Logo Passei Direto
Buscar

AO2 Atividade Física e Envelhecimento - FAM FACULDADE DAS AMÉRICAS

User badge image
Lincoln

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Imagine que você iniciará um programa de atividade física com um idoso. Sendo ele do sexo masculino, pesando 87 kg, com a altura de 1,76m e a idade de 67 anos.
Considerando as informações acima, qual a distância prevista no teste de caminhada de 6 minutos para este idoso?
A distância prevista é de 785 metros.
A distância prevista é de 84,22 metros.
A distância prevista é de 451,87 metros.
A distância prevista é de 533,86 metros.

Quando visitamos academias, percebemos uma diversidade de atividades que são oferecidas ao público. Essas atividades envolvem todas as faixas etárias, com algumas prioridades para determinados públicos. O público composto por idosos tem se mostrado atraído pela hidroginástica, pois o meio aquático não apresenta impacto.
Considerando a saúde óssea, por que o impacto é primordial?
O impacto gera estiramento no osso, fundamental para o acionamento do mecanismo fisiológico do osso.
O impacto é primordial, pois gera carga mecânica de torção, que é fundamental para a captação do cálcio na corrente sanguínea.
O impacto gera o fator piezo elétrico no osso, fundamental para a manutenção da densidade mineral óssea.
O impacto é primordial, pois gera a carga mecânica de tração no osso que é fundamental para a absorção do colágeno.
O impacto gera força de cisalhamento no osso, fundamental para manutenção dos osteoblastos e osteoclastos.

O reducionismo acerca da prática do exercício físico leva qualquer indivíduo a acreditar que possui habilidades e competência para prescrever um programa de atividade física. Esse reducionismo levou a acreditar que a capacidade aeróbia deve ser treinada a partir de caminhadas e corridas. De acordo com as diretrizes para prescrição de atividade física para os idosos, uma das capacidades físicas necessárias para compor um programa de atividade física para essa população é a capacidade aeróbia.
Considerando a reflexão apresentada, assinale a opção correta.
A capacidade aeróbia, principalmente para as pessoas idosas, deve ser estimulada por caminhadas de baixa intensidade e curta duração, preservando, assim, a segurança dos idosos. Evitar esteira rolante, pois ela potencializa a incidência de quedas. Sendo assim, a melhor recomendação é que as caminhadas sejam realizadas em espaços planos e cobertos.
As diretrizes acerca da prescrição do exercício aeróbio para idosos mencionam que a capacidade aeróbia deve ser preconizada mantendo intensidade alta com grande volume, pois a capacidade aeróbia em idosos surte efeito apenas quando trabalhada em grandes intensidades e volumes. Sendo assim, sugere-se sempre a execução em equipamentos ergométricos.
A capacidade aeróbia em idosos pode ser preconizada por qualquer tipo de atividade, entre elas, danças, lutas e esportes coletivos e individuais. Porém deve-se respeitar a intensidade, que pode ser controlada pela frequência cárdica. A recomendação é de que a frequência cardíaca alvo de treino deve estar entre 90 e 95% da frequência cardíaca máxima.
A capacidade aeróbia se dá principalmente pela corrida, assim, a pessoa idosa, mesmo que com baixa intensidade e curto espaço de tempo, deve realizar a corrida. Deve-se priorizar a corrida em esteira rolante, pois o controle da velocidade permite ajustar de maneira adequada a intensidade desejada, pois, em ambiente externo, o controle da intensidade não é possível.

Se considerarmos que envelhecer é aumentar a idade cronológica, logo todos nós envelheceremos. Sendo assim, para vivermos por muito tempo, o único caminho é envelhecendo. A grande discussão não é a idade cronológica e sim a qualidade física, psíquica e social na qual passamos por esse processo. Levando-se em consideração a nossa biologia, a qualidade do envelhecimento vai depender do comportamento das nossas células. Sendo assim, as teorias biológicas do envelhecimento são estudadas por cientistas da área.
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmacoes a seguir:
I. Os telômeros são considerados o nosso relógio biológico, ou seja, sua divisão determina o tempo e isso pode acelerar o processo de envelhecimento biológico.
II. O aumento de radicais livres acelera a morte celular devido à oxidação e, assim, potencializa o processo de envelhecimento biológico.
III. A morte celular por apoptose acontece quando ocorrem danos genéticos ou de genoma, acarretando em necrose celular e comprometendo o processo de envelhecimento biológico.
II e III, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.

A gordura abdominal é considerada um importante fator de risco para doenças cardiovasculares, como o infarto e o AVC. Habitualmente encontra-se associada com níveis altos de triglicerídeos, baixos níveis do bom colesterol (HDL), resistência à ação da insulina e consequente elevação dos níveis do açúcar no sangue (diabetes). “A gordura abdominal é responsável, também, por causar o aumento da gordura do fígado, e frequentemente está associada com hipertensão arterial e aumento da viscosidade do sangue”.
Considerando o texto, analise as afirmativas a seguir:
I. O adipômetro não é recomendado para mensurar o percentual de gordura em idosos, devido à dificuldade de pinçamento local.
II. A circunferência abdominal é a antropometria ideal para verificar riscos cardiovasculares, pois é um indicador de acúmulo de gordura.
III. A razão cintura-quadril é considerada um bom indicador de riscos de desenvolver doenças cardíacas e metabólicas, pois verifica o acúmulo de gordura em regiões críticas do corpo humano.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
II e III, apenas.

Muito tempo atrás, a sala de musculação era frequentada pelos halterofilistas. Atualmente, esse quadro vem se modificando, dando espaços para idosos e pessoas que buscam melhorar a saúde. Sendo assim, a ciência aponta diversos benefícios que a musculação pode apresentar, principalmente para os idosos. Dentro das diretrizes de prática de exercício físico, o treinamento de força deve estar inserido nesses programas que visam melhorar a condição física da pessoa idosa.
Considerando o texto, analise as afirmações abaixo:
I. A manutenção ou o aumento da capacidade de força em idosos se dá pelas microrrupturas causadas no interior das fibras musculares, oriundas do estresse mecânico, geradas a partir do treinamento resistido.
II. Os diferentes tipos de treinos resistidos para idosos causam adaptações similares fisiológicas aos músculos estriados esqueléticos.
III. A repetição diária dos exercícios propostos é considerada eficiente para o aumento da capacidade de força para os idosos.
III, apenas.
I e II, apenas.

A afirmação I está correta, pois o aumento na capacidade de força em idosos acontece somente quando obtemos o estresse mecânico gerado por exercícios resistidos. Esse estresse mecânico leva a microrrupturas intracelular, causando adaptações fisiológicas e, por consequência, aumento na capacidade de força. A afirmação II está incorreta, pois existem diversos tipos de treinos e exercícios para estímulo da capacidade de força para idosos, porém, para cada tipo de exercício ou método de treino, as adaptações fisiológicas são diferentes, ou seja, o músculo estriado esquelético responde de acordo com a intensidade e o volume, portanto estímulos diferentes geram respostas diferentes. A afirmação III está incorreta, pois sabemos que o músculo estriado esquelético necessita de descanso para o desenvolvimento. Treinar o mesmo músculo diariamente não é eficiente, pois pode ser que o músculo não esteja recuperado o suficiente para o próximo estímulo. Dessa forma, o ideal é alternar as sessões de treino resistido.
I, II e III.
I, apenas.
II e III, apenas.

Refletindo sobre as doenças típicas do envelhecimento, podemos citar as doenças que atacam o coração.
Considerando isso, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. O bloqueio total da artéria coronária é causado pelo processo de envelhecimento, devido ao enrijecimento das artérias pelo excesso de colágeno.
II. O bloqueio da artéria coronária acarreta em infarto da área miocárdica, devido à supressão sanguínea na região.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.

Leia o texto a seguir: O teste de caminhada de 6 minutos foi originalmente desenvolvido para avaliar a capacidade funcional, monitorar a efetividade de tratamentos diversos e estabelecer o prognóstico de pacientes com doenças cardiorrespiratórias.
Analisando o teste de caminhada de seis minutos e a aplicação para as pessoas idosas, analise as seguintes asserções e a relação propostas entre elas.
I. Devido ao fato de o teste ser desenvolvido para indivíduos com baixa capacidade cardiorrespiratória, o uso para idosos é indicado. O teste leva em consideração o consumo máximo de oxigênio para calcular a distância prevista.
II. O teste de caminhada de seis minutos foi desenvolvido a partir do teste de Cooper de 12 minutos, para indivíduos com capacidade aeróbia baixa, sendo possível calcular o Vo2 máximo a partir da distância prevista.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são ambas proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Imagine que você iniciará um programa de atividade física com um idoso. Sendo ele do sexo masculino, pesando 87 kg, com a altura de 1,76m e a idade de 67 anos.
Considerando as informações acima, qual a distância prevista no teste de caminhada de 6 minutos para este idoso?
A distância prevista é de 785 metros.
A distância prevista é de 84,22 metros.
A distância prevista é de 451,87 metros.
A distância prevista é de 533,86 metros.

Quando visitamos academias, percebemos uma diversidade de atividades que são oferecidas ao público. Essas atividades envolvem todas as faixas etárias, com algumas prioridades para determinados públicos. O público composto por idosos tem se mostrado atraído pela hidroginástica, pois o meio aquático não apresenta impacto.
Considerando a saúde óssea, por que o impacto é primordial?
O impacto gera estiramento no osso, fundamental para o acionamento do mecanismo fisiológico do osso.
O impacto é primordial, pois gera carga mecânica de torção, que é fundamental para a captação do cálcio na corrente sanguínea.
O impacto gera o fator piezo elétrico no osso, fundamental para a manutenção da densidade mineral óssea.
O impacto é primordial, pois gera a carga mecânica de tração no osso que é fundamental para a absorção do colágeno.
O impacto gera força de cisalhamento no osso, fundamental para manutenção dos osteoblastos e osteoclastos.

O reducionismo acerca da prática do exercício físico leva qualquer indivíduo a acreditar que possui habilidades e competência para prescrever um programa de atividade física. Esse reducionismo levou a acreditar que a capacidade aeróbia deve ser treinada a partir de caminhadas e corridas. De acordo com as diretrizes para prescrição de atividade física para os idosos, uma das capacidades físicas necessárias para compor um programa de atividade física para essa população é a capacidade aeróbia.
Considerando a reflexão apresentada, assinale a opção correta.
A capacidade aeróbia, principalmente para as pessoas idosas, deve ser estimulada por caminhadas de baixa intensidade e curta duração, preservando, assim, a segurança dos idosos. Evitar esteira rolante, pois ela potencializa a incidência de quedas. Sendo assim, a melhor recomendação é que as caminhadas sejam realizadas em espaços planos e cobertos.
As diretrizes acerca da prescrição do exercício aeróbio para idosos mencionam que a capacidade aeróbia deve ser preconizada mantendo intensidade alta com grande volume, pois a capacidade aeróbia em idosos surte efeito apenas quando trabalhada em grandes intensidades e volumes. Sendo assim, sugere-se sempre a execução em equipamentos ergométricos.
A capacidade aeróbia em idosos pode ser preconizada por qualquer tipo de atividade, entre elas, danças, lutas e esportes coletivos e individuais. Porém deve-se respeitar a intensidade, que pode ser controlada pela frequência cárdica. A recomendação é de que a frequência cardíaca alvo de treino deve estar entre 90 e 95% da frequência cardíaca máxima.
A capacidade aeróbia se dá principalmente pela corrida, assim, a pessoa idosa, mesmo que com baixa intensidade e curto espaço de tempo, deve realizar a corrida. Deve-se priorizar a corrida em esteira rolante, pois o controle da velocidade permite ajustar de maneira adequada a intensidade desejada, pois, em ambiente externo, o controle da intensidade não é possível.

Se considerarmos que envelhecer é aumentar a idade cronológica, logo todos nós envelheceremos. Sendo assim, para vivermos por muito tempo, o único caminho é envelhecendo. A grande discussão não é a idade cronológica e sim a qualidade física, psíquica e social na qual passamos por esse processo. Levando-se em consideração a nossa biologia, a qualidade do envelhecimento vai depender do comportamento das nossas células. Sendo assim, as teorias biológicas do envelhecimento são estudadas por cientistas da área.
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmacoes a seguir:
I. Os telômeros são considerados o nosso relógio biológico, ou seja, sua divisão determina o tempo e isso pode acelerar o processo de envelhecimento biológico.
II. O aumento de radicais livres acelera a morte celular devido à oxidação e, assim, potencializa o processo de envelhecimento biológico.
III. A morte celular por apoptose acontece quando ocorrem danos genéticos ou de genoma, acarretando em necrose celular e comprometendo o processo de envelhecimento biológico.
II e III, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.

A gordura abdominal é considerada um importante fator de risco para doenças cardiovasculares, como o infarto e o AVC. Habitualmente encontra-se associada com níveis altos de triglicerídeos, baixos níveis do bom colesterol (HDL), resistência à ação da insulina e consequente elevação dos níveis do açúcar no sangue (diabetes). “A gordura abdominal é responsável, também, por causar o aumento da gordura do fígado, e frequentemente está associada com hipertensão arterial e aumento da viscosidade do sangue”.
Considerando o texto, analise as afirmativas a seguir:
I. O adipômetro não é recomendado para mensurar o percentual de gordura em idosos, devido à dificuldade de pinçamento local.
II. A circunferência abdominal é a antropometria ideal para verificar riscos cardiovasculares, pois é um indicador de acúmulo de gordura.
III. A razão cintura-quadril é considerada um bom indicador de riscos de desenvolver doenças cardíacas e metabólicas, pois verifica o acúmulo de gordura em regiões críticas do corpo humano.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
II e III, apenas.

Muito tempo atrás, a sala de musculação era frequentada pelos halterofilistas. Atualmente, esse quadro vem se modificando, dando espaços para idosos e pessoas que buscam melhorar a saúde. Sendo assim, a ciência aponta diversos benefícios que a musculação pode apresentar, principalmente para os idosos. Dentro das diretrizes de prática de exercício físico, o treinamento de força deve estar inserido nesses programas que visam melhorar a condição física da pessoa idosa.
Considerando o texto, analise as afirmações abaixo:
I. A manutenção ou o aumento da capacidade de força em idosos se dá pelas microrrupturas causadas no interior das fibras musculares, oriundas do estresse mecânico, geradas a partir do treinamento resistido.
II. Os diferentes tipos de treinos resistidos para idosos causam adaptações similares fisiológicas aos músculos estriados esqueléticos.
III. A repetição diária dos exercícios propostos é considerada eficiente para o aumento da capacidade de força para os idosos.
III, apenas.
I e II, apenas.

A afirmação I está correta, pois o aumento na capacidade de força em idosos acontece somente quando obtemos o estresse mecânico gerado por exercícios resistidos. Esse estresse mecânico leva a microrrupturas intracelular, causando adaptações fisiológicas e, por consequência, aumento na capacidade de força. A afirmação II está incorreta, pois existem diversos tipos de treinos e exercícios para estímulo da capacidade de força para idosos, porém, para cada tipo de exercício ou método de treino, as adaptações fisiológicas são diferentes, ou seja, o músculo estriado esquelético responde de acordo com a intensidade e o volume, portanto estímulos diferentes geram respostas diferentes. A afirmação III está incorreta, pois sabemos que o músculo estriado esquelético necessita de descanso para o desenvolvimento. Treinar o mesmo músculo diariamente não é eficiente, pois pode ser que o músculo não esteja recuperado o suficiente para o próximo estímulo. Dessa forma, o ideal é alternar as sessões de treino resistido.
I, II e III.
I, apenas.
II e III, apenas.

Refletindo sobre as doenças típicas do envelhecimento, podemos citar as doenças que atacam o coração.
Considerando isso, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. O bloqueio total da artéria coronária é causado pelo processo de envelhecimento, devido ao enrijecimento das artérias pelo excesso de colágeno.
II. O bloqueio da artéria coronária acarreta em infarto da área miocárdica, devido à supressão sanguínea na região.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.

Leia o texto a seguir: O teste de caminhada de 6 minutos foi originalmente desenvolvido para avaliar a capacidade funcional, monitorar a efetividade de tratamentos diversos e estabelecer o prognóstico de pacientes com doenças cardiorrespiratórias.
Analisando o teste de caminhada de seis minutos e a aplicação para as pessoas idosas, analise as seguintes asserções e a relação propostas entre elas.
I. Devido ao fato de o teste ser desenvolvido para indivíduos com baixa capacidade cardiorrespiratória, o uso para idosos é indicado. O teste leva em consideração o consumo máximo de oxigênio para calcular a distância prevista.
II. O teste de caminhada de seis minutos foi desenvolvido a partir do teste de Cooper de 12 minutos, para indivíduos com capacidade aeróbia baixa, sendo possível calcular o Vo2 máximo a partir da distância prevista.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são ambas proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.

Prévia do material em texto

12/01/2024, 12:42 AO2: Atividade Física e Envelhecimento
https://famonline.instructure.com/courses/31457/quizzes/157337 1/17
AO2
Entrega 7 de dez de 2023 em 23:59 Pontos 6 Perguntas 10
Disponível 28 de nov de 2023 em 0:00 - 7 de dez de 2023 em 23:59
Limite de tempo Nenhum
Instruções
Este teste foi travado 7 de dez de 2023 em 23:59.
Histórico de tentativas
Tentativa Tempo Pontuação
MAIS RECENTE Tentativa 1 81 minutos 1,8 de 6
Pontuação deste teste: 1,8 de 6
Enviado 28 de nov de 2023 em 11:58
Esta tentativa levou 81 minutos.
Importante:
Caso você esteja realizando a atividade através do aplicativo "Canvas Student", é necessário que
você clique em "FAZER O QUESTIONÁRIO", no final da página.
0,6 / 0,6 ptsPergunta 1
Leia o texto a seguir:
Imagine que você iniciará um programa de atividade física
com um idoso. Sendo ele do sexo masculino, pesando 87
kg, com a altura de 1,76m e a idade de 67 anos.
Considerando as informações acima, qual a distância
prevista no teste de caminhada de 6 minutos para este
idoso?
 A distância prevista é de 785 metros. 
A+
A
A-
https://famonline.instructure.com/courses/31457/quizzes/157337/history?version=1
12/01/2024, 12:42 AO2: Atividade Física e Envelhecimento
https://famonline.instructure.com/courses/31457/quizzes/157337 2/17
 A distância prevista é de 84,22 metros. 
 A distância prevista é de 451,87 metros. 
 A distância prevista é de 533,86 metros. Correto!Correto!
Alternativa correta.
A distância prevista deve ser calculada pela equação
correspondente ao sexo masculino. Sendo assim:
Distância prevista = (7,57 x altura em cm) – (5,02 x idade) – (1,76
x peso) -309.
Distância prevista = (7,57 x 176 cm) – (5,02 x 67 anos) – (1,76 x
87 kg) - 309
Distância prevista = 1332,32 – 336,34 – 153,12 – 309
Distância prevista = 1332,32 – 798,46
Distância prevista = 533,86 metros.
 A distância prevista é de -785,16 metros. 
0,6 / 0,6 ptsPergunta 2
Leia o texto a seguir:
Quando visitamos academias, percebemos uma diversidade
de atividades que são oferecidas ao público. Essas
atividades envolvem todas as faixas etárias, com algumas
prioridades para determinados públicos. O público composto
por idosos tem se mostrado atraído pela hidroginástica, pois
o meio aquático não apresenta impacto. 
Considerando a saúde óssea, por que o impacto é
primordial? 
A+
A
A-
12/01/2024, 12:42 AO2: Atividade Física e Envelhecimento
https://famonline.instructure.com/courses/31457/quizzes/157337 3/17
 
O impacto gera estiramento no osso, fundamental para o acionamento
do mecanismo fisiológico do osso.
 
O impacto é primordial, pois gera carga mecânica de torção, que é
fundamental para a captação do cálcio na corrente sanguínea.
 
O impacto gera o fator piezo elétrico no osso, fundamental para a
manutenção da densidade mineral óssea.
Correto!Correto!
Alternativa correta. Para que o mecanismo fisiológico do osso
funcione e mantenha a densidade mineral óssea, necessitamos
do impacto, que gera a carga mecânica de compressão. A carga
mecânica de compressão aciona o fator piezo elétrico, que é
essencial para o funcionamento do mecanismo fisiológico ósseo. 
 
O impacto é primordial, pois gera a carga mecânica de tração no osso
que é fundamental para a absorção do colágeno.
 
O impacto gera força de cisalhamento no osso, fundamental para
manutenção dos osteoblastos e osteoclastos.
0,6 / 0,6 ptsPergunta 3
Leia o texto a seguir:
O reducionismo acerca da prática do exercício físico leva
qualquer indivíduo a acreditar que possui habilidades e
competência para prescrever um programa de atividade
física. Esse reducionismo levou a acreditar que a capacidade
aeróbia deve ser treinada a partir de caminhadas e corridas.
De acordo com as diretrizes para prescrição de atividade
A+
A
A-
12/01/2024, 12:42 AO2: Atividade Física e Envelhecimento
https://famonline.instructure.com/courses/31457/quizzes/157337 4/17
física para os idosos, uma das capacidades físicas
necessárias para compor um programa de atividade física
para essa população é a capacidade aeróbia. 
Considerando a reflexão apresentada, assinale a opção
correta.
 
A capacidade aeróbia, principalmente para as pessoas idosas, deve ser
estimulada por caminhadas de baixa intensidade e curta duração,
preservando, assim, a segurança dos idosos. Evitar esteira rolante, pois
ela potencializa a incidência de quedas. Sendo assim, a melhor
recomendação é que as caminhadas sejam realizadas em espaços
planos e cobertos.
 
As diretrizes acerca da prescrição do exercício aeróbio para idosos
mencionam que a capacidade aeróbia deve ser preconizada mantendo
intensidade alta com grande volume, pois a capacidade aeróbia em
idosos surte efeito apenas quando trabalhada em grandes intensidades
e volumes. Sendo assim, sugere-se sempre a execução em
equipamentos ergométricos.
 
A capacidade aeróbia em idosos pode ser preconizada por qualquer
tipo de atividade, entre elas, danças, lutas e esportes coletivos e
individuais. Porém deve-se respeitar a intensidade, que pode ser
controlada pela frequência cárdica. A recomendação é de que a
frequência cardíaca alvo de treino deve estar entre 90 e 95% da
frequência cardíaca máxima.
 
A capacidade aeróbia se dá principalmente pela corrida, assim, a
pessoa idosa, mesmo que com baixa intensidade e curto espaço de
tempo, deve realizar a corrida. Deve-se priorizar a corrida em esteira
rolante, pois o controle da velocidade permite ajustar de maneira
adequada a intensidade desejada, pois, em ambiente externo, o
controle da intensidade não é possível.
A+
A
A-
12/01/2024, 12:42 AO2: Atividade Física e Envelhecimento
https://famonline.instructure.com/courses/31457/quizzes/157337 5/17
 
De acordo com as diretrizes de prescrição de exercício para idosos, a
capacidade aeróbia deve ser estimulada, porém, não necessariamente
deve ser realizada pela caminhada ou corrida. Existem diversas
maneiras de trabalhar a capacidade aeróbia, porém devemos nos
atentar na intensidade e no volume do exercício escolhido.
Correto!Correto!
Alternativa correta. As diretrizes para prescrição de atividade física
para idosos incluem a capacidade aeróbia, porém essa
capacidade não necessariamente pode ser estimulada por
caminhadas, corridas, bicicletas ergométricas, entre outros
similares. O que determina o treino aeróbio são o volume e a
intensidade do exercício, que pode ser controlado pela frequência
cardíaca, podendo ser realizado a partir de danças, jogos e
brincadeiras. 
0 / 0,6 ptsPergunta 4
Leia o texto a seguir:
Se considerarmos que envelhecer é aumentar a idade
cronológica, logo todos nós envelheceremos. Sendo assim,
para vivermos por muito tempo, o único caminho é
envelhecendo. A grande discussão não é a idade cronológica
e sim a qualidade física, psíquica e social na qual passamos
por esse processo. Levando-se em consideração a nossa
biologia, a qualidade do envelhecimento vai depender do
comportamento das nossas células. Sendo assim, as teorias
biológicas do envelhecimento são estudadas por cientistas
da área. 
Considerando as informações apresentadas, avalie as
afirmações a seguir:
I. Os telômeros são considerados o nosso relógio
biológico, ou seja, sua divisão determina o tempo e isso
pode acelerar o processo de envelhecimento biológico.
A+
A
A-
12/01/2024, 12:42 AO2: Atividade Física e Envelhecimento
https://famonline.instructure.com/courses/31457/quizzes/157337 6/17
II. O aumento de radicais livres acelera a morte celular
devido à oxidação e, assim, potencializa o processo de
envelhecimento biológico.
III. A morte celular por apoptose acontece quando ocorrem
danos genéticos ou de genoma, acarretando em necrose
celular e comprometendo o processo de envelhecimento
biológico.
É correto o que se afirma em:
 II e III, apenas. 
 III, apenas. 
 I e II, apenas. esposta corretaesposta correta
 I e III, apenas. 
 I, II e III. ocê respondeuocê respondeu
Alternativa incorreta. 
A afirmação I está correta, pois os telômeros são considerados o
relógio biológicodo corpo humano. A divisão é realizada até o
final, até que os telômeros não possam mais ser divididos,
comprometendo a função celular. Quando essa divisão é
acelerada, a morte celular torna-se precoce, acelerando o
processo de envelhecimento biológico. Assim, cuidar dos
telômeros significa cuidar do processo de envelhecimento.
A afirmação II está correta, pois o aumento de radicais livres
acelera a morte celular, pois invade as células até atingir as
mitocôndrias, gerando oxidação e, por consequência, a necrose.
Assim, a morte celular aumenta, potencializando o processo de
envelhecimento biológico.
A afirmação III está incorreta, pois a morte celular por apoptose
não acontece somente por problemas genéticos ou danos aos
genomas devido à alguma anomalia célula. A apoptose pode ser
útil, pois é considerada a morte natural da célula.
A+
A
A-
12/01/2024, 12:42 AO2: Atividade Física e Envelhecimento
https://famonline.instructure.com/courses/31457/quizzes/157337 7/17
0 / 0,6 ptsPergunta 5
Leia o texto a seguir:
A gordura abdominal é considerada um importante fator de
risco para doenças cardiovasculares, como o infarto e o
AVC. Habitualmente encontra-se associada com níveis altos
de triglicerídeos, baixos níveis do bom colesterol (HDL),
resistência à ação da insulina e consequente elevação dos
níveis do açúcar no sangue (diabetes). “A gordura abdominal
é responsável, também, por causar o aumento da gordura do
fígado, e frequentemente está associada com hipertensão
arterial e aumento da viscosidade do sangue”. 
Fonte: PAVANELLO, R. Conheça riscos cardíacos causados pelo excesso de gordura
abdominal. HCOR. Disponível em:
https://www.hcor.com.br/imprensa/noticias/conheca-riscos-cardiacos-causados-pelo-
excesso-de-gordura-abdominal/. 
Considerando o texto, analise as afirmativas a seguir:
I. O adipômetro não é recomendado para mensurar o
percentual de gordura em idosos, devido à dificuldade de
pinçamento local.
II. A circunferência abdominal é a antropometria ideal para
verificar riscos cardiovasculares, pois é um indicador de
acúmulo de gordura.
III. A razão cintura-quadril é considerada um bom indicador
de riscos de desenvolver doenças cardíacas e metabólicas,
pois verifica o acúmulo de gordura em regiões críticas do
corpo humano. 
É correto o que se afirma em:
 I e III, apenas. 
 I e II, apenas. 
A+
A
A-
12/01/2024, 12:42 AO2: Atividade Física e Envelhecimento
https://famonline.instructure.com/courses/31457/quizzes/157337 8/17
 III, apenas. 
 I, II e III. esposta corretaesposta correta
 II e III, apenas. ocê respondeuocê respondeu
Alternativa incorreta.
A afirmativa I está correta, pois devido à diminuição da massa
muscular, ao aumento de gordura no envelhecimento e ao
ressecamento da pele, o teste com o alicate adipômetro não é
recomendado para a utilização em idosos. A afirmativa II está
correta, pois a circunferência abdominal é um teste eficiente para
verificar o acúmulo da gordura abdominal, não agride a pele, é
um teste simples e o resultado pode apresentar estimar riscos de
doenças cardiovasculares, pois o acúmulo de gordura na região
abdominal significa grande risco de desencadear doenças. A
afirmativa III está correta, pois a razão cintura-quadril apresenta
um indicador de riscos de doenças cárdicas e metabólicas, pois
mostra o acúmulo de gordura em regiões críticas do corpo
humano, sendo um excelente teste para o público composto por
pessoas idosas. Estudos apresentam relações de doenças
cardíacas e metabólicas em regiões do corpo, quando essas
regiões acumulam gordura, o risco é eminente para desenvolver
tais doenças, devido a esse fato essa medida é fundamental nos
idosos. 
0 / 0,6 ptsPergunta 6
Leia o texto a seguir:
Muito tempo atrás, a sala de musculação era frequentada
pelos halterofilistas. Atualmente, esse quadro vem se
modificando, dando espaços para idosos e pessoas que
buscam melhorar a saúde. Sendo assim, a ciência aponta
diversos benefícios que a musculação pode apresentar,
principalmente para os idosos. Dentro das diretrizes de
prática de exercício físico, o treinamento de força deve estar
inserido nesses programas que visam melhorar a condição
física da pessoa idosa.
A+
A
A-
12/01/2024, 12:42 AO2: Atividade Física e Envelhecimento
https://famonline.instructure.com/courses/31457/quizzes/157337 9/17
Atualmente, existem diversas maneiras de estimular a
capacidade de força em idosos, como o treinamento com o
peso corporal e o Pilates, ou seja, modos que transcendem a
sala de musculação, pois não necessitam de altos níveis de
intensidade. Estudos científicos são realizados com o intuito
de comprovar se a ordem de execução dos exercícios pode
influenciar os resultados. A diretriz sugere priorizar exercícios
para os grandes grupos musculares, principalmente para
idosos iniciantes. Além de propor o volume e a intensidade
dos treinos. Tudo isso para extrair o melhor da prática do
exercício físico.
Considerando o texto, analise as afirmações abaixo:
I. A manutenção ou o aumento da capacidade de força em
idosos se dá pelas microrrupturas causadas no interior das
fibras musculares, oriundas do estresse mecânico, geradas
a partir do treinamento resistido. 
II. Os diferentes tipos de treinos resistidos para idosos
causam adaptações similares fisiológicas aos músculos
estriados esqueléticos.
III. A repetição diária dos exercícios propostos é
considerada eficiente para o aumento da capacidade de
força para os idosos.
É correto o que se afirma em:
 III, apenas. 
 I e II, apenas. ocê respondeuocê respondeu
A+
A
A-
12/01/2024, 12:42 AO2: Atividade Física e Envelhecimento
https://famonline.instructure.com/courses/31457/quizzes/157337 10/17
Alternativa incorreta. 
A afirmação I está correta, pois o aumento na capacidade de
força em idosos acontece somente quando obtemos o estresse
mecânico gerado por exercícios resistidos. Esse estresse
mecânico leva a microrrupturas intracelular, causando
adaptações fisiológicas e, por consequência, aumento na
capacidade de força.
A afirmação II está incorreta, pois existem diversos tipos de
treinos e exercícios para estímulo da capacidade de força para
idosos, porém, para cada tipo de exercício ou método de treino,
as adaptações fisiólogas são diferentes, ou seja, o músculo
estriado esquelético responde de acordo com a intensidade e o
volume, portanto estímulos diferentes geram respostas
diferentes.
A afirmação III está incorreta, pois sabemos que o músculo
estriado esquelético necessita de descanso para o
desenvolvimento. Treinar o mesmo músculo diariamente não é
eficiente, pois pode ser que o músculo não esteja recuperado o
suficiente para o próximo estímulo. Dessa forma, o ideal é
alternar as sessões de treino resistido.
 I, II e III. 
 I, apenas. esposta corretaesposta correta
 II e III, apenas. 
0 / 0,6 ptsPergunta 7
Observe o mapa a seguir: 
A+
A
A-
12/01/2024, 12:42 AO2: Atividade Física e Envelhecimento
https://famonline.instructure.com/courses/31457/quizzes/157337 11/17
Fonte: VERAS, R. P.; OLIVEIRA, M. Envelhecer no Brasil: a construção de um
modelo de cuidado. Ciência & Saúde Coletiva. v. 23, n. 6, jun. 2018. Disponível em:
https://www.scielosp.org/article/csc/2018.v23n6/1929-1936#. 
Considerando o mapa mental apresentado, assinale a
opção correta.
 
As etapas 1 e 3 são representadas como parte da prevenção primária.
A etapas 4 e 5 são representas pelo modelo biomédico, pois atuam
diretamente no tratamento das doenças existentes.
esposta corretaesposta correta
 
As etapas 1 e 3 são representadas pelo modelo biomédico, pois
consistem em identificação de doenças para o tratamento. As etapas 4
e 5 são representadas pela prevenção primária, pois tratam das
doenças existentes.
 
As etapas 3 e 5 são consideradas como prevenção primária, pois
envolvem tratamento intensivo das doenças existentes. As etapas 2 e 4
são representadas como modelo biomédico, pois buscam mapear as
condições e o estilo de vida para suas devidas prevenções.
A+
A
A-12/01/2024, 12:42 AO2: Atividade Física e Envelhecimento
https://famonline.instructure.com/courses/31457/quizzes/157337 12/17
 
As etapas 1 e 3 são representadas como parte integrante da
prevenção primária. As etapas 4 e 5 são representadas pelo modelo
biomédico, pois atuam no ambiente externo e não na cura paliativa das
doenças existentes.
ocê respondeuocê respondeu
Alternativa incorreta. As etapas 1 e 3 são consideradas como
prevenção primária, pois buscam mapear antecipadamente o
estilo e a condição de vida para identificar possíveis fatores de
risco. As etapas 4 e 5 encontram-se pautadas no modelo
biomédico da promoção da saúde, pois a doença já se encontra
instalada e deve-se buscar tratamento.
 
As etapas 1 e 4 são consideradas como prevenção primária, pois após
o acolhimento a pessoa é encaminhada para as emergências. A etapa
3 e 5 são consideradas como modelo biomédico, pois a identificação
das doenças começa no âmbito domiciliar.
0 / 0,6 ptsPergunta 8
Observe a figura a seguir:
Fonte: Disponível em: https://enfermagemflorence.com.br/infarto-agudo-do-
miocardio/. 
A+
A
A-
12/01/2024, 12:42 AO2: Atividade Física e Envelhecimento
https://famonline.instructure.com/courses/31457/quizzes/157337 13/17
Refletindo sobre as doenças típicas do envelhecimento,
podemos citar as doenças que atacam o coração.
Considerando isso, analise as seguintes asserções e a
relação proposta entre elas.
I. O bloqueio total da artéria coronária é causado pelo
processo de envelhecimento, devido ao enrijecimento das
artérias pelo excesso de colágeno.
PORQUE
II. O bloqueio da artéria coronária acarreta em infarto da
área miocárdica, devido à supressão sanguínea na região. 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
 
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição
verdadeira.
esposta corretaesposta correta
 
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição
falsa.
 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma
justificativa da I.
 As asserções I e II são proposições falsas. 
 
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma
justificativa da I.
ocê respondeuocê respondeu
A+
A
A-
12/01/2024, 12:42 AO2: Atividade Física e Envelhecimento
https://famonline.instructure.com/courses/31457/quizzes/157337 14/17
Alternativa incorreta. 
A asserção I é falsa, pois o bloqueio da artéria coronária não se
dá pelo processo do envelhecimento. O enrijecimento das
artérias e o colágeno podem contribuir para o aumento da
pressão arterial sistêmica, mas não ele causa ou bloqueia a
artéria coronária. O bloqueio se dá pelo excesso de colesterol
ruim. A asserção II é verdadeira, pois o bloqueio causado na
artéria coronária impossibilita a passagem do fluxo sanguíneo,
acarretando, assim, em morte da área miocárdica privada de
sangue, gerando assim infarto do miocárdio.
0 / 0,6 ptsPergunta 9
Leia o texto a seguir:
O teste de caminhada de 6 minutos foi originalmente
desenvolvido para avaliar a capacidade funcional, monitorar
a efetividade de tratamentos diversos e estabelecer o
prognóstico de pacientes com doenças cardiorrespiratórias.
Pacientes com tais disfunções apresentam intolerância ao
exercício devido ao mau funcionamento dos sistemas
respiratório e/ou cardiovascular e à disfunção dos músculos
esqueléticos periféricos e respiratórios. Contudo, mais
recentemente, o teste tem sido validado em diversas
populações, incluindo pacientes com fibromialgia, Acidente
Vascular Encefálico, amputações, obesidade mórbida,
Síndrome de Down, Alzheimer, Paralisia Cerebral, entre
outros.
Fonte: DOURADO, V. Z. Equações de referência para o Teste de Caminhada de Seis
Minutos em Indivíduos Saudáveis. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 96, n. 6, jun.
2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/abc/a/RtPqb8Q7hb57qMgks97m5kP/?
lang=pt&format=pdf. 
Analisando o teste de caminhada de seis minutos e a
aplicação para as pessoas idosas, analise as seguintes
A+
A
A-
12/01/2024, 12:42 AO2: Atividade Física e Envelhecimento
https://famonline.instructure.com/courses/31457/quizzes/157337 15/17
asserções e a relação propostas entre elas.
I. Devido ao fato de o teste ser desenvolvido para
indivíduos com baixa capacidade cardiorrespiratória, o uso
para idosos é indicado. O teste leva em consideração o
consumo máximo de oxigênio para calcular a distância
prevista.
PORQUE
II. O teste de caminhada de seis minutos foi desenvolvido
a partir do teste de Cooper de 12 minutos, para indivíduos
com capacidade aeróbia baixa, sendo possível calcular o
Vo2 máximo a partir da distância prevista.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma
justificativa da I.
 
A asserçãov I é uma proposição falsa e a II é uma proposição
verdadeira.
 As asserções I e II são ambas proposições falsas. esposta corretaesposta correta
 
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição
falsa.
 
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma
justificativa da I.
ocê respondeuocê respondeu
A+
A
A-
12/01/2024, 12:42 AO2: Atividade Física e Envelhecimento
https://famonline.instructure.com/courses/31457/quizzes/157337 16/17
Alternativa incorreta.
A asserção I é falsa, pois o teste foi desenvolvido para pessoas
com baixa capacidade cardiorrespiratória e, com isso, pode ser
aplicado ao público idoso, porém, para o cálculo da distância
prevista não necessitamos do valor do Vo2 máximo, e sim da
idade, do peso e da estatura. A asserção II é falsa, pois o teste de
caminhada de seis minutos realmente foi adaptado do teste de
Cooper de 12 minutos, porém, a partir da distância prevista, não
se consegue calcular o Vo2 máximo, apenas a distância prevista
levando em consideração a idade, o peso e a estatura.
0 / 0,6 ptsPergunta 10
Observe o gráfico a seguir:
Fonte: Disponível em: https://population.un.org/wpp/. 
Refletindo sobre a demografia do envelhecimento e
observando o gráfico acima, avalie as seguintes asserções e
a relação proposta entre elas.
I. A demografia do envelhecimento aponta que a população
idosa começa a compor parte significativa da nossa
população.
PORQUE
A+
A
A-
12/01/2024, 12:42 AO2: Atividade Física e Envelhecimento
https://famonline.instructure.com/courses/31457/quizzes/157337 17/17
II. O aumento de políticas públicas acerca da prática da
atividade física possui grande influência sobre a longevidade
da população.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: 
 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
esposta corretaesposta correta
 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa da I.
ocê respondeuocê respondeu
Alternativa incorreta. 
A asserção I é verdadeira, pois os demógrafos apontam que a
população idosa começa a compor parte significativa da nossa
população. A partir do ano de 2050, a prospecção é que haverá
mais idosos em comparação aos outros níveis etários menores. A
asserção II é falsa, pois, apesar de as políticas públicas e
privadas acerca da prática da atividade física contribuírem para a
longevidade da população, as políticas também devem incluir a
evolução tecnológica, a educação e o lazer para garantir a
longevidade da população, ou seja, são múltiplos os fatores,
sendo a atividade física apenas um deles. v
 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma
justificativa da I.
 As asserções I e II são proposições falsas. 
Pontuação do teste: 1,8 de 6
A+
A
A-

Mais conteúdos dessa disciplina