Logo Passei Direto
Buscar

Estudos Disciplinares XII - QUESTIONÁRIO UNIDADE II - 2023

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Analise a figura e as asserções a seguir.
É correto o que se afirma em:
I. A partir da Constituição Federal de 1988, uma nova configuração social se apresenta no cenário brasileiro, sobretudo para as políticas públicas, as quais vêm garantir, de forma efetiva, direitos antes concedidos como benesses e que remetiam a população usuária à situação de dependência.
II. Nesse sentido, a saúde passa a ser regulamentada pela Lei n. 8.080/1990, conhecida como Lei Orgânica da Saúde.
III. Desde então, novo conceito de saúde passou a vigorar no Brasil, com a assertiva de que “os níveis de saúde não expressam a organização social e econômica do País, tendo a saúde como determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.”
Em todas as afirmativas.
I, apenas.
I e II.
I e III.
II e III.

Segundo a Lei n. 8.080/1990, as ações abaixo competem a qual nível de direção do SUS?
Assinale a alternativa correta.
I – Planejar, organizar, controlar e avaliar as ações e os serviços de saúde e gerir e executar os serviços públicos de saúde.
II – Participar do planejamento, programação e organização da rede regionalizada e hierarquizada do Sistema Único de Saúde (SUS), em articulação com sua direção estadual.
III – Participar da execução, controle e avaliação das ações referentes às condições e aos ambientes de trabalho.
IV – Executar serviços: de vigilância epidemiológica; vigilância sanitária; de alimentação e nutrição; de saneamento básico; e de saúde do trabalhador.
Nível municipal.
Nível estadual.
Nível federal.
Nível de compartilhamento.
Nenhuma das alternativas acima.

Considerando as variadas situações com que a/o assistente social se depara, avalie as afirmacoes a seguir.
É correto apenas o que se afirma em:
I. A/O assistente social deve contribuir para a criação de mecanismos que possam desburocratizar a relação das instituições com as/os usuárias/os.
II. A/O assistente social deve acatar as determinações institucionais, mesmo que a decisão tomada fira os princípios e diretrizes do Código de Ética da/do Assistente Social.
III. A/O assistente social deve integrar comissões interdisciplinares de ética nos locais em que trabalha, de modo a avaliar condutas profissionais e políticas institucionais.
IV. A/O assistente social deve ser solidário com outros profissionais, respeitando normas e quaisquer condutas das outras profissões, eximindo-se de denunciar atos que firam direitos sociais.
V. A/O assistente social deve garantir às/aos usuárias/os do serviço social informação e promover discussão a respeito das situações adversas apresentadas, respeitando democraticamente as decisões tomadas.
I, III e V.
I, II e IV.
I, IV e V.
II, III e IV.
II, III e V.

A respeito da população que vivencia situação de rua e considerando os textos apresentados, avalie as afirmações a seguir.
É correto apenas o que se afirma em:
I. Na elaboração de políticas públicas, devem ser considerados os fatores pessoais e contextuais que levam pessoas a viver em situação de rua, o que exige o trabalho de equipes multidisciplinares, com o objetivo de assegurar direitos de saúde, dignidade e cidadania a essa população.
II. A inexistência de endereço fixo que possibilite fazer cadastros oficiais e estabelecer contato quando necessário inviabiliza a inserção dos indivíduos em situação de rua nas políticas públicas de saúde, educação e moradia.
III. A homogeneidade do grupo de pessoas que vivem em situação de rua contribui para o desenvolvimento das estratégias de acolhimento e de atendimento pelas equipes envolvidas em campanhas dirigidas a esse público.
IV. A falta de moradia convencional e o comprometimento da identidade, da segurança, do bem-estar físico e emocional e do sentimento de pertencimento são problemas vivenciados pelas pessoas que vivem em situação de rua e requerem atenção do poder público.
I e IV.
I e III.
II e III.
I, II e IV.
II, III e IV.

A discussão sobre a descriminalização do aborto está associada à autodeterminação dos corpos das mulheres e aos direitos sexuais e reprodutivos. Quase uma em cada cinco mulheres, aos 40 anos, já realizou aborto no Brasil, o que demonstra a sua abrangência e a necessidade do debate sobre a descriminalização jurídica, social e moral que envolve essa problemática.
Considerando essas informações e a direção ético-política da profissão de assistente social, avalie as afirmacoes a seguir.
I. Profissionais de Serviço Social devem manter o sigilo profissional e não emitir parecer da situação de abortamento espontâneo ou provocado, considerando seu dever legal e ético para a proteção da usuária do serviço social.
II. Assistentes sociais devem reconhecer o abortamento como uma decisão individual e privada das mulheres, mantendo-se isento de emitir opiniões de cunho pessoal e/ou religioso, respeitando democraticamente as decisões das usuárias.
III. Profissionais do Serviço Social devem posicionar-se a favor da Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental, apresentada ao Supremo Tribunal Federal em 2017, que propõe a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação e ressalta que a criminalização viola o direito constitucional das mulheres à dignidade.
I, II e III.
I, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.

Apesar de as primeiras Escolas de Serviço Social surgirem no Brasil na década de 1930, o Serviço Social irá se inserir na Saúde somente na década de:
Qual é a década em que o Serviço Social se insere na Saúde?
1940.
1950.
1960.
1970.
1980.

Em relação às atribuições e competências do(a) assistente social na saúde:
Considerando as assertivas acima, podemos afirmar:
I. As atribuições e competências das(os) profissionais de Serviço Social, na saúde ou em qualquer outro espaço sócio-ocupacional, são orientadas e norteadas por direitos e deveres constantes no Código de Ética Profissional e na Lei de Regulamentação da Profissão, que devem ser observados e não necessariamente respeitados, tanto pelas(os) profissionais quanto pelas instituições empregadoras.
II. O Projeto Ético-Político é bem claro e explícito no que tange aos seus compromissos. Ao reconhecer a liberdade como valor ético central, como possibilidade de escolher entre alternativas concretas, reafirma-se que os indivíduos devem ser livres na tomada das decisões. A liberdade consiste em poder fazer tudo aquilo que se deseja, desde que não prejudique outra pessoa. Temos, ainda, o posicionamento a favor da equidade e da justiça social.
III. A população usuária dos serviços localizada nesse território não está acostumada a ter um órgão ou profissionais que de fato se responsabilizem com suas demandas e necessidades, tais que o Serviço Social toma enquanto competência, por isso verifica-se que o Serviço Social é imprescindível para viabilizar o conceito mais amplo de saúde, através do acolhimento, atendimento e orientações quanto ao saber do profissional de Serviço Social, efetivando por meio de suas ações o acesso destes usuários à política de saúde, por meio de procedimentos operacionais e técnicos instrumentais, assim identificando nas demandas as expressões da questão social, pertinentes a cada indivíduo.
Todas as assertivas estão erradas.
As assertivas I, II e III estão corretas.
Somente as assertivas I e II estão corretas.
Somente as assertivas II e III estão corretas.
Somente as assertivas I e III estão corretas.

Com o advento do SUS:
Considerando as afirmativas acima, podemos afirmar:
I. O(A) assistente social vem sendo requisitado para atuar em diversas frentes de trabalho, sobretudo a partir da disputa entre o “projeto privatista e de reforma sanitária” (CFESS, 2010, p. 22).
II. É importante ao(à) assistente social “ter clareza de suas atribuições e competências para estabelecer prioridades de ações e estratégias, a partir de demandas apresentadas pelos usuários, de dados epidemiológicos e da disponibilidade da equipe de saúde para ações conjuntas” (CFESS, 2010, p. 43).
III. Faz-se necessário ao(à) assistente social conservar as requisições institucionais que violem seus princípios e diretrizes, bem como transpor as ações emergenciais e burocráticas tão presentes dentro das políticas públicas.
Somente as afirmativas I e II estão corretas.
As afirmativas I, II e III estão corretas.
Somente as afirmativas I e III estão corretas.
Somente as afirmativas II e III estão corretas.
Todas as afirmativas estão erradas.

O acompanhamento social durante a internação nos permite uma maior aproximação com a realidade do usuário, sendo possível trabalhar demandas que não foram sinalizadas pelo usuário no ambulatório.
É correto afirmar que:
I. A atuação do assistente social no acompanhamento do usuário durante o processo de internação traz como demanda para esse profissional a necessidade de conhecimento nas diversas políticas públicas.
II. Parte significativa das demandas que nos são atribuídas está vinculada às condições de vida do usuário, devido à ausência de vínculos familiares, à dificuldade e/ou desinformação acerca de outras políticas públicas e à suspeita ou confirmação de violação de direitos.
III. A identificação dessas demandas sempre acontece a partir do atendimento com o(a) assistente social. Estas são algumas vezes identificadas por outros profissionais integrantes da equipe multiprofissional e então são repassadas para o(a) assistente social fazer a observação e intervenção apropriada para cada caso.
Somente as assertivas II e III estão corretas.
Todas as assertivas estão corretas.
Somente a assertiva I está correta.
Somente a assertiva II está correta.
Somente as assertivas I e II estão corretas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Analise a figura e as asserções a seguir.
É correto o que se afirma em:
I. A partir da Constituição Federal de 1988, uma nova configuração social se apresenta no cenário brasileiro, sobretudo para as políticas públicas, as quais vêm garantir, de forma efetiva, direitos antes concedidos como benesses e que remetiam a população usuária à situação de dependência.
II. Nesse sentido, a saúde passa a ser regulamentada pela Lei n. 8.080/1990, conhecida como Lei Orgânica da Saúde.
III. Desde então, novo conceito de saúde passou a vigorar no Brasil, com a assertiva de que “os níveis de saúde não expressam a organização social e econômica do País, tendo a saúde como determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.”
Em todas as afirmativas.
I, apenas.
I e II.
I e III.
II e III.

Segundo a Lei n. 8.080/1990, as ações abaixo competem a qual nível de direção do SUS?
Assinale a alternativa correta.
I – Planejar, organizar, controlar e avaliar as ações e os serviços de saúde e gerir e executar os serviços públicos de saúde.
II – Participar do planejamento, programação e organização da rede regionalizada e hierarquizada do Sistema Único de Saúde (SUS), em articulação com sua direção estadual.
III – Participar da execução, controle e avaliação das ações referentes às condições e aos ambientes de trabalho.
IV – Executar serviços: de vigilância epidemiológica; vigilância sanitária; de alimentação e nutrição; de saneamento básico; e de saúde do trabalhador.
Nível municipal.
Nível estadual.
Nível federal.
Nível de compartilhamento.
Nenhuma das alternativas acima.

Considerando as variadas situações com que a/o assistente social se depara, avalie as afirmacoes a seguir.
É correto apenas o que se afirma em:
I. A/O assistente social deve contribuir para a criação de mecanismos que possam desburocratizar a relação das instituições com as/os usuárias/os.
II. A/O assistente social deve acatar as determinações institucionais, mesmo que a decisão tomada fira os princípios e diretrizes do Código de Ética da/do Assistente Social.
III. A/O assistente social deve integrar comissões interdisciplinares de ética nos locais em que trabalha, de modo a avaliar condutas profissionais e políticas institucionais.
IV. A/O assistente social deve ser solidário com outros profissionais, respeitando normas e quaisquer condutas das outras profissões, eximindo-se de denunciar atos que firam direitos sociais.
V. A/O assistente social deve garantir às/aos usuárias/os do serviço social informação e promover discussão a respeito das situações adversas apresentadas, respeitando democraticamente as decisões tomadas.
I, III e V.
I, II e IV.
I, IV e V.
II, III e IV.
II, III e V.

A respeito da população que vivencia situação de rua e considerando os textos apresentados, avalie as afirmações a seguir.
É correto apenas o que se afirma em:
I. Na elaboração de políticas públicas, devem ser considerados os fatores pessoais e contextuais que levam pessoas a viver em situação de rua, o que exige o trabalho de equipes multidisciplinares, com o objetivo de assegurar direitos de saúde, dignidade e cidadania a essa população.
II. A inexistência de endereço fixo que possibilite fazer cadastros oficiais e estabelecer contato quando necessário inviabiliza a inserção dos indivíduos em situação de rua nas políticas públicas de saúde, educação e moradia.
III. A homogeneidade do grupo de pessoas que vivem em situação de rua contribui para o desenvolvimento das estratégias de acolhimento e de atendimento pelas equipes envolvidas em campanhas dirigidas a esse público.
IV. A falta de moradia convencional e o comprometimento da identidade, da segurança, do bem-estar físico e emocional e do sentimento de pertencimento são problemas vivenciados pelas pessoas que vivem em situação de rua e requerem atenção do poder público.
I e IV.
I e III.
II e III.
I, II e IV.
II, III e IV.

A discussão sobre a descriminalização do aborto está associada à autodeterminação dos corpos das mulheres e aos direitos sexuais e reprodutivos. Quase uma em cada cinco mulheres, aos 40 anos, já realizou aborto no Brasil, o que demonstra a sua abrangência e a necessidade do debate sobre a descriminalização jurídica, social e moral que envolve essa problemática.
Considerando essas informações e a direção ético-política da profissão de assistente social, avalie as afirmacoes a seguir.
I. Profissionais de Serviço Social devem manter o sigilo profissional e não emitir parecer da situação de abortamento espontâneo ou provocado, considerando seu dever legal e ético para a proteção da usuária do serviço social.
II. Assistentes sociais devem reconhecer o abortamento como uma decisão individual e privada das mulheres, mantendo-se isento de emitir opiniões de cunho pessoal e/ou religioso, respeitando democraticamente as decisões das usuárias.
III. Profissionais do Serviço Social devem posicionar-se a favor da Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental, apresentada ao Supremo Tribunal Federal em 2017, que propõe a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação e ressalta que a criminalização viola o direito constitucional das mulheres à dignidade.
I, II e III.
I, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.

Apesar de as primeiras Escolas de Serviço Social surgirem no Brasil na década de 1930, o Serviço Social irá se inserir na Saúde somente na década de:
Qual é a década em que o Serviço Social se insere na Saúde?
1940.
1950.
1960.
1970.
1980.

Em relação às atribuições e competências do(a) assistente social na saúde:
Considerando as assertivas acima, podemos afirmar:
I. As atribuições e competências das(os) profissionais de Serviço Social, na saúde ou em qualquer outro espaço sócio-ocupacional, são orientadas e norteadas por direitos e deveres constantes no Código de Ética Profissional e na Lei de Regulamentação da Profissão, que devem ser observados e não necessariamente respeitados, tanto pelas(os) profissionais quanto pelas instituições empregadoras.
II. O Projeto Ético-Político é bem claro e explícito no que tange aos seus compromissos. Ao reconhecer a liberdade como valor ético central, como possibilidade de escolher entre alternativas concretas, reafirma-se que os indivíduos devem ser livres na tomada das decisões. A liberdade consiste em poder fazer tudo aquilo que se deseja, desde que não prejudique outra pessoa. Temos, ainda, o posicionamento a favor da equidade e da justiça social.
III. A população usuária dos serviços localizada nesse território não está acostumada a ter um órgão ou profissionais que de fato se responsabilizem com suas demandas e necessidades, tais que o Serviço Social toma enquanto competência, por isso verifica-se que o Serviço Social é imprescindível para viabilizar o conceito mais amplo de saúde, através do acolhimento, atendimento e orientações quanto ao saber do profissional de Serviço Social, efetivando por meio de suas ações o acesso destes usuários à política de saúde, por meio de procedimentos operacionais e técnicos instrumentais, assim identificando nas demandas as expressões da questão social, pertinentes a cada indivíduo.
Todas as assertivas estão erradas.
As assertivas I, II e III estão corretas.
Somente as assertivas I e II estão corretas.
Somente as assertivas II e III estão corretas.
Somente as assertivas I e III estão corretas.

Com o advento do SUS:
Considerando as afirmativas acima, podemos afirmar:
I. O(A) assistente social vem sendo requisitado para atuar em diversas frentes de trabalho, sobretudo a partir da disputa entre o “projeto privatista e de reforma sanitária” (CFESS, 2010, p. 22).
II. É importante ao(à) assistente social “ter clareza de suas atribuições e competências para estabelecer prioridades de ações e estratégias, a partir de demandas apresentadas pelos usuários, de dados epidemiológicos e da disponibilidade da equipe de saúde para ações conjuntas” (CFESS, 2010, p. 43).
III. Faz-se necessário ao(à) assistente social conservar as requisições institucionais que violem seus princípios e diretrizes, bem como transpor as ações emergenciais e burocráticas tão presentes dentro das políticas públicas.
Somente as afirmativas I e II estão corretas.
As afirmativas I, II e III estão corretas.
Somente as afirmativas I e III estão corretas.
Somente as afirmativas II e III estão corretas.
Todas as afirmativas estão erradas.

O acompanhamento social durante a internação nos permite uma maior aproximação com a realidade do usuário, sendo possível trabalhar demandas que não foram sinalizadas pelo usuário no ambulatório.
É correto afirmar que:
I. A atuação do assistente social no acompanhamento do usuário durante o processo de internação traz como demanda para esse profissional a necessidade de conhecimento nas diversas políticas públicas.
II. Parte significativa das demandas que nos são atribuídas está vinculada às condições de vida do usuário, devido à ausência de vínculos familiares, à dificuldade e/ou desinformação acerca de outras políticas públicas e à suspeita ou confirmação de violação de direitos.
III. A identificação dessas demandas sempre acontece a partir do atendimento com o(a) assistente social. Estas são algumas vezes identificadas por outros profissionais integrantes da equipe multiprofissional e então são repassadas para o(a) assistente social fazer a observação e intervenção apropriada para cada caso.
Somente as assertivas II e III estão corretas.
Todas as assertivas estão corretas.
Somente a assertiva I está correta.
Somente a assertiva II está correta.
Somente as assertivas I e II estão corretas.

Prévia do material em texto

08/10/2023, 11:08 Revisar envio do teste: QUESTIONÁRIO UNIDADE II – ...
https://ava.ead.unip.br/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_98669301_1&course_id=_315828_1&content_id=_3696877_1&retu… 1/5
 Revisar envio do teste: QUESTIONÁRIO UNIDADE IIESTUDOS DISCIPLINARES XII 6720-15_SEI_SS_0121_R_20232 CONTEÚDO
Usuário fabricio.costa17 @aluno.unip.br
Curso ESTUDOS DISCIPLINARES XII
Teste QUESTIONÁRIO UNIDADE II
Iniciado 08/10/23 09:15
Enviado 08/10/23 11:01
Status Completada
Resultado da tentativa 3,5 em 5 pontos  
Tempo decorrido 1 hora, 45 minutos
Resultados exibidos Todas as respostas, Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários, Perguntas respondidas incorretamente
Pergunta 1
Resposta Selecionada: e. 
Respostas: a. 
b. 
c. 
d. 
e. 
Analise a �gura e as asserções a seguir.
Fonte: Disponível em: https://redehumanizasus.net/determinantes-de-saude-aspectos-individuais-ou-coletivos/. Acesso em 30 maio. 2023.
 
I. A partir da Constituição Federal de 1988, uma nova con�guração social se apresenta no cenário brasileiro, sobretudo para as políticas públicas, as quais vêm garantir, de forma efetiva,
direitos antes concedidos como benesses e que remetiam a população usuária à situação de dependência.
II. Nesse sentido, a saúde passa a ser regulamentada pela Lei n. 8.080/1990, conhecida como Lei Orgânica da Saúde.
III. Desde então, novo conceito de saúde passou a vigorar no Brasil, com a assertiva de que “os níveis de saúde não expressam a organização social e econômica do País, tendo a saúde
como determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o
lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais”.
É correto o que se a�rma em:
Em todas as a�rmativas.
I, apenas.
I e II.
I e III.
II e III.
Em todas as a�rmativas.
Pergunta 2
Resposta Selecionada: a. 
Respostas: a. 
b. 
c. 
d. 
e. 
Comentário
da resposta:
Segundo a Lei n. 8.080/1990, as ações abaixo competem a qual nível de direção do SUS?
 
I – Planejar, organizar, controlar e avaliar as ações e os serviços de saúde e gerir e executar os serviços públicos de saúde.
II – Participar do planejamento, programação e organização da rede regionalizada e hierarquizada do Sistema Único de Saúde (SUS), em articulação com sua direção estadual.
III – Participar da execução, controle e avaliação das ações referentes às condições e aos ambientes de trabalho.
IV – Executar serviços: de vigilância epidemiológica; vigilância sanitária; de alimentação e nutrição; de saneamento básico; e de saúde do trabalhador.
 
Assinale a alternativa correta.
Nível municipal.
Nível municipal.
Nível estadual.
Nível federal.
Nível de compartilhamento.
Nenhuma das alternativas acima.
Resposta: A.
Comentário: nível municipal, o qual está descrito no Art. 18 da Lei n. 8.090/1990. “Art. 18. À direção municipal do Sistema Único de Saúde (SUS) compete: I – planejar,
organizar, controlar e avaliar as ações e os serviços de saúde e gerir e executar os serviços públicos de saúde; II – participar do planejamento, programação e organização
da rede regionalizada e hierarquizada do Sistema Único de Saúde (SUS), em articulação com sua direção estadual; III – participar da execução, controle e avaliação das
ações referentes às condições e aos ambientes de trabalho; IV – executar serviços: a) de vigilância epidemiológica; b) vigilância sanitária; c) de alimentação e nutrição; d) de
saneamento básico; e e) de saúde do trabalhador; [...]”.
Pergunta 3
UNIP EAD BIBLIOTECAS MURAL DO ALUNO TUTORIAISCONTEÚDOS ACADÊMICOS
0 em 0,5 pontos
0,5 em 0,5 pontos
0,5 em 0,5 pontos
http://company.blackboard.com/
https://ava.ead.unip.br/webapps/blackboard/execute/courseMain?course_id=_315828_1
https://ava.ead.unip.br/webapps/blackboard/content/listContent.jsp?course_id=_315828_1&content_id=_3694083_1&mode=reset
https://ava.ead.unip.br/webapps/portal/execute/tabs/tabAction?tab_tab_group_id=_10_1
https://ava.ead.unip.br/webapps/portal/execute/tabs/tabAction?tab_tab_group_id=_27_1
https://ava.ead.unip.br/webapps/portal/execute/tabs/tabAction?tab_tab_group_id=_47_1
https://ava.ead.unip.br/webapps/portal/execute/tabs/tabAction?tab_tab_group_id=_29_1
https://ava.ead.unip.br/webapps/portal/execute/tabs/tabAction?tab_tab_group_id=_25_1
https://ava.ead.unip.br/webapps/login/?action=logout
08/10/2023, 11:08 Revisar envio do teste: QUESTIONÁRIO UNIDADE II – ...
https://ava.ead.unip.br/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_98669301_1&course_id=_315828_1&content_id=_3696877_1&retu… 2/5
Resposta Selecionada: b. 
Respostas: a. 
b. 
c. 
d. 
e. 
Comentário
da resposta:
Vários pacientes e seus familiares, tanto da capital quanto do interior do estado, têm passado a noite em frente à recepção de um hospital universitário para tentar conseguir uma �cha
para a realização de exames. Segundo eles, essa situação decorre da redução do número de atendimentos e da entrega de senhas pelo hospital. Além da noite desconfortável, as pessoas
que dependem do Sistema Único de Saúde também precisam enfrentar o medo e a insegurança ao dormir ao relento. E o pior: muitas delas não conseguem a vaga tão esperada [...]. “Além
disso tudo que nós passamos, alguns atendentes, quando acabam as �chas, �cam debochando de nós. Isso é revoltante, não basta o sofrimento, também passamos por humilhações”,
desabafa um paciente que preferiu não ser identi�cado.
Disponível em: http://gazetaweb.globo.com. Acesso em: 10 jul. 2016 (adaptado).
 
Considerando as variadas situações com que a/o assistente social se depara, avalie as a�rmações a seguir.
 
I. A/O assistente social deve contribuir para a criação de mecanismos que possam desburocratizar a relação das instituições com as/os usuárias/os.
II. A/O assistente social deve acatar as determinações institucionais, mesmo que a decisão tomada �ra os princípios e diretrizes do Código de Ética da/do Assistente Social.
III. A/O assistente social deve integrar comissões interdisciplinares de ética nos locais em que trabalha, de modo a avaliar condutas pro�ssionais e políticas institucionais.
IV. A/O assistente social deve ser solidário com outros pro�ssionais, respeitando normas e quaisquer condutas das outras pro�ssões, eximindo-se de denunciar atos que �ram direitos
sociais.
V. A/O assistente social deve garantir às/aos usuárias/os do serviço social informação e promover discussão a respeito das situações adversas apresentadas, respeitando democraticamente
as decisões tomadas.
 
É correto apenas o que se a�rma em:
I, III e V.
I, II e IV.
I, III e V.
I, IV e V.
II, III e IV.
II, III e V.
Resposta: B
Comentário: a a�rmativa I está correta porque é dever do Assistente Social “contribuir para a criação de mecanismos que venham desburocratizar a relação com os/as
usuários/as, no sentido de agilizar e melhorar os serviços prestados” (CFESS, 2011, p. 30). O pro�ssional deve esforçar-se no sentido de democratizar e desburocratizar os
programas e informações institucionais e o acesso a eles, “além de buscar estratégias coletivas para tornar públicas as condições de inviabilização do trabalho pro�ssional e
de obtenção de direitos, por parte dos usuários” (BARROCO, 2012, p. 81). A a�rmativa II está errada porque embora o Assistente Social seja um pro�ssional que, assim como
os demais trabalhadores assalariados, vende sua força de trabalho em troca de uma remuneração, ele não pode se omitir frente a falhas nos regulamentos, normas e
programas da instituição empregadora que estiverem ferindo os princípios e as diretrizes do Código de Ética, devendo denunciar ao Conselho Regional de Serviço Social,
através de comunicação fundamentada, qualquer infração aos princípios e diretrizes estabelecidos no Código. A a�rmativa III está correta porque, no que diz respeito ao
exercício do trabalho pro�ssional, é um direito do Assistente Social, em sua relação com as instituições empregadoras, “integrar comissões interdisciplinares de ética noslocais de trabalho do/a pro�ssional, tanto no que se refere à avaliação da conduta pro�ssional, como em relação às decisões quanto às políticas institucionais” (CFESS, 2011,
p. 31), comprometendo-se com uma ética que busca viabilizar o atendimento das necessidades dos usuários. A alternativa IV está errada porque o Código de Ética
normatiza que o Assistente Social deve ser solidário em suas relações com os outros pro�ssionais, repassando ao seu substituto informações necessárias à continuidade do
trabalho, incentivando a prática pro�ssional interdisciplinar, “sem, todavia, eximir-se de denunciar atos que contrariem os postulados éticos contidos neste Código” que
baliza suas ações e intervenções pro�ssionais. A alternativa V está correta porque é dever do Assistente Social nas suas relações com os usuários “garantir a plena
informação e discussão sobre as possibilidades e consequências das situações apresentadas, respeitando democraticamente as decisões dos/as usuários/as, mesmo que
sejam contrárias aos valores e crenças individuas dos/as pro�ssionais” (Ibidem, p. 29). O Código indica que o pro�ssional não precisa concordar com as escolhas do usuário,
mas precisa respeitá-las, “trata-se de uma questão de consciência ética vinculada à liberdade e à equidade” (BARROCO, 2012, p. 78), pois o usuário tem direito a uma escolha
que diverge da orientação do pro�ssional.
 
Fonte:
PUC/RS. ENADE comentado [recurso eletrônico]: serviço social 2016/organizadores Gleny Terezinha Duro Guimarães, Marlúbia Corrêa de Paula. – Dados eletrônicos. – Porto
Alegre: EDIPUCRS, 2018 (p. 48-49).
Pergunta 4
Resposta Selecionada: b. 
Respostas: a. 
b. 
c. 
d. 
e. 
Comentário
da resposta:
Considere os textos abaixo.
 
TEXTO 1
Com base em dados de 2015, estima-se que, no Brasil, haja em torno de 100 mil pessoas em situação de rua. A população que vivencia situação de rua é formada por pessoas que, em sua
maioria, possuem menos que o necessário para atender às necessidades básicas do ser humano, estando no limite da indigência ou da pobreza extrema, com comprometimento da
própria sobrevivência. A situação desse grupo excluído e marginalizado pode decorrer de diversos fatores, como desemprego estrutural, migração, uso prejudicial de álcool e outras drogas,
presença de transtornos mentais, con�itos familiares, entre outros.
HINO, P.; SANTOS, J. O.; ROSA, A. S. Pessoas que vivenciam situação de rua sob o olhar da saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 71, Suplemento 1, p. 732-740, 2018 (adaptado).
 
TEXTO 2
O Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH), lançou
uma campanha que objetiva valorizar a saúde como um direito humano de cidadania e ressaltar que as pessoas em situação de rua têm o direito de ser atendidas na rede de serviços do
SUS.
Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/principal/campanhas-publicitarias/19300-campanha-pop-rua. Acesso em: 11 set. 2018 (adaptado).
 
A respeito da população que vivencia situação de rua e considerando os textos apresentados, avalie as a�rmações a seguir.
I. Na elaboração de políticas públicas, devem ser considerados os fatores pessoais e contextuais que levam pessoas a viver em situação de rua, o que exige o trabalho de equipes
multidisciplinares, com o objetivo de assegurar direitos de saúde, dignidade e cidadania a essa população.
II. A inexistência de endereço �xo que possibilite fazer cadastros o�ciais e estabelecer contato quando necessário inviabiliza a inserção dos indivíduos em situação de rua nas políticas
públicas de saúde, educação e moradia.
III. A homogeneidade do grupo de pessoas que vivem em situação de rua contribui para o desenvolvimento das estratégias de acolhimento e de atendimento pelas equipes envolvidas em
campanhas dirigidas a esse público.
IV. A falta de moradia convencional e o comprometimento da identidade, da segurança, do bem-estar físico e emocional e do sentimento de pertencimento são problemas vivenciados pelas
pessoas que vivem em situação de rua e requerem atenção do poder público.
 
É correto apenas o que se a�rma em:
I e IV.
I e III.
I e IV.
II e III.
I, II e IV.
II, III e IV.
Resposta: B
Comentário: a a�rmação I é verdadeira porque a exigência do trabalho de equipes multidisciplinares (e interdisciplinares) diz respeito à necessidade do reconhecimento de
que o fenômeno situação de rua e os processos de rualização são multicausais e não podem ser explicados sem a problematização acerca da realidade social, das
desproteções sociais, das necessidades e vulnerabilidades, e das potencialidades características deste segmento populacional. Para a elaboração de políticas públicas, se
fazem necessários conhecimentos oriundos de áreas como gestão da informação, planejamento e pesquisa (NUNES, 2019). A a�rmação II está incorreta porque, na verdade,
a inexistência de endereço �xo não impossibilita fazer cadastros o�ciais e não inviabiliza a inserção dos sujeitos que vivenciam a situação de rua. “Poderá ser utilizado o
endereço de uma unidade de serviços da rede socioassistencial que a pessoa tenha como referência ou, na ausência deste, o endereço da instituição de acolhimento
0,5 em 0,5 pontos
08/10/2023, 11:08 Revisar envio do teste: QUESTIONÁRIO UNIDADE II – ...
https://ava.ead.unip.br/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_98669301_1&course_id=_315828_1&content_id=_3696877_1&retu… 3/5
indicada pelo entrevistado” (Portaria GM, nº 177, de 16 de junho de 2011). E a portaria nº 940 “dispensa a obrigatoriedade de apresentação de endereço de domicílio para
aquisição do Cartão SUS, por pessoas vivendo na rua” (Portaria GM/MS nº 940, de 28 de abril de 2011). E a a�rmação III também está incorreta, pois “há pouca
homogeneidade nesse grupo” (HINO; SANTOS; ROSA, 2018, p. 733). O que transforma em um desa�o ainda maior para o desenvolvimento das estratégias de acolhimento e
de atendimento deste segmento populacional que vivencia a situação de rua. É correto a�rmar na assertiva IV porque a falta de moradia, de segurança, de bem-estar físico
e emocional são manifestações da realidade enfrentadas na situação de rua, sendo a rualização um processo que pode ter início no convívio das relações primárias, na
esfera doméstica, em casa, e que se manifestam geralmente a partir do desemprego, separações e decepções amorosas, maus-tratos ou morte na família, os con�itos
familiares e/ou no uso de drogas que pode se transformar em uso abusivo de álcool e/ou outras drogas, segregação e isolamento, requerem atenção do poder público, não
só no que se refere às políticas de moradia (NUNES, 2019).
Fonte:
ENADE comentado [recurso eletrônico]: serviço social 2018 / Gleny Terezinha Duro Guimarães, Marlúbia Corrêa de Paula organizadoras – Dados eletrônicos. – Porto Alegre:
EDIPUCRS, 2022. Recurso on-line (117 p.) (Questão 6 – p. 12 e 42-44).
Pergunta 5
Resposta Selecionada: e. 
Respostas: a. 
b. 
c. 
d. 
e. 
Comentário
da resposta:
A discussão sobre a descriminalização do aborto está associada à autodeterminação dos corpos das mulheres e aos direitos sexuais e reprodutivos.
Quase uma em cada cinco mulheres, aos 40 anos, já realizou aborto no Brasil, o que demonstra a sua abrangência e a necessidade do debate sobre a descriminalização jurídica, social e
moral que envolve essa problemática.
DINIZ, D.; MEDEIROS, M.; MADEIRO, A. Pesquisa nacional de aborto 2016. Ciência & Saúde Coletiva, v. 22, n. 2, 2017 (adaptado).
 
O Conselho Federal de Serviço Social lançou, em 2017, um manifesto sobre os procedimentos pro�ssionais do Serviço Social para atendimentos de casos de aborto, no qual faz alusão à
Norma Técnica do Ministério da Saúde sobre atenção humanizada ao abortamento.
 
Considerando essas informações e a direção ético-política da pro�ssão de assistente social, avalie as a�rmações a seguir.
 
I. Pro�ssionais de Serviço Social devem manter o sigilo pro�ssional e não emitir parecer da situação de abortamentoespontâneo ou provocado, considerando seu dever legal e ético para a
proteção da usuária do serviço social.
II. Assistentes sociais devem reconhecer o abortamento como uma decisão individual e privada das mulheres, mantendo-se isento de emitir opiniões de cunho pessoal e/ou religioso,
respeitando democraticamente as decisões das usuárias.
III. Pro�ssionais do Serviço Social devem posicionar-se a favor da Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental, apresentada ao Supremo Tribunal Federal em 2017, que propõe a
descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação e ressalta que a criminalização viola o direito constitucional das mulheres à dignidade.
 
É correto o que se a�rma em:
I, II e III.
I, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Resposta: E
Comentário: a a�rmativa I está correta, visto que a Norma Técnica do Ministério da Saúde sobre Atenção Humanizada ao Abortamento destaca o comprometimento de
todos os pro�ssionais da saúde, bem como os Assistentes Sociais, em assegurar sigilo diante da situação de aborto, sendo vetado comunicar o fato à autoridade policial,
judicial e/ou ao Ministério Público, por conta de o sigilo na prática pro�ssional da assistência à saúde ser um dever legal e ético. A a�rmativa II está correta, pois o
pro�ssional de Serviço Social possui como norteador de suas ações o Código de Ética pro�ssional, que salienta o compromisso do assistente social com a liberdade e
autonomia de seus usuários, visando à emancipação dos indivíduos sociais, à busca pela eliminação de todas as formas de preconceito ou discriminação e lutando pela
garantia de serviços de qualidade e dos direitos. A a�rmativa III está correta, visto que a descriminalização do aborto e legalização do aborto é uma das bandeiras de luta
construída coletivamente pelo Conjunto Cfess-Cress, assim, instigando que pro�ssional apoie as ações e diálogos para a descriminalização do aborto. É importante que os
pro�ssionais de Serviço Social impulsionem um debate crítico e ético sobre o aborto, posicionando-se pela proteção à vida das mulheres.
Fonte:
ENADE comentado [recurso eletrônico]: serviço social 2018 / Gleny Terezinha Duro Guimarães, Marlúbia Corrêa de Paula organizadoras – Dados eletrônicos. – Porto Alegre:
EDIPUCRS, 2022. Recurso on-line (117 p.) (Questão 24 – p. 22 e 86-88).
Pergunta 6
Resposta Selecionada: a. 
Respostas: a. 
b. 
c. 
d. 
e. 
Comentário da
resposta:
Apesar de as primeiras Escolas de Serviço Social surgirem no Brasil na década de 1930, o Serviço Social irá se inserir na Saúde somente na década de:
1940.
1940.
1950.
1960.
1970.
1980.
Resposta: A
Comentário: segundo Iamamoto e Carvalho (1991), a primeira inserção do Serviço Social na saúde ocorre no Hospital das Clínicas da USP (São Paulo), sendo que, em
1947 e 1949, o campo à época denominado Serviço Social médico respondia por 23% e 24%, respectivamente, pelo mercado de trabalho e incluía, além do citado
hospital, os seguintes serviços: dispensário de tuberculose, departamento estadual da criança e hospitais e clínicas particulares.
Pergunta 7
Em relação às atribuições e competências do(a) assistente social na saúde:
 
I. As atribuições e competências das(os) pro�ssionais de Serviço Social, na saúde ou em qualquer outro espaço sócio-ocupacional, são orientadas e norteadas por direitos e deveres
constantes no Código de Ética Pro�ssional e na Lei de Regulamentação da Pro�ssão, que devem ser observados e não necessariamente respeitados, tanto pelas(os) pro�ssionais quanto
pelas instituições empregadoras.
II. O Projeto Ético-Político é bem claro e explícito no que tange aos seus compromissos. Ao reconhecer a liberdade como valor ético central, como possibilidade de escolher entre
alternativas concretas, rea�rma-se que os indivíduos devem ser livres na tomada das decisões. A liberdade consiste em poder fazer tudo aquilo que se deseja, desde que não prejudique
outra pessoa. Temos, ainda, o posicionamento a favor da equidade e da justiça social.
III. A população usuária dos serviços localizada nesse território não está acostumada a ter um órgão ou pro�ssionais que de fato se responsabilizem com suas demandas e necessidades,
tais que o Serviço Social toma enquanto competência, por isso veri�ca-se que o Serviço Social é imprescindível para viabilizar o conceito mais amplo de saúde, através do acolhimento,
atendimento e orientações quanto ao saber do pro�ssional de Serviço Social, efetivando por meio de suas ações o acesso destes usuários à política de saúde, por meio de procedimentos
0,5 em 0,5 pontos
0,5 em 0,5 pontos
0 em 0,5 pontos
08/10/2023, 11:08 Revisar envio do teste: QUESTIONÁRIO UNIDADE II – ...
https://ava.ead.unip.br/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_98669301_1&course_id=_315828_1&content_id=_3696877_1&retu… 4/5
Resposta Selecionada: e. 
Respostas: a. 
b. 
c. 
d. 
e. 
operacionais e técnicos instrumentais, assim identi�cando nas demandas as expressões da questão social, pertinentes a cada indivíduo.
 
Considerando as assertivas acima, podemos a�rmar:
Todas as assertivas estão erradas.
As assertivas I, II e III estão corretas.
Somente as assertivas I e II estão corretas.
Somente as assertivas II e III estão corretas.
Somente as assertivas I e III estão corretas.
Todas as assertivas estão erradas.
Pergunta 8
Resposta Selecionada: d. 
Respostas: a. 
b. 
c. 
d. 
e. 
Comentário da
resposta:
Segundo Soares (2010), “o SUS exige trabalho que envolve educação em saúde, participação social, politização objetivando controle social, sendo espaços importantes e estratégicos de
intervenção do Serviço Social”. Contudo, na rotina diária do trabalho dos assistentes sociais na saúde, há uma predominância de demandas de:
Emergenciais assistenciais.
Ações Paliativas.
Mobilização e Participação Social.
Educação, comunicação e informação.
Emergenciais assistenciais.
Assessoria e planejamento.
Resposta: D
Comentário: identi�ca-se predominância de demandas emergenciais assistenciais no trabalho do assistente social no âmbito da saúde pública, em detrimento de
outras demandas, uma vez que o assistente social tem a responsabilidade garantir o acesso do demandante/usuário aos recursos necessários para permitir a
continuidade no tratamento a ser realizado.
Pergunta 9
Resposta Selecionada: d. 
Respostas: a. 
b. 
c. 
d. 
e. 
Comentário da
resposta:
Com o advento do SUS:
I. O(A) assistente social vem sendo requisitado para atuar em diversas frentes de trabalho, sobretudo a partir da disputa entre o “projeto privatista e de reforma sanitária” (CFESS, 2010, p.
22).
II. É importante ao(à) assistente social “ter clareza de suas atribuições e competências para estabelecer prioridades de ações e estratégias, a partir de demandas apresentadas pelos
usuários, de dados epidemiológicos e da disponibilidade da equipe de saúde para ações conjuntas” (CFESS, 2010, p. 43).
III. Faz-se necessário ao(à) assistente social conservar as requisições institucionais que violem seus princípios e diretrizes, bem como transpor as ações emergenciais e burocráticas tão
presentes dentro das políticas públicas.
 
Considerando as a�rmativas acima, podemos a�rmar:
Somente as a�rmativas I e II estão corretas.
As a�rmativas I, II e III estão corretas.
Somente as a�rmativas I e III estão corretas.
Somente as a�rmativas II e III estão corretas.
Somente as a�rmativas I e II estão corretas.
Todas as a�rmativas estão erradas.
Resposta: D
Comentário: a a�rmativa III está errada ao a�rmar que cabe ao(à) assistente social conservar requisições institucionais que violem seus princípios e diretrizes, quando
na verdade o PEP – Projeto Político-Pedagógico da Pro�ssão e o CEP – Código de Ética do Assistente Social rezam que na prática os(as) assistentes sociais devem romper
com requisições institucionais que violem os princípios e diretrizes da categoria pro�ssional de Serviço Social.
Pergunta 10
Resposta Selecionada: e. 
Respostas: a. 
b. 
c. 
Considere o texto e as a�rmativas a seguir.O acompanhamento social durante a internação nos permite uma maior aproximação com a realidade do usuário, sendo possível trabalhar demandas que não foram sinalizadas pelo
usuário no ambulatório. Nesse local, a atuação é mais ampla e perpassa diferentes caminhos, desde as demandas imediatas, como situações cotidianas institucionais, até demandas
originadas a partir da di�culdade de acesso às políticas públicas. Segundo Matos (2017), é nas lacunas geradas pela não implantação efetiva do SUS que o pro�ssional de Serviço Social vem
sendo demandado a intervir.
 
I. A atuação do assistente social no acompanhamento do usuário durante o processo de internação traz como demanda para esse pro�ssional a necessidade de conhecimento nas diversas
políticas públicas.
II. Parte signi�cativa das demandas que nos são atribuídas está vinculada às condições de vida do usuário, devido à ausência de vínculos familiares, à di�culdade e/ou desinformação acerca
de outras políticas públicas e à suspeita ou con�rmação de violação de direitos.
III. A identi�cação dessas demandas sempre acontece a partir do atendimento com o(a) assistente social. Estas são algumas vezes identi�cadas por outros pro�ssionais integrantes da
equipe multipro�ssional e então são repassadas para o(a) assistente social fazer a observação e intervenção apropriada para cada caso.
 
É correto a�rmar que:
Somente as assertivas II e III estão corretas.
Todas as assertivas estão corretas.
Somente a assertiva I está correta.
Somente a assertiva II está correta.
0,5 em 0,5 pontos
0,5 em 0,5 pontos
0 em 0,5 pontos
08/10/2023, 11:08 Revisar envio do teste: QUESTIONÁRIO UNIDADE II – ...
https://ava.ead.unip.br/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_98669301_1&course_id=_315828_1&content_id=_3696877_1&retu… 5/5
Domingo, 8 de Outubro de 2023 11h01min24s GMT-03:00
d. 
e. 
Somente as assertivas I e II estão corretas.
Somente as assertivas II e III estão corretas.
← OK

Mais conteúdos dessa disciplina