Prévia do material em texto
Questão 1/10 - História e Historiografia da Antiguidade Clássica
Considere a seguinte citação:
“Na Grécia continental surgiram alguns grandes santuários, como o de Zeus, em Olímpia, que se tornaria famoso por seus jogos, ou os de Apolo, em Delfos e Delos, que atuavam como oráculos. Tornaram-se pontos de convergência na rede que se criava: polos de peregrinação onde oferendas votivas eram depositadas, lugares onde diferentes populações se encontravam e trocavam informações”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GUARINELLO, N. Ensaios sobre História Antiga. 2014. Tese (Livre-Docência). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2014. p. 227.
Considerando o trecho citado acima e os conteúdos do livro-base Antiguidade Clássica sobre a religião grega, analise as afirmativas que seguem e marque V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
( ) A religião grega era baseada no culto a um deus único, Zeus, criador do universo e da humanidade.
( ) Os cultos gregos eram dirigidos tanto a a personagens concretos, como deuses e heróis.
( ) A religião grega era politeísta, com cultos a diversos deuses.
( ) De acordo com a mitologia, os deuses gregos viviam em um regime democrático, sem hierarquia entre suas funções e poderes.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A
V – F – F – V
B
F – V – V – F
Você assinalou essa alternativa (B)
C
V – F – F – F
D
V – F – V – V
E
V – V – V – F
Questão 2/10 - História e Historiografia da Antiguidade Clássica
Leia a passagem de texto a seguir:
“Era difícil ter uma carreira política bem-sucedida sem deter um ou mais postos militares de comando. Durante o período de qualquer campanha, entre 10 por cento e 25 por cento da população masculina servia no exército”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WOOLF, G. Roma: a história de um império. Trad. Mário Molina. São Paulo: Cultrix, 2017, p. 107.
Conforme a passagem acima e os conteúdos do livro-base Antiguidade Clássica sobre a política romana após as conquistas mediterrânicas, leia as afirmativas a seguir:
I. A conquista do Mediterrâneo levou a uma intensa democratização da política romana, com a possibilidade de acesso ao Senado pelos cidadãos mais pobres.
II. A República manteve-se elitista, pois apenas os mais ricos poderiam financiar campanhas para os cargos mais importantes, como o de cônsul.
III. O avanço do domínio romano significou alguma abertura do sistema político, especialmente para membros das elites das regiões dominadas.
IV. Base do exército, os camponeses submetiam os patrícios às suas ordens em períodos de guerra.
Estão corretas apenas as afirmativas:
A
II e III.
Você assinalou essa alternativa (A)
B
I, II e IV
C
I, III e IV
D
I, II e III
E
I e III
Questão 3/10 - História e Historiografia da Antiguidade Clássica
Considere a citação:
“Atenas é considerada o berço da democracia [...] com sua pioneira experiência das assembleias atenienses, um dos raros exemplos de sociedade a se utilizar da democracia direta”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIMA, A. Pesquisas de opinião pública: teoria, prática e estudos de caso. São Paulo: Novatec, 2017. p. 65.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Antiguidade Clássica sobre a relação entre a Grécia Antiga e o mundo contemporâneo, é correto afirmar que:
A
a Grécia Antiga é o berço da civilização, mas como as criações culturais desse período não passaram por transformações significativas, sua influência restringiu-se à Roma antiga.
B
a Grécia Antiga não deixou heranças significativas para o mundo contemporâneo.
C
todos os elementos culturais do mundo contemporâneo foram criados na Grécia Antiga, por isso sua presença é predominante em todas produções artísticas de hoje.
D
a tecnologia e a religiosidade da Grécia Antiga ainda hoje são referências para o mundo contemporâneo, como o uso da imprensa móvel e o monoteísmo.
E
a Grécia Antiga criou elementos culturais que, mesmo sendo ressignificados ao longo do tempo, influenciam ainda hoje certos aspectos do mundo contemporâneo, especialmente no plano político, artístico e filosófico.
Você assinalou essa alternativa (E)
Questão 4/10 - História e Historiografia da Antiguidade Clássica
Considere o fragmento de texto a seguir:
“É no período das navegações [sécs. VIII-VI a.C.), precisamente, no qual nenhuma hegemonia política se impunha sobre as rotas do Mediterrâneo, que podemos observar a pluralidade de formas da troca cultural entre comunidades distintas, aproximadas pelo mar, mas ainda distantes”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GUARINELLO, N. Ensaios sobre História Antiga. 2014. Tese (Livre-Docência}. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2014. p. 228.
Considerando o fragmento acima e os conteúdos do livro-base Antiguidade Clássica sobre a colonização grega, analise as afirmativas que seguem e marque V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
( ) O processo de colonização grego foi marcado pela fundação de cidades, principalmente, na região da Itália e na Ásia Menor e no Mar Negro.
( ) As colônias gregas, apesar de manterem a vocação agrícola das economias das metrópoles, promoveram um maior contato comercial da Grécia com o Mediterrâneo.
( ) A colonização grega teve um forte componente religioso, em particular com a ação do oráculo de Delfos no aconselhamento das expedições.
( ) As colônias gregas eram essencialmente entrepostos comerciais, criadas para a exploração do comércio com os povos do Mar Negro.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A
V – V – V – F
Você assinalou essa alternativa (A)
B
V – F – F – V
C
V – F – V – V
D
F – V – V – F
E
F – V – V – V
Questão 5/10 - História e Historiografia da Antiguidade Clássica
Atente para a citação:
“A unificação do Mediterrâneo por Roma foi o ponto culminante de processos de desenvolvimento político que caracterizaram o último milênio antes de Cristo. No século III, a política mediterrânica era dominada por um pequeno número de grandes potências”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WOOLF, G. Roma: a história de um império. Trad. Mário Molina. São Paulo: Cultrix, 2017, p. 98.
A partir destas informações e dos conteúdos do livro-base Antiguidade Clássica sobre as Guerras Púnicas, é correto afirmar que:
A
as Guerras Púnicas foram conflitos da cidade de Roma contra seus vizinhos latinos.
B
as Guerras Púnicas opuseram, por mais de cem anos, Roma e Cartago pelo domínio do Mediterrâneo Ocidental.
Você assinalou essa alternativa (B)
C
as Guerras Púnicas, entre Roma e Cartago, foram vencidas pelos primeiros em poucos anos, por conta de sua superioridade numérica.
D
as Guerras Púnicas foram conflitos entre Cartago e Siracusa pelo controle da Sicília.
E
as Guerras Púnicas foram travadas apenas na Itália e na Sicília.
Questão 6/10 - História e Historiografia da Antiguidade Clássica
Atente para a citação:
“A ênfase no treinamento comum para a guerra não implicou na igualdade de riqueza de todos os espartanos, apenas em sua igualdade perante os explorados: uma vida comum, hábitos de consumo comuns, um forte sentimento de comunidade. Todos os espartanos se tornaram, por assim dizer, aristocratas, mas sob a condição de se fecharem para o exterior, de proibirem o uso da moeda, de manterem hábitos simples, de ocultarem suas diferenças de riqueza, participando de uma educação militar comum e de um banquete ritual: a syssitia. Todo o Peloponeso era sua área de influência”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GUARINELLO, N. Ensaios sobre História Antiga. 2014 (Tese) Livre-Docência.Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2014. p. 244.
A partir das informações da citação e dos conteúdos do livro-base Antiguidade Clássica sobre Esparta, é correto afirmar que:
A
Esparta desenvolveu-se como uma comunidade de guerreiros por causa da falta de terras férteis em seu território rural.
B
A estrutura política espartana era extremamente aberta para os não-cidadãos, como periecos e hilotas.
C
O critério fundamental para a obtenção de direitos políticos em Esparta era o trabalho agrícola, base da vida econômica na região.
D
Os espartanos fundaram seu poder militar na contratação de mercenários, disponíveis em todo o Mediterrâneo.
E
Esparta era uma comunidade de guerreiros que controlava um amplo território agrícola, cultivado por populações sem direitos políticos plenos, os periecos e hilotas.
Você assinalou essa alternativa (E)
Questão 7/10 - História e Historiografia da Antiguidade Clássica
Atente para a citação:
“Mitos sobre o longínquo passado acumulavam-se no decorrer do tempo. Eram, evidentemente, reescritos à medida que o Império Romano crescia. Se compararmos relatos como esses aos mitos de fundação de outras cidades do antigo Mediterrâneo, logo fica claro que muitas das tradições de Roma não eram tão incomuns. Um número espantoso de cidades afirmava descender de refugiados troianos ou gregos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WOOLF, G. Roma: a história de um império. Trad. Mário Molina. São Paulo: Cultrix, 2017, p. 41.
A partir da citação e dos conteúdos do livro-base Antiguidade Clássica sobre o mito de fundação de Roma, assinale a alternativa correta:
A
A história de Rômulo e Remo, apesar de apresentar elementos fantásticos, pode ser considerada como reflexo do que realmente ocorreu.
B
A lenda de Rômulo e Remo não tem valor para o conhecimento da história de Roma.
C
O mito de Rômulo e Remo reforçava a ideia de que os romanos eram autóctones, ou seja, nasceram do próprio solo de Roma.
D
A história de Rômulo e Remo demonstra que, nos primórdios, Roma já era uma democracia.
E
O mito de Rômulo e Remo reforçava a identidade guerreira dos romanos e os relacionava aos mitos gregos, por meio da referência a Eneias, ancestral dos gêmeos.
Você assinalou essa alternativa (E)
Questão 8/10 - História e Historiografia da Antiguidade Clássica
Considere a seguinte passagem:
“O primeiro centro [do Mediterrâneo Oriental] foi a ilha de Creta, onde se ergueram grandes palácios-cidades, como Cnossos, e se desenvolveu um artesanato próprio, cuja tecnologia parece ter sido importada, em parte, do Egito e do Levante. Os arqueólogos a chamam de civilização minoica, numa referência ao lendário rei cretense Minos, que teria construído, com a ajuda de Dédalo, um labirinto para prender o Minotauro”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GUARINELLO, N. Ensaios sobre História Antiga. 2014. Tese (Livre-Docência). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2014. p. 213.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Antiguidade Clássica sobre a relação entre a civilização minoica e a civilização grega, assinale a alternativa correta:
A
as sociedades que se estabeleceram na Península Balcânica no neolítico permaneceram isoladas do resto do mundo até a conquista romana.
B
as primeiras comunidades gregas foram fortemente influenciadas pela civilização minoica, que se desenvolveu em Creta entre 3000 e 1800 a.C.
Você assinalou essa alternativa (B)
C
as primeiras comunidades gregas foram fortemente influenciadas pela civilização egípcia, de onde derivam histórias como a do Minotauro e do nascimento de Zeus.
D
já nos primeiros séculos de ocupação da Península Balcânica, as primeiras comunidades gregas estabeleceram seu domínio sobre ilhas como Creta e Chipre.
E
apesar de terem dominado politicamente a Grécia continental, os palácios cretenses não deixaram marcas na cultura grega posterior.
Questão 9/10 - História e Historiografia da Antiguidade Clássica
Considere a citação:
“O período entre os séculos IV e VII é hoje em dia denominado [...] Antiguidade Tardia. A tendência é ver mais continuidades que rupturas nesses séculos. Há bons motivos a favor dessa visão. O Império Romano manteve-se firme no oriente e chegou mesmo a reconquistar territórios no ocidente, sob o governo de Justiniano. As cidades, no oriente e mesmo no ocidente, mantiveram muitas de suas características mais ‘antigas’ e mudaram lentamente. O cristianismo ofereceu uma base cultural comum a todo o Império e para além dele (embora muitas das antigas crenças não tivessem desaparecido). A introdução de novos povos e poderes no ocidente pode ser vista como um novo fenômeno de integração, na medida em que a fronteira da ‘barbárie’ foi rompida e novos processos de assimilação cultural entraram em jogo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GUARINELLO, N. Ensaios sobre História Antiga. 2014. Tese (Livre-Docência). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2014. p. 327.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Antiguidade Clássica sobre o fim do Império Romano, leia as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras, e F para as asserções falsas:
( ) As diversas crises que ocorreram no Império romano a partir do século III geraram a divisão administrativa entre suas partes, a ocidental e a oriental, cada uma governada por um imperador.
( ) Enquanto a parte ocidental sucumbiu às invasões bárbaras, a parte oriental (o império bizantino) sobreviveu até o século XV d.C.
( ) As invasões bárbaras geraram grandes problemas ao império romano, que conseguiu, como um todo, repelir os povos invasores.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A
V – F – F
B
F – V – F
C
V – V – F
Você assinalou essa alternativa (C)
D
F – V – V
E
V – F – V
Questão 10/10 - História e Historiografia da Antiguidade Clássica
Atente para a seguinte citação:
“Dentre as formas de organização social que surgiram nesse período, no entanto, as pólis foram o elemento mais dinâmico. Não representaram apenas um processo de urbanização, mas uma completa reestruturação das relações entre os habitantes de nas praças ou nos conselhos e a eleger seus comandantes. E isso, tanto para resolver seus conflitos internos quanto para agir com ou contra os estrangeiros. Dessa relação de unidade surgiu o conceito de cidadania e a separação entre cidadãos e não cidadãos. Apenas os primeiros tinham, em geral, direitos de propriedade e proteção legal por leis públicas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GUARINELLO, N. Ensaios sobre História Antiga. 2014, Tese {Livre-Docência}. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2014. p. 247-8.
Tendo em vista a citação acima e de acordo com os conteúdos do livro-base Antiguidade Clássica sobre a cidadania nas pólis gregas, analise as seguintes asserções:
I. Os direitos políticos nas cidades gregas não se estendiam a todos os grupos da população residente.
PORQUE
II. As cidades eram controladas pelos proprietários privados de terra, que buscavam proteger seu território e manter seus privilégios.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
A
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
Você assinalou essa alternativa (A)
B
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
C
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E
As asserções I e II são proposições falsas.
image1.wmf
image2.wmf