Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Sobre as funcionalidades dos SIG, analise as sentenças a seguir: I- Representar graficamente informações de natureza espacial, associando a estes gráficos informações alfanuméricas tradicionais, é uma funcionalidade básica dos SIG. II- Permitir que profissionais de diferentes áreas do conhecimento utilizem a ferramenta em suas análises, é uma funcionalidade básica do SIG. III- Realizar a produção automatizada de mapas em papel, tabelas e relatórios, é uma funcionalidade básica de exibição e produção cartográfica. Assinale a alternativa CORRETA:

a) ( ) As sentenças I e II estão corretas.
b) ( ) Somente a sentença II está correta.
c) (X) As sentenças I e III estão corretas.
d) ( ) Somente a sentença III está correta.

O SIG é uma ferramenta muito utilizada no Geoprocessamento, pois ele nos possibilita analisar e manipular informações gráficas e não gráficas sobre a superfície terrestre. Entre os conceitos de SIG apresentados anteriormente, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O SIG é um conjunto manual ou computacional de procedimentos utilizados para armazenar e manipular dados georreferenciados. ( ) O SIG é conjunto poderoso de ferramentas para coletar, armazenar, recuperar, transformar e visualizar dados sobre o mundo real. ( ) O SIG também é reconhecido como ciência e a arte de confeccionar mapas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) (X) V – V – F.
b) ( ) V – F – V.
c) ( ) F – V – F.
d) ( ) F – F – V.

A representação dos dados geográficos ocorre a partir de dois modelos: o modelo de campos (Geocampos) e o modelo de objetos (Geo-objetos). O modelo de campos traduz o espaço geográfico como uma superfície contínua, sobre a qual variam os fenômenos a serem observados segundo diferentes distribuições. Esse modelo atribui um valor para cada ponto na superfície em um determinado tempo. Sobre as especializações do modelo de campos, assinale a alternativa CORRETA:

a) ( ) Um Geocampo temático é obtido pela discretização da radiação recebida por um sensor (passivo ou ativo), formando uma imagem sobre uma determinada área da superfície terrestre.
b) ( ) Um Geocampo numérico associa a cada objeto um tema para o mapa.
c) (X) Um Geocampo numérico associa a cada ponto um valor real. Podemos exemplificar através de mapas gravitacionais, mapa de altimetria, entre outros.
d) ( ) A Imagem de sensoriamento remoto está associada a uma especialização do tipo temático.

Uma característica natural dos dados geográficos é a sua localização no espaço. Para que seja adicionada ao um SIG, um objeto ou fenômeno deve possuir um atributo de localização. Esse atributo é representado por coordenadas geográficas e deve estar associado a um sistema de coordenadas. Com base nas características dos sistemas de coordenadas, analise as sentenças a seguir: I- Dentro das possibilidades de representação da forma da terra de apresentadas pela Geodésia, o geoide pode ser considerado o melhor tipo de superfície para ser utilizado como elipsoide de referência dos sistemas de coordenadas geográficas. II- O Datum tem como função posicionar e ajustar o elipsoide de referência em relação à Terra real. O Datum pode ser planimétrico ou horizontal, quando a referência elipsoidal é posicionada em relação a uma certa região; e vertical ou altimétrico, onde é considerada como a referência “zero” utilizada para altitudes, geralmente definidas por marégrafos. III- No Brasil, os dados cartográficos são padronizados pelo Datum Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas (SIRGAS), em sua realização do ano de 2000 (SIRGAS2000). Assinale a alternativa CORRETA:

a) ( ) As sentenças I e II estão corretas.
b) ( ) Somente a sentença I está correta.
c) ( ) As sentenças II e III estão corretas.
d) ( ) Somente a sentença III está correta.

Sobre os arquivos no formato shapefile, assinale a alternativa correta:

a) ( ) O formato shapefile (SHP) foi desenvolvido pelo OGC (Open Geoespatial Consortium) para o armazenamento de dados gráficos e seus atributos.
b) ( ) O SHP é composto por um arquivo único, com a extensão “.shp” onde são armazenadas as informações vetoriais e os dados dos atributos de cada feição.
c) (X) O SHP é composto por um conjunto de arquivos, contendo um arquivo principal “.shp”, um arquivo de índice “.shx”, um arquivo de banco de dados “.dbf”.
d) ( ) Com um SHP podemos armazenar imagens com diversos tamanhos de pixels em um mesmo arquivo. Criando assim, camadas hierarquizadas com as informações dos arquivos.

Com base nas classificações de operações de análises espaciais comuns de serem realizadas em um SIG, analise as sentenças a seguir: I- As operações locais ou pontuais geram como saída um geocampo cujos valores são em função apenas dos valores dos geocampos de entrada em cada localização correspondente. Ex.: Cálculo de índices de vegetação em imagens de SR. II- As operações de vizinhança geram um campo de saída com base na dimensão e forma de uma vizinhança em torno de cada local. Ex.: Filtragem em processamento de imagens (PDI). III- As operações zonais são definidas sobre regiões específicas de um campo de entrada, onde são definidas restrições por zonas através da krigagem. Assinale a alternativa CORRETA:

a) (X) As sentenças I e II estão corretas.
b) ( ) Somente a sentença II está correta.
c) ( ) As sentenças I e III estão corretas.
d) ( ) Somente a sentença III está correta.

Com base nas operações entre Geo-campos e Geo-objetos, assinale a alternativa CORRETA:

a) ( ) Mapas de Distância são operações em atributos que geram um geocampo com valores das distâncias relativa a um determinado objeto de referência.
b) ( ) “Buffers” são operações comuns, muito utilizadas para representar variação espacial de um fenômeno.
c) ( ) A especialização de um geocampo gera um geo-objeto que representa uma variação espacial, a partir de dados armazenados nos atributos do geocampo.
d) (X) A atualização de atributos a partir de geocampos é utilizada para especificar alguma característica dos geo-objetos.

Sobre os potenciais de utilização em estudos ambientais, assinale a alternativa INCORRETA:

a) ( ) O mapeamento temático visa caracterizar e entender a organização do espaço. São característicos os mapas de geologia, geomorfologia, solos, clima, cobertura vegetal, entre outros geralmente solicitados em análises e estudos ambientais.
b) ( ) O diagnóstico ambiental tem como objetivo estabelecer estudos específicos sobre a condições ambientais existentes em áreas ou regiões com interesse para ocupação ou preservação.
c) ( ) A avaliação de impacto Ambiental é um processo de exame das consequências futuras de uma ação presente ou proposta.
d) (X) O ordenamento territorial tem como objetivo principal demarcar territórios políticos e administrativos com escala de 1:25.000 para todo o território nacional.

Assinale a alternativa CORRETA:

a) ( ) As sentenças I e II estão corretas.
b) ( ) Somente a sentença II está correta.
c) (X) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) ( ) Somente a sentença III está correta.

Sobre as informações e produtos que podemos extrair dos MDT, assinale a alternativa CORRETA:

a) ( ) Os MDT podem ser utilizados para a extração da reflectância superficial de uma determinada área.
b) ( ) Através de um MDT é possível realizar análises sobre a vegetação através de índices normalizados.
c) ( ) Os MDT se diferenciam dos MNT por serem de natureza vetorial.
d) (X) Através de um MDT é possível extrair valores de altitude ou cota, além de gerar curvas de nível áreas na superfície.

Através do uso do software QGIS, podemos realizar diversas análises sobre modelos do terreno. Com base nas ferramentas disponíveis pelo software, analise as sentenças a seguir: I- As curvas de nível representam as classes de elevação de uma determinada área no formato vetorial, e podem ser geradas a partir de um MDT através da ferramenta 'Contorno' do QGIS. II- Através da ferramenta 'Declive' do QGIS, podemos criar uma superfície de declividades, com valores de pixel que são geralmente representados por porcentagem ou através de ângulos. III- Para extrair a orientação de vertente no QGIS, é necessário realizar a vetorização dos pontos cardeais e analisar a disposição dos vetores em relação ao MDT através da ferramenta 'Orientação'. Assinale a alternativa CORRETA:

a) (X) As sentenças I e II estão corretas.
b) ( ) Somente a sentença II está correta.
c) ( ) As sentenças I e III estão corretas.
d) ( ) Somente a sentença III está correta.

Através do plugin de estatísticas zonais é possível analisar valores dos pixels de uma camada raster com a ajuda de uma camada vetorial poligonal de referência. Esse plugin gera colunas de saída na camada vetorial e calcula para cada polígono de referência, estatísticas sobre os pixels da imagem. De acordo com as características das estatísticas zonais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Através desse complemento, as estatísticas também podem ser geradas por seleção manual dos pixels diretamente na imagem raster. ( ) O complemento de estatísticas zonais também pode ser utilizado para extrair estatísticas de atributos de camadas vetoriais do tipo pontos e linhas. ( ) Média, mediana e desvio padrão são medidas de tendência central que podem ser extraídas pelo complemento. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) ( ) V – F – F.
b) ( ) V – F – V.
c) ( ) F – V – F.
d) (X) F – F – V.

Assinale a alternativa CORRETA: I- A utilização na modelagem espacial de fenômenos hidrológicos é uma das principais aplicações dessa temática.

a) (X) As sentenças I e II estão corretas.
b) ( ) Somente a sentença II está correta.
c) ( ) As sentenças I e III estão corretas.
d) ( ) Somente a sentença III está correta.

Sobre as análises de mercado, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O Geomarketing é uma metodologia que proporciona a elaboração de estratégias efetivas para o comércio, visando reduzir custos e elevar resultados, por meio de informações georreferenciadas.

a) ( ) V – F – F.
b) (X) V – V – V.
c) ( ) F – V – F.
d) ( ) F – F – V.

Sobre o projeto Landsat, assinale a alternativa CORRETA:

a) ( ) A série Landsat teve início na segunda metade da década de 1930, a partir de um projeto desenvolvido pela Agência Espacial Europeia (ESA).
b) (X) O Landsat 8 possui dois instrumentos sensores (OLI e TIRS), com o período de revisita de 16 dias e resolução espacial de 15 m para a banda Pancromática, 30m para as bandas Multiespectrais e 100 para as bandas da faixa do Infravermelho Termal.
c) ( ) O Satélite Landsat 5 possui altitude de órbita de 705 km, teve seu lançamento em 1984 e está atualmente ativo (2021).
d) ( ) As imagens Landsat são comercializadas a baixo custo, sendo adquiridas sob demanda no portal da USGS.

De acordo com essa afirmação, analise as sentenças a seguir: I- A reprojeção de dados geoespaciais pode ocorrer através da mudança de Datum ou por mudança de sistemas métricos para sistemas angulares. II- Os sistemas SIG, como o QGIS, por exemplo, não permitem adicionar camadas com diferentes SRC. III- Os sistemas SIG, como o QGIS, por exemplo, possuem um sistema de transformação de coordenadas, possibilitando visualizar, em um mesmo projeto, camadas de diferentes SRC. Assinale a alternativa CORRETA:

a) ( ) As sentenças I e II estão corretas.
b) ( ) Somente a sentença II está correta.
c) (X) As sentenças I e III estão corretas.
d) ( ) Somente a sentença III está correta.

A composição de bandas é um processo que cria um arquivo com diversas camadas de bandas. A partir desse arquivo é possível realizar composições coloridas para realçar determinados alvos. De acordo com as combinações de bandas do satélite Landsat 8 utilizado na atividade da unidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A composição de bandas RGB 432 corresponde à combinação necessária para obter uma imagem de cor verdadeira. ( ) A composição de bandas RGB 532 corresponde à combinação necessária para obter uma imagem de falsa cor, que realça as características da vegetação. ( ) A composição de bandas RGB 321 corresponde à combinação necessária para obter uma imagem de cor verdadeira. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) (X) V – V – F.
b) ( ) V – F – V.
c) ( ) F – V – F.
d) ( ) F – F – V.

Sobre os modelos de elevação disponíveis atualmente, assinale a alternativa CORRETA:

a) ( ) A missão SRTM teve como objetivo a produção de um Modelo Digital de Elevação a partir de dados do espectro Visível e IR, para áreas continentais de todo o planeta.
b) (X) O projeto Topodata tem como objetivo criar uma base de dados nacional com dados morfométricos e de elevação.
c) ( ) Os modelos de elevação derivados de Drones não possuem resolução adequada para estimar bacias hidrográficas.
d) ( ) A plataforma de Sensoriamento Remoto ASTER produz modelos de elevação de alta resolução para o planeta, através de sensores ativos de micro-ondas.

Sobre esses métodos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O algoritmo do método D8, determina a direção do fluxo a partir do centro do pixel até o centro de um dos 8 pixels vizinhos de altitude inferior.

( ) O algoritmo do método Rho8 é uma versão otimizada do algoritmo D8 acrescido de um grau de aleatoriedade para a obtenção da direção de fluxo.
( ) O KRA é um algoritmo de fluxo conduzido unidimensional onde o fluxo se comporta como uma bola rolando em direção aos declives mais íngremes no MDE, considerando os quatro cantos do pixel, não restringindo sua posição ao centro da célula.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) ( ) V – F – F.
b) ( ) V – F – V.
c) ( ) F – V – F.
d) (X) V – V – V.

A delimitação de bacias hidrográficas em SIG demanda algumas etapas para a sua realização. Disserte sobre essas etapas em ambiente SIG, de forma curta, na ordem de execução.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

Sobre as funcionalidades dos SIG, analise as sentenças a seguir: I- Representar graficamente informações de natureza espacial, associando a estes gráficos informações alfanuméricas tradicionais, é uma funcionalidade básica dos SIG. II- Permitir que profissionais de diferentes áreas do conhecimento utilizem a ferramenta em suas análises, é uma funcionalidade básica do SIG. III- Realizar a produção automatizada de mapas em papel, tabelas e relatórios, é uma funcionalidade básica de exibição e produção cartográfica. Assinale a alternativa CORRETA:

a) ( ) As sentenças I e II estão corretas.
b) ( ) Somente a sentença II está correta.
c) (X) As sentenças I e III estão corretas.
d) ( ) Somente a sentença III está correta.

O SIG é uma ferramenta muito utilizada no Geoprocessamento, pois ele nos possibilita analisar e manipular informações gráficas e não gráficas sobre a superfície terrestre. Entre os conceitos de SIG apresentados anteriormente, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O SIG é um conjunto manual ou computacional de procedimentos utilizados para armazenar e manipular dados georreferenciados. ( ) O SIG é conjunto poderoso de ferramentas para coletar, armazenar, recuperar, transformar e visualizar dados sobre o mundo real. ( ) O SIG também é reconhecido como ciência e a arte de confeccionar mapas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) (X) V – V – F.
b) ( ) V – F – V.
c) ( ) F – V – F.
d) ( ) F – F – V.

A representação dos dados geográficos ocorre a partir de dois modelos: o modelo de campos (Geocampos) e o modelo de objetos (Geo-objetos). O modelo de campos traduz o espaço geográfico como uma superfície contínua, sobre a qual variam os fenômenos a serem observados segundo diferentes distribuições. Esse modelo atribui um valor para cada ponto na superfície em um determinado tempo. Sobre as especializações do modelo de campos, assinale a alternativa CORRETA:

a) ( ) Um Geocampo temático é obtido pela discretização da radiação recebida por um sensor (passivo ou ativo), formando uma imagem sobre uma determinada área da superfície terrestre.
b) ( ) Um Geocampo numérico associa a cada objeto um tema para o mapa.
c) (X) Um Geocampo numérico associa a cada ponto um valor real. Podemos exemplificar através de mapas gravitacionais, mapa de altimetria, entre outros.
d) ( ) A Imagem de sensoriamento remoto está associada a uma especialização do tipo temático.

Uma característica natural dos dados geográficos é a sua localização no espaço. Para que seja adicionada ao um SIG, um objeto ou fenômeno deve possuir um atributo de localização. Esse atributo é representado por coordenadas geográficas e deve estar associado a um sistema de coordenadas. Com base nas características dos sistemas de coordenadas, analise as sentenças a seguir: I- Dentro das possibilidades de representação da forma da terra de apresentadas pela Geodésia, o geoide pode ser considerado o melhor tipo de superfície para ser utilizado como elipsoide de referência dos sistemas de coordenadas geográficas. II- O Datum tem como função posicionar e ajustar o elipsoide de referência em relação à Terra real. O Datum pode ser planimétrico ou horizontal, quando a referência elipsoidal é posicionada em relação a uma certa região; e vertical ou altimétrico, onde é considerada como a referência “zero” utilizada para altitudes, geralmente definidas por marégrafos. III- No Brasil, os dados cartográficos são padronizados pelo Datum Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas (SIRGAS), em sua realização do ano de 2000 (SIRGAS2000). Assinale a alternativa CORRETA:

a) ( ) As sentenças I e II estão corretas.
b) ( ) Somente a sentença I está correta.
c) ( ) As sentenças II e III estão corretas.
d) ( ) Somente a sentença III está correta.

Sobre os arquivos no formato shapefile, assinale a alternativa correta:

a) ( ) O formato shapefile (SHP) foi desenvolvido pelo OGC (Open Geoespatial Consortium) para o armazenamento de dados gráficos e seus atributos.
b) ( ) O SHP é composto por um arquivo único, com a extensão “.shp” onde são armazenadas as informações vetoriais e os dados dos atributos de cada feição.
c) (X) O SHP é composto por um conjunto de arquivos, contendo um arquivo principal “.shp”, um arquivo de índice “.shx”, um arquivo de banco de dados “.dbf”.
d) ( ) Com um SHP podemos armazenar imagens com diversos tamanhos de pixels em um mesmo arquivo. Criando assim, camadas hierarquizadas com as informações dos arquivos.

Com base nas classificações de operações de análises espaciais comuns de serem realizadas em um SIG, analise as sentenças a seguir: I- As operações locais ou pontuais geram como saída um geocampo cujos valores são em função apenas dos valores dos geocampos de entrada em cada localização correspondente. Ex.: Cálculo de índices de vegetação em imagens de SR. II- As operações de vizinhança geram um campo de saída com base na dimensão e forma de uma vizinhança em torno de cada local. Ex.: Filtragem em processamento de imagens (PDI). III- As operações zonais são definidas sobre regiões específicas de um campo de entrada, onde são definidas restrições por zonas através da krigagem. Assinale a alternativa CORRETA:

a) (X) As sentenças I e II estão corretas.
b) ( ) Somente a sentença II está correta.
c) ( ) As sentenças I e III estão corretas.
d) ( ) Somente a sentença III está correta.

Com base nas operações entre Geo-campos e Geo-objetos, assinale a alternativa CORRETA:

a) ( ) Mapas de Distância são operações em atributos que geram um geocampo com valores das distâncias relativa a um determinado objeto de referência.
b) ( ) “Buffers” são operações comuns, muito utilizadas para representar variação espacial de um fenômeno.
c) ( ) A especialização de um geocampo gera um geo-objeto que representa uma variação espacial, a partir de dados armazenados nos atributos do geocampo.
d) (X) A atualização de atributos a partir de geocampos é utilizada para especificar alguma característica dos geo-objetos.

Sobre os potenciais de utilização em estudos ambientais, assinale a alternativa INCORRETA:

a) ( ) O mapeamento temático visa caracterizar e entender a organização do espaço. São característicos os mapas de geologia, geomorfologia, solos, clima, cobertura vegetal, entre outros geralmente solicitados em análises e estudos ambientais.
b) ( ) O diagnóstico ambiental tem como objetivo estabelecer estudos específicos sobre a condições ambientais existentes em áreas ou regiões com interesse para ocupação ou preservação.
c) ( ) A avaliação de impacto Ambiental é um processo de exame das consequências futuras de uma ação presente ou proposta.
d) (X) O ordenamento territorial tem como objetivo principal demarcar territórios políticos e administrativos com escala de 1:25.000 para todo o território nacional.

Assinale a alternativa CORRETA:

a) ( ) As sentenças I e II estão corretas.
b) ( ) Somente a sentença II está correta.
c) (X) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) ( ) Somente a sentença III está correta.

Sobre as informações e produtos que podemos extrair dos MDT, assinale a alternativa CORRETA:

a) ( ) Os MDT podem ser utilizados para a extração da reflectância superficial de uma determinada área.
b) ( ) Através de um MDT é possível realizar análises sobre a vegetação através de índices normalizados.
c) ( ) Os MDT se diferenciam dos MNT por serem de natureza vetorial.
d) (X) Através de um MDT é possível extrair valores de altitude ou cota, além de gerar curvas de nível áreas na superfície.

Através do uso do software QGIS, podemos realizar diversas análises sobre modelos do terreno. Com base nas ferramentas disponíveis pelo software, analise as sentenças a seguir: I- As curvas de nível representam as classes de elevação de uma determinada área no formato vetorial, e podem ser geradas a partir de um MDT através da ferramenta 'Contorno' do QGIS. II- Através da ferramenta 'Declive' do QGIS, podemos criar uma superfície de declividades, com valores de pixel que são geralmente representados por porcentagem ou através de ângulos. III- Para extrair a orientação de vertente no QGIS, é necessário realizar a vetorização dos pontos cardeais e analisar a disposição dos vetores em relação ao MDT através da ferramenta 'Orientação'. Assinale a alternativa CORRETA:

a) (X) As sentenças I e II estão corretas.
b) ( ) Somente a sentença II está correta.
c) ( ) As sentenças I e III estão corretas.
d) ( ) Somente a sentença III está correta.

Através do plugin de estatísticas zonais é possível analisar valores dos pixels de uma camada raster com a ajuda de uma camada vetorial poligonal de referência. Esse plugin gera colunas de saída na camada vetorial e calcula para cada polígono de referência, estatísticas sobre os pixels da imagem. De acordo com as características das estatísticas zonais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Através desse complemento, as estatísticas também podem ser geradas por seleção manual dos pixels diretamente na imagem raster. ( ) O complemento de estatísticas zonais também pode ser utilizado para extrair estatísticas de atributos de camadas vetoriais do tipo pontos e linhas. ( ) Média, mediana e desvio padrão são medidas de tendência central que podem ser extraídas pelo complemento. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) ( ) V – F – F.
b) ( ) V – F – V.
c) ( ) F – V – F.
d) (X) F – F – V.

Assinale a alternativa CORRETA: I- A utilização na modelagem espacial de fenômenos hidrológicos é uma das principais aplicações dessa temática.

a) (X) As sentenças I e II estão corretas.
b) ( ) Somente a sentença II está correta.
c) ( ) As sentenças I e III estão corretas.
d) ( ) Somente a sentença III está correta.

Sobre as análises de mercado, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O Geomarketing é uma metodologia que proporciona a elaboração de estratégias efetivas para o comércio, visando reduzir custos e elevar resultados, por meio de informações georreferenciadas.

a) ( ) V – F – F.
b) (X) V – V – V.
c) ( ) F – V – F.
d) ( ) F – F – V.

Sobre o projeto Landsat, assinale a alternativa CORRETA:

a) ( ) A série Landsat teve início na segunda metade da década de 1930, a partir de um projeto desenvolvido pela Agência Espacial Europeia (ESA).
b) (X) O Landsat 8 possui dois instrumentos sensores (OLI e TIRS), com o período de revisita de 16 dias e resolução espacial de 15 m para a banda Pancromática, 30m para as bandas Multiespectrais e 100 para as bandas da faixa do Infravermelho Termal.
c) ( ) O Satélite Landsat 5 possui altitude de órbita de 705 km, teve seu lançamento em 1984 e está atualmente ativo (2021).
d) ( ) As imagens Landsat são comercializadas a baixo custo, sendo adquiridas sob demanda no portal da USGS.

De acordo com essa afirmação, analise as sentenças a seguir: I- A reprojeção de dados geoespaciais pode ocorrer através da mudança de Datum ou por mudança de sistemas métricos para sistemas angulares. II- Os sistemas SIG, como o QGIS, por exemplo, não permitem adicionar camadas com diferentes SRC. III- Os sistemas SIG, como o QGIS, por exemplo, possuem um sistema de transformação de coordenadas, possibilitando visualizar, em um mesmo projeto, camadas de diferentes SRC. Assinale a alternativa CORRETA:

a) ( ) As sentenças I e II estão corretas.
b) ( ) Somente a sentença II está correta.
c) (X) As sentenças I e III estão corretas.
d) ( ) Somente a sentença III está correta.

A composição de bandas é um processo que cria um arquivo com diversas camadas de bandas. A partir desse arquivo é possível realizar composições coloridas para realçar determinados alvos. De acordo com as combinações de bandas do satélite Landsat 8 utilizado na atividade da unidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A composição de bandas RGB 432 corresponde à combinação necessária para obter uma imagem de cor verdadeira. ( ) A composição de bandas RGB 532 corresponde à combinação necessária para obter uma imagem de falsa cor, que realça as características da vegetação. ( ) A composição de bandas RGB 321 corresponde à combinação necessária para obter uma imagem de cor verdadeira. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) (X) V – V – F.
b) ( ) V – F – V.
c) ( ) F – V – F.
d) ( ) F – F – V.

Sobre os modelos de elevação disponíveis atualmente, assinale a alternativa CORRETA:

a) ( ) A missão SRTM teve como objetivo a produção de um Modelo Digital de Elevação a partir de dados do espectro Visível e IR, para áreas continentais de todo o planeta.
b) (X) O projeto Topodata tem como objetivo criar uma base de dados nacional com dados morfométricos e de elevação.
c) ( ) Os modelos de elevação derivados de Drones não possuem resolução adequada para estimar bacias hidrográficas.
d) ( ) A plataforma de Sensoriamento Remoto ASTER produz modelos de elevação de alta resolução para o planeta, através de sensores ativos de micro-ondas.

Sobre esses métodos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O algoritmo do método D8, determina a direção do fluxo a partir do centro do pixel até o centro de um dos 8 pixels vizinhos de altitude inferior.

( ) O algoritmo do método Rho8 é uma versão otimizada do algoritmo D8 acrescido de um grau de aleatoriedade para a obtenção da direção de fluxo.
( ) O KRA é um algoritmo de fluxo conduzido unidimensional onde o fluxo se comporta como uma bola rolando em direção aos declives mais íngremes no MDE, considerando os quatro cantos do pixel, não restringindo sua posição ao centro da célula.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) ( ) V – F – F.
b) ( ) V – F – V.
c) ( ) F – V – F.
d) (X) V – V – V.

A delimitação de bacias hidrográficas em SIG demanda algumas etapas para a sua realização. Disserte sobre essas etapas em ambiente SIG, de forma curta, na ordem de execução.

Prévia do material em texto

<p>SISTEMA DE INFORMAÇÃO</p><p>GEOGRÁFICA - SIG APLICADO</p><p>2022</p><p>Prof. Cleidir Eidelwein Bicca</p><p>GABARITO DAS</p><p>AUTOATIVIDADES</p><p>2</p><p>SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA - SIG APLICADO</p><p>UNIDADE 1</p><p>TÓPICO 1</p><p>1 O Geoprocessamento é a área do conhecimento que utiliza</p><p>técnicas matemáticas e computacionais para o tratamento de dados</p><p>geográficos. Pode ser abordado por diversas ciências que estudam</p><p>o espaço, como biólogos, geólogos, engenheiros, gestores públicos,</p><p>geógrafos, entre outros, através dos SIG. Esses sistemas têm como</p><p>característica a sua interdisciplinaridade e a sua funcionalidade.</p><p>Sobre as funcionalidades dos SIG, analise as sentenças a seguir:</p><p>I-	 Representar	 graficamente	 informações	 de	 natureza	 espacial,</p><p>associando	 a	 estes	 gráficos	 informações	 alfanuméricas</p><p>tradicionais,	é	uma	funcionalidade	básica	dos	SIG.</p><p>II-	 Permitir	que	profissionais	de	diferentes	áreas	do	conhecimento</p><p>utilizem	 a	 ferramenta	 em	 suas	 análises,	 é	 uma	 funcionalidade</p><p>básica	do	SIG.</p><p>III-	 Realizar	a	produção	automatizada	de	mapas	em	papel,	tabelas	e</p><p>relatórios,	é	uma	funcionalidade	básica	de	exibição	e	produção</p><p>cartográfica.</p><p>Assinale a alternativa CORRETA:</p><p>a)	(			)	 As	sentenças	I	e	II	estão	corretas.</p><p>b)	(			)	 Somente	a	sentença	II	está	correta.</p><p>c) (X) As sentenças I e III estão corretas.</p><p>d)	(			)	 Somente	a	sentença	III	está	correta.</p><p>2 O SIG é uma ferramenta muito utilizada no Geoprocessamento,</p><p>pois ele nos possibilita analisar e manipular informações gráficas</p><p>e não gráficas sobre a superfície terrestre. Entre os conceitos de</p><p>SIG apresentados anteriormente, classifique V para as sentenças</p><p>verdadeiras e F para as falsas:</p><p>(			)	 O	SIG	é	um	conjunto	manual	ou	computacional	de	procedimentos</p><p>utilizados	para	armazenar	e	manipular	dados	georreferenciados.</p><p>(			)	 O	SIG	é	conjunto	poderoso	de	ferramentas	para	coletar,	armazenar,</p><p>recuperar,	transformar	e	visualizar	dados	sobre	o	mundo	real.</p><p>3</p><p>SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA - SIG APLICADO</p><p>(			)	 O	SIG	também	é	reconhecido	como	ciência	e	a	arte	de	confeccionar</p><p>mapas.</p><p>Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:</p><p>a) (X) V – V – F.</p><p>b)	(			)	 V	–	F	–	V.</p><p>c)	(			)	 F	–	V	–	F.</p><p>d)	(			)	 F	–	F	–	V.</p><p>3 O SIG possui algumas características que o torna útil para</p><p>diversos usos. Por isso pode ser utilizado na produção de mapas,</p><p>no suporte para análise espacial de fenômenos ou como um</p><p>banco de dados geográficos, com funções de armazenamento e</p><p>recuperação de informação espacial. Disserte sobre as principais</p><p>características do SIG, apresentadas no tópico.</p><p>R.:	O	SIG	pode	ser	conceituado	como	uma	ferramenta	computacional</p><p>capaz	 de	 armazenar	 (através	 de	 um	 banco	 de	 dados),	 recuperar</p><p>(através	de	buscas	e	pesquisas	no	banco	de	dados),	manipular	(por</p><p>edição	 e/ou	 transformação	 os	 dados),	 analisar	 e	 visualizar	 dados</p><p>referenciados	geograficamente.</p><p>Os	SIG	possuem	como	características	a	dualidade,	que	é	a	capacidade</p><p>de	armazenar	a	forma	do	objeto,	ou	seja,	a	sua	geometria,	e	também</p><p>associar	atributos	a	ela.</p><p>Outra	 característica	 importante	 do	 SIG	 está	 na	 possibilidade	 de</p><p>inserir	 informações	 espaciais	 provenientes	 de	 diversas	 fontes,	 tais</p><p>como	dados	cartográficos,	censos	demográficos,	imagens	de	satélites,</p><p>redes	e	modelos	de	terreno	etc.</p><p>Além	 disso,	 também	 podemos	 considerar	 a	 funcionalidade	 e	 a</p><p>interdisciplinaridade	como	características	do	SIG,	devido	ao	grande</p><p>número	de	disciplinas	e	utilidades	que	o	SIG	possui.</p><p>4 Com um SIG possuímos uma gama de possibilidades, pois</p><p>qualquer informação ou dado sobre a superfície pode ser</p><p>representado e analisado por diferentes métodos. Isso implica</p><p>inúmeras utilidades para esse sistema, visto que diversas ciências</p><p>têm como característica a análise sobre o espaço geográfico. De</p><p>acordo com essa perspectiva, disserte sobre a característica da</p><p>funcionalidade e exemplifique.</p><p>4</p><p>SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA - SIG APLICADO</p><p>R.:	 O	 SIG	 consiste	 em	 diversos	 componentes	 funcionais,	 como	 a</p><p>captura	 e	 preparação	 dos	 dados,	 o	 armazenamento,	 a	 análise	 e	 a</p><p>apresentação	dos	dados.</p><p>A	 funcionalidade	de	um	SIG	está	 associada	 com	o	objetivo	de	 sua</p><p>aplicação.	 Embora	 existam	 diferentes	 aplicativos	 de	 SIG,	 algumas</p><p>funções	 são	 características	 comuns	 e	 são	 encontradas	 em	 diversos</p><p>softwares.</p><p>Suas	funcionalidades	básicas	são:</p><p>-	 Representar	 graficamente	 informações	 de	 natureza	 espacial,</p><p>associando	a	estes	gráficos	informações	alfanuméricas	tradicionais;</p><p>-	 Realizar	 operações	 de	 aritmética	 de	 polígonos,	 tais	 como	 união,</p><p>interseção	e	diferença,	além	de	gerar	polígonos	paralelos	(buffers)</p><p>ao	redor	de	elementos	ponto,	linha	e	polígono;</p><p>-	 Interagir	 com	 o	 usuário	 através	 de	 uma	 interface	 amigável,</p><p>geralmente	gráfica;</p><p>-	Recuperar	de	forma	ágil	as	informações	geográficas,	com	o	uso	de</p><p>algoritmos	de	indexação	espacial;</p><p>-	Oferecer	recursos	para	a	entrada	e	manutenção	de	dados	e	oferecer</p><p>também	 recursos	 para	 a	 composição	 de	 saídas	 e	 geração	 de</p><p>resultados	sob	a	forma	de	mapas,	gráficos	e	tabelas.</p><p>TÓPICO 2</p><p>1 A representação dos dados geográficos ocorre a partir de dois</p><p>modelos: o modelo de campos (Geocampos) e o modelo de</p><p>objetos (Geo-objetos). O modelo de campos traduz o espaço</p><p>geográfico como uma superfície contínua, sobre a qual variam os</p><p>fenômenos a serem observados segundo diferentes distribuições.</p><p>Esse modelo atribui um valor para cada ponto na superfície em</p><p>um determinado tempo. Sobre as especializações do modelo de</p><p>campos, assinale a alternativa CORRETA:</p><p>a)	(			)	 Um	Geocampo	temático	é	obtido	pela	discretização	da	radiação</p><p>recebida	 por	 um	 sensor	 (passivo	 ou	 ativo),	 formando	 uma</p><p>imagem	sobre	uma	determinada	área	da	superfície	terrestre.</p><p>b)	(			)	 Um	Geocampo	numérico	associa	a	cada	objeto	um	tema	para</p><p>o	mapa.</p><p>5</p><p>SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA - SIG APLICADO</p><p>c) (X) Um Geocampo numérico associa a cada ponto um valor real.</p><p>Podemos exemplificar através de mapas gravitacionais, mapa</p><p>de altimetria, entre outros.</p><p>d)	(			)	 A	 Imagem	 de	 sensoriamento	 remoto	 está	 associada	 a	 uma</p><p>especialização	do	tipo	temático.</p><p>2 A representação na forma vetorial de um elemento ou objeto em um</p><p>SIG, é uma tentativa de reproduzi-lo o mais precisamente possível.</p><p>Para isso, os elementos gráficos de um mapa devem ser reduzidos</p><p>a três formas básicas: pontos, linhas, áreas ou polígonos. O ponto</p><p>é um par ordenado (x, y) de coordenadas espaciais, e representam</p><p>a ocorrência de um fenômeno isolado. A linha é composta por um</p><p>segmento formado por dois ou mais pontos (vértices) conectados.</p><p>O polígono ou área é a representação de uma região no plano,</p><p>delimitada por vários pontos, de maneira que o último ponto seja</p><p>coincidente com o primeiro. Sobre essas formas de representação,</p><p>associe os itens, utilizando o código a seguir:</p><p>I-	 Ponto.</p><p>II-	 Linha.</p><p>III-	 Polígono	ou	área.</p><p>(			)	 Podemos	representar	falhas	geográficas,	linhas	de	transmissão,</p><p>rios	e	estradas.</p><p>(			)	 Podemos	representar	a	localização	de	sedes	municipais,	pontos</p><p>de	coletas,	postes	e	outros	fenômenos	estacionários.</p><p>(			)	 Podemos	usar	 para	 representar	 diferentes	 territórios	 e	 limites,</p><p>classes	de	uso	do	solo	e	tipos	de	vegetação.</p><p>Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:</p><p>a)	(			)	 I	–	III	–	II.</p><p>b) (X) II – I – III.</p><p>c)	(			)	 I	–	II	–	III.</p><p>d)	(			)	 III	–	II	–	I.</p><p>3 Uma característica natural dos dados geográficos é a sua</p><p>localização no espaço. Para que seja adicionada ao um SIG, um</p><p>objeto ou fenômeno deve possuir um atributo de localização.</p><p>Esse atributo é representado por coordenadas geográficas e deve</p><p>6</p><p>SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA - SIG APLICADO</p><p>estar associado a um sistema de coordenadas. Com base nas</p><p>características dos sistemas de coordenadas, analise as sentenças</p><p>a seguir:</p><p>I-	 Dentro	 das	 possibilidades	 de	 representação	 da	 forma	 da	 terra</p><p>de	apresentadas	pela	Geodésia,	o	geoide	pode	ser	considerado	o</p><p>melhor	 tipo	de	 superfície	para	 ser	utilizado	 como	elipsoide	de</p><p>referência</p><p>dos	sistemas	de	coordenadas	geográficas.</p><p>II- O Datum	 tem	 como	 função	 posicionar	 e	 ajustar	 o	 elipsoide	 de</p><p>referência	em	relação	a	Terra	real.	O	Datum	pode	ser	planimétrico</p><p>ou	 horizontal,	 quando	 a	 referência	 elipsoidal	 é	 posicionada</p><p>em	relação	a	uma	certa	região;	e	vertical	ou	altimétrico,	onde	é</p><p>considerada	 como	 a	 referência	 “zero”	 utilizada	 para	 altitudes,</p><p>geralmente	definidas	por	marégrafos.</p><p>III-	 No	Brasil,	os	dados	cartográficos	são	padronizados	pelo	Datum</p><p>Sistema	de	Referência	Geocêntrico	para	as	Américas	 (SIRGAS),</p><p>em	sua	realização	do	ano	de	2000	(SIRGAS2000).</p><p>Assinale a alternativa CORRETA:</p><p>a)	(			)	 As	sentenças	I	e	II	estão	corretas.</p><p>b)	(			)	 Somente	a	sentença	I	está	correta.</p><p>c)	(			)	 As	sentenças	II	e	III	estão	corretas.</p><p>d)	(			)	 Somente	a	sentença	III	está	correta.</p><p>4 Os sistemas de projeções de coordenadas planas, nos permitem</p><p>representar as coordenadas geográficas em um plano cartesiano</p><p>(x,y), no qual o posicionamento do objeto é atribuído em relação a</p><p>um referencial geodésico (datum). O sistema UTM é um exemplo</p><p>muito utilizado em trabalhos e estudos de média e grande escala,</p><p>sendo muito comum nos SIG. Disserte sobre as características</p><p>sistema UTM e pesquise quantos fusos são atribuídos ao território</p><p>brasileiro.</p><p>R.:	No	sistema	UTM,	a	Terra	é	dividida	em	60	fusos	de	6°	de	longitude</p><p>e	caracteriza-se	por	usar	coordenadas	métricas	planas.	A	origem	do</p><p>sistema	é	estabelecida	pela	linha	do	Equador,	que	separa	o	sistema	em</p><p>Norte	e	Sul,	e	um	meridiano	específico	para	cada	fuso,	denominado</p><p>Meridiano	Central	(MC)	que	referencia	o	eixo	leste-oeste.	Assim,	para</p><p>cada	par	de	coordenadas,	além	das	posições,	o	sistema	necessita	de	um</p><p>fuso	e	um	hemisfério,	pois	os	valores	de	referências	do	eixo	norte-sul</p><p>7</p><p>SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA - SIG APLICADO</p><p>são	diferentes	para	cada	hemisfério.	A	linha	do	Equador	é	a	referência</p><p>para	o	posicionamento	da	coordenada	“N”	(eixo	norte-sul)	enquanto</p><p>a	origem	da	coordenada	“E”	(eixo	leste-oeste),	atribuímos	o	valor	de</p><p>referência	 500.000	 E	 para	 o	meridiano	 central,	 sendo	 crescentes	 no</p><p>sentido	 leste	 e	 decrescentes	 no	 sentido	 oeste.	 No	 Brasil	 temos	 oito</p><p>fusos	para	o	recobrimento	total	do	território,	do	fuso	18,	passando	pela</p><p>ponta	do	Acre,	até	o	fuso	25,	passando	por	Fernando	de	Noronha.</p><p>5 A padronização na produção e na divulgação de dados espaciais</p><p>é uma preocupação comum nas ciências que estudam o espaço</p><p>geográfico. Nesse contexto, a Infraestrutura Nacional de Dados</p><p>Espaciais (INDE) surge com o propósito de catalogar, integrar</p><p>e harmonizar dados geoespaciais existentes nas instituições do</p><p>governo brasileiro, produtoras e mantenedoras desse tipo de</p><p>dado. Esses dados são organizados de maneira que possam ser</p><p>facilmente localizados, explorados e acessados por qualquer</p><p>usuário que tenha acesso à Internet. Disserte sobre os principais</p><p>objetivos do INDE.</p><p>R.:	O	INDE	tem	como	objetivo:</p><p>-	Promover	o	 adequado	ordenamento	na	geração,	 armazenamento,</p><p>acesso,	compartilhamento,	disseminação	e	uso	dos	dados	geoespaciais;</p><p>-	Promover	a	utilização,	na	produção	dos	dados	geoespaciais	pelos</p><p>órgãos	públicos	das	 esferas	 federal,	 estadual,	 distrital	 e	municipal,</p><p>dos	 padrões	 e	 normas	 homologados	 pela	 Comissão	 Nacional	 de</p><p>Cartografia	–	CONCAR;	e</p><p>-	Evitar	a	duplicidade	de	ações	e	o	desperdício	de	recursos	na	obtenção</p><p>de	 dados	 geoespaciais,	 por	 meio	 da	 divulgação	 da	 documentação</p><p>(metadados)	 dos	 dados	 disponíveis	 nas	 entidades	 e	 nos	 órgãos</p><p>públicos	das	esferas	federal,	estadual,	distrital	e	municipal.</p><p>8</p><p>SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA - SIG APLICADO</p><p>TÓPICO 3</p><p>1 O QGIS, assim como a grande maioria dos softwares de SIG,</p><p>suporta dados em diversos formatos de arquivos. Quanto aos</p><p>dados vetoriais, é possível ler e escrever nos formatos ESRI,</p><p>Mapinfo, AutoCAD DXF, PostGIS, SpatiaLite, Oracle Spatial,</p><p>entre outros. Entre esses formatos, o shapefile é o mais comum</p><p>entre usuários de SIG para representar dados vetoriais. Sobre os</p><p>arquivos no formato shapefile, assinale a alternativa correta:</p><p>a)	(			)	 O	formato	shapefile	(SHP)	foi	desenvolvido	pelo	OGC	(Open</p><p>Geoespatial	 Consortium)	 para	 o	 armazenamento	 de	 dados</p><p>gráficos	e	seus	atributos.</p><p>b)	(			)	 O	 SHP	 é	 composto	 por	 um	 arquivo	 único,	 com	 a	 extensão</p><p>“.shp”	 onde	 são	 armazenadas	 as	 informações	 vetoriais	 e	 os</p><p>dados	dos	atributos	de	cada	feição.</p><p>c) (X) O SHP é composto por um conjunto de arquivos, contendo</p><p>um arquivo principal “.shp”, um arquivo de índice “.shx”,</p><p>um arquivo de banco de dados “.dbf”.</p><p>d)	(			)	 Com	 um	 SHP	 podemos	 armazenar	 imagens	 com	 diversos</p><p>tamanhos	de	pixels	 em	um	mesmo	arquivo.	Criando	 assim,</p><p>camadas	hierarquizadas	com	as	informações	dos	arquivos.</p><p>2 A álgebra de mapas são operações de análises espaciais comuns de</p><p>serem realizadas em um SIG. Essas operações, quando realizadas</p><p>sobre Geo-campos, ocorrem sobre dados especializados em</p><p>temáticos, numéricos e em dados de sensoriamento remoto e</p><p>podem ser classificados como locais, de vizinhança e zonais. Com</p><p>base nessas classificações, analise as sentenças a seguir:</p><p>I-	 As	operações	locais	ou	pontuais	geram	como	saída	um	geocampo</p><p>cujos	valores	são	em	função	apenas	dos	valores	dos	geocampos</p><p>de	entrada	em	cada	localização	correspondente.	Ex.:	Cálculo	de</p><p>índices	de	vegetação	em	imagens	de	SR.</p><p>II-	 As	operações	de	vizinhança	geram	um	campo	de	saída	com	base</p><p>na	dimensão	e	forma	de	uma	vizinhança	em	torno	de	cada	local.</p><p>Ex.:	Filtragem	em	processamento	de	imagens	(PDI).</p><p>III-	 As	 operações	 zonais	 são	 definidas	 sobre	 regiões	 específicas	 de</p><p>um	campo	de	entrada,	onde	são	definidas	 restrições	por	zonas</p><p>através	da	krigagem.</p><p>9</p><p>SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA - SIG APLICADO</p><p>Assinale a alternativa CORRETA:</p><p>a) (X) As sentenças I e II estão corretas.</p><p>b)	(			)	 Somente	a	sentença	II	está	correta.</p><p>c)	(			)	 As	sentenças	I	e	III	estão	corretas.</p><p>d)	(			)	 Somente	a	sentença	III	está	correta.</p><p>3 Na álgebra de mapas também podemos realizar operações entre</p><p>Geocampos e Geo-objetos. Essas operações são muito importantes</p><p>em um SIG, pois como as informações geográficas podem</p><p>estar representadas em diversas formas, esse processo torna</p><p>rápido e eficaz as análises, como na manipulação de atributos,</p><p>espacialização de campos, mapeamento, entre outros. Com</p><p>base nas operações entre Geo-campos e Geo-objetos, assinale a</p><p>alternativa CORRETA:</p><p>a)	(			)	 Mapas	 de	 Distância	 são	 operações	 em	 atributos	 que	 geram</p><p>um	 geocampo	 com	 valores	 das	 distâncias	 relativa	 a	 um</p><p>determinado	objeto	de	referência.</p><p>b)	(			)	 “Buffers”	 são	 operações	 comuns,	 muito	 utilizadas	 para</p><p>representar	variação	espacial	de	um	fenômeno.</p><p>c)	(			)	 A	 especialização	 de	 um	 geocampo	 gera	 um	 geo-objeto</p><p>que	 representa	 uma	 variação	 espacial,	 a	 partir	 de	 dados</p><p>armazenados	nos	atributos	do	geocampo.</p><p>d) (X) A atualização de atributos a partir de geocampos é utilizada</p><p>para especificar alguma característica dos geo-objetos.</p><p>4 Uma das principais características, que diferenciam os SIG de</p><p>outros sistemas, é a sua capacidade de análise espacial. Essas</p><p>funções utilizam os atributos espaciais e não espaciais para</p><p>realizar simulações dos fenômenos do mundo real. Entre as</p><p>operações realizadas por Geo-campos, podemos utilizar operações</p><p>matemáticas, operações de transformação ou operações Booleanas.</p><p>Disserte sobre estas operações citando as suas principais</p><p>características.</p><p>R.:	As	operações	entre	geocampos	podem	ser	dos	seguintes	tipos:</p><p>Operações	matemáticas	-	Resultam	em	imagens	ou	grades	numéricas</p><p>derivadas	de	cálculos	aritméticos	ou	estatísticos,	como	por	exemplo	o</p><p>cálculo	do	índice	de	vegetação;</p><p>10</p><p>SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA - SIG APLICADO</p><p>Operações	 de	 transformação:	 São	 as	 operações	 que	 mapeiam</p><p>categorias	no	modelo,	tais	como:</p><p>-	 Ponderação,	a	qual	associa	classes	temáticas	a	valores	numéricos;</p><p>-	 Reclassificação,	que	define	a	associação	entre	diferentes	conjuntos</p><p>de	classes	temáticas;</p><p>e</p><p>-	 Fatiamento,	 que	 mapeia	 valores	 numéricos	 locais	 a	 classes	 ou</p><p>categorias	temáticas.</p><p>Operações	 Booleanas:	 Permitem	 o	 cruzamento	 entre	 dois	 ou	 mais</p><p>planos	 de	 informação.	 Por	 exemplo,	 a	 operação	 lógica	 do	 tipo	 “A</p><p>AND	B”	retorna	todos	os	elementos	contidos	na	intersecção	entre	A</p><p>e	B,	enquanto	a	operação	“A	NOT	B”	retorna	somente	os	elementos</p><p>contidos	exclusivamente	em	A.	Já	a	função	“A	OR	B”	retorna	todos</p><p>elementos	 contidos	 tanto	 em	A	 como	 em	B,	 enquanto	 a	 função	 “A</p><p>XOR	B”	retorna	todos	os	elementos	contidos	em	A	e	B	não	incluídos</p><p>na	intersecção	de	A	e	B.</p><p>5 Realizar o georreferenciamento de uma imagem é atribuir uma</p><p>informação espacial (coordenadas) para cada pixel. Esse processo é</p><p>realizado a partir da obtenção de pontos de controle e coordenadas</p><p>de referência bem distribuídas pela imagem, e após, algoritmos</p><p>realizam a transformação espacial. Sobre essa transformação</p><p>espacial, disserte sobre as características dos algoritmos “linear”,</p><p>“helmet” e “polinomial 1” que estão implantados no QGIS.</p><p>R.:	As	principais	características	dos	algoritmos	citados	são:</p><p>-	 Linear:	o	algoritmo	realiza	um	posicionamento	linear.	Não	realiza</p><p>transformações	 ou	 rotações	 e	 é	 recomendado	 para	 mapas	 que</p><p>necessitem	 apenas	 da	 informação	 espacial.	 São	 necessários	 pelo</p><p>menos	2	pontos	de	controle	(GCPs).</p><p>-	 Helmet:	 esse	 algoritmo	 permite	 realizar	 a	 rotação	 na	 imagem	 e</p><p>alinhar	o	eixo	da	grade	do	SRC.	São	necessários	pelo	menos	2	GCPs.</p><p>-	 Polinomial	 1:	 realiza	 uma	 transformação	 mais	 geral.	 Mantém	 o</p><p>paralelismo	entre	direções	e	linhas.	Útil	para	cartogramas	plotados</p><p>que	podem	conter	distorções	de	pixels	com	diferentes	tamanhos.</p><p>São	necessários	pelo	menos	3	GCPs.</p><p>11</p><p>SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA - SIG APLICADO</p><p>UNIDADE 2</p><p>TÓPICO 1</p><p>1 De acordo com Câmara e Medeiros (1996), podemos apontar pelo</p><p>menos quatro dimensões dos problemas relacionados aos estudos</p><p>ambientais, que os SIG possuem grande potencial de utilização:</p><p>mapeamento temático, diagnóstico ambiental, avaliação de impacto</p><p>ambiental, ordenamento territorial e os prognósticos ambientais.</p><p>Sobre esses potenciais de utilização em estudos ambientais,</p><p>assinale a alternativa INCORRETA:</p><p>FONTE: CÂMARA, G; MEDEIROS, J. S. Geoprocessamento para projetos ambientais.</p><p>São José dos Campos: INPE, 1996.</p><p>a)	(			)	 O	 mapeamento	 temático	 visa	 caracterizar	 e	 entender	 a</p><p>organização	do	espaço.	São	característicos	os	mapas	de	geologia,</p><p>geomorfologia,	 solos,	 clima,	 cobertura	 vegetal,	 entre	 outros</p><p>geralmente	solicitados	em	análises	e	estudos	ambientais.</p><p>b)	(			)	 O	diagnóstico	ambiental	tem	como	objetivo	estabelecer	estudos</p><p>específicos	sobre	a	condições	ambientais	existentes	em	áreas</p><p>ou	regiões	com	interesse	para	ocupação	ou	preservação.</p><p>c)	(			)	 A	avaliação	de	 impacto	Ambiental	 é	um	processo	de	exame</p><p>das	consequências	futuras	de	uma	ação	presente	ou	proposta.</p><p>d) (X) O ordenamento territorial tem como objetivo principal</p><p>demarcar territórios políticos e administrativos com escala</p><p>de 1:25.000 para todo o território nacional.</p><p>2 Conforme o manual técnico de uso da terra do IBGE, espera-se</p><p>que os levantamentos da Cobertura e do Uso da Terra forneçam</p><p>informações do território ao maior número possível de usuários,</p><p>em diversas escalas, de tal forma que possam ser comparadas entre</p><p>si e revisadas periodicamente. Com base nas definições dos quatro</p><p>princípios básicos na estruturação do sistema de classificação,</p><p>apresentados pelo manual, analise as sentenças a seguir:</p><p>I-	 A	escala	de	mapeamento	é	a	proporção	entre	a	representação	gráfica</p><p>de	um	objeto	e	a	medida	correspondente	de	sua	dimensão	real.</p><p>12</p><p>SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA - SIG APLICADO</p><p>II-	 A	unidade	de	mapeamento	é	a	representação	da	homogeneidade</p><p>e	da	diversidade	de	objetos	que	recobrem	a	superfície	da	terra.</p><p>III-	A	 construção	de	 uma	nomenclatura	 da	Cobertura	 e	 do	Uso	da</p><p>Terra	 precisa	 estar	 adequada	 para	 mapear	 a	 diversidade	 do</p><p>território	 considerado	 e	 deve	 ser	 compatível	 com	 a	 escala,	 o</p><p>tamanho	da	menor	área	a	ser	mapeada,	a	fonte	básica	de	dados	e</p><p>com	as	necessidades	dos	virtuais	usuários.</p><p>Assinale a alternativa CORRETA:</p><p>a)	(			)	 As	sentenças	I	e	II	estão	corretas.</p><p>b)	(			)	 Somente	a	sentença	II	está	correta.</p><p>c) (X) As sentenças I, II e III estão corretas.</p><p>d)	(			)	 Somente	a	sentença	III	está	correta.</p><p>3 Vários algoritmos podem ser utilizados para classificar imagens</p><p>de satélite. As classificações podem ser supervisionadas, quando</p><p>o usuário interfere diretamente através da escolha das categorias</p><p>de amostragem; e não supervisionadas, quando a classificação</p><p>é automática. De acordo com as características da classificação</p><p>supervisionada, classifique V para as sentenças verdadeiras e F</p><p>para as falsas:</p><p>(			)	 As	 unidades	 de	 amostragem	 são	 conjuntos	 de	 pixels	 que	 são</p><p>escolhidos	através	de	áreas	de	treinamento	dadas	por	polígonos</p><p>desenhados	pelo	usuário.</p><p>(			)	 Os	 polígonos	 de	 amostragem	 escolhidos	 dizem	 respeito	 à</p><p>assinatura	espectral	presente	nas	áreas	escolhidas,	como	modelos</p><p>para	a	obtenção	das	classes	de	cobertura	da	terra.</p><p>(			)	 A	 maioria	 dos	 softwares	 de	 processamento	 de	 imagens	 de</p><p>sensoriamento	 remoto	 realiza	 a	 classificação	 supervisionada</p><p>baseada	 em	métodos	 de	 agrupamentos	 particionais	 como	 o	K</p><p>médias	e	o	ISODATA.</p><p>Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:</p><p>a)	(			)	 V	–	F	–	F.</p><p>b)	(			)	 F	–	F	–	V.</p><p>c)	(			)	 F	–	V	–	V.</p><p>d) (X) V – V – F.</p><p>13</p><p>SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA - SIG APLICADO</p><p>4 Como vimos, neste tópico, SIG possui um amplo campo de</p><p>aplicação para o meio ambiente, que pode ser desde a elaboração</p><p>de mapas temáticos até a determinação de áreas a serem protegidas.</p><p>Para isso, o profissional do geoprocessamento deverá se utilizar</p><p>do uso intensivo de técnicas de integração de dados, combinando,</p><p>assim, ferramentas de análise espacial, processamento de imagens,</p><p>geoestatística e modelagem numérica de terreno.</p><p>Disserte sobre os componentes que uma análise sobre o meio</p><p>ambiente deve possuir para que a aplicação seja consistente.</p><p>R.:	 Primeiramente,	 a	 análise	 deve	 possuir	 uma	 metodologia	 com</p><p>característica	para	integração	de	dados,	que	estabeleça	a	contribuição</p><p>de	cada	variável	geográfica	para	o	resultado	desejado.</p><p>Além	 disso,	 deve	 possuir	 um	 plano	 de	 trabalho,	 consistindo</p><p>numa	 sequência	 de	 etapas	 a	 serem	 cumpridas.	 Por	 fim,	 um</p><p>conjunto	 de	 operações	 executáveis	 em	 um	 SIG,	 que	 materialize</p><p>computacionalmente	o	procedimento	da	análise.</p><p>5 No mapeamento da Cobertura e do Uso da Terra, a interpretação</p><p>de imagens digitais de sensores remotos visa à identificação de</p><p>padrões de imagem que apresentam certa homogeneidade e</p><p>que possam ser representados na escala pretendida, segundo as</p><p>classes previamente definidas. Nesse contexto, disserte sobre os</p><p>cuidados necessários para a escolha das áreas de amostragem para</p><p>a classificação supervisionada.</p><p>R.:	 Na	 classificação	 supervisionada	 é	 necessário	 informar	 áreas	 de</p><p>controle	(amostras)	para	que	o	algoritmo	possa	calcular	as	estatísticas	de</p><p>cada	classe	e	realizar	o	agrupamento	em	classes	dos	pixels	da	imagem.</p><p>Entre	os	cuidados	necessários,	pode-se	considerar:</p><p>•	 ter	um	conhecimento	prévio	sobre	a	área	de	estudo;</p><p>•	 ir	a	campo	e	encontrar	as	feições	visíveis	na	imagem	antes	de	criar</p><p>as	amostras;</p><p>•	 delimitar	 os	 polígonos	 das	 amostras	 em	 tamanho	 que	 seja</p><p>representativo	e	homogêneo;</p><p>•	 se	 necessário	 delimitar	 mais	 de	 uma	 amostra	 ou	 refazer	 a</p><p>amostragem	das	classes	para	refinar	a	classificação.</p><p>14</p><p>SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA - SIG APLICADO</p><p>TÓPICO 2</p><p>1 Um Modelo Digital do Terreno é uma representação matemática</p><p>da distribuição espacial das elevações ou altitudes vinculada</p><p>a uma superfície real. A superfície é, em geral, contínua e o</p><p>fenômeno que representa pode ser variado. Sobre as informações</p><p>e produtos que podemos extrair dos MDT, assinale a alternativa</p><p>CORRETA:</p><p>a)	(			)	 Os	MDT	podem	ser	utilizados	para	a	extração	da	reflectância</p><p>superficial	de	uma	determinada	área.</p><p>b)	(			)	 Através	 de	 um	 MDT	 é	 possível	 realizar	 análises	 sobre	 a</p><p>vegetação	através	de	índices	normalizados.</p><p>c)	(			)	 Os	 MDT	 se	 diferenciam	 dos	 MNT	 por	 serem	 de	 natureza</p><p>vetorial.</p><p>d) (X) Através de um MDT é possível extrair valores de altitude ou</p><p>cota, além de gerar curvas de nível áreas na superfície.</p><p>2 Através do uso do software QGIS, podemos realizar diversas</p><p>análises sobre modelos do terreno. Com base nas ferramentas</p><p>disponíveis pelo software, analise as sentenças a seguir:</p><p>I-	 As	 curvas	de	nível	 representam	as	 classes	de	elevação	de	uma</p><p>determinada	 área	 no	 formato	 vetorial,	 e	 podem	 ser	 geradas	 a</p><p>partir	de	um	MDT	através	da	ferramenta	“Contorno”	do	QGIS.</p><p>II-	 Através	 da	 ferramenta	 “Declive”	 do	 QGIS,	 podemos	 criar	 uma</p><p>superfície	de	declividades,	com	valores	de	pixel	que	são	geralmente</p><p>representados	por	porcentagem	ou	através	de	ângulos.</p><p>III-	 Para	extrair	a	orientação	de	vertente	no	QGIS,	é	necessário	realizar</p><p>a	 vetorização	 dos	 pontos	 cardeais	 e	 analisar	 a	 disposição	 dos</p><p>vetores	em	relação	ao	MDT	através	da	ferramenta	“Orientação”.</p><p>Assinale a alternativa CORRETA:</p><p>a) (X) As sentenças I e II estão corretas.</p><p>b)	(			)	 Somente	a	sentença	II	está	correta.</p><p>c)	(			)	 As	sentenças	I	e	III	estão	corretas.</p><p>d)	(			)	 Somente	a	sentença	III	está	correta.</p><p>15</p><p>SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA - SIG APLICADO</p><p>3 Através do plugin de estatísticas zonais é possível analisar</p><p>valores dos pixels de uma camada raster com a ajuda de uma</p><p>camada vetorial poligonal de referência. Esse plugin gera colunas</p><p>de saída na camada vetorial e calcula para cada polígono de</p><p>referência, estatísticas sobre os pixels da imagem. De acordo com</p><p>as características das estatísticas zonais, classifique V para as</p><p>sentenças verdadeiras e F para as falsas:</p><p>(			)	 Através	 desse	 complemento,	 as	 estatísticas	 também	 podem	 ser</p><p>geradas	por	seleção	manual	dos	pixels	diretamente	na	imagem	raster.</p><p>(			)	 O	complemento	de	estatísticas	zonais	também	pode	ser	utilizado</p><p>para	extrair	estatísticas	de	atributos	de	camadas	vetoriais	do	tipo</p><p>pontos	e	linhas.</p><p>(			)	 Média,	mediana	e	desvio	padrão	são	medidas	de	tendência	central</p><p>que	podem	ser	extraídas	pelo	complemento.</p><p>Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:</p><p>a)	(			)	 V	–	F	–	F.</p><p>b)	(			)	 V	–	F	–	V.</p><p>c)	(			)	 F	–	V	–	F.</p><p>d) (X) F – F – V.</p><p>4 Em um SIG podemos representar a superfície através de modelos</p><p>numéricos. Esses modelos, chamados de Modelos Numéricos</p><p>do Terreno (MNT), correspondem a uma grade de valores</p><p>distribuídos sobre a superfície e possuem grande utilidade em</p><p>análises sobre o ambiente. Disserte sobre a elaboração desses</p><p>modelos e apresente os principais usos dos MNT.</p><p>R.:	 A	 construção	 desses	 modelos	 pode	 ser	 realizada	 através	 de</p><p>amostragens	sobre	a	superfície	e	a	sua	modelagem	por	interpolação</p><p>de	dados.</p><p>A	 amostragem	 constitui-se	 na	 aquisição	 de	 uma	 série	 de	 pontos</p><p>representativos	sobre	a	superfície	ou	fenômeno	de	interesse	(x,	y,	z).</p><p>As	fontes	mais	comuns	para	esses	dados	são	bases	topográficas	com</p><p>isolinhas	e	pontos	notáveis	ou	levantamentos	por	GPS.</p><p>A	interpolação	envolve	a	criação	das	estruturas	de	dados	e	a	definição</p><p>de	superfícies	de	ajuste	com	o	objetivo	de	se	obter	uma	representação</p><p>contínua	do	fenômeno	a	partir	das	amostras.</p><p>16</p><p>SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA - SIG APLICADO</p><p>Suas	principais	utilidades	ocorrem	através	de:</p><p>•	 armazenamento	 de	 dados	 de	 altimetria	 para	 gerar	 mapas</p><p>topográficos;</p><p>•	 análises	de	corte	e	aterro	para	projetos	de	estradas	e	barragens;</p><p>•	 elaboração	 de	 mapas	 de	 declividade	 e	 exposição	 para	 apoio	 a</p><p>análise	de	geomorfologia	e	erodibilidade;</p><p>•	 visualização	tridimensional	da	superfície.</p><p>5 De acordo com Câmara e Medeiros (1996), um MNT pode ser</p><p>definido como um modelo matemático que reproduz uma</p><p>superfície real a partir de algoritmos e de um conjunto de pontos</p><p>(x, y), com atributos denotados de z, que descrevem a variação</p><p>contínua da superfície. Os tipos de estruturas utilizadas para</p><p>representar esses modelos são os modelos de grade regular e os</p><p>modelos de malha triangular. Disserte sobre as características</p><p>dessas estruturas e apresente algum uso para cada modelo.</p><p>FONTE: CÂMARA, G; MEDEIROS, J. S. Geoprocessamento para projetos ambientais.</p><p>São José dos Campos: INPE, 1996.</p><p>R.:	Os	modelos	de	grade	regular	são	representações	matriciais	onde</p><p>cada	pixel	representa	um	valor	numérico.	A	construção	desse	modelo</p><p>utiliza	interpoladores	para	estimar	valores	em	células	não	amostradas,</p><p>de	acordo	com	a	sua	vizinhança.</p><p>Os	modelos	de	grade	triangular,	ou	também	chamados	de	TIN	(do</p><p>inglês	“triangular irregular network”),	 são	estruturas	do	 tipo	vetorial</p><p>com	 topologia	do	 tipo	nó-arco	 e	 representa	uma	 superfície	 através</p><p>de	um	conjunto	de	faces	triangulares	interligadas.	Para	cada	um	dos</p><p>três	vértices	da	face	do	triângulo	são	armazenadas	as	coordenadas	de</p><p>localização	(x,	y)	e	o	atributo	z,	com	o	valor	de	elevação	ou	altitude.</p><p>As	grades	triangulares	são,	em	geral,	melhores	para	a	representação	das</p><p>variações	do	terreno,	pois	conseguem	representar	a	complexidade	do</p><p>relevo	sem	a	necessidade	do	armazenamento	de	dados	redundantes.</p><p>Para	a	representação	de	variáveis	geofísicas	as	grades	regulares	são</p><p>mais	comuns,	visto	a	sua	facilidade	no	manuseio	pelo	computador.</p><p>17</p><p>SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA - SIG APLICADO</p><p>TÓPICO 3</p><p>1 O mapeamento temático, que tem como objetivo criar</p><p>representações cartográficas de fenômenos geográficos, possui</p><p>grande utilidade nos estudos socioeconômicos. Com ele é</p><p>possível mapear a população de uma determinada área e suas</p><p>características demográficas. Sobre a representação através de</p><p>mapas coropléticos, assinale a CORRETA:</p><p>a) (X) Através de um mapa coroplético, é possível representar</p><p>dados estatísticos por meio de áreas simbolizadas com cores,</p><p>sombreamentos ou padrões de acordo com uma escala que</p><p>representa a proporcionalidade da variável estatística em</p><p>causa. Como, por exemplo, mapas de densidade populacional</p><p>ou o rendimento per capita.</p><p>b)	(			)	 São	 indicados	 para	 representar	 feições	 que	 se	 lineares	 no</p><p>espaço,	como	a	rede	viária	e	hidrografia,	suas	feições	podem</p><p>ser	reduzidas	à	forma	de	linha.</p><p>c)	(			)	 Os	mapas	coropléticos	utilizam	de	símbolos	proporcionais	que</p><p>representam	melhor	os	fenômenos	quantitativos.	Esse	método</p><p>é	muito	utilizado	na	 construção	de	mapas	 com	 implantação</p><p>pontual.</p><p>d)	(			)	 Mapas	 coropléticos	 são	 denominações	 para	 mapa	 que</p><p>representam	dados	quantitativos	 em	 forma	de	gráfico	 sobre</p><p>mapas	de	áreas	extensas	como	estados,	países,	regiões.</p><p>2 Os fenômenos geográficos podem ser analisados de diferentes</p><p>formas. A metodologia de tratamento dos dados pode ser realizada</p><p>de acordo com o tipo de aplicação e do objetivo do usuário. Com</p><p>base nos usos e aplicações socioeconômicas, analise as sentenças</p><p>a seguir:</p><p>I-	 As	 aplicações	 na	 temática	 socioeconômica	 envolvem	pesquisas</p><p>de	caráter	social,	de	planejamento	territorial,	e	pode	ser	utilizada</p><p>juntamente	com	a	temática	ambiental.</p><p>II-	 Aplicações	 que	 utilizam	 dados	 de	 censo,	 preocupam-se	 com</p><p>distribuições	 estatísticas	 de	 populações	 em	 um	 certo	 espaço,</p><p>associadas	à	infraestrutura	existente.</p><p>18</p><p>SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA - SIG APLICADO</p><p>III-	 A	utilização	na	modelagem	espacial	de	fenômenos	hidrológicos	é</p><p>uma	das	principais	aplicações	dessa	temática.</p><p>Assinale a alternativa CORRETA:</p><p>a) (X) As sentenças I e II estão corretas.</p><p>b)	(			)	 Somente	a	sentença	II	está	correta.</p><p>c)	(			)	 As	sentenças	I	e	III	estão	corretas.</p><p>d)	(			)	 Somente	a	sentença	III	está	correta.</p><p>3 Outra aplicação socioeconômica para SIG são sistemas de</p><p>informações de mercado. Análises de mercado necessitam,</p><p>muitas vezes, de informações espacialmente diferenciadas sobre</p><p>consumidores e competidores. Sistemas de informações de</p><p>mercado se beneficiam das funcionalidades</p><p>do SIG principalmente</p><p>quando eles estão acoplados a ferramentas para análise financeira,</p><p>sistemas de apoio à decisão e sistemas especialistas.</p><p>FONTE: CAMARA, G.; CASANOVA, M. A.; HEMERLY, A. S.; MAGALHÃES, G. C.;</p><p>MEDEIROS, C. M. B. Anatomia de Sistemas de Informação Geográfica. Campinas:</p><p>Instituto de computação, Unicamp, 1996.</p><p>Sobre as análises de mercado, classifique V para as sentenças</p><p>verdadeiras e F para as falsas:</p><p>(			)	 O	Geomarketing	é	uma	metodologia	que	proporciona	a	elaboração</p><p>de	estratégias	efetivas	para	o	comércio,	visando	reduzir	custos	e</p><p>elevar	resultados,	por	meio	de	informações	georreferenciadas.</p><p>(			)	 A	escolha	de	um	ponto	para	a	instalação	de	um	empreendimento</p><p>ou	comércio	é	um	exemplo	de	uso	de	análise	de	mercado.</p><p>(			)	 A	Geocodificação	é	uma	das	técnicas	utilizadas	no	Geomarketing.</p><p>Ela	 permite	 encontrar	 áreas	 com	 maior	 concentração	 de</p><p>clientes,	 a	 partir	 da	 transformação	 de	 endereços	 em	 pontos</p><p>georreferenciados.</p><p>Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:</p><p>a)	(			)	 V	–	F	–	F.</p><p>b) (X) V – V – V.</p><p>c)	(			)	 F	–	V	–	F.</p><p>d)	(			)	 F	–	F	–	V.</p><p>19</p><p>SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA - SIG APLICADO</p><p>4 De acordo com CAMARA et al. (1996), um fenômeno geográfico</p><p>pode ser analisado de forma e precisão diferentes dependendo</p><p>do objetivo da aplicação. Assim, um mesmo conjunto de dados</p><p>armazenados poderá ter tratamentos distintos e gerar produtos</p><p>variados. Disserte as aplicações socioeconômicas que podem ser</p><p>realizadas através do SIG.</p><p>FONTE: CAMARA, G.; CASANOVA, M. A.; HEMERLY, A. S.; MAGALHÃES, G. C.;</p><p>MEDEIROS, C. M. B. Anatomia de Sistemas de Informação Geográfica. Campinas:</p><p>Instituto de computação, Unicamp, 1996.</p><p>R.:	As	Aplicações	socioeconômicas	 tanto	podem	ser	realizadas	com</p><p>o	 objetivo	 de	 planejamento,	 como	 a	 análise	 preliminar,	 quanto	 de</p><p>avaliação	de	mudanças	em	uma	região	em	resposta	a	uma	determinada</p><p>política,	por	análise	posterior.</p><p>Dentre	 as	 aplicações	 socioeconômicas,	 distinguem-se	 os	 grupos</p><p>de	 origem:	 uso	 da	 terra,	 incluindo	 cadastros	 rurais,	 agroindústria</p><p>e	 irrigação;	 ocupação	 humana,	 envolvendo	 cadastros	 urbanos	 e</p><p>regionais,	 sistemas	para	 serviços	de	utilidade	pública;	 e	 atividades</p><p>econômicas,	agrupando	marketing	e	indústrias.</p><p>5 Em uma atividade de consultoria para realizar o levantamento</p><p>socioeconômico em um determinado bairro, quais dados e</p><p>quais as fontes você utilizaria? Disserte de forma breve sobre o</p><p>questionamento anterior.</p><p>R.:	A	principal	fonte	de	dados	sociais	para	análise	socioeconômica	é	o</p><p>IBGE.	Além	de	dados	estatísticos,	sobre	as	características	sociais	dos</p><p>brasileiros,	o	instituto	também	disponibiliza	fontes	de	dados	vetoriais</p><p>sobre	todo	o	território	brasileiro.</p><p>Assim,	os	dados	seriam	primeiramente	verificados	no	repositório	do</p><p>IBGE,	após	seriam	consultados	os	bancos	de	dados	e	SIGs	municipais</p><p>em	questão.</p><p>20</p><p>SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA - SIG APLICADO</p><p>UNIDADE 3</p><p>TÓPICO 1</p><p>1 Conforme apresentado no Tópico 1, vimos que a expressão</p><p>utilizada na calculadora de campo para o cálculo do comprimento</p><p>de uma linha é “$length”. Essa expressão retorna o comprimento</p><p>para todos os segmentos da tabela de atributos. De acordo com a</p><p>atividade proposta, assinale a alternativa que apresenta o valor</p><p>calculado para o comprimento da linha de transmissão (em km²),</p><p>que deve ser informado ao empreendedor:</p><p>a)	(			)	 4,467.</p><p>b) (X) 44,676.</p><p>c)	(			)	 446,76.</p><p>d)	(			)	 44676,440.</p><p>2 De acordo com a atividade proposta no Tópico 1, a expressão</p><p>“$area” é a função utilizada na calculadora de campo do QGIS</p><p>para calcularmos a área de um determinado polígono. No caso</p><p>do Corredor calculado a partir da linha de transmissão, assinale</p><p>a alternativa que apresenta o valor aproximado da área desse</p><p>polígono:</p><p>a)	(			)	 50,965	km².</p><p>b)	(			)	 150,360	km².</p><p>c)	(			)	 20,385	km².</p><p>d) (X) 89,365 km².</p><p>3 Na atividade prática realizada no Tópico 1, o empreendedor</p><p>solicitou as áreas de sobreposição entre o corredor da linha de</p><p>transmissão e as Unidades de Conservação existentes no local.</p><p>Essas áreas foram solicitadas em separado para as Unidades de</p><p>Conservação de Proteção Integral e As Unidades de Conservação</p><p>de Uso Sustentável. Com base nos cálculos realizados através da</p><p>calculadora de campo para a atividade prática proposta, analise</p><p>as sentenças a seguir acerca dos resultados encontrados:</p><p>21</p><p>SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA - SIG APLICADO</p><p>I-	 A	 área	 de	 sobreposição	 entre	 as	 UC	 de	 Proteção	 Integral	 e	 o</p><p>corredor	da	Linha	de	transmissão	possui	área	de	19,61	km²;	já	as</p><p>UC	de	Uso	sustentável	não	apresentaram	área	sobreposta.</p><p>II-	 A	 área	 de	 sobreposição	 entre	 as	 UC	 de	 Proteção	 Integral	 e	 o</p><p>corredor	da	Linha	de	transmissão	possui	área	de	19,61	km²;	já	as</p><p>UC	de	Uso	sustentável	apresentaram	área	de	2,57	km²	sobreposta.</p><p>III-	 A	 área	 de	 sobreposição	 entre	 as	 UC	 de	 Proteção	 Integral	 e	 o</p><p>corredor	da	Linha	de	transmissão	possui	área	de	2,57	km²;	já	as	UC</p><p>de	Uso	sustentável	apresentaram	área	de	19,61	km²	sobreposta.</p><p>Assinale a alternativa CORRETA:</p><p>a)	(			)	 Somente	a	sentença	I	está	correta.</p><p>b) (X) Somente a sentença II está correta.</p><p>c)	(			)	 Somente	a	sentença	III	está	correta.</p><p>d)	(			)	 Nenhuma	sentença	está	correta.</p><p>4 Os softwares de SIG, em geral, possuem ferramentas para modelar</p><p>rotinas e gerar uma cadeia de processamento de dados. O QGIS,</p><p>por exemplo, possui o “Modelador Gráfico”, onde podemos</p><p>inserir dados e procedimentos de forma intuitiva. Disserte, de</p><p>forma breve, sobre as vantagens no uso dessas ferramentas.</p><p>R.:	Ferramentas	como	o	modelador	gráfico	permitem	realizar	tantos</p><p>procedimentos	simples	quanto	complexos,	através	da	construção	da</p><p>rotina	por	uma	interface	gráfica.</p><p>Entre	as	vantagens,	podemos	citar	a	criação	de	modelos	que	permitem</p><p>a	execução	integrada	de	operações	normalmente	realizadas	de	forma</p><p>isolada.	 Assim,	 reduzindo	 o	 tempo	 de	 trabalho	 para	 a	 execução</p><p>da	 atividade.	 Além	 disso,	 é	 possível	 automatizar	 procedimentos</p><p>com	 a	 integração	 de	 diversos	 algoritmos	 por	 longas	 cadeias	 de</p><p>processamento.</p><p>5 Entre as ferramentas comuns em análises SIG, o algoritmo</p><p>“dissolver” possui grande utilidade em análises vetoriais. Sobre</p><p>esses algoritmos, disserte sobre as suas características e função.</p><p>R.:	A	ferramenta	“Dissolver”,	combina	feições	de	acordo	com	atributos</p><p>especificados,	gerando	uma	nova	geometria	para	a	feição,	ou	seja,	esse</p><p>algoritmo	pega	um	polígono	ou	camada	vetorial	de	linha	e	combina</p><p>22</p><p>SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA - SIG APLICADO</p><p>suas	 geometrias	 através	 do	 agrupamento	 realizado	 por	 atributos</p><p>pertencentes	 à	mesma	 classe.	No	 caso	de	 a	 camada	de	 entrada	 ser</p><p>do	tipo	polígono,	os	limites	comuns	dos	polígonos	adjacentes	sendo</p><p>dissolvidos	serão	apagados.</p><p>TÓPICO 2</p><p>1 Imagens de Sensoriamento Remoto são comuns em análises</p><p>utilizando SIG. Muitas agências disponibilizam imagens de</p><p>sensores que possuem continuidade de aquisição. O Landsat</p><p>é um exemplo de projeto que possui uma grande amplitude</p><p>temporal de aquisição de dados. Sobre o projeto Landsat, assinale</p><p>a alternativa CORRETA:</p><p>a)	(			)	 A	 série	 Landsat	 teve	 início	 na	 segunda	 metade	 da	 década</p><p>de	 1930,	 a	 partir	 de	 um	 projeto	 desenvolvido	 pela	Agência</p><p>Espacial	Europeia	(ESA).</p><p>b) (X) O Landsat 8 possui dois instrumentos sensores (OLI e</p><p>TIRS), com o período de revisita de 16 dias e resolução</p><p>espacial de 15 m para a banda Pancromática, 30m para as</p><p>bandas Multiespectrais e 100 para as bandas da faixa do</p><p>Infravermelho Termal.</p><p>c)	(			)	 O	Satélite	Landsat	5	possui	altitude	de	órbita	de	705	km,	teve</p><p>seu	lançamento	em	1984	e	está	atualmente	ativo	(2021).</p><p>d)	(			)	 As	imagens	Landsat	são	comercializadas	a	baixo	custo,	sendo</p><p>adquiridas	sob	demanda	no	portal	da	USGS.</p><p>2 A reprojeção de dados geoespaciais é uma tarefa necessária</p><p>quando utilizamos camadas com diferentes SRC em um</p><p>mesmo SIG. O uso desses dados sem a paridade do sistema de</p><p>coordenadas pode ocasionar erros de posicionamento e falhas</p><p>no processamento desses dados. De acordo com essa afirmação,</p><p>analise as sentenças a seguir:</p><p>I-	 A	 reprojeção	 de	 dados	 geoespaciais	 pode	 ocorrer	 através	 da</p><p>mudança	de	Datum	ou	por	mudança	de	sistemas	métricos	para</p><p>sistemas	angulares.</p><p>23</p><p>SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA - SIG APLICADO</p><p>II-	 Os	 sistemas	 SIG,	 como	 o	 QGIS,	 por	 exemplo,	 não	 permitem</p><p>adicionar	camadas	com	diferentes	SRC.</p><p>III-	 Os	sistemas	SIG,	como	o	QGIS,	por	exemplo,	possuem	um	sistema</p><p>de	transformação	de	coordenadas,	possibilitando	visualizar,	em</p><p>um	mesmo	projeto,	camadas	de	diferentes	SRC.</p><p>Assinale a alternativa CORRETA:</p><p>a)	(			)	 As	sentenças	I	e	II	estão	corretas.</p><p>b)	(			)	 Somente	a	sentença	II	está	correta.</p><p>c) (X) As sentenças I e III estão corretas.</p><p>d)	(			)	 Somente	a	sentença	III	está	correta.</p><p>3 A composição de bandas é um processo que cria um arquivo com</p><p>diversas camadas de bandas. A partir desse arquivo é possível</p><p>realizar composições coloridas para realçar determinados alvos.</p><p>De acordo com as combinações de bandas do satélite Landsat 8</p><p>utilizado na atividade da unidade, classifique V para as sentenças</p><p>verdadeiras e F para as falsas:</p><p>(			)	 A	 composição	 de	 bandas	 RGB	 432	 corresponde	 à	 combinação</p><p>necessária	para	obter	uma	imagem	de	cor	verdadeira.</p><p>(			)	 A	 composição	 de	 bandas	 RGB	 532	 corresponde	 à	 combinação</p><p>necessária	 para	 obter	 uma	 imagem	de	 falsa	 cor,	 que	 realça	 as</p><p>características	da	vegetação.</p><p>(			)	 A	 composição	 de	 bandas	 RGB	 321	 corresponde	 à	 combinação</p><p>necessária	para	obter	uma	imagem	de	cor	verdadeira.</p><p>Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:</p><p>a) (X) V – V – F.</p><p>b)	(			)	 V	–	F	–	V.</p><p>c)	(			)	 F	–	V	–	F.</p><p>d)	(			)	 F	–	F	–	V.</p><p>4 A integração de dados de Sensoriamento Remoto ou produtos</p><p>gerados por processamento de imagens em SIG pode tornar as</p><p>análises mais completas e precisas. As operações aritméticas em</p><p>imagens são operações matemáticas simples para análise de imagens</p><p>multiespectrais ou multitemporais. Disserte sobre a operação de</p><p>subtração de imagens, descrevendo as vantagens dessa técnica.</p><p>24</p><p>SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA - SIG APLICADO</p><p>R.:	A	subtração	de	imagens	é	um	processo	simples	e	pode	ser	realizado</p><p>pela	 maioria	 dos	 SIG.	 Essa	 técnica	 é	 muito	 utilizada	 para	 realçar</p><p>pequenas	diferenças	entre	bandas	espectrais	ou	detecção	de	padrões	de</p><p>mudança	da	cobertura	em	imagens.	Essas	mudanças	da	cobertura	podem</p><p>significar	 uma	 infinidade	 de	 fenômenos,	 tais	 como	 desmatamento,</p><p>mudanças	no	uso	do	solo,	diferenças	sazonais	na	vegetação,	expansão</p><p>de	 áreas	urbanas,	 diferenças	no	 sombreamento	 topográfico	devido	 a</p><p>mudanças	sazonais	no	ângulo	de	iluminação	solar.</p><p>5 O NDVI, ou Índice de vegetação com diferença normalizada, é</p><p>um indicador sobre a cobertura vegetal da superfície. Através da</p><p>aplicação de uma equação que utiliza bandas do Infravermelho</p><p>e visível, é possível estimar parâmetros sobre a vegetação.</p><p>Sobre o índice NDVI, disserte sobre a obtenção desse dado e as</p><p>características do produto NDVI.</p><p>R.:	 O	 Índice	 de	 vegetação	NDVI	 é	 o	 resultado	 de	 um	 cálculo	 que</p><p>analisa	 as	 variações	 entre	 as	 bandas	 do	 Infravermelho	 próximo	 e</p><p>o	vermelho,	através	da	equação:	NDVI	=	 (banda	do	 IR	–	banda	do</p><p>vermelho)	/	(banda	do	IR	+	banda	do	vermelho).	O	resultado	gera	um</p><p>arquivo	raster	com	valores	de	pixel	que	podem	variar	de	-1	a	1.	Os</p><p>valores	crescentes	indicam	aumento	da	vegetação	verde,	já	os	valores</p><p>negativos	indicam	áreas	com	ausência	de	vegetação,	como	água,	solo</p><p>exposto,	neve	ou	nuvens.</p><p>TÓPICO 3</p><p>1 Os modelos de dados topográficos são fundamentais para a</p><p>realização de análises hidrológicas. Diversas agências produzem</p><p>esses dados através de dados obtidos por sensores remotos e</p><p>disponibilizam gratuitamente. Sobre os modelos de elevação</p><p>disponíveis atualmente, assinale a alternativa CORRETA:</p><p>a)	(			)	 A	missão	SRTM	teve	como	objetivo	a	produção	de	um	Modelo</p><p>Digital	de	Elevação	a	partir	de	dados	do	espectro	Visível	e	IR,</p><p>para	áreas	continentais	de	todo	o	planeta.</p><p>25</p><p>SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA - SIG APLICADO</p><p>b) (X) O projeto Topodata tem como objetivo criar uma base de</p><p>dados nacional com dados morfométricos e de elevação.</p><p>c)	(			)	 Os	modelos	 de	 elevação	derivados	 de	Drones	 não	 possuem</p><p>resolução	adequada	para	estimar	bacias	hidrográficas.</p><p>d)	(			)	 A	 plataforma	 de	 Sensoriamento	 Remoto	 ASTER	 produz</p><p>modelos	de	elevação	de	alta	resolução	para	o	planeta,	através</p><p>de	sensores	ativos	de	micro-ondas.</p><p>2 Entre as etapas necessárias para gerar as bacias hidrográficas</p><p>de uma região com a utilização de procedimentos em SIG, o</p><p>procedimento de preencher depressões é uma etapa inicial</p><p>que produz um modelo hidrologicamente consistente. Sobre o</p><p>procedimento citado, analise as sentenças a seguir:</p><p>I-		 Essa	ferramenta	suaviza	o	MDE	através	dos	algoritmos	“Douglas-</p><p>Peucker”	e	“Visvalingam”.</p><p>II-	 O	preenchimento	de	depressões	corrige	imperfeições	para	gerar</p><p>redes	de	fluxo	e	delimitar	bacias	de	drenagem	de	forma	mais	fiel</p><p>à	verdade	terrestre.</p><p>III-	 O	tratamento	do	MDE	através	desse	procedimento	pode	ser	realizado</p><p>através	da	ferramenta	“Preencher	depressões”	do	provedor	SAGA</p><p>na	caixa	de	ferramentas	de	processamento	do	QGIS.</p><p>Assinale a alternativa CORRETA:</p><p>a) (X) As sentenças II e III estão corretas.</p><p>b)	(			)	 Somente	a	sentença	II	está	correta.</p><p>c)	(			)	 As	sentenças	I	e	III	estão	corretas.</p><p>d)	(			)	 Somente	a	sentença	III	está	correta.</p><p>3 Existem alguns métodos e algoritmos utilizados em processamento</p><p>de imagens para a detecção do fluxo de drenagem em um MDE.</p><p>Sobre esses métodos, classifique V para as sentenças verdadeiras</p><p>e F para as falsas:</p><p>(			)	 O	algoritmo	do	método	D8,	determina	a	direção	do	fluxo	a	partir</p><p>do	centro	do	pixel	até	o	centro	de	um	dos	8	pixels	vizinhos	de</p><p>altitude	inferior.</p><p>26</p><p>SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA - SIG APLICADO</p><p>(			)	 O	 algoritmo	 do	 método	 Rho8	 é	 uma	 versão	 otimizada	 do</p><p>algoritmo	 D8	 acrescido	 de	 um	 grau	 de	 aleatoriedade	 para	 a</p><p>obtenção	da	direção	de	fluxo.</p><p>(			)	 O	KRA	é	um	algoritmo	de	fluxo	conduzido	unidimensional	onde	o</p><p>fluxo	se	comporta	como	uma	bola	rolando	em	direção	aos	declives</p><p>mais	íngremes	no	MDE,	considerando	os	quatro	cantos	do	pixel,</p><p>não	restringindo	sua	posição	ao	centro	da	célula.</p><p>Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:</p><p>a)	(			)	 V	–	F	–	F.</p><p>b)	(			)	 V	–	F	–	V.</p><p>c)	(			)	 F	–	V	–	F.</p><p>d) (X) V – V – V.</p><p>4 A delimitação de bacias hidrográficas em SIG demanda algumas</p><p>etapas para a sua realização. Disserte sobre essas etapas em</p><p>ambiente SIG, de forma curta, na ordem de execução.</p><p>R.:	 Para	 delimitar	 uma	 bacia	 hidrográfica	 é	 necessário	 seguir	 as</p><p>seguintes	etapas:</p><p>•	 obter	um	modelo	digital	de	elevação;</p><p>•	 realizar	o	preenchimento	de	depressões	e	dados	espúrios;</p><p>•	 determinar	a	direção	de	fluxo	da	drenagem	no	modelo;</p><p>•	 gerar	as	bacias	hidrográficas.</p><p>Ao	 final	 desses	 processos,	 ainda	 pode	 ser	 necessário	 refinar	 o</p><p>resultado,	 reclassificando	 e	 agrupando	 pixels	 isolados,	 antes	 da</p><p>vetorização.	Além	disso,	dependendo	da	 escala	de	uso,	poderá	 ser</p><p>necessário	suavizar	os	polígonos	do	shapefile.</p><p>5 Elaborar um mapa é uma atividade técnica e artística. Por isso, não</p><p>existe um modelo padrão, porém, alguns itens são obrigatórios</p><p>para a interpretação de um mapa. Cite quais são esses elementos</p><p>obrigatórios e qual a sua função no mapa.</p><p>R.:	Os	elementos	que	devem	ser	inseridos	obrigatoriamente	em	um</p><p>mapa	são:</p><p>•	 Título	=	Necessário	para	a	interpretação	da	temática	do	mapa.</p><p>•	 Legenda	 =	 A	 legenda	 é	 importante	 para	 a	 interpretação	 dos</p><p>símbolos	do	mapa.</p><p>27</p><p>SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA - SIG APLICADO</p><p>•	 Escala	=	Item	necessário	que	indica	a	relação	matemática	entre	os</p><p>objetos	e	o	mundo	real.</p><p>•	 Indicador	Norte	=	Necessário	para	a	orientação	do	mapa.</p><p>•	 Projeção	 cartográfica	 =	 Importante	 para	 conhecer	 a	 técnica</p><p>utilizada	 para	 plotar	 as	 informações	 e	 entender	 as	 possíveis</p><p>deformações	no	mapa.</p>

Mais conteúdos dessa disciplina