Logo Passei Direto
Buscar

04 08 (Lista - Evolução)

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

1. (Unicamp 2019) No ano de 2015, foi descrito o fóssil de um réptil que viveu há 150 milhões de anos onde hoje é a região Nordeste do Brasil. Conforme ilustra a figura a seguir, esse animal apresenta corpo alongado, com muitas vértebras e costelas, e membros anteriores e posteriores reduzidos (a seta indica a região ampliada no canto inferior esquerdo). Por sua anatomia peculiar, um grande debate teve início sobre a posição que esse animal deveria ocupar na árvore da vida. Sabe-se que os lagartos (que geralmente têm membros) e as serpentes (seres ápodes) que vivem atualmente têm um ancestral comum. Sendo assim, o organismo ilustrado na figura
a) não pode pertencer à linhagem evolutiva das serpentes, pois a perda dos membros anteriores e posteriores levaria a um prejuízo à vida do animal, e a evolução resulta apenas em melhoria dos organismos.
b) não pode pertencer à linhagem evolutiva das serpentes, pois a evolução é gradual e incapaz de gerar mudanças drásticas na morfologia de um ser vivo, como a perda de membros anteriores e posteriores.
c) pode pertencer à linhagem evolutiva das serpentes, sendo que seu ancestral comum com os lagartos possuía membros, depois perdidos por processos evolutivos, originando as serpentes ápodas atuais.
d) pode ser um fóssil de transição, pois os ancestrais das serpentes que não utilizavam seus membros com tanta frequência sofreram atrofia desses membros, deixando de transferir tal característica para seus descendentes.

4. (Unicamp 2019) Em 2017, um grupo de astrônomos europeus detectou sete planetas orbitando uma estrela da Via Láctea denominada TRAPPIST-1. Reproduzimos abaixo algumas informações extraídas desse estudo.
a) O estudo sugere que o planeta TRAPPIST-1f pode ter sido palco do surgimento de formas de vida semelhantes às da Terra. Levando em conta apenas as características encontradas atualmente em todos os organismos vivos, explique a importância de duas características físicas ou químicas presentes no planeta TRAPPIST-1f para a biologia dos organismos vivos como nós os conhecemos.
b) Uma teoria altamente controversa, denominada panspermia, sugere que a vida existe em vários lugares do Universo e pode ter-se disseminado entre planetas e sistemas estelares, carregada por meteoros. Considerando plausível tal teoria, se dois planetas com características semelhantes fossem semeados simultaneamente pelos mesmos micro-organismos, não necessariamente possuiriam as mesmas formas de vida bilhões de anos depois. Explique por que, incluindo em sua resposta pelo menos um fator que leva a evolução biológica a ser imprevisível. Qual a relação entre mutações e variabilidade genética, condição essencial para a evolução biológica?

- O chimpanzé (Pan troglodytes) possui visão binocular e o primeiro dedo oponível nas mãos. A visão binocular permite que o cérebro distinga as diferentes distâncias entre os objetos observados e o observador e a presença do primeiro dedo oponível nas mãos permite o movimento de pinça, facilitando agarrar objetos.
- O inseto maria-fedida (Nezara viridula) libera um odor, produzido por glândulas toda vez que se sente ameaçado. Além dessa defesa, ele pode apresentar algumas colorações, como verde ou marrom, o que auxilia na proteção contra predadores.
- A planta urtiga (Urera baccifera) apresenta tricomas urticantes na superfície de suas folhas. Eles secretam substâncias ácidas, causando vermelhidão, coceira e ardência na pele de uma pessoa que as toca.

Esses três seres vivos apresentam
a) normas de reação, que apareceram por mutações induzidas.
b) características adaptativas, que foram selecionadas pelo ambiente.
c) órgãos homólogos, que surgiram para adaptá-los ao ambiente.
d) órgãos vestigiais, que ficaram cada vez mais complexos com o tempo.
e) órgãos análogos, que surgiram pela necessidade de sobrevivência.

(Uece 2018) Atente às seguintes afirmacoes sobre a teoria moderna da evolução, também conhecida como teoria sintética:

I. A evolução pode ser melhor explicada a partir do surgimento da Genética, no início do século XX, com base nos conhecimentos sobre hereditariedade.
II. A teoria moderna da evolução não considera a seleção natural e utiliza os conhecimentos genéticos para explicar a diversidade dos organismos.
III. A evolução pode ser explicada pela variabilidade genética, originada de mutações e da recombinação gênica, orientada pela seleção natural.

É correto o que se afirma somente em
a) I e II.
b) II.
c) I e III.
d) III.

squeleto do besouro-hércules macho. Cite duas características do esqueleto de artrópodes e duas diferenças em relação ao esqueleto de vertebrados.
b) Darwin acreditava que diferenças entre animais machos e fêmeas como as mostradas na figura A surgem durante a evolução como consequência da seleção sexual, um tipo especial de seleção natural. Defina seleção natural. Utilizando os dados fornecidos acima, explique por que a característica masculina dimórfica do besouro-hércules é uma adaptação, fruto da seleção natural.

As diferenças observadas no DNA e o fato de os indivíduos das duas populações não terem acasalado e, portanto, não gerarem descendentes férteis foram interpretados pelos cientistas como provas de que essas duas populações correspondem a duas espécies diferentes.

I. O mecanismo de isolamento reprodutivo entre as populações de caramujos poderia ser do tipo pré-zigótico, já que os indivíduos não foram capazes de se acasalar.
II. Duas populações que se encontram em alopatria podem se tornar espécies diferentes ao longo do tempo devido à manutenção do fluxo gênico.
III. Através de mutações no DNA e ausência de fluxo gênico, alelos diferentes vão sendo fixados nas duas populações levando à formação de duas espécies diferentes.
IV. O isolamento geográfico pode resultar em mudanças no fenótipo, que tornam os indivíduos incompatíveis para a reprodução.
V. O isolamento reprodutivo pode ocorrer em consequência do isolamento geográfico e ausência de fluxo gênico entre populações alopátricas.

Assinale a opção com as afirmativas CORRETAS:
a) somente I, II, V.
b) somente I, II, III, IV.
c) somente I, III, IV, V.
d) somente III, IV, V.
e) I, II, III, IV e V.

A figura a seguir ilustra o processo de transformação do milho moderno cultivado, atualmente, a partir do teosinto, uma gramínea silvestre ancestral. Ambos vegetais são classificados dentro da espécie Zea mays.

O processo que gerou as variedades agrícolas cultivadas hoje em larga escala está fundamentado
a) na seleção natural, promovida pelo ambiente, de variedades mais produtivas e mais resistentes às variações ambientais.
b) nas mutações induzidas, e posteriormente selecionadas, a partir de cruzamentos com espécies de gramíneas diferentes.
c) no cultivo sob diferentes condições ambientais, o que promove maior diversidade genética dentro da espécie ancestral.
d) na seleção artificial de características de interesse, a partir do cruzamento de variedades cultivadas em diferentes regiões.
e) nos cruzamentos dentro das mesmas variedades, o que promove a homogeneização das características.

Podemos esperar que, evoluindo de ancestrais que disputavam os mesmos recursos, as espécies tenham desenvolvido características que asseguram menor ou nenhuma competição com membros de outras espécies. Espécies em coexistência, com um potencial aparente para competir, exibirão diferenças em comportamento, fisiologia ou morfologia.

Qual fenômeno evolutivo explica a manutenção das diferenças ecológicas e biológicas citadas?
a) Mutação.
b) Fluxo gênico.
c) Seleção natural.
d) Deriva genética.
e) Equilíbrio de Hardy-Weinberg.

Sobre as teorias da evolução, assinale o que for correto.
01) O isolamento reprodutivo que surge com o isolamento geográfico de uma população natural leva à extinção da espécie, visto que os indivíduos não conseguem mais se reproduzir.
02) Os fósseis, as estruturas vestigiais e as semelhanças embriológicas, anatômicas e moleculares entre os seres vivos são evidências da evolução.
04) A seleção natural age sobre a variabilidade dos indivíduos de uma população, selecionando de várias formas as características hereditárias daqueles mais bem adaptados ao meio ambiente.
08) O fenômeno conhecido por explosão cambriana foi caracterizado pela conquista terrestre dos vertebrados.
16) Mutação, recombinação gênica, migração, deriva genética e seleção natural são fatores evolutivos que alteram a frequência gênica de uma população.

Sobre o tema abordado no texto acima analise as afirmacoes a seguir e assinale a alternativa que contém todas as corretas. I. Mutação e recombinação genética são fatores evolutivos que alteram a variabilidade genética da população, pois a mutação reorganiza os genes existentes, enquanto a recombinação insere genes novos. II. A irradiação adaptativa é caracterizada pela diferenciação de organismos a partir de um ancestral comum, dando origem a vários grupos diferentes, adaptados a explorar ambientes diferentes. III. As conquistas tecnológicas podem alterar a variabilidade genética das populações. Na população humana, por exemplo, promovem o relaxamento das pressões seletivas sobre essa população, permitindo a sobrevivência de indivíduos que seriam normalmente eliminados através do mecanismo da seleção natural. IV. Órgãos vestigiais, como o apêndice vermiforme, são estruturas pouco desenvolvidas e sem papel significativo atualmente, não se caracterizando, portanto, evidência evolutiva entre as espécies. V. Um dos ancestrais do Homo sapiens foi o homem de Neandertal que, entre outras habilidades, fabricava armas e ferramentas utilizando, principalmente, ossos de animais.
I. Mutação e recombinação genética são fatores evolutivos que alteram a variabilidade genética da população, pois a mutação reorganiza os genes existentes, enquanto a recombinação insere genes novos.
II. A irradiação adaptativa é caracterizada pela diferenciação de organismos a partir de um ancestral comum, dando origem a vários grupos diferentes, adaptados a explorar ambientes diferentes.
III. As conquistas tecnológicas podem alterar a variabilidade genética das populações. Na população humana, por exemplo, promovem o relaxamento das pressões seletivas sobre essa população, permitindo a sobrevivência de indivíduos que seriam normalmente eliminados através do mecanismo da seleção natural.
IV. Órgãos vestigiais, como o apêndice vermiforme, são estruturas pouco desenvolvidas e sem papel significativo atualmente, não se caracterizando, portanto, evidência evolutiva entre as espécies.
V. Um dos ancestrais do Homo sapiens foi o homem de Neandertal que, entre outras habilidades, fabricava armas e ferramentas utilizando, principalmente, ossos de animais.
a) IV - V
b) III - IV
c) I - III - IV - V
d) II - III - V

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

1. (Unicamp 2019) No ano de 2015, foi descrito o fóssil de um réptil que viveu há 150 milhões de anos onde hoje é a região Nordeste do Brasil. Conforme ilustra a figura a seguir, esse animal apresenta corpo alongado, com muitas vértebras e costelas, e membros anteriores e posteriores reduzidos (a seta indica a região ampliada no canto inferior esquerdo). Por sua anatomia peculiar, um grande debate teve início sobre a posição que esse animal deveria ocupar na árvore da vida. Sabe-se que os lagartos (que geralmente têm membros) e as serpentes (seres ápodes) que vivem atualmente têm um ancestral comum. Sendo assim, o organismo ilustrado na figura
a) não pode pertencer à linhagem evolutiva das serpentes, pois a perda dos membros anteriores e posteriores levaria a um prejuízo à vida do animal, e a evolução resulta apenas em melhoria dos organismos.
b) não pode pertencer à linhagem evolutiva das serpentes, pois a evolução é gradual e incapaz de gerar mudanças drásticas na morfologia de um ser vivo, como a perda de membros anteriores e posteriores.
c) pode pertencer à linhagem evolutiva das serpentes, sendo que seu ancestral comum com os lagartos possuía membros, depois perdidos por processos evolutivos, originando as serpentes ápodas atuais.
d) pode ser um fóssil de transição, pois os ancestrais das serpentes que não utilizavam seus membros com tanta frequência sofreram atrofia desses membros, deixando de transferir tal característica para seus descendentes.

4. (Unicamp 2019) Em 2017, um grupo de astrônomos europeus detectou sete planetas orbitando uma estrela da Via Láctea denominada TRAPPIST-1. Reproduzimos abaixo algumas informações extraídas desse estudo.
a) O estudo sugere que o planeta TRAPPIST-1f pode ter sido palco do surgimento de formas de vida semelhantes às da Terra. Levando em conta apenas as características encontradas atualmente em todos os organismos vivos, explique a importância de duas características físicas ou químicas presentes no planeta TRAPPIST-1f para a biologia dos organismos vivos como nós os conhecemos.
b) Uma teoria altamente controversa, denominada panspermia, sugere que a vida existe em vários lugares do Universo e pode ter-se disseminado entre planetas e sistemas estelares, carregada por meteoros. Considerando plausível tal teoria, se dois planetas com características semelhantes fossem semeados simultaneamente pelos mesmos micro-organismos, não necessariamente possuiriam as mesmas formas de vida bilhões de anos depois. Explique por que, incluindo em sua resposta pelo menos um fator que leva a evolução biológica a ser imprevisível. Qual a relação entre mutações e variabilidade genética, condição essencial para a evolução biológica?

- O chimpanzé (Pan troglodytes) possui visão binocular e o primeiro dedo oponível nas mãos. A visão binocular permite que o cérebro distinga as diferentes distâncias entre os objetos observados e o observador e a presença do primeiro dedo oponível nas mãos permite o movimento de pinça, facilitando agarrar objetos.
- O inseto maria-fedida (Nezara viridula) libera um odor, produzido por glândulas toda vez que se sente ameaçado. Além dessa defesa, ele pode apresentar algumas colorações, como verde ou marrom, o que auxilia na proteção contra predadores.
- A planta urtiga (Urera baccifera) apresenta tricomas urticantes na superfície de suas folhas. Eles secretam substâncias ácidas, causando vermelhidão, coceira e ardência na pele de uma pessoa que as toca.

Esses três seres vivos apresentam
a) normas de reação, que apareceram por mutações induzidas.
b) características adaptativas, que foram selecionadas pelo ambiente.
c) órgãos homólogos, que surgiram para adaptá-los ao ambiente.
d) órgãos vestigiais, que ficaram cada vez mais complexos com o tempo.
e) órgãos análogos, que surgiram pela necessidade de sobrevivência.

(Uece 2018) Atente às seguintes afirmacoes sobre a teoria moderna da evolução, também conhecida como teoria sintética:

I. A evolução pode ser melhor explicada a partir do surgimento da Genética, no início do século XX, com base nos conhecimentos sobre hereditariedade.
II. A teoria moderna da evolução não considera a seleção natural e utiliza os conhecimentos genéticos para explicar a diversidade dos organismos.
III. A evolução pode ser explicada pela variabilidade genética, originada de mutações e da recombinação gênica, orientada pela seleção natural.

É correto o que se afirma somente em
a) I e II.
b) II.
c) I e III.
d) III.

squeleto do besouro-hércules macho. Cite duas características do esqueleto de artrópodes e duas diferenças em relação ao esqueleto de vertebrados.
b) Darwin acreditava que diferenças entre animais machos e fêmeas como as mostradas na figura A surgem durante a evolução como consequência da seleção sexual, um tipo especial de seleção natural. Defina seleção natural. Utilizando os dados fornecidos acima, explique por que a característica masculina dimórfica do besouro-hércules é uma adaptação, fruto da seleção natural.

As diferenças observadas no DNA e o fato de os indivíduos das duas populações não terem acasalado e, portanto, não gerarem descendentes férteis foram interpretados pelos cientistas como provas de que essas duas populações correspondem a duas espécies diferentes.

I. O mecanismo de isolamento reprodutivo entre as populações de caramujos poderia ser do tipo pré-zigótico, já que os indivíduos não foram capazes de se acasalar.
II. Duas populações que se encontram em alopatria podem se tornar espécies diferentes ao longo do tempo devido à manutenção do fluxo gênico.
III. Através de mutações no DNA e ausência de fluxo gênico, alelos diferentes vão sendo fixados nas duas populações levando à formação de duas espécies diferentes.
IV. O isolamento geográfico pode resultar em mudanças no fenótipo, que tornam os indivíduos incompatíveis para a reprodução.
V. O isolamento reprodutivo pode ocorrer em consequência do isolamento geográfico e ausência de fluxo gênico entre populações alopátricas.

Assinale a opção com as afirmativas CORRETAS:
a) somente I, II, V.
b) somente I, II, III, IV.
c) somente I, III, IV, V.
d) somente III, IV, V.
e) I, II, III, IV e V.

A figura a seguir ilustra o processo de transformação do milho moderno cultivado, atualmente, a partir do teosinto, uma gramínea silvestre ancestral. Ambos vegetais são classificados dentro da espécie Zea mays.

O processo que gerou as variedades agrícolas cultivadas hoje em larga escala está fundamentado
a) na seleção natural, promovida pelo ambiente, de variedades mais produtivas e mais resistentes às variações ambientais.
b) nas mutações induzidas, e posteriormente selecionadas, a partir de cruzamentos com espécies de gramíneas diferentes.
c) no cultivo sob diferentes condições ambientais, o que promove maior diversidade genética dentro da espécie ancestral.
d) na seleção artificial de características de interesse, a partir do cruzamento de variedades cultivadas em diferentes regiões.
e) nos cruzamentos dentro das mesmas variedades, o que promove a homogeneização das características.

Podemos esperar que, evoluindo de ancestrais que disputavam os mesmos recursos, as espécies tenham desenvolvido características que asseguram menor ou nenhuma competição com membros de outras espécies. Espécies em coexistência, com um potencial aparente para competir, exibirão diferenças em comportamento, fisiologia ou morfologia.

Qual fenômeno evolutivo explica a manutenção das diferenças ecológicas e biológicas citadas?
a) Mutação.
b) Fluxo gênico.
c) Seleção natural.
d) Deriva genética.
e) Equilíbrio de Hardy-Weinberg.

Sobre as teorias da evolução, assinale o que for correto.
01) O isolamento reprodutivo que surge com o isolamento geográfico de uma população natural leva à extinção da espécie, visto que os indivíduos não conseguem mais se reproduzir.
02) Os fósseis, as estruturas vestigiais e as semelhanças embriológicas, anatômicas e moleculares entre os seres vivos são evidências da evolução.
04) A seleção natural age sobre a variabilidade dos indivíduos de uma população, selecionando de várias formas as características hereditárias daqueles mais bem adaptados ao meio ambiente.
08) O fenômeno conhecido por explosão cambriana foi caracterizado pela conquista terrestre dos vertebrados.
16) Mutação, recombinação gênica, migração, deriva genética e seleção natural são fatores evolutivos que alteram a frequência gênica de uma população.

Sobre o tema abordado no texto acima analise as afirmacoes a seguir e assinale a alternativa que contém todas as corretas. I. Mutação e recombinação genética são fatores evolutivos que alteram a variabilidade genética da população, pois a mutação reorganiza os genes existentes, enquanto a recombinação insere genes novos. II. A irradiação adaptativa é caracterizada pela diferenciação de organismos a partir de um ancestral comum, dando origem a vários grupos diferentes, adaptados a explorar ambientes diferentes. III. As conquistas tecnológicas podem alterar a variabilidade genética das populações. Na população humana, por exemplo, promovem o relaxamento das pressões seletivas sobre essa população, permitindo a sobrevivência de indivíduos que seriam normalmente eliminados através do mecanismo da seleção natural. IV. Órgãos vestigiais, como o apêndice vermiforme, são estruturas pouco desenvolvidas e sem papel significativo atualmente, não se caracterizando, portanto, evidência evolutiva entre as espécies. V. Um dos ancestrais do Homo sapiens foi o homem de Neandertal que, entre outras habilidades, fabricava armas e ferramentas utilizando, principalmente, ossos de animais.
I. Mutação e recombinação genética são fatores evolutivos que alteram a variabilidade genética da população, pois a mutação reorganiza os genes existentes, enquanto a recombinação insere genes novos.
II. A irradiação adaptativa é caracterizada pela diferenciação de organismos a partir de um ancestral comum, dando origem a vários grupos diferentes, adaptados a explorar ambientes diferentes.
III. As conquistas tecnológicas podem alterar a variabilidade genética das populações. Na população humana, por exemplo, promovem o relaxamento das pressões seletivas sobre essa população, permitindo a sobrevivência de indivíduos que seriam normalmente eliminados através do mecanismo da seleção natural.
IV. Órgãos vestigiais, como o apêndice vermiforme, são estruturas pouco desenvolvidas e sem papel significativo atualmente, não se caracterizando, portanto, evidência evolutiva entre as espécies.
V. Um dos ancestrais do Homo sapiens foi o homem de Neandertal que, entre outras habilidades, fabricava armas e ferramentas utilizando, principalmente, ossos de animais.
a) IV - V
b) III - IV
c) I - III - IV - V
d) II - III - V

Prévia do material em texto

Prof. Cadu 
Biologia 
 
Página 1 de 7 
Lista de Exercícios – Evolução 
 
1. (Unicamp 2019) No ano de 2015, foi descrito o fóssil de 
um réptil que viveu há 150 milhões de anos onde hoje é a 
região Nordeste do Brasil. Conforme ilustra a figura a 
seguir, esse animal apresenta corpo alongado, com muitas 
vértebras e costelas, e membros anteriores e posteriores 
reduzidos (a seta indica a região ampliada no canto inferior 
esquerdo). Por sua anatomia peculiar, um grande debate 
teve início sobre a posição que esse animal deveria ocupar 
na árvore da vida. 
 
 
 
Sabe-se que os lagartos (que geralmente têm membros) e 
as serpentes (seres ápodes) que vivem atualmente têm um 
ancestral comum. Sendo assim, o organismo ilustrado na 
figura 
a) não pode pertencer à linhagem evolutiva das serpentes, 
pois a perda dos membros anteriores e posteriores levaria 
a um prejuízo à vida do animal, e a evolução resulta apenas 
em melhoria dos organismos. 
b) não pode pertencer à linhagem evolutiva das serpentes, 
pois a evolução é gradual e incapaz de gerar mudanças 
drásticas na morfologia de um ser vivo, como a perda de 
membros anteriores e posteriores. 
c) pode pertencer à linhagem evolutiva das serpentes, 
sendo que seu ancestral comum com os lagartos possuía 
membros, depois perdidos por processos evolutivos, 
originando as serpentes ápodas atuais. 
d) pode ser um fóssil de transição, pois os ancestrais das 
serpentes que não utilizavam seus membros com tanta 
frequência sofreram atrofia desses membros, deixando de 
transferir tal característica para seus descendentes. 
 
2. (Unesp 2019) Aristóteles procurou explicar os 
fenômenos naturais a partir de argumentos teleológicos. A 
palavra teleologia provém de dois termos gregos, telos (fim, 
meta, propósito) e logos (razão, explicação), ou seja, uma 
“razão de algo em função de seus fins” ou uma “explicação 
que se serve de propósitos ou de fins”. Na explicação 
teleológica, se algo existe e tem uma finalidade, é porque 
existe uma razão para essa finalidade. Neste sentido, uma 
explicação teleológica estará centralizada na finalidade de 
alguma coisa. Por exemplo, na explicação teleológica, 
nossos dedos são articulados para que possamos 
manipular objetos, ao contrário da explicação não 
teleológica, que afirma que manipulamos objetos porque 
nossos dedos são articulados. 
(Matheus de M. Silveira et al. Argumentos – Revista de Filosofia, 
julho/dezembro de 2016. Adaptado.) 
Considerando as características adaptativas dos 
organismos, a teleologia 
a) refuta a proposta de Lamarck, no que concerne à 
transmissão dos caracteres adquiridos. 
b) contribui para a explicação da origem da variabilidade a 
partir da ocorrência de mutações. 
c) contraria as fundamentações teóricas propostas pela 
Teoria Sintética da Evolução. 
d) fortalece as explicações da Teoria Sintética da Evolução, 
quanto ao resultado da ação da Seleção Natural. 
e) sustenta tanto as ideias evolucionistas de Lamarck como 
as de Charles Darwin e da Teoria Sintética da Evolução. 
 
3. (Unesp 2019) O Pezosiren portelli foi um mamífero 
quadrúpede terrestre, ancestral das espécies de peixe-boi 
atuais, que viveu há 50 milhões de anos. Há 23 milhões de 
anos, havia na Amazônia um braço de mar, o Lago Pebas, 
habitado por peixes-boi de água salgada. Há 8 milhões de 
anos, este braço de mar fechou-se e confinou os animais 
em um ambiente de água doce. Ao longo da evolução, 
estes animais originaram o atual peixe-boi-da-amazônia. 
 
 
 
a) Comparando-se os esqueletos do P. portelli e do peixe-
boi-da-amazônia, há semelhança na organização 
anatômica dos membros anteriores. Como são 
classificados estes órgãos quanto à origem embrionária? 
Por que esta comparação evidencia a divergência evolutiva 
entre o P. portelli e as espécies de peixe-boi atuais? 
b) Justifique como o fechamento do braço de mar e o novo 
ambiente de água doce levaram à formação da espécie de 
peixe-boi na bacia do Rio Amazonas. 
 
4. (Unicamp 2019) Em 2017, um grupo de astrônomos 
europeus detectou sete planetas orbitando uma estrela da 
Via Láctea denominada TRAPPIST-1. Reproduzimos 
abaixo algumas informações extraídas desse estudo. 
 
As estimativas das massas dos seis planetas mais 
próximos da estrela sugerem fortemente uma composição 
rochosa. 
Em especial, três planetas têm irradiações estelares* 
muito próximas das de Vênus, Terra e Marte. 
Supondo condições atmosféricas semelhantes às da 
Terra, deduziu-se que um desses três planetas, 
 
Prof. Cadu 
Biologia 
 
Página 2 de 7 
denominado TRAPPIST-1f, pode ter oceanos de água em 
forma líquida na superfície. 
* irradiação estelar é a potência de energia recebida da estrela por unidade 
de área do planeta. 
 
Responda às questões a seguir. 
a) O estudo sugere que o planeta TRAPPIST-1f pode ter 
sido palco do surgimento de formas de vida semelhantes às 
da Terra. Levando em conta apenas as características 
encontradas atualmente em todos os organismos vivos, 
explique a importância de duas características físicas ou 
químicas presentes no planeta TRAPPIST-1f para a 
biologia dos organismos vivos como nós os conhecemos. 
b) Uma teoria altamente controversa, denominada 
panspermia, sugere que a vida existe em vários lugares do 
Universo e pode ter-se disseminado entre planetas e 
sistemas estelares, carregada por meteoros. Considerando 
plausível tal teoria, se dois planetas com características 
semelhantes fossem semeados simultaneamente pelos 
mesmos micro-organismos, não necessariamente 
possuiriam as mesmas formas de vida bilhões de anos 
depois. Explique por que, incluindo em sua resposta pelo 
menos um fator que leva a evolução biológica a ser 
imprevisível. Qual a relação entre mutações e variabilidade 
genética, condição essencial para a evolução biológica? 
 
5. (Fac. Albert Einstein - Medicin 2018) O nome cacto é 
atribuído a plantas da família Cactaceae. Os cactos são 
conhecidos, dentre outras características, pela presença de 
inúmeros espinhos caulinares e capacidade de armazenar 
água. No entanto, algumas espécies de plantas que 
apresentam esse mesmo aspecto vegetal pertencem à 
família Euphorbiaceae, ou seja, têm maior parentesco 
evolutivo com plantas tais como a mandioca e a seringueira. 
A figura a seguir mostra a semelhança entre essas plantas. 
 
 
 
Considerando essas informações, é CORRETO afirmar que 
as plantas da figura representam um caso evolutivo de 
a) homologia. 
b) camuflagem. 
c) herança de caracteres adquiridos. 
d) analogia. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
6. (Famerp 2018) Observe a imagem, que mostra dois 
cavalos-marinhos (Hippocampus sp) apoiados a um coral. 
 
 
 
a) A imagem mostra uma grande semelhança fenotípica 
entre os cavalos-marinhos e os corais. Qual o tipo de 
adaptação observada nessa espécie de cavalo-marinho? 
Justifique sua resposta. 
b) O macho do cavalo-marinho retém os ovos durante a 
reprodução. A espécie desenvolveu essa característica, 
que foi transmitida aos descendentes, para aumentar a 
proteção dos filhotes. Esta afirmação está de acordo com 
qual evolucionista? Justifique sua resposta. 
 
7. (Uefs 2018) As figuras mostram uma tartaruga-marinha 
e um jabuti, répteis que apresentam características 
semelhantes e vivem em ambientes diferentes. 
 
 
 
As características do formato do casco e das patas da 
tartaruga-marinha e do jabuti confirmam a ocorrência de 
a) mutações que modificaram estruturas e direcionaram 
esses animais para um ambiente específico. 
b) adaptações às mudanças ambientais por meio do uso 
frequente dessas estruturas. 
c) evolução divergente entre animais que são 
filogeneticamente muito próximos. 
d) analogia anatômica entre estruturas de espécies 
diferentes que pertencem ao mesmo filo. 
e) evolução convergente entre animais de espécies 
diferentes oriundos de um ancestral comum. 
 
8. (Famerp 2018) Considere os exemplos de 
características anatômicas e fisiológicas de três seres 
vivos.- O chimpanzé (Pan troglodytes) possui visão binocular e o 
primeiro dedo oponível nas mãos. A visão binocular permite 
que o cérebro distinga as diferentes distâncias entre os 
objetos observados e o observador e a presença do 
primeiro dedo oponível nas mãos permite o movimento de 
pinça, facilitando agarrar objetos. 
 
Prof. Cadu 
Biologia 
 
Página 3 de 7 
- O inseto maria-fedida (Nezara viridula) libera um odor, 
produzido por glândulas toda vez que se sente ameaçado. 
Além dessa defesa, ele pode apresentar algumas 
colorações, como verde ou marrom, o que auxilia na 
proteção contra predadores. 
- A planta urtiga (Urera baccifera) apresenta tricomas 
urticantes na superfície de suas folhas. Eles secretam 
substâncias ácidas, causando vermelhidão, coceira e 
ardência na pele de uma pessoa que as toca. 
 
Esses três seres vivos apresentam 
a) normas de reação, que apareceram por mutações 
induzidas. 
b) características adaptativas, que foram selecionadas pelo 
ambiente. 
c) órgãos homólogos, que surgiram para adaptá-los ao 
ambiente. 
d) órgãos vestigiais, que ficaram cada vez mais complexos 
com o tempo. 
e) órgãos análogos, que surgiram pela necessidade de 
sobrevivência. 
 
9. (Udesc 2018) Um tubarão e um golfinho possuem muitas 
semelhanças morfológicas, embora pertençam a grupos 
distintos. O tubarão é um peixe que respira por brânquias, 
e suas nadadeiras são suportadas por cartilagens. O 
golfinho é um mamífero, respira ar atmosférico por 
pulmões, e suas nadadeiras escondem ossos semelhantes 
aos dos nossos membros superiores. Portanto, a 
semelhança morfológica existente entre os dois não revela 
parentesco evolutivo. Eles adquiriram essa grande 
semelhança externa pela ação do ambiente aquático que 
selecionou nas duas espécies a forma corporal ideal 
ajustada à água. 
Esse processo é conhecido como: 
a) isolamento reprodutivo. 
b) irradiação adaptativa. 
c) homologia. 
d) convergência adaptativa. 
e) alopatria. 
 
10. (Uece 2018) Atente às seguintes afirmações sobre a 
teoria moderna da evolução, também conhecida como 
teoria sintética: 
 
I. A evolução pode ser melhor explicada a partir do 
surgimento da Genética, no início do século XX, com base 
nos conhecimentos sobre hereditariedade. 
II. A teoria moderna da evolução não considera a seleção 
natural e utiliza os conhecimentos genéticos para explicar a 
diversidade dos organismos. 
III. A evolução pode ser explicada pela variabilidade 
genética, originada de mutações e da recombinação 
gênica, orientada pela seleção natural. 
 
É correto o que se afirma somente em 
a) I e II. 
b) II. 
c) I e III. 
d) III. 
 
 
 
11. (Ufpr 2018) A hemoglobina falciforme (HbS) é uma 
variante estrutural da hemoglobina normal, gerada pelo 
alelo "s". Quando o alelo "s" é herdado de apenas um 
dos genitores, a criança heterozigota (Ss) é uma portadora 
assintomática. Quando é herdado dos dois genitores, a 
criança sofre de anemia falciforme, uma doença grave que 
comumente leva à morte nos primeiros anos de vida. 
Portadores do alelo "s" são resistentes à malária, que 
frequentemente é letal, especialmente nos primeiros anos 
de vida. 
a) Que tipo de seleção natural atua em locais da África com 
alta incidência de malária e qual genótipo é favorecido? 
b) O alelo "s" surge de uma substituição da timina por 
adenina no gene da cadeia beta da hemoglobina, que 
resulta na substituição de uma valina por um ácido 
glutâmico na posição 6 da molécula de beta globina. Cite 
os processos que ocorrem entre DNA e RNA e entre RNA 
e proteínas que explicam como o alelo "s" resulta na 
formação de uma hemoglobina falciforme (HbS). 
 
12. (Uemg 2018) Ao se observar a natureza, é possível se 
deparar com diferentes animais capazes de voar, como 
diferentes insetos, pássaros e mamíferos. Esses animais 
possuem asas adaptadas à função de voar que têm origens 
embrionárias diferentes, sendo assim denominadas órgãos 
análogos. A adaptação evolutiva a modos de vida 
semelhantes leva organismos pouco aparentados a 
desenvolver formas corporais análogas. Esse processo é 
denominado 
a) recombinação gênica. 
b) teoria sintética da evolução. 
c) seleção natural. 
d) convergência evolutiva. 
 
13. (Unicamp 2018) 
 
 
Um estudo mostrou que na localidade A são encontradas 
sete (7) espécies de camarões-pistola. Na localidade B são 
encontradas outras sete (7) espécies, sendo que cada 
espécie do local A tem uma espécie-irmã correspondente 
no local B (espécies-irmãs são espécies originadas de um 
mesmo ancestral comum recente). 
 
É correto afirmar que 
a) o canal do Panamá permitiu que camarões-pistola 
migrassem de A para B, adaptando-se ao novo ambiente, 
diferenciando-se e originando novas espécies semelhantes 
às do lado A. 
 
Prof. Cadu 
Biologia 
 
Página 4 de 7 
b) vulcões expeliram substâncias mutagênicas durante o 
Terciário, o que aumentou a variabilidade genética dos 
camarão-pistola, originando espécies-irmãs nas áreas 
oceânicas A e B. 
c) o istmo do Panamá interpôs uma barreira geográfica, 
formando dois grupos isolados para cada espécie ancestral, 
que puderam então se diferenciar, originando espécies-
irmãs nos oceanos A e B. 
d) o impacto de um asteroide no final do Cretáceo levou a 
uma extinção em massa, fornecendo as condições para a 
radiação adaptativa dos camarões-pistola, com 
consequente formação de espécies-irmãs. 
 
14. (Ufpr 2018) Um grupo de roedores é separado pelo 
surgimento de um rio. Ao longo do tempo, os roedores ao 
norte do rio tornam-se brancos, enquanto os roedores ao 
sul do rio tornam-se castanhos. Nesse caso, é correto 
afirmar que a seleção natural: 
a) gera mutações específicas para os ambientes ao norte e 
ao sul do rio. 
b) promove a competição entre roedores brancos e 
castanhos. 
c) aumenta a probabilidade de sobrevivência apenas dos 
roedores brancos. 
d) promove a cooperação entre roedores brancos e 
castanhos. 
e) favorece diferentes fenótipos ao norte e ao sul do rio. 
 
15. (Unicamp 2018) A figura A abaixo mostra o claro 
dimorfismo sexual que ocorre na espécie de besouro 
neotropical Dynastes hercules (besouro-hércules), um dos 
maiores besouros do mundo. Nos machos, protuberâncias 
cefálicas e torácicas formam estruturas semelhantes aos 
chifres de alguns mamíferos. Um estudo mostrou que, 
nessa espécie, há três tipos de machos geneticamente 
distintos, P, M e G, que diferem apenas quanto ao tamanho 
médio dos "chifres" (figura B). Os dados na figura C indicam 
a capacidade de machos dos três tipos de copular com 
fêmeas. Testes genéticos mostraram ainda que 85% dos 
filhotes em cada geração têm machos do tipo G como pais. 
 
 
 
 
C 
Tipo de 
macho 
Capacidade 
da cópula 
P 70 
M 85 
G 100 
Capacidade de cópula de cada 
tipo de macho (% de encontros 
com uma fêmea que resultam 
em cópula) 
 
a) Os "chifres" são parte do esqueleto do besouro-hércules 
macho. Cite duas características do esqueleto de 
artrópodes e duas diferenças em relação ao esqueleto de 
vertebrados. 
b) Darwin acreditava que diferenças entre animais machos 
e fêmeas como as mostradas na figura A surgem durante a 
evolução como consequência da seleção sexual, um tipo 
especial de seleção natural. Defina seleção natural. 
Utilizando os dados fornecidos acima, explique por que a 
característica masculina dimórfica do besouro-hércules é 
uma adaptação, fruto da seleção natural. 
 
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: 
 
Como nós, seres humanos, somos grandes e 
inteligentes o bastante para produzir e utilizar antibióticos e 
desinfetantes, convencemo-nos, facilmente, de que 
banimos as bactérias para a periferia da existência. Não 
acredite nisso. As bactérias podem não construir cidades 
nem ter vidas sociais interessantes, mas elas estarão 
presentes quando o Sol explodir. Este é o planeta delas, e 
só vivemos nele porque elas permitem. 
BRYSON, Bill. Breve história de quase tudo.São Paulo: Companhia das Letras, 2005, p.309. 
 
16. (Ebmsp 2018) A afirmativa que melhor esclarece os 
motivos científicos pelo qual a humanidade realmente não 
teria banido “as bactérias com o uso de antibióticos para a 
periferia da existência” é 
a) O uso moderado dos antibióticos induziu o surgimento de 
novas características de resistência em superbactérias em 
relação aos medicamentos normalmente utilizados pela 
medicina. 
b) Os desinfetantes foram capazes de eliminar apenas a 
porção bacteriana mais sensível e incapaz de traduzir as 
informações herdáveis contidas no seu material genético, 
entretanto, mantiveram aquelas bactérias naturalmente 
ativas. 
c) Os antibióticos orientaram caminhos evolutivos mais 
adaptativos para as bactérias que já apresentavam 
estratégias de resistência a eles, alterando, assim, o 
conjunto gênico das populações que se apresentavam sob 
esse tipo de pressão seletiva. 
d) A população bacteriana se mostrou imune aos diversos 
esforços da humanidade em limitar a sua existência devido 
à sua alta capacidade mutacional, que é consequência da 
estrutura simplificada e acelular. 
e) As bactérias são consideradas os seres dominantes no 
planeta, visto que estão presentes em todos os tipos de 
nichos ecológicos existentes, como consequência do 
desenvolvimento de um novo tipo de código genético que 
se mostrou mais eficiente, quando comparado aos outros 
organismos. 
 
Prof. Cadu 
Biologia 
 
Página 5 de 7 
17. (Ufjf-pism 3 2017) Recentemente, uma nova espécie 
de caramujo aquático foi descrita para a América do Norte. 
Os pesquisadores estavam estudando o que acreditavam 
se tratar de duas populações de uma espécie bem 
conhecida, quando observaram que os indivíduos da 
população ‘A’ apresentavam características morfológicas 
diferentes daquelas observadas nos indivíduos da 
população ‘B’. Para confirmar que a população ‘A’ 
representava uma nova espécie, os pesquisadores 
analisaram e compararam o DNA dos indivíduos 
provenientes das duas populações e provaram, através de 
experimentos de laboratório, que esses indivíduos não são 
capazes de se acasalar. As diferenças observadas no DNA 
e o fato de os indivíduos das duas populações não terem 
acasalado e, portanto, não gerarem descendentes férteis 
foram interpretados pelos cientistas como provas de que 
essas duas populações correspondem a duas espécies 
diferentes. 
 
I. O mecanismo de isolamento reprodutivo entre as 
populações de caramujos poderia ser do tipo pré-zigótico, 
já que os indivíduos não foram capazes de se acasalar. 
II. Duas populações que se encontram em alopatria podem 
se tornar espécies diferentes ao longo do tempo devido à 
manutenção do fluxo gênico. 
III. Através de mutações no DNA e ausência de fluxo 
gênico, alelos diferentes vão sendo fixados nas duas 
populações levando à formação de duas espécies 
diferentes. 
IV. O isolamento geográfico pode resultar em mudanças no 
fenótipo, que tornam os indivíduos incompatíveis para a 
reprodução. 
V. O isolamento reprodutivo pode ocorrer em consequência 
do isolamento geográfico e ausência de fluxo gênico entre 
populações alopátricas. 
 
Assinale a opção com as afirmativas CORRETAS: 
a) somente I, II, V. 
b) somente I, II, III, IV. 
c) somente I, III, IV, V. 
d) somente III, IV, V. 
e) I, II, III, IV e V. 
 
18. (Enem PPL 2017) Atualmente, o medicamento de 
escolha para o tratamento da esquistossomose causada 
por todas as espécies do verme Schistosoma é o 
praquizentel (PQZ). Apesar de ser eficaz e seguro, seu uso 
em larga escala e tratamentos repetitivos em áreas 
endêmicas têm provocado a seleção de linhagens 
resistentes. 
LAGE, R. C. G. Disponível em: www.repositorio.ufop.br. 
Acesso em: 17 dez. 2012 (adaptado). 
 
Qual é o mecanismo de seleção dos vermes resistentes 
citados? 
a) Os vermes tornam-se resistentes ao entrarem em 
contato com o medicamento quando invadem muitos 
hospedeiros. 
b) Os vermes resistentes absorvem o medicamento, 
passando-o para seus descendentes, que também se 
tornam resistentes. 
c) Os vermes resistentes transmitem resistência ao 
medicamento quando entram em contato com outros 
vermes dentro do hospedeiro. 
d) Os vermes resistentes tendem a sobreviver e produzir 
mais descendentes do que os vermes sobre os quais o 
medicamento faz efeito. 
e) Os vermes resistentes ao medicamento tendem a 
eliminar os vermes que não são resistentes, fazendo com 
que apenas os mais fortes sobrevivam. 
 
19. (Uel 2017) Mimetismo é um termo utilizado em biologia, 
a partir da metade do século XIX, para designar um tipo de 
adaptação em que uma espécie possui características que 
evoluíram para se assemelhar com as de outra espécie. As 
observações do naturalista Henry Walter Bates, estudando 
borboletas na Amazônia, levaram ao desenvolvimento do 
conceito de mimetismo batesiano. 
É correto afirmar que o mimetismo batesiano é uma 
adaptação em que 
a) a fêmea de algumas espécies de inseto é imitada por 
flores que se beneficiam da tentativa de cópula do macho 
para sua polinização. 
b) uma espécie apresenta características que a 
assemelham ao ambiente, dificultando sua localização por 
outras espécies com as quais interage. 
c) um modelo inofensivo é imitado por um predador para se 
aproximar o suficiente de sua presa a ponto de capturá-la. 
d) um modelo tóxico ou perigoso é imitado por espécies 
igualmente tóxicas ou perigosas. 
e) um modelo tóxico ou perigoso é imitado por espécies 
palatáveis ou inofensivas. 
 
20. (Fgv 2017) A figura a seguir ilustra o processo de 
transformação do milho moderno cultivado, atualmente, a 
partir do teosinto, uma gramínea silvestre ancestral. Ambos 
vegetais são classificados dentro da espécie Zea mays. 
 
 
 
O processo que gerou as variedades agrícolas cultivadas 
hoje em larga escala está fundamentado 
a) na seleção natural, promovida pelo ambiente, de 
variedades mais produtivas e mais resistentes às variações 
ambientais. 
b) nas mutações induzidas, e posteriormente selecionadas, 
a partir de cruzamentos com espécies de gramíneas 
diferentes. 
c) no cultivo sob diferentes condições ambientais, o que 
promove maior diversidade genética dentro da espécie 
ancestral. 
d) na seleção artificial de características de interesse, a 
partir do cruzamento de variedades cultivadas em 
diferentes regiões. 
e) nos cruzamentos dentro das mesmas variedades, o que 
promove a homogeneização das características. 
 
Prof. Cadu 
Biologia 
 
Página 6 de 7 
21. (Ufsc 2018) Em uma aula sobre evolução, o professor 
apresentou o seguinte modelo didático: uma tela que 
possibilita apenas a passagem das bolinhas pequenas. 
 
 
 
Com base no modelo didático e sobre o assunto evolução, 
é correto afirmar que: 
01) o modelo didático pode representar esquematicamente 
a ação da seleção natural. 
02) a mutação é um mecanismo que promove a 
variabilidade da espécie. 
04) os fenótipos necessários para a sobrevivência e a 
reprodução dos indivíduos se modificam por causa da 
transmissão aos descendentes de novas características 
adquiridas, conforme proposto por Lamarck. 
08) a teoria da evolução proposta por Darwin e Wallace foi 
elaborada após a descrição dos mecanismos genéticos que 
promovem a variabilidade da espécie. 
16) os indivíduos adaptados não apresentarão variabilidade 
nas suas futuras gerações. 
32) o Aedes aegypti, ao longo do seu processo evolutivo, 
apresentou um nicho ecológico em expansão, com novos 
comportamentos que favoreceram a propagação dos vírus 
da dengue, chicungunha e zika. 
64) a seleção artificial pode ser explicada através do 
modelo didático, no qual a tela representa os critérios 
estabelecidos pelo homem com o objetivo de selecionar 
indivíduos com características de interesse. 
 
22. (Enem PPL 2018) Podemos esperar que, evoluindo de 
ancestrais que disputavam os mesmos recursos, as 
espécies tenham desenvolvido características que 
assegurammenor ou nenhuma competição com membros 
de outras espécies. Espécies em coexistência, com um 
potencial aparente para competir, exibirão diferenças em 
comportamento, fisiologia ou morfologia. 
TOWSEND, C. R.; BEGON, M.; HARPER, J. L. Fundamentos em 
ecologia. Porto Alegre: Artmed, 2006 (adaptado). 
 
Qual fenômeno evolutivo explica a manutenção das 
diferenças ecológicas e biológicas citadas? 
a) Mutação. 
b) Fluxo gênico. 
c) Seleção natural. 
d) Deriva genética. 
e) Equilíbrio de Hardy-Weinberg. 
 
23. (Uem 2018) Sobre as teorias da evolução, assinale o 
que for correto. 
01) O isolamento reprodutivo que surge com o isolamento 
geográfico de uma população natural leva à extinção da 
espécie, visto que os indivíduos não conseguem mais se 
reproduzir. 
02) Os fósseis, as estruturas vestigiais e as semelhanças 
embriológicas, anatômicas e moleculares entre os seres 
vivos são evidências da evolução. 
04) A seleção natural age sobre a variabilidade dos 
indivíduos de uma população, selecionando de várias 
formas as características hereditárias daqueles mais bem 
adaptados ao meio ambiente. 
08) O fenômeno conhecido por explosão cambriana foi 
caracterizado pela conquista terrestre dos vertebrados. 
16) Mutação, recombinação gênica, migração, deriva 
genética e seleção natural são fatores evolutivos que 
alteram a frequência gênica de uma população. 
 
24. (Acafe 2018) 
 
As raízes de 13 milhões de DNAs 
 
A descoberta da molécula do DNA, em 1953, que levaria 
os biólogos Francis Crick e James Watson ao Nobel de 
Medicina, foi o mais extraordinário avanço para 
entendermos de onde viemos, um atalho para medir os 
passos inaugurais da história da humanidade. No mês 
passado, foi anunciada outra vitória nesse campo do 
conhecimento humano: um estudo da Universidade 
Colúmbia, em Nova York, compilou as informações 
genéticas de 13 milhões de pessoas, de onze gerações, em 
uma mesma árvore genealógica. O maior mapeamento 
genético já realizado, um feito de proporções homéricas, 
que pode levar a conclusões surpreendentes acerca da 
evolução humana. 
Fonte: Revista Veja, 30/03/2018 (Adaptado) 
Disponível em: https://veja.abril.com.br 
 
Sobre as informações contidas no texto e os conhecimentos 
relacionados ao tema é correto afirmar, exceto: 
a) As semelhanças entre moléculas biológicas podem 
refletir a ancestralidade evolutiva comum. Assim, ao se 
comparar sequências de determinados genes de diferentes 
espécies, é possível entender como essas espécies se 
relacionam evolutivamente umas com as outras. 
b) A estrutura do DNA, de acordo com o modelo de Watson 
e Crick, é uma hélice polinucleotídica de fita dupla e 
antiparalela. As cadeias de fosfato-desoxirribose 
constituem o exterior da hélice, enquanto as bases 
nitrogenadas são encontradas no interior e formam pares 
ligados por ligações de hidrogênio. 
c) Segundo a teoria darwinista, as mutações gênicas 
possibilitam o surgimento de novos genes alelos numa 
determinada população. Seguindo os mecanismos de 
seleção natural, se as características determinadas por 
esses novos alelos forem favoráveis à sobrevivência dos 
indivíduos num determinado ambiente, essas mutações se 
estabilizam na população. 
d) Algumas semelhanças físicas entre espécies são 
análogas, ou seja, evoluíram de forma independente em 
diferentes organismos que viviam em ambientes similares 
ou sofreram pressões seletivas semelhantes. Esse 
processo é chamado de Evolução Convergente. 
 
Prof. Cadu 
Biologia 
 
Página 7 de 7 
25. (Acafe 2018) “O cenário é Jebel Irhoud, um conjunto de 
cavernas a 100 quilômetros de Marrakesh, no Marrocos. 
Mas ainda não existe Marrakesh nem Marrocos. Estamos 
num fim de tarde de 300 mil anos atrás -100 mil antes do 
surgimento dos primeiros seres humanos modernos. Mas 
eis que enxergamos ao longe um grupo de humanos. Sujos, 
cabelos desgrenhados, mas claramente humanos. Com o 
devido banho de loja, todos passariam despercebidos se 
cruzassem a Avenida Paulista na hora do almoço.” 
Fonte: Revista Superinteressante, nº 378, agosto 2017. 
 
Sobre o tema abordado no texto acima analise as 
afirmações a seguir e assinale a alternativa que contém 
todas as corretas. 
 
I. Mutação e recombinação genética são fatores evolutivos 
que alteram a variabilidade genética da população, pois a 
mutação reorganiza os genes existentes, enquanto a 
recombinação insere genes novos. 
II. A irradiação adaptativa é caracterizada pela 
diferenciação de organismos a partir de um ancestral 
comum, dando origem a vários grupos diferentes, 
adaptados a explorar ambientes diferentes. 
III. As conquistas tecnológicas podem alterar a variabilidade 
genética das populações. Na população humana, por 
exemplo, promovem o relaxamento das pressões seletivas 
sobre essa população, permitindo a sobrevivência de 
indivíduos que seriam normalmente eliminados através do 
mecanismo da seleção natural. 
IV. Órgãos vestigiais, como o apêndice vermiforme, são 
estruturas pouco desenvolvidas e sem papel significativo 
atualmente, não se caracterizando, portanto, evidência 
evolutiva entre as espécies. 
V. Um dos ancestrais do Homo sapiens foi o homem de 
Neandertal que, entre outras habilidades, fabricava armas 
e ferramentas utilizando, principalmente, ossos de animais. 
 
a) IV - V 
b) III - IV 
c) I - III - IV - V 
d) II - III - V

Mais conteúdos dessa disciplina