Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

DICIPLINA PRÁTICA II
PROFESSORA DAIANA MAGALHÃES DE MOURA
DICENTE CRISTINA COSMO DE FREITAS BORGES
 Caso prático 5 
Distribuidora de medicamento Mundo Novo LTDA foi dissolvida em razão do falecimento do sócio Pedro Gomes, ocorrido em 2019 com fundamento no artigo 1035 do código civil .
A sociedade foi constituída em 2001 para atuar na comercialização de medicamento e sempre atuou nesta atividade.
 Para manter a clientela do estabelecimento mesmo após a dissolução da sociedade Iguatemi, unica sócia de Pedro Gomes requereu o seu registro como empresária individual e com deferimento prosseguiu agora em nome próprio a empresa antes exercida pela sociedade.
 Estabelecimento onde foi instalada a sociedade, está situado na cidade de Sinop estado de Mato Grosso.
 O imóvel é alugado desde a Constituição da sociedade, sendo locadora a imobiliária 3 Lagoa Ltda. A vigência inicial do contrato foi de 3 anos, tendo sido celebrados contratos posteriores por igual prazo sucedida e ininterruptamente durante a vigência do último contrato que expirou em setembro de 2021, a sociedade limitada foi dissolvida. Diante da Continuidade da empresa posterior a dissolução da sociedade limitada por Iguatemi.
Como empresária individual está, procurou o locador ele apresentou proposta de novo aluguel que foi rejeitada sem justificativa plausível em abril de 2020 temendo o prejuízo ao estabelecimento empresarial já consolidado a perda considerável de clientela e os efeitos nefastos da transferência para outra localidade Iguatemi, procurou sua advogada para que esta propusesse a medida judicial que assegura ser sua permanência no imóvel informando que o valor atual do aluguel mensal é de 17000 Reais, e que contratou seguro de fiança locatícia, considerando que a comarca de Sinop /MT existem apenas 2 varas primeira e segunda competindo ao juiz da primeira Vara o julgamento de ações civis elabore a peça adequada
º]
AO JUÍZO DA 1ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE SINOP /MT
IGUATEMI, empresária individual, inscrita no CNPJ sob o nº ..., com registro na Junta Comercial nº ..., e endereço onde exerce suas atividades sito à (endereço completo), na cidade de Sinop/MT, endereço eletrônico ..., vem a presença de Vossa Excelência, por intermédio de seu procurador signatário com mandato em anexo, e escritório localizado na (endereço completo), endereço eletrônico ..., com fulcro no artigo 51, caput, e § 3º e no artigo 71, ambos da Lei nº 8.245/91 (Lei das Locações),propor a presente
AÇÃO RENOVATÓRIA DE CONTRATO DE LOCAÇÃO COMERCIAL
em face de IMOBILIÁRIA TRÊS LAGOAS LTDA, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº ..., com sede no endereço (endereço completo),endereço eletrônico ..., pelos fatos e fundamentos doravante expostos
I - DOS FATOS
A requerente junto com o seu ex-sócio que veio a falecer em 2019, a sociedade foi constituída em 2001 para atuar na comercialização de medicamentos e sempre atuou nesta atividade.
 Para manter a clientela do estabelecimento mesmo após a dissolução da sociedade Iguatemi única sócia de Pedro Gomes requereu a modificação do registro como empresária individual, e, com o deferimento prosseguiu agora em nome próprio e a empresa antes exercida pela sociedade o estabelecimento onde foi instalada a sociedade está situada na cidade de Sinop /MT.
 O imóvel é alugado desde a Constituição da sociedade sendo locadora a imobiliária Três lagoas Ltda, a vigência inicial do contrato foi de 3 anos tendo sido celebrado contratos posteriores por igual prazo, sucessiva e ininterruptamente. 
Durante a vigência do último contrato que expirou em setembro de 2021, a sociedade limitada foi dissolvida diante da continuidade da empresa posterior a dissolução da sociedade limitada por Iguatemi, como única pessoa natural da empresa, procurou o locador e lhe apresentou proposta de novo aluguel que foi rejeitada sem justificativa plausível.
II - DO DIREITO
Vale ressaltar que o imóvel esteve alugado desde o ano de 2100 alguma interrupção via onde a requerente estava explorando o ramo de confecção de roupas rigorosamente no exercício de tal atividade todas as obrigações contratuais e legais decorrentes da locação pagando regularmente o aluguel os tributos tudo na conformidade da documentação anexa pela qual comprova.
1- que exerce sua atividade de exploração do ramo de medicamento, todos ininterruptamente a 21 anos com alvará de licença e recolhe os tributos sobre tal atividade incidente .
2- que vem pagando todos os impostos e taxas incidentes sobre o prédio da empresa
3 -que durante toda a locação vigente vem mantendo em dia o pagamento dos aluguéis
4- atualmente o valor do aluguel mensal é de R$ 17,000 ( dezessete mil reais). 
O art. 51 da Lei do Inquilinato dispõe sobre a possibilidade de renovação da locação não residencial, concorrendo para tanto as seguintes condições estabelecidas em seus incisos, in verbis:
 “Art. 51. Nas locações de imóveis destinados ao comércio, o locatário terá direito a renovação do contrato, por igual prazo, desde que, cumulativamente:
 I - o contrato a renovar tenha sido celebrado por escrito e com prazo determinado;
 II - o prazo mínimo do contrato a renovar ou a soma dos prazos ininterruptos dos contratos escritos seja de cinco anos;
 III - o locatário esteja explorando seu comércio, no mesmo ramo, pelo prazo mínimo e ininterrupto de três anos.”
Ademais, a autora cumpre todos os requisitos para a propositura da presente ação, conforme disposto no art. 71 da Lei 8245/1991, in verbis:
 “Art. 71. Além dos demais requisitos exigidos no art. 282 do Código de Processo Civil, a petição inicial da ação renovatória deverá ser instruída com:
 I - prova do preenchimento dos requisitos dos incisos I, II e III do art. 51;
 II - prova do exato cumprimento do contrato em curso;
 III - prova da quitação dos impostos e taxas que incidiram sobre o imóvel e cujo pagamento lhe incumbia;
 IV - indicação clara e precisa das condições oferecidas para a renovação da locação;
 V – indicação do fiador quando houver no contrato a renovar e, quando não for o mesmo, com indicação do nome ou denominação completa, número de sua inscrição no Ministério da Fazenda, endereço e, tratando-se de pessoa natural, a nacionalidade, o estado civil, a profissão e o número da carteira de identidade, comprovando, desde logo, mesmo que não haja alteração do fiador, a atual idoneidade financeira; 
 VI - prova de que o fiador do contrato ou o que o substituir na renovação aceita os encargos da fiança, autorizado por seu cônjuge, se casado for;
 VII - prova, quando for o caso, de ser cessionário ou sucessor, em virtude de título oponível ao proprietário”
Portanto, somente lhe resta as vias judiciais para obter a renovação da locação, evitando, desse modo, seja prejudicado o fundo de comércio já consolidado, a perda considerável de clientela e demais situações desagradáveis com a transferência de seu estabelecimento para outra localidade, uma vez que o Requerido se nega à renovação, sem justificativa plausível.
A autora propõe, desde já, seja renovada a referida locação comercial nos exatos termos do contrato em vigor.
III - DOS PEDIDOS
Ante o exposto requer:
I- Assegurando a locatária no caso de pedido de retomada o direito a indenização de seu fundo de estabelecimento e bem feitorias que deverá ser apurado em liquidação de sentença bem como lhe seja assegurado prazo de 6 meses contados do trânsito em julgado da sentença para desocupar o imóvel
II) seja julgado totalmente procedente o presente pedido de renovação do mencionado contrato de locação, por igual prazo e nas mesmas condições trazidas no instrumento originário, visto que satisfeitas todas as exigências previstas na Lei 8245/1991;
III) seja a ré condenada ao pagamento das custas judiciais e extrajudiciais, além dos honorários sucumbenciais a serem arbitrados por Vossa Excelência.
IV) tendo em vista aplicar-se às ações renovatórias o procedimento comum ordinário, informa a autora que possui interesse na Audiência de Conciliação(art. 334, § 4º, I, CPC);
Protesta provar o alegado por todos os meios de prova em direito admitidos, em especial a prova documental.
Dá-se a causa o valor de R$ 120.000.00 ( cento e vinte mil Reais)
Termos em que,
Pede deferimento.
 Sinop_____ de ________ de ________
_________________________
Advogado OAB/MT

Mais conteúdos dessa disciplina