Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Centro Universitário Leonardo Da Vinci
Curso Bacharelado em Serviço Social
LAIRA DE OLIVEIRA NASCIMENTO 
(FLC5125SES) 
PROJETO DE INTERVENÇÃO: 
(BPC- SUA IMPORTANCIA DENTRO DO CRAS)
BOA VIAGEM
2023
CIDADE
ANO
LAIRA DE OLIVEIRA NASCIMENTO
BPC- SUA IMPORTANCIA DENTRO DO CRAS
Projeto de intervenção apresentado à disciplina de Estágio II do Curso de Serviço Social do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI, como requisito parcial para avaliação.
Nome do Tutor Externo – LANA MICHELLE CORDEIRO DA SILVA 
Nome do Supervisor de Campo – ANTONIO KLEYLTON RODRIGUES FREITAS
BOA VIAGEM
2023
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ...............................................................................................................
2 CONTEXTUALIZAÇÃO, JUSTIFICATIVA E PROBLEMATIZAÇÃO.............................
3 OBJETIVOS ...................................................................................................................
3.1 OBJETIVO GERAL .....................................................................................................
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS .......................................................................................
4 PÚBLICO-ALVO ............................................................................................................
5 PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS ...........................................................................
6 METAS ...........................................................................................................................
7 AVALIAÇÃO E CONTROLE ..........................................................................................
8 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES ................................................................................
9 RECURSOS (VALORES APROXIMADOS) ..................................................................
9.1 GASTOS COM PESSOAL ..........................................................................................
9.2 GASTOS COM MATERIAL .........................................................................................
9.3 GASTOS COM DESLOCAMENTO .............................................................................
9.4 ORÇAMENTO TOTAL .................................................................................................
REFERÊNCIAS .................................................................................................................
x
1 INTRODUÇÃO
 O presente Projeto de Intervenção “BPC- SUA IMPORTANCIA NO CRAS" irá acontecer no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) na rua José Vieira de Freitas, no bairro Cohab em Boa Viagem-CE, tendo como aluna responsável Laira de Oliveira Nascimento, juntamente com o supervisor Antônio Kleylton Rodrigues Freitas. O CRAS é uma unidade pública estatal que fornece diversos serviços e organiza a rede de serviços socioassistenciais. Dentro desta unidade, é ofertado para o seu território vários serviços, um deles é o BPC (Benefício de Prestação Continuada), na qual, a maioria das pessoas não tem o devido conhecimento de que no CRAS este serviço existe.
O BPC é uma ajuda mensal de um salário mínimo para idosos acima de 65 anos ou mais e pessoas com algum tipo de deficiência, este está previsto na Lei da Assistência Social (LOAS). Este benefício é pago pelo Governo Federal e assegurado na Lei citada acima, permitindo assim, o acesso tanto dos idosos acima de 65 anos como também de pessoas com deficiências que não tem o mínimo para prover o próprio sustento. Um dos critérios mais rigorosos para se ter acesso a este benefício é que a renda deve ser inferior a ¼ do salário mínimo, o que dificulta muito para algumas famílias, fazendo com que sejam excluídas mesmo tendo uma grande necessidade do mesmo.
Muitos usuários não tem conhecimento de que o CRAS oferta este serviço e sempre chegam ao equipamento dizendo “Nossa, eu não sabia que no CRAS fazia o requerimento do BPC" e faz com que muitos procurem advogados para fazer o requerimento de modo particular, onde acabam se prejudicando bastante. Durante o período de estágio, umas das demandas mais observada foi como a população não conhece este serviço dentro do CRAS e que ficam surpresas quando sabem que dentro do equipamento este serviço é ofertado. 
O responsável por fazer o requerimento deste, além de prestar todo o suporte ao usuário, como também as devidas orientações é o profissional de Serviço Social que é a grande referencia no encaminhamento deste benefício, sendo o mais procurado para realizar este tipo de serviço. Antes de começar todo o processo, antes é necessária uma conversa com usuário de como funciona o BPC e qual sua importância e impacto na vida do requerente e explicar qual deve ser a real utilização do mesmo.
2 CONTEXTUALIZAÇÃO, JUSTIFICATIVA E PROBLEMATIZAÇÃO
O CRAS II de Boa Viagem, como assim é conhecido popularmente, é um equipamento público mantido pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento Social. Ele foi criado com o objetivo de fornecer apoio e proteção assistencial a pessoas que residem em áreas consideradas de vulnerabilidade social. Uma das atribuições do CRAS é viabilizar o acesso a projetos e benefícios governamentais. Está localizado na rua José Vieira de Freitas, bairro Cohab, que é um dos que mais possui pessoas em situação de vulnerabilidade social. O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma ferramenta desenvolvida pelo governo brasileiro com o intuito de tornar acessíveis serviços de proteção social, que vão de assistência financeira ao planejamento familiar. (Portal da Educação/ 2013). 
 Essa Instituição é o ponto de referência das políticas públicas que são levadas até as pessoas que são menos favorecidas. Dentro deste equipamento são ofertados inúmeros serviços, dentre eles, o que estamos tratando que é o Benefício de Prestação Continuada, onde, este serviço não é do conhecimento de boa parte da população, por isso iremos tratar sobre este tema e abordar o que pode ser feito. O BPC é o único benefício socioassistencial que está devidamente previsto na nossa Constituição, porém mesmo assim, nem todos conhecem e nem sabem o que significa e muito menos sabem que o CRAS oferta este serviço. Para ser beneficiário é preciso que o usuário esteja inscrito no CadÚnico, sendo um requisito obrigatório, exigido pelo Governo. 
Durante o período de 150 horas realizado no campo de estágio II foi observado inúmeras demandas que chegavam ao CRAS, porém uma das mais frequentes era a procura pelo BPC, na qual, a maioria dos usuários não sabiam que nessa instituição fornecia este tipo de serviço e até ficavam surpresos quando lhes eram ditos que este serviço estava disponível para todos que dele estavam necessitando e que se enquadravam no perfil da lei LOAS. Sempre quem repassava todas as orientações necessárias e fazia o requerimento do benefício era o Assistente Social, onde todas as famílias que chegam até a instituição passam por todo um atendimento socioassistencial, através dos técnicos, onde nesse caso, o assistente social é o principal e é esse profissional que irá atender esse tipo de demanda. É necessário que o profissional tenha total conhecimento dessa demanda, até para que possa realizar todos os esclarecimentos e orientações necessárias para o usuário e ter a possibilidade de desenvolver uma ação eficaz para o enfretamento da questão.
A partir de todas as observações realizadas em campo, foi decidido com o supervisor de campo, que este Projeto de Intervenção se dedicará a atender a demanda relacionada ao BPC, a existência desse serviço no CRAS, sua importância e fornecer aos usuários conhecimentos acerca deste benefício. 
3 OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL
Esclarecer para a população usuária a importância do BPC e sua existência dentro do CRAS.
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Garantir que a população de referencia do CRAS tenham conhecimento do que significa BPC.
· Ofertar orientações aos usuáriosde quem tem direito ao BPC.
· Esclarecer para a população a existência do serviço de requerimento do BPC dentro do CRAS.
4 PÚBLICO-ALVO
Apresentar o público-alvo a quem se destina este Projeto de Intervenção.
O público-alvo do Projeto de Intervenção é delimitado, não precisa ser, necessariamente, todo o público atendido no Campo de Estágio.
5 PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS
Descrever todas as atividades que serão realizadas durante o Estágio e como serão desenvolvidas. O acadêmico deverá apresentar também as ações pretendidas na metodologia do Projeto de Intervenção. Exemplo:
Primeira Ação: o acadêmico deverá descrever a primeira ação pretendida.
Segunda Ação: o acadêmico deverá descrever a segunda ação pretendida.
Terceira Ação: o acadêmico deverá descrever a terceira ação pretendida.
Quarta Ação: o acadêmico deverá descrever a quarta ação pretendida.
6 METAS
Apresentar as metas para cada ação pretendida, descrevendo o prazo que cada ação será desempenhada. Pode haver uma meta ou mais, conforme a demanda a ser trabalhada.
• Metas em curto prazo.
• Metas em médio prazo.
• Metas em longo prazo.
7 AVALIAÇÃO E CONTROLE
Nesta parte, deve-se apresentar como será o controle e a avaliação das ações pretendidas para a execução do Projeto de Intervenção:
	AÇÕES PRETENDIDAS
	MÉTODO DE CONTROLE
	MÉTODO DE AVALIAÇÃO
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
8 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
Apresentar o cronograma das ações pretendidas para a execução do projeto de intervenção. Exemplo:
	
	DESCREVER ANOS E MESES
	
	07
	08
	09
	10
	11
	10
	01
	02
	03
	04
	05
	06
	Pesquisa bibliográfica/documental
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Planejamento das atividades
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Ações a serem executadas (reuniões, oficinas, encontros, palestras, seminários etc.)
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Avaliação do estágio
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Apresentação dos resultados da intervenção
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Avaliação e controle do projeto
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
9 RECURSOS (Valores aproximados)
Nesta parte, o acadêmico apresenta que recursos ele irá necessitar para realizar as ações pretendidas para a execução do presente projeto de intervenção:
9.1 GASTOS COM PESSOAL
	Quant.
	Recurso Humano
	Horas/Trabalho
	R$
	01
	Estagiária de Serviço Social
	-
	-
	01
	Assistente Social (Supervisora)
	-
	-
	Total
	-
9.2 GASTOS COM MATERIAL
	Quant.
	Recurso Material
	R$
	1500
	Folhas de Papel A4
	-
	05
	Bloco de rascunho de 100 folhas
	-
	20
	CDs
	-
	01
	Cartucho de tinta para impressora 
	-
	02
	Caderno de 100 folhas
	-
	04
	Lápis
	-
	04
	Canetas
	-
	01
	Borracha
	-
	Total
	-
9.3 GASTOS COM DESLOCAMENTO
	Quant.
	Recurso com deslocamento
	R$
	200
	Litros de Combustível
	-
	Total
	-
9.4 ORÇAMENTO TOTAL
	RECURSOS
	R$
	Gastos com pessoal
	-
	Gastos com material
	-
	Gastos com deslocamento
	-
	Total
	-
REFERÊNCIAS
‌CRAS II – Boa Viagem – CE → Endereço e Atendimento | Assistência Social. Disponível em: <https://www.assistenciasocial.org/cras-ii-boa-viagem-ce-endereco-e-atendimento/>.
‌https://www.portaleducacao.com.br › Home › Artigos › Educação e Pedagogia. Acesso em
14/09/2023
image2.png
oleObject3.bin
_1156253328.bin
image1.wmf
 
oleObject1.bin
_1156253328.bin