Logo Passei Direto
Buscar

Qualidade e Teste de Software - Atividade 1

User badge image
Fabio Xavier

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Um dos critérios de qualidade que podemos medir junto ao usuário seria referente à usabilidade do software. Podemos compreender que a usabilidade de um software diz respeito à facilidade que o usuário tem ao manipular esse software para efetuar suas tarefas. O usuário pode levar em consideração alguns critérios para identificar se o software apresenta uma usabilidade aceitável.
Assinale a alternativa que contenha os critérios que um usuário poderá levar em consideração para dizer se um software tem ou não usabilidade aceitável.
Ergonomia, operabilidade, à prova de tolos, acessibilidade e funcional.
Operabilidade, plenitude, sensível a correções e adaptação ao contexto do usuário.
Intuitivo, transparente, funcional, competitivo e conveniente.
Dispersão de função, plenitude, solidez, propensão a correções e ergonomia.
Transparente, funcional, proteção contra erro do usuário e acessibilidade.

A medição é tipicamente uma quantificação direta, que envolve um único valor, ao passo que métrica é uma quantificação indireta, que envolve o cálculo e o uso de mais de uma medida. Em outras palavras, podemos medir algum artefato de software e verificar quanto o mesmo está em acordo com a métrica estabelecida.
Assinale a alternativa correta sobre como podemos relacionar uma métrica.
Está relacionado ao fato de medir de forma precisa todas as possíveis falhas do desenvolvedor e do usuário.
Uma métrica é aplicada como forma de compreensão dos artefatos desenvolvidos no decorrer do processo.
Ao se aplicar uma métrica no processo de desenvolvimento de um software, podemos efetuar as comparações das versões entregues para os usuários.
Uma métrica é composta por diversas medições que são capazes, inclusive, de prever os futuros problemas do produto final.

De acordo com a norma ISO/IEC 9126-1 (2003, p. 17), "qualidade é a totalidade das características de um produto de software que lhe confere a capacidade de satisfazer necessidades implícitas e explícitas".
A partir do contexto apresentado, assinale a alternativa que corresponde às necessidades implícitas e explícitas.
Funcionalidades explícitas são informações coletadas no início projeto, enquanto as implícitas são coletadas apenas no momento de desenvolvimento.
As necessidades explícitas estão relacionadas a requisitos funcionais e as implícitas são os requisitos não-funcionais.
Funcionalidades implícitas são as informações que são identificadas no sistema nas fases iniciais, já as explícitas são apresentadas pelos desenvolvedores no momento dos testes.
Necessidades implícitas são as funcionalidades requisitadas pelo cliente no momento do desenvolvimento, já as explícitas são as funcionalidades requisitadas após o término do desenvolvimento.

Um dos métodos para assegurar a qualidade de um software é associá-la ao processo de desenvolvimento do mesmo. Com base nesse pensamento, foi criada a SQA (Garantia da Qualidade do Software ou, do inglês, Software Quality Assurance), que busca por meio de padrões de planejamento sistemático aplicar ações para garantir a qualidade do software.
Sobre as ações da SQA, assinale a alternativa correta.
As ações associadas à SQA acontecem durante as fases de codificação e de teste, nas quais se identificam falhas no software desenvolvido.
Todas a atividades da SQA acontecem apenas na finalização do software, na qual temos os testes de validação e de implantação.
As atividades acontecem em todas as fases projeto, entretanto, a responsabilidade sobre a qualidade se restringe aos stakeholders.
Durante as fases iniciais, se aplicadas às atividades da SQA, tem o seu término na fase de desenvolvimento.

Os processos de garantia de qualidade devem ser gerenciados por serem procedimentos sistêmicos, incorporados na organização, incluindo equipe e ferramentas de gestão da qualidade do produto.
Um sistema de gestão de qualidade pode ser dividido em quatro níveis. Acerca desse tema, analise as seguintes afirmativas.
I - No primeiro nível é identificado o manual de qualidade da organização.
II - O segundo nível diz respeito aos processos e métodos que as equipes efetuam as entregas de suas atividades.
III - No terceiro nível, aplica-se um checklist diariamente, como também informações sobre a consistência de dados.
IV - O quarto nível refere-se à documentação de teste de produto, a fim de assegurar que este está dentro dos padrões da gestão da qualidade.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
Todas as alternativas estão corretas.

Em 1947, foi criada a Organização Internacional de Padronização (ISO), que tem como objetivo aplicar padrões de melhoria de qualidade de produtos e de serviços. A norma mundialmente conhecida, ISO 9001, trata sobre padrões de gestão da qualidade, podendo ser aplicada também no processo de software.
A norma ISO 9001:2015 utiliza uma abordagem para o desenvolvimento, a implementação e melhoria da gestão da qualidade, baseando-se em sete princípios. Assinale a alternativa correta.
Tomada de decisão baseada em evidências, foco no cliente, abordagem exploratória, liderança, engajamento de equipe e processo de desenvolvimento.
Melhoria, gestão de pessoas, processo de software, análise de processos, tomada de decisões baseados em resultados e estudo exploratório.
Foco no cliente, liderança, gestão de engajamento de pessoas, processo de software, análise estratégica, tomada de decisão, engajamento de relacionamento e liderança.

Ao se discutir sobre a qualidade de um produto, este sendo um software ou não, podemos ter visões diferentes, justamente, pelo fato de que o critério de qualidade pode ser percebido de formas não tanto perceptivas para cada usuário, pois cada um tem para si a sua visão de qualidade. Também devemos considerar o fato do tempo, se um produto, software ou serviço que está sendo oferecido hoje não perderá a qualidade com o tempo de uso.
A partir do exposto apresentado, as empresas desenvolvedoras de software que buscam uma excelência na qualidade de seus produtos devem se orientar sobre certos processos, para mitigar a interferência dos fatores subjetivos. Considerando os fatores que podem orientar uma fábrica de software na busca de um produto de qualidade, assinale a alternativa correta.
A fábrica de software pode se orientar pela necessidade de seu cliente e por meio de métricas de medição do código fonte, assim eliminando totalmente os fatores subjetivos.
Caso a empresa produza um software orientado a eventos, poderá proporcionar uma qualidade final em seu produto.
Ao se implementar parâmetros nas comparações, como também nas etapas de medições de qualidade, o software tende a sofrer menos interferências de fatores subjetivos.
A organização deve-se basear nos requisitos do sistema e um desenvolvimento por meio de metodologia incremental de software.
Um produto de software com qualidade de ser desenvolvido orientado a métricas e teste de implantação, assim os fatores subjetivos não interferem na qualidade final do produto.

Um software é tratado como confiável quando este é capaz de se manter consistente com o passar dos anos, mesmo passando por situações incomuns e mantendo-se estável. O fato de o software suportar tais situações gera para a organização que o usa uma sensação de confiabilidade. Entretanto, essa confiabilidade deve ser medida para verificar que a qualidade do software se encontra adequada.
Assinale a alternativa correta sobre a forma de medição confiável de um software.
Medições intrínsecas por meio de observação e validação do software.
Por se tratar de um software legado, o mesmo não possui medição, apenas acompanhamento.
Para de medir um software denominado confiável, os modelos apresentados na norma ISO/IEC 25010:2011 devem ser aplicados.
As medições acontecem em seu código fonte e por meio de sua usabilidade.

Por meio de uma medição, é possível medir o tamanho do projeto em desenvolvimento, como também o seu esforço para produzi-lo, entretanto, para isso, devemos elencar algumas métricas, que podem estar contempladas em uma determinada classificação.
Analise as afirmativas a seguir sobre a classificação de uma métrica.
I - Podemos ter métricas obtidas diretamente, denominadas como métricas diretas.
II - Ao se trabalhar com métricas, podemos ter métricas diretas, indiretas e parciais.
III - As métricas indiretas são dados não tabulados que podem ser considerados principalmente incompletos.
IV - Uma métrica direta pode ser obtida por apenas uma contagem de atributos observados.
II, III e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I e IV, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.

Para averiguar a qualidade de um software, podemos utilizar modelos de qualidade que definem as características indicadas de um produto com qualidade. Essa verificação de qualidade pode seguir o modelo da ISO/IEC 25010:2011, no qual é apresentado um conjunto de características internas e externas de um software.
Com base no exposto, relacione a característica ao seu modelo.
I - Características do produto.
II - Características de uso.
I - I - II - I - II - I.
II - I - II - II - II - I.
II - I - I - II - I - II.
I - II - I - II - II - II.
II - I - II - I - II - II.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Um dos critérios de qualidade que podemos medir junto ao usuário seria referente à usabilidade do software. Podemos compreender que a usabilidade de um software diz respeito à facilidade que o usuário tem ao manipular esse software para efetuar suas tarefas. O usuário pode levar em consideração alguns critérios para identificar se o software apresenta uma usabilidade aceitável.
Assinale a alternativa que contenha os critérios que um usuário poderá levar em consideração para dizer se um software tem ou não usabilidade aceitável.
Ergonomia, operabilidade, à prova de tolos, acessibilidade e funcional.
Operabilidade, plenitude, sensível a correções e adaptação ao contexto do usuário.
Intuitivo, transparente, funcional, competitivo e conveniente.
Dispersão de função, plenitude, solidez, propensão a correções e ergonomia.
Transparente, funcional, proteção contra erro do usuário e acessibilidade.

A medição é tipicamente uma quantificação direta, que envolve um único valor, ao passo que métrica é uma quantificação indireta, que envolve o cálculo e o uso de mais de uma medida. Em outras palavras, podemos medir algum artefato de software e verificar quanto o mesmo está em acordo com a métrica estabelecida.
Assinale a alternativa correta sobre como podemos relacionar uma métrica.
Está relacionado ao fato de medir de forma precisa todas as possíveis falhas do desenvolvedor e do usuário.
Uma métrica é aplicada como forma de compreensão dos artefatos desenvolvidos no decorrer do processo.
Ao se aplicar uma métrica no processo de desenvolvimento de um software, podemos efetuar as comparações das versões entregues para os usuários.
Uma métrica é composta por diversas medições que são capazes, inclusive, de prever os futuros problemas do produto final.

De acordo com a norma ISO/IEC 9126-1 (2003, p. 17), "qualidade é a totalidade das características de um produto de software que lhe confere a capacidade de satisfazer necessidades implícitas e explícitas".
A partir do contexto apresentado, assinale a alternativa que corresponde às necessidades implícitas e explícitas.
Funcionalidades explícitas são informações coletadas no início projeto, enquanto as implícitas são coletadas apenas no momento de desenvolvimento.
As necessidades explícitas estão relacionadas a requisitos funcionais e as implícitas são os requisitos não-funcionais.
Funcionalidades implícitas são as informações que são identificadas no sistema nas fases iniciais, já as explícitas são apresentadas pelos desenvolvedores no momento dos testes.
Necessidades implícitas são as funcionalidades requisitadas pelo cliente no momento do desenvolvimento, já as explícitas são as funcionalidades requisitadas após o término do desenvolvimento.

Um dos métodos para assegurar a qualidade de um software é associá-la ao processo de desenvolvimento do mesmo. Com base nesse pensamento, foi criada a SQA (Garantia da Qualidade do Software ou, do inglês, Software Quality Assurance), que busca por meio de padrões de planejamento sistemático aplicar ações para garantir a qualidade do software.
Sobre as ações da SQA, assinale a alternativa correta.
As ações associadas à SQA acontecem durante as fases de codificação e de teste, nas quais se identificam falhas no software desenvolvido.
Todas a atividades da SQA acontecem apenas na finalização do software, na qual temos os testes de validação e de implantação.
As atividades acontecem em todas as fases projeto, entretanto, a responsabilidade sobre a qualidade se restringe aos stakeholders.
Durante as fases iniciais, se aplicadas às atividades da SQA, tem o seu término na fase de desenvolvimento.

Os processos de garantia de qualidade devem ser gerenciados por serem procedimentos sistêmicos, incorporados na organização, incluindo equipe e ferramentas de gestão da qualidade do produto.
Um sistema de gestão de qualidade pode ser dividido em quatro níveis. Acerca desse tema, analise as seguintes afirmativas.
I - No primeiro nível é identificado o manual de qualidade da organização.
II - O segundo nível diz respeito aos processos e métodos que as equipes efetuam as entregas de suas atividades.
III - No terceiro nível, aplica-se um checklist diariamente, como também informações sobre a consistência de dados.
IV - O quarto nível refere-se à documentação de teste de produto, a fim de assegurar que este está dentro dos padrões da gestão da qualidade.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
Todas as alternativas estão corretas.

Em 1947, foi criada a Organização Internacional de Padronização (ISO), que tem como objetivo aplicar padrões de melhoria de qualidade de produtos e de serviços. A norma mundialmente conhecida, ISO 9001, trata sobre padrões de gestão da qualidade, podendo ser aplicada também no processo de software.
A norma ISO 9001:2015 utiliza uma abordagem para o desenvolvimento, a implementação e melhoria da gestão da qualidade, baseando-se em sete princípios. Assinale a alternativa correta.
Tomada de decisão baseada em evidências, foco no cliente, abordagem exploratória, liderança, engajamento de equipe e processo de desenvolvimento.
Melhoria, gestão de pessoas, processo de software, análise de processos, tomada de decisões baseados em resultados e estudo exploratório.
Foco no cliente, liderança, gestão de engajamento de pessoas, processo de software, análise estratégica, tomada de decisão, engajamento de relacionamento e liderança.

Ao se discutir sobre a qualidade de um produto, este sendo um software ou não, podemos ter visões diferentes, justamente, pelo fato de que o critério de qualidade pode ser percebido de formas não tanto perceptivas para cada usuário, pois cada um tem para si a sua visão de qualidade. Também devemos considerar o fato do tempo, se um produto, software ou serviço que está sendo oferecido hoje não perderá a qualidade com o tempo de uso.
A partir do exposto apresentado, as empresas desenvolvedoras de software que buscam uma excelência na qualidade de seus produtos devem se orientar sobre certos processos, para mitigar a interferência dos fatores subjetivos. Considerando os fatores que podem orientar uma fábrica de software na busca de um produto de qualidade, assinale a alternativa correta.
A fábrica de software pode se orientar pela necessidade de seu cliente e por meio de métricas de medição do código fonte, assim eliminando totalmente os fatores subjetivos.
Caso a empresa produza um software orientado a eventos, poderá proporcionar uma qualidade final em seu produto.
Ao se implementar parâmetros nas comparações, como também nas etapas de medições de qualidade, o software tende a sofrer menos interferências de fatores subjetivos.
A organização deve-se basear nos requisitos do sistema e um desenvolvimento por meio de metodologia incremental de software.
Um produto de software com qualidade de ser desenvolvido orientado a métricas e teste de implantação, assim os fatores subjetivos não interferem na qualidade final do produto.

Um software é tratado como confiável quando este é capaz de se manter consistente com o passar dos anos, mesmo passando por situações incomuns e mantendo-se estável. O fato de o software suportar tais situações gera para a organização que o usa uma sensação de confiabilidade. Entretanto, essa confiabilidade deve ser medida para verificar que a qualidade do software se encontra adequada.
Assinale a alternativa correta sobre a forma de medição confiável de um software.
Medições intrínsecas por meio de observação e validação do software.
Por se tratar de um software legado, o mesmo não possui medição, apenas acompanhamento.
Para de medir um software denominado confiável, os modelos apresentados na norma ISO/IEC 25010:2011 devem ser aplicados.
As medições acontecem em seu código fonte e por meio de sua usabilidade.

Por meio de uma medição, é possível medir o tamanho do projeto em desenvolvimento, como também o seu esforço para produzi-lo, entretanto, para isso, devemos elencar algumas métricas, que podem estar contempladas em uma determinada classificação.
Analise as afirmativas a seguir sobre a classificação de uma métrica.
I - Podemos ter métricas obtidas diretamente, denominadas como métricas diretas.
II - Ao se trabalhar com métricas, podemos ter métricas diretas, indiretas e parciais.
III - As métricas indiretas são dados não tabulados que podem ser considerados principalmente incompletos.
IV - Uma métrica direta pode ser obtida por apenas uma contagem de atributos observados.
II, III e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I e IV, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.

Para averiguar a qualidade de um software, podemos utilizar modelos de qualidade que definem as características indicadas de um produto com qualidade. Essa verificação de qualidade pode seguir o modelo da ISO/IEC 25010:2011, no qual é apresentado um conjunto de características internas e externas de um software.
Com base no exposto, relacione a característica ao seu modelo.
I - Características do produto.
II - Características de uso.
I - I - II - I - II - I.
II - I - II - II - II - I.
II - I - I - II - I - II.
I - II - I - II - II - II.
II - I - II - I - II - II.

Prévia do material em texto

QUALIDADE E TESTE DE SOFTWARE – ATIVIDADE 1
QUESTÃO 1
Um dos critérios de qualidade que podemos medir junto ao usuário seria referente à usabilidade do software. Podemos compreender que a usabilidade de um software diz respeito à facilidade que o usuário tem ao manipular esse software para efetuar suas tarefas. O usuário pode levar em consideração alguns critérios para identificar se o software apresenta uma usabilidade aceitável. 
Assinale a alternativa que contenha os critérios que um usuário poderá levar em consideração para dizer se um software tem ou não usabilidade aceitável. 
Resposta correta
· Ergonomia, operabilidade, à prova de tolos, acessibilidade e funcional. 
· Operabilidade, plenitude, sensível a correções e adaptação ao contexto do usuário. 
· Intuitivo, transparente, funcional, competitivo e conveniente. 
· Dispersão de função, plenitude, solidez, propensão a correções e ergonomia 
· Transparente, funcional, proteção contra erro do usuário e acessibilidade. 
Resposta correta. A alternativa C está correta, pois apresenta os critérios que um usuário pode considerar em um software para afirmar se este tem usabilidade aceitável, sendo esses critérios: Funcional – Ele realmente funciona?; Responsivo – Ele me fornece respostas adequadas?; Ergonômico – Eu posso facilmente ver, clicar, arrastar e girar as coisas?; Conveniente – Tudo esta´ onde eu preciso que esteja? “A` prova de tolos” – O projetista me ajuda a não cometer erros ou quebrar coisas?. A usabilidade também apresenta subcaracteri´sticas: Operabilidade – O produto e´ fácil de usar e controlar?; Proteção contra erro do usua´rio – O programa consegue evitar que o usua´rio cometa erros?; e Acessibilidade – Avalia o grau em que o produto foi projetado para atender usua´rios com necessidades especiais. 
QUESTÃO 2
A medição é tipicamente uma quantificação direta, que envolve um único valor, ao passo que métrica é uma quantificação indireta, que envolve o cálculo e o uso de mais de uma medida. Em outras palavras, podemos medir algum artefato de software e verificar quanto o mesmo está em acordo com a métrica estabelecida. 
Assinale a alternativa correta sobre como podemos relacionar uma métrica.
· Está relacionado ao fato de medir de forma precisa todas as possíveis falhas do desenvolvedor e do usuário. 
· Uma métrica é aplicada como forma de compreensão dos artefatos desenvolvidos no decorrer do processo. 
· Ao se aplicar uma métrica no processo de desenvolvimento de um software, podemos efetuar as comparações das versões entregues para os usuários. 
· Uma métrica é composta por diversas medições que são capazes, inclusive, de prever os futuros problemas do produto final. 
Resposta correta
· Um método desejável que seja capaz de fornecer dados para uma tomada de decisão e comparações de desempenhos. 
QUESTÃO 3
De acordo com a norma ISO/IEC 9126-1 (2003, p. 17), “qualidade é a totalidade das características de um produto de software que lhe confere a capacidade de satisfazer necessidades implícitas e explícitas”. 
ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO/IEC 9126-1:2001. Engenharia de software - qualidade de produto. Parte 1: modelo de qualidade. Rio de Janeiro: ABNT, 2003. Disponível em <https://aplicacoes.mds.gov.br/sagirmps/simulacao/sum_executivo/pdf/fichatecnica_21.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2019. 
A norma relaciona a qualidade do software com bases nas características do produto em atender as funcionalidades implícitas e explícitas. A partir do contexto apresentado, assinale a alternativa que corresponde às necessidades implícitas e explícitas 
· Funcionalidades explícitas são informações coletadas no início projeto, enquanto as implícitas são coletadas apenas no momento de desenvolvimento. 
· As necessidades explícitas estão relacionadas a requisitos funcionais e as implícitas são os requisitos não-funcionais. 
· Funcionalidades implícitas são as informações que são identificadas no sistema nas fases iniciais, já as explícitas são apresentadas pelos desenvolvedores no momento dos testes, 
· Necessidades implícitas são as funcionalidades requisitadas pelo cliente no momento do desenvolvimento, já as explícitas são as funcionalidades requisitadas após o término do desenvolvimento. 
Resposta correta
· As necessidades explícitas são as funcionalidades que um cliente disse que deverá ter, já as implícitas não são ditas pelo cliente, cabendo ao engenheiro identificar e sugerir os requisitos. 
Resposta correta. A alternativa D está correta. Necessidades explícitas são aquelas objetivamente expostas por quem demandou o produto. Por exemplo, o cliente determina que o sistema deverá ser capaz de emitir relatório de vendas por região e por cliente. Já as necessidades implícitas são aquelas não ditas e que devem ser previstas pelo profissional responsável pelo processamento dos requisitos. 
QUESTÃO 4
Um dos métodos para assegurar a qualidade de um software é associá-la ao processo de desenvolvimento do mesmo. Com base nesse pensamento, foi criada a SQA (Garantia da Qualidade do Software ou, do inglês, Software Quality Assurance), que busca por meio de padrões de planejamento sistemático aplicar ações para garantir a qualidade do software. 
Sobre as ações da SQA, assinale a alternativa correta.
· As ações associadas à SQA acontecem durante as fases de codificação e de teste, nas quais se identificam falhas no software desenvolvido. 
· Todas a atividades da SQA acontecem apenas na finalização do software, na qual temos os testes de validação e de implantação.
· As atividades acontecem em todas as fases projeto, entretanto, a responsabilidade sobre a qualidade se restringe aos stakeholders. 
· Durante as fases iniciais, se aplicadas às atividades da SQA, tem o seu término na fase de desenvolvimento.
Resposta correta
· As atividades relacionadas à SQA se iniciam nas fases iniciais do desenvolvimento do projeto e se estendem até o término do projeto.
QUESTÃO 5
Os processos de garantia de qualidade devem ser gerenciados por serem procedimentos sistêmicos, incorporados na organização, incluindo equipe e ferramentas de gestão da qualidade do produto. 
Um sistema de gestão de qualidade pode ser dividido em quatro níveis. Acerca desse tema, analise as seguintes afirmativas. 
I - No primeiro nível é identificado o manual de qualidade da organização. 
II - O segundo nível diz respeito aos processos e métodos que as equipes efetuam as entregas de suas atividades. 
III - No terceiro nível, aplica-se um checklist diariamente, como também informações sobre a consistência de dados. 
IV - O quarto nível refere-se à documentação de teste de produto, a fim de assegurar que este está dentro dos padrões da gestão da qualidade. 
Está correto o que se afirma em: 
Resposta correta
· I, II e III, apenas.
· II, III e IV, apenas
· I e III, apenas. 
· II e IV, apenas. 
· Todas as alternativas estão corretas.
Resposta correta. Afirmativa I está correta, pois o nível 1 e´ composto pelo manual de qualidade da empresa. A afirmativa II está correta, pois o nível 2 refere-se aos métodos e aos processos usados pela equipe para entregar suas tarefas. A afirmativa III está correta, pois o nível 3 contém as linhas principais, os checklists e os modelos usados com bastante frequência no dia a dia e importantes na manutenção da consistência das informações e, por fim, o nível 4. 
QUESTÃO 6
Em 1947, foi criada a Organização Internacional de Padronização (ISO), que tem como objetivo aplicar padrões de melhoria de qualidade de produtos e de serviços. A norma mundialmente conhecida, ISO 9001, trata sobre padrões de gestão da qualidade, podendo ser aplicada também no processo de software. 
A norma ISO 9001:2015 utiliza uma abordagem para o desenvolvimento, a implementação e melhoria da gestão da qualidade, baseando-se em sete princípios. Assinale a alternativa correta.
· Tomada de decisão baseada em evidências, foco no cliente, abordagem exploratória, liderança, engajamento de equipe e processo de desenvolvimento. 
· Melhoria, gestão de pessoas, processode software, análise de processos, tomada de decisões baseados em resultados e estudo exploratório.
· Foco no cliente, liderança, gestão de engajamento de pessoas, processo de software, análise estratégica, tomada de decisão, engajamento de relacionamento e liderança. 
Resposta correta
· Gestão de relacionamento, abordagem de processo, foco no cliente, tomada de decisão baseada em evidências, liderança, melhoria e engajamento de pessoas. 
· Foco no cliente, abordagem de software, melhoria de evidências, gestão de relacionamento, tomada de decisões estratégicas, liderança e engajamento pessoal. 
Resposta correta. Foco no cliente, liderança, engajamento de pessoas, abordagem de processo, melhoria, tomada de decisão baseada em evidências e gestão de relacionamento. 
QUESTÃO 7
Ao se discutir sobre a qualidade de um produto, este sendo um software ou não, podemos ter visões diferentes, justamente, pelo fato de que o critério de qualidade pode ser percebido de formas não tanto perceptivas para cada usuário, pois cada um tem para si a sua visão de qualidade. Também devemos considerar o fato do tempo, se um produto, software ou serviço que está sendo oferecido hoje não perderá a qualidade com o tempo de uso. 
A partir do exposto apresentado, as empresas desenvolvedoras de software que buscam uma excelência na qualidade de seus produtos devem se orientar sobre certos processos, para mitigar a interferência dos fatores subjetivos. Considerando os fatores que podem orientar uma fábrica de software na busca de um produto de qualidade, assinale a alternativa correta. 
· A fábrica de software pode se orientar pela necessidade de seu cliente e por meio de métricas de medição do código fonte, assim eliminando totalmente os fatores subjetivos. 
· Caso a empresa produza um software orientado a eventos, poderá proporcionar uma qualidade final em seu produto. 
Resposta correta
· Ao se implementar parâmetros nas comparações, como também nas etapas de medições de qualidade, o software tende a sofrer menos interferências de fatores subjetivos. 
· A organização deve-se basear nos requisitos do sistema e um desenvolvimento por meio de metodologia incremental de software. 
· Um produto de software com qualidade de ser desenvolvido orientado a métricas e teste de implantação, assim os fatores subjetivos não interferem na qualidade final do produto. 
Resposta correta. A alternativa C está correta. Pessoas e organizações que se importam com a excelência dos produtos que fabricam e/ou usam devem se orientar por parâmetros objetivos em suas comparações e medições de qualidade, o que certamente mitigará a interferência de fatores meramente subjetivos na difícil tarefa de imprimir o rótulo de “Produto de Qualidade” em um software.
QUESTÃO 8
Um software é tratado como confiável quando este é capaz de se manter consistente com o passar dos anos, mesmo passando por situações incomuns e mantendo-se estável. O fato de o software suportar tais situações gera para a organização que o usa uma sensação de confiabilidade. Entretanto, essa confiabilidade deve ser medida para verificar que a qualidade do software se encontra adequada. 
Assinale a alternativa correta sobre a forma de medição confiável de um software. 
· Medições intrínsecas por meio de observação e validação do software. 
· Por se tratar de um software legado, o mesmo não possui medição, apenas acompanhamento. 
· Para de medir um software denominado confiável, os modelos apresentados na norma ISO/IEC 25010:2011 devem ser aplicados. 
· As medições acontecem em seu código fonte e por meio de sua usabilidade. 
Resposta correta
· Medindo o software diretamente ou por meio de estimas baseadas em histórico. 
Resposta correta. Um software pode ser medido, diretamente e estimado usando-se dados históricos e de desenvolvimento, ou seja, um software poderá´ ser considerado sem falhas quando não tiver nenhuma incidência em um determinado ambiente e em um determinado período. 
QUESTÃO 9
Por meio de uma medição, é possível medir o tamanho do projeto em desenvolvimento, como também o seu esforço para produzi-lo, entretanto, para isso, devemos elencar algumas métricas, que podem estar contempladas em uma determinada classificação. 
Analise as afirmativas a seguir sobre a classificação de uma métrica. 
I - Podemos ter métricas obtidas diretamente, denominadas como métricas diretas. 
II - Ao se trabalhar com métricas, podemos ter métricas diretas, indiretas e parciais. 
III - As métricas indiretas são dados não tabulados que podem ser considerados principalmente incompletos. 
IV - Uma métrica direta pode ser obtida por apenas uma contagem de atributos observados 
Está correto o que se afirma em: 
· II, III e IV, apenas.
· I, III e IV, apenas.
Resposta correta
· I e IV, apenas.
· I e II, apenas. 
· II e III, apenas.
Resposta correta. As afirmações I e IV estão corretas, pois para fins de classificação, algumas métricas são geradas a partir de medidas obtidas diretamente, geralmente, por contagem do atributo observado. Às métricas geradas damos o nome de métricas diretas. Outras métricas, porém, são obtidas indiretamente e denominadas métricas indiretas. 
QUESTÃO 10
Para averiguar a qualidade de um software, podemos utilizar modelos de qualidade que definem as características indicadas de um produto com qualidade. Essa verificação de qualidade pode seguir o modelo da ISO/IEC 25010:2011, no qual é apresentado um conjunto de características internas e externas de um software. 
Com base no exposto, relacione a característica ao seu modelo. 
I - Características do produto. 
II - Características de uso. 
( ) Portabilidade. 
( ) Compatibilidade. 
( ) Eficiência. 
( ) Segurança. 
( ) Satisfação. 
( ) Eficiência de desempenho. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Resposta correta
· I - I - II - I - II - I.
· II - I - II - II - II - I.
· II - I - I - II - I - II. 
· I - II - I - II - II - II.
· II - I - II - I - II - II. 
Resposta correta. As características portabilidade, compatibilidade, segurança e eficiência de desempenho se referem a características do produto. As características: eficiência e satisfação se referem a características de uso.

Mais conteúdos dessa disciplina