Logo Passei Direto
Buscar

TC GEOGRAFIA 03 06

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A presença de uma corrente migratória por si só não explica a condição de vida dos imigrantes. Esta será somente a aparência de um fenômeno mais profundo, estruturado em relações socioeconômicas muitas vezes perversas. É o que podemos dizer dos indivíduos que são deslocados do campo para as cidades e obrigados a viver em condições de vida culturalmente diferentes das que vivenciaram em seu lugar de origem.
a) processo de deslocamento de trabalhadores motivados pelo aumento da oferta de empregos no campo.
b) dinâmica experimentada por grande quantidade de pessoas, que resultou no inchaço das grandes cidades.
c) Permuta de locais específicos, obedecendo a fatores cíclicos naturais.
d) circulação de pessoas diariamente em função do emprego.
e) cultura de localização itinerante no espaço.

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou em setembro de 2010 os resultados da PNAD (Pesquisa Nacional sobre Amostra Domiciliar) referente às taxas de fecundidade nos últimos dez anos no Brasil. Os dados sobre o número de filhos por mulher são os seguintes:
a) O aumento das taxas em 2009 evidencia que o Brasil é um país que tem explosão demográfica.
b) Os indicadores demonstram que as taxas de mortalidade são superiores às taxas de natalidade, evidenciando redução demográfica.
c) O índice de 2009 indica ligeiro aumento na taxa de fecundidade não caracterizando crescimento demográfico explosivo.
d) Esses números indicam que o Brasil é um país com taxas negativas de crescimento demográfico, demonstrando a política estatal de um filho único.
e) Caso essas taxas de fecundidade sejam mantidas, o Brasil, em uma década, ultrapassará o total da população da Índia.

Uma consequência socioeconômica para os países que vivenciam o fenômeno demográfico ilustrado é a diminuição da
A. oferta de mão de obra nacional.
B. média de expectativa de vida.
C. disponibilidade de serviços de saúde.
D. despesa de natureza previdenciária.
E. imigração de trabalhadores qualificados.

As pirâmides etárias são importantes para a compreensão da dinâmica demográfica. Assinale a alternativa correta que contém os indicadores mensurados na pirâmide etária.
a) Escolaridade.
b) Taxa de natalidade, mortalidade e expectativa de vida.
c) Produto Nacional Bruto.
d) Renda per capita.
e) População Economicamente Ativa

pelas colonizadores portugueses, que unificou todos os povos que viviam no que é hoje o território brasileiro, o qual foi sendo gradativamente conquistado e ocupado. As afirmacoes abaixo relacionam os elementos básicos formadores da população brasileira com exceção de um. Assinale-o. a) Europeus, principalmente portugueses. b) Africanos trazidos à força para trabalhar como escravos. c) Os diversos grupos indígenas. d) Os asiáticos, principalmente os japoneses e chineses que vieram trabalhar no sul do país no século XVI.

a) Europeus, principalmente portugueses.
b) Africanos trazidos à força para trabalhar como escravos.
c) Os diversos grupos indígenas.
d) Os asiáticos, principalmente os japoneses e chineses que vieram trabalhar no sul do país no século XVI.

O Brasil se destaca por ser um dos países mais populosos do planeta. Poucos países conheceram um crescimento populacional tão grande e rápido como o nosso nos últimos 120 anos. Analise as afirmativas abaixo e coloque a letra V nas frases verdadeiras e a letra F nas frases falsas. ( ) Atualmente o Brasil se tomou um país onde o total de imigrantes é maior que o número de pessoas que saem do país. ( ) No Brasil, segundo o censo de 2000, a maior parcela da população dedica-se às atividades terciárias. ( ) A elevada concentração da população brasileira próxima ao litoral está muito vinculada ao seu passado colonial e à dependência econômica externa. ( ) Alguns fatores como a urbanização, o aumento do nível de escolaridade, o maior uso de métodos anticonceptivos e a maior participação da mulher no mercado de trabalho explicam a forte redução da taxa de natalidade no Brasil desde a década de 1970. A sequência correta, de cima para baixo, é:
( ) Atualmente o Brasil se tomou um país onde o total de imigrantes é maior que o número de pessoas que saem do país.
( ) No Brasil, segundo o censo de 2000, a maior parcela da população dedica-se às atividades terciárias.
( ) A elevada concentração da população brasileira próxima ao litoral está muito vinculada ao seu passado colonial e à dependência econômica externa.
( ) Alguns fatores como a urbanização, o aumento do nível de escolaridade, o maior uso de métodos anticonceptivos e a maior participação da mulher no mercado de trabalho explicam a forte redução da taxa de natalidade no Brasil desde a década de 1970.
a) V-V-V-V
b) F-F-V-V
c) V-V-V-F
d) V-F-F-V

A população mundial apresentou um aumento significativo ao longo da história. Um conjunto de mudanças está atribuído ao crescimento da população do mundo, entre elas está:
A) a atenuação do crescimento vegetativo entre países economicamente mais pobres do planeta.
B) a substituição da mão de obra mecanizada nas grandes fazendas de produção de alimentos.
C) o deslocamento de refugiados de países subdesenvolvidos para nações mais industrializadas.
D) o estabelecimento de unidades industriais nas zonas rurais dos países menos desenvolvidos.
E) o processo de urbanização ocorrido por meio do êxodo da população do campo para a cidade.

O crescimento da expectativa de vida é um fator determinante para a ampliação da população mundial. Os dados positivos desse indicador demográfico estão diretamente relacionados com

A) a melhoria da oferta de saneamento básico.
B) a mecanização das atividades agrícolas.
C) a concentração de rendimentos financeiros.
D) o consumo de alimentos industrializados.
E) o desenvolvimento de cidades inteligentes.

A distribuição da população mundial é desigual ao longo das regiões do planeta. Em relação ao contexto da distribuição populacional em nível global, marque a alternativa correta:

A) A Oceania é continente mais densamente povoado e populoso do mundo.
B) A Mongólia é um país classificado como muito povoado e pouco populoso.
C) O sul da Europa é uma região geográfica muito populosa e pouco povoada.
D) O sudeste asiático é considerado uma das regiões mais povoadas do planeta.
E) O Canadá é a única nação da América do Norte tida como muito povoada.

A presença de uma corrente migratória por si só não explica a condição de vida dos imigrantes. Esta será somente a aparência de um fenômeno mais profundo, estruturado em relações socioeconômicas muitas vezes perversas. É o que podemos dizer dos indivíduos que são deslocados do campo para as cidades e obrigados a viver em condições de vida culturalmente diferentes das que vivenciaram em seu lugar de origem.
a) processo de deslocamento de trabalhadores motivados pelo aumento da oferta de empregos no campo.
b) dinâmica experimentada por grande quantidade de pessoas, que resultou no inchaço das grandes cidades.
c) Permuta de locais específicos, obedecendo a fatores cíclicos naturais.
d) circulação de pessoas diariamente em função do emprego.
e) cultura de localização itinerante no espaço.

(UVA 2008.1) O Brasil se destaca por ser um dos países mais populosos do planeta. Poucos países conheceram um crescimento populacional tão grande e rápido como o nosso nos últimos 120 anos. Analise as afirmativas abaixo e coloque a letra V nas frases verdadeiras e a letra F nas frases falsas. ( ) Atualmente o Brasil se tomou um país onde o total de imigrantes é maior que o número de pessoas que saem do país. ( ) No Brasil, segundo o censo de 2000, a maior parcela da população dedica-se às atividades terciárias. ( ) A elevada concentração da população brasileira próxima ao litoral está muito vinculada ao seu passado colonial e à dependência econômica externa. ( ) Alguns fatores como a urbanização, o aumento do nível de escolaridade, o maior uso de métodos anticonceptivos e a maior participação da mulher no mercado de trabalho explicam a forte redução da taxa de natalidade no Brasil desde a década de 1970. A sequência correta, de cima para baixo, é: a) V-V-V-V b) F-F-V-V c) V-V-V-F d) V-F-F-V

a) V-V-V-V
b) F-F-V-V
c) V-V-V-F
d) V-F-F-V

Observe a imagem a seguir. A dinâmica do crescimento da população brasileira se alterou substancialmente ao longo do século XX. Sobre a transição demográfica brasileira, assinale a opção correta. a) A queda na taxa de fecundidade brasileira está relacionada à crise econômica e às altas taxas de desemprego que atingiram o país durante as décadas de 1980 e 1990. b) A vida urbana apresenta maior custo, um número crescente de mulheres no mercado de trabalho, além da disponibilidade de métodos contraceptivos, o que resulta na redução da taxa de fecundidade. c) A população brasileira aumentou significativamente durante o século XX em virtude da entrada maciça de imigrantes que vieram atender à expansão da demanda de mão de obra industrial. d) O incremento populacional no país durante o século XX pode ser explicado pelo predomínio de políticas de controle de natalidade por parte do governo federam, reconhecidamente neomalthusiano.

a) A queda na taxa de fecundidade brasileira está relacionada à crise econômica e às altas taxas de desemprego que atingiram o país durante as décadas de 1980 e 1990.
b) A vida urbana apresenta maior custo, um número crescente de mulheres no mercado de trabalho, além da disponibilidade de métodos contraceptivos, o que resulta na redução da taxa de fecundidade.
c) A população brasileira aumentou significativamente durante o século XX em virtude da entrada maciça de imigrantes que vieram atender à expansão da demanda de mão de obra industrial.
d) O incremento populacional no país durante o século XX pode ser explicado pelo predomínio de políticas de controle de natalidade por parte do governo federam, reconhecidamente neomalthusiano.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A presença de uma corrente migratória por si só não explica a condição de vida dos imigrantes. Esta será somente a aparência de um fenômeno mais profundo, estruturado em relações socioeconômicas muitas vezes perversas. É o que podemos dizer dos indivíduos que são deslocados do campo para as cidades e obrigados a viver em condições de vida culturalmente diferentes das que vivenciaram em seu lugar de origem.
a) processo de deslocamento de trabalhadores motivados pelo aumento da oferta de empregos no campo.
b) dinâmica experimentada por grande quantidade de pessoas, que resultou no inchaço das grandes cidades.
c) Permuta de locais específicos, obedecendo a fatores cíclicos naturais.
d) circulação de pessoas diariamente em função do emprego.
e) cultura de localização itinerante no espaço.

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou em setembro de 2010 os resultados da PNAD (Pesquisa Nacional sobre Amostra Domiciliar) referente às taxas de fecundidade nos últimos dez anos no Brasil. Os dados sobre o número de filhos por mulher são os seguintes:
a) O aumento das taxas em 2009 evidencia que o Brasil é um país que tem explosão demográfica.
b) Os indicadores demonstram que as taxas de mortalidade são superiores às taxas de natalidade, evidenciando redução demográfica.
c) O índice de 2009 indica ligeiro aumento na taxa de fecundidade não caracterizando crescimento demográfico explosivo.
d) Esses números indicam que o Brasil é um país com taxas negativas de crescimento demográfico, demonstrando a política estatal de um filho único.
e) Caso essas taxas de fecundidade sejam mantidas, o Brasil, em uma década, ultrapassará o total da população da Índia.

Uma consequência socioeconômica para os países que vivenciam o fenômeno demográfico ilustrado é a diminuição da
A. oferta de mão de obra nacional.
B. média de expectativa de vida.
C. disponibilidade de serviços de saúde.
D. despesa de natureza previdenciária.
E. imigração de trabalhadores qualificados.

As pirâmides etárias são importantes para a compreensão da dinâmica demográfica. Assinale a alternativa correta que contém os indicadores mensurados na pirâmide etária.
a) Escolaridade.
b) Taxa de natalidade, mortalidade e expectativa de vida.
c) Produto Nacional Bruto.
d) Renda per capita.
e) População Economicamente Ativa

pelas colonizadores portugueses, que unificou todos os povos que viviam no que é hoje o território brasileiro, o qual foi sendo gradativamente conquistado e ocupado. As afirmacoes abaixo relacionam os elementos básicos formadores da população brasileira com exceção de um. Assinale-o. a) Europeus, principalmente portugueses. b) Africanos trazidos à força para trabalhar como escravos. c) Os diversos grupos indígenas. d) Os asiáticos, principalmente os japoneses e chineses que vieram trabalhar no sul do país no século XVI.

a) Europeus, principalmente portugueses.
b) Africanos trazidos à força para trabalhar como escravos.
c) Os diversos grupos indígenas.
d) Os asiáticos, principalmente os japoneses e chineses que vieram trabalhar no sul do país no século XVI.

O Brasil se destaca por ser um dos países mais populosos do planeta. Poucos países conheceram um crescimento populacional tão grande e rápido como o nosso nos últimos 120 anos. Analise as afirmativas abaixo e coloque a letra V nas frases verdadeiras e a letra F nas frases falsas. ( ) Atualmente o Brasil se tomou um país onde o total de imigrantes é maior que o número de pessoas que saem do país. ( ) No Brasil, segundo o censo de 2000, a maior parcela da população dedica-se às atividades terciárias. ( ) A elevada concentração da população brasileira próxima ao litoral está muito vinculada ao seu passado colonial e à dependência econômica externa. ( ) Alguns fatores como a urbanização, o aumento do nível de escolaridade, o maior uso de métodos anticonceptivos e a maior participação da mulher no mercado de trabalho explicam a forte redução da taxa de natalidade no Brasil desde a década de 1970. A sequência correta, de cima para baixo, é:
( ) Atualmente o Brasil se tomou um país onde o total de imigrantes é maior que o número de pessoas que saem do país.
( ) No Brasil, segundo o censo de 2000, a maior parcela da população dedica-se às atividades terciárias.
( ) A elevada concentração da população brasileira próxima ao litoral está muito vinculada ao seu passado colonial e à dependência econômica externa.
( ) Alguns fatores como a urbanização, o aumento do nível de escolaridade, o maior uso de métodos anticonceptivos e a maior participação da mulher no mercado de trabalho explicam a forte redução da taxa de natalidade no Brasil desde a década de 1970.
a) V-V-V-V
b) F-F-V-V
c) V-V-V-F
d) V-F-F-V

A população mundial apresentou um aumento significativo ao longo da história. Um conjunto de mudanças está atribuído ao crescimento da população do mundo, entre elas está:
A) a atenuação do crescimento vegetativo entre países economicamente mais pobres do planeta.
B) a substituição da mão de obra mecanizada nas grandes fazendas de produção de alimentos.
C) o deslocamento de refugiados de países subdesenvolvidos para nações mais industrializadas.
D) o estabelecimento de unidades industriais nas zonas rurais dos países menos desenvolvidos.
E) o processo de urbanização ocorrido por meio do êxodo da população do campo para a cidade.

O crescimento da expectativa de vida é um fator determinante para a ampliação da população mundial. Os dados positivos desse indicador demográfico estão diretamente relacionados com

A) a melhoria da oferta de saneamento básico.
B) a mecanização das atividades agrícolas.
C) a concentração de rendimentos financeiros.
D) o consumo de alimentos industrializados.
E) o desenvolvimento de cidades inteligentes.

A distribuição da população mundial é desigual ao longo das regiões do planeta. Em relação ao contexto da distribuição populacional em nível global, marque a alternativa correta:

A) A Oceania é continente mais densamente povoado e populoso do mundo.
B) A Mongólia é um país classificado como muito povoado e pouco populoso.
C) O sul da Europa é uma região geográfica muito populosa e pouco povoada.
D) O sudeste asiático é considerado uma das regiões mais povoadas do planeta.
E) O Canadá é a única nação da América do Norte tida como muito povoada.

A presença de uma corrente migratória por si só não explica a condição de vida dos imigrantes. Esta será somente a aparência de um fenômeno mais profundo, estruturado em relações socioeconômicas muitas vezes perversas. É o que podemos dizer dos indivíduos que são deslocados do campo para as cidades e obrigados a viver em condições de vida culturalmente diferentes das que vivenciaram em seu lugar de origem.
a) processo de deslocamento de trabalhadores motivados pelo aumento da oferta de empregos no campo.
b) dinâmica experimentada por grande quantidade de pessoas, que resultou no inchaço das grandes cidades.
c) Permuta de locais específicos, obedecendo a fatores cíclicos naturais.
d) circulação de pessoas diariamente em função do emprego.
e) cultura de localização itinerante no espaço.

(UVA 2008.1) O Brasil se destaca por ser um dos países mais populosos do planeta. Poucos países conheceram um crescimento populacional tão grande e rápido como o nosso nos últimos 120 anos. Analise as afirmativas abaixo e coloque a letra V nas frases verdadeiras e a letra F nas frases falsas. ( ) Atualmente o Brasil se tomou um país onde o total de imigrantes é maior que o número de pessoas que saem do país. ( ) No Brasil, segundo o censo de 2000, a maior parcela da população dedica-se às atividades terciárias. ( ) A elevada concentração da população brasileira próxima ao litoral está muito vinculada ao seu passado colonial e à dependência econômica externa. ( ) Alguns fatores como a urbanização, o aumento do nível de escolaridade, o maior uso de métodos anticonceptivos e a maior participação da mulher no mercado de trabalho explicam a forte redução da taxa de natalidade no Brasil desde a década de 1970. A sequência correta, de cima para baixo, é: a) V-V-V-V b) F-F-V-V c) V-V-V-F d) V-F-F-V

a) V-V-V-V
b) F-F-V-V
c) V-V-V-F
d) V-F-F-V

Observe a imagem a seguir. A dinâmica do crescimento da população brasileira se alterou substancialmente ao longo do século XX. Sobre a transição demográfica brasileira, assinale a opção correta. a) A queda na taxa de fecundidade brasileira está relacionada à crise econômica e às altas taxas de desemprego que atingiram o país durante as décadas de 1980 e 1990. b) A vida urbana apresenta maior custo, um número crescente de mulheres no mercado de trabalho, além da disponibilidade de métodos contraceptivos, o que resulta na redução da taxa de fecundidade. c) A população brasileira aumentou significativamente durante o século XX em virtude da entrada maciça de imigrantes que vieram atender à expansão da demanda de mão de obra industrial. d) O incremento populacional no país durante o século XX pode ser explicado pelo predomínio de políticas de controle de natalidade por parte do governo federam, reconhecidamente neomalthusiano.

a) A queda na taxa de fecundidade brasileira está relacionada à crise econômica e às altas taxas de desemprego que atingiram o país durante as décadas de 1980 e 1990.
b) A vida urbana apresenta maior custo, um número crescente de mulheres no mercado de trabalho, além da disponibilidade de métodos contraceptivos, o que resulta na redução da taxa de fecundidade.
c) A população brasileira aumentou significativamente durante o século XX em virtude da entrada maciça de imigrantes que vieram atender à expansão da demanda de mão de obra industrial.
d) O incremento populacional no país durante o século XX pode ser explicado pelo predomínio de políticas de controle de natalidade por parte do governo federam, reconhecidamente neomalthusiano.

Prévia do material em texto

ESTUDO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA – ENEM 2024 
 
Enem 2023) 
01→ Qual fator foi determinante para a mudança do indicador 
apresentado no gráfico? 
a) Flexibilização legal da prática de aborto. 
b) Envelhecimento da população brasileira. 
c) Crescimento dos casos de gravidez precoce. 
d) Participação feminina no mercado de trabalho. 
e) Diminuição dos benefícios na licença-maternidade. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
02→ (Enem 2022) Brasileiros levam mais tempo de casa para o trabalho 
Pesquisa do IBGE aponta que a situação é maio grave no Sudeste: 13% das pessoas levam mais de uma 
hora para chegar ao trabalho. Nas regiões metropolitanas de São Paulo e do Rio, o IBGE registrou os maiores 
percentuais de trabalhadores que levam mais de uma hora no trajeto até o emprego. Quem vê o Marcelo 
chegar ao trabalho nem imagina a maratona que ele enfrenta todos os dias antes das 5h. "Acordo 4h 30, saio 
de casa 5h, pego trem 5h 20, chego na Central umas 6h 50, pego ônibus e chego no trabalho mais ou menos 
7h 10", conta. Segundo especialista, são os mais pobres os que moram mais longe do emprego. 
Disponível em: www.portaldotransito.com.br. Acesso em: 23 nov. 2021 (adaptado) 
A pesquisa desenvolvida retrata a seguinte dinâmica populacional: 
a) Fluxo de retorno. 
b) Migração interna. 
c) Mudança sazonal. 
d) Movimento pendular. 
e) Deslocamento forçado. 
 
03→ (Enem 2022) Macrocefalia urbana pode ser entendida como a massiva concentração das atividades 
econômicas em algumas metrópoles que propicia o desencadeamento de processos descompassados: 
redirecionamento e convergência de fluxos migratórios, déficit no número de empregos, ocupação 
desordenada de determinadas regiões da cidade e estigmatização de estratos sociais, que comprometem 
TC – 2º BIMESTRE 
GEOGRAFIA – 2ª SÉRIE – ENSINO MÉDIO 
ALUNO (A): 
MATRÍCULA: PROFESSOR: MÁRCIO ARAÚJO 03/06/2024 
 
substancialmente a segurança pública urbana. 
SANTOS, M. O espaço dividido: os dois circuitos da economia urbana dos países subdesenvolvidos. São 
Paulo: Edusp, 2004. 
O processo de concentração espacial apresentado foi estimulado por qual fator geográfico? 
a) Limitação da área ocupada. 
b) Êxodo da população do campo. 
c) Ampliação do risco habitacional. 
d) Deficiência do transporte alternativo. 
e) Crescimento da taxa de fecundidade. 
 
04→ (Unicentro 2016) Os conhecimentos sobre a população mundial e brasileira possibilitam afirmar: 
A) Os Estados Unidos adotaram uma política restritiva à imigração porque, na última década, ocorreu uma 
explosão demográfica no país. 
B) O Japão estimula a imigração porque a população local está envelhecendo e falta mão de obra no país, o 
que já inviabiliza as atividades econômicas. 
C) A pirâmide etária brasileira vem se modificando e, atualmente, ela é igual à francesa. 
D) A transumância, maior movimento da população brasileira, está relacionada à implantação da 
agroindústria. 
E) Os movimentos xenofóbicos, nas últimas décadas, estão se ampliando nos países centrais, principalmente 
na Europa. 
 
05→ (Enem 2ª aplicação 2016) A presença de uma corrente migratória por si só não explica a condição de 
vida dos imigrantes. Esta será somente a aparência de um fenômeno mais profundo, estruturado em relações 
socioeconômicas muitas vezes perversas. É o que podemos dizer dos indivíduos que são deslocados do 
campo para as cidades e obrigados a viver em condições de vida culturalmente diferentes das que 
vivenciaram em seu lugar de origem. 
SCARLATO, F. C. População e urbanização brasileira. In: ROSS, J. L. S. 
Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2009. 
O texto faz referência a um movimento migratório que reflete o(a) 
a) processo de deslocamento de trabalhadores motivados pelo aumento da oferta de empregos no campo. 
b) dinâmica experimentada por grande quantidade de pessoas, que resultou no inchaço das grandes cidades. 
c) Permuta de locais específicos, obedecendo a fatores cíclicos naturais. 
d) circulação de pessoas diariamente em função do emprego. 
e) cultura de localização itinerante no espaço. 
 
06→ (MACK) 
O Brasil em 2020 
Será, é claro, um Brasil diferente sob vários aspectos. A maior parte deles, imprevisível. Uma década é um 
período longo o suficiente para derrubar certezas absolutas (ninguém prediz uma Revolução Francesa, uma 
queda do Muro de Berlim ou um ataque às torres gêmeas de Nova York). Mas é também um período de 
maturação dos grandes fenômenos incipientes — dez anos antes da popularização da internet já era possível 
imaginar como ela mudaria o mundo. Da mesma forma, fenômenos detectáveis hoje terão seus efeitos mais 
fortes a partir de 2020. 
David Cohen, Revista Época, 25/05/2009 
Com base no enunciado, observe as afirmações abaixo, assinalando V (verdadeiro) ou F (falso). 
( ) A diminuição da fecundidade no Brasil deve-se às transformações econômicas e sociais que se acentuaram 
na primeira metade do século XX devido à intensa necessidade de mão de obra no campo, inclusive de 
mulheres, fato este que elevou o país ao patamar de agrário-exportador. 
( ) Devido à mudança do papel social da mulher do século XX, ela deixa de viver, exclusivamente, no núcleo 
familiar, ingressando no mercado de trabalho e passando a ter acesso ao planejamento familiar e a métodos 
contraceptivos. Esses aspectos, conjugados, explicam a diminuição vertiginosa das taxas de fecundidade no 
Brasil. 
( ) As quedas nas taxas de natalidade de um país levam, ao longo do tempo, ao envelhecimento da 
população (realidade da maioria dos países desenvolvidos). Neste sentido, verifica-se uma forte tendência a 
um mercado de trabalho menos competitivo e exigente, demandando menos custos do Estado com os 
aspectos sociais. 
Dessa forma, a sequência correta, de cima para baixo é 
a) VVV. 
b) FVV. 
 
c) VVF. 
d) FVF. 
 
07→ PUC-PR) O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou em setembro de 2010 os 
resultados da PNAD (Pesquisa Nacional sobre Amostra Domiciliar) referente às taxas de fecundidade nos 
últimos dez anos no Brasil. Os dados sobre o número de filhos por mulher são os seguintes: 
Com base nesses dados, assinale a alternativa CORRETA: 
a) O aumento das taxas em 2009 evidencia que o Brasil é um país que tem explosão demográfica. 
b) Os indicadores demonstram que as taxas de mortalidade são superiores às taxas de natalidade, 
evidenciando redução demográfica. 
c) O índice de 2009 indica ligeiro aumento na taxa de fecundidade não caracterizando crescimento 
demográfico explosivo. 
d) Esses números indicam que o Brasil é um país com taxas negativas de crescimento demográfico, 
demonstrando a política estatal de um filho único. 
e) Caso essas taxas de fecundidade sejam mantidas, o Brasil, em uma década, ultrapassará o total da 
população da Índia. 
 
08→ENEM 2016 
 
Uma consequência socioeconômica para os países que vivenciam o fenômeno demográfico ilustrado é a 
diminuição da 
A. oferta de mão de obra nacional. 
B. média de expectativa de vida. 
C. disponibilidade de serviços de saúde. 
D. despesa de natureza previdenciária. 
E. imigração de trabalhadores qualificados. 
 
09→ As pirâmides etárias são importantes para a compreensão da dinâmica demográfica. Observe as figuras 
a seguir. 
 
Disponível em: <http://criadordetextos.blogspot.com.br/2013/11/piramide- 
etaria-brasileira-esta-mudando.html>. Acesso em: 25 Nov. 2014. 
Assinale a alternativa correta que contém os indicadores mensurados na pirâmide etária. 
a) Escolaridade. 
b) Taxa de natalidade, mortalidade e expectativa de vida. 
c) Produto Nacional Bruto. 
d) Renda per capita. 
e) População Economicamente Ativa 
 
10→ ENEM 2013 
 
 
O processo registrado no gráfico gerou a seguinte consequência demográfica: 
a) Decréscimo da população absoluta. 
b) Redução do crescimento vegetativo. 
c) Diminuição da proporção de adultos. 
d) Expansão de políticas de controle da natalidade. 
e) Aumento da renovação da população economicamente ativa. 
 
11→ (UVA 2008.1) OBrasil resultou de um processo lento, imposto pelos colonizadores portugueses, que 
unificou todos os povos que viviam no que é hoje o território brasileiro, o qual foi sendo gradativamente 
conquistado e ocupado. As afirmações abaixo relacionam os elementos básicos formadores da população 
brasileira com exceção de um. Assinale-o. 
a) Europeus, principalmente portugueses. 
b) Africanos trazidos à força para trabalhar como escravos. 
c) Os diversos grupos indígenas. 
d) Os asiáticos, principalmente os japoneses e chineses que vieram trabalhar no sul do país no século XVI. 
 
12→(UVA 2008.1) O Brasil se destaca por ser um dos países mais populosos do planeta. Poucos países 
conheceram um crescimento populacional tão grande e rápido como o nosso nos últimos 120 anos. 
Analise as afirmativas abaixo e coloque a letra V nas frases verdadeiras e a letra F nas frases falsas. 
( ) Atualmente o Brasil se tomou um país onde o total de imigrantes é maior que o número de pessoas que 
saem do país. 
( ) No Brasil, segundo o censo de 2000, a maior parcela da população dedica-se às atividades terciárias. 
( ) A elevada concentração da população brasileira próxima ao litoral está muito vinculada ao seu passado 
colonial e à dependência econômica externa. 
( ) Alguns fatores como a urbanização, o aumento do nível de escolaridade, o maior uso de métodos 
anticonceptivos e a maior participação da mulher no mercado de trabalho explicam a forte redução da taxa 
de natalidade no Brasil desde a década de 1970. 
A sequência correta, de cima para baixo, é: 
a) V-V-V-V 
b) F-F-V-V 
c) V-V-V-F 
d) V-F-F-V 
 
13→ A população mundial apresentou um aumento significativo ao longo da história. Um conjunto de 
mudanças está atribuído ao crescimento da população do mundo, entre elas está: 
A) a atenuação do crescimento vegetativo entre países economicamente mais pobres do planeta. 
B) a substituição da mão de obra mecanizada nas grandes fazendas de produção de alimentos. 
C) o deslocamento de refugiados de países subdesenvolvidos para nações mais industrializadas. 
D) o estabelecimento de unidades industriais nas zonas rurais dos países menos desenvolvidos. 
E) o processo de urbanização ocorrido por meio do êxodo da população do campo para a cidade. 
 
14→ O crescimento da expectativa de vida é um fator determinante para a ampliação da população mundial. 
Os dados positivos desse indicador demográfico estão diretamente relacionados com 
A) a melhoria da oferta de saneamento básico. 
B) a mecanização das atividades agrícolas. 
C) a concentração de rendimentos financeiros. 
D) o consumo de alimentos industrializados. 
E) o desenvolvimento de cidades inteligentes. 
 
 
15→ Os indicadores demográficos são ferramentas importantes para avaliar a geografia da população 
mundial. No contexto global, houve, ao longo dos últimos séculos, um constante crescimento populacional, 
verificado por meio da 
A) retração do crescimento vegetativo. 
B) elevação da distribuição de renda. 
C) ampliação da razão entre os sexos. 
D) diminuição da mortalidade infantil. 
E) expansão do processo de imigração. 
 
16→ Na atualidade, o ritmo de crescimento da população mundial tem diminuído. Um dos elementos que 
contribuem para o referido cenário, entre outros, é a 
A) ausência de políticas públicas de planejamento familiar. 
B) oferta de condições sanitárias igualitárias para a população. 
C) queda do índice de natalidade nos países mais desenvolvidos. 
D) diminuta participação das mulheres no mercado de trabalho. 
E) elevação da mortalidade infantil nos países emergentes. 
 
17→ A distribuição da população mundial é desigual ao longo das regiões do planeta. Em relação ao contexto 
da distribuição populacional em nível global, marque a alternativa correta: 
A) A Oceania é continente mais densamente povoado e populoso do mundo. 
B) A Mongólia é um país classificado como muito povoado e pouco populoso. 
C) O sul da Europa é uma região geográfica muito populosa e pouco povoada. 
D) O sudeste asiático é considerado uma das regiões mais povoadas do planeta. 
E) O Canadá é a única nação da América do Norte tida como muito povoada. 
 
18→ Observe a imagem a seguir. 
 
 
 
A dinâmica do crescimento da população brasileira se alterou substancialmente ao longo do século XX. 
Sobre a transição demográfica brasileira, assinale a opção correta. 
a) A queda na taxa de fecundidade brasileira está relacionada à crise econômica e às altas taxas de 
desemprego que atingiram o país durante as décadas de 1980 e 1990. 
b) A vida urbana apresenta maior custo, um número crescente de mulheres no mercado de trabalho, além da 
disponibilidade de métodos contraceptivos, o que resulta na redução da taxa de fecundidade. 
c) A população brasileira aumentou significativamente durante o século XX em virtude da entrada maciça de 
imigrantes que vieram atender à expansão da demanda de mão de obra industrial. 
d) O incremento populacional no país durante o século XX pode ser explicado pelo predomínio de políticas 
de controle de natalidade por parte do governo federam, reconhecidamente neomalthusiano.