Logo Passei Direto
Buscar

PROVA PESQUISA E PRATICA

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Ao planejar, selecionar e organizar as atividades curriculares na educação infantil, é preciso levar-se em conta as suas peculiaridades, como, por exemplo, o fato de que:
Escolha uma opção:
a. as educadoras não devem intervir nas brincadeiras espontâneas das crianças, para não as tornar passivas e submissas.
b. Utiliza-se, para compor o planejamento, a anamnese, um tipo de relatório sobre o desenvolvimento de um grupo de crianças.
c. As crianças de 2 - 3 anos já têm grande capacidade de concentração e, portanto, as atividades para elas podem demorar bastante.
d. Diferentemente das outras etapas da Educação Básica, não há a necessidade de se partilhar com as famílias e a comunidade os projetos educativos.
e. brincadeiras apropriadas para cada faixa etária são atividades educativas fundamentais.

Os documentos oficiais da Educação Infantil tratam da questão da avaliação, defendendo e evidenciando que as instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação. De acordo, com o Art. 10 das Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil as instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, garantindo:
Texto de resposta
I – a observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano;
II – utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns, etc.);
III – a continuidade dos processos de aprendizagens por meio da criação de estratégias adequadas aos diferentes momentos de transição vividos pela criança (transição casa/instituição de Educação Infantil, transições no interior da instituição, transição creche/pré-escola e transição pré-escola/Ensino Fundamental);
IV – Documentação específica que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil;
V – a não retenção das crianças na Educação Infantil.

Pensemos no espaço não só em sua dimensão física – um lugar que permite ou dificulta determinadas ações –, como também em seu aspecto simbólico – como ambiente que comunica valores e concepções, definido por uma estética e visualidade que contribuem decisivamente para a construção cultural do olhar e, portanto, da sensibilidade (OSTETTO, Luciana. Educação Infantil e Arte: sentidos e práticas possíveis. Caderno de Formação: didática dos conteúdos formação de professores, São Paulo: Unesp; Universidade Virtual-SP, Cultura Acadêmica, v. 1, p. 33, 2011. (Questão retirada do concurso público Colégio Pedro II – Edital 23/2018).
Com base em Ostetto, assinale a alternativa que explicita corretamente a ação de um(a) docente na Educação Infantil no que diz respeito aos espaços da escola.
a. Decorar as paredes e murais da sala e da escola com reproduções de obras consagradas, que exponham diferentes movimentos artísticos, bem como estilos e expressões do patrimônio artístico e cultural.
b. Todas as alternativas estão corretas.
c. Diversificar materiais e suportes para as produções das crianças bem como as formas de exposição destas, selecionando junto às crianças locais dentro e fora da sala e deixando paredes vazias que convidem a novas marcas e discursos.
d. Ocupar os espaços da escola com as produções das crianças, compartilhando saberes e aprendizagens.
e. Identificar as preferências e gostos das crianças, respeitando a diversidade cultural que compõe o cotidiano escolar, de modo que possa preencher os espaços da escola com personagens e objetos já conhecidos do universo infantil.

Sabe-se que as mudanças não acontecem de forma isolada, tampouco iniciam de um dia para o outro, e que as mudanças sociais, econômicas, políticas e educacionais ocorrem como resultado da luta, resistência e mobilização popular, essa afirmação se refere:
Escolha uma opção:
a. Todas as alternativas estão corretas.
b. A história da Educação Infantil no Brasil, em especial após o final da década de 1970, foi marcada por intensas mobilizações sociais em torno do acesso e da qualidade do atendimento nessa modalidade de educação.
c. Nenhuma alternativa é correta.
d. Com o processo de redemocratização do país, a sociedade civil encontrou espaço para a luta por direitos, e os movimentos relacionados à educação infantil floresceram e se fortaleceram.
e. A Educação Infantil foi e continua sendo palco de grandes e profundas lutas e resistências, tanto da população em geral como de pesquisadores e profissionais da primeira infância.

Sobre os conceitos de espaço e ambientes na educação infantil é correto afirmar que:
Escolha uma opção:
a. o ambiente, refere-se ao espaço físico, ou seja, o local para a atividade caracterizado pelos objetos, pelos materiais didáticos, pelo mobiliário e pela decoração. Espaço, refere-se ao conjunto dos espaços físico e às relações que se estabelecem no mesmo.
b. Não existe diferenças entre espaços e ambientes.
c. espaço, refere-se ao conjunto do espaço físico e às relações que se estabelecem no mesmo (os afetos, as relações interpessoais entre as crianças, entre as crianças e adultos, entre as crianças e a sociedade em seu conjunto). Espaço, refere-se ao conjunto de materiais pedagógicos incluindo a família, a comunidade e a secretaria de educação.
d. o espaço, refere-se ao espaço físico, ou seja, o local para a atividade caracterizado pelos objetos, pelos materiais didáticos, pelo mobiliário e pela decoração. Ambiente, refere-se ao conjunto do espaço físico e às relações que se estabelecem no mesmo.

A criança não nasce sabendo brincar, embora traga consigo a necessidade de fazê-lo. Ela precisa aprender por meio das interações com outras crianças e com os adultos. Ao observar outras crianças e as intervenções de familiares e educadores, elas aprendem novas brincadeiras e suas regras. Após essa etapa, podem reproduzir o que aprenderam ou recriar outras brincadeiras. Assim é que circula e se preserva a cultura lúdica. Nas brincadeiras, o educador deve perceber o desenvolvimento social, moral, afetivo e cognitivo que o brincar pode proporcionar para as crianças. Para atingir este objetivo, é correto afirmar que o educador deve:
Escolha uma opção:
a. assumir a direção das brincadeiras, em sua maioria e de sua escolha. É descartada a hipótese de que a criança aprende a brincar e tem consciência de que brinca, agindo, nesta atividade, em função da imagem de uma pessoa ou objeto e de situações que são evocadas, revivendo sentimentos e significados vivenciados.
b. permitir que as crianças fiquem soltas na área sob o seu olhar atento, preocupado apenas com a segurança dos alunos. O brincar é visto somente pelo seu aspecto do movimento corporal e tido apenas como momento de pura diversão.
c. permitir que as crianças brinquem livremente na sala quando a atividade proposta para o segundo horário termina antes do tempo previsto, visando preencher o restante da carga horária.
d. Ele não planeja esta atividade, não se envolve e nem observa o que as crianças dizem, sentem e demonstram estar pensando nesses momentos.
e. interagir com a criança nas brincadeiras, sempre garantindo o protagonismo infantil, pois o brincar relaciona-se com a aprendizagem. Brincar é aprender. O lúdico é uma proposta educacional.

Em relação ao papel do professor de educação infantil, é CORRETO afirmar que:
Escolha uma opção:
a. O professor, na educação infantil, deve estar sempre disponível para brincar com os alunos quando eles quiserem.
b. Na educação infantil, o principal papel do professor é o de cuidar para que as crianças não se machuquem ou briguem.
c. Na educação infantil, o papel do professor é de ensinar conteúdos que preparem para o 1º ano do EF.
d. Na educação infantil, o professor tem como função principal, organizar o espaço, tempo e os materiais a fim de promover a aprendizagem das crianças.
e. para brincar é preciso que as crianças tenham certa independência para escolher seus companheiros e os papéis que irão assumir.

“Planejar é essa atitude de traçar, projetar, programar, elaborar um roteiro para empreender uma viagem de conhecimento, de interação, de experiências múltiplas e significativas para/com o grupo de crianças” (OSTETTO, 2000, p. 177). Nesse sentido, assinale a alternativa incorreta.
Escolha uma opção:
a. questões pedagógicas dizem respeito a trabalhos específicos, como: pintar, colar, aprender os números, entre outros. Essas ações devem ser planejadas pelo professor.
b. o sono, a alimentação, a escovação de dentes, o trocar fraldas, amarrar o tênis, tudo isso é conteúdo da educação infantil, portanto, necessitam fazer parte do planejamento.
c. quando se planeja a jornada que o bebê e a criança irão passar na instituição, tudo o que for proposto, todas as mediações que serão realizadas, todas as ações que serão propostas são pedagógicas.
d. planejar é ouvir a criança, permitir que ela opine sobre o planejamento, propor ações que possibilitem que ela atue com autonomia e criatividade.
e. planejar é organizar o tempo, o espaço e materiais, desafiando os bebês e as crianças a construir relações significativas entre elas e a cultura que estão inseridas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Ao planejar, selecionar e organizar as atividades curriculares na educação infantil, é preciso levar-se em conta as suas peculiaridades, como, por exemplo, o fato de que:
Escolha uma opção:
a. as educadoras não devem intervir nas brincadeiras espontâneas das crianças, para não as tornar passivas e submissas.
b. Utiliza-se, para compor o planejamento, a anamnese, um tipo de relatório sobre o desenvolvimento de um grupo de crianças.
c. As crianças de 2 - 3 anos já têm grande capacidade de concentração e, portanto, as atividades para elas podem demorar bastante.
d. Diferentemente das outras etapas da Educação Básica, não há a necessidade de se partilhar com as famílias e a comunidade os projetos educativos.
e. brincadeiras apropriadas para cada faixa etária são atividades educativas fundamentais.

Os documentos oficiais da Educação Infantil tratam da questão da avaliação, defendendo e evidenciando que as instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação. De acordo, com o Art. 10 das Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil as instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, garantindo:
Texto de resposta
I – a observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano;
II – utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns, etc.);
III – a continuidade dos processos de aprendizagens por meio da criação de estratégias adequadas aos diferentes momentos de transição vividos pela criança (transição casa/instituição de Educação Infantil, transições no interior da instituição, transição creche/pré-escola e transição pré-escola/Ensino Fundamental);
IV – Documentação específica que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil;
V – a não retenção das crianças na Educação Infantil.

Pensemos no espaço não só em sua dimensão física – um lugar que permite ou dificulta determinadas ações –, como também em seu aspecto simbólico – como ambiente que comunica valores e concepções, definido por uma estética e visualidade que contribuem decisivamente para a construção cultural do olhar e, portanto, da sensibilidade (OSTETTO, Luciana. Educação Infantil e Arte: sentidos e práticas possíveis. Caderno de Formação: didática dos conteúdos formação de professores, São Paulo: Unesp; Universidade Virtual-SP, Cultura Acadêmica, v. 1, p. 33, 2011. (Questão retirada do concurso público Colégio Pedro II – Edital 23/2018).
Com base em Ostetto, assinale a alternativa que explicita corretamente a ação de um(a) docente na Educação Infantil no que diz respeito aos espaços da escola.
a. Decorar as paredes e murais da sala e da escola com reproduções de obras consagradas, que exponham diferentes movimentos artísticos, bem como estilos e expressões do patrimônio artístico e cultural.
b. Todas as alternativas estão corretas.
c. Diversificar materiais e suportes para as produções das crianças bem como as formas de exposição destas, selecionando junto às crianças locais dentro e fora da sala e deixando paredes vazias que convidem a novas marcas e discursos.
d. Ocupar os espaços da escola com as produções das crianças, compartilhando saberes e aprendizagens.
e. Identificar as preferências e gostos das crianças, respeitando a diversidade cultural que compõe o cotidiano escolar, de modo que possa preencher os espaços da escola com personagens e objetos já conhecidos do universo infantil.

Sabe-se que as mudanças não acontecem de forma isolada, tampouco iniciam de um dia para o outro, e que as mudanças sociais, econômicas, políticas e educacionais ocorrem como resultado da luta, resistência e mobilização popular, essa afirmação se refere:
Escolha uma opção:
a. Todas as alternativas estão corretas.
b. A história da Educação Infantil no Brasil, em especial após o final da década de 1970, foi marcada por intensas mobilizações sociais em torno do acesso e da qualidade do atendimento nessa modalidade de educação.
c. Nenhuma alternativa é correta.
d. Com o processo de redemocratização do país, a sociedade civil encontrou espaço para a luta por direitos, e os movimentos relacionados à educação infantil floresceram e se fortaleceram.
e. A Educação Infantil foi e continua sendo palco de grandes e profundas lutas e resistências, tanto da população em geral como de pesquisadores e profissionais da primeira infância.

Sobre os conceitos de espaço e ambientes na educação infantil é correto afirmar que:
Escolha uma opção:
a. o ambiente, refere-se ao espaço físico, ou seja, o local para a atividade caracterizado pelos objetos, pelos materiais didáticos, pelo mobiliário e pela decoração. Espaço, refere-se ao conjunto dos espaços físico e às relações que se estabelecem no mesmo.
b. Não existe diferenças entre espaços e ambientes.
c. espaço, refere-se ao conjunto do espaço físico e às relações que se estabelecem no mesmo (os afetos, as relações interpessoais entre as crianças, entre as crianças e adultos, entre as crianças e a sociedade em seu conjunto). Espaço, refere-se ao conjunto de materiais pedagógicos incluindo a família, a comunidade e a secretaria de educação.
d. o espaço, refere-se ao espaço físico, ou seja, o local para a atividade caracterizado pelos objetos, pelos materiais didáticos, pelo mobiliário e pela decoração. Ambiente, refere-se ao conjunto do espaço físico e às relações que se estabelecem no mesmo.

A criança não nasce sabendo brincar, embora traga consigo a necessidade de fazê-lo. Ela precisa aprender por meio das interações com outras crianças e com os adultos. Ao observar outras crianças e as intervenções de familiares e educadores, elas aprendem novas brincadeiras e suas regras. Após essa etapa, podem reproduzir o que aprenderam ou recriar outras brincadeiras. Assim é que circula e se preserva a cultura lúdica. Nas brincadeiras, o educador deve perceber o desenvolvimento social, moral, afetivo e cognitivo que o brincar pode proporcionar para as crianças. Para atingir este objetivo, é correto afirmar que o educador deve:
Escolha uma opção:
a. assumir a direção das brincadeiras, em sua maioria e de sua escolha. É descartada a hipótese de que a criança aprende a brincar e tem consciência de que brinca, agindo, nesta atividade, em função da imagem de uma pessoa ou objeto e de situações que são evocadas, revivendo sentimentos e significados vivenciados.
b. permitir que as crianças fiquem soltas na área sob o seu olhar atento, preocupado apenas com a segurança dos alunos. O brincar é visto somente pelo seu aspecto do movimento corporal e tido apenas como momento de pura diversão.
c. permitir que as crianças brinquem livremente na sala quando a atividade proposta para o segundo horário termina antes do tempo previsto, visando preencher o restante da carga horária.
d. Ele não planeja esta atividade, não se envolve e nem observa o que as crianças dizem, sentem e demonstram estar pensando nesses momentos.
e. interagir com a criança nas brincadeiras, sempre garantindo o protagonismo infantil, pois o brincar relaciona-se com a aprendizagem. Brincar é aprender. O lúdico é uma proposta educacional.

Em relação ao papel do professor de educação infantil, é CORRETO afirmar que:
Escolha uma opção:
a. O professor, na educação infantil, deve estar sempre disponível para brincar com os alunos quando eles quiserem.
b. Na educação infantil, o principal papel do professor é o de cuidar para que as crianças não se machuquem ou briguem.
c. Na educação infantil, o papel do professor é de ensinar conteúdos que preparem para o 1º ano do EF.
d. Na educação infantil, o professor tem como função principal, organizar o espaço, tempo e os materiais a fim de promover a aprendizagem das crianças.
e. para brincar é preciso que as crianças tenham certa independência para escolher seus companheiros e os papéis que irão assumir.

“Planejar é essa atitude de traçar, projetar, programar, elaborar um roteiro para empreender uma viagem de conhecimento, de interação, de experiências múltiplas e significativas para/com o grupo de crianças” (OSTETTO, 2000, p. 177). Nesse sentido, assinale a alternativa incorreta.
Escolha uma opção:
a. questões pedagógicas dizem respeito a trabalhos específicos, como: pintar, colar, aprender os números, entre outros. Essas ações devem ser planejadas pelo professor.
b. o sono, a alimentação, a escovação de dentes, o trocar fraldas, amarrar o tênis, tudo isso é conteúdo da educação infantil, portanto, necessitam fazer parte do planejamento.
c. quando se planeja a jornada que o bebê e a criança irão passar na instituição, tudo o que for proposto, todas as mediações que serão realizadas, todas as ações que serão propostas são pedagógicas.
d. planejar é ouvir a criança, permitir que ela opine sobre o planejamento, propor ações que possibilitem que ela atue com autonomia e criatividade.
e. planejar é organizar o tempo, o espaço e materiais, desafiando os bebês e as crianças a construir relações significativas entre elas e a cultura que estão inseridas.

Prévia do material em texto

Questão 1CorretoAtingiu 3 de 3Marcar questão
Texto da questão
Ao planejar, selecionar e organizar as atividades curriculares na educação infantil, é preciso levar-se em conta as suas peculiaridades, como, por exemplo, o fato de que:
Escolha uma opção:
a.
as educadoras não devem intervir nas brincadeiras espontâneas das crianças, para não as tornar passivas e submissas.
b.
Utiliza-se, para compor o planejamento, a anamnese, um tipo de relatório sobre o desenvolvimento de um grupo de crianças.
c.
As crianças de 2 - 3 anos já têm grande capacidade de concentração e, portanto, as atividades para elas podem demorar bastante.
d.
Diferentemente das outras etapas da Educação Básica, não há a necessidade de se partilhar com as famílias e a comunidade os projetos educativos.
e.
brincadeiras apropriadas para cada faixa etária são atividades educativas fundamentais.
Correto
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 2CompletoAtingiu 15 de 15Marcar questão
Texto da questão
Os documentos oficiais da Educação Infantil tratam da questão da avaliação, defendendo e evidenciando que as instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação. De acordo, com o Art. 10 das Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil as instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, garantindo:
Texto de resposta
Observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano ,utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças , continuidade dos processos de aprendizagens por meio da criação de estratégias adequadas aos diferentes momentos de transição. 
Feedback
Resposta: I – a observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano;
II – utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns, etc.);
III – a continuidade dos processos de aprendizagens por meio da criação de estratégias adequadas aos diferentes momentos de transição vividos pela criança (transição casa/instituição de Educação Infantil, transições no interior da instituição, transição creche/pré-escola e transição pré-escola/Ensino Fundamental);
IV – Documentação específica que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil;
V – a não retenção das crianças na Educação Infantil.
ComentáriosComentário:
Reflexão discute o tema sugerido nesta questão com correto argumento de leitura de estudo.
Professora Eliane Justi 
Questão 3IncorretoAtingiu 0 de 3Marcar questão
Texto da questão
Pensemos no espaço não só em sua dimensão física – um lugar que permite ou dificulta determinadas ações –, como também em seu aspecto simbólico – como ambiente que comunica valores e concepções, definido por uma estética e visualidade que contribuem decisivamente para a construção cultural do olhar e, portanto, da sensibilidade (OSTETTO, Luciana. Educação Infantil e Arte: sentidos e práticas possíveis. Caderno de Formação: didática dos conteúdos formação de professores, São Paulo: Unesp; Universidade Virtual-SP, Cultura Acadêmica, v. 1, p. 33, 2011. (Questão retirada do concurso público Colégio Pedro II – Edital 23/2018). Com base em Ostetto, assinale a alternativa que explicita corretamente a ação de um(a) docente na Educação Infantil no que diz respeito aos espaços da escola.
Escolha uma opção:
a.
Decorar as paredes e murais da sala e da escola com reproduções de obras consagradas, que exponham diferentes movimentos artísticos, bem como estilos e expressões do patrimônio artístico e cultural.
b.
Todas as alternativas estão corretas.
c.
Diversificar materiais e suportes para as produções das crianças bem como as formas de exposição destas, selecionando junto às crianças locais dentro e fora da sala e deixando paredes vazias que convidem a novas marcas e discursos.
d.
Ocupar os espaços da escola com as produções das crianças, compartilhando saberes e aprendizagens.
e.
Identificar as preferências e gostos das crianças, respeitando a diversidade cultural que compõe o cotidiano escolar, de modo que possa preencher os espaços da escola com personagens e objetos já conhecidos do universo infantil.
Incorreto
Questão 4IncorretoAtingiu 0 de 3Marcar questão
Texto da questão
Sabe-se que as mudanças não acontecem de forma isolada, tampouco iniciam de um dia para o outro, e que as mudanças sociais, econômicas, políticas e educacionais ocorrem como resultado da luta, resistência e mobilização popular, essa afirmação se refere:
Escolha uma opção:
a.
Todas as alternativas estão corretas.
b.
A história da Educação Infantil no Brasil, em especial após o final da década de 1970, foi marcada por intensas mobilizações sociais em torno do acesso e da qualidade do atendimento nessa modalidade de educação.
c.
Nenhuma alternativa é correta.
Incorreto
d.
Com o processo de redemocratização do país, a sociedade civil encontrou espaço para a luta por direitos, e os movimentos relacionados à educação infantil floresceram e se fortaleceram.
e.
A Educação Infantil foi e continua sendo palco de grandes e profundas lutas e resistências, tanto da população em geral como de pesquisadores e profissionais da primeira infância.
Questão 5IncorretoAtingiu 0 de 3Marcar questão
Texto da questão
Sobre os conceitos de espaço e ambientes na educação infantil é correto afirmar que:
Escolha uma opção:
a.
o ambiente, refere-se ao espaço físico, ou seja, o local para a atividade caracterizado pelos objetos, pelos materiais didáticos, pelo mobiliário e pela decoração. Espaço, refere-se ao conjunto dos espaços físico e às relações que se estabelecem no mesmo.
b.
Não existe diferenças entre espaços e ambientes.
c.
espaço, refere-se ao conjunto do espaço físico e às relações que se estabelecem no mesmo (os afetos, as relações interpessoais entre as crianças, entre as crianças e adultos, entre as crianças e a sociedade em seu conjunto). Espaço, refere-se ao conjunto de materiais pedagógicos incluindo a família, a comunidade e a secretaria de educação.
d.
o espaço, refere-se ao espaço físico, ou seja, o local para a atividade caracterizado pelos objetos, pelos materiais didáticos, pelo mobiliário e pela decoração. Ambiente, refere-se ao conjunto do espaço físico e às relações que se estabelecem no mesmo.
e.
ambiente, refere-se ao conjunto do espaço físico e às relações que se estabelecem no mesmo (os afetos, as relações interpessoais entre as crianças, entre as crianças e adultos, entre as crianças e a sociedade em seu conjunto). Espaço, refere-se ao conjunto de materiais pedagógicos incluindo a família, a comunidade e a secretaria de educação.
Incorreto
Feedback
Sua resposta está incorreta.
Questão 6IncorretoAtingiu 0 de 3Marcar questão
Texto da questão
 As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação infantil (DCNEI) são normas obrigatórias e têm como objetivo:
Escolha uma opção:
a.
não orientar as políticas nacionais e internacionais na elaboração, planejamento, execução e credenciamento de propostas pedagógicas e curriculares de Educação Infantil.
b.
definir as políticas públicas e a execução dos currículos da Educação Infantil nas escolas públicas.
c.
orientar as escolas com maior necessidade na elaboração do seu planejamento, principalmente as da área rural.
d.
orientar as políticas nacionais e internacionais na elaboração, planejamento, execução e credenciamento de propostas pedagógicas e curriculares de Educação Infantil.
Incorreto
e.
orientar as políticas públicas e a elaboração, planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas e curriculares de Educação Infantil, tanto das escolas públicas como particulares.
Feedback
Sua resposta está incorreta.Questão 7CorretoAtingiu 3 de 3Marcar questão
Texto da questão
A criança não nasce sabendo brincar, embora traga consigo a necessidade de fazê-lo. Ela precisa aprender por meio das interações com outras crianças e com os adultos. Ao observar outras crianças e as intervenções de familiares e educadores, elas aprendem novas brincadeiras e suas regras. Após essa etapa, podem reproduzir o que aprenderam ou recriar outras brincadeiras. Assim é que circula e se preserva a cultura lúdica. Nas brincadeiras, o educador deve perceber o desenvolvimento social, moral, afetivo e cognitivo que o brincar pode proporcionar para as crianças. Para atingir este objetivo, é correto afirmar que o educador deve:
Escolha uma opção:
a.
assumir a direção das brincadeiras, em sua maioria e de sua escolha. É descartada a hipótese de que a criança aprende a brincar e tem consciência de que brinca, agindo, nesta atividade, em função da imagem de uma pessoa ou objeto e de situações que são evocadas, revivendo sentimentos e significados vivenciados.
b.
permitir que as crianças fiquem soltas na área sob o seu olhar atento, preocupado apenas com a segurança dos alunos. O brincar é visto somente pelo seu aspecto do movimento corporal e tido apenas como momento de pura diversão.
c.
permitir que as crianças brinquem livremente na sala quando a atividade proposta para o segundo horário termina antes do tempo previsto, visando preencher o restante da carga horária.
d.
Ele não planeja esta atividade, não se envolve e nem observa o que as crianças dizem, sentem e demonstram estar pensando nesses momentos.
e.
interagir com a criança nas brincadeiras, sempre garantindo o protagonismo infantil, pois o brincar relaciona-se com a aprendizagem. Brincar é aprender. O lúdico é uma proposta educacional.
Correto
Questão 8CorretoAtingiu 3 de 3Marcar questão
Texto da questão
Em relação ao papel do professor de educação infantil, é CORRETO afirmar que:
Escolha uma opção:
a.
O professor, na educação infantil, deve estar sempre disponível para brincar com os alunos quando eles quiserem.
b.
Na educação infantil, o principal papel do professor é o de cuidar para que as crianças não se machuquem ou briguem.
c.
Na educação infantil, o papel do professor é de ensinar conteúdos que preparem para o 1º ano do EF.
d.
Na educação infantil, o professor tem como função principal, organizar o espaço, tempo e os materiais a fim de promover a aprendizagem das crianças.
Correto
e.
para brincar é preciso que as crianças tenham certa independência para escolher seus companheiros e os papéis que irão assumir.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 9CorretoAtingiu 3 de 3Marcar questão
Texto da questão
“Planejar é essa atitude de traçar, projetar, programar, elaborar um roteiro para empreender uma viagem de conhecimento, de interação, de experiências múltiplas e significativas para/com o grupo de crianças” (OSTETTO, 2000, p. 177). Nesse sentido, assinale a alternativa incorreta.
Escolha uma opção:
a.
questões pedagógicas dizem respeito a trabalhos específicos, como: pintar, colar, aprender os números, entre outros. Essas ações devem ser planejadas pelo professor.
Correto
b.
o sono, a alimentação, a escovação de dentes, o trocar fraldas, amarrar o tênis, tudo isso é conteúdo da educação infantil, portanto, necessitam fazer parte do planejamento.
c.
quando se planeja a jornada que o bebê e a criança irão passar na instituição, tudo o que for proposto, todas as mediações que serão realizadas, todas as ações que serão propostas são pedagógicas.
d.
planejar é ouvir a criança, permitir que ela opine sobre o planejamento, propor ações que possibilitem que ela atue com autonomia e criatividade.
e.
planejar é organizar o tempo, o espaço e materiais, desafiando os bebês e as crianças a construir relações significativas entre elas e a cultura que estão inseridas.
Questão 10CompletoAtingiu 15 de 15Marcar questão
Texto da questão
Você estudou sobre como o tempo é medido é com base neste conjunto de conhecimentos que a civilização consegue, controlar e organizar suas vidas. Nós também estudamos o tempo na mitologia grega, Chronos era a personificação do tempo eterno e imortal, e governava sobre o destino dos deuses imortais. Enquanto Kairós na mitologia grega significa o momento oportuno, o momento certo, o tempo oportuno. De acordo com a concepção do tempo (Kairós), como é medido o tempo na Educação Infantil? Descreva, fundamentando-se no material de nossa aula e utilizando outras fontes, como o tempo é compreendido pelos profissionais da educação infantil e como ele é vivido pelas crianças.
Texto de resposta
Os profissionais da educação infantil entendem o tempo como uma compreensão dos eventos educativos que levam ao reforço educacionais ao longo do tempo. o aluno vive de forma circular pois seu conhecimento é construído ao longo de um determinado período de tempo. Ao ajudar esta educação inclusiva um ambiente educacional melhor e mais equitativo pode ser criado para todos.
Feedback
Sugestão de Resposta: Todas as reflexões acima, tem como objetivo nos levar a pensar em como organizamos os tempos da Educação Infantil. A docência na Educação Infantil exige sensibilidade, encantamento, lentidão para ouvir, ver e compartilhar com a crianças suas descobertas, hipóteses, medos e risos. A docência nessa etapa é de grande complexidade porque temos que garantir a indissociabilidade entre o educar e cuidar, ações que perpassam desde uma troca de fralda a possibilidades de a criança expressar suas hipóteses em relação a linguagem escrita.
É verdade, que não podemos nos desvencilhar do tempo Chronos, pois é o tempo que organiza, que estabelece as diferentes oportunidades que a criança poderá vivenciar. No entanto, devemos ter cuidado para não transformar nossa prática em um trem bala, sem um condutor e sem freios, a velocidade alucinante pode comprometer a mais bonita intenção. Nesse sentido, a organização do tempo nas creches e pré-escola deve considerar as necessidades relacionadas ao repouso, alimentação, higiene de cada criança, levando-se em conta sua faixa-etária, suas características pessoais, sua cultura e estilo de vida que traz de casa para a escola (BARBOSA; HORN, 2001).
O melhor planejamento, mesmo aquele que envolva uma experiência rica e interessante pode acabar ficando sem sentido e significado se não soubermos organizar os tempos que respeitem os ritmos da criança. O tempo é um elemento importante em um contexto que acolhe as diferenças e não estão subordinados a metas dos adultos. O tempo da experiência, para que cada criança possa interpretar as inúmeras possibilidades que possam existir. Não devemos apressar a criança, tirando dela o tempo de criar, inventar, pesquisar e desfrutar.
ComentáriosComentário:
Reflexão discute o tema sugerido nesta questão com correto argumento de leitura de estudo.
Professora Eliane Justi 
Questão 11CorretoAtingiu 3 de 3Marcar questão
Texto da questão
Indique qual a alternativa abaixo não se refere aos pressupostos básicos da avaliação da aprendizagem da criança:
Escolha uma opção:
a.
a avaliação é um processo contínuo e sistemático.
b.
a avaliação é um recurso utilizado pelo professor para acompanhar o processo de aprendizagem e de desenvolvimento da criança.
c.
a avaliação é um procedimento classificatório, e de exclusão, pois só devem permanecer os melhores.
Correto
d.
a avaliação não deve ter um fim em si mesmo.
e.
todas as alternativas estão corretas.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 12CorretoAtingiu 3 de 3Marcar questão
Texto da questão
Dentro de um contexto de educação infantil, respeitar o ritmo da criança significa que:
Escolha uma opção:
a.
os professores devem deixar de ser invasivos e apressados, trabalhando mais com a ideia de processo e menos de resultado.
b.
os professores devem diminuir o ritmo, falar menos, fazer menos e pensar mais.
c.
todas as alternativas estão corretas.
Correto
d.
os professores devem olhar mais para as crianças, escutar mais, interpretaro que elas estão fazendo respeitando o seu ritmo.
e.
os professores devem permitir que a criança expresse sua própria curiosidade, revele suas teorias, imagine outras possibilidades, sonhe com outras realidades.

Mais conteúdos dessa disciplina