Logo Passei Direto
Buscar

Direito Penal: Simulado de Questões

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

[Q1589253] A respeito da lei penal, assinale a alternativa correta.
a) A lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado ou ao crime permanente, se a sua vigência é posterior à cessação da continuidade ou da permanência.
b) A lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado ou ao crime permanente, se a sua vigência é anterior à cessação da continuidade ou da permanência.
c) A lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado, mas não ao crime permanente, se a sua vigência é posterior à cessação da continuidade ou da permanência.
d) A lei penal mais grave aplica-se ao crime permanente, mas não ao crime continuado, se a sua vigência é anterior à cessação da continuidade ou da permanência.
e) A lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado, mas não ao crime permanente, se a sua vigência é anterior à cessação da continuidade ou da permanência.

[Q1586119] Em se tratando de crimes continuados em que a continuidade delitiva ocorre sob a vigência de duas leis, sendo que uma estava vigente quando do início da continuidade e outra lei estava vigente quando da cessação da continuidade delitiva, dever-se-á ser aplicada a lei vigente ao tempo da cessação da continuidade.
a) irretroatividade em prejuízo da lei penal.
b) ultratividade benéfica da lei penal.
c) retroatividade benéfica da lei penal.
d) ultratividade gravosa da lei penal.
e) abolitio criminis.

[Q1582184] Jhonny praticou crime previsto em lei penal temporária. No entanto, Jhonny só foi capturado e submetido a julgamento um ano depois, quando a referida lei já havia se autorrevogado. Nesse sentido, é correto afirmar que:
a) A revogação da lei temporária beneficiou Jhonny, pois ocorreu abolitio criminis.
b) A revogação da lei temporária beneficiou Jhonny, pois ocorreu novatio legis in mellius.
c) A revogação da lei temporária não impedirá a responsabilização de Jhonny por fato praticado durante sua vigência.
d) A revogação da lei temporária prejudicou Jhonny, pois ocorreu novatio legis in pejus.
e) A revogação da lei temporária prejudicou Jhonny, pois ocorreu novatio legis incriminadora.

[Q1570970] Rebeca praticou conduta tipificada como crime. Com a entrada em vigor de nova lei, esse tipo penal foi formalmente revogado, mas a conduta de Rebeca foi inserida em outro tipo penal. Buscando informações sobre a situação, Rebeca consulta você, advogado(a). Nessa situação, a orientação jurídica correta será:
a) Rebeca responderá pelo crime praticado, pois não ocorreu a abolitio criminis com a edição da nova lei.
b) Rebeca será beneficiada com a abolitio criminis, que sempre retroage para beneficiar os acusados.
c) Diante da irretroatividade da lei penal em qualquer hipótese, não há pleito a se fazer em benefício de Rebeca.
d) A aplicação do princípio da continuidade normativo-típica ao caso acarreta a extinção da punibilidade de Rebeca.

[Q1362445] Para fins penais, o tempo e o lugar do crime são idênticos.
c) Certo
e) Errado

[Q1329571] Julgue os itens a seguir como C (certo) ou E (errado) e assinale a opção que contém a sequência de respostas. I – A lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado ou ao crime permanente, se a sua vigência é anterior à cessação da continuidade ou da permanência. II – Em caso de continuidade delitiva, a prescrição regula-se pela pena imposta na sentença, não se computando o acréscimo decorrente da continuação. III – A preparação de flagrante implica situação de tentativa inidônea. IV – A ineficácia relativa do meio que impede a consumação do crime revela situação de crime impossível.
a) E, E, E, E.
b) C, C, C, C.
c) C, C, C, E.
d) E, E, E, C.

[Q1326843] Para fins penais, o tempo e o lugar do crime são idênticos.
c) Certo
e) Errado

Considerando as disposições do Código Penal, bem como entendimento jurisprudencial dominante, marque a alternativa incorreta.
a) Ninguém pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execução e os efeitos penais da sentença condenatória.
b) A lei posterior que, de qualquer modo, favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentença condenatória transitada em julgado.
c) A lei excepcional ou temporária, embora decorrido o período de sua duração ou cessadas as circunstâncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigência, salvo se a lei posterior for mais benéfica.
d) A lei mais grave aplica-se ao crime continuado ou permanente se a sua vigência é anterior à cessação da continuidade ou da permanência.
e) A pena cumprida no estrangeiro atenua a pena imposta no Brasil pelo mesmo crime, quando diversas, ou nela é computada, quando idênticas.

A interpretação analógica é aquela que abrange os casos análogos, mediante o uso de fórmula casuística gravada no dispositivo legal e que servirá de norte ao intérprete. Esse tipo de interpretação, mesmo ampliando o alcance da norma penal, por abranger hipóteses não previstas expressamente pelo legislador, é admitida no Direito Penal.
c) Certo
e) Errado

Tendo como base as disposições previstas no Código Penal, legislação extravagante, bem como posicionamentos doutrinários e jurisprudenciais, julgue o item a seguir.
57. [Q1255480] Sobre a interpretação da lei penal, assinale a alternativa correta:
a) A interpretação gramatical é admitida em Direito Penal para estender o sentido e o alcance da norma até que se atinja sua real acepção.
b) A analogia não é admitida em Direito Penal.
c) A exposição de motivos do CP é considerada interpretação autêntica.
d) Normas penais em branco heterogêneas exigem a complementação de ato administrativo para que possam ter aplicação prática.
e) A interpretação doutrinária busca interpretar a lei de acordo com o posicionamento de Juízes e tribunais acerca do fato.
a) Certo
b) Errado

Tendo como base as disposições previstas no Código Penal, legislação extravagante, bem como posicionamentos doutrinários e jurisprudenciais, julgue o item a seguir.
58. [Q1255308] Sobre a interpretação da Lei Penal, assinale a alternativa correta.
a) A interpretação teleológica é admitida em Direito Penal para estender o sentido e o alcance da norma até que se atinja sua real acepção.
b) A interpretação analógica prejudicial ao réu não é admitida em Direito Penal.
c) A exposição de motivos do CP não é considerada interpretação autêntica.
d) Normas penais em branco homogêneas exigem a
a) Certo
b) Errado

Marque a alternativa incorreta, considerando as disposições do Código Penal, bem como as legislações correlatas.
a) Não há crime sem lei anterior que o defina, não há pena sem prévia cominação legal.
b) As medidas provisórias não podem ser utilizadas para agravar pena de crime.
c) Em se tratando de crimes continuados ou permanentes, será aplicada a lei vigente ao tempo da cessação da continuidade ou permanência, seja ela mais gravosa ou não, salvo se lei posterior for mais benéfica.
d) A lei geral da copa, por ter termo certo para seu término de vigência, é um exemplo de lei penal temporária.
e) A lei excepcional ou temporária aplica-se ao crime praticado sob sua vigência, salvo se lei posterior for mais benéfica.
a) Não há crime sem lei anterior que o defina, não há pena sem prévia cominação legal.
b) As medidas provisórias não podem ser utilizadas para agravar pena de crime.
c) Em se tratando de crimes continuados ou permanentes, será aplicada a lei vigente ao tempo da cessação da continuidade ou permanência, seja ela mais gravosa ou não, salvo se lei posterior for mais benéfica.
d) A lei geral da copa, por ter termo certo para seu término de vigência, é um exemplo de lei penal temporária.
e) A lei excepcional ou temporária aplica-se ao crime praticado sob sua vigência, salvo se lei posterior for mais benéfica.

[Q1531883] Sobre o tempo do crime, lugar do crime e competência criminal, o Brasil adota, como regra, as seguintes teorias, respectivamente:
Sobre o tempo do crime, lugar do crime e competência criminal, o Brasil adota, como regra, as seguintes teorias, respectivamente:
a) resultado, atividade, atividade.
b) atividade, resultado, ubiquidade.
c) atividade, ubiquidade, resultado.
d) atividade, resultado, atividade.
e) ubiquidade, resultado, atividade.

[Q1531470] Suponha que a Lei X determinava que a “Conduta A” tenha pena de reclusão de 2-4 anos. Marcelino Freitas praticou a conduta A no dia 01/01/2019. Ocorre que, no dia 01/02/2019, a Lei Y revogou a Lei X e abrandou a pena da “Conduta A”, que passa a possuir pena de reclusão de 1-3 anos. Passados 03 meses, já em 01/05/2019, a Lei Z é publicada e revoga a Lei Y. De acordo com a Lei Z, a “Conduta A” passa a possuir pena de reclusão de 3-6 anos. A Lei Z encontra-se vigente e Marcelino é levado a julgamento no dia 01/11/2019. Qual lei deve ser aplicada à Conduta A, praticada por Marcelino em 01/01/2019?
Suponha que a Lei X determinava que a “Conduta A” tenha pena de reclusão de 2-4 anos. Marcelino Freitas praticou a conduta A no dia 01/01/2019. Ocorre que, no dia 01/02/2019, a Lei Y revogou a Lei X e abrandou a pena da “Conduta A”, que passa a possuir pena de reclusão de 1-3 anos. Passados 03 meses, já em 01/05/2019, a Lei Z é publicada e revoga a Lei Y. De acordo com a Lei Z, a “Conduta A” passa a possuir pena de reclusão de 3-6 anos. A Lei Z encontra-se vigente e Marcelino é levado a julgamento no dia 01/11/2019. Qual lei deve ser aplicada à Conduta A, praticada por Marcelino em 01/01/2019?
a) Lei X, tendo em vista que é a lei vigente à época dos fatos.
b) Lei Y, uma vez que se trata de novatio legis in mellius.
c) Lei Z, por ser a lei vigente à época do julgamento.
d) Lei X, porque além de ser a lei vigente à época dos fatos ela é mais benéfica que a lei Z, vigente à época do julgamento.
e) Lei X, pois é ultrativa em relação à Lei Z.

[Q1528926] De acordo com a lei penal no tempo e no espaço, assinale a alternativa correta.
De acordo com a lei penal no tempo e no espaço, assinale a alternativa correta.
a) A lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado ou ao crime permanente, se a sua vigência é posterior à cessação da continuidade ou da permanência.
b) A lei excepcional e a lei temporária podem ser caracterizadas como autorrevogáveis e ultrativas, de forma que deverão ser aplicadas aos fatos ocorridos durante a sua vigência, mesmo após sua revogação, ainda que prejudiciais ao réu.
c) Não se aplica a lei brasileira na hipótese de um homicídio praticado por John, cidadão americano, contra Ramiro, cidadão uruguaio, ocorrido no interior de uma aeronave brasileira de propriedade privada, enquanto esta sobrevoava o alto-mar do Oceano Atlântico.
d) É considerado crime de extraterritorialidade incondicionada, sujeito à lei brasileira, o crime de tráfico de drogas cometido por brasileiro no exterior, ainda que o agente lá tenha sido absolvido ou condenado.
e) A pena cumprida no estrangeiro atenua a pena imposta no Brasil pelo mesmo crime, quando diversas, mas não poderá ser nela computada, ainda que idênticas.

[Q1254236] A interpretação analógica é aquela que abrange os casos análogos, mediante o uso de fórmula casuística gravada no dispositivo legal e que servirá de norte ao intérprete. Esse tipo de interpretação, mesmo ampliando o alcance da norma penal, por abranger hipóteses não previstas expressamente pelo legislador, é admitida no Direito Penal.
A interpretação analógica é aquela que abrange os casos análogos, mediante o uso de fórmula casuística gravada no dispositivo legal e que servirá de norte ao intérprete. Esse tipo de interpretação, mesmo ampliando o alcance da norma penal, por abranger hipóteses não previstas expressamente pelo legislador, é admitida no Direito Penal.
c) Certo
e) Errado

De acordo com o Código Penal, assinale a alternativa correta acerca do tempo e lugar do crime:
Considera-se praticado o crime no momento em que ocorreu a ação ou omissão, bem como quando se produziu ou deveria produzir-se o resultado.
Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado.
a) Considera-se praticado o crime no momento em que ocorreu a ação ou omissão, bem como quando se produziu ou deveria produzir-se o resultado.
b) Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, ainda que outro seja o local do resultado.
c) Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado.
d) Considera-se praticado o crime no lugar da ação ou, em caso de omissão, apenas no local do resultado.
e) Para fins penais, o tempo e o lugar do crime são idênticos.

Quanto ao tempo do crime, é correto afirmar que o Código Penal brasileiro adotou a teoria do(a)

a) atividade.
b) resultado.
c) ubiquidade.
d) contemporaneidade.

98. [Q949226] Em relação à lei penal no tempo e à irretroatividade da lei penal, é correto afirmar que à lei penal mais severa aplica-se o princípio da ultra-atividade.

a) severa aplica-se o princípio da ultra-atividade.
b) benigna aplica-se o princípio da extra-atividade.
c) severa aplica-se o princípio da retroatividade mitigada.
d) severa aplica-se o princípio da extra-atividade.
e) benigna aplica-se o princípio da não ultra-atividade.

99. [Q949229] No direito penal, a analogia

a) é uma forma de autointegração da norma penal para suprir as lacunas porventura existentes.
b) é uma fonte formal imediata do direito penal.
c) utiliza, na modalidade jurídica, preceitos legais existentes para solucionar hipóteses não previstas em lei.
d) corresponde a uma interpretação extensiva da norma penal.
e) é uma fonte formal mediata, tal como o costume e os princípios gerais do direito.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

[Q1589253] A respeito da lei penal, assinale a alternativa correta.
a) A lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado ou ao crime permanente, se a sua vigência é posterior à cessação da continuidade ou da permanência.
b) A lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado ou ao crime permanente, se a sua vigência é anterior à cessação da continuidade ou da permanência.
c) A lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado, mas não ao crime permanente, se a sua vigência é posterior à cessação da continuidade ou da permanência.
d) A lei penal mais grave aplica-se ao crime permanente, mas não ao crime continuado, se a sua vigência é anterior à cessação da continuidade ou da permanência.
e) A lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado, mas não ao crime permanente, se a sua vigência é anterior à cessação da continuidade ou da permanência.

[Q1586119] Em se tratando de crimes continuados em que a continuidade delitiva ocorre sob a vigência de duas leis, sendo que uma estava vigente quando do início da continuidade e outra lei estava vigente quando da cessação da continuidade delitiva, dever-se-á ser aplicada a lei vigente ao tempo da cessação da continuidade.
a) irretroatividade em prejuízo da lei penal.
b) ultratividade benéfica da lei penal.
c) retroatividade benéfica da lei penal.
d) ultratividade gravosa da lei penal.
e) abolitio criminis.

[Q1582184] Jhonny praticou crime previsto em lei penal temporária. No entanto, Jhonny só foi capturado e submetido a julgamento um ano depois, quando a referida lei já havia se autorrevogado. Nesse sentido, é correto afirmar que:
a) A revogação da lei temporária beneficiou Jhonny, pois ocorreu abolitio criminis.
b) A revogação da lei temporária beneficiou Jhonny, pois ocorreu novatio legis in mellius.
c) A revogação da lei temporária não impedirá a responsabilização de Jhonny por fato praticado durante sua vigência.
d) A revogação da lei temporária prejudicou Jhonny, pois ocorreu novatio legis in pejus.
e) A revogação da lei temporária prejudicou Jhonny, pois ocorreu novatio legis incriminadora.

[Q1570970] Rebeca praticou conduta tipificada como crime. Com a entrada em vigor de nova lei, esse tipo penal foi formalmente revogado, mas a conduta de Rebeca foi inserida em outro tipo penal. Buscando informações sobre a situação, Rebeca consulta você, advogado(a). Nessa situação, a orientação jurídica correta será:
a) Rebeca responderá pelo crime praticado, pois não ocorreu a abolitio criminis com a edição da nova lei.
b) Rebeca será beneficiada com a abolitio criminis, que sempre retroage para beneficiar os acusados.
c) Diante da irretroatividade da lei penal em qualquer hipótese, não há pleito a se fazer em benefício de Rebeca.
d) A aplicação do princípio da continuidade normativo-típica ao caso acarreta a extinção da punibilidade de Rebeca.

[Q1362445] Para fins penais, o tempo e o lugar do crime são idênticos.
c) Certo
e) Errado

[Q1329571] Julgue os itens a seguir como C (certo) ou E (errado) e assinale a opção que contém a sequência de respostas. I – A lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado ou ao crime permanente, se a sua vigência é anterior à cessação da continuidade ou da permanência. II – Em caso de continuidade delitiva, a prescrição regula-se pela pena imposta na sentença, não se computando o acréscimo decorrente da continuação. III – A preparação de flagrante implica situação de tentativa inidônea. IV – A ineficácia relativa do meio que impede a consumação do crime revela situação de crime impossível.
a) E, E, E, E.
b) C, C, C, C.
c) C, C, C, E.
d) E, E, E, C.

[Q1326843] Para fins penais, o tempo e o lugar do crime são idênticos.
c) Certo
e) Errado

Considerando as disposições do Código Penal, bem como entendimento jurisprudencial dominante, marque a alternativa incorreta.
a) Ninguém pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execução e os efeitos penais da sentença condenatória.
b) A lei posterior que, de qualquer modo, favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentença condenatória transitada em julgado.
c) A lei excepcional ou temporária, embora decorrido o período de sua duração ou cessadas as circunstâncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigência, salvo se a lei posterior for mais benéfica.
d) A lei mais grave aplica-se ao crime continuado ou permanente se a sua vigência é anterior à cessação da continuidade ou da permanência.
e) A pena cumprida no estrangeiro atenua a pena imposta no Brasil pelo mesmo crime, quando diversas, ou nela é computada, quando idênticas.

A interpretação analógica é aquela que abrange os casos análogos, mediante o uso de fórmula casuística gravada no dispositivo legal e que servirá de norte ao intérprete. Esse tipo de interpretação, mesmo ampliando o alcance da norma penal, por abranger hipóteses não previstas expressamente pelo legislador, é admitida no Direito Penal.
c) Certo
e) Errado

Tendo como base as disposições previstas no Código Penal, legislação extravagante, bem como posicionamentos doutrinários e jurisprudenciais, julgue o item a seguir.
57. [Q1255480] Sobre a interpretação da lei penal, assinale a alternativa correta:
a) A interpretação gramatical é admitida em Direito Penal para estender o sentido e o alcance da norma até que se atinja sua real acepção.
b) A analogia não é admitida em Direito Penal.
c) A exposição de motivos do CP é considerada interpretação autêntica.
d) Normas penais em branco heterogêneas exigem a complementação de ato administrativo para que possam ter aplicação prática.
e) A interpretação doutrinária busca interpretar a lei de acordo com o posicionamento de Juízes e tribunais acerca do fato.
a) Certo
b) Errado

Tendo como base as disposições previstas no Código Penal, legislação extravagante, bem como posicionamentos doutrinários e jurisprudenciais, julgue o item a seguir.
58. [Q1255308] Sobre a interpretação da Lei Penal, assinale a alternativa correta.
a) A interpretação teleológica é admitida em Direito Penal para estender o sentido e o alcance da norma até que se atinja sua real acepção.
b) A interpretação analógica prejudicial ao réu não é admitida em Direito Penal.
c) A exposição de motivos do CP não é considerada interpretação autêntica.
d) Normas penais em branco homogêneas exigem a
a) Certo
b) Errado

Marque a alternativa incorreta, considerando as disposições do Código Penal, bem como as legislações correlatas.
a) Não há crime sem lei anterior que o defina, não há pena sem prévia cominação legal.
b) As medidas provisórias não podem ser utilizadas para agravar pena de crime.
c) Em se tratando de crimes continuados ou permanentes, será aplicada a lei vigente ao tempo da cessação da continuidade ou permanência, seja ela mais gravosa ou não, salvo se lei posterior for mais benéfica.
d) A lei geral da copa, por ter termo certo para seu término de vigência, é um exemplo de lei penal temporária.
e) A lei excepcional ou temporária aplica-se ao crime praticado sob sua vigência, salvo se lei posterior for mais benéfica.
a) Não há crime sem lei anterior que o defina, não há pena sem prévia cominação legal.
b) As medidas provisórias não podem ser utilizadas para agravar pena de crime.
c) Em se tratando de crimes continuados ou permanentes, será aplicada a lei vigente ao tempo da cessação da continuidade ou permanência, seja ela mais gravosa ou não, salvo se lei posterior for mais benéfica.
d) A lei geral da copa, por ter termo certo para seu término de vigência, é um exemplo de lei penal temporária.
e) A lei excepcional ou temporária aplica-se ao crime praticado sob sua vigência, salvo se lei posterior for mais benéfica.

[Q1531883] Sobre o tempo do crime, lugar do crime e competência criminal, o Brasil adota, como regra, as seguintes teorias, respectivamente:
Sobre o tempo do crime, lugar do crime e competência criminal, o Brasil adota, como regra, as seguintes teorias, respectivamente:
a) resultado, atividade, atividade.
b) atividade, resultado, ubiquidade.
c) atividade, ubiquidade, resultado.
d) atividade, resultado, atividade.
e) ubiquidade, resultado, atividade.

[Q1531470] Suponha que a Lei X determinava que a “Conduta A” tenha pena de reclusão de 2-4 anos. Marcelino Freitas praticou a conduta A no dia 01/01/2019. Ocorre que, no dia 01/02/2019, a Lei Y revogou a Lei X e abrandou a pena da “Conduta A”, que passa a possuir pena de reclusão de 1-3 anos. Passados 03 meses, já em 01/05/2019, a Lei Z é publicada e revoga a Lei Y. De acordo com a Lei Z, a “Conduta A” passa a possuir pena de reclusão de 3-6 anos. A Lei Z encontra-se vigente e Marcelino é levado a julgamento no dia 01/11/2019. Qual lei deve ser aplicada à Conduta A, praticada por Marcelino em 01/01/2019?
Suponha que a Lei X determinava que a “Conduta A” tenha pena de reclusão de 2-4 anos. Marcelino Freitas praticou a conduta A no dia 01/01/2019. Ocorre que, no dia 01/02/2019, a Lei Y revogou a Lei X e abrandou a pena da “Conduta A”, que passa a possuir pena de reclusão de 1-3 anos. Passados 03 meses, já em 01/05/2019, a Lei Z é publicada e revoga a Lei Y. De acordo com a Lei Z, a “Conduta A” passa a possuir pena de reclusão de 3-6 anos. A Lei Z encontra-se vigente e Marcelino é levado a julgamento no dia 01/11/2019. Qual lei deve ser aplicada à Conduta A, praticada por Marcelino em 01/01/2019?
a) Lei X, tendo em vista que é a lei vigente à época dos fatos.
b) Lei Y, uma vez que se trata de novatio legis in mellius.
c) Lei Z, por ser a lei vigente à época do julgamento.
d) Lei X, porque além de ser a lei vigente à época dos fatos ela é mais benéfica que a lei Z, vigente à época do julgamento.
e) Lei X, pois é ultrativa em relação à Lei Z.

[Q1528926] De acordo com a lei penal no tempo e no espaço, assinale a alternativa correta.
De acordo com a lei penal no tempo e no espaço, assinale a alternativa correta.
a) A lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado ou ao crime permanente, se a sua vigência é posterior à cessação da continuidade ou da permanência.
b) A lei excepcional e a lei temporária podem ser caracterizadas como autorrevogáveis e ultrativas, de forma que deverão ser aplicadas aos fatos ocorridos durante a sua vigência, mesmo após sua revogação, ainda que prejudiciais ao réu.
c) Não se aplica a lei brasileira na hipótese de um homicídio praticado por John, cidadão americano, contra Ramiro, cidadão uruguaio, ocorrido no interior de uma aeronave brasileira de propriedade privada, enquanto esta sobrevoava o alto-mar do Oceano Atlântico.
d) É considerado crime de extraterritorialidade incondicionada, sujeito à lei brasileira, o crime de tráfico de drogas cometido por brasileiro no exterior, ainda que o agente lá tenha sido absolvido ou condenado.
e) A pena cumprida no estrangeiro atenua a pena imposta no Brasil pelo mesmo crime, quando diversas, mas não poderá ser nela computada, ainda que idênticas.

[Q1254236] A interpretação analógica é aquela que abrange os casos análogos, mediante o uso de fórmula casuística gravada no dispositivo legal e que servirá de norte ao intérprete. Esse tipo de interpretação, mesmo ampliando o alcance da norma penal, por abranger hipóteses não previstas expressamente pelo legislador, é admitida no Direito Penal.
A interpretação analógica é aquela que abrange os casos análogos, mediante o uso de fórmula casuística gravada no dispositivo legal e que servirá de norte ao intérprete. Esse tipo de interpretação, mesmo ampliando o alcance da norma penal, por abranger hipóteses não previstas expressamente pelo legislador, é admitida no Direito Penal.
c) Certo
e) Errado

De acordo com o Código Penal, assinale a alternativa correta acerca do tempo e lugar do crime:
Considera-se praticado o crime no momento em que ocorreu a ação ou omissão, bem como quando se produziu ou deveria produzir-se o resultado.
Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado.
a) Considera-se praticado o crime no momento em que ocorreu a ação ou omissão, bem como quando se produziu ou deveria produzir-se o resultado.
b) Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, ainda que outro seja o local do resultado.
c) Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado.
d) Considera-se praticado o crime no lugar da ação ou, em caso de omissão, apenas no local do resultado.
e) Para fins penais, o tempo e o lugar do crime são idênticos.

Quanto ao tempo do crime, é correto afirmar que o Código Penal brasileiro adotou a teoria do(a)

a) atividade.
b) resultado.
c) ubiquidade.
d) contemporaneidade.

98. [Q949226] Em relação à lei penal no tempo e à irretroatividade da lei penal, é correto afirmar que à lei penal mais severa aplica-se o princípio da ultra-atividade.

a) severa aplica-se o princípio da ultra-atividade.
b) benigna aplica-se o princípio da extra-atividade.
c) severa aplica-se o princípio da retroatividade mitigada.
d) severa aplica-se o princípio da extra-atividade.
e) benigna aplica-se o princípio da não ultra-atividade.

99. [Q949229] No direito penal, a analogia

a) é uma forma de autointegração da norma penal para suprir as lacunas porventura existentes.
b) é uma fonte formal imediata do direito penal.
c) utiliza, na modalidade jurídica, preceitos legais existentes para solucionar hipóteses não previstas em lei.
d) corresponde a uma interpretação extensiva da norma penal.
e) é uma fonte formal mediata, tal como o costume e os princípios gerais do direito.

Prévia do material em texto

Simulado
Criado em: 26/04/2021 às 17:44:49
No tocante à disciplina do direito penal, julgue os itens a seguir.
1. [Q1595009] Para a abolitio criminis, não basta a revogação formal da lei penal anterior,
impondo-se, para a sua caracterização, o fato de que o mesmo conteúdo normativo não tenha sido
preservado nem deslocado para outro dispositivo legal.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Abolitio Criminis, Abolitio Criminis.
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2021 / Tribunal de Contas do Distrito Federal TCDF - DF
/ Auditor de Controle Externo / Questão: 54
2. [Q1589253] A respeito da lei penal, assinale a alternativa correta.
a) A lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado ou ao crime permanente, se a sua
vigência é posterior à cessação da continuidade ou da permanência.
b) A lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado ou ao crime permanente, se a sua
vigência é anterior à cessação da continuidade ou da permanência.
c) A lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado, mas não ao crime permanente, se a sua
vigência é posterior à cessação da continuidade ou da permanência.
d) A lei penal mais grave aplica-se ao crime permanente, mas não ao crime continuado, se a sua
vigência é anterior à cessação da continuidade ou da permanência.
e) A lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado, mas não ao crime permanente, se a sua
vigência é anterior à cessação da continuidade ou da permanência.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei penal no tempo, Lei Penal no Tempo e os Crimes
Permanentes e Continuados, Lei Penal.
Fonte: FGV - Fundação Getúlio Vargas (Questões Inéditas) 2021 / Polícia Civil do Rio Grande do Norte PC RN - RN / Agente e Escrivão -
4º Simulado / Questão: 71
Considerando a aplicação da lei penal, julgue as assertivas a seguir.
3. [Q1586119] Em se tratando de crimes continuados em que a continuidade delitiva ocorre sob a
vigência de duas leis, sendo que uma estava vigente quando do início da continuidade e outra lei
estava vigente quando da cessação da continuidade delitiva, dever-se-á ser aplicada a lei vigente ao
tempo da cessação da continuidade.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei penal no tempo, Lei Penal no Tempo e os Crimes
Permanentes e Continuados, Lei Penal.
Fonte: Questões Inéditas 2021 / Sem Órgão Específico SOE - BR / Direito Penal - 5º Simulado por Disciplina para Tribunais / Questão: 6
4. [Q1586123] A norma que altera a natureza da ação penal, por não ser norma de caráter penal,
não retroage nem para beneficiar o réu.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Princípios do Direito Penal, Aplicação da Lei Penal, Lei penal no tempo, Princípios
em Espécie, Princípio da Irretroatividade da Lei Penal, Novatio Legis In Pejus (prejudicial), Lei Penal.
Fonte: Questões Inéditas 2021 / Sem Órgão Específico SOE - BR / Direito Penal - 5º Simulado por Disciplina para Tribunais / Questão: 9
5. [Q1582183] Imagine que José praticou um crime em 1º/1/2020, e que uma nova lei, mais
gravosa, entrou em vigor em 2/1/2020. Imagine, ainda, que José só tenha sido submetido a
julgamento em 15/1/2020, já sob a vigência da nova lei.Nesse contexto, é correto afirmar que a
aplicação da lei revogada para beneficiar José decorre da chamada:
a) irretroatividade em prejuízo da lei penal.
b) ultratividade benéfica da lei penal.
c) retroatividade benéfica da lei penal.
d) ultratividade gravosa da lei penal.
e) abolitio criminis.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei penal no tempo, Novatio Legis In Pejus (prejudicial),
Lei Penal.
Fonte: Instituto AOCP (Questões inéditas) 2021 / Polícia Civil do Pará PC PA - PA / Investigador de Polícia Civil - 5º Simulado / Questão:
27
6. [Q1582184] Jhonny praticou crime previsto em lei penal temporária. No entanto, Jhonny só foi
capturado e submetido a julgamento um ano depois, quando a referida lei já havia se
autorrevogado. Nesse sentido, é correto afirmar que:
a) A revogação da lei temporária beneficiou Jhonny, pois ocorreu abolitio criminis.
b) A revogação da lei temporária beneficiou Jhonny, pois ocorreu novatio legis in mellius.
c) A revogação da lei temporária não impedirá a responsabilização de Jhonny por fato praticado
durante sua vigência.
d) A revogação da lei temporária prejudicou Jhonny, pois ocorreu novatio legis in pejus.
e) A revogação da lei temporária prejudicou Jhonny, pois ocorreu novatio legis incriminadora.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei Excepcional ou Temporária, Lei Temporária em
Sentido Estrito, Lei Penal.
Fonte: Instituto AOCP (Questões inéditas) 2021 / Polícia Civil do Pará PC PA - PA / Investigador de Polícia Civil - 5º Simulado / Questão:
28
Situação hipotética: Bilu, uma semana antes de completar os seus 18 anos, com o fim de execução,
efetuou dois disparos de arma de fogo contra Taco, que foi atingido na cabeça. Quando Bilu foi
efetuar o terceiro disparo, escutou o barulho da sirene policial e saiu correndo. Taco foi socorrido
pela Polícia Civil, passou por cirurgia no Hospital da Urgência, ficou internado por 30 dias, mas não
resistiu aos ferimentos e morreu. Com base nessa situação, julgue os dois itens subsequentes.
7. [Q1572376] Bilu será considerado inimputável em razão da idade, tendo em vista que deve ser
observado, no caso, o momento dos disparos, e não o da morte de Taco.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei penal no tempo, Teoria Geral do Crime, Culpabilidade,
Tempo do Crime, Teoria da Atividade, Causas Excludentes da Culpabilidade, Imputabilidade, Lei Penal, Menoridade penal.
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2021 / Tribunal de Contas do Rio de Janeiro TCE RJ - RJ / Analista de Controle Externo -
Área: Controle Externo -Especialidade Direito - 7º Simulado / Questão: 182
8. [Q1572372] Não se admite no Direito Penal a analogia.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Interpretação da Lei Penal, Lei Penal, Analogia.
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2021 / Tribunal de Contas do Rio de Janeiro TCE RJ - RJ / Analista de Controle Externo -
Área: Controle Externo -Especialidade Direito - 7º Simulado / Questão: 178
9. [Q1572373] Para fins de identificação da lei aplicável a determinada prática delitiva, observa-
se o momento do resultado, ou seja, a teoria do evento ou do resultado.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei penal no tempo, Tempo do Crime, Teoria da Atividade,
Lei Penal.
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2021 / Tribunal de Contas do Rio de Janeiro TCE RJ - RJ / Analista de Controle Externo -
Área: Controle Externo -Especialidade Direito - 7º Simulado / Questão: 179
10. [Q1570970] Rebeca praticou conduta tipificada como crime. Com a entrada em vigor de nova
lei, esse tipo penal foi formalmente revogado, mas a conduta de Rebeca foi inserida em outro tipo
penal. Buscando informações sobre a situação, Rebeca consulta você, advogado(a). Nessa situação,
a orientação jurídica correta será:
a) Rebeca responderá pelo crime praticado, pois não ocorreu a abolitio criminis com a edição da
nova lei.
b) Rebeca será beneficiada com a abolitio criminis, que sempre retroage para beneficiar os
acusados.
c) Diante da irretroatividade da lei penal em qualquer hipótese, não há pleito a se fazer em
benefício de Rebeca.
d) A aplicação do princípio da continuidade normativo-típica ao caso acarreta a extinção da
punibilidade de Rebeca.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei penal no tempo, Punibilidade, Abolitio Criminis,
Abolitio Criminis, Causas de Extinção da Punibilidade, Lei Penal.
Fonte: FGV - Fundação Getúlio Vargas (Questões Inéditas) 2021 / Ordem dos Advogadosdo Brasil OAB - BR / Advogado - 2º Simulado 1º
Fase do Exame XXXII / Questão: 63
No dia 10 de janeiro de 2018, entrou em vigência a LEI B, que previa para determinada conduta a
pena de 8 anos de prisão. Ocorre que, antes da sua vigência a conduta já era prevista como crime
por meio da LEI A, mas em outro tipo penal, com pena de 4 anos de prisão. Tento praticou o referido
crime em 2017. Quando do julgamento, estava em vigor a LEI B.
Sobre o caso, julgue as duas alternativas a seguir.
11. [Q1567893] O juiz poderá aplicar tanto a LEI A quanto a LEI B, tendo em vista que a primeira
estava em vigor quando da conduta e do resultado e a segunda quando do julgamento.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei penal no tempo, Novatio Legis In Pejus (prejudicial),
Lei Penal.
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2021 / Tribunal de Contas do Rio de Janeiro TCE RJ - RJ / Analista de Controle Externo -
Área: Controle Externo -Especialidade Direito - 8º Simulado / Questão: 181
12. [Q1567895] A abolitio criminis é considerada como causa extintiva da punibilidade.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei penal no tempo, Punibilidade, Abolitio Criminis,
Abolitio Criminis, Causas de Extinção da Punibilidade, Lei Penal.
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2021 / Tribunal de Contas do Rio de Janeiro TCE RJ - RJ / Analista de Controle Externo -
Área: Controle Externo -Especialidade Direito - 8º Simulado / Questão: 183
13. [Q1567897] A abolitio criminis faz cessar os efeitos penais da sentença condenatória,
inclusive a execução penal.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei penal no tempo, Punibilidade, Abolitio Criminis,
Abolitio Criminis, Causas de Extinção da Punibilidade, Lei Penal.
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2021 / Tribunal de Contas do Rio de Janeiro TCE RJ - RJ / Analista de Controle Externo -
Área: Controle Externo -Especialidade Direito - 8º Simulado / Questão: 184
A seguir será dada uma situação hipotética e uma assertiva a ser julgada à luz da aplicação da lei
penal.
14. [Q1566166] Situação hipotética: Entra em vigor lei que criminaliza o ato X durante
10/02/2020 e 10/08/2020. Danilo, em 10/05/2020, comete o ato X e inicia-se a persecução penal
contra o agente. Em 10/09/2020, Danilo é condenado pela prática do ato criminoso. Assertiva:
Danilo não mais poderá ser punido, tendo em vista que a lei não está vigor no momento da
condenação.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei penal no tempo, Abolitio Criminis, Lei Penal.
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2021 / Departamento Penitenciário Nacional DEPEN - BR / Agente Federal de Execução
Penal - 29º Simulado Pós-edital / Questão: 39
15. [Q1563561] A lei excepcional ou temporária,
a) embora decorrido o período de sua duração ou cessadas as circunstâncias que a
determinaram, aplica-se ao fato praticado após sua vigência.
b) embora decorrido o período de sua duração ou cessadas as circunstâncias que a
determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigência.
c) embora decorrido o período de sua duração ou cessadas as circunstâncias que a
determinaram, aplica-se ao fato praticado antes de sua vigência.
d) que de qualquer modo prejudicar o agente, aplica-se aos fatos anteriores, ainda que decididos
por sentença condenatória transitada em julgado.
e) que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, se não decididos por
sentença condenatória transitada em julgado.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei Excepcional ou Temporária, Lei Excepcional.
Fonte: Instituto AOCP (Questões inéditas) 2021 / Polícia Civil do Pará PC PA - PA / Escrivão De Polícia Civil - 4º Simulado / Questão: 30
16. [Q1535932] A respeito da interpretação da lei penal, o Código Penal, na previsão da infração
penal, adotou a proibição indireta, técnica legislativa desenvolvida por:
a) Karl Binding e sua teoria das normas.
b) Gunther Jakobs e seu direito penal do inimigo.
c) Claus Roxin e sua teoria da ponderação.
d) Franz von Liszt e sua teoria da lei penal em branco.
e) Zaffaroni e sua teoria da culpabilidade.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Interpretação da Lei Penal, Método Descritivo da Lei
Penal, Lei Penal.
Fonte: FUNPAR - NC/UFPR (Questões inéditas) 2021 / Polícia Civil do Paraná PC PR - PR / Delegado de Polícia Civil - 1º Simulado
Avançado / Questão: 33
17. [Q1531259] Sobre a lei penal no tempo, marque a opção correta
a) Ninguém, salvo os estrangeiros, pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar
crime, cessando em virtude dela a execução e os efeitos penais da sentença condenatória.
b) A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores,
desde que não decididos por sentença condenatória transitada em julgado.
c) A lei excepcional ou temporária, desde que não decorrido o período de sua duração ou
cessadas as circunstâncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigência.
d) Considera-se praticado o crime no momento da ação ou omissão, desde que não seja possível
aferir o momento do resultado.
e) Marcos praticou, durante a Copa do Mundo FIFA 2014, o crime de Marketing de Emboscada
por Intrusão. Em 2015, após o término da instrução, a defesa de Marcos alegou que, por ter
acabado o evento desportivo, não seria mais possível sua condenação pela prática do referido
delito. O magistrado, ao analisar a questão, destacou que a punição seria possível, indeferindo o
requerimento da defesa, pois a Lei n. 12.663/2012 enquadra-se como lei penal temporária.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei penal no tempo, Lei Penal no Tempo e os Crimes
Permanentes e Continuados, Lei Penal.
Fonte: Questões Inéditas 2021 / Polícia Civil do Paraná PC PR - PR / Investigador e Papiloscopista - 1º Simulado / Questão: 38
18. [Q1370862] A superveniência de lei penal mais gravosa não impede que a nova lei se aplique
ao crime de sequestro, caso o início da vigência da referida lei seja anterior à cessação da
permanência.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei penal no tempo, Novatio Legis In Pejus (prejudicial),
Lei Penal no Tempo e os Crimes Permanentes e Continuados, Lei Penal.
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2020 / Polícia Civil do Distrito Federal PCDF - DF / Agente de Polícia Civil - 10º Simulado
pós-edital / Questão: 67
Considerando o Código Penal brasileiro, julgue os itens a seguir, com relação à aplicação da lei
penal.
19. [Q1369692] Considera-se praticado o crime no momento em que ocorreu a ação ou omissão,
bem como quando se produziu ou deveria produzir-se o resultado.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei penal no tempo, Tempo do Crime, Teoria da Atividade,
Lei Penal.
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2020 / Departamento Penitenciário Nacional DEPEN - BR / Agente Federal de Execuções
Penais - 20º Simulado Pós-edital / Questão: 41
20. [Q1369698] A lei penal possui ultratividade, nos casos em que, mesmo após sua revogação
por lei mais gravosa, continua sendo válida em relação aos efeitos penais mais brandos da lei que
era vigente no momento da prática delitiva.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei penal no tempo, Novatio Legis In Pejus (prejudicial),
Lei Penal.
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2020 / Departamento Penitenciário Nacional DEPEN - BR / Agente Federal de Execuções
Penais - 20º Simulado Pós-edital / Questão: 47
A respeito da contagem dos prazos penais, julgue a assertiva a seguir.
21. [Q1369689] O dia do começo inclui-se no cômputo do prazo.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntosvinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Contagem de prazo, Lei Penal, Disposições Preliminares
do Código Penal.
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2020 / Departamento Penitenciário Nacional DEPEN - BR / Agente Federal de Execuções
Penais - 20º Simulado Pós-edital / Questão: 40
Considerando o Código Penal brasileiro, julgue os itens a seguir, com relação à aplicação da lei
penal.
22. [Q1362442] Considera-se praticado o crime no momento em que ocorreu a ação ou omissão,
bem como quando se produziu ou deveria produzir-se o resultado.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei penal no tempo, Tempo do Crime, Teoria da Atividade,
Lei Penal.
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2020 / Departamento Penitenciário Nacional DEPEN - BR / Agente Federal de Execuções
Penais - 19º Simulado Pós-edital / Questão: 41
23. [Q1362445] Para fins penais, o tempo e o lugar do crime são idênticos.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei penal no tempo, Lugar do Crime, Tempo do Crime, Lei
Penal, Lei Penal no Espaço.
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2020 / Departamento Penitenciário Nacional DEPEN - BR / Agente Federal de Execuções
Penais - 19º Simulado Pós-edital / Questão: 44
Tendo como base as disposições previstas no Código Penal, legislação extravagante, bem como
posicionamentos doutrinários e jurisprudenciais, julgue os itens a seguir.
24. [Q1361152] Em relação ao crime continuado ou permanente, em caso de sucessão de leis no
tempo, será aplicada a lei vigente no momento da cessação da continuidade ou permanência.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei penal no tempo, Lei Penal no Tempo e os Crimes
Permanentes e Continuados, Lei Penal.
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2020 / Tribunal de Contas da União TCU - BR / Auditor Federal de Controle Externo - 3º
Simulado / Questão: 74
25. [Q1361153] A lei excepcional ou temporária será aplicada ao crime praticado durante sua
vigência, ainda que lei posterior seja mais benéfica.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei Excepcional ou Temporária, Características Comuns,
Lei Penal.
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2020 / Tribunal de Contas da União TCU - BR / Auditor Federal de Controle Externo - 3º
Simulado / Questão: 75
26. [Q1344034] No tempo do crime, aplica-se a teoria do resultado. Todavia, em alguns casos,
aplica-se a teoria da ubiquidade.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Lei penal no tempo, Tempo do Crime, Teoria da Atividade.
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2020 / Tribunal de Contas do Rio de Janeiro TCE RJ - RJ / Analista de Controle Externo -
Área Direito - 5º Simulado / Questão: 187
27. [Q1344024] O ordenamento jurídico brasileiro é composto de diversas leis, as quais podem
ser utilizadas no direito penal até mesmo para atingir fatos anteriores ao tempo em que se
tornaram vigentes. Ressalvam-se, nesses casos, as hipóteses prejudiciais ao réu.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei penal no tempo, Novatio Legis In Pejus (prejudicial),
Lei Penal.
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2020 / Tribunal de Contas do Rio de Janeiro TCE RJ - RJ / Analista de Controle Externo -
Área Direito - 5º Simulado / Questão: 180
28. [Q1329571] Julgue os itens a seguir como C (certo) ou E (errado) e assinale a opção que
contém a sequência de respostas. I – A lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado ou ao
crime permanente, se a sua vigência é anterior à cessação da continuidade ou da permanência. II –
Em caso de continuidade delitiva, a prescrição regula-se pela pena imposta na sentença, não se
computando o acréscimo decorrente da continuação. III – A preparação de flagrante implica
situação de tentativa inidônea. IV – A ineficácia relativa do meio que impede a consumação do
crime revela situação de crime impossível.
a) E, E, E, E.
b) C, C, C, C.
c) C, C, C, E.
d) E, E, E, C.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei penal no tempo, Teoria Geral do Crime, Lei Penal no
Tempo e os Crimes Permanentes e Continuados, Quanto ao Tempo da Consumação, Crime Consumado.
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2020 / Defensoria Pública do Distrito Federal DPDF - DF / Defensor Público - 1º Simulado /
Questão: 53
Considerando o Código Penal Brasileiro, julgue o item a seguir, com relação à aplicação da lei penal.
29. [Q1326843] Para fins penais, o tempo e o lugar do crime são idênticos.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei penal no tempo, Lei Penal, Lei Penal no Espaço.
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2020 / Polícia Civil do Distrito Federal PCDF - DF / Escrivão de Polícia Civil - 31° Simulado /
Questão: 64
De acordo com o Código Penal, assinale a alternativa correta acerca do tempo e lugar do crime.
30. [Q1326840] Considera-se praticado o crime no momento em que ocorreu a ação ou omissão,
bem como quando se produziu ou deveria produzir-se o resultado.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei penal no tempo, Tempo do Crime, Lei Penal.
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2020 / Polícia Civil do Distrito Federal PCDF - DF / Escrivão de Polícia Civil - 31° Simulado /
Questão: 63
Jorge cumpre pena em razão de condenação definitiva pela prática de determinado crime. Na
mesma unidade prisional, mas em outra ala, Antônio encontra-se preso preventivamente em virtude
de ação penal, sem sentença, pela suposta prática de delito idêntico ao de Jorge. Em determinada
data, Jorge e Antônio descobrem que entrou em vigor nova lei penal reduzindo a sanção penal em
abstrato prevista para o delito imputado a ambos, inclusive sendo a pena máxima atual inferior
àquela aplicada na sentença de Jorge.
31. [Q1326835] Considerando as informações narradas, a inovação legislativa não poderá
beneficiar Jorge, tendo em vista que já houve trânsito em julgado da sentença condenatória, mas
poderá ser aplicada a Antônio por ser mais favorável.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei penal no tempo, Abolitio Criminis, Novatio legis in
Mellius (benéfica), Novatio Legis In Pejus (prejudicial).
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2020 / Polícia Civil do Distrito Federal PCDF - DF / Escrivão de Polícia Civil - 31° Simulado /
Questão: 60
Considerando o Código Penal Brasileiro, julgue os itens a seguir, com relação à aplicação da lei
penal.
32. [Q1326830] Em relação ao tempo do crime, o Código Penal adotou a teoria híbrida.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei penal no tempo, Tempo do Crime.
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2020 / Polícia Civil do Distrito Federal PCDF - DF / Escrivão de Polícia Civil - 31° Simulado /
Questão: 59
33. [Q1324307] Considerando as disposições do Código Penal, bem como o entendimento
jurisprudencial dominante, marque a alternativa INCORRETA.
a) Ninguém pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em
virtude dela a execução e os efeitos penais da sentença condenatória.
b) A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, ainda
que decididos por sentença condenatória transitada em julgado.
c) A lei excepcional ou temporária, embora decorrido o período de sua duração ou cessadas as
circunstâncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigência, salvo se a
lei posterior for mais benéfica.
d) A lei mais grave aplica-se ao crime continuado ou permanente, se a sua vigência é anterior à
cessação da continuidade ou da permanência.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal >Lei penal no tempo, Tempo do Crime, Lei Penal no Tempo e os Crimes
Permanentes e Continuados.
Fonte: Questões Inéditas 2020 / Sem Órgão Específico SOE - BR / Guarda Municipal - 1º Simulado / Questão: 23
Considerando o Código Penal brasileiro, julgue os itens subsecutivos, com relação à aplicação da lei
penal.
34. [Q1322269] Transitada em julgado a sentença condenatória, compete ao tribunal a aplicação
da lei mais benigna.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei penal no tempo, Novatio legis in Mellius (benéfica),
Lei Penal.
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2020 / Polícia Civil do Distrito Federal PCDF - DF / Escrivão de Polícia Civil - 30° Simulado /
Questão: 59
35. [Q1322274] As leis penais maléficas têm força ultra-ativa, mas não retroativa.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei penal no tempo, Novatio Legis In Pejus (prejudicial),
Lei Penal.
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2020 / Polícia Civil do Distrito Federal PCDF - DF / Escrivão de Polícia Civil - 30° Simulado /
Questão: 64
36. [Q1321635] Considerando as disposições do Código Penal, bem como entendimento
jurisprudencial dominante, marque a alternativa incorreta.
a) Ninguém pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em
virtude dela a execução e os efeitos penais da sentença condenatória.
b) A lei posterior que, de qualquer modo, favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores,
ainda que decididos por sentença condenatória transitada em julgado.
c) A lei excepcional ou temporária, embora decorrido o período de sua duração ou cessadas as
circunstâncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigência, salvo se a
lei posterior for mais benéfica.
d) A lei mais grave aplica-se ao crime continuado ou permanente se a sua vigência é anterior à
cessação da continuidade ou da permanência.
e) A pena cumprida no estrangeiro atenua a pena imposta no Brasil pelo mesmo crime, quando
diversas, ou nela é computada, quando idênticas.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei penal no tempo, Lei Excepcional ou Temporária.
Fonte: FCC (Questões inéditas) 2020 / Tribunal de Justiça de Santa Catarina TJ SC - SC / Técnico Judiciário Auxiliar - Cargo F - 8º
Simulado / Questão: 56
Considerando o Código Penal brasileiro, julgue os itens a seguir, com relação à aplicação da lei
penal.
37. [Q1318942] A lei penal mais grave se aplica ao crime continuado ou permanente se a
cessação da continuidade ou permanência for posterior à vigência da lei mais grave.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei penal no tempo, Lei Penal no Tempo e os Crimes
Permanentes e Continuados, Lei Penal.
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2020 / Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios TJDFT - DF / Técnico Judiciário -
Área Administrativa - 1º Simulado / Questão: 84
38. [Q1318943] A Lei Geral da Copa, por ter termo certo para seu término de vigência, é um
exemplo de lei penal intermediária.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei Excepcional ou Temporária, Lei Temporária em
Sentido Estrito, Lei Penal.
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2020 / Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios TJDFT - DF / Técnico Judiciário -
Área Administrativa - 1º Simulado / Questão: 85
Considerando o Código Penal brasileiro, julgue os itens a seguir, com relação à aplicação da lei
penal.
39. [Q1318596] A interpretação analógica é aquela que abrange os casos análogos, mediante o
uso de fórmula casuística gravada no dispositivo legal e que servirá de norte ao intérprete. Esse
tipo de interpretação, mesmo ampliando o alcance da norma penal, por abranger hipóteses não
previstas expressamente pelo legislador, é admitida no Direito Penal.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Interpretação da Lei Penal, Lei Penal, Interpretação
Analógica.
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2020 / Tribunal de Contas de Santa Catarina TCE SC - SC / Auditor Fiscal de Controle
Externo - Área Direito - 1º Simulado / Questão: 89
40. [Q1318597] A lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado ou ao crime permanente, se
a sua vigência é anterior à cessação da continuidade ou da permanência.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei penal no tempo, Lei Penal no Tempo e os Crimes
Permanentes e Continuados, Lei Penal.
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2020 / Tribunal de Contas de Santa Catarina TCE SC - SC / Auditor Fiscal de Controle
Externo - Área Direito - 1º Simulado / Questão: 90
41. [Q1318598] A Lei Geral da Copa, por ter termo certo para seu término de vigência, é um
exemplo de lei penal temporária.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei Excepcional ou Temporária, Lei Temporária em
Sentido Estrito, Lei Penal.
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2020 / Tribunal de Contas de Santa Catarina TCE SC - SC / Auditor Fiscal de Controle
Externo - Área Direito - 1º Simulado / Questão: 91
42. [Q1318602] Em relação ao tempo do crime, o Código Penal adotou a teoria da ubiquidade.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei penal no tempo, Tempo do Crime, Teoria da Atividade,
Lei Penal.
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2020 / Tribunal de Contas de Santa Catarina TCE SC - SC / Auditor Fiscal de Controle
Externo - Área Direito - 1º Simulado / Questão: 95
Considerando o Código Penal brasileiro, julgue os itens a seguir, com relação à aplicação da lei
penal.
43. [Q1305437] Em relação ao tempo do crime, o Código Penal adotou a teoria da ação.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Lei penal no tempo, Tempo do Crime.
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2020 / Polícia Civil do Distrito Federal PCDF - DF / Escrivão de Polícia Civil - 29º Simulado /
Questão: 59
Conforme as disposições do Código Penal, bem como os entendimentos doutrinários e
jurisprudenciais dominantes, julgue os itens subsecutivos.
44. [Q1290434] Em se tratando de crimes continuados ou permanentes, será, em regra, aplicável
a lei benéfica que estiver vigente ao tempo da cessação da continuidade ou permanência.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Lei Penal no Tempo e os Crimes Permanentes e Continuados, Lei Penal.
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2020 / Polícia Civil do Distrito Federal PCDF - DF / Escrivão de Polícia Civil - 26º Simulado /
Questão: 60
45. [Q1290435] Em caso de condutas criminosas praticadas sob a vigência de leis intermitentes,
será aplicada a lei benéfica com vigência posterior à lei intermitente, considerando o princípio
constitucional da retroatividade benéfica.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Lei Excepcional ou Temporária, Lei Penal.
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2020 / Polícia Civil do Distrito Federal PCDF - DF / Escrivão de Polícia Civil - 26º Simulado /
Questão: 61
Texto das questões de 43 a 45.
No dia 20/06/2020, é publicada a Lei Corona, que perdurará enquanto a Covid-19 for considerada
uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com o texto publicado, a lei
terá uma vacatio legis de 10 dias. Um de seus dispositivos traz a seguinte previsão:
“Art. X. Caminhar ou permanecer em lugar público sem o uso de máscara protetora, ou fazer uso de
transporte coletivo nesta condição:
Pena – detenção de 2 a 4 meses, e multa.
Parágrafo único – Com relação aos requisitos e parâmetros da máscara protetora, deve-se observar a
Portaria Z do Ministério da Saúde.
Diante dessa situação hipotética, analise as questões a seguir.
46. [Q1287681]Com base no texto acima, suponha as três situações a seguir. I – Antônio
Ferreira, no dia 20/07/2020, sai de casa apressadamente, esquece sua máscara e ingressa em
coletivo sem o uso de máscara. II – Pedro Camacho, no dia 25/06/2020, sai às ruas sem o uso de
máscara e afirma que não obedecerá a referida lei, pois sua saúde é assunto que somente lhe cabe.
III – Camila Antunes, no dia 27/10/2021, um dia antes de a OMS retirar a Covid-19 do status de
pandemia, vai dolosamente a local público sem o uso de máscara. Diante dessas três situações
apresentadas, deve ser responsabilizado pelo delito previsto no art. X da Lei Corona:
a) somente Camila.
b) Pedro e Camila.
c) Antônio e Pedro.
d) Antônio e Camila.
e) somente Pedro.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Lei penal no tempo, Lei Excepcional ou Temporária.
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2020 / Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro TJ RJ - RJ / Analista Judiciário - 9º Simulado
Pós-edital / Questão: 44
Considerando as disposições do Código Penal, bem como entendimento doutrinário dominante,
julgue os itens subsecutivos.
47. [Q1282461] Em relação ao crime continuado ou permanente, aplica-se, em regra, a lei
vigente no momento da cessação da continuidade ou permanência.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei Penal no Tempo e os Crimes Permanentes e
Continuados.
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2020 / Procuradoria Geral do Distrito Federal PGDF - DF / Analista Jurídico - Área Direito e
Legislação - 6º Simulado / Questão: 88
Considerando as disposições do Código Penal, bem como entendimento jurisprudencial e doutrinário
dominantes, julgue os itens subsecutivos.
48. [Q1280577] A retroatividade de lei mais benéfica não pode ser aplicada a medida de
segurança.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Princípios do Direito Penal, Lei penal no tempo.
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2020 / Polícia Civil do Distrito Federal PCDF - DF / Escrivão de Polícia Civil - 25º Simulado /
Questão: 60
Considerando as disposições do Código Penal, bem como entendimento doutrinário dominante,
julgue os itens subsecutivos.
49. [Q1278371] Considera-se praticado o crime no momento da ação ou da omissão, ainda que
outro seja o momento do resultado.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Tempo do Crime, Teoria da Atividade.
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2020 / Procuradoria Geral do Distrito Federal PGDF - DF / Analista Jurídico - Área Direito e
Legislação - 5º Simulado / Questão: 88
Considerando as disposições do Código Penal, bem como entendimento jurisprudencial e doutrinário
dominantes, julgue os itens subsecutivos.
50. [Q1278118] A revogação do crime de atentado violente ao pudor constitui hipótese idônea de
abolitio criminis.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Crimes Contra a Dignidade Sexual, Abolitio Criminis.
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2020 / Polícia Civil do Distrito Federal PCDF - DF / Escrivão de Polícia Civil - 24º Simulado /
Questão: 59
51. [Q1278119] A entrada em vigor da nova Lei de Drogas, revogando a anterior, fez com que o
crime de porte de drogas para consumo pessoal deixasse de prever a aplicação de pena privativa
de liberdade, passando a adotar as seguintes como sanções: advertência sobre os efeitos das
drogas; prestação de serviços à comunidade e medida educativa de comparecimento a programa
ou curso educativo. Nesse sentido, no que tange à pena aplicável ao autor do citado delito, é
correto afirmar que a nova lei de drogas constitui um exemplo de novatio legis in pejus.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Lei de Drogas - Lei nº 11.343/2006, Novatio legis in Mellius (benéfica).
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2020 / Polícia Civil do Distrito Federal PCDF - DF / Escrivão de Polícia Civil - 24º Simulado /
Questão: 60
52. [Q1278120] Fernando é condenado pela prática de crime previsto em lei a quinze anos de
reclusão, tendo a decisão judicial transitada em julgado. Após dois anos de cumprimento da pena,
surge lei nova que deixa de considerar como crime os fatos que levaram à condenação de
Fernando. Nesse caso, segundo os comandos normativos do Código Penal, a lei nova retroagirá e
cessará a execução e os efeitos penais da sentença condenatória.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Lei penal no tempo, Abolitio Criminis.
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2020 / Polícia Civil do Distrito Federal PCDF - DF / Escrivão de Polícia Civil - 24º Simulado /
Questão: 61
53. [Q1278121] Situação hipotética: José foi preso em flagrante delito pela prática do crime
permanente de tráfico de drogas. Durante o processo, entra em vigor nova lei que traz uma
penalização menor para o tráfico de drogas. Assertiva: será aplicada a lei vigente ao tempo em que
José foi preso por se tratar de crime permanente e, conforme entendimento doutrinário, aplica- -se
a lei vigente ao tempo da cessação da continuidade ou permanência.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Lei penal no tempo, Novatio legis in Mellius (benéfica).
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2020 / Polícia Civil do Distrito Federal PCDF - DF / Escrivão de Polícia Civil - 24º Simulado /
Questão: 62
Considerando o Código Penal brasileiro, julgue o item a seguir, com relação à aplicação da lei penal.
54. [Q1277272] Em relação ao tempo do crime, o Código Penal adotou a teoria da ação.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Tempo do Crime, Teoria da Atividade.
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2020 / Departamento Penitenciário Nacional DEPEN - BR / Agente Federal de Execuções
Penais - 4º Simulado Pós-edital / Questão: 46
Considerando as disposições do Código Penal, bem como entendimento doutrinário dominante,
julgue os itens subsecutivos.
55. [Q1276883] A lei penal temporária ou excepcional será aplicada aos fatos praticados sob sua
vigência, ainda que tenham sido revogadas.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Lei Excepcional ou Temporária.
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2020 / Tribunal de Contas da União TCU - BR / Auditor Federal de Controle Externo - 1º
Simulado / Questão: 76
Tendo como base as disposições previstas no Código Penal, legislação extravagante, bem como
posicionamentos doutrinários e jurisprudenciais, julgue o item a seguir.
56. [Q1257190] Admite-se a continuidade delitiva entre o crime de roubo e latrocínio.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Crime Continuado, Lei Penal no Tempo e os Crimes Permanentes e Continuados.
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2020 / Polícia Civil do Distrito Federal PCDF - DF / Agente e Escrivão - 5º Simulado /
Questão: 81
57. [Q1255480] Sobre a interpretação da lei penal, assinale a alternativa correta:
a) A interpretação gramatical é admitida em Direito Penal para estender o sentido e o alcance da
norma até que se atinja sua real acepção.
b) A analogia não é admitida em Direito Penal.
c) A exposição de motivos do CP é considerada interpretação autêntica.
d) Normas penais em branco heterogêneas exigem a complementação de ato administrativo para
que possam ter aplicação prática.
e) A interpretação doutrinária busca interpretar a lei de acordo com o posicionamento de Juízes
e tribunais acerca do fato.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Interpretação da Lei Penal.
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2020 / Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro TJ RJ - RJ / Analista Judiciário - 5º Simulado /
Questão: 43
58. [Q1255308] Sobre a interpretação da Lei Penal, assinale a alternativa correta.
a) A interpretação teleológica é admitida em Direito Penal para estender o sentido e o alcance
da norma até que se atinja sua real acepção.
b) A interpretação analógicaprejudicial ao réu não é admitida em Direito Penal.
c) A exposição de motivos do CP não é considerada interpretação autêntica.
d) Normas penais em branco homogêneas exigem a complementação de ato administrativo para
que possam ter aplicação prática.
e) A interpretação histórica busca interpretar a lei de acordo com o progresso da ciência.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Interpretação da Lei Penal.
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2020 / Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro TJ RJ - RJ / Analista Judiciário - Área Execução
de Mandados - 3º Simulado / Questão: 39
59. [Q1238861] Marque a alternativa incorreta, considerando as disposições do Código Penal,
bem como as legislações correlatas.
a) Não há crime sem lei anterior que o defina, não há pena sem prévia cominação legal.
b) As medidas provisórias não podem ser utilizadas para agravar pena de crime.
c) Em se tratando de crimes continuados ou permanentes, será aplicada a lei vigente ao tempo
da cessação da continuidade ou permanência, seja ela mais gravosa ou não, salvo se lei posterior
for mais benéfica.
d) A lei geral da copa, por ter termo certo para seu término de vigência, é um exemplo de lei
penal temporária.
e) A lei excepcional ou temporário aplica-se ao crime praticado sob sua vigência, salvo se lei
posterior for mais benéfica.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Lei Excepcional ou Temporária.
Fonte: FCC (Questões inéditas) 2020 / Tribunal de Justiça de Santa Catarina TJ SC - SC / Técnico Judiciário Auxiliar - Cargo F - 5º
Simulado / Questão: 55
60. [Q1238307] Considerando as disposições sobre a aplicação da lei penal, julgue o item
subsecutivo.Em relação aos crimes continuados ou permanentes, a lei, em regra, a ser aplicada é a
lei vigente ao tempo da cessação da continuidade ou permanência, seja ela mais gravosa ou mais
branda.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Lei Penal no Tempo e os Crimes Permanentes e Continuados.
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2020 / Departamento Penitenciário Nacional DEPEN - BR / Agente Federal de Execuções
Penais - 2º Simulado / Questão: 57
Considerando o disposto no Código Penal, bem como a jurisprudência dominante dos tribunais
superiores, julgue os itens subsecutivos.
61. [Q1237096] A lei penal mais grave que entrar em vigor aplica-se ao crime permanente, se a
cessação da permanência for posterior à vigência da nova lei.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Lei Penal no Tempo e os Crimes Permanentes e Continuados.
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2020 / Departamento Penitenciário Nacional DEPEN - BR / Agente Federal de Execuções
Penais - 1º Simulado / Questão: 62
Considerando as disposições do Código Penal, bem como de legislações extravagantes, julgue os
itens a seguir.
62. [Q1224725] A lei penal mais grave aplica-se ao crime permanente, se a sua vigência for
anterior à cessação da permanência.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Lei Penal no Tempo e os Crimes Permanentes e Continuados.
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2020 / Tribunal de Contas do Rio de Janeiro TCE RJ - RJ / Analista de Controle Externo -
Área Direito - 1º Simulado / Questão: 187
63. [Q1216603] Marque a alternativa incorreta, considerando as disposições do Código Penal,
bem como as legislações correlatas.
a) Não há crime sem lei anterior que o defina, não há pena sem prévia cominação legal.
b) As medidas provisórias não podem ser utilizadas para agravar pena de crime.
c) Em se tratando de crimes continuados ou permanentes, será aplicada a lei vigente ao tempo
da cessação da continuidade ou permanência, seja ela mais gravosa ou não, salvo se lei posterior
for mais benéfica.
d) A lei geral da copa, por ter termo certo para seu término de vigência, é um exemplo de lei
penal temporária.
e) A lei excepcional ou temporária aplica-se ao crime praticado sob sua vigência, salvo se lei
posterior for mais benéfica.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Lei Excepcional ou Temporária.
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2020 / Tribunal de Justiça do Pará TJ PA - PA / Analista Judiciário - Área Direito - 4º
Simulado / Questão: 54
64. [Q1214018] De acordo com a lei penal no tempo e no espaço, assinale a alternativa correta:
a) A lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado ou ao crime permanente, se a sua
vigência é posterior à cessação da continuidade ou da permanência.
b) As leis excepcional e temporária podem ser caracterizadas como autorrevogáveis e ultrativas,
de forma que deverão ser aplicadas aos fatos ocorridos durante a sua vigência, mesmo após sua
revogação, ainda que prejudiciais ao réu.
c) Não se aplica a lei brasileira na hipótese de um homicídio praticado por John, cidadão
americano, contra Ramiro, cidadão uruguaio, ocorrido no interior de uma aeronave brasileira de
propriedade privada, enquanto esta sobrevoava o alto-mar do Oceano Atlântico.
d) É considerado crime de extraterritorialidade incondicionada, sujeito à lei brasileira, o crime
de tráfico de drogas cometido por brasileiro no exterior, ainda que o agente lá tenha sido
absolvido ou condenado.
e) A pena cumprida no estrangeiro atenua a pena imposta no Brasil pelo mesmo crime, quando
diversas, mas não poderá ser nela computada, ainda que idênticas.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei Excepcional ou Temporária.
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2020 / Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro TJ RJ - RJ / Analista Judiciário - 2º Simulado /
Questão: 43
Considerando as disposições do Código Penal, bem como de legislações extravagantes, julgue os
itens a seguir.
65. [Q1212927] A lei penal mais grave aplica-se ao crime permanente se a sua vigência for
anterior à cessação da permanência.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Lei Penal no Tempo e os Crimes Permanentes e Continuados.
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2020 / Ministério Público do Ceará MPE CE - CE / Técnico Ministerial - 1º Simulado /
Questão: 111
Considerando o Código Penal brasileiro, julgue os itens a seguir com relação à aplicação da lei
penal.
66. [Q1199730] O prazo penal de 10 dias iniciado no dia 15 de dezembro de 2019 terá termo final
no dia 25 de dezembro de 2019.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Contagem de prazo.
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2020 / Polícia Civil do Distrito Federal PCDF - DF / Escrivão de Polícia Civil - 12° Simulado /
Questão: 62
67. [Q1196582] Considerando o Código Penal Brasileiro, julgue o item a seguir, com relação à
aplicação da lei penal. Para fins penais, o tempo e o lugar do crime são idênticos.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Lei penal no tempo, Lugar do Crime.
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2020 / Polícia Civil do Distrito Federal PCDF - DF / Escrivão de Polícia Civil - 5º Simulado /
Questão: 64
68. [Q1181098] Com relação ao tempo e ao lugar do crime, o Código Penal brasileiro adotou,
respectivamente, as teorias do(a)
a) resultado e da ação.
b) consumação e do resultado.
c) atividade e da ubiquidade.
d) ubiquidade e da atividade.
e) ação e da consumação.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Lugar do Crime, Tempo do Crime.
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2020 / Tribunal de Justiça do Pará TJ PA - PA / Analista
Judiciário - Área Direito / Questão: 58
69. [Q1175727] Esquimó é acusado de cometer crime ocorrido em aeronave que realiza voo
internacional. Nos termos do Código Penal, é considerada extensão do território para fins de
aplicação da lei brasileira:
a) aeronaves estrangeiras em voo onde estiverem
b) aeronaves brasileiras em voo no espaço aéreo nacional
c) aeronaves estrangeiras pousadas em aeroportos internacionais
d) aeronaves brasileiras mercantes em voo perante espaço aéreo estrangeiroDisciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Extraterritorialidade.
Fonte: SELECON 2020 / Prefeitura de Boa Vista Prefeitura de Boa Vista - RR / Guarda Civil / Questão: 25
Tendo como base as disposições previstas no Código Penal, legislação extravagante, bem como
posicionamentos doutrinários e jurisprudenciais, julgue os itens a seguir.
70. [Q1556584] Em caso de abolitio criminis ou novatio legis in mellius, a nova lei retroagirá para
beneficiar o réu, salvo se já houver o trânsito em julgado de sentença penal condenatória.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Lei penal no tempo, Abolitio Criminis.
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2019 / Polícia Civil do Distrito Federal PCDF - DF / Direito Penal - 1º Simulado / Questão: 3
71. [Q1556586] Em caso de abolitio criminis, a lei penal retroagirá para beneficiar o réu e
excluirá todos os efeitos penais e extrapenais da sentença penal condenatória.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Abolitio Criminis.
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2019 / Polícia Civil do Distrito Federal PCDF - DF / Direito Penal - 1º Simulado / Questão: 4
72. [Q1531883] Sobre o tempo do crime, lugar do crime e competência criminal, o Brasil adota,
como regra, as seguintes teorias, respectivamente:
a) resultado, atividade, atividade.
b) atividade, resultado, ubiquidade.
c) atividade, ubiquidade, resultado.
d) atividade, resultado, atividade.
e) ubiquidade, resultado, atividade.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei penal no tempo, Lugar do Crime, Tempo do Crime, Lei
Penal, Lei Penal no Espaço.
Fonte: IBFC (Questões inéditas) 2019 / Polícia Militar da Bahia PM BA - BA / Soldado - 1º Simulado / Questão: 66
73. [Q1531470] Suponha que a Lei X determinava que a “Conduta A” tenha pena de reclusão de
2-4 anos. Marcelino Freitas praticou a conduta A no dia 01/01/2019. Ocorre que, no dia
01/02/2019, a Lei Y revogou a Lei X e abrandou a pena da “Conduta A”, que passa a possuir pena
de reclusão de 1-3 anos. Passados 03 meses, já em 01/05/2019, a Lei Z é publicada e revoga a Lei
Y. De acordo com a Lei Z, a “Conduta A” passa a possuir pena de reclusão de 3-6 anos. A Lei Z
encontra-se vigente e Marcelino é levado a julgamento no dia 01/11/2019. Qual lei deve ser
aplicada à Conduta A, praticada por Marcelino em 01/01/2019?
a) Lei X, tendo em vista que é a lei vigente à época dos fatos.
b) Lei Y, uma vez que se trata de novatio legis in mellius.
c) Lei Z, por ser a lei vigente à época do julgamento.
d) Lei X, porque além de ser a lei vigente à época dos fatos ela é mais benéfica que a lei Z,
vigente à época do julgamento.
e) Lei X, pois é ultrativa em relação à Lei Z.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei penal no tempo, Novatio legis in Mellius (benéfica),
Lei Penal.
Fonte: Universidade Federal Fluminense (Questões inéditas) 2019 / Polícia Civil do Rio de Janeiro PC RJ - RJ / Inspetor de Polícia Civil 6ª
Classe - 1º Simulado / Questão: 54
74. [Q1528926] De acordo com a lei penal no tempo e no espaço, assinale a alternativa correta.
a) A lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado ou ao crime permanente, se a sua
vigência é posterior à cessação da continuidade ou da permanência.
b) A lei excepcional e a lei temporária podem ser caracterizadas como autorrevogáveis e
ultrativas, de forma que deverão ser aplicadas aos fatos ocorridos durante a sua vigência, mesmo
após sua revogação, ainda que prejudiciais ao réu.
c) Não se aplica a lei brasileira na hipótese de um homicídio praticado por John, cidadão
americano, contra Ramiro, cidadão uruguaio, ocorrido no interior de uma aeronave brasileira de
propriedade privada, enquanto esta sobrevoava o alto-mar do Oceano Atlântico.
d) É considerado crime de extraterritorialidade incondicionada, sujeito à lei brasileira, o crime
de tráfico de drogas cometido por brasileiro no exterior, ainda que o agente lá tenha sido
absolvido ou condenado.
e) A pena cumprida no estrangeiro atenua a pena imposta no Brasil pelo mesmo crime, quando
diversas, mas não poderá ser nela computada, ainda que idênticas.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei Excepcional ou Temporária, Lei Excepcional, Lei
Temporária em Sentido Estrito, Lei Penal.
Fonte: Questões Inéditas 2019 / Polícia Civil do Espírito Santo PC ES - ES / Delegado de Polícia Civil - 2º Simulado / Questão: 1
75. [Q1277423] Sobre a aplicação da Lei Penal no tempo e no espaço, considere as seguintes
afirmativas: I- Sobrevindo lei posterior mais rigorosa que a vigente à época do fato criminoso
(novatio legis in pejus), ela deverá retroagir apenas no caso dos crimes hediondos, assim definidos
em Lei. II- Se houver a criação de nova da figura criminosa (novatio legis in pejus), a lei retroagirá
para alcançar crimes hediondos passados. III- Sobrevindo lei posterior mais benéfica que a vigente
à época do fato criminoso (novatio legis in mellius), ela deverá retroagir para beneficiar o réu. IV-
Se houver a supressão da figura criminosa (abolitio criminis), a lei nova mais benigna retroagirá
para beneficiar o réu, ainda que envolvam fatos acobertados pela coisa julgada material. Assinale a
alternativa correta:
a) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
b) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
c) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
d) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
e) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Abolitio Criminis, Novatio legis in Mellius (benéfica).
Fonte: FURB - Universidade de Blumenau 2019 / Câmara de Pomerode Camara de Pomerode - SC / Secretário Legislativo / Questão: 39
76. [Q1255888] Considerando o Código Penal Brasileiro, julgue o item a seguir, com relação à
aplicação da lei penal. Em se tratando de crimes continuados ou permanentes, será aplicada a lei
vigente ao tempo da cessação da continuidade ou permanência, seja ela mais gravosa ou não, salvo
se lei posterior for mais benéfica.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Lei Penal no Tempo e os Crimes Permanentes e Continuados.
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2019 / Polícia Civil do Distrito Federal PCDF - DF / Escrivão de Polícia Civil - 3º Simulado /
Questão: 60
77. [Q1255890] Considerando o Código Penal Brasileiro, julgue o item a seguir, com relação à
aplicação da lei penal. A lei geral da copa, por ter termo certo para seu término de vigência, é um
exemplo de lei penal temporária.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Lei Excepcional ou Temporária, Conceito.
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2019 / Polícia Civil do Distrito Federal PCDF - DF / Escrivão de Polícia Civil - 3º Simulado /
Questão: 62
78. [Q1255892] Considerando o Código Penal Brasileiro, julgue o item a seguir, com relação à
aplicação da lei penal. A lei temporária ou excepcional será aplicada ao crime continuado ou
permanente, mesmo que cessadas as circunstâncias que a determinaram ou cessados o período de
sua duração, salvo se lei posterior for mais benéfica.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Lei Excepcional ou Temporária.
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2019 / Polícia Civil do Distrito Federal PCDF - DF / Escrivão de Polícia Civil - 3º Simulado /
Questão: 64
Considerando o Código Penal brasileiro, julgue os itens a seguir, com relação à aplicação da lei
penal.
79. [Q1254236] A interpretação analógica é aquela que abrange os casos análogos, mediante o
uso de fórmula casuística gravada no dispositivo legal e que servirá de norte ao intérprete. Esse
tipo de interpretação, mesmo ampliando o alcance da norma penal, por abranger hipóteses não
previstas expressamente pelo legislador, é admitida no Direito Penal.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: DireitoPenal > Interpretação Analógica.
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2019 / Polícia Civil do Distrito Federal PCDF - DF / Escrivão de Polícia Civil - 2º Simulado /
Questão: 64
80. [Q1132581] De acordo com o Código Penal, assinale a alternativa correta acerca do tempo e
lugar do crime:
a) Considera-se praticado o crime no momento em que ocorreu a ação ou omissão, bem como
quando se produziu ou deveria produzir-se o resultado.
b) Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, ainda que outro
seja o local do resultado.
c) Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, no todo ou em
parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado.
d) Considera-se praticado o crime no lugar da ação ou, em caso de omissão, apenas no local do
resultado.
e) Para fins penais, o tempo e o lugar do crime são idênticos.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Lugar do Crime, Tempo do Crime.
Fonte: Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro - IDIB 2019 / Prefeitura de Petrolina - PE / Guarda Civil / Questão: 23
Conforme as disposições do Código Penal, do entendimento doutrinário dominante e do
entendimento jurisprudencial, julgue as assertivas.
81. [Q1119927] A lei excepcional ou temporária, embora decorrido o período de sua duração ou
cessadas as circunstâncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigência,
ainda que a lei posterior seja mais benéfica.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Lei Excepcional ou Temporária.
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2019 / Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios TJDFT - DF / Técnico Judiciário -
Área Administrativa - 1º Simulado / Questão: 85
82. [Q1092182] O art. 33, caput, da Lei n. 11.343/2006, que define o crime de tráfico, é um tipo
de conteúdo variado porque contém vários verbos (núcleos), e por isso sua aplicação permite
interpretação analógica.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Lei de Drogas - Lei nº 11.343/2006, Analogia.
Fonte: MPE - SC - Ministério Público de Santa Catarina 2019 / Ministério Público de Santa Catarina MPE SC - SC / Promotor de Justiça /
Questão: 65
Com relação ao tempo e ao lugar do crime e à aplicação da lei penal no tempo, julgue os itens
seguintes.
83. [Q1051619] O Código Penal adota a teoria da atividade, segundo a qual o delito deverá ser
considerado praticado no momento da ação ou da omissão e o local do crime deverá ser aquele
onde tenha ocorrido a ação ou a omissão.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei penal no tempo, Tempo do Crime, Lei Penal.
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2019 / Procuradoria Geral do Estado PGE PE - PE /
Analista Judiciário de Procuradoria / Questão: 99
84. [Q1051620] A superveniência de lei penal mais gravosa que a anterior não impede que a nova
lei se aplique aos crimes continuados ou ao crime permanente, caso o início da vigência da referida
lei seja anterior à cessação da continuidade ou da permanência.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei penal no tempo, Novatio Legis In Pejus (prejudicial),
Lei Penal.
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2019 / Procuradoria Geral do Estado PGE PE - PE /
Analista Judiciário de Procuradoria / Questão: 100
85. [Q1391399] Quanto ao tempo do crime, é correto afirmar que o Código Penal brasileiro
adotou a teoria do(a)
a) atividade.
b) resultado.
c) ubiquidade.
d) contemporaneidade.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei penal no tempo, Tempo do Crime, Teoria da Atividade,
Lei Penal.
Fonte: CONSULPLAN Consultoria e Planejamento em Administração Pública LTDA 2018 / Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJ MG -
MG / Titular de Serviços Notariais e Registrais - Remoção / Questão: 68
86. [Q1025696] Em relação à aplicação da lei penal, assinale a opção correta.
a) A lei penal não admite a extraterritorialidade.
b) A falta de cominação legal não inviabiliza a aplicação de pena.
c) A lei penal não retroage quando uma conduta deixa de ser considerada crime.
d) A lei penal retroage quando uma conduta passa a ser considerada crime pelo ordenamento
jurídico.
e) A lei temporária continua aplicável a fato praticado em sua vigência, ainda que decorrido o
seu período de duração.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei Excepcional ou Temporária, Lei Temporária em
Sentido Estrito, Lei Penal.
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2018 / Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande
do Sul SEFAZ RS - RS / Assistente Administrativo Fazendário / Questão: 48
87. [Q1021386] Acerca da aplicação da lei penal no direito brasileiro, o ordenamento vigente
estabelece que
a) a lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores,
exceto se já houve o trânsito em julgado da sentença, hipótese em que a decisão se torna
imutável.
b) a lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado ou ao crime permanente, somente se a
sua vigência for anterior ao início da prática delitiva, em razão do princípio da irretroatividade
da lei penal mais severa.
c) as contravenções praticadas contra a Administração pública, por quem está a seu serviço
ficam sujeitas à lei brasileira, embora cometidas no estrangeiro.
d) a pena cumprida no estrangeiro atenua a pena imposta no Brasil pelo mesmo crime, quando
idênticas, ou nela é computada, quando diversas.
e) a lei temporária aplica-se ao fato praticado durante sua vigência, embora decorrido o período
de sua duração.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei Excepcional ou Temporária, Lei Temporária em
Sentido Estrito, Lei Penal.
Fonte: FCC - Fundação Carlos Chagas 2018 / Secretaria da Fazenda do Estado de Santa Catarina SEFAZ SC - SC / Auditor Fiscal da
Receita Estadual - Área Auditoria / Questão: 96
88. [Q999198] Sobre a lei penal, tem-se o seguinte:
a) A jurisprudência atual do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal admite
a aplicação combinada das partes benéficas de leis penais distintas (lex tertia).
b) A ultratividade da lei penal temporária, prevista no artigo 3º do Código Penal, constitui
exceção legal à regra do tempus regit actum.
c) Não se aplica a lex gravior ao crime permanente, se a sua vigência é anterior à cessação da
permanência.
d) A retroatividade de lei penal benéfica ao réu é expressamente prevista na Convenção
Americana sobre Direitos Humanos.
e) Admite-se a aplicação da analogia in malam partem no Direito Penal.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei penal no tempo, Novatio legis in Mellius (benéfica),
Lei Penal.
Fonte: UEG - Universidade Estadual de Goiás / Núcleo de Seleção 2018 / Polícia Civil de Goiás PC GO - GO / Delegado de Polícia /
Questão: 7
89. [Q998220] Prescreve o art. 327 do CP: “considera-se funcionário público, para os efeitos
penais, quem, embora transitoriamente ou sem remuneração, exerce cargo, emprego ou função
pública.” Tal norma traduz exemplo de interpretação
a) científica.
b) autêntica.
c) extensiva.
d) doutrinária.
e) analógica.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Crimes Praticados por Funcionário Público Contra a
Administração em Geral, Interpretação da Lei Penal, Classificação, Lei Penal, Quanto ao sujeito: autêntica, judicial ou doutrinária.
Fonte: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista 2018 / Polícia Civil de São Paulo PC SP - SP / Delegado
de Polícia / Questão: 2
Com referência à lei penal no tempo, ao erro jurídico-penal, ao concurso de agentes e aos sujeitos da
infração penal, julgue os itens que se seguem.
90. [Q982126] Situação hipotética: Um crime foi praticadodurante a vigência de lei que
cominava pena de multa para essa conduta. Todavia, no decorrer do processo criminal, entrou em
vigor nova lei, que, revogando a anterior, passou a atribuir ao referido crime a pena privativa de
liberdade. Assertiva: Nessa situação, dever-se-á aplicar a lei vigente ao tempo da prática do crime.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei penal no tempo, Novatio Legis In Pejus (prejudicial),
Lei Penal.
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2018 / Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares -
EBSERH EBSERH - BR / Advogado / Questão: 79
91. [Q978354] Lei temporária estabelece que constitui delito a venda de bebidas alcoólicas no
raio de dois quilômetros dos locais destinados à realização da Copa América no Brasil.
Considerando hipoteticamente que João pratique tal delito no período de vigência da lei em
comento, em suma, o juiz poderá condená-lo
a) após o prazo de vigência da lei temporária, dado que o delito ocorreu durante a vigência
desta.
b) se a prática do delito for anterior à vigência da referida lei temporária.
c) somente até a data de término de vigência da referida lei temporária.
d) se a prática do delito for posterior à vigência da referida lei temporária.
e) se a venda de bebidas alcóolicas ocorreu no raio de cinco quilômetros, visto que o delito
aconteceu durante a vigência da lei temporária.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei Excepcional ou Temporária, Lei Temporária em
Sentido Estrito, Lei Penal.
Fonte: IADES - Instituto Americano de desenvolvimento 2018 / Policia Militar do Distrito Federal PMDF - DF / Soldado Policial Militar -
Área Combatente / Questão: 41
92. [Q971311] Assinale a alternativa que indica a teoria adotada pela legislação quanto ao tempo
do crime.
a) Retroatividade.
b) Atividade.
c) Territorialidade.
d) Ubiquidade.
e) Extraterritorialidade.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei penal no tempo, Tempo do Crime, Teoria da Atividade,
Lei Penal.
Fonte: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista 2018 / Polícia Civil da Bahia PC BA - BA / Investigador
de Polícia / Questão: 34
93. [Q963688] Disposições constitucionais e disposições legais tratam do tema aplicação da lei
penal no tempo, sendo certo que existem peculiaridades aplicáveis às normas de natureza penal.
Sobre o tema, é correto afirmar que:
a) a lei penal posterior mais favorável possui efeitos retroativos, sendo aplicável aos fatos
anteriores, desde que até o trânsito em julgado da ação penal;
b) a abolitio criminis é causa de extinção da punibilidade, fazendo cessar os efeitos penais e civis
da condenação;
c) a lei penal excepcional, ainda que mais gravosa, possui ultratividade em relação aos fatos
praticados durante sua vigência;
d) os tipos penais temporários poderão ser criados através de medida provisória;
e) a combinação de leis favoráveis, de acordo com a atual jurisprudência do Superior Tribunal de
Justiça, é admitida no momento da aplicação da pena.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei Excepcional ou Temporária, Lei Excepcional, Lei
Penal.
Fonte: FGV - Fundação Getúlio Vargas 2018 / Tribunal de Justiça de Alagoas TJ AL - AL / Técnico Judiciário - Área Judiciária / Questão:
81
94. [Q963447] No dia 02.01.2018, Jéssica, nascida em 03.01.2000, realiza disparos de arma de
fogo contra Ana, sua inimiga, em Santa Luzia do Norte, mas terceiros que presenciaram os fatos
socorrem Ana e a levam para o hospital em Maceió. Após três dias internada, Ana vem a falecer,
ainda no hospital, em virtude exclusivamente das lesões causadas pelos disparos de Jéssica. Com
base na situação narrada, é correto afirmar que Jéssica:
a) não poderá ser responsabilizada criminalmente, já que o Código Penal adota a Teoria da
Atividade para definir o momento do crime e a Teoria da Ubiquidade para definir o lugar;
b) poderá ser responsabilizada criminalmente, já que o Código Penal adota a Teoria do
Resultado para definir o momento do crime e a Teoria da Atividade para definir o lugar;
c) poderá ser responsabilizada criminalmente, já que o Código Penal adota a Teoria da
Ubiquidade para definir o momento do crime e a Teoria da Atividade para definir o lugar;
d) não poderá ser responsabilizada criminalmente, já que o Código Penal adota a Teoria da
Atividade para definir o momento do crime e apenas a Teoria do Resultado para definir o lugar;
e) poderá ser responsabilizada criminalmente, já que o Código Penal adota a Teoria do
Resultado para definir o momento do crime e a Teoria da Ubiquidade para definir o lugar.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei penal no tempo, Tempo do Crime, Teoria da Atividade,
Lei Penal.
Fonte: FGV - Fundação Getúlio Vargas 2018 / Tribunal de Justiça de Alagoas TJ AL - AL / Analista Judiciário - Área Judiciária / Questão:
70
95. [Q961993] Em razão da situação política do país, foi elaborada e publicada, em 01.01.2017,
lei de conteúdo penal prevendo que, especificamente durante o período de 01.02.2017 até
30.11.2017, a pena do crime de corrupção passiva seria de 03 a 15 anos de reclusão e multa, ou
seja, superior àquela prevista no Código Penal, sendo que, ao final do período estipulado na lei, a
sanção penal do delito voltaria a ser a prevista no Art. 317 do Código Penal (02 a 12 anos de
reclusão e multa). No dia 05.04.2017, determinado vereador pratica crime de corrupção passiva,
mas somente vem a ser denunciado pelos fatos em 22.01.2018. Considerando a situação hipotética
narrada, o advogado do vereador denunciado deverá esclarecer ao seu cliente que, em caso de
condenação, será aplicada a pena de:
a) 02 a 12 anos, observando-se o princípio da irretroatividade da lei penal mais gravosa;
b) 03 a 15 anos, diante da natureza de lei temporária da norma que vigia na data dos fatos;
c) 02 a 12 anos, observando-se o princípio da retroatividade da lei penal mais benéfica;
d) 03 a 15 anos, diante da natureza de lei excepcional da norma que vigia na data dos fatos;
e) 02 a 12 anos, aplicando-se, por analogia, a lei penal mais favorável ao réu.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei Excepcional ou Temporária, Lei Temporária em
Sentido Estrito, Lei Penal.
Fonte: FGV - Fundação Getúlio Vargas 2018 / Câmara de Salvador Camara de Salvador - BA / Especialista - Área Advogado / Questão: 61
À luz do Código Penal, julgue os itens que se seguem.
96. [Q959126] No caso de entrar em vigor lei penal que inove o ordenamento jurídico ao prever
como crime conduta até então considerada atípica, será aplicada a retroatividade.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Princípios do Direito Penal, Aplicação da Lei Penal, Lei penal no tempo, Princípios
em Espécie, Princípio da Irretroatividade da Lei Penal, Novatio Legis Incriminadora, Lei Penal.
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2018 / Agência Brasileira de Inteligência ABIN - BR /
Oficial de Inteligência - Área 1 / Questão: 142
97. [Q956529] A regra geral em direito é a aplicação da lei vigente à época dos fatos (tempus
regit actum). No campo penal, não ocorre de maneira diferente, pois, ao crime cometido em
determinada data, aplicar-se-á a lei penal vigente ao dia do fato. Considerando o conceito e o
alcance da lei penal no tempo, assinale a alternativa INCORRETA.
a) A exceção à regra geral é a extratividade, ou seja, a possibilidade de aplicação de uma lei a
fatos ocorridos fora do âmbito de sua vigência. O fenômeno da extratividade, no campo penal,
realiza-se em dois ângulos: retroatividade e ultratividade.
b) A ultratividade é a aplicação da norma penal benéfica a fato criminoso acontecido antes do
período da sua vigência.
c) O Código Penal Brasileiro, no artigo 2º, faz referência somente à retroatividade, pelo fato de
estar analisandoa aplicação da lei penal sob o ponto de vista da data do fato. Desta maneira, ou
se aplica o princípio-regra (tempus regit actum), se for o mais benéfico, ou se aplica a lei penal
posterior, se for a mais benigna (retroatividade).
d) Para a definição da lei penal mais favorável, deve-se ter em vista, como marco inicial, a data
do cometimento da infração penal, e, como marco final, a extinção da punibilidade pelo
cumprimento da pena ou outra causa qualquer. De toda sorte, durante a investigação policial,
processo ou execução da pena, toda e qualquer lei penal favorável, desde que possível a sua
aplicação, deve ser utilizada em favor do réu.
e) A abolição do delito (abolitio criminis) é um fenômeno que ocorre quando uma lei posterior
deixa de considerar crime determinado fato. Essa hipótese gera a extinção da punibilidade.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei penal no tempo, Novatio legis in Mellius (benéfica),
Lei Penal.
Fonte: FUNDATEC Processos Seletivos 2018 / Polícia Civil do Rio Grande do Sul PC RS - RS / Escrivão de Polícia / Questão: 28
98. [Q949226] Em relação à lei penal no tempo e à irretroatividade da lei penal, é correto afirmar
que à lei penal mais
a) severa aplica-se o princípio da ultra-atividade.
b) benigna aplica-se o princípio da extra-atividade.
c) severa aplica-se o princípio da retroatividade mitigada.
d) severa aplica-se o princípio da extra-atividade.
e) benigna aplica-se o princípio da não ultra-atividade.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei penal no tempo, Novatio legis in Mellius (benéfica),
Lei Penal.
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2018 / Polícia Civil do Maranhão PC MA - MA / Delegado
de Polícia Civil / Questão: 52
99. [Q949229] No direito penal, a analogia
a) é uma forma de autointegração da norma penal para suprir as lacunas porventura existentes.
b) é uma fonte formal imediata do direito penal.
c) utiliza, na modalidade jurídica, preceitos legais existentes para solucionar hipóteses não
previstas em lei.
d) corresponde a uma interpretação extensiva da norma penal.
e) é uma fonte formal mediata, tal como o costume e os princípios gerais do direito.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Interpretação da Lei Penal, Lei Penal, Analogia.
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2018 / Polícia Civil do Maranhão PC MA - MA / Delegado
de Polícia Civil / Questão: 55
100. [Q948428] Para solucionar o conflito aparente de normas, são empregados os princípios da
a) especialidade e da subsidiariedade.
b) especialidade e da proporcionalidade.
c) proporcionalidade e da subsidiariedade.
d) subsidiariedade e da fragmentariedade.
e) fragmentariedade e da especialidade.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Conflito Aparente de Normas, Princípio da Especialidade, Princípio da
Subsidiariedade, Lei Penal.
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2018 / Polícia Civil do Maranhão PC MA - MA /
Investigador de Polícia / Questão: 44
101. [Q948380] O Código Penal estabelece como hipótese de qualificação do homicídio o
cometimento do ato com emprego de veneno, fogo, explosivo, asfixia, tortura ou outro meio
insidioso ou cruel, ou de que possa resultar perigo comum. Esse dispositivo legal é exemplo de
interpretação
a) analógica.
b) teleológica.
c) restritiva.
d) progressiva.
e) autêntica.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Interpretação da Lei Penal, Lei Penal, Interpretação
Analógica.
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2018 / Polícia Civil do Maranhão PC MA - MA / Escrivão
de Polícia / Questão: 38
102. [Q948381] A aplicação do princípio da retroatividade benéfica da lei penal ocorre quando,
ao tempo da conduta, o fato é
a) típico e lei posterior suprime o tipo penal.
b) típico e lei posterior provoca a migração do conteúdo criminoso para outro tipo penal.
c) típico e lei posterior aumenta a pena correspondente ao crime.
d) típico e lei posterior acrescenta hipótese de aumento de pena.
e) atípico e lei posterior o torna típico.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Princípios do Direito Penal, Aplicação da Lei Penal, Lei penal no tempo, Princípios
em Espécie, Princípio da Irretroatividade da Lei Penal, Novatio legis in Mellius (benéfica), Lei Penal.
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2018 / Polícia Civil do Maranhão PC MA - MA / Escrivão
de Polícia / Questão: 39
Em sete de janeiro de 2017, João praticou conduta que, à época, configurava crime punível com
prisão. O resultado desejado pelo autor, no entanto, foi alcançado somente dois meses depois, ou
seja, em sete de março do mesmo ano, momento no qual a conduta criminosa tinha previsão de ser
punida com pena menos grave, de restrição de direitos.
Nessa situação hipotética, de acordo com a lei penal,
103. [Q930570] considera-se praticado o crime somente em sete de março de 2017, momento em
que se alcançou o resultado desejado.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei penal no tempo, Tempo do Crime, Teoria da Atividade,
Lei Penal.
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2017 / Tribunal Regional Federal da 1ª Região TRF 1 -
BR / Técnico Judiciário - Área: Administrativa / Questão: 99
104. [Q929655] “João da Silva atira contra ‘X’ no dia 29/5, tendo ‘X’ falecido 20 dias depois.”
Sobre o tempo do crime, o Código Penal adota a teoria:
a) Ubiquidade.
b) Da atividade.
c) Do resultado.
d) Ambivalência.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei penal no tempo, Tempo do Crime, Teoria da Atividade,
Lei Penal.
Fonte: CONSULPLAN Consultoria e Planejamento em Administração Pública LTDA 2017 / Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro
TRE RJ - BR / Analista Judiciário - Área Administrativa / Questão: 48
105. [Q1479132] O Código Penal contempla como tempo do crime e lei penal no tempo,
respectivamente, que se considera praticado o crime no momento
a) da ação ou omissão, ainda que outro seja o momento do resultado e que ninguém pode ser
punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execução
e os efeitos penais da sentença condenatória.
b) da ação, ainda que outro seja o momento da omissão e que ninguém pode ser punido por fato
que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execução e os efeitos
penais da sentença condenatória.
c) da ação ou omissão, ainda que outro seja o momento do resultado e que ninguém pode ser
punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, exceto nas hipóteses de crimes
inafiançáveis.
d) do resultado, ainda que outro seja o momento da ação ou omissão e que ninguém pode ser
punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execução
e os efeitos penais da sentença condenatória.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Lei penal no tempo, Tempo do Crime.
Fonte: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista 2015 / Polícia Militar de São Paulo PM SP - SP / Policial
Militar PM / Sargento / Questão: 43
106. [Q1183191] Em virtude da seca que assola o país, considere a hipótese em que seja
promulgada uma Lei Federal ordinária que estabeleça como crime o desperdício doloso ou culposo
de água tratada, no período compreendido entre 01 de novembro de 2014 e 01 de março de 2015.
Em virtude do encerramento da estiagem e volta à normalidade, não houve necessidade de edição
de nova lei ou alteração no prazo estabelecido na citada legislação. Nessa hipótese, o indivíduo A
que em 02 de março de 2015 estiver sendo acusado em um processo criminal por ter praticado o
referido crime de “desperdício de água tratada”, durante o período de vigência da lei,
a) poderáser condenado pelo crime de “desperdício de água tratada” ainda que o período
indicado na lei que previu essa conduta esteja encerrado.
b) não poderá ser punido pelo crime de “desperdício de água tratada”.
c) só poderá ser punido pelo crime de “desperdício de água tratada” se houver nova edição da
lei no próximo período de seca.
d) só poderá ser punido pelo crime de “desobediência” em virtude de não mais subsistir o crime
de “desperdício de água tratada”.
e) poderá ser condenado pelo crime de “desperdício de água tratada”, no entanto esta
condenação não poderá ser executada.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei Excepcional ou Temporária.
Fonte: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista 2015 / Polícia Civil do Ceará PC CE - CE / Inspetor de
Polícia Civil / Questão: 43
107. [Q1085732] Acerca do emprego da analogia no âmbito do Direito Penal brasileiro, assinale a
alternativa correta.
a) A regra é a proibição do emprego da analogia no âmbito penal, por força do princípio da
reserva legal, todavia a doutrina é remansosa em admitir esse recurso quando se apresentar in
bonam partem.
b) A analogia in malam partem ocorre quando se aplica, ao caso omisso, uma lei considerada
prejudicial ao réu que, segundo o Código Penal, excepcionalmente, poderá ser admitida, uma vez
que deverá ser salvaguardado o direito da coletividade em face do direito do agressor.
c) O Direito Penal brasileiro não admite aplicação da analogia.
d) Segundo a doutrina, analogia legal, ou legis, é aquela em que se aplica ao caso omisso um
princípio geral do Direito.
e) Estabelece o Código Penal que a analogia somente poderá ser aplicada aos réus que não
sejam reincidentes.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Introdução ao Estudo de Direito Penal, Aplicação da Lei Penal, Interpretação da
Lei Penal, Conflito Aparente de Normas, Lei Penal, Analogia.
Fonte: Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento 2015 / Secretaria de Estado da Administração Penitenciária e Justiça de Goiás -
SAPeJUS GO SAPeJUS - GO / Agente de Segurança Prisional / Questão: 46
Acerca do crime e da aplicação da lei penal no tempo e no espaço, julgue os itens que se seguem.
108. [Q833602] A lei mais benéfica deve ser aplicada pelo juiz quando da prolação da sentença —
em decorrência do fenômeno da ultratividade — mesmo já tendo sido revogada a lei que vigia no
momento da consumação do crime.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal.
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2015 / Tribunal de Justiça do Distrito Federal e
Territórios TJDFT - DF / Técnico Judiciário - Área: Administrativa / Questão: 91
Em relação à aplicação, à interpretação e à integração da lei penal, julgue os itens seguintes.
109. [Q832217] O instituto da abolitio criminis refere-se à supressão da conduta criminosa nos
aspectos formal e material, enquanto o princípio da continuidade normativo-típica refere-se apenas
à supressão formal.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Abolitio Criminis.
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2015 / Tribunal de Justiça do Distrito Federal e
Territórios TJDFT - DF / Analista Judiciário - Área Judiciária - Especialidade: Oficial de Justiça Avaliador Federal / Questão: 90
110. [Q832219] Em se tratando de direito penal, admite-se a analogia quando existir efetiva
lacuna a ser preenchida e sua aplicação for favorável ao réu. Constitui exemplo de analogia a
aplicação ao companheiro em união estável da regra que isenta de pena o cônjuge que subtrai bem
pertencente ao outro cônjuge, na constância da sociedade conjugal.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Analogia.
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2015 / Tribunal de Justiça do Distrito Federal e
Territórios TJDFT - DF / Analista Judiciário - Área Judiciária - Especialidade: Oficial de Justiça Avaliador Federal / Questão: 92
A respeito do objeto de estudo do direito penal, do direito penal do autor e das teorias da pena,
julgue os itens seguintes.
111. [Q774965] O direito penal, mediante a interpretação das leis penais, proporciona aos juízes
um sistema orientador de decisões que contém e reduz o poder punitivo, para impulsionar o
progresso do estado constitucional de direito.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Introdução ao Estudo de Direito Penal, Interpretação da Lei Penal.
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2015 / Defensoria Pública do Estado de Pernambuco
DPE PE - PE / Defensor Público / Questão: 40
112. [Q1188430] De acordo com entendimento sumulado do Supremo Tribunal Federal, assinale
a afirmativa correta.
a) A pena unificada para atender ao limite de trinta anos de cumprimento, determinado pelo art.
75 do Codigo Penal, é considerada, para concessão de outros benefícios, como livramento
condicional ou regime mais favorável de execução.
b) A lei penal mais grave aplica se ao crime continuado ou ao c rime permanente, se sua
vigência é anterior à cessação da continuidade ou da permanência.
c) Impede a progressão de regime de execução de pena, fixada em sentença não transitada em
julgado, o fato d e o réu se encontrar em prisão especial.
d) A imposição do regime de cumprimento mais severo do que a pena aplicada permitir não
exige motivação idônea.
e) Admite-se a suspensão condicional do processo por crime continuado, se a soma da pena
mínima da infração mais grave com o aumento mínimo de um sexto for superior a um ano.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Súmulas e entendimentos jurisprudenciais sobre Direito Penal, Lei Penal no
Tempo e os Crimes Permanentes e Continuados.
Fonte: FMP Concursos 2014 / Tribunal de Justiça do Mato Grosso TJ MT - MT / Juiz de Direito Substituto / Questão: 47
Com referência à aplicação da lei penal, julgue os itens subsequentes.
113. [Q1046902] Conforme o Supremo Tribunal Federal, é vedada no direito penal a aplicação da
interpretação extensiva, em face da observância do princípio da legalidade, embora seja admitida a
subsunção dos fatos ao tipo penal.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Princípios do Direito Penal, Aplicação da Lei Penal, Súmulas e entendimentos
jurisprudenciais sobre Direito Penal, Interpretação da Lei Penal, Princípios em Espécie, Princípio da Legalidade, Classificação, Lei
Penal, Quanto ao resultado: interpretação extensiva, restritiva e declarativa.
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2014 / Polícia Militar do Ceará PM CE - CE / Primeiro -
Tenente / Questão: 96
No que diz respeito a noções gerais aplicadas no âmbito do direito penal, julgue os próximos itens.
114. [Q917698] A analogia, cuja utilização é vedada no direito penal, constitui método de
integração do ordenamento jurídico.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Interpretação da Lei Penal, Lei Penal, Analogia.
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2014 / Câmara dos Deputados CD - BR / Analista
Legislativo - Atribuição - Consultor Legislativo / Questão: 124
No que diz respeito ao sistema penitenciário e à legislação penal e processual penal aplicada à
segurança pública, julgue os itens seguintes.
115. [Q724951] O Código Penal brasileiro, ao tratar da competência criminal quanto ao tempo do
crime, adota a teoria mista ou da ubiquidade, que considera o momento da ação ou da omissão
típica, independentemente do resultado danoso.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei Penal.
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2014 / Câmara dos Deputados CD - BR / Analista
Legislativo - Área Consultor Legislativo/ Questão: 124
No que diz respeito a noções gerais aplicadas no âmbito do direito penal, julgue os próximos itens.
116. [Q719516] A analogia, cuja utilização é vedada no direito penal, constitui método de
integração do ordenamento jurídico.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Interpretação da Lei Penal, Lei Penal.
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2014 / Câmara dos Deputados CD - BR / Analista
Legislativo - Área Consultor Legislativo / Questão: 124
117. [Q1573362] Sobre os princípios constitucionais do Direito Penal, assinale a alternativa
correta.
a) Via de regra, a lei penal não retroage no tempo; porém, quando a nova lei beneficiar o réu,
mesmo que transitada em julgado sentença condenatória, poderá este ser beneficiado.
b) Em nenhuma hipótese se admitem penas com caráter cruel, a exemplo das penas de caráter
perpétuo, trabalhos forçados e a pena de morte.
c) No caso de morte do condenado à pena restritiva de direito, respondem penal e civilmente
seus herdeiros em linha reta ou colateral até o 2º grau.
d) Segundo o princípio da legalidade, a tipificação da conduta delituosa praticada como crime
independe da existência da correspondência entre a conduta praticada e a previsão legal.
e) O princípio da intervenção mínima do Direito Penal encontra expressão no princípio da
fragmentariedade e na teoria da imputação objetiva.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei penal no tempo, Novatio legis in Mellius (benéfica),
Lei Penal.
Fonte: NUCEPE/UESPI - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos 2013 / Polícia Militar do Piauí PM PI - PI / Oficial da Polícia
Militar / Questão: 21
118. [Q1193473] Tempo e lugar do crime são temas fundamentais para a adequada aplicação da
lei penal. Considerando essa afirmação, assinale a alternativa correta.
a) Em avião de empresa privada argentina, que fazia o voo Buenos Aires (Argentina) – Lima
(Peru), passageiro argentino golpeou um peruano, que desmaiou. O comandante da aeronave,
que estava em espaço aéreo internacional, desviou-a e pousou em Campo Grande – MS, para
atendimento ao ferido. A lei penal brasileira será aplicada ao caso.
b) A lei penal mais grave aplica-se ao crime permanente, se a sua vigência é anterior à cessação
da permanência. O mesmo não se pode dizer relativamente ao crime continuado.
c) O crime considera-se praticado no lugar em que ocorreu a conduta, no todo ou em parte, bem
como onde se produziu o resultado. Se, porém, o resultado não chegar a ser atingido, considerar-
se-á o lugar do último ato de execução.
d) Aplica-se ao fato a lei penal em vigor ao tempo da conduta, exceto se a do tempo do resultado,
ou mesmo a posterior a ele, for mais benéfica ao agente.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Lei penal no tempo, Territorialidade.
Fonte: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista 2013 / Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro TJ RJ - RJ /
Juiz Substituto / Questão: 29
119. [Q1188901] No que se refere à aplicação da lei penal, assinale a opção correta.
a) De acordo com entendimento doutrinário dominante, a lei excepcional ou temporária aplica-se
ao fato praticado durante sua vigência, ainda que, no momento da condenação do réu, não mais
vija, ou ainda, que tenham cessado as condições que determinaram sua aplicação.
b) Tendo o Código Penal adotado sem exceção o princípio da territorialidade, a lei penal
brasileira aplica-se somente aos crimes praticados no território nacional.
c) O prazo prescricional começa a ser contado a partir do dia seguinte ao da prática do delito,
não se podendo considerar, em sua contagem, frações de dia.
d) Lei superveniente que abrande a penalidade referente a determinado crime somente
beneficiará réu processado na vigência da lei anterior se não houver trânsito em julgado da
sentença condenatória quando de sua entrada em vigor.
e) Se, no curso do cumprimento de pena por determinado réu condenado por sentença
transitada em julgado, lei nova deixar de considerar crime o ato por ele praticado, cessará a
execução da pena, mas não os efeitos da condenação.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Lei Excepcional ou Temporária.
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2013 / Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte TJ
RN - RN / Juiz de Direito Substituto / Questão: 36
120. [Q1061297] No abolitio criminis temporária ou na vacatio legis indireta:
a) 
b) 
c) 
d) 
e) 
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei penal no tempo, Abolitio Criminis, Lei Penal.
Fonte: FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt 2013 / Polícia Judiciária Civil PJC - MT / Escrivão de Polícia / Questão:
59
121. [Q769110] Sobre a aplicação da lei penal excepcional ou temporária, de acordo com o
Código Penal brasileiro, é correto afirmar:
a) Fere o princípio constitucional da irretroatividade da lei e deve ser declarada inconstitucional.
b) Embora decorrido o período de sua duração ou cessadas as circunstâncias que a
determinaram, aplicase ao fato praticado durante sua vigência.
c) Está restrita ao direito penal militar em tempo de guerra.
d) Aplica-se ao fato praticado anteriormente à sua vigência desde que não tenha decorrido o
período de sua duração ou cessadas as circunstâncias que a determinaram.
e) Não está prevista no direito brasileiro que adota o princípio da estrita legalidade.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Lei Excepcional ou Temporária, Lei Penal.
Fonte: FCC - Fundação Carlos Chagas 2013 / Procuradoria Geral do Estado PGE CE - CE / Analista Ministerial - Área Direito / Questão:
59
Julgue os itens seguintes, com relação ao tempo, à territorialidade e à extraterritorialidade da lei
penal.
122. [Q623228] No delito continuado, a lei penal posterior, ainda que mais gravosa, aplica-se aos
fatos anteriores à vigência da nova norma, desde que a cessação da atividade delituosa tenha
ocorrido em momento posterior à entrada em vigor da nova lei.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei penal no tempo.
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2013 / Polícia Civil da Bahia PC BA - BA / Investigador
de Polícia / Questão: 33
123. [Q1201278] Assinale a opção correta com base no entendimento dos tribunais superiores
acerca de cominações legais.
a) Aplica-se ao crime continuado a lei penal mais grave caso a sua vigência seja anterior à
cessação da continuidade.
b) Aplica-se ao furto qualificado, em razão do concurso de agentes, a majorante do roubo.
c) Fixada a pena-base no mínimo legal em face do reconhecimento das circunstâncias judiciais
favoráveis ao réu, é possível infligir-lhe regime prisional mais gravoso considerando-se
isoladamente a gravidade genérica do delito.
d) A pena do crime de roubo circunstanciado, na terceira fase de aplicação, será exasperada em
razão do número de causas de aumento.
e) Aplica-se a continuidade delitiva aos crimes de estelionato, de receptação e de adulteração de
sinal identificador de veículo automotor, infrações penais da mesma espécie.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Lei Penal no Tempo e os Crimes Permanentes e Continuados.
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2012 / Tribunal de Justiça da Bahia TJ BA - BA / Juiz de
Direito Substituto / Questão: 37
124. [Q1102039] Nos termos do Código Penal, leia os itens seguintes e marque a opção
CORRETA: I. Ninguém pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime,
cessando em virtude dela a execução e os efeitos penais da sentença condenatória; II. Considera-se
praticado o crime no momento da ação ou omissão, ainda que outro seja o momento do
resultado; III. A lei excepcional ou temporária, uma vez decorrido o período de sua duração ou
cessadas as circunstâncias que a determinaram, não se aplica ao fato praticadodurante sua
vigência; IV. Lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos
anteriores, ainda que decididos por sentença condenatória transitada em julgado;
a) Apenas os itens I, II e III estão corretos.
b) Apenas os itens II, III e IV estão corretos.
c) Apenas os itens I, II e IV estão corretos.
d) Apenas os itens I, III e IV estão corretos.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei penal no tempo, Lei Excepcional ou Temporária,
Considerações iniciais, Tempo do Crime, Abolitio Criminis, Novatio legis in Mellius (benéfica), Lei Penal.
Fonte: COPESE / UFT 2012 / Defensoria Pública do Estado de Tocantins DPE TO - TO / Analista em Gestão Especializado - Ciências
Jurídicas / Questão: 61
125. [Q575315] Com relação à aplicação da lei penal, assinale a opção correta.
a) A lei penal admite a realização de interpretação analógica pelo legislador, como, por exemplo,
ao dispor que os crimes serão qualificados se cometidos com o emprego de veneno, fogo,
explosivo, asfixia, tortura ou outro meio insidioso ou cruel.
b) De acordo com o princípio da territorialidade, crimes cometidos contra o patrimônio de
empresa pública instituída pelo poder público brasileiro sujeitam-se à lei brasileira, se cometidos
dentro do território nacional, e à lei do respectivo país estrangeiro, se cometidos no estrangeiro.
c) A lei temporária, decorrido o período de sua duração, não mais se aplica aos fatos praticados
durante sua vigência.
d) Não há crime ou contravenção penal sem que decreto ou lei os definam anteriormente,
devendo a imputação de pena ser anterior à cominação legal.
e) Na contagem do prazo penal, incluem-se o dia do início e o dia do final; por essa razão,
incluem-se no cômputo das penas privativas de liberdade as frações de dia.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Interpretação da Lei Penal.
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2012 / Tribunal de Justiça de Rondônia TJ RO - RO /
Técnico Judiciário / Questão: 43
126. [Q500741] A respeito da tentativa, considere: I. o meio empregado é absolutamente ineficaz
para a obtenção do resultado. II. o agente suspende espontaneamente a execução do delito após tê-
la iniciado. III. o meio empregado é relativamente inidôneo para a obtenção do resultado. IV. o
agente suspende a execução do delito em razão da resistência oposta pela vítima. V. o agente, após
ter esgotado os meios de que dispunha para a prática do crime, impede que o resultado se
produza. Há crime tentado nas situações indicadas APENAS em
a) III e IV.
b) I e IV.
c) I, II e IV.
d) II e III.
e) II, III, IV e V.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Teoria Geral do Crime, Interpretação da Lei Penal.
Fonte: FCC - Fundação Carlos Chagas 2012 / Tribunal de Contas do Amapá TCE AP - AP / Analista de Controle Externo - Área Apoio
Administrativo - Especialidade: Jurídica / Questão: 67
127. [Q1544026] Em relação à novatio legis incriminadora, a novatio legis in pejus, abolitio
criminis e a novatio legis in mellius, assinale o que for errado.
a) dá-se a novatio legis incriminadora quando a lei penal definir nova conduta como infração
penal;
b) caracteriza-se a novatio legis in pejus quando a lei penal redefinir infrações penais, dando
tratamento mais severo a condutas já punidas pelo direito penal, quer criminalizando o que antes
era contravenção penal, quer apenas conferindo disciplina mais gravosa;
c) ocorre a abolitio criminis quando, por exemplo, a lei penal abolir uma contravenção penal,
como foi o caso da revogação do artigo 60 da Lei das Contravenções Penais;
d) tem-se a novatio legis in mellius quando a lei penal definir fatos novos como infração penal,
também denominada “neocriminalização”.
e) as situações de novatio legis e abolitio criminis são tratadas pelo artigo 2º do Código Penal e
dizem respeito à disciplina da lei penal no tempo.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei penal no tempo, Abolitio Criminis, Novatio legis in
Mellius (benéfica), Novatio Legis In Pejus (prejudicial), Novatio Legis Incriminadora, Lei Penal.
Fonte: Instituto Cidades 2011 / Defensoria Pública do Estado de Amazonas DPE AM - AM / Defensor Público / Questão: 51
128. [Q1207601] Pedro é sequestrado e os agentes exigem dinheiro de familiares dele como
preço do resgate. Enquanto Pedro está privado da sua liberdade, é promulgada lei aumentando a
pena cominada ao crime de extorsão mediante sequestro, previsto no art. 159, do Código Penal. Os
agentes são presos em flagrante, e Pedro, libertado pela polícia, mas somente após a entrada em
vigor da alteração legislativa. A pena a ser imposta aos agentes do sequestro, neste caso, será:
a) a pena anteriormente prevista, pelo princípio da ultratividade da lei penal benéfica.
b) a pena anteriormente prevista, pois a extorsão mediante sequestro é crime instantâneo de
efeitos permanentes.
c) a pena prevista pela nova legislação, pelo princípio da retroatividade da lei penal.
d) a pena prevista pela nova legislação, pois a extorsão mediante sequestro é crime permanente.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Lei Penal no Tempo e os Crimes Permanentes e Continuados.
Fonte: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista 2011 / Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro TJ RJ - RJ /
Juiz Substituto / Questão: 29
129. [Q1099142] Examine as afirmações que se seguem, referentes à aplicação da lei penal, e
assinale a alternativa correta:
a) Ostentam imunidade diplomática os diplomatas de carreira, os membros do quadro
administrativo e técnico da sede diplomática, com os respectivos familiares, além dos adidos
consulares.
b) O fenômeno da Lex intermedia importa na aplicação da lei penal mais benéfica ao acusado,
ainda que não tenha sido a lei de regência ao tempo do fato, nem mais subsista, dada sua
revogação, ao tempo da decisão condenatória.
c) Segundo entendimento doutrinário e jurisprudencial predominante, operou-se a abolitio
criminis em relação ao crime de porte de entorpecentes para uso próprio, nos termos da Lei nº
11.343/2006.
d) A aplicação da lei penal estrangeira ao crime ocorrido no território brasileiro é vedada pelo
princípio da soberania.
e) Por se tratar de crime formal, à extorsão mediante seqüestro, iniciada na égide da lei penal
mais branda, não se aplica a lei penal mais grave, ainda que a restrição da liberdade da vítima
perdure após a alteração legislativa que agrave a pena do referido crime.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei penal no tempo, Novatio legis in Mellius (benéfica),
Lei Penal.
Fonte: Ministério Público do Distrito Federal e Territórios 2011 / Ministério Público do Distrito Federal e Territórios MPDFT - DF /
Promotor de Justiça Adjunto / Questão: 3
130. [Q1066967] No ano de 2004, Delcianus praticou o crime de adultério, motivo pelo qual foi
acusado e condenado em sentença penal com trânsito em julgado. Todavia, no ano de 2005, a Lei
Federal n.º 11.106 revogou o art. 240 do Código Penal, que previa a conduta de adultério como
crime. Em vista desta nova situação, é correto afirmar que
a) a execução da pena assim como os efeitos da sentença penal condenatória aplicada a
Delcianus deverão cessar em virtude da entrada em vigor da nova Lei Federal n.º 11.106.
b) a Lei Federal n.º 11.106 não será aplicada para os fatos praticados por Delcianus, pois a
consumação do crime ocorreu antes de sua vigência, devendo prosseguir a execução da pena e
os respectivos efeitos da condenação.
c) a Lei Federal n.º 11.106 só poderia ser aplicada para os fatos praticados por Delcianus caso a
sentença penal condenatória ainda não houvesse transitado em julgado.
d) a Lei Federal n.º 11.106 só poderia ser aplicada para os fatos praticados por Delcianus caso
ainda não houvesse sido proferida sentença penal no processo instaurado para apuração dos
fatos.
e) D) a Lei Federal n.º 11.106 só poderia seraplicada para os fatos praticados por Delcianus
caso ainda não houvesse sido proferida sentença penal no processo instaurado para apuração
dos fatos.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei penal no tempo, Punibilidade, Abolitio Criminis,
Abolitio Criminis, Causas de Extinção da Punibilidade, Lei Penal.
Fonte: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista 2011 / Polícia Militar de São Paulo PM SP - SP / Polícia
Militar - Área Tecnólogo de Administração / Questão: 6
No que se refere a lei penal, julgue os itens a seguir.
131. [Q421846] O direito penal brasileiro adotou expressamente a teoria absoluta de
territorialidade quanto à aplicação da lei penal, adotando a exclusividade da lei brasileira e não
reconhecendo a validez da lei penal de outro Estado.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei Penal no Espaço.
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2011 / Superior Tribunal Militar STM - BR / Analista
Judiciário - Área Judiciária / Questão: 88
132. [Q1213640] Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta. I. Poderá haver
imposição de pena de multa por fato que lei posterior deixar de considerar crime. II. Segundo a
jurisprudência predominante do Supremo Tribunal Federal, a lei penal mais grave aplica-se ao
crime continuado ou ao crime permanente se a sua vigência é anterior à cessação da continuidade
ou da permanência. III. A lei temporária, decorrido o período de sua duração, não mais se aplicará
aos fatos praticados durante a sua vigência. IV. Considera-se praticado o crime no momento do seu
resultado, ainda que diverso tenha sido o tempo da ação ou omissão que lhe deu causa. V. Para os
efeitos penais, consideram-se extensão do território nacional as embarcações e aeronaves
brasileiras, de natureza pública ou a serviço do governo brasileiro, onde quer que se encontrem.
a) Está correta apenas a assertiva IV.
b) Está correta apenas a assertiva V.
c) Estão corretas apenas as assertivas II e IV.
d) Estão corretas apenas as assertivas II e V.
e) Estão corretas apenas as assertivas I, II, IV e V.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Territorialidade, Lei Penal no Tempo e os Crimes Permanentes e Continuados.
Fonte: TRF 4ª Região - Tribunal Regional Federal 2010 / Tribunal Regional Federal da 4ª Região TRF 4 - BR / Juiz Federal Substituto /
Questão: 19
133. [Q1073275] Em relação ao Código penal, assinale a assertiva correta:
a) Na contagem do prazo em matéria penal exclui-se o dia do começo, incluindo-se o dia final.
b) Abolitio criminis significa a supressão da figura criminosa, por ter o legislador considerado
que a ação, antes prevista como delituosa, não é mais idônea a ferir o bem jurídico tutelado.
c) Com relação ao tempo do crime, o ordenamento jurídico brasileiro adotou a teoria da
atividade, já, em relação ao lugar do crime o legislador manifestou sua preferência pela teoria da
ubiquidade.
d) Referente à tentativa, pode dizer que é punível com a pena correspondente ao crime
consumado, diminuída de 1 (um) a 2/5 (dois quintos).
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei penal no tempo, Abolitio Criminis, Lei Penal.
Fonte: IESES - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul 2010 / Polícia Militar de Santa Catarina PM SC - SC / Oficial da Polícia
Militar / Questão: 12
134. [Q1347500] A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos
anteriores, ainda que decididos por sentença condenatória transitada em julgado. Trata-se de
solução legal, aplicável na hipótese conflito de leis penais no tempo, denominada pela doutrina de:
a) novatio legis in mellius.
b) novatio legis incriminadora.
c) abolitio criminis.
d) novatio legis in pejus.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei penal no tempo, Novatio legis in Mellius (benéfica),
Lei Penal.
Fonte: CETAM - Centro de Educação Tecnológica do Amazonas 2009 / Polícia Civil do Amazonas PC AM - AM / Delegado de Polícia Civil
/ Questão: 58
135. [Q1102300] Analise os itens e assinale a quantidade de itens errados. I – O princípio
segundo o qual nenhuma pena passará da pessoa do condenado, não se aplica à pena de multa.
Porque está poderá ser adimplida por qualquer pessoa.. II - De acordo com o princípio da
intervenção mínima, pode-se dizer que a lei penal só deverá intervir quando for absolutamente
necessário para a sobrevivência da comunidade, como “ultima ratio”. III - A lei, em sentido estrito,
é a fonte normativa primeira do direito penal, mas não é a única, exceto quando se cuidar,
especificamente, de norma penal explicativa. IV - Considerando que o CP, quanto ao tempo do
crime, adota a teoria da ação ou atividade (art. 4º). no caso dos crimes permanentes o tempo do
crime será todo o tempo de duração da conduta, passando a se contar o prazo prescricional a
partir do primeiro ato de execução.. V - Quanto à aplicação da lei penal, o CP adota o princípio da
territorialidade extremada, que se justifica, dentre outros pelos princípios real (o da defesa), da
nacionalidade e da personalidade.
a) Um.
b) Dois.
c) Três.
d) Quatro.
e) Cinco.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Princípios do Direito Penal, Aplicação da Lei Penal, Lei penal no tempo,
Territorialidade, Teoria Geral das Penas, Pena de multa, Princípios em Espécie, Princípio da Intranscedência da Pena (Pessoalidade ou
Personalidade), Tempo do Crime, Penas em Espécie, Espécies e cominação das penas, Lei Penal, Lei Penal no Espaço.
Fonte: Ministério Público do Distrito Federal e Territórios 2009 / Ministério Público do Distrito Federal e Territórios MPDFT - DF /
Promotor de Justiça Adjunto / Questão: 19
136. [Q1073353] Analise as alternativas a seguir e assinale a correta.
a) A lei penal excepcional ou temporária, embora decorrido o período de sua duração, ou
cessadas as circunstâncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigência.
b) No arrependimento eficaz o agente interrompe voluntariamente a execução do crime,
impedindo, desse modo, a sua consumação. Nele dá-se o início de execução, porém, o agente
muda de idéia e, por sua própria vontade, interrompe a seqüência de atos executórios, fazendo
com que o resultado não aconteça. Na desistência voluntária o agente, após encerrar a execução
do crime, impede a produção do resultado. Nesse caso, a execução vai até o final, não sendo
interrompida pelo autor; no entanto, este, após esgotar a atividade executória, impede o
resultado.
c) O desconhecimento da lei penal, evitável ou inevitável, isenta o agente de pena.
d) Nos crimes cometidos com ou sem violência ou grave ameaça à pessoa, reparado o dano ou
restituída a coisa, antes do trânsito em julgado da sentença condenatória, por ato voluntário do
agente, a pena deverá ser obrigatoriamente reduzida.
e) ime impossível é aquele que, pela ineficácia total do meio empregado ou pela impropriedade
absoluta do objeto material, é impossível de consumar-se. Trata de causa de isenção de pena,
que exclui a culpabilidade do agente.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei Excepcional ou Temporária, Lei Excepcional, Lei
Penal.
Fonte: ACAFE - Associação Catarinense das Fundações Educacionais 2009 / Polícia Militar de Santa Catarina PM SC - SC / Oficial /
Questão: 10
137. [Q1047689] Considerando a legislação penal e a jurisprudência do Supremo Tribunal
Federal (STF), assinale a alternativa incorreta acerca da aplicação da lei penal.
a) Transitada em julgado a sentença condenatória, compete ao juízo das execuções a aplicação
de lei mais benigna.
b) A lei penal temporária é inaplicável a fatos ocorridos em sua vigência quando a lei posterior,
também temporária, for mais benigna.
c) O entendimento do STF a respeito da posse de drogas para consumo pessoal não implicou
abolitio criminis; houve uma despenalização, entendida como exclusão, parao tipo, das penas
privativas de liberdade.
d) Segundo a teoria da atividade, se o autor de tiros for menor de 18 anos de idade à época dos
tiros, ainda que a vítima morra depois de ele ter completado a maioridade penal, não poderá ele
responder pelo delito.
e) A lei penal mais benigna possui retroatividade e ultratividade.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei Excepcional ou Temporária, Lei Temporária em
Sentido Estrito, Lei Penal.
Fonte: FUNIVERSA - Fundação Universa 2009 / Polícia Civil do Distrito Federal PCDF - DF / Delegado de Polícia / Questão: 3
Acerca do direito penal, julgue os itens que se seguem.
138. [Q981162] A lei penal admite interpretação analógica, recurso que permite a ampliação do
conteúdo da lei penal, através da indicação de fórmula genérica pelo legislador.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Interpretação da Lei Penal, Lei Penal, Interpretação
Analógica.
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2009 / Departamento de Trânsito do Distrito Federal
DETRAN - DF / Analista de Trânsito - Área Direito / Questão: 79
139. [Q420978] Sobre a Lei Penal Temporária ou Excepcional, é CORRETO afirmar
a) Aplicar-se-á aos crimes praticados no período em que esteve em vigor, embora decorrido o
prazo de sua duração ou cessadas as circunstâncias que a determinaram, mesmo que ainda não
tenha sido instaurada a ação penal.
b) Se a sua vigência cessar no curso da execução penal, considera-se o sentenciado beneficiário
de anistia, ficando excluídos todos os efeitos da decisão condenatória, inclusive o de servir de
pressuposto para a reincidência.
c) Aplica-se aos fatos ocorridos em data anterior à sua entrada em vigor, pois sendo lei
excepcional é dotada de ultra-atividade, devendo retroagir para atender à proteção do bem
jurídico almejada com a sua edição.
d) Se cessar sua duração no curso da ação penal, o réu deverá ser absolvido porquanto o fato
será atípico, visto que a lei penal incriminadora foi banida pela abolitio criminis.
e) Considerando-se que o direito penal adota a teoria da ubiquidade, cessada a vigência da lei
excepcional, o agente somente será responsabilizado se a infração penal inserir-se no conceito
dos crimes habituais, pois a conduta teve início quando ela era vigente e perdurou após sua
revogação.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei penal no tempo.
Fonte: MPE - MG - Ministério Público de Minas Gerais 2009 / Ministério Público de Minas Gerais MPE MG - MG / Promotor de Justiça /
Questão: 35
140. [Q397051] Julgue os itens a seguir e responda: I. O resultado, de que depende a existência
do crime, somente é imputável a quem lhe deu causa. Considera-se causa a ação ou omissão sem a
qual o resultado não teria ocorrido. II. Considera-se praticado o crime no momento da ação ou
omissão, ainda que outro seja o momento do resultado. III. A lei excepcional ou temporária, embora
decorrido o período de sua duração ou cessadas as circunstâncias que a determinaram, aplica-se
ao fato praticado durante sua vigência. IV. A sentença estrangeira, quando a aplicação da lei
brasileira produz na espécie as mesmas conseqüências, pode ser homologada no Brasil para
obrigar o condenado à reparação do dano, a restituições e a outros efeitos civis e/ou para sujeitá-lo
a medida de segurança.
a) Todas as proposições estão corretas.
b) Somente as proposições I, II e III estão corretas.
c) Somente as proposições II, III e IV estão corretas.
d) Somente as proposições I, III e IV estão corretas.
e) Somente as proposições I e II estão corretas.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei Penal.
Fonte: TJ - SC - Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catariana - TJSC 2009 / Tribunal de Justiça de Santa Catarina TJ SC - SC /
Analista Jurídico / Questão: 59
141. [Q1328279] respeito do tema da retroatividade da lei penal, assinale a afirmativa correta.
a) A lei penal posterior que de qualquer forma favorecer o agente não se aplica aos fatos
praticados durante a vigência de uma lei temporária.
b) A lei penal posterior que de qualquer forma favorecer o agente aplica-se aos fatos anteriores,
com exceção daqueles que já tiverem sido objeto de sentença condenatória transitada em
julgado.
c) A lei penal mais gravosa pode retroagir, aplicando-se a fatos praticados anteriormente à sua
vigência, desde que trate de crimes hediondos, tortura ou tráfico de drogas, como
expressamente ressalvado na Constituição.
d) Quando um fato é praticado na vigência de uma determinada lei e ocorre uma mudança que
gera uma situação mais gravosa para o agente, ocorrerá a ultratividade da lei penal mais
favorável, salvo se houver a edição de uma outra lei ainda mais gravosa, situação em que
prevalecerá a lei intermediária.
e) A lei penal posterior que de qualquer forma prejudicar o agente não se aplica aos fatos
praticados anteriormente, salvo se houver previsão expressa na própria lei nova.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Princípios do Direito Penal, Aplicação da Lei Penal, Lei Excepcional ou
Temporária, Princípios em Espécie, Princípio da Irretroatividade da Lei Penal, Lei Temporária em Sentido Estrito, Lei Penal.
Fonte: FGV - Fundação Getúlio Vargas 2008 / Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro TCM RJ - RJ / Procurador / Questão: 89
142. [Q1274355] NA HIPÓTESE DE NORMA PENAL EM BRANCO, REVOGADA OU ALTERADA A
NORMA COMPLEMENTAR:
a) haverá retroatividade da norma mais benigna;
b) haverá a ultratividade da norma revogada;
c) as decisões transitadas em julgado não seriam afetadas;
d) apenas os processos em curso seriam afetados.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Norma penal em branco.
Fonte: Procuradoria Geral da República 2008 / Ministério Público Federal MPF - BR / Procurador da República / Questão: 91
De acordo com os princípios constitucionais do direito penal e com as regras de aplicação da lei
penal, julgue os itens seguintes.
143. [Q332613] Lei posterior que, de qualquer modo, favoreça o réu aplicase a fatos anteriores,
ainda que tais fatos já tenham sido julgados por sentença penal condenatória transitada em
julgado.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Novatio legis in Mellius (benéfica).
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2008 / Prefeitura de Vila Velha - ES / Técnico Municipal -
Área Fiscalização Tributária / Questão: 107
144. [Q325306] Tício praticou um delito, foi processado e condenado. Um dia após o trânsito em
julgado da sentença condenatória, uma lei nova, mantendo a mesma descrição do fato delituoso,
modificou a pena cominada para esse delito. Nesse caso,
a) aplica-se sempre a lei nova, se o agente ainda não tiver cumprido a pena imposta.
b) não se aplica a lei nova, por já ter ocorrido o trânsito em julgado da sentença.
c) aplica-se a lei nova, ainda que imponha sanção mais severa.
d) aplica-se a lei nova, se for mais benéfica ao autor do delito.
e) não se aplica a lei nova em razão do princípio constitucional da anterioridade da lei penal.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Novatio legis in Mellius (benéfica).
Fonte: FCC - Fundação Carlos Chagas 2008 / Ministério Público do Rio Grande do Sul MPE RS - RS / Secretário de Diligências /
Questão: 30
145. [Q325251] Tendo em conta o Princípio da Reserva Legal, é correto afirmar que
a) é lícita a aplicação de pena não prevista em lei se o fato praticado pelo agente for definido
como crime no tipo penal.
b) o juiz pode fixar a pena a ser aplicada ao autor do delito acima do máximo previsto em lei,
aplicando os costumes vigentes na localidade em que ocorreu.
c) é vedado o uso da analogia para punir o autor de um fato não previsto em lei como crime,
mesmo sendo semelhante a outro por ela definido.
d) fica ao arbítrio do juiz determinar a abrangência dopreceito primário da norma incriminadora
se a descrição do fato delituoso na norma penal for vaga e indeterminada.
e) o juiz tem o poder de impor sanção penal ao autor de um fato não descrito como crime na lei
penal, se esse fato for imoral, anti-social ou danoso à sociedade.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Interpretação da Lei Penal, Analogia.
Fonte: FCC - Fundação Carlos Chagas 2008 / Ministério Público do Rio Grande do Sul MPE RS - RS / Secretário de Diligências /
Questão: 25
 A associação beneficente presidida por Aldo obteve da Receita Federal, por doação, várias
caixas de cosméticos apreendidas em operação da Polícia Federal, que havia desmantelado
quadrilha especializada em contrabando e descaminho. Posteriormente, potes de creme de beleza,
ainda lacrados, foram vendidos pela associação em leilão beneficente. Dois dias depois, vários
arrematantes reclamaram o dinheiro de volta, alegando que os produtos estavam deteriorados.
Descobriu-se, então, que os potes continham, de fato, a substância entorpecente conhecida como
merla, e não o creme embelezante descrito no rótulo.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens de 96 a 98.
146. [Q323131] Considerando que Aldo tenha recebido a doação na vigência da Lei n.º
6.368/1976, mas a venda dos produtos em leilão acontecera sob a égide da lei nova (Lei n.º
11.345/2006), eventual imputação de crime só poderia se efetivar com base na lei anterior, por ser
mais benéfica ao réu.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Tempo do Crime, Teoria da Atividade.
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2008 / Tribunal de Justiça do Ceará TJ CE - CE / Analista
Judiciário - Área Judiciária / Questão: 98
Com base na parte geral do direito penal, julgue os itens abaixo.
147. [Q318032] Com relação ao tempo do crime, o CP adotou a teoria da atividade, pela qual se
considera praticado o crime no momento da ação ou da omissão, exceto se outro for o momento do
resultado.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Tempo do Crime, Teoria da Atividade.
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2008 / Supremo Tribunal Federal STF - BR / Analista
Judiciário - Área Execução de Mandados / Questão: 121
Julgue os itens a seguir, relativos à interpretação da lei penal.
148. [Q318015] Segundo a máxima in claris cessat interpretatio, pacificamente aceita pela
doutrina penalista, quando o texto for suficientemente claro, não cabe ao aplicador da lei
interpretá-lo.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Interpretação da Lei Penal, Lei Penal.
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2008 / Supremo Tribunal Federal STF - BR / Analista
Judiciário - Área Execução de Mandados / Questão: 114
Considerando a aplicação da lei penal no tempo e no espaço, à luz do Código Penal, julgue os itens a
seguir.
149. [Q317306] Considere a seguinte situação hipotética. Entrou em vigor, no dia 1.º/1/2008, lei
temporária que vigoraria até o dia 1.º/2/2008, na qual se preceituou que o aborto, em qualquer de
suas modalidades, nesse período, não seria crime. Nessa situação, se Kátia praticou aborto
voluntário no dia 20/1/2008, mas somente veio a ser denunciada no dia 3/2/2008, não se aplica a lei
temporária, mas sim a lei em vigor ao tempo da denúncia.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Lei Excepcional ou Temporária, Lei Temporária em Sentido Estrito.
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2008 / Tribunal de Justiça do Distrito Federal e
Territórios TJDFT - DF / Analista Judiciário - Área Execução de Mandados / Questão: 91
No que concerne à parte geral do Código Penal, aos princípios processuais penais e à efetiva
aplicação da legislação especial, julgue os itens a seguir.
150. [Q307492] Considere a seguinte situação hipotética. Célio, penalmente imputável, praticou
um crime para o qual a lei comina pena de detenção de 6 meses a 2 anos e multa e, após a
sentença penal condenatória recorrível, nova lei foi editada, impondo para a mesma conduta a
pena de reclusão de 1 a 4 anos e multa. Nessa situação, a nova legislação não poderá ser aplicada
em decorrência do princípio da irretroatividade da lei mais severa.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Lei penal no tempo, Novatio legis in Mellius (benéfica).
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2008 / Polícia Civil do Tocantis PC TO - TO / Policial Civil
/ Agente / Questão: 99
Acerca do direito penal, julgue os itens que se seguem.
151. [Q306789] A lei penal admite interpretação analógica, recurso que permite a ampliação do
conteúdo da lei penal, através da indicação de fórmula genérica pelo legislador.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Interpretação da Lei Penal, Interpretação Analógica.
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2008 / Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão
do Distrito Federal SEPLAG - DF / Analista de Trânsito - Área Direito / Questão: 99
Em cada um dos itens abaixo, é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser
julgada, a respeito da lei penal no tempo e no espaço.
152. [Q276764] Em 10 de outubro de 2007, Caio desferiu cinco disparos de arma de fogo em
direção a Túlio, com intenção de matar. Túlio entrou em coma e veio a falecer no dia 10 de janeiro
de 2008. Nessa situação, considera-se tempo do crime o dia 10 de outubro de 2007.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Tempo do Crime, Teoria da Atividade.
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2008 / Instituto de Administração Penintenciária do Acre
IAPEN - AC / Escrivão de Polícia / Questão: 87
Acerca da legislação penal brasileira, julgue os itens a seguir.
153. [Q272682] Uma lei posterior que de algum modo favorece o agente aplica-se aos fatos
anteriores, ainda que a sentença penal condenatória já tenha transitado em julgado.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Novatio legis in Mellius (benéfica).
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2008 / Ministério Público de Roraima MPE RR - RR /
Assistente Administrativo / Questão: 67
Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a
ser julgada.
154. [Q272463] Considere que tenha sido editada uma lei que descriminaliza um fato
anteriormente descrito como infração penal, por não ser mais interessante, legítima e justa a
punição dos autores de tal conduta. Nessa situação, a lei de abolitio criminis é retroativa e
extingue o juspuniendi do Estado.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Abolitio Criminis.
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2008 / Tribunal de Contas da União TCU - BR / Analista
de Controle Externo ACE - Área Auditoria Governamental / Questão: 108
A respeito da parte geral do direito penal, julgue os itens que se seguem.
155. [Q269212] Considere a seguinte situação hipotética. Fernando, com intenção de matar,
desferiu dois disparos de arma de fogo contra George, seu desafeto que foi hospitalizado e, após
um mês, em razão das lesões sofridas em decorrência da conduta de Fernando, faleceu. Nessa
situação, considera-se praticado o crime de homicídio no dia em que a vítima faleceu.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Tempo do Crime, Teoria da Atividade.
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2008 / Instituto de Administração Penintenciária do Acre
IAPEN - AC / Advogado / Questão: 71
Julgue os itens subseqüentes, acerca das partes geral e especial do Código Penale de seus
princípios constitucionais.
156. [Q870470] No que concerne à aplicação da lei penal no tempo, é correto afirmar que o
costume representado pela reiterada tolerância da sociedade e até pelo poder público a
determinadas situações é causa excludente da ilicitude da conduta, podendo o direito
consuetudinário revogar, tacitamente, a lei penal.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei penal no tempo.
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2007 / Prefeitura de Vitória - ES / Auditor Fiscal do
Tesouro Municipal / Questão: 109
Julgue os itens que seguem, a respeito da aplicação da lei penal.
157. [Q275182] A lei penal, como regra, não se aplica a fatos anteriores à sua vigência, sendo,
portanto, irretroativa. Contudo, ela poderá retroagir se for benéfica para o réu.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Novatio legis in Mellius (benéfica).
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2007 / Prefeitura de Rio Branco - AC / Fiscal de Obras /
Questão: 56
158. [Q275183] Algumas leis penais são editadas para vigorar até certa data, sendo chamadas de
leis excepcionais, enquanto outras, chamadas temporárias, permanecem válidas enquanto durarem
certas circunstâncias.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Lei Excepcional ou Temporária, Conceito.
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2007 / Prefeitura de Rio Branco - AC / Fiscal de Obras /
Questão: 57
159. [Q275184] Ninguém pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime,
cessando em virtude dela a execução e os efeitos penais da sentença condenatória.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Abolitio Criminis.
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2007 / Prefeitura de Rio Branco - AC / Fiscal de Obras /
Questão: 58
Acerca da parte geral do direito penal, julgue os itens seguintes.
160. [Q250676] Em caso de abolitio criminis, a reincidência subsiste, como efeito secundário da
infração penal.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Abolitio Criminis.
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2007 / Advocacia-Geral da União AGU - BR / Procurador
Federal da Segunda Categoria / Questão: 142
Julgue os itens que seguem, a respeito da aplicação da lei penal.
161. [Q215630] A lei penal, como regra, não se aplica a fatos anteriores à sua vigência, sendo,
portanto, irretroativa. Contudo, ela poderá retroagir se for benéfica para o réu.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Novatio legis in Mellius (benéfica).
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2007 / Prefeitura de Rio Branco - AC / Fiscal Sanitário /
Questão: 96
Julgue os itens que seguem, a respeito da aplicação da lei penal.
162. [Q215389] A lei penal, como regra, não se aplica a fatos anteriores à sua vigência, sendo,
portanto, irretroativa. Contudo, ela poderá retroagir se for benéfica para o réu.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Novatio legis in Mellius (benéfica).
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2007 / Prefeitura de Rio Branco - AC / Fiscal de Meio
Ambiente / Questão: 96
Acerca da parte geral do Código Penal, julgue os próximos itens.
163. [Q184822] Após a entrada em vigor da Lei dos Crimes Hediondos, estes passaram a ser
apenados com mais rigor, o que tornou possível a aplicação dessa lei aos crimes cometidos antes
de sua vigência, inclusive, aos apenados de forma mais benigna.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Novatio Legis In Pejus (prejudicial).
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2007 / Corpo de Bombeiro Militar do Distrito Federal
CBM DF - DF / Bombeiro Militar / Oficial - Área Direito / Questão: 94
164. [Q101972] A respeito da Lei penal no tempo e no espaço considere: I. Ninguém pode ser
punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execução e
os efeitos penais da sentença condenatória. II. A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o
agente, aplica-se aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentença condenatória transitada
em julgado. III. Para os efeitos penais, consideram-se como extensão do território nacional as
embarcações brasileiras de natureza pública, privada ou a serviço do governo brasileiro onde quer
que se encontrem. IV. Ficam sujeitos à lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro, os crimes
contra o patrimônio ou a fé pública de autarquia ou fundação instituída pelo Poder Público. De
acordo com o Código Penal brasileiro, está correto o que consta APENAS em:
a) II, III e IV.
b) I, II e III.
c) I, II e IV.
d) III e IV.
e) I e II.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Abolitio Criminis, Extraterritorialidade Incondicionada.
Fonte: FCC - Fundação Carlos Chagas 2007 / Tribunal Regional Eleitoral de Paraíba TRE PB - BR / Analista Judiciário - Área
Administrativa / Questão: 42
165. [Q4527] Em tema de lei penal no tempo, é correto se afirmar que,
a) se o agente praticou crime na vigência de lei mais benéfica, que, durante a ação penal,
acabou derrogada por lei mais severa, deverá ser julgado na forma desta última.
b) em qualquer fase do processo ou mesmo da execução da pena, deve ser imediatamente
aplicada a retroatividade da norma que retira a tipicidade de qualquer fato.
c) prolatada sentença condenatória no período de vacatio de nova lei penal, não se admite a
ultratividade da lei derrogada, mesmo que esta se mostre mais favorável ao réu.
d) havendo sentença condenatória transitada em julgado, a lei posterior mais benéfica ao agente
não é retroativa nem ultrativa.
e) não pode ser utilizada lei intermediária e que surgiu depois da prática do fato criminoso, mas
que foi revogada antes de o juiz proferir a sentença condenatória, ainda que mais benigna.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Lei penal no tempo, Abolitio Criminis.
Fonte: FCC - Fundação Carlos Chagas 2007 / Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul TRE MS - BR / Analista Judiciário - Área
Judiciária / Questão: 50
Considerando o posicionamento doutrinário e jurisprudencial dominante, julgue os itens
subseqüentes, relativos à parte geral do Código Penal.
166. [Q1103262] No que diz respeito à eficácia temporal da lei penal, o término da vigência das
leis denominadas temporárias e excepcionais não depende de revogação por lei posterior.
Consumado o lapso da lei temporária ou cessadas as circunstâncias determinadoras das
excepcionais, cessa, então, a vigência dessas leis.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei Excepcional ou Temporária, Súmulas e entendimentos
jurisprudenciais sobre Direito Penal, Lei Excepcional, Lei Penal.
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2006 / Caixa Econômica Federal CEF - BR / Advogado
Júnior / Questão: 95
167. [Q262913] Julgue os seguintes itens, relativos à eficácia da lei penal no espaço. I Considere
que, na fronteira Brasil-Bolívia, um cidadão brasileiro, que se encontre em território nacional, atire
em outro, em solo boliviano, vindo este a falecer. Nessa situação, aplica-se a lei brasileira, pois o
Código Penal adotou a teoria da ubiqüidade. II Considere que um delito tenha sido cometido a
bordo de aeronave brasileira de propriedade privada, em vôo sobre território estrangeiro, sem
escalas, sendo estrangeiros os sujeitos ativo e passivo. Nessa situação, se o país estrangeiro
competente para a intervenção se mostrar desinteressadono exercício da pretensão punitiva por
motivos irrelevantes, aplica-se a lei brasileira. III O princípio da extraterritorialidade excepcional
incondicionada encontra aplicação nos crimes cometidos no estrangeiro contra a vida ou a
liberdade do presidente da República do Brasil. IV Considera-se praticado o crime no local onde se
produziu ou deveria produzir-se o resultado, sendo irrelevante o lugar do comportamento do
agente (ação ou omissão). A quantidade de itens certos é igual a
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Extraterritorialidade, Extraterritorialidade Incondicionada.
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2006 / Tribunal de Justiça de Roraima TJ RR - RR /
Analista - Área Processual / Questão: 68
168. [Q151800] Considera-se tempo do crime:
a) o momento da conduta criminosa.
b) o momento da produção do resultado.
c) depende do crime – para alguns crimes considera-se o tempo da ação, para outros, o tempo do
resultado.
d) o momento do fim do resultado.
e) ambos os momentos: o da ação e o do resultado.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Tempo do Crime, Teoria da Atividade.
Fonte: IPAD - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico 2006 / Polícia Civil de Pernambuco PC PE -
PE / Policial Civil / Perito - Área Informática / Questão: 86
169. [Q113231] Considere as seguintes situações:I. Lei posterior deixa de considerar crime fato
anteriormente considerado ilícito penal.II. Lei posterior passa a considerar crime fato
anteriormente não considerado ilícito penal.III. Lei posterior estabelece, para um determinado
delito, pena mais severa que a prevista na legislação anterior.IV. Lei posterior estabelece, para um
determinado delito, pena mais branda que a prevista na legislação anterior.Considerando que uma
pessoa foi processada e punida por um crime previsto na legislação anterior e que a sentença
condenatória transitou em julgado, a lei posterior retroagirá APENAS nas situações indicadas em
a) I e IV.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I.
e) IV.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Abolitio Criminis, Novatio legis in Mellius (benéfica).
Fonte: FCC - Fundação Carlos Chagas 2006 / Ministério Público de Pernambuco MPE PE - PE / Técnico Ministerial - Área Administrativa
/ Questão: 43
170. [Q101870] Considerando os princípios que regulam a aplicação da lei penal no tempo, pode-
se afirmar que
a) pela abolitio criminis se fazem desaparecer o delito e todos os seus reflexos penais,
permanecendo apenas os civis.
b) em regra, nas chamadas leis penais em branco com caráter excepcional ou temporário,
revogada ou alterada a norma complementar, desaparecerá o crime.
c) a lei excepcional ou temporária embora decorrido o período de sua duração ou cessadas as
circunstâncias que a determinaram, não se aplica ao fato praticado durante a sua vigência.
d) permanecendo na lei nova a definição do crime, mas aumentadas suas conseqüências penais,
esta norma será aplicada ao autor do fato.
e) não se aplica a lei nova, mesmo que favoreça o agente de outra forma, caso se esteja
procedendo à execução da sentença, em razão da imutabilidade da coisa julgada.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Lei penal no tempo, Abolitio Criminis.
Fonte: FCC - Fundação Carlos Chagas 2006 / Tribunal Regional Eleitoral do Amapá TRE AP - BR / Analista Judiciário - Área Judiciária /
Questão: 44
171. [Q56449] Considera-se tempo do crime:
a) o momento da conduta criminosa
b) o momento da produção do resultado.
c) depende do crime – para alguns crimes considera-se o tempo da ação, para outros, o tempo do
resultado
d) o momento do fim do resultado.
e) ambos os momentos: o da ação e o do resultado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Tempo do Crime, Teoria da Atividade.
Fonte: IPAD - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico 2006 / Polícia Civil de Pernambuco PC PE -
PE / Policial Civil / Perito / Questão: 86
172. [Q54234] Considera-se tempo do crime:
a) o momento da conduta criminosa.
b) o momento da produção do resultado.
c) depende do crime – para alguns crimes considera-se o tempo da ação, para outros, o tempo do
resultado.
d) o momento do fim do resultado.
e) ambos os momentos: o da ação e o do resultado.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Tempo do Crime, Teoria da Atividade.
Fonte: IPAD - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico 2006 / Polícia Civil de Pernambuco PC PE -
PE / Policial Civil / Perito - Área Mecânica / Questão: 86
173. [Q53652] Sobre a Aplicação da Lei Penal, assinale a alternativa INCORRETA.
a) O princípio da legalidade previsto no Código Penal compreende a regra que preceitua que
alguém só pode ser punido, se, anteriormente ao fato por ele praticado, exista uma lei que o
considere como crime
b) A lei penal nova incriminadora, que torna típico fato anteriormente não incriminado, é
irretroativa.
c) A abolitio criminis ocorre quando a lei nova já não incrimina fato que anteriormente era
considerado como ilícito penal.
d) A novatio legis in mellius não tem extratividade.
e) A lei nova mais severa que a anterior não tem efeitos retroativos
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Lei penal no tempo, Novatio legis in Mellius (benéfica).
Fonte: Universidade de Pernambuco 2006 / Prefeitura de Paulista - PE / Advogado / Questão: 39
174. [Q52977] Considera-se tempo do crime:
a) o momento da conduta criminosa.
b) o momento da produção do resultado.
c) depende do crime – para alguns crimes considera-se o tempo da ação, para outros, o tempo do
resultado.
d) o momento do fim do resultado.
e) ambos os momentos: o da ação e o do resultado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Tempo do Crime, Teoria da Atividade.
Fonte: IPAD - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico 2006 / Polícia Civil de Pernambuco PC PE -
PE / Policial Civil / Perito - Área Telecomunicações / Questão: 86
175. [Q49550] Considera-se tempo do crime:
a) o momento da conduta criminosa.
b) o momento da produção do resultado.
c) depende do crime – para alguns crimes considera-se o tempo da ação, para outros, o tempo do
resultado.
d) o momento do fim do resultado
e) ambos os momentos: o da ação e o do resultado.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Tempo do Crime, Teoria da Atividade.
Fonte: IPAD - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico 2006 / Polícia Civil de Pernambuco PC PE -
PE / Médico - Área Legista / Médico Legista / Questão: 86
176. [Q48512] Considera-se tempo do crime:
a) o momento da conduta criminosa.
b) o momento da produção do resultado
c) depende do crime – para alguns crimes considera-se o tempo da ação, para outros, o tempo do
resultado.
d) o momento do fim do resultado.
e) ambos os momentos: o da ação e o do resultado.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Tempo do Crime, Teoria da Atividade.
Fonte: IPAD - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico 2006 / Polícia Civil de Pernambuco PC PE -
PE / Policial Civil / Perito - Área Eletrônica / Questão: 86
177. [Q20187] Quanto à lei penal no tempo é correto afirmar:
a) A lei posterior, que seja, favorável ao agente, aplica-se aos fatos anteriores, mesmo já
transitada em julgado a sentença penal condenatória.
b) Considera-se praticado o crime no momento do resultado.
c) A lei posterior, que seja favorável ao agente, não se aplica aos fatos anteriores, mesmo já
transitada em julgado a sentença penal condenatória.
d) A lei posterior, que seja favorável ao agente, não se aplica aos fatos anteriores, mesmo já
transitada em julgado a sentença penal condenatória.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Lei penal no tempo, Novatio legis in Mellius (benéfica).
Fonte: ESAG - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência 2006 / Tribunal deContas de Roraima TCE RR - RR /
Analista Fiscal - Área Jurídica / Questão: 45
A respeito da situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.
178. [Q608311] Caso se considere que, em março de 2005, tenha entrado em vigor uma lei que
tornou atípica a conduta de furtar bens de valor inferior a R$ 5.000,00, João e Pedro não seriam
beneficiados, uma vez que, ao tempo da ação, o fato realizado constituía crime.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Tempo do Crime.
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2005 / Secretaria Nacional de Justiça SNJ - BR / Agente
Penitenciário Federal (polícia penal) / Questão: 120
A respeito do sujeito ativo e do sujeito passivo de crime, julgue os seguintes itens.
179. [Q1255018] Os menores de dezesseis anos, por serem absolutamente incapazes de exercer
pessoalmente os atos da vida civil, não podem ser sujeito passivo de crime.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Lei Penal em Relação às Pessoas, Sujeito Passivo.
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2004 / Superior Tribunal de Justiça STJ - BR / Técnico
Judiciário - Área: Administrativa / Questão: 115
Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a
ser julgada.
180. [Q1086915] Roberval foi definitivamente condenado pela prática de crime punido com
reclusão de um a três anos. Após o cumprimento de metade da pena a ele aplicada, adveio nova lei,
que passou a punir o crime por ele praticado com detenção de dois a quatro anos. Nessa situação,
a lei nova não se aplicará a Roberval, tendo em vista que sua condenação já havia transitado em
julgado.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei penal no tempo, Novatio Legis In Pejus (prejudicial),
Lei Penal.
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2004 / Departamento de Polícia Federal DPF - BR /
Delegado de Polícia Federal / Questão: 69
Julgue os itens que se seguem.
181. [Q932926] Em face do princípio da retroatividade de lei mais benigna, a lei anterior mais
severa possui ultra-atividade.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei penal no tempo, Novatio legis in Mellius (benéfica),
Novatio Legis In Pejus (prejudicial), Lei Penal.
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2004 / Procuradoria Geral do Estado PGE RR - RR /
Procurador do Estado / Questão: 170
 
Considerando o texto acima, julgue os seguintes itens.
182. [Q635272] A lei penal formal é a mais importante do direito penal, pois só ela pode criar
delitos e penas. A interpretação procura conformar o ato interpretativo aos princípios
constitucionais e aos valores fundamentais (segurança jurídica e justiça), dentro das margens
legais.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Interpretação da Lei Penal.
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2004 / Instituto Estadual de Meio Ambiente IEMA - ES /
Técnico de Meio Ambiente - Área Legislação / Questão: 66
Julgue os seguintes itens à luz do direito penal.
183. [Q200097] De acordo com a teoria da ubiqüidade, adotada no Brasil, considera-se praticado
o crime no momento da ação ou da omissão, ainda que outro seja o momento do resultado.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Tempo do Crime, Teoria da Atividade.
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2004 / Auditoria Geral de Estado AGE - ES / Auditor /
Questão: 114
Cada um dos itens a seguir apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser
julgada à luz do direito penal e seus princípios.
184. [Q199488] Determinada lei temporária previa que, no período de 6/8/2002 a 6/8/2003, prazo
de sua vigência, seria crime punido com reclusão de 2 a 4 anos a venda de uma planta transgênica.
Nessa situação, se um indivíduo praticou o referido crime em 10/9/2002, mas a sentença criminal
só foi prolatada em 2/2/2004, aplica-se a abolitio criminis, devendo ele ser inocentado, pois a lei
não estava mais em vigor.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Lei Excepcional ou Temporária, Lei Temporária em Sentido Estrito.
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2004 / Auditoria Geral de Estado AGE - ES / Auditor -
Área Direito / Questão: 111
Julgue os itens subseqüentes.
185. [Q194145] A lei mais benéfica possui extra-atividade, que se constitui dos princípios da
retroatividade e da ultra-atividade.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Lei penal no tempo, Novatio legis in Mellius (benéfica).
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2004 / Serviço Federal de Processamento de Dados
SERPRO - BR / Analista de Assuntos Jurídicos / Questão: 101
186. [Q81067] Quanto à lei penal no espaço e no tempo, assinale a alternativa correta:
a) A aplicação da lei brasileira está condicionada à observância de tratados, convenções
internacionais e regras de direito internacional, ao crime praticado em aeronave estrangeira de
propriedade privada dentro do território nacional.
b) Com relação ao tempo do crime, considera-se praticado o crime no momento em que se
consumou o resultado, ainda que outro seja o momento da ação ou omissão.
c) A lei penal brasileira não será aplicada quando o crime for cometido no estrangeiro, mesmo
que seja crime praticado contra a vida ou a liberdade do Presidente da República.
d) Com relação ao tempo do crime, considera-se praticado o crime no momento da ação ou
omissão, ainda que outro seja o momento do resultado.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Tempo do Crime, Teoria da Atividade.
Fonte: ESAG - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência 2004 / Tribunal de Justiça do Maranhão TJ MA - MA /
Analista Judiciário - Área Direito / Questão: 52
187. [Q67600] Considerando a Lei Penal brasileira, é correto afirmar:
a) (A) Ninguém pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, exceto se já
tiver sido condenado.
b) (B) Se Fulano atira em Cicrano, e este morre dez (10) dias depois no hospital (homicídio),
considera-se que o crime ocorreu no dia em que Fulano atirou.
c) (C) Alguém que cometa um crime dentro de um navio de guerra argentino sediado no porto de
Belém, deverá submeter-se à lei brasileira.
d) (D) Se Fulano atira em Cicrano junto da fronteira do Pará com o Suriname, e Cicrano,
baleado, corre, atravessa a fronteira e morre no Suriname, então a lei brasileira não pode ser
aplicada.
e) (E) Não é possível aplicar a lei brasileira a um crime que tenha sido cometido fora do
território brasileiro.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Tempo do Crime, Teoria da Atividade.
Fonte: UFPA / DAVES / CEPS 2004 / Ministério Público do Pará MPE PA - PA / Oficial de Serviços Auxiliares / Questão: 29
Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a
ser julgada.
188. [Q229366] Bento praticou o crime de receptação, cuja pena é de reclusão de um a quatro
anos. Posteriormente, por ocasião de seu julgamento, passou a viger lei que, regulando o mesmo
fato, impôs pena de um a cinco anos. Nessa situação, a lei posterior será aplicada em face do
princípio da retroatividade de lei mais severa.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Novatio Legis In Pejus (prejudicial).
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2003 / Polícia Civil de Roraima PC RR - RR / Policial Civil
/ Papiloscopista / Questão: 110
Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a
ser julgada.
189. [Q129141] Bento praticouo crime de receptação, cuja pena é de reclusão de um a quatro
anos. Posteriormente, por ocasião de seu julgamento, passou a viger lei que, regulando o mesmo
fato, impôs pena de um a cinco anos. Nessa situação, a lei posterior será aplicada em face do
princípio da retroatividade de lei mais severa.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Novatio Legis In Pejus (prejudicial).
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2003 / Polícia Civil de Roraima PC RR - RR / Policial Civil
/ Escrivão / Questão: 110
Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a
ser julgada.
190. [Q128282] Bento praticou o crime de receptação, cuja pena é de reclusão de um a quatro
anos. Posteriormente, por ocasião de seu julgamento, passou a viger lei que, regulando o mesmo
fato, impôs pena de um a cinco anos. Nessa situação, a lei posterior será aplicada em face do
princípio da retroatividade de lei mais severa.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Lei penal no tempo, Novatio Legis In Pejus (prejudicial).
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2003 / Polícia Civil de Roraima PC RR - RR / Agente
Carcerário / Questão: 110
191. [Q128285] Tales estava sendo processado por ter estabelecido jogo de azar em uma praça
de sua cidade. Posteriormente, surgiu uma lei que deixou de considerar o fato como infração penal.
Nessa situação, o processo deve ser encerrado em virtude da abolitio criminis.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Abolitio Criminis.
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2003 / Polícia Civil de Roraima PC RR - RR / Agente
Carcerário / Questão: 113
Acerca do direito penal militar e do direito penal comum, julgue os itens a seguir.
192. [Q127317] Se uma lei revogar hoje o crime militar de insubmissão, as pessoas que
atualmente cumprem pena pela prática dessa infração penal devem ser soltas.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Lei penal no tempo, Abolitio Criminis.
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2003 / Policia Militar do Distrito Federal PMDF - DF /
Policial Militar PM / Cabo / Questão: 114
30 - Cada um dos itens a seguir apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser
julgada.
193. [Q1317909] Um grupo de bandidos armados praticou crime de extorsão mediante seqüestro,
tendo o início da ação criminosa ocorrido em 2 de julho de 1990. O seqüestro prolongou-se até
setembro de 1990, quando já estava em pleno vigor a Lei n.º 8.072/1990, a qual estabeleceu pena
mais severa para o crime. Nessa situação, é correto afirmar que não poderá ser aplicada a nova
pena aos seqüestradores, em virtude da irretroatividade da lei penal.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei penal no tempo, Novatio Legis In Pejus (prejudicial),
Lei Penal no Tempo e os Crimes Permanentes e Continuados, Lei Penal.
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2002 / Tribunal de Contas do Distrito Federal TCDF - DF
/ Procurador / Questão: 1
Acerca dos princípios que regem a aplicação da lei penal, julgue os itens a seguir.
194. [Q219285] As disposições de uma lei penal nova aplicam-se naquilo que favorecer o agente,
ainda que haja contra ele sentença penal condenatória transitada em julgado.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Novatio legis in Mellius (benéfica).
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2002 / Senado Federal SF - BR / Consultor Legislativo -
Área Dir. Penal, Processual Penal e Penitenciário / Questão: 2
195. [Q219286] Tanto as leis penais excepcionais quanto as temporárias subordinam-se ao
princípio da legalidade.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Lei Excepcional ou Temporária, Conceito.
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2002 / Senado Federal SF - BR / Consultor Legislativo -
Área Dir. Penal, Processual Penal e Penitenciário / Questão: 3
196. [Q118242] "Os adeptos do DIREITO PENAL MÍNIMO são denominados abolicionistas
moderados. (...) Podemos sintetizar a proposta deste movimento de política criminal em poucas
palavras: 'MÍNIMA INTERVENÇÃO COM O MÁXIMO DE GARANTIAS (...)". "O Direito Penal tem
caráter fragmentário, tendo em vista que não se constitui em um sistema exaustivo de proteção de
bens jurídicos, limitando-se a eleger, conforme um critério de merecimento de pena, determinadas
condutas consideradas nocivas à sociedade (Almeida, Gevan. Modernos Movimentos de Política
Criminal e seus Reflexos na Legislação Brasileira, Rio de Janeiro: Lumen Júris, 2002, págs. 21 e
27). O texto acima é indicador da adoção, no processo penal:
a) do princípio da fungibilidade;
b) da teoria do garantismo;
c) do sistema inquisitivo;
d) do sistema do livre convencimento do juiz;
e) do princípio da personalidade da pena.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Lei Penal, Disposições Preliminares do Código Penal.
Fonte: NCE - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ 2002 / Ministério Público do Rio de Janeiro MPE RJ - RJ / Secretario de
Procuradoria / Questão: 71
197. [Q69998] Marque a afirmativa correta.
a) Aos autores de crime impossível, é cabível a imposição de medida de segurança, desde que
comprovada a periculosidade de seus agentes.
b) A ofensa por telefone dirigida a funcionário público no exercício de sua função caracteriza o
crime de desacato.
c) Os crimes omissivos próprios admitem a tentativa.
d) Mesmo que tenha decorrido o período de sua duração, a lei temporária aplica-se ao fato
praticado durante sua vigência.
e) A pena cumprida no estrangeiro não atenua a pena imposta no Brasil pelo mesmo crime.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Lei Excepcional ou Temporária, Lei Temporária em Sentido Estrito.
Fonte: UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul 2001 / Ministério Público do Rio Grande do Sul MPE RS - RS / Assessor -
Área Direito / Questão: 1
24- LG, ML e WL, sócios-gerentes da empresa LMW Com. e Representações Ltda., deixaram de
pagar tributos estadual e federal nos exercícios de 1987 a 1999, fraudando as administrações
fazendárias estadual e federal por omissão de operações tributáveis em seus livros e documentos
fiscais. A empresa foi autuada e notificada administrativamente, ofertando defesa regularmente. O
Ministério Público estadual tomou ciência dos fatos por meio de peças informativas e, antes do
término dos procedimentos administrativos-fiscais, ofertou denúncia contra LG, ML e WL por
sonegação fiscal e lavagem de dinheiro, este último crime pelo fato de os denunciados, nos
exercícios de 1998 e 1999, terem adquirido vários imóveis com o dinheiro que deixaram de recolher
aos erários estadual e federal. A empresa LMW impetrou habeas corpus em favor dos seus
representantes legais (sócios), visando ao trancamento da ação penal. Diante dessa situação
hipotética, julgue os itens abaixo.
198. [Q1319975] Sabendo que a lei fiscal em vigor em 1987 era a Lei n.º 4.729/65 (derrogada) e
que, a partir de 1990, foi instituída nova lei (Lei n.º 8.137/90), então, como as condutas ilícitas –
sonegações fiscais – ocorreram nos exercícios fiscais de 1987 a 1999, em continuidade delitiva, a
elas seria aplicada a Lei n.o 8.137/90, em lugar da Lei n.o 4.729/65.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei penal no tempo, Legislação Especial, Crime contra a
Ordem Econômica e Tributária - Lei nº 8.137/1990, Lei Penal no Tempo e os Crimes Permanentes e Continuados, Lei Penal.
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2000 / Departamentode Polícia Federal DPF - BR /
Papiloscopista Policial / Questão: 4
21- Julgue os itens a seguir.
199. [Q1319948] Se o agente praticar um ato tipificado como crime na vigência da lei X, e, no
transcorrer da ação penal, surgir uma lei Y, mais gravosa que a lei X, o caso deverá ainda ser
apreciado e julgado sob a eficácia da lei mais antiga.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Aplicação da Lei Penal, Lei penal no tempo, Novatio Legis In Pejus (prejudicial),
Lei Penal.
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2000 / Departamento de Polícia Federal DPF - BR /
Papiloscopista Policial / Questão: 2
Julgue os seguintes itens.
200. [Q207234] Considere que, no dia 5/9/94, JR, mediante promessa de recompensa de AX,
tenha praticado homicídio contra BR, e que, no dia 7/9/94, entrou em vigor a Lei nº 8.930/94, que
deu nova redação ao art. 1º, I, da Lei nº 8.072/90, tipificando o homicídio qualificado como crime
hediondo. Nesse caso, seriam irretroativas as proibições de graça, indulto e anistia e a
obrigatoriedade do cumprimento da pena em regime integralmente fechado.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Penal > Lei penal no tempo, Novatio Legis In Pejus (prejudicial).
Fonte: CESPE/Cebraspe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB 2000 / Departamento de Polícia Federal DPF - BR /
Policial Federal / Agente / Questão: 3
Gabarito
Criado em: 26/04/2021 às 17:44:49
(1 = c) (2 = b) (3 = c) (4 = e) (5 = b) (6 = c) (7 = c) (8 = e) (9 = e) (10 = a) (11 = e) (12 = c) (13 = c)
(14 = e) (15 = b) (16 = a) (17 = e) (18 = c) (19 = e) (20 = c) (21 = c) (22 = e) (23 = e) (24 = c) (25 =
c) (26 = e) (27 = c) (28 = c) (29 = e) (30 = e) (31 = e) (32 = e) (33 = c) (34 = e) (35 = e) (36 = c) (37
= c) (38 = e) (39 = c) (40 = c) (41 = c) (42 = e) (43 = c) (44 = c) (45 = e) (46 = a) (47 = c) (48 = e)
(49 = c) (50 = e) (51 = e) (52 = c) (53 = e) (54 = c) (55 = c) (56 = e) (57 = d) (58 = c) (59 = e) (60 =
c) (61 = c) (62 = c) (63 = e) (64 = b) (65 = c) (66 = e) (67 = e) (68 = c) (69 = b) (70 = e) (71 = e)
(72 = c) (73 = b) (74 = b) (75 = e) (76 = c) (77 = c) (78 = e) (79 = c) (80 = c) (81 = c) (82 = e) (83 =
e) (84 = c) (85 = a) (86 = e) (87 = e) (88 = d) (89 = b) (90 = c) (91 = a) (92 = b) (93 = c) (94 = a)
(95 = b) (96 = e) (97 = b) (98 = b) (99 = a) (100 = a) (101 = a) (102 = a) (103 = e) (104 = b) (105 =
a) (106 = a) (107 = a) (108 = c) (109 = c) (110 = c) (111 = c) (112 = b) (113 = c) (114 = e) (115 = e)
(116 = e) (117 = a) (118 = d) (119 = a) (120 = c) (121 = b) (122 = c) (123 = a) (124 = c) (125 = a)
(126 = a) (127 = d) (128 = d) (129 = b) (130 = a) (131 = e) (132 = d) (133 = b) (134 = a) (135 = d)
(136 = a) (137 = b) (138 = c) (139 = a) (140 = a) (141 = a) (142 = a) (143 = c) (144 = d) (145 = c)
(146 = e) (147 = e) (148 = e) (149 = e) (150 = c) (151 = c) (152 = c) (153 = c) (154 = c) (155 = e)
(156 = e) (157 = c) (158 = e) (159 = c) (160 = e) (161 = c) (162 = c) (163 = e) (164 = c) (165 = b)
(166 = c) (167 = c) (168 = a) (169 = a) (170 = a) (171 = a) (172 = a) (173 = d) (174 = a) (175 = a)
(176 = a) (177 = a) (178 = e) (179 = e) (180 = e) (181 = e) (182 = c) (183 = e) (184 = e) (185 = c)
(186 = d) (187 = b) (188 = e) (189 = e) (190 = e) (191 = c) (192 = c) (193 = e) (194 = c) (195 = c)
(196 = b) (197 = d) (198 = c) (199 = c) (200 = c)

Mais conteúdos dessa disciplina