Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação Final Movimentos Sociais (SES28)

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Exclusão social.
( ) Corrupção das instituições tradicionais.
( ) Justiça social e liberdade de expressão.
( ) Desigualdades e restrições de direitos.
A V - V - F - V.
B F - F - V - V.
C F - F - V - F.
D V - F - F - V.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- O paradigma latino-americano divide-se em três abordagens teóricas: uma marxista, outra funcional e outra clássica.
II- O paradigma latino-americano é conhecido como abordagem primeira, clássica e principal dos movimentos sociais e dos grupos de convergência social.
III- É denominado como sendo o paradigma que estuda os novos e modernos movimentos sociais, principalmente aqueles revolucionários a favor de uma cultura libertária ou emancipatória.
IV- No paradigma latino-americano, o sentido de análise e interpretação dos movimentos os identificam como movimentos a favor da liberdade, da igualdade, da justiça social.
A Somente a sentença III está correta.
B As sentenças III e IV estão corretas.
C As sentenças I, III e IV estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.

Assinale a alternativa CORRETA:
I- Focalização da atenção a crianças de todas as classes sociais.
II- Primazia da responsabilidade familiar na política de Assistência Social.
III- Focalização da proteção social na pobreza extrema.
IV- Primazia da responsabilidade de bancos públicos nas políticas de seguridade social.
A Somente a afirmativa II está correta.
B Somente a afirmativa III está correta.
C As afirmativas II e IV estão corretas.
D As afirmativas I e II estão corretas.

A prevalência dos programas de transferência de renda, sobretudo na realidade brasileira, em detrimento da prestação de serviços sociais públicos, universais e de qualidade devem-se, em essência, a determinados fatores. Referente a tais fatores, analise as afirmativas a seguir:
I- Focalização da atenção a crianças de todas as classes sociais.
II- Primazia da responsabilidade familiar na política de Assistência Social.
III- Focalização da proteção social na pobreza extrema.
IV- Primazia da responsabilidade de bancos públicos nas políticas de seguridade social.
A Somente a afirmativa II está correta.
B Somente a afirmativa III está correta.
C As afirmativas II e IV estão corretas.
D As afirmativas I e II estão corretas.

Acerca do desenvolvimento histórico e das tendências da seguridade social brasileira, observa-se que os compromissos assumidos pelo Estado brasileiro nessa área, durante a ditadura militar, ao tempo em que criou as condições para incluir os trabalhadores excluídos da previdência também propiciou a abertura do mercado privado de serviços sociais complementares, a exemplo dos planos de saúde e da previdência completar. Essa iniciativa fragiliza a proteção coletiva dos trabalhadores, com o firme propósito de criar, no Brasil, os meios para a construção de um modelo de proteção social constituído por:

A Seguros públicos oferecidos pelo SUS, serviços religiosos do terceiro setor e benefícios eventuais a todas as classes.
B Serviços próprios dos bancos, benefícios do INSS e seguros públicos oferecidos pelo SUS.
C Serviços privados próprios do terceiro setor, seguridade social pública e serviços assistenciais oferecidos pelos bancos para os mais vulneráveis.
D Serviços próprios das empresas, seguros sociais privados oferecidos pelos bancos e serviços públicos para os mais vulneráveis.

A Capacitar os trabalhadores excluídos do mercado de trabalho, em condições justas para que possam ser inseridos na lógica mercadológica capitalista. B Distribuir a riqueza socialmente produzida pela força de trabalho, eliminando de forma definitiva a equidade social na sociedade capitalista. C Melhorar as condições de vida e de trabalho da classe trabalhadora, ainda que não possam alterar estruturalmente o Capitalismo. D Alterar estruturalmente o Capitalismo por meio do assistencialismo religioso.

A Serviço de Proteção Social a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) e Serviço de Proteção em situações de calamidades públicas e de emergências.
B Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Serviço Especializado em Abordagem Social.
C Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias Indivíduos (PAEFI) e Serviço de Proteção em situações de calamidades públicas e de emergências.
D Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua e Serviço Especializado em Abordagem Social.

(ENADE, 2013) O Sistema Único da Assistência Social (SUAS) requer, no campo da gestão, uma atividade permanente de monitoramento e avaliação. O assistente social, também no exercício da gestão, deve garantir os princípios fundamentais do seu código de ética - dentre os quais o compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população. Em cada um dos cinco itens a seguir estão indicadas condições que pretendem corresponder a este princípio. I- Garantia da atuação de equipes interdisciplinares nos espaços profissionais. II- Informações orçamentárias socializadas entre gestores, técnicos e usuários. III- Elaboração de relatórios sistemáticos de avaliação dos serviços, programas e projetos sociais. IV- Construção de indicadores capazes de expressar as desigualdades de classes. V- Articulação de rede socioassistencial, ampliando a cobertura dos serviços. Correspondem ao princípio referido, as condições:

A I, II e III, apenas
B II e V, apenas.
C I, II, III, IV e V.
D III e V, apenas.

Os movimentos sociais latino-americanos surgiram em contextos sociais muito característicos, que permitem compreender a sua emergência. De maneira geral, variando a cada caso, as condições que explicam seu surgimento são relativamente semelhantes. Sobre o contexto de seu surgimento do Brasil, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas: ( ) Exclusão social. ( ) Corrupção das instituições tradicionais. ( ) Justiça social e liberdade de expressão. ( ) Desigualdades e restrições de direitos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A V - V - F - V.
B F - F - V - V.
C F - F - V - F.
D V - F - F - V.

A Constituição Federal de 1988 introduziu conquistas inéditas no campo da proteção social. Dentre elas, destaca-se a criação de novas modalidades de exercício da democracia participativa no campo das políticas sociais - os Conselhos de Políticas e de Direitos na área de assistência, saúde, infância e juventude, entre outras. Sobre a concepção que melhor retrata o potencial destas novas modalidades na luta pela garantia de direitos é a que toma os Conselhos como instância/espaço de:

A Luta e confronto entre projetos societários antagônicos na disputa por hegemonia.
B Fortalecimento dos governos no enfrentamento das desigualdades sociais por meio de agendas conservadoras.
C Promoção da justiça social e da construção de parcerias entre o público e o privado para a implementação de programas e políticas sociais .
D Afirmação do papel do Estado como agente neutro nos conflitos sociais.

Os conceitos de movimentos sociais são variados. Muitos teóricos focam suas atenção e estudos para a interpretação. Por essa razão, alguns paradigmas teóricos são desenvolvidos para a compreensão dos movimentos em determinadas localidades, regiões, países, continentes. Um deles é caracterizado como paradigma latino-americano. Sobre este paradigma, analise as sentenças a seguir: I- O paradigma latino-americano divide-se em três abordagens teóricas: uma marxista, outra funcional e outra clássica. II- O paradigma latino-americano é conhecido como abordagem primeira, clássica e principal dos movimentos sociais e dos grupos de convergência social. III- É denominado como sendo o paradigma que estuda os novos e modernos movimentos sociais, principalmente aqueles revolucionários a favor de uma cultura libertária ou emancipatória. IV- No paradigma latino-americano, o sentido de análise e interpretação dos movimentos os identificam como movimentos a favor da liberdade, da igualdade, da justiça social. Agora, assinale a alternativa CORRETA:

A Somente a sentença III está correta.
B As sentenças III e IV estão corretas.
C As sentenças I, III e IV estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.

A prevalência dos programas de transferência de renda, sobretudo na realidade brasileira, em detrimento da prestação de serviços sociais públicos, universais e de qualidade devem-se, em essência, a determinados fatores. Referente a tais fatores, analise as afirmativas a seguir: I- Focalização da atenção a crianças de todas as classes sociais. II- Primazia da responsabilidade familiar na política de Assistência Social. III- Focalização da proteção social na pobreza extrema. IV- Primazia da responsabilidade de bancos públicos nas políticas de seguridade social. Assinale a alternativa CORRETA:

A Somente a afirmativa II está correta.
B Somente a afirmativa III está correta.
C As afirmativas II e IV estão corretas.
D As afirmativas I e II estão corretas.

Os movimentos sociais lutam por políticas sociais diversas, políticas necessárias para o bem comum coletivo que priorizam a igualdade social, a justiça social e a democracia. Muitos movimentos sociais podem ser: urbanos ou rurais, étnicos, especialmente dos indígenas, da classe operária, movimentos por questões ambientais, movimentos de gênero (mulheres, homoafetivos), movimentos de categorias de idade (criança, menores, idosos, aposentados), entre outros diversos existentes no mundo e no Brasil. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA que apresenta um movimento social existente em nossa realidade:

A Movimento Cristão Colonialista Brasileiro – MCB.
B Movimento Social Teologia da Libertação de Leigos –MSTL.
C Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra – MST.
D Movimento dos Teólogos Indígenas – MTI.

No processo histórico de construção do Sistema Único de Saúde - SUS -, inúmeros são os momentos de importância para a sua consolidação. A participação e organização da sociedade foi de fundamental importância, conferindo caráter democrático e de luta à atual política nacional de saúde e assistência nacional. Com relação a esse processo histórico de consolidação, analise as sentenças a seguir: I- O apoio do regime militar, já na sua fase derradeira, foi fundamental para impulsionar o processo. II- Um dos movimentos históricos do processo foi o da Reforma sanitária, iniciada na década de 1970. III- A 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, foi um marco desse processo. IV- O SUS contou com o apoio financeiro internacional da antiga União Soviética. Assinale a alternativa CORRETA:

A As sentenças I, II e III estão corretas.
B As sentenças II, III e IV estão corretas.
C Somente a sentença III está correta.
D As sentenças II e III estão corretas.

A partir da Constituição Federal de 1988, os direitos sociais superaram a visão assistencialista e a Política da Assistência Social tornou-se uma política no tripé da seguridade social. Os serviços são hierarquizados em Proteção Social Básica e Proteção Social Especial, sendo o atendimento concretizado por meio de equipamentos sociais. De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Assistenciais, publicada em 11 de novembro de 2009, os serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade são:

A Serviço de Proteção Social a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) e Serviço de Proteção em situações de calamidades públicas e de emergências.
B Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Serviço Especializado em Abordagem Social.
C Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias Indivíduos (PAEFI) e Serviço de Proteção em situações de calamidades públicas e de emergências.
D Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua e Serviço Especializado em Abordagem Social.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Exclusão social.
( ) Corrupção das instituições tradicionais.
( ) Justiça social e liberdade de expressão.
( ) Desigualdades e restrições de direitos.
A V - V - F - V.
B F - F - V - V.
C F - F - V - F.
D V - F - F - V.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- O paradigma latino-americano divide-se em três abordagens teóricas: uma marxista, outra funcional e outra clássica.
II- O paradigma latino-americano é conhecido como abordagem primeira, clássica e principal dos movimentos sociais e dos grupos de convergência social.
III- É denominado como sendo o paradigma que estuda os novos e modernos movimentos sociais, principalmente aqueles revolucionários a favor de uma cultura libertária ou emancipatória.
IV- No paradigma latino-americano, o sentido de análise e interpretação dos movimentos os identificam como movimentos a favor da liberdade, da igualdade, da justiça social.
A Somente a sentença III está correta.
B As sentenças III e IV estão corretas.
C As sentenças I, III e IV estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.

Assinale a alternativa CORRETA:
I- Focalização da atenção a crianças de todas as classes sociais.
II- Primazia da responsabilidade familiar na política de Assistência Social.
III- Focalização da proteção social na pobreza extrema.
IV- Primazia da responsabilidade de bancos públicos nas políticas de seguridade social.
A Somente a afirmativa II está correta.
B Somente a afirmativa III está correta.
C As afirmativas II e IV estão corretas.
D As afirmativas I e II estão corretas.

A prevalência dos programas de transferência de renda, sobretudo na realidade brasileira, em detrimento da prestação de serviços sociais públicos, universais e de qualidade devem-se, em essência, a determinados fatores. Referente a tais fatores, analise as afirmativas a seguir:
I- Focalização da atenção a crianças de todas as classes sociais.
II- Primazia da responsabilidade familiar na política de Assistência Social.
III- Focalização da proteção social na pobreza extrema.
IV- Primazia da responsabilidade de bancos públicos nas políticas de seguridade social.
A Somente a afirmativa II está correta.
B Somente a afirmativa III está correta.
C As afirmativas II e IV estão corretas.
D As afirmativas I e II estão corretas.

Acerca do desenvolvimento histórico e das tendências da seguridade social brasileira, observa-se que os compromissos assumidos pelo Estado brasileiro nessa área, durante a ditadura militar, ao tempo em que criou as condições para incluir os trabalhadores excluídos da previdência também propiciou a abertura do mercado privado de serviços sociais complementares, a exemplo dos planos de saúde e da previdência completar. Essa iniciativa fragiliza a proteção coletiva dos trabalhadores, com o firme propósito de criar, no Brasil, os meios para a construção de um modelo de proteção social constituído por:

A Seguros públicos oferecidos pelo SUS, serviços religiosos do terceiro setor e benefícios eventuais a todas as classes.
B Serviços próprios dos bancos, benefícios do INSS e seguros públicos oferecidos pelo SUS.
C Serviços privados próprios do terceiro setor, seguridade social pública e serviços assistenciais oferecidos pelos bancos para os mais vulneráveis.
D Serviços próprios das empresas, seguros sociais privados oferecidos pelos bancos e serviços públicos para os mais vulneráveis.

A Capacitar os trabalhadores excluídos do mercado de trabalho, em condições justas para que possam ser inseridos na lógica mercadológica capitalista. B Distribuir a riqueza socialmente produzida pela força de trabalho, eliminando de forma definitiva a equidade social na sociedade capitalista. C Melhorar as condições de vida e de trabalho da classe trabalhadora, ainda que não possam alterar estruturalmente o Capitalismo. D Alterar estruturalmente o Capitalismo por meio do assistencialismo religioso.

A Serviço de Proteção Social a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) e Serviço de Proteção em situações de calamidades públicas e de emergências.
B Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Serviço Especializado em Abordagem Social.
C Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias Indivíduos (PAEFI) e Serviço de Proteção em situações de calamidades públicas e de emergências.
D Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua e Serviço Especializado em Abordagem Social.

(ENADE, 2013) O Sistema Único da Assistência Social (SUAS) requer, no campo da gestão, uma atividade permanente de monitoramento e avaliação. O assistente social, também no exercício da gestão, deve garantir os princípios fundamentais do seu código de ética - dentre os quais o compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população. Em cada um dos cinco itens a seguir estão indicadas condições que pretendem corresponder a este princípio. I- Garantia da atuação de equipes interdisciplinares nos espaços profissionais. II- Informações orçamentárias socializadas entre gestores, técnicos e usuários. III- Elaboração de relatórios sistemáticos de avaliação dos serviços, programas e projetos sociais. IV- Construção de indicadores capazes de expressar as desigualdades de classes. V- Articulação de rede socioassistencial, ampliando a cobertura dos serviços. Correspondem ao princípio referido, as condições:

A I, II e III, apenas
B II e V, apenas.
C I, II, III, IV e V.
D III e V, apenas.

Os movimentos sociais latino-americanos surgiram em contextos sociais muito característicos, que permitem compreender a sua emergência. De maneira geral, variando a cada caso, as condições que explicam seu surgimento são relativamente semelhantes. Sobre o contexto de seu surgimento do Brasil, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas: ( ) Exclusão social. ( ) Corrupção das instituições tradicionais. ( ) Justiça social e liberdade de expressão. ( ) Desigualdades e restrições de direitos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A V - V - F - V.
B F - F - V - V.
C F - F - V - F.
D V - F - F - V.

A Constituição Federal de 1988 introduziu conquistas inéditas no campo da proteção social. Dentre elas, destaca-se a criação de novas modalidades de exercício da democracia participativa no campo das políticas sociais - os Conselhos de Políticas e de Direitos na área de assistência, saúde, infância e juventude, entre outras. Sobre a concepção que melhor retrata o potencial destas novas modalidades na luta pela garantia de direitos é a que toma os Conselhos como instância/espaço de:

A Luta e confronto entre projetos societários antagônicos na disputa por hegemonia.
B Fortalecimento dos governos no enfrentamento das desigualdades sociais por meio de agendas conservadoras.
C Promoção da justiça social e da construção de parcerias entre o público e o privado para a implementação de programas e políticas sociais .
D Afirmação do papel do Estado como agente neutro nos conflitos sociais.

Os conceitos de movimentos sociais são variados. Muitos teóricos focam suas atenção e estudos para a interpretação. Por essa razão, alguns paradigmas teóricos são desenvolvidos para a compreensão dos movimentos em determinadas localidades, regiões, países, continentes. Um deles é caracterizado como paradigma latino-americano. Sobre este paradigma, analise as sentenças a seguir: I- O paradigma latino-americano divide-se em três abordagens teóricas: uma marxista, outra funcional e outra clássica. II- O paradigma latino-americano é conhecido como abordagem primeira, clássica e principal dos movimentos sociais e dos grupos de convergência social. III- É denominado como sendo o paradigma que estuda os novos e modernos movimentos sociais, principalmente aqueles revolucionários a favor de uma cultura libertária ou emancipatória. IV- No paradigma latino-americano, o sentido de análise e interpretação dos movimentos os identificam como movimentos a favor da liberdade, da igualdade, da justiça social. Agora, assinale a alternativa CORRETA:

A Somente a sentença III está correta.
B As sentenças III e IV estão corretas.
C As sentenças I, III e IV estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.

A prevalência dos programas de transferência de renda, sobretudo na realidade brasileira, em detrimento da prestação de serviços sociais públicos, universais e de qualidade devem-se, em essência, a determinados fatores. Referente a tais fatores, analise as afirmativas a seguir: I- Focalização da atenção a crianças de todas as classes sociais. II- Primazia da responsabilidade familiar na política de Assistência Social. III- Focalização da proteção social na pobreza extrema. IV- Primazia da responsabilidade de bancos públicos nas políticas de seguridade social. Assinale a alternativa CORRETA:

A Somente a afirmativa II está correta.
B Somente a afirmativa III está correta.
C As afirmativas II e IV estão corretas.
D As afirmativas I e II estão corretas.

Os movimentos sociais lutam por políticas sociais diversas, políticas necessárias para o bem comum coletivo que priorizam a igualdade social, a justiça social e a democracia. Muitos movimentos sociais podem ser: urbanos ou rurais, étnicos, especialmente dos indígenas, da classe operária, movimentos por questões ambientais, movimentos de gênero (mulheres, homoafetivos), movimentos de categorias de idade (criança, menores, idosos, aposentados), entre outros diversos existentes no mundo e no Brasil. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA que apresenta um movimento social existente em nossa realidade:

A Movimento Cristão Colonialista Brasileiro – MCB.
B Movimento Social Teologia da Libertação de Leigos –MSTL.
C Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra – MST.
D Movimento dos Teólogos Indígenas – MTI.

No processo histórico de construção do Sistema Único de Saúde - SUS -, inúmeros são os momentos de importância para a sua consolidação. A participação e organização da sociedade foi de fundamental importância, conferindo caráter democrático e de luta à atual política nacional de saúde e assistência nacional. Com relação a esse processo histórico de consolidação, analise as sentenças a seguir: I- O apoio do regime militar, já na sua fase derradeira, foi fundamental para impulsionar o processo. II- Um dos movimentos históricos do processo foi o da Reforma sanitária, iniciada na década de 1970. III- A 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, foi um marco desse processo. IV- O SUS contou com o apoio financeiro internacional da antiga União Soviética. Assinale a alternativa CORRETA:

A As sentenças I, II e III estão corretas.
B As sentenças II, III e IV estão corretas.
C Somente a sentença III está correta.
D As sentenças II e III estão corretas.

A partir da Constituição Federal de 1988, os direitos sociais superaram a visão assistencialista e a Política da Assistência Social tornou-se uma política no tripé da seguridade social. Os serviços são hierarquizados em Proteção Social Básica e Proteção Social Especial, sendo o atendimento concretizado por meio de equipamentos sociais. De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Assistenciais, publicada em 11 de novembro de 2009, os serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade são:

A Serviço de Proteção Social a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) e Serviço de Proteção em situações de calamidades públicas e de emergências.
B Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Serviço Especializado em Abordagem Social.
C Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias Indivíduos (PAEFI) e Serviço de Proteção em situações de calamidades públicas e de emergências.
D Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua e Serviço Especializado em Abordagem Social.

Prévia do material em texto

Prova Impressa
GABARITO | Avaliação Final (Objetiva) - Individual (Cod.:669467)
Peso da Avaliação 3,00
Prova 32250272
Qtd. de Questões 12
Acertos/Erros 11/0
Canceladas 1
Nota 10,00
Os movimentos sociais latino-americanos surgiram em contextos sociais muito característicos, que permitem compreender a sua emergência. De 
maneira geral, variando a cada caso, as condições que explicam seu surgimento são relativamente semelhantes. Sobre o contexto de seu surgimento do 
Brasil, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas: 
( ) Exclusão social.
( ) Corrupção das instituições tradicionais.
( ) Justiça social e liberdade de expressão.
( ) Desigualdades e restrições de direitos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - V - F - V.
B F - F - V - V.
C F - F - V - F.
D V - F - F - V.
A dinâmica de reordenamento capitalista impõe modificações sócio-históricas que incidem sobre a relação Estado e sociedade. Tal cenário redefine 
um padrão de respostas às expressões da questão social que interfere no acesso aos direitos . Na atualidade as estratégias para o enfrentamento da questão 
social tem sido tensionadas por projetos sociais distintos. Nesse processo, são fundamentais ações voltadas para o/a:
 VOLTAR
A+ Alterar modo de visualização
1
2
24/06/2024, 19:18 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 1/7
A Subordinação dos direitos sociais a lógica orçamentária e a política econômica de corte neoliberal.
B Desenvolvimento de um trabalho de base com os movimentos eclesiológicos.
C Reforçar o caráter filantrópico e assistencialista dos programas sociais mercantilizados.
D Fortalecimento dos sujeitos coletivos, dos direitos sociais e a necessidade de organização para a sua defesa.
A Constituição Federal de 1988 introduziu conquistas inéditas no campo da proteção social. Dentre elas, destaca-se a criação de novas modalidades 
de exercício da democracia participativa no campo das políticas sociais - os Conselhos de Políticas e de Direitos na área de assistência, saúde, infância e 
juventude, entre outras. Sobre a concepção que melhor retrata o potencial destas novas modalidades na luta pela garantia de direitos é a que toma os 
Conselhos como instância/espaço de:
A Luta e confronto entre projetos societários antagônicos na disputa por hegemonia.
B Fortalecimento dos governos no enfrentamento das desigualdades sociais por meio de agendas conservadoras.
C Promoção da justiça social e da construção de parcerias entre o público e o privado para a implementação de programas e políticas sociais .
D Afirmação do papel do Estado como agente neutro nos conflitos sociais.
Os conceitos de movimentos sociais são variados. Muitos teóricos focam suas atenção e estudos para a interpretação. Por essa razão, alguns 
paradigmas teóricos são desenvolvidos para a compreensão dos movimentos em determinadas localidades, regiões, países, continentes. Um deles é 
caracterizado como paradigma latino-americano. Sobre este paradigma, analise as sentenças a seguir:
I- O paradigma latino-americano divide-se em três abordagens teóricas: uma marxista, outra funcional e outra clássica. 
II- O paradigma latino-americano é conhecido como abordagem primeira, clássica e principal dos movimentos sociais e dos grupos de convergência 
social.
III- É denominado como sendo o paradigma que estuda os novos e modernos movimentos sociais, principalmente aqueles revolucionários a favor de uma 
cultura libertária ou emancipatória.
IV- No paradigma latino-americano, o sentido de análise e interpretação dos movimentos os identificam como movimentos a favor da liberdade, da 
igualdade, da justiça social.
3
4
24/06/2024, 19:18 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 2/7
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença III está correta.
B As sentenças III e IV estão corretas.
C As sentenças I, III e IV estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.
A prevalência dos programas de transferência de renda, sobretudo na realidade brasileira, em detrimento da prestação de serviços sociais públicos, 
universais e de qualidade devem-se, em essência, a determinados fatores. Referente a tais fatores, analise as afirmativas a seguir:
 
I- Focalização da atenção a crianças de todas as classes sociais. 
II- Primazia da responsabilidade familiar na política de Assistência Social. 
III- Focalização da proteção social na pobreza extrema.
IV- Primazia da responsabilidade de bancos públicos nas políticas de seguridade social. 
Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a afirmativa II está correta.
B Somente a afirmativa III está correta.
C As afirmativas II e IV estão corretas.
D As afirmativas I e II estão corretas.
Os movimentos sociais lutam por políticas sociais diversas, políticas necessárias para o bem comum coletivo que priorizam a igualdade social, a 
justiça social e a democracia. Muitos movimentos sociais podem ser: urbanos ou rurais, étnicos, especialmente dos indígenas, da classe operária, 
movimentos por questões ambientais, movimentos de gênero (mulheres, homoafetivos), movimentos de categorias de idade (criança, menores, idosos, 
5
6
24/06/2024, 19:18 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 3/7
aposentados), entre outros diversos existentes no mundo e no Brasil. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA que apresenta um movimento social 
existente em nossa realidade:
A Movimento Cristão Colonialista Brasileiro – MCB.
B Movimento Social Teologia da Libertação de Leigos –MSTL.
C Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra – MST.
D Movimento dos Teólogos Indígenas – MTI.
Atenção: Esta questão foi cancelada, porém a pontuação foi considerada.
No processo histórico de construção do Sistema Único de Saúde - SUS -, inúmeros são os momentos de importância para a sua consolidação. A 
participação e organização da sociedade foi de fundamental importância, conferindo caráter democrático e de luta à atual política nacional de saúde e 
assistência nacional. Com relação a esse processo histórico de consolidação, analise as sentenças a seguir:
I- O apoio do regime militar, já na sua fase derradeira, foi fundamental para impulsionar o processo.
II- Um dos movimentos históricos do processo foi o da Reforma sanitária, iniciada na década de 1970.
III- A 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, foi um marco desse processo.
IV- O SUS contou com o apoio financeiro internacional da antiga União Soviética.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I, II e III estão corretas.
B As sentenças II, III e IV estão corretas.
C Somente a sentença III está correta.
D As sentenças II e III estão corretas.
7
Revisar Conteúdo do Livro
24/06/2024, 19:18 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 4/7
A partir da Constituição Federal vigente, promulgada em 1988, a participação popular e o controle social passaram a ser tratados como constitutivos 
da construção de políticas públicas. Nas diversas áreas em que atua o assistente social, especialmente nos organismos estatais, nos níveis federal, estadual 
e municipal, tem-se como referência político-institucional os Conselhos de Direitos e de Políticas ou Conselhos de Gestão Setorial nos campos da 
assistência, saúde, criança e adolescente, dentre outros. Tais conselhos, que foram e são fundamentais para a participação democrática dos movimentos 
sociais, no caso da Saúde e da Assistência, organizam-se a partir de quais diretrizes?
A Representação majoritária da sociedade civil e caráter deliberativo em face da elaboração e fiscalização das políticas culturais.
B Representação majoritária do governo e caráter executor das políticas.
C Paridade entre governo e sociedade civil e caráter deliberativo em face da elaboração e fiscalização das políticas.
D Paridade entre governo e sociedade civil e caráter consultivo em face da elaboração de políticas e deliberativo em face da fiscalização das políticas
educacionais.
Acerca do desenvolvimento histórico e dastendências da seguridade social brasileira, observa-se que os compromissos assumidos pelo Estado 
brasileiro nessa área, durante a ditadura militar, ao tempo em que criou as condições para incluir os trabalha dores excluídos da previdência também 
propiciou a abertura do mercado privado de serviços sociais complementares, a exemplo dos planos de saúde e da previdência completar. Essa iniciativa 
fragiliza a proteção coletiva dos trabalhadores, com o firme propósito de criar, no Brasil, os meios para a construção de um modelo de proteção social 
constituído por:
A Seguros públicos oferecidos pelo SUS, serviços religiosos do terceiro setor e benefícios eventuais a todas as classes.
B Serviços próprios dos bancos, benefícios do INSS e seguros públicos oferecidos pelo SUS.
C Serviços privados próprios do terceiro setor, seguridade social pública e serviços assistenciais oferecidos pelos bancos para os mais vulneráveis.
D Serviços próprios das empresas, seguros sociais privados oferecidos pelos bancos e serviços públicos para os mais vulneráveis.
As políticas sociais, como processos resultantes da luta de classes e conquistas da classe trabalhadora, podem incorporar as demandas do trabalho e 
impor limites ao capital. Nessa perspectiva, ao garantir direitos sociais, as políticas sociais podem contribuir para:
8
9
10
24/06/2024, 19:18 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 5/7
A Capacitar os trabalhadores excluídos do mercado de trabalho, em condições justas para que possam ser inseridos na lógica mercadológica
capitalista.
B Distribuir a riqueza socialmente produzida pela força de trabalho, eliminando de forma definitiva a equidade social na sociedade capitalista.
C Melhorar as condições de vida e de trabalho da classe trabalhadora, ainda que não possam alterar estruturalmente o Capitalismo.
D Alterar estruturalmente o Capitalismo por meio do assistencialismo religioso.
(ENADE, 2014) A partir da Constituição Federal de 1988, os direitos sociais superaram a visão assistencialista e a Política da Assistência Social 
tornou-se uma política no tripé da seguridade social. Os serviços são hierarquizados em Proteção Social Básica e Proteção Social Especial, sendo o 
atendimento concretizado por meio de equipamentos sociais. De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Assistenciais, publicada em 11 de 
novembro de 2009, os serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade são:
A Serviço de Proteção Social a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à
Comunidade (PSC) e Serviço de Proteção em situações de calamidades públicas e de emergências.
B Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Serviço Especializado em Abordagem Social.
C Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias Indivíduos (PAEFI) e Serviço de Proteção em situações de calamidades públicas e de
emergências.
D Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua e Serviço Especializado em Abordagem Social.
(ENADE, 2013) O Sistema Único da Assistência Social (SUAS) requer, no campo da gestão, uma atividade permanente de monitoramento e 
avaliação. O assistente social, também no exercício da gestão, deve garantir os princípios fundamentais do seu código de ética - dentre os quais o 
compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população. Em cada um dos cinco itens a seguir estão indicadas condições que pretendem 
corresponder a este princípio.
I- Garantia da atuação de equipes interdisciplinares nos espaços profissionais.
II- Informações orçamentárias socializadas entre gestores, técnicos e usuários.
III- Elaboração de relatórios sistemáticos de avaliação dos serviços, programas e projetos sociais. 
IV- Construção de indicadores capazes de expressar as desigualdades de classes. 
V- Articulação de rede socioassistencial, ampliando a cobertura dos serviços. 
11
12
24/06/2024, 19:18 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 6/7
Correspondem ao princípio referido, as condições:
A I, II e III, apenas
B II e V, apenas.
C I, II, III, IV e V.
D III e V, apenas.
Imprimir
24/06/2024, 19:18 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 7/7

Mais conteúdos dessa disciplina