Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir:
“A reação de uma solução de um ácido com uma base é chamada reação de neutralização. Em tais reações, os íons de hidrogênio (responsáveis pelas propriedades características de um ácido) se combinam com os íons de hidróxido (responsáveis pelas propriedades características de uma base) para formar a água: H+(aq.) + OH-(aq.) → H2O(aq.).” Fonte: RUSSELL, J. B. Química geral. 2. ed. reimp. São Paulo: Pearson Makron Books, 2014. v. 1. p. 551.
Considerando essas informações e o os conceitos estudados sobre funções inorgânicas, é correto afirmar que:

a) caso uma solução de hidróxido de sódio (NaOH) seja misturada a uma solução de ácido clorídrico (HCl), haverá formação instantânea de NaCl.
b) raramente haverá precipitação de sais em reações de neutralização, uma vez que os sais possuem alta reatividade em solução.
c) ocorrerá uma reação de neutralização se uma solução de hidróxido de sódio (NaOH) for misturada a uma solução de ácido clorídrico (HCl).
d) ocorrerá uma reação de neutralização de uma solução de hidróxido de sódio (NaOH) for diluída em um mesmo volume de água destilada.
e) é possível detectar os íons H+ e OH- após a reação de neutralização completa, indicando excesso de íons fortes na solução.

Leia o trecho a seguir:
“Embora os filósofos gregos tenham suposto corretamente a existência dos átomos, eles não podiam imaginar algo tão sutil como a estrutura de um átomo.
(Um átomo não poderia ser composto por partes menores se nada menor existisse). Entretanto, átomos não são esferas homogêneas sem estrutura.” Fonte: RUSSELL, J. B. Química Geral. V. 1, 2. ed. (Reimpressão 2014). São Paulo: Pearson Makron Books, 1994, p. 621.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os quatro primeiros modelos atômicos científicos, analise os modelos disponíveis a seguir e associe-os com suas respectivas características.
1) Modelo de Dalton.
2) Modelo de Thomson.
3) Modelo de Rutherford.
4) Modelo de Bohr.
( ) Um átomo é indivisível e a matéria apresenta propriedades elétricas.
( ) Um átomo é indivisível e pode ser comparado a uma esfera maciça.
( ) Um átomo possui um núcleo com nêutrons e prótons, com elétrons orbitando em níveis de energia específicos.
( ) Um átomo possui duas regiões: o núcleo, onde se concentra a carga positiva, e um espaço vazio, que é a maior parte do átomo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
a) 3, 2, 1, 4.
b) 2, 1, 3, 4.
c) 4, 3, 1, 2.
d) 3, 2, 1, 4.
e) 2, 1, 4, 3.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a escala do pH, podemos afirmar que:
a) na prática, adotamos a escala de pH variando entre 0 e 14.
b) na prática, adotamos a escala de pH até 7 e a de pOH até 14.
c) a escala de pH corresponde à metade da escala de pOH.
d) as escalas de pOH são idênticas, variando apenas com a temperatura.
e) a escala de pOH se refere à etapa de estabilizar os íons H+ no meio.

Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre noções de segurança em laboratórios e a utilização de vidrarias de laboratórios, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Um exemplo de material que pode evitar acidentes são os pipetadores.
II. Pipetadores são dispositivos que possibilitam o uso de pipetas para a medição líquidos, de forma precisa, sem que o laboratorista precise succionar o líquido com a boca.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a formação das ligações iônicas, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O cloreto de cálcio é um composto iônico de fórmula CaCl2.
II. O átomo de cálcio apresenta 2 elétrons de valência e, para estabilizar seu octeto, ele compartilha esses elétrons com os 2 átomos de cloro, que necessitam de 1 elétron, cada um para completar seu octeto, já que o cloro possui 7 elétrons.
a) As asserções I e II são proposições falsas.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a teoria de Rutherford, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. O modelo de Rutherford considera um átomo como um sistema planetário. Porque: II. Nesse modelo, um átomo possui um núcleo de tamanho reduzido, formado por prótons, de carga elétrica positiva, cujo equilíbrio é realizado por elétrons, de carga elétrica negativa, orbitando ao redor do núcleo. A seguir, assinale a alternativa correta:
I. O modelo de Rutherford considera um átomo como um sistema planetário.
II. Nesse modelo, um átomo possui um núcleo de tamanho reduzido, formado por prótons, de carga elétrica positiva, cujo equilíbrio é realizado por elétrons, de carga elétrica negativa, orbitando ao redor do núcleo.
a) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) As asserções I e II são proposições falsas.
d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
e) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Considerando essa definição e o conteúdo estudado sobre os quatro principais tipos de reações químicas, analise as classificações a seguir e associe-as com suas respectivas equações apresentadas a seguir. 1) Reação de decomposição. 2) Reação de síntese. 3) Reação de substituição simples. 4) Reação de substituição dupla. ( ) Zn(s) + 2 HCl(aq) → ZnCl2(aq) + H2(g) ( ) 2 Mg(s) + O2(g) → 2 MgO(s) ( ) 2KI(aq) + Pb(NO3)2(aq) → 2 KNO3(aq) + PbI2(s) ( ) 2 HgO(s) → 2 Hg(l) + O2(g) Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1) Reação de decomposição.
2) Reação de síntese.
3) Reação de substituição simples.
4) Reação de substituição dupla.
a) 2, 1, 3, 4.
b) 4, 3, 1, 2.
c) 3, 4, 1, 2.
d) 3, 2, 4, 1.
e) 3, 2, 1, 4.

Assumindo que os pontos de ebulição para o potássio e o sódio são, respectivamente, 770 ºC e 892 ºC, e considerando as informações apresentadas e o conteúdo estudado sobre a técnica de separação por destilação, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. O potássio pode ser recuperado a partir da destilação de cloreto de potássio líquido na presença de vapor de sódio a 892 ºC, segundo a seguinte reação: Na(g) + KCl(l) → NaCl(l) + K(g). Porque: II. O vapor de potássio obtido na reação é menos volátil que o vapor de sódio e a retirada constante do vapor de potássio da mistura favorece a formação do cloreto de sódio, até que todo o potássio seja recuperado como destilado. A seguir, assinale a alternativa correta:
I. O potássio pode ser recuperado a partir da destilação de cloreto de potássio líquido na presença de vapor de sódio a 892 ºC, segundo a seguinte reação: Na(g) + KCl(l) → NaCl(l) + K(g).
II. O vapor de potássio obtido na reação é menos volátil que o vapor de sódio e a retirada constante do vapor de potássio da mistura favorece a formação do cloreto de sódio, até que todo o potássio seja recuperado como destilado.
a) As asserções I e II são proposições falsas.
b) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
e) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado acerca dos cálculos básicos relacionados às reações, assinale a afirmativa correta:
Os coeficientes na equação química podem ser observados: 2H2(g) + O2(g) → 2 H2O(l) O que significa que: 2x moléculas de H2 + x moléculas de O2 → 2x moléculas de H2O Suponha que o valor de x corresponde a 6,022 x 10^23 (número de Avogadro). Então x moléculas representa 1 mole. Assim, a equação química indica que os coeficientes da equação química corroboram afirmacoes como: • Dois mols de H2O são produzidos para cada dois mols de H2 consumidos. • Dois mols de H2O são produzidas para cada mole de O2 consumido. • Dois mols de O2 são consumidos para cada um deles.
a) A massa molecular da água é 18 u e em 1 kg de H2O há cerca de 3,35 x 10^25 átomos.
b) A massa molecular do gás hidrogênio consumido é de 4 u e em 1 Kg de H2 há 3,01 x 10^25 átomos.
c) A massa molecular do gás oxigênio é 48 u e em 1 Kg de O2 há 1,47 x 10^23 átomos.
d) A massa molecular da água é 18 u e em 1 Kg de H2O há cerca de 1,37 x 10^25 átomos.
e) A massa molecular do gás hidrogênio consumido é de 4 u e em 1 Kg de H2 há 3,01 x 10^25 átomos.

a técnica de separação por destilação, analise as afirmativas a seguir: I. As frações obtidas a partir da destilação do petróleo possuem diferentes aplicações industriais. II. A destilação da água do mar envolve uma série de etapas de separação que culmina com a filtração da solução destilada. III. No processo de destilação de misturas, as frações podem ser separadas por diferença de volatilidade, sendo os compostos mais voláteis separados primeiro. IV. Na mistura entre o álcool etílico e a água, a separação pode ser feita por destilação, sendo a água evaporada primeiro, pois apresenta ponto de ebulição mais alto. V. No processo de destilação fracionada da mistura binária benzeno-tolueno, utiliza-se uma coluna empacotada com pérolas de vidro que permite que o tolueno se condense como destilado. Está correto apenas o que se afirma em:
a) I e III.
b) II, III e V.
c) II e V.
d) II e III.
e) I e IV.

Segundo Burdge (2020), assim como as substâncias puras, as misturas podem ser sólidas, líquidas ou gasosas; não apresentam uma composição constante e podem ser classificadas como homogêneas, com composição uniforme ou heterogêneas, com composição variável. Fonte: BURDGE, J. Chemistry. 5. ed. New York: McGraw-Hill Education, 2020, p. 334-335. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a classificação das misturas, analise as afirmativas a seguir: I. Ao se misturar o óleo na água, forma-se uma mistura homogênea. II. O arroz doce pode ser considerado como uma mistura heterogênea. III. O concreto consiste de uma mistura homogênea. IV. O soro caseiro pode ser considerado uma mistura heterogênea. V. Ao se misturar areia e limalha de ferro, forma-se uma mistura heterogênea. Está correto apenas o que se afirma em:
a) II e V.
b) I e IV.
c) III e V.
d) IV e V.
e) II e IV.

Leia o trecho a seguir: “A massa molar é necessária para você descobrir a fórmula molecular de um composto molecular. Para encontrar a fórmula molecular, você precisará decidir quantas fórmulas unitárias empíricas são necessárias para explicar a massa molar observada.” Fonte: ATKINS, P. W.; JONES, L.; LAVERMAN, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 7. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2018. p. F49. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os cálculos básicos relacionados às reações químicas, assinale a afirmativa correta:
a) A massa molecular do gás carbônico é 12 u e em 10 g de CO2 há 1,37 x 1023 átomos.
b) A massa molecular do gás carbônico é 48 u e em 10 g de CO2 há 1,37 x 1023 átomos.
c) A massa molecular do gás carbônico é 48 u e em 10 g de CO2 há 1,37 x 1023 átomos.
d) A massa molecular do gás carbônico é 44 u e em 10 g de CO2 há 1,37 x 1023 átomos.
e) A massa molecular do gás oxigênio é de 44 u e em 10 g de CO2 há 2,09 x 1023 átomos

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) A reação de decomposição do cloreto de amônio é verdadeira.
II. ( ) A reação de obtenção de cloreto de amônio é uma reação de síntese.
a) F, V, F.
b) V, V, F.
c) F, V, V.
d) V, F, V.
e) F, F, V.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre reagente limitante, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Na reação de 100 g carbeto de cálcio (CaC2) com 100 g água para formar hidróxido de cálcio e gás acetileno, o CaC2 é o reagente limitante.
II. A razão molar da reação indica que a quantidade de H2O presente é duas vezes a de CaC2.
a) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
e) As asserções I e II são proposições falsas.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre fórmulas mínimas e fórmulas moleculares, pode-se afirmar que:

a) a molécula em questão é o etanol e a obtenção desse álcool se refere à hidratação do metanol ou do gás metano em altas temperaturas.
b) se trata da molécula de gás etílico que possui como fórmula empírica e molecular a fórmula química C2H5OH.
c) a molécula apresentada é do álcool metílico, cuja fórmula molecular pode ser representada por C2H6O e a fórmula empírica por CHO.
d) a molécula corresponde ao álcool etílico e sua fórmula mínima do pode ser representada como CH3OH ou CH4O.
e) se trata da molécula do etanol, cuja fórmula molecular é C2H6O, tendo a mesma fórmula como fórmula empírica ou mínima.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre fórmulas moleculares, pode-se afirmar que:

a) a fórmula molecular representa a quantidade de átomos que está presente na menor fração de uma substância molecular.
b) a fórmula molecular é como a identidade de um composto químico, sendo uma estrutura única e específica para cada substância.
c) a fórmula empírica ou mínima indica o número de átomos que está presente na menor fração de uma substância molecular
d) a fórmula empírica representa uma estrutura tridimensional apresentada individualmente para cada composto molecular.
e) a fórmula molecular corresponde ao número de elétrons que uma molécula pode absorver em sua estrutura molecular.

Considerando as informações e o conteúdo estudado sobre cálculos específicos para fórmulas químicas, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A fórmula condensada de uma substância molecular é uma fórmula compatível com a representação molecular completa.
Porque:
II. Na fórmula condensada, a função química presente na fórmula molecular é colocada em evidência e o número de átomos de cada elemento é o mesmo, resultando no número total da substância em questão.
I. A fórmula condensada de uma substância molecular é uma fórmula compatível com a representação molecular completa.
II. Na fórmula condensada, a função química presente na fórmula molecular é colocada em evidência e o número de átomos de cada elemento é o mesmo, resultando no número total da substância em questão.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições falsas.
c) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
e) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os conceitos de mol, massa molar e fração molar, analise as afirmat
I. A massa atômica do nitrogênio molecular (N2(g)) é de 14 u.
II. O íon de prata tem massa atômica de 107,9 u.
I. A massa atômica do nitrogênio molecular (N2(g)) é de 14 u.
II. O íon de prata tem massa atômica de 107,9 u.
a) II e V.
b) III e V.
c) IV e V.
d) I, III e IV.
e) I, II e IV.

O ferro existe na crosta terrestre em diferentes minerais, como pirita (FeS2), siderita (FeCO3), hematita (Fe2O3) e magnetita (Fe3O4). O processamento metalúrgico do ferro envolve a redução química dos minerais pelo carbono (na forma de coque) em um alto-forno. O minério de ferro concentrado e o coque são introduzidos no forno a partir do topo e uma explosão de ar quente é forçada a subir pelo forno, formando principalmente monóxido de carbono. A reação da extração do Fe é dada pela seguinte equação global: ????????2????3(????)+3 ????????(????)⟶3 ????????2(????)+2 ????????(????).

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir:
“A reação de uma solução de um ácido com uma base é chamada reação de neutralização. Em tais reações, os íons de hidrogênio (responsáveis pelas propriedades características de um ácido) se combinam com os íons de hidróxido (responsáveis pelas propriedades características de uma base) para formar a água: H+(aq.) + OH-(aq.) → H2O(aq.).” Fonte: RUSSELL, J. B. Química geral. 2. ed. reimp. São Paulo: Pearson Makron Books, 2014. v. 1. p. 551.
Considerando essas informações e o os conceitos estudados sobre funções inorgânicas, é correto afirmar que:

a) caso uma solução de hidróxido de sódio (NaOH) seja misturada a uma solução de ácido clorídrico (HCl), haverá formação instantânea de NaCl.
b) raramente haverá precipitação de sais em reações de neutralização, uma vez que os sais possuem alta reatividade em solução.
c) ocorrerá uma reação de neutralização se uma solução de hidróxido de sódio (NaOH) for misturada a uma solução de ácido clorídrico (HCl).
d) ocorrerá uma reação de neutralização de uma solução de hidróxido de sódio (NaOH) for diluída em um mesmo volume de água destilada.
e) é possível detectar os íons H+ e OH- após a reação de neutralização completa, indicando excesso de íons fortes na solução.

Leia o trecho a seguir:
“Embora os filósofos gregos tenham suposto corretamente a existência dos átomos, eles não podiam imaginar algo tão sutil como a estrutura de um átomo.
(Um átomo não poderia ser composto por partes menores se nada menor existisse). Entretanto, átomos não são esferas homogêneas sem estrutura.” Fonte: RUSSELL, J. B. Química Geral. V. 1, 2. ed. (Reimpressão 2014). São Paulo: Pearson Makron Books, 1994, p. 621.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os quatro primeiros modelos atômicos científicos, analise os modelos disponíveis a seguir e associe-os com suas respectivas características.
1) Modelo de Dalton.
2) Modelo de Thomson.
3) Modelo de Rutherford.
4) Modelo de Bohr.
( ) Um átomo é indivisível e a matéria apresenta propriedades elétricas.
( ) Um átomo é indivisível e pode ser comparado a uma esfera maciça.
( ) Um átomo possui um núcleo com nêutrons e prótons, com elétrons orbitando em níveis de energia específicos.
( ) Um átomo possui duas regiões: o núcleo, onde se concentra a carga positiva, e um espaço vazio, que é a maior parte do átomo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
a) 3, 2, 1, 4.
b) 2, 1, 3, 4.
c) 4, 3, 1, 2.
d) 3, 2, 1, 4.
e) 2, 1, 4, 3.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a escala do pH, podemos afirmar que:
a) na prática, adotamos a escala de pH variando entre 0 e 14.
b) na prática, adotamos a escala de pH até 7 e a de pOH até 14.
c) a escala de pH corresponde à metade da escala de pOH.
d) as escalas de pOH são idênticas, variando apenas com a temperatura.
e) a escala de pOH se refere à etapa de estabilizar os íons H+ no meio.

Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre noções de segurança em laboratórios e a utilização de vidrarias de laboratórios, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Um exemplo de material que pode evitar acidentes são os pipetadores.
II. Pipetadores são dispositivos que possibilitam o uso de pipetas para a medição líquidos, de forma precisa, sem que o laboratorista precise succionar o líquido com a boca.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a formação das ligações iônicas, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O cloreto de cálcio é um composto iônico de fórmula CaCl2.
II. O átomo de cálcio apresenta 2 elétrons de valência e, para estabilizar seu octeto, ele compartilha esses elétrons com os 2 átomos de cloro, que necessitam de 1 elétron, cada um para completar seu octeto, já que o cloro possui 7 elétrons.
a) As asserções I e II são proposições falsas.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a teoria de Rutherford, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. O modelo de Rutherford considera um átomo como um sistema planetário. Porque: II. Nesse modelo, um átomo possui um núcleo de tamanho reduzido, formado por prótons, de carga elétrica positiva, cujo equilíbrio é realizado por elétrons, de carga elétrica negativa, orbitando ao redor do núcleo. A seguir, assinale a alternativa correta:
I. O modelo de Rutherford considera um átomo como um sistema planetário.
II. Nesse modelo, um átomo possui um núcleo de tamanho reduzido, formado por prótons, de carga elétrica positiva, cujo equilíbrio é realizado por elétrons, de carga elétrica negativa, orbitando ao redor do núcleo.
a) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) As asserções I e II são proposições falsas.
d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
e) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Considerando essa definição e o conteúdo estudado sobre os quatro principais tipos de reações químicas, analise as classificações a seguir e associe-as com suas respectivas equações apresentadas a seguir. 1) Reação de decomposição. 2) Reação de síntese. 3) Reação de substituição simples. 4) Reação de substituição dupla. ( ) Zn(s) + 2 HCl(aq) → ZnCl2(aq) + H2(g) ( ) 2 Mg(s) + O2(g) → 2 MgO(s) ( ) 2KI(aq) + Pb(NO3)2(aq) → 2 KNO3(aq) + PbI2(s) ( ) 2 HgO(s) → 2 Hg(l) + O2(g) Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1) Reação de decomposição.
2) Reação de síntese.
3) Reação de substituição simples.
4) Reação de substituição dupla.
a) 2, 1, 3, 4.
b) 4, 3, 1, 2.
c) 3, 4, 1, 2.
d) 3, 2, 4, 1.
e) 3, 2, 1, 4.

Assumindo que os pontos de ebulição para o potássio e o sódio são, respectivamente, 770 ºC e 892 ºC, e considerando as informações apresentadas e o conteúdo estudado sobre a técnica de separação por destilação, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. O potássio pode ser recuperado a partir da destilação de cloreto de potássio líquido na presença de vapor de sódio a 892 ºC, segundo a seguinte reação: Na(g) + KCl(l) → NaCl(l) + K(g). Porque: II. O vapor de potássio obtido na reação é menos volátil que o vapor de sódio e a retirada constante do vapor de potássio da mistura favorece a formação do cloreto de sódio, até que todo o potássio seja recuperado como destilado. A seguir, assinale a alternativa correta:
I. O potássio pode ser recuperado a partir da destilação de cloreto de potássio líquido na presença de vapor de sódio a 892 ºC, segundo a seguinte reação: Na(g) + KCl(l) → NaCl(l) + K(g).
II. O vapor de potássio obtido na reação é menos volátil que o vapor de sódio e a retirada constante do vapor de potássio da mistura favorece a formação do cloreto de sódio, até que todo o potássio seja recuperado como destilado.
a) As asserções I e II são proposições falsas.
b) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
e) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado acerca dos cálculos básicos relacionados às reações, assinale a afirmativa correta:
Os coeficientes na equação química podem ser observados: 2H2(g) + O2(g) → 2 H2O(l) O que significa que: 2x moléculas de H2 + x moléculas de O2 → 2x moléculas de H2O Suponha que o valor de x corresponde a 6,022 x 10^23 (número de Avogadro). Então x moléculas representa 1 mole. Assim, a equação química indica que os coeficientes da equação química corroboram afirmacoes como: • Dois mols de H2O são produzidos para cada dois mols de H2 consumidos. • Dois mols de H2O são produzidas para cada mole de O2 consumido. • Dois mols de O2 são consumidos para cada um deles.
a) A massa molecular da água é 18 u e em 1 kg de H2O há cerca de 3,35 x 10^25 átomos.
b) A massa molecular do gás hidrogênio consumido é de 4 u e em 1 Kg de H2 há 3,01 x 10^25 átomos.
c) A massa molecular do gás oxigênio é 48 u e em 1 Kg de O2 há 1,47 x 10^23 átomos.
d) A massa molecular da água é 18 u e em 1 Kg de H2O há cerca de 1,37 x 10^25 átomos.
e) A massa molecular do gás hidrogênio consumido é de 4 u e em 1 Kg de H2 há 3,01 x 10^25 átomos.

a técnica de separação por destilação, analise as afirmativas a seguir: I. As frações obtidas a partir da destilação do petróleo possuem diferentes aplicações industriais. II. A destilação da água do mar envolve uma série de etapas de separação que culmina com a filtração da solução destilada. III. No processo de destilação de misturas, as frações podem ser separadas por diferença de volatilidade, sendo os compostos mais voláteis separados primeiro. IV. Na mistura entre o álcool etílico e a água, a separação pode ser feita por destilação, sendo a água evaporada primeiro, pois apresenta ponto de ebulição mais alto. V. No processo de destilação fracionada da mistura binária benzeno-tolueno, utiliza-se uma coluna empacotada com pérolas de vidro que permite que o tolueno se condense como destilado. Está correto apenas o que se afirma em:
a) I e III.
b) II, III e V.
c) II e V.
d) II e III.
e) I e IV.

Segundo Burdge (2020), assim como as substâncias puras, as misturas podem ser sólidas, líquidas ou gasosas; não apresentam uma composição constante e podem ser classificadas como homogêneas, com composição uniforme ou heterogêneas, com composição variável. Fonte: BURDGE, J. Chemistry. 5. ed. New York: McGraw-Hill Education, 2020, p. 334-335. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a classificação das misturas, analise as afirmativas a seguir: I. Ao se misturar o óleo na água, forma-se uma mistura homogênea. II. O arroz doce pode ser considerado como uma mistura heterogênea. III. O concreto consiste de uma mistura homogênea. IV. O soro caseiro pode ser considerado uma mistura heterogênea. V. Ao se misturar areia e limalha de ferro, forma-se uma mistura heterogênea. Está correto apenas o que se afirma em:
a) II e V.
b) I e IV.
c) III e V.
d) IV e V.
e) II e IV.

Leia o trecho a seguir: “A massa molar é necessária para você descobrir a fórmula molecular de um composto molecular. Para encontrar a fórmula molecular, você precisará decidir quantas fórmulas unitárias empíricas são necessárias para explicar a massa molar observada.” Fonte: ATKINS, P. W.; JONES, L.; LAVERMAN, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 7. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2018. p. F49. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os cálculos básicos relacionados às reações químicas, assinale a afirmativa correta:
a) A massa molecular do gás carbônico é 12 u e em 10 g de CO2 há 1,37 x 1023 átomos.
b) A massa molecular do gás carbônico é 48 u e em 10 g de CO2 há 1,37 x 1023 átomos.
c) A massa molecular do gás carbônico é 48 u e em 10 g de CO2 há 1,37 x 1023 átomos.
d) A massa molecular do gás carbônico é 44 u e em 10 g de CO2 há 1,37 x 1023 átomos.
e) A massa molecular do gás oxigênio é de 44 u e em 10 g de CO2 há 2,09 x 1023 átomos

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) A reação de decomposição do cloreto de amônio é verdadeira.
II. ( ) A reação de obtenção de cloreto de amônio é uma reação de síntese.
a) F, V, F.
b) V, V, F.
c) F, V, V.
d) V, F, V.
e) F, F, V.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre reagente limitante, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Na reação de 100 g carbeto de cálcio (CaC2) com 100 g água para formar hidróxido de cálcio e gás acetileno, o CaC2 é o reagente limitante.
II. A razão molar da reação indica que a quantidade de H2O presente é duas vezes a de CaC2.
a) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
e) As asserções I e II são proposições falsas.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre fórmulas mínimas e fórmulas moleculares, pode-se afirmar que:

a) a molécula em questão é o etanol e a obtenção desse álcool se refere à hidratação do metanol ou do gás metano em altas temperaturas.
b) se trata da molécula de gás etílico que possui como fórmula empírica e molecular a fórmula química C2H5OH.
c) a molécula apresentada é do álcool metílico, cuja fórmula molecular pode ser representada por C2H6O e a fórmula empírica por CHO.
d) a molécula corresponde ao álcool etílico e sua fórmula mínima do pode ser representada como CH3OH ou CH4O.
e) se trata da molécula do etanol, cuja fórmula molecular é C2H6O, tendo a mesma fórmula como fórmula empírica ou mínima.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre fórmulas moleculares, pode-se afirmar que:

a) a fórmula molecular representa a quantidade de átomos que está presente na menor fração de uma substância molecular.
b) a fórmula molecular é como a identidade de um composto químico, sendo uma estrutura única e específica para cada substância.
c) a fórmula empírica ou mínima indica o número de átomos que está presente na menor fração de uma substância molecular
d) a fórmula empírica representa uma estrutura tridimensional apresentada individualmente para cada composto molecular.
e) a fórmula molecular corresponde ao número de elétrons que uma molécula pode absorver em sua estrutura molecular.

Considerando as informações e o conteúdo estudado sobre cálculos específicos para fórmulas químicas, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A fórmula condensada de uma substância molecular é uma fórmula compatível com a representação molecular completa.
Porque:
II. Na fórmula condensada, a função química presente na fórmula molecular é colocada em evidência e o número de átomos de cada elemento é o mesmo, resultando no número total da substância em questão.
I. A fórmula condensada de uma substância molecular é uma fórmula compatível com a representação molecular completa.
II. Na fórmula condensada, a função química presente na fórmula molecular é colocada em evidência e o número de átomos de cada elemento é o mesmo, resultando no número total da substância em questão.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições falsas.
c) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
e) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os conceitos de mol, massa molar e fração molar, analise as afirmat
I. A massa atômica do nitrogênio molecular (N2(g)) é de 14 u.
II. O íon de prata tem massa atômica de 107,9 u.
I. A massa atômica do nitrogênio molecular (N2(g)) é de 14 u.
II. O íon de prata tem massa atômica de 107,9 u.
a) II e V.
b) III e V.
c) IV e V.
d) I, III e IV.
e) I, II e IV.

O ferro existe na crosta terrestre em diferentes minerais, como pirita (FeS2), siderita (FeCO3), hematita (Fe2O3) e magnetita (Fe3O4). O processamento metalúrgico do ferro envolve a redução química dos minerais pelo carbono (na forma de coque) em um alto-forno. O minério de ferro concentrado e o coque são introduzidos no forno a partir do topo e uma explosão de ar quente é forçada a subir pelo forno, formando principalmente monóxido de carbono. A reação da extração do Fe é dada pela seguinte equação global: ????????2????3(????)+3 ????????(????)⟶3 ????????2(????)+2 ????????(????).

Prévia do material em texto

<p>Pergunta 1</p><p>Leia o trecho a seguir:</p><p>“A matéria é composta de unidades muito pequenas chamadas átomos. Cada tipo diferente de</p><p>átomo é o elemento básico de um elemento químico diferente. Atualmente, a União</p><p>Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) reconhece mais de 100 elementos químicos.”</p><p>Fonte: PETRUCCI, R. H. et al. General Chemistry: principles and modern applications. 11. ed.</p><p>Toronto: Pearson, 2017, p. 5. (tradução da autora).</p><p>Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre modelos atômicos, analise as</p><p>afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).</p><p>I. ( ) O modelo de Rutherford se baseia em experimentos que comprovam os elétrons em contato</p><p>direto com os prótons.</p><p>II. ( ) O modelo de Thomson se baseia em experimentos de eletrólise de soluções em um solvente</p><p>com sais de ouro.</p><p>III. ( ) O modelo de Rutherford se baseia no bombardeamento de partículas alfa em uma fina</p><p>camada de ouro.</p><p>IV. ( ) O modelo de Rutherford faz referência a um formato de sistemas planetários em que os</p><p>elétrons são os planetas.</p><p>Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:</p><p>a) V, V, F, F.</p><p>b) F, V, F, V.</p><p>c) F, F, V, F.</p><p>d) F, V, V, F.</p><p>e) V, F, F, F.</p><p>Pergunta 2</p><p>Leia o trecho a seguir:</p><p>“A reação de uma solução de um ácido com uma base é chamada reação de neutralização. Em</p><p>tais reações, os íons de hidrogênio (responsáveis pelas propriedades características de um ácido)</p><p>se combinam com os íons de hidróxido (responsáveis pelas propriedades características de uma</p><p>base) para formar a água: H+(aq.) + OH-(aq.) → H2O(aq.).” Fonte: RUSSELL, J. B. Química geral.</p><p>2. ed. reimp. São Paulo: Pearson Makron Books, 2014. v. 1. p. 551.</p><p>Considerando essas informações e o os conceitos estudados sobre funções inorgânicas, é correto</p><p>afirmar que:</p><p>a) caso uma solução de hidróxido de sódio (NaOH) seja misturada a uma solução de ácido</p><p>clorídrico (HCl), haverá formação instantânea de NaCl.</p><p>b) raramente haverá precipitação de sais em reações de neutralização, uma vez que os sais</p><p>possuem alta reatividade em solução.</p><p>c) ocorrerá uma reação de neutralização se uma solução de hidróxido de sódio (NaOH) for</p><p>misturada a uma solução de ácido clorídrico (HCl).</p><p>d) ocorrerá uma reação de neutralização de uma solução de hidróxido de sódio (NaOH) for</p><p>diluída em um mesmo volume de água destilada.</p><p>e) é possível detectar os íons H+ e OH- após a reação de neutralização completa, indicando</p><p>excesso de íons fortes na solução.</p><p>Pergunta 3</p><p>Leia o trecho a seguir:</p><p>“A regra do octeto explica as valências dos elementos e as estruturas de muitos compostos.</p><p>Carbono, nitrogênio e flúor obedecem rigorosamente à regra do octeto, desde que existam</p><p>elétrons disponíveis em número suficiente. Entretanto, alguns compostos têm um número ímpar</p><p>de elétrons. Além disso, átomos como fósforo, enxofre, cloro e outros não-metais do período 3</p><p>e períodos seguintes podem acomodar mais de oito elétrons na camada de valência.” Fonte:</p><p>ATKINS, P. W.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente.</p><p>5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012. p. 71.</p><p>Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre exceções à regra do octeto,</p><p>analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):</p><p>I. ( ) Na espécie química ICl4-, o átomo central não obedece a regra do octeto.</p><p>II. ( ) O elemento químico enxofre apresenta a estrutura fixa de compartilhamento com um</p><p>octeto de elétrons.</p><p>III. ( ) O íon ClO2- apresenta uma estrutura que obedece a regra do sexteto.</p><p>IV. ( ) No átomo central da estrutura de Lewis do composto ICl2-, há apenas 2 pares de elétrons</p><p>isolados.</p><p>V. ( ) Na estrutura de Lewis do NO2 é obedecida a regra do octeto.</p><p>Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:</p><p>a) V, F, F, F, V.</p><p>b) V, V, F, V, F.</p><p>c) F, F, V, V, F.</p><p>d) V, F, F, V, F.</p><p>e) F, V, V, F, V.</p><p>Pergunta 4</p><p>Acidentes com materiais como reagentes químicos podem acontecer em um laboratório, em</p><p>especial se não houver práticas adequadas em um treinamento técnico sobre procedimentos</p><p>básicos para manipular reagentes, vidrarias e equipamentos específicos de cada local de</p><p>trabalho.</p><p>Considerando essas informações e os procedimentos apresentados sobre noções de segurança</p><p>em laboratório e em caso de acidentes, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s)</p><p>verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):</p><p>I. ( ) Um acidente só deve ser relatado ao responsável caso seja significativo e não possa ser</p><p>controlado.</p><p>II. ( ) As vias principais de contaminação em um laboratório são: absorção pela pele, ingestão e</p><p>inalação.</p><p>III. ( ) Se um reagente entra em contato com a pele, é pouco recomendado lavar a região atingida.</p><p>IV. ( ) A ingestão é uma via secundária de contaminação. Desse modo, para respeitar as normas</p><p>de segurança, não se deve ingerir substâncias.</p><p>V. ( ) Em caso de derramamento, utilize materiais absorventes, tais como pano, papel e esponjas</p><p>artificiais.</p><p>Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:</p><p>a) V, F, F, V, F.</p><p>b) F, V, F, V, F.</p><p>c) F, V, F, F, V.</p><p>d) V, V, F, F, V.</p><p>e) F, F, V, V, F.</p><p>Pergunta 5</p><p>O potencial hidroxiliônico (pOH) corresponde ao teor de íons OH- presentes na solução e pode</p><p>ser expresso por: pOH = –log [OH-]</p><p>De forma geral, a autoionização da água sempre liberará pequenas concentrações de íons H+ e</p><p>OH- na solução que são comumente utilizados para caracterizar uma solução por seu caráter</p><p>ácido ou básico.</p><p>A concentração de íons OH- em uma solução de hidróxido de bário a 25 °C é equivalente a 9,8 x</p><p>10-5 mol/L.</p><p>Considerando as informações e os conteúdos estudados sobre as constantes de basicidade e</p><p>acidez, assinale a alternativa que contém o valor do pOH da solução em questão:</p><p>a) 9.</p><p>b) 7.</p><p>c) 5.</p><p>d) 4.</p><p>e) 14.</p><p>Pergunta 6</p><p>Leia o trecho a seguir:</p><p>“Embora os filósofos gregos tenham suposto corretamente a existência dos átomos, eles não</p><p>podiam imaginar algo tão sutil como a estrutura de um átomo.</p><p>(Um átomo não poderia ser composto por partes menores se nada menor existisse). Entretanto,</p><p>átomos não são esferas homogêneas sem estrutura.” Fonte: RUSSELL, J. B. Química Geral. V. 1,</p><p>2. ed. (Reimpressão 2014). São Paulo: Pearson Makron Books, 1994, p. 621.</p><p>Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os quatro primeiros modelos</p><p>atômicos científicos, analise os modelos disponíveis a seguir e associe-os com suas respectivas</p><p>características.</p><p>1) Modelo de Dalton.</p><p>2) Modelo de Thomson.</p><p>3) Modelo de Rutherford.</p><p>4) Modelo de Bohr.</p><p>( ) Um átomo é indivisível e a matéria apresenta propriedades elétricas.</p><p>( ) Um átomo é indivisível e pode ser comparado a uma esfera maciça.</p><p>( ) Um átomo possui um núcleo com nêutrons e prótons, com elétrons orbitando em níveis de</p><p>energia específicos.</p><p>( ) Um átomo possui duas regiões: o núcleo, onde se concentra a carga positiva, e um espaço</p><p>vazio, que é a maior parte do átomo.</p><p>Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:</p><p>a) 3, 2, 1, 4.</p><p>b) 2, 1, 3, 4.</p><p>c) 4, 3, 1, 2.</p><p>d) 3, 2, 1, 4.</p><p>e) 2, 1, 4, 3.</p><p>Pergunta 7</p><p>Leia o trecho a seguir:</p><p>“A acidez de uma solução aquosa depende da concentração de íons hidrônio, [H3O+]. Essa</p><p>concentração pode variar de várias ordens de magnitude, o que pode tornar complicado relatá-</p><p>la quantitativamente. Para descrever a acidez de uma solução, em vez de relatar a concentração</p><p>molar de íons hidrônio, normalmente usamos a escala de pH mais conveniente.” Fonte: BURDGE,</p><p>J. Chemistry. 5. ed. New York: McGraw-Hill Education, 2020. p. 724.</p><p>Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a escala do pH, podemos afirmar</p><p>que:</p><p>a) na prática, adotamos a escala de pH variando entre 0 e 14.</p><p>b) na prática, adotamos a escala de pH até 7 e a de pOH até 14.</p><p>c) a escala de pH corresponde</p><p>à metade da escala de pOH.</p><p>d) as escalas de pOH são idênticas, variando apenas com a temperatura.</p><p>e) a escala de pOH se refere à etapa de estabilizar os íons H+ no meio.</p><p>Pergunta 8</p><p>Leia o trecho a seguir:</p><p>“À primeira vista, poderíamos esperar que um átomo tivesse a menor energia quando todos os</p><p>seus elétrons estivessem no orbital de menor energia (o orbital 1s), mas, exceto para o</p><p>hidrogênio e o hélio, isso não pode acontecer. Em 1925, o cientista austríaco Wolfgang Pauli</p><p>descobriu uma regra geral e fundamental sobre os elétrons e orbitais, conhecida hoje como</p><p>princípio da exclusão de Pauli: Dois elétrons, no máximo, podem ocupar um dado orbital.</p><p>Quando dois elétrons ocupam um orbital, seus spins devem estar emparelhados.” Fonte: ATKINS,</p><p>P. W.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5. ed.</p><p>Porto Alegre: Bookman, 2012, p. 33.</p><p>Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os orbitais atômicos e a</p><p>distribuição eletrônica, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para</p><p>a(s) falsa(s).</p><p>I. ( ) Se a configuração eletrônica do último nível termina em ns2np2, é um elemento da Família</p><p>do Carbono.</p><p>II. ( ) Se a configuração eletrônica do último nível termina em ns2np3, é um elemento da Família</p><p>do Nitrogênio.</p><p>III. ( ) Se a configuração eletrônica do último nível termina em ns2np3, pode ser o elemento silício</p><p>(Si).</p><p>IV. ( ) Se a configuração eletrônica do último nível termina em ns2np4, poderia ser o elemento</p><p>bromo (Br).</p><p>V. ( ) Se a configuração eletrônica do último nível termina em ns2np5, é um elemento da família</p><p>dos Halogênios.</p><p>Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:</p><p>a) V, F, F, F, V.</p><p>b) F, V, F, F, V.</p><p>c) F, F, V, V, F.</p><p>d) V, V, F, V, F.</p><p>e) V, V, F, F, V.</p><p>Pergunta 9</p><p>Leia o excerto a seguir:</p><p>“Os orbitais em um átomo são agrupados em conjuntos chamados subcamadas. Em átomos no</p><p>seu estado fundamental, quatro tipos de subcamadas são ocupados por elétrons, designadas</p><p>por s, p, d e f, que consistem em 1, 3, 5 e 7 orbitais, respectivamente. Uma representação mais</p><p>simples mostra em cada orbitais subcamadas ocupadas e introduz um índice para indicar o</p><p>número de elétrons.” Fonte: RUSSELL, J. B. Química Geral. Volume 1. São Paulo: Pearson Makron</p><p>Books,1994. p. 247.</p><p>Com base nos conceitos de distribuição eletrônica, níveis de energia e da construção da Tabela</p><p>Periódica Moderna, podemos afirmar que a distribuição eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5 pertence</p><p>ao elemento:</p><p>a) Flúor (F), pertencente ao grupo dos halogênios.</p><p>b) Bromo (Br), pertencente ao grupo dos halogênios.</p><p>c) Cloro (Cl), pertencente ao grupo dos calcogênios.</p><p>d) Cloro (Cl), pertencente ao grupo dos halogênios.</p><p>e) Selênio (Se), pertencente ao grupo dos calcogênios.</p><p>Pergunta 10</p><p>Em uma análise simplificada, percebemos que muitos acidentes em laboratórios poderiam ser</p><p>evitados. Procedimentos simples, como a utilização dos materiais corretos, tornam as práticas</p><p>de química experimental mais seguras independentemente do intuito do trabalho realizado.</p><p>Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre noções de segurança em</p><p>laboratórios e a utilização de vidrarias de laboratórios, analise as asserções a seguir e a relação</p><p>proposta entre elas:</p><p>I. Um exemplo de material que pode evitar acidentes são os pipetadores.</p><p>Porque:</p><p>II. Pipetadores são dispositivos que possibilitam o uso de pipetas para a medição líquidos, de</p><p>forma precisa, sem que o laboratorista precise succionar o líquido com a boca.</p><p>Agora, assinale a alternativa correta:</p><p>a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.</p><p>b) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.</p><p>c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.</p><p>d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.</p><p>e) As asserções I e II são proposições falsas.</p><p>Pergunta 3</p><p>Segundo Kemp e Keegan (2000), o cloreto de cálcio é uma fonte de cálcio inorgânico solúvel e</p><p>reage com carbonatos, fluoretos e sulfatos para formar sais insolúveis ou moderadamente</p><p>solúveis. É produzido em quantidades comerciais por vários processos: refino de salmoura</p><p>natural, reação do hidróxido de cálcio com cloreto de amônio e reação do ácido clorídrico com</p><p>carbonato de cálcio. Fonte: KEMP, R.; KEEGAN, S. E. Calcium Chloride. In: Ullmann’s Encyclopedia</p><p>of Industrial Chemistry. Weinheim: Wiley-VCH, 2000. p. 512-513.</p><p>Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a formação das ligações iônicas,</p><p>analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:</p><p>I. O cloreto de cálcio é um composto iônico de fórmula CaCl2.</p><p>Porque:</p><p>II. O átomo de cálcio apresenta 2 elétrons de valência e, para estabilizar seu octeto, ele</p><p>compartilha esses elétrons com os 2 átomos de cloro, que necessitam de 1 elétron, cada um para</p><p>completar seu octeto, já que o cloro possui 7 elétrons.</p><p>A seguir, assinale a alternativa correta:</p><p>a) As asserções I e II são proposições falsas.</p><p>b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.</p><p>c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.</p><p>d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.</p><p>e) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.</p><p>Pergunta 4</p><p>Leia o trecho a seguir:</p><p>“Os laboratórios químicos de pequena escala, em ambientes industriais e acadêmicos, tendem</p><p>a operar de forma independente, com menos supervisão regulatória e são, geralmente, mais</p><p>acessíveis ao público leigo ou com pouca prática laboratorial do que os laboratórios industriais</p><p>maiores e/ou instalações de fabricação em larga escala.” Fonte: NATIONAL RESEARCH COUNCIL.</p><p>Promoting Chemical Laboratory Safety and Security in Developing Countries. Washington, DC:</p><p>The National Academies Press. 2010. Disponível em: <https://doi.org/10.17226/12857>. Acesso</p><p>em: 28 abr. 2020.</p><p>Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre noções de segurança no</p><p>laboratório, ordene as etapas em uma sequência lógica para ser realizada em um laboratório de</p><p>Química de pesquisa:</p><p>( ) Separar os materiais (reagentes, equipamentos, acessórios e vidraria).</p><p>( ) Limpar as superfícies de bancadas e capelas sujas.</p><p>( ) Determinar o roteiro da prática laboratorial e os procedimentos necessários.</p><p>( ) Retirar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI): jaleco, luvas e óculos de segurança.</p><p>( ) Realizar os procedimentos com cautela e sem pressa.</p><p>Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:</p><p>a) 2, 4, 1, 5, 3.</p><p>b) 2, 4, 5, 3, 1.</p><p>c) 3, 1, 2, 5, 4.</p><p>d) 1, 3, 2, 5, 4.</p><p>e) 2, 1, 5, 4, 3.</p><p>Pergunta 7</p><p>Leia o trecho a seguir:</p><p>“O modelo de Rutherford previa que as partículas α dispersas passariam por uma folha de ouro</p><p>sem serem afetadas. O projeto experimental de Rutherford para medir a dispersão de partículas</p><p>indicou que: a maioria das partículas α passa pela folha de ouro com pouca ou nenhuma</p><p>deflexão, mas algumas partículas são desviadas em grandes ângulos. Ocasionalmente, uma</p><p>partícula α ricocheteia na folha de volta à fonte. O modelo nuclear explica os resultados dos</p><p>experimentos de Rutherford.” Fonte: BURDGE, J. Chemistry. 5. ed. New York: McGraw-Hill</p><p>Education, 2020, p. 46.</p><p>Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a teoria de Rutherford, analise as</p><p>asserções a seguir e a relação proposta entre elas.</p><p>I. O modelo de Rutherford considera um átomo como um sistema planetário.</p><p>Porque:</p><p>II. Nesse modelo, um átomo possui um núcleo de tamanho reduzido, formado por prótons, de</p><p>carga elétrica positiva, cujo equilíbrio é realizado por elétrons, de carga elétrica negativa,</p><p>orbitando ao redor do núcleo.</p><p>A seguir, assinale</p><p>a alternativa correta:</p><p>a) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.</p><p>b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.</p><p>c) As asserções I e II são proposições falsas.</p><p>d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.</p><p>e) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.</p><p>UNIDADE II</p><p>Pergunta 1</p><p>Uma equação química é uma representação escrita de uma reação química ou de um processo</p><p>físicoquímico ou bioquímico. As espécies químicas no lado esquerdo da equação são chamadas</p><p>de reagentes, enquanto as do lado direito da equação são chamadas de produtos.</p><p>Considerando essa definição e o conteúdo estudado sobre os quatro principais tipos de reações</p><p>químicas, analise as classificações a seguir e associe-as com suas respectivas equações</p><p>apresentadas a seguir.</p><p>1) Reação de decomposição.</p><p>2) Reação de síntese.</p><p>3) Reação de substituição simples.</p><p>4) Reação de substituição dupla.</p><p>( ) 𝑍𝑛(𝑠)+2 𝐻𝐶𝑙(𝑎𝑞)→𝑍𝑛𝐶𝑙2(𝑎𝑞)+𝐻2(𝑔)</p><p>( ) 2 𝑀𝑔(𝑠)+𝑂2(𝑔)→2 𝑀𝑔𝑂(𝑠)</p><p>( ) 2𝐾𝐼(𝑎𝑞)+ 𝑃𝑏(𝑁𝑂3)2(𝑎𝑞)→2 𝐾𝑁𝑂3(𝑎𝑞)+𝑃𝑏𝐼2(𝑠)</p><p>( ) 2 𝐻𝑔𝑂(𝑠)→2 𝐻𝑔(𝑙)+𝑂2(𝑔)</p><p>Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:</p><p>a) 2, 1, 3, 4.</p><p>b) 4, 3, 1, 2.</p><p>c) 3, 4, 1, 2.</p><p>d) 3, 2, 4, 1.</p><p>e) 3, 2, 1, 4.</p><p>Pergunta 2</p><p>Leia o trecho a seguir:</p><p>“O sódio e o potássio possuem abundância relativamente igual na natureza. Eles ocorrem em</p><p>minerais silicatos como albita (NaAlSi3O8) e ortoclasio (KAlSi3O8).</p><p>Com o passar do tempo, em uma escala geológica, minerais silicatos são vagarosamente</p><p>decompostos pela ação do vento e da chuva, e íons sódio e potássio são convertidos a compostos</p><p>mais solúveis.” (BURDGE, 2020). Fonte: BURDGE, J. Chemistry. 5. ed. New York: McGraw-Hill</p><p>Education, 2020, p. 1071.</p><p>Assumindo que os pontos de ebulição para o potássio e o sódio são, respectivamente, 770 ºC e</p><p>892 ºC, e considerando as informações apresentadas e o conteúdo estudado sobre a técnica de</p><p>separação por destilação, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:</p><p>I. O potássio pode ser recuperado a partir da destilação de cloreto de potássio líquido na</p><p>presença de vapor de sódio a 892 ºC, segundo a seguinte reação: 𝑁𝑎(𝑔)+𝐾𝐶𝑙(𝑙)⟶𝑁𝑎𝐶𝑙(𝑙)+𝐾(𝑔).</p><p>Porque:</p><p>II. O vapor de potássio obtido na reação é menos volátil que o vapor de sódio e a retirada</p><p>constante do vapor de potássio da mistura favorece a formação do cloreto de sódio, até que todo</p><p>o potássio seja recuperado como destilado.</p><p>A seguir, assinale a alternativa correta:</p><p>a) As asserções I e II são proposições falsas.</p><p>b) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.</p><p>c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.</p><p>d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.</p><p>e) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.</p><p>Pergunta 3</p><p>Leia o trecho a seguir:</p><p>“Os coeficientes na equação química podem ser observados:</p><p>2𝐻2(𝑔)+𝑂2(𝑔)→2 𝐻2𝑂(𝑙)</p><p>O que significa que:</p><p>2𝑥 𝑚𝑜𝑙é𝑐𝑢𝑙𝑎𝑠 𝑑𝑒 𝐻2+𝑥 𝑚𝑜𝑙é𝑐𝑢𝑙𝑎𝑠 𝑑𝑒 𝑂2→2𝑥 𝑚𝑜𝑙é𝑐𝑢𝑙𝑎𝑠 𝑑𝑒 𝐻2𝑂</p><p>Suponha que o valor de x corresponde a 6,022 x 1023 (número de Avogadro). Então x moléculas</p><p>representa 1 mole. Assim, a equação química indica que os coeficientes da equação química</p><p>corroboram afirmações como:</p><p>• Dois mols de 𝐻2𝑂 são produzidos para cada dois mols de 𝐻2 consumidos.</p><p>• Dois mols de 𝐻2𝑂 são produzidas para cada mole de consumido.</p><p>• Dois mols de são consumidos para cada um deles.”</p><p>Fonte: PETRUCCI, R. H. et al. General Chemistry: principles and modern applications. 11. ed.</p><p>Toronto: Pearson, 2017, p. 116.</p><p>Considerando essas informações e o conteúdo estudado acerca dos cálculos básicos</p><p>relacionados às reações, assinale a afirmativa correta:</p><p>a) A massa molecular da água é 18 u e em 1 kg de H2O há cerca de 3,35 x 1025 átomos.</p><p>b) A massa molecular do gás hidrogênio consumido é de 4 u e em 1 Kg de H2 há 3,01 x 1025</p><p>átomos.</p><p>c) A massa molecular do gás oxigênio é 48 u e em 1 Kg de O2 há 1,47 x 1023 átomos.</p><p>d) A massa molecular da água é 18 u e em 1 Kg de H2O há cerca de 1,37 x 1025 átomos.</p><p>e) A massa molecular do gás hidrogênio consumido é de 4 u e em 1 Kg de H2 há 3,01 x 1025</p><p>átomos.</p><p>Pergunta 4</p><p>Leia o excerto a seguir:</p><p>“Metais que têm baixos pontos de ebulição, tais como mercúrio, magnésio e zinco, podem ser</p><p>separados de outros metais por destilação fracionada. Um método bem conhecido de destilação</p><p>fracionada é o processo Mond para a purificação do níquel. Monóxido de carbono passa sobre</p><p>o níquel impuro a 70 ºC para formar tetracarbonilniquel (ponto de ebulição de 43 ºC), uma</p><p>substância altamente tóxica, que é separada das impurezas menos voláteis por destilação.</p><p>Finalmente, o níquel metálico puro é recuperado a partir desse gás, pelo aquecimento a 200 ºC.”</p><p>Fonte: BURDGE, J. Chemistry. 5. ed. New York: McGraw-Hill Education, 2020, p. 1067.</p><p>Diante do exposto e dos conteúdos estudados sobre a técnica de separação por destilação,</p><p>analise as afirmativas a seguir:</p><p>I. As frações obtidas a partir da destilação do petróleo possuem diferentes aplicações industriais.</p><p>II. A destilação da água do mar envolve uma série de etapas de separação que culmina com a</p><p>filtração da solução destilada.</p><p>III. No processo de destilação de misturas, as frações podem ser separadas por diferença de</p><p>volatilidade, sendo os compostos mais voláteis separados primeiro.</p><p>IV. Na mistura entre o álcool etílico e a água, a separação pode ser feita por destilação, sendo a</p><p>água evaporada primeiro, pois apresenta ponto de ebulição mais alto.</p><p>V. No processo de destilação fracionada da mistura binária benzeno-tolueno, utiliza-se uma</p><p>coluna empacotada com pérolas de vidro que permite que o tolueno se condense como</p><p>destilado.</p><p>Está correto apenas o que se afirma em:</p><p>a) I e III.</p><p>b) II, III e V.</p><p>c) II e V.</p><p>d) II e III.</p><p>e) I e IV.</p><p>Pergunta 5</p><p>Leia o trecho a seguir:</p><p>“A decantação é uma operação física que separa as partículas sólidas com uma densidade maior</p><p>do que aquelas do líquido ao seu redor. No tanque de decantação onde a velocidade é baixa, as</p><p>partículas sólidas tendem a ir para o fundo sob a influência da gravidade. Como resultado, o</p><p>sobrenadante líquido torna-se clarificado, enquanto as partículas no fundo formam uma camada</p><p>de lodo, sendo subsequentemente removidas. A decantação é uma operação unitária de alta</p><p>importância em vários sistemas de tratamento de esgoto.” Fonte: VON SPERLING, M. Biological</p><p>wastewater treatment series – Basic Principles of wastewater treatment. IWA Publishing,</p><p>London, UK, 2007, p. 125.</p><p>Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os tipos de técnicas de separação,</p><p>analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).</p><p>I. ( ) A mistura composta de óleo e vinagre é heterogênea e pode ser separada por decantação.</p><p>II. ( ) Uma mistura entre giz e água pode ser separada por destilação.</p><p>III. ( ) A mistura entre gasolina e etanol pode ser facilmente separada por decantação.</p><p>IV. ( ) Uma mistura composta por areia e açúcar pode ser separada por dissolução em água</p><p>seguida de filtração e fervura a 100ºC.</p><p>V. ( ) Os componentes presentes em um refrigerante podem ser separados por filtração.</p><p>Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta</p><p>a) F, V, V, F, V.</p><p>b) V, F, F, F, V.</p><p>c) V, F, V, V, F.</p><p>d) V, F, F, V, F.</p><p>e) F, F, V, V, F.</p><p>Pergunta 6</p><p>Segundo Burdge (2020), assim como as substâncias puras, as misturas podem ser sólidas,</p><p>líquidas ou gasosas; não apresentam uma composição constante e podem ser classificadas como</p><p>homogêneas, com composição uniforme ou heterogêneas, com composição variável. Fonte:</p><p>BURDGE, J. Chemistry. 5. ed. New York: McGraw-Hill Education, 2020, p. 334-335.</p><p>Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a classificação das misturas,</p><p>analise as afirmativas a seguir:</p><p>I. Ao se misturar o óleo na água, forma-se uma mistura homogênea.</p><p>II. O arroz doce pode ser considerado como uma mistura heterogênea.</p><p>III. O concreto consiste de uma mistura homogênea.</p><p>IV. O soro caseiro pode ser considerado uma mistura heterogênea.</p><p>V. Ao se misturar areia e limalha de ferro, forma-se uma mistura heterogênea.</p><p>Está correto apenas o que se afirma em:</p><p>a) II e V.</p><p>b) I e IV.</p><p>c) III e V.</p><p>d) IV e V.</p><p>e) II e IV.</p><p>Pergunta 7</p><p>Leia a definição a seguir:</p><p>“Quanto é o um mol? Ambas as palavras mol e moléculas têm sua origem na palavra latina moles,</p><p>que significa ‘porção’ ou ‘quantidade’. É importante compreendermos quanta matéria está</p><p>presente em mol de alguma coisa. [...] Um mol de cada elemento consiste em 6,02 x 1023</p><p>moléculas.” Fonte: RUSSELL, J. B. Química Geral. 2. ed. Volume 1. São Paulo: Pearson Makron</p><p>Books, 1994, p. 93.</p><p>Diante do exposto e dos conteúdos estudados sobre as reações químicas e seus cálculos básicos,</p><p>analise as afirmativas a seguir:</p><p>I. Um mol de objetos é o número de Avogadro de objetos, em que o número de Avogadro é 6,022</p><p>x 1023.</p><p>II. As massas atômicas são normalmente especificadas por unidades de massa atômica (u).</p><p>III. As equações químicas servem basicamente para definir as identidades das substâncias</p><p>consumidas em uma reação.</p><p>IV. A molaridade é uma expressão da quantidade de mol por grama de substância química.</p><p>V. O soluto em uma reação corresponde à substância em uma quantidade muito maior do que a</p><p>dos outros componentes.</p><p>Está correto apenas o que se afirma em:</p><p>a) I e III.</p><p>b) III e IV.</p><p>c) II e III.</p><p>d) I e II.</p><p>e) I, II e IV.</p><p>Pergunta 8</p><p>Uma vez que o petróleo contém milhares de compostos hidrocarbonetos, seus componentes</p><p>podem ser classificados de acordo com o intervalo de seus pontos de ebulição, como</p><p>exemplificado na tabela a seguir, podendo ser separados por meio de destilação fracionada</p><p>(CHANG, 2013).</p><p>Considerando as informações apresentadas e o conteúdo estudado sobre a técnica de</p><p>separação por destilação, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F</p><p>para a(s) falsa(s).</p><p>I. ( ) As frações mais pesadas do petróleo são recuperadas mais abaixo na torre de</p><p>fracionamento.</p><p>II. ( ) O óleo lubrificante é mais volátil que a querosene.</p><p>III. ( ) A gasolina é recuperada na porção mais superior na torre de fracionamento do que o óleo</p><p>combustível.</p><p>IV. ( ) O gás natural é o composto mais leve dentre as frações obtidas a partir do refino do</p><p>petróleo.</p><p>V. ( ) O éter de petróleo e o gás natural podem ser separados adequadamente na torre de</p><p>fracionamento, pois apresentam pontos de ebulição e, portanto, volatilidade próxima.</p><p>Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:</p><p>a) V, F, V, V, F.</p><p>b) F, F, V, V, F.</p><p>c) V, V, F, V, F.</p><p>d) F, V, V, F, V.</p><p>e) V, F, F, F, V.</p><p>Pergunta 9</p><p>Leia o trecho a seguir:</p><p>“A massa molar é necessária para você descobrir a fórmula molecular de um composto</p><p>molecular. Para encontrar a fórmula molecular, você precisará decidir quantas fórmulas unitárias</p><p>empíricas são necessárias para explicar a massa molar observada.” Fonte: ATKINS, P. W.; JONES,</p><p>L.; LAVERMAN, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 7. Ed.</p><p>Porto Alegre: Bookman, 2018. p. F49.</p><p>Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os cálculos básicos relacionados</p><p>às reações químicas, assinale a afirmativa correta:</p><p>a) A massa molecular do gás carbônico é 12 u e em 10 g de CO2 há 1,37 x 1023 átomos.</p><p>b) A massa molecular do gás carbônico é 48 u e em 10 g de CO2 há 1,37 x 1023 átomos.</p><p>c) A massa molecular do gás carbônico é 48 u e em 10 g de CO2 há 1,37 x 1023 átomos.</p><p>d) A massa molecular do gás carbônico é 44 u e em 10 g de CO2 há 1,37 x 1023 átomos.</p><p>e) A massa molecular do gás oxigênio é de 44 u e em 10 g de CO2 há 2,09 x 1023 átomos</p><p>Pergunta 10</p><p>Quando você analisa uma equação química, pode ser útil para melhor compreensão lê-la como</p><p>se fosse uma frase. A equação 𝑁𝐻3+𝐻𝐶𝑙→𝑁𝐻4𝐶𝑙 pode ser lida, por exemplo, como ‘átomos de</p><p>amônia e cloreto de hidrogênio reagem para produzir átomos de cloreto de amônio’.</p><p>Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre reações químicas, analise as</p><p>afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).</p><p>I. ( ) Reações de dupla troca tendem a representar a liberação de gases.</p><p>II. ( ) A reação que gera o cloreto de amônio é uma reação de decomposição.</p><p>III. ( ) A reação de obtenção de cloreto de amônio é uma reação de síntese.</p><p>Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:</p><p>a) F, V, F.</p><p>b) V, V, F.</p><p>c) F, V, V.</p><p>d) V, F, V.</p><p>e) F, F, V.</p><p>Pergunta 8</p><p>Leia o trecho a seguir:</p><p>“Combustão refere-se à queima de um composto na presença de oxigênio. De forma geral, a</p><p>combustão de um hidrocarboneto como o butano produz dióxido de carbono e água como</p><p>produz conforme a equação: C4H10(g) + 13 O2(g) → 8 CO2(g) + 10 H2O(g).” Fonte: BURDGE, J.</p><p>Chemistry. 5. ed. New York: McGraw-Hill Education, 2020, p. 89.</p><p>Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre combustão, analise as afirmativas</p><p>a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):</p><p>I. ( ) Uma reação de combustão precisa de carbono para ocorrer.</p><p>II. ( ) Uma reação de combustão precisa de oxigênio para ocorrer.</p><p>III. ( ) A combustão de compostos líquidos é dependente da água.</p><p>IV. ( ) A combustão gera gás carbônico e um líquido em todas as condições.</p><p>V. ( ) A queima de combustíveis fósseis é um exemplo clássico de combustão.</p><p>Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:</p><p>a) F, V, F, F, V.</p><p>b) F, V, F, V, V.</p><p>c) V, V, F, F, F.</p><p>d) F, V, V, F, V.</p><p>e) V, F, F, F, V.</p><p>UNIDADE III</p><p>Pergunta 1</p><p>Leia o trecho a seguir:</p><p>“Gay-Lussac é uma daquelas figuras extraordinárias na história da ciência que realmente poderia</p><p>ser chamado um aventureiro. Ele estava interessado em balões mais leves que o ar e em 1804</p><p>fez com que um deles subisse até uma altura de 7000 m – façanha que manteve o recorde de</p><p>altitude por várias décadas. Para melhor controlar balões mais leves que o ar, os volumes dos</p><p>gases que reagem entre si estão nas proporções dos menores volumes inteiros.</p><p>Por exemplo, dois volumes de gás hidrogênio reagem com um volume de gás oxigênio para</p><p>formar dois volumes de vapor d’agua.” Fonte: BROWN, T. L.; LEMAY H. E.; BURSTEN, B. E.</p><p>Química: a ciência central. 9. ed. São Paulo: Pearson Universidades, 2012. p. 342.</p><p>Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os cálculos estequiométricos</p><p>envolvendo volume de gases, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s)</p><p>e F para a(s) falsa(s):</p><p>I. ( ) O volume de um gás ideal é diretamente proporcional à pressão e inversamente</p><p>proporcional à temperatura.</p><p>II. ( ) O volume molar de qualquer gás ideal nas condições padrão de 0 ºC e 1 atm é de 22,4 L.</p><p>III. ( ) Nas condições normais de temperatura e pressão, qualquer gás ideal apresenta a mesma</p><p>massa.</p><p>IV. ( ) O volume de CO2 a 25 ºC e 1 atm que as plantas utilizam para produzir 10 gramas de glicose</p><p>(C6H12O6) na reação 6CO2 + 6H2O → C6H12O6 + 6O2 é de 8,1 L.</p><p>V. ( ) Na reação da fotossíntese - 6CO2 + 6H2O → C6H12O6 + 6O2, para cada grama de glicose</p><p>produzida, a massa de CO2 consumida é maior do que a de O2 produzida.</p><p>Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:</p><p>A) F, V, F, V, V.</p><p>b) F, V, F, V, F.</p><p>c) V, F, V, V, F.</p><p>d) V, V, F, F, V.</p><p>e) F, F, V, F, V.</p><p>Pergunta 2</p><p>Leia o excerto a seguir:</p><p>“Um reagente limitante é como uma parte em uma fábrica de motocicletas. Imagine que só</p><p>existem oito rodas e sete chassis</p><p>de motos. Como cada chassi requer duas rodas, só existem</p><p>rodas suficientes para quatro motos. Em outras palavras, as rodas fazem o papel de reagente</p><p>limitante. Quando todas as rodas forem usadas, três chassis permanecerão sem uso porque há</p><p>chassis em excesso.” Fonte: ATKINS, P. W.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida</p><p>moderna e o meio ambiente. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012. p. F96.</p><p>Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre reagente limitante, analise as</p><p>asserções a seguir e a relação proposta entre elas:</p><p>I. Na reação de 100 g carbeto de cálcio (CaC2) com 100 g água para formar hidróxido de cálcio e</p><p>gás acetileno, o CaC2 é o reagente limitante.</p><p>Porque:</p><p>II. A razão molar da reação indica que a quantidade de H2O presente é duas vezes a de CaC2.</p><p>A seguir, assinale a alternativa correta:</p><p>a) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.</p><p>b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.</p><p>c) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.</p><p>d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.</p><p>e) As asserções I e II são proposições falsas.</p><p>Pergunta 3</p><p>Uma dúzia de bananas corresponde a exatamente 12 bananas. Na química, também se faz</p><p>necessário adotar uma quantidade que facilite expressar numa escala maior o número de</p><p>moléculas, átomos ou íons da matéria. Esses são bem menores do que bananas e, portanto, o</p><p>número para expressá-los deve ser bem maior do que a dúzia. Essa quantidade adotada foi o</p><p>mol, que demonstra o mesmo número de entidades elementares (átomos, moléculas ou outras</p><p>partículas) que o número de átomos existentes em exatamente 12 gramas do isótopo 12 do</p><p>carbono (12C). Fonte: BURDGE, J. Chemistry. 5. ed. New York: McGraw-Hill Education, 2020. p.</p><p>93.</p><p>Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os conceitos de mol, massa molar</p><p>e fração molar, é correto afirmar que:</p><p>a) o número de moléculas de glicose em uma solução aquosa com 20 gramas de glicose</p><p>(C6H12O6) é de 0,11 moléculas.</p><p>b) o número de átomos de carbono em uma solução aquosa com 20 gramas de glicose</p><p>(C6H12O6) é de 6,62.1022 átomos.</p><p>c) o número de mols de glicose em uma solução aquosa com 20 gramas de glicose (C6H12O6)</p><p>é de 0,11 mols.</p><p>d) o número de moléculas de glicose em uma solução aquosa com 20 gramas de glicose</p><p>(C6H12O6) é de 6,62.1023 moléculas.</p><p>e) o número de mols de glicose em uma solução aquosa com 20 gramas de glicose (C6H12O6) é</p><p>de 1,1 mols.</p><p>Pergunta 4</p><p>As substâncias ou compostos químicos podem ser representados de diversas formas para</p><p>facilitar sua identificação. Por exemplo, a partir do modelo tridimensional de esferas e bastões,</p><p>conforme ilustrado na figura a seguir, pode-se reconhecer que tal composto é um já bem</p><p>conhecido solvente orgânico obtido, em geral, pela fermentação de açúcares e amplamente</p><p>utilizado como combustível para veículos.</p><p>Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre fórmulas mínimas e fórmulas</p><p>moleculares, pode-se afirmar que:</p><p>a) a molécula em questão é o etanol e a obtenção desse álcool se refere à hidratação do metanol</p><p>ou do gás metano em altas temperaturas.</p><p>b) se trata da molécula de gás etílico que possui como fórmula empírica e molecular a fórmula</p><p>química C2H5OH.</p><p>c) a molécula apresentada é do álcool metílico, cuja fórmula molecular pode ser representada</p><p>por C2H6O e a fórmula empírica por CHO.</p><p>d) a molécula corresponde ao álcool etílico e sua fórmula mínima do pode ser representada</p><p>como CH3OH ou CH4O.</p><p>e) se trata da molécula do etanol, cuja fórmula molecular é C2H6O, tendo a mesma fórmula</p><p>como fórmula empírica ou mínima.</p><p>Pergunta 5</p><p>Leia o excerto a seguir:</p><p>“A partir da fórmula conseguimos saber a massa total de cada elemento na amostra.</p><p>Experimentalmente, obteremos a sua composição percentual. Comparando os dois resultados é</p><p>possível estimar o grau de pureza da amostra. A composição percentual em massa é a</p><p>porcentagem em massa de cada elemento em um composto. A porcentagem de composição é</p><p>obtida dividindo-se a massa do elemento existente em um mol de composto pela massa molar,</p><p>e multiplicando em seguida por 100.”</p><p>Analogamente, o procedimento invertido pode ser realizado a partir do percentual de cada</p><p>elemento para obtenção da fórmula empírica ou molecular:</p><p>Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre fórmulas moleculares, pode-se</p><p>afirmar que:</p><p>a) a fórmula molecular representa a quantidade de átomos que está presente na menor fração</p><p>de uma substância molecular.</p><p>b) a fórmula molecular é como a identidade de um composto químico, sendo uma estrutura</p><p>única e específica para cada substância.</p><p>c) a fórmula empírica ou mínima indica o número de átomos que está presente na menor fração</p><p>de uma substância molecular</p><p>d) a fórmula empírica representa uma estrutura tridimensional apresentada individualmente</p><p>para cada composto molecular.</p><p>e) a fórmula molecular corresponde ao número de elétrons que uma molécula pode absorver</p><p>em sua estrutura molecular.</p><p>Pergunta 6</p><p>Leia o trecho a seguir:</p><p>“Uma reação de neutralização é uma reação entre um ácido e uma base. Em geral, reações ácido-</p><p>base aquosas produzem água e sal, que é um composto iônico gerado a partir do cátion da base</p><p>e do ânion do ácido. A substância que nós conhecemos como sal de mesa (NaCl) é um exemplo</p><p>familiar. Ele é um produto da seguinte reação ácido-base: HCl(aq) + NaOH(aq) → NaCl(aq) +</p><p>H2O(l).” Fonte: BURDGE, J. Chemistry. 5. ed. New York: McGraw-Hill Education, 2020. p. 142.</p><p>Considerando as informações apresentadas e o conteúdo estudado sobre cálculos</p><p>estequiométricos a partir de equações balanceadas, analise as afirmativas a seguir e assinale V</p><p>para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):</p><p>I. ( ) A massa de Ca(OH)2 necessária para neutralizar 25 mL de uma solução 1 M de HNO3 é de</p><p>0,0926 g.</p><p>II. ( ) Na reação de HCl com Pb(NO3)2, forma-se 1 mol do precipitado de PbCl2 para cada mol de</p><p>HCl.</p><p>III. ( ) Na reação de leite de magnésia (Mg(OH)2) com ácido clorídrico (HCl) são formados 2 mols</p><p>de água para cada mol de Mg(OH)2 neutralizado.</p><p>IV. ( ) A massa de NaOH necessária para neutralizar 20 mL de uma solução 0,15 M de H2SO4 é</p><p>de 0,24 g.</p><p>V. ( ) A reação de neutralização entre o hidróxido de bário (Ba(OH)2) e o ácido fluorídrico (HF)</p><p>produz 2 mols de sal.</p><p>Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:</p><p>a) F, F, V, V, F.</p><p>b) F, V, V, F, V.</p><p>c) V, V, F, V, F.</p><p>d) V, F, F, F, V.</p><p>e) V, F, V, V, F.</p><p>Pergunta 7</p><p>Um mesmo composto molecular pode ser representado de diferentes formas na química,</p><p>variando com as informações que desejamos transmitir ao público de interesse. Por exemplo, se</p><p>a informação essencial se relacionar à identificação do composto, apenas a fórmula empírica ou</p><p>mínima pode não ser suficiente.</p><p>Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre cálculos específicos para fórmulas</p><p>químicas, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:</p><p>I. A fórmula condensada de uma substância molecular é uma fórmula compatível com a</p><p>representação molecular completa.</p><p>Porque:</p><p>II. Na fórmula condensada, a função química presente na fórmula molecular é colocada em</p><p>evidência e o número de átomos de cada elemento é o mesmo, resultando no número total da</p><p>substância em questão.</p><p>A seguir, assinale a alternativa correta:</p><p>a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.</p><p>b) As asserções I e II são proposições falsas.</p><p>c) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.</p><p>d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.</p><p>e) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.</p><p>Pergunta 8</p><p>A combustão incompleta</p><p>do combustível em um motor mal calibrado pode produzir monóxido</p><p>de carbono, tóxico, juntamente com dióxido de carbono e água normalmente obtidos. A fim de</p><p>testar o rendimento de um motor automotivo pode-se proceder a medição da massa de CO2</p><p>obtida a partir de um litro de gasolina, representada pelo octano (C8H18 de densidade 702</p><p>kg/m³). Fonte: ATKINS, P. W.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o</p><p>meio ambiente. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012. p. F95.</p><p>Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre rendimento da reação química,</p><p>é correto afirmar que:</p><p>a) o rendimento da reação de combustão de 1 L de gasolina em que se obteve 1,84 kg de CO2 é</p><p>de 74,9%.</p><p>b) o rendimento da reação de combustão de 1 L de gasolina em que se obteve 1,84 kg de CO2</p><p>é de 84,9%.</p><p>c) o rendimento da reação de combustão de 1 L de gasolina em que se obteve 1,84 kg de CO2 é</p><p>equivalente ao teórico.</p><p>d) o rendimento da reação de combustão de 1 L de gasolina em que se obteve 1,84 kg de CO2 é</p><p>de 94,9%.</p><p>e) o rendimento da reação de combustão de 1 L de gasolina em que se obteve 1,84 kg de CO2 é</p><p>inconsistente, pois é maior que o teórico.</p><p>Pergunta 9</p><p>Leia o trecho a seguir:</p><p>“O número de Avogadro é tão grande que se torna difícil de concebê-lo. Espalhar 6,02.1023 bolas</p><p>de gude por toda a superfície da Terra produziria uma camada aproximadamente igual a 5 km</p><p>de espessura. Se o número de Avogadro de moedas norte-americanas de um centavo fosse</p><p>colocado lado a lado em uma linha reta, circularia a Terra 300 trilhões de vezes.” Fonte: BROWN,</p><p>T. L.; LEMAY H. E.; BURSTEN, B. E. Química: a ciência central. 9. ed. São Paulo: Pearson</p><p>Universidades, 2012. p. 77.</p><p>Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os conceitos de mol, massa molar</p><p>e fração molar, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s)</p><p>falsa(s):</p><p>I. ( ) Um dispositivo que armazena 1,29.1024 átomos de hidrogênio possui menos de um mol de</p><p>hidrogênio.</p><p>II. ( ) O número de átomos de flúor presente em 22,5 g de flúor corresponde a 7,1.1023.</p><p>III. ( ) Em um mol de íons nitrato há 6,02.1023 átomos de nitrato.</p><p>IV. ( ) A quantidade de átomos de hidrogênio em 25,6 gramas de ureia [(NH2)2CO] é de</p><p>1,03.1024.</p><p>V. ( ) É correto dizer que 9.1023 moléculas de CO2 possui menos átomos de carbono do que 1</p><p>mol de C2H2.</p><p>Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:</p><p>a) F, F, V, F, V.</p><p>b) F, V, F, V, V.</p><p>c) F, V, F, V, F.</p><p>d) V, V, F, F, V.</p><p>e) V, F, V, V, F.</p><p>Pergunta 10</p><p>Leia o trecho a seguir:</p><p>“A massa em gramas de 1 mol de certa substância (isto é, a massa em gramas por mol) é chamada</p><p>de massa molar. A massa molar (em g/mol) de uma substância é sempre numericamente igual a</p><p>sua massa molecular (em u). O NaCl, por exemplo, tem massa molar de 58,5 g/mol.” Fonte:</p><p>BROWN, T. L.; LEMAY H. E.; BURSTEN, B. E. Química: a ciência central. 9. ed. São Paulo: Pearson</p><p>Universidades, 2012. p. 79.</p><p>Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os conceitos de mol, massa molar</p><p>e fração molar, analise as afirmat</p><p>I. A massa atômica do nitrogênio molecular (N2(g)) é de 14 u.</p><p>II. O íon de prata tem massa atômica de 107,9 u.</p><p>a) II e V.</p><p>b) III e V.</p><p>c) IV e V.</p><p>d) I, III e IV.</p><p>e) I, II e IV.</p><p>Pergunta 7</p><p>O ferro existe na crosta terrestre em diferentes minerais, como pirita (FeS2), siderita (FeCO3),</p><p>hematita (Fe2O3) e magnetita (Fe3O4). O processamento metalúrgico do ferro envolve a</p><p>redução química dos minerais pelo carbono (na forma de coque) em um alto-forno. O minério</p><p>de ferro concentrado e o coque são introduzidos no forno a partir do topo e uma explosão de ar</p><p>quente é forçada a subir pelo forno, formando principalmente monóxido de carbono. A reação</p><p>da extração do Fe é dada pela seguinte equação global: 𝐹𝑒2𝑂3(𝑠)+3 𝐶𝑂(𝑔)⟶3 𝐶𝑂2(𝑔)+2 𝐹𝑒(𝑠).</p><p>Fonte: BURDGE, J. Chemistry. 5. ed. New York: McGraw-Hill Education, 2020. p. 1064.</p><p>Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre cálculos estequiométricos a partir</p><p>de equações balanceadas, analise as afirmativas a seguir:</p><p>I. A massa de CO2 liberada na produção de 10 g de Fe é de 15 g.</p><p>II. A massa de Fe2O3 necessária para produzir 10 g de Fe é de 14,3 g.</p><p>III. O número de mols de CO2 produzido a partir de 10 g de Fe é de 0,27 mols.</p><p>IV. O ferro é oxidado na reação.</p><p>V. O monóxido de carbono é o agente oxidante.</p><p>Está correto apenas o que se afirma em:</p><p>a) II e IV.</p><p>b) I, II, III e IV.</p><p>c) II e III.</p><p>d) II e V.</p><p>e) III, IV e V.</p><p>Pergunta 8</p><p>Leia o excerto a seguir:</p><p>“Atualmente estamos produzindo CO2 muito mais rapidamente do que ele tem sido absorvido.</p><p>Químicos tem monitorado as concentrações de CO2 atmosférico desde 1958. A análise do ar</p><p>confinado no gelo da Antártida e Groenlândia possibilita determinar os níveis atmosféricos de</p><p>CO2 durante os últimos 160 mil anos. Essas medições revelam que o nível de CO2 permaneceu</p><p>razoavelmente constante desde o último período glacial, cerca de 10 mil anos atrás, até</p><p>aproximadamente o início da revolução industrial, cerca de 300 anos atrás. Desde então, a</p><p>concentração de CO2 aumentou por volta de 25%.” Fonte: BROWN, T. L.; LEMAY H. E.; BURSTEN,</p><p>B. E. Química: a ciência central. 9. ed. São Paulo: Pearson Universidades, 2012. p. 88.</p><p>Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a cálculos estequiométricos a</p><p>partir de equações balanceadas, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:</p><p>I. A reação de combustão na presença de excesso de oxigênio da gasolina, composta</p><p>principalmente por octano e seus isômeros (C8H18), produz mais CO2 comparado à combustão</p><p>do etanol (C2H5OH).</p><p>Porque:</p><p>II. A relação estequiométrica entre a massa de CO2 e a massa de combustível na combustão da</p><p>gasolina é maior do que na combustão do etanol.</p><p>A seguir, assinale a alternativa correta:</p><p>a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.</p><p>b) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.</p><p>c) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.</p><p>d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.</p><p>e) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.</p><p>Pergunta 9</p><p>Os aspectos quantitativos de uma reação podem ser abordados em estequiometria com o intuito</p><p>de se delimitar a quantidade de reagente(s) envolvido(s) na formação do(s) produtos(s). A</p><p>utilização de fórmulas químicas (fórmula molecular, mínima e/ou centesimal), representando</p><p>cada substância, permite que sejam relacionadas as proporções volumétricas que tal substância</p><p>precisará na reação química.</p><p>Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre fórmulas químicas, analise as</p><p>classificações a seguir e associe-as com suas respectivas definições:</p><p>1) Fórmulas moleculares.</p><p>2) Fórmulas condensadas.</p><p>3) Fórmulas mínimas.</p><p>4) Fórmulas centesimais.</p><p>( ) Esta fórmula indica a proporção de cada elemento que compõe a sustância, destacando suas</p><p>funções químicas atuantes.</p><p>( ) Esta fórmula indica a proporção a cada 100 unidades (em massa) de cada elemento que</p><p>compõe a substância.</p><p>( ) Esta fórmula representa a quantidade total dos átomos de cada elemento que compõe a</p><p>molécula de uma substância.</p><p>( ) Esta fórmula indica a menor quantidade de átomos (números inteiros de mols) dos elementos</p><p>que compõem uma substância.</p><p>Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:</p><p>a) 4, 1, 3, 2.</p><p>b) 1, 3, 2, 4.</p><p>c) 2, 4, 1, 3.</p><p>d) 2, 4, 3, 1.</p><p>e) 3, 1, 4, 2.</p><p>Pergunta 8</p><p>Leia o trecho a seguir:</p><p>“Quando um dado volume de uma solução é diluído, a molaridade multiplicada pelo volume</p><p>antes da diluição é igual a molaridade multiplicada pelo volume depois da diluição. Isso nos</p><p>permite calcular a molaridade final depois da diluição ou o volume</p><p>de uma solução estoque</p><p>concentrada requerido para realizar uma diluição.” Fonte: BURDGE, J. Chemistry. 5. ed. New</p><p>York: McGraw-Hill Education, 2020. p. 173.</p><p>Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre conceito de molaridade, analise</p><p>as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):</p><p>I. ( ) A molaridade de uma solução pode ser relacionada à massa de soluto presente nela.</p><p>II. ( ) A molaridade de uma solução indica a razão entre o número de mols de soluto e o volume</p><p>de soluto presente.</p><p>III. ( ) Quando uma solução é diluída, sua concentração molar aumenta.</p><p>IV. ( ) A massa necessária de sulfato de cobre (II) penta-hidratado (CuSO4.5H2O) necessária para</p><p>preparar 250 mL de uma solução 0,038 M de CuSO4 é 2,37 g.</p><p>V. ( ) A massa de HCl em 250 mL de uma solução 0,125 M é de 1,25 g.</p><p>Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:</p><p>a) V, F, F, F, V.</p><p>b) V, V, F, V, F.</p><p>c) V, F, F, V, F.</p><p>d) F, V, V, F, V.</p><p>e) F, F, V, V, F.</p><p>Pergunta 1</p><p>Leia o trecho a seguir:</p><p>“A porcentagem em massa de cada elemento em um composto é conhecida como composição</p><p>percentual em massa do composto, representada por uma fórmula percentual. Uma maneira de</p><p>verificar a pureza de um composto é comparando sua composição percentual em massa,</p><p>determinada experimentalmente, com sua composição percentual calculada.” Fonte: BURDGE,</p><p>J. Chemistry. 5. ed. New York: McGraw-Hill Education, 2020. p. 85.</p><p>Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as fórmulas centesimais, analise</p><p>as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):</p><p>I. ( ) A fórmula percentual se refere à porcentagem de átomos presentes em uma molécula com</p><p>100% de pureza.</p><p>II. ( ) A fórmula centesimal representa as porcentagens dos elementos contidos em um composto</p><p>químico.</p><p>III. ( ) As porcentagens relativas à composição química podem ser obtidas pela proporção entre</p><p>a massa de cada composto e a massa molecular.</p><p>IV. ( ) A fórmula percentual indica o número total de átomos de cada elemento em uma única</p><p>unidade de composto.</p><p>Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:</p><p>a) V, F, V, F.</p><p>b) F, V, V, F.</p><p>c) F, F, V, V.</p><p>d) V, F, F, V.</p><p>e) F, V, V, V</p><p>UNIDADE IV</p><p>Pergunta 1</p><p>Leio o trecho a seguir:</p><p>“Vários autores têm chamado o século 20 ‘o século da cromatografia’, uma vez que essa técnica</p><p>foi altamente importante no desenvolvimento de várias áreas das ciências físicas e biológicas</p><p>durante todo este século.[...] No século 19, alguns cientistas aplicaram diferentes sólidos para</p><p>‘filtração’, remoção de alguns componentes ou fracionamento de líquidos, enquanto outros</p><p>fizeram esses fracionamentos em papel.” Fonte: Collins, C. H. I. Michael Tswett e o “nascimento”</p><p>da Cromatografia. Scientia Chromatographica. v.1, n. 1, p.7-20. 2009. Disponível em:</p><p><http://www.iicweb.org/scientiachromatographica.com/files/v1n1a1.pdf>. Acesso em: 07 fev.</p><p>2020.</p><p>Considerando seus estudos com relação às técnicas cromatográficas, analise as afirmativas a</p><p>seguir:</p><p>I. A fase móvel contém o analito.</p><p>II. A fase estacionária pode ser feita de algodão.</p><p>III. Na cromatografia de camada delgada uma pequena fração da amostra é analisada.</p><p>IV. Na cromatografia gasosa a coluna pode ser aquecida.</p><p>V. Ao iniciar uma cromatografia de coluna, a coluna pode secar entre as análises.</p><p>Está correto apenas o que se afirma em:</p><p>A) II, III e V.</p><p>b) II, III e IV.</p><p>c) II, IV e V.</p><p>d) I, II e IV.</p><p>e) I, III e IV.</p><p>Pergunta 2</p><p>A penicilina foi descoberta em 1928, pelo médico e professor Alexander Fleming, que observou</p><p>uma espécie de bolor que estava contaminando uma amostra de cultura celular. A penicilina foi</p><p>um dos primeiros antibióticos descobertos, sendo utilizado com sucesso no combate de doenças</p><p>infecciosas. Na sequência, observe a molécula de penicilina:</p><p>Considerando essas informações e os seus estudos sobre as funções orgânicas, analise as</p><p>afirmativas a seguir</p><p>I. A penicilina contém um grupo funcional ácido carboxílico.</p><p>II. O grupo funcional éter está próximo a um átomo de nitrogênio.</p><p>III. A penicilina possui um grupamento amina.</p><p>IV. O R representa outros hidrocarbonetos que podem se ligar a penicilina.</p><p>V. A hidroxila concede à penicilina a função álcool.</p><p>Está correto apenas o que se afirma em:</p><p>a) I, III e IV.</p><p>b) I e III.</p><p>c) II, IV e V.</p><p>d) I, II e IV.</p><p>e) IV e V.</p><p>Pergunta 3</p><p>Os orbitais atômicos são divididos, também, em subníveis que admitem apenas uma</p><p>determinada quantidade de elétrons. Adicionalmente, existem as camadas que vão de K a Q,</p><p>essas também apresentam um limite quanto à quantidade de elétrons.</p><p>Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre orbitais atômicos e moleculares,</p><p>analise as afirmativas e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).</p><p>I. ( ) O subnível s pode conter até 2 elétrons.</p><p>II. ( ) O subnível p pode acomodar mais de 7 elétrons.</p><p>III. ( ) O subnível d possui 5 orbitais.</p><p>IV. ( ) As camadas M e P acomodam 18 elétrons.</p><p>V. ( ) A camada K pode conter 3 elétrons.</p><p>Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:</p><p>a) F, F, V, V, F.</p><p>b) F, V, V, V, F.</p><p>c) V, F, V, V, F.</p><p>d) V, F, V, F, V.</p><p>e) V, V, F, F, F.</p><p>Pergunta 4</p><p>A adrenalina é um hormônio neurotransmissor liberado pelo corpo humano em um momento</p><p>de tensão, estresse ou excitação. Quimicamente, essa molécula possui como grupo funcional</p><p>uma amina ligada a um anel aromático e três hidroxilas.</p><p>Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre funções nitrogenadas, analise as</p><p>afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s)</p><p>I. ( ) Aminas podem se ligar a no máximo três grupos orgânicos.</p><p>II. ( ) Aminas são caracterizadas pela presença do nitrogênio ligado ao oxigênio no meio da cadeia</p><p>carbônica ligada a dois carbonos.</p><p>III. ( ) Um hidrocarboneto com duas aminas ligadas a uma cadeia de 5 carbonos é denominado</p><p>de pentano-1,5-diamina.</p><p>IV. ( ) Aminas são aromáticas, sendo improvável a existência de amina alifática.</p><p>Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:</p><p>a) V, F, V, F.</p><p>b) V, V, F, F.</p><p>c) V, F, F, V.</p><p>d) F, F, V, V.</p><p>e) F, V, F, V.</p><p>Pergunta 5</p><p>Existem diversos compostos oxigenados, sendo que as propriedades químicas e físicas das</p><p>substâncias estão intimamente relacionadas com a forma na qual o oxigênio se liga aos carbonos</p><p>e sua posição na cadeia carbônica, o que pode produzir diferentes funções orgânicas.</p><p>Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre funções oxigenadas, analise os</p><p>tópicos a seguir e associe-os com suas respectivas características.</p><p>1) Álcoois.</p><p>2) Enol.</p><p>3) Fenol.</p><p>4) Aldeídos.</p><p>5) Cetonas.</p><p>( ) Oxigênio ligado ao carbono por uma dupla ligação na extremidade da cadeia.</p><p>( ) Hidroxila ligada a um carbono hibridizado sp3.</p><p>( ) Ácido ascórbico.</p><p>( ) Hexan-2-ona.</p><p>( ) Síntese da aspirina.</p><p>Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:</p><p>a) 2, 1, 5, 3, 4.</p><p>b) 4, 1, 2, 5, 3.</p><p>c) 5, 4, 2, 1, 3.</p><p>d) 1, 2, 5, 4, 3.</p><p>e) 4, 2, 1, 3, 5.</p><p>Pergunta 6</p><p>Leia o trecho a seguir:</p><p>“Nano é um prefixo grego que significa anão. Em ciência esta palavra é usada para designar uma</p><p>parte em um bilhão, ou seja, um bilionésimo. Um nanômetro corresponde a um bilionésimo de</p><p>metro e materiais com esta dimensão são chamados de nanomateriais.”</p><p>Fonte: Pimenta, M. A. Nanomateriais de carbono: o impacto da pesquisa e da inovação no</p><p>cenário nacional. Academia Brasileira de Ciências, 2018. Disponível em:</p><p><http://www.abc.org.br/2018/07/04/nanomateriais-de-carbono-o-impacto-da-pesquisa-e-da-</p><p>inovacao-no-cenario-nacional/>. Acesso em: 07 mar. 2020.</p><p>Considerado o que foi estudado sobre compostos aromáticos, é possível afirmar que os</p><p>nanomateriais são versáteis porque:</p><p>a) sua rede cristalina é igual à do grafite.</p><p>b) possuem propriedades físicas e químicas diferentes dos compostos de carbono</p><p>macroscópicos, o que permite que sejam aplicados em diversas áreas.</p><p>c) possuem dureza inferior ao diamante e, portanto, maior flexibilidade.</p><p>d) possuem atividade biológica, mas também podem ser utilizados na construção civil.</p><p>e) possuem as mesmas características de compostos macroscópicos, no entanto, em outra escala</p><p>de tamanho.</p><p>Pergunta 7</p><p>Os compostos orgânicos sulfurados são aqueles que contêm um ou mais átomos de enxofre (S)</p><p>e podem ser encontrados, por exemplo, em alimentos como alho, cebola, café torrado e no odor</p><p>utilizado como defesa por animais, como o gambá. Estes compostos podem ser divididos de</p><p>acordo com seu grupo funcional e ponto de ebulição, que tornam o odor mais ou menos</p><p>perceptível.</p><p>Considerando essas informações e o que foi estudado sobre funções sulfuradas, analise os</p><p>tópicos disponíveis a seguir e associe-os com suas respectivas características.</p><p>1) Tiol.</p><p>2) Tioéter.</p><p>3) Ácido sulfônico.</p><p>4)Tensoativos.</p><p>( ) Espumas.</p><p>( ) Butan-1-tiol.</p><p>( ) Ácido 2,3-dimetil-butan-2-sulfônico.</p><p>( ) Butil-tiohexano.</p><p>Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:</p><p>a) 1, 3, 2, 4.</p><p>b) 1, 2, 4, 3.</p><p>c) 4, 1, 3, 2.</p><p>d) 2, 1, 4, 3.</p><p>e) 3, 4, 1, 2.</p><p>Pergunta 8</p><p>Os compostos orgânicos conhecidos como hidrocarbonetos são amplamente utilizados no nosso</p><p>cotidiano, podendo ser encontrados em alimentos, plásticos, medicamentos, combustíveis,</p><p>entre outros produtos que consumimos.</p><p>Considerando o trecho apresentado e o conteúdo estudado sobre hidrocarbonetos, analise as</p><p>afirmativas a seguir.</p><p>I. Hidrocarbonetos são constituídos de carbono e hidrogênio.</p><p>II. O alcano possui ligações pi.</p><p>III. Um hidrocarboneto de cadeia aberta pode ser convertido em um cíclico.</p><p>IV. Um alcadieno possui uma ligação dupla.</p><p>V. Os alcinos são caracterizados por suas ligações triplas.</p><p>Está correto apenas o que se afirma em:</p><p>a) II, IV e V.</p><p>b) I, II e IV.</p><p>c) I, III e V.</p><p>d) II, III e IV.</p><p>e) I, II e III.</p><p>Pergunta 9</p><p>A química orgânica estuda, fundamentalmente, o carbono, que é o quarto elemento mais</p><p>abundante na superfície da terra, estando presente em basicamente todos os lugares, do fundo</p><p>do oceano até os medicamentos que consumimos. Foi o advento da tecnologia que possibilitou</p><p>a realização da síntese de moléculas existentes na natureza em laboratório.</p><p>Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre química orgânica, analise as</p><p>afirmativas a seguir.</p><p>I. Os compostos orgânicos eram extraídos apenas de organismos vivos.</p><p>II. Antes da descoberta de Friedrich Wöhler, a utilização de compostos orgânicos era amplamente</p><p>difundida.</p><p>III. Wöhler descobriu o metano.</p><p>IV. Acreditava-se que os compostos possuíam algo chamado de força vital.</p><p>Está correto apenas o que se afirma em:</p><p>a) I e IV.</p><p>b) I, II e IV.</p><p>c) II e III.</p><p>d) I e III.</p><p>e) III e IV.</p><p>Pergunta 10</p><p>As ligações covalentes são comuns em compostos orgânicos e, consequentemente, estão</p><p>presentes nas moléculas. Dentre as características de moléculas que realizam ligação covalente,</p><p>está a diferença de estado físico, ou seja, compostos covalentes podem ser gasosos, líquidos ou</p><p>sólidos.</p><p>Considerando essas informações e o conteúdo estudado, pode-se afirmar que as ligações</p><p>covalentes ocorrem porque:</p><p>a) são realizadas entre metais que possuem 7 elétrons na camada de valência.</p><p>b) são realizadas pelo compartilhamento de elétrons, no entanto, os elétrons pertencem a um</p><p>átomo da ligação.</p><p>c) são realizadas entre metais e ametais com transferência de elétrons.</p><p>d) são realizadas entre carbono e hidrogênio.</p><p>e) são realizadas entre ametais, que possuem, no máximo, 7 elétrons na camada de valência e</p><p>se ligam para atingir a estabilidade.</p><p>Pergunta 4</p><p>Hidrocarbonetos são compostos basicamente por carbono e hidrogênio. Os carbonos podem</p><p>realizar ligações simples, o que configura o hidrocarboneto saturado, e ligações duplas e triplas,</p><p>o que torna o hidrocarboneto insaturado.</p><p>De acordo com essas informações e os seus estudos sobre hidrocarbonetos, ordene os</p><p>compostos a seguir de acordo com o aumento da quantidade de insaturação.</p><p>( ) 5,5-dimetil-2-hexino.</p><p>( ) Dodecano.</p><p>( ) Octa-1,4-dieno.</p><p>( ) Cis-dicloropropeno.</p><p>Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:</p><p>a) 1, 4, 2, 3.</p><p>b) 4, 3, 1, 2.</p><p>c) 3, 1, 4, 2.</p><p>d) 4, 1, 3, 2.</p><p>e) 2, 4, 1, 3.</p><p>Pergunta 2</p><p>Na química orgânica, é comum encontrar compostos constituídos apenas por carbono e</p><p>hidrogênio, que são denominados de hidrocarbonetos. Mas devemos lembrar que,</p><p>independentemente do átomo que constitui uma molécula, todos os elementos químicos</p><p>possuem partículas fundamentais em sua composição.</p><p>Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre ligação e estrutura molecular,</p><p>analise os tópicos disponíveis a seguir e associe-os com suas respectivas características.</p><p>1) Elétrons.</p><p>2) Prótons.</p><p>3) Camada de valência.</p><p>4) Nêutrons.</p><p>( ) Responsáveis pelas interações entre átomos.</p><p>( ) Possuem carga negativa.</p><p>( ) São partículas neutras.</p><p>( ) Possuem carga positiva.</p><p>Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:</p><p>a) 3, 2, 4, 1.</p><p>b) 2, 4, 3, 1.</p><p>c) 4, 1, 3, 2.</p><p>d) 1, 2, 4, 3.</p><p>e) 3, 1, 4, 2.</p><p>Pergunta 3</p><p>Leio o trecho a seguir:</p><p>“A busca por substitutos para o açúcar tem sido uma constante durante os últimos 50 anos.</p><p>Conhecido o grande poder calórico do açúcar de mesa, a indústria alimentícia lançou-se na busca</p><p>por substitutos de açúcar que adoçam, mas que não são calóricos, conhecidos como</p><p>edulcorantes. Entre os mais utilizados e polêmicos, está o aspartame, um edulcorante com baixo</p><p>teor de calorias, utilizado em alimentos e bebidas em mais de 100 países ao redor do mundo. É</p><p>aproximadamente 200 vezes mais doce do que o açúcar.” Fonte: SASSO, R.; BRITO, E. Aspartame.</p><p>Food Ingredients Brasil, nº 43, 2018, p. 21-30. Disponível em: <https://revista-</p><p>fi.com.br/upload_arquivos/201803/2018030446861001521745498.pdf>. Acesso em: 27 mar.</p><p>2020.</p><p>Considerando essas informações e os conceitos estudados sobre funções oxigenadas, é possível</p><p>afirmar que o aspartame possui como funções orgânicas oxigenadas os grupos:</p><p>a) éster e éter.</p><p>b) cetona e aldeído.</p><p>c) ácido carboxílico e éster.</p><p>d) fenol e anidrido.</p><p>e) ácido carboxílico e álcoois.</p>

Mais conteúdos dessa disciplina