Logo Passei Direto
Buscar

Recuperação pós anestésica 4

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Acerca da assistência de enfermagem a paciente cirúrgico, julgue o item que se segue.
Os cuidados de enfermagem em pacientes que estão nas unidades de recuperação pós-anestésica incluem avaliar os efeitos da anestesia, o quadro de orientação, os sinais vitais e se não há evidências de hemorragias ou outras complicações.
Certo
Errado

A sala de recuperação pós-anestésica (SRPA) é parte das instalações do hospital na qual pacientes se recuperam de procedimento anestésico cirúrgico. Sobre a recuperação de uma anestesia, analise as afirmativas abaixo.
Estão corretas as afirmativas:
I. Hipoventilação é comum e causada por depressão induzida por fármacos do sistema nervoso central, efeito residual de bloqueadores neuromusculares, entre outros.
II. Não existe um tempo mínimo de permanência dos pacientes na sala de recuperação da anestesia.
III. Escore de Aldrete como critério para alta da SRPA inclui avaliação da cinco diferentes parâmetros, fazendo pontuação total de 0 a 10.
IV. As causas mais comuns de atraso do despertar após uma anestesia estão relacionadas ao efeito residual de anestésicos. Devem ser consideradas ainda a possibilidade de hipotermia, hipoglicemia, efeito central de drogas anticolinérgicas e eventos intracranianos como hemorragias.
A I apenas
B I, II e III apenas
C I, II, III e IV
D II, III e IV apenas
E I, III e IV apenas

Sr. Paulo está na sala de recuperação pós-anestésica depois de passar por cirurgia intestinal. Está com um estona do lado direito da região abdominal, que foi realizado na alça do intestino grosso. As fezes de consistência líquida que são esperadas indicam que a cirurgia realizada foi
A cirurgia realizada foi:
A colostomia.
B colostomia descendente.
C ileostomia.
D colostomia ascendente.
E colostomia transversa.

Paciente na sala de recuperação pós-anestésica está com oximetria de pulso menor do que 92% e o enfermeiro solicitou ao técnico de enfermagem que instalasse cateter nasal de oxigênio tipo óculos 2l/minuto. Sobre os cuidados com este tipo de oxigenioterapia, é correto afirmar que
Sobre os cuidados com este tipo de oxigenioterapia, é correto afirmar que:
A o cateter deve ser introduzido 10cm em uma das narinas do paciente.
B deve-se medir o cateter da ponta do nariz ao lóbulo da orelha e, após, até o apêndice xifoide e introduzir o cateter em uma das narinas até a medida estimada.
C o oxigênio não deve ser umidificado.
D o oxigênio deve ser umidificado com solução salina.
E o oxigênio deve ser umidificado com água destilada.

Em 1970, Aldrete e Kroulik propuseram um sistema numérico de avaliação pós-anestésica que permite uma coleta de dados com critério definido realizado pelo enfermeiro da sala de recuperação pós-anestésica. A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.
Esse sistema apresenta como proposta a avaliação dos sistemas cardiovascular, respiratório, nervoso central e muscular de pacientes submetidos a ação dos fármacos e a técnicas anestésicas, por intermédio de parâmetros clínicos de fácil verificação com frequência respiratória, pressão arterial, atividade muscular e saturação periférica de oxigênio mediante oximetria de pulso.
Certo
Errado

Sobre cuidados pós-operatórios na sala de recuperação pós-anestésica, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.
( ) Observar o tipo de cirurgia realizada e qualquer complicação intraoperatória, bem como monitorar drenos e curativos.
( ) Não há necessidade de conhecer a qual tipo de anestesia o cliente foi submetido, pois, ao término da cirurgia, não há mais relação do tipo anestésico com o pós-operatório.
( ) Monitorar cuidadosamente os SSVV do paciente que se submeteu à anestesia geral, até que os SSVV estejam estáveis por, pelo menos, 30 min e dentro dos limites de normalidade.
( ) Avaliar vias de infusão, tubos ou drenos, perda sanguínea estimada, condição da ferida, medicamentos usados, infusões e débito urinário.
A V-V-V-F
B V-F-V-V
C V-F-F-F
D F-F-F-V
E F-V-V-F

Paciente na sala de recuperação pós anestésica (SRPA). Movimenta 2 membros, respira profundamente, dormindo, mas desperta ao ser chamado, pressão arterial sistêmica 10% abaixo do nível pré anestésico e mantendo SpO2 maior que 90% com oxigênio por máscara facial.
A pontuação para esse paciente segundo a tabela de Aldrete-Kroulik modificada é:
A 5.
B 6.
C 7.
D 8.
E 9.

Durante a recuperação pós anestésica, os pacientes passam por diversas fases de recuperação do estado mental, da força muscular, da percepção do ambiente, dentro da sala de recuperação pós-anestésica (SRPA), habitualmente.
Estão corretas as afirmativas.
I. Hipoventilação é comum e causada por depressão induzida por fármacos do sistema nervoso central, efeito residual de bloqueadores neuromusculares, entre outros.
II. Fatores de risco para náuseas e vômitos pós operatórios (NVPO) incluem idade < 50 anos, pacientes não tabagistas, do sexo masculino, uso de opióides no intra operatório e anestesia inalatória.
III. Escore de Aldrete como critério para alta da SRPA inclui avaliação da atividade de membros, respiração, pressão arterial, nível de consciência e saturação de oxigênio, pontuando de 0 a 10.
IV. Na SRPA, os princípios para a alta do paciente para o quarto incluem observação até que pacientes não estejam mais sob risco para depressão cardiorrespiratória e que seu estado mental tenha retornado para estado basal. Não existe tempo mínimo de estadia na SRPA.
A I, III e IV
B II, apenas
C I e IV, apenas
D II, III e IV, apenas
E III e IV, apenas

Antes do paciente ser transferido da sala operatória para a sala de recuperação pós-anestésica (SRPA), o enfermeiro da SRPA deve receber informações antecipadamente quanto às condições clínicas do paciente. Na SRPA, deve ser aplicada a escala de Aldrete e Kroulik.
Sobre essa escala, é correto afirmar que:
A deve ser aplicada para adultos a cada 30 minutos na primeira hora e após a cada hora até a alta da SRPA, de acordo com a gravidade do paciente.
B envolve a avaliação da respiração, circulação, saturação de oxigênio, atividade muscular e temperatura.
C cada item da escala recebe uma pontuação que varia de zero (0) a dois (2). Um paciente está apto a receber alta da SRPA quando atingir pontuação (escore total) igual ou superior a 8.
D deve ser aplicada somente após a aplicação da escala de Ramsay.

Antes de o paciente ser transferido da sala operatória para a sala de recuperação pós-anestésica (SRPA), o enfermeiro da SRPA deve receber informações antecipadamente quanto às condições clínicas do paciente. Na SRPA, deve ser aplicada a escala de Aldrete e Kroulik. Sobre essa escala, é CORRETO afirmar que:
A) Envolve a avaliação da respiração, circulação, saturação de oxigênio, atividade muscular e temperatura do paciente. B) Cada item da escala recebe uma pontuação que varia de zero (0) a dois (2). Um paciente está apto a receber alta da SRPA quando atingir pontuação (escore total) igual ou superior a 8. C) Deve ser aplicada para adultos a cada 30 minutos, na primeira hora, e, posteriormente, a cada hora até a alta da SRPA, de acordo com a gravidade do paciente. D) Deve ser utilizada somente após a aplicação da escala de Ramsay.

Analise as proposições abaixo referentes ao Sistema de Assistência de Enfermagem Perioperatória (SAEP) segundo Sociedade Brasileira de Enfermagem em Centro Cirúrgico – SOBECC (2017):
Marque a alternativa CORRETA:
I. O período pré-operatório imediato é aquele que compreende as 24 horas que antecedem o procedimento anestésico-cirúrgico, estendendo-se até o encaminhamento do paciente ao Centro Cirúrgico, devendo o enfermeiro promover medidas físicas e emocionais que garantam maior segurança e conforto ao paciente.
II. O período intraoperatório compreende desde o momento em que o paciente é recebido na unidade de Centro Cirúrgico até sua saída da sala de operações, devendo o enfermeiro atentar-se para cuidados como instalação de oxímetro de pulso e uso da placa de bisturi de cautério.
III. A recuperação pós-anestésica compreende as primeiras 24 horas após a intervenção anestésico-cirúrgica. A permanência na sala de recuperação pós-anestésica (SRPA) ou na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), assim como a recuperação no domicílio, também se incorporam a esse período.
IV. O período pós-operatório mediato inicia-se após as primeiras 24 horas que se seguem à cirurgia e se estende até a alta do paciente ou mesmo após seu retorno ao domicílio. O enfermeiro deve avaliar a complexidade do procedimento anestésico-cirúrgico realizado e implementar o plano de cuidados para pacientes internados, até a sua alta.
A Somente as proposições II e III estão corretas.
B Somente as proposições I e III estão corretas.
C Somente as proposições I e IV estão corretas.
D Somente as proposições II e IV estão corretas.

A fase dos cuidados pós-operatórios imediato começa logo que o procedimento cirúrgico seja concluído e o paciente transferido para a Unidade de Recuperação Pós-Anestésica (URPA). Esta Unidade deve ser adjacente ao centro-cirúrgico, oferecendo facilidade de acesso.
Assinale a alternativa INCORRETA referente a esses cuidados:
A prestar assistência intensivista até a total recuperação dos reflexos.
B assistir o paciente integralmente, proporcionando segurança e retorno rápido às suas atividades normais.
C prevenir complicações, e em alguns casos, auxiliar na reabilitação e na adaptação do paciente às novas condições resultantes da operação, como é o caso, por exemplo, da colostomia, da mastectomia, e da amputação, entre outras.
D o Enfermeiro assume os cuidados do paciente após uma avaliação inicial e um relato da equipe de transferência.
E Nenhuma das alternativas.

Qual é o escore de Aldrete-Kroulik para um paciente que está na sala de recuperação pós-anestésica e que apresenta respiração superficial sem conseguir tossir, necessidade de oxigênio suplementar para manter saturação > 90%, desperta ao ser chamado, pressão arterial 30 mmHg maior em relação ao pré-operatório e é capaz de movimentar os quatro membros voluntariamente?
A 5.
B 6.
C 7.
D 8.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Acerca da assistência de enfermagem a paciente cirúrgico, julgue o item que se segue.
Os cuidados de enfermagem em pacientes que estão nas unidades de recuperação pós-anestésica incluem avaliar os efeitos da anestesia, o quadro de orientação, os sinais vitais e se não há evidências de hemorragias ou outras complicações.
Certo
Errado

A sala de recuperação pós-anestésica (SRPA) é parte das instalações do hospital na qual pacientes se recuperam de procedimento anestésico cirúrgico. Sobre a recuperação de uma anestesia, analise as afirmativas abaixo.
Estão corretas as afirmativas:
I. Hipoventilação é comum e causada por depressão induzida por fármacos do sistema nervoso central, efeito residual de bloqueadores neuromusculares, entre outros.
II. Não existe um tempo mínimo de permanência dos pacientes na sala de recuperação da anestesia.
III. Escore de Aldrete como critério para alta da SRPA inclui avaliação da cinco diferentes parâmetros, fazendo pontuação total de 0 a 10.
IV. As causas mais comuns de atraso do despertar após uma anestesia estão relacionadas ao efeito residual de anestésicos. Devem ser consideradas ainda a possibilidade de hipotermia, hipoglicemia, efeito central de drogas anticolinérgicas e eventos intracranianos como hemorragias.
A I apenas
B I, II e III apenas
C I, II, III e IV
D II, III e IV apenas
E I, III e IV apenas

Sr. Paulo está na sala de recuperação pós-anestésica depois de passar por cirurgia intestinal. Está com um estona do lado direito da região abdominal, que foi realizado na alça do intestino grosso. As fezes de consistência líquida que são esperadas indicam que a cirurgia realizada foi
A cirurgia realizada foi:
A colostomia.
B colostomia descendente.
C ileostomia.
D colostomia ascendente.
E colostomia transversa.

Paciente na sala de recuperação pós-anestésica está com oximetria de pulso menor do que 92% e o enfermeiro solicitou ao técnico de enfermagem que instalasse cateter nasal de oxigênio tipo óculos 2l/minuto. Sobre os cuidados com este tipo de oxigenioterapia, é correto afirmar que
Sobre os cuidados com este tipo de oxigenioterapia, é correto afirmar que:
A o cateter deve ser introduzido 10cm em uma das narinas do paciente.
B deve-se medir o cateter da ponta do nariz ao lóbulo da orelha e, após, até o apêndice xifoide e introduzir o cateter em uma das narinas até a medida estimada.
C o oxigênio não deve ser umidificado.
D o oxigênio deve ser umidificado com solução salina.
E o oxigênio deve ser umidificado com água destilada.

Em 1970, Aldrete e Kroulik propuseram um sistema numérico de avaliação pós-anestésica que permite uma coleta de dados com critério definido realizado pelo enfermeiro da sala de recuperação pós-anestésica. A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.
Esse sistema apresenta como proposta a avaliação dos sistemas cardiovascular, respiratório, nervoso central e muscular de pacientes submetidos a ação dos fármacos e a técnicas anestésicas, por intermédio de parâmetros clínicos de fácil verificação com frequência respiratória, pressão arterial, atividade muscular e saturação periférica de oxigênio mediante oximetria de pulso.
Certo
Errado

Sobre cuidados pós-operatórios na sala de recuperação pós-anestésica, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.
( ) Observar o tipo de cirurgia realizada e qualquer complicação intraoperatória, bem como monitorar drenos e curativos.
( ) Não há necessidade de conhecer a qual tipo de anestesia o cliente foi submetido, pois, ao término da cirurgia, não há mais relação do tipo anestésico com o pós-operatório.
( ) Monitorar cuidadosamente os SSVV do paciente que se submeteu à anestesia geral, até que os SSVV estejam estáveis por, pelo menos, 30 min e dentro dos limites de normalidade.
( ) Avaliar vias de infusão, tubos ou drenos, perda sanguínea estimada, condição da ferida, medicamentos usados, infusões e débito urinário.
A V-V-V-F
B V-F-V-V
C V-F-F-F
D F-F-F-V
E F-V-V-F

Paciente na sala de recuperação pós anestésica (SRPA). Movimenta 2 membros, respira profundamente, dormindo, mas desperta ao ser chamado, pressão arterial sistêmica 10% abaixo do nível pré anestésico e mantendo SpO2 maior que 90% com oxigênio por máscara facial.
A pontuação para esse paciente segundo a tabela de Aldrete-Kroulik modificada é:
A 5.
B 6.
C 7.
D 8.
E 9.

Durante a recuperação pós anestésica, os pacientes passam por diversas fases de recuperação do estado mental, da força muscular, da percepção do ambiente, dentro da sala de recuperação pós-anestésica (SRPA), habitualmente.
Estão corretas as afirmativas.
I. Hipoventilação é comum e causada por depressão induzida por fármacos do sistema nervoso central, efeito residual de bloqueadores neuromusculares, entre outros.
II. Fatores de risco para náuseas e vômitos pós operatórios (NVPO) incluem idade < 50 anos, pacientes não tabagistas, do sexo masculino, uso de opióides no intra operatório e anestesia inalatória.
III. Escore de Aldrete como critério para alta da SRPA inclui avaliação da atividade de membros, respiração, pressão arterial, nível de consciência e saturação de oxigênio, pontuando de 0 a 10.
IV. Na SRPA, os princípios para a alta do paciente para o quarto incluem observação até que pacientes não estejam mais sob risco para depressão cardiorrespiratória e que seu estado mental tenha retornado para estado basal. Não existe tempo mínimo de estadia na SRPA.
A I, III e IV
B II, apenas
C I e IV, apenas
D II, III e IV, apenas
E III e IV, apenas

Antes do paciente ser transferido da sala operatória para a sala de recuperação pós-anestésica (SRPA), o enfermeiro da SRPA deve receber informações antecipadamente quanto às condições clínicas do paciente. Na SRPA, deve ser aplicada a escala de Aldrete e Kroulik.
Sobre essa escala, é correto afirmar que:
A deve ser aplicada para adultos a cada 30 minutos na primeira hora e após a cada hora até a alta da SRPA, de acordo com a gravidade do paciente.
B envolve a avaliação da respiração, circulação, saturação de oxigênio, atividade muscular e temperatura.
C cada item da escala recebe uma pontuação que varia de zero (0) a dois (2). Um paciente está apto a receber alta da SRPA quando atingir pontuação (escore total) igual ou superior a 8.
D deve ser aplicada somente após a aplicação da escala de Ramsay.

Antes de o paciente ser transferido da sala operatória para a sala de recuperação pós-anestésica (SRPA), o enfermeiro da SRPA deve receber informações antecipadamente quanto às condições clínicas do paciente. Na SRPA, deve ser aplicada a escala de Aldrete e Kroulik. Sobre essa escala, é CORRETO afirmar que:
A) Envolve a avaliação da respiração, circulação, saturação de oxigênio, atividade muscular e temperatura do paciente. B) Cada item da escala recebe uma pontuação que varia de zero (0) a dois (2). Um paciente está apto a receber alta da SRPA quando atingir pontuação (escore total) igual ou superior a 8. C) Deve ser aplicada para adultos a cada 30 minutos, na primeira hora, e, posteriormente, a cada hora até a alta da SRPA, de acordo com a gravidade do paciente. D) Deve ser utilizada somente após a aplicação da escala de Ramsay.

Analise as proposições abaixo referentes ao Sistema de Assistência de Enfermagem Perioperatória (SAEP) segundo Sociedade Brasileira de Enfermagem em Centro Cirúrgico – SOBECC (2017):
Marque a alternativa CORRETA:
I. O período pré-operatório imediato é aquele que compreende as 24 horas que antecedem o procedimento anestésico-cirúrgico, estendendo-se até o encaminhamento do paciente ao Centro Cirúrgico, devendo o enfermeiro promover medidas físicas e emocionais que garantam maior segurança e conforto ao paciente.
II. O período intraoperatório compreende desde o momento em que o paciente é recebido na unidade de Centro Cirúrgico até sua saída da sala de operações, devendo o enfermeiro atentar-se para cuidados como instalação de oxímetro de pulso e uso da placa de bisturi de cautério.
III. A recuperação pós-anestésica compreende as primeiras 24 horas após a intervenção anestésico-cirúrgica. A permanência na sala de recuperação pós-anestésica (SRPA) ou na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), assim como a recuperação no domicílio, também se incorporam a esse período.
IV. O período pós-operatório mediato inicia-se após as primeiras 24 horas que se seguem à cirurgia e se estende até a alta do paciente ou mesmo após seu retorno ao domicílio. O enfermeiro deve avaliar a complexidade do procedimento anestésico-cirúrgico realizado e implementar o plano de cuidados para pacientes internados, até a sua alta.
A Somente as proposições II e III estão corretas.
B Somente as proposições I e III estão corretas.
C Somente as proposições I e IV estão corretas.
D Somente as proposições II e IV estão corretas.

A fase dos cuidados pós-operatórios imediato começa logo que o procedimento cirúrgico seja concluído e o paciente transferido para a Unidade de Recuperação Pós-Anestésica (URPA). Esta Unidade deve ser adjacente ao centro-cirúrgico, oferecendo facilidade de acesso.
Assinale a alternativa INCORRETA referente a esses cuidados:
A prestar assistência intensivista até a total recuperação dos reflexos.
B assistir o paciente integralmente, proporcionando segurança e retorno rápido às suas atividades normais.
C prevenir complicações, e em alguns casos, auxiliar na reabilitação e na adaptação do paciente às novas condições resultantes da operação, como é o caso, por exemplo, da colostomia, da mastectomia, e da amputação, entre outras.
D o Enfermeiro assume os cuidados do paciente após uma avaliação inicial e um relato da equipe de transferência.
E Nenhuma das alternativas.

Qual é o escore de Aldrete-Kroulik para um paciente que está na sala de recuperação pós-anestésica e que apresenta respiração superficial sem conseguir tossir, necessidade de oxigênio suplementar para manter saturação > 90%, desperta ao ser chamado, pressão arterial 30 mmHg maior em relação ao pré-operatório e é capaz de movimentar os quatro membros voluntariamente?
A 5.
B 6.
C 7.
D 8.

Prévia do material em texto

www.qconcursos.com
Ano: 2015 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: TJ-DFT
Acerca da assistência de enfermagem a paciente cirúrgico, julgue o item que se segue.
Os cuidados de enfermagem em pacientes que estão nas unidades de recuperação pós-anestésica incluem avaliar
os efeitos da anestesia, o quadro de orientação, os sinais vitais e se não há evidências de hemorragias ou outras
complicações.
Certo
Errado
Ano: 2022 Banca: IBFC Órgão: SES-DF
A sala de recuperação pós-anestésica (SRPA) é parte das instalações do hospital na qual pacientes se recuperam de
procedimento anestésico cirúrgico. Sobre a recuperação de uma anestesia, analise as a�rmativas abaixo.
I. Hipoventilação é comum e causada por depressão induzida por fármacos do sistema nervoso central, efeito residual de
bloqueadores neuromusculares, entre outros. II. Não existe um tempo mínimo de permanência dos pacientes na sala de
recuperação da anestesia. III. Escore de Aldrete como critério para alta da SRPA inclui avaliação da cinco diferentes
parâmetros, fazendo pontuação total de 0 a 10. IV. As causas mais comuns de atraso do despertar após uma anestesia
estão relacionadas ao efeito residual de anestésicos. Devem ser consideradas ainda a possibilidade de hipotermia,
hipoglicemia, efeito central de drogas anticolinérgicas e eventos intracranianos como hemorragias. Estão corretas as
a�rmativas:
A I apenas
B I, II e III apenas
C I, II, III e IV
D II, III e IV apenas
E I, III e IV apenas
Ano: 2015 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: EBSERH
Sr. Paulo está na sala de recuperação pós-anestésica depois de passar por cirurgia intestinal. Está com um estona do
lado direito da região abdominal, que foi realizado na alça do intestino grosso. As fezes de consistência líquida que são
esperadas indicam que a cirurgia realizada foi
A colostomia.
B colostomia descendente.
C ileostomia.
D colostomia ascendente.
E colostomia transversa.
61 Q597428 >Enfermagem Enfermagem em Centro Cirúrgico , Pós-Operatório
Prova: CESPE - 2015 - TJ-DFT - Técnico Judiciário - Enfermagem
62 Q1939043 >Medicina Farmacologia e Anestesiologia
Prova: IBFC - 2022 - SES-DF - Médico Anestesiologista
63 Q678594 >Enfermagem Enfermagem em Centro Cirúrgico
Prova: INSTITUTO AOCP - 2015 - EBSERH - Enfermeiro - Centro Cirúrgico
64 Q1385940 >Enfermagem Oxigenoterapia , Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem
https://www.qconcursos.com/
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/cespe-cebraspe
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/tj-dft
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/ibfc
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/ses-df
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/instituto-aocp
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/ebserh
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/23df109b-bd
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/enfermagem-enfermagem
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/enfermagem-enfermagem/enfermagem-em-centro-cirurgico
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/enfermagem-enfermagem/pos-operatorio
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/cespe-2015-tj-dft-tecnico-judiciario-enfermagem
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/29cfbe81-02
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/medicina-medicina
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/medicina-medicina/farmacologia-e-anestesiologia
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/ibfc-2022-ses-df-medico-anestesiologista
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/4d7bd6b3-64
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/enfermagem-enfermagem
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/enfermagem-enfermagem/enfermagem-em-centro-cirurgico
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/instituto-aocp-2015-ebserh-enfermeiro-centro-cirurgico
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/744a4606-ee
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/enfermagem-enfermagem
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/enfermagem-enfermagem/oxigenoterapia
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/enfermagem-enfermagem/fundamentos-e-procedimentos-de-enfermagem
Ano: 2014 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: UFPB
Paciente na sala de recuperação pós-anestésica está com oximetria de pulso menor do que 92% e o enfermeiro
solicitou ao técnico de enfermagem que instalasse cateter nasal de oxigênio tipo óculos 2l/minuto. Sobre os cuidados
com este tipo de oxigenioterapia, é correto a�rmar que
A o cateter deve ser introduzido 10cm em uma das narinas do paciente.
B
deve-se medir o cateter da ponta do nariz ao lóbulo da orelha e, após, até o apêndice xifoide e introduzir o cateter em
uma das narinas até a medida estimada.
C o oxigênio não deve ser umidi�cado.
D o oxigênio deve ser umidi�cado com solução salina.
E o oxigênio deve ser umidi�cado com água destilada.
Ano: 2018 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: EBSERH
Em 1970, Aldrete e Kroulik propuseram um sistema numérico de avaliação pós-anestésica que permite uma coleta de dados
com critério de�nido realizado pelo enfermeiro da sala de recuperação pós-anestésica. A respeito desse assunto, julgue o
item a seguir.
Esse sistema apresenta como proposta a avaliação dos sistemas cardiovascular, respiratório, nervoso central e muscular de
pacientes submetidos a ação dos fármacos e a técnicas anestésicas, por intermédio de parâmetros clínicos de fácil
veri�cação com frequência respiratória, pressão arterial, atividade muscular e saturação periférica de oxigênio mediante
oximetria de pulso.
Certo
Errado
Ano: 2014 Banca: UPENET/IAUPE Órgão: Prefeitura de Paulista - PE
Sobre cuidados pós-operatórios na sala de recuperação pós-anestésica, analise as a�rmativas abaixo e coloque V nas
Verdadeiras e F nas Falsas.
( ) Observar o tipo de cirurgia realizada e qualquer complicação intraoperatória, bem como monitorar drenos e curativos.
( ) Não há necessidade de conhecer a qual tipo de anestesia o cliente foi submetido, pois, ao término da cirurgia, não há
mais relação do tipo anestésico com o pós-operatório.
( ) Monitorar cuidadosamente os SSVV do paciente que se submeteu à anestesia geral, até que os SSVV estejam estáveis
por, pelo menos, 30 min e dentro dos limites de normalidade.
( ) Avaliar vias de infusão, tubos ou drenos, perda sanguínea estimada, condição da ferida, medicamentos usados, infusões
e débito urinário. Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.
A V-V-V-F
B V-F-V-V
C V-F-F-F
D F-F-F-V
E F-V-V-F
Ano: 2019 Banca: FDC Órgão: SEHAC - RJ
Prova: INSTITUTO AOCP - 2014 - UFPB - Técnico em Enfermagem
65 Q1011631 >Enfermagem Enfermagem em Centro Cirúrgico , Pós-Operatório
Prova: CESPE - 2018 - EBSERH - Enfermeiro - Área: centro Cirúrgico
66 Q419683 >Enfermagem Enfermagem em Centro Cirúrgico , Pós-Operatório
Prova: UPENET - 2014 - Prefeitura de Paulista - PE - Técnico de
enfermagem
67 Q1647191 >Medicina Farmacologia e Anestesiologia
Prova: FDC - 2019 - SEHAC - RJ - Médico Anestesista
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/instituto-aocp
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/ufpb
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/cespe-cebraspe
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/ebserh
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/upenet-iaupe
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/prefeitura-de-paulista-pe
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/fdc
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/sehac-rj
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/instituto-aocp-2014-ufpb-tecnico-em-enfermagem
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/054b84be-b0
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/enfermagem-enfermagem
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/enfermagem-enfermagem/enfermagem-em-centro-cirurgicohttps://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/enfermagem-enfermagem/pos-operatorio
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/cespe-2018-ebserh-enfermeiro-area-centro-cirurgico
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/36afbd85-28
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/enfermagem-enfermagem
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/enfermagem-enfermagem/enfermagem-em-centro-cirurgico
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/enfermagem-enfermagem/pos-operatorio
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/upenet-iaupe-2014-prefeitura-de-paulista-pe-tecnico-de-enfermagem
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/15429728-3a
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/medicina-medicina
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/medicina-medicina/farmacologia-e-anestesiologia
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fdc-2019-sehac-rj-medico-anestesista
Paciente na sala de recuperação pós anestésica (SRPA). Movimenta 2 membros, respira profundamente, dormindo, mas
desperta ao ser chamado, pressão arterial sistêmica 10% abaixo do nível pré anestésico e mantendo SpO2 maior que 90%
com oxigênio por máscara facial. A pontuação para esse paciente segundo a tabela de Aldrete-Kroulik modi�cada é:
A 5.
B 6.
C 7.
D 8.
E 9.
Ano: 2022 Banca: IBFC Órgão: EBSERH
Durante a recuperação pós anestésica, os pacientes passam por diversas fases de recuperação do estado mental, da
força muscular, da percepção do ambiente, dentro da sala de recuperação pós-anestésica (SRPA), habitualmente.
Considere as a�rmativas abaixo.
I. Hipoventilação é comum e causada por depressão induzida por fármacos do sistema nervoso central, efeito residual de
bloqueadores neuromusculares, entre outros. II. Fatores de risco para náuseas e vômitos pós operatórios (NVPO) incluem
idade < 50 anos, pacientes não tabagistas, do sexo masculino, uso de opióides no intra operatório e anestesia inalatória. III.
Escore de Aldrete como critério para alta da SRPA inclui avaliação da atividade de membros, respiração, pressão arterial,
nível de consciência e saturação de oxigênio, pontuando de 0 a 10. IV. Na SRPA, os princípios para a alta do paciente para o
quarto incluem observação até que pacientes não estejam mais sob risco para depressão cardiorrespiratória e que seu
estado mental tenha retornado para estado basal. Não existe tempo mínimo de estadia na SRPA. Estão corretas as
a�rmativas.
A I, III e IV
B II, apenas
C I e IV, apenas
D II, III e IV, apenas
E III e IV, apenas
Ano: 2016 Banca: Prefeitura de Fortaleza - CE Órgão: Prefeitura de Fortaleza - CE
Antes do paciente ser transferido da sala operatória para a sala de recuperação pós-anestésica (SRPA), o enfermeiro da
SRPA deve receber informações antecipadamente quanto às condições clínicas do paciente. Na SRPA, deve ser aplicada a
escala de Aldrete e Kroulik. Sobre essa escala, é correto a�rmar que:
A
deve ser aplicada para adultos a cada 30 minutos na primeira hora e após a cada hora até a alta da SRPA, de acordo
com a gravidade do paciente.
B envolve a avaliação da respiração, circulação, saturação de oxigênio, atividade muscular e temperatura.
C
cada item da escala recebe uma pontuação que varia de zero (0) a dois (2). Um paciente está apto a receber alta da
SRPA quando atingir pontuação (escore total) igual ou superior a 8.
D deve ser aplicada somente após a aplicação da escala de Ramsay.
68 Q2190083 >Medicina Farmacologia e Anestesiologia
Prova: IBFC - 2022 - EBSERH - Médico - Anestesiologia
69 Q704348 >Enfermagem Enfermagem em Centro Cirúrgico , Pós-Operatório
Prova: Prefeitura de Fortaleza - CE - 2016 -
Prefeitura de Fortaleza - CE - Enfermeiro (Edital nº 97)
70 Q1617302 >Enfermagem Enfermagem em Centro Cirúrgico , Pré-Operatório
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/ibfc
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/ebserh
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/prefeitura-de-fortaleza-ce
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/prefeitura-de-fortaleza-ce
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/d753450c-0b
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/medicina-medicina
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/medicina-medicina/farmacologia-e-anestesiologia
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/ibfc-2022-ebserh-medico-anestesiologia
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/2adf569e-8f
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/enfermagem-enfermagem
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/enfermagem-enfermagem/enfermagem-em-centro-cirurgico
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/enfermagem-enfermagem/pos-operatorio
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/prefeitura-de-fortaleza-ce-2016-prefeitura-de-fortaleza-ce-enfermeiro-edital-n-97
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/2cc89e9b-12
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/enfermagem-enfermagem
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/enfermagem-enfermagem/enfermagem-em-centro-cirurgico
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/enfermagem-enfermagem/pre-operatorio
Ano: 2019 Banca: COTEC Órgão: Prefeitura de José Gonçalves de Minas - MG
Antes de o paciente ser transferido da sala operatória para a sala de recuperação pós-anestésica (SRPA), o enfermeiro da
SRPA deve receber informações antecipadamente quanto às condições clínicas do paciente. Na SRPA, deve ser aplicada a
escala de Aldrete e Kroulik. Sobre essa escala, é CORRETO a�rmar que:
A Envolve a avaliação da respiração, circulação, saturação de oxigênio, atividade muscular e temperatura do paciente.
B
Cada item da escala recebe uma pontuação que varia de zero (0) a dois (2). Um paciente está apto a receber alta da
SRPA quando atingir pontuação (escore total) igual ou superior a 8.
C
Deve ser aplicada para adultos a cada 30 minutos, na primeira hora, e, posteriormente, a cada hora até a alta da SRPA,
de acordo com a gravidade do paciente.
D Deve ser utilizada somente após a aplicação da escala de Ramsay.
Ano: 2018 Banca: UFLA Órgão: UFLA
Analise as proposições abaixo referentes ao Sistema de Assistência de Enfermagem Perioperatória (SAEP) segundo
Sociedade Brasileira de Enfermagem em Centro Cirúrgico – SOBECC (2017):
I. O período pré-operatório imediato é aquele que compreende as 24 horas que antecedem o procedimento anestésico-
cirúrgico, estendendo-se até o encaminhamento do paciente ao Centro Cirúrgico, devendo o enfermeiro promover medidas
físicas e emocionais que garantam maior segurança e conforto ao paciente.
II. O período intraoperatório compreende desde o momento em que o paciente é recebido na unidade de Centro Cirúrgico
até sua saída da sala de operações, devendo o enfermeiro atentar-se para cuidados como instalação de oxímetro de pulso e
uso da placa de bisturi de cautério.
III. A recuperação pós-anestésica compreende as primeiras 24 horas após a intervenção anestésico-cirúrgica. A
permanência na sala de recuperação pós-anestésica (SRPA) ou na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), assim como a
recuperação no domicílo, também se incorporam a esse período.
IV. O período pós-operatório mediato inicia-se após as primeiras 24 horas que se seguem à cirurgia e se estende até a alta
do paciente ou mesmo após seu retorno ao domicílio. O enfermeiro deve avaliar a complexidade do procedimento
anestésico-cirúrgico realizado e implementar o plano de cuidados para pacientes internados, até a sua alta.
Marque a alternativa CORRETA:
A Somente as proposições II e III estão corretas.
B Somente as proposições I e III estão corretas.
C Somente as proposições I e IV estão corretas.
D Somente as proposições II e IV estão corretas.
Ano: 2019 Banca: IF-PE Órgão: IF-PE
A assistênciade enfermagem perioperatória compreende três fases: a pré-operatória, a transoperatória e a pós-operatória.
Quanto à assistência de enfermagem no período perioperatório, associe os itens relacionados na primeira coluna aos
enunciados apresentados na segunda coluna.
(1) transoperatório. (2) pré-operatório mediato. (3) pré-operatório. (4) pré-operatório imediato. (5) pós-operatório. ( )
Compreende as 24 horas que antecedem a cirurgia. ( ) Compreende o período desde o momento em que o paciente é
recebido na sala de cirurgia a sua admissão na sala de recuperação pós-anestésica. ( ) Período a partir do momento da
admissão na sala de recuperação pós-anestésica até a avaliação domiciliar/clínica de acompanhamento. ( ) É o período
desde a internação até as 24 horas que antecedem a cirurgia. ( ) É o período desde a indicação da cirurgia até a realização
do ato cirúrgico. A sequência CORRETA será, de cima para baixo,
A 3, 4, 1, 2, 5.
Prova: COTEC - 2019 - Prefeitura de José Gonçalves de
Minas - MG - Enfermeiro PSF
71 Q915575 >Enfermagem Enfermagem em Centro Cirúrgico
Prova: UFLA - 2018 - UFLA - Enfermeiro
72 Q1056470 >Enfermagem Enfermagem em Centro Cirúrgico , Pré-Operatório , Trans-Operatório Pós-Operatório
Prova: IF-PE - 2019 - IF-PE - Técnico em Laboratório - Enfermagem
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/cotec
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/prefeitura-de-jose-goncalves-de-minas-mg
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/ufla
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/ufla
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/if-pe
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/if-pe
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/cotec-2019-prefeitura-de-jose-goncalves-de-minas-mg-enfermeiro-psf
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/3bc27c43-89
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/enfermagem-enfermagem
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/enfermagem-enfermagem/enfermagem-em-centro-cirurgico
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/ufla-2018-ufla-enfermeiro
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/3d143b76-0b
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/enfermagem-enfermagem
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/enfermagem-enfermagem/enfermagem-em-centro-cirurgico
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/enfermagem-enfermagem/pre-operatorio
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/enfermagem-enfermagem/trans-operatorio
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/enfermagem-enfermagem/pos-operatorio
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/if-pe-2019-if-pe-tecnico-em-laboratorio-enfermagem
B 2, 4, 5, 3, 1.
C 4, 1, 5, 2, 3.
D 3, 2, 1, 4, 5
E 4, 5, 1, 2, 3.
Ano: 2020 Banca: IADES Órgão: SES-DF
Uma paciente de 52 anos de idade, portadora de valvopatia, foi internada para realizar uma cirurgia de correção de
estenose aórtica. Na antropometria pré-operatória, foi veri�cado peso corporal = 55 kg, estatura = 1,68 m e IMC = 19,49
kg/m². Refere perda de peso nos últimos três meses, entre 3 kg e 4 kg, e aumento da fadiga. Diz que muitas vezes se sente
cansada durante as refeições e que, por isso, está ingerindo menos alimentos que o habitual.
Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir. 
Segundo as diretrizes do projeto Aceleração da Recuperação Total Pós-Operatória (ACERTO) (2017), para o jejum pré-
operatório para pacientes de cirurgias eletivas, recomenda-se jejum de sólidos de 6 horas a 8 horas antes da indução
anestésica.
Certo
Errado
Ano: 2020 Banca: Prefeitura de Itambaracá - PR Órgão: Prefeitura de Itambaracá - PR
A sala de recuperação pós anestésica consistente no espaço físico onde são destinados os pacientes após o
procedimento cirúrgico para que recebam a assistência até sua recuperação da consciência e estabilização dos sinais
vitais. Diversos cuidados devem ser estabelecidos neste momento que pode variar de 30 minutos à 2 horas. Assinale a
alternativa incorreta.
A
Paciente que apresente cianose, tremores e pele fria determinando o desiquilíbrio de temperatura corporal, a qual
pode estar relacionada com drogas anestésicas.
B
Outro cuidado que deve ser estabelecido é com a �nalidade de diminuir o riso de lesão por pressão, desde o
momento perioperatório, para isso podem ser aplicados escalas com a ELPO.
C
A retenção urinária é um sintoma comum de ocorrer no período pós-operatório imediato, relacionado com ansiedade,
estresse, preocupação e uso de sonda vesical.
D
O uso dos anestésicos além de prejudicar a manutenção de temperatura pode in�uenciar nos níveis pressóricos
prejudicando a perfusão tissular periférica.
Ano: 2021 Banca: Instituto UniFil Órgão: Prefeitura de Itambaracá - PR
A sala de recuperação pós anestésica consistente no espaço físico onde são destinados os pacientes após o
procedimento cirúrgico para que recebam a assistência até sua recuperação da consciência e estabilização dos sinais
vitais. Diversos cuidados devem ser estabelecidos neste momento que pode variar de 30 minutos à 2 horas. Assinale a
alternativa incorreta.
A
Paciente que apresente cianose, tremores e pele fria determinando o desiquilíbrio de temperatura corporal, a qual
pode estar relacionada com drogas anestésicas.
73 Q1699453 >Nutrição Dietoterapia , Nutrição e Cirurgia
Prova: IADES - 2020 - SES-DF - Multipro�ssional em Urgência/Trauma - Nutrição
74 Q1766763 >Enfermagem Enfermagem em Centro Cirúrgico , Pós-Operatório
Prova: Prefeitura de Itambaracá - PR - 2020 -
Prefeitura de Itambaracá - PR - Técnico de Enfermagem
75 Q1824283 >Enfermagem Enfermagem em Centro Cirúrgico , Pós-Operatório
Prova: Instituto UniFil - 2021 - Prefeitura de Itambaracá - PR -
Técnico em Enfermagem
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/iades
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/ses-df
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/prefeitura-de-itambaraca-pr
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/prefeitura-de-itambaraca-pr
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/instituto-unifil
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/prefeitura-de-itambaraca-pr
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/079e5354-83
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/nutricao-nutricao
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/nutricao-nutricao/dietoterapia
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/nutricao-nutricao/nutricao-e-cirurgia
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/iades-2020-ses-df-multiprofissional-em-urgencia-trauma-nutricao
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/fc88470d-e0
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/enfermagem-enfermagem
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/enfermagem-enfermagem/enfermagem-em-centro-cirurgico
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/enfermagem-enfermagem/pos-operatorio
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/prefeitura-de-itambaraca-pr-2020-prefeitura-de-itambaraca-pr-tecnico-de-enfermagem
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/39ad1fb8-25
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/enfermagem-enfermagem
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/enfermagem-enfermagem/enfermagem-em-centro-cirurgico
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/enfermagem-enfermagem/pos-operatorio
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/instituto-unifil-2021-prefeitura-de-itambaraca-pr-tecnico-em-enfermagem
B
Outro cuidado que deve ser estabelecido é com a �nalidade de diminuir o riso de lesão por pressão, desde o
momento perioperatório, para isso podem ser aplicados escalas com aELPO. 
C
A retenção urinária é um sintoma comum de ocorrer no período pós-operatório imediato, relacionado com ansiedade,
estresse, preocupação e uso de sonda vesical.
D
O uso dos anestésicos além de prejudicar a manutenção de temperatura pode in�uenciar nos níveis pressóricos
prejudicando a perfusão tissular periférica.
Ano: 2015 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: EBSERH
Paciente foi submetido à sedação com propofol para procedimento de vasectomia (anestesia ambulatorial), tendo sido
administrado midazolam, 15 mg, via oral meia hora antes do procedimento. O paciente está na sala de recuperação
pós-anestésica com sinais vitais adequados, porém ainda não atingiu o nível de consciência adequado (não responde a
ordens simples). Qual medicamento está melhor indicado para reverter o efeito benzodiazepínico?
A Droperidol.
B Naloxona.
C Flumazenil.
D Dexmedetomidina.
E Desmopressina.
Ano: 2015 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: EBSERH
O período pós-operatório estende-se do momento em que o paciente deixa a mesa de cirurgia até quando ele realiza a
última consulta de acompanhamento com o cirurgião. Esse período pode ser tão breve quanto uma semana ou tão
longo quanto vários meses. As queixas mais frequentes na recuperação pós-anestésica (RPA) do paciente ortopédico
são:
A limitação dos movimentos e agitação.
B dor e limitação dos movimentos.
C dor e diminuição de sensibilidade.
D limitação dos movimentos e hipertermia.
E dor, agitação e diminuição da sensibilidade.
Ano: 2013 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: MPU
Acerca dos cuidados gerais de enfermagem na assistência pós-operatória imediata na sala de recuperação, julgue o item
subsequente. Durante a transferência do paciente da sala de operação para a sala de recuperação, de responsabilidade do
anestesista, deve-se dar especial atenção à incisão cirúrgica e a eventuais alterações vasculares, movimentando-se o
paciente lentamente para evitar hipotensão ortostática.
Certo
Errado
76 Q690284 >Medicina Farmacologia e Anestesiologia
Prova: INSTITUTO AOCP - 2015 - EBSERH - Médico - Anestesiologia (HDT-
UFT)
77 Q678604 >Enfermagem Enfermagem em Centro Cirúrgico , Pós-Operatório
Prova: INSTITUTO AOCP - 2015 - EBSERH - Enfermeiro - Centro Cirúrgico
78 Q1199693 >Enfermagem Enfermagem em Centro Cirúrgico , Pós-Operatório
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/instituto-aocp
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/ebserh
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/instituto-aocp
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/ebserh
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/cespe-cebraspe
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/mpu
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/e1d25e0f-76
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/medicina-medicina
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/medicina-medicina/farmacologia-e-anestesiologia
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/instituto-aocp-2015-ebserh-medico-anestesiologia-hdt-uft
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/4da95d96-64
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/enfermagem-enfermagem
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/enfermagem-enfermagem/enfermagem-em-centro-cirurgico
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/enfermagem-enfermagem/pos-operatorio
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/instituto-aocp-2015-ebserh-enfermeiro-centro-cirurgico
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/454bfba3-3a
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/enfermagem-enfermagem
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/enfermagem-enfermagem/enfermagem-em-centro-cirurgico
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/enfermagem-enfermagem/pos-operatorio
Ano: 2019 Banca: Instituto Excelência Órgão: Prefeitura de Canoinhas - SC
A fase dos cuidados pós-operatórios imediato começa logo que o procedimento cirúrgico seja concluído e o paciente
transferido para a Unidade de Recuperação Pós-Anestésica (URPA). Esta Unidade deve ser adjacente ao centro-
cirúrgico, oferecendo facilidade de acesso. O estado do paciente deve ser avaliado quanto às necessidades durante a
transferência. Este é o período mais crítico da recuperação do paciente, por isso, vários cuidados de enfermagem são
dispensados a ele. Assinale a alternativa INCORRETA referente a esses cuidados:
A prestar assistência intensivista até a total recuperação dos re�exos.
B assistir o paciente integralmente, proporcionando segurança e retorno rápido às suas atividades normais.
C
prevenir complicações, e em alguns casos, auxiliar na reabilitação e na adaptação do paciente às novas condições
resultantes da operação, como é o caso, por exemplo, da colostomia, da mastectomia, e da amputação, entre outras.
D o Enfermeiro assume os cuidados do paciente após uma avaliação inicial e um relato da equipe de transferência.
E Nenhuma das alternativas.
Ano: 2016 Banca: FUNDEPES Órgão: HRTN - MG
Qual é o escore de Aldrete-Kroulik para um paciente que está na sala de recuperação pós-anestésica e que apresenta
respiração super�cial sem conseguir tossir, necessidade de oxigênio suplementar para manter saturação > 90%, desperta
ao ser chamado, pressão arterial 30 mmHg maior em relação ao préoperatório e é capaz de movimentar os quatro
membros voluntariamente?
A 5.
B 6.
C 7.
D 8.
Respostas
61: C 62: C 63: D 64: E 65: C 66: B 67: C 68: A 69: C 70: B 71: C 72: C 73: C
74: C 75: C 76: C 77: B 78: C 79: E 80: B
www.qconcursos.com
79 Q1617350 >Enfermagem Enfermagem em Centro Cirúrgico , Pós-Operatório
Prova: Instituto Excelência - 2019 - Prefeitura de
Canoinhas - SC - Técnico de Enfermagem - SAMU
80 Q1187660 >Enfermagem Enfermagem em Centro Cirúrgico , Pré-Operatório
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/instituto-excelencia
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/prefeitura-de-canoinhas-sc
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/bancas/fundepes
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/hrtn-mg
https://www.qconcursos.com/
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/567e13a3-12
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/enfermagem-enfermagem
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/enfermagem-enfermagem/enfermagem-em-centro-cirurgico
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/enfermagem-enfermagem/pos-operatorio
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/instituto-excelencia-2019-prefeitura-de-canoinhas-sc-tecnico-de-enfermagem-samu
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/775782f9-af
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/enfermagem-enfermagem
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/enfermagem-enfermagem/enfermagem-em-centro-cirurgico
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/enfermagem-enfermagem/pre-operatorio

Mais conteúdos dessa disciplina