Prévia do material em texto
13
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ - UNOPAR
CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM
ROBSON ALMEIDA PONTES
ASSISTÊNCIA DO ENFERMEIRO AOS PACIENTES COM INFARTO AGUDO DO MIOCARDIO (IAM) NA UNIDADE DE EMERGÊNCIA
Tailândia / PA
2023
ROBSON ALMEIDA PONTES
ASSISTÊNCIA DO ENFERMEIRO AOS PACIENTES COM INFARTO AGUDO DO MIOCARDIO (IAM) NA UNIDADE DE EMERGÊNCIA
Artigo apresentado como requisito obrigatório para a conclusão do curso, orientado pelo tutor à distância do curso de Bacharelado em Enfermagem.
Orientador: Mayza soares
Tailândia / PA
2023
SUMÁRIO
RESUMO 4
ABSTRACT 5
1 INTRODUÇÃO 6
2 OBJETIVOS 7
2.1 Objetivo geral 7
2.2 Objetivos específicos 7
5 METODOLOGIA 8
6 RESULTADOS 10
7 DISCUSSÃO 11
8 CONCLUSÃO ou CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
9 REFERÊNCIAS 13
9
3
RESUMO
O enfermeiro é o profissional que mais tempo convive com o paciente dentro da unidade hospitalar e para executar suas tantas funções busca possuir capacitação e qualificação. As
doenças cardíacas estão entre as principais causas de mortes no mundo, sendo o infarto agudo do miocárdio determinante no volume de internações, letalidade e mortalidade. Sendo assim, este estudo buscou identificar as principais atribuições do enfermeiro, no atendimento ao paciente infartado e se estas condutas são determinantes na eficiência do atendimento, enfatizando a construção de protocolos padronizados. Verificou-se que o enfermeiro é um profissional com características de liderança e que executa funções que são determinantes no cuidado e atenção a este paciente. Não existem protocolos oficialmente padronizados, todavia seguem um modelo basicamente similar, preconizado pelas instituições hospitalares ou pelo próprio autor consultado, que se iniciam com a busca por um leito, realização de procedimentos de diagnósticos, como exames laboratoriais e eletrocardiograma, conduta terapêutica, como ventilação, oxigenação, dieta e administração medicamentosa. As principais dificuldades encontradas pelo enfermeiro são a falta de leitos e de equipamentos apropriados. O tempo é o principal fator no sucesso do atendimento ao paciente com IAM sendo que quando mais precoce o início da realização dos exames, mas precoce será o início do tratamento. O profissional de enfermagem participa de praticamente todas as ações no atendimento aos pacientes acometidos por IAM.
Palavras-Chave: Enfermeiro; Infarto Agudo do Miocárdio; Emergência.
abstract
The nurse is the professional who spends the most time with the patient within the hospital unit and, in order to perform his/her many functions, he/she seeks to have training and qualification. To the Heart diseases are among the main causes of death in the world, with acute myocardial infarction being a determinant in the volume of hospitalizations, lethality and mortality. Therefore, this study sought to identify the main attributions of nurses in caring for infarcted patients and whether these behaviors are decisive in the efficiency of care, emphasizing the construction of standardized protocols. It was verified that the nurse is a professional with leadership characteristics and that performs functions that are decisive in the care and attention to this patient. There are no officially standardized protocols, but they follow a basically similar model, recommended by hospital institutions or by the consulted author himself, which begins with the search for a bed, carrying out diagnostic procedures, such as laboratory tests and electrocardiogram, therapeutic conduct, such as ventilation , oxygenation, diet and drug administration. The main difficulties encountered by nurses are the lack of beds and appropriate equipment. Time is the main factor in the success of care for patients with ami, and the earlier the exams are started, the earlier the treatment will begin. The nursing professional participates in practically all actions in the care of patients affected by ami.
Key Words: Nurse; Acute Myocardial Infarction; Emergency.
1 INTRODUÇÃO
Entende-se que infarto agudo do miocárdio (IAM), ou ataque cardíaco, como um processo de morte das células de uma região do músculo do coração devido à formação de um coágulo que interrompe o fluxo sanguíneo de forma súbita e intensa. Na maioria dos casos, o infarto ocorre quando há o rompimento de uma dessas placas, levando à formação do coágulo e interrupção do fluxo sanguíneo, que resulta na diminuição da oxigenação das células do músculo cardíaco (miocárdio). O infarto pode ocorrer em diversas partes do coração, e isso dependerá de qual artéria foi obstruída. Em casos raros o infarto pode acontecer por contração da artéria, interrompendo o fluxo de sangue ou por desprendimento de um coágulo originado dentro do coração e que se aloja no interior dos vasos.
O papel do enfermeiro está além de realizar os primeiros passos do atendimento ao paciente infartado, como também realizar e organizar capacitações da sua equipe dispondo assim um atendimento seguro e qualificado sabendo lhe dar com cada necessidades do paciente infarto, além de acolher o paciente de forma humanística criando um vínculo entre família e paciente, não só estabelecendo cuidado a doença, mas a toda a família que estará abalada e pávido diante da hospitalização do seu ente querido por causa de uma patologia que assusta à muitos.
objetivo geral desse estudo busca compreender a assistência de enfermagem frente ao paciente com infarto agudo do miocárdio na unidade hospitalar.
Nesse contexto, objetivou-se levantar as prioridades a serem tomadas diante do paciente com infarto agudo do miocárdio na unidade hospitalar, identificar os conhecimentos sobre como acolher o paciente infartado na unidade hospitalar.
A pesquisa realizada nesse estudo aborda de forma secundaria revisões literaturas de artigos sobre infarto, com analise de conteúdos presentes em livros e artigos científicos.
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo geral
Demonstrar fatores condicionantes e determinantes na assistência à pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio nas unidades de Emergências.
2.2 Objetivos específicos
Conhecer e discutir os protocolos de atendimento ao paciente infartado, com base nos relados apresentados por outros autores;
Analisar se as condutas emergenciais de eficiência são determinantes na recuperação do paciente infartado.
Estabelecer critérios para identificação de IAM.
5
7
5 METODOLOGIA
Trata-se de um estudo de revisão de literatura, construído com base na bibliografia digital e impressa, com análise qualitativa, que aborda informações e publicações cientificas que tratam do tema protocolos de atendimentos à pacientes acometidos por infarto.
De acordo com Lobiondo-Wood e Haber (2001), o estudo bibliográfico baseia-se em literaturas estruturadas, tendo como fontes livros, artigos científicos indexados, publicações oficiais disponíveis nas bibliotecas visando interpretar e apresentar os dados coletados.
Considerando ainda o referencial de tecnologias assistenciais, este trabalho compreende uma tecnologia de concepção ou interpretativa.
Após definição do tema, foi realizado busca em bases de dados virtuais em saúde, como Medline, Scielo, Lilacs, Bireme e Google Acadêmico. Os descritores utilizados foram: protocolo de atendimento; infarto agudo do miocárdio; enfermagem.
Após selecionar todos os artigos que exploravam o assunto proposto, inicialmente foi realizada uma leitura analítica e minuciosa dos mesmos.
Em seguida, os artigos foram separados por ordem de relevância e observados os pontos que abordavam o objetivo desta pesquisa. Estas observações foram organizadas e sintetizadas para transpor no desenvolvimento deste trabalho e descritos no estudo conforme este critério, caracterizando dessa forma resultados comuns e retrospectivos.
Os resultados foram construídos, analisando as conclusões dos diversos autores pesquisados, com o objetivo de apontar e sugerir a padronização de um protocolo de atendimento de enfermagem em urgência e emergência de unidades hospitalares, que propiciem uma sequência de açõesa serem tomadas, no que se refere a estes pacientes, que são os acometidos por uma suspeita ou confirmação de IAM.
Esta busca de dados bibliográficos se deu entre os meses de julho a outubro de 2022. Revisão de artigos científicos publicados nas bases virtuais e livros físicos nos anos 2010 a 2022.
Quaisquer relatos nominais que tenham sido encontrados nos artigos originais foram omitidos no presente estudo para preservar a identificação dos sujeitos de pesquisa.
Por não se tratar de pesquisa em campo, o projeto não foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e não foram utilizados dados relativos aos sujeitos ou descrições sobre as situações assistenciais.
6 RESULTADOS
A partir da realização deste trabalho, é esperado que se possa responder a todos os questionamentos propostos acerca do trabalho do enfermeiro no que tange aos primeiros cuidados do paciente infartado.
Além disto, espera-se ainda que os resultados demonstrem não somente o papel do enfermeiro neste processo, mas também as dificuldades que este profissional enfrenta no controle desta patologia.
7 DISCUSSÃO
O IAM é uma das principais causas de morte em vários países do mundo. A alta taxa de mortalidade por IAM é um grave problema para os profissionais de saúde, principalmente nas áreas de medicina e enfermagem. Analisar a dor expressa pelos pacientes é um dos maiores desafios enfrentados pelos profissionais de saúde que atuam em unidades de emergência, pois, além da dificuldade de mensurar o nível de dor de cada indivíduo, há também um aspecto de subjetividade envolvido no processo. importante porque, ao ajudar uma pessoa que na verdade não tem um IAM, outra pessoa na coorte que realmente tem um IAM pode não ser ajudada e os pacientes com IAM com risco de vida são grandes (PASSINHO et al., 2018)
Entretanto, mesmo conhecendo os aspectos subjetivos e difíceis de mensurar a dor de cada indivíduo durante um hipotético diagnóstico de IAM, trata-se de uma atividade necessária aos profissionais de enfermagem, fundamentada nos princípios do diagnóstico eficiente e ágil do IAM. É extremamente importante para analisar a condição clínica de um indivíduo. Para evitar o subtratamento nesse processo, o enfermeiro deve estar totalmente atento, atento, para mensurar a dor em determinado indivíduo, observar, ter alto nível de percepção, ver e basicamente acreditar e compreender as queixas do paciente sobre dor (SILVA et al., Ano 2020).
Durante a análise do IAM, os aspectos "tempo" e "atendimento" dos enfermeiros do pronto-socorro são essenciais no processo diagnóstico, principalmente para o tratamento adequado dos pacientes que efetivamente apresentam sintomas de IAM. Assim, a lentidão em solicitar ajuda, por exemplo, produz o pior prognóstico para o paciente, afinal, praticamente cada minuto conta para um indivíduo com sintomas de IAM, e quanto maior for a perda de tempo em pacientes com IAM desde o início dos sintomas até o atendimento, o tamanho do infarto tende a aumentar, assim como o risco de morte do paciente. A demora para procurar ajuda é tão alta que aproximadamente 20% dos pacientes com sintomas de IAM chegam ao pronto-socorro hospitalar apenas duas horas após o paciente comunicar indícios de sintomas de IAM (OUCHIA et al., 2017)
Em relação aos enfermeiros, eles têm que acompanhar por muito tempo os pacientes com IAM, verificar a ocorrência e frequência de dor, bem como arritmia, sinais vitais, analisar o estado de consciência do receptor, administrar oxigenoterapia conforme prescrição médica, realizar balanço hídrico conforme ordens médicas, analisar quaisquer alterações clínicas do paciente, agendar ECGs conforme solicitado e outras medidas necessárias para o bom atendimento de pacientes com sintomas de IAM (JÚNIOR; GALVÃO; Sousa, 2019)
Nesse contexto, Silva e Passos (2020), considerando que não existe um comportamento padrão para pacientes com IAM, o profissional de enfermagem deve estar constantemente atento ao comportamento do paciente e, portanto, o profissional de enfermagem deve agir de acordo com os sinais apresentados e /ou comunicado pelo paciente. toda e qualquer ação necessária.
8 CONCLUSÃO ou CONSIDERAÇÕES FINAIS
Abordagem de um enfermeiro a um paciente que é vítima ou suspeito de infarto agudo do miocárdio, em uma unidade de urgência e emergência, consiste na velocidade, destreza, habilidade e competência. Este profissional deve ser capaz de reconhecer sinais e sintomas de um IAM, requer conhecimento técnico e científico para ler eletrocardiograma e analisar os resultados dos marcadores cardíacos, além disso, conhecer e prevenir complicações que possam surgir no futuro.
Um estudo bibliográfico mostrou que esse profissional por mais capacitado que seja ele ainda precisa adquirir novos conhecimentos, atualizar procedimentos e conhecer novas tendências relacionadas ao tratamento e prevenção de complicações em pacientes com IAM, participação em congressos, debates, fóruns, cursos pertinentes ao tema em questão.
Por fim, conclui-se que o cuidado de enfermagem inclui uma série de estratégia, sempre focada no ser humano e face a face com a vítima de um ataque cardíaco agudo, o enfermeiro de uma urgência e emergência tem a responsabilidade de conhecer e seguir corretamente o protocolo IAM.
O papel do enfermeiro como líder e em qualquer unidade é coordenar a equipe e gerenciar o atendimento ao paciente. Essa liderança é baseada no conhecimento
habilidades individuais e necessidades dos membros da equipe, gerenciar a dinâmica
da equipe de acordo com a terapia recebida. É responsável por avaliar o espaço físico,
medicamentos de emergência e verificação rotineira de materiais, manutenção preventiva, teste de desfibrilador, reset, organização, checagem e lacração do carro
Parada.
9 REFERÊNCIAS
Sanar note enfermagem, Thalita silva galeão – 2. Ed. – Salvador, BA, 2020. 216p.
HERDMAN, Heather T.. Diagnósticos de enfermagem da nanda-I: definições e classificados 2018-2020. 11. ed. PORTO ALEGRE: ARTMED, 2018. 462p.
Curso didático de enfermagem modulo 2/ organização Andrea Porto, Dirce Laplaca, Evandro de Sena Silva. -10 ed. – são Paulo: yendis; Rio de janeiro: senac rio, 2017. 376 p.
Estudo de casos em enfermagem: teoria e pratica / Ana Claudia jacober...{et al.}; organização de juliana Martins ribeiro Valassi, Rogério Duarte da silva. São Paulo: rideel, 2017.
Assistência de enfermagem ao paciente com infarto agudo do miocárdio. Disponível em:<
https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwjM0cTOwd36AhVHqpUCHYT4C-sQFnoECAsQAQ&url=https%3A%2F%2Frsdjournal.org%2Findex.php%2Frsd%2Farticle%2Fdownload%2F26743%2F24041%2F320862&usg=AOvVaw0iy_rpT_z7ElJauct7j7BE >. Acesso em: 06 ago. 2022.
Infarto agudo do miocárdio (IAM) - https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/doen%C3%A7as-cardiovasculares/doen%C3%A7a-coronariana/infarto-agudo-do-mioc%C3%A1rdio-iam- acesso em: 08 ago. 2022.
Como Reconhecer o Infarto no ECG - https://blog.jaleko.com.br/infarto-no-ecg-como-reconhecer/ - acesso em: 05 set. 2022.