Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Conteúdo, Metodologia do Ensino e Avaliação da Aprendizagem de Artes I 
Prof. Everton Ribeiro
Polo Rio Negro Pr
Alunas: Gisele Wolf GRR 20236465 e Thalia Monteiro GRR20236317
Atividade 3 
Análise fílmica do filme ‘O sorriso de Monalisa”
O filme trata do retrato da educação para mulheres na década de 50, uma educação que incentivava o trabalho doméstico e a dedicação para sua família. Quando a professora Katharine Watson chega no colégio com suas ideias revolucionárias para a época, é rejeitada inicialmente pelas alunas e também pela coordenação do colégio, que não aceita que suas alunas fujam dos padrões. Aos poucos, suas ideias são aceitas e a professora consegue mostrar para suas alunas que poderiam pensar de forma diferente e decidir o que querem, sem que isso seja imposto pela sociedade. 
1- O que aconteceu que impressionou a professora?
O que impressionou a professora é que mesmo nunca tendo aulas de história da arte, as alunas sabiam de todas as informações que seriam passadas na aula e falaram por ela, Katharine Watson foi surpreendida com o comportamento de suas alunas, que agiam automaticamente, haviam decorado todo o conteúdo da aula como consequência de uma educação rígida da escola e demonstraram completo desinteresse e esnobaram a professora, que não esperava esta recepção.
2- Atitude após o constrangimento da primeira aula? O que propõe em sua segunda aula? Há uma nova apostila, que apostila é está?
A professora percebeu que o método usado na primeira aula, não iria funcionar com as alunas, por isso, resolveu inovar e quis fugir dos padrões e fazer com que elas enxergassem a arte de outras maneiras.
Criou uma aula dinâmica que, em um primeiro momento causou estranheza e, em seguida o debate, surgiram várias perguntas. Nesta aula, a proposta foi mostrar as alunas que a arte não está somente em telas de pintores famosos ou em esculturas, a arte pode estar em uma fotografia ou em uma pintura não compreendida, ela está nos olhos de quem vê, da forma como é enxergada. 
3- A que método a diretora estava falando?
A diretora fez uma provocação acerca da maneira que a professora conduziu suas aulas. Por ser um ambiente bastante conservador, o intuito da direção era que os padrões de ensino fossem mantidos. Para a diretora, Watson usava métodos modernos demais e antiquados para aquela escola e ambiente.
O que Watson propunha, é que suas alunas poderiam pensar de outra forma, que haviam outros horizontes para ser descobertos e que a arte não se restringia ao conteúdo da apostila, que investir em conhecimento pode ser mais importante que uma vida dedicada somente ao lar.
4- Quais foram os slides dessa aula? Quais foram as colocações?
Nos slides desta aula, Watson tenta conscientizar as alunas sobre a limitação que a sociedade conservadora colocava em cima das mulheres. Para a sociedade, as mulheres precisavam ser educadas apenas para serem boas esposas e mães, e ficavam restritas apenas as tarefas do lar e família.
A aluna Betty, ao ser questionada pela professora, por suas faltas depois que se casou, insultou a professora, dizendo que a escola tolera faltas caso a mulher seja casada, Betty ainda questiona a professora por suas escolhas na vida pessoal, por ela ter optado em não se casar, não deveria cobrar uma atitude diferente de mulheres casadas. Em resposta, a professora em sua aula, expôs fotos de revistas, onde aparecem mulheres, donas de casa e aparentemente felizes, aprisionadas em espartilhos para obter o corpo exigido pela sociedade e limitadas a afazeres domésticos, tudo para manter o padrão da sociedade, sem liberdade para ter suas próprias escolhas.
A professora pretendia abrir os olhos de suas alunas e provar que elas podiam ir muito além, e aproveitar suas capacidades não apenas para servir a família, mas também para obter realização e sucesso profissional por exemplo.
5- Passagem do filme, onde o conservadorismo é explicitado, descreva-a
No filme, o ambiente escolar é todo conservador, o uso de apostilas para impor o que será ensinado, a coordenação que acompanha o primeiro dia de aula da professora Watson, analisando o que ela está passando pra suas alunas e o colégio permitindo que alunas casadas faltem alguns dias para estarem à disposição da casa e do marido.
6- Que visão de arte as alunas tinham antes das aulas de história da arte de Katherine Watson e depois delas? Está visão mudou? Como foi sua transformação?
A educação era padronizada, como a escola tinha um ensino rígido, as alunas costumavam decorar os conteúdos, o conteúdo estava sempre pronto e como as alunas eram muito estudiosas, decorando a apostila, já teriam conhecimento sobre a matéria. A partir do momento em que a professora percebe que esses conteúdos prontos não iriam gerar curiosidade e entusiasmo pela matéria, ela modifica a proposta de ensino, trazendo novas abordagens, mostrando para as alunas, como podemos enxergar a arte de muitas formas e criar nossa própria arte. Esse método gerou nas alunas, desejos de mudança, de querer mais, de buscar o melhor e não apenas aquilo que a sociedade esperava delas na época. Mostrou que elas tinham muito mais capacidade do que achavam que tinham e que suas escolhas poderiam refletir em toda sua vida.

Mais conteúdos dessa disciplina