Logo Passei Direto
Buscar

atividade final história

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Nos dias atuais, História e Geografia constituem-se como disciplinas autônomas, com conteúdo, objetos e metodologias de ensino próprios. Isso é resultado de um longo processo de consolidação desses campos de conhecimento e suas particularidades.
Com base nas reflexões de Bittencourt (2004), identifique a sentença correta, no que tange o ensino de História e Geografia no século XIX:
a. O ensino de História e Geografia eram fundamentados em uma metodologia de transmissão e memorização dos conteúdos.
b. A transmissão mecânica de conteúdos, no ensino de história e geografia, era resultado das influências de culturas africanas e indígenas.
c. As datas e os locais de grandes eventos políticos eram conteúdos de relevância para o ensino de História, enquanto para o ensino de geografia, havia uma preocupação com a elaboração crítica das temáticas desenvolvidas.
d. A memorização como ferramenta de ensino e aprendizagem não era amplamente utilizada em sociedades marcadas pela tradição oral.
e. O ensino de Geografia, diferente do ensino de História, era comprometido com um projeto de nacionalismo patriótico.

A história, enquanto disciplina escolar, alcançou maior reconhecimento nas últimas décadas do século XIX. Esse prestígio se intensificou no contexto histórico em que havia uma grande preocupação com a formação de uma “identidade nacional”.
Tendo em vista o processo de consolidação da disciplina de história, considere as seguintes asserções:
I. O ensino de História estava presente em todos as etapas da educação escolar.
II. O processo de consolidação da disciplina de História envolveu grandes preocupações com o patriotismo.
III. O ensino de História considerava a diversidade étnica e racial do país.
IV. A chegada de imigrantes europeus e o processo histórico de urbanização, no fim do século, XIX representaram novos direcionamentos para a disciplina de história no Brasil, que se baseou uma perspectiva eurocêntrica e não plural.
a. II e III, apenas.
b. II e IV, apenas.
c. III e IV apenas.
d. I e II, apenas.
e. IV apenas.

O professor de Geografia também é convidado a buscar novas formas de ensinar que rompa com a perspectiva tradicional de ensino e busque novas linguagens mais articuladas com a vivência dos estudantes.
Tendo-o como base, assinale a alternativa correta:
a. No texto, as autoras Santos e Souza (2012) propõe uma atividade que se consiste em um trabalho de campo que visa medir corretamente as ruas e os quarteirões do bairro de cada aluno.
b. A ideia é que o aluno, ao entrar na sala de aula, deixe de fora todo o seu conhecimento prévio sobre a cidade, a fim de se tornar mais aberto para os ensinamentos do professor.
c. “Escalas de análises” se consistem em um instrumento semelhante a uma régua, importante na confecção de mapas.
d. A linguagem cartográfica não é importante tanto para que o aluno seja capaz de analisar o espaço onde vive quanto para necessidades do dia a dia.
e. A Geografia Crítica, voltada para o âmbito do ensino, traz a concepção de que o aluno não é um mero receptáculo de informações, mas também agente de transformação da realidade.

Nessa unidade podemos compreender um pouco sobre o que são documentos norteadores da grade curricular e de que maneira estes subsidiam as práticas de ensino e perpassam a construção do saber.
Sobre o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI) e as sentenças abaixo, assinale a sequência correta:
( ) O elemento da curiosidade nas crianças deve ser descartado do processo de aprendizado científico, uma vez que o docente deve ser aquele que conduz e controla integralmente a experiência escolar.
( ) O mundo social e cultural mediam o acesso das crianças ao conhecimento elaborado pelas ciências.
( ) As questões cotidianas que correspondem a realidade do aluno são ótimas oportunidades para a construção do conhecimento científico, especialmente através do trato com materiais como relatos orais, livros, jornais, revistas, televisão, rádio, fotografias, filmes etc.
( ) A capacidade de demonstração de interesse genuíno pelo mundo social e natural acompanhado de formulações de perguntas são esperados em crianças a partir dos 7 anos de idade.
( ) O Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI) tem como um dos principais objetivos preparar as crianças para um bom desempenho futuro no Ensino Fundamental.
a. V, V, F, V, F.
b. V, F, F, V, V.
c. F, V, V, F, V.
d. F, F, F, V, V.
e. F, V, V, V, V.

É de conhecimento de todos que uma intervenção pedagógica clara, incisiva e que corresponde de forma satisfatória aos propósitos do docente, deve ser bem planejada.
Entretanto, na Unidade Vl pudemos compreender que pensar e discutir Planejamento pode envolver outros aspectos. Conforme o conteúdo estudado, leia com atenção as seguintes afirmativas:
( ) Planejamento é um instrumento pelo qual, em seus objetivos, conteúdos e métodos implicam questões sociais, econômicas e políticas.
( ) O planejamento ocorre em três instâncias: o plano plurianual, o plano de ensino, e o plano comportamental.
( ) O planejamento é fundamental para que a avaliação tenha êxito, em outras palavras, para que fiquem claros os objetivos a serem alcançados junto aos alunos.
( ) De acordo com o “Quadro 1: Funções do planejamento escolar” a função Facilitar a preparação das aulas é correspondente prever o que vai ocorrer em sala de aula.
a. V, F, F, F, F.
b. V, F, V, F, V.
c. V, V, V, V, F.
d. V, F, V, F, F.
e. V, V, F, F, V.

Conforme Reis (1996), os “positivistas” da Revue Historique ocuparam grande espaços nas instituições francesas, tais como universidades, arquivos, bibliotecas e museus. Essa escola teve grande apoio do estado nacional.
Com relação à escola positivista do século XIX, analise as sentenças abaixo e assinale verdadeiro ou falso.
( ) Tinha como centralidade metológica a objetividade científica, regulada por leis semelhante à das ciências naturais.
( ) Se baseava no progressismo e relativismo cultural.
( ) Respondia ao materialismo e aplicação de métodos compreensivos.
( ) Prezava pela neutralidade e aplicação dos métodos metafísicos.
( ) Defendia a objetividade e o objetivo de buscar uma verdade dos fatos.
a. V, F, F, V, V.
b. F, V, F, F, V.
c. V, V, F, V, V.
d. V, F, F, F, V.
e. V, V, F, F, F.

No século XIX, houve a consolidação das ciências naturais, físicas e matemáticas. Essa reestruturação teve desdobramentos na constituição da corrente historiográfica positivista.
Sobre a História- ciência do século XIX, é correto afirmar que:
a. Privilegiava principalmente os fenômenos culturais e utilizava múltiplos vestígios como fonte histórica.
b. Privilegiava principalmente os fenômenos políticos e admitia a hermenêutica como processo metodológico, em que o historiador interpretava a documentação histórica.
c. Privilegiava principalmente os fenômenos culturais e utilizava somente os documentos oficinais como fonte histórica.
d. Privilegiava principalmente os fenômenos políticos e utilizava múltiplos documentos como fonte histórica.
e. Privilegiava principalmente os fenômenos políticos e utilizava somente os documentos oficiais como fonte histórica.

Dentre as contribuições do historiador Marc Bloch, destacam-se algumas noções conceituais sobre a História como ciência, a sua função social, bem como seus objetos e especificidades epistemológicas.
Considerando as definições de História para Marc Bloch, analise as asserções abaixo.
I. Busca compreender o passado por meio de fontes e vestígios – oficiais ou não - que possam oferecer uma interpretação verossímil dos fatos.
II. Preocupa-se com uma rigorosa neutralidade em que o saber historiográfico não seja alterado de acordo com posturas políticas, sociais, econômicas e religiosas.
III. Constitui-se enquanto narrativa dos acontecimentos históricos, voltados para a busca de uma verdade absoluta sobre o passado.
IV. Analisa as relações entre presente e passado, outorgando maior sentido ao conhecimento histórico, relacionando a vida cotidiana com as narrativas acerca do passado.
a. II e IV, apenas.
b. I e IV, apenas.
c. I, apenas.
d. I, II e III, apenas.
e. II e III, apenas.

Sobre linguagem cartográfica, assinale a alternativa INCORRETA: a. O desenho de mapas é um instrumento para os alunos desenvolverem noções de proporção, distância e direção, pontos essenciais para a alfabetização cartográfica. b. Inseri-la enquanto metodologia para o ensino de Geografia é uma das formas de introduzir o estudo da paisagem pela leitura de imagens. c. Compreender essa linguagem é também uma forma de desenvolver habilidades que vão desde as mais cotidianas, como a leitura correta de um mapa para chegar em um lugar que não se conhece, até as mais específicas. d. A alfabetização cartográfica deve ser introduzida apenas após a alfabetização textual. e. É um sistema de símbolos que envolve proporcionalidade, uso de signos ordenados e técnicas de projeção.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Nos dias atuais, História e Geografia constituem-se como disciplinas autônomas, com conteúdo, objetos e metodologias de ensino próprios. Isso é resultado de um longo processo de consolidação desses campos de conhecimento e suas particularidades.
Com base nas reflexões de Bittencourt (2004), identifique a sentença correta, no que tange o ensino de História e Geografia no século XIX:
a. O ensino de História e Geografia eram fundamentados em uma metodologia de transmissão e memorização dos conteúdos.
b. A transmissão mecânica de conteúdos, no ensino de história e geografia, era resultado das influências de culturas africanas e indígenas.
c. As datas e os locais de grandes eventos políticos eram conteúdos de relevância para o ensino de História, enquanto para o ensino de geografia, havia uma preocupação com a elaboração crítica das temáticas desenvolvidas.
d. A memorização como ferramenta de ensino e aprendizagem não era amplamente utilizada em sociedades marcadas pela tradição oral.
e. O ensino de Geografia, diferente do ensino de História, era comprometido com um projeto de nacionalismo patriótico.

A história, enquanto disciplina escolar, alcançou maior reconhecimento nas últimas décadas do século XIX. Esse prestígio se intensificou no contexto histórico em que havia uma grande preocupação com a formação de uma “identidade nacional”.
Tendo em vista o processo de consolidação da disciplina de história, considere as seguintes asserções:
I. O ensino de História estava presente em todos as etapas da educação escolar.
II. O processo de consolidação da disciplina de História envolveu grandes preocupações com o patriotismo.
III. O ensino de História considerava a diversidade étnica e racial do país.
IV. A chegada de imigrantes europeus e o processo histórico de urbanização, no fim do século, XIX representaram novos direcionamentos para a disciplina de história no Brasil, que se baseou uma perspectiva eurocêntrica e não plural.
a. II e III, apenas.
b. II e IV, apenas.
c. III e IV apenas.
d. I e II, apenas.
e. IV apenas.

O professor de Geografia também é convidado a buscar novas formas de ensinar que rompa com a perspectiva tradicional de ensino e busque novas linguagens mais articuladas com a vivência dos estudantes.
Tendo-o como base, assinale a alternativa correta:
a. No texto, as autoras Santos e Souza (2012) propõe uma atividade que se consiste em um trabalho de campo que visa medir corretamente as ruas e os quarteirões do bairro de cada aluno.
b. A ideia é que o aluno, ao entrar na sala de aula, deixe de fora todo o seu conhecimento prévio sobre a cidade, a fim de se tornar mais aberto para os ensinamentos do professor.
c. “Escalas de análises” se consistem em um instrumento semelhante a uma régua, importante na confecção de mapas.
d. A linguagem cartográfica não é importante tanto para que o aluno seja capaz de analisar o espaço onde vive quanto para necessidades do dia a dia.
e. A Geografia Crítica, voltada para o âmbito do ensino, traz a concepção de que o aluno não é um mero receptáculo de informações, mas também agente de transformação da realidade.

Nessa unidade podemos compreender um pouco sobre o que são documentos norteadores da grade curricular e de que maneira estes subsidiam as práticas de ensino e perpassam a construção do saber.
Sobre o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI) e as sentenças abaixo, assinale a sequência correta:
( ) O elemento da curiosidade nas crianças deve ser descartado do processo de aprendizado científico, uma vez que o docente deve ser aquele que conduz e controla integralmente a experiência escolar.
( ) O mundo social e cultural mediam o acesso das crianças ao conhecimento elaborado pelas ciências.
( ) As questões cotidianas que correspondem a realidade do aluno são ótimas oportunidades para a construção do conhecimento científico, especialmente através do trato com materiais como relatos orais, livros, jornais, revistas, televisão, rádio, fotografias, filmes etc.
( ) A capacidade de demonstração de interesse genuíno pelo mundo social e natural acompanhado de formulações de perguntas são esperados em crianças a partir dos 7 anos de idade.
( ) O Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI) tem como um dos principais objetivos preparar as crianças para um bom desempenho futuro no Ensino Fundamental.
a. V, V, F, V, F.
b. V, F, F, V, V.
c. F, V, V, F, V.
d. F, F, F, V, V.
e. F, V, V, V, V.

É de conhecimento de todos que uma intervenção pedagógica clara, incisiva e que corresponde de forma satisfatória aos propósitos do docente, deve ser bem planejada.
Entretanto, na Unidade Vl pudemos compreender que pensar e discutir Planejamento pode envolver outros aspectos. Conforme o conteúdo estudado, leia com atenção as seguintes afirmativas:
( ) Planejamento é um instrumento pelo qual, em seus objetivos, conteúdos e métodos implicam questões sociais, econômicas e políticas.
( ) O planejamento ocorre em três instâncias: o plano plurianual, o plano de ensino, e o plano comportamental.
( ) O planejamento é fundamental para que a avaliação tenha êxito, em outras palavras, para que fiquem claros os objetivos a serem alcançados junto aos alunos.
( ) De acordo com o “Quadro 1: Funções do planejamento escolar” a função Facilitar a preparação das aulas é correspondente prever o que vai ocorrer em sala de aula.
a. V, F, F, F, F.
b. V, F, V, F, V.
c. V, V, V, V, F.
d. V, F, V, F, F.
e. V, V, F, F, V.

Conforme Reis (1996), os “positivistas” da Revue Historique ocuparam grande espaços nas instituições francesas, tais como universidades, arquivos, bibliotecas e museus. Essa escola teve grande apoio do estado nacional.
Com relação à escola positivista do século XIX, analise as sentenças abaixo e assinale verdadeiro ou falso.
( ) Tinha como centralidade metológica a objetividade científica, regulada por leis semelhante à das ciências naturais.
( ) Se baseava no progressismo e relativismo cultural.
( ) Respondia ao materialismo e aplicação de métodos compreensivos.
( ) Prezava pela neutralidade e aplicação dos métodos metafísicos.
( ) Defendia a objetividade e o objetivo de buscar uma verdade dos fatos.
a. V, F, F, V, V.
b. F, V, F, F, V.
c. V, V, F, V, V.
d. V, F, F, F, V.
e. V, V, F, F, F.

No século XIX, houve a consolidação das ciências naturais, físicas e matemáticas. Essa reestruturação teve desdobramentos na constituição da corrente historiográfica positivista.
Sobre a História- ciência do século XIX, é correto afirmar que:
a. Privilegiava principalmente os fenômenos culturais e utilizava múltiplos vestígios como fonte histórica.
b. Privilegiava principalmente os fenômenos políticos e admitia a hermenêutica como processo metodológico, em que o historiador interpretava a documentação histórica.
c. Privilegiava principalmente os fenômenos culturais e utilizava somente os documentos oficinais como fonte histórica.
d. Privilegiava principalmente os fenômenos políticos e utilizava múltiplos documentos como fonte histórica.
e. Privilegiava principalmente os fenômenos políticos e utilizava somente os documentos oficiais como fonte histórica.

Dentre as contribuições do historiador Marc Bloch, destacam-se algumas noções conceituais sobre a História como ciência, a sua função social, bem como seus objetos e especificidades epistemológicas.
Considerando as definições de História para Marc Bloch, analise as asserções abaixo.
I. Busca compreender o passado por meio de fontes e vestígios – oficiais ou não - que possam oferecer uma interpretação verossímil dos fatos.
II. Preocupa-se com uma rigorosa neutralidade em que o saber historiográfico não seja alterado de acordo com posturas políticas, sociais, econômicas e religiosas.
III. Constitui-se enquanto narrativa dos acontecimentos históricos, voltados para a busca de uma verdade absoluta sobre o passado.
IV. Analisa as relações entre presente e passado, outorgando maior sentido ao conhecimento histórico, relacionando a vida cotidiana com as narrativas acerca do passado.
a. II e IV, apenas.
b. I e IV, apenas.
c. I, apenas.
d. I, II e III, apenas.
e. II e III, apenas.

Sobre linguagem cartográfica, assinale a alternativa INCORRETA: a. O desenho de mapas é um instrumento para os alunos desenvolverem noções de proporção, distância e direção, pontos essenciais para a alfabetização cartográfica. b. Inseri-la enquanto metodologia para o ensino de Geografia é uma das formas de introduzir o estudo da paisagem pela leitura de imagens. c. Compreender essa linguagem é também uma forma de desenvolver habilidades que vão desde as mais cotidianas, como a leitura correta de um mapa para chegar em um lugar que não se conhece, até as mais específicas. d. A alfabetização cartográfica deve ser introduzida apenas após a alfabetização textual. e. É um sistema de símbolos que envolve proporcionalidade, uso de signos ordenados e técnicas de projeção.

Prévia do material em texto

Iniciado em quarta, 31 jan 2024, 14:04
Estado Finalizada
Concluída em quarta, 31 jan 2024, 14:12
Tempo
empregado
8 minutos 54 segundos
Avaliar 5,40 de um máximo de 6,00(90%)
Questão 1
Completo
Atingiu 0,60 de 0,60
Nos dias atuais, História e Geografia constituem-se como disciplinas autônomas, com conteúdo, objetos e metodologias de
ensino próprios. Isso é resultado de um longo processo de consolidação desses campos de conhecimento e suas
particularidades. Com base nas reflexões de Bittencourt (2004), identifique a sentença correta, no que tange o ensino de História
e Geografia no século XIX:
a. O ensino de História e Geografia eram fundamentados em uma metodologia de transmissão e memorização dos
conteúdos.
b. A transmissão mecânica de conteúdos, no ensino de história e geografia, era resultado das influências de culturas
africanas e indígenas.
c. As datas e os locais de grandes eventos políticos eram conteúdos de relevância para o ensino de História, enquanto
para o ensino de geografia, havia uma preocupação com a elaboração crítica das temáticas desenvolvidas.
d. A memorização como ferramenta de ensino e aprendizagem não era amplamente utilizada em sociedades marcadas
pela tradição oral.
e. O ensino de Geografia, diferente do ensino de História, era comprometido com um projeto de nacionalismo patriótico. 
Sua resposta está correta.
Painel / Minhas Disciplinas
/ FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM PEDAGOGIA-disc. 4024- FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DA HISTÓRIA E
/ PROVA CURRICULAR II - REALIZAÇÃO 05/04/2024 - VALOR 6,0 PONTOS
/ CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A PROVA CURRICULAR - 05/04/2024 - VALOR 6,0 PONTOS - 2ª OPORTUNIDADE

https://www.eadunifatecie.com.br/course/view.php?id=24315
https://www.eadunifatecie.com.br/course/view.php?id=24315
https://www.eadunifatecie.com.br/my/
https://www.eadunifatecie.com.br/course/view.php?id=24315
https://www.eadunifatecie.com.br/course/view.php?id=24315#section-12
https://www.eadunifatecie.com.br/mod/quiz/view.php?id=827732
Questão 2
Completo
Atingiu 0,60 de 0,60
A história, enquanto disciplina escolar, alcançou maior reconhecimento nas últimas décadas do século XIX. Esse prestígio se
intensificou no contexto histórico em que havia uma grande preocupação com a formação de uma “identidade nacional”. Tendo
em vista o processo de consolidação da disciplina de história, considere as seguintes asserções:
 
I. O ensino de História estava presente em todos as etapas da educação escolar.
II. O processo de consolidação da disciplina de História envolveu grandes preocupações com o patriotismo.
III. O ensino de História considerava a diversidade étnica e racial do país.
IV. A chegada de imigrantes europeus e o processo histórico de urbanização, no fim do século, XIX representaram novos
direcionamentos para a disciplina de história no Brasil, que se baseou uma perspectiva eurocêntrica e não plural.
Estão corretas:
a. II e III, apenas.
b. II e IV, apenas.
c. III e IV apenas.
d. I e II, apenas.
e. IV apenas.
Sua resposta está correta.

Questão 3
Completo
Atingiu 0,60 de 0,60
O professor de Geografia também é convidado a buscar novas formas de ensinar que rompa com a perspectiva tradicional de
ensino e busque novas linguagens mais articuladas com a vivência dos estudantes. O texto da Unidade Vl nos traz algumas
sugestões de materiais e técnicas pedagógicas para o ensino da Geografia. Tendo-o como base, assinale a alternativa correta:
a. No texto, as autoras Santos e Souza (2012) propõe uma atividade que se consiste em um trabalho de campo que visa
medir corretamente as ruas e os quarteirões do bairro de cada aluno.
b. A ideia é que o aluno, ao entrar na sala de aula, deixe de fora todo o seu conhecimento prévio sobre a cidade, a fim de
se tornar mais aberto para os ensinamentos do professor.
c. “Escalas de análises” se consistem em um instrumento semelhante a uma régua, importante na confecção de mapas.
d. A linguagem cartográfica não é importante tanto para que o aluno seja capaz de analisar o espaço onde vive quanto
para necessidades do dia a dia.
e. A Geografia Crítica, voltada para o âmbito do ensino, traz a concepção de que o aluno não é um mero receptáculo de
informações, mas também agente de transformação da realidade.
Sua resposta está correta.

Questão 4
Completo
Atingiu 0,00 de 0,60
Nessa unidade podemos compreender um pouco sobre o que são documentos norteadores da grade curricular e de que
maneira estes subsidiam as práticas de ensino e perpassam a construção do saber. Sobre o Referencial Curricular Nacional da
Educação Infantil (RCNEI) e as sentenças abaixo, assinale a sequência correta:
 
(  ) O elemento da curiosidade nas crianças deve ser descartado do processo de aprendizado científico, uma vez que o docente
deve ser aquele que conduz e controla integralmente a experiência escolar. 
(  ) O mundo social e cultural mediam o acesso das crianças ao conhecimento elaborado pelas ciências.
(  ) As questões cotidianas que correspondem a realidade do aluno são ótimas oportunidades para a construção do
conhecimento científico, especialmente através do trato com materiais como relatos orais, livros, jornais, revistas, televisão,
rádio, fotografias, filmes etc.
(  ) A capacidade de demonstração de interesse genuíno pelo mundo social e natural acompanhado de formulações de
perguntas são esperados em crianças a partir dos 7 anos de idade.
(  ) O Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI) tem como um dos principais objetivos preparar as crianças
para um bom desempenho futuro no Ensino Fundamental.
a. V, V, F, V, F.
b. V, F, F, V, V.
c. F, V, V, F, V.
d. F, F, F, V, V.
e. F, V, V, V, V.
Sua resposta está incorreta.

Questão 5
Completo
Atingiu 0,60 de 0,60
É de conhecimento de todos que uma intervenção pedagógica clara, incisiva e que corresponde de forma satisfatória aos
propósitos do docente, deve ser bem planejada. Entretanto, na Unidade Vl pudemos compreender que pensar e discutir
Planejamento pode envolver outros aspectos. Conforme o conteúdo estudado, leia com atenção as seguintes afirmativas:
 
(  ) Planejamento é um instrumento pelo qual, em seus objetivos, conteúdos e métodos implicam questões sociais, econômicas
e políticas.
(  ) O planejamento ocorre em três instâncias: o plano plurianual, o plano de ensino, e o plano comportamental.
(  ) O planejamento é fundamental para que a avaliação tenha êxito, em outras palavras, para que fiquem claros os objetivos a
serem alcançados junto aos alunos.
(  ) De acordo com o “Quadro 1: Funções do planejamento escolar” a função Facilitar a preparação das aulas é correspondente
prever o que vai ocorrer em sala de aula.
Coerência com o conteúdo é um aspecto fundamental no planejamento.
 
De acordo com as informações acima, marque a sequência correta de verdadeiro ou falso.
a. V, F, F, F, F.
b. V, F, V, F, V.
c. V, V, V, V, F.
d. V, F, V, F, F.
e. V, V, F, F, V.
Sua resposta está correta.

Questão 6
Completo
Atingiu 0,60 de 0,60
Questão 7
Completo
Atingiu 0,60 de 0,60
Conforme Reis (1996), os “positivistas” da Revue Historique ocuparam grande espaços nas instituições francesas, tais como
universidades, arquivos, bibliotecas e museus. Essa escola teve grande apoio do estado nacional. Com relação à escola
positivista do século XIX, analise as sentenças abaixo e assinale verdadeiro ou falso.
 
(  ) Tinha como centralidade metológica a objetividade científica, regulada por leis semelhante à das ciências naturais.
(  ) Se baseava no progressismo e relativismo cultural.
(  ) Respondia ao materialismo e aplicação de métodos compreensivos
(  ) Prezava pela neutralidade e aplicação dos métodos metafísicos.
(  ) Defendia a objetividade e o objetivo de buscar uma verdade dos fatos.
 
A sequência correta é:
a. V, F, F, V, V.
b. F, V, F, F, V.
c. V, V, F, V, V.
d. V, F, F, F, V.
e. V, V, F, F, F.
Sua resposta está correta.
No século XIX, houve a consolidação das ciências naturais, físicas e matemáticas. Essa reestruturaçãoteve desdobramentos na
constituição da corrente historiográfica positivista. Sobre a História- ciência do século XIX, é correto afirmar que:
a. Privilegiava principalmente os fenômenos culturais e utilizava múltiplos vestígios como fonte histórica.
b. Privilegiava principalmente os fenômenos políticos e utilizava múltiplos documentos como fonte histórica.
c. Privilegiava principalmente os fenômenos políticos e utilizava somente os documentos oficiais como fonte histórica.
d. Privilegiava principalmente os fenômenos políticos e admitia a hermenêutica como processo metodológico, em que o
historiador interpretava a documentação histórica.
e. Privilegiava principalmente os fenômenos culturais e utilizava somente os documentos oficinais como fonte histórica. 
Sua resposta está correta.

Questão 8
Completo
Atingiu 0,60 de 0,60
Dentre as contribuições do historiador Marc Bloch, destacam-se algumas noções conceituais sobre a História como ciência, a
sua função social, bem como seus objetos e especificidades epistemológicas.  Considerando as definições de História para Marc
Bloch, analise as asserções abaixo.
 
I. Busca compreender o passado por meio de fontes e vestígios – oficiais ou não - que possam oferecer uma interpretação
verossímil dos fatos.
II. Preocupa-se com uma rigorosa neutralidade em que o saber historiográfico não seja alterado de acordo com posturas
políticas, sociais, econômicas e religiosas.
III. Constitui-se enquanto narrativa dos acontecimentos históricos, voltados para a busca de uma verdade absoluta sobre o
passado.
IV. Analisa as relações entre presente e passado, outorgando maior sentido ao conhecimento histórico, relacionando a vida
cotidiana com as narrativas acerca do passado.
Estão corretas:
a. I e IV apenas.
b. I, II e III apenas.
c. II e IV apenas.
d. I apenas.
e. II e III apenas.
Sua resposta está correta.

Questão 9
Completo
Atingiu 0,60 de 0,60
Questão 10
Completo
Atingiu 0,60 de 0,60
Sobre linguagem cartográfica, assinale a alternativa INCORRETA:
a. A alfabetização cartográfica deve ser introduzida apenas após a alfabetização textual.
b. Inseri-la enquanto metodologia para o ensino de Geografia é uma das formas de introduzir o estudo da paisagem pela
leitura de imagens.
c. O desenho de mapas é um instrumento para os alunos desenvolverem noções de proporção, distância e direção,
pontos essenciais para a alfabetização cartográfica.
d. É um sistema de símbolos que envolve proporcionalidade, uso de signos ordenados e técnicas de projeção.
e. Compreender essa linguagem é também uma forma de desenvolver habilidades que vão desde as mais cotidianas,
como a leitura correta de um mapa para chegar em um lugar que não se conhece, até as mais específicas.
Sua resposta está correta.
Sobre os conteúdos de História para o Ensino Fundamental presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), avalie as
afirmações abaixo e marque aquela que estiver incorreta.
a. Os fatos históricos, de acordo com o documento, são aqueles que se apresentam enquanto significantes para a
sociedade.
b. Considera-se como relevante três conceitos básicos para o Ensino de História: o de fato histórico, sujeito histórico e
tempo histórico.
c. É necessário que se articule o discurso produzido na academia para fins pedagógicos.
d. O tempo histórico deve ser trabalhado apenas de forma cronológica, uma vez que essa é tradicionalmente a noção
norteadora da análise historiográfica das obras humanas no decorrer dos anos.
e. A ideia de sujeito histórico vem da seleção de indivíduos, ou grupos sociais, que historicamente se mostraram
relevantes.
Sua resposta está correta.
◄ CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A PROVA CURRICULAR - 29/03/2024 A 01/04/2024 - VALOR 6,0 PONTOS - 1ª OPORTUNIDADE

https://www.eadunifatecie.com.br/mod/quiz/view.php?id=827731&forceview=1
Seguir para...
CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A PROVA SUBSTITUTIVA - ATÉ 05/04/2024 - VALOR 6,0 PONTOS ►

https://www.eadunifatecie.com.br/mod/quiz/view.php?id=827734&forceview=1

Mais conteúdos dessa disciplina