Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

BLOCO DE ATIVIDADES
O POTE DA CALMA
Essa brincadeira é fantástica e da para fazer com crianças pequeninhas também, você só vai precisar de um pote de vidro com água e gliter dentro dele, você pode chamá-lo de POTE DA CALMA, ele é inspirado no método Montessori (que propõe a criação de um ambiente de aprendizado mais criativo, o “pote da calma” (calming jar, em inglês) é usado para acalmar crianças pequenas depois de uma situação de briga ou choro).
O objetivo é distraí-los com a tinta e o glitter se movendo dentro do recipiente e também mostrar a eles que nossos pensamentos são como o glitter em movimento dentro do pote e a medida que nos acalmamos, os pensamentos e emoções turbulentas vão assentando, o gliter também vai descendo ao fundo do pote. Você deixa que eles se concentrem no vidro, voltam a atenção para o efeito e eles criam tempo para respirar e se acalmar.
Além disso, cria um momento propício para que as crianças se expressem e tentem explicar os motivos de raiva ou tristeza. Então você pode gentilmente conversar depois que seu filho se acalmar, tentar entender porque estava sentindo determinado sentimento ou emoção.
BRINCAR COM POTES E TAMPAS DA COZINHA
Nessa fase, as crianças gostam muito de testar o espaço, encaixar e tampar. Por isso, potes e vasilhas com tampa podem ser uma ótima diversão, ainda mais se forem coloridos. Com isso, separe alguns diferentes modelos, formatos e cores de potinhos com tampa e de plástico.
Prepare um espaço que o bebê possa fazer a bagunça e deixe todas as vasilhas à disposição para que ele explore da forma que desejar. Logo, você irá perceber que a criança ficará admirada com as diferentes cores e possibilidades, além da capacidade e percepção em distinguir os diferentes modelos. Repita a brincadeira de vez em quando e aproveite para acompanhar o desenvolvimento do seu pequeno.
PESCA DE TAMPINHAS COM A PENEIRA
A pesca com tapinhas e peneira é uma ótima sugestão de atividade para desenvolver a coordenação motora, assim como, a pega e os sentidos do tato e da visão. Para fazer essa atividade serão necessários os seguintes itens:
· Um balde ou bacia com água;
· Tampinhas de garrafa de plástico coloridas (pelo menos 10 unidades); e
· Uma peneira.
Depois de separar os materiais, coloque um pano, toalha ou lençol onde a brincadeira será feita, a fim de evitar muita bagunça com a água. Lá, coloque o balde com a água e dentro despeje todas as tampinhas coloridas. Ponha o bebê sentado em posição confortável em relação ao balde, principalmente a altura e já pode começar com a brincadeira. A princípio, mostre para ele como pegar a tampinha com a peneira e logo em seguida deixe ele fazer as tentativas sozinho. Caso comece a pegar as tampinhas com as mãos, não tem problema. O importante é deixar o neném se expressar e desenvolver-se gradualmente.
Além de tampinhas de garrafa, bolinhas coloridas ou brinquedos de plástico podem ser utilizados. Basta usar a imaginação! Aproveite também para fazer essa atividade no verão ou dias quentes, permitindo que a diversão seja agradável e prolongada. E lembre-se de supervisionar, evitando que o bebê coloque as tampinhas ou brinquedos pequenos na boca. 
BRINCAR DE DEDOCHES
Caso goste de contar histórias para seu neném, os dedoches são ótimas formas de deixar a brincadeira lúdica, assim como, despertar a atenção da criança. Para fazer essa atividade podem ser utilizados dedoches comercializados ou também feitos por você mesmo.
E a partir deles é possível desenvolver diferentes temas, muitas vezes até capazes de ensinar comportamentos e lições, estimulando a empatia e aprendizado. Contudo, para a brincadeira ficar legal, reserve um tempo para se dedicar a atividade, bem como, entregar-se à brincadeira, fazendo vozes diferentes e criando enredos que permitam a criança sentir-se parte da história.
Agora, se quer aprender a fazer os dedoches em casa, separamos um vídeo que ensina como fazer de forma simples e econômica. Os materiais necessários para criar os personagens são:
· Papel sulfite;
· Lápis de cor;
· Lápis preto;
· Borracha;
· Tesoura;
· Régua; e
· Fita adesiva.
PINTURA COM TINTA
A pintura é uma atividade que agrada praticamente todas as faixas etárias e isso não é diferente com as crianças de 1 ano. Afinal, nessa fase elas ficarão encantadas tanto com as cores como a textura da tinta e possibilidades de misturas.
Diante disso, use tintas guache, mas lembre-se de escolher as atóxicas. Coloque um papel ou cartolina grande ou se preferir, várias folhas de A4 juntas a fim de formar um grande espaço em branco. Também escolha um local preparado para receber as possíveis sujeiras e caso queira coloque pincéis.
Deixe tudo disponível para a criança expressar-se e para ficar mais tranquila em relação a sujeira, coloque uma roupa fácil de limpar ou até mesmo deixe o bebê somente de fralda. Pois isso irá permitir que ele também passe a tinta no corpo e teste esse novo elemento que lhe foi apresentado.
Contudo, caso não queira comprar as tintas guache, também existe uma receita caseira para fazer com farinha de trigo, sal e corante comestível. Que, além de ser econômica, também é segura uma vez que não apresenta risco, caso o bebê coloque na boca. Confira!
INSTRUMENTOS MUSICAIS COM UTENSÍLIOS DE COZINHA
Descobrir novos sons também é uma forte característica para a fase do 1 ano. Diante disso, aproveite utensílios de cozinha como panelas, vasilhas de plástico, bacias, entre outras possibilidades seguras de diferentes tamanhos e formatos. Da mesma forma, também ofereça uma colher de pau ou outro instrumento que sirva para emitir sons e estimule seu bebê a criar sons com esses instrumentos. Isso irá desenvolver os sentidos, além da coordenação motora. Contudo, tenha paciência quanto ao barulho e se possível faça isso ao ar livre, permitindo que o bebê se expressa mais à vontade.
CAIXA COM GRÃOS E POTINHOS
Outra atividade que faz sucesso com os bebês de 1 ano de idade é a caixa com grãos e potinhos de plástico. Para isso, será necessário algum tipo de grão da sua cozinha como feijão, lentilha, milho ou ervilha. Contudo, para evitar o desperdício busque usar aqueles próximos à validade ou que até não estejam mais adequados ao consumo.Coloque os grãos em um pote grande de plástico e junto dele também deixe à disposição da criança potes menores em diferentes cores e formatos, bem como, colheres ou pazinhas para usar ao mexer nos grãos.
Nessa atividade, o objetivo é que o bebê use a coordenação motora ao fazer o transbordo entre as diferentes vasilhas, assim como, estimular sentidos como o tato e audição. Contudo, uma importante advertência nessa atividade é em relação a supervisão dos pais, a fim de evitar que o bebê não coloque grãos na boca, nariz, ouvido, entre outros locais. Assim, ao oferecer essa brincadeira acompanhe de perto e suspenda a brincadeira caso haja algum problema.
BOLAS DE SABÃO
As bolinhas de sabão fazem sucesso em praticamente toda a fase infantil. E além disso, essa brincadeira é barata, simples de fazer e versátil, visto que pode ser feita tanto dentro como fora de casa.
Assim, separe uma vasilha para fazer a mistura de água e sabão. Ou se preferir veja o vídeo a seguir e aprenda como fazer as bolinhas, além do molde de soprar com uma garrafa PET cortada.
Essa atividade é ótima para divertir e estimular o bebê a movimentar-se, tanto aqueles que já andam como os que estão aprendendo a dar os primeiros passinhos.
Bolinhas de sabão de molde garrafa PET – Vídeo – Tutorial:
Vídeo Youtube – Canal Aula Criativa
BRINCADEIRA COM ALGODÃO E BACIA
Com essa atividade a criança vai vivenciar uma experiência com as sensações de seco e de molhado, ampliar suas percepções táteis e visuais e ampliar seu vocabulário.  
Separe duas bacias, uma vazia e a outra com água. Convide o pequeno para observá-las e deixe que as explore. Coloque a bacia vazia de cabeça para baixo, mostre e repita “vazio”. Mexa na água da bacia, coloque as mãos da criança dentro e repita “cheio”. Apresentepedaços de algodão secos, passe pelo corpo da criança, deixe ela sentir a sensação do algodão em contato com a pele, ao tocar e ser tocada, e fale “seco”. Depois, molhe o algodão e repita a experimentação, dizendo “molhado”.
Em seguida, proponha que ela transfira a água da bacia cheia, para a bacia vazia usando o algodão, assim ela fortalecerá os pequenos músculos da mão ao espremer o algodão para retirar a água.  Estimule a criança a nomear os materiais que estão sendo utilizados: água, algodão, bacia.  Mesmo que a criança ainda não fale, não repita o que você diz, ela vai olhar o movimento da boca durante a articulação da palavra e fará a associação com os materiais.
                                                                                      
Sorriso Geométrico
Atividades, De 1 ano e 6 meses a 3 anos
 
Para esta atividade é fundamental que as crianças já tenham vivenciado algumas propostas que envolvam formas geométricas, considerando as principais características dos sólidos geométricos e das figuras planas, como por exemplo: contextos de brincadeiras com blocos de construção com diferentes formas e volumes. Em uma folha, desenhe com a criança olhos, bocas e dentes. Cole uma forma geométrica diferente em cada rosto para representar o nariz. Recorte uma porção de formas geométricas coloridas e oriente a criança a identificá-las, comparar e classificar as formas e em seguida colá-las no rosto adequado.
Nesta atividade trabalhamos a capacidade de agrupamento, além de reforçar os conhecimentos sobre as formas e cores.
ARRASTANDO A CAIXA
Atividades, De 04 meses a 1 ano e 6 meses
Apesar de simples, essa atividade irá proporcionar momentos divertidos de muitas gargalhadas e interação da criança com o adulto que está participando. A brincadeira consiste em colocar a criança, sentada, dentro de uma caixa e arrasta-la pelo chão para que ela contraia os músculos tentando equilibrar-se e perceba a mudança de velocidades. Assim a criança irá perceber as possibilidades de movimento e limites do seu corpo, vivenciar diferentes ritmos, velocidades e fluxos.
QUE BARULHO É ESSE?
Atividades, De 04 meses a 1 ano e 6 meses
A acuidade auditiva, isto é, a capacidade de identificar separadamente cada som, é uma das habilidades que buscamos trabalhar nas aulas de musicalização infantil. Assim, aproveitamos alguns momentos para voltar a atenção e a audição da criança para sons específicos.
Disponibilize potes com diferentes objetos dentro, a criança escolherá um pote sonoro e, em seguida, experimentará os demais, sacudindo-os. Use potes transparentes e de diferentes tamanhos e formas. O interessante é escolher objetos que produzam sons contrastantes, como, por exemplo, pedacinhos de borracha e chaves. Alguns exemplos de materiais que você pode usar: colheres de café, tampas de garrafas, pedacinhos de madeira, bolinhas de plástico, grãos diversos, (feijão, arroz, milho, etc.), gelo, as crianças amam o barulhinho da água! É importante deixar um pote vazio, para que elas também tenham a referência do silêncio. Lacre os potes com fita adesiva. Lembre-se que por conter pequenas partes dentro dos potes, esta deve ser uma brincadeira feita sob a supervisão de um adulto!
Desgrude O Palito
Atividades, De 04 meses a 1 ano e 6 meses
Já fizemos algumas atividades parecidas, mas o desenvolvimento da coordenação motora fina e o exercício da musculatura das mãos é muito importante nessa fase.
Dessa vez o objetivo é despregar os palitos. Em uma superfície plana, prenda com fita adesiva alguns palitos de picolé dispostos de maneira aleatória. O objetivo é que o bebê ao retirar os palitos solucione essa situação-problema.
Você ficará surpreso com quão persistentes os bebês podem ser para alcançar seu objetivo.
ENCAIXE O CANUDO
Atividades, De 04 meses a 1 ano e 6 meses
Para essa atividade, você irá utilizar uma garrafa pet de qualquer tamanho e canudos ou macarrão comprido. Entregue para o bebê a garrafa sem tampa e o incentive a encaixar os canudos na abertura da tampa. Faça o movimento junto com o bebê algumas vezes para que ele possa assimilar o que está sendo proposto, em seguida deixe que ele faça sozinho os movimentos.
Essa atividade estimula a concentração e a coordenação visomotora (coordenação de movimentos dos olhos coordenados com o movimento das mãos).
OS SENTIDOS
Atividades, De 04 meses a 1 ano e 6 meses
Quanto mais variadas as experiências vivenciadas pelos bebês, maiores serão as possibilidades de aprendizado. As brincadeiras são ferramentas importantes desde os primeiros dias de vida para trabalhar a percepção individual, das pessoas e do mundo. Assim podemos trabalhar com diferentes sensações.
Separe algumas vasilhas com diferentes conteúdos para que a criança experimente e observe as diferentes cores, texturas, sabor, odor e até a sonoridade (para essa parte você precisará de potinhos com tampa, assim pode chacoalhar cada ingredientes e verificar como os sons emitidos são diferentes). Podemos utilizar cenoura, alecrim, canela e quaisquer outros temperos/alimentos. Deixe a criança explorar o conteúdo de cada potinho ao longo do tempo e nomeie cada elemento.
VIOLÃO DIVERTIDO
Atividades, De 04 meses a 1 ano e 6 meses
Com essa atividade estimula-se a audição, a coordenação motora e a criatividade.
Separe uma caixa de sapatos e liguinhas de dinheiro. Com a caixa de sapatos sem a tampa, coloque as ligas ao redor da caixa, de maneira que simule as cordas de um violão. A diversão será apresentar para a criança para que ela descubra o som que se produz ao tocar nas cordas. Brinque também tentando acompanhar o ritmo de músicas que o bebê gosta.
SEGURA E SOLTA!
Atividades, De 04 meses a 1 ano e 6 meses
Coloque os objetos que façam som, brinquedos, bolas, chaves higienizadas dentro de uma cesta, pegue um objeto de cada vez, mostre a criança e diga o nome do objeto, levante o objeto na altura acima da cabeça da criança e solte o objeto, que caíra no chão. Veja como a criança reage ao som que o objeto emite ao cair. Após a demonstração convide a criança para explorar o objeto.
Essa atividade ajudará a criança, mesmo que pequena, a observar e identificar as relações espaciais em cima e embaixo; aperfeiçoar os gestos relacionados com a preensão ou lançamento; utilizar a linguagem oral para conversar nas diversas situações de interação presente e compartilhar objetos.
COLAR E DESCOLAR POST-IT
Atividades, De 04 meses a 1 ano e 6 meses
Essa e uma brincadeira sensorial. Encha de post-it colorido a mesa, o chão, ou uma caixa e instigue a criança a colar e descolar os post-its. Ela irá divertir bastante. Se não tiver post-its, cole alguns papeis coloridos com fita crepe. Nesta brincadeira, pode-se desenvolver o movimento de pinça ao usar o indicador e polegar para pegar os objetos.
GARRAFAS SENSORIAIS
Atividades, De 04 meses a 1 ano e 6 meses
Vocês vão precisar de algumas garrafas plásticas transparentes e de materiais de diferentes naturezas que despertem a curiosidade e o desejo de observação do bebê. Preencha as garrafas com esses materiais para obter diversos resultados e efeitos interessantes.
Você pode pensar em garrafas que estimulem a visão (com materiais coloridos) e a audição (com materiais que emitam sons).
O legal dessa atividade é que você pode guardar as garrafas sensoriais e repetir essa atividade diversas vezes.
Materiais que você pode colocar nas garrafas sensoriais:
Grãos de feijão ou de milho, bolinhas de lã, água com glitter, lantejoulas coloridas, botões coloridos, pedaços de papel laminado, retalhos de tecido, miçangas diversas, água com corante de alimentos, guizos de metal, pedacinhos coloridos de EVA, canudos cortados, bolinhas de isopor, estrelinhas coloridas. – Na verdade, há uma infinidade de materiais possíveis para serem colocados nas garrafas sensoriais, seja criativo e faça as experiências.
ESCONDE-ESCONDE DO PINTINHO
Atividades, De 04 meses a 1 ano e 6 meses
Já postamos aqui algumas sugestões de brincadeiras de esconde-esconde devido à importância que elas têm no desenvolvimentoda noção de permanência. Além disso, trabalha habilidades motoras, habilidades espaciais ao analisar o ambiente em busca da pessoa escondida, habilidades em relação a percepção e rapidez de escolhas.
 Para essa atividade, é necessário um lugar espaçoso, com esconderijos ou obstáculos para que possam se esconder.  Vá até o local escolhido com a criança. Um adulto fica com a criança enquanto o outro se esconde por perto. Aquele que estiver escondido diz em voz alta: “Piu! Piu! Piu!”. O adulto que ficou acompanhando a criança chama atenção dela e avisa que escutou um “pintinho” piando. O “pintinho” volta a piar.
Então, incentive a criança a procurar o “pintinho”.  Quando a criança descobrir o pintinho no esconderijo, demonstre alegria por tê-lo encontrado. A criança em algum momento poderá se esconder também e ser o “pintinho”.
Nessa brincadeira, além das habilidades que já foram descritas a criança terá que manter a escuta atenta e treinar a audição, que irá ajudá-la na localização.
DESCOBRINDO AS PARTES DO CORPO
Atividades, De 04 meses a 1 ano e 6 meses
Uma grande descoberta para os bebês é o entendimento de que partes compõe o seu corpo, com esta atividade ajudamos nessa assimilação, além de ensinar vocabulário e estimular a oralidade.
O ideal é fazer essa atividade com o bebê só de fraldinha, para que ele possa compreender bem cada parte do corpo conforme você for falando e tocando.
Vocês podem utilizar a própria brincadeira de Cadê!-Achou! e perguntar para o bebê, “Cadê a mãozinha? Achei uma mãozinha!” “Cadê a outra mãozinha?” e por aí vai. Passe pelos pés, pernas, bracinhos, barriga e até a pontinha do nariz. O importante é nomear cada parte do corpo enquanto massageia/toca nela, assim o bebê começa a fazer a associação.
 
CAIXA SURPRESA
Atividades, De 04 meses a 1 ano e 6 meses
Com uma caixa de papelão grande e bolinhas feitas de papel colorido, jornal ou revista vocês podem preparar uma brincadeira divertida e instigante.
Funciona assim: pegue o papel colorido ou as folhas de revistas e peça à criança que te ajude a fazer bolinhas suficiente para encher a caixa de papelão. Depois de cheia, introduza um objeto pequeno dentro da caixa, entre os papéis, sem que a criança perceba.   Podem ser brinquedos ou utensílios domésticos.  Em seguida conte uma história que estimule acriança a ir procurar o objeto dentro da caixa. Quando a criança encontrar o objeto, demostre surpresa, assim ela ficará alegre em continuar a atividade.
Essa atividade desenvolve a coordenação motora, aguça a curiosidade e desenvolve as percepções táteis e visuais.
 
SUMIU! ACHOU!
Atividades, De 04 meses a 1 ano e 6 meses
Brincar de esconder e achar, além de divertido, é lúdico e estimula o desenvolvimento cognitivo. Por isso, separamos uma outra atividade com esse objetivo.
Experimente colocar o bebê sentado diante de um conjunto de potes de plástico. Ele vai passar um tempo bom pegando os potes e manuseando um por um. Isso por si só já é uma atividade de exploração para os pequenos. Em seguida coloque um brinquedo escondido embaixo de um dos potes e faça a brincadeira: Cadê? Sumiu! Achou! Logo o bebê vai perceber que pode imitar os seus gestos e, do jeito dele, vai procurar o brinquedo escondido no pote.
MACARRÃO NA GARRAFA
Atividades, De 04 meses a 1 ano e 6 meses
Para esta atividade vocês irão precisar de uma garrafa pet transparente, limpa e sem rótulo. Separe um quantidade pequena de macarrão cru e mostre para a criança como colocar na garrafa. Será necessário fazer esta ação algumas vezes para que a criança compreenda o que deve fazer e seja capaz de imitar.
 Esse exercício estimula a coordenação motora fina, a atenção e a concentração.
PREGA E DESPREGA 2
Atividades, De 04 meses a 1 ano e 6 meses
A repetição nessa fase é primordial para o desenvolvimento das habilidades trabalhadas, por isso é hora do gruda-gruda novamente! Prepare o ambiente: prenda com fita crepe os objetos ou brinquedos no chão. Se a criança já estiver ficando em pé com apoio, grude os brinquedos na parede, assim o desafio fica mais interessante.
Com esse exercício a criança poderá desenvolver a coordenação motora fina, a noção espacial e movimentos de alongamento corporal.
 
DESAFIO DAS CADEIRAS
Atividades, De 04 meses a 1 ano e 6 meses
Além de desenvolver a coordenação motora ampla, essa atividade tem por objetivo instigar a capacidade de solucionar situações problema e aprimorar o movimento de engatinhar.
Posicione as cadeiras de maneira que forme um túnel, cubra com um lençol e estimule o bebê a passar sob o túnel. Para tornar o desafio mais atrativo para os pequenos vocês podem colocar um objeto interessante no final ou chamar a criança com muito entusiasmo e comemorando a sua chegada com muito amor.
 
ATIVIDADE COM FOTO
Atividades, De 04 meses a 1 ano e 6 meses
Os bebês estão começando a formar vínculos com as pessoas e nada melhor do que ajudá-los a reconhecer e memorizar o rosto das pessoas queridas.
Separe fotos do bebê, da família (mãe, pai, irmão, avós, tios e primos) e de amigos mais próximos. Fale sobre as pessoas, repita o nome, diga qual o relacionamento de vocês, mande beijo e faça carinho. Essas demonstrações de afeto ajudam o bebê a formar laços afetivos com as pessoas.
Com esta atividade o bebê também começará a reconhecer diferentes formatos, padrões e cores.
CAMA DE GATO
Atividades, De 04 meses a 1 ano e 6 meses
Crianças são curiosas por natureza! Uma atividade muito interessante de fazer com os pequenos e que estimula o desenvolvimento da coordenação motora, raciocínio lógico e concentração é a cama de gato. 
Pegue um cesto e coloque alguns brinquedo do pequeno, em seguida amarre um fio de malha ou barbante na parte superior do cesto criando uma teia. A brincadeira é deixar que a criança recupere seus brinquedos por entre a trama criada. Comemore junto com o pequeno quando ele conseguir retirar algum objeto “Muito bem! Você pegou o patinho!!”. Lembre-se de conversar com o seu pequeno durante a atividade desta forma trabalhamos também a linguagem.
RASGAR E AMASSAR
Atividades, De 04 meses a 1 ano e 6 meses
O bebê começa a explorar e conhecer o mundo a partir dos sentidos.  A mão é uma das principais ferramentas de descoberta. Rasgar e amassar papeis, apesar de parecer  uma brincadeira simples,  trabalha a coordenação motora fina, o raciocínio, o movimento de pinça e a preensão manual dos objetos.
Separe alguns papeis coloridos, ou folha de revista e deixe a criança rasgar, picotar, amassar. Depois vocês podem brincar jogar para o alto e fazer uma chuvinha colorida. Os pequenos adoram a bagunça!!
 
COLANDO BOLINHAS
ATIVIDADES, DE 04 MESES A 1 ANO E 6 MESES
Estique um fita adesiva com a cola para fora e convide o bebê a colar bolinhas, ou outros objetos leves, na fita. Essa atividade além de aguçar a curiosidade dos pequenos, estimula o alongamento corporal, a coordenação motora e a noção espacial.
CANTAR E DANÇAR
De 04 meses a 1 ano e 6 meses
A musicalização representa um meio de estabelecer vínculo interpessoais e fomentar a socialização. Cante e gesticule para o seu bebê, será muito divertido ver ele imitando os movimentos. Algumas músicas legais são: Pintinho amarelinho, Parabéns para você, Janelinha, Casinha e outras que vocês conheçam.
Pintinho amarelinho
Meu pintinho amarelinho
Cabe aqui na minha mão (na minha mão)
Quando quer comer bichinhos
Com seus pezinhos ele cisca o chão
Meu pintinho amarelinho
Cabe aqui na minha mão (na minha mão)
Quando quer comer bichinhos
Com seus pezinhos ele cisca o chão
Ele bate as asas
Ele faz piu piu
Mas tem muito medo é do gavião
Ele bate as asas
Ele faz piu piu
Mas tem muito medo é do gavião
image4.jpeg
image5.jpeg
image6.jpeg
image7.jpeg
image8.jpeg
image9.jpeg
image10.jpeg
image11.jpeg
image12.png
image13.jpeg
image14.jpeg
image15.jpeg
image16.jpeg
image17.jpeg
image18.jpeg
image19.jpeg
image20.jpeg
image21.jpeg
image22.jpeg
image23.jpeg
image24.jpeg
image1.jpeg
image25.jpeg
image26.jpeg
image27.jpeg
image2.jpeg
image3.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina