Logo Passei Direto
Buscar

O intraempreendedorismo, considerado uma modalidade de empreendedorismo corporativo, refere-se à

User badge image
Bruno Monroe

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O intraempreendedorismo, considerado uma modalidade de empreendedorismo corporativo, refere-se à prática em que os funcionários de uma empresa buscam oportunidades de negócio dentro da própria organização, independentemente dos recursos que estão sob seu controle. As atividades intraempreendedoras englobam qualquer iniciativa de proposta de mudanças e aprimoramentos dentro da estrutura organizacional ou dentro da rede de relacionamentos diretos da empresa, visando, de alguma maneira, agregar valor ao cliente ou ao acionista (Nassif, Andreassi, Simões, 2011).
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. O risco financeiro dessas atividades para o ator das ações é de âmbito próprio. PORQUE II. O ator das ações direciona suas ideias para trazer procedimentos inovadores impulsionando o negócio. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são falsas.

O intraempreendedor na organização busca não apenas novos negócios, mas também novas atividades, serviços, produtos, estratégias e tecnologias. Assim, as organizações estão cada vez mais confiando no papel empreendedor de seus colaboradores para melhorar e crescer em seus procedimentos e competitividade. Isso porque essas iniciativas devem, primeiramente, beneficiar a organização e, posteriormente, o próprio colaborador. Já o empreendedorismo fora das organizações, pode ser definido como uma atividade onde os atores reconhecem e exploram oportunidades sendo inovadores, proativos e assumindo riscos para formar novos negócios (Rebelo, 2021).
Com base no exposto e nos dois termos apresentados, analise as afirmativas a seguir: I. Os termos são distintos quantos aos meios de atingir seus objetivos. II. O indivíduo dentro da empresa exerce a prática guiado pela visão dela. III. O fracasso para o intraempreendedor é maior devido a enfrentar mais riscos. IV. O empreendedor encontra maior influência do ambiente em que está inserido. É correto o que se afirma em:
I, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.

No empreendedorismo, a percepção de controle do comportamento está relacionada com o conceito de percepção de risco, que é um processo cognitivo de identificação, armazenamento e recuperação de informações relacionadas à criação do negócio. A avaliação dos riscos de insucesso acompanha, portanto, a decisão de iniciar um negócio com base no controle percebido sobre variáveis individuais (capacidades) e contextuais (concorrência, estudos prospectivos de tendências de mercado, grau de necessidade de investimento etc.). A capacidade de assumir riscos de forma calculada e improvisar desempenha um papel importante no ato de empreender (Loiola, 2016).
Com base nas informações apresentadas e nos principais riscos que o empreendedor pode encontrar, analise as afirmativas a seguir: I. O risco de demanda relaciona-se com a visão de oportunidade de mercado. II. O risco de financiamento encontra-se na obtenção de apoio de investidores na ideia. III. O risco de execução defere-se à habilidade de reunir colaboradores capazes para o novo negócio. IV. O risco tecnológico envolve obter fundos para adquirir tecnologias para construir a comunicação dentro da nova empresa. É correto o que se afirma em:
I, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.

É importante iniciar este ponto com a explicação da diferença entre empreendedorismo e intraempreendedorismo. O primeiro termo pode ser definido como uma atividade individual onde reconhecem e exploram oportunidades sendo inovadores, proativos e assumindo riscos para formar novos negócios. Por outro lado, o segundo, refere-se ao exercício do empreendedorismo dentro de uma organização existente, não necessariamente pelo colaborador, e contribui para o crescimento e inovação da mesma (Rebelo, 2021).
Com base no exposto e no intraempreendedorismo, analise as afirmativas a seguir: I. As ações podem resultar na criação de novas tecnologias. II. A atuação permite a melhora de processos ao ver novas possibilidades. III. A presença favorece o direcionamento da empresa em destaque frente aos concorrentes. IV. O ator envolvido pode demonstrar seus conhecimentos ao direcioná-los para a criação de uma nova empresa. É correto o que se afirma em:
I, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.

O comportamento empreendedor é fortemente influenciado pela personalidade. Aspectos como motivação para realização, preferência por desafios e inovação representam os fundamentos teóricos do empreendedorismo. Os empreendedores geralmente possuem traços distintos que os inclinam para a ação empreendedora. Outros estudos exploram a influência dos traços de personalidade, motivações, habilidades e competências individuais no início de um projeto empreendedor (Dyurrebaso; Cruz; Pato, 2018).
Com base no exposto e no perfil do empreendedor, assinale a alternativa correta:
Possui visão limitada ao presente.
Tem direcionamento pessimista para evitar erros.
Procura ser guiado para alcançar seus objetivos.
Planeja seus passos para alcançar as suas metas.
Atua buscando a individualidade para obter os resultados.

Na medida que se utiliza a capacidade de imaginação para solucionar problemas, ocorre uma ação criativa. A criatividade é uma ferramenta importantíssima, em todas as profissões, em todos os cargos, em todos os departamentos, no nosso dia a dia. Uma pessoa que pula para fora da caixa alimenta as chances de surpreender, de obter novas perspectivas e olhar as coisas com outros olhos. E fazer o uso dessa ferramenta é provocar resultados diferentes e até melhores, seja em resoluções de problemas na vida profissional ou pessoal.
Considerando as informações apresentadas e o conteúdo do livro sobre as características do empreendedor, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. A criatividade está presente na pessoa que está próxima da curiosidade, da vontade de aprender e constantemente atenta a novas ideias, perspectivas e experiências. PORQUE II. Como citado acima, a busca pelo conhecimentos enriquece e desenvolve múltiplas habilidades e amplia a visão de mundo. Essa busca incansável por conhecimento é um ingrediente fundamental para se tornar um empreendedor. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

Empreendedorismo criativo é o uso de habilidades intelectuais e criativas para ganhar a vida, seja como freelancer ou dono de negócio. Ao contrário do empreendedorismo tradicional, que se concentra em produtos industriais e de manufatura, o empreendedorismo criativo se baseia na inovação e na solução de problemas de forma criativa e original.
Considerando as informações apresentadas no livro acerca da capacidade criativa no empreendedorismo, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. A criatividade no empreendedorismo é uma habilidade secundária que apesar de trabalhar a geração de novas ideias e soluções inovadoras possui importância ínfima. PORQUE II. A capacidade de ter novas ideias, ser criativo, fazer conexões não convencionais e transformar conceitos abstratos em realizações concretas são qualidades desvalorizadas no empreendedorismo. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

Segundo Neto e Castro (2024), há intraempreendedores que não implementam suas ideias devido à falta de oportunidade, assim, Govindarajan e Desai (2013) elencaram padrões de comportamento de intraempreendedores de sucesso, que podem ser reconhecidos e desenvolvidos.
Considerando as informações apresentadas acerca dos Padrões de comportamento dos intraempreendedores de sucesso, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. Entre os padrões de comportamento dos intraempreendedores de sucesso está o Pensamento visual que busca ininterruptamente as soluções de diferentes formas para o empreendimento. PORQUE II. Consideram as vantagens e desvantagens das linhas de ação e procuram testar todas apropriadas e inapropriadas para encontrar a solução. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

É reconhecida a necessidade de o empreendedor ser criativo para encontrar uma solução única para um problema inédito. De acordo com Robinson (2011, p. 3-4), todos têm capacidade criativa como fim natural do ser humano. O desafio é desenvolver essa capacidade para que a cultura da criatividade envolva a todos.
Considerando as informações apresentadas no livro, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A capacidade criativa permeia a geração de novas ideias, soluções inovadoras e a aptidão de enxergar o mundo com originalidade.
II. É a capacidade de ser inovador, arrojado, pensar de forma diferente fazer conexões e transformar conceitos abstratos em realizações concretas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O intraempreendedorismo, considerado uma modalidade de empreendedorismo corporativo, refere-se à prática em que os funcionários de uma empresa buscam oportunidades de negócio dentro da própria organização, independentemente dos recursos que estão sob seu controle. As atividades intraempreendedoras englobam qualquer iniciativa de proposta de mudanças e aprimoramentos dentro da estrutura organizacional ou dentro da rede de relacionamentos diretos da empresa, visando, de alguma maneira, agregar valor ao cliente ou ao acionista (Nassif, Andreassi, Simões, 2011).
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. O risco financeiro dessas atividades para o ator das ações é de âmbito próprio. PORQUE II. O ator das ações direciona suas ideias para trazer procedimentos inovadores impulsionando o negócio. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são falsas.

O intraempreendedor na organização busca não apenas novos negócios, mas também novas atividades, serviços, produtos, estratégias e tecnologias. Assim, as organizações estão cada vez mais confiando no papel empreendedor de seus colaboradores para melhorar e crescer em seus procedimentos e competitividade. Isso porque essas iniciativas devem, primeiramente, beneficiar a organização e, posteriormente, o próprio colaborador. Já o empreendedorismo fora das organizações, pode ser definido como uma atividade onde os atores reconhecem e exploram oportunidades sendo inovadores, proativos e assumindo riscos para formar novos negócios (Rebelo, 2021).
Com base no exposto e nos dois termos apresentados, analise as afirmativas a seguir: I. Os termos são distintos quantos aos meios de atingir seus objetivos. II. O indivíduo dentro da empresa exerce a prática guiado pela visão dela. III. O fracasso para o intraempreendedor é maior devido a enfrentar mais riscos. IV. O empreendedor encontra maior influência do ambiente em que está inserido. É correto o que se afirma em:
I, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.

No empreendedorismo, a percepção de controle do comportamento está relacionada com o conceito de percepção de risco, que é um processo cognitivo de identificação, armazenamento e recuperação de informações relacionadas à criação do negócio. A avaliação dos riscos de insucesso acompanha, portanto, a decisão de iniciar um negócio com base no controle percebido sobre variáveis individuais (capacidades) e contextuais (concorrência, estudos prospectivos de tendências de mercado, grau de necessidade de investimento etc.). A capacidade de assumir riscos de forma calculada e improvisar desempenha um papel importante no ato de empreender (Loiola, 2016).
Com base nas informações apresentadas e nos principais riscos que o empreendedor pode encontrar, analise as afirmativas a seguir: I. O risco de demanda relaciona-se com a visão de oportunidade de mercado. II. O risco de financiamento encontra-se na obtenção de apoio de investidores na ideia. III. O risco de execução defere-se à habilidade de reunir colaboradores capazes para o novo negócio. IV. O risco tecnológico envolve obter fundos para adquirir tecnologias para construir a comunicação dentro da nova empresa. É correto o que se afirma em:
I, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.

É importante iniciar este ponto com a explicação da diferença entre empreendedorismo e intraempreendedorismo. O primeiro termo pode ser definido como uma atividade individual onde reconhecem e exploram oportunidades sendo inovadores, proativos e assumindo riscos para formar novos negócios. Por outro lado, o segundo, refere-se ao exercício do empreendedorismo dentro de uma organização existente, não necessariamente pelo colaborador, e contribui para o crescimento e inovação da mesma (Rebelo, 2021).
Com base no exposto e no intraempreendedorismo, analise as afirmativas a seguir: I. As ações podem resultar na criação de novas tecnologias. II. A atuação permite a melhora de processos ao ver novas possibilidades. III. A presença favorece o direcionamento da empresa em destaque frente aos concorrentes. IV. O ator envolvido pode demonstrar seus conhecimentos ao direcioná-los para a criação de uma nova empresa. É correto o que se afirma em:
I, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.

O comportamento empreendedor é fortemente influenciado pela personalidade. Aspectos como motivação para realização, preferência por desafios e inovação representam os fundamentos teóricos do empreendedorismo. Os empreendedores geralmente possuem traços distintos que os inclinam para a ação empreendedora. Outros estudos exploram a influência dos traços de personalidade, motivações, habilidades e competências individuais no início de um projeto empreendedor (Dyurrebaso; Cruz; Pato, 2018).
Com base no exposto e no perfil do empreendedor, assinale a alternativa correta:
Possui visão limitada ao presente.
Tem direcionamento pessimista para evitar erros.
Procura ser guiado para alcançar seus objetivos.
Planeja seus passos para alcançar as suas metas.
Atua buscando a individualidade para obter os resultados.

Na medida que se utiliza a capacidade de imaginação para solucionar problemas, ocorre uma ação criativa. A criatividade é uma ferramenta importantíssima, em todas as profissões, em todos os cargos, em todos os departamentos, no nosso dia a dia. Uma pessoa que pula para fora da caixa alimenta as chances de surpreender, de obter novas perspectivas e olhar as coisas com outros olhos. E fazer o uso dessa ferramenta é provocar resultados diferentes e até melhores, seja em resoluções de problemas na vida profissional ou pessoal.
Considerando as informações apresentadas e o conteúdo do livro sobre as características do empreendedor, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. A criatividade está presente na pessoa que está próxima da curiosidade, da vontade de aprender e constantemente atenta a novas ideias, perspectivas e experiências. PORQUE II. Como citado acima, a busca pelo conhecimentos enriquece e desenvolve múltiplas habilidades e amplia a visão de mundo. Essa busca incansável por conhecimento é um ingrediente fundamental para se tornar um empreendedor. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

Empreendedorismo criativo é o uso de habilidades intelectuais e criativas para ganhar a vida, seja como freelancer ou dono de negócio. Ao contrário do empreendedorismo tradicional, que se concentra em produtos industriais e de manufatura, o empreendedorismo criativo se baseia na inovação e na solução de problemas de forma criativa e original.
Considerando as informações apresentadas no livro acerca da capacidade criativa no empreendedorismo, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. A criatividade no empreendedorismo é uma habilidade secundária que apesar de trabalhar a geração de novas ideias e soluções inovadoras possui importância ínfima. PORQUE II. A capacidade de ter novas ideias, ser criativo, fazer conexões não convencionais e transformar conceitos abstratos em realizações concretas são qualidades desvalorizadas no empreendedorismo. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

Segundo Neto e Castro (2024), há intraempreendedores que não implementam suas ideias devido à falta de oportunidade, assim, Govindarajan e Desai (2013) elencaram padrões de comportamento de intraempreendedores de sucesso, que podem ser reconhecidos e desenvolvidos.
Considerando as informações apresentadas acerca dos Padrões de comportamento dos intraempreendedores de sucesso, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. Entre os padrões de comportamento dos intraempreendedores de sucesso está o Pensamento visual que busca ininterruptamente as soluções de diferentes formas para o empreendimento. PORQUE II. Consideram as vantagens e desvantagens das linhas de ação e procuram testar todas apropriadas e inapropriadas para encontrar a solução. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

É reconhecida a necessidade de o empreendedor ser criativo para encontrar uma solução única para um problema inédito. De acordo com Robinson (2011, p. 3-4), todos têm capacidade criativa como fim natural do ser humano. O desafio é desenvolver essa capacidade para que a cultura da criatividade envolva a todos.
Considerando as informações apresentadas no livro, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A capacidade criativa permeia a geração de novas ideias, soluções inovadoras e a aptidão de enxergar o mundo com originalidade.
II. É a capacidade de ser inovador, arrojado, pensar de forma diferente fazer conexões e transformar conceitos abstratos em realizações concretas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

Prévia do material em texto

<p>EGRAD_EMEC - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: EMPREENDEDORISMO CORPORATIVO -</p><p>2024 - 53 - 1</p><p>Período:16/09/2024 00:00 a 22/09/2024 23:59 (Horário de Brasília)</p><p>Status:ABERTO</p><p>Nota máxima:5,00</p><p>Gabarito:Gabarito será liberado no dia 21/10/2024 00:00 (Horário de Brasília)</p><p>Nota obtida:</p><p>1ª QUESTÃO</p><p>O intraempreendedorismo, considerado uma modalidade de empreendedorismo corporativo, refere-se à</p><p>prática em que os funcionários de uma empresa buscam oportunidades de negócio dentro da própria</p><p>organização, independentemente dos recursos que estão sob seu controle. As atividades</p><p>intraempreendedoras englobam qualquer iniciativa de proposta de mudanças e aprimoramentos dentro da</p><p>estrutura organizacional ou dentro da rede de relacionamentos diretos da empresa, visando, de alguma</p><p>maneira, agregar valor ao cliente ou ao acionista (Nassif, Andreassi, Simões, 2011).</p><p>Fonte: adaptado de: NASSIF, V. M. J.; ANDREASSI, T.; SIMÕES, F. Competências empreendedoras: há</p><p>diferenças entre empreendedores e intraempreendedores?. RAI Revista de Administração e Inovação,</p><p>[s.l.], v. 8, n. 3, p. 33-54, 2011.Disponível em:</p><p>https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1809227617300632. Acesso em: 11 abr. 2024.</p><p>Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:</p><p>I. O risco financeiro dessas atividades para o ator das ações é de âmbito próprio.</p><p>PORQUE</p><p>II. O ator das ações direciona suas ideias para trazer procedimentos inovadores impulsionando o negócio.</p><p>A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:</p><p>ALTERNATIVAS</p><p>As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.</p><p>As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.</p><p>A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.</p><p>A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.</p><p>As asserções I e II são falsas.</p><p>2ª QUESTÃO</p><p>16/09/2024, 10:16 Unicesumar - Ensino a Distância</p><p>about:blank 1/9</p><p>O intraempreendedor na organização busca não apenas novos negócios, mas também novas atividades,</p><p>serviços, produtos, estratégias e tecnologias. Assim, as organizações estão cada vez mais confiando no</p><p>papel empreendedor de seus colaboradores para melhorar e crescer em seus procedimentos e</p><p>competitividade. Isso porque essas iniciativas devem, primeiramente, beneficiar a organização e,</p><p>posteriormente, o próprio colaborador. Já o empreendedorismo fora das organizações, pode ser definido</p><p>como uma atividade onde os atores reconhecem e exploram oportunidades sendo inovadores, proativos e</p><p>assumindo riscos para formar novos negócios (Rebelo, 2021).</p><p>Fonte: adaptado de: REBELO, S. M. S. Estilos cognitivos, orientação empreendedora e</p><p>intraempreendedorismo como impulsionadores da inovação: o caso dos profissionais de Farmácia em</p><p>Portugal. 2021. 90 f. Dissertação (Mestrado em Gestão dos Serviços de Saúde) – Universidade de Trás-os-</p><p>Montes e Alto Douro, Vila Real, 2021. Disponível em: https://repositorio.utad.pt/items/7a789883-7ad6-4868-</p><p>8d3f-612fdb2b867e. Acesso em: 12 mar. 2024.</p><p>Com base no exposto e nos dois termos apresentados, analise as afirmativas a seguir:</p><p>I. Os termos são distintos quantos aos meios de atingir seus objetivos.</p><p>II. O indivíduo dentro da empresa exerce a prática guiado pela visão dela.</p><p>III. O fracasso para o intraempreendedor é maior devido a enfrentar mais riscos.</p><p>IV. O empreendedor encontra maior influência do ambiente em que está inserido.</p><p>É correto o que se afirma em:</p><p>ALTERNATIVAS</p><p>I, apenas.</p><p>II e IV, apenas.</p><p>III e IV, apenas.</p><p>I, II e III, apenas.</p><p>I, II, III e IV.</p><p>3ª QUESTÃO</p><p>16/09/2024, 10:16 Unicesumar - Ensino a Distância</p><p>about:blank 2/9</p><p>No empreendedorismo, a percepção de controle do comportamento está relacionada com o conceito de</p><p>percepção de risco, que é um processo cognitivo de identificação, armazenamento e recuperação de</p><p>informações relacionadas à criação do negócio. A avaliação dos riscos de insucesso acompanha, portanto, a</p><p>decisão de iniciar um negócio com base no controle percebido sobre variáveis individuais (capacidades) e</p><p>contextuais (concorrência, estudos prospectivos de tendências de mercado, grau de necessidade de</p><p>investimento etc.). A capacidade de assumir riscos de forma calculada e improvisar desempenha um papel</p><p>importante no ato de empreender (Loiola, 2016).</p><p>Fonte: adaptado de: LOIOLA, E. et al. Ação planejada e intenção empreendedora entre universitários:</p><p>analisando preditores e mediadores. Rev. Psicol., Organ. Trab., Brasília, v. 16, n. 1, p. 22-35, 2016.</p><p>Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1984-66572016000100003&script=sci_arttext.</p><p>Acesso em: 12 mar. 2024.</p><p>Com base nas informações apresentadas e nos principais riscos que o empreendedor pode encontrar,</p><p>analise as afirmativas a seguir:</p><p>I. O risco de demanda relaciona-se com a visão de oportunidade de mercado.</p><p>II. O risco de financiamento encontra-se na obtenção de apoio de investidores na ideia.</p><p>III. O risco de execução defere-se à habilidade de reunir colaboradores capazes para o novo negócio.</p><p>IV. O risco tecnológico envolve obter fundos para adquirir tecnologias para construir a comunicação dentro</p><p>da nova empresa.</p><p>É correto o que se afirma em:</p><p>ALTERNATIVAS</p><p>I, apenas.</p><p>II e IV, apenas.</p><p>III e IV, apenas.</p><p>I, II e III, apenas.</p><p>I, II, III e IV.</p><p>4ª QUESTÃO</p><p>16/09/2024, 10:16 Unicesumar - Ensino a Distância</p><p>about:blank 3/9</p><p>É importante iniciar este ponto com a explicação da diferença entre empreendedorismo e</p><p>intraempreendedorismo. O primeiro termo pode ser definido como uma atividade individual onde</p><p>reconhecem e exploram oportunidades sendo inovadores, proativos e assumindo riscos para formar novos</p><p>negócios. Por outro lado, o segundo, refere-se ao exercício do empreendedorismo dentro de uma</p><p>organização existente, não necessariamente pelo colaborador, e contribui para o crescimento e inovação da</p><p>mesma (Rebelo, 2021).</p><p>Fonte: adaptado de: REBELO, S. M. S. Estilos cognitivos, orientação empreendedora e</p><p>intraempreendedorismo como impulsionadores da inovação: o caso dos profissionais de Farmácia em</p><p>Portugal. 2021. 90 f. Dissertação (Mestrado em Gestão dos Serviços de Saúde) – Universidade de Trás-os-</p><p>Montes e Alto Douro, Vila Real, 2021. Disponível em: https://repositorio.utad.pt/items/7a789883-7ad6-4868-</p><p>8d3f-612fdb2b867e. Acesso em: 12 mar. 2024.</p><p>Com base no exposto e no intraempreendedorismo, analise as afirmativas a seguir:</p><p>I. As ações podem resultar na criação de novas tecnologias.</p><p>II. A atuação permite a melhora de processos ao ver novas possibilidades.</p><p>III. A presença favorece o direcionamento da empresa em destaque frente aos concorrentes.</p><p>IV. O ator envolvido pode demonstrar seus conhecimentos ao direcioná-los para a criação de uma nova</p><p>empresa.</p><p>É correto o que se afirma em:</p><p>ALTERNATIVAS</p><p>I, apenas.</p><p>II e IV, apenas.</p><p>III e IV, apenas.</p><p>I, II e III, apenas.</p><p>I, II, III e IV.</p><p>5ª QUESTÃO</p><p>O comportamento empreendedor é fortemente influenciado pela personalidade. Aspectos como motivação</p><p>para realização, preferência por desafios e inovação representam os fundamentos teóricos do</p><p>empreendedorismo. Os empreendedores geralmente possuem traços distintos que os inclinam para a ação</p><p>empreendedora. Outros estudos exploram a influência dos traços de personalidade, motivações, habilidades</p><p>e competências individuais no início de um projeto empreendedor (Dyurrebaso; Cruz; Pato, 2018).</p><p>Fonte: adaptado de: DYURREBASO, A.; CRUZ, C.; PATO, L. O perfil do empreendedor. In: PARREIRA, P. et al.</p><p>Competências empreendedoras no ensino superior politécnico: motivos, influências, serviços de apoio e</p><p>educação. Guarda: Instituto Politécnico da Guarda, 2018. p. 99-110.</p><p>Com base no exposto e no perfil do empreendedor, assinale a alternativa correta:</p><p>ALTERNATIVAS</p><p>16/09/2024, 10:16 Unicesumar - Ensino a Distância</p><p>about:blank 4/9</p><p>Possui visão limitada ao presente.</p><p>Tem direcionamento pessimista para evitar erros.</p><p>Procura ser guiado para alcançar seus objetivos.</p><p>Planeja seus passos para alcançar as suas metas.</p><p>Atua buscando a individualidade para obter os resultados.</p><p>6ª QUESTÃO</p><p>Na medida que se utiliza a capacidade de imaginação para solucionar problemas, ocorre uma ação criativa.</p><p>A criatividade é uma ferramenta importantíssima, em todas as profissões, em todos os cargos, em todos os</p><p>departamentos, no nosso dia a dia. Uma pessoa que pula para fora da caixa alimenta as chances de</p><p>surpreender, de obter novas perspectivas e olhar as coisas com outros olhos. E fazer o uso dessa ferramenta</p><p>é provocar resultados diferentes e até melhores, seja em resoluções de problemas na vida profissional ou</p><p>pessoal.</p><p>Disponível em: https://blog.ipog.edu.br/comunicacao-e-marketing/criatividade-e-empreendedorismo/.</p><p>Acesso em: 01 abril 2024 (adaptado).</p><p>Considerando as informações apresentadas e o conteúdo do livro sobre as características do empreendedor,</p><p>avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.</p><p>I. A criatividade está presente na pessoa que está próxima da curiosidade, da vontade de aprender e</p><p>constantemente atenta a novas ideias, perspectivas e experiências.</p><p>PORQUE</p><p>II. Como citado acima, a busca pelo conhecimentos enriquece e desenvolve múltiplas habilidades e amplia a</p><p>visão de mundo. Essa busca incansável por conhecimento é um ingrediente fundamental para se tornar um</p><p>empreendedor.</p><p>A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:</p><p>ALTERNATIVAS</p><p>As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.</p><p>As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.</p><p>A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.</p><p>A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.</p><p>As asserções I e II são proposições falsas.</p><p>7ª QUESTÃO</p><p>16/09/2024, 10:16 Unicesumar - Ensino a Distância</p><p>about:blank 5/9</p><p>Empreendedorismo criativo é o uso de habilidades intelectuais e criativas para ganhar a vida, seja como</p><p>freelancer ou dono de negócio. Ao contrário do empreendedorismo tradicional, que se concentra em</p><p>produtos industriais e de manufatura, o empreendedorismo criativo se baseia na inovação e na solução de</p><p>problemas de forma criativa e original.</p><p>Disponível em:https://ensin-e.edu.br/empreendedorismo-criativo-entenda-o-que-e-essa-tendencia/. Acesso</p><p>em: 01 abril 2024.</p><p>Considerando as informações apresentadas no livro acerca da capacidade criativa no empreendedorismo,</p><p>avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.</p><p>I. A criatividade no empreendedorismo é uma habilidade secundária que apesar de trabalhar a geração de</p><p>novas ideias e soluções inovadoras possui importância ínfima.</p><p>PORQUE</p><p>II. A capacidade de ter novas ideias, ser criativo, fazer conexões não convencionais e transformar conceitos</p><p>abstratos em realizações concretas são qualidades desvalorizadas no empreendedorismo.</p><p>A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:</p><p>ALTERNATIVAS</p><p>As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.</p><p>As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.</p><p>A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.</p><p>A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.</p><p>As asserções I e II são proposições falsas.</p><p>8ª QUESTÃO</p><p>16/09/2024, 10:16 Unicesumar - Ensino a Distância</p><p>about:blank 6/9</p><p>Existem intraempreendedores que não implementam suas ideias devido à falta de oportunidade, assim,</p><p>Govindarajan e Desai (2013) elencaram padrões de comportamento de intraempreendedores de sucesso,</p><p>que podem ser reconhecidos e desenvolvidos.</p><p>Fonte: NETO, Waldemar Barroso Magno; CASTRO, Rita de Cássia Marques Lima de. Estudo Contemporâneo</p><p>e Transversal: empreendedorismo. UniCesumar: Maringá, 2024</p><p>Considerando as informações apresentadas acerca das características dos intraempreendedores de sucesso,</p><p>avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.</p><p>I. Pivotar é a característica que o intraempreendedor possui ao reconhecer que o processo escolhido e</p><p>aplicado atende às expectativas esperadas.</p><p>PORQUE</p><p>II. Demonstra a capacidade de se atualizar, de aprender por meio de ação nova e de segurança para tomada</p><p>de decisão para mudar.</p><p>A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:</p><p>ALTERNATIVAS</p><p>As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.</p><p>As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.</p><p>A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.</p><p>A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.</p><p>As asserções I e II são proposições falsas.</p><p>9ª QUESTÃO</p><p>16/09/2024, 10:16 Unicesumar - Ensino a Distância</p><p>about:blank 7/9</p><p>Segundo Neto e Castro (2024), há intraempreendedores que não implementam suas ideias devido à falta de</p><p>oportunidade, assim, Govindarajan e Desai (2013) elencaram padrões de comportamento de</p><p>intraempreendedores de sucesso, que podem ser reconhecidos e desenvolvidos.</p><p>Fonte: NETO, Waldemar Barroso Magno; CASTRO, Rita de Cássia Marques Lima de. Estudo Contemporâneo</p><p>e Transversal: empreendedorismo. UniCesumar: Maringá, 2024</p><p>Considerando as informações apresentadas acerca dos Padrões de comportamento dos</p><p>intraempreendedores de sucesso, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.</p><p>I. Entre os padrões de comportamento dos intraempreendedores de sucesso está o Pensamento visual que</p><p>busca ininterruptamente as soluções de diferentes formas para o empreendimento.</p><p>PORQUE</p><p>II. Consideram as vantagens e desvantagens das linhas de ação e procuram testar todas apropriadas e</p><p>inapropriadas para encontrar a solução.</p><p>A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:</p><p>ALTERNATIVAS</p><p>As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.</p><p>As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.</p><p>A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.</p><p>A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.</p><p>As asserções I e II são proposições falsas.</p><p>10ª QUESTÃO</p><p>16/09/2024, 10:16 Unicesumar - Ensino a Distância</p><p>about:blank 8/9</p><p>É reconhecida a necessidade de o empreendedor ser criativo para encontrar uma solução única para um</p><p>problema inédito. De acordo com Robinson (2011, p. 3-4), todos têm capacidade criativa como fim natural</p><p>do ser humano. O desafio é desenvolver essa capacidade para que a cultura da criatividade envolva a todos.</p><p>Fonte: NETO, Waldemar Barroso Magno; CASTRO, Rita de Cássia Marques Lima de. Estudo Contemporâneo</p><p>e Transversal: empreendedorismo. UniCesumar: Maringá, 2024.</p><p>Considerando as informações apresentadas no livro, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre</p><p>elas.</p><p>I. A capacidade criativa permeia a geração de novas ideias, soluções inovadoras e a aptidão de enxergar o</p><p>mundo com originalidade.</p><p>PORQUE</p><p>II. É a capacidade de ser inovador, arrojado, pensar de forma diferente fazer conexões e transformar</p><p>conceitos abstratos em realizações concretas.</p><p>A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:</p><p>ALTERNATIVAS</p><p>As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.</p><p>As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.</p><p>A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.</p><p>A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.</p><p>As asserções I e II são proposições falsas.</p><p>16/09/2024, 10:16 Unicesumar - Ensino a Distância</p><p>about:blank 9/9</p>

Mais conteúdos dessa disciplina