Logo Passei Direto
Buscar

9A Simulado CEBRASPE-TSE (145 questAes de Enfermagem)

User badge image
Anny Araújo

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Julgue o item que se seguem, com base em referências reconhecidas pelo Ministério da Saúde para o trabalho em enfermagem.
A infecção adquirida fora do ambiente hospitalar é denominada infecção externa.
( ) Certo
( ) Errado

Assinale a opção correta acerca das medidas de prevenção e controle das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS).
Os equipos de infusão de hemocomponentes devem ser trocados a cada 96 horas, a fim de se evitar infecção da corrente sanguínea.
a) Os equipos de infusão de hemocomponentes devem ser trocados a cada 96 horas, a fim de se evitar infecção da corrente sanguínea.
b) Na higiene íntima rotineira do paciente que usa cateter de longa permanência, é preciso aplicar antibióticos ou antissépticos junto ao meato urinário e realizar a troca periódica desse dispositivo.
c) Para prevenir infecção cirúrgica, a tricotomia deve ser feita de rotina no dia anterior, com lâminas descartáveis.
d) Na utilização de cateteres venosos periféricos, devem-se escolher aqueles de maior calibre, para diminuir a resistência das soluções infundidas, e manter fixação com esparadrapo comum ou fita micropore.
e) Para diminuir os riscos de pneumonia associada à ventilação mecânica do paciente entubado, a higiene bucal dele deve ser feita com gaze seca ou umedecida em água destilada, inclusive na superfície externa do tubo orotraqueal.

A higienização das mãos é uma medida de extrema importância para prevenir infecções na assistência à saúde.
A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
A As mãos, quando visivelmente sujas ou contaminadas, devem ser higienizadas somente com álcool em gel a 70%.
B A higienização antisséptica das mãos deve ser feita com polivinil pirrolidona iodo (PVPI) degermante, durante três a cinco minutos.
C O uso de luvas de procedimento torna facultativa a higienização das mãos durante a assistência.
D A higienização simples das mãos favorece a remoção mecânica de substâncias orgânicas e microrganismos.
E O uso obrigatório do álcool em gel a 70% restringe-se a procedimentos em que há possível contaminação por fluidos corporais.

A higienização das mãos é um componente das medidas de precauções padrão, que visa prevenir a transmissão de microrganismos nos ambientes de assistência à saúde.
Acerca dessa prática, assinale a opção correta.
a) A higienização pode ser feita com preparação alcoólica quando as mãos estiverem visivelmente sujas.
b) A higienização das mãos após tocar o paciente visa proteger o paciente, evitando a transmissão de micro-organismos das mãos do profissional de saúde.
c) A higienização das mãos deve ser realizada somente antes do contato com as áreas próximas ao paciente.
d) A higienização das mãos é recomendada somente antes da exposição a fluidos corporais.
e) A higienização das mãos antes da realização de qualquer procedimento asséptico evita a transmissão de microrganismos das mãos do profissional para o paciente.

O Ministério da Saúde preconiza a higienização das mãos como uma medida primária no controle e na prevenção de infecções nos serviços de saúde.
O profissional de enfermagem deve, necessariamente, higienizar suas mãos com preparação alcoólica
a) sempre antes de iniciar o turno de trabalho.
b) quando tiver resíduo nas mãos após o preparo de medicamentos.
c) no momento que antecede a manipulação do cateter e do sistema de administração de medicamento intravenoso.
d) após usar o banheiro.
e) após calçar luvas de procedimento para realização de procedimentos invasivos.

A comissão de controle de infecção hospitalar (CCIH) deve
Assinale a opção correta.
I. ser constituída por profissionais de nível superior.
II. realizar periodicamente uma revisão das normas institucionais de combate às infecções hospitalares.
III. promover atividades educativas de prevenção e controle das infecções dirigidas ao quadro de profissionais de saúde do hospital.
a) Apenas o item I está certo.
b) Apenas o item II está certo.
c) Apenas o item III está certo.
d) Apenas os itens I e III estão certos.
e) Todos os itens estão certos.

As máscaras com filtro N95 ou PFF2 são utilizadas na assistência de pacientes em que há necessidade de precauções de contato por aerossóis.
São exemplos de doenças cuja prevenção demanda o uso obrigatório dessas máscaras:
a) a covid-19 em procedimentos geradores de aerossóis e a meningite.
b) a covid-19 em procedimentos geradores de aerossóis e a rubéola.
c) a covid-19 em procedimentos geradores de aerossóis e o sarampo.
d) a covid-19 em procedimentos geradores de aerossóis e a zika.
e) a covid-19 em procedimentos geradores de aerossóis e a coqueluche.

A respeito do planejamento na administração e assistência de enfermagem ao paciente com tuberculose pulmonar em nível ambulatorial, assinale a opção correta.
Sendo negativo o resultado da baciloscopia do escarro colhida na primeira consulta de enfermagem, fica dispensada outra coleta, devendo-se apenas orientar o paciente a voltar no serviço após seis meses.
a) Sendo negativo o resultado da baciloscopia do escarro colhida na primeira consulta de enfermagem, fica dispensada outra coleta, devendo-se apenas orientar o paciente a voltar no serviço após seis meses.
b) Os frascos de tuberculina a serem utilizados para eventuais testes de Mantoux devem ser descongelados no início do plantão e descartados após sua abertura, no prazo de sete dias.
c) Durante a consulta de enfermagem, o diagnóstico de tuberculose pulmonar deve ser elaborado pelo enfermeiro, que deve registrar como resultados esperados o desfecho dos exames de escarro e o teste tuberculínico.
d) Para diminuir o risco de transmissão, a unidade de saúde que atende esse paciente deve dispor de uma sala de espera e de uma sala de coleta de escarro, ambas fechadas e com, no mínimo, 3 m2.
e) Entre as medidas administrativas importantes a serem tomadas nesse contexto incluem-se o atendimento desse paciente em horários escalonados ao longo dos turnos e o oferecimento de máscara cirúrgica para que ele a use enquanto aguarda a consulta, não estando indicada máscara PFF2.

As medidas de prevenção e proteção da saúde do trabalhador devem considerar a hierarquia de controle de riscos, em que medidas de proteção individual envolvem
Assinale a opção correta.
a) a substituição de produtos, maquinaria e equipamentos por outros que ofereçam menos risco para a saúde.
b) o uso de equipamentos de proteção individual.
c) o controle das exposições existentes no local de trabalho por meio da instalação de dispositivos de proteção que melhorem as condições gerais dos ambientes.
d) a eliminação dos riscos de qualquer natureza.
e) a mudança no modo e na organização do trabalho, com adoção de práticas alternativas de trabalho.

Os enfermeiros, assim como todos os outros profissionais da área da saúde que oferecem assistência direta a pacientes nas diferentes unidades de saúde, estão expostos à infecção transmitida por diferentes vias de contaminação.
Em relação à paramentação e desparamentação, assinale a opção correta, segundo a recomendação do Conselho Federal de Enfermagem.
a) Na retirada dos equipamentos de proteção individual, é recomendada higienização das mãos com água e sabão ou solução alcoólica apenas após a retirada das luvas.
b) Na paramentação para a realização de procedimentos geradores de aerossóis, é recomendada a seguinte ordem dos equipamentos de proteção individual: máscara cirúrgica, óculos ou protetor facial, gorro ou touca, avental ou capote e luvas.
c) A remoção dos equipamentos de proteção individual deve ser realizada ainda no quarto, próximo à saída, ou na antessala, porém é recomendada a retirada da máscara somente após o profissional deixar o quarto do paciente e fechar a porta.
d) Na retirada do avental ou capote, recomenda-se tocar apenas em sua parte externa para prevenir a infecção.
e) O gorro deve ser retirado somente no final da desparamentação.

No que diz respeito à tuberculose, é correto afirmar que
Assinale a opção correta.
a) sua incidência, desde a Segunda Guerra Mundial, mantém-se em queda no mundo, devido às medidas de prevenção e tratamento.
b) o risco de transmissão dessa doença pelo infectado começa a diminuir apenas a partir do segundo mês de tratamento.
c) o sucesso no diagnóstico de tuberculose pulmonar por métodos bacteriológicos convencionais independe da faixa etária.
d) a tuberculose meningoencefálica é de difícil detecção, especialmente por não levar a um quadro de meningite.
e) pacientes com tal doença devem ser testados para HIV o mais brevemente possível após o diagnóstico.

De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde para o controle da tuberculose no Brasil, assinale a opção correta.
Para fins de notificação no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), considera-se tratamento diretamente observado (TDO) aquele executado apenas por profissionais de enfermagem.
a) Para fins de notificação no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), considera-se tratamento diretamente observado (TDO) aquele executado apenas por profissionais de enfermagem.
b) O acompanhamento clínico de crianças com tuberculose deve ser feito com frequência maior do que o de adultos.
c) O serviço de saúde deve responsabilizar-se pela adesão ao tratamento quando o paciente recusa o tratamento diretamente observado (TDO).
d) Profissionais de enfermagem, por terem maior exposição laboral ao agente causador da tuberculose, devem ser imunizados com a vacina BCG.
e) A internação compulsória deve ser empregada como alternativa para contornar deficiências da rede de atenção ou eventual despreparo das equipes envolvidas.

Uma equipe de trabalhadores civis foi designada para realizar trabalhos de campo em localidade remota no norte do país, sem acesso a saneamento básico e onde foram identificados casos de febre tifoide.
Os trabalhadores em questão deverão receber prévia imunização contra a febre tifoide.
( ) Certo
( ) Errado

A vigilância epidemiológica em relação a esses trabalhadores abrange ações como o conhecimento do comportamento da febre tifoide na população local, a identificação dos fatores de risco relativos à doença e a recomendação de medidas de prevenção, vigilância e controle da doença.
Os trabalhadores em questão deverão receber prévia imunização contra a febre tifoide.
( ) Certo
( ) Errado

A análise da situação de saúde desses trabalhadores pela enfermagem da empresa requer tão somente informações de morbimortalidade que possibilitem a compreensão e a intervenção nos problemas de saúde específicos e exclusivamente relacionados ao trabalho.
Os trabalhadores em questão deverão receber prévia imunização contra a febre tifoide.
( ) Certo
( ) Errado

Considerando-se que a prevalência de hepatite D é mais elevada no norte do país, é importante verificar o estado imunológico dos trabalhadores em relação à hepatite B e vacinar os indivíduos suscetíveis, pois essa é uma forma de proteção indireta contra a hepatite D.
Os trabalhadores em questão deverão receber prévia imunização contra a febre tifoide.
( ) Certo
( ) Errado

Assinale a opção que apresenta doenças causadas por protozoários.
a) botulismo e febre maculosa
b) brucelose e rubéola
c) caxumba e raiva
d) doença de chagas e leishmaniose
e) filariose e leptospirose

As doenças parasitárias frequentemente acometem populações com vulnerabilidade social e são classificadas pela Organização Mundial da Saúde como doenças negligenciadas.
Acerca desse tema, assinale a opção correta.
a) O ciclo biológico do parasito responsável pela ascaridíase, o Ascaris lumbricoides, inicia-se com a ingestão das larvas do parasito pelo hospedeiro humano, contidas em água ou alimento contaminado, continua com a eliminação dos ovos nas fezes, o crescimento e a eclosão no solo, até a nova contaminação.
b) Para completar o ciclo biológico da esquistossomose, o parasito Schistosoma mansoni necessita do hospedeiro definitivo, que é o ser humano, e do hospedeiro intermediário, que é o rato.
c) A enterobíase é causada pela tênia, um platelminto da classe cestoda que contamina seu hospedeiro a partir da ingestão de carne crua.
d) Ancylostoma duodenale e Necator americanus são os agentes infecciosos responsáveis pela ancilostomíase, os quais aderem à mucosa intestinal do hospedeiro e provocam-lhe quadro de anemia.
e) O verme adulto Trichuris trichiura é um helminto arredondado que penetra no hospedeiro em forma de larva e fixa-se no duodeno a partir de uma ampla cavidade bucal e dentes, causando a oxiurose.

O fungo causador da paracoccidiodomicose é um patógeno de baixa infectividade, por ter baixa capacidade de causar infecção.
( ) Certo
( ) Errado

A notificação compulsória é a comunicação obrigatória à autoridade de saúde sobre a ocorrência de suspeita ou confirmação de doença, agravo ou evento de saúde pública. Estão dispensados de realizar tal notificação compulsória os:
a) responsáveis por estabelecimento privado de saúde.
b) médicos.
c) profissionais de saúde, com exceção dos médicos.
d) secretários de saúde de estado ou município.
e) responsáveis por estabelecimento público de saúde.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Julgue o item que se seguem, com base em referências reconhecidas pelo Ministério da Saúde para o trabalho em enfermagem.
A infecção adquirida fora do ambiente hospitalar é denominada infecção externa.
( ) Certo
( ) Errado

Assinale a opção correta acerca das medidas de prevenção e controle das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS).
Os equipos de infusão de hemocomponentes devem ser trocados a cada 96 horas, a fim de se evitar infecção da corrente sanguínea.
a) Os equipos de infusão de hemocomponentes devem ser trocados a cada 96 horas, a fim de se evitar infecção da corrente sanguínea.
b) Na higiene íntima rotineira do paciente que usa cateter de longa permanência, é preciso aplicar antibióticos ou antissépticos junto ao meato urinário e realizar a troca periódica desse dispositivo.
c) Para prevenir infecção cirúrgica, a tricotomia deve ser feita de rotina no dia anterior, com lâminas descartáveis.
d) Na utilização de cateteres venosos periféricos, devem-se escolher aqueles de maior calibre, para diminuir a resistência das soluções infundidas, e manter fixação com esparadrapo comum ou fita micropore.
e) Para diminuir os riscos de pneumonia associada à ventilação mecânica do paciente entubado, a higiene bucal dele deve ser feita com gaze seca ou umedecida em água destilada, inclusive na superfície externa do tubo orotraqueal.

A higienização das mãos é uma medida de extrema importância para prevenir infecções na assistência à saúde.
A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
A As mãos, quando visivelmente sujas ou contaminadas, devem ser higienizadas somente com álcool em gel a 70%.
B A higienização antisséptica das mãos deve ser feita com polivinil pirrolidona iodo (PVPI) degermante, durante três a cinco minutos.
C O uso de luvas de procedimento torna facultativa a higienização das mãos durante a assistência.
D A higienização simples das mãos favorece a remoção mecânica de substâncias orgânicas e microrganismos.
E O uso obrigatório do álcool em gel a 70% restringe-se a procedimentos em que há possível contaminação por fluidos corporais.

A higienização das mãos é um componente das medidas de precauções padrão, que visa prevenir a transmissão de microrganismos nos ambientes de assistência à saúde.
Acerca dessa prática, assinale a opção correta.
a) A higienização pode ser feita com preparação alcoólica quando as mãos estiverem visivelmente sujas.
b) A higienização das mãos após tocar o paciente visa proteger o paciente, evitando a transmissão de micro-organismos das mãos do profissional de saúde.
c) A higienização das mãos deve ser realizada somente antes do contato com as áreas próximas ao paciente.
d) A higienização das mãos é recomendada somente antes da exposição a fluidos corporais.
e) A higienização das mãos antes da realização de qualquer procedimento asséptico evita a transmissão de microrganismos das mãos do profissional para o paciente.

O Ministério da Saúde preconiza a higienização das mãos como uma medida primária no controle e na prevenção de infecções nos serviços de saúde.
O profissional de enfermagem deve, necessariamente, higienizar suas mãos com preparação alcoólica
a) sempre antes de iniciar o turno de trabalho.
b) quando tiver resíduo nas mãos após o preparo de medicamentos.
c) no momento que antecede a manipulação do cateter e do sistema de administração de medicamento intravenoso.
d) após usar o banheiro.
e) após calçar luvas de procedimento para realização de procedimentos invasivos.

A comissão de controle de infecção hospitalar (CCIH) deve
Assinale a opção correta.
I. ser constituída por profissionais de nível superior.
II. realizar periodicamente uma revisão das normas institucionais de combate às infecções hospitalares.
III. promover atividades educativas de prevenção e controle das infecções dirigidas ao quadro de profissionais de saúde do hospital.
a) Apenas o item I está certo.
b) Apenas o item II está certo.
c) Apenas o item III está certo.
d) Apenas os itens I e III estão certos.
e) Todos os itens estão certos.

As máscaras com filtro N95 ou PFF2 são utilizadas na assistência de pacientes em que há necessidade de precauções de contato por aerossóis.
São exemplos de doenças cuja prevenção demanda o uso obrigatório dessas máscaras:
a) a covid-19 em procedimentos geradores de aerossóis e a meningite.
b) a covid-19 em procedimentos geradores de aerossóis e a rubéola.
c) a covid-19 em procedimentos geradores de aerossóis e o sarampo.
d) a covid-19 em procedimentos geradores de aerossóis e a zika.
e) a covid-19 em procedimentos geradores de aerossóis e a coqueluche.

A respeito do planejamento na administração e assistência de enfermagem ao paciente com tuberculose pulmonar em nível ambulatorial, assinale a opção correta.
Sendo negativo o resultado da baciloscopia do escarro colhida na primeira consulta de enfermagem, fica dispensada outra coleta, devendo-se apenas orientar o paciente a voltar no serviço após seis meses.
a) Sendo negativo o resultado da baciloscopia do escarro colhida na primeira consulta de enfermagem, fica dispensada outra coleta, devendo-se apenas orientar o paciente a voltar no serviço após seis meses.
b) Os frascos de tuberculina a serem utilizados para eventuais testes de Mantoux devem ser descongelados no início do plantão e descartados após sua abertura, no prazo de sete dias.
c) Durante a consulta de enfermagem, o diagnóstico de tuberculose pulmonar deve ser elaborado pelo enfermeiro, que deve registrar como resultados esperados o desfecho dos exames de escarro e o teste tuberculínico.
d) Para diminuir o risco de transmissão, a unidade de saúde que atende esse paciente deve dispor de uma sala de espera e de uma sala de coleta de escarro, ambas fechadas e com, no mínimo, 3 m2.
e) Entre as medidas administrativas importantes a serem tomadas nesse contexto incluem-se o atendimento desse paciente em horários escalonados ao longo dos turnos e o oferecimento de máscara cirúrgica para que ele a use enquanto aguarda a consulta, não estando indicada máscara PFF2.

As medidas de prevenção e proteção da saúde do trabalhador devem considerar a hierarquia de controle de riscos, em que medidas de proteção individual envolvem
Assinale a opção correta.
a) a substituição de produtos, maquinaria e equipamentos por outros que ofereçam menos risco para a saúde.
b) o uso de equipamentos de proteção individual.
c) o controle das exposições existentes no local de trabalho por meio da instalação de dispositivos de proteção que melhorem as condições gerais dos ambientes.
d) a eliminação dos riscos de qualquer natureza.
e) a mudança no modo e na organização do trabalho, com adoção de práticas alternativas de trabalho.

Os enfermeiros, assim como todos os outros profissionais da área da saúde que oferecem assistência direta a pacientes nas diferentes unidades de saúde, estão expostos à infecção transmitida por diferentes vias de contaminação.
Em relação à paramentação e desparamentação, assinale a opção correta, segundo a recomendação do Conselho Federal de Enfermagem.
a) Na retirada dos equipamentos de proteção individual, é recomendada higienização das mãos com água e sabão ou solução alcoólica apenas após a retirada das luvas.
b) Na paramentação para a realização de procedimentos geradores de aerossóis, é recomendada a seguinte ordem dos equipamentos de proteção individual: máscara cirúrgica, óculos ou protetor facial, gorro ou touca, avental ou capote e luvas.
c) A remoção dos equipamentos de proteção individual deve ser realizada ainda no quarto, próximo à saída, ou na antessala, porém é recomendada a retirada da máscara somente após o profissional deixar o quarto do paciente e fechar a porta.
d) Na retirada do avental ou capote, recomenda-se tocar apenas em sua parte externa para prevenir a infecção.
e) O gorro deve ser retirado somente no final da desparamentação.

No que diz respeito à tuberculose, é correto afirmar que
Assinale a opção correta.
a) sua incidência, desde a Segunda Guerra Mundial, mantém-se em queda no mundo, devido às medidas de prevenção e tratamento.
b) o risco de transmissão dessa doença pelo infectado começa a diminuir apenas a partir do segundo mês de tratamento.
c) o sucesso no diagnóstico de tuberculose pulmonar por métodos bacteriológicos convencionais independe da faixa etária.
d) a tuberculose meningoencefálica é de difícil detecção, especialmente por não levar a um quadro de meningite.
e) pacientes com tal doença devem ser testados para HIV o mais brevemente possível após o diagnóstico.

De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde para o controle da tuberculose no Brasil, assinale a opção correta.
Para fins de notificação no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), considera-se tratamento diretamente observado (TDO) aquele executado apenas por profissionais de enfermagem.
a) Para fins de notificação no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), considera-se tratamento diretamente observado (TDO) aquele executado apenas por profissionais de enfermagem.
b) O acompanhamento clínico de crianças com tuberculose deve ser feito com frequência maior do que o de adultos.
c) O serviço de saúde deve responsabilizar-se pela adesão ao tratamento quando o paciente recusa o tratamento diretamente observado (TDO).
d) Profissionais de enfermagem, por terem maior exposição laboral ao agente causador da tuberculose, devem ser imunizados com a vacina BCG.
e) A internação compulsória deve ser empregada como alternativa para contornar deficiências da rede de atenção ou eventual despreparo das equipes envolvidas.

Uma equipe de trabalhadores civis foi designada para realizar trabalhos de campo em localidade remota no norte do país, sem acesso a saneamento básico e onde foram identificados casos de febre tifoide.
Os trabalhadores em questão deverão receber prévia imunização contra a febre tifoide.
( ) Certo
( ) Errado

A vigilância epidemiológica em relação a esses trabalhadores abrange ações como o conhecimento do comportamento da febre tifoide na população local, a identificação dos fatores de risco relativos à doença e a recomendação de medidas de prevenção, vigilância e controle da doença.
Os trabalhadores em questão deverão receber prévia imunização contra a febre tifoide.
( ) Certo
( ) Errado

A análise da situação de saúde desses trabalhadores pela enfermagem da empresa requer tão somente informações de morbimortalidade que possibilitem a compreensão e a intervenção nos problemas de saúde específicos e exclusivamente relacionados ao trabalho.
Os trabalhadores em questão deverão receber prévia imunização contra a febre tifoide.
( ) Certo
( ) Errado

Considerando-se que a prevalência de hepatite D é mais elevada no norte do país, é importante verificar o estado imunológico dos trabalhadores em relação à hepatite B e vacinar os indivíduos suscetíveis, pois essa é uma forma de proteção indireta contra a hepatite D.
Os trabalhadores em questão deverão receber prévia imunização contra a febre tifoide.
( ) Certo
( ) Errado

Assinale a opção que apresenta doenças causadas por protozoários.
a) botulismo e febre maculosa
b) brucelose e rubéola
c) caxumba e raiva
d) doença de chagas e leishmaniose
e) filariose e leptospirose

As doenças parasitárias frequentemente acometem populações com vulnerabilidade social e são classificadas pela Organização Mundial da Saúde como doenças negligenciadas.
Acerca desse tema, assinale a opção correta.
a) O ciclo biológico do parasito responsável pela ascaridíase, o Ascaris lumbricoides, inicia-se com a ingestão das larvas do parasito pelo hospedeiro humano, contidas em água ou alimento contaminado, continua com a eliminação dos ovos nas fezes, o crescimento e a eclosão no solo, até a nova contaminação.
b) Para completar o ciclo biológico da esquistossomose, o parasito Schistosoma mansoni necessita do hospedeiro definitivo, que é o ser humano, e do hospedeiro intermediário, que é o rato.
c) A enterobíase é causada pela tênia, um platelminto da classe cestoda que contamina seu hospedeiro a partir da ingestão de carne crua.
d) Ancylostoma duodenale e Necator americanus são os agentes infecciosos responsáveis pela ancilostomíase, os quais aderem à mucosa intestinal do hospedeiro e provocam-lhe quadro de anemia.
e) O verme adulto Trichuris trichiura é um helminto arredondado que penetra no hospedeiro em forma de larva e fixa-se no duodeno a partir de uma ampla cavidade bucal e dentes, causando a oxiurose.

O fungo causador da paracoccidiodomicose é um patógeno de baixa infectividade, por ter baixa capacidade de causar infecção.
( ) Certo
( ) Errado

A notificação compulsória é a comunicação obrigatória à autoridade de saúde sobre a ocorrência de suspeita ou confirmação de doença, agravo ou evento de saúde pública. Estão dispensados de realizar tal notificação compulsória os:
a) responsáveis por estabelecimento privado de saúde.
b) médicos.
c) profissionais de saúde, com exceção dos médicos.
d) secretários de saúde de estado ou município.
e) responsáveis por estabelecimento público de saúde.

Prévia do material em texto

www.romulopassos.com.br 1
9º Simulado CEBRASPE
145 questões comentadas 
de Enfermagem
Provas: DATAPREV; PM-TO; Petrobras; Barra dos 
Coqueiros- SE; Maringá-PR; e Camaçari-BA. 
Segunda, às 20h
www.romulopassos.com.br 2
(DATAPREV/CEBRASPE/2023) Julgue o item que se seguem, com base em referências
reconhecidas pelo Ministério da Saúde para o trabalho em enfermagem.
1. A infecção adquirida fora do ambiente hospitalar é denominada infecção externa.
( ) Certo ( ) Errado
2. (Prefeitura de Barra dos Coqueiros-SE/CEBRASPE/2020) Assinale a opção correta acerca das
medidas de prevenção e controle das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS).
a) Os equipos de infusão de hemocomponentes devem ser trocados a cada 96 horas, a fim de se
evitar infecção da corrente sanguínea.
b) Na higiene íntima rotineira do paciente que usa cateter de longa permanência, é preciso aplicar
antibióticos ou antissépticos junto ao meato urinário e realizar a troca periódica desse dispositivo.
c) Para prevenir infecção cirúrgica, a tricotomia deve ser feita de rotina no dia anterior, com lâminas
descartáveis.
d) Na utilização de cateteres venosos periféricos, devem-se escolher aqueles de maior calibre, para
diminuir a resistência das soluções infundidas, e manter fixação com esparadrapo comum ou fita
micropore.
e) Para diminuir os riscos de pneumonia associada à ventilação mecânica do paciente entubado, a
higiene bucal dele deve ser feita com gaze seca ou umedecida em água destilada, inclusive na
superfície externa do tubo orotraqueal.
www.romulopassos.com.br 3
3. (Prefeitura de Barra dos Coqueiros-SE/CEBRASPE/2020) A higienização das mãos é uma
medida de extrema importância para prevenir infecções na assistência à saúde. A respeito desse
assunto, assinale a opção correta.
a) As mãos, quando visivelmente sujas ou contaminadas, devem ser higienizadas somente com
álcool em gel a 70%.
b) A higienização antisséptica das mãos deve ser feita com polivinil pirrolidona iodo (PVPI)
degermante, durante três a cinco minutos.
c) O uso de luvas de procedimento torna facultativa a higienização das mãos durante a assistência.
d) A higienização simples das mãos favorece a remoção mecânica de substâncias orgânicas e
microrganismos.
e) O uso obrigatório do álcool em gel a 70% restringe-se a procedimentos em que há possível
contaminação por fluidos corporais.
4. (Prefeitura de Camaçari-BA/CEBRASPE/2024) A higienização das mãos é um componente das
medidas de precauções padrão, que visa prevenir a transmissão de microrganismos nos
ambientes de assistência à saúde. Acerca dessa prática, assinale a opção correta.
a) A higienização pode ser feita com preparação alcoólica quando as mãos estiverem visivelmente
sujas.
b) A higienização das mãos após tocar o paciente visa proteger o paciente, evitando a transmissão
de micro-organismos das mãos do profissional de saúde.
c) A higienização das mãos deve ser realizada somente antes do contato com as áreas próximas ao
paciente.
d) A higienização das mãos é recomendada somente antes da exposição a fluidos corporais.
e) A higienização das mãos antes da realização de qualquer procedimento asséptico evita a
transmissão de microrganismos das mãos do profissional para o paciente.
5. (Prefeitura de Barra dos Coqueiros-SE/CEBRASPE/2020) O Ministério da Saúde preconiza a
higienização das mãos como uma medida primária no controle e na prevenção de infecções nos
serviços de saúde. O profissional de enfermagem deve, necessariamente, higienizar suas mãos
com preparação alcoólica
a) sempre antes de iniciar o turno de trabalho.
b) quando tiver resíduo nas mãos após o preparo de medicamentos.
c) no momento que antecede a manipulação do cateter e do sistema de administração de
medicamento intravenoso.
d) após usar o banheiro.
e) após calçar luvas de procedimento para realização de procedimentos invasivos.
(DATAPREV/CEBRASPE/2023) Julgue os itens subsequentes.
6. Por força do princípio da biossegurança, o uso de luvas pode substituir o processo de lavagem
das mãos na situação de indisponibilidade de pias e lavatórios, conforme previsto nas normas
regulamentadoras do trabalho.
( ) Certo ( ) Errado
www.romulopassos.com.br 4
Comissão de Controle de Infecção Hospitalar - CCIH
www.romulopassos.com.br 5
7. (Prefeitura de Camaçari-BA/CEBRASPE/2024) A comissão de controle de infecção hospitalar
(CCIH) deve
I. ser constituída por profissionais de nível superior.
II. realizar periodicamente uma revisão das normas institucionais de combate às infecções
hospitalares.
III. promover atividades educativas de prevenção e controle das infecções dirigidas ao quadro de
profissionais de saúde do hospital.
Assinale a opção correta.
a) Apenas o item I está certo.
b) Apenas o item II está certo.
c) Apenas o item III está certo.
d) Apenas os itens I e III estão certos.
e) Todos os itens estão certos.
8. (Prefeitura de Barra dos Coqueiros-SE/CEBRASPE/2020/Adaptada) As máscaras com filtro N95
ou PFF2 são utilizadas na assistência de pacientes em que há necessidade de precauções de
contato por aerossóis. São exemplos de doenças cuja prevenção demanda o uso obrigatório
dessas máscaras:
a) a covid-19 em procedimentos geradores de aerossóis e a meningite.
b) a covid-19 em procedimentos geradores de aerossóis e a rubéola.
c) a covid-19 em procedimentos geradores de aerossóis e o sarampo.
d) a covid-19 em procedimentos geradores de aerossóis e a zika.
e) a covid-19 em procedimentos geradores de aerossóis e a coqueluche.
www.romulopassos.com.br 6
9. (Prefeitura de Barra dos Coqueiros-SE/CEBRASPE/2020) A respeito do planejamento na
administração e assistência de enfermagem ao paciente com tuberculose pulmonar em nível
ambulatorial, assinale a opção correta.
a) Sendo negativo o resultado da baciloscopia do escarro colhida na primeira consulta de
enfermagem, fica dispensada outra coleta, devendo-se apenas orientar o paciente a voltar no
serviço após seis meses.
b) Os frascos de tuberculina a serem utilizados para eventuais testes de Mantoux devem ser
descongelados no início do plantão e descartados após sua abertura, no prazo de sete dias.
c) Durante a consulta de enfermagem, o diagnóstico de tuberculose pulmonar deve ser elaborado
pelo enfermeiro, que deve registrar como resultados esperados o desfecho dos exames de escarro
e o teste tuberculínico.
d) Para diminuir o risco de transmissão, a unidade de saúde que atende esse paciente deve dispor
de uma sala de espera e de uma sala de coleta de escarro, ambas fechadas e com, no mínimo, 3
m2.
e) Entre as medidas administrativas importantes a serem tomadas nesse contexto incluem-se o
atendimento desse paciente em horários escalonados ao longo dos turnos e o oferecimento de
máscara cirúrgica para que ele a use enquanto aguarda a consulta, não estando indicada máscara
PFF2.
10. (Prefeitura de Camaçari-BA/CEBRASPE/2024) As medidas de prevenção e proteção da saúde
do trabalhador devem considerar a hierarquia de controle de riscos, em que medidas de
proteção individual envolvem
a) a substituição de produtos, maquinaria e equipamentos por outros que ofereçam menos risco
para a saúde.
b) o uso de equipamentos de proteção individual.
c) o controle das exposições existentes no local de trabalho por meio da instalação de dispositivos
de proteção que melhorem as condições gerais dos ambientes.
d) a eliminação dos riscos de qualquer natureza.
e) a mudança no modo e na organização do trabalho, com adoção de práticas alternativas de
trabalho.
11. (Prefeitura de Maringá-PR/CEBRASPE/2022) Os enfermeiros, assim como todos os outros
profissionais da área da saúde que oferecem assistência direta a pacientes nas diferentes
unidades de saúde, estão expostos à infecção transmitida por diferentes vias de contaminação.
Nesse contexto, a paramentação e a desparamentação realizadas de forma incorreta estão
associados à infecção de profissionais. Em relação à paramentação e desparamentação, assinale
a opção correta, segundo a recomendação do Conselho Federal de Enfermagem.
a) Na retirada dos equipamentos deproteção individual, é recomendada higienização das mãos
com água e sabão ou solução alcoólica apenas após a retirada das luvas.
b) Na paramentação para a realização de procedimentos geradores de aerossóis, é recomendada a
seguinte ordem dos equipamentos de proteção individual: máscara cirúrgica, óculos ou protetor
facial, gorro ou touca, avental ou capote e luvas.
www.romulopassos.com.br 7
11. (Prefeitura de Maringá-PR/CEBRASPE/2022)
c) A remoção dos equipamentos de proteção individual deve ser realizada ainda no quarto,
próximo à saída, ou na antessala, porém é recomendada a retirada da máscara somente após o
profissional deixar o quarto do paciente e fechar a porta.
d) Na retirada do avental ou capote, recomenda-se tocar apenas em sua parte externa para
prevenir a infecção.
e) O gorro deve ser retirado somente no final da desparamentação.
12. (Prefeitura de Barra dos Coqueiros-SE/CEBRASPE/2020) No que diz respeito à tuberculose, é
correto afirmar que
a) sua incidência, desde a Segunda Guerra Mundial, mantém-se em queda no mundo, devido às
medidas de prevenção e tratamento.
b) o risco de transmissão dessa doença pelo infectado começa a diminuir apenas a partir do
segundo mês de tratamento.
c) o sucesso no diagnóstico de tuberculose pulmonar por métodos bacteriológicos convencionais
independe da faixa etária.
d) a tuberculose meningoencefálica é de difícil detecção, especialmente por não levar a um quadro
de meningite.
e) pacientes com tal doença devem ser testados para HIV o mais brevemente possível após o
diagnóstico.
Vejamos alguns pontos importantes com relação ao tratamento diretamente observado (TDO)
(BRASIL, 2019a):
Tuberculose
www.romulopassos.com.br 8
13. (Prefeitura de Barra dos Coqueiros-SE/CEBRASPE/2020) De acordo com as recomendações do
Ministério da Saúde para o controle da tuberculose no Brasil, assinale a opção correta.
a) Para fins de notificação no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), considera-
se tratamento diretamente observado (TDO) aquele executado apenas por profissionais de
enfermagem.
b) O acompanhamento clínico de crianças com tuberculose deve ser feito com frequência maior do
que o de adultos.
c) O serviço de saúde deve responsabilizar-se pela adesão ao tratamento quando o paciente recusa
o tratamento diretamente observado (TDO).
d) Profissionais de enfermagem, por terem maior exposição laboral ao agente causador da
tuberculose, devem ser imunizados com a vacina BCG.
e) A internação compulsória deve ser empregada como alternativa para contornar deficiências da
rede de atenção ou eventual despreparo das equipes envolvidas.
14. (Prefeitura de Barra dos Coqueiros-SE/CEBRASPE/2020/Adaptada) Julgue os itens a seguir,
acerca de ações de biossegurança, controle e vigilância no enfrentamento da tuberculose.
I. Denomina-se sintomático respiratório o indivíduo que apresenta tosse por período maior ou igual
a dez dias subsecutivos.
II. O Ministério da Saúde recomenda que todo paciente com diagnóstico de tuberculose seja
testado para HIV.
III. Constitui medida de prevenção a oferta de máscara tipo PFF2 ou N95 ao sintomático
respiratório, para uso durante sua permanência na unidade de saúde.
IV. Na atenção básica, recomenda-se que o tratamento diretamente observado (TDO), em acordo
com o paciente, seja realizado em domicílio sob a observação direta de um profissional de saúde.
Estão certos apenas os itens
a) I e II. c) II e IV. e) II, III e IV.
b) I e III. d) I, III e IV.
www.romulopassos.com.br 9
15. (PM-TO/CEBRASPE/2021) Tendo como referência as publicações do Ministério da Saúde a
respeito da febre tifoide, é correto afirmar que
a) essa é uma doença causada por um tipo de vírus.
b) a transmissibilidade dessa doença se restringe às duas primeiras semanas de sintomas.
c) essa doença se relaciona com condições precárias de saneamento e de higiene ambiental e
pessoal.
d) é necessário sacrificar os animais domésticos que apresentem os sintomas dessa doença, pois
eles podem transmiti-la.
e) essa doença é de maior incidência em épocas mais quentes e em ambientes onde o mosquito
transmissor se reproduz com facilidade.
(Petrobras/CEBRASPE/2023) Uma equipe de trabalhadores civis foi designada para realizar
trabalhos de campo em localidade remota no norte do país, sem acesso a saneamento básico e
onde foram identificados casos de febre tifoide.
Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens subsequentes, acerca da
vigilância sanitária, em especial em saúde do trabalhador.
16. Os trabalhadores em questão deverão receber prévia imunização contra a febre tifoide.
( ) Certo ( ) Errado
17. Como a febre tifoide é doença de transmissão hídrica, além de serem tomadas as medidas de
higiene em relação ao preparo de alimentos, o cozinheiro da equipe deverá ser submetido
periodicamente a coprocultura, com vistas à pesquisa do agente causador da doença.
( ) Certo ( ) Errado
18. A vigilância epidemiológica em relação a esses trabalhadores abrange ações como o
conhecimento do comportamento da febre tifoide na população local, a identificação dos fatores
de risco relativos à doença e a recomendação de medidas de prevenção, vigilância e controle da
doença.
( ) Certo ( ) Errado
19. A análise da situação de saúde desses trabalhadores pela enfermagem da empresa requer tão
somente informações de morbimortalidade que possibilitem a compreensão e a intervenção nos
problemas de saúde específicos e exclusivamente relacionados ao trabalho.
( ) Certo ( ) Errado
www.romulopassos.com.br 10
Vejamos, a seguir, as principais características das hepatites virais, conforme o manual de 2008
apud Guia de Vigilância em Saúde (BRASIL, 2024):
Agente etiológico Período de incubação Período de transmissibilidade
Modo de 
transmissão
de 2 a 3 semanas antes dos primeiros 
sintomas, mantendo-se enquanto HBsAg
estiver detectável. O portador crônico pode 
transmitir o HBV durante vários anos.
1 semana antes do início dos sintomas, 
mantendo-se enquanto o paciente apresentar 
HCV-RNA detectável (carga viral).
na superinfecção* (de 2 a 3 semanas) e na 
coinfecção** (1 semana), antes
do início dos sintomas, mantendo-se enquanto 
o HBsAg estiver detectável.
2 semanas antes do início dos sintomas até o 
final da 2ª semana da doença.
Vírus da 
hepatite B (HBV)
Vírus da
hepatite C (HCV)
30 - 180 dias
(média de 60 a 90 
dias)
sexual,
parenteral,
percutânea,
vertical
Vírus da
hepatite D (delta) 
(HDV)
Vírus da
hepatite E (HEV)
fecal-oral
15 - 150 dias
(média de 50 dias)
30 - 180 dias
(esse período é menor 
na superinfecção)
Vírus da
hepatite A (HAV)
14 - 60 dias
(média de 42 dias)
15 - 45 dias
(média de 30 dias)
(Petrobras/CEBRASPE/2023) Julgue o item que se segue.
20. Considerando-se que a prevalência de hepatite D é mais elevada no norte do país, é importante
verificar o estado imunológico dos trabalhadores em relação à hepatite B e vacinar os indivíduos
suscetíveis, pois essa é uma forma de proteção indireta contra a hepatite D.
( ) Certo ( ) Errado
21. (PM-TO/CEBRASPE/2021) Assinale a opção que apresenta doenças causadas por protozoários.
a) botulismo e febre maculosa. d) doença de chagas e leishmaniose.
b) brucelose e rubéola. e) filariose e leptospirose.
c) caxumba e raiva.
22. (Prefeitura de Barra dos Coqueiros-SE/CEBRASPE/2020) As doenças parasitárias
frequentemente acometem populações com vulnerabilidade social e são classificadas pela
Organização Mundial da Saúde como doenças negligenciadas. Acerca desse tema, assinale a opção
correta.
a) O ciclo biológico do parasito responsável pela ascaridíase, o Ascaris lumbricoides, inicia-se com a
ingestão das larvas do parasito pelo hospedeiro humano, contidas em água ou alimento
contaminado, continua com a eliminação dos ovos nas fezes, o crescimento e a eclosão no solo, até
a nova contaminação.
b) Para completar o ciclo biológico da esquistossomose, o parasito Schistosoma mansoni necessita
do hospedeiro definitivo, que é o ser humano, e do hospedeiro intermediário, que é o rato.
c) A enterobíase é causadapela tênia, um platelminto da classe cestoda que contamina seu
hospedeiro a partir da ingestão de carne crua.
www.romulopassos.com.br 11
22. (Prefeitura de Barra dos Coqueiros-SE/CEBRASPE/2020)
d) Ancylostoma duodenale e Necator americanus são os agentes infecciosos responsáveis pela
ancilostomíase, os quais aderem à mucosa intestinal do hospedeiro e provocam-lhe quadro de
anemia.
e) O verme adulto Trichuris trichiura é um helminto arredondado que penetra no hospedeiro em
forma de larva e fixa-se no duodeno a partir de uma ampla cavidade bucal e dentes, causando a
oxiurose.
(Petrobras/CEBRASPE/2023) No que se refere ao conceito de epidemiologia em saúde, julgue o
item seguinte.
23. O fungo causador da paracoccidiodomicose é um patógeno de baixa infectividade, por ter baixa
capacidade de causar infecção.
( ) Certo ( ) Errado
Notificação Compulsória
24. (Prefeitura de Camaçari-BA/CEBRASPE/2024) A notificação compulsória é a comunicação
obrigatória à autoridade de saúde sobre a ocorrência de suspeita ou confirmação de doença,
agravo ou evento de saúde pública.
Estão dispensados de realizar tal notificação compulsória os
a) responsáveis por estabelecimento privado de saúde.
b) médicos.
c) profissionais de saúde, com exceção dos médicos.
d) secretários de saúde de estado ou município.
e) responsáveis por estabelecimento público de saúde.
(Petrobras/CEBRASPE/2023) Com referência à assistência de enfermagem à saúde mental do
trabalhador e às doenças ocupacionais, julgue o item que se segue.
25. Os profissionais de enfermagem da rede de saúde devem estar qualificados para estabelecer as
relações entre as condições de vida e saúde-doença e o trabalho, atual ou pregresso do usuário,
com a prerrogativa de notificação ao sistema de informação em saúde.
( ) Certo ( ) Errado
www.romulopassos.com.br 12
26. (Prefeitura de Camaçari-BA/CEBRASPE/2024) A respeito da notificação compulsória da
ocorrência de suspeita ou confirmação de doença, agravo ou evento de saúde pública, julgue os
itens a seguir.
I. Se for necessária a notificação compulsória de doença para o Ministério da Saúde, também será
necessário comunicar as respectivas secretarias de saúde do estado ou do município onde tiver
ocorrido a identificação da doença.
II. Quando não há obrigatoriedade de notificação compulsória de doença em até 24 h, a notificação
deverá ser de periodicidade semanal.
III. É obrigatória a notificação ao Ministério da Saúde de todos os resultados (positivos e negativos)
de testes diagnósticos para a detecção do vírus causador da varíola dos macacos.
Assinale a opção correta.
a) Apenas o item II está certo.
b) Apenas o item III está certo.
c) Apenas os itens I e II estão certos.
d) Apenas os itens I e III estão certos.
e) Todos os itens estão certos.
(Petrobras/CEBRASPE/2023) Acerca da normatização relacionada à saúde do trabalhador, julgue
o item a seguir.
27. Pneumoconioses, transtornos mentais relacionados ao trabalho e dermatoses ocupacionais são
eventos que devem ser obrigatoriamente notificados por meio do Sistema de Informação de
Agravos de Notificação.
( ) Certo ( ) Errado
(DATAPREV/CEBRASPE/2023) Em relação a doenças transmissíveis e doenças não transmissíveis,
julgue o próximo item.
28. Síndrome respiratória aguda grave associada ao coronavírus (SARS-CoV e MERS-CoV) e acidente
de trabalho (grave, fatal e em crianças e adolescentes) são doenças, agravos ou eventos de saúde
de notificação compulsória.
( ) Certo ( ) Errado
29. (Prefeitura de Camaçari-BA/CEBRASPE/2024) Acerca dos casos de doenças e de agravos
relacionados ao trabalho a serem notificados no Sistema de Informação de Agravos de
Notificação, julgue os itens que se seguem.
I. Os casos de dermatoses relacionadas ao trabalho, pneumoconioses, e transtornos mentais
relacionados ao trabalho, devem ser notificados no Sistema de Informação de Agravos de
Notificação.
II. A notificação de casos de doenças e de agravos relacionados ao trabalho deve ocorrer no
Sistema de Informação de Agravos de Notificação somente após a confirmação da relação com o
trabalho, por meio da investigação epidemiológica.
III. As intoxicações exógenas suspeitas e confirmadas relacionadas ao trabalho devem ser
notificadas em ficha do Sistema de Informação de Agravos de Notificação.
www.romulopassos.com.br 13
29. (Prefeitura de Camaçari-BA/CEBRASPE/2024)
Assinale a opção correta.
a) Apenas o item II está certo.
b) Apenas o item III está certo.
c) Apenas os itens I e II estão certos.
d) Apenas os itens I e III estão certos.
e) Todos os itens estão certos.
(DATAPREV/CEBRASPE/2023) Considerando políticas, organizações, estruturas e atribuições dos
serviços de saúde do adulto e do trabalhador no Brasil, julgue o item a seguir.
30. Lesões por esforços repetitivos (LER) estão entre os agravos relacionados ao trabalho de
notificação compulsória no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).
( ) Certo ( ) Errado
(DATAPREV/CEBRASPE/2023) Tendo em vista que a investigação epidemiológica e a notificação
de casos de doenças e agravos relacionados ao trabalho visam avaliar as circunstâncias da
ocorrência da doença ou do agravo e sua relação com o trabalho, julgue o item que se seguem.
31. Acidentes com exposição a material biológico, perda auditiva induzida por ruído e
pneumoconioses são considerados agravos ou doenças relacionados ao trabalho.
( ) Certo ( ) Errado
32. Os casos de intoxicações exógenas relacionadas ao trabalho devem ser notificados em ficha no
Sistema de Informação de Agravos de Notificação somente após confirmação do evento pelo
médico do trabalho.
( ) Certo ( ) Errado
A RDC nº 15/2012 e a RDC nº 307/2002 estabelecem que os CMEs classe I e II devem ter,
minimamente:
recepção e limpeza (setor sujo);
preparo e esterilização (setor limpo);
desinfecção química, quando aplicável (setor limpo);
local para monitorar o processo de esterilização (setor limpo);
armazenamento e distribuição de materiais esterilizados (setor limpo).
Centro de Material e Esterilização (CME)
www.romulopassos.com.br 14
(Petrobras/CEBRASPE/2023) Julgue o item subsequente.
33. Todos os centros de material e esterilização devem possuir uma sala de desinfecção química.
( ) Certo ( ) Errado
Segundo a RDC nº 15/2012, que dispõe sobre os requisitos de boas práticas para o
processamento de produtos para a saúde, o CME pode ser classificado em dois tipos,
apresentados abaixo:
34. (Prefeitura de Maringá-PR/CEBRASPE/2022) Em relação às boas práticas para o processamento
de produtos para saúde, assinale a opção correta.
a) O centro de material esterilizado só pode processar produtos compatíveis com a sua capacidade
técnica operacional e conforme a sua classificação.
b) Produtos para saúde classificados como críticos devem ser submetidos ao processo de
desinfecção de alto nível após a limpeza.
c) Para a esterilização de produtos de saúde, é permitido o uso de estufas.
d) No processo de limpeza manual dos produtos para saúde, a fricção deve ser realizada com
acessórios abrasivos para facilitar.
e) As embalagens utilizadas para a desinfecção de produtos para saúde devem estar regularizadas
junto à ANVISA, para uso específico nesse processo.
De acordo com a RDC nº 15/2012, os PPS (antigamente denominados artigos médico-
hospitalares) podem ser classificados em (BRASIL, 2012a):
www.romulopassos.com.br 15
De acordo com a RDC nº 15/2012, os PPS (antigamente denominados artigos médico-
hospitalares) podem ser classificados em (BRASIL, 2012a):
(DATAPREV/CEBRASPE/2023) Julgue os itens subsequentes.
35. Em se tratando de produtos para saúde classificados como semicríticos e como não críticos,
basta submetê-los ao processo de limpeza.
( ) Certo ( ) Errado
36. O enxágue dos produtos para saúde processados em centro de material e esterilização deve ser
realizado com água de padrão de potabilidade definida em norma específica.
( ) Certo ( ) Errado
37. É obrigatório o uso de máscara e de óculos durante todo o processamento de produtos para
saúde e em todas as áreas do centro de material e esterilização,sendo vedada sua substituição por
equipamentos como o protetor facial.
( ) Certo ( ) Errado
Atenção!
Para os materiais de inaloterapia e assistência ventilatória, devem ser priorizados os métodos
físicos de desinfecção!
Independente do método ou nível de desinfecção adotado, a garantia de adequada limpeza do
produto é imprescindível, seguindo os POPs escritos, atualizados e em local acessível à equipe.
Fonte: (SOBECC, 2017).
Monitoramento do Processo de Esterilização
Segundo as recomendações da RDC nº 15/2012, o processo de esterilização deve ser
monitorado em cada carga em pacote teste desafio com integradores químicos (classes 5 ou 6),
segundo a rotina definida pelo próprio CME ou pela empresa processadora. O monitoramento do
processo de esterilização com indicadores físicos deve ser registrado a cada ciclo de
esterilização.
No monitoramento do processo de esterilização dos produtos para a saúde implantáveis,
deve ser adicionado um indicador biológico a cada carga.
www.romulopassos.com.br 16
38. (Prefeitura de Barra dos Coqueiros-SE/CEBRASPE/2020) Julgue os itens a seguir, acerca das
boas práticas no processamento de produtos em centros de material e esterilização (CME).
I. Para a descarga de secadoras e termodesinfetadoras e para a carga e descarga de autoclaves, é
obrigatória a utilização de luvas de proteção térmica impermeáveis.
II. Produtos para a saúde utilizados na assistência ventilatória e na inaloterapia devem ser
submetidos à desinfeção por métodos de imersão química líquida, com a utilização de saneantes a
base de aldeídos.
III. No rótulo de identificação dos produtos para saúde processados, deve conter o nome do
produto, o número do lote, a data da esterilização, a data limite de uso, o método de esterilização e
o nome do responsável pelo preparo.
IV. O monitoramento do processo de esterilização com indicadores físicos deve ser registrado a
cada ciclo de esterilização, com liberação da carga para utilização após leitura negativa do indicador
biológico.
Estão certos apenas os itens
a) I e II. c) II e IV. e) II, III e IV.
b) I e III. d) I, III e IV.
39. (Prefeitura de Barra dos Coqueiros-SE/CEBRASPE/2020) Na atenção primária à saúde, cabe ao
técnico de enfermagem, entre outras atribuições,
a) realizar a troca de sonda vesical de demora.
b) realizar consulta de enfermagem.
c) preparar e esterilizar materiais.
d) acolher os usuários por meio de escuta qualificada e classificação de risco.
e) trocar sonda nasogástrica em pacientes acamados.
Classificação de risco dos agentes Biológicos
www.romulopassos.com.br 17
40. (Prefeitura de Camaçari-BA/CEBRASPE/2024) Os agentes biológicos que afetam o ser humano
são distribuídos em classes de risco. Assinale a opção que indica quais agentes biológicos são de
Classe de risco 2.
a) Os agentes biológicos que apresentam alto risco individual e para a comunidade.
b) Os agentes biológicos conhecidos por não causarem doenças no ser humano adulto sadio.
c) Os agentes biológicos que apresentam baixo risco individual e para a comunidade.
d) Os agentes biológicos que provocam infecções no ser humano, com potencial de propagação na
comunidade e de disseminação no meio ambiente.
e) Os agentes biológicos que possuem capacidade de transmissão por via respiratória, e que
causam doenças potencialmente letais em humanos.
41. (PM-TO/CEBRASPE/2021) Considerando-se os requisitos de boas práticas de gerenciamento de
resíduos nos serviços de saúde, é correto afirmar, acerca do manejo desses resíduos, que
a) os resíduos devem ser separados no momento de sua coleta.
b) o reaproveitamento dos sacos é permitido apenas para materiais do grupo D.
c) sacos com resíduos do grupo A devem ser substituídos no máximo a cada 24 horas, mesmo sem
atingir o limite de capacidade.
d) resíduos do grupo A podem ser corretamente encontrados em sacos brancos ou vermelhos, a
depender do enquadramento legal.
e) são obrigatórias tampas para fechamento no coletor, mesmo em casos em que a substituição
imediata do saco é adotada como regra.
(Petrobras/CEBRASPE/2023) Julgue o item subsequente.
42. Sacos de acondicionamento de resíduos sólidos provenientes de serviços de saúde podem ser
esvaziados para fins de reaproveitamento, desde que atendam à norma ABNT NBR 9191/2000.
( ) Certo ( ) Errado
www.romulopassos.com.br 18
PROFESSOR JOHN MORAIS
43. (Prefeitura de Barra dos Coqueiros-SE/CEBRASPE/2020) Determinada situação caracteriza-se
pela necessidade de ação imediata, existindo risco iminente de morte do paciente, que deve ser
avaliado quanto ao nível de consciência, aos parâmetros vitais e à permeabilidade das vias aéreas.
É correto associar a descrição precedente ao
a) conceito de urgência.
b) estado de paciente que apresenta luxação ou torção em membros.
c) quadro de paciente com crise de asma brônquica.
d) conceito de emergência.
e) quadro de paciente diagnosticado com dengue.
(Petrobras/CEBRASPE/2023) Acerca da regulamentação dos requisitos de segurança, saúde e
condições de vivência no trabalho a bordo de plataformas de petróleo, julgue o item que se segue.
44. No caso de necessidade de remoção emergencial para trabalhador que necessite de
transferência para unidade de saúde em terra, com resgate realizado por aeronave do tipo
Evacuação Aeromédica (EVAM), a aeronave deverá decolar em até 20 minutos após seu
acionamento pelo médico regulador.
( ) Certo ( ) Errado
(Petrobras/CEBRASPE/2023) Em relação às doenças transmissíveis e às doenças crônicas não
transmissíveis, julgue o item a seguir.
45. Considere-se que uma pessoa portadora de doença infecciosa aguda procure atendimento em
uma unidade básica de saúde. Nessa situação, o atendimento de enfermagem deve ser classificado
como demanda espontânea, pois refere-se a atendimento não programado, a uma necessidade
momentânea do usuário.
( ) Certo ( ) Errado
www.romulopassos.com.br 19
Método START
(DATAPREV/CEBRASPE/2023) Julgue o item subsequente, relativo ao atendimento pré-hospitalar a
urgências e emergências clínicas e de acidentes.
46. Em acidente de múltiplas vítimas, o método START (simple triage and rapid treatment) é utilizado
na triagem de pacientes, sendo identificado com a cor vermelha o paciente que não consegue andar,
respira e apresenta frequência respiratória superior a 30 rpm.
( ) Certo ( ) Errado
www.romulopassos.com.br 20
47. (Prefeitura de Barra dos Coqueiros-SE/CEBRASPE/2020) O técnico de enfermagem deverá
acionar o Serviço Médico de Urgência (SAMU) quando, em visita domiciliar, o(a) paciente
apresentar
a) crise de enxaqueca.
b) crises hipertensivas com dores no peito, de aparecimento súbito.
c) cólica renal.
d) queimaduras de segundo grau.
e) hiperêmese gravídica.
(DATAPREV/CEBRASPE/2023) Julgue o item subsequente, relativo ao atendimento pré-hospitalar a
urgências e emergências clínicas e de acidentes.
48. No atendimento a um adulto com parada cardiorrespiratória (PCR), deve-se ventilar o paciente e
comprimir com força o seu tórax, devendo a relação de compressão-ventilação ser de 30:1.
( ) Certo ( ) Errado
49. (Prefeitura de Camaçari-BA/CEBRASPE/2024) Com relação ao atendimento de parada
cardiorrespiratória (PCR) em adulto, assinale a opção correta.
a) Na manobra de ressuscitação cardiopulmonar (RCP), a relação de compressão-ventilação é de 20
compressões torácicas para 2 insuflações.
b) Deve-se interromper as compressões torácicas durante a manobra de ressuscitação
cardiopulmonar para instalar os eletrodos de adulto do desfibrilador externo automático (DEA) no
tórax do paciente.
c) A primeira conduta de atendimento de PCR é posicionar o paciente em decúbito dorsal em
superfície plana, rígida e seca.
d) A manobra de ressuscitação cardiopulmonar em pacientes que apresentam rigidez cadavérica,
deve otimizar a ventilação e oxigenação para manter a saturação de oxigênio maior ou igual a 94%.
e) Insuflações eficientes durante a manobra de ressuscitação cardiopulmonar compreende a
insuflação de 1 segundo cada, com visível elevação do tórax.
www.romulopassos.com.br 21
Algoritmode cuidados pós-PCR para adultos
RCE obtido
Manejo da via aérea
Posicionamento inicial do tubo endotraqueal
Controle dos parâmetros respiratórios
Inicie com 10 ventilações/min
SpO2 entre 92%-98%
PaCO2 35 a 45 mmHg
Controle dos parâmetros hemodinâmicos
Pressão arterial sistólica >90 mmHg
Pressão arterial média >65 mmHg
Obter ECG de 12 eletrodos
Fase de 
estabilização
inicial
Fase de estabilização inicial
A ressuscitação é contínua durante a fase
pós-RCE e muitas destas atividades podem
ocorrer ao mesmo tempo. No entanto, se a
priorização for necessária, siga estas etapas:
• Manejo da via aérea: capnografia
com forma de onda ou capnometria
para confirmar e monitorar o
posicionamento do tubo
endotraqueal.
• Controle dos parâmetros
respiratórios: titule FiO2 para SpO2
de 92 a 98%; inicie em 10
ventilações/min; titule para PaCO2
de 35 a 45 mmHg
• Controle dos parâmetros
hemodinâmicos: administre
cristaloides e/ou vasopressores ou
inotrópicos, visando uma pressão
arterial sistólica >90 mmHg ou
pressão arterial média >65 mmHg.
Considere intervenção cardíaca de urgência, se
• IAMST estiver presente
• Houver um choque cardiogênico instável
• Suporte circulatório mecânico for necessário
Comatoso
• Controle direcionado de 
temperatura
• Realize uma TC do cérebro
• Monitoramento de EEG
• Outros manejos para 
atendimento crítico
Manejo
contínuo e
atividades
de urgência
adicionais
Atende a 
comandos?
Desperto
Outros manejos para 
atendimento crítico
Avalie e trate rapidamente etiologias reversíveis
Solicite a consulta de especialistas para o manuseio continuado
SimNão
www.romulopassos.com.br 22
Manejo contínuo e atividades de urgência adicionais
Estas avaliações devem ser realizadas ao mesmo tempo, para que as decisões sobre o controle
direcionado da temperatura recebam alta prioridade como intervenções cardíacas.
• Intervenção cardíaca de urgência: avaliação inicial de eletrocardiograma (ECG) de 12 eletrodos;
considere a hemodinâmica para tomar decisões em intervenções cardíacas;
• Controle direcionado de temperatura: se o paciente não estiver atendendo a comandos, inicie o
controle direcionado de temperatura assim que possível; comece entre 32°C e 36°C durante 24
horas usando um dispositivo de resfriamento com loop feedback
• Outros manejos para atendimento crítico:
- monitoramento contínuo da temperatura central (esogágica, retal, bexiga);
- manutenção de normoxia, normocapnia e euglicemia;
- monitoramento contínuo ou intermitente por eletroencefalograma (EEG);
- ventilação mecânica protetora dos pulmões.
Algoritmo de cuidados pós-PCR para adultos
Hs e Ts
Hipovolemia
Hipóxia
Hidrogênio, íon de (acidose)
Hipocalemia/hipercalemia
Hipotermia
Tensão, pneumotórax hipertensivo
Tamponamento, cardíaco
Toxinas
Trombose coronária
Trombose pulmonar
50. (Prefeitura de Barra dos Coqueiros-SE/CEBRASPE/2020) Considerando-se os protocolos
multiprofissionais de suporte básico de vida validados pelo Ministério da Saúde, é correto afirmar
que
a) a conduta mais segura no atendimento a um paciente em choque é considerá-lo como não
hemorrágico enquanto não se confirmar a existência de hemorragia.
b) a decisão de não ressuscitação cardiopulmonar é respaldada em caso de sinais de morte
evidente, como perda da consciência e abolição do tônus muscular com imobilidade.
c) os esforços na ressuscitação cardiopulmonar devem ser breves em pacientes sob overdose de
drogas.
d) o monitoramento da glicemia é um dos cuidados a serem tomados após uma bem-sucedida
ressuscitação cardiopulmonar.
e) pacientes em parada cardiorrespiratória devem ser avaliados pela escala de coma de Glasgow
antes da decisão de não ressuscitação cardiopulmonar.
www.romulopassos.com.br 23
51. (Prefeitura de Maringá-PR/CEBRASPE/2022) A lesão do tronco encefálico prejudica o centro
respiratório e inibe a frequência respiratória e o ritmo. Na utilização da escala de coma de
Glasgow, em avaliação do coma em unidades de terapias intensivas, a resposta
a) espontânea tem pontuação 3 para a ação olhos abertos.
b) à fala tem pontuação 4 para a ação olhos abertos.
c) extensão anormal tem pontuação 2 para a ação melhor resposta motora.
d) orientada tem pontuação 4 para a ação melhor resposta verbal.
e) obediência aos comandos tem pontuação 5 para a ação melhor resposta motora.
Avaliação primária
www.romulopassos.com.br 24
52. (Prefeitura de Barra dos Coqueiros-SE/CEBRASPE/2020) Diante de uma situação de
atendimento inicial a paciente politraumatizado, o primeiro passo do protocolo de atendimento,
de acordo com o ATLS (Advanced Trauma Life Support), é a
a) avaliação de vias aéreas.
b) exposição imediata da vítima, cujas roupas devem ser cortadas com auxílio de tesoura.
c) avaliação da circulação.
d) avaliação da função neurológica.
e) avaliação da respiração.
(DATAPREV/CEBRASPE/2023) Julgue o item subsequente, relativo ao atendimento pré-hospitalar
a urgências e emergências clínicas e de acidentes.
53. Na presença de dor torácica não traumática, o profissional de enfermagem deverá inicialmente
manter o paciente com cabeceira elevada em torno de 45 graus, tranquilizá-lo, monitorar sinais
vitais e oximetria de pulso, até o transporte para a unidade de saúde.
( ) Certo ( ) Errado
54. Em situação de trauma ocular resultante de queimadura química, os cuidados adequados são:
resfriar o local irrigando-o com solução fisiológica (SF) e, em seguida, cobrir os dois olhos com gaze
umedecida em SF.
( ) Certo ( ) Errado
(DATAPREV/CEBRASPE/2023)
55. Na amputação traumática, os cuidados com a parte amputada são: realizar limpeza da parte
amputada com ringer lactato; envolvê-la em gaze estéril umedecida com ringer lactato; colocá-la
em saco plástico e identificá-lo; colocar o saco plástico em um recipiente com gelo; e transportar o
segmento amputado ao hospital adequado junto com o paciente.
( ) Certo ( ) Errado
56. (Prefeitura de Barra dos Coqueiros-SE/CEBRASPE/2020) De acordo com protocolos de suporte
básico de vida validados pelo Ministério da Saúde,
a) a entrevista SAMPLA é passo obrigatório na avaliação primária do paciente com suspeita de
trauma.
b) um critério de inclusão para suspeita de trauma raquimedular é a existência de fratura por
impacto nas pernas.
c) em traumas envolvendo pneumotórax aberto, a administração de oxigênio é prioritária em
relação à cobertura do ferimento.
d) em traumas cranioencefálicos, um resultado da escala de coma de Glasgow igual a 10 exige
contato precoce com a regulação médica.
e) na avaliação primária de paciente com suspeita de trauma, primeiramente se deve avaliar a
circulação, para depois se avaliar a responsividade.
www.romulopassos.com.br 25
Cadeia de sobrevivência do afogamento
Assim como a proposta para o atendimento das emergências cardíacas na situação de
infarto, há uma cadeia de sobrevivência que deve ser do conhecimento de todos que promovem o
cuidado desses pacientes em todas as esferas de atendimento.
Fonte: BRASIL, 2017.
Fase de Atendimento
Acalmar a vítima
Fazer a vítima 
repousar
Aquecer a vítima
Desobstrução das 
vias aéreas*
Lateralizar a vítima - não 
ocorrer aspiração de 
líquidos.
Manter a vítima 
deitada
Respitação boca-a-
boca*
RCP*
(Petrobras/CEBRASPE/2023) Houve a necessidade de realizar o atendimento pré-hospitalar de
uma criança de três anos de idade retirada do fundo de uma piscina após ser encontrada pela
mãe. Considerando essa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.
57. Após a abordagem primária, de identificação e manejo das situações de ameaça à vida, é
importante aquecer a criança, retirando suas roupas molhadas e envolvendo-a em lençóis ou
cobertores secos.
( ) Certo ( ) Errado
www.romulopassos.com.br 26
(Petrobras/CEBRASPE/2023)
58. A criança deve ser colocada em decúbito ventral com a cabeça lateralizada e deve-se realizar
avaliação rápida da respiração para que ela se recupere da hipóxia.
( ) Certo ( ) Errado
59. (Prefeitura de Barra dos Coqueiros-SE/CEBRASPE/2020) Acerca da assistência de enfermagem
em situações de emergência, especialmenteno que diz respeito a intoxicações e
envenenamentos, julgue os itens a seguir.
I. A contaminação humana por agrotóxicos se dá por via direta ou indireta. Independentemente da
forma de contaminação, devem-se monitorar os sinais vitais, proceder à descontaminação com
lavagem gástrica, de acordo com prescrição médica, e coletar conteúdo gástrico ou amostra
sanguínea para confirmar ou descartar a presença de agente tóxico.
II. Intoxicações agudas por metais como o chumbo podem levar a quadro de gastroenterite, mialgia
e encefalopatia. Nesses casos, a monitorização dos sinais vitais, a hidratação e a avaliação da
função renal são cuidados primordiais.
III. Em caso de intoxicação por gases, são necessárias a imediata retirada do acidentado do local
onde se desencadeou a intoxicação e, em seguida, a adoção de medidas de manutenção das suas
funções vitais. Nesses casos, a paramentação adequada do técnico em enfermagem é fundamental
para que ele não seja intoxicado também.
Assinale a opção correta.
a) Apenas o item I está certo.
b) Apenas o item II está certo.
c) Apenas os itens I e III estão certos.
d) Apenas os itens II e III estão certos.
e) Todos os itens estão certos.
60. (Prefeitura de Barra dos Coqueiros-SE/CEBRASPE/2020) Jorge, sexo masculino, com 52 anos
de idade, buscou atendimento em uma unidade de pronto atendimento (UPA) após alta
hospitalar por procedimento cirúrgico. Na UPA, ele foi diagnosticado com trombose venosa
profunda (TVP) em membro inferior direito.
Nesse caso, o técnico de enfermagem deve monitorar constantemente os sinais vitais e a
saturação de oxigênio do paciente, pois umas das possíveis complicações da TVP é
a) a amputação do membro inferior.
b) a síndrome da veia cava superior.
c) o derrame pleural.
d) a incontinência urinária.
e) a embolia pulmonar.
www.romulopassos.com.br 27
Escala de AVC pré-hospitalar de Cincinnati
61. (PM-TO/CEBRASPE/2021) A aplicação da escala de Cincinnati, como prevista em protocolos de
suporte básico de vida do Ministério da Saúde, permite avaliar
a) a origem da dor torácica.
b) o tipo de crise convulsiva.
c) o grau de profundidade do coma.
d) a extensão da insuficiência cardíaca.
e) a ocorrência de acidente vascular cerebral.
www.romulopassos.com.br 28
(Petrobras/CEBRASPE/2023) No que diz respeito ao atendimento pré-hospitalar nos casos de
emergências diabéticas, julgue o item que se segue.
62. Na cetoacidose diabética, a vítima pode apresentar respiração irregular (respiração de
Kussmaul), náuseas, alterações na consciência e poliúria.
( ) Certo ( ) Errado
(Petrobras/CEBRASPE/2023) A respeito da farmacologia, julgue os próximos itens.
63. Há tratamentos para os quais é previsto o uso da antibioticoterapia por toda a vida do paciente.
( ) Certo ( ) Errado
64. O uso de xaropes contra a tosse é fortemente recomendado para o tratamento da pneumonia.
( ) Certo ( ) Errado
65. (PM-TO/CEBRASPE/2021) Anti-helmínticos constituem um grupo de medicamentos cuja
principal função é a de
a) combater a ação de certos parasitas.
b) prevenir ou tratar crises convulsivas.
c) desestimular respostas imunológicas alérgicas.
d) aliviar a sensação de enjoo, evitando vômitos.
e) evitar o desequilíbrio hidroeletrolítico do organismo.
(DATAPREV/CEBRASPE/2023) Julgue os itens subsecutivos, referentes a farmacologia.
66. Diuréticos são uma classe de medicamentos utilizada no tratamento da hipertensão.
( ) Certo ( ) Errado
67. Drogas antineoplásicas têm como principal função o tratamento de sinais e sintomas da
síndrome de Alzheimer.
( ) Certo ( ) Errado
www.romulopassos.com.br 29
PROFESSORA CAMILA ABRANTES
(DATAPREV/CEBRASPE/2023) Julgue o item que se seguem, com base em referências reconhecidas
pelo Ministério da Saúde para o trabalho em enfermagem.
68. A necessidade de obtenção de dados durante o exame físico é tão importante que, em alguns
casos, a privacidade do paciente deve ser desconsiderada.
( ) Certo ( ) Errado
69. (Prefeitura de Barra dos Coqueiros-SE/CEBRASPE/2020) O preparo humanizado do paciente,
pela equipe de enfermagem, para cirurgia inclui
a) aguardar para fornecer orientações ao paciente depois de manifestação de interesse dele e de sua
família.
b) esclarecer ao paciente que a equipe de enfermagem não poderá fornecer orientações sobre
exames, cirurgia e pós-operatório, visto que isso é atribuição privativa do médico.
c) providenciar, independentemente de manifestação do paciente, assistência religiosa com visitas
de equipe auxiliar de fiéis voluntários.
d) limitar-se ao uso de comunicação verbal com o paciente, pois esta é menos sujeita a
entendimentos errôneos.
e) adotar postura de autoridade, para que o paciente siga todas as orientações que lhe tenham sido
previamente fornecidas e não prejudique a cirurgia e a recuperação pós-operatória.
www.romulopassos.com.br 30
70. (Prefeitura de Barra dos Coqueiros-SE/CEBRASPE/2020) De acordo com a lista de verificação
de segurança cirúrgica estabelecida pela Organização Mundial da Saúde, a equipe de
enfermagem, no momento que antecede a saída do paciente da sala cirúrgica, deve
a) confirmar a identidade do paciente, o sítio cirúrgico, o procedimento e o consentimento.
b) confirmar se todos os membros da equipe se apresentaram por nome e função.
c) revisar os materiais necessários, como, por exemplo, instrumentais e próteses.
d) confirmar a esterilização dos equipamentos usados na cirurgia.
e) confirmar verbalmente a integralidade da contagem final de compressas e agulhas.
71. (Prefeitura de Barra dos Coqueiros-SE/CEBRASPE/2020) Acerca de cuidados de enfermagem
no pós-operatório imediato em unidade de terapia intensiva, assinale a opção correta.
a) Para eventual correção rápida de temperatura corporal, recomenda-se o uso de bolsa térmica, já
que a resposta fisiológica nesses casos encontra-se desacelerada.
b) Para manter a integridade da sua pele, o paciente deverá ser reposicionado a cada hora, o que
exige que as grades da cama sejam mantidas abaixadas a todo momento.
c) Pacientes submetidos à anestesia geral devem ser acomodados na posição semi-Fowler, o que
previne a ocorrência de esofagite de refluxo.
d) O mais comum é que o paciente apresente febre na aferição de temperatura ao retornar da sala
de cirurgia, em vista da resposta fisiológica de combate a infecções.
e) Na primeira hora de recuperação pós-anestésica, o controle dos sinais vitais deve ser feito a cada
quinze minutos.
72. (Prefeitura de Barra dos Coqueiros-SE/CEBRASPE/2020) Assinale a opção que apresenta a
intervenção de enfermagem adequada para o controle da hipotensão na sala de recuperação
anestésica.
a) realização da manobra de Credé.
b) monitoração e medidas de controle da dor.
c) colocação do paciente na posição de semi-Fowler.
d) monitoração e contenção de sangramento ativo.
e) instalação de dispositivos de aquecimento (manta térmica, cobertores).
Caracteriza-se por ansiedade e preocupação exageradas, persistentes e sem uma razão real.
Ocorrem na maioria dos dias por pelo menos seis meses.
A ansiedade e a preocupação estão associadas à tensão muscular, inquietude ou sensação de 
estar tenso ou no limite.
Tratamento: combinação de medicamentos e psicoterapia.
Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)
www.romulopassos.com.br 31
Dificuldade de 
concentração
Inquietação Irritabilidade
Perturbação do sono
Problemas para adormecer ou 
para permanecer dormindo
Fadiga
Tensão muscular
Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) - Sintomas
(DATAPREV/CEBRASPE/2023) Considerando conceitos e princípios de epidemiologia em saúde
das doenças ocupacionais e não ocupacionais, surtos e epidemias, julgue o item a seguir.
73. Ao cuidar de um trabalhador com falta de ânimo, cansaço excessivo, insônia, dificuldade de
concentração e desilusão com a vida profissional, o auxiliar de enfermagem deve atentar-se para
um quadro provável de transtorno de ansiedade generalizada.
( ) Certo ( ) Errado
74. (Prefeitura de Maringá-PR/CEBRASPE/2022) Com base na Política Nacional de Saúde Mental e
na assistência de enfermagem ao adulto portadorde transtorno mental, assinale a opção correta.
a) O acolhimento e a comunicação terapêutica pela equipe de enfermagem devem priorizar a
identificação das necessidades assistenciais do paciente e dos seus familiares e a interferência nas
relações familiares em defesa do paciente.
b) A rede de atenção psicossocial (RAPS) é composta pelos centros de atenção psicossocial (CAPS);
pelas unidades de urgência e emergência; pelos serviços residenciais terapêuticos (SRT); pelas
unidades de acolhimento (UA); pelos ambulatórios multiprofissionais de saúde mental; pelas
comunidades terapêuticas; pelas enfermarias especializadas em hospitais psiquiátricos; e pelos
hospitais-dia.
c) São alterações da linguagem que podem ser sinais e sintomas indicativos de alguns transtornos
mentais a logorreia, que é a fala acelerada e compulsiva; a glossolalia, que é a repetição, como um
eco, das últimas palavras proferidas por alguém; e a ecolalia, que é a utilização da linguagem de
forma estranha e incorreta, com a criação de termos novos e incompreensíveis.
www.romulopassos.com.br 32
74. (Prefeitura de Maringá-PR/CEBRASPE/2022)
d) O CAPS III, que atende cidades e/ou regiões com pelo menos 70 mil habitantes, oferece
atendimento, com até 5 vagas, relativo a acolhimento noturno e observação para todas as faixas
etárias bem como transtornos mentais graves e persistentes, inclusive decorrente do uso de
substâncias psicoativas.
e) O paciente com transtorno de ansiedade generalizada (TAG) permanece em constante estado de
irritabilidade, impaciência, e apreensão, geralmente, com queixas de tensão, suores constantes,
sensação de “cabeça leve”, tonteiras, mal-estar gastrointestinal, palpitações e dificuldades para
dormir.
“Transtornos mentais e do comportamento relacionados ao trabalho são aqueles resultantes de
situações do processo de trabalho, provenientes de fatores pontuais como exposição a
determinados agentes tóxicos, até a completa articulação de fatores relativos à organização do
trabalho, como a divisão e parcelamento das tarefas, as políticas de gerenciamento das pessoas no
trabalho e a estrutura hierárquica organizacional”.
Fonte: DVISAT/COVISA, 2019.
Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho
Síndrome de Burnout
A Síndrome de Burnout (SB) é decorrente da tensão emocional crônica vivenciada pelo trabalhador,
caracterizada por exaustão emocional, despersonalização e baixa realização pessoal. Pode acometer
profissionais cuja atividade requeira contato direto com o público.
Fonte: SILVA et al., 2015.
(Petrobras/CEBRASPE/2023) Com referência à assistência de enfermagem à saúde mental do
trabalhador e às doenças ocupacionais, julgue o item que se segue.
75. Quadros psicopatológicos específicos, como a síndrome de Burnout, que se caracteriza por
exaustão emocional, despersonalização e autodepreciação, estão associados aos contextos de
trabalho restritos às profissões ligadas à prestação de cuidados e assistência a pessoas em situações
economicamente críticas e de carência.
( ) Certo ( ) Errado
(Petrobras/CEBRASPE/2023) Com referência à assistência de enfermagem à saúde mental do
trabalhador e às doenças ocupacionais, julgue o item que se segue.
76. A internação psiquiátrica de trabalhador com quadro depressivo relacionado ao trabalho é um
importante recurso protetivo e prescinde de laudo médico, dada a necessidade de afastamento
imediato do trabalho.
( ) Certo ( ) Errado
www.romulopassos.com.br 33
(Petrobras/CEBRASPE/2023) Com referência à assistência de enfermagem à saúde mental do
trabalhador e às doenças ocupacionais, julgue o item que se segue.
77. Considere-se que um trabalhador compareça a um posto de enfermagem do trabalho e informe
sentir-se deprimido e com ideação suicida e, após escuta qualificada, aconselhamento e
afastamento do trabalho, retorne e relate sentir-se melhor. Nessa situação hipotética, o relato de
melhora do trabalhador indica a efetividade do atendimento e a redução que o risco de suicídio
ficou bastante reduzido.
( ) Certo ( ) Errado
78. (Prefeitura de Maringá-PR/CEBRASPE/2022) Maria, paciente do sexo feminino com 63 anos
de idade, residente em Londrina-PR, deu entrada na emergência de um hospital em Curitiba.
Maria é usuária de crack por três anos, consome álcool diariamente e está tentando parar com o
uso dessas substâncias. Chegou queixando-se de abstinência, apresentando ansiedade, agitação
e tremores nos membros inferiores.
No atendimento à paciente da situação clínica precedente, o enfermeiro deverá
a) promover e ensinar o autoexame de mama.
b) corrigir as desinformações sobre processos de envelhecimento.
c) fazer recomendações escritas com letras grandes e bem espaçadas.
d) encorajar a paciente a deixar de fumar.
e) educar sobre autopreservação, riscos de drogas e de interações droga-fármaco, droga-álcool e
droga-alimentos.
(Petrobras/CEBRASPE/2023) Em relação às doenças transmissíveis e às doenças crônicas não
transmissíveis, julgue o item a seguir.
79. Na elaboração de planos de cuidados de trabalhadores que, portadores de doenças crônicas,
abusam da ingestão de álcool, deve-se enfatizar o uso adequado das medicações e esclarecer os
reais riscos à saúde do uso do álcool e do não uso das medicações, pois muitos pacientes
acreditam que, após o consumo de álcool, não se deve fazer uso delas.
( ) Certo ( ) Errado
(Petrobras/CEBRASPE/2023) Sobre a promoção da saúde no âmbito da atenção primária, julgue
o próximo item.
80. A definição atual de redução de danos está ancorada no conceito mais abrangente de ações e
políticas públicas voltadas para a prevenção de danos, a exemplo da estratégia do projeto
terapêutico singular (PTS), não restringindo-se ao cuidado de pessoas que tenham problemas com
álcool e outras drogas.
( ) Certo ( ) Errado
Projeto Terapêutico 
Singular – PTS
É uma ferramenta para qualificar o atendimento à pessoa com doença crônica, favorecendo a discussão de
um sujeito singular em situação de maior vulnerabilidade e complexidade. Consiste em um conjunto de
propostas de condutas terapêuticas articuladas, construídas a partir do movimento de coprodução e de
cogestão do processo terapêutico, resultado da discussão coletiva da equipe multiprofissional com o usuário e
sua rede de suporte social (OLIVEIRA, 2008; BRASIL, 2010d). “O PTS objetiva a realização de uma revisão do
diagnóstico, nova avaliação de riscos e uma redefinição das linhas de intervenção terapêutica, redefinindo
tarefas e encargos dos vários profissionais envolvidos no cuidado e das pessoas” (CAMPOS; AMARAL, 2007).
www.romulopassos.com.br 34
81. (Prefeitura de Camaçari-BA/CEBRASPE/2024) Nos aspectos sociais e psicológicos da saúde do
trabalhador, à enfermagem compete
a) elaborar normas de higiene e segurança do trabalhador.
b) desenvolver ações administrativas que envolvam a prevenção contra riscos ergonômicos.
c) participar da CIPA como representante do empregador.
d) elaborar laudos de insalubridade.
e) identificar problemas que afetem a saúde do trabalhador.
Tipos de Demência
Alzheimer;
Demência vascular;
Demências dos corpúsculos de Lewy;
Demências frontotemporais: 
doença de Pick.
Reversíveis
Tipos de demência
Irreversíveis
Principais demências
A seguir serão apresentados os tipos mais comuns de demências irreversíveis, assim como suas
características principais (BRASIL, 2006a):
www.romulopassos.com.br 35
82. (Prefeitura de Maringá-PR/CEBRASPE/2022) A respeito da assistência de enfermagem em
gerontologia, assinale a opção correta.
a) A causa mais comum de demência na pessoa idosa é a demência vascular, caracterizada por um
início insidioso, o qual se manifesta, geralmente, após um episódio vascular.
b) Na pessoa idosa portadora de diabetes, as intervenções dietéticas, com o objetivo de redução de
peso, devem ser consideradas após a introdução medicamentosa.
c) O enfermeiro deve estar atento às causas de demências reversíveis — por exemplo a neurológica
(hidrocefalia), as infecciosas (meningite crônica) e o alcoolismo crônico —, as quais, se tratadas
precocemente, podem revertero quadro demencial.
d) A incontinência urinária, incapacidade de controlar a eliminação da urina na bexiga, pode
restringir a independência da pessoa idosa, assim como comprometer sua aceitação social e
convívio familiar, sendo indicado, nessas situações, o uso constante de fraldas.
e) Nos quadros de pseudo-hipertensão — fenômeno comum na pessoa idosa —, poderá ser
utilizada a manobra de Osler, que consiste na insuflação do manguito no braço do paciente até o
desaparecimento do pulso radial; se a artéria for palpável após esse procedimento, o paciente é
considerado Osler negativo.
83. (Prefeitura de Barra dos Coqueiros-SE/CEBRASPE/2020) Um médico prescreveu a um paciente
150 mg de amicacina. Ao checar a disponibilidade do medicamento na enfermaria, o técnico de
enfermagem constatou que existiam apenas ampolas com 500 mg/2 mL desse fármaco.
Nesse caso, deve-se proceder ao cálculo para obter a quantidade correta a ser administrada
àquele paciente. Essa quantidade corresponderá a
a) 0,3 mL.
b) 0,6 mL.
c) 1,0 mL.
d) 1,6 mL.
e) 3,3 mL.
www.romulopassos.com.br 36
PROFESSOR IVO SALES
Três medidas de PA devem ser realizadas, com intervalo de 1 a 2 minutos; e medidas adicionais
somente se as duas primeiras leituras diferirem em > 10 mmHg.
Registre em prontuário a média das duas últimas leituras da PA, sem “arredondamentos” e o braço
em que a PA foi medida.
Certifique-se de que o paciente NÃO: 
1
.
Está com a 
bexiga cheia; 
2
.
Praticou 
exercícios 
físicos há, pelo 
menos, 60 
minutos; 
3
.
Ingeriu bebidas 
alcoólicas, café 
ou alimentos; 
4
.
Fumou nos 30 
minutos 
anteriores. 
www.romulopassos.com.br 37
Nos pacientes com FA, os métodos auscultatórios devem ser preferencialmente usados, pois a 
maioria dos dispositivos automáticos não foi validada para a medida da PA.
Use o manguito adequado para a circunferência do braço. 
O manguito deve ser posicionado ao nível do coração. 
A palma da mão deve estar voltada para cima e as roupas não devem garrotear o braço. 
As costas e o antebraço devem estar apoiados; as pernas, descruzadas; e os pés, apoiados no chão. 
(DATAPREV/CEBRASPE/2023) Julgue os próximos itens.
84. A hipertensão arterial (HA) é uma doença crônica não transmissível (DCNT), multifatorial, que
depende de fatores genéticos ou epigenéticos, ambientais e sociais e um indivíduo a partir de 18
anos de idade é considerado com HA estágio 1 quando sua pressão arterial sistólica (PAS) está entre
130 mmHg e 139 mmHg e(ou) sua pressão arterial diastólica (PAD), entre 85 mmHg e 89 mmHg, de
acordo com a medição de consultório.
( ) Certo ( ) Errado
85. Para a correta medida da pressão arterial em consultório, é necessário certificar-se de que o
paciente não tenha praticado exercícios físicos nos últimos 60 minutos; não tenha ingerido bebidas
alcoólicas, café ou alimentos; não tenha fumado nos 30 minutos anteriores; e esteja com a bexiga
cheia.
( ) Certo ( ) Errado
SBD, 2023
www.romulopassos.com.br 38
O
 d
ia
gn
ó
st
ic
o
 d
e 
d
ia
b
et
es
m
el
lit
u
s
(D
M
) 
d
ev
e 
se
r 
es
ta
b
el
ec
id
o
 p
el
a 
id
en
ti
fi
ca
çã
o
 d
e 
h
ip
er
gl
ic
em
ia
glicemia plasmática de jejum
teste de tolerância oral à glicose (TOTG)
hemoglobina glicada (A1c)
86. (Prefeitura de Maringá-PR/CEBRASPE/2022) No que diz respeito às disposições legais da
Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS), instituída pela Resolução n.°588/2018, e a
Carteira de Serviços da Atenção Primária à Saúde (CASAPS), assinale a opção correta.
a) Um dos princípios da PNVS é integrar as práticas e os processos de trabalho das vigilâncias
epidemiológica, sanitária, em saúde ambiental e em saúde do trabalhador e da trabalhadora e dos
laboratórios de saúde pública.
b) No que se refere à hipertensão arterial, que é uma doença crônica, multifatorial, classifica-se
como hipertenso estágio 2 o indivíduo com pressão arterial sistólica entre 140 mmHg e 159 mmHg
e/ou pressão arterial diastólica entre 90 mmHg e 99 mmHg.
c) A lista de vacinas disponibilizadas para pessoas com 60 anos de idade ou mais inclui, além da
vacina anual contra a gripe, a vacina contra hepatite B, febre amarela, herpes zoster, dupla adulto
(dT) e pneumocócica 23 valente.
d) O rastreamento do diabetes melito do tipo 2 (DM2) em indivíduos assintomáticos está indicado
em todos os adultos a partir dos 45 anos de idade ou em relação àqueles com sobrepeso, cujo IMC
é maior ou igual a 25 Kg/m2 e mais um fator de risco para DM2.
e) O tratamento diretamente observado (TDO), que é uma estratégia recomendada para todas as
pessoas com diagnóstico de tuberculose, caracteriza-se pela ingestão diária dos medicamentos
antituberculose pelo paciente sob observação direta de um profissional de saúde, amigos ou
familiares.
www.romulopassos.com.br 39
(DATAPREV/CEBRASPE/2023) Em relação a doenças transmissíveis e doenças não transmissíveis,
julgue o próximo item.
87. Em caso de combinação de dois tipos de insulina, deve-se aspirar antes a insulina de ação curta
(regular) para que o frasco não receba protamina (presente na insulina NPH) e altere a sua
velocidade de absorção.
( ) Certo ( ) Errado
88. (Prefeitura de Maringá-PR/CEBRASPE/2022) Assinale a opção correta relativa às práticas
assistenciais do enfermeiro e de outros profissionais voltadas para o cuidado, a prevenção, o
diagnóstico precoce, a assistência e a reabilitação do indivíduo acometido por câncer em suas
diferentes fases da doença.
a) As complicações do tratamento quimioterápico incluem a toxicidade hematológica, que consiste
na interrupção da produção das células do sangue, as quais são indicadoras iniciais de incremento
dos níveis de plaquetas, glóbulos brancos e glóbulos vermelhos e do aparecimento de febre e
infecções.
b) O paciente com neoplasia maligna tem direito de se submeter ao primeiro tratamento no
Sistema Único de Saúde (SUS), no prazo de até 40 dias contados a partir do dia em que for firmado
o diagnóstico em laudo patológico ou em prazo menor, conforme a necessidade terapêutica do
caso registrada em prontuário.
c) Uma das ações de prevenção primária no controle do câncer, que é considerada efetiva, é a
realização de uma abordagem mínima, de cinco a dez minutos nas consultas de rotina de
enfermagem, com o objetivo de motivar os pacientes a deixarem de fumar.
d) Ações de prevenção secundária no controle do câncer consistem, inicialmente, no rastreamento,
para tentar descobrir o mais cedo possível a doença, e, posteriormente, no diagnóstico precoce,
centrado na realização de exame em pessoas assintomáticas, o qual serve para classificá-las como
passíveis, ou não passíveis, de ter a enfermidade.
e) As modalidades terapêuticas para o tratamento do câncer incluem a quimioterapia, a
radioterapia e a cirurgia, sendo estas duas últimas classificadas como tratamentos sistêmicos, e a
primeira, como tratamento local.
www.romulopassos.com.br 40
89. (Prefeitura de Maringá-PR/CEBRASPE/2022) Não faz parte da genitália externa feminina
a) os grandes e os pequenos lábios.
b) o colo do útero e a tuba uterina.
c) os pequenos lábios e o orifício uretral.
d) o orifício uretral e os grandes lábios.
e) o clitóris e os pequenos lábios.
(DATAPREV/CEBRASPE/2023) Acerca de anatomia e fisiologia humanas, julgue os itens seguintes.
90. Apesar de composta por fibras estriadas, a musculatura do coração contrai-se
involuntariamente.
( ) Certo ( ) Errado
91. Existem células de memória da resposta imune que são transportadas pelo sangue.
( ) Certo ( ) Errado
92. O tecido ósseo é um tipo de tecido epitelial.
( ) Certo ( ) Errado
(Petrobras/CEBRASPE/2023) A respeito de anatomia e fisiologia, julgue os próximos itens.
93. O líquido sinovial funciona como lubrificante em algumas articulações.
( ) Certo ( ) Errado
94. As glândulas que se localizam, duas a duas, ao lado da hipófise, no hipotálamo, são
denominadas de para-hipófises.
( ) Certo ( ) Errado
95. (PM-TO/CEBRASPE/2021) Atribui-se papel importante na regulação do sono nos ciclos
circadianos ao hormônio secretado pela glândula pineal,denominado
a) cortisol.
b) melatonina.
c) ocitocina.
d) relaxina.
e) timosina.
96. (Prefeitura de Barra dos Coqueiros-SE/CEBRASPE/2020) As glândulas suprarrenais localizam-
se sobre cada um dos rins e são fundamentais para a produção e liberação
a) da adrenalina, que, lançada na corrente sanguínea, provoca broncoconstrição e taquicardia.
b) da noradrenalina pelo córtex, a qual estimula os batimentos cardíacos e provoca aumento do
calibre dos vasos.
c) da aldosterona pelo córtex adrenal, a qual ajuda a controlar a quantidade de sódio e potássio no
organismo.
d) do cistrol, que regula a quantidade de cálcio e fosfato no sangue.
e) da melatonina, que converte impulsos nervosos em descargas hormonais.
www.romulopassos.com.br 41
Técnica em Z em injeções IM
1 - Acoplar uma nova agulha à seringa, após o
preparo do medicamento, de modo que nenhuma
solução permaneça na parte externa da haste da
agulha.
2 - Selecionar o sítio de aplicação,
preferencialmente um músculo largo e profundo,
como o ventroglúteo.
3 - Depois da antissepsia da pele, puxar a pele
lateralmente ou para baixo por cerca de 2,5 a 3
cm.
4 - Segurar a pele nessa posição e inserir a agulha
profundamente no músculo.
5 - Realizar a aspiração e injetar o medicamento a
uma velocidade de 10 segundos por ml, caso não
haja retorno de sangue.
6 - Manter a agulha inserida por 10 segundos, para
permitir que o medicamento se disperse
uniformemente, em vez de retornar no sentido da
agulha.
7 - Liberar a pele, depois de retirar a agulha, o que
promove um trajeto em zigue-zague (Z-track).
8 - Não massagear o local da injeção.
97. (Prefeitura de Barra dos Coqueiros-SE/CEBRASPE/2020) Em paciente adulto, a aplicação de
injeção intramuscular contendo medicamento que irrita o tecido deve ser feita
a) utilizando-se a técnica em Z.
b) no músculo deltoide.
c) a uma angulação de 15 graus em músculo grande.
d) associada a um medicamento anestésico.
e) no abdome, com agulha calibrosa.
98. (Prefeitura de Camaçari-BA/CEBRASPE/2024) Acerca do preparo de medicamentos de uso
injetável, assinale a opção correta.
a) Os veículos recomendados para a reconstituição são aqueles que não oferecem riscos de
turvação, precipitação ou perda da estabilidade da medicação.
b) Dose prescrita é a dose de apresentação do medicamento no frasco ou ampola.
c) Reconstituição é a adição da medicação injetável pronta a um diluente compatível e em maior
volume.
www.romulopassos.com.br 42
98. (Prefeitura de Camaçari-BA/CEBRASPE/2024)
d) Dose disponível é a dose que deve ser administrada ao paciente conforme a descrição na
prescrição do medicamento.
e) Diluição é a adição de um excipiente próprio a um medicamento em pó ou pó liofilizado para
obtenção do fármaco em solução.
99. (Prefeitura de Maringá-PR/CEBRASPE/2022) A via de administração medicamentosa com
menor tempo de ação é a via intravenosa, pois garante que a medicação entre em contato com o
tecido alvo e seja metabolizada de forma mais rápida através da condução pela corrente
sanguínea. A esse respeito, assinale a opção correta.
a) Não é necessária a salinização de um acesso venoso intermitente após a administração de
medicamentos.
b) As vitaminas e o cloreto de potássio são dois tipos de medicamentos comumente adicionados
aos líquidos intravenosos.
c) Um bolus intravenoso envolve introduzir uma dose diluída de um medicamento diretamente na
circulação sistêmica.
d) O bolus intravenoso é o método menos perigoso para administrar um medicamento.
e) Infusões de volume controlado dificulta a administração de medicamentos (tal como
antibióticos) que são estáveis durante um intervalo limitado de tempo em solução.
(Petrobras/CEBRASPE/2023) A respeito da nutrição, julgue os próximos itens.
100. Existem nutrientes mais importantes que outros no que se refere às funções que
desempenham no organismo humano.
( ) Certo ( ) Errado
101. Uma alimentação variada e individualizada pode contribuir para manter saudável o organismo.
( ) Certo ( ) Errado
(DATAPREV/CEBRASPE/2023) Julgue os itens subsecutivos, referentes a nutrição e dietética.
102. Fibras são poderosas fontes de energia para o organismo humano.
( ) Certo ( ) Errado
103. Dislipidemias podem estar associadas a hábitos alimentares inadequados.
( ) Certo ( ) Errado
(DATAPREV/CEBRASPE/2023) Julgue o item que se seguem, com base em referências
reconhecidas pelo Ministério da Saúde para o trabalho em enfermagem.
104. A administração de dieta enteral por ser feita pelo método contínuo ou intermitente.
( ) Certo ( ) Errado
www.romulopassos.com.br 43
105. (Prefeitura de Barra dos Coqueiros-SE/CEBRASPE/2020) Com relação à oxigenoterapia, um
recurso terapêutico eficaz em pacientes com disfunção ou insuficiência respiratória aguda ou
crônica, assinale a opção correta.
a) A oxigenoterapia aumenta a saturação de oxihemoglobina e de gás carbônico arterial.
b) O uso do umidificador é obrigatório, independentemente da dose de oxigênio prescrita.
c) Cateter nasal ou tipo óculos é um sistema de baixo fluxo, enquanto a máscara de Venturi é de
alto fluxo.
d) Sistemas com máscara de Venturi, por serem de uso externo, dispensam a necessidade de
umidificação.
e) O oxigênio, mesmo em baixas concentrações, induz comprometimento grave do sistema nervoso
central.
(Petrobras/CEBRASPE/2023) Em relação às doenças transmissíveis e às doenças crônicas não
transmissíveis, julgue o item a seguir.
106. O tabagismo, a inatividade física, a alimentação não saudável e o abuso de álcool são os
fatores de risco para os seguintes quatro grupos de doenças crônicas de maior impacto mundial:
diabetes, câncer, AIDS e covid-19.
( ) Certo ( ) Errado
(Petrobras/CEBRASPE/2023) Em relação às doenças transmissíveis e às doenças crônicas não
transmissíveis, julgue o item a seguir.
107. Em consulta de enfermagem, a avaliação do estado nutricional de paciente com diabetes tipo
2 deve ser realizada por meio da medida da circunferência abdominal, pois o índice de massa
corporal, que é a relação entre peso e altura, não é um dado fidedigno, uma vez que o índice de
massa muscular daqueles que praticam atividade física regularmente é proporcionalmente maior
que o de gordura corporal.
( ) Certo ( ) Errado
108. (Prefeitura de Barra dos Coqueiros-SE/CEBRASPE/2020) É permitido ao técnico de
enfermagem, na assistência em saúde,
a) coletar a urina de paciente, para exames, da sonda vesical de demora.
b) realizar sondagem nasoentérica em paciente, para alimentá-lo.
c) realizar consulta de enfermagem com o paciente.
d) realizar a classificação de risco do paciente em ambiente de acolhimento.
e) coletar sangue arterial do paciente para fins de monitorização gasométrica e respiratória.
(Petrobras/CEBRASPE/2023) Em relação às doenças transmissíveis e às doenças crônicas não
transmissíveis, julgue o item a seguir.
109. A síndrome metabólica é um transtorno complexo usualmente relacionado a deposição
central de gordura, hipertensão arterial, diabetes tipo 2 e dislipidemia, que representam um
conjunto de fatores de risco para o aumento da mortalidade geral por doenças cardiovasculares.
( ) Certo ( ) Errado
www.romulopassos.com.br 44
110. (Prefeitura de Maringá-PR/CEBRASPE/2022) Entre as características do envelhecimento
cardiovascular, inclui-se
a) a diminuição do reflexo de tosse.
b) a redução dos neurotransmissores.
c) o aumento do diâmetro anterior-posterior do tórax.
d) o aumento da rigidez da parede torácica.
e) a redução da sensibilidade do barorreceptor.
Lesão por pressão (LP)
111. (Prefeitura de Maringá-PR/CEBRASPE/2022) Os pacientes acamados possuem altíssimo risco
para o desenvolvimento de lesão por pressão, devido a vários fatores que contribuem para o
acometimento dessa disfunção tegumentar. A esse respeito, assinale a opção correta.
a) A prevalência das lesões por pressão é menor nas instalações de cuidados prolongados, enquanto
as lesões por pressão adquiridas no hospital são as piores nas unidades de cuidados intensivos de
adultos.
b) Uma lesão por pressão é um comprometimento da pele resultante deisquemia prolongada nos
tecidos.
c) Uma ulceração é caracterizada inicialmente por inflamação e geralmente não se forma sobre uma
proeminência óssea.
d) A isquemia se desenvolve quando a pressão sobre a pele é menor que a pressão interna aos
pequenos vasos sanguíneos periféricos.
e) Quanto mais tempo durar a aplicação da pressão, menor será o período de isquemia e, portanto,
maior o risco de rompimento da pele.
www.romulopassos.com.br 45
PROFESSORA KELLY COELHO
112. (PM-TO/CEBRASPE/2021) Assinale a opção que mostra sinal, sintoma ou diagnóstico cujos
níveis de incidência entre portadores da síndrome do cólon irritável são similares aos de pessoas
saudáveis, não portadoras da mesma síndrome.
a) câncer colorretal.
b) distensão abdominal visível.
c) presença de muco nas fezes.
d) sensação de esvaziamento incompleto do intestino.
e) alternância entre períodos de diarreia e prisão de ventre.
113. (Prefeitura de Barra dos Coqueiros-SE/CEBRASPE/2020) No acolhimento em unidade básica
de saúde, a gestante deverá ser encaminhada à urgência/emergência obstétrica caso apresente
a) perda de líquido vaginal de forma persistente.
b) polaciúria e disúria.
c) pressão arterial acima de 150 mmHg × 100 mmHg.
d) congestão respiratória acompanhada de dificuldade para respirar.
e) edema de membros inferiores persistente há mais de trinta dias.
(Petrobras/CEBRASPE/2023) No que diz respeito às estratégias desenvolvidas pelo Ministério da
Saúde e relacionadas à promoção da saúde no âmbito da atenção primária, julgue o próximo item.
114. As atividades físicas indicadas para o fortalecimento da pelve em gestantes são recomendadas
somente após o parto.
( ) Certo ( ) Errado
115. (Prefeitura de Barra dos Coqueiros-SE/CEBRASPE/2020) Julgue os seguintes itens,
considerando o disposto pela Política Nacional de Imunização.
I. Equipamentos para manutenção da refrigeração são de uso único e exclusivo para
imunobiológicos, com a finalidade de manter sua conservação.
II. Equipamentos de refrigeração para armazenamento de imunobiológicos devem ser
constantemente monitorados quanto à temperatura, a qual deve estar entre +2 °C e +8 °C.
III. Para monitorar a temperatura interior dos equipamentos de refrigeração, não é aconselhável
utilizar termômetro linear, pois esse dispositivo fornece apenas a temperatura do momento.
115. (Prefeitura de Barra dos Coqueiros-SE/CEBRASPE/2020)
Assinale a opção correta.
a) Apenas o item I está certo.
b) Apenas o item II está certo.
c) Apenas os itens I e III estão certos.
d) Apenas os itens II e III estão certos.
e) Todos os itens estão certos.
www.romulopassos.com.br 46
(Petrobras/CEBRASPE/2023) No que se refere aos conceitos de epidemiologia em saúde, julgue
os itens seguintes.
116. Vacinação de bloqueio é a intensificação da administração de uma vacina com o objetivo de
impedir que um indivíduo doente transmita a outros do seu convívio uma doença transmissível
contra a qual se dispõe de vacina.
( ) Certo ( ) Errado
117. Uma pessoa, ao ser vacinada, adquire a imunidade classificada como passiva e, ao ser
infectada por um patógeno, adquire a imunidade classificada como ativa.
( ) Certo ( ) Errado
118. (Prefeitura de Barra dos Coqueiros-SE/CEBRASPE/2020) Com relação a contraindicações de
certas vacinas, assinale a opção correta.
a) A vacina febre amarela (atenuada) é contraindicada para crianças menores de doze meses de
idade.
b) A vacina tríplice viral é contraindicada para gestantes e crianças abaixo dos seis meses de idade,
exceto em situações de surto de sarampo ou rubéola.
c) A vacina pentavalente está contraindicada para crianças a partir de seis anos de idade.
d) A vacina VRH (rotavírus humano G1P [8] – atenuada) é contraindicada exclusivamente para
crianças com imunodepressão.
e) A vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin) é contraindicada para gestantes e pessoas
imunodeprimidas.
(DATAPREV/CEBRASPE/2023) De acordo com o Programa Nacional de Imunização e as
recomendações da Sociedade Brasileira de Imunizações, julgue os itens seguintes.
119. Alterações de temperatura podem comprometer as características imunogênicas dos
imunobiológicos, por isso, na sala de vacinação, as vacinas devem estar armazenadas entre +2 °C e
+8 °C.
( ) Certo ( ) Errado
120. O indivíduo não vacinado e(ou) com histórico vacinal desconhecido de dTpa (difteria, tétano e
coqueluche) deve receber uma dose da vacina dTpa e duas doses da vacina dT (contra difteria e
tétano) no esquema de 0-2-4 a 8 meses, sendo a via de administração dessa vacina a subcutânea
profunda.
( ) Certo ( ) Errado
121. Para o esquema vacinal de reforço da COVID bivalente, não é necessário que o indivíduo tenha
recebido doses anteriores de vacinas monovalentes.
( ) Certo ( ) Errado
122. A vacina tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) deve ser administrada em
profissionais não vacinados, recomendando-se o esquema de duas doses com intervalo de três
meses.
( ) Certo ( ) Errado
www.romulopassos.com.br 47
123. Adultos não vacinados anteriormente e suscetíveis ao vírus da hepatite devem ser vacinados
contra as hepatites A e B, sendo o esquema de três doses para a hepatite A e duas doses para a
hepatite B, considerando-se vacinação isolada.
( ) Certo ( ) Errado
O aleitamento materno é classificado em:
(Petrobras/CEBRASPE/2023) Sobre a promoção da saúde no âmbito da atenção primária, julgue o
próximo item.
124. Crianças com seis meses a dois anos de idade não devem receber alimentos ultraprocessados
ou com adição de açúcares, mel ou adoçantes, sendo recomendada a oferta de alimentos in natura
ou minimamente processados, a exemplo do leite (humano ou de outros aninais) e de iogurtes
naturais sem açúcares.
( ) Certo ( ) Errado
www.romulopassos.com.br 48
Diarreia e desidratação
Como avaliar a doença diarreica?
125. (Prefeitura de Maringá-PR/CEBRASPE/2022) A diarreia é uma doença com prevalência na
infância. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, não tratar a causa dessa patologia incorre
em risco de gravidade iminente à criança, pois pode levar a óbito. O caderno de Atenção Integrada
às Doenças Prevalentes na Infância, publicado pelo Ministério da Saúde, informa que houve 4,5%
de óbitos ocasionados por diarreia multicausais no ano de 2020. Acerca desse tema, assinale a
opção correta.
a) A diarreia aguda aquosa pode durar até 10 dias; a desnutrição eventualmente pode ocorrer se a
alimentação não for fornecida de forma adequada e se acontecerem episódios sucessivos.
b) A diarreia persistente é quando a diarreia aguda se estende por 14 dias ou mais, podendo
provocar desnutrição e desidratação.
c) Shigella é um dos fungos que pode causar a diarreia em crianças.
d) Sempre é possível identificar o agente causador do episódio diarreico.
e) A investigação da etiologia da diarreia aguda é obrigatória em todos os casos.
www.romulopassos.com.br 49
PROFESSORA POLYANNE APARECIDA
126. (Prefeitura de Maringá-PR/CEBRASPE/2022) Considerando a atuação da equipe de
enfermagem em procedimentos e métodos diagnósticos, assinale a opção correta.
a) O acesso venoso não é obrigatório após a infusão de contraste durante a realização de exames.
b) São atividades privativas do enfermeiro: o preparo do paciente e a administração de
medicamentos nos diversos exames contrastados ou não; a orientação do paciente antes e após os
exames; o preparo do ambiente e dos materiais a serem utilizados.
c) Conhecer os dados clínicos, como as reações alérgicas, antes de administrar o contraste é
fundamental para a equipe de enfermagem, porém, nesse contexto, não é possível reconhecer
reações iatrogênicas básicas.
d) A equipe de enfermagem pode atuar em procedimentos e métodos diagnósticos desde que seja
treinada e capacitada para a atuação no respectivo setor.
e) Auxiliares e técnicos de enfermagem podem atuar de forma independente e sem a orientação e
supervisão dos enfermeiros, de acordo com a legislação em vigor.
(DATAPREV/CEBRASPE/2023) Julgue os próximos itens.
127. O auxiliar de enfermagem do trabalho não necessita de supervisão do enfermeiro do trabalhoquando a atividade é executada em hospitais, ambulatórios e maternidades.
( ) Certo ( ) Errado
128. Os funcionários das empresas que trabalham com agricultura e pecuária estão expostos ao grau
de risco 3 à saúde, devendo essas empresas contratar um auxiliar de enfermagem quando
ultrapassar o número de quinhentos trabalhadores no estabelecimento.
( ) Certo ( ) Errado
129. (Prefeitura de Barra dos Coqueiros-SE/CEBRASPE/2020) Um técnico em enfermagem em ação
na atenção básica realizou os seguintes procedimentos durante a visita de uma criança ao serviço
de saúde:
I. avaliou o índice de massa corporal da criança.
II. aferiu os dados de peso e altura da criança.
III. aferiu a pressão arterial da criança.
IV. aplicou na criança vacina preconizada para a idade dela.
V. orientou a família da criança sobre a necessidade de aplicação vacinal. Nessa situação hipotética,
de acordo com o Ministério da Saúde, extrapola as atribuições do técnico de enfermagem o
procedimento
a) I.
b) II.
c) III.
d) IV.
e) V.
www.romulopassos.com.br 50
130. (PM-TO/CEBRASPE/2021) Um técnico em enfermagem extrapola suas atribuições específicas
estabelecidas nas normativas nacionais sobre atuação na atenção básica em saúde ao realizar
a) esterilização de materiais.
b) coleta de material para exames.
c) supervisão dos auxiliares de enfermagem.
d) atividades de sua responsabilidade quando delegadas pelo enfermeiro.
e) procedimentos regulamentados no exercício de sua profissão no domicílio do paciente.
(Petrobras/CEBRASPE/2023) Julgue os itens que se seguem.
131. Legalmente, o prontuário do paciente é propriedade do estabelecimento de saúde, tendo o
paciente direito de acesso aos dados nele contidos.
( ) Certo ( ) Errado
132. Em casos de asma e enfisema, é permitido que um técnico em enfermagem realize a
oxigenoterapia a seu critério.
( ) Certo ( ) Errado
133. (Prefeitura de Maringá-PR/CEBRASPE/2022) Conforme a Resolução COFEN nº 564/2017, que
regulamenta o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, assinale a opção correta.
a) A equipe de enfermagem tem direito ao acesso às informações sobre pessoa, família e
coletividade, necessárias ao exercício profissional.
b) No caso de falta cometida em atividades profissionais em equipe, a responsabilidade será
atribuída à equipe.
c) É facultado ao profissional de enfermagem administrar medicamentos sem conhecer os efeitos e
riscos destes.
d) Durante a sua permanência no serviço de saúde de uma instituição, o profissional de
enfermagem pode delegar algumas funções a acompanhantes ou responsáveis pelo paciente.
e) O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem é válido apenas para enfermeiros, técnicos
de enfermagem e auxiliares de enfermagem.
134. (PM-TO/CEBRASPE/2021) Descumpre o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem o
profissional que
a) recusa-se a ser filmado durante o exercício profissional.
b) usa mídias sociais para divulgar eventos de interesse social.
c) se abstém de divulgar informações sigilosas conhecidas em razão de seu exercício profissional.
d) anuncia a prestação de serviços, mesmo aqueles em que possui competência e autorização legal
para exercer.
e) alega razão de consciência para não participar de procedimento de aborto legal sem garantir a
continuidade da assistência.
(Petrobras/CEBRASPE/2023) Julgue o item subsequente.
135. É dever ético do profissional de enfermagem esclarecer a coletividade acerca de direitos,
benefícios, riscos e intercorrências associados à assistência de enfermagem.
( ) Certo ( ) Errado
www.romulopassos.com.br 51
136. (Prefeitura de Camaçari-BA/CEBRASPE/2024) Para a manutenção de relações éticas no
contexto de trabalho, é fundamental
a) estimular a competitividade entre os funcionários de cada setor da empresa.
b) respeitar os funcionários que ocupam posições de destaque na hierarquia institucional.
c) garantir que os trabalhadores atuem sem se submeter a sofrimento, nem o infringir a outrem.
d) garantir direitos trabalhistas previstos na CLT aos trabalhadores permanentes.
e) contratar trabalhadores com pós-graduação no tema ética.
137. (Prefeitura de Maringá-PR/CEBRASPE/2022) Assinale a opção que apresenta atividade(s)
desenvolvida(s) pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN).
a) disciplinar e fiscalizar o exercício profissional.
b) fiscalizar o exercício profissional e decidir os assuntos atinentes à ética profissional, impondo as
penalidades cabíveis.
c) zelar pelo bom conceito da profissão e dos que a exerçam.
d) aprovar anualmente as contas e a proposta orçamentária da autarquia, remetendo-as aos órgãos
competentes e promover estudos e campanhas para aperfeiçoamento profissional.
e) deliberar sobre inscrição no conselho, bem como sobre o seu cancelamento.
138. (Prefeitura de Barra dos Coqueiros-SE/CEBRASPE/2020) Considerando-se os parâmetros
mínimos de dimensionamento de recursos humanos em enfermagem estabelecidos pelo
Conselho Federal de Enfermagem, é correto afirmar que
a) o total de profissionais estabelecido para recrutamento deve ser acrescido do índice de
segurança técnica, referente a férias e faltas.
b) apenas centrais de materiais e esterilização de classe II requerem enfermeiro em todos os
turnos.
c) é vedado o recrutamento de auxiliares de enfermagem para atuarem no cuidado de alta
dependência.
d) todo recém-nascido em berçário deve ser considerado paciente demandante de cuidados de alta
dependência.
e) apenas nos cuidados intensivo e semi-intensivo exige-se que a maioria dos profissionais
recrutados seja de nível superior.
139. (Prefeitura de Barra dos Coqueiros-SE/CEBRASPE/2020) Um enfermeiro que compõe a
equipe de auditoria em serviços de saúde no hospital público onde trabalha recebeu uma lista
com diversos procedimentos de enfermagem em atenção básica realizados pelo
estabelecimento. Ao checar a lista, ele constatou que um desses procedimentos não constava da
Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses/Próteses e Materiais Especiais do Sistema
Único de Saúde, sendo, portanto, isento de alvo de ressarcimento.
A partir dessa situação hipotética, assinale a opção que indica um procedimento que possa
corresponder ao identificado pelo enfermeiro como isento de alvo de ressarcimento.
a) nebulização. d) aferição de pressão arterial.
b) avaliação de oximetria. e) administração de medicamentos.
c) terapia de reidratação oral.
www.romulopassos.com.br 52
(DATAPREV/CEBRASPE/2023) Julgue o item que se seguem, com base em referências
reconhecidas pelo Ministério da Saúde para o trabalho em enfermagem.
140. A sistematização da assistência em enfermagem tem etapas ou componentes variáveis, ainda
que haja uma composição básica.
( ) Certo ( ) Errado
(Petrobras/CEBRASPE/2023) Julgue o item que se segue.
141. A sistematização da assistência de enfermagem é uma forma planejada de prestar cuidados
aos pacientes.
( ) Certo ( ) Errado
142. (Prefeitura de Maringá-PR/CEBRASPE/2022) Sobre a implementação do processo de
enfermagem e as taxonomias dos diagnósticos de enfermagem, assinale a opção correta.
a) A teoria das necessidades humanas de Maslow estabelece uma divisão hierárquica das
necessidades do paciente, as quais são, na seguinte ordem, necessidades fisiológicas, sociais, de
segurança, de estima e de autorrealização.
b) De acordo com a taxonomia da NANDA I, que apresenta uma estrutura de classificação dos
diagnósticos de enfermagem em domínios e classes, o diagnóstico de enfermagem ‘Baixa
Autoestima Crônica’ está dentro do domínio 6 (autopercepção), classe 2 (autoestima).
c) O esquema e a recomendação para a administração da vacina Influenza a idosos com mais de 60
anos de idade é dose única anual e, em situação epidemiológica de risco, pode ser considerada a
administração de uma segunda dose, a partir de 6 meses após a dose anual.
d) No processo de enfermagem, que se organiza em etapas inter-relacionadas, interdependentes e
recorrentes, o diagnóstico de enfermagem consiste na realização das ações ou nas intervenções
determinadas na etapa de planejamento de enfermagem.
e) O modelo de sete eixosda Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE)
preconiza a criação das intervenções de enfermagem, utilizando-se, obrigatoriamente, um termo
do eixo foco, dois ou mais termos do eixo julgamento, sendo possível a inclusão de termos de
outros eixos, exceto do eixo de ação.
(Petrobras/CEBRASPE/2023) Considerando aspectos da prática profissional em enfermagem e
informações em saúde presentes nas publicações reconhecidas pelo Ministério da Saúde, julgue
os itens que se seguem.
143. Uma ação de enfermagem recomendada em caso de arritmia cardíaca é transmitir segurança
ao paciente para diminuir sua ansiedade.
( ) Certo ( ) Errado
144. As ações de natureza complementar de controle de risco são desenvolvidas conjuntamente
por profissionais de enfermagem e de outras áreas da saúde.
( ) Certo ( ) Errado
www.romulopassos.com.br 53
145. (Prefeitura de Barra dos Coqueiros-SE/CEBRASPE/2020) Assinale a opção correta, acerca das
teorias de enfermagem.
a) Conhecidas por representarem a operacionalização da assistência de enfermagem, as teorias de
enfermagem são de cunho abstrato, organizadas por conceitos, e tiveram seu apogeu com Florence
Nightingale.
b) O modelo de Roy traz em evidência as atividades de vida diária, o contínuo de dependência e
independência da vida e os fatores que interferem nas atividades diárias.
c) A teoria do déficit do autocuidado de enfermagem desenvolvida por Orem tem aplicação restrita
a ambientes de terapia intensiva, devido à dependência do paciente, com pouca aplicação em
ambientes de atenção básica ou clínicas de internação.
d) Considerada a mãe da enfermagem psiquiátrica, Hildegard Peplau desenvolveu seu trabalho
definindo a enfermagem psicodinâmica e descrevendo os conceitos estruturais do processo
interpessoal.
e) A teoria geral dos sistemas foi concebida originalmente por um físico, mas, na enfermagem, ela
pode ser bem aplicada a partir dos conceitos desenvolvidos por Wanda Horta.
www.romulopassos.com.br 54
GABARITO
1 -
2 -
3 -
4 -
5 -
6 -
7 -
8 -
9 -
10 -
11 -
12 -
13 -
14 -
15 -
16 -
17 -
18 -
19 -
20 -
21 -
22 -
23 -
24 -
25 -
26 -
27 -
28 -
29 -
30 -
31 -
32 -
33 -
34 -
35 -
36 -
37 -
38 -
39 -
40 -
41 -
42 -
43 -
44 -
45 -
46 -
47 -
48 -
49 -
50 -
51 -
52 -
53 -
54 -
55 -
56 -
57 -
58 -
59 -
60 -
61 -
62 -
63 -
64 -
65 -
66 -
67 -
68 -
69 -
70 -
71 -
72 -
73 -
74 -
75 -
76 -
77 -
78 -
79 -
80 -
81 -
82 -
83 -
84 -
85 -
86 -
87 -
88 -
89 -
90 -
91 -
92 -
93 -
94 -
95 -
96 -
97 -
98 -
99 -
100 -
101 -
102 -
103 -
104 -
105 -
106 -
107 -
108 -
109 -
110 -
111 -
112 -
113 -
114 -
115 -
116 -
117 -
118 -
119 -
120 -
121 -
122 -
123 -
124 -
125 -
126 -
127 -
128 -
129 -
130 -
131 -
132 -
133 -
134 -
135 -
136 -
137 -
138 -
139 -
140 -
141 -
142 -
143 -
144 -
145 -
www.romulopassos.com.br 55

Mais conteúdos dessa disciplina