Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Guerra (2000) indica três níveis da instrumentalidade do serviço social. Quanto ao nível da instrumentalidade do serviço social frente ao projeto burguês, assinale a alternativa correta:
a. Diz respeito ao instrumental-operativo das respostas imediatas às necessidades sociais postas, e são essas respostas que conferem o reconhecimento social da profissão.
b. Sendo compreendida como um campo de passagem que permite ao assistente social ir além das ações imediatas que respondem demandas emergenciais, e construir um agir profissional crítico e consciente de sua intencionalidade, articulando as dimensões da profissão, sendo a dimensão ético-política, teórico-metodológica e técnico-operativa.
c. Significa que o assistente social é contratado pelo Estado burguês para servir aos seus interesses, sendo o principal deles o bem-estar da população.
d. Significa que o assistente social é contratado pelo Estado burguês para servir aos seus interesses, sendo o principal deles a reprodução das relações capitalistas.
e. É por meio desse nível de instrumentalidade que os outros trabalhadores, empregadores e usuários das políticas sociais reconhecem o trabalho do assistente social, pois demonstra a capacidade de resolução dos problemas apresentados, das solicitações das instituições.

O assistente social, enquanto um agente político, a partir da sua relativa autonomia, pode atuar de forma a incentivar a:
a. Emancipação política, mas não pode ir além de ser apenas executor das políticas sociais.
b. Emancipação cultural, que vai além de apenas executor das políticas culturais, mas desenvolve proposta de trabalho criativa e para além das requisições institucionais.
c. Dificultador das políticas, que vai além de apenas executor das políticas sociais, mas desenvolve proposta de trabalho criativa e para além das requisições institucionais, visando dificultar tais políticas.
d. Emancipação política, que vai além de apenas executor das políticas sociais, mas desenvolve proposta de trabalho criativa e para além das requisições institucionais.
e. Emancipação sanitária, que vai além de apenas executor das políticas sanitárias, mas desenvolve proposta de trabalho criativa e para além das requisições institucionais.

O Movimento de Reconceituação do Serviço Social no Brasil, período de 1960 até primórdios da década de 90, provocou uma crise política, teórica e metodológica no interior da profissão, com movimentos de permanências e rupturas de aspectos que direcionam a profissão.
Um dos grandes questionamentos que permeou esse movimento foi:
a. O método de trabalho, que se preocupava em formular políticas sociais e políticas.
b. O método de trabalho, que não se fundava na solução de problemas caso a caso. Mas somente a base teórica do serviço social passou a ser questionada, mas também a metodologia das ações.
c. O método de trabalho, que se fundava na solução de problemas caso a caso. Não somente a base teórica do serviço social passou a ser questionada, mas também a metodologia das ações.
d. O método de trabalho, que se preocupava em atender às requisições das instituições e também das solicitações dos usuários.
e. O método de trabalho, que visava apenas dar agilidade nos atendimentos.

Com a onda industrializante que iniciou na Inglaterra, no século XVIII, a pobreza começou a crescer, na mesma medida que crescia a capacidade social de produzir a riqueza, sendo designada como __________, sendo esta a pobreza generalizada que se instaurava já no início do século XIX.
Complete a afirmação abaixo:
a. Socialismo.
b. Nepotismo.
c. Pauberismo.
d. Mercantilismo.
e. Pauperismo.

A prática profissional do assistente social é permeada por interesses diversos, do estado, instituições, usuários e do próprio profissional, sendo necessário refletir sobre esse conflito de interesses entre os sujeitos para ter uma ação condizente com o previsto na lei da regulamentação da profissão, nº 8.662/1993.
Neste contexto, analise as afirmativas abaixo:
I. O profissional, então, está inserido nas relações sociais do cotidiano, relações essas com os seus empregadores, outros trabalhadores, instituições e os usuários e a instrumentalidade proporciona a alteração do seu próprio cotidiano e das classes sociais as quais atua.
II. A prática profissional do assistente social deve ser reduzida aos seus instrumentos técnico-operativos.
III. O serviço social é uma profissão generalista que atua nas mais diversas políticas sociais, como saúde, educação, habitação e assistência social, sendo o Estado o maior empregador de profissionais.
IV. O atendimento às demandas de saúde, educação, habitação e assistência social continua sendo dos órgãos públicos, continua tendo o Estado como o principal responsável, conforme previsto na Constituição Federal de 1988 e das leis orgânicas de cada política social.
a. Todas as alternativas estão corretas.
b. Apenas I, III e IV estão corretas.
c. Apenas I é correta.
d. Apenas II é correta.
e. Apenas II e IV estão corretas.

Para compreender o serviço social na contemporaneidade é necessário situá-la dentro da sociedade capitalista, com suas contradições inerentes da relação capital-trabalho, sendo que a racionalidade capitalista influencia diretamente à profissão.
Neste contexto, analise as afirmativas abaixo:
I. Além da racionalidade burguesa que tem relação direta com a prática profissional, a contrarreforma do Estado brasileiro, a desregulamentação dos direitos trabalhistas e a tendência de privatização das políticas sociais, da atual década, têm interferido diretamente no trabalho do assistente social. Isso porque atua como executor e também na gestão dessas políticas.
II. Nesse sentido, o assistente social atua na reprodução da força de trabalho ocupada e excedente, que é fruto da exploração de classes, chamados a desenvolver estratégias de controle da ordem social e atender as necessidades mínimas dos trabalhadores, a fim de não morrerem.
III. O serviço social é constituído por múltiplas dimensões e também determinações. Nos dizeres de Guerra (2016), são dimensões constitutivas da profissão: ético-política, teórico-metodológica, técnico-operativa, investigativa e interventiva.
IV. a partir da adoção de políticas neoliberais que priorizam a mínima intervenção do estado na garantia dos direitos sociais, instituições privadas sem fins lucrativos passaram a ganhar cada vez mais espaço na sociedade.
a. Apenas I, III e IV estão corretas.
b. Apenas II e IV estão corretas.
c. Apenas III é correta.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. Apenas I é correta.

Não se refere apenas à ausência de renda, mas ausência de possibilidades, esperanças e de direitos, assim como a exclusão social e a subalternidade que, de acordo com Yasbeck (2001), envolvem várias desigualdades, injustiças e opressões. Tal afirmação diz respeito a(o):
a. Desemprego.
b. Pobreza.
c. Violência.
d. Vulnerabilidade.
e. Moralidade.

Quando o assistente social realiza um atendimento social, o usuário traz uma “queixa” que pode ser a necessidade de alimentação, moradia, saúde, educação, lazer, nesse momento o profissional deve:
Assinale a alternativa correta.
a. Mobilizar os órgãos do Estado para que estes possam atender o mais breve possível o usuário.
b. Buscar ouvir o usuário apenas.
c. Mobilizar os conhecimentos teóricos que possibilitem desvendar o que está por trás das necessidades de subsistência.
d. Mobilizar os conhecimentos teórico-metodológico que possibilita desvendar o que está por trás das necessidades de subsistência.
e. Mobilizar os conhecimentos políticos que possibilitem desvendar o que está por trás das necessidades de subsistência.

O assistente social, em seu exercício profissional, intervém nas condições objetivas e subjetivas dos usuários, e a partir da sua intervenção por meio de instrumentos e técnicas, objetivam suas intencionalidades nas respostas profissionais. Assim, Guerra (2000) indica três níveis da instrumentalidade do serviço social: I. Da instrumentalidade do serviço social frente ao projeto burguês, que significa que o assistente social é contratado pelo Estado burguês para servir aos seus interesses, sendo o principal deles a reprodução das relações capitalistas. II. A instrumentalidade das respostas profissionais diz respeito ao instrumental-operativo das respostas imediatas às necessidades sociais postas, e são essas respostas que conferem o reconhecimento social da profissão. III. A condição da instrumentalidade como mediação, ou seja, sendo compreendida como um campo de passagem que permite ao assistente social ir além das ações imediatas que respondem demandas emergenciais, e construir um agir profissional crítico e consciente de sua intencionalidade, articulando as dimensões da profissão, sendo a dimensão ético-política, teórico-metodológica e técnico-operativa. É verdadeiro o que se afirma em:
a. Todas as afirmativas estão corretas.
b. Apenas I e III estão corretas.
c. Apenas II e III estão corretas.
d. Apenas II é correta.
e. Apenas I é correta.

O materialismo histórico dialético passou a ser uma opção teórica e metodológica a ser considerada na prática do assistente social.
Assim, a dialética se refere a(o):
a. A dialética como forma de pensar o concreto através da construção de categorias abstratas que tratem de apropriar o real pelo pensamento, busca compreender o movimento do real enquanto processo dinâmico e contraditório e não como uma série de etapas rígidas e preestabelecidas.
b. A dialética como forma de pensar o concreto através da construção de categorias abstratas que não tratem de apropriar o real pelo pensamento, busca compreender o movimento do real enquanto processo dinâmico e contraditório e não como uma série de etapas rígidas e preestabelecidas.
c. A dialética como forma de contestar o concreto através da construção de categorias abstratas que tratem de apropriar o irreal pelo pensamento, busca compreender o movimento do real enquanto processo dinâmico e contraditório e não como uma série de etapas rígidas e preestabelecidas.
d. A dialética como forma de agir na construção de categorias abstratas que não tratem de apropriar o real pelo pensamento, busca compreender o movimento do real enquanto processo dinâmico e contraditório e não como uma série de etapas rígidas e preestabelecidas.
e. A dialética como forma de pensar o concreto através da construção de categorias abstratas que tratem de apropriar o irreal pelo real, busca compreender o movimento do real enquanto processo dinâmico e contraditório e não como uma série de etapas rígidas e preestabelecidas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Guerra (2000) indica três níveis da instrumentalidade do serviço social. Quanto ao nível da instrumentalidade do serviço social frente ao projeto burguês, assinale a alternativa correta:
a. Diz respeito ao instrumental-operativo das respostas imediatas às necessidades sociais postas, e são essas respostas que conferem o reconhecimento social da profissão.
b. Sendo compreendida como um campo de passagem que permite ao assistente social ir além das ações imediatas que respondem demandas emergenciais, e construir um agir profissional crítico e consciente de sua intencionalidade, articulando as dimensões da profissão, sendo a dimensão ético-política, teórico-metodológica e técnico-operativa.
c. Significa que o assistente social é contratado pelo Estado burguês para servir aos seus interesses, sendo o principal deles o bem-estar da população.
d. Significa que o assistente social é contratado pelo Estado burguês para servir aos seus interesses, sendo o principal deles a reprodução das relações capitalistas.
e. É por meio desse nível de instrumentalidade que os outros trabalhadores, empregadores e usuários das políticas sociais reconhecem o trabalho do assistente social, pois demonstra a capacidade de resolução dos problemas apresentados, das solicitações das instituições.

O assistente social, enquanto um agente político, a partir da sua relativa autonomia, pode atuar de forma a incentivar a:
a. Emancipação política, mas não pode ir além de ser apenas executor das políticas sociais.
b. Emancipação cultural, que vai além de apenas executor das políticas culturais, mas desenvolve proposta de trabalho criativa e para além das requisições institucionais.
c. Dificultador das políticas, que vai além de apenas executor das políticas sociais, mas desenvolve proposta de trabalho criativa e para além das requisições institucionais, visando dificultar tais políticas.
d. Emancipação política, que vai além de apenas executor das políticas sociais, mas desenvolve proposta de trabalho criativa e para além das requisições institucionais.
e. Emancipação sanitária, que vai além de apenas executor das políticas sanitárias, mas desenvolve proposta de trabalho criativa e para além das requisições institucionais.

O Movimento de Reconceituação do Serviço Social no Brasil, período de 1960 até primórdios da década de 90, provocou uma crise política, teórica e metodológica no interior da profissão, com movimentos de permanências e rupturas de aspectos que direcionam a profissão.
Um dos grandes questionamentos que permeou esse movimento foi:
a. O método de trabalho, que se preocupava em formular políticas sociais e políticas.
b. O método de trabalho, que não se fundava na solução de problemas caso a caso. Mas somente a base teórica do serviço social passou a ser questionada, mas também a metodologia das ações.
c. O método de trabalho, que se fundava na solução de problemas caso a caso. Não somente a base teórica do serviço social passou a ser questionada, mas também a metodologia das ações.
d. O método de trabalho, que se preocupava em atender às requisições das instituições e também das solicitações dos usuários.
e. O método de trabalho, que visava apenas dar agilidade nos atendimentos.

Com a onda industrializante que iniciou na Inglaterra, no século XVIII, a pobreza começou a crescer, na mesma medida que crescia a capacidade social de produzir a riqueza, sendo designada como __________, sendo esta a pobreza generalizada que se instaurava já no início do século XIX.
Complete a afirmação abaixo:
a. Socialismo.
b. Nepotismo.
c. Pauberismo.
d. Mercantilismo.
e. Pauperismo.

A prática profissional do assistente social é permeada por interesses diversos, do estado, instituições, usuários e do próprio profissional, sendo necessário refletir sobre esse conflito de interesses entre os sujeitos para ter uma ação condizente com o previsto na lei da regulamentação da profissão, nº 8.662/1993.
Neste contexto, analise as afirmativas abaixo:
I. O profissional, então, está inserido nas relações sociais do cotidiano, relações essas com os seus empregadores, outros trabalhadores, instituições e os usuários e a instrumentalidade proporciona a alteração do seu próprio cotidiano e das classes sociais as quais atua.
II. A prática profissional do assistente social deve ser reduzida aos seus instrumentos técnico-operativos.
III. O serviço social é uma profissão generalista que atua nas mais diversas políticas sociais, como saúde, educação, habitação e assistência social, sendo o Estado o maior empregador de profissionais.
IV. O atendimento às demandas de saúde, educação, habitação e assistência social continua sendo dos órgãos públicos, continua tendo o Estado como o principal responsável, conforme previsto na Constituição Federal de 1988 e das leis orgânicas de cada política social.
a. Todas as alternativas estão corretas.
b. Apenas I, III e IV estão corretas.
c. Apenas I é correta.
d. Apenas II é correta.
e. Apenas II e IV estão corretas.

Para compreender o serviço social na contemporaneidade é necessário situá-la dentro da sociedade capitalista, com suas contradições inerentes da relação capital-trabalho, sendo que a racionalidade capitalista influencia diretamente à profissão.
Neste contexto, analise as afirmativas abaixo:
I. Além da racionalidade burguesa que tem relação direta com a prática profissional, a contrarreforma do Estado brasileiro, a desregulamentação dos direitos trabalhistas e a tendência de privatização das políticas sociais, da atual década, têm interferido diretamente no trabalho do assistente social. Isso porque atua como executor e também na gestão dessas políticas.
II. Nesse sentido, o assistente social atua na reprodução da força de trabalho ocupada e excedente, que é fruto da exploração de classes, chamados a desenvolver estratégias de controle da ordem social e atender as necessidades mínimas dos trabalhadores, a fim de não morrerem.
III. O serviço social é constituído por múltiplas dimensões e também determinações. Nos dizeres de Guerra (2016), são dimensões constitutivas da profissão: ético-política, teórico-metodológica, técnico-operativa, investigativa e interventiva.
IV. a partir da adoção de políticas neoliberais que priorizam a mínima intervenção do estado na garantia dos direitos sociais, instituições privadas sem fins lucrativos passaram a ganhar cada vez mais espaço na sociedade.
a. Apenas I, III e IV estão corretas.
b. Apenas II e IV estão corretas.
c. Apenas III é correta.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. Apenas I é correta.

Não se refere apenas à ausência de renda, mas ausência de possibilidades, esperanças e de direitos, assim como a exclusão social e a subalternidade que, de acordo com Yasbeck (2001), envolvem várias desigualdades, injustiças e opressões. Tal afirmação diz respeito a(o):
a. Desemprego.
b. Pobreza.
c. Violência.
d. Vulnerabilidade.
e. Moralidade.

Quando o assistente social realiza um atendimento social, o usuário traz uma “queixa” que pode ser a necessidade de alimentação, moradia, saúde, educação, lazer, nesse momento o profissional deve:
Assinale a alternativa correta.
a. Mobilizar os órgãos do Estado para que estes possam atender o mais breve possível o usuário.
b. Buscar ouvir o usuário apenas.
c. Mobilizar os conhecimentos teóricos que possibilitem desvendar o que está por trás das necessidades de subsistência.
d. Mobilizar os conhecimentos teórico-metodológico que possibilita desvendar o que está por trás das necessidades de subsistência.
e. Mobilizar os conhecimentos políticos que possibilitem desvendar o que está por trás das necessidades de subsistência.

O assistente social, em seu exercício profissional, intervém nas condições objetivas e subjetivas dos usuários, e a partir da sua intervenção por meio de instrumentos e técnicas, objetivam suas intencionalidades nas respostas profissionais. Assim, Guerra (2000) indica três níveis da instrumentalidade do serviço social: I. Da instrumentalidade do serviço social frente ao projeto burguês, que significa que o assistente social é contratado pelo Estado burguês para servir aos seus interesses, sendo o principal deles a reprodução das relações capitalistas. II. A instrumentalidade das respostas profissionais diz respeito ao instrumental-operativo das respostas imediatas às necessidades sociais postas, e são essas respostas que conferem o reconhecimento social da profissão. III. A condição da instrumentalidade como mediação, ou seja, sendo compreendida como um campo de passagem que permite ao assistente social ir além das ações imediatas que respondem demandas emergenciais, e construir um agir profissional crítico e consciente de sua intencionalidade, articulando as dimensões da profissão, sendo a dimensão ético-política, teórico-metodológica e técnico-operativa. É verdadeiro o que se afirma em:
a. Todas as afirmativas estão corretas.
b. Apenas I e III estão corretas.
c. Apenas II e III estão corretas.
d. Apenas II é correta.
e. Apenas I é correta.

O materialismo histórico dialético passou a ser uma opção teórica e metodológica a ser considerada na prática do assistente social.
Assim, a dialética se refere a(o):
a. A dialética como forma de pensar o concreto através da construção de categorias abstratas que tratem de apropriar o real pelo pensamento, busca compreender o movimento do real enquanto processo dinâmico e contraditório e não como uma série de etapas rígidas e preestabelecidas.
b. A dialética como forma de pensar o concreto através da construção de categorias abstratas que não tratem de apropriar o real pelo pensamento, busca compreender o movimento do real enquanto processo dinâmico e contraditório e não como uma série de etapas rígidas e preestabelecidas.
c. A dialética como forma de contestar o concreto através da construção de categorias abstratas que tratem de apropriar o irreal pelo pensamento, busca compreender o movimento do real enquanto processo dinâmico e contraditório e não como uma série de etapas rígidas e preestabelecidas.
d. A dialética como forma de agir na construção de categorias abstratas que não tratem de apropriar o real pelo pensamento, busca compreender o movimento do real enquanto processo dinâmico e contraditório e não como uma série de etapas rígidas e preestabelecidas.
e. A dialética como forma de pensar o concreto através da construção de categorias abstratas que tratem de apropriar o irreal pelo real, busca compreender o movimento do real enquanto processo dinâmico e contraditório e não como uma série de etapas rígidas e preestabelecidas.

Prévia do material em texto

04/06/2023, 10:24 ATIVIDADE ONLINE 1 - AV12023/2
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2632478 1/13
Painel / Meus cursos / ITOSSSS / 📝 AVALIAÇÕES 2023/2
/ ATIVIDADE ONLINE 1 - AV12023/2
Iniciado em domingo, 4 jun 2023, 09:51
Estado Finalizada
Concluída em domingo, 4 jun 2023, 10:23
Tempo
empregado
32 minutos 34 segundos
Avaliar 1,40 de um máximo de 2,00(70%)
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/my/
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/course/view.php?id=2551
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/course/view.php?id=2551#section-5
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/view.php?id=111252
04/06/2023, 10:24 ATIVIDADE ONLINE 1 - AV12023/2
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2632478 2/13
Questão 1
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Guerra (2000) indica três níveis da instrumentalidade do serviço social.
Quanto ao nível da instrumentalidade do serviço social frente ao projeto
burguês, assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a.
Significa que o assistente social é contratado pelo Estado burguês para
servir aos seus interesses, sendo o principal deles a reprodução das
relações capitalistas. 
b.
Diz respeito ao instrumental-operativo das respostas imediatas às
necessidades sociais postas, e são essas respostas que conferem o
reconhecimento social da profissão.
c.
Significa que o assistente social é contratado pelo Estado burguês para
servir aos seus interesses, sendo o principal deles o bem-estar da
população.
d.
Sendo compreendida como um campo de passagem que permite ao
assistente social ir além das ações imediatas que respondem
demandas emergenciais, e construir um agir profissional crítico e
consciente de sua intencionalidade, articulando as dimensões da
profissão, sendo a dimensão ético-política, teórico-metodológica e
técnico-operativa.
e.
É por meio desse nível de instrumentalidade que os outros
trabalhadores, empregadores e usuários das políticas sociais
reconhecem o trabalho do assistente social, pois demonstra a
capacidade de resolução dos problemas apresentados, das solicitações
das instituições.
04/06/2023, 10:24 ATIVIDADE ONLINE 1 - AV12023/2
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2632478 3/13
Questão 2
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,20
O assistente social, enquanto um agente político, a partir da sua relativa
autonomia, pode atuar de forma a incentivar a:
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a.
Emancipação política, mas não pode ir além de ser apenas executor
das políticas sociais.
b.
Emancipação cultural, que vai além de apenas executor das políticas
culturais, mas desenvolve proposta de trabalho criativa e para além das
requisições institucionais.
c.
Dificultador das políticas, que vai além de apenas executor das políticas
sociais, mas desenvolve proposta de trabalho criativa e para além das
requisições institucionais, visando dificultar tais políticas.
d.
Emancipação política, que vai além de apenas executor das políticas
sociais, mas desenvolve proposta de trabalho criativa e para além das
requisições institucionais.
e.
Emancipação sanitária, que vai além de apenas executor das políticas
sanitárias, mas desenvolve proposta de trabalho criativa e para além
das requisições institucionais. 
04/06/2023, 10:24 ATIVIDADE ONLINE 1 - AV12023/2
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2632478 4/13
Questão 3
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
O Movimento de Reconceituação do Serviço Social no Brasil, período de
1960 até primórdios da década de 90, provocou uma crise política, teórica e
metodológica no interior da profissão, com movimentos de permanências e
rupturas de aspectos que direcionam a profissão.
Um dos grandes questionamentos que permeou esse movimento foi:
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a.
O método de trabalho, que se preocupava em atender às requisições
das instituições e também das solicitações dos usuários.
b.
O método de trabalho, que se preocupava em formular políticas sociais
e políticas.
c.
O método de trabalho, que não se fundava na solução de problemas
caso a caso. Mas somente a base teórica do serviço social passou a ser
questionada, mas também a metodologia das ações.
d.
O método de trabalho, que visava apenas dar agilidade nos
atendimentos
e.
O método de trabalho, que se fundava na solução de problemas caso a
caso. Não somente a base teórica do serviço social passou a ser
questionada, mas também a metodologia das ações. 
04/06/2023, 10:24 ATIVIDADE ONLINE 1 - AV12023/2
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2632478 5/13
Questão 4
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Complete a afirmação abaixo:
Com a onda industrializante que iniciou na Inglaterra, no século XVIII, a
pobreza começou a crescer, na mesma medida que crescia a capacidade
social de produzir a riqueza, sendo designada como __________, sendo
esta a pobreza generalizada que se instaurava já no início do século XIX.
Assinale a alternativa coreta:
Escolha uma opção:
a.
Nepotismo.
b.
Pauberismo.
c.
Pauperismo. 
d.
Socialismo.
e.
Mercantilismo.
04/06/2023, 10:24 ATIVIDADE ONLINE 1 - AV12023/2
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2632478 6/13
Questão 5
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
A prática profissional do assistente social é permeada por interesses
diversos, do estado, instituições, usuários e do próprio profissional, sendo
necessário refletir sobre esse conflito de interesses entre os sujeitos para
ter uma ação condizente com o previsto na lei da regulamentação da
profissão, nº 8.662/1993.
Neste contexto, analise as afirmativasabaixo:
 
I. O profissional, então, está inserido nas relações sociais do
cotidiano, relações essas com os seus empregadores, outros trabalhadores,
instituições e os usuários e ainstrumentalidade proporciona a alteração do
seu próprio cotidiano e das classes sociais as quais atua.
II. A prática profissional do assistente social deve ser reduzida aos
seus instrumentos técnico-operativos.
III. O serviço social é uma profissão generalista que atua nas mais
diversas políticas sociais, como saúde, educação, habitação e assistência
social, sendo o Estado o maior empregador de profissionais.
IV. O atendimento às demandas de saúde, educação, habitação e
assistência social continua sendo dos órgãos públicos, continua tendo o
Estado como o principal responsável, conforme previsto na Constituição
Federal de 1988 e das leis orgânicas de cadapolítica social.
 
Assinale a alternativacorreta:
Escolha uma opção:
a. Apenas II é correta.
b. Apenas I, III e IV estão corretas. 
c. Apenas I é correta.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. Apenas II e IV estão corretas.
04/06/2023, 10:24 ATIVIDADE ONLINE 1 - AV12023/2
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2632478 7/13
Questão 6
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Para compreender o serviço social na contemporaneidade é necessário
situá-la dentro da sociedade capitalista, com suas contradições inerentes da
relação capital-trabalho, sendo que a racionalidade capitalista influencia
diretamente à profissão.
Neste contexto, analise as afirmativasabaixo:
I. Além da racionalidade burguesa que tem relação direta com a
prática profissional, a contrarreforma do Estado brasileiro, a
desregulamentação dos direitos trabalhistas e a tendência de privatização
das políticassociais, da atual década, têm interferido diretamente no
trabalho do assistente social. Isso porque atua como executor e também na
gestão dessas políticas.
II. Nesse sentido, o assistente social atua na reprodução da força de
trabalho ocupada e excedente, que é fruto da exploração de classes,
chamados a desenvolver estratégias de controle da ordem social e atender
as necessidades mínimas dos trabalhadores, a fimde não morrerem.
III. O serviço social é constituído por múltiplas dimensões e também
determinações. Nos dizeres de Guerra (2016), são dimensões constitutivas
da profissão:ético-política, teórico-metodológica, técnico-operativa,
investigativa e interventiva.
IV. a partir da adoção de políticas neoliberais que priorizam a mínima
intervenção do estado na garantia dos direitos sociais, instituições privadas
sem fins lucrativos passaram a ganhar cada vez mais espaço na sociedade.
 
Assinale a alternativacorreta:
Escolha uma opção:
a. Apenas III é correta.
b. Apenas II e IV estão corretas.
c. Apenas I é correta.
d. Apenas I, III e IV estão corretas.
04/06/2023, 10:24 ATIVIDADE ONLINE 1 - AV12023/2
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2632478 8/13
e. Todas as alternativas estão corretas. 
Questão 7
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Não se refere apenas à ausência de renda, mas ausência de possibilidades,
esperanças e de direitos, assim como a exclusão social e a subalternidade
que, de acordo com Yasbeck (2001), envolvem várias desigualdades,
injustiças e opressões.
Tal afirmação diz respeito a(o):
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a.
Desemprego.
b.
Pobreza. 
c.
Violência.
d.
Vulnerabilidade.
e.
Moralidade.
04/06/2023, 10:24 ATIVIDADE ONLINE 1 - AV12023/2
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2632478 9/13
Questão 8
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,20
Quando o assistente social realiza um atendimento social, o usuário traz
uma “queixa” que pode ser a necessidade de alimentação, moradia, saúde,
educação, lazer, nesse momento o profissional deve:
Assinale a alternativa correta.
Escolha uma opção:
a.
Mobilizar os órgãos do Estado para que estes possam atender o mais
breve possível o usuário.
b.
Buscar ouvir o usuário apenas.
c.
Mobilizar os conhecimentos teóricos que possibilitem desvendar o que
está por trás das necessidades de subsistência. 
d.
Mobilizar os conhecimentos teórico-metodológico que possibilita
desvendar o que está por trás das necessidades de subsistência.
e.
Mobilizar os conhecimentos políticos que possibilitem desvendar o que
está por trás das necessidades de subsistência.
04/06/2023, 10:24 ATIVIDADE ONLINE 1 - AV12023/2
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2632478 10/13
Questão 9
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,20
O assistente social, em seu exercício profissional, intervém nas condições
objetivas e subjetivas dos usuários, e a partir da sua intervenção por meio
de instrumentos e técnicas, objetivam suas intencionalidades nas respostas
profissionais.
Assim, Guerra (2000) indica três níveis da instrumentalidade do serviço
social:
I. Da instrumentalidade do serviço social frente ao projeto burguês, que
significa que o assistente social é contratado pelo Estado burguês
para servir aos seus interesses, sendo o principal deles a reprodução
das relações capitalistas.
II. A instrumentalidade das respostas profissionais diz respeito ao
instrumental-operativo das respostas imediatas às necessidades
sociais postas, e são essas respostas que conferem o
reconhecimento social da profissão.
III. A condição da instrumentalidade como mediação, ou seja, sendo
compreendida como um campo de passagem que permite ao
assistente social ir além das ações imediatas que respondem
demandas emergenciais, e construir um agir profissional crítico e
consciente de sua intencionalidade, articulando as dimensões da
profissão, sendo a dimensão ético-política, teórico-metodológica e
técnico-operativa.
É verdadeiro o que se afirma em:
Escolha uma opção:
04/06/2023, 10:24 ATIVIDADE ONLINE 1 - AV12023/2
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2632478 11/13
a.
Todas as afirmativas estão corretas.
b.
Apenas I e III estão corretas.
c.
Apenas II é correta.
d.
Apenas I é correta
e.
Apenas II e III estão corretas. 
04/06/2023, 10:24 ATIVIDADE ONLINE 1 - AV12023/2
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2632478 12/13
Questão 10
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
O materialismo histórico dialético passou a ser uma opção teórica e
metodológica a ser considerada na prática do assistente social.
Assim, a dialética se refere a(o):
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a.
A dialética como forma de pensar o concreto através da construção de
categorias abstratas que não tratem de apropriar o real pelo
pensamento, busca compreender o movimento do real enquanto
processo dinâmico e contraditório e não como uma série de etapas
rígidas e preestabelecidas.
b.
A dialética como forma de pensar o concreto através da construção de
categorias abstratas que tratem de apropriar o irreal pelo real, busca
compreender o movimento do real enquanto processo dinâmico e
contraditório e não como uma série de etapas rígidas e
preestabelecidas.
c.
A dialética como forma de contestar o concreto através da construção
de categorias abstratas que tratem de apropriar o irreal pelo
pensamento, busca compreender o movimento do real enquanto
processo dinâmico e contraditório e não como uma série de etapas
rígidas e preestabelecidas.
d.
A dialética como forma de pensar o concreto através da construção de
categorias abstratas que tratem de apropriar o real pelo pensamento,
busca compreender o movimento do real enquanto processo dinâmico e
04/06/2023, 10:24 ATIVIDADE ONLINE 1 - AV12023/2
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2632478 13/13
contraditório e não como uma série de etapas rígidas e
preestabelecidas. 
e.
A dialética como forma de agir na construção de categorias abstratas
que não tratem de apropriar o real pelo pensamento, busca
compreender o movimento do real enquanto processo dinâmico e
contraditório e não como uma série de etapas rígidas e
preestabelecidas.