Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Prévia do material em texto

Pâncreas – Histologia
➜ O pâncreas possui quatro regiões ↣ processo uncinado, cabeça, corpo e cauda.
➜ Sua delicada cápsula de tecido conjuntivo frouxo forma septos, que subdividem a glândula em lóbulos. O suprimento vascular, nervoso e o sistema de dutos, percorre estes septos.
➜ O pâncreas produz secreções exócrinas e endócrinas. Os componentes endócrinos do pâncreas, as ilhotas de Langerhans, estão dispersos entre os ácinos secretores exócrinos.
➜ O pâncreas é tanto uma glândula exócrina, que produz sucos digestivos, quanto uma glândula endócrina, que produz hormônios.
Pâncreas exócrino
➜ O pâncreas exócrino é uma glândula serosa de formato tubuloacinosa que produz diariamente 1.200 ml de fluido rico em bicarbonato contendo pro-enzimas digestivas que são depositadas no duodeno. Cerca de 40 a 50 células formam um ácino seroso arredondado ou oval, cujo lúmen é ocupado por três ou quatro células centroacinosas, que representam o início do sistema de ductos do pâncreas. A presença de células centroacinosas no centro do ácino é uma característica distintiva desta glândula. O ducto intercalar é a porção inicial e se inicia dentro do ácino.
Porção secretora
➜ As células acinosas têm a forma de uma pirâmide com base voltada para a lâmina basal, que as separa do compartimento de tecido conjuntivo.
➜ As células acinosas caracterizam-se por uma basofilia distinta no citoplasma basal e por grânulos de zimogênio acidofílicos no citoplasma apical.
➜ Os grânulos de zimogênio (células secretoras de enzimas) são mais numerosos no pâncreas de indivíduos em jejum. Os grânulos de zimogênio contêm uma variedade de enzimas digestivas armazenadas na forma inativa (pro-enzimas).
➜ As enzimas digestivas pancreáticas são ativadas apenas quando alcançam o lúmen do intestino delgado.
➜ A superfície apical das células acinosas apresenta pequenas microvilosidades; em tal superfície, são liberados grânulos de zimogênio por exocitose.
Sistema de ductos
➜ As células centroacinosas constituem o início do sistema ductal do pâncreas exócrino.
➜ As células centroacinosas são células dos ductos intercalares localizadas no ácino.
➜ A unidade estrutural do ácino e as células centroacinosas assemelham-se um pequeno balão (o ácino), dentro do qual foi introduzido um canudo (o ducto intercalar). Os ductos intercalares são curtos e drenam para os ductos coletores intralobulares. A complexa rede ramificada de ductos intralobulares drena para os ductos interlobulares maiores. Por sua vez, os ductos interlobulares drenam diretamente no ducto pancreático principal (que vai se juntar ao ducto colédoco para desembocar no duodeno). Pode existir um segundo ducto grande, o ducto pancreático acessório (que só existe em algumas pessoas e este se liga diretamente ao duodeno), origina-se na cabeça do pâncreas.
➜ Enquanto os ácinos secretam um pequeno volume de líquido rico em proteínas (produzindo as principais enzimas digestivas), as células dos ductos intercalares/células centroacinar secretam um grande volume de líquido rico em sódio e bicarbonato (que vão neutralizar o quimo com pH ácido proveniente do estômago).
➜ Dois hormônios secretados pelas células enteroendócrinas no duodeno, a secretina e a colecistoquinina (CCK), constituem
os principais reguladores do pâncreas exócrino A entrada do quimo ácido no duodeno estimula a liberação desses hormônios no sangue: a secretina que estimula as células centroacinares a secretaram bicabornato e o CCK que induz a secreção de pro-enzimas pelas células acinosas. 
Pâncreas endócrino
➜ O pâncreas endócrino é um órgão difuso que secreta hormônios que regulam os níveis de glicemia.
➜ As ilhotas de Langerhans, o componente endócrino do pâncreas, estão dispersas por todo o órgão em agrupamentos celulares de tamanho variável.
➜ Suas células poligonais (das ilhotas) estão dispostas em cordões irregulares e curtos, que são profusamente envolvidos por uma rede de capilares fenestrados.
➜ O parênquima das ilhotas de Langerhans é constituído por cinco tipos celulares ↣ células beta, células alfa, células delta, células PP e células G. Estas células não apresentam características morfológicas típicas, assemelhando-se às células especializadas na síntese de proteínas

Mais conteúdos dessa disciplina