Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A Constituição de 1891 foi um momento de consolidação do regime republicano, pois a partir de então o país se tornava uma República Federalista presidencialista. Onde a Nação brasileira adota como forma de Governo, sob o regime representativo, a República Federativa, proclamada a 15 de novembro de 1889, e constitui-se, por união perpétua e indissolúvel das suas antigas províncias, em Estados Unidos do Brasil.
Analise as sentenças abaixo sobre a primeira Constituição da República Brasileira assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso: ( ) As principais mudanças que vinham com a nova Constituição eram o fim do poder moderador e o início dos 3 poderes (executivo, legislativo e judiciário). ( ) Trazia a separação entre Igreja e Estado (Estado Laico). ( ) Também trouxe a criação de registro civil e de óbito. A sequência correta de verdadeiro ou falso é:
a. F - F - F.
b. V - F - V.
c. V - V - F.
d. V - V - F.

Os ______________ eram contra a escravização de povos nativos, e fizeram forte oposição a todos aqueles que utilizavam a mão de obra indígena escrava. Para catequizar os nativos, os _____________ estabeleciam as “missões”: espécie de acampamentos no meio da mata e do sertão onde os nativos, além de serem catequizados, exerciam trabalhos agrícolas e artesanais. Assinale a alternativa correta.
a. Franciscanos.
b. Beneditinos.
c. Jesuítas.
d. Senhores do engenho.
e. Medicantes.

Quando os portugueses e europeus chegaram aqui na América foi um momento único na história. Segundo Todorov (2019), esse momento foi quando o ser humano teve conhecimento ________, se completou como indivíduo. Mas nessa relação que se estabeleceu, houve um __________ de interesses, pois conhecer o diferente gera conflito. Assinale a alternativa que completa o texto corretamente.
a. De si, desequilíbrio.
b. Da diferença, desequilíbrio.
c. De si, equilíbrio.
d. Do desequilíbrio, equilíbrio.
e. Do outro, desequilíbrio.

A ocupação do território mineiro foi importante não só para a província, mas interligou a produção de boa parte do território nacional, articulando os fluxos do desenvolvimento da região nordeste e sul, avançando para o oeste, e dando origem a quais estados? Assinale a alternativa correta.
a. Goiás e Mato Grosso
b. Mato Grosso e Bahia
c. Bahia e Rio de Janeiro
d. Goiás e Bahia
e. Mato Grosso e Rio de Janeiro

O comércio do Rio de Janeiro e a cidade passam a desenvolver-se e em torno do porto, da Praça do Largo (atual praça XV de Novembro), ali havia locais que atendiam às necessidades desses homens, marinheiros, trabalhadores, negociantes, viajantes, ou mesmo apenas aventureiros, o Porto torna-se parada obrigatória.
Considerando o exposto, analise as sentenças e assinale a alternativa correta.
I. O porto também é o local onde a Corte Portuguesa se instala como casa de despacho, que mais tarde se chamaria Paço Imperial.
II. O consumo e o comércio, aliado a essa vontade e desejo pelo novo, pelo requinte, nos possibilita refletir sobre a produção de símbolos e significados por esses “homens novos”, fruto das mudanças econômicas, sociais e culturais.
III. Mudanças foram efetivadas e isso irá produzir uma nova maneira de se apresentar: da condição de capital do vice-reino, com uma precária situação de higienização e com poucos locais de socialização, sendo os que havia ainda eram armazéns e boticas; para a capital do reino que se moderniza e passa a ter teatros, cafés e ruas asfaltados para o convívio social.
a. Todas as afirmativas estão corretas. (CERTO)
b. Apenas I está correta.
c. Apenas II está correta.
d. II e III estão corretas, apenas.
e. I e II estão corretas, apenas.

Em 1806, Napoleão Bonaparte, decreta o Bloqueio Continental na Europa. Considerando o exposto, analise as sentenças e assinale a alternativa correta. I. O intuito do bloqueio era impulsionar a Inglaterra em seus negócios. II. Com o bloqueio, nenhuma nação poderia manter tratados de comércio com os ingleses. III. Portugal era um dos maiores parceiros econômicos da Inglaterra. Por isso, D. João VI, se vê obrigado a transferir a Corte para o Brasil para escapar de Napoleão e manter seus laços com a Inglaterra. IV. Chegando a Salvador, em janeiro de 1808, D. João VI assina o Tratado de Abertura dos Portos às Nações Amigas. Abrindo os portos do Brasil para outras nações além de Portugal.
a. I e IV estão corretas, apenas.
b. II, III e IV estão corretas, apenas.
c. I e II estão corretas, apenas.
d. I e III estão corretas, apenas.
e. II e III estão corretas, apenas.

As adaptações civilizatórias com base em uma base eurocêntrica no Rio de Janeiro, com a vinda da corte produz uma nova nobreza do Rio de Janeiro. Essa adaptação produz uma sociedade mais pautada no sentido visual, no parecer, pois era dessa forma que a corte mantinha seu status. Para Malerba isso é conceituado como _____________________. Assinale a alternativa que complete corretamente a frase.
a. organização da vida.
b. ostentação da vida.
c. urbanização da vida.
d. teatralização da vida.
e. opulência da vida.

A Companhia de Jesus atracou em terras brasileiras em 1549, junto com o Governo-geral de Tomé de Sousa. Seu objetivo era catequizar os nativos e amealhar mais fiéis à fé cristã, de inclinação católica. Um dos motivos disso foi ______________________ que converteu grande parte dos fiéis católicos europeus ao protestantismo. Assinale a alternativa correta.
a. A colonização.
b. A Reforma Protestante.
c. O renascimento.
d. O iluminismo.
e. A Contra-reforma.

Vimos na primeira unidade que Fernão Dias reúne todos os seus recursos possíveis, entre insumos, homens e familiares e parte rumo à região que viria a se chamar Minas Gerais. Sobre o contexto, analise as sentenças e assinale a alternativa correta: I. Conseguem achar pedras verdes que depois descobrem ser esmeraldas. II. Fernão Dias vem a falecer e seu genro, Borba Gato, passa a dar cabo da missão do sogro. III. A preocupação de Borba Gato é encontrar um meio seguro para enviar as pedras verdes encontradas de modo seguro a Portugal. IV. O fidalgo D. Rodrigo de Castelo Branco, um emissário real, interfere na missão dizendo ter plenos poderes nas questões de ouro e pedras preciosas e exigindo que Borba Gato lhes entregasse as pedras.
a. Apenas III e IV estão corretas
b. Apenas I e II estão corretas
c. Nenhuma está correta
d. Apenas I e III estão corretas
e. Apenas II, III e IV estão corretas

Estudamos na primeira unidade que grande parte do desenvolvimento comercial e político de Portugal se deu também quanto aos tipos de embarcações utilizadas por eles nesse período, em suas tantas jornadas pelos mares. A mais conhecida delas e também a de maior importância para o “descobrimento” do Brasil é a chamada: Assinale a alternativa correta:
a. Canoas
b. Caravelas
c. Escunas
d. Naus
e. Traineiras

Clientelismo é o nome dado à relação entre fazendeiros e os homens livres pobres. Desprovidos de meios de subsistência e de proteção do Estado, os livres e pobres eram obrigados a se submeterem à vontade e ao arbítrio dos poderosos locais. No caso das eleições, isso significava votar nos candidatos que esses poderosos apoiavam. (DOLHNIKOFF, 2017. p. 95).
Não obstante, analise as afirmativas abaixo e classifique-as com “V” para verdadeiro e “F” para falso: ( ) A cidadania no Brasil por tanto estava comprometida, como podemos observar, mas além dos limites da participação política e do clientelismo, a sociedade brasileira ainda haveria de enfrentar as fraudes nos processos eleitorais. ( ) O clientelismo ganha força e se mantém mesmo com o fim da monarquia, no que ficou conhecido ao longo da Primeira República, como Coronelismo. ( ) A história dos governos representativos foi marcada, entre outras coisas, pelo empenho em criar mecanismos que paulatinamente eliminaram as fraudes nas eleições. ( ) Para participar do processo político eleitoral no Brasil, segundo a constituição de 1824, era necessário uma renda mínima anual de 100 mil réis, que segundo alguns historiadores, não era impossível para um trabalhador livre ou pequeno produtor, mas isso não permitia que esses indivíduos pudessem se tornar representantes de suas classes. Assinale a alternativa correta:
a. F, V, F, V
b. V, V, V, V
c. F, F, V, V
d. F, V, V, F
e. V, V, F, F

13 de maio, primeiro de abril. Nessa história negro não caiu. E viva Zumbi! E viva Zumbi! Esse é um trecho do cântico das mulheres que realizam a lavagem anual da escadaria Dom Orione, no Bixiga, em São Paulo, todos os anos no dia 13 de maio.
Assim sendo, analise as asserções abaixo e classifique-as com “V” para verdadeiro e “F” para falso: ( ) As leis do Ventre Livre e do Sexagenário, tiveram uma pouca efetividade nas relações entre os senhores de escravos e a população escravizada na medida em que no dia 13 de maio 1888, a Princesa Isabel, em nome de Dom Pedro II, declara encerrada a escravidão na Inglaterra. ( ) Abolição da Escravatura pela Princesa Isabel foi muito mais um ato político na tentativa de manter apoio a manutenção do Império do que de fato acabar com a escravidão no país, na medida em que este fato seria inevitável e já estava sendo construído desde a década de 1850. ( ) No dia 13 de maio foi promulgada a lei Áurea, que dava a abolição da escravatura para todas as pessoas em situação de escravidão jurídica que existia no Brasil desde o século 16. ( ) No dia 13 de maio ocorreu a maior conquista para a população negra brasileira, representando a liberdade do povo escravo. Assinale a alternativa correta:
a. F, V, F, V
b. V, F, F, V
c. F, F, V, V
d. V, V, F, F
e. F, V, V, F

Um desses exemplos de interferência inglesa nas políticas internas portuguesas e brasileiras, está relacionada ao fim do tráfico de escravos que tanto desejava o Império britânico. na Inglaterra desde o final do século XIX já existe uma luta abolicionista e anti-tráfico de escravos.
Assim sendo, analise as afirmativas abaixo e classifique-as com “V” para verdadeiro e “F” para falso:
( ) Esse processo interno inglês contra o tráfico de escravos, fez com que dom João assinasse junto com o Tratado de Navegação e Comércio, o Tratado de Aliança e Amizade.
( ) Um dos pontos do Tratado de Força e Inimizade comprometem dom João a limitar o tráfico de escravos e aos poucos acabando permanentemente com o tráfico de escravos.
( ) Em 2005 com o fim das guerras napoleônicas, no Congresso de Lisboa, dom João se compromete mais uma vez acabar com o tráfico de escravos, nesse caso com tráfico de escravos ao sul da linha do Equador.
( ) Para as elites brasileiras, era impossível naquele momento, pensar uma sociedade sem escravidão.
a. F, V, F, V
b. V, V, V, V
c. V, V, F, F
d. V, F, F, V
e. F, F, V, V

Estudamos como dom João VI tentou articular as políticas internacionais do Brasil às relações externas de Portugal, principalmente relacionados ao fim das guerras napoleônicas e a restauração da ordem do antigo regime na Europa. Diante daquela situação e para tentar amenizar ainda exposição os outros reinos em relação à situação de Portugal, que se traduzia pelo conflito de governar os prédios do Império da sua colônia, dom João elevou o Brasil à condição de Reino Unido ao mesmo tempo em que tentou sair curto com os reinos absolutistas casando seu filho Dom Pedro com a princesa da Áustria dona Leopoldina.
Deste modo, analise as afirmativas abaixo: I. Esse casamento simbolizou a tentativa de dom João de se comprometer com a restauração do absolutismo na Europa. II. Em 1817 selado o acordo através do casamento entre Dom Pedro e dona Leopoldina, casamento que foi a distância e por procuração. III. Dona Leopoldina será somente a mulher de Dom Pedro a princesa do Brasil e futuramente a rainha do Brasil. IV. A revolução liberal do Porto, de 1820, foi determinante para ruptura entre Brasil e Portugal, essa revolução entre as coisas exigia a volta do Brasil como uma colônia de Portugal para que a burguesia portuguesa continuasse explorando a colônia e garantindo a seus lucros mercantis. Assinale a alternativa correta:
I. Esse casamento simbolizou a tentativa de dom João de se comprometer com a restauração do absolutismo na Europa.
II. Em 1817 selado o acordo através do casamento entre Dom Pedro e dona Leopoldina, casamento que foi a distância e por procuração.
III. Dona Leopoldina será somente a mulher de Dom Pedro a princesa do Brasil e futuramente a rainha do Brasil.
IV. A revolução liberal do Porto, de 1820, foi determinante para ruptura entre Brasil e Portugal, essa revolução entre as coisas exigia a volta do Brasil como uma colônia de Portugal para que a burguesia portuguesa continuasse explorando a colônia e garantindo a seus lucros mercantis.
a. Todas as alternativas estão corretas
b. Apenas I, III e IV estão corretas
c. Apenas II e III estão corretas
d. Apenas I, II e IV estão corretas.
e. Apenas II, III e IV estão corretas

Essa lei, abertura dos portos às nações amigas, simbolizou o fim do pacto colonial, uma medida importante para os sentimentos e para o processo de Independência do Brasil.
Porém, em 1810, dom João assinou o acordo que fixou uma taxação de 15% para os produtos importados vindos da Inglaterra. Como se chamou este acordo?
a. Tratado de Versalhes
b. Tratado de Tordesilhas
c. Tratado de Navegação e Comércio
d. Tratado de Pão e Circo
e. Tratado de Marraqueche

Em 1826 o Brasil assina um acordo com os ingleses se comprometendo em um prazo de 3 anos acabar com o tráfico de escravos e libertar os escravos que chegassem ao Brasil vindo do tráfico ilegal.
Deste modo, uma das leis mais importantes assinadas neste período foi criada pelos ingleses, estava proibido o tráfico de escravos no Oceano Atlântico, marinha inglesa estava autorizada aprender os navios negreiros e as cargas e condenar os traficantes de escravos por pirataria. Como se denomina esta Lei?
a. Lei de Bretton Woods
b. Lei Bill Aberdeen
c. Lei de Defesa do Consumidor
d. Lei Áurea
e. Lei de Abolição da Escravatura

A História do Brasil como você sabe, está muito atrelada a História da Europa e de Portugal. Então, analisar alguns eventos da História europeia e portuguesa é fundamental para compreendermos algumas direções da nossa História.
Dito isto, analise as afirmativas abaixo e classifique-as com “V” para verdadeiro e “F” para falso:
( ) Na Europa muitas coisas estão acontecendo, entre tantas um destaque especial para a Revolução Industrial, a Revolução Francesa e o Iluminismo serão determinantes para o processo de independência e formação do nosso Estado Brasileiro.
( ) A Revolução Industrial fez da Inglaterra uma superpotência mundial. E para atender seus interesses ela foi além de suas fronteiras.
( ) A essência da formação do Brasil ocorre como uma maneira de fornecimento de mão de obra, tecnologia e ouro para outros países, principalmente para os países europeus.
( ) O "Tratado de Panos e Vinhos" ou o Tratado de Methuen de 1703, que comprometeu a economia portuguesa e o ouro brasileiro e foi fundamental para financiar a Revolução Industrial.
a. V, V, F, V
b. V, V, F, F
c. F, F, V, V
d. F, V, V, F
e. F, V, V, F

Assinale a alternativa correta:
I. A assembleia constituinte para elaboração de uma Constituição interna do Brasil.
II. Nesse processo destaque seu nome José Bonifácio, patrono da independência, é ele quem lidera o processo de construção desta Constituição.
III. Apenas III e IV estão corretas.
a. Apenas III e IV estão corretas
b. Apenas II e III estão corretas
c. Apenas II, III e IV estão corretas
d. Apenas I, III e IV estão corretas
e. Todas as alternativas estão corretas

Dessa forma, o ouro produzido no Brasil teria se tornado o capital que possibilitou a Revolução Industrial inglesa.
Tal afirmação refere-se ao:
a. Tratado de Pão e Circo
b. Tratado de Versalhes
c. Tratado de Panos e Vinhos ou o Tratado de Methuen de 1703
d. Tratado de Tordesilhas
e. Tratado de Marraqueche

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A Constituição de 1891 foi um momento de consolidação do regime republicano, pois a partir de então o país se tornava uma República Federalista presidencialista. Onde a Nação brasileira adota como forma de Governo, sob o regime representativo, a República Federativa, proclamada a 15 de novembro de 1889, e constitui-se, por união perpétua e indissolúvel das suas antigas províncias, em Estados Unidos do Brasil.
Analise as sentenças abaixo sobre a primeira Constituição da República Brasileira assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso: ( ) As principais mudanças que vinham com a nova Constituição eram o fim do poder moderador e o início dos 3 poderes (executivo, legislativo e judiciário). ( ) Trazia a separação entre Igreja e Estado (Estado Laico). ( ) Também trouxe a criação de registro civil e de óbito. A sequência correta de verdadeiro ou falso é:
a. F - F - F.
b. V - F - V.
c. V - V - F.
d. V - V - F.

Os ______________ eram contra a escravização de povos nativos, e fizeram forte oposição a todos aqueles que utilizavam a mão de obra indígena escrava. Para catequizar os nativos, os _____________ estabeleciam as “missões”: espécie de acampamentos no meio da mata e do sertão onde os nativos, além de serem catequizados, exerciam trabalhos agrícolas e artesanais. Assinale a alternativa correta.
a. Franciscanos.
b. Beneditinos.
c. Jesuítas.
d. Senhores do engenho.
e. Medicantes.

Quando os portugueses e europeus chegaram aqui na América foi um momento único na história. Segundo Todorov (2019), esse momento foi quando o ser humano teve conhecimento ________, se completou como indivíduo. Mas nessa relação que se estabeleceu, houve um __________ de interesses, pois conhecer o diferente gera conflito. Assinale a alternativa que completa o texto corretamente.
a. De si, desequilíbrio.
b. Da diferença, desequilíbrio.
c. De si, equilíbrio.
d. Do desequilíbrio, equilíbrio.
e. Do outro, desequilíbrio.

A ocupação do território mineiro foi importante não só para a província, mas interligou a produção de boa parte do território nacional, articulando os fluxos do desenvolvimento da região nordeste e sul, avançando para o oeste, e dando origem a quais estados? Assinale a alternativa correta.
a. Goiás e Mato Grosso
b. Mato Grosso e Bahia
c. Bahia e Rio de Janeiro
d. Goiás e Bahia
e. Mato Grosso e Rio de Janeiro

O comércio do Rio de Janeiro e a cidade passam a desenvolver-se e em torno do porto, da Praça do Largo (atual praça XV de Novembro), ali havia locais que atendiam às necessidades desses homens, marinheiros, trabalhadores, negociantes, viajantes, ou mesmo apenas aventureiros, o Porto torna-se parada obrigatória.
Considerando o exposto, analise as sentenças e assinale a alternativa correta.
I. O porto também é o local onde a Corte Portuguesa se instala como casa de despacho, que mais tarde se chamaria Paço Imperial.
II. O consumo e o comércio, aliado a essa vontade e desejo pelo novo, pelo requinte, nos possibilita refletir sobre a produção de símbolos e significados por esses “homens novos”, fruto das mudanças econômicas, sociais e culturais.
III. Mudanças foram efetivadas e isso irá produzir uma nova maneira de se apresentar: da condição de capital do vice-reino, com uma precária situação de higienização e com poucos locais de socialização, sendo os que havia ainda eram armazéns e boticas; para a capital do reino que se moderniza e passa a ter teatros, cafés e ruas asfaltados para o convívio social.
a. Todas as afirmativas estão corretas. (CERTO)
b. Apenas I está correta.
c. Apenas II está correta.
d. II e III estão corretas, apenas.
e. I e II estão corretas, apenas.

Em 1806, Napoleão Bonaparte, decreta o Bloqueio Continental na Europa. Considerando o exposto, analise as sentenças e assinale a alternativa correta. I. O intuito do bloqueio era impulsionar a Inglaterra em seus negócios. II. Com o bloqueio, nenhuma nação poderia manter tratados de comércio com os ingleses. III. Portugal era um dos maiores parceiros econômicos da Inglaterra. Por isso, D. João VI, se vê obrigado a transferir a Corte para o Brasil para escapar de Napoleão e manter seus laços com a Inglaterra. IV. Chegando a Salvador, em janeiro de 1808, D. João VI assina o Tratado de Abertura dos Portos às Nações Amigas. Abrindo os portos do Brasil para outras nações além de Portugal.
a. I e IV estão corretas, apenas.
b. II, III e IV estão corretas, apenas.
c. I e II estão corretas, apenas.
d. I e III estão corretas, apenas.
e. II e III estão corretas, apenas.

As adaptações civilizatórias com base em uma base eurocêntrica no Rio de Janeiro, com a vinda da corte produz uma nova nobreza do Rio de Janeiro. Essa adaptação produz uma sociedade mais pautada no sentido visual, no parecer, pois era dessa forma que a corte mantinha seu status. Para Malerba isso é conceituado como _____________________. Assinale a alternativa que complete corretamente a frase.
a. organização da vida.
b. ostentação da vida.
c. urbanização da vida.
d. teatralização da vida.
e. opulência da vida.

A Companhia de Jesus atracou em terras brasileiras em 1549, junto com o Governo-geral de Tomé de Sousa. Seu objetivo era catequizar os nativos e amealhar mais fiéis à fé cristã, de inclinação católica. Um dos motivos disso foi ______________________ que converteu grande parte dos fiéis católicos europeus ao protestantismo. Assinale a alternativa correta.
a. A colonização.
b. A Reforma Protestante.
c. O renascimento.
d. O iluminismo.
e. A Contra-reforma.

Vimos na primeira unidade que Fernão Dias reúne todos os seus recursos possíveis, entre insumos, homens e familiares e parte rumo à região que viria a se chamar Minas Gerais. Sobre o contexto, analise as sentenças e assinale a alternativa correta: I. Conseguem achar pedras verdes que depois descobrem ser esmeraldas. II. Fernão Dias vem a falecer e seu genro, Borba Gato, passa a dar cabo da missão do sogro. III. A preocupação de Borba Gato é encontrar um meio seguro para enviar as pedras verdes encontradas de modo seguro a Portugal. IV. O fidalgo D. Rodrigo de Castelo Branco, um emissário real, interfere na missão dizendo ter plenos poderes nas questões de ouro e pedras preciosas e exigindo que Borba Gato lhes entregasse as pedras.
a. Apenas III e IV estão corretas
b. Apenas I e II estão corretas
c. Nenhuma está correta
d. Apenas I e III estão corretas
e. Apenas II, III e IV estão corretas

Estudamos na primeira unidade que grande parte do desenvolvimento comercial e político de Portugal se deu também quanto aos tipos de embarcações utilizadas por eles nesse período, em suas tantas jornadas pelos mares. A mais conhecida delas e também a de maior importância para o “descobrimento” do Brasil é a chamada: Assinale a alternativa correta:
a. Canoas
b. Caravelas
c. Escunas
d. Naus
e. Traineiras

Clientelismo é o nome dado à relação entre fazendeiros e os homens livres pobres. Desprovidos de meios de subsistência e de proteção do Estado, os livres e pobres eram obrigados a se submeterem à vontade e ao arbítrio dos poderosos locais. No caso das eleições, isso significava votar nos candidatos que esses poderosos apoiavam. (DOLHNIKOFF, 2017. p. 95).
Não obstante, analise as afirmativas abaixo e classifique-as com “V” para verdadeiro e “F” para falso: ( ) A cidadania no Brasil por tanto estava comprometida, como podemos observar, mas além dos limites da participação política e do clientelismo, a sociedade brasileira ainda haveria de enfrentar as fraudes nos processos eleitorais. ( ) O clientelismo ganha força e se mantém mesmo com o fim da monarquia, no que ficou conhecido ao longo da Primeira República, como Coronelismo. ( ) A história dos governos representativos foi marcada, entre outras coisas, pelo empenho em criar mecanismos que paulatinamente eliminaram as fraudes nas eleições. ( ) Para participar do processo político eleitoral no Brasil, segundo a constituição de 1824, era necessário uma renda mínima anual de 100 mil réis, que segundo alguns historiadores, não era impossível para um trabalhador livre ou pequeno produtor, mas isso não permitia que esses indivíduos pudessem se tornar representantes de suas classes. Assinale a alternativa correta:
a. F, V, F, V
b. V, V, V, V
c. F, F, V, V
d. F, V, V, F
e. V, V, F, F

13 de maio, primeiro de abril. Nessa história negro não caiu. E viva Zumbi! E viva Zumbi! Esse é um trecho do cântico das mulheres que realizam a lavagem anual da escadaria Dom Orione, no Bixiga, em São Paulo, todos os anos no dia 13 de maio.
Assim sendo, analise as asserções abaixo e classifique-as com “V” para verdadeiro e “F” para falso: ( ) As leis do Ventre Livre e do Sexagenário, tiveram uma pouca efetividade nas relações entre os senhores de escravos e a população escravizada na medida em que no dia 13 de maio 1888, a Princesa Isabel, em nome de Dom Pedro II, declara encerrada a escravidão na Inglaterra. ( ) Abolição da Escravatura pela Princesa Isabel foi muito mais um ato político na tentativa de manter apoio a manutenção do Império do que de fato acabar com a escravidão no país, na medida em que este fato seria inevitável e já estava sendo construído desde a década de 1850. ( ) No dia 13 de maio foi promulgada a lei Áurea, que dava a abolição da escravatura para todas as pessoas em situação de escravidão jurídica que existia no Brasil desde o século 16. ( ) No dia 13 de maio ocorreu a maior conquista para a população negra brasileira, representando a liberdade do povo escravo. Assinale a alternativa correta:
a. F, V, F, V
b. V, F, F, V
c. F, F, V, V
d. V, V, F, F
e. F, V, V, F

Um desses exemplos de interferência inglesa nas políticas internas portuguesas e brasileiras, está relacionada ao fim do tráfico de escravos que tanto desejava o Império britânico. na Inglaterra desde o final do século XIX já existe uma luta abolicionista e anti-tráfico de escravos.
Assim sendo, analise as afirmativas abaixo e classifique-as com “V” para verdadeiro e “F” para falso:
( ) Esse processo interno inglês contra o tráfico de escravos, fez com que dom João assinasse junto com o Tratado de Navegação e Comércio, o Tratado de Aliança e Amizade.
( ) Um dos pontos do Tratado de Força e Inimizade comprometem dom João a limitar o tráfico de escravos e aos poucos acabando permanentemente com o tráfico de escravos.
( ) Em 2005 com o fim das guerras napoleônicas, no Congresso de Lisboa, dom João se compromete mais uma vez acabar com o tráfico de escravos, nesse caso com tráfico de escravos ao sul da linha do Equador.
( ) Para as elites brasileiras, era impossível naquele momento, pensar uma sociedade sem escravidão.
a. F, V, F, V
b. V, V, V, V
c. V, V, F, F
d. V, F, F, V
e. F, F, V, V

Estudamos como dom João VI tentou articular as políticas internacionais do Brasil às relações externas de Portugal, principalmente relacionados ao fim das guerras napoleônicas e a restauração da ordem do antigo regime na Europa. Diante daquela situação e para tentar amenizar ainda exposição os outros reinos em relação à situação de Portugal, que se traduzia pelo conflito de governar os prédios do Império da sua colônia, dom João elevou o Brasil à condição de Reino Unido ao mesmo tempo em que tentou sair curto com os reinos absolutistas casando seu filho Dom Pedro com a princesa da Áustria dona Leopoldina.
Deste modo, analise as afirmativas abaixo: I. Esse casamento simbolizou a tentativa de dom João de se comprometer com a restauração do absolutismo na Europa. II. Em 1817 selado o acordo através do casamento entre Dom Pedro e dona Leopoldina, casamento que foi a distância e por procuração. III. Dona Leopoldina será somente a mulher de Dom Pedro a princesa do Brasil e futuramente a rainha do Brasil. IV. A revolução liberal do Porto, de 1820, foi determinante para ruptura entre Brasil e Portugal, essa revolução entre as coisas exigia a volta do Brasil como uma colônia de Portugal para que a burguesia portuguesa continuasse explorando a colônia e garantindo a seus lucros mercantis. Assinale a alternativa correta:
I. Esse casamento simbolizou a tentativa de dom João de se comprometer com a restauração do absolutismo na Europa.
II. Em 1817 selado o acordo através do casamento entre Dom Pedro e dona Leopoldina, casamento que foi a distância e por procuração.
III. Dona Leopoldina será somente a mulher de Dom Pedro a princesa do Brasil e futuramente a rainha do Brasil.
IV. A revolução liberal do Porto, de 1820, foi determinante para ruptura entre Brasil e Portugal, essa revolução entre as coisas exigia a volta do Brasil como uma colônia de Portugal para que a burguesia portuguesa continuasse explorando a colônia e garantindo a seus lucros mercantis.
a. Todas as alternativas estão corretas
b. Apenas I, III e IV estão corretas
c. Apenas II e III estão corretas
d. Apenas I, II e IV estão corretas.
e. Apenas II, III e IV estão corretas

Essa lei, abertura dos portos às nações amigas, simbolizou o fim do pacto colonial, uma medida importante para os sentimentos e para o processo de Independência do Brasil.
Porém, em 1810, dom João assinou o acordo que fixou uma taxação de 15% para os produtos importados vindos da Inglaterra. Como se chamou este acordo?
a. Tratado de Versalhes
b. Tratado de Tordesilhas
c. Tratado de Navegação e Comércio
d. Tratado de Pão e Circo
e. Tratado de Marraqueche

Em 1826 o Brasil assina um acordo com os ingleses se comprometendo em um prazo de 3 anos acabar com o tráfico de escravos e libertar os escravos que chegassem ao Brasil vindo do tráfico ilegal.
Deste modo, uma das leis mais importantes assinadas neste período foi criada pelos ingleses, estava proibido o tráfico de escravos no Oceano Atlântico, marinha inglesa estava autorizada aprender os navios negreiros e as cargas e condenar os traficantes de escravos por pirataria. Como se denomina esta Lei?
a. Lei de Bretton Woods
b. Lei Bill Aberdeen
c. Lei de Defesa do Consumidor
d. Lei Áurea
e. Lei de Abolição da Escravatura

A História do Brasil como você sabe, está muito atrelada a História da Europa e de Portugal. Então, analisar alguns eventos da História europeia e portuguesa é fundamental para compreendermos algumas direções da nossa História.
Dito isto, analise as afirmativas abaixo e classifique-as com “V” para verdadeiro e “F” para falso:
( ) Na Europa muitas coisas estão acontecendo, entre tantas um destaque especial para a Revolução Industrial, a Revolução Francesa e o Iluminismo serão determinantes para o processo de independência e formação do nosso Estado Brasileiro.
( ) A Revolução Industrial fez da Inglaterra uma superpotência mundial. E para atender seus interesses ela foi além de suas fronteiras.
( ) A essência da formação do Brasil ocorre como uma maneira de fornecimento de mão de obra, tecnologia e ouro para outros países, principalmente para os países europeus.
( ) O "Tratado de Panos e Vinhos" ou o Tratado de Methuen de 1703, que comprometeu a economia portuguesa e o ouro brasileiro e foi fundamental para financiar a Revolução Industrial.
a. V, V, F, V
b. V, V, F, F
c. F, F, V, V
d. F, V, V, F
e. F, V, V, F

Assinale a alternativa correta:
I. A assembleia constituinte para elaboração de uma Constituição interna do Brasil.
II. Nesse processo destaque seu nome José Bonifácio, patrono da independência, é ele quem lidera o processo de construção desta Constituição.
III. Apenas III e IV estão corretas.
a. Apenas III e IV estão corretas
b. Apenas II e III estão corretas
c. Apenas II, III e IV estão corretas
d. Apenas I, III e IV estão corretas
e. Todas as alternativas estão corretas

Dessa forma, o ouro produzido no Brasil teria se tornado o capital que possibilitou a Revolução Industrial inglesa.
Tal afirmação refere-se ao:
a. Tratado de Pão e Circo
b. Tratado de Versalhes
c. Tratado de Panos e Vinhos ou o Tratado de Methuen de 1703
d. Tratado de Tordesilhas
e. Tratado de Marraqueche

Prévia do material em texto

<p>Isabel foi muito mais um ato político na tentativa de manter apoio a manutenção do Império do que de fato acabar com a escravidão no país.</p><p>II.           Uma aguda crise na lavoura e reflexos da seca de 1877, além da ação de grupos urbanos, inviabilizaram o regime de cativeiro na região do Ceará.</p><p>III.          Uma intensa pressão popular resulta na libertação dos negros no Ceará, em 1884.</p><p>IV.         As leis do Ventre Livre e do Sexagenário, tiveram uma pouca efetividade nas relações entre os senhores de escravos e a população escravizada na medida em que no dia 13 de maio 1888, a Princesa Isabel, em nome de Dom Pedro II, declara encerrada a escravidão no Brasil.</p><p>Assinale a alternativa correta:</p><p>a.</p><p>Apenas I, II e III estão corretas</p><p>b.</p><p>Apenas II e III estão corretas</p><p>c.</p><p>Apenas III e IV estão corretas</p><p>d.</p><p>Todas as alternativas estão corretas(CERTO)</p><p>e.</p><p>Apenas I, III e IV estão corretas</p><p>Feedback</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>Questão 11</p><p>Completo</p><p>Atingiu 0,13 de 0,13</p><p>Marcar questão</p><p>Texto da questão</p><p>O Império Brasileiro passou por crises que culminaram na deportação da família imperial a Portugal. O contexto conturbado, somado às ideias positivistas representadas principalmente por Benjamin Constant Botelho de Magalhães, a insatisfação dos militares que lutaram na Guerra do Paraguai e recebiam remuneração baixa contribuíram para a instituição da República. Por isso, podemos entender o motivo que levou a proclamação da República. Lembrando que os dois primeiros presidentes foram militares, ou seja, Marechal Deodoro da Fonseca e Marechal Floriano Peixoto.</p><p>Com base nesta informação analise as asserções abaixo:</p><p>I - O povo assistiu àquilo bestializado, atônito, surpreso, sem conhecer o que significava. Muitos acreditaram seriamente estar vendo uma parada.</p><p>POIS:</p><p>II - A proclamação foi instituída por militares, não houve revolução popular, o que causou espanto aos demais que apenas assistiam tudo sem ao menos entender o que estava acontecendo.</p><p>A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:</p><p>a.</p><p>As asserções I e II são proposições falsas.</p><p>b.</p><p>As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II não completa a asserção I.</p><p>c.</p><p>As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é contradiz a asserção I.</p><p>d.</p><p>As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II completa a asserção I. (CERTO)</p><p>e.</p><p>A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.</p><p>Feedback</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>Questão 12</p><p>Completo</p><p>Atingiu 0,14 de 0,14</p><p>Marcar questão</p><p>Texto da questão</p><p>Em novembro de 1910 ocorreu a posse de Hermes da Fonseca que, na ocasião, proferiu um discurso que se tornaria histórico por ser o primeiro a mencionar a questão do operariado brasileiro, classe de trabalhadores que não parava de crescer, assim como as demandas sociais originadas desse aumento.</p><p>Sobre a questão do trabalho e dos trabalhadores no governo de Hermes da Fonseca, analise as sentenças abaixo:</p><p>I- Um ponto importante de seu discurso foi a promessa de oferecer educação e moradia de fato para os trabalhadores.</p><p>II- Esse fato foi tão inovador que para muitos operários ele se tornou sinônimo de esperança no início de seu governo.</p><p>III- O governo de Hermes da Fonseca foi, portanto, marcado pela expansão do número de trabalhadores e pela sua política de aproximação a eles. A forma encontrada pelo presidente foi exaltar o 1.º de maio e usar essa data para realizar o lançamento de pedras fundamentais de vilas operárias, ocasiões amplamente divulgadas pela imprensa.</p><p>Assinale a alternativa que contém a(s) sentença(s) correta(s):</p><p>a.</p><p>As sentenças II e III estão corretas.</p><p>b.</p><p>A sentença I é a única correta.</p><p>c.</p><p>As sentenças I, II e III estão corretas. (CERTO)</p><p>d.</p><p>As sentenças I, e II estão corretas.</p><p>e.</p><p>A sentença III é a única correta.</p><p>Feedback</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>Questão 13</p><p>Completo</p><p>Atingiu 0,14 de 0,14</p><p>Marcar questão</p><p>Texto da questão</p><p>Segundo o biólogo e historiador Jared Diamond (2017), os europeus tiveram algumas vantagens durante a colonização da América. Considerando o exposto, analise as sentenças e assinale a alternativa correta.</p><p>I. Os portugueses tinham menos imunidade do que os indígenas no que concerne a várias doenças, como sarampo e varíola.</p><p>II. Os portugueses tinham superioridade bélica em relação aos nativos, o uso da pólvora e de algumas armas; a superioridade do material que constituía essas armas, como espadas.</p><p>III. Os portugueses se aproveitaram de desavenças entre tribos rivais para garantirem o domínio de ambas.</p><p>a.</p><p>II está correta, apenas.</p><p>b.</p><p>III está correta, apenas.</p><p>c.</p><p>II e III estão corretas, apenas. (CERTO)</p><p>d.</p><p>I e II estão corretas, apenas.</p><p>e.</p><p>I e III estão corretas, apenas.</p><p>Feedback</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>Questão 14</p><p>Completo</p><p>Atingiu 0,14 de 0,14</p><p>Marcar questão</p><p>Texto da questão</p><p>Estudamos como dom João VI tentou articular as políticas internacionais do Brasil às relações externas de Portugal, principalmente relacionados ao fim das guerras napoleônicas e a restauração da ordem do antigo regime na Europa. Diante daquela situação e para tentar amenizar ainda exposição os outros reinos em relação à situação de Portugal, que se traduzia pelo conflito de governar os prédios do Império da sua colônia, dom João elevou o Brasil à condição de Reino Unido ao mesmo tempo em que tentou sair curto com os reinos absolutistas casando seu filho Dom Pedro com a princesa da Áustria dona Leopoldina.</p><p>Deste modo, analise as afirmativas abaixo:</p><p>I.             Esse casamento simbolizou a tentativa de dom João de se comprometer com a restauração do absolutismo na Europa.</p><p>II.            Em 1817 selado o acordo através do casamento entre Dom Pedro e dona Leopoldina, casamento que foi a distância e por procuração.</p><p>III.          Dona Leopoldina será somente a mulher de Dom Pedro a princesa do Brasil e futuramente a rainha do Brasil.</p><p>IV.          A revolução liberal do Porto, de 1820, foi determinante para ruptura entre Brasil e Portugal, essa revolução entre as coisas exigia a volta do Brasil como uma colônia de Portugal para que a burguesia portuguesa continuasse explorando a colônia e garantindo a seus lucros mercantis.</p><p>Assinale a alternativa correta:</p><p>a.</p><p>Todas as alternativas estão corretas</p><p>b.</p><p>Apenas I, III e IV estão corretas</p><p>c.</p><p>Apenas II e III estão corretas</p><p>d.</p><p>Apenas I, II e IV estão corretas (CERTO)</p><p>e.</p><p>Apenas II, III e IV estão corretas</p><p>Feedback</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>Questão 15</p><p>Completo</p><p>Atingiu 0,13 de 0,13</p><p>Marcar questão</p><p>Texto da questão</p><p>Essa lei, abertura dos portos às nações amigas, simbolizou o fim do pacto colonial, uma medida importante para os sentimentos e para o processo de Independência do Brasil. Era um passo para o liberalismo econômico brasileiro e para o fim das relações monopolistas entre a metrópole e a colônia.</p><p>Assim, analise as afirmativas abaixo quanto a este contexto histórico:</p><p>I.             O Brasil já era mais rico que Portugal e isso interessava os ingleses na medida em que eles poderiam vender os produtos manufaturados aos brasileiros, ao mesmo tempo que poderiam consumir a matéria prima para sua manufatura e para a sua indústria mais barata, sem ter que passar pelo intermediário português.</p><p>II.            Para os brasileiros significava não depender mais da metrópole para fazer negócios com as nações estrangeiras.</p><p>III.          Este fato representou um grande salto para a Independência do Brasil.</p><p>IV.          Um desses exemplos de interferência inglesa nas políticas internas portuguesas e brasileiras, está relacionada ao fim do tráfico de escravos que tanto desejava o Império britânico.</p><p>Assinale a alternativa correta:</p><p>a.</p><p>Apenas I, III e IV estão corretas</p><p>b.</p><p>Apenas III e IV estão corretas</p><p>c.</p><p>Todas as alternativas estão corretas(CERTO)</p><p>d.</p><p>Apenas I, II e IV estão corretas</p><p>e.</p><p>Apenas II e III estão corretas</p><p>Feedback</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>Questão 16</p><p>Completo</p><p>Atingiu 0,13 de 0,13</p><p>Marcar questão</p><p>Texto da questão</p><p>Localizado no interior da Bahia, o município de Canudos era formado por miseráveis que mesclaram suas insatisfações sociais com a religiosidade. Viam a ideia</p><p>e assinale a alternativa correta.</p><p>I. Através da moda implementamos maneiras de comer, beber, habitar, andar, se vestir, gestos e hábitos.</p><p>II. O interesse despertado pela moda precisa ser entendido como uma dimensão fútil da sociedade, não tendo importância para compreensão da história.</p><p>III. Precisamos entender a moda como precursora de novas maneiras de sentir e viver a cidade.</p><p>IV. Aos poucos uma burguesia vai se formando no Rio de Janeiro, uma burguesia que seguia os padrões de consumo dos cortes: livros, música, produtos importados, bebidas trazidas de fora e charutos estrangeiros.</p><p>a.</p><p>I, III e IV estão corretas, apenas. (CERTO)</p><p>b.</p><p>Apenas I está correta.</p><p>c.</p><p>II e IV estão corretas, apenas.</p><p>d.</p><p>Apenas II está correta.</p><p>e.</p><p>I e II estão corretas, apenas.</p><p>Feedback</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>Questão 23</p><p>Completo</p><p>Atingiu 0,13 de 0,13</p><p>Marcar questão</p><p>Texto da questão</p><p>Se tratando de riquezas, a intenção dos portugueses, assim como a dos espanhóis, era encontrar ouro nas terras americanas. Os portugueses não foram tão felizes quanto os espanhóis nessa missão, pelo menos em um primeiro momento. Dessa forma, analisaram o território e viram o poderiam tirar proveito. Qual foi o primeiro recurso natural a ser explorado?</p><p>Assinale a alternativa correta.</p><p>a.</p><p>Pau-brasil (CERTO)</p><p>b.</p><p>Algodão</p><p>c.</p><p>Café</p><p>d.</p><p>Ouro</p><p>e.</p><p>Açúcar</p><p>Feedback</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>Questão 24</p><p>Completo</p><p>Atingiu 0,14 de 0,14</p><p>Marcar questão</p><p>Texto da questão</p><p>Como muitas pessoas vieram de fora da província para a procura de ouro, dois impactos aconteceram em um primeiro momento. Quais são?</p><p>Assinale a alternativa correta.</p><p>a.</p><p>A superprodução de comida, e urbanização ordenada</p><p>b.</p><p>A superprodução de comida, e o aumento populacional</p><p>c.</p><p>A escassez de comida, e o aumento populacional (CERTO)</p><p>d.</p><p>A escassez de comida, e a redução populacional</p><p>e.</p><p>A escassez de comida, e urbanização ordenada</p><p>Feedback</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>Questão 25</p><p>Completo</p><p>Atingiu 0,14 de 0,14</p><p>Marcar questão</p><p>Texto da questão</p><p>Em 1848 assume no Brasil um novo Ministério, liderado pelos conservadores, este Ministério nomeia o angolano, Eusébio de Queiroz, casado com uma herdeira de uma família influente do Rio de Janeiro, para ministro da justiça, e é dele que surge a lei que proíbe o tráfico de escravos no Brasil em 1850.</p><p>Assim sendo, quanto a este cenário, analise as afirmativas abaixo:</p><p>I.             A lei Eusébio de Queiroz é a primeira lei que de fato dá um passo importante para o fim da escravidão no Brasil.</p><p>II.           A lei Bill Aberdeen, de1845, foi a primeira lei que de fato dá um passo importante para o fim da escravidão no Brasil.,</p><p>III.          Em 1871 no Brasil é sancionada a Lei nº 2.040, denominada Lei do Ventre Livre, que concede liberdade aos filhos de escravos nascidos a partir da data da promulgação da lei, mas os mantém sob a tutela dos seus senhores até atingirem 21 anos.</p><p>IV.         Em 1885 no Brasil, o deputado Pádua Fleury (GO) apresenta proposição sobre a extinção gradual do elemento servil.</p><p>Assinale a alternativa correta:</p><p>a.</p><p>Apenas III e IV estão corretas</p><p>b.</p><p>Apenas I, II e III estão corretas</p><p>c.</p><p>Apenas II e III estão corretas</p><p>d.</p><p>Apenas I, III e IV estão corretas (CERTO)</p><p>e.</p><p>Todas as alternativas estão corretas</p><p>Feedback</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>Questão 26</p><p>Completo</p><p>Atingiu 0,14 de 0,14</p><p>Marcar questão</p><p>Texto da questão</p><p>A escravidão já existia no mundo muito antes da chegada dos europeus à América. Considerando a asserção, analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:</p><p>I. Geralmente, na antiguidade, pessoas eram escravizadas depois de batalhas e conquistas de territórios, como meio de espólio, prêmio de guerra, em que o vencedor tinha direito sobre o conquistado.</p><p>II. No Império Romano pessoas eram escravizadas para construção de grandes obras como aquedutos, estradas e templos.</p><p>III. Em Atenas, na Grécia, pessoas também eram escravizadas por meio de dívidas: a pessoa que contraiu uma dívida com outra e não tinha condições de pagá-la se tornava escravo até que sua dívida fosse sanada.</p><p>IV. Não há diferença entre a escravidão da antiguidade e a escravidão moderna.</p><p>a.</p><p>Apenas I e II estão corretas.</p><p>b.</p><p>Apenas I e III estão corretas.</p><p>c.</p><p>Apenas I, II e III estão corretas. (CERTO)</p><p>d.</p><p>Todas estão corretas.</p><p>e.</p><p>Apenas II e IV estão corretas.</p><p>Feedback</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>Questão 27</p><p>Completo</p><p>Atingiu 0,13 de 0,13</p><p>Marcar questão</p><p>Texto da questão</p><p>Em um primeiro momento, os portugueses conseguiram encontrar meios de fazer trocas, denominadas escambo, com os nativos. Com o passar do tempo surgiu a necessidade de aumentar a mão-de-obra, considerando a demanda do mercado europeu de qual produto?</p><p>Assinale a alternativa correta.</p><p>a.</p><p>Pau-brasil. (CERTO)</p><p>b.</p><p>Café.</p><p>c.</p><p>Ouro.</p><p>d.</p><p>Tabaco.</p><p>e.</p><p>Tabaco.</p><p>Feedback</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>Questão 28</p><p>Completo</p><p>Atingiu 0,13 de 0,13</p><p>Marcar questão</p><p>Texto da questão</p><p>O comércio do Rio de Janeiro e a cidade passam a desenvolver-se e em torno do porto, da Praça do Largo (atual praça XV de Novembro), ali havia locais que atendiam às necessidades desses homens, marinheiros, trabalhadores, negociantes, viajantes, ou mesmo apenas aventureiros, o Porto torna-se parada obrigatória. Considerando o exposto, analise as sentenças e assinale a alternativa correta.</p><p>I. O porto também é o local onde a Corte Portuguesa se instala como casa de despacho, que mais tarde se chamaria Paço Imperial.</p><p>II. O consumo e o comércio, aliado a essa vontade e desejo pelo novo, pelo requinte, nos possibilita refletir sobre a produção de símbolos e significados por esses “homens novos”, fruto das mudanças econômicas, sociais e culturais.</p><p>III. Mudanças foram efetivadas e isso irá produzir uma nova maneira de se apresentar: da condição de capital do vice-reino, com uma precária situação de higienização e com poucos locais de socialização, sendo os que havia ainda eram armazéns e boticas; para a capital do reino que se moderniza e passa a ter teatros, cafés e ruas asfaltados para o convívio social.</p><p>a.</p><p>Todas as afirmativas estão corretas. (CERTO)</p><p>b.</p><p>Apenas I está correta.</p><p>c.</p><p>Apenas II está correta.</p><p>d.</p><p>II e III estão corretas, apenas.</p><p>e.</p><p>I e II estão corretas, apenas.</p><p>Feedback</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>Questão 29</p><p>Completo</p><p>Atingiu 0,13 de 0,13</p><p>Marcar questão</p><p>Texto da questão</p><p>A Constituição que estava sendo construída para este processo moderado pintura em relação ao Portugal, liderados por José Bonifácio, o fim da escravidão no Brasil. Não estava no projeto político do Brasil neste momento acabar com a escravidão imediatamente após a separação de Portugal, o que constava era um projeto lento e gradual do fim da escravidão, na medida em que a economia era muito dependente da mão de obra escrava e as elites e o preconceito estruturados na sociedade brasileira não conseguiam imaginar uma sociedade naquele momento sem a presença da escravidão. Junto com processo de construção do Estado brasileiro e a construção, lenta e gradual, do fim da escravidão no Brasil processo de tentativa de embranquecimento da sociedade brasileira.</p><p>Neste sentido, analise a afirmativa abaixo e complete corretamente a lacuna:</p><p>“Em junho de 1822, dom Pedro editou o “__________”, onde o príncipe regente determinava que qualquer lei uma imposição portuguesa que chegasse às terras brasileiras só seria aceita, caso ____________ estivesse de acordo”.</p><p>Assinale a alternativa correta:</p><p>a.</p><p>Cumpra-se; Dona Leopoldina</p><p>b.</p><p>Cale-se; Dona Leopoldina</p><p>c.</p><p>Cumpra-se; Dom Pedro (CERTO)</p><p>d.</p><p>Constitui-se; Dom Pedro</p><p>e.</p><p>Constitui-se; Dona Leopoldina</p><p>Feedback</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>Questão 30</p><p>Completo</p><p>Atingiu 0,13 de 0,13</p><p>Marcar questão</p><p>Texto da questão</p><p>Em 1848 o Brasil enfrentaria sua última revolta impactante e a última das grandes revoltas pernambucanas. Liderada pelo Partido Liberal de Pernambuco, ou Partido da Praia ou ainda Partido Praieiro (o jornal do partido ficava na rua da Praia, por isso o nome Praieiro). a revolta aconteceu porque as disputas entre não somente âmbito nacional, mas também em âmbito provincial. e naquele momento em 1848 a disputa estava em quem seria escolhido como presidente da</p><p>correta:</p><p>I.             Conseguem achar pedras verdes que depois descobrem ser esmeraldas.</p><p>II.            Fernão Dias vem a falecer e seu genro, Borba Gato, passa a dar cabo da missão do sogro.</p><p>III.          A preocupação de Borba Gato é encontrar um meio seguro para enviar as pedras verdes encontradas de modo seguro a Portugal.</p><p>IV.          O fidalgo D. Rodrigo de Castelo Branco, um emissário real, interfere na missão dizendo ter plenos poderes nas questões de ouro e pedras preciosas e exigindo que Borba Gato lhes entregasse as pedras.</p><p>a.</p><p>Apenas III e IV estão corretas</p><p>b.</p><p>Apenas I e II estão corretas</p><p>c.</p><p>Nenhuma está correta</p><p>d.</p><p>Apenas I e III estão corretas</p><p>e.</p><p>Apenas II, III e IV estão corretas</p><p>Feedback</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>A resposta correta é:</p><p>Apenas II, III e IV estão corretas</p><p>Questão 10</p><p>Correto</p><p>Atingiu 0,20 de 0,20</p><p>Marcar questão</p><p>Texto da questão</p><p>Estudamos na primeira unidade que grande parte do desenvolvimento comercial e político de Portugal se deu também quanto aos tipos de embarcações utilizadas por eles nesse período, em suas tantas jornadas pelos mares. A mais conhecida delas e também a de maior importância para o “descobrimento” do Brasil é a chamada:</p><p>Assinale a alternativa correta:</p><p>a.</p><p>Canoas</p><p>b.</p><p>Caravelas</p><p>c.</p><p>Escunas</p><p>d.</p><p>Naus</p><p>e.</p><p>Traineiras</p><p>Feedback</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>A resposta correta é:</p><p>Caravelas</p><p>Parte inferior do formulário</p><p>Clientelismo é o nome dado à relação entre fazendeiros e os homens livres pobres. Desprovidos de meios de subsistência e de proteção do Estado, os livres e pobres eram obrigados a se submeterem à vontade e ao arbítrio dos poderosos locais. No caso das eleições, isso significava votar nos candidatos que esses poderosos apoiavam. (DOLHNIKOFF, 2017. p. 95).</p><p>Não obstante, analise as afirmativas abaixo e classifique-as com “V” para verdadeiro e “F” para falso:</p><p>( ) A cidadania no Brasil por tanto estava comprometida, como podemos observar, mas além dos limites da participação política e do clientelismo, a sociedade brasileira ainda haveria de enfrentar as fraudes nos processos eleitorais.</p><p>(  ) O clientelismo ganha força e se mantém mesmo com o fim da monarquia, no que ficou conhecido ao longo da Primeira República, como Coronelismo.</p><p>(  ) A história dos governos representativos foi marcada, entre outras coisas, pelo empenho em criar mecanismos que paulatinamente eliminaram as fraudes nas eleições.</p><p>(  ) Para participar do processo político eleitoral no Brasil, segundo a constituição de 1824, era necessário uma renda mínima anual de 100 mil réis, que segundo alguns historiadores, não era impossível para um trabalhador livre ou pequeno produtor, mas isso não permitia que esses indivíduos pudessem se tornar representantes de suas classes.</p><p>Assinale a alternativa correta:</p><p>a.</p><p>F, V, F, V</p><p>b.</p><p>V, V, V, V</p><p>c.</p><p>F, F, V, V</p><p>d.</p><p>F, V, V, F</p><p>e.</p><p>V, V, F, F</p><p>Feedback</p><p>Sua resposta está incorreta.</p><p>A resposta correta é:</p><p>V, V, V, V</p><p>Questão 2</p><p>Correto</p><p>Atingiu 0,20 de 0,20</p><p>Marcar questão</p><p>Texto da questão</p><p>"13 de maio, primeiro de abril. Nessa história negro não caiu. E viva Zumbi! E viva Zumbi!" Esse é um trecho do cântico das mulheres que realizam a lavagem anual da escadaria Dom Orione, no Bixiga, em São Paulo, todos os anos no dia 13 de maio.</p><p>Assim sendo, analise as asserções abaixo e classifique-as com “V” para verdadeiro e “F” para falso:</p><p>(  ) As leis do Ventre Livre e do Sexagenário, tiveram uma pouca efetividade nas relações entre os senhores de escravos e a população escravizada na medida em que no dia 13 de maio 1888, a Princesa Isabel, em nome de Dom Pedro II, declara encerrada a escravidão na Inglaterra.</p><p>(  ) Abolição da Escravatura pela Princesa Isabel foi muito mais um ato político na tentativa de manter apoio a manutenção do Império do que de fato acabar com a escravidão no país, na medida em que este fato seria inevitável e já estava sendo construído desde a década de 1850.</p><p>( ) No dia 13 de maio foi promulgada a lei Áurea, que dava a abolição da escravatura para todas as pessoas em situação de escravidão jurídica que existia no Brasil desde o século 16.</p><p>( ) No dia 13 de maio ocorreu a maior conquista para a população negra brasileira, representando a liberdade do povo escravo.</p><p>Assinale a alternativa correta:</p><p>a.</p><p>F, V, F, V</p><p>b.</p><p>V, F, F, V</p><p>c.</p><p>F, F, V, V</p><p>d.</p><p>V, V, F, F</p><p>e.</p><p>F, V, V, F</p><p>Feedback</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>A resposta correta é:</p><p>F, V, V, F</p><p>Questão 3</p><p>Incorreto</p><p>Atingiu 0,00 de 0,20</p><p>Marcar questão</p><p>Texto da questão</p><p>O surgimento dos Partidos Liberal e Conservador na década de 1840, quando terminava a Regência e tinha início o Segundo Reinado, deu nova dinâmica ao jogo político. Em 1841, assumiu um ministério conservador. Em 1844, foi a vez de os liberais serem nomeados para o gabinete. Embora com mudanças de nomes à frente das pastas, o Partido Liberal controlou o ministério até 1848. Nesse ano foi substituído pelo Partido Conservador, que esteve à frente do ministério até 1853.</p><p>Diante este contexto, analise as afirmativas abaixo:</p><p>I.              Além desse impasse entre o legislativo e o executivo, e nas de soluções da Câmara dos deputados houve também, no interior dessa disputa entre liberais e conservadores, nomeação e destituição dos gabinetes ministeriais.</p><p>II.            Em essência não existiam grandes diferenças entre estes dois grupos políticos (Partido Liberal e o Partido Conservador), na medida em que ambos se constituíram no interior das elites Agrárias.</p><p>III.           Durante o período republicano vendeu-se a ideia de que o povo brasileiro é um povo ativo e trabalhador.</p><p>IV.          “Nada se assemelha mais a um Saquarema do que a uma Luzia no poder”. Saquarema e Luzia eram os apelidos do partido conservador liberal respectivamente, o que Holanda quis dizer é que, enquanto estão no poder não existem diferenças entre os dois grupos e o mesmo acontece quando estão na oposição um do outro.</p><p>Assinale a alternativa correta:</p><p>a.</p><p>Apenas II e III estão corretas</p><p>b.</p><p>Todas as alternativas estão corretas</p><p>c.</p><p>Apenas I, III e IV estão corretas</p><p>d.</p><p>Apenas III e IV estão corretas</p><p>e.</p><p>Apenas II, III e IV estão corretas</p><p>Feedback</p><p>Sua resposta está incorreta.</p><p>A resposta correta é:</p><p>Apenas II, III e IV estão corretas</p><p>Questão 4</p><p>Incorreto</p><p>Atingiu 0,00 de 0,20</p><p>Marcar questão</p><p>Texto da questão</p><p>Um desses exemplos de interferência inglesa nas políticas internas portuguesas e brasileiras, está relacionada ao fim do tráfico de escravos que tanto desejava o Império britânico. na Inglaterra desde o final do século XIX já existe uma luta abolicionista e anti-tráfico de escravos.</p><p>Assim sendo, analise as afirmativas abaixo e classifique-as com “V” para verdadeiro e “F” para falso:</p><p>(  ) Esse processo interno inglês contra o tráfico de escravos, fez com que dom João assinasse junto com o Tratado de Navegação e Comércio, o Tratado de Aliança e Amizade.</p><p>(  ) Um dos pontos do Tratado de Força e Inimizade comprometem dom João a limitar o tráfico de escravos e aos poucos acabando permanentemente com o tráfico de escravos.</p><p>(  ) Em 2005 com o fim das guerras napoleônicas, no Congresso de Lisboa, dom João se compromete mais uma vez acabar com o tráfico de escravos, nesse caso com tráfico de escravos ao sul da linha do Equador.</p><p>( ) Para as elites brasileiras, era impossível naquele momento, pensar uma sociedade sem escravidão.</p><p>Assinale a alternativa correta:</p><p>a.</p><p>F, F, V, V</p><p>b.</p><p>F, V, F, V</p><p>c.</p><p>V, V, V, V</p><p>d.</p><p>V, F, F, V</p><p>e.</p><p>V, V, F, F</p><p>Feedback</p><p>Sua resposta está incorreta.</p><p>A resposta correta é:</p><p>V, F, F, V</p><p>Questão 5</p><p>Correto</p><p>Atingiu 0,20 de 0,20</p><p>Marcar questão</p><p>Texto da questão</p><p>Estudamos como dom João VI tentou articular as políticas internacionais do Brasil às relações externas de Portugal, principalmente relacionados ao fim das guerras napoleônicas e a restauração da ordem do antigo regime na Europa. Diante daquela situação e para tentar amenizar ainda exposição os outros reinos em relação à situação de Portugal, que se traduzia pelo conflito de governar os prédios do Império da sua colônia, dom João elevou o Brasil à condição de Reino Unido ao mesmo tempo em que tentou</p><p>sair curto com os reinos absolutistas casando seu filho Dom Pedro com a princesa da Áustria dona Leopoldina.</p><p>Deste modo, analise as afirmativas abaixo:</p><p>I.             Esse casamento simbolizou a tentativa de dom João de se comprometer com a restauração do absolutismo na Europa.</p><p>II.            Em 1817 selado o acordo através do casamento entre Dom Pedro e dona Leopoldina, casamento que foi a distância e por procuração.</p><p>III.          Dona Leopoldina será somente a mulher de Dom Pedro a princesa do Brasil e futuramente a rainha do Brasil.</p><p>IV.          A revolução liberal do Porto, de 1820, foi determinante para ruptura entre Brasil e Portugal, essa revolução entre as coisas exigia a volta do Brasil como uma colônia de Portugal para que a burguesia portuguesa continuasse explorando a colônia e garantindo a seus lucros mercantis.</p><p>Assinale a alternativa correta:</p><p>a.</p><p>Apenas II, III e IV estão corretas</p><p>b.</p><p>Apenas I, II e IV estão corretas</p><p>c.</p><p>Apenas II e III estão corretas</p><p>d.</p><p>Todas as alternativas estão corretas</p><p>e.</p><p>Apenas I, III e IV estão corretas</p><p>Feedback</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>A resposta correta é:</p><p>Apenas I, II e IV estão corretas</p><p>Questão 6</p><p>Incorreto</p><p>Atingiu 0,00 de 0,20</p><p>Marcar questão</p><p>Texto da questão</p><p>Essa lei, abertura dos portos às nações amigas, simbolizou o fim do pacto colonial, uma medida importante para os sentimentos e para o processo de Independência do Brasil. Era um passo para o liberalismo econômico brasileiro e para o fim das relações monopolistas entre a metrópole e a colônia.</p><p>Assim, analise as afirmativas abaixo quanto a este contexto histórico:</p><p>I.             O Brasil já era mais rico que Portugal e isso interessava os ingleses na medida em que eles poderiam vender os produtos manufaturados aos brasileiros, ao mesmo tempo que poderiam consumir a matéria prima para sua manufatura e para a sua indústria mais barata, sem ter que passar pelo intermediário português.</p><p>II.            Para os brasileiros significava não depender mais da metrópole para fazer negócios com as nações estrangeiras.</p><p>III.          Este fato representou um grande salto para a Independência do Brasil.</p><p>IV.          Um desses exemplos de interferência inglesa nas políticas internas portuguesas e brasileiras, está relacionada ao fim do tráfico de escravos que tanto desejava o Império britânico.</p><p>Assinale a alternativa correta:</p><p>a.</p><p>Todas as alternativas estão corretas</p><p>b.</p><p>Apenas III e IV estão corretas</p><p>c.</p><p>Apenas II e III estão corretas</p><p>d.</p><p>Apenas I, III e IV estão corretas</p><p>e.</p><p>Apenas I, II e IV estão corretas</p><p>Feedback</p><p>Sua resposta está incorreta.</p><p>A resposta correta é:</p><p>Todas as alternativas estão corretas</p><p>Questão 7</p><p>Correto</p><p>Atingiu 0,20 de 0,20</p><p>Marcar questão</p><p>Texto da questão</p><p>Como se denomina o patrono da independência, sendo ele quem lidera o processo de construção desta Constituição. Essa ainda não será a primeira Constituição brasileira, mas um símbolo e um passo importante para o fim das relações com Portugal. A proposta dessa constituinte era de uma ruptura gradual e moderada em relação a Portugal para evitar conflitos ou até mesmo uma guerra, na medida em que os navios portugueses aumentavam a cada dia no litoral brasileiro, sinalizando que os portugueses não aceitariam a separação do Brasil de Portugal.</p><p>Deste modo, assinale a alternativa que contenha o nome correto do patrono da independência:</p><p>Assinale a alternativa correta:</p><p>a.</p><p>Pedro Alvarés Cabral</p><p>b.</p><p>José Bonifácio</p><p>c.</p><p>Dom Pedro I</p><p>d.</p><p>Cristovão Colombo</p><p>e.</p><p>José Carlos Oliveira</p><p>Feedback</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>A resposta correta é:</p><p>José Bonifácio</p><p>Questão 8</p><p>Incorreto</p><p>Atingiu 0,00 de 0,20</p><p>Marcar questão</p><p>Texto da questão</p><p>Outro conflito importante no processo das guerras de Independência do Brasil acontece no interior do Piauí, no conflito conhecido como Batalha do Jenipapo.  Quando dom João VI retornou a Portugal ele fez um acordo com Dom Pedro onde as províncias do norte ficariam sob controle de Portugal, na medida em que era produzido ali interessava o comércio português.</p><p>Assim sendo, quanto a este conflito, analise as afirmativas abaixo:</p><p>I.             Entre os meses de outubro de 1822 e março de 1823 ocorreu uma das batalhas mais sangrentas da história do Brasil.</p><p>II.            Os portugueses tentaram impor sobre a população dessa região a manutenção deste controle, em contrapartida a população resolveu lutar para aderir à Independência do Brasil.</p><p>III.          Um nome importante desse conflito foi Maria Quitéria, uma personagem muito importante da história da Independência do Brasil.</p><p>IV.          Ponto chave deste conflito ficou conhecido como a Batalha de Pirajá, que duraram até julho de 1823 onde no dia 2 às tropas independentistas conseguiram vencer as tropas lusitanas e expulsar os portugueses do Piauí.</p><p>Assinale a alternativa correta:</p><p>a.</p><p>Apenas I e II estão corretas</p><p>b.</p><p>Apenas II, III e IV estão corretas</p><p>c.</p><p>Apenas II e III estão corretas</p><p>d.</p><p>Todas as alternativas estão corretas</p><p>e.</p><p>Apenas III e IV estão corretas</p><p>Feedback</p><p>Sua resposta está incorreta.</p><p>A resposta correta é:</p><p>Apenas I e II estão corretas</p><p>Questão 9</p><p>Correto</p><p>Atingiu 0,20 de 0,20</p><p>Marcar questão</p><p>Texto da questão</p><p>Os escravos eram utilizados em patriarcalmente todas as atividades produtivas no Brasil e em todas as regiões, era a essência da economia brasileira. Mas em diversas outras regiões também se observa a presença maciça de escravos nas lavouras de tecimento interno, na plantação de cereais, da mandioca, de produtos hortifrutigranjeiros, na pesca, na caça, na coleta de madeiras, em pequenas indústrias. (REIS, 1999, p. 01).</p><p>Com base nisto, analise as afirmativas abaixo:</p><p>I.             Nas cidades desenvolveu-se um sistema peculiar de trabalho escravo ao ganho, abrangendo sobretudo os serviços de transporte de cargas e pessoas (em cadeiras de arruar), mas também no pequeno comércio ambulante, nos ofícios manuais e, é claro, o serviço doméstico, um setor numeroso e ocupado principalmente por escravas.</p><p>II.           mesmo os setores mais progressistas e liberais, como os irmãos Andradas, por exemplo, consideravam que o fim da escravidão deveria ser lento e gradual, para uma adaptação da economia e da sociedade para essa conjuntura.</p><p>III.          Muitas vezes falamos dos ciclos econômicos do Brasil citando o açúcar o ouro e o café esquecemos de dar destaque ao tráfico de escravos como uma atividade que interessava comerciantes não só portugueses como ingleses, holandeses e espanhóis.</p><p>IV.         O que inviabilizou o escravismo brasileiro foi o avanço do socialismo no País.</p><p>Assinale a alternativa correta:</p><p>a.</p><p>Apenas I, III e IV estão corretas</p><p>b.</p><p>Todas as alternativas estão corretas</p><p>c.</p><p>Apenas III e IV estão corretas</p><p>d.</p><p>Apenas II e III estão corretas</p><p>e.</p><p>Apenas I, II e III estão corretas</p><p>Feedback</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>A resposta correta é:</p><p>Apenas I, II e III estão corretas</p><p>Questão 10</p><p>Correto</p><p>Atingiu 0,20 de 0,20</p><p>Marcar questão</p><p>Texto da questão</p><p>A lei, abertura dos portos às nações amigas, simbolizou o fim do pacto colonial, uma medida importante para os sentimentos e para o processo de Independência do Brasil. Era um passo para o liberalismo econômico brasileiro e para o fim das relações monopolistas entre a metrópole e a colônia.</p><p>Porém, em 1810, dom João assinou o acordo que fixou uma taxação de 15% para os produtos importados vindos da Inglaterra.</p><p>Como se chamou este acordo?</p><p>Assinale a alternativa correta:</p><p>a.</p><p>Tratado de Versalhes</p><p>b.</p><p>Tratado de Tordesilhas</p><p>c.</p><p>Tratado de Navegação e Comércio</p><p>d.</p><p>Tratado de Pão e Circo</p><p>e.</p><p>Tratado de Marraqueche</p><p>Feedback</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>A resposta correta é:</p><p>Tratado de Navegação e Comércio</p><p>Em 1826 o Brasil assina um acordo com os ingleses se comprometendo em um prazo de 3 anos acabar com o tráfico de escravos e libertar os escravos que chegassem ao Brasil vindo do tráfico ilegal. Evidentemente que o Brasil não conseguiu cumprir este acordo tendo que renová-lo em 1831, período destacado pelo baixo fluxo de escravos em todo o continente. Porém não demorou muito para esse fluxo aumentar e o Brasil não conseguir cumprir novamente com</p><p>os acordos para acabar com o tráfico de escravos. Foi essa lei de 1831 que ficou conhecida como “lei para inglês ver”, e daí a expressão popular tão conhecida em nossa sociedade.</p><p>Deste modo, uma das leis mais importantes assinadas neste período foi criada pelos ingleses, estava proibido o tráfico de escravos no Oceano Atlântico, marinha inglesa estava autorizada aprender os navios negreiros e as cargas e condenar os traficantes de escravos por pirataria.</p><p>Como se denomina esta Lei?</p><p>a.</p><p>Lei de Bretton Woods</p><p>b.</p><p>Lei Bill Aberdeen</p><p>c.</p><p>Lei de Defesa do Consumidor</p><p>d.</p><p>Lei Áurea</p><p>e.</p><p>Lei de Abolição da Escravatura</p><p>Feedback</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>A resposta correta é:</p><p>Lei Bill Aberdeen</p><p>Questão 2</p><p>Correto</p><p>Atingiu 0,20 de 0,20</p><p>Marcar questão</p><p>Texto da questão</p><p>A História do Brasil como você sabe, está muito atrelada a História da Europa e de Portugal. Então, analisar alguns eventos da História europeia e portuguesa é fundamental para compreendermos algumas direções da nossa História. Sem nos esquecer, evidentemente, do que está acontecendo internamente no Brasil nesse período.</p><p>Dito isto, analise as afirmativas abaixo e classifique-as com “V” para verdadeiro e “F” para falso:</p><p>( ) Na Europa muitas coisas estão acontecendo, entre tantas um destaque especial para a Revolução Industrial, a Revolução Francesa e o Iluminismo serão determinantes para o processo de independência e formação do nosso Estado Brasileiro.</p><p>(  ) A Revolução Industrial fez da Inglaterra uma superpotência mundial. E para atender seus interesses ela foi além de suas fronteiras. Um desses limites se deu com Portugal e com o Brasil. O Brasil despertava os interesses ingleses, por ser um mercado interessantíssimo para a produção de algodão, tabaco e, no século 19, a produção de café.</p><p>(  ) A essência da formação do Brasil ocorre como uma maneira de fornecimento de mão de obra, tecnologia e ouro para outros países, principalmente para os países europeus.</p><p>(  ) O "Tratado de Panos e Vinhos” ou o Tratado de Methuen de 1703, que comprometeu a economia portuguesa e o ouro brasileiro e foi fundamental para financiar a Revolução Industrial.</p><p>Assinale a alternativa correta:</p><p>a.</p><p>V, V, F, V</p><p>b.</p><p>V, V, F, F</p><p>c.</p><p>F, F, V, V</p><p>d.</p><p>F, V, V, F</p><p>e.</p><p>F, V, V, F</p><p>Feedback</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>A resposta correta é:</p><p>V, V, F, V</p><p>Questão 3</p><p>Incorreto</p><p>Atingiu 0,00 de 0,20</p><p>Marcar questão</p><p>Texto da questão</p><p>A frase “como é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto: diga ao povo que fico”, nunca foi dita por Dom Pedro, Ela Foi publicada no jornal um dia após o dia 9 de janeiro, que ficou conhecido como o Dia do Fico.</p><p>Deste modo, analise as afirmativas abaixo quanto a este contexto histórico:</p><p>I.             Independente da fala reproduzir erroneamente, e depois corrigida no periódico diário do Rio de Janeiro, a decisão de Dom Pedro de permanecer no Brasil simbolizou para as elites locais ir para a burguesia portuguesa, que estávamos muito longe da Independência do Brasil.</p><p>II.            De janeiro a setembro de 1822 o que vimos no Brasil foi um processo intenso de pressão portuguesa para a permanência de Dom Pedro no Brasil e de Portugal à condição de colônia.</p><p>III.          Existe uma pressão muito grande sobre Dom Pedro, a partir do Dia do Fico, para que este organizasse uma assembleia constituinte para elaboração de uma Constituição interna do Brasil.</p><p>IV.          Nesse processo destaque seu nome José Bonifácio, patrono da independência, é ele quem lidera o processo de construção desta Constituição.</p><p>Assinale a alternativa correta:</p><p>a.</p><p>Apenas III e IV estão corretas</p><p>b.</p><p>Apenas II e III estão corretas</p><p>c.</p><p>Apenas II, III e IV estão corretas</p><p>d.</p><p>Apenas I, III e IV estão corretas</p><p>e.</p><p>Todas as alternativas estão corretas</p><p>Feedback</p><p>Sua resposta está incorreta.</p><p>A resposta correta é:</p><p>Apenas III e IV estão corretas</p><p>Questão 4</p><p>Correto</p><p>Atingiu 0,20 de 0,20</p><p>Marcar questão</p><p>Texto da questão</p><p>É o nome dado à relação entre fazendeiros e os homens livres pobres. Desprovidos de meios de subsistência e de proteção do Estado, os livres e pobres eram obrigados a se submeterem à vontade e ao arbítrio dos poderosos locais. No caso das eleições, isso significava votar nos candidatos que esses poderosos apoiavam.</p><p>Tal afirmativa refere-se ao conceito de:</p><p>a.</p><p>Clientelismo</p><p>b.</p><p>República</p><p>c.</p><p>Feudalismo</p><p>d.</p><p>Monarquia</p><p>e.</p><p>Climatismo</p><p>Feedback</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>A resposta correta é:</p><p>Clientelismo</p><p>Questão 5</p><p>Correto</p><p>Atingiu 0,20 de 0,20</p><p>Marcar questão</p><p>Texto da questão</p><p>Essa hegemonia inglesa sobre Portugal teria feito que o ‘impulso dinâmico’ da economia colonial fosse canalizado para a Inglaterra. Sendo assim, embora no século XVIII a mineração no Brasil tenha produzido riqueza, esta não foi acumulada na Colônia em razão do regime de comércio imposto ao Brasil pela metrópole. No entanto, em razão da necessidade portuguesa de apoio político e militar, acordos comerciais firmados com a Inglaterra transferiram para os britânicos o ouro produzido na América. Dessa forma, o ouro produzido no Brasil teria se tornado o capital que possibilitou a Revolução Industrial inglesa.</p><p>Tal afirmação refere-se ao:</p><p>Assinale a alternativa correta:</p><p>a.</p><p>Tratado de Pão e Circo</p><p>b.</p><p>Tratado de Versalhes</p><p>c.</p><p>Tratado de Panos e Vinhos ou o Tratado de Methuen de 1703</p><p>d.</p><p>Tratado de Tordesilhas</p><p>e.</p><p>Tratado de Marraqueche</p><p>Feedback</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>A resposta correta é:</p><p>Tratado de Panos e Vinhos ou o Tratado de Methuen de 1703</p><p>Questão 6</p><p>Correto</p><p>Atingiu 0,20 de 0,20</p><p>Marcar questão</p><p>Texto da questão</p><p>Um dos conflitos mais importantes da luta pela Independência aconteceu na Bahia, onde as tropas portuguesas resistiram durante bastante tempo à Independência do Brasil. Salvador foi o palco desse conflito na medida em que lá se encontravam tropas portuguesas além de um grupo de indivíduos que defendiam os interesses de Portugal no Brasil.</p><p>Assim sendo, quanto a este conflito, analise as afirmativas abaixo:</p><p>I.             Ponto chave deste conflito ficou conhecido como a Batalha de Pirajá, que duraram até julho de 1823 onde no dia 2 às tropas independentistas conseguiram vencer as tropas lusitanas e expulsar os portugueses da Bahia.</p><p>II.            Essa foi a última batalha realizada no Brasil contra a presença do peso considerada pelos baianos como dia real da independente o dia 2 de julho de 1823.</p><p>III.          Um nome importante desse conflito foi Maria Quitéria, uma personagem muito importante da história da Independência do Brasil.</p><p>IV.          Esse episódio histórico foi produzido em HQ pelos irmãos Caio Oliveira e Bernardo Aurélio.</p><p>Assinale a alternativa correta:</p><p>a.</p><p>Todas as alternativas estão corretas</p><p>b.</p><p>Apenas II e III estão corretas</p><p>c.</p><p>Apenas III e IV estão corretas</p><p>d.</p><p>Apenas II, III e IV estão corretas</p><p>e.</p><p>Apenas I, II e III estão corretas</p><p>Feedback</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>A resposta correta é:</p><p>Apenas I, II e III estão corretas</p><p>Questão 7</p><p>Correto</p><p>Atingiu 0,20 de 0,20</p><p>Marcar questão</p><p>Texto da questão</p><p>É sempre importante reforçar que a Independência do Brasil não pode ser encarada como um fato isolado, como um evento no dia 07 de setembro de 1822. A nossa independência, bem como todos os eventos históricos são parte de um processo.</p><p>Deste modo, analise as afirmativas abaixo:</p><p>I.             Este processo que explica a nossa independência e tem como referência importante e determinante, a fuga da família real portuguesa para a Inglaterra.</p><p>II.            O Brasil, desde meados do século 18, e mesmo sendo colônia, conseguia produzir mais riqueza que a própria metrópole, consequentemente o Brasil era a principal fonte de riquezas de Portugal.</p><p>III.          A vinda da família real portuguesa, em 1807, para o Brasil tem relação com as guerras napoleônicas.</p><p>IV.          O ponto chave para a nossa história está nas relações e acordos que Portugal tinha com os ingleses, fazendo com que D. João, príncipe regente de Portugal, não se comprometesse com o Bloqueio Continental.</p><p>Assinale a alternativa correta:</p><p>a.</p><p>Apenas II e III estão corretas</p><p>b.</p><p>Todas as alternativas estão corretas</p><p>c.</p><p>Apenas II, III e IV estão</p><p>corretas</p><p>d.</p><p>Apenas I, III e IV estão corretas</p><p>e.</p><p>Apenas I, II e IV estão corretas</p><p>Feedback</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>A resposta correta é:</p><p>Apenas II, III e IV estão corretas</p><p>Questão 8</p><p>Incorreto</p><p>Atingiu 0,00 de 0,20</p><p>Marcar questão</p><p>Texto da questão</p><p>A historiografia brasileira usou o nome guerra do Paraguai para reforçar o estereótipo e a imagem negativa do país vizinho em relação ao continente sul-americano, e reforçar a ideia no interior do Brasil de que a guerra aconteceu por culpa dos paraguaios e tudo o que aconteceu no Paraguai uma consequência dessa guerra é responsabilidade deles e não nossa. essa é uma visão extremamente limitada do conflito e não apresenta de forma material o que de fato aconteceu nesta guerra.</p><p>Assim sendo, quanto a Guerra do Paraguai, analise as afirmativas abaixo:</p><p>I.             Do lado brasileiro quem mais sofreu com o conflito foram as mulheres as crianças e a população mais pobre do país.</p><p>II.            Do lado paraguaio quem sofreu foram os escravos que estavam à frente da batalha morreram e lutaram pelo país com a promessa de que se retornassem vivos da guerra teriam a sua liberdade assegurada, mas foram traídos pelo governo brasileiro e se mantiveram escravizados.</p><p>III.          Outro detalhe importante em relação à guerra do Paraguai é um mito da participação inglesa nesse conflito.</p><p>IV.          A historiografia contemporânea nos mostra que por mais que os ingleses tivessem interesse em enfraquecer o Paraguai, de maneira alguma a economia e a indústria paraguaia ameaçavam a Inglaterra.</p><p>Assinale a alternativa correta:</p><p>a.</p><p>Apenas III e IV estão corretas</p><p>b.</p><p>Apenas I, III e IV estão corretas</p><p>c.</p><p>Apenas II, III e IV estão corretas</p><p>d.</p><p>Todas as alternativas estão corretas</p><p>e.</p><p>Apenas II e III estão corretas</p><p>Feedback</p><p>Sua resposta está incorreta.</p><p>A resposta correta é:</p><p>Apenas III e IV estão corretas</p><p>Questão 9</p><p>Correto</p><p>Atingiu 0,20 de 0,20</p><p>Marcar questão</p><p>Texto da questão</p><p>Em 1848 assume no Brasil um novo Ministério, liderado pelos conservadores, este Ministério nomeia o angolano, Eusébio de Queiroz, casado com uma herdeira de uma família influente do Rio de Janeiro, para ministro da justiça, e é dele que surge a lei que proíbe o tráfico de escravos no Brasil em 1850.</p><p>Assim sendo, quanto a este cenário, analise as afirmativas abaixo:</p><p>I.             A lei Eusébio de Queiroz é a primeira lei que de fato dá um passo importante para o fim da escravidão no Brasil.</p><p>II.           A lei Bill Aberdeen, de1845, foi a primeira lei que de fato dá um passo importante para o fim da escravidão no Brasil.,</p><p>III.          Em 1871 no Brasil é sancionada a Lei nº 2.040, denominada Lei do Ventre Livre, que concede liberdade aos filhos de escravos nascidos a partir da data da promulgação da lei, mas os mantém sob a tutela dos seus senhores até atingirem 21 anos.</p><p>IV.         Em 1885 no Brasil, o deputado Pádua Fleury (GO) apresenta proposição sobre a extinção gradual do elemento servil.</p><p>Assinale a alternativa correta:</p><p>a.</p><p>Todas as alternativas estão corretas</p><p>b.</p><p>Apenas III e IV estão corretas</p><p>c.</p><p>Apenas II e III estão corretas</p><p>d.</p><p>Apenas I, II e III estão corretas</p><p>e.</p><p>Apenas I, III e IV estão corretas</p><p>Feedback</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>A resposta correta é:</p><p>Apenas I, III e IV estão corretas</p><p>Questão 10</p><p>Correto</p><p>Atingiu 0,20 de 0,20</p><p>Marcar questão</p><p>Texto da questão</p><p>A Constituição que estava sendo construída para este processo moderado pintura em relação ao Portugal, liderados por José Bonifácio, o fim da escravidão no Brasil. Não estava no projeto político do Brasil neste momento acabar com a escravidão imediatamente após a separação de Portugal, o que constava era um projeto lento e gradual do fim da escravidão, na medida em que a economia era muito dependente da mão de obra escrava e as elites e o preconceito estruturados na sociedade brasileira não conseguiam imaginar uma sociedade naquele momento sem a presença da escravidão. Junto com processo de construção do Estado brasileiro e a construção, lenta e gradual, do fim da escravidão no Brasil processo de tentativa de embranquecimento da sociedade brasileira.</p><p>Neste sentido, analise a afirmativa abaixo e complete corretamente a lacuna:</p><p>“Em junho de 1822, dom Pedro editou o “__________”, onde o príncipe regente determinava que qualquer lei uma imposição portuguesa que chegasse às terras brasileiras só seria aceita, caso ____________ estivesse de acordo”.</p><p>Assinale a alternativa correta:</p><p>a.</p><p>Cale-se; Dona Leopoldina</p><p>b.</p><p>Cumpra-se; Dona Leopoldina</p><p>c.</p><p>Constitui-se; Dom Pedro</p><p>d.</p><p>Constitui-se; Dona Leopoldina</p><p>e.</p><p>Cumpra-se; Dom Pedro</p><p>Feedback</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>A resposta correta é:</p><p>Cumpra-se; Dom Pedro</p><p>O governo de Arthur Bernardes é ameaçado por movimentos como o Tenentista e a Coluna Prestes. O Movimento dos tenentes de baixa patente contestou a questão da política brasileira, promovendo insurreições, revoltas e promoviam o desgaste político de Arthur Bernardes. O Movimento exigia a queda de Bernardes e propunham medidas para reformular nossa política.</p><p>Com base na afirmação acima sobre o Movimento dos tenentes de baixa patente, analise a sentenças abaixo e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso: Pois os tenentes apresentavam-se como representantes dos “interesses nacionais” e propunham as seguintes medidas:</p><p>( ) Voto secreto; combate à corrupção administrativa e à fraude eleitoral.</p><p>( ) Verdadeira representação política; liberdade de imprensa e pensamento.</p><p>( ) Limitação das atribuições do Poder Executivo e restabelecimento do equilíbrio entre os três poderes; ampliação da autonomia do Poder Judiciário.</p><p>A sequência correta de verdadeiro ou falso é:</p><p>a.</p><p>V - F - V.</p><p>b.</p><p>V - V - V.</p><p>c.</p><p>F - F - V.</p><p>d.</p><p>V - V - F.</p><p>e.</p><p>F - V - V.</p><p>Feedback</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>A resposta correta é:</p><p>V - V - V.</p><p>Questão 2</p><p>Incorreto</p><p>Atingiu 0,00 de 0,20</p><p>Marcar questão</p><p>Texto da questão</p><p>Sob comando provisório de Deodoro da Fonseca, o que causava certa tensão por parte dos Republicanos liberais, tendo em vista que uma ditadura era uma possibilidade iminente. Para garantir que a então semiditadura não seguisse adiante, os liberais convocaram uma Assembleia Nacional Constituinte para elaboração da primeira Constituição Republicana do Brasil, a fim de definir novas regras políticas.</p><p>Sobre a primeira constituição brasileira é correto afirmar que:</p><p>I- A primeira Constituição da República inspirou-se no modelo norte-americano, consagrando a República Federativa liberal.</p><p>II- A chave da autonomia dos Estados – designação dada às antigas províncias – estava no artigo 65 § 2º da Constituição. Aí se dizia caber aos Estados poderes e direitos que não lhe fossem negados por dispositivos do texto constitucional.</p><p>II- Os Estados ficaram implicitamente autorizados a exercer atribuições diversas, como as de contrair empréstimos no exterior e organizar forças militares próprias: as forças públicas estaduais.</p><p>Assinale a alternativa que contenha a(s) sentença(s) correta(s):</p><p>a.</p><p>As afirmativas II e III estão corretas.</p><p>b.</p><p>As afirmativas I, e III estão corretas.</p><p>c.</p><p>As afirmativas I, II e III estão corretas.</p><p>d.</p><p>As afirmativas I e II estão corretas.</p><p>e.</p><p>A afirmativa I está correta.</p><p>Feedback</p><p>Sua resposta está incorreta.</p><p>A resposta correta é:</p><p>As afirmativas I, II e III estão corretas.</p><p>Questão 3</p><p>Incorreto</p><p>Atingiu 0,00 de 0,20</p><p>Marcar questão</p><p>Texto da questão</p><p>Após observarmos que Canudos foi basicamente o grito dos excluídos que vinham muito mais além do governo vigente, sobrou para Prudente de Moraes controlar esse local ameaçador para república recém-formada, além de agradar e acalmar os ânimos do coronelismo local. Garantindo apoio na região para seu projeto de poder. Assim, podemos apontar um total de quatro expedições militares para destruir Canudos.</p><p>Após realizar a leitura acima, analise as sentenças abaixo:</p><p>I- O primeiro conflito ocorreu quando os sertanejos estavam no aguardo de uma madeira comprada em Juazeiro do Norte para construção de uma nova igreja em Canudos. Após a não entrega da mercadoria, Antônio Conselheiro decidiu ir até a madeireira cobrar sua mercadoria.</p><p>Rapidamente, os coronéis espalharam a notícia de que os sertanejos iriam destruir toda a cidade. Então o pânico foi instaurado e ficaram no aguardo do profeta e seus sertanejos.</p><p>II- A terceira expedição foi quando Prudente de Morais enviou seu general mais conhecido, Antônio Moreira Cézar, apelidado de “o corta cabeças”, que no auge de sua arrogância pediu para que seus soldados tomassem Canudos na base das “baionetas”.</p><p>III- A vitória das tropas do Governo sobre os sertanejos representou tanto a ação melancólica do Exército bem-equipado — que dizimou milhares de sertanejos miseráveis e acantonados em uma fazenda abandonada que não demonstravam nenhuma intenção conspiratória contra o regime republicano.</p><p>Assinale a alternativa que contenha toda (s) a (s) sentença (s) correta (s):</p><p>a.</p><p>A sentença I é a única correta.</p><p>b.</p><p>As sentenças I, II e III estão corretas.</p><p>c.</p><p>As sentenças II e III estão corretas.</p><p>d.</p><p>As sentenças I, e II estão corretas.</p><p>e.</p><p>A sentença III é a única correta.</p><p>Feedback</p><p>Sua resposta está incorreta.</p><p>A resposta correta é:</p><p>As sentenças I, II e III estão corretas.</p><p>Questão 4</p><p>Correto</p><p>Atingiu 0,20 de 0,20</p><p>Marcar questão</p><p>Texto da questão</p><p>O Positivismo chegou ao Brasil e foi difundido no país ainda em sua fase imperial. A Proclamação em 1889 veio com esse ideal de modo a não somente limitar o poder do estado, mas também para consolidar a República. Além dessa restrição, é importante mencionar a situação no Distrito Federal, então localizado no Rio de Janeiro, no início da República. O aumento da população em níveis significativos resultando em desemprego, a marginalização da população pobre e principalmente negra, a chegada de imigrantes, o aumento do custo de vida, tudo isso fez com que sindicatos fossem criados e a população posicionasse sua insatisfação. O povo que assistira a tudo 'bestializado' não permaneceu assim por muito tempo.</p><p>Após realizar a leitura do enunciado acima, assinale a alternativa correta que aponte o motivo da falha do positivismo em relação à república:</p><p>a.</p><p>A ideia positivista de progresso através da ciência e a liberdade do indivíduo pela filosofia liberalista acabavam sendo, assim como o poder do Estado, limitada, uma vez que a política era restrita ao alfabetizado, ou seja, à elite.</p><p>b.</p><p>A ideia positivista atrelada às explicações míticas acabavam sendo, assim como o poder do Estado, um consolo à população, uma vez que a política era restrita e o mito acalmava os ânimos.</p><p>c.</p><p>A ideia positivista do socialismo, na qual a liberdade do indivíduo acaba sendo explorada pelos donos dos meios de produção.</p><p>d.</p><p>A ideia positivista de progresso através da negação a ciência e a não liberdade do indivíduo pela filosofia liberalista acabavam sendo, assim como o poder do Estado, ilimitadas, uma vez que a política era restrita ao alfabetizado, ou seja, à elite.</p><p>e.</p><p>A ideia positivista de regressão através da ciência e a liberdade do indivíduo pela antropologia liberalista acabavam sendo, assim como o poder do Estado, ilimitada, uma vez que a política era de acesso a todos.</p><p>Feedback</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>A resposta correta é:</p><p>A ideia positivista de progresso através da ciência e a liberdade do indivíduo pela filosofia liberalista acabavam sendo, assim como o poder do Estado, limitada, uma vez que a política era restrita ao alfabetizado, ou seja, à elite.</p><p>Questão 5</p><p>Incorreto</p><p>Atingiu 0,00 de 0,20</p><p>Marcar questão</p><p>Texto da questão</p><p>Francisco de Paula Rodrigues Alves tornou-se o terceiro presidente civil da história republicana do Brasil. Vale ressaltar que a política do voto do cabresto e fraudes eleitorais fizeram parte do caminho para sua chegada ao governo, que passou por vários momentos de adversidades internamente e no âmbito internacional.</p><p>Analise as sentenças abaixo sobre os desafios enfrentados por Rodrigues Alves e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso:</p><p>( ) Um dos grandes desafios de Rodrigues Alves foi o desenvolvimento da infraestrutura de transportes, pois nesse momento o Brasil passava por um processo de industrialização. Um exemplo clássico do problema enfrentado foi a construção da ferrovia em Rondônia, que ligava Madeira a Rio Grande.</p><p>( ) A disputa pelo território do Acre. Esse espaço geográfico era muito rico na extração da borracha e era habitado por inúmeros brasileiros. Podemos destacar que após conflitos e embates, o ministro do exterior, Barão do Rio Branco, iniciou diplomaticamente as conversas pelo território do Acre até tornar-se definitivo do Brasil.</p><p>( ) Com a desvalorização do nosso principal produto no mercado internacional, o café, Rodrigues Alves procurou devolver uma política de valorização do café através do “convênio de Taubaté”.</p><p>A sequência correta de verdadeiro ou falso é:</p><p>a.</p><p>V - V - F.</p><p>b.</p><p>F - F - F.</p><p>c.</p><p>F - V - V.</p><p>d.</p><p>V - F - V.</p><p>e.</p><p>V - V - F.</p><p>Feedback</p><p>Sua resposta está incorreta.</p><p>A resposta correta é:</p><p>F - V - V.</p><p>Questão 6</p><p>Incorreto</p><p>Atingiu 0,00 de 0,20</p><p>Marcar questão</p><p>Texto da questão</p><p>A vitória sobre Canudos fortaleceu o governo de Prudente de Morais e ofereceu uma imagem de um exército forte e preparado para proteger nosso país e nossas fronteiras. Vale ressaltar que esse momento histórico coincidiu com o período em que as potências europeias estavam se consolidando como nações imperialistas, apresentando sua hegemonia econômica, política e militar. Vale ressaltar que países europeus tiveram o interesse de aumentar sua influência territorial em nosso país, ou seja, Prudente de Morais teve que enfrentar ameaças internacionais.</p><p>Com base nessa informação, analise as asserções abaixo:</p><p>I - O governo de Prudente de Morais teve de enfrentar as ameaças expansionistas e imperialistas da Inglaterra e da França em relação à propriedade da Ilha da Trindade, situada próximo ao litoral do Espírito Santo e do Amapá, no Norte do País.</p><p>POIS:</p><p>II- A Ilha de Trindade foi palco de disputa desde o Brasil colonial, sendo invadida pela Espanha e devolvida a Portugal por três vezes. Vale destacar que somente no ano de 1825 sua posse foi definitiva ao nosso país.</p><p>A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:</p><p>a.</p><p>As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II completa a asserção I.</p><p>b.</p><p>A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.</p><p>c.</p><p>As asserções I e II são proposições falsas.</p><p>d.</p><p>As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II não completa a asserção I.</p><p>e.</p><p>As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é contradiz a asserção I.</p><p>Feedback</p><p>Sua resposta está incorreta.</p><p>A resposta correta é:</p><p>A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.</p><p>Questão 7</p><p>Incorreto</p><p>Atingiu 0,00 de 0,20</p><p>Marcar questão</p><p>Texto da questão</p><p>Após a eleição, Afonso Pena percorreu todo o Brasil, visitando 18 capitais, em um total de 21 mil quilômetros de peregrinação. O seu objetivo era estabelecer contatos com as lideranças locais, de modo a formar uma sólida base de sustentação para o seu governo, que iniciaria em breve.</p><p>Com base na afirmação acima sobre o Governo de Afonso Pena, analise a sentenças abaixo e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso:</p><p>(   ) Sua habilidade política ficou clara com essas viagens, pois além de tudo, Afonso Pena buscava políticos jovens que não conheciam o jogo, os atalhos, o jeitinho e que principalmente poderiam traí-lo a qualquer momento.</p><p>(   ) Por ter ministério com membros tão jovens, seus adversários políticos os apelidaram de “Jardim da infância”.</p><p>(   ) Visando a fidelidade buscou uma liderança de cada capital para fazer parte de seu governo. Assim, seu governo foi composto por novas energias</p><p>A sequência correta de verdadeiro ou falso é:</p><p>a.</p><p>V - F - V.</p><p>b.</p><p>V - V - V.</p><p>c.</p><p>F - F - V.</p><p>d.</p><p>F - V - V.</p><p>e.</p><p>V - V - F.</p><p>Feedback</p><p>Sua resposta está incorreta.</p><p>A resposta correta é:</p><p>V - V - V.</p><p>Questão 8</p><p>Correto</p><p>Atingiu 0,20 de 0,20</p><p>Marcar questão</p><p>Texto da questão</p><p>O Império Brasileiro passou por crises que culminaram na deportação da família imperial a Portugal. O contexto conturbado, somado às ideias positivistas representadas principalmente</p><p>por Benjamin Constant Botelho de Magalhães, a insatisfação dos militares que lutaram na Guerra do Paraguai e recebiam remuneração baixa contribuíram para a instituição da República. Por isso, podemos entender o motivo que levou a proclamação da República. Lembrando que os dois primeiros presidentes foram militares, ou seja, Marechal Deodoro da Fonseca e Marechal Floriano Peixoto.</p><p>Com base nesta informação analise as asserções abaixo:</p><p>I - O povo assistiu àquilo bestializado, atônito, surpreso, sem conhecer o que significava. Muitos acreditaram seriamente estar vendo uma parada.</p><p>POIS:</p><p>II - A proclamação foi instituída por militares, não houve revolução popular, o que causou espanto aos demais que apenas assistiam tudo sem ao menos entender o que estava acontecendo.</p><p>A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:</p><p>a.</p><p>As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é contradiz a asserção I.</p><p>b.</p><p>As asserções I e II são proposições falsas.</p><p>c.</p><p>As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II não completa a asserção I.</p><p>d.</p><p>A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.</p><p>e.</p><p>As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II completa a asserção I.</p><p>Feedback</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>A resposta correta é:</p><p>As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II completa a asserção I.</p><p>Questão 9</p><p>Incorreto</p><p>Atingiu 0,00 de 0,20</p><p>Marcar questão</p><p>Texto da questão</p><p>Inúmeros fatores se amalgamam e, entrementes, se repelem, quando se pensa nos motivos que levaram à eclosão da Guerra do Contestado, uma das maiores e mais sangrentas revoltas camponesas da História da Humanidade que ocorreu, entre 1912 e 1916, em certas cidades do norte de Santa Catarina e sul do Paraná.</p><p>Com base na afirmação acima sobre a Guerra do Contestado, analise a sentenças abaixo e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso:</p><p>( ) Além de ser apresentado como um dos conflitos mais sangrentos de nossa história, percebemos um dos marcos principais e iniciais do conflito que resultaram no nome da guerra. Ou seja, o conflito inicial implicou na demarcação das fronteiras de nosso país, isso entre os estados do Paraná e Santa Catarina.</p><p>( ) A construção da estrada de ferro São Paulo – Rio Grande ficou sob a tutela da empresa “Southern Brazil Lumber & Colonization”, que em troca da construção ganhou o direito à posse de terras por quinze quilômetros de cada margem da ferrovia.</p><p>( ) Para ampliar a exploração foi aberta uma empresa intitulada de “Brazil Railway Company”, responsável pela exploração e cortes das madeiras com suas madeireiras e por realizar o loteamento das terras às margens da estrada de ferro.</p><p>A sequência correta de verdadeiro ou falso é:</p><p>a.</p><p>V – V – F.</p><p>b.</p><p>V – V – V.</p><p>c.</p><p>V – F – F.</p><p>d.</p><p>V – F – V.</p><p>e.</p><p>F – F – F.</p><p>Feedback</p><p>Sua resposta está incorreta.</p><p>A resposta correta é:</p><p>V – F – F.</p><p>Questão 10</p><p>Incorreto</p><p>Atingiu 0,00 de 0,20</p><p>Marcar questão</p><p>Texto da questão</p><p>O governo getulista implementou novas medidas de intervenção estatal na economia, visando combater os efeitos da crise e, principalmente, buscar o desenvolvimento industrial da nação. Podemos acrescentar que Vargas adotou uma postura nacionalista para fortalecer o mercado interno e reduzir a dependência externa.</p><p>Com base nessa informação, analise as asserções abaixo:</p><p>I - Adotou uma política trabalhista criando o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, estabelecendo uma relação direta com os operários, implementando uma série de leis trabalhistas.</p><p>ASSIM:</p><p>II- Vargas acalmou os ânimos dos trabalhadores e no futuro ficou conhecido como “o pai dos pobres”.</p><p>A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:</p><p>a.</p><p>As asserções I e II são proposições falsas.</p><p>b.</p><p>As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II completa a asserção I.</p><p>c.</p><p>A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.</p><p>d.</p><p>As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II não completa a asserção I.</p><p>e.</p><p>As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é contradiz a asserção I.</p><p>Feedback</p><p>Sua resposta está incorreta.</p><p>A resposta correta é:</p><p>As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II completa a asserção I.</p><p>A Constituição de 1891 foi um momento de consolidação do regime republicano, pois a partir de então o país se tornava uma República Federalista presidencialista. Onde a Nação brasileira adota como forma de Governo, sob o regime representativo, a República Federativa, proclamada a 15 de novembro de 1889, e constitui-se, por união perpétua e indissolúvel das suas antigas províncias, em Estados Unidos do Brasil.</p><p>Analise as sentenças abaixo sobre a primeira Constituição da República Brasileira assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso:</p><p>(   ) As principais mudanças que vinham com a nova Constituição eram o fim do poder moderador e o início dos 3 poderes (executivo, legislativo e judiciário).</p><p>(   ) Trazia a separação entre Igreja e Estado (Estado Laico).</p><p>(   ) Também trouxe a criação de registro civil e de óbito.</p><p>A sequência correta de verdadeiro ou falso é:</p><p>a.</p><p>V - V - V.</p><p>b.</p><p>V - V - F.</p><p>c.</p><p>F - F - F.</p><p>d.</p><p>V - F - V.</p><p>e.</p><p>V - V - F.</p><p>Feedback</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>A resposta correta é:</p><p>V - V - V.</p><p>Questão 2</p><p>Correto</p><p>Atingiu 0,20 de 0,20</p><p>Marcar questão</p><p>Texto da questão</p><p>Sobre a primeira constituição da República, podemos dizer que alguns pontos devem ser destacados. Como os três poderes que se complementam e eram independentes entre si. O poder Executivo que antes era representado pelo Imperador foi substituído pela figura do presidente. O poder Legislativo permanecia sendo a câmara de deputados e senadores, contudo, houve a extinção do senado vitalício. Além disso, os deputados seriam eleitos pelos Estados de acordo com a quantidade de habitantes, em um período de três anos. Para que houvesse as eleições, foi definido o voto universal e direto, todavia, o voto não era tão universal assim:</p><p>Analise as sentenças abaixo que demonstre as regras para direito ao voto que o texto afirma que não é universal como se dizia:</p><p>I- Todos podiam votar, inclusive mulheres e homens maiores de 18 anos.</p><p>II- São eleitores os cidadãos maiores de 21 anos que se alistarem na forma da lei, inclusive mulheres, mendigos e analfabetos.</p><p>III- Não podiam votar nas eleições federais ou para as dos Estados os mendigos e os analfabetos.</p><p>Assinale a alternativa que contenha a(s) sentença(s) correta(s):</p><p>a.</p><p>A assertiva II é a única correta.</p><p>b.</p><p>A assertiva I é a única correta.</p><p>c.</p><p>As assertivas I e III estão corretas.</p><p>d.</p><p>As assertivas II e III estão corretas.</p><p>e.</p><p>A assertiva III é a única correta.</p><p>Feedback</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>A resposta correta é:</p><p>A assertiva III é a única correta.</p><p>Questão 3</p><p>Incorreto</p><p>Atingiu 0,00 de 0,20</p><p>Marcar questão</p><p>Texto da questão</p><p>“O povo assistiu àquilo bestializado, atônito, surpreso, sem conhecer o que significava. Muitos acreditaram seriamente estar vendo uma parada”. Essa frase faz parte da carta escrita por ele ao Diário Popular de São Paulo, em que descrevia a reação da população em relação ao golpe da Proclamação da República. Vale ressaltar que a República deveria ter participação direta e, principalmente, do povo. Contudo, a proclamação foi instituída por militares, não houve revolução popular, o que causou espanto aos demais que apenas assistiam tudo sem ao menos entender o que estava acontecendo.</p><p>Com base na afirmação acima sobre a Proclamação da República, analise a sentenças abaixo e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso:</p><p>( ) Enquanto o povo assistia a tudo “bestializado”, o cenário político da então recente República era marcado por incertezas. Pois os vários grupos que disputavam o poder tinham interesses diversos e divergiam em suas concepções de como organizar a República.</p><p>( ) Apesar das principais províncias (São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Norte) serem representadas por políticos que defendiam a ideia da República Parlamentarista, eles discordavam na organização do poder.</p><p>( ) Além desses grupos, havia também os militares. Ainda que Deodoro da Fonseca tivesse</p><p>sido nomeado como chefe do governo provisório, o grupo em si não era homogêneo, como uma certa rivalidade entre o Exército e Marinha, sendo o primeiro ligado à República e o segundo à Monarquia.</p><p>A sequência correta de verdadeiro ou falso é:</p><p>a.</p><p>V - V - F.</p><p>b.</p><p>V - V - F.</p><p>c.</p><p>F - F - V.</p><p>d.</p><p>F - V - V.</p><p>e.</p><p>V - F - V.</p><p>Feedback</p><p>Sua resposta está incorreta.</p><p>A resposta correta é:</p><p>V - F - V.</p><p>Questão 4</p><p>Correto</p><p>Atingiu 0,20 de 0,20</p><p>Marcar questão</p><p>Texto da questão</p><p>Após observarmos que Canudos foi basicamente o grito dos excluídos que vinham muito mais além do governo vigente, sobrou para Prudente de Moraes controlar esse local ameaçador para república recém-formada, além de agradar e acalmar os ânimos do coronelismo local. Garantindo apoio na região para seu projeto de poder. Assim, podemos apontar que o governo organizou várias expedições para destruir Canudos.</p><p>Com base na afirmação acima, assinale a resposta correta em relação à destruição de Canudos.</p><p>a.</p><p>Ocorreu um total de oito expedições militares para destruir Canudos, sendo que o último conflito ocorreu quando Antônio Moreira César, apelidado de corta cabeças destruiu Canudos.</p><p>b.</p><p>Ocorreu um total de oito expedições militares para destruir Canudos, sendo que o terceiro conflito quando o General Bitencout cercou Canudos e utilizou de canhões como a “matadeira” para destruir Canudos.</p><p>c.</p><p>Ocorreu um total de quatro expedições militares para destruir Canudos, sendo que o primeiro conflito ocorreu quando o General Bitencout cercou Canudos e utilizou de canhões como a “matadeira” para destruir Canudos.</p><p>d.</p><p>Ocorreu em uma única expedição militar para destruir Canudos, sendo que o primeiro conflito ocorreu quando os sertanejos estavam no aguardo de uma madeira comprada em Juazeiro do Norte para construção de uma nova igreja em Canudos.</p><p>e.</p><p>Ocorreu um total de quatro expedições militares para destruir Canudos, sendo que o primeiro conflito ocorreu quando os sertanejos estavam no aguardo de uma madeira comprada em Juazeiro do Norte para construção de uma nova igreja em Canudos. Após a não entrega da mercadoria, Antônio Conselheiro decidiu ir até a madeireira cobrar sua mercadoria. Rapidamente, os coronéis espalharam a notícia de que os sertanejos iriam destruir toda a cidade. Então o pânico foi instaurado e ficaram no aguardo do profeta e seus sertanejos.</p><p>Feedback</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>A resposta correta é:</p><p>Ocorreu um total de quatro expedições militares para destruir Canudos, sendo que o primeiro conflito ocorreu quando os sertanejos estavam no aguardo de uma madeira comprada em Juazeiro do Norte para construção de uma nova igreja em Canudos. Após a não entrega da mercadoria, Antônio Conselheiro decidiu ir até a madeireira cobrar sua mercadoria. Rapidamente, os coronéis espalharam a notícia de que os sertanejos iriam destruir toda a cidade. Então o pânico foi instaurado e ficaram no aguardo do profeta e seus sertanejos.</p><p>Questão 5</p><p>Incorreto</p><p>Atingiu 0,00 de 0,20</p><p>Marcar questão</p><p>Texto da questão</p><p>O conflito com a França foi sobre o território do Amapá, pois os franceses também queriam tomar posse do território e ampliar a exploração de matérias-primas para a ampliação de seu projeto imperialista no território de fronteira com a Guiana Francesa. Vale ressaltar que para vencer esse embate, Prudente de Morais utilizou-se:</p><p>Assinale a alternativa correta sobre o conflito internacional enfrentado por Prudente de Morais com a França.</p><p>a.</p><p>Ataques marítimos para demonstrar a força da república recém-criada a todo o mundo europeu.</p><p>b.</p><p>Do arbitramento de Portugal como mediador do impasse sobre a propriedade da Ilha da Trindade, que foi dada pelo Estado português com o anúncio do parecer final da mediação, reconhecendo a propriedade da Ilha ao Brasil.</p><p>c.</p><p>De documentos portugueses que, através do Tratado de Utrecht, demonstravam a posse do território para Portugal, com isso, pertenceria ao Brasil pós-independente.</p><p>d.</p><p>De ameaças a França com a invasão e domínio da Guiana Francesa, além de explorar o ouro e diamante do território.</p><p>e.</p><p>Do arbitramento da Suíça como forma de solução do conflito. De acordo com Alves Junior (2014), a sentença arbitral foi proferida pelo Presidente da Suíça, em 1 de dezembro de 1900, e foi favorável ao Brasil.</p><p>Feedback</p><p>Sua resposta está incorreta.</p><p>A resposta correta é:</p><p>De documentos portugueses que, através do Tratado de Utrecht, demonstravam a posse do território para Portugal, com isso, pertenceria ao Brasil pós-independente.</p><p>Questão 6</p><p>Incorreto</p><p>Atingiu 0,00 de 0,20</p><p>Marcar questão</p><p>Texto da questão</p><p>Como ponto final do período constitucional do governo Vargas, temos um conjunto de fatores que começaram com a obrigação de realizar eleições em 1938. Pois Getúlio começou sua articulação para se manter no poder.</p><p>Podemos destacar que o mundo vivia uma explosão de ideias e governos fascistas inspirados nos “camisas pretas” de Benito Mussolini, ou seja, temos movimentos como o Nazismo na Alemanha, o Franquismo do general Franco na Espanha, o Salazarismo em Portugal e a AIB (Ação Integralista Brasileira) em nosso país.</p><p>Após realizar a leitura acima, analise as sentenças sobre a AIB abaixo:</p><p>I- Os integralistas apoiavam o governo provisório de Getúlio, do qual queriam participar.</p><p>II- O próprio presidente Vargas demonstrou, naquela época, simpatia pelo fascismo, rejeitando o liberalismo e cercando-se de figuras conhecidas por suas posições de direita, como os generais Góis Monteiro, João Gomes, Pantaleão Pessoa e Eurico Gaspar Dutra, e o sinistro chefe de polícia Filinto Strubing Müller</p><p>III- O grande Líder integralista ou da AIB era Plínio Salgado, respeitado por todos os camisas verdes.</p><p>Assinale a alternativa que contém toda (s) a (s) sentença (s) correta (s):</p><p>a.</p><p>A sentença I é a única correta.</p><p>b.</p><p>A sentença III é a única correta.</p><p>c.</p><p>As sentenças II e III estão corretas.</p><p>d.</p><p>As sentenças I, e II estão corretas.</p><p>e.</p><p>As sentenças I, II e III estão corretas.</p><p>Feedback</p><p>Sua resposta está incorreta.</p><p>A resposta correta é:</p><p>As sentenças I, II e III estão corretas.</p><p>Questão 7</p><p>Correto</p><p>Atingiu 0,20 de 0,20</p><p>Marcar questão</p><p>Texto da questão</p><p>Podemos salientar que Washington Luís também investiu em pontes e portos, visando melhorar a integração e o desenvolvimento do país, além de atrair investimentos estrangeiros e fortalecer a imagem do Brasil no cenário internacional. No entanto, existiu outro fator importante que ocorreu externamente ao nosso país que afetou seu governo. Isso porque o mundo enfrentou a grande crise de 1929.</p><p>Após realizar a leitura acima, analise as sentenças abaixo sobre os efeitos da crise de 1929 no Brasil.</p><p>I- Washington Luís aumentou a taxa fixa de câmbio para nossa moeda, tentando proteger nossas exportações da queda dos preços do café no mercado internacional.</p><p>II- Além do café, tínhamos a exportação do algodão, que ajudava a balança comercial de nosso país. Entretanto, as outras exportações caíram ainda mais, aumentando o déficit econômico de nossa balança.</p><p>III- Ocorreu a formação de estoques invendáveis de café.</p><p>Assinale a alternativa que contém toda (s) a (s) sentença (s) correta (s):</p><p>a.</p><p>As sentenças I, e II estão corretas.</p><p>b.</p><p>As sentenças I e III estão corretas.</p><p>c.</p><p>A sentença I é a única correta.</p><p>d.</p><p>As sentenças II e III estão corretas.</p><p>e.</p><p>A sentença III é a única correta.</p><p>Feedback</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>A resposta correta é:</p><p>As sentenças II e III estão corretas.</p><p>Questão 8</p><p>Correto</p><p>Atingiu 0,20 de 0,20</p><p>Marcar questão</p><p>Texto da questão</p><p>O governo de Hermes da Fonseca foi constituído em uma sociedade que trazia resquícios do Brasil imperial como o racismo estrutural e o desprezo da vida humana com os castigos físicos. Vale destacar que esses fatores resultaram na revolta dos marinheiros cansados das péssimas condições de trabalho e dos castigos físicos que lembravam a escravidão.</p><p>Com base nesta informação, analise as asserções abaixo:</p><p>I- O chicoteamento, o uso da golilha (uma argola de ferro que prendia a pessoa pelo pescoço) e do bolo (pancada de palmatória) como formas de punição disciplinar</p><p>eram comuns naqueles tempos.</p><p>POIS:</p><p>II- Embora o protesto dos marujos que se tornou mais saliente tenha se voltado contra a contínua aplicação dos castigos da chibata, para além das penosas condições de trabalho e dos modos aviltantes de disciplinamento, havia outros tipos de violência física que eles eram obrigados a enfrentar, tais como o enforcamento pendurados nos mastros e os trabalhos forçados em condições perigosas.</p><p>A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:</p><p>a.</p><p>As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II completa a asserção I.</p><p>b.</p><p>As asserções I e II são proposições falsas.</p><p>c.</p><p>A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.</p><p>d.</p><p>As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é contradiz a asserção I.</p><p>e.</p><p>As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II não completa a asserção I.</p><p>Feedback</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>A resposta correta é:</p><p>As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II completa a asserção I.</p><p>Questão 9</p><p>Correto</p><p>Atingiu 0,20 de 0,20</p><p>Marcar questão</p><p>Texto da questão</p><p>As oligarquias regionais do país eram uma pedra no sapato de Prudente de Moraes. Mas o maior problema enfrentado por ele nesse momento foi a Guerra de Canudos. Vale ressaltar que esse conflito tem um caráter messiânico, pois seu Líder, Antônio Vicente Mendes Maciel, apelidado de Antônio Conselheiro, tomou o papel de enviado de Deus para libertar a população esquecida do sertão.</p><p>Com base nessa informação analise as asserções abaixo:</p><p>I - Enquanto vagava pelo sertão, Antônio Conselheiro passou a construir cemitérios, igrejas e capelas nas comunidades por onde passava, o que fez inúmeros ajudantes se agregarem a ele.</p><p>POIS:</p><p>II - Um ponto importante a ser salientado é o grande apelo aos pobres oprimidos que encontraram no discurso de Antônio Conselheiro conforto e paz.</p><p>A respeito dessas asserções, assinale a opção correta</p><p>a.</p><p>As asserções I e II são proposições falsas.</p><p>b.</p><p>As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II completa a asserção I.</p><p>c.</p><p>A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.</p><p>d.</p><p>As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é contradiz a asserção I.</p><p>e.</p><p>As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II não completa a asserção I.</p><p>Feedback</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>A resposta correta é:</p><p>As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II completa a asserção I.</p><p>Questão 10</p><p>Correto</p><p>Atingiu 0,20 de 0,20</p><p>Marcar questão</p><p>Texto da questão</p><p>Em novembro de 1910 ocorreu a posse de Hermes da Fonseca que, na ocasião, proferiu um discurso que se tornaria histórico por ser o primeiro a mencionar a questão do operariado brasileiro, classe de trabalhadores que não parava de crescer, assim como as demandas sociais originadas desse aumento.</p><p>Sobre a questão do trabalho e dos trabalhadores no governo de Hermes da Fonseca, analise as sentenças abaixo:</p><p>I- Um ponto importante de seu discurso foi a promessa de oferecer educação e moradia de fato para os trabalhadores.</p><p>II- Esse fato foi tão inovador que para muitos operários ele se tornou sinônimo de esperança no início de seu governo.</p><p>III- O governo de Hermes da Fonseca foi, portanto, marcado pela expansão do número de trabalhadores e pela sua política de aproximação a eles. A forma encontrada pelo presidente foi exaltar o 1.º de maio e usar essa data para realizar o lançamento de pedras fundamentais de vilas operárias, ocasiões amplamente divulgadas pela imprensa.</p><p>Assinale a alternativa que contém a(s) sentença(s) correta(s):</p><p>a.</p><p>A sentença III é a única correta.</p><p>b.</p><p>As sentenças II e III estão corretas.</p><p>c.</p><p>A sentença I é a única correta.</p><p>d.</p><p>As sentenças I, II e III estão corretas.</p><p>e.</p><p>As sentenças I, e II estão corretas.</p><p>Feedback</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>A resposta correta é:</p><p>As sentenças I, II e III estão corretas.</p><p>O governo getulista implementou novas medidas de intervenção estatal na economia, visando combater os efeitos da crise e, principalmente, buscar o desenvolvimento industrial da nação. Podemos acrescentar que Vargas adotou uma postura nacionalista para fortalecer o mercado interno e reduzir a dependência externa.</p><p>Com base nessa informação, analise as asserções abaixo:</p><p>I - Adotou uma política trabalhista criando o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, estabelecendo uma relação direta com os operários, implementando uma série de leis trabalhistas.</p><p>ASSIM:</p><p>II- Vargas acalmou os ânimos dos trabalhadores e no futuro ficou conhecido como “o pai dos pobres”.</p><p>A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:</p><p>a.</p><p>As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II não completa a asserção I.</p><p>b.</p><p>As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é contradiz a asserção I.</p><p>c.</p><p>As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II completa a asserção I. (CERTO)</p><p>d.</p><p>A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.</p><p>e.</p><p>As asserções I e II são proposições falsas.</p><p>Feedback</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>Questão 2</p><p>Completo</p><p>Atingiu 0,13 de 0,13</p><p>Marcar questão</p><p>Texto da questão</p><p>D. João VI moderniza o Rio de Janeiro para a cidade atender aos anseios da Corte portuguesa que ali se alojara. Nesse sentido, analise as sentenças e assinale a alternativa correta.</p><p>I. Muitos objetos de consumo chegam para fazer o delírio da Corte.</p><p>II. Tal modernização provoca uma remodelação dos hábitos.</p><p>III. Os habitantes do Rio de Janeiro, ligados às camadas altas da sociedade, passaram a seguir os costumes da corte.</p><p>a.</p><p>II e III estão corretas, apenas.</p><p>b.</p><p>Apenas I está correta.</p><p>c.</p><p>I e II estão corretas, apenas.</p><p>d.</p><p>Apenas II está correta.</p><p>e.</p><p>Todas as afirmativas estão corretas. (CERTO)</p><p>Feedback</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>Questão 3</p><p>Completo</p><p>Atingiu 0,13 de 0,13</p><p>Marcar questão</p><p>Texto da questão</p><p>Estudamos na primeira unidade que, tendo-se constituído “nação” em resposta ao ataque perpetuado por seu único vizinho, Portugal se vê inspirado a consolidar o que?</p><p>Assinale a alternativa correta.</p><p>a.</p><p>Estratégias para produzir suas próprias especiarias</p><p>b.</p><p>Estratégias para desenvolver novas rotas de comércio marítimos e a atualizar aquelas que já existiam (CERTO)</p><p>c.</p><p>Estratégias para satisfazer os interesses de D. Henrique pelo exotismo fabuloso do Oriente</p><p>d.</p><p>Estratégias para controlar as crises políticas internas</p><p>e.</p><p>Estratégias para o desenvolvimento da exploração comercial da costa oriental</p><p>Feedback</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>Questão 4</p><p>Completo</p><p>Atingiu 0,13 de 0,13</p><p>Marcar questão</p><p>Texto da questão</p><p>Como ponto final do período constitucional do governo Vargas, temos um conjunto de fatores que começaram com a obrigação de realizar eleições em 1938. Pois Getúlio começou sua articulação para se manter no poder.</p><p>Podemos destacar que o mundo vivia uma explosão de ideias e governos fascistas inspirados nos “camisas pretas” de Benito Mussolini, ou seja, temos movimentos como o Nazismo na Alemanha, o Franquismo do general Franco na Espanha, o Salazarismo em Portugal e a AIB (Ação Integralista Brasileira) em nosso país.</p><p>Após realizar a leitura acima, analise as sentenças sobre a AIB abaixo:</p><p>I- Os integralistas apoiavam o governo provisório de Getúlio, do qual queriam participar.</p><p>II- O próprio presidente Vargas demonstrou, naquela época, simpatia pelo fascismo, rejeitando o liberalismo e cercando-se de figuras conhecidas por suas posições de direita, como os generais Góis Monteiro, João Gomes, Pantaleão Pessoa e Eurico Gaspar Dutra, e o sinistro chefe de polícia Filinto Strubing Müller</p><p>III- O grande Líder integralista ou da AIB era Plínio Salgado, respeitado por todos os camisas verdes.</p><p>Assinale a alternativa que contém toda (s) a (s) sentença (s) correta (s):</p><p>a.</p><p>A sentença III é a única correta.</p><p>b.</p><p>A sentença I é a única correta.</p><p>c.</p><p>As sentenças I, II e III estão corretas. (CERTO)</p><p>d.</p><p>As sentenças I, e II estão corretas.</p><p>e.</p><p>As sentenças II e III estão corretas.</p><p>Feedback</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>Questão 5</p><p>Completo</p><p>Atingiu 0,13 de 0,13</p><p>Marcar questão</p><p>Texto da questão</p><p>A Constituição de 1891 foi um momento de consolidação</p>Isabel foi muito mais um ato político na tentativa de manter apoio a manutenção do Império do que de fato acabar com a escravidão no país.
II.           Uma aguda crise na lavoura e reflexos da seca de 1877, além da ação de grupos urbanos, inviabilizaram o regime de cativeiro na região do Ceará.
III.          Uma intensa pressão popular resulta na libertação dos negros no Ceará, em 1884.
IV.         As leis do Ventre Livre e do Sexagenário, tiveram uma pouca efetividade nas relações entre os senhores de escravos e a população escravizada na medida em que no dia 13 de maio 1888, a Princesa Isabel, em nome de Dom Pedro II, declara encerrada a escravidão no Brasil.
 
Assinale a alternativa correta:
a.
Apenas I, II e III estão corretas
b.
Apenas II e III estão corretas
c.
Apenas III e IV estão corretas
d.
Todas as alternativas estão corretas(CERTO)
e.
Apenas I, III e IV estão corretas
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 11
Completo
Atingiu 0,13 de 0,13
Marcar questão
Texto da questão
O Império Brasileiro passou por crises que culminaram na deportação da família imperial a Portugal. O contexto conturbado, somado às ideias positivistas representadas principalmente por Benjamin Constant Botelho de Magalhães, a insatisfação dos militares que lutaram na Guerra do Paraguai e recebiam remuneração baixa contribuíram para a instituição da República. Por isso, podemos entender o motivo que levou a proclamação da República. Lembrando que os dois primeiros presidentes foram militares, ou seja, Marechal Deodoro da Fonseca e Marechal Floriano Peixoto.
Com base nesta informação analise as asserções abaixo:
I - O povo assistiu àquilo bestializado, atônito, surpreso, sem conhecer o que significava. Muitos acreditaram seriamente estar vendo uma parada.
POIS:
II - A proclamação foi instituída por militares, não houve revolução popular, o que causou espanto aos demais que apenas assistiam tudo sem ao menos entender o que estava acontecendo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
a.
As asserções I e II são proposições falsas.
b.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II não completa a asserção I.
c.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é contradiz a asserção I.
d.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II completa a asserção I. (CERTO)
e.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 12
Completo
Atingiu 0,14 de 0,14
Marcar questão
Texto da questão
Em novembro de 1910 ocorreu a posse de Hermes da Fonseca que, na ocasião, proferiu um discurso que se tornaria histórico por ser o primeiro a mencionar a questão do operariado brasileiro, classe de trabalhadores que não parava de crescer, assim como as demandas sociais originadas desse aumento.
Sobre a questão do trabalho e dos trabalhadores no governo de Hermes da Fonseca, analise as sentenças abaixo:
I- Um ponto importante de seu discurso foi a promessa de oferecer educação e moradia de fato para os trabalhadores.
II- Esse fato foi tão inovador que para muitos operários ele se tornou sinônimo de esperança no início de seu governo.
III- O governo de Hermes da Fonseca foi, portanto, marcado pela expansão do número de trabalhadores e pela sua política de aproximação a eles. A forma encontrada pelo presidente foi exaltar o 1.º de maio e usar essa data para realizar o lançamento de pedras fundamentais de vilas operárias, ocasiões amplamente divulgadas pela imprensa.
Assinale a alternativa que contém a(s) sentença(s) correta(s):
a.
As sentenças II e III estão corretas.
b.
A sentença I é a única correta.
c.
As sentenças I, II e III estão corretas. (CERTO)
d.
As sentenças I, e II estão corretas.
e.
A sentença III é a única correta.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 13
Completo
Atingiu 0,14 de 0,14
Marcar questão
Texto da questão
Segundo o biólogo e historiador Jared Diamond (2017), os europeus tiveram algumas vantagens durante a colonização da América. Considerando o exposto, analise as sentenças e assinale a alternativa correta. 
I. Os portugueses tinham menos imunidade do que os indígenas no que concerne a várias doenças, como sarampo e varíola.
II. Os portugueses tinham superioridade bélica em relação aos nativos, o uso da pólvora e de algumas armas; a superioridade do material que constituía essas armas, como espadas.
III. Os portugueses se aproveitaram de desavenças entre tribos rivais para garantirem o domínio de ambas.
a.
II está correta, apenas.
b.
III está correta, apenas.
c.
II e III estão corretas, apenas. (CERTO)
d.
I e II estão corretas, apenas.
e.
I e III estão corretas, apenas.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 14
Completo
Atingiu 0,14 de 0,14
Marcar questão
Texto da questão
Estudamos como dom João VI tentou articular as políticas internacionais do Brasil às relações externas de Portugal, principalmente relacionados ao fim das guerras napoleônicas e a restauração da ordem do antigo regime na Europa. Diante daquela situação e para tentar amenizar ainda exposição os outros reinos em relação à situação de Portugal, que se traduzia pelo conflito de governar os prédios do Império da sua colônia, dom João elevou o Brasil à condição de Reino Unido ao mesmo tempo em que tentou sair curto com os reinos absolutistas casando seu filho Dom Pedro com a princesa da Áustria dona Leopoldina.
Deste modo, analise as afirmativas abaixo:
 
I.             Esse casamento simbolizou a tentativa de dom João de se comprometer com a restauração do absolutismo na Europa.
II.            Em 1817 selado o acordo através do casamento entre Dom Pedro e dona Leopoldina, casamento que foi a distância e por procuração.
III.          Dona Leopoldina será somente a mulher de Dom Pedro a princesa do Brasil e futuramente a rainha do Brasil.
IV.          A revolução liberal do Porto, de 1820, foi determinante para ruptura entre Brasil e Portugal, essa revolução entre as coisas exigia a volta do Brasil como uma colônia de Portugal para que a burguesia portuguesa continuasse explorando a colônia e garantindo a seus lucros mercantis.
 
Assinale a alternativa correta:
a.
Todas as alternativas estão corretas
b.
Apenas I, III e IV estão corretas
c.
Apenas II e III estão corretas
d.
Apenas I, II e IV estão corretas (CERTO)
e.
Apenas II, III e IV estão corretas
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 15
Completo
Atingiu 0,13 de 0,13
Marcar questão
Texto da questão
Essa lei, abertura dos portos às nações amigas, simbolizou o fim do pacto colonial, uma medida importante para os sentimentos e para o processo de Independência do Brasil. Era um passo para o liberalismo econômico brasileiro e para o fim das relações monopolistas entre a metrópole e a colônia.
Assim, analise as afirmativas abaixo quanto a este contexto histórico:
 
I.             O Brasil já era mais rico que Portugal e isso interessava os ingleses na medida em que eles poderiam vender os produtos manufaturados aos brasileiros, ao mesmo tempo que poderiam consumir a matéria prima para sua manufatura e para a sua indústria mais barata, sem ter que passar pelo intermediário português. 
II.            Para os brasileiros significava não depender mais da metrópole para fazer negócios com as nações estrangeiras.
III.          Este fato representou um grande salto para a Independência do Brasil. 
IV.          Um desses exemplos de interferência inglesa nas políticas internas portuguesas e brasileiras, está relacionada ao fim do tráfico de escravos que tanto desejava o Império britânico.
 
Assinale a alternativa correta:
a.
Apenas I, III e IV estão corretas
b.
Apenas III e IV estão corretas
c.
Todas as alternativas estão corretas(CERTO)
d.
Apenas I, II e IV estão corretas
e.
Apenas II e III estão corretas
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 16
Completo
Atingiu 0,13 de 0,13
Marcar questão
Texto da questão
Localizado no interior da Bahia, o município de Canudos era formado por miseráveis que mesclaram suas insatisfações sociais com a religiosidade. Viam a ideiade República como antibíblica e adotavam um sentimento monarquista de caráter messiânico, milenarista e sebastianista.
Com base nesta informação, analise as asserções abaixo:
I- Na fala do Conselheiro encontrávamos além do discurso da fé, palavras de ataque ao sistema republicano e apoio à monarquia.
POIS:
II- O conflito em questão era uma amostra de uma população que compunha o Brasil. A República, formada com baixa participação social, observava os gritos de uma camada social que se disseminava no campo e no espaço urbano desejosa de ser notada, reivindicando direitos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
a.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
b.
As asserções I e II são proposições falsas.
c.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II completa a asserção I. (CERTO)
d.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é contradiz a asserção I.
e.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II não completa a asserção I.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 17
Completo
Atingiu 0,00 de 0,14
Marcar questão
Texto da questão
Estudamos na primeira unidade que, um fator importante que precisamos considerar é que o enriquecimento da classe burguesa em Portugal não se deu ao acaso. Analise as sentenças abaixo, no que concerne a esse contexto histórico:
 
( ) Esse processo não tem conexão com o período histórico que hoje chamamos de Revolução de Avis.
( ) Antes da “Revolução de Avis”, Portugal se encontrava frequentemente depende do reino de Castella, seu mais forte (e único) vizinho, em um período de enorme crise política.
( ) Foi por meio da chamada “Revolução de Avis” que a monarquia portuguesa conseguiu finalmente se centralizar, unificando o norte e o sul da nação.
( ) Com a nação unificada sob a figura de um novo rei, chamado de D. João I, Portugal supera algumas de suas debilidades e se consolida como “nação”.
( ) O resultado desse processo permeado pela “Revolução de Avis” a médio e longo prazo foi a possibilidade de desenvolver-se internamente por meio da atividade política e mercantil, garantindo aos chamados “burgueses”, uma importante e inédita prosperidade.
 
Assinale a alternativa que contém a sequência correta de Verdadeiro (V) ou Falso (F):
a.
F-V-V-V-V
b.
V-V-V-V-F
c.
F-F-V-V-V
d.
F-V-F-V-V (CERTO)
e.
V-V-V-F-F
Feedback
Sua resposta está incorreta.
Questão 18
Completo
Atingiu 0,13 de 0,13
Marcar questão
Texto da questão
Clientelismo é o nome dado à relação entre fazendeiros e os homens livres pobres. Desprovidos de meios de subsistência e de proteção do Estado, os livres e pobres eram obrigados a se submeterem à vontade e ao arbítrio dos poderosos locais. No caso das eleições, isso significava votar nos candidatos que esses poderosos apoiavam. (DOLHNIKOFF, 2017. p. 95).
Não obstante, analise as afirmativas abaixo e classifique-as com “V” para verdadeiro e “F” para falso:
 
( ) A cidadania no Brasil por tanto estava comprometida, como podemos observar, mas além dos limites da participação política e do clientelismo, a sociedade brasileira ainda haveria de enfrentar as fraudes nos processos eleitorais.
 
(  ) O clientelismo ganha força e se mantém mesmo com o fim da monarquia, no que ficou conhecido ao longo da Primeira República, como Coronelismo.
 
(  ) A história dos governos representativos foi marcada, entre outras coisas, pelo empenho em criar mecanismos que paulatinamente eliminaram as fraudes nas eleições.
 
(  ) Para participar do processo político eleitoral no Brasil, segundo a constituição de 1824, era necessário uma renda mínima anual de 100 mil réis, que segundo alguns historiadores, não era impossível para um trabalhador livre ou pequeno produtor, mas isso não permitia que esses indivíduos pudessem se tornar representantes de suas classes.
 
Assinale a alternativa correta:
a.
V, V, F, F
b.
F, V, V, F
c.
F, V, F, V
d.
V, V, V, V(CERTO)
e.
F, F, V, V
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 19
Completo
Atingiu 0,13 de 0,13
Marcar questão
Texto da questão
Após a eleição, Afonso Pena percorreu todo o Brasil, visitando 18 capitais, em um total de 21 mil quilômetros de peregrinação. O seu objetivo era estabelecer contatos com as lideranças locais, de modo a formar uma sólida base de sustentação para o seu governo, que iniciaria em breve.
Com base na afirmação acima sobre o Governo de Afonso Pena, analise a sentenças abaixo e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso:
(   ) Sua habilidade política ficou clara com essas viagens, pois além de tudo, Afonso Pena buscava políticos jovens que não conheciam o jogo, os atalhos, o jeitinho e que principalmente poderiam traí-lo a qualquer momento. 
(   ) Por ter ministério com membros tão jovens, seus adversários políticos os apelidaram de “Jardim da infância”.
(   ) Visando a fidelidade buscou uma liderança de cada capital para fazer parte de seu governo. Assim, seu governo foi composto por novas energias
A sequência correta de verdadeiro ou falso é:
a.
V - V - F.
b.
V - V - V. (CERTO)
c.
F - V - V.
d.
V - F - V.
e.
F - F - V.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 20
Completo
Atingiu 0,00 de 0,13
Marcar questão
Texto da questão
Um dos primeiros movimentos que Dom Pedro teve que fazer após ser coroado com um primeiro imperador do Brasil foi conter os movimentos que se contrapunham à Independência do Brasil. Alguns historiadores classificam esse período como guerras de Independência.
Diante este cenário, analise as afirmativas abaixo:
 
I.             A Independência do Brasil ocorreu de maneira pacífica e moderada;
II.            Ao longo da história brasileira muitos conflitos foram registrados e confirmam as análises sociológicas e históricas que desmentem o mito do brasileiro como povo pacífico e acomodado
III.          Um dos conflitos mais importantes da luta pela Independência aconteceu no Paraná, onde as tropas portuguesas resistiram durante bastante tempo à Independência do Brasil.
IV.          Outro conflito importante no processo das guerras de Independência do Brasil acontece no interior do Piauí, no conflito conhecido como Batalha do Jenipapo. 
 
Assinale a alternativa correta:
a.
Apenas II e III estão corretas
b.
Todas as alternativas estão corretas
c.
Apenas II e IV estão corretas
d.
Apenas III e IV estão corretas
e.
Apenas II, III e IV estão corretas(CERTO)
Feedback
Sua resposta está incorreta.
Questão 21
Completo
Atingiu 0,13 de 0,13
Marcar questão
Texto da questão
A vinda da família real portuguesa, em 1807, para o Brasil tem relação com as guerras napoleônicas. Após sofrer com derrotas marítimas em conflitos com a Inglaterra, em 1806 Napoleão decretou o Bloqueio Continental. Essas restrições ao comércio continental com a Inglaterra tinham o objetivo de enfraquecer a economia inglesa e fortalecer a economia francesa. 
Diante este cenário, analise as afirmativas abaixo e classifique-as com “V” para verdadeiro e “F” para falso:
 
(  ) Em janeiro de 1808 a família real chega ao Brasil. O primeiro ponto de parada de Dom João foi em Salvador.
 
(  ) Foi em Porto Alegre, no dia 28 de janeiro de 1808, logo na chegada à cidade que Dom João assinou a lei de “abertura dos portos às nações amigas”.
 
(  ) A lei de abertura dos portos às nações amigas deve ser entendida como a abertura dos portos aos ingleses, na medida em que atendia os interesses desse país, para ter relações econômicas diretas com a colônia.
 
(  ) Essa lei, abertura dos portos às nações amigas, simbolizou o fim do pacto com os inglesses, uma medida importante para os sentimentos e para o processo de Independência do Brasil.
 
Assinale a alternativa correta:
a.
F, F, V, V
b.
V, F, V, F (CERTO)
c.
V, V, F, F
d.
F, V, F, V
e.
V, V, V, V
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 22
Completo
Atingiu 0,14 de 0,14
Marcar questão
Texto da questão
Para manter um status da vida a moda, ao mesmo tempo que responde às necessidades de uma determinada classe, satisfaz desejos pessoais de afirmação. Considerando o exposto, analise as sentençase assinale a alternativa correta.
I. Através da moda implementamos maneiras de comer, beber, habitar, andar, se vestir, gestos e hábitos.
II. O interesse despertado pela moda precisa ser entendido como uma dimensão fútil da sociedade, não tendo importância para compreensão da história.
III. Precisamos entender a moda como precursora de novas maneiras de sentir e viver a cidade.
IV. Aos poucos uma burguesia vai se formando no Rio de Janeiro, uma burguesia que seguia os padrões de consumo dos cortes: livros, música, produtos importados, bebidas trazidas de fora e charutos estrangeiros.
a.
I, III e IV estão corretas, apenas. (CERTO)
b.
Apenas I está correta.
c.
II e IV estão corretas, apenas.
d.
Apenas II está correta.
e.
I e II estão corretas, apenas.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 23
Completo
Atingiu 0,13 de 0,13
Marcar questão
Texto da questão
Se tratando de riquezas, a intenção dos portugueses, assim como a dos espanhóis, era encontrar ouro nas terras americanas. Os portugueses não foram tão felizes quanto os espanhóis nessa missão, pelo menos em um primeiro momento. Dessa forma, analisaram o território e viram o poderiam tirar proveito. Qual foi o primeiro recurso natural a ser explorado?
 
Assinale a alternativa correta.
a.
Pau-brasil (CERTO)
b.
Algodão
c.
Café
d.
Ouro
e.
Açúcar
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 24
Completo
Atingiu 0,14 de 0,14
Marcar questão
Texto da questão
Como muitas pessoas vieram de fora da província para a procura de ouro, dois impactos aconteceram em um primeiro momento. Quais são?
 
Assinale a alternativa correta.
a.
A superprodução de comida, e urbanização ordenada
b.
A superprodução de comida, e o aumento populacional
c.
A escassez de comida, e o aumento populacional (CERTO)
d.
A escassez de comida, e a redução populacional
e.
A escassez de comida, e urbanização ordenada
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 25
Completo
Atingiu 0,14 de 0,14
Marcar questão
Texto da questão
Em 1848 assume no Brasil um novo Ministério, liderado pelos conservadores, este Ministério nomeia o angolano, Eusébio de Queiroz, casado com uma herdeira de uma família influente do Rio de Janeiro, para ministro da justiça, e é dele que surge a lei que proíbe o tráfico de escravos no Brasil em 1850.
Assim sendo, quanto a este cenário, analise as afirmativas abaixo:
 
I.             A lei Eusébio de Queiroz é a primeira lei que de fato dá um passo importante para o fim da escravidão no Brasil.
II.           A lei Bill Aberdeen, de1845, foi a primeira lei que de fato dá um passo importante para o fim da escravidão no Brasil.,
III.          Em 1871 no Brasil é sancionada a Lei nº 2.040, denominada Lei do Ventre Livre, que concede liberdade aos filhos de escravos nascidos a partir da data da promulgação da lei, mas os mantém sob a tutela dos seus senhores até atingirem 21 anos.
IV.         Em 1885 no Brasil, o deputado Pádua Fleury (GO) apresenta proposição sobre a extinção gradual do elemento servil.
 
Assinale a alternativa correta:
a.
Apenas III e IV estão corretas
b.
Apenas I, II e III estão corretas
c.
Apenas II e III estão corretas
d.
Apenas I, III e IV estão corretas (CERTO)
e.
Todas as alternativas estão corretas
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 26
Completo
Atingiu 0,14 de 0,14
Marcar questão
Texto da questão
A escravidão já existia no mundo muito antes da chegada dos europeus à América. Considerando a asserção, analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta: 
I. Geralmente, na antiguidade, pessoas eram escravizadas depois de batalhas e conquistas de territórios, como meio de espólio, prêmio de guerra, em que o vencedor tinha direito sobre o conquistado.
II. No Império Romano pessoas eram escravizadas para construção de grandes obras como aquedutos, estradas e templos.
III. Em Atenas, na Grécia, pessoas também eram escravizadas por meio de dívidas: a pessoa que contraiu uma dívida com outra e não tinha condições de pagá-la se tornava escravo até que sua dívida fosse sanada.
IV. Não há diferença entre a escravidão da antiguidade e a escravidão moderna.
a.
Apenas I e II estão corretas.
b.
Apenas I e III estão corretas.
c.
Apenas I, II e III estão corretas. (CERTO)
d.
Todas estão corretas.
e.
Apenas II e IV estão corretas.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 27
Completo
Atingiu 0,13 de 0,13
Marcar questão
Texto da questão
Em um primeiro momento, os portugueses conseguiram encontrar meios de fazer trocas, denominadas escambo, com os nativos. Com o passar do tempo surgiu a necessidade de aumentar a mão-de-obra, considerando a demanda do mercado europeu de qual produto?
Assinale a alternativa correta.
a.
Pau-brasil. (CERTO)
b.
Café.
c.
Ouro.
d.
Tabaco.
e.
Tabaco.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 28
Completo
Atingiu 0,13 de 0,13
Marcar questão
Texto da questão
O comércio do Rio de Janeiro e a cidade passam a desenvolver-se e em torno do porto, da Praça do Largo (atual praça XV de Novembro), ali havia locais que atendiam às necessidades desses homens, marinheiros, trabalhadores, negociantes, viajantes, ou mesmo apenas aventureiros, o Porto torna-se parada obrigatória. Considerando o exposto, analise as sentenças e assinale a alternativa correta.
I. O porto também é o local onde a Corte Portuguesa se instala como casa de despacho, que mais tarde se chamaria Paço Imperial.
II. O consumo e o comércio, aliado a essa vontade e desejo pelo novo, pelo requinte, nos possibilita refletir sobre a produção de símbolos e significados por esses “homens novos”, fruto das mudanças econômicas, sociais e culturais.
III. Mudanças foram efetivadas e isso irá produzir uma nova maneira de se apresentar: da condição de capital do vice-reino, com uma precária situação de higienização e com poucos locais de socialização, sendo os que havia ainda eram armazéns e boticas; para a capital do reino que se moderniza e passa a ter teatros, cafés e ruas asfaltados para o convívio social.
a.
Todas as afirmativas estão corretas. (CERTO)
b.
Apenas I está correta.
c.
Apenas II está correta.
d.
II e III estão corretas, apenas.
e.
I e II estão corretas, apenas.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 29
Completo
Atingiu 0,13 de 0,13
Marcar questão
Texto da questão
A Constituição que estava sendo construída para este processo moderado pintura em relação ao Portugal, liderados por José Bonifácio, o fim da escravidão no Brasil. Não estava no projeto político do Brasil neste momento acabar com a escravidão imediatamente após a separação de Portugal, o que constava era um projeto lento e gradual do fim da escravidão, na medida em que a economia era muito dependente da mão de obra escrava e as elites e o preconceito estruturados na sociedade brasileira não conseguiam imaginar uma sociedade naquele momento sem a presença da escravidão. Junto com processo de construção do Estado brasileiro e a construção, lenta e gradual, do fim da escravidão no Brasil processo de tentativa de embranquecimento da sociedade brasileira.
Neste sentido, analise a afirmativa abaixo e complete corretamente a lacuna:
 
“Em junho de 1822, dom Pedro editou o “__________”, onde o príncipe regente determinava que qualquer lei uma imposição portuguesa que chegasse às terras brasileiras só seria aceita, caso ____________ estivesse de acordo”.
 
Assinale a alternativa correta:
a.
Cumpra-se; Dona Leopoldina
b.
Cale-se; Dona Leopoldina
c.
Cumpra-se; Dom Pedro (CERTO)
d.
Constitui-se; Dom Pedro
e.
Constitui-se; Dona Leopoldina
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 30
Completo
Atingiu 0,13 de 0,13
Marcar questão
Texto da questão
Em 1848 o Brasil enfrentaria sua última revolta impactante e a última das grandes revoltas pernambucanas. Liderada pelo Partido Liberal de Pernambuco, ou Partido da Praia ou ainda Partido Praieiro (o jornal do partido ficava na rua da Praia, por isso o nome Praieiro). a revolta aconteceu porque as disputas entre não somente âmbito nacional, mas também em âmbito provincial. e naquele momento em 1848 a disputa estava em quem seria escolhido como presidente daprovíncia e quem comporia a Assembleia Provincial.
 
Tal afirmativa refere-se a qual Revolta:
a.
Revolta da Chibata
b.
Revolta da Armada
c.
Revolta Cafeeira
d.
Revolta da Vacina
e.
Revolta Praieira (CERTO)
Feedback
Sua resposta está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina