitindo que interajam com as outras faixas etárias. Além disso, acontecem ainda 
aulas extras de inglês,Crosskids,música e Futebol onde a professora auxiliar 
acompanha a turma. Assim, as crianças, trabalham sua parte motora, sua 
coordenação, trabalham sua autoestima e autoimagem, complementando ainda mais 
o trabalho já realizado pelas professoras. Aconteciam ainda o conta-conto, realizado 
pelas professoras auxiliares envolvendo contação de histórias, teatros e 
brincadeiras. O espaço escolar é muito bem explorado, por vezes as crianças são 
levadas ao pátio para atividades com giz branco, como amarelinha por exemplo. 
Uma atividade que me chamou bastante atenção foi a “Expedição das Letras” (fotos 
anexas), onde eu escondi as vogais na horta da escola e as crianças, junto com 
suas lupas, foram levadas para procurar onde essas letrinhas foram escondidas. Foi 
uma experiência muito gostosa, ver as crianças tão entretidas e buscando em cada 
cantinho da escola onde as vogais tinham ido parar. Nos dias de segunda-feira 
acontecia o “dia do brinquedo”, momento que as crianças ficavam sempre animadas 
para mostrar os seus brinquedos e brincar junto com os seus colegas. O horário de 
saída era e as 17:30, quando os pais chegavam e aguardavam na porta enquanto a 
professora chamava os alunos um por um para irem embora. A professora também 
saia ao 17:30, enquanto a professora Daiana ficava até por volta das 18h horas para 
esperar até a última criança ir embora. Durante as aulas, pude perceber que as 
professoras ainda utilizavam de recursos lúdicos e muita criatividade para dar 
continuidade a construção de conhecimento e desenvolvimento de seus alunos. As 
professoras possuíam total domínio da turma e demonstravam entender sempre o 
que as crianças sentiam e queriam expressar. A Educação Infantil é um espaço 
essencial para o desenvolvimento integral da criança, e no Sementinha do Saber as 
professoras realmente buscavam trabalhar em busca disso. Ao término do estágio, a 
turma contava com 18 alunos. As brincadeiras, histórias, a exploração do ambiente e 
o contato com a natureza foram sempre muito marcantes para mim e para a minha 
experiência como estagiária, além do carinho que recebi das professoras. 
 
 
12 VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO 
 
 
 
 
CONSIDERAÇÕES FINAIS 
 
A realização do Estágio Supervisionado foi de grande aprendizagem e uma 
experiência muito importante para minha formação. Por meio dele, pude presenciar 
uma nova realidade escolar e a junção da teoria aprendida na graduação e a prática 
dentro da sala de aula, além de proporcionar certo amadurecimento profissional e 
pessoal. As atividades realizadas no ambiente escolar, permitiu que eu conhecesse 
as diferentes práticas e formas de dar aula, turma e aluno. Me fez refletir sobre o fato 
de que, apesar de cada professor ser diferente e ter seus métodos e metodologias, 
tive a sorte de estagiar com profissionais que colocam o conhecimento e o 
desenvolvimento de seus alunos como prioridade e tentam fazer desses momentos 
de aprendizagem uma prática saudável e interessante para seus alunos. Pude 
presenciar, ainda, como os profissionais dos diferentes segmentos de ensino se 
transformaram e renovaram mais uma vez para atender cada aluno desde o período 
causado pelo COVID-19. Além disso, reforçou a importância da relação família x 
escola, pois desde então mais do que nunca foi preciso o apoio e a ajuda dos 
familiares para passar por esse período tão delicado sem deixar que a educação de 
suas crianças fosse prejudicada. Através do Estágio Supervisionado I, me encontrei 
por vezes repensando meu papel como futura pedagoga, qual profissional pretendo 
ser e quais caminhos seguir após finalizar a graduação. Mas, mais do que isso, me 
encantei mais uma vez pela profissão que escolhi, pela educação e pela 
oportunidade de poder fazer diferença na vida e na formação de cada aluno que um 
dia irá passar por mim. Pois, assim como afirma Freire (1996), “a alegria não chega 
apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e 
aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria”, pretendo 
um dia ser capaz de proporcionar a boniteza e a alegria da procura, da busca; o 
prazer do ensinar e aprender. 
 
 
 
REFERÊNCIAS 
 
AQUINO, Ligia. Contribuições da teoria histórico-cultural para uma educação 
infantil como lugar das crianças e das infâncias. In: Fractal: Revista de Psicologia, 
v.27, n.1. Niterói, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1984-0292/1353. 
Acesso em: 19 jun. 2020. 
 
BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: 
Summus, 1984. 
 
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática 
educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 
 
GUIMARÃES, Elisabeth da Fonseca. Epistemologia e cidadania: o ensino de 
Sociologia na Educação Básica. In: VIEIRA, José Glebson; CUNHA (Org.). 
Desafios e perspectivas do ensino e da formação de professores de Sociologia 
para o Ensino Médio. Mossoró/RN: UERN, 2014, p. 17-33. 
 
LEITE, S. A. da S.; TASSONI, E. C. M. A afetividade em sala de aula: as 
condições de ensino e a mediação do professor. In.: AZZI, R. G.; 
SADALLA, A . M. F. de A. (orgs). Psicologia e Formação docente: desafios e 
conversas. São Paulo: Casa do Psicólogo,2002. PEREIRA, Lucia Helena Pena. 
Bioexpressão: a caminho de uma educação lúdica para a formação de 
educadores. Rio de Janeiro: Mauad X: Bapera, 2005. 
 
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 3. ed. São Paulo: Cortez, 
2008.

Mais conteúdos dessa disciplina