Logo Passei Direto
Buscar

Introdução ao Transtorno do Espectro Autista

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O objetivo principal do Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais (DSM) é fornecer uma fonte segura e cientificamente embasada para aplicação em pesquisa e na prática clínica. Desde a sua primeira publicação do DSM (I) até ao atual (V), sem dúvida houve uma grande evolução (RUSSO; VENÂNCIO, 2006, p. 5-8).
Com base nos autores, analise as alternativas a seguir:
I - Sua primeira versão, posteriormente conhecida como DSM I, era baseada em uma compreensão “psicossocial” da doença mental, concebida como uma reação aos problemas da vida e situações de dificuldade impingidas individualmente.
II - Com o DSM II, o modo psicanalítico de compreender a perturbação mental tornou-se ainda mais evidente. Nele foram abandonados, tanto o uso da noção de “reação” quanto a concepção “biopsicossocial” dos transtornos mentais.
III - O DSM III foi proclamado um manual ateórico, baseado em princípios de testabilidade e verificação, a partir dos quais cada transtorno é identificado por critérios acessíveis à observação e mensuração empíricos.
IV - Do DSM III para o DSM IV, foram inclusos diferentes diagnósticos e características relacionados somente para a pessoa com TEA, a fim de beneficiar as indústrias farmacêuticas para a produção de novos medicamentos.
A As alternativas I, II e IV estão corretas.
B As alternativas I, III e IV estão corretas.
C As alternativas II e IV estão corretas.
D As alternativas I, II e III estão corretas.

Os mesmos traços consideráveis em pacientes esquizofrênicos, apresentados pelo grupo de crianças observadas por Bleuler (1911) e Kanner (1943), ainda são os mesmos para conceituar e diagnosticar o autismo atualmente. É o que nos dizem, Zanon, Backes e Bosa (2014): “[...] as manifestações comportamentais que definem o TEA incluem comprometimentos qualitativos no desenvolvimento sociocomunicativo, bem como a presença de comportamentos estereotipados” (ZANON; BACKES; BOSA, 2014, p. 25).
Com base nas dimensões inseparáveis, analise as alternativas a seguir:
I - Uma das principais dificuldades para um diagnóstico precoce do autismo são justamente as inúmeras condições clínicas adversas.
II - Na busca de evidências que justificassem a precocidade das manifestações clínicas na criança com TEA, nunca se chegou de fato ao conceito do que é TEA.
III - O conceito do autismo passou a ser discutido e cada teoria aponta para um diagnostico diferente.
IV - É importante que os especialistas utilizem critérios bem estabelecidos para ter precisão em diagnosticar uma criança com TEA.
A As alternativas I, II e III estão corretas.
B As alternativas II e IV estão corretas.
C As alternativas II, III e IV estão corretas.
D As alternativas I e IV estão corretas.

Infelizmente, tem surgido nesta questão do TEA muitos mitos. Isto tem gerado diversos problemas para as famílias e a sociedade em geral. Muitas pessoas por não terem as informações corretas, acabam assimilando e compartilhando com outras pessoas mitos que acabam sendo aceitos como verdadeiros.
Sobre uma frase conhecida sobre o autismo, mas que não passa de um mito, assinale a alternativa CORRETA:
A Alguns autistas têm inteligência acima da média/são superdotados.
B Vacinas não causam autismo.
C Autistas não demonstram afeto/não gostam de contato físico.
D Os pais não são culpados pelo transtorno no filho.

Há muitos estudos relacionadas ao Transtorno do espectro autista – TEA, principalmente no que diz respeito a sua origem e definição. Cunha (2011), esclarece que a palavra autismo tem origem grega (autós), que significa dirigido a “si mesmo”. (CUNHA, 2011, p. 19-20).
Com base na fala do autor, analise as alternativas a seguir:
I - O autismo é conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA), que é definido, somente, como uma síndrome comportamental.
II - Em todas as descrições sobre a origem do termo “autismo” há compartilhamento da mesma conclusão, ou seja, nos traz sinônimo de retraimento, solidão e segregação.
III - A pessoa autista carrega em si mesmo uma condição própria subjetiva, que exige uma postura diferente por parte dos familiares e profissionais que o atendem.
IV - A definição do termo autismo também auxilia o seu diagnóstico, o qual deverá ser realizado por uma equipe de especialistas na área.
A As alternativas I, III e IV estão corretas.
B As alternativas II, III e IV estão corretas.
C As alternativas II e IV estão corretas.
D As alternativas I e III estão corretas.

Sobre estudos genéticos e o TEA, ainda existe uma possível relação da causa para o autismo e a síndrome do X frágil (SXF). Isso porque, segundo pesquisas de Boy et al. (2001), “a associação de X frágil com autismo confunde-se pelo comportamento autista apresentado por muitos daqueles pacientes.” (BOY, 2001, p. 5).
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I - A relação entre as possíveis causas do autismo e Síndrome do X-frágil (SXF) não tem proximidade alguma.
II - Existem características semelhantes entre o (TEA) e (SXF), como a deficiência intelectual, atraso no desenvolvimento motor, problemas de comportamento.
A A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

A literatura tem apresentado uma grande relação entre a alimentação e o autista, mas apesar disso, ainda não se sabe com certeza o que pode causar tais desordens gastrointestinais. Muitas crianças com TEA reclamam de desconfortos gastrointestinais associados com constipação, diarreia, dor abdominal e outras doenças gastrointestinais, assim como a seletividade por alguns alimentos e, preferencialmente, de uma certa marca.
Sobre essas desordens gastrointestinais e seus resultados, assinale a alternativa CORRETA:
A) Relativos à seletividade alimentar, problemas na motricidade oral, habilidades ligadas à alimentação e recusa alimentar.
B) Relativos à falta de apetite, problemas na mastigação, habilidades ligadas à alimentação e percepção alimentar.
C) Relativos ao excesso de apetite, problemas na mastigação, habilidades ligadas à alimentação e percepção alimentar.
D) Relativos à falta de apetite, problemas de dicção, habilidades ligadas à alimentação e infecções generalizadas.

Devido à característica de déficit na comunicação, algumas pessoas com TEA se expressam de maneiras diferentes. Com base na dificuldade da comunicação e à luz da literatura (APA, 2014) sobre a comunicação em pessoas com o TEA, analise as alternativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I - Déficits verbais e não verbais na comunicação social têm manifestações variadas, dependendo da idade, do nível intelectual e da capacidade linguística do indivíduo, bem como de outros fatores, como história de tratamento e apoio atual.
II - Muitos indivíduos têm déficits de linguagem, as quais variam de ausência total da fala, passando por atrasos na linguagem, compreensão reduzida da fala, fala em eco até linguagem explicitamente literal ou afetada.
III - É comum nas crianças que têm autismo uma fala inteligente e que repitam frases ouvidas anteriormente, de forma perfeitamente adequada ao contexto dos adultos, muito embora se expressem de forma infantilizada.
IV - Fala restrita, fala em eco até linguagem explicitamente literal ou afetada, mesmo quando habilidades linguísticas formais (vocabulário, gramática) estão intactas, o uso da linguagem para comunicação social recíproca está prejudicado no transtorno do espectro autista.
A As alternativas II, III e IV estão corretas.
B As alternativas I e IV estão corretas.
C As alternativas I, II e IV estão corretas.
D As alternativas I e III estão corretas.

É consenso e sabido que o sono é muito importante para recarregarmos nossas energias e sermos mais produtivos. Em autistas, os distúrbios do sono são bem comuns. Estima-se que entre 40% e 80% das crianças com autismo têm dificuldade para dormir. Amorim (2012) apresenta algumas dicas para auxiliar na higiene do sono do autista e que de certa forma serve para qualquer um que tem dificuldade para dormir.
De acordo com as dicas de Amorim, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Uma alimentação balanceada com alimentos leves e diminuir cochilos durante o dia são práticas que ajudam muito. Para reduzir night walking, usar o quarto como limite, retirar estímulos (brinquedos ou objetos que eles gostem de brincar) do quarto na hora de dormir, desenvolver habilidades de autocontrole e extinção gradual dos “passeios”.
( ) A medicação mais estudada é a melatonina, cuja ação diminui a latência do sono, aumenta a duração do sono total e diminui a variação da hora de dormir entre os dias.
( ) Desenvolver atividades como o uso de vídeos para brincadeiras, jogos e procurar mantê-lo focado nas tarefas de aprendizagem, especialmente aquelas que exigem bastante atenção.
( ) É bom estabelecer uma rotina para a noite, determinar uma hora apropriada para dormir, minimizar estímulos internos como TV, computador e vídeo game e externos como barulho e luminosidade.

Por volta da década de 1940, o psiquiatra austríaco Leo Kanner começou a realizar um estudo com crianças psicóticas e identificou diferenças entre elas, destacando as que apresentavam sintomas distintos ao da esquizofrenia, o que lhe permitiu realizar uma definição que circunscrevia o autismo. Esta pesquisa foi realizada de forma longitudinal, com 11 crianças que ele acompanhava desde muito pequenas e pode identificar comportamentos e características semelhantes. “Ele enfatizou a predominância dos déficits de relacionamento social, assim como dos comportamentos incomuns na definição da condição” (KLIN, 2006, p. 2).
Com base no exposto, analise as alternativas a seguir:
I - Havia uma “incapacidade de relacionar-se” de formas usuais com as pessoas desde o início da vida.
II - Respostas incomuns ao ambiente, que incluíam maneirismos motores estereotipados, resistência à mudança ou insistência na monotonia.
III - Déficits severos de comunicação verbal e total isolamento social, além de dificuldades relacionadas apenas a motricidade fina.
IV - [...] aspectos não usuais das habilidades de comunicação da criança, tais como a inversão dos pronomes e a tendência ao eco na linguagem (ecolalia).
A As alternativas II, III e IV estão corretas.
B As alternativas I, II e IV estão corretas.
C As alternativas I e III estão corretas.
D As alternativas I e IV estão corretas.

Muitos comportamentos e atitudes do autista estão relacionados aos transtornos de ansiedade. Sendo assim, é importante ter uma compreensão dos tipos de ansiedade que podem acometer uma pessoa. Existem vários tipos de ansiedade.
De acordo com os tipos de ansiedade que existem, classifique em V para os verdadeiros e F para os falsos:
( ) Síndrome do Pânico.
( ) Transtorno de Ansiedade Generalizado - TAG.
( ) Transtorno de personalidade.
( ) Transtorno de ansiedade social (fobia social).

Gonçalves e Pedruzzi (2013) expressam sua preocupação acerca da idade ideal para diagnosticar o autismo, descrevendo a importância do profissional fazer uma reflexão antes de anunciar para os pais que a criança apresenta um quadro de autismo. Porém todos os especialistas na área concordam que, quanto mais cedo for a “hipótese diagnóstica para sinais de autismo”, mais eficaz será a intervenção.
Com base em alguns sinais de autismo precoce nos primeiros meses de vida, analise as alternativas a seguir:
I - Os especialistas já sabem, por estudos, que os bebês não têm a capacidade de demonstrar afeto.
II - Nos primeiros meses de vida, ou seja, entre 5 a 8 meses, a criança pode se mostrar resistente às demonstrações de carinhos e aos toques, evidenciando hipersensibilidade táctil.
III - São crianças que, provavelmente, vão relutar a qualquer tentativa de abraço, colo, beijos, aconchegos.
IV - O diagnóstico deverá ser feito somente aos sete anos de idade, nunca nos primeiros anos de vida.
A As alternativas II e III estão corretas.
B As alternativas I e IV estão corretas.
C As alternativas I, II e III estão corretas.
D As alternativas II, III e IV estão corretas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Transtorno de Ansiedade Generalizado - TAG.
( ) Transtorno de personalidade.
( ) Transtorno de ansiedade social (fobia social).
A V – V – F – V.
B F – V – F – V.
C V – F – F – V.
D V – V – V – F.

A Deficiência Intelectual não aparece de repente. Nesse sentido, é importante que familiares e a escola estejam atentos aos pequenos atrasos nos bebês e crianças. Os especialistas da área de saúde chamam de “chaves de atraso de desenvolvimentos”. Esses atrasos serão pré-requisitos para atrasos maiores e motivos para iniciar intervenções terapêuticas o mais cedo possível.
Sobre os sinais em crianças que indicam esses atrasos de desenvolvimento, assinale a alternativa CORRETA:
A) Bebês que não demonstrem autonomia; facilidade na abstração; muita interatividade; facilidade na generalização.
B) Crianças que demonstram interesse por várias coisas; facilidade na concentração; pouca interatividade; maior elo com a mãe do que com o pai.
C) Crianças bem pequenas que não demonstram autonomia; dificuldade de abstração; atraso global no desenvolvimento; Dificuldade de generalização.
D) Bebês que demonstram interesse por várias coisas; dificuldade na concentração; muita interatividade; maior elo com o pai do que com a mãe.

Conforme observado nos estudos dessa unidade, o conceito que envolve a palavra comorbidade é muito amplo, entretanto, é possível trazer uma definição que leva a uma compreensão mais clara a respeito desse conceito.
Sobre uma boa definição para esse conceito, assinale a alternativa CORRETA:
A) Comorbidades são condições de doenças ou transtornos que acometem somente pessoas com TEA.
B) Comorbidades são condições de doenças ou transtornos associados a outros distúrbios ou transtornos, não depende da faixa etária e, em alguns casos, esta pode ser uma condição que acompanhará toda a vida da pessoa, necessitando de tratamento e intervenções por longo tempo.
C) Comorbidades se limitam a algum subgrupo especial, passando por uma pequena gama de transtornos mentais.
D) Comorbidades é a condição da pessoa que apresenta, de maneira simultânea, pelo menos três doenças, é a junção dessas três ou mais doenças que aparecem, em diferentes momentos na vida de uma pessoa.

A literatura científica apresenta categorias que contribuem para fazer o diagnóstico das comorbidades. Essas categorias trabalham com as condições físicas, mentais (neurológicas) e de comportamento, que estão dentro das divisões de comorbidade.
De acordo com essas categorias, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Comorbidade diagnóstica: dois ou mais transtornos cujos critérios diagnósticos se baseiam em sintomas não específicos.
( ) Comorbidade patogênica: quando um determinado distúrbio pode levar ao aparecimento de outro e ambos podem ser etiologicamente relacionados.
( ) Comorbidade prognóstica: quando a combinação de dois transtornos facilita o aparecimento de um terceiro.
( ) Comorbidade congênita: quando percebe-se que aquela comorbidade já veio antes mesmo do nascimento.
A V – V – V – F.
B V – V – F – V.
C V – F – V – V.
D F – V – V – F.

Um dos transtornos que também atingem pessoas com TEA é o Transtorno de Ansiedade. A ansiedade é uma reação normal do corpo diante do estresse, ela desempenha um importante papel para nossa sobrevivência. Podemos exemplificar quando uma pessoa se vê diante de uma situação perigosa e ameaçadora, sua reação é a ansiedade que desencadeia uma resposta em nosso corpo para luta ou fuga.
Sobre os tipos de transtornos de ansiedade, segundo a APA (2014), assinale a alternativa CORRETA:
A Transtorno de ansiedade generalizada, transtorno de pânico, transtorno de estresse pós-traumático ou outros transtornos de ansiedade.
B Transtorno alimentar de ansiedade, transtorno de pânico, transtorno do déficit de atenção ou outros transtornos de ansiedade.
C Transtorno de hiperatividade, transtorno pós-traumático, transtorno do sono ou outros transtornos da ansiedade.
D Transtorno obsessivo compulsivo, transtorno do sono, transtorno generalizado ou outros transtornos de ansiedade.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

O objetivo principal do Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais (DSM) é fornecer uma fonte segura e cientificamente embasada para aplicação em pesquisa e na prática clínica. Desde a sua primeira publicação do DSM (I) até ao atual (V), sem dúvida houve uma grande evolução (RUSSO; VENÂNCIO, 2006, p. 5-8).
Com base nos autores, analise as alternativas a seguir:
I - Sua primeira versão, posteriormente conhecida como DSM I, era baseada em uma compreensão “psicossocial” da doença mental, concebida como uma reação aos problemas da vida e situações de dificuldade impingidas individualmente.
II - Com o DSM II, o modo psicanalítico de compreender a perturbação mental tornou-se ainda mais evidente. Nele foram abandonados, tanto o uso da noção de “reação” quanto a concepção “biopsicossocial” dos transtornos mentais.
III - O DSM III foi proclamado um manual ateórico, baseado em princípios de testabilidade e verificação, a partir dos quais cada transtorno é identificado por critérios acessíveis à observação e mensuração empíricos.
IV - Do DSM III para o DSM IV, foram inclusos diferentes diagnósticos e características relacionados somente para a pessoa com TEA, a fim de beneficiar as indústrias farmacêuticas para a produção de novos medicamentos.
A As alternativas I, II e IV estão corretas.
B As alternativas I, III e IV estão corretas.
C As alternativas II e IV estão corretas.
D As alternativas I, II e III estão corretas.

Os mesmos traços consideráveis em pacientes esquizofrênicos, apresentados pelo grupo de crianças observadas por Bleuler (1911) e Kanner (1943), ainda são os mesmos para conceituar e diagnosticar o autismo atualmente. É o que nos dizem, Zanon, Backes e Bosa (2014): “[...] as manifestações comportamentais que definem o TEA incluem comprometimentos qualitativos no desenvolvimento sociocomunicativo, bem como a presença de comportamentos estereotipados” (ZANON; BACKES; BOSA, 2014, p. 25).
Com base nas dimensões inseparáveis, analise as alternativas a seguir:
I - Uma das principais dificuldades para um diagnóstico precoce do autismo são justamente as inúmeras condições clínicas adversas.
II - Na busca de evidências que justificassem a precocidade das manifestações clínicas na criança com TEA, nunca se chegou de fato ao conceito do que é TEA.
III - O conceito do autismo passou a ser discutido e cada teoria aponta para um diagnostico diferente.
IV - É importante que os especialistas utilizem critérios bem estabelecidos para ter precisão em diagnosticar uma criança com TEA.
A As alternativas I, II e III estão corretas.
B As alternativas II e IV estão corretas.
C As alternativas II, III e IV estão corretas.
D As alternativas I e IV estão corretas.

Infelizmente, tem surgido nesta questão do TEA muitos mitos. Isto tem gerado diversos problemas para as famílias e a sociedade em geral. Muitas pessoas por não terem as informações corretas, acabam assimilando e compartilhando com outras pessoas mitos que acabam sendo aceitos como verdadeiros.
Sobre uma frase conhecida sobre o autismo, mas que não passa de um mito, assinale a alternativa CORRETA:
A Alguns autistas têm inteligência acima da média/são superdotados.
B Vacinas não causam autismo.
C Autistas não demonstram afeto/não gostam de contato físico.
D Os pais não são culpados pelo transtorno no filho.

Há muitos estudos relacionadas ao Transtorno do espectro autista – TEA, principalmente no que diz respeito a sua origem e definição. Cunha (2011), esclarece que a palavra autismo tem origem grega (autós), que significa dirigido a “si mesmo”. (CUNHA, 2011, p. 19-20).
Com base na fala do autor, analise as alternativas a seguir:
I - O autismo é conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA), que é definido, somente, como uma síndrome comportamental.
II - Em todas as descrições sobre a origem do termo “autismo” há compartilhamento da mesma conclusão, ou seja, nos traz sinônimo de retraimento, solidão e segregação.
III - A pessoa autista carrega em si mesmo uma condição própria subjetiva, que exige uma postura diferente por parte dos familiares e profissionais que o atendem.
IV - A definição do termo autismo também auxilia o seu diagnóstico, o qual deverá ser realizado por uma equipe de especialistas na área.
A As alternativas I, III e IV estão corretas.
B As alternativas II, III e IV estão corretas.
C As alternativas II e IV estão corretas.
D As alternativas I e III estão corretas.

Sobre estudos genéticos e o TEA, ainda existe uma possível relação da causa para o autismo e a síndrome do X frágil (SXF). Isso porque, segundo pesquisas de Boy et al. (2001), “a associação de X frágil com autismo confunde-se pelo comportamento autista apresentado por muitos daqueles pacientes.” (BOY, 2001, p. 5).
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I - A relação entre as possíveis causas do autismo e Síndrome do X-frágil (SXF) não tem proximidade alguma.
II - Existem características semelhantes entre o (TEA) e (SXF), como a deficiência intelectual, atraso no desenvolvimento motor, problemas de comportamento.
A A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

A literatura tem apresentado uma grande relação entre a alimentação e o autista, mas apesar disso, ainda não se sabe com certeza o que pode causar tais desordens gastrointestinais. Muitas crianças com TEA reclamam de desconfortos gastrointestinais associados com constipação, diarreia, dor abdominal e outras doenças gastrointestinais, assim como a seletividade por alguns alimentos e, preferencialmente, de uma certa marca.
Sobre essas desordens gastrointestinais e seus resultados, assinale a alternativa CORRETA:
A) Relativos à seletividade alimentar, problemas na motricidade oral, habilidades ligadas à alimentação e recusa alimentar.
B) Relativos à falta de apetite, problemas na mastigação, habilidades ligadas à alimentação e percepção alimentar.
C) Relativos ao excesso de apetite, problemas na mastigação, habilidades ligadas à alimentação e percepção alimentar.
D) Relativos à falta de apetite, problemas de dicção, habilidades ligadas à alimentação e infecções generalizadas.

Devido à característica de déficit na comunicação, algumas pessoas com TEA se expressam de maneiras diferentes. Com base na dificuldade da comunicação e à luz da literatura (APA, 2014) sobre a comunicação em pessoas com o TEA, analise as alternativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I - Déficits verbais e não verbais na comunicação social têm manifestações variadas, dependendo da idade, do nível intelectual e da capacidade linguística do indivíduo, bem como de outros fatores, como história de tratamento e apoio atual.
II - Muitos indivíduos têm déficits de linguagem, as quais variam de ausência total da fala, passando por atrasos na linguagem, compreensão reduzida da fala, fala em eco até linguagem explicitamente literal ou afetada.
III - É comum nas crianças que têm autismo uma fala inteligente e que repitam frases ouvidas anteriormente, de forma perfeitamente adequada ao contexto dos adultos, muito embora se expressem de forma infantilizada.
IV - Fala restrita, fala em eco até linguagem explicitamente literal ou afetada, mesmo quando habilidades linguísticas formais (vocabulário, gramática) estão intactas, o uso da linguagem para comunicação social recíproca está prejudicado no transtorno do espectro autista.
A As alternativas II, III e IV estão corretas.
B As alternativas I e IV estão corretas.
C As alternativas I, II e IV estão corretas.
D As alternativas I e III estão corretas.

É consenso e sabido que o sono é muito importante para recarregarmos nossas energias e sermos mais produtivos. Em autistas, os distúrbios do sono são bem comuns. Estima-se que entre 40% e 80% das crianças com autismo têm dificuldade para dormir. Amorim (2012) apresenta algumas dicas para auxiliar na higiene do sono do autista e que de certa forma serve para qualquer um que tem dificuldade para dormir.
De acordo com as dicas de Amorim, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Uma alimentação balanceada com alimentos leves e diminuir cochilos durante o dia são práticas que ajudam muito. Para reduzir night walking, usar o quarto como limite, retirar estímulos (brinquedos ou objetos que eles gostem de brincar) do quarto na hora de dormir, desenvolver habilidades de autocontrole e extinção gradual dos “passeios”.
( ) A medicação mais estudada é a melatonina, cuja ação diminui a latência do sono, aumenta a duração do sono total e diminui a variação da hora de dormir entre os dias.
( ) Desenvolver atividades como o uso de vídeos para brincadeiras, jogos e procurar mantê-lo focado nas tarefas de aprendizagem, especialmente aquelas que exigem bastante atenção.
( ) É bom estabelecer uma rotina para a noite, determinar uma hora apropriada para dormir, minimizar estímulos internos como TV, computador e vídeo game e externos como barulho e luminosidade.

Por volta da década de 1940, o psiquiatra austríaco Leo Kanner começou a realizar um estudo com crianças psicóticas e identificou diferenças entre elas, destacando as que apresentavam sintomas distintos ao da esquizofrenia, o que lhe permitiu realizar uma definição que circunscrevia o autismo. Esta pesquisa foi realizada de forma longitudinal, com 11 crianças que ele acompanhava desde muito pequenas e pode identificar comportamentos e características semelhantes. “Ele enfatizou a predominância dos déficits de relacionamento social, assim como dos comportamentos incomuns na definição da condição” (KLIN, 2006, p. 2).
Com base no exposto, analise as alternativas a seguir:
I - Havia uma “incapacidade de relacionar-se” de formas usuais com as pessoas desde o início da vida.
II - Respostas incomuns ao ambiente, que incluíam maneirismos motores estereotipados, resistência à mudança ou insistência na monotonia.
III - Déficits severos de comunicação verbal e total isolamento social, além de dificuldades relacionadas apenas a motricidade fina.
IV - [...] aspectos não usuais das habilidades de comunicação da criança, tais como a inversão dos pronomes e a tendência ao eco na linguagem (ecolalia).
A As alternativas II, III e IV estão corretas.
B As alternativas I, II e IV estão corretas.
C As alternativas I e III estão corretas.
D As alternativas I e IV estão corretas.

Muitos comportamentos e atitudes do autista estão relacionados aos transtornos de ansiedade. Sendo assim, é importante ter uma compreensão dos tipos de ansiedade que podem acometer uma pessoa. Existem vários tipos de ansiedade.
De acordo com os tipos de ansiedade que existem, classifique em V para os verdadeiros e F para os falsos:
( ) Síndrome do Pânico.
( ) Transtorno de Ansiedade Generalizado - TAG.
( ) Transtorno de personalidade.
( ) Transtorno de ansiedade social (fobia social).

Gonçalves e Pedruzzi (2013) expressam sua preocupação acerca da idade ideal para diagnosticar o autismo, descrevendo a importância do profissional fazer uma reflexão antes de anunciar para os pais que a criança apresenta um quadro de autismo. Porém todos os especialistas na área concordam que, quanto mais cedo for a “hipótese diagnóstica para sinais de autismo”, mais eficaz será a intervenção.
Com base em alguns sinais de autismo precoce nos primeiros meses de vida, analise as alternativas a seguir:
I - Os especialistas já sabem, por estudos, que os bebês não têm a capacidade de demonstrar afeto.
II - Nos primeiros meses de vida, ou seja, entre 5 a 8 meses, a criança pode se mostrar resistente às demonstrações de carinhos e aos toques, evidenciando hipersensibilidade táctil.
III - São crianças que, provavelmente, vão relutar a qualquer tentativa de abraço, colo, beijos, aconchegos.
IV - O diagnóstico deverá ser feito somente aos sete anos de idade, nunca nos primeiros anos de vida.
A As alternativas II e III estão corretas.
B As alternativas I e IV estão corretas.
C As alternativas I, II e III estão corretas.
D As alternativas II, III e IV estão corretas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Transtorno de Ansiedade Generalizado - TAG.
( ) Transtorno de personalidade.
( ) Transtorno de ansiedade social (fobia social).
A V – V – F – V.
B F – V – F – V.
C V – F – F – V.
D V – V – V – F.

A Deficiência Intelectual não aparece de repente. Nesse sentido, é importante que familiares e a escola estejam atentos aos pequenos atrasos nos bebês e crianças. Os especialistas da área de saúde chamam de “chaves de atraso de desenvolvimentos”. Esses atrasos serão pré-requisitos para atrasos maiores e motivos para iniciar intervenções terapêuticas o mais cedo possível.
Sobre os sinais em crianças que indicam esses atrasos de desenvolvimento, assinale a alternativa CORRETA:
A) Bebês que não demonstrem autonomia; facilidade na abstração; muita interatividade; facilidade na generalização.
B) Crianças que demonstram interesse por várias coisas; facilidade na concentração; pouca interatividade; maior elo com a mãe do que com o pai.
C) Crianças bem pequenas que não demonstram autonomia; dificuldade de abstração; atraso global no desenvolvimento; Dificuldade de generalização.
D) Bebês que demonstram interesse por várias coisas; dificuldade na concentração; muita interatividade; maior elo com o pai do que com a mãe.

Conforme observado nos estudos dessa unidade, o conceito que envolve a palavra comorbidade é muito amplo, entretanto, é possível trazer uma definição que leva a uma compreensão mais clara a respeito desse conceito.
Sobre uma boa definição para esse conceito, assinale a alternativa CORRETA:
A) Comorbidades são condições de doenças ou transtornos que acometem somente pessoas com TEA.
B) Comorbidades são condições de doenças ou transtornos associados a outros distúrbios ou transtornos, não depende da faixa etária e, em alguns casos, esta pode ser uma condição que acompanhará toda a vida da pessoa, necessitando de tratamento e intervenções por longo tempo.
C) Comorbidades se limitam a algum subgrupo especial, passando por uma pequena gama de transtornos mentais.
D) Comorbidades é a condição da pessoa que apresenta, de maneira simultânea, pelo menos três doenças, é a junção dessas três ou mais doenças que aparecem, em diferentes momentos na vida de uma pessoa.

A literatura científica apresenta categorias que contribuem para fazer o diagnóstico das comorbidades. Essas categorias trabalham com as condições físicas, mentais (neurológicas) e de comportamento, que estão dentro das divisões de comorbidade.
De acordo com essas categorias, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Comorbidade diagnóstica: dois ou mais transtornos cujos critérios diagnósticos se baseiam em sintomas não específicos.
( ) Comorbidade patogênica: quando um determinado distúrbio pode levar ao aparecimento de outro e ambos podem ser etiologicamente relacionados.
( ) Comorbidade prognóstica: quando a combinação de dois transtornos facilita o aparecimento de um terceiro.
( ) Comorbidade congênita: quando percebe-se que aquela comorbidade já veio antes mesmo do nascimento.
A V – V – V – F.
B V – V – F – V.
C V – F – V – V.
D F – V – V – F.

Um dos transtornos que também atingem pessoas com TEA é o Transtorno de Ansiedade. A ansiedade é uma reação normal do corpo diante do estresse, ela desempenha um importante papel para nossa sobrevivência. Podemos exemplificar quando uma pessoa se vê diante de uma situação perigosa e ameaçadora, sua reação é a ansiedade que desencadeia uma resposta em nosso corpo para luta ou fuga.
Sobre os tipos de transtornos de ansiedade, segundo a APA (2014), assinale a alternativa CORRETA:
A Transtorno de ansiedade generalizada, transtorno de pânico, transtorno de estresse pós-traumático ou outros transtornos de ansiedade.
B Transtorno alimentar de ansiedade, transtorno de pânico, transtorno do déficit de atenção ou outros transtornos de ansiedade.
C Transtorno de hiperatividade, transtorno pós-traumático, transtorno do sono ou outros transtornos da ansiedade.
D Transtorno obsessivo compulsivo, transtorno do sono, transtorno generalizado ou outros transtornos de ansiedade.

Prévia do material em texto

Prova Impressa
GABARITO | Avaliação da Disciplina (Cod.:666862)
Peso da Avaliação 10,00
Prova 75630506
Qtd. de Questões 20
Nota 10,00
O objetivo principal do Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais (DSM) é 
fornecer uma fonte segura e cientificamente embasada para aplicação em pesquisa e na prática 
clínica. Desde a sua primeira publicação do DSM (I) até ao atual (V), sem dúvida houve uma grande 
evolução (RUSSO; VENÂNCIO, 2006, p. 5-8).
Com base nos autores, analise as alternativas a seguir:
I - Sua primeira versão, posteriormente conhecida como DSM I, era baseada em uma compreensão 
“psicossocial” da doença mental, concebida como uma reação aos problemas da vida e situações de 
dificuldade impingidas individualmente. 
II - Com o DSM II, o modo psicanalítico de compreender a perturbação mental tornou-se ainda mais 
evidente. Nele foram abandonados, tanto o uso da noção de “reação” quanto a concepção 
“biopsicossocial” dos transtornos mentais.
III - O DSM III foi proclamado um manual ateórico, baseado em princípios de testabilidade e 
verificação, a partir dos quais cada transtorno é identificado por critérios acessíveis à observação e 
mensuração empíricos.
IV - Do DSM III para o DSM IV, foram inclusos diferentes diagnósticos e características relacionados 
somente para a pessoa com TEA, a fim de beneficiar as indústrias farmacêuticas para a produção de 
novos medicamentos.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: (RUSSO J.; VENÂNCIO. A. T. A. Classificando as pessoas e suas perturbações: a 
“revolução terminológica” do DSM III. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental. vol. 
IX, núm. 3, septiembre, 2006, pp. 460-483. Disponível em: 
https://www.redalyc.org/pdf/2330/233017487007.pdf. Acesso em: 16 dez. 2019.)
A As alternativas I, II e IV estão corretas.
B As alternativas I, III e IV estão corretas.
C As alternativas II e IV estão corretas.
D As alternativas I, II e III estão corretas.
Os mesmos traços consideráveis em pacientes esquizofrênicos, apresentados pelo grupo de 
crianças observadas por Bleuler (1911) e Kanner (1943), ainda são os mesmos para conceituar e 
diagnosticar o autismo atualmente. É o que nos dizem, Zanon, Backes e Bosa (2014): “[...] as 
manifestações comportamentais que definem o TEA incluem comprometimentos qualitativos no 
desenvolvimento sociocomunicativo, bem como a presença de comportamentos estereotipados” 
(ZANON; BACKES; BOSA, 2014, p. 25).
Com base nas dimensões inseparáveis, analise as alternativas a seguir:
 VOLTAR
A+ Alterar modo de visualização
1
2
I - Uma das principais dificuldades para um diagnóstico precoce do autismo são justamente as 
inúmeras condições clínicas adversas.
II - Na busca de evidências que justificassem a precocidade das manifestações clínicas na criança 
com TEA, nunca se chegou de fato ao conceito do que é TEA.
III - O conceito do autismo passou a ser discutido e cada teoria aponta para um diagnostico diferente.
IV - É importante que os especialistas utilizem critérios bem 
estabelecidos para ter precisão em diagnosticar uma criança com TEA.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: (ZANON, B. R.; BACKES. B.; BOSA. A. C. Identificação dos primeiros sintomas do 
autismo pelos pais. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2014. Disponível em: 
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000100004. Acesso em: 18 
dez. 2019.)
A As alternativas I, II e III estão corretas.
B As alternativas II e IV estão corretas.
C As alternativas II, III e IV estão corretas.
D As alternativas I e IV estão corretas.
Infelizmente, tem surgido nesta questão do TEA muitos mitos. Isto tem gerado diversos 
problemas para as famílias e a sociedade em geral. Muitas pessoas por não terem as informações 
corretas, acabam assimilando e compartilhando com outras pessoas mitos que acabam sendo aceitos 
como verdadeiros.
Sobre uma frase conhecida sobre o autismo, mas que não passa de um mito, assinale a alternativa 
CORRETA:
A Autistas não demonstram afeto/não gostam de contato físico.
B Vacinas não causam autismo. 
C Os pais não são culpados pelo transtorno no filho.
D Alguns autistas têm inteligência acima da média/são superdotados.
Há muitos estudos relacionadas ao Transtorno do espectro autista – TEA, principalmente no que 
diz respeito a sua origem e definição. Cunha (2011), esclarece que a palavra autismo tem origem 
grega (autós), que significa dirigido a “si mesmo”. (CUNHA, 2011, p. 19-20).
Com base na fala do autor, analise as alternativas a seguir:
I - O autismo é conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA), que é definido, somente, 
como uma síndrome comportamental.
II - Em todas as descrições sobre a origem do termo “autismo” há compartilhamento da mesma 
conclusão, ou seja, nos traz sinônimo de retraimento, solidão e segregação.
III - A pessoa autista carrega em si mesmo uma condição própria subjetiva, que exige uma postura 
diferente por parte dos familiares e profissionais que o atendem.
3
4
IV - A definição do termo autismo também auxilia o seu diagnóstico, o qual deverá ser realizado por 
uma equipe de especialistas na área.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: (CUNHA, E. Autismo e Inclusão: psicopedagogia e práticas educativas na escola e na 
família. 3 ed. Rio de janeiro: Wak Ed., 2011.)
A As alternativas I, III e IV estão corretas.
B As alternativas II, III e IV estão corretas.
C As alternativas II e IV estão corretas.
D As alternativas I e III estão corretas.
Sobre estudos genéticos e o TEA, ainda existe uma possível relação da causa para o autismo e a 
síndrome do X frágil (SXF). Isso porque, segundo pesquisas de Boy et al. (2001), “a associação de X 
frágil com autismo confunde-se pelo comportamento autista apresentado por muitos daqueles 
pacientes.” (BOY, 2001, p. 5).
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I - A relação entre as possíveis causas do autismo e Síndrome do X-frágil (SXF) não tem proximidade 
alguma.
PORQUE
II - Existem características semelhantes entre o (TEA) e (SXF), como a deficiência intelectual, atraso 
no desenvolvimento motor, problemas de comportamento.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BOY, Raquel et al.Síndrome do X frágil: estudo caso-controle envolvendo pacientes pré e 
pós-puberais com diagnóstico confirmado por análise molecular. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2001, 
vol.59, n.1, pp.83-88. ISSN 1678-4227. https://doi.org/10.1590/S0004-282X2001000100017. Acesso 
em: 18 fev. 2020.
A A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A literatura tem apresentado uma grande relação entre a alimentação e o autista, mas apesar 
disso, ainda não se sabe com certeza o que pode causar tais desordens gastrointestinais. Muitas 
crianças com TEA reclamam de desconfortos gastrointestinais associados com constipação, diarreia, 
dor abdominal e outras doenças gastrointestinais, assim como a seletividade por alguns alimentos e, 
preferencialmente, de uma certa marca. 
5
6
Sobre essas desordens gastrointestinais e seus resultados, assinale a alternativa CORRETA:
A Relativos à falta de apetite, problemas na mastigação, habilidades ligadas à alimentação e
percepção alimentar.
B Relativos à falta de apetite, problemas de dicção, habilidades ligadas à alimentação e infecções
generalizadas.
C
Relativos ao excesso de apetite, problemas na mastigação, habilidades ligadas à alimentação e
percepção alimentar.
 
D
Relativos à seletividade alimentar, problemas na motricidade oral, habilidades ligadas à
alimentação e recusa alimentar.
 
Devido à característica de déficit na comunicação, algumas pessoas com TEA se expressam de 
maneiras diferentes. Com base na dificuldade da comunicaçãoe à luz da literatura (APA, 2014) sobre 
a comunicação em pessoas com o TEA, analise as alternativas a seguir:
 
I - Déficits verbais e não verbais na comunicação social têm manifestações variadas, dependendo da 
idade, do nível intelectual e da capacidade linguística do indivíduo, bem como de outros fatores, 
como história de tratamento e apoio atual.
 
II - Muitos indivíduos têm déficits de linguagem, as quais variam de ausência total da fala, passando 
por atrasos na linguagem, compreensão reduzida da fala, fala em eco até linguagem explicitamente 
literal ou afetada.
 
III - É comum nas crianças que têm autismo uma fala inteligente e que repitam frases ouvidas 
anteriormente, de forma perfeitamente adequada ao contexto dos adultos, muito embora se expressem 
de forma infantilizada.
 
IV - Fala restrita, fala em eco até linguagem explicitamente literal ou afetada, mesmo quando 
habilidades linguísticas formais (vocabulário, gramática) estão intactas, o uso da linguagem para 
comunicação social recíproca está prejudicado no transtorno do espectro autista.
Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: APA. AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. 
Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. (DSM-5). 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014
A As alternativas II, III e IV estão corretas.
B As alternativas I e IV estão corretas.
C As alternativas I, II e IV estão corretas.
D As alternativas I e III estão corretas.
É consenso e sabido que o sono é muito importante para recarregarmos nossas energias e sermos 
mais produtivos. Em autistas, os distúrbios do sono são bem comuns. Estima-se que entre 40% e 80% 
das crianças com autismo têm dificuldade para dormir. Amorim (2012) apresenta algumas dicas para 
auxiliar na higiene do sono do autista e que de certa forma serve para qualquer um que tem 
dificuldade para dormir.
7
8
De acordo com as dicas de Amorim, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
FONTE: AMORIM D. C. L. Sono e Autismo – Resumo da palestra ministrada em 30/07/2012. 
Psiquiatra da AMA. Disponível em: http://www.ama.org.br/site/wp-
content/uploads/2017/08/sonoeautismo.pdf. Acesso em: 15 jan. de 2020.
( ) Uma alimentação balanceada com alimentos leves e diminuir cochilos durante o dia são práticas 
que ajudam muito. Para reduzir night walking, usar o quarto como limite, retirar estímulos 
(brinquedos ou objetos que eles gostem de brincar) do quarto na hora de dormir, desenvolver 
habilidades de autocontrole e extinção gradual dos “passeios”.
( ) A medicação mais estudada é a melatonina, cuja ação diminui a latência do sono, aumenta a 
duração do sono total e diminui a variação da hora de dormir entre os dias. 
( ) Desenvolver atividades como o uso de vídeos para brincadeiras, jogos e procurar mantê-lo focado 
nas tarefas de aprendizagem, especialmente aquelas que exigem bastante atenção. 
( ) É bom estabelecer uma rotina para a noite, determinar uma hora apropriada para dormir, 
minimizar estímulos internos como TV, computador e vídeo game e externos como barulho e 
luminosidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V – V – F – V.
B F – V – V – F.
C V – F – V – V.
D F – V – F – V.
A habilidade de dar e receber feedback é essencial para moldar o desempenho e a atuação nos 
relacionamentos interpessoais, mantendo, consequentemente, a qualidade deles.
 Nesse contexto, assinale V para verdadeiro e F para falso acerca das características do feedback: 
( ) Caracteriza-se pela descrição verbal ou escrita do desempenho de um indivíduo.
( ) Contribui para mudanças comportamentais dos indivíduos.
( ) Permite que o indivíduo compreenda como seu comportamento afeta o outro. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas:
A V – V – V.
B F – V – V.
C V – F – V.
D V – V – F.
Por volta da década de 1940, o psiquiatra austríaco Leo Kanner começou a realizar um estudo 
com crianças psicóticas e identificou diferenças entre elas, destacando as que apresentavam sintomas 
distintos ao da esquizofrenia, o que lhe permitiu realizar uma definição que circunscrevia o autismo. 
Esta pesquisa foi realizada de forma longitudinal, com 11 crianças que ele acompanhava desde muito 
pequenas e pode identificar comportamentos e características semelhantes. “Ele enfatizou a 
predominância dos déficits de relacionamento social, assim como dos comportamentos incomuns na 
9
10
definição da condição” (KLIN, 2006, p. 2).
Com base no exposto, analise as alternativas a seguir:
I - Havia uma “incapacidade de relacionar-se” de formas usuais com as pessoas desde o início da 
vida.
II - Respostas incomuns ao ambiente, que incluíam maneirismos motores estereotipados, resistência à 
mudança ou insistência na monotonia.
III - Déficits severos de comunicação verbal e total isolamento social, além de dificuldades 
relacionadas apenas a motricidade fina.
IV - [...] aspectos não usuais das habilidades de comunicação da criança, tais como a inversão dos 
pronomes e a tendência ao eco na linguagem (ecolalia).
Assinale a alternativa CORRETA.
FONTE: (KLIN, A. Autismo e síndrome de Asperger: uma visão geral. Rev. Bras. Psiquiatr. São 
Paulo, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbp/v28s1/a02v28s1.pdf. Acesso em: 16 dez. 
2019.)
(KANNER L. Autistic disturbances of affective contact. Nerv Child.1943;2:217-50. (Acta 
Paedopsychiatr. 1968;35(4):100-36).
A As alternativas I e IV estão corretas.
B As alternativas II, III e IV estão corretas.
C As alternativas I e III estão corretas.
D As alternativas I, II e IV estão corretas.
Muitos comportamentos e atitudes do autista estão relacionados aos transtornos de ansiedade. 
Sendo assim, é importante ter uma compreensão dos tipos de ansiedade que podem acometer uma 
pessoa. Existem vários tipos de ansiedade. 
De acordo com os tipos de ansiedade que existem, classifique em V para os verdadeiros e F para os 
falsos:
( ) Síndrome do Pânico.
( ) Transtorno de Ansiedade Generalizado - TAG.
( ) Transtorno de personalidade.
( ) Transtorno de ansiedade social (fobia social).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V – V – F – V.
B F – V – F – V.
C V – F – F – V.
D V – V – V – F.
11
Gonçalves e Pedruzzi (2013) expressam sua preocupação acerca da idade ideal para diagnosticar 
o autismo, descrevendo a importância do profissional fazer uma reflexão antes de anunciar para os 
pais que a criança apresenta um quadro de autismo. Porém todos os especialistas na área concordam 
que, quanto mais cedo for a “hipótese diagnóstica para sinais de autismo”, mais eficaz será a 
intervenção.
Com base em alguns sinais de autismo precoce nos primeiros meses de vida, analise as alternativas a 
seguir:
I - Os especialistas já sabem, por estudos, que os bebês não têm a capacidade de demonstrar afeto.
II - Nos primeiros meses de vida, ou seja, entre 5 a 8 meses, a criança pode se mostrar resistente às 
demonstrações de carinhos e aos toques, evidenciando hipersensibilidade táctil.
III - São crianças que, provavelmente, vão relutar a qualquer tentativa de abraço, colo, beijos, 
aconchegos.
IV - O diagnóstico deverá ser feito somente aos sete anos de idade, nunca nos primeiros anos de vida.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE:(GONÇALVES, T. M.; PEDRUZZI, C. M. Levantamento de protocolo e métodos 
diagnósticos do transtorno autista aplicáveis na clínica fonoaudiológica: uma revisão de literatura. 
Rev. CEFAC. 2013, Jul-Ago; 15 (4): 1011-1018.)
A As alternativas II e III estão corretas.
B As alternativas I e IV estão corretas.
C As alternativas I, II e III estão corretas.
D As alternativas II, III e IV estão corretas.
A Deficiência Intelectual não aparece de repente. Nesse sentido, é importante que familiares e a 
escola estejam atentos aos pequenos atrasos nos bebês e crianças. Os especialistas da área de saúde 
chamam de “chaves de atraso de desenvolvimentos”. Esses atrasos serão pré-requisitos para atrasos 
maiores e motivos para iniciar intervenções terapêuticaso mais cedo possível.
Sobre os sinais em crianças que indicam esses atrasos de desenvolvimento, assinale a alternativa 
CORRETA:
A Bebês que demonstram interesse por várias coisas; dificuldade na concentração; muita
interatividade; maior elo com o pai do que com a mãe. 
B Crianças que demonstram interesse por várias coisas; facilidade na concentração; pouca
interatividade; maior elo com a mãe do que com o pai.
C Crianças bem pequenas que não demonstram autonomia; dificuldade de abstração; atraso global
no desenvolvimento; Dificuldade de generalização.
D Bebês que não demonstrem autonomia; facilidade na abstração; muita interatividade; facilidade
na generalização. 
Conforme observado nos estudos dessa unidade, o conceito que envolve a palavra comorbidade 
é muito amplo, entretanto, é possível trazer uma definição que leva a uma compreensão mais clara a 
12
13
14
respeito desse conceito. 
Sobre uma boa definição para esse conceito, assinale a alternativa CORRETA:
A
 Comorbidades é a condição da pessoa que apresenta, de maneira simultânea, pelo menos três
doenças, é a junção dessas três ou mais doenças que aparecem, em diferentes momentos na vida
de uma pessoa.
B
 Comorbidades são condições de doenças ou transtornos associados a outros distúrbios ou
transtornos, não depende da faixa etária e, em alguns casos, esta pode ser uma condição que
acompanhará toda a vida da pessoa, necessitando de tratamento e intervenções por longo tempo.
C Comorbidades se limitam a algum subgrupo especial, passando por uma pequena gama de
transtornos mentais.
D Comorbidades são condições de doenças ou transtornos que acometem somente pessoas com
TEA.
A literatura científica apresenta categorias que contribuem para fazer o diagnóstico das 
comorbidades. Essas categorias trabalham com as condições físicas, mentais (neurológicas) e de 
comportamento, que estão dentro das divisões de comorbidade.
De acordo com essas categorias, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Comorbidade diagnóstica: dois ou mais transtornos cujos critérios diagnósticos se baseiam em 
sintomas não específicos. 
( ) Comorbidade patogênica: quando um determinado distúrbio pode levar ao aparecimento de outro 
e ambos podem ser etiologicamente relacionados. 
( ) Comorbidade prognóstica: quando a combinação de dois transtornos facilita o aparecimento de 
um terceiro.
( ) Comorbidade congênita: quando percebe-se que aquela comorbidade já veio antes mesmo do 
nascimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V – V – V – F.
B V – V – F – V.
C V – F – V – V.
D F – V – V – F.
O automonitoramento do desempenho das relações interpessoais oportuniza o desenvolvimento de 
habilidades sociais significativas no campo metacognitivo e afetivo-comportamental.
 Nesse contexto, analise as sentenças que seguem sobre automonitoria: 
I – É a capacidade de compreender as suas próprias emoções, pensamentos e comportamentos.
II – As pessoas com essa habilidade têm maior probabilidade de sucesso em circunstâncias 
complexas.
III – As pessoas com essa habilidade apresentam autoestima e autoconfiança elevadas.
IV – As pessoas com essa habilidade possuem menor controle da impulsividade. 
Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
15
16
A As sentenças I, II e IV estão corretas.
B As sentenças I, II e III estão corretas.
C As sentenças I, III e IV estão corretas.
D As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
Comunicação é o processo de transmissão de informação de uma pessoa para outra e compartilhada 
por ambas. Para que haja comunicação é necessário que o destinatário da informação a receba e a 
compreenda. A informação simplesmente transmitida, mas não recebida ou compreendida, não foi 
comunicada. MARCONDES FILHO, C. Para entender a comunicação: contatos antecipados com a 
nova teoria. São Paulo: Paulus, 2008.
 
Nesse contexto, assinale V para verdadeiro e F para falso acerca das características da comunicação 
verbal e não verbal:
( ) A comunicação verbal depende do domínio da língua.
( ) A comunicação não verbal consiste em posturas, expressões faciais e corporais.
( ) A comunicação não verbal pode se opor à comunicação verbal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas: 
A V - F - V
B V - V - F
C F - V - V
D V - V - V
Após muita luta por parte de familiares e associações, o governo criou políticas públicas com 
embasamento em lei, buscando resguardar os direitos das pessoas com autismo, como: dar suporte em 
todas as dificuldades psicológicas, escolares, informações a sociedade sobre o tratamento da pessoa 
com TEA, acessibilidade em locais públicos e privados, conforme a lei n.12.764, de 27 de dezembro 
de 2012.
Com base no exposto e no artigo 1° e 2° da Lei, analise as alternativas a seguir:
I - Pessoa com transtorno do espectro autista é considerada pessoa com deficiência, para todos os 
efeitos legais.
II - Os agentes políticos devem se sensibilizar para que sejam criadas estratégias para aliviar a falta de 
uma atenção aos pais de crianças com TEA.
III - Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtornos do Espectro 
Autista e descreve características persistentes.
IV - Busca realizar a construção de um tratamento de reabilitação e fomento das habilidades do 
indivíduo.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Lei n. 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da 
Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: 
17
18
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em: 23 fev. 
2016.
A As alternativas III e IV estão corretas.
B As alternativas I e IV estão corretas.
C As alternativas I, II e III estão corretas.
D As alternativas I e III estão corretas.
Um dos transtornos que também atingem pessoas com TEA é o Transtorno de Ansiedade. A 
ansiedade é uma reação normal do corpo diante do estresse, ela desempenha um importante papel 
para nossa sobrevivência. Podemos exemplificar quando uma pessoa se vê diante de uma situação 
perigosa e ameaçadora, sua reação é a ansiedade que desencadeia uma resposta em nosso corpo para 
luta ou fuga.
Sobre os tipos de transtornos de ansiedade, segundo a APA (2014), assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: APA. American Psychiatric Association. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos 
mentais. 5. ed. (DSM-5). Porto Alegre: Artmed, 2014.
A Transtorno alimentar de ansiedade, transtorno de pânico, transtorno do déficit de atenção ou
outros transtornos de ansiedade.
B Transtorno de hiperatividade, transtorno pós-traumático, transtorno do sono ou outros
transtornos da ansiedade. 
C Transtorno obsessivo compulsivo, transtorno do sono, transtorno generalizado ou outros
transtornos de ansiedade. 
D Transtorno de ansiedade generalizada, transtorno de pânico, transtorno de estresse pós-
traumático ou outros transtornos de ansiedade. 
As pessoas podem ser competentes ou não em suas habilidades sociais, capacidade essa que influi 
diretamente na qualidade das relações pessoais e profissionais, bem como na própria qualidade de 
vida do indivíduo. Nesse sentido, associe os itens que seguem conforme suas respectivas 
características:
 I – Habilidade Social.II – Desempenho Social.III - Competência Social. 
( ) Caracteriza-se por possuir propósito avaliativo.( ) Caracteriza-se pela emissão de comportamentos.
( ) Caracteriza-se pela pluralidade de comportamentos. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas:
A III – II – I.
B I – II – III.
C II – I – III.
D III – I – II.
19
20
Imprimir

Mais conteúdos dessa disciplina