Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

CONTEXTUALIZADA TÓPICOS INTEGRADORES III
Farmácia
	De acordo com as informações fornecidas o paciente de 65 anos, apresentou duas taxas elevadas de glicemia, indicando possibilidade de hiperglicemia. Baseando-se nos valores de referência para glicemia em jejum,, para ser considerado normal deve ser inferior a 100 mg/dL, valores que estejam entre 100 mg/dL e 125 mg/dL sugerem pré-diabetes e se for superior a 126 mg/dL considera-se o diagnóstico de diabetes mellitus (importante confirmar com dois exames). 
	No caso desse paciente o primeiro exame deu 142 mg/dL, deu acima do valor de referência, informando um possível caso de diabetes. O segundo deu 138 mg/dL, valor ainda elevado e que constata um caso de pré diabetes, sendo necessário investigar com exames adicionais. Como este paciente já tem um histórico familiar de hipertensão arterial sistêmica e dislipidemia, mostra que ele tem maior probabilidade de desenvolver diabetes Tipo II. 
	A hiperglicemia, nem sempre causa sintomas no início, o que pode dificultar o diagnostico precoce, por isso é tão importante avaliar o histórico familiar e fazer exames de rotina. Alguns dos sintomas que devem ser observados são: sede excessiva, excesso de urina, fome insaciável, emagrecimento repentino, pele seca, visão embaçada, tontura, dor de abeca constante entre outros... 
	Para que seja confirmado o diagnostico de diabetes o endocrinologista pode solicitar:
	Exame de hemoglobina glicada (HbA1c), não precisa que o paciente esteja em jejum para realiza-lo , serve para diagnosticar o pré diabetes e fazer o seu controle. Esse exame mede o nível médio de glicose do paciente pelo período de 2 ou 3 meses, é um teste de rastreamento da doença. ¨Hemoglobina glicada é um conjunto de substâncias formadas entre a hemoglobina A (HbA) e alguns açúcares. HbA1c é encontrada em adultos não diabéticos na proporção de 1% a 4%, os valores normais de referência vão de 4% a 6%. HbA1c > 7% está associada a risco maior de complicações.¨ ( S.T. Alves, A.C. Cruz, S.C. Sales, T.S. Furuko, J.S.R. Oliveira. Hospital Santa Marcelina, São Paulo, SP, Brasil)
	Teste de tolerância á glicose oral (TTGO): serve para avaliar como o corpo metaboliza a glicose após ingerir uma alta dose de 75g de glicose diluída em água, deve fazer jejum de 8 horas, a coleta de sangue em intervalos determinados. Resultados entre 140 mg/dL e 199 mg/dL após 2 horas indicam pré-diabetes.
	As recomendações para esse paciente pré-diabético seria uma mudança na alimentação. Ter uma alimentação rica em fibras, vegetais, proteínas sem gordura e principalmente alimentos com o mínimo de açúcar, praticar atividade física regularmente e controle de peso. Fazer monitoramento com endocrinologista. 
REFERÊNCIAS
https://delboniauriemo.com.br/saude/glicose
https://blog.sabin.com.br/saude/como-funciona-o-exame-de-hemoglobina-glicada/#:~:text=objetivo%20do%20exame%3F-,O%20exame%20de%20hemoglobina%20glicada%20costuma%20ser%20um%20dos%20exames,para%20diagnosticar%20o%20pr%C3%A9%2Ddiabetes.
https://editoradialetica.com/blog/citacao-direta-e-indireta-abnt/

Mais conteúdos dessa disciplina