Logo Passei Direto
Buscar

Estudo dirigido - Livro - O que é Sociologia. Carlos Benedito Martins.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
	
Disciplina: Sociologia Geral
Estudo Dirigido 1: A partir da sua leitura sobre o surgimento da Sociologia, explique de forma fundamentada na literatura as motivações que levaram ao surgimento da Sociologia como forma de pensamento e estudo no período da chamada Idade Moderna. Relacione o surgimento da Sociologia a uma motivação histórica e explique o surgimento da Sociologia em período moderno da história. 
Livro: O que é Sociologia. Carlos Benedito Martins.
A Sociologia surge conforme a desagregação da sociedade feudal consolida a civilização capitalista. À medida que as revoluções francesa e industrial avançam, surge a instalação da sociedade capitalista e então a sociedade torna-se em problema e objeto a ser investigado, e a partir daí, alguns pensadores ingleses como Owen (1771-1858) Willian Thompson (1775-1833) e Jeremy Bentham (1748-1832), os quais eram militantes políticos, participavam dos problemas da sociedade. 
De acordo com os avanços revolucionários e segundo Durkheim, à medida que “a tempestade revolucionária passou, constituiu-se como que por encanto a noção de ciência social”, além disso, para encontrar um estado de equilíbrio na nova sociedade seria necessário o conhecimento das leis que regem os fatos sociais. Portanto, a sociologia deveria orientar-se de acordo com as leis positivistas a fim de construir uma teoria intelectual do novo regime.
Partindo do ponto da sociedade positivista, retira-se os fundamentos da sociedade capitalista e então o proletariado encontra a expressão teórica e a orientação para as suas lutas. No entanto, é somente no pensamento socialista que se busca respaldo para a prática das lutas na sociedade de classes, e então a sociologia vincula-se ao socialismo e a nova teoria crítica da sociedade torna-se de interesse da classe trabalhadora. 
Por conseguinte, a existência dos interesses opostos da sociedade capitalista modificou a formação da sociologia, trazendo novas tradições sociológicas. Seguindo o ponto de vista dos conservadores, no impacto da Revolução Francesa, estavam tecendo uma nova teoria sobre a sociedade, a fim de integrar o estudo das instituições sociais como a família, religião, grupo social e a contribuição para a ordem social. Já no ponto do socialismo pré-marxista constituía uma reação à nova realidade implantada pelo capitalismo, principalmente quanto às relações de exploração. 
Diante de todas revoluções e acontecimentos históricos, a crise na civilização capitalista provocou sensíveis repercussões no pensamento sociológico contemporâneo, e o desenvolvimento da sociologia na segunda metade século foi afetado pelo surgimento das duas guerras mundiais. Tal fato não poderia deixar de quebrar a continuidade dos trabalhos que vinham sendo efetuados, interrompendo o intercâmbio de conhecimentos entre as nações
Contudo, pode-se dizer que a sociologia sempre foi além da reflexão sobre a sociedade moderna, e suas teorias sempre tiveram intenções de interferir no rumo da civilização, tanto para manter quanto alterar os fundamentos da sociedade. Diante disso, a função da sociologia é de verificar e buscar soluções para os “problemas sociais”, restaurando a “normalidade social” a “saúde” da sociedade e a manutenção da estrutura social. Além disso, cabe ao estudo do sociólogo libertar a ciência da prisão imposta pela burguesia, a fim de transformar a sociologia em instrumento de transformação social, estando ao lado dos interesses dos privados culturalmente e materialmente, buscando uma sociedade justa e igualitária.

Mais conteúdos dessa disciplina