Logo Passei Direto
Buscar

prova 6

User badge image
Betina Sagas

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Na maioria das vezes, os reforçadores usados nas escolas são reforçadores positivos que incluem elogios, notas e estrelas. No entanto, um comportamento também é fortalecido se sua consequência for uma fuga de uma situação desagradável ou uma forma de evitar que algo desagradável ocorra. Deste modo, existem várias formas de se lidar com alunos dentro da sala de aula.
Falando sobre as teorias de aprendizagem comportamental, assinale a alternativa CORRETA que corresponde à eficácia das consequências para um comportamento:
A A eficiência destas duas técnicas varia conforme o objetivo, tendo em mente que se a mudança seja maior apenas a de longo prazo será eficaz.
B Tanto a longo prazo quanto a curto prazo apresentam a mesma eficiência no mesmo tempo de apresentação do comportamento.
C O comportamento com respostas imediatas apresenta consequências muito mais eficientes do que a longo prazo.
D O comportamento trabalhado com consequências a longo prazo é muito mais eficiente do que a curto prazo.

A memória de longo prazo é a parte do nosso sistema de memória no qual guardamos as informações por longos períodos. A memória de longo prazo é considerada um armazenamento de memória de grande capacidade e muito longo prazo. Na verdade, muitos teóricos acreditam que nunca podemos esquecer as informações na memória de longo prazo; em vez disso, podemos apenas perder a capacidade de encontrar as informações em nossa memória (KOLB; WHISHAW, 2011).
Sobre as três partes que dividem a memória de longo prazo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A memória episódica é a nossa memória de experiências pessoais, um filme mental de coisas que vimos ou ouvimos. Quando você se lembra de eventos passados, como o que você jantou ontem à noite ou o que aconteceu no baile de formatura do colégio, está se lembrando de informações armazenadas em sua memória episódica de longo prazo.
( ) As informações que uma pessoa percebe e presta atenção são transferidas para o segundo componente do sistema de memória: memória de trabalho, um sistema de armazenamento que pode conter uma quantidade de informações por alguns segundos.
( ) A memória semântica de longo prazo contém os fatos e as informações generalizadas que conhecemos; conceitos, princípios ou regras e como usá-los; e nossas habilidades de resolução de problemas e estratégias de aprendizagem. A maior parte do aprendizado nas aulas é retida na memória semântica.
( ) A memória processual ou procedural se refere a 'saber como' em contraste com 'saber que'. As habilidades de dirigir, usar o teclado e andar de bicicleta são exemplos de habilidades que são retidas na memória procedural.
A V - F - V - V.
B V - F - V - F.
C F - V - F - F.
D F - V - F - V.

Talvez o princípio mais importante das teorias de aprendizagem comportamental seja que o comportamento muda de acordo com suas consequências imediatas. Consequências prazerosas fortalecem o comportamento; consequências desagradáveis enfraquecem-no. Estímulos que enfraquecem esses comportamentos são chamados de punidores.
Sobre os punidores, analise as sentenças a seguir:
I- Se uma consequência aparentemente desagradável não reduz a frequência do comportamento que segue, não é necessariamente um punidor.
II- O reforçamento negativo se refere a uma punição, na qual o comportamento apresentado será punido para a extinção do mesmo.
III- A retirada de uma consequência agradável descreve a punição de apresentação. Os exemplos incluem a perda de um privilégio, ter que ficar em sala durante o recreio e receber detenção depois da escola.
IV- O custo de resposta envolve a cobrança de um custo aos alunos que estão se comportando de maneira inadequada, como um minuto de detenção depois da escola para cada minuto fora da tarefa.
A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças I e IV estão corretas.
C As sentenças I e III estão corretas.
D As sentenças III e IV estão corretas.

Alguns comportamentos humanos são claramente estimulados por estímulos específicos. Assim como os cães de Pavlov - salivamos quando estamos com fome e vemos comida apetitosa. No entanto, B. F. Skinner propôs que o comportamento reflexivo é responsável por apenas uma pequena proporção de todas as ações.
Com foco na produção de Skinner, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Skinner nomeou de comportamento operante os comportamentos que operam na presença de qualquer estímulo não condicionado.
( ) O trabalho de Skinner teve foco na relação do comportamento e suas consequências.
( ) Skinner colocava os sujeitos em situações controladas para observar as mudanças em seu comportamento produzidas por mudanças sistemáticas nas consequências de seu comportamento.
( ) O uso de consequências agradáveis e desagradáveis para mudar o comportamento é frequentemente referido como condicionamento incondicionado.

Os efeitos do reforço no comportamento dependem de muitos fatores, um dos mais importantes deles é o esquema de reforçamento (ALBERTO; TROUTMAN, 2013). Esse termo se refere à frequência com que os reforçadores são dados, a quantidade de tempo que decorre entre as oportunidades de reforço e a previsibilidade do reforço.
Sobre os esquemas de reforçamento, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Razão fixa.
II- Razão variável.
III- Intervalo fixo.
IV- Intervalo variável.
( ) Está disponível apenas em determinados horários periódicos. O exame final é um exemplo clássico. Esse planejamento cria um padrão interessante de comportamento. O indivíduo pode fazer muito pouco até um pouco antes do reforço estar disponível e, então, despender um jorro de esforço conforme o tempo para o reforço se aproxima.
( ) Está disponível em alguns momentos, mas não em outros, e não temos ideia de quando um comportamento será reforçado. Um exemplo disso é fazer verificações pontuais de alunos que estão fazendo as tarefas em sala de aula. Os alunos são reforçados se estiverem trabalhando bem no momento específico em que o professor aparece. Como eles não podem prever quando o professor os verificará, os alunos devem estar fazendo um bom trabalho o tempo todo.
( ) É aquele em que o número de comportamentos necessários para o reforço é imprevisível, embora seja certo que os comportamentos acabarão por ser reforçados. Por exemplo, uma máquina caça-níqueis é um reforçamento de razão variável. Pode valer a pena após uma única puxada e após 200 puxadas na próxima vez, e não há como prever qual puxada vencerá.
( ) É dado após um número fixo de comportamentos. Por exemplo, pode-se dizer: 'assim que terminar dez problemas, você pode ir lá fora'. Independentemente do tempo que demore, os alunos são reforçados assim que concluem dez problemas.

Os efeitos do reforço no comportamento dependem de muitos fatores, um dos mais importantes é o esquema de reforçamento. Este termo se refere à frequência com que os reforçadores são dados, a quantidade de tempo que decorre entre as oportunidades de reforço e a previsibilidade do reforço. Existem vários esquemas de reforçamento, e cabe ao profissional escolher e utilizá-los de maneira eficiente.
Sobre os esquemas de reforçamento e suas devidas funções, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Esquema de reforçamento de intervalo variável (IV).
II- Esquema de reforçamento de razão variável (RV).
III- Esquema de reforçamento contínuo.
IV- Esquema de razão fixa (RF).
V- Esquemas de reforçamento de intervalo fixo (IF).
( ) Se refere ao uso contínuo de um comportamento que gera um reforço. Ex.: colocar uma moeda na máquina de refrigerantes.
( ) Não possui vínculo com uma necessidade específica de quantidade de comportamentos, mas é certo que os comportamentos serão reforçados em algum momento.
( ) O vínculo não está na quantidade de comportamentos, mas sim em períodos específicos.
( ) Não possui dependência do tempo em questão, mas estabelece vínculo com a quantidade de comportamentos.
( ) O reforço não está ligado à quantidade de comportamentos apresentados, tem relação com períodos, os quais não se apresentam na mesma taxa.

As pessoas armazenam não apenas informações, mas também estratégias de aprendizagem na memória de longo prazo para fácil acesso. Essa capacidade, chamada de memória de trabalho de longo prazo, é responsável pelas habilidades extraordinárias que combinam as informações atuais com uma vasta gama de padrões mantidos em suas memórias de longo prazo.
Referente às divisões de memória de longo prazo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A memória Processual é a memória que se refere a nossas experiências pessoais, um filme mental de coisas que vimos e ouvimos. Ela processa os eventos passados, como o que você jantou ontem à noite ou o que aconteceu em seu baile de formatura.
( ) A memória semântica contém os fatos e as informações generalizadas que conhecemos, como: conceitos, princípios ou regras, e como usá-los. Também fazem parte dela nossas estratégias de aprendizagem e resoluções de problemas.
( ) A memória episódica se refere ao 'saber como' em contraste com o 'saber que'. Ela reúne os episódios específicos de nossa vida, fazendo ligações entre eles, como por exemplo: andar de bicicleta, habilidades de direção e digitação.
( ) Estudos neurológicos mostraram que as memórias episódicas são armazenadas em uma parte diferente do cérebro das memórias semânticas e procedurais; as memórias episódicas são armazenadas no cérebro, enquanto as memórias semânticas e procedurais são armazenadas no córtex.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

Na maioria das vezes, os reforçadores usados nas escolas são reforçadores positivos que incluem elogios, notas e estrelas. No entanto, um comportamento também é fortalecido se sua consequência for uma fuga de uma situação desagradável ou uma forma de evitar que algo desagradável ocorra. Deste modo, existem várias formas de se lidar com alunos dentro da sala de aula.
Falando sobre as teorias de aprendizagem comportamental, assinale a alternativa CORRETA que corresponde à eficácia das consequências para um comportamento:
A A eficiência destas duas técnicas varia conforme o objetivo, tendo em mente que se a mudança seja maior apenas a de longo prazo será eficaz.
B Tanto a longo prazo quanto a curto prazo apresentam a mesma eficiência no mesmo tempo de apresentação do comportamento.
C O comportamento com respostas imediatas apresenta consequências muito mais eficientes do que a longo prazo.
D O comportamento trabalhado com consequências a longo prazo é muito mais eficiente do que a curto prazo.

A memória de longo prazo é a parte do nosso sistema de memória no qual guardamos as informações por longos períodos. A memória de longo prazo é considerada um armazenamento de memória de grande capacidade e muito longo prazo. Na verdade, muitos teóricos acreditam que nunca podemos esquecer as informações na memória de longo prazo; em vez disso, podemos apenas perder a capacidade de encontrar as informações em nossa memória (KOLB; WHISHAW, 2011).
Sobre as três partes que dividem a memória de longo prazo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A memória episódica é a nossa memória de experiências pessoais, um filme mental de coisas que vimos ou ouvimos. Quando você se lembra de eventos passados, como o que você jantou ontem à noite ou o que aconteceu no baile de formatura do colégio, está se lembrando de informações armazenadas em sua memória episódica de longo prazo.
( ) As informações que uma pessoa percebe e presta atenção são transferidas para o segundo componente do sistema de memória: memória de trabalho, um sistema de armazenamento que pode conter uma quantidade de informações por alguns segundos.
( ) A memória semântica de longo prazo contém os fatos e as informações generalizadas que conhecemos; conceitos, princípios ou regras e como usá-los; e nossas habilidades de resolução de problemas e estratégias de aprendizagem. A maior parte do aprendizado nas aulas é retida na memória semântica.
( ) A memória processual ou procedural se refere a 'saber como' em contraste com 'saber que'. As habilidades de dirigir, usar o teclado e andar de bicicleta são exemplos de habilidades que são retidas na memória procedural.
A V - F - V - V.
B V - F - V - F.
C F - V - F - F.
D F - V - F - V.

Talvez o princípio mais importante das teorias de aprendizagem comportamental seja que o comportamento muda de acordo com suas consequências imediatas. Consequências prazerosas fortalecem o comportamento; consequências desagradáveis enfraquecem-no. Estímulos que enfraquecem esses comportamentos são chamados de punidores.
Sobre os punidores, analise as sentenças a seguir:
I- Se uma consequência aparentemente desagradável não reduz a frequência do comportamento que segue, não é necessariamente um punidor.
II- O reforçamento negativo se refere a uma punição, na qual o comportamento apresentado será punido para a extinção do mesmo.
III- A retirada de uma consequência agradável descreve a punição de apresentação. Os exemplos incluem a perda de um privilégio, ter que ficar em sala durante o recreio e receber detenção depois da escola.
IV- O custo de resposta envolve a cobrança de um custo aos alunos que estão se comportando de maneira inadequada, como um minuto de detenção depois da escola para cada minuto fora da tarefa.
A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças I e IV estão corretas.
C As sentenças I e III estão corretas.
D As sentenças III e IV estão corretas.

Alguns comportamentos humanos são claramente estimulados por estímulos específicos. Assim como os cães de Pavlov - salivamos quando estamos com fome e vemos comida apetitosa. No entanto, B. F. Skinner propôs que o comportamento reflexivo é responsável por apenas uma pequena proporção de todas as ações.
Com foco na produção de Skinner, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Skinner nomeou de comportamento operante os comportamentos que operam na presença de qualquer estímulo não condicionado.
( ) O trabalho de Skinner teve foco na relação do comportamento e suas consequências.
( ) Skinner colocava os sujeitos em situações controladas para observar as mudanças em seu comportamento produzidas por mudanças sistemáticas nas consequências de seu comportamento.
( ) O uso de consequências agradáveis e desagradáveis para mudar o comportamento é frequentemente referido como condicionamento incondicionado.

Os efeitos do reforço no comportamento dependem de muitos fatores, um dos mais importantes deles é o esquema de reforçamento (ALBERTO; TROUTMAN, 2013). Esse termo se refere à frequência com que os reforçadores são dados, a quantidade de tempo que decorre entre as oportunidades de reforço e a previsibilidade do reforço.
Sobre os esquemas de reforçamento, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Razão fixa.
II- Razão variável.
III- Intervalo fixo.
IV- Intervalo variável.
( ) Está disponível apenas em determinados horários periódicos. O exame final é um exemplo clássico. Esse planejamento cria um padrão interessante de comportamento. O indivíduo pode fazer muito pouco até um pouco antes do reforço estar disponível e, então, despender um jorro de esforço conforme o tempo para o reforço se aproxima.
( ) Está disponível em alguns momentos, mas não em outros, e não temos ideia de quando um comportamento será reforçado. Um exemplo disso é fazer verificações pontuais de alunos que estão fazendo as tarefas em sala de aula. Os alunos são reforçados se estiverem trabalhando bem no momento específico em que o professor aparece. Como eles não podem prever quando o professor os verificará, os alunos devem estar fazendo um bom trabalho o tempo todo.
( ) É aquele em que o número de comportamentos necessários para o reforço é imprevisível, embora seja certo que os comportamentos acabarão por ser reforçados. Por exemplo, uma máquina caça-níqueis é um reforçamento de razão variável. Pode valer a pena após uma única puxada e após 200 puxadas na próxima vez, e não há como prever qual puxada vencerá.
( ) É dado após um número fixo de comportamentos. Por exemplo, pode-se dizer: 'assim que terminar dez problemas, você pode ir lá fora'. Independentemente do tempo que demore, os alunos são reforçados assim que concluem dez problemas.

Os efeitos do reforço no comportamento dependem de muitos fatores, um dos mais importantes é o esquema de reforçamento. Este termo se refere à frequência com que os reforçadores são dados, a quantidade de tempo que decorre entre as oportunidades de reforço e a previsibilidade do reforço. Existem vários esquemas de reforçamento, e cabe ao profissional escolher e utilizá-los de maneira eficiente.
Sobre os esquemas de reforçamento e suas devidas funções, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Esquema de reforçamento de intervalo variável (IV).
II- Esquema de reforçamento de razão variável (RV).
III- Esquema de reforçamento contínuo.
IV- Esquema de razão fixa (RF).
V- Esquemas de reforçamento de intervalo fixo (IF).
( ) Se refere ao uso contínuo de um comportamento que gera um reforço. Ex.: colocar uma moeda na máquina de refrigerantes.
( ) Não possui vínculo com uma necessidade específica de quantidade de comportamentos, mas é certo que os comportamentos serão reforçados em algum momento.
( ) O vínculo não está na quantidade de comportamentos, mas sim em períodos específicos.
( ) Não possui dependência do tempo em questão, mas estabelece vínculo com a quantidade de comportamentos.
( ) O reforço não está ligado à quantidade de comportamentos apresentados, tem relação com períodos, os quais não se apresentam na mesma taxa.

As pessoas armazenam não apenas informações, mas também estratégias de aprendizagem na memória de longo prazo para fácil acesso. Essa capacidade, chamada de memória de trabalho de longo prazo, é responsável pelas habilidades extraordinárias que combinam as informações atuais com uma vasta gama de padrões mantidos em suas memórias de longo prazo.
Referente às divisões de memória de longo prazo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A memória Processual é a memória que se refere a nossas experiências pessoais, um filme mental de coisas que vimos e ouvimos. Ela processa os eventos passados, como o que você jantou ontem à noite ou o que aconteceu em seu baile de formatura.
( ) A memória semântica contém os fatos e as informações generalizadas que conhecemos, como: conceitos, princípios ou regras, e como usá-los. Também fazem parte dela nossas estratégias de aprendizagem e resoluções de problemas.
( ) A memória episódica se refere ao 'saber como' em contraste com o 'saber que'. Ela reúne os episódios específicos de nossa vida, fazendo ligações entre eles, como por exemplo: andar de bicicleta, habilidades de direção e digitação.
( ) Estudos neurológicos mostraram que as memórias episódicas são armazenadas em uma parte diferente do cérebro das memórias semânticas e procedurais; as memórias episódicas são armazenadas no cérebro, enquanto as memórias semânticas e procedurais são armazenadas no córtex.

Prévia do material em texto

16/09/23, 19:14 AVA
https://ava2.uniasselvi.com.br/subject/grades-and-tests/answer-book/eyJ0ZXN0Ijp7InRlc3RDb2RlIjoiODIyNTA2IiwiZGVzY3JpcHRpb24iOiJBdmFsaWHDp8OjbyBJSSAtIEluZGl2aWR1YWwiLCJwYXJhbWV0ZXIiOjU0… 1/6
GABARITO | Avaliação II - Individual (Cod.:822506)
Peso da Avaliação
1,50
Prova
66595134
Qtd. de Questões
10
Acertos/Erros
10/0
Nota
10,00
Na maioria das vezes, os reforçadores usados ¿¿nas escolas são reforçadores positivos que incluem elogios, notas e estrelas. No entanto, um 
comportamento também é fortalecido se sua consequência for uma fuga de uma situação desagradável ou uma forma de evitar que algo 
desagradável ocorra. Deste modo, existem várias formas de se lidar com alunos dentro da sala de aula. 
Falando sobre as teorias de aprendizagem comportamental, assinale a alternativa CORRETA que corresponde à eficácia das consequências 
para um comportamento:
A Tanto a longo prazo quanto a curto prazo apresentam a mesma eficiência no mesmo tempo de apresentação do comportamento.
B
A eficiência destas duas técnicas varia conforme o objetivo, tendo em mente que se a mudança seja maior apenas a de longo prazo
será eficaz.
C O comportamento com respostas imediatas apresenta consequências muito mais eficientes do que a longo prazo.
D O comportamento trabalhado com consequências a longo prazo é muito mais eficiente do que a curto prazo.
A memória de longo prazo é a parte do nosso sistema de memória no qual guardamos as informações por longos períodos. A memória de 
longo prazo é considerada um armazenamento de memória de grande capacidade e muito longo prazo. Na verdade, muitos teóricos acreditam 
que nunca podemos esquecer as informações na memória de longo prazo; em vez disso, podemos apenas perder a capacidade de encontrar 
as informações em nossa memória (KOLB; WHISHAW, 2011). Sobre as três partes que dividem a memória de longo prazo, classifique V para 
as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A memória episódica é a nossa memória de experiências pessoais, um filme mental de coisas que vimos ou ouvimos. Quando você se 
lembra de eventos passados, como o que você jantou ontem à noite ou o que aconteceu no baile de formatura do colégio, está se lembrando 
de informações armazenadas em sua memória episódica de longo prazo.
(    ) As informações que uma pessoa percebe e presta atenção são transferidas para o segundo componente do sistema de memória: 
memória de trabalho, um sistema de armazenamento que pode conter uma quantidade de informações por alguns segundos.
(    ) A memória semântica de longo prazo contém os fatos e as informações generalizadas que conhecemos; conceitos, princípios ou regras e 
como usá-los; e nossas habilidades de resolução de problemas e estratégias de aprendizagem. A maior parte do aprendizado nas aulas é 
retida na memória semântica.
(    ) A memória processual ou procedural se refere a "saber como" em contraste com "saber que". As habilidades de dirigir, usar o teclado e 
andar de bicicleta são exemplos de habilidades que são retidas na memória procedural.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: KOLB, B.; WHISHAW, I. An introduction to brain and behavior. 3. ed. New York: Worth, 2011.
 VOLTAR
A+ Alterar modo de visualização
1
2
Leticia Orlandina Luciano Sagas
Pedagogia (5454227) 
10
16/09/23, 19:14 AVA
https://ava2.uniasselvi.com.br/subject/grades-and-tests/answer-book/eyJ0ZXN0Ijp7InRlc3RDb2RlIjoiODIyNTA2IiwiZGVzY3JpcHRpb24iOiJBdmFsaWHDp8OjbyBJSSAtIEluZGl2aWR1YWwiLCJwYXJhbWV0ZXIiOjU0… 2/6
A V - F - V - F.
B F - V - F - V.
C V - F - V - V.
D F - V - F - F.
Talvez o princípio mais importante das teorias de aprendizagem comportamental seja que o comportamento muda de acordo com suas 
consequências imediatas. Consequências prazerosas fortalecem o comportamento; consequências desagradáveis enfraquecem-no. 
Estímulos que enfraquecem esses comportamentos são chamados de punidores. Sobre os punidores, analise as sentenças a seguir:
I- Se uma consequência aparentemente desagradável não reduz a frequência do comportamento que segue, não é necessariamente um 
punidor.
II- O reforçamento negativo se refere a uma punição, na qual o comportamento apresentado será punido para a extinção do mesmo.
III- A retirada de uma consequência agradável descreve a punição de apresentação. Os exemplos incluem a perda de um privilégio, ter que 
ficar em sala durante o recreio e receber detenção depois da escola.
IV- O custo de resposta envolve a cobrança de um custo aos alunos que estão se comportando de maneira inadequada, como um minuto de 
detenção depois da escola para cada minuto fora da tarefa.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I e III estão corretas.
B As sentenças I e IV estão corretas.
C As sentenças III e IV estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.
Alguns comportamentos humanos são claramente estimulados por estímulos específicos. Assim como os cães de PavloV- salivamos quando 
estamos com fome e vemos comida apetitosa. No entanto, B. F. Skinner propôs que o comportamento reflexivo é responsável por apenas 
uma pequena proporção de todas as ações. Com foco na produção de Skinner, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Skinner nomeou de comportamento operante os comportamentos que operam na presença de qualquer estímulo não condicionado.
(    ) O trabalho de Skinner teve foco na relação do comportamento e suas consequências.
(    ) Skinner colocava os sujeitos em situações controladas para observar as mudanças em seu comportamento produzidas por mudanças 
sistemáticas nas consequências de seu comportamento.
(    ) O uso de consequências agradáveis e desagradáveis para mudar o comportamento é frequentemente referido como condicionamento 
incondicionado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
3
4
Leticia Orlandina Luciano Sagas
Pedagogia (5454227) 
10
16/09/23, 19:14 AVA
https://ava2.uniasselvi.com.br/subject/grades-and-tests/answer-book/eyJ0ZXN0Ijp7InRlc3RDb2RlIjoiODIyNTA2IiwiZGVzY3JpcHRpb24iOiJBdmFsaWHDp8OjbyBJSSAtIEluZGl2aWR1YWwiLCJwYXJhbWV0ZXIiOjU0… 3/6
A F - V - F - F.
B V - F - F - V.
C F - V - V - F.
D V - F - V - F.
No final dos anos 1800 e no início dos anos 1900, o cientista russo Ivan Pavlov e seus colegas estudaram o processo digestivo em cães 
(BORICH, 2014; ORMROD, 2016). Durante a pesquisa, os cientistas notaram mudanças no tempo e na taxa de salivação desses animais. 
Sobre o condicionamento clássico definido por Ivan Pavlov, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Como a carne provocou essa resposta automaticamente, sem nenhum treinamento ou condicionamento prévio, ela é chamada de 
estímulo não condicionado ou estímulo incondicionado.
(    ) Embora a carne produza salivação sem qualquer experiência ou treinamento prévio, outros estímulos, como o toque de um sino, 
produzem muita salivação.
(    ) Como a salivação ocorria automaticamente na presença de carne, também sem a necessidade de nenhum treinamento ou experiência, 
essa resposta de salivar é chamada de resposta não condicionada ou resposta incondicionada.
(    ) Como esses estímulos têm efeito sobre a resposta em questão, eles são chamados de estímulos ativos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BORICH, G. D. Effective teaching methods: research-based practice. 8. ed. Boston: Pearson, 2014.
ORMROD, J. Human learning. Boston: Pearson, 2016.
A V - V - F - F.
B V - F - V - F.
C F - V - F - V.
D F - F - V - V.
A aprendizagem é geralmente definida como uma mudança em um indivíduo causada pela experiência. Mayer (2008, p. 171) define 
aprendizagem como "mudança duradoura no conhecimento do aluno como resultado das experiências do aluno". Sobre as várias maneiras que 
ocorre a aprendizagem, analise as sentenças a seguir:
I- Às vezes, é intencional, como quando os alunos adquirem informações apresentadas em uma sala de aula ou quando procuramalgo na 
internet.
II- Todos os tipos de aprendizagem acontecem somente no tempo determinado pelo professor.
III- Às vezes, não é intencional, como no caso da reação da criança perante a agulha.
Assinale a alternativa CORRETA:
5
6
Leticia Orlandina Luciano Sagas
Pedagogia (5454227) 
10
16/09/23, 19:14 AVA
https://ava2.uniasselvi.com.br/subject/grades-and-tests/answer-book/eyJ0ZXN0Ijp7InRlc3RDb2RlIjoiODIyNTA2IiwiZGVzY3JpcHRpb24iOiJBdmFsaWHDp8OjbyBJSSAtIEluZGl2aWR1YWwiLCJwYXJhbWV0ZXIiOjU0… 4/6
FONTE: MAYER, R. Applying the science of learning: evidence-based principles for the design of multimedia instruction. American 
Psychologist, [s. l.], v. 63, n. 8, p. 757-769, 2008.
A As sentenças II e III estão corretas.
B Somente a sentença II está correta.
C As sentenças I e III estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.
O trabalho pioneiro de Skinner, com ratos e pombos, estabeleceu um conjunto de princípios de comportamento que foram apoiados em 
centenas de estudos envolvendo humanos e animais. Talvez o princípio mais importante das teorias de aprendizagem comportamental seja 
que o comportamento muda de acordo com suas consequências imediatas. Sobre as consequências prazerosas e desagradáveis, classifique V 
para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Um reforçador é qualquer consequência que fortalece (ou seja, aumenta a frequência de) um comportamento.
(    ) As consequências que fortalecem o comportamento são chamadas de punidores.
(    ) As consequências que enfraquecem o comportamento são chamadas de punidores.
(    ) Consequências prazerosas são chamadas de reforçadores; consequências desagradáveis são chamadas de punidores.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - F - F.
B F - V - F - V.
C V - F - V - F.
D V - F - V - V.
Os efeitos do reforço no comportamento dependem de muitos fatores, um dos mais importantes deles é o esquema de reforçamento 
(ALBERTO; TROUTMAN, 2013). Esse termo se refere à frequência com que os reforçadores são dados, a quantidade de tempo que decorre 
entre as oportunidades de reforço e a previsibilidade do reforço. Sobre os esquemas de reforçamento, associe os itens, utilizando o código a 
seguir:
I- Razão fixa.
II- Razão variável.
III- Intervalo fixo.
IV- Intervalo variável.
7
8
Leticia Orlandina Luciano Sagas
Pedagogia (5454227) 
10
16/09/23, 19:14 AVA
https://ava2.uniasselvi.com.br/subject/grades-and-tests/answer-book/eyJ0ZXN0Ijp7InRlc3RDb2RlIjoiODIyNTA2IiwiZGVzY3JpcHRpb24iOiJBdmFsaWHDp8OjbyBJSSAtIEluZGl2aWR1YWwiLCJwYXJhbWV0ZXIiOjU0… 5/6
(    ) Está disponível apenas em determinados horários periódicos. O exame final é um exemplo clássico. Esse planejamento cria um padrão 
interessante de comportamento. O indivíduo pode fazer muito pouco até um pouco antes do reforço estar disponível e, então, despender um 
jorro de esforço conforme o tempo para o reforço se aproximar.
(    ) Está disponível em alguns momentos, mas não em outros, e não temos ideia de quando um comportamento será reforçado. Um exemplo 
disso é fazer verificações pontuais de alunos que estão fazendo as tarefas em sala de aula. Os alunos são reforçados se estiverem 
trabalhando bem no momento específico em que o professor aparece. Como eles não podem prever quando o professor os verificará, os 
alunos devem estar fazendo um bom trabalho o tempo todo.
(    ) É aquele em que o número de comportamentos necessários para o reforço é imprevisível, embora seja certo que os comportamentos 
acabarão por ser reforçados. Por exemplo, uma máquina caça-níqueis é um reforçamento de razão variável. Pode valer a pena após uma única 
puxada e após 200 puxadas na próxima vez, e não há como prever qual puxada vencerá.  
(    ) É dado após um número fixo de comportamentos. Por exemplo, pode-se dizer: “assim que terminar dez problemas, você pode ir lá fora”. 
Independentemente do tempo que demore, os alunos são reforçados assim que concluem dez problemas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: ALBERTO, P. A.; TROUTMAN, A. C. Applied behavior analysis for teachers. 9. ed. Upper Saddle River: Pearson, 2013.
A II - IV - I - III.
B I - II - III - IV.
C III - I - IV - II.
D III - IV - II - I.
Os efeitos do reforço no comportamento dependem de muitos fatores, um dos mais importantes é o esquema de reforçamento. Este termo 
se refere à frequência com que os reforçadores são dados, a quantidade de tempo que decorre entre as oportunidades de reforço e a 
previsibilidade do reforço. Existem vários esquemas de reforçamento, e cabe ao profissional escolher e utilizá-los de maneira eficiente. Sobre 
os esquemas de reforçamento e suas devidas funções, associe os itens, utilizando o código a seguir:
 I- Esquema de reforçamento de intervalo variável (IV).
II- Esquema de reforçamento de razão variável (RV).
III- Esquema de reforçamento contínuo.
IV- Esquema de razão fixa (RF).
V- Esquemas de reforçamento de intervalo fixo (IF).
(    ) Se refere ao uso contínuo de um comportamento que gera um reforço. Ex.: colocar uma moeda na máquina de refrigerantes. 
(    ) Não possui vínculo com uma necessidade específica de quantidade de comportamentos, mas é certo que os comportamentos serão 
reforçados em algum momento.
(    ) O vínculo não está na quantidade de comportamentos, mas sim em períodos específicos.
9
Leticia Orlandina Luciano Sagas
Pedagogia (5454227) 
10
16/09/23, 19:14 AVA
https://ava2.uniasselvi.com.br/subject/grades-and-tests/answer-book/eyJ0ZXN0Ijp7InRlc3RDb2RlIjoiODIyNTA2IiwiZGVzY3JpcHRpb24iOiJBdmFsaWHDp8OjbyBJSSAtIEluZGl2aWR1YWwiLCJwYXJhbWV0ZXIiOjU0… 6/6
(    ) Não possui dependência do tempo em questão, mas estabelece vínculo com a quantidade de comportamentos.
(    ) O reforço não está ligado à quantidade de comportamentos apresentados, tem relação com períodos, os quais não se apresentam na 
mesma taxa. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A III - V - IV - II - I.
B II - III - I - V - IV.
C III - II - V - IV - I.
D V - II - I - IV - III.
As pessoas armazenam não apenas informações, mas também estratégias de aprendizagem na memória de longo prazo para fácil acesso. 
Essa capacidade, chamada de memória de trabalho de longo prazo, é responsável pelas habilidades extraordinárias que combinam as 
informações atuais com uma vasta gama de padrões mantidos em suas memórias de longo prazo. Os teóricos dividem a memória de longo 
prazo em pelo menos três partes: memória episódica, memória semântica e memória procedural. Referente às divisões de memória de longo 
prazo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A memória Processual é a memória que se refere a nossas experiências pessoais, um filme mental de coisas que vimos e ouvimos. Ela 
processa os eventos passados, como o que você jantou ontem à noite ou o que aconteceu em seu baile de formatura.
(    ) A memória semântica contém os fatos e as informações generalizadas que conhecemos, como: conceitos, princípios ou regras, e como 
usá-los. Também fazem parte dela nossas estratégias de aprendizagem e resoluções de problemas.
(    ) A memória episódica se refere ao “saber como” em contraste com o “saber que”. Ela reúne os episódios específicos de nossa vida, fazendo 
ligações entre eles, como por exemplo: andar de bicicleta, habilidades de direção e digitação.
(    ) Estudos neurológicos mostraram que as memórias episódicas são armazenadas em uma parte diferente do cérebro das memórias 
semânticas e procedurais; as memórias episódicas são armazenadas no cérebro, enquanto as memórias semânticas e procedurais são 
armazenadas no córtex.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - V - V.
B V - F - F - V.
C F - V - V - F.
D F - V - F - F.
10
Imprimir
Leticia Orlandina Luciano Sagas
Pedagogia (5454227) 
10

Mais conteúdos dessa disciplina