Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Os citogeneticistas, quando querem estudar o número e a morfologia dos cromossomos de uma espécie, precisam tratar o material celular com agentes antimitóticos. Em células humanas e animais costuma-se utilizar a colchicina, uma substância que bloqueia o ciclo mitótico em metáfase, promove uma condensação cromossômica mais intensa tornando-os mais facilmente visíveis e inibe ou destrói as fibras do fuso permitindo um melhor espalhamento dos cromossomos. Considere os aspectos referidos no texto e explique o que ocorre na etapa de metáfase da mitose e determine por que a destruição das fibras do fuso pela colchicina promove o espalhamento dos cromossomos.
Resposta:
Metáfase na Mitose
A metáfase é a fase que sucede a prófase, ao final da prófase a carioteca se desintegra se desfaz dando Liberdade para os cromossomos que já estão bem condensados, então eles migram para a região equatorial da célula que fica no meio entre os polos da célula, este movimento necessita da participação dos microtúbulos do fuso.
Alguns microtúbulos não estão ligados aos cinetócoros mas quando um cinetócoro ligasse as fibras do fuso em um dos polos, o cinetócoro da cromátide irmã liga se às fibras do fuso do lado oposto fazendo com que as cromátides sejam puxadas para os polos opostos da célula. 
É chamado de placa metafásica o alinhamento correto dos cromossomos e das cromátides irmãs pois é extremamente necessário para a correta distribuição do material genético para as células filhas. 
Para que a mitose tenha continuidade, cada cromossomo precisa estar preso às fibras dos dois polos do fuso, durante o ciclo celular há a necessidade de verificar se há danos nas moléculas de DNA.
 A colchicina é um alcalóide que inibe a formação das proteínas do fuso mitótico, usa-se a colchicina para inibir a formação do fuso mitótico na metáfase, assim a célula não entra no próximo estágio de divisão, a anáfase, onde as cromátides irmãs são separadas, na presença dessa droga, a mitose ocorre normalmente, mas é interrompida na metáfase. 
A destruição das fibras do fuso pela colchicina provoca o espalhamento dos cromossomos, promovendo uma condensação cromossômica intensa e tornando-os mais facilmente visíveis ao microscópio.
Referencias 
PIERCE BA. 2004. Genética: um enfoque conceitual. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 758p.
CARNEIRO, JOSÉ. JUNQUEIRA, UCHOA, CARLOS, LUIZ Biologia Celular e Molecular. 9 edição, Editora Guanabara Koogan, 6 janeiro 2012, 376 p.
D. Peter Snustad, Michael J. Simmons. Fundamentos da Genética. 7 edição, Editora guanabara Koogan, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008,773p.

Mais conteúdos dessa disciplina