Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Resumo do filme tempo de despertar
“Tempo de Despertar” (Awakenings, 1990) relata a história verídica do neurologista Oliver Sacks, no filme chamado de Malcom Sayer e protagonizado por Williams. O filme foi baseado em um livro publicado por Sacks em 1973.
No final da década de 60, Dr. Sayer aceitou o emprego de médico neurologista em um hospital psiquiátrico de Nova York, embora fosse apaixonado pela pesquisa acadêmica. No hospital ele encontra diversos pacientes em estado catatônico, ou seja, que permanecem em posição imóvel. Através de muitas pesquisas sobre o assunto, ele chega à conclusão de que esses pacientes sofrem de uma doença chamada encefalite letárgica, e suas causas não são conhecidas. Então, Sayer desconfia que um medicamento chamado L-DOPA (muito utilizado em pacientes com Parkinson para aumentar a disponibilidade de dopamina no sistema nervoso central) possa “acordar” esses pacientes.
Robert De Niro interpreta Leonard Lowe, o primeiro paciente a ser “acordado” pelo medicamento, após décadas de imobilidade. O medicamento funciona com sucesso, e Sayer passa a administrá-lo nos outros pacientes. Porém, ele não contava com os efeitos colaterais que apareceriam mais tarde.
Filme instiga a duas reflexões: a primeira, sobre a importância de “despertar” para novas experiências e viver a vida como se cada dia fosse o último; a segunda, sobre o quão importante é lembrar que os pacientes, por mais “silenciosos” ou “adormecidos” que estejam, são seres humanos carentes de atenção, que sofrem por não conseguirem se fazer compreender ou por não identificarem mais em si a pessoa que foram.
Além disso, é impossível não se sensibilizar com as atuações de Robin Williams e Robert de Niro como o Dr. Sayer e Leonard, respectivamente. Toda a complexidade desses personagens ímpares e fortes é abrilhantada por um ótimo roteiro e por uma trama que renova a fé de viver.

Mais conteúdos dessa disciplina