Logo Passei Direto
Buscar

Exercícios 1 Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais

User badge image
gracir

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Uma das definições essenciais para nosso aprendizado na presente disciplina se evidencia no conhecimento sobre “programas”. Temos como pressuposto básico o conhecimento de que, os programas tais como os projetos são estratégias e instrumentos de qualquer bom planejamento. No entanto, o conceito “programas” é uma concepção maior, ampliada, que congrega projetos e ações com objetivos e finalidade similares que se vinculam com uma complementaridade.
Nesta perspectiva, analise as afirmativas que seguem e indique a sentença que expressa veracidade total e relação correta entre a 1ª e a 2ª.
1ª - Programas também são ferramentas de planejamento, mas são mais abrangentes. Um único programa pode compreender uma diversidade de projetos, serviços e benefícios.
2ª - Os programas estão relacionados à operacionalização de políticas públicas. São estratégias que congregam uma diversidade de ações voltadas ao alcance de um mesmo objetivo.
A A primeira afirmativa é verdadeira, mas claramente nega à segunda, que, por conseguinte é falsa.
B A primeira afirmativa é falsa, pois, a segunda, torna evidente o conceito correto.
C A primeira afirmativa é verdadeira e não tem relação nenhuma com a segunda afirmativa que também está correta.
D A primeira afirmativa é incorreta, e por isso, reafirma a afirmativa seguinte, que está incorreta.
E A primeira afirmativa é verdadeira, e a relação entre elas é de complementaridade, por isso a segunda também se evidencia como verdade.

Embora exista uma série de métodos e técnicas para a avaliação de projetos, programas e políticas sociais, é importante ter em vista que existem particularidades da área social que a distinguem de outros campos e impõem maiores desafios ao processo avaliativo.
Assinale as afirmativas corretas sobre os desafios que envolvem o processo avaliativo.
I – Avaliação na área social não é unicamente econômica, existem inúmeros outros elementos que estão relacionados às famílias em situação de vulnerabilidade social.
II – Provocar a participação das famílias e do público alvo no processo de avaliação e construção do projeto social, precisa-se levar em consideração a realidade especifica.
III – Há necessidade de desconsiderar a conjuntura familiar, cultural e tradicional de cada comunidade, não precisamos levar em consideração as particularidades e singularidades de um território.
A As afirmativas I e II estão corretas.
B II e III apresentam afirmativas corretas.
C Apenas a afirmativa III está correta.
D A afirmativa I está correta.
E As afirmativas I ; II e III estão corretas.

Nos estudos direcionados até então, a autora Barreira (2002, p. 32), aborda e trabalha sobre a existência de três tipos de EFETIVIDADE, quando se fala em Avaliações da efetividade de um projeto, programa e/ou política.
Nesta perspectiva, assinale a alternativa que explica e distingue as três formas de efetividade.
A Aborda as distinções da efetividade cognitiva, efetividade psicológica e efetividade transformadora, sendo que a primeira trata do “critério de desnutrição da obesidade e quantitativa entre o antes e o depois da execução do projeto”, a segunda “se refere às mudanças éticas, de crenças de valores da população alvo” e a última é o critério da avaliação das mudanças sem significados e duradouras nas condições sociais de vida dos beneficiários.
B Aborda as distinções da efetividade diagnóstica, efetividade permissiva e efetividade palpável, sendo que a primeira trata do “critério de mensuração da realidade rastreada antes e o depois da execução do projeto”, a segunda “se refere às mudanças permissivas sobre crenças de valores da população alvo” e a última “é o critério da avaliação das mudanças quantitativas sem nenhum significado.
C Aborda as distinções da efetividade objetiva, efetividade subjetiva e efetividade substantiva, sendo que a primeira trata do “critério de aferição de mudança quantitativa entre o antes e o depois da execução do projeto”, a segunda “se refere às mudanças comportamentais, de crenças de valores da população alvo” e a última “é o critério da avaliação das mudanças qualitativas significativas e duradouras nas condições sociais de vida dos beneficiários.”
D Aborda as distinções da efetividade objetiva, efetividade subjetiva e efetividade substantiva, sendo que a primeira trata do “critério de evitar mudanças”, a segunda “ao mundo das ideias, sem mensurar uma efetividade expressiva” e a última “é o critério da avaliação das mudanças desqualificadas quantitativamente sendo significativas ou não para o projeto; programa e/ou política.”
E Nenhuma das alternativas anteriores.

As demandas na área da Assessoria/Consultoria estão relacionadas a diversas frentes de trabalho, no que tange a assessoria na área social, podemos tratar de três grandes frentes de trabalho, sendo elas: as de políticas públicas; a mobilização; e os projetos sociais da iniciativa privada.
Com base no conteúdo estudado, qual das alternativas abaixo representa a compreensão de Assessoria em políticas públicas?
A A assessoria em políticas públicas representa a prestação de serviços dentro das empresas privadas por funcionários públicos.
B Assessoria em políticas públicas voltada para a ONG (Organizações não Governamentais) e/ou OSC (Organizações da Sociedade Civil), pois, ela é destinada especificamente para instituições sem fins lucrativos.
C A assessoria em políticas públicas se refere ao campo de operacionalização das atividades do poder executivo, é recorrente a demanda por assessorias, tanto internas quanto externas. A assessoria é prestada a Gestores; Secretarias e equipes, prestando serviço em capacitação e suporte de profissional especializado.
D As três respostas anteriores representam a compreensão correta de assessoria em políticas públicas.
E Todas as respostas anteriores estão incorretas.

Quando falamos em projetos sociais estamos claramente nos apropriando do conceito de “projetos”, que impõe objetivar ações que pretendem serem realizadas.
Neste sentido, percebemos que quando utilizamos a terminologia “projeto social” estamos qualificando o conceito projetos, ao passo, que projeta-se para fins de intervir ou mudar a realidade social ou problemática diagnosticada.
I – Quando se pensa em projetos sociais, estamos tratando de uma forma de extinguir o planejamento desnecessário que implementa uma série de ações tecnicistas e burocráticas, voltadas para caridade e doações.
II – Quando pensamos em projetos sociais, estamos tratando de uma forma de planejar um conjunto de ações, cujo objetivo é a solução ou atenção a determinada problemática previamente identificada como relevante. Para tanto, são estabelecidos objetivos, metas, métodos, processos, recursos e um cronograma.
III - No caso dos projetos sociais, um conceito que se aplica com propriedade é o seguinte: projeto é um “empreendimento único que deve apresentar um início e um fim claramente definidos e que, conduzido por pessoas, possa atingir seus objetivos, respeitando os parâmetros de prazo, custo e qualidade.
A I e II estão corretas.
B III e I estão corretas.
C II e III estão corretas.
D Somente a I está correta.
E Somente III é uma afirmativa está correta.

Quando pensamos em um profissional especializado que se define e presta serviço como Assessor, como podemos pensar em um perfil profissional de Assessor, das alternativas mensuradas abaixo indique as afirmativas corretas.
I - O assessor tem como uma de suas características, a capacidade de apresentar estratégias a serem empreendidas por uma equipe ou a um sujeito que assessora.
II - Aspecto importante para assessoria é a necessidade de adotar postura propositiva. É fundamental, mas insuficiente, a capacidade de elaborar boas avaliações da situação sobre a qual se debruça. Assessorar, portanto, requer o potencial de prever desdobramentos, apontando possíveis quadros, e não à tarefa de afirmar qual deles concentra a maior possibilidade de sucesso.
III - O assessor deve ser um profissional qualificado e especializado em sua área, experiente, perspicaz, sociável, criativo, planejador/estrategista, propositivo, bom líder, Comprometido/responsável, Crítico e bem fundamentado.
A As três afirmativas estão incorretas.
B Somente as afirmativas I e II estão corretas.
C Somente as afirmativas II e III estão corretas.
D A afirmativa II (dois) e única que apresenta a afirmativa correta.
E As três afirmativas estão corretas.

Dentro da processualidade do trabalho social voltado para Assessoria e Consultoria, precisamos de constante qualificação e aprendizado significativo, neste sentido um dos processos mais importantes na intervenção de um profissional é a Avaliação de Políticas, programas e projetos sociais.
Com base nos estudos realizados, como podemos compreender a AVALIAÇÃO voltada para um projeto, programa e/ou política pública e social.
A Podemos entender avaliação como uma ferramenta inoperante, pois, a mesma não contribui de forma nenhuma para efetivação de um trabalho social concreto.
B A utilização de ferramentas de avaliação permite identificar de forma mais precisa, tanto os projetos com maior efetividade quanto aqueles capazes de gerar amplos resultados com investimentos de baixo custo.
C A avaliação pode ser utilizada como uma ferramenta de difícil acesso, que tem como objetivo burocratizar e inviabilizar projetos, programas e políticas sociais.
D Todas as alternativas anteriores estão corretas.
E Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

A Assessoria em projetos sociais de iniciativa privada tem demandas profissionais crescentes e exigências cada vez maiores. Neste sentido, o mercado exige profissionais especializados, qualificados e com conhecimento e apropriação das instituições da sociedade civil e da responsabilidade social voltada a empresas privada.
Identifique a alternativa a seguir a opção CORRETA sobre Assessoria em projetos sociais da iniciativa privada.
I - No campo da Assessoria em projetos sociais da iniciativa privada, são identificadas as demandas relacionadas aos movimentos sociais; a organização de usuários e/ou de profissionais; e a organização de estratégias para fortalecimento político de uma pauta.
II - A assessoria para iniciativa privada contempla tanto as demandas de empresas com fins lucrativos, com interesse em atender projetos sociais voltados a atender seu público interno e/ou externo. Como também atende a Assessoria a instituições sem fins lucrativos, com os conhecimentos em gestão de projetos sociais, captação de recursos e diagnósticos.
III - A Assessoria em projetos sociais da iniciativa privada contempla toda prestação de serviços externa, voltada somente para o Estado, nas três esferas do governo. Neste caso, podendo ser classificada como serviços terceirizados de forma descontinuada.
A A alternativa I está correta.
B A alternativa II está correta.
C A alternativa III está correta.
D As três alternativas estão corretas.
E Nenhuma das alternativas é correta.

Quando debatemos conceitos como Programas e Projetos Sociais, entramos num panorama estrutural crescente, no seguinte formato: Neste cenário percebemos que programas e projetos se configuram como ferramentas derivadas de um planejamento estratégico, que se denomina plano, tendo como base uma política específica.
Quando falamos no conceito de “política” do presente conteúdo estamos nos referindo da política pública, que se forja como grande mecanismo de efetivação dos direitos, a partir orientações e estratégias técnicas e administrativas. Com base nos pressupostos mensurados acima, indique qual conceito melhor define política.
A De uma forma mais estrita e aplicável ao nosso conteúdo, as políticas também podem ser entendidas como um conjunto de regras e ações que determinam a prática de uma liderança coletiva, bem como de todo o grupo. E ainda como mecanismo de orientação administrativo voltado para garantir o Estado de direito.
B De uma forma mais estrita e aplicável ao nosso conteúdo, as políticas também podem ser entendidas como toda e qualquer política profissional, em que temos como ator principal a figura do político que chega ao poder e se perpetua nele.
C A compreensão sobre política no contexto de disciplina de “Assessoria, Consultoria e Avaliação de políticas, programas e projetos sociais” é voltada para a política partidária, pois, nos remete a questões de defesa partidária.
D A compreensão sobre política no contexto de disciplina de “Assessoria, Consultoria e Avaliação de políticas, programas e projetos sociais” é voltada para a política eleitoral.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Uma das definições essenciais para nosso aprendizado na presente disciplina se evidencia no conhecimento sobre “programas”. Temos como pressuposto básico o conhecimento de que, os programas tais como os projetos são estratégias e instrumentos de qualquer bom planejamento. No entanto, o conceito “programas” é uma concepção maior, ampliada, que congrega projetos e ações com objetivos e finalidade similares que se vinculam com uma complementaridade.
Nesta perspectiva, analise as afirmativas que seguem e indique a sentença que expressa veracidade total e relação correta entre a 1ª e a 2ª.
1ª - Programas também são ferramentas de planejamento, mas são mais abrangentes. Um único programa pode compreender uma diversidade de projetos, serviços e benefícios.
2ª - Os programas estão relacionados à operacionalização de políticas públicas. São estratégias que congregam uma diversidade de ações voltadas ao alcance de um mesmo objetivo.
A A primeira afirmativa é verdadeira, mas claramente nega à segunda, que, por conseguinte é falsa.
B A primeira afirmativa é falsa, pois, a segunda, torna evidente o conceito correto.
C A primeira afirmativa é verdadeira e não tem relação nenhuma com a segunda afirmativa que também está correta.
D A primeira afirmativa é incorreta, e por isso, reafirma a afirmativa seguinte, que está incorreta.
E A primeira afirmativa é verdadeira, e a relação entre elas é de complementaridade, por isso a segunda também se evidencia como verdade.

Embora exista uma série de métodos e técnicas para a avaliação de projetos, programas e políticas sociais, é importante ter em vista que existem particularidades da área social que a distinguem de outros campos e impõem maiores desafios ao processo avaliativo.
Assinale as afirmativas corretas sobre os desafios que envolvem o processo avaliativo.
I – Avaliação na área social não é unicamente econômica, existem inúmeros outros elementos que estão relacionados às famílias em situação de vulnerabilidade social.
II – Provocar a participação das famílias e do público alvo no processo de avaliação e construção do projeto social, precisa-se levar em consideração a realidade especifica.
III – Há necessidade de desconsiderar a conjuntura familiar, cultural e tradicional de cada comunidade, não precisamos levar em consideração as particularidades e singularidades de um território.
A As afirmativas I e II estão corretas.
B II e III apresentam afirmativas corretas.
C Apenas a afirmativa III está correta.
D A afirmativa I está correta.
E As afirmativas I ; II e III estão corretas.

Nos estudos direcionados até então, a autora Barreira (2002, p. 32), aborda e trabalha sobre a existência de três tipos de EFETIVIDADE, quando se fala em Avaliações da efetividade de um projeto, programa e/ou política.
Nesta perspectiva, assinale a alternativa que explica e distingue as três formas de efetividade.
A Aborda as distinções da efetividade cognitiva, efetividade psicológica e efetividade transformadora, sendo que a primeira trata do “critério de desnutrição da obesidade e quantitativa entre o antes e o depois da execução do projeto”, a segunda “se refere às mudanças éticas, de crenças de valores da população alvo” e a última é o critério da avaliação das mudanças sem significados e duradouras nas condições sociais de vida dos beneficiários.
B Aborda as distinções da efetividade diagnóstica, efetividade permissiva e efetividade palpável, sendo que a primeira trata do “critério de mensuração da realidade rastreada antes e o depois da execução do projeto”, a segunda “se refere às mudanças permissivas sobre crenças de valores da população alvo” e a última “é o critério da avaliação das mudanças quantitativas sem nenhum significado.
C Aborda as distinções da efetividade objetiva, efetividade subjetiva e efetividade substantiva, sendo que a primeira trata do “critério de aferição de mudança quantitativa entre o antes e o depois da execução do projeto”, a segunda “se refere às mudanças comportamentais, de crenças de valores da população alvo” e a última “é o critério da avaliação das mudanças qualitativas significativas e duradouras nas condições sociais de vida dos beneficiários.”
D Aborda as distinções da efetividade objetiva, efetividade subjetiva e efetividade substantiva, sendo que a primeira trata do “critério de evitar mudanças”, a segunda “ao mundo das ideias, sem mensurar uma efetividade expressiva” e a última “é o critério da avaliação das mudanças desqualificadas quantitativamente sendo significativas ou não para o projeto; programa e/ou política.”
E Nenhuma das alternativas anteriores.

As demandas na área da Assessoria/Consultoria estão relacionadas a diversas frentes de trabalho, no que tange a assessoria na área social, podemos tratar de três grandes frentes de trabalho, sendo elas: as de políticas públicas; a mobilização; e os projetos sociais da iniciativa privada.
Com base no conteúdo estudado, qual das alternativas abaixo representa a compreensão de Assessoria em políticas públicas?
A A assessoria em políticas públicas representa a prestação de serviços dentro das empresas privadas por funcionários públicos.
B Assessoria em políticas públicas voltada para a ONG (Organizações não Governamentais) e/ou OSC (Organizações da Sociedade Civil), pois, ela é destinada especificamente para instituições sem fins lucrativos.
C A assessoria em políticas públicas se refere ao campo de operacionalização das atividades do poder executivo, é recorrente a demanda por assessorias, tanto internas quanto externas. A assessoria é prestada a Gestores; Secretarias e equipes, prestando serviço em capacitação e suporte de profissional especializado.
D As três respostas anteriores representam a compreensão correta de assessoria em políticas públicas.
E Todas as respostas anteriores estão incorretas.

Quando falamos em projetos sociais estamos claramente nos apropriando do conceito de “projetos”, que impõe objetivar ações que pretendem serem realizadas.
Neste sentido, percebemos que quando utilizamos a terminologia “projeto social” estamos qualificando o conceito projetos, ao passo, que projeta-se para fins de intervir ou mudar a realidade social ou problemática diagnosticada.
I – Quando se pensa em projetos sociais, estamos tratando de uma forma de extinguir o planejamento desnecessário que implementa uma série de ações tecnicistas e burocráticas, voltadas para caridade e doações.
II – Quando pensamos em projetos sociais, estamos tratando de uma forma de planejar um conjunto de ações, cujo objetivo é a solução ou atenção a determinada problemática previamente identificada como relevante. Para tanto, são estabelecidos objetivos, metas, métodos, processos, recursos e um cronograma.
III - No caso dos projetos sociais, um conceito que se aplica com propriedade é o seguinte: projeto é um “empreendimento único que deve apresentar um início e um fim claramente definidos e que, conduzido por pessoas, possa atingir seus objetivos, respeitando os parâmetros de prazo, custo e qualidade.
A I e II estão corretas.
B III e I estão corretas.
C II e III estão corretas.
D Somente a I está correta.
E Somente III é uma afirmativa está correta.

Quando pensamos em um profissional especializado que se define e presta serviço como Assessor, como podemos pensar em um perfil profissional de Assessor, das alternativas mensuradas abaixo indique as afirmativas corretas.
I - O assessor tem como uma de suas características, a capacidade de apresentar estratégias a serem empreendidas por uma equipe ou a um sujeito que assessora.
II - Aspecto importante para assessoria é a necessidade de adotar postura propositiva. É fundamental, mas insuficiente, a capacidade de elaborar boas avaliações da situação sobre a qual se debruça. Assessorar, portanto, requer o potencial de prever desdobramentos, apontando possíveis quadros, e não à tarefa de afirmar qual deles concentra a maior possibilidade de sucesso.
III - O assessor deve ser um profissional qualificado e especializado em sua área, experiente, perspicaz, sociável, criativo, planejador/estrategista, propositivo, bom líder, Comprometido/responsável, Crítico e bem fundamentado.
A As três afirmativas estão incorretas.
B Somente as afirmativas I e II estão corretas.
C Somente as afirmativas II e III estão corretas.
D A afirmativa II (dois) e única que apresenta a afirmativa correta.
E As três afirmativas estão corretas.

Dentro da processualidade do trabalho social voltado para Assessoria e Consultoria, precisamos de constante qualificação e aprendizado significativo, neste sentido um dos processos mais importantes na intervenção de um profissional é a Avaliação de Políticas, programas e projetos sociais.
Com base nos estudos realizados, como podemos compreender a AVALIAÇÃO voltada para um projeto, programa e/ou política pública e social.
A Podemos entender avaliação como uma ferramenta inoperante, pois, a mesma não contribui de forma nenhuma para efetivação de um trabalho social concreto.
B A utilização de ferramentas de avaliação permite identificar de forma mais precisa, tanto os projetos com maior efetividade quanto aqueles capazes de gerar amplos resultados com investimentos de baixo custo.
C A avaliação pode ser utilizada como uma ferramenta de difícil acesso, que tem como objetivo burocratizar e inviabilizar projetos, programas e políticas sociais.
D Todas as alternativas anteriores estão corretas.
E Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

A Assessoria em projetos sociais de iniciativa privada tem demandas profissionais crescentes e exigências cada vez maiores. Neste sentido, o mercado exige profissionais especializados, qualificados e com conhecimento e apropriação das instituições da sociedade civil e da responsabilidade social voltada a empresas privada.
Identifique a alternativa a seguir a opção CORRETA sobre Assessoria em projetos sociais da iniciativa privada.
I - No campo da Assessoria em projetos sociais da iniciativa privada, são identificadas as demandas relacionadas aos movimentos sociais; a organização de usuários e/ou de profissionais; e a organização de estratégias para fortalecimento político de uma pauta.
II - A assessoria para iniciativa privada contempla tanto as demandas de empresas com fins lucrativos, com interesse em atender projetos sociais voltados a atender seu público interno e/ou externo. Como também atende a Assessoria a instituições sem fins lucrativos, com os conhecimentos em gestão de projetos sociais, captação de recursos e diagnósticos.
III - A Assessoria em projetos sociais da iniciativa privada contempla toda prestação de serviços externa, voltada somente para o Estado, nas três esferas do governo. Neste caso, podendo ser classificada como serviços terceirizados de forma descontinuada.
A A alternativa I está correta.
B A alternativa II está correta.
C A alternativa III está correta.
D As três alternativas estão corretas.
E Nenhuma das alternativas é correta.

Quando debatemos conceitos como Programas e Projetos Sociais, entramos num panorama estrutural crescente, no seguinte formato: Neste cenário percebemos que programas e projetos se configuram como ferramentas derivadas de um planejamento estratégico, que se denomina plano, tendo como base uma política específica.
Quando falamos no conceito de “política” do presente conteúdo estamos nos referindo da política pública, que se forja como grande mecanismo de efetivação dos direitos, a partir orientações e estratégias técnicas e administrativas. Com base nos pressupostos mensurados acima, indique qual conceito melhor define política.
A De uma forma mais estrita e aplicável ao nosso conteúdo, as políticas também podem ser entendidas como um conjunto de regras e ações que determinam a prática de uma liderança coletiva, bem como de todo o grupo. E ainda como mecanismo de orientação administrativo voltado para garantir o Estado de direito.
B De uma forma mais estrita e aplicável ao nosso conteúdo, as políticas também podem ser entendidas como toda e qualquer política profissional, em que temos como ator principal a figura do político que chega ao poder e se perpetua nele.
C A compreensão sobre política no contexto de disciplina de “Assessoria, Consultoria e Avaliação de políticas, programas e projetos sociais” é voltada para a política partidária, pois, nos remete a questões de defesa partidária.
D A compreensão sobre política no contexto de disciplina de “Assessoria, Consultoria e Avaliação de políticas, programas e projetos sociais” é voltada para a política eleitoral.

Prévia do material em texto

Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em 
redes sociais ou grupo de mensagens. 
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar 
sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro 
Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal. 
Questão 1/10 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, 
Programas e Projetos Sociais 
Nota 90 
A1 - Uma das definições essenciais para nosso aprendizado na presente 
disciplina se evidencia no conhecimento sobre “programas”. Temos como 
pressuposto básico o conhecimento de que, os programas tais como os 
projetos são estratégias e instrumentos de qualquer bom planejamento. No 
entanto, o conceito “programas” é uma concepção maior, ampliada, que 
congrega projetos e ações com objetivos e finalidade similares que se vinculam 
com uma complementaridade. 
 
Nesta perspectiva, analise as afirmativas que seguem e indique a sentença que 
expressa veracidade total e relação correta entre a 1ª e a 2ª . 
1ª - Programas também são ferramentas de planejamento, mas são mais abrangentes. 
Um único programa pode compreender uma diversidade de projetos, serviços e 
benefícios. 
2ª - Os programas estão relacionados à operacionalização de políticas públicas. São 
estratégias que congregam uma diversidade de ações voltadas ao alcance de um 
mesmo objetivo. 
 
A A primeira afirmativa é verdadeira, mas claramente nega à segunda, que, por conseguinte é 
falsa. 
 
B A primeira afirmativa é falsa, pois, a segunda, torna evidente o conceito correto. 
 
C A primeira afirmativa é verdadeira e não tem relação nenhuma com a segunda afirmativa que 
também está correta. 
 
D A primeira afirmativa é incorreta, e por isso, reafirma a afirmativa seguinte, que está 
incorreta. 
 
E A primeira afirmativa é verdadeira, e a relação entre elas é de complementaridade, por isso a 
segunda também se evidencia como verdade. 
Você assinalou essa alternativa (E) 
 
Questão 2/10 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, 
Programas e Projetos Sociais 
A3 - Embora exista uma série de métodos e técnicas para a avaliação de 
projetos, programas e políticas sociais, é importante ter em vista que existem 
particularidades da área social que a distinguem de outros campos e impõem 
maiores desafios ao processo avaliativo. Assinale as afirmativas corretas sobre 
os desafios que envolvem o processo avaliativo. 
I – Avaliação na área social não é unicamente econômica, existem inúmeros outros 
elementos que estão relacionados às famílias em situação de vulnerabilidade social. 
II – Provocar a participação das famílias e do público alvo no processo de avaliação e 
construção do projeto social, precisa-se levar em consideração a realidade especifica. 
III – Há necessidade de desconsiderar a conjuntura familiar, cultural e tradicional de 
cada comunidade, não precisamos levar em consideração as particularidades e 
singularidades de um território. 
 
A As afirmativas I e II estão corretas. 
Você assinalou essa alternativa (A) 
 
B II e III apresentam afirmativas corretas. 
 
C Apenas a afirmativa III está correta. 
 
D A afirmativa I está correta. 
 
E As afirmativas I ; II e III estão corretas. 
 
Questão 3/10 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, 
Programas e Projetos Sociais 
A3 - Nos estudos direcionados até então, a autora Barreira (2002, p. 32), aborda e 
trabalha sobre a existência de três tipos de EFETIVIDADE, quando se fala em 
Avaliações da efetividade de um projeto, programa e/ou política. Estamos 
falando na Efetividade Objetiva; Efetividade Subjetiva e a Efetividade 
Substantiva. Nesta perspectiva, assinale a alternativa que explica e distingue as 
três formas de efetividade. 
 
A Aborda as distinções da efetividade cognitiva, efetividade psicológica e efetividade 
transformadora, sendo que a primeira trata do “critério de desnutrição da obesidade e 
quantitativa entre o antes e o depois da execução do projeto”, a segunda “se refere às 
mudanças éticas, de crenças de valores da população alvo” e a última é o critério da 
avaliação das mudanças sem significados e duradouras nas condições sociais de vida dos 
beneficiários 
 
B Aborda as distinções da efetividade diagnóstica, efetividade permissiva e efetividade 
palpável, sendo que a primeira trata do “critério de mensuração da realidade rastreada antes 
e o depois da execução do projeto”, a segunda “se refere às mudanças permissivas sobre 
crenças de valores da população alvo” e a última “é o critério da avaliação das mudanças 
quantitativas sem nenhum significado. 
 
C Aborda as distinções da efetividade objetiva, efetividade subjetiva e efetividade 
substantiva, sendo que a primeira trata do “critério de aferição de mudança quantitativa entre 
o antes e o depois da execução do projeto”, a segunda “se refere às mudanças 
comportamentais, de crenças de valores da população alvo” e a última “é o critério da 
avaliação das mudanças qualitativas significativas e duradouras nas condições sociais de 
vida dos beneficiários” 
Você assinalou essa alternativa (C) 
 
D Aborda as distinções da efetividade objetiva, efetividade subjetiva e efetividade substantiva, 
sendo que a primeira trata do “critério de evitar mudanças”, a segunda “ao mundo das ideias, 
sem mensurar uma efetividade expressiva” e a última “é o critério da avaliação das 
mudanças desqualificadas quantitativamente sendo significativas ou não para o projeto; 
programa e/ou política”. 
 
E Nenhuma das alternativas anteriores. 
 
Questão 4/10 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, 
Programas e Projetos Sociais 
A1 - As demandas na área da Assessoria/Consultoria estão relacionadas a 
diversas frentes de trabalho, no que tange a assessoria na área social, podemos 
tratar de três grandes frentes de trabalho, sendo elas: as de políticas públicas; a 
mobilização; e os projetos sociais da iniciativa privada. Com base no conteúdo 
estudado, qual das alternativas abaixo representa a compreensão de Assessoria 
em políticas públicas? 
 
A A assessoria em políticas públicas representa a prestação de serviços dentro das empresas 
privadas por funcionários públicos. 
 
B Assessoria em políticas públicas voltada para a ONG (Organizações não Governamentais) 
e/ou OSC (Organizações da Sociedade Civil), pois, ela é destinada especificamente para 
instituições sem fins lucrativos. 
 
C A assessoria em políticas públicas se refere ao campo de operacionalização das atividades 
do poder executivo, é recorrente a demanda por assessorias, tanto internas quanto externas. 
A assessoria é prestada a Gestores; Secretarias e equipes, prestando serviço em 
capacitação e suporte de profissional especializado. 
Você assinalou essa alternativa (C) 
 
D As três respostas anteriores representam a compreensão correta de assessoria em políticas 
públicas. 
 
E Todas as respostas anteriores estão incorretas. 
 
Questão 5/10 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, 
Programas e Projetos Sociais 
A3 - Os tipos de avaliação também podem ser determinados com base na 
capacidade do projeto de utilizar seus recursos com racionalidade e 
economicidade; de alcançar seus objetivos e de modificar a realidade na qual 
está inserido. Neste sentido, vemos se estabelecer três formas de avaliação, 
sendo elas designadas: 
 
A Avaliações de reciprocidade, eficácia e efetividade. 
 
B Avaliações de eficiência, caridade e efetividade. 
 
C Avaliações de deficiência, eficácia e efetividade. 
 
D Avaliações de eficiência, eficácia e efetividade. 
Você assinalou essa alternativa (D) 
 
E Avaliações de eficiência, eficácia e Afetividade. 
 
Questão 6/10 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, 
Programas e Projetos Sociais 
A2 - Quando falamos em projetos sociais estamos claramente nos apropriando 
do conceito de “projetos”, que impõe objetivarações que pretendem serem 
realizadas. Neste sentido, percebemos que quando utilizamos a terminologia 
“projeto social” estamos qualificando o conceito projetos, ao passo, que 
projeta-se para fins de intervir ou mudar a realidade social ou problemática 
diagnosticada. 
 
Neste contexto indique nas afirmativas abaixo as corretas quando pensamos em 
projetos sociais. 
I – Quando se pensa em projetos sociais, estamos tratando de uma forma de extinguir 
o planejamento desnecessário que implementa uma série de ações tecnicistas e 
burocráticas, voltadas para caridade e doações. 
II – Quando pensamos em projetos sociais, estamos tratando de uma forma de 
planejar um conjunto de ações, cujo objetivo é a solução ou atenção a determinada 
problemática previamente identificada como relevante. Para tanto, são estabelecidos 
objetivos, metas, métodos, processos, recursos e um cronograma. 
III - No caso dos projetos sociais, um conceito que se aplica com propriedade é o 
seguinte: projeto é um “empreendimento único que deve apresentar um início e um fim 
claramente definidos e que, conduzido por pessoas, possa atingir seus objetivos, 
respeitando os parâmetros de prazo, custo e qualidade.” 
Você não pontuou essa questão 
 
A I e II estão corretas. 
 
B III e I estão corretas. 
 
C II e III estão corretas. 
 
D Somente a I está correta. 
 
E Somente III é uma afirmativa está correta. 
Você assinalou essa alternativa (E) 
 
Questão 7/10 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, 
Programas e Projetos Sociais 
A1 - Quando pensamos em um profissional especializado que se define e presta 
serviço como Assessor, como podemos pensar em um perfil profissional de 
Assessor, das alternativas mensuradas abaixo indique as afirmativas corretas. 
 
I - O assessor tem como uma de suas características, a capacidade de apresentar 
estratégias a serem empreendidas por uma equipe ou a um sujeito que assessora. 
II - Aspecto importante para assessoria é a necessidade de adotar postura propositiva. 
É fundamental, mas insuficiente, a capacidade de elaborar boas avaliações da 
situação sobre a qual se debruça. Assessorar, portanto, requer o potencial de prever 
desdobramentos, apontando possíveis quadros, e não à tarefa de afirmar qual deles 
concentra a maior possibilidade de sucesso. 
III - O assessor deve ser um profissional qualificado e especializado em sua área, 
experiente, perspicaz, sociável, criativo, planejador/estrategista, propositivo, bom líder, 
Comprometido/responsável, Crítico e bem fundamentado 
 
A As três afirmativas estão incorretas. 
 
B Somente as afirmativas I e II estão corretas. 
 
C Somente as afirmativas II e III estão corretas. 
 
D A afirmativa II (dois) e única que apresenta a afirmativa correta. 
 
E As três afirmativas estão corretas. 
Você assinalou essa alternativa (E) 
 
Questão 8/10 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, 
Programas e Projetos Sociais 
A3 - Dentro da processualidade do trabalho social voltado para Assessoria e 
Consultoria, precisamos de constante qualificação e aprendizado significativo, 
neste sentido um dos processos mais importantes na intervenção de um 
profissional é a Avaliação de Políticas, programas e projetos sociais. 
 Com base nos estudos realizados, como podemos compreender a AVALIAÇÃO 
voltada para um projeto, programa e/ou política pública e social. 
 
A Podemos entender avaliação como uma ferramenta inoperante, pois, a mesma não contribui 
de forma nenhuma para efetivação de um trabalho social concreto. 
 
B A utilização de ferramentas de avaliação permite identificar de forma mais precisa, tanto os 
projetos com maior efetividade quanto aqueles capazes de gerar amplos resultados com 
investimentos de baixo custo. 
Você assinalou essa alternativa (B) 
 
C A avaliação pode ser utilizada como uma ferramenta de difícil acesso, que tem como objetivo 
burocratizar e inviabilizar projetos, programas e políticas sociais. 
 
D Todas as alternativas anteriores estão corretas. 
 
E Nenhuma das alternativas anteriores está correta. 
 
Questão 9/10 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, 
Programas e Projetos Sociais 
A1 - A Assessoria em projetos sociais de iniciativa privada tem demandas 
profissionais crescentes e exigências cada vez maiores. Neste sentido, o 
mercado exige profissionais especializados, qualificados e com conhecimento e 
apropriação das instituições da sociedade civil e da responsabilidade social 
voltada a empresas privada. 
 
Identifique a alternativa a seguir a opção CORRETA sobre Assessoria em 
projetos sociais da iniciativa privada. 
I - No campo da Assessoria em projetos sociais da iniciativa privada, são identificadas 
as demandas relacionadas aos movimentos sociais; a organização de usuários e/ou 
de profissionais; e a organização de estratégias para fortalecimento político de uma 
pauta. 
II - A assessoria para iniciativa privada contempla tanto as demandas de empresas 
com fins lucrativos, com interesse em atender projetos sociais voltados a atender seu 
público interno e/ou externo. Como também atende a Assessoria a instituições sem 
fins lucrativos, com os conhecimentos em gestão de projetos sociais, captação de 
recursos e diagnósticos. 
III - A Assessoria em projetos sociais da iniciativa privada contempla toda prestação de 
serviços externa, voltada somente para o Estado, nas três esferas do governo. Neste 
caso, podendo ser classificada como serviços terceirizados de forma descontinuada. 
 
A A alternativa I está correta. 
 
B A alternativa II está correta. 
Você assinalou essa alternativa (B) 
 
C A alternativa III está correta. 
 
D As três alternativas estão corretas. 
 
E Nenhuma das alternativas é correta. 
 
Questão 10/10 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, 
Programas e Projetos Sociais 
A2 -Quando debatemos conceitos como Programas e Projetos Sociais, entramos 
num panorama estrutural crescente, no seguinte formato:
 
 
Neste cenário percebemos que programas e projetos se configuram como 
ferramentas derivadas de um planejamento estratégico, que se denomina plano, 
tendo como base uma política específica. 
Quando falamos no conceito de “política” do presente conteúdo estamos nos 
referindo da política pública, que se forja como grande mecanismo de efetivação 
dos direitos, a partir orientações e estratégias técnicas e administrativas. Com 
base nos pressupostos mensurados acima, indique qual conceito melhor define 
política. 
 
A De uma forma mais estrita e aplicável ao nosso conteúdo, as políticas também podem ser 
entendidas como um conjunto de regras e ações que determinam a prática de uma liderança 
coletiva, bem como de todo o grupo. E ainda como mecanismo de orientação administrativo 
voltado para garantir o Estado de direito. 
Você assinalou essa alternativa (A) 
 
B De uma forma mais estrita e aplicável ao nosso conteúdo, as políticas também podem ser 
entendidas como toda e qualquer política profissional, em que temos como ator principal a 
figura do político que chega ao poder e se perpetua nele. 
 
C A compreensão sobre política no contexto de disciplina de “Assessoria, Consultoria e 
Avaliação de políticas, programas e projetos sociais” é voltada para a política partidária, pois, 
nos remete a questões de defesa partidária. 
 
D A compreensão sobre política no contexto de disciplina de “Assessoria, Consultoria e 
Avaliação de políticas, programas e projetos sociais” é voltada para a política eleitoral, pois, 
nos remete a questões de participação política e voto. 
 
E Nenhuma das alternativas está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina